Icts Optimization and Informational Flow Increasing: Impacts on High School Daily Life / Otimização das Tecnologias da Informação e Comunicação e Aumento do Fluxo Informacional: Impactos no Cotidiano Escolar do Ensino Médio

Horácio dos Santos Ribeiro Pires, Eliana Crispim França Luquetti

Resumo


This study aims to evaluate how the advancement and empowerment of textual/hypertextual instance and reading media have changed reader and authorship profiles and what the implications in school life, specifically in high school. The advent of cyberspace and the digital world brings paradigm shifts, especially when it comes to reading and authorship, requiring collaborative readers and authors-readers following the dynamism, fluidity, speed and liquidity of the current era. Therefore, the school context of Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus/RJ was observed, comprising teachers and students of high school. So, it was possible to evaluate the teaching-learning process of that Institute: students (digital natives) would be receiving appropriate care in the Institute? Have the teachers been training in their proper apparatus to deal with these guys? Has the school fulfilled its social role as citizens training? The study was guided in the light of theoretical contributions of scholars such as Pierre Lévy, Roger Chartier, Marcuschi, Santaella, Gilles Deleuze and Félix Guattari, among others about reading paths, hypertextuality, clash of generations (digital natives vs. digital immigrants) and reading media. The results show that the teachers did not receive (and still do not) in their academic education, teaching methods and strategies guided by the use of ICTs, meeting unprepared to deal with the new demands of the educational routine and therefore not meeting the students ones.

 

Key-words: Cyberspace. Hypertextuality. Reading Media.

 

 

RESUMO

 

Este estudo tem como objetivo avaliar a forma como o avanço e a potencialização da instância textual/hipertextual e dos suportes de leitura têm mudado os perfis de leitor e autoria e quais as implicações na vida escolar, especificamente no Ensino Médio. O advento do ciberespaço e do mundo digital traz mudanças de paradigma, especialmente quando se trata de leitura e autoria, exigindo leitores colaborativos e autores-leitores que acompanhem o dinamismo, fluidez, velocidade e liquidez da era atual. Para tal, observou-se o contexto escolar do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus/RJ, compreendendo professores e alunos do Ensino Médio. Assim, foi possível avaliar o processo de ensino-aprendizagem daquela instituição: os estudantes (nativos digitais) estariam recebendo os cuidados adequados na Instituição? Os professores têm em sua formação o aparato adequado para lidar com esses sujeitos? Será que a escola tem cumprido o seu papel social como formadora de cidadãos? O estudo foi norteado à luz das contribuições teóricas de estudiosos como Pierre Lévy, Roger Chartier, Marcuschi, Santaella, Deleuze e Guattari, entre outros, a respeito dos trajetos de leitura, hipertextualidade, conflito de gerações (nativos digitais contra imigrantes digitais) e suportes de leitura. Os resultados mostram que os professores não receberam (e continuam sem receber) em sua formação acadêmica, métodos de ensino e estratégias de utilização das TICs, encontrando-se despreparados para lidar com as novas demandas do cotidiano educacional e, portanto, dos alunos.

 

Palavras-chave: Ciberespaço. Hipertextualidade. Suporte De Leitura.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.5.6

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