O MÉTODO DO CASO E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES NO CONTEXTO BRASILEIRO

Maribel Carvalho Suarez, Letícia Moreira Casotti

Resumo


Os métodos passivos de ensino têm sido questionados por suas limitações no desenvolvimento da capacidade de análise e senso crítico dos alunos. O modelo centrado no professor mostra-se inadequado ao ensino de Administração quando se entende que um dos principais objetivos da educação nessa área de conhecimento não está só na troca de informações, mas principalmente na formação de indivíduos capazes de pensar de maneira independente e criativa a realidade dos negócios. Uma das alternativas utilizadas por diversas escolas americanas e européias é o método do caso. Esse trabalho procura discutir a adequação dessa metodologia ao ensino de administração no Brasil, os requisitos básicos para a sua utilização e o papel do professor nesse modelo. Para isso, utiliza, ele próprio, de um caso e sua proposta de análise. Trata-se de um material do tipo “armchair”, criado a partir das experiências das autoras. A proposta é fornecer um instrumento a ser utilizado em workshops ou seminários que apresentem esse método de ensino para professores e/ou alunos.

Palavras-chave


métodos de ensino; método do caso; escolas de administração

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