<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 5, art. 4, *. 61-79, set./out. 2016 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2016.13.5.4 </line>
</par>
<par>
<line> Diplomacia Midiática e Jornal*smo Int*rnacional: As Notícias Globais n* Â*bito da Po*ít*ca </line>
<line> Ext**na </line>
<line> Diplomacy a** Journalism *edia Intern*tion*l: *lobal New* in the Contex* *f For*ign Polic* </line>
</par>
<par>
<line> Iva* Elize* B*mfim </line>
<line> Pó*-Doutorado na Escola *a I*dústria Criati** *ela Unive*sidade do Vale d* Rio dos Si*os </line>
<line> Doutor em *omunicação e Inf*rm*ção pela Univer*idade Fed*ra* do Rio Gr**de do Su* </line>
<line> E-m*il: ivanbp17@*m**l.com </line>
<line> Kar*a Maria Müller </line>
<line> Do*t*ra em Ciên*ias da Comun*cação pela Univer*ida*e do Vale do Ri* dos *in*s </line>
<line> Pro*essora da *ni*e*sidade Fe*era* do Rio Grande d* Sul </line>
<line> E-mail: kmmuller@ufrgs.br </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: Ivan Elize* B*m*i* </line>
<line> Ed*tor C*ent**ico: Tonny Kerley *e *lenc*r Rodrigue* </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: *n*ereço: Av. Unisinos, 950, Ba*rro Cr*s*o </line>
</par>
<par>
<line> Rei - São L**p*ldo, *S. </line>
<line> Artigo *ecebido em **/06/2016. Ú*tima ve*são </line>
<line> receb*da em *7/07/2016. A*rovado e* 18/07/2*16. </line>
</par>
<par>
<line> Endere**: Karla Mar*a Müller </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: U*i*ersidade Federal do *i* Grande *o Sul, </line>
<line> Av**iado p*lo sistema Triple Rev*ew: Des* *eview a) </line>
</par>
<par>
<line> Faculdade de Bibl*otecono*ia e Comunicação, </line>
<line> pelo Edi*or-Che*e; * b) Double B*ind Revie* </line>
</par>
<par>
<line> Dep*r*ame*to de Comunic*ção - rua Ramiro Barcel*s, </line>
<line> (avaliaç*o ce*a *or doi* avaliadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> *704 - sala 51*, ba**ro Sant*na, Por*o Aleg*e, *S </line>
<line> Rev*são: Gramatical, No*mat*va e de Formataç*o. </line>
</par>
<par>
<line> Apoio e financi*m**to: *apes ( Coor*enação de Ap*rfe*çoamento de *essoal de N*vel Superior ). </line>
</par>
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<line> I. E. Bomfim, K. M. Mül*er </line>
<line> *2 </line>
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<line> R*SUMO </line>
</par>
<par>
<line> No presente artigo, real*zamos *ma r*flexão sobre os pressupos*os da diplo*aci* midiátic* </line>
<line> (GILBOA, 2002), conceito do campo *as Relaçõ** Internacionais que busca est*b**ec*r </line>
<line> formas ** uti*iz*ç** da mídia n*ticio*a para a c*nsecução de *n*eresse* pelos Estados. Como </line>
<line> sua es*r*t*ração é rela*ionada à percep*ã* *e *m* *orça das notí*ias distribuídas *lo*alme*te, </line>
</par>
<par>
<line> traba*hamos que*tões re*ativas ao jornalismo </line>
<line> internacional, a **rtir de autores *omo Aguiar </line>
</par>
<par>
<line> (2008) e Traquin* (2*00) e polí*ica e visi*i*i*ade midiática com Gomes (2004) e *eber </line>
<line> (200*), e*tre outros. Ao final, a*alisam*s *ossibilidades e limitaç*es d* diplomaci* mi*iática, </line>
<line> exa*inando a di*ulgaçã* d* ac**do n*c*e** entre B*asi*, I** e Tu*qui*, e* 2010. </line>
<line> *alav*as-chave: Di*l**acia Mi*iátic*. Jornal**m* Internaci*nal. Política Externa do B*asil. </line>
<line> Visibilidade Midiática. Pode* Simbólico. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> In this *rticle, we perform a reflection on *he as s*mptions of media dipl*macy (GILB*A, </line>
<line> 20*2), a con*e*t fro* the field of Internati**al R*lations th*t seeks to est*blish ways of using </line>
<line> the news media to ac**eve interests by S*ates. As its structur* is rel*ted to the percept*on of a </line>
<line> force of news distribut*d globa*ly, w* work issues relating t* intern*tional jou*nalism fro* </line>
<line> auth*rs su*h as Ag*iar (2008) and Traquina (2*00) and politics and *ed*a visibility *rom </line>
<line> Gomes (2004) and We*er (2006), amon* others. At the e*d, we analyze th* possibility e sand </line>
<line> **mitations of *edia diploma*y examining the disc l* s*re of t*e *uclear agreement bet*een </line>
<line> Brazi*, Iran and Turkey, in *010. </line>
</par>
<par>
<line> *e**ords: Media Dipl*macy. I*ternatio*al Jour*alism. Foreign Policy </line>
<line> o* Br*z*l. Me*ia </line>
</par>
<par>
<line> Visibi*ity. Symbolic Pow*r. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, *eresina, v. 13, *. 5, a*t. 4, p. 6*-79, set./ou*. 20*6 </line>
<line> www4.fsanet.co*.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
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<line> *iplomacia Mid*á*ica e Jorna*ism* In**rnacional: As Not*c*as Globais no Âmbito da Po*ítica Exter*a </line>
<line> 63 </line>
</par>
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<line> 1 INTRODU*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> Toman*o por orien*aç*o um* persp*ctiva transd*scipl*nar, este trabalho t*m por </line>
</par>
<par>
<line> *bj*tiv* apresentar *ma refl*xão </line>
<line> a*e*ca da utiliz*ç*o d*s *ress*postos da *iplomaci* </line>
</par>
<par>
<line> midiát*ca - </line>
<line> forjad* no campo das Relações I*ternacion*is, mas qu* toma elementos dos </line>
</par>
<par>
<line> est**os da Comuni*ação - em i*tercruzamento com elementos relat*vos ao jorn*lismo </line>
<line> **te*nacional. A tem*tica é a***isada *o espect*o de investigação *as in*e*ações e*t*e o* </line>
</par>
<par>
<line> dom*nios *a *ídia e do jornalismo e os </line>
<line> estudos *obre a polític* *xterna brasilei*a </line>
</par>
<par>
<line> implement*da n* prime**a *écada do sé*ulo XXI1. A* final do texto, r*al*zamos uma análise </line>
<line> da divul*açã* do Trat*do de Teerã, e* 2010, no qua* *rasil, T*rquia e I*ã apre*entaram um </line>
<line> plano de resolução d* quest** nuclear ira*iana. </line>
<line> 2 *E***E*C*AL TE*R*CO </line>
<line> 2.1 J*rnalismo in*ern*ci**al: estrutu*ando o conhecimento sobre a rea*id*de *undial </line>
</par>
<par>
<line> O conceito de diploma*ia midiátic* é estruturado sob a hi*ó*es* </line>
<line> de </line>
<line> q*e, </line>
<line> a </line>
<line> partir </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> su*gim*n** </line>
<line> e fortalecime*t* de uma Era da Informa*ão, o jogo diplomátic* </line>
<line> ac*b*u </line>
</par>
<par>
<line> modif*cad*, e as negoc**çõ*s *ntre paíse* t*rnaram-se sensíve*s à a*** ** mídia i*ternacional </line>
<line> (GILBOA, 20*2; VALENTE, 2007). Contudo, a importância d* *lanos comu**c*cionai* que </line>
<line> envo*va* a ut*l**ação d* d*scurso* *ublicitár*os, por exemplo, é vista *omo menor e* *el*ç*o </line>
<line> ao *ornalismo intern*cional. Ut*liza*do a mídia in**rmativa pri*ada global, o* Estados </line>
</par>
<par>
<line> po*eri*m c*n*eg*ir a </line>
<line> efetivação ** s*us interesses, *e**o estes "*ndir*tos" (*omo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> co*stru**o *e uma image* *ositi**) ou "diretos" (a influên*ia na re*ol*ção de con*litos). </line>
</par>
<par>
<line> Obviamen*e, a constit*ição da </line>
<line> dipl*m*ci* mid*ática é </line>
<line> o*gani*ada a partir d* </line>
<line> *m * </line>
</par>
<par>
<line> *aciona*idade própria do c*mpo po*íti*o em relaçã* ao cam*o *a c**unic*ção. A ideia de uso </line>
</par>
<par>
<line> da "fo*ça" d*s notícias int*r*aci*nais </line>
<line> **ra alcança* objet**os de**nidos cl*r*me*t* em </line>
</par>
<par>
<line> disputas entre na*ões mostra-se bas**n*e </line>
<line> dep*nd*nte *e u* poder estru*ur*l d* jorna*ism* - </line>
</par>
<par>
<line> ** uma idei* de funcion*lid*de da esfera midiática que seduz as instâncias *olít*cas estatais, </line>
<line> levando-as a con*iderar o material not*cioso divulgado glob*lmente u*a variável a ser </line>
<line> ut*li**da para * c*nsecu*ão de ob*etivos. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> *m d*s *r*ncip*is temas *e no*s* tese *e doutorado (BOMF*M, 2015). </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resi** PI, v. 1*, *. 5, *rt. 4, *. *1-79, set/*u*. 2016 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I. E. *om*im, K. M. *ül*er </line>
<line> 64 </line>
</par>
<par>
<line> Desta forma, é necessário de*ate* *n*cialmente a con*o*mação da e**rutura do </line>
</par>
<par>
<line> chamad* jornalismo *nternacional. C**portan*o d*v*rsos *mbitos - </line>
<line> *s n*t*cias </line>
<line> da *ditoria </line>
</par>
<par>
<line> (nomeada c*mument* *omo "Mun**" ou "In*ernaciona*") a*arcam um* ampla gama </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> assunto* -, su* caracter*stica di*tint*v* é * percepç*o de uma ord*m geo*ráfica como matriz </line>
<line> para sua or*anização (AG*IA*, 200*), vis*o que as fr*nteir*s do E*tado são reproduzidas ao </line>
<line> estabele*e*mos uma notíc*a como circunscr*ta a es** espa*o. </line>
<line> O ambiente int*rna*ional **o representa a rea*ida*e cotid**na dos indiv*duos - seu </line>
</par>
<par>
<line> es*aço cognitivo *e </line>
<line> *xistência e </line>
<line> *ert*n**mento. Be*ger e Luckmann </line>
<line> (197*) expõem </line>
<line> que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> perc*pç*o co*pórea do pres*nte, ** "aqu* e agora", estrutu*a-se com* esfe*a de re*l**ade a </line>
<line> dominante dos homens. Essa é efetivada *ntersubj*tivamen*e, com*ondo, a par*i* de u* </line>
<line> entendim*nto de s*gn*fica**s, o c*nhecimento *o sen*o c**um. Sab*-s* que exist*m o*tras </line>
</par>
<par>
<line> esferas do real </line>
<line> mas, quando estas são busc**a*, procede-s* à *enta*iva de </line>
<line> traduzir </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> e*periências n*stas *u*ras "**m*nsões" à realida** do *otidiano. </line>
<line> * *a*ti* d* "função" d* jor*a*ism* de or*anizar a *ivênc*a cotidiana, as notíci*s </line>
</par>
<par>
<line> internacion*is dever*o funcionar n* interpre*ação das *ealida**s tidas como ext*rna*. O </line>
</par>
<par>
<line> campo2 jo*nalístico, inves*ido de um pap*l part**ular dentro da estrutura social, desenvolveu </line>
</par>
<par>
<line> legitimi**de so*ial *ara * produção de uma reconstruçã* discu*siva do mundo, baseada </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> fidelidade *ntr* o r*lat* jor*alístic* e os acontecimen**s cot***anos (FR*NCISCATO, 200*). </line>
<line> *iz *iguel (1999) q*e o jornalis*o se configura c*mo um sistema pe*ito3, que ap*esen*a uma </line>
<line> expressi*a autonom*a em *elação aos s*us depende*tes e implica a c*nfiança *ign*ficativa de </line>
<line> sua comp*tência, * a c**di*ilidad* qu* ele ostenta "d*riv* da compreensão (soc**l) de que ele </line>
<line> é uma prát*ca *utorizada a narrar" (BENE*TI, 200*, p. 21). A cre*ib*lidade é uma si*ua*ão </line>
<line> definida de maneira relacion*l e, no c*so d* j*rnal**mo, env*l*e o* polos produ**r/emissor da </line>
<line> informaç*o e * receptor. </line>
<line> A verdade e a *r*dibilidade tanto est**t*r*m o gênero **rnalí*tico quanto sã* </line>
<line> in*tituída* por ele, em u*a rel*ção orgânica. Os procedimentos que asseguramos </line>
<line> efeito* de *erda*e são l*g*timos pa*a o *ornalismo porque *ão base**os sem </line>
</par>
<par>
<line> estratégi*s </line>
<line> *ue bus*am a confiabi*idade, sob p*na de </line>
<line> r*ptura do *ontrato de </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2O </row>
</column>
<column>
<row> comu*ica*ã*. Ne*hum discurs* e*tá livre *a verdade como efeito, * o jornalismo </row>
<row> conceito d* ca*po p*ra *ourdieu (19*9) é relati*o a um *spaço de práticas esp*cíf*cas, que pode ser </row>
</column>
</par>
<par>
<line> con*id*rado autô*om* e com história própria, def*nindo *roblemas, disputas, referências e i*teresses próp*i*s. É </line>
<line> *nstituído a part*r d* relações *bj*tivas entre ag*ntes * *n**ituições, que determinam su*s interações. </line>
<line> 3E*ta confiabilidade divide-se em *rê* momento*: 1) confiança do público em relaçã* à verac*dad* das </line>
<line> inf**maç*es trans*o*madas e* no*íci*; 2) confianç* quanto * j*st*za n* seleção e ordem h*erárquica da </line>
<line> di*posição dos elementos imp*r*ant*s ao rel*to; 3) *onfi*nça quan*o à juste*a *a seleção e hierarquização das </line>
<line> n*tí*i*s di*nte do estoque d* fatos dispon*ve*s *e s* tor*are* *co*teciment*s no*iciosos. </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 13, n. 5, art. 4, p. 61-79, se*./*ut. 2016 ww*4.fsanet.com.br/*evi*** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Diploma*ia *idiática e Jornali*mo Inte*nacional: A* Not*cia* Gl*bais no *mbit* da Política Exter*a </line>
<line> 65 </line>
</par>
<par>
<line> não seria difere*te: a ver*ade co*o construção, como cre*ça e como convicção </line>
<line> (BENETTI, 2*08, p. 25). </line>
<line> No c*so da construção d* notícia inte*nac*ona*, que *xibe um car**er pré-mediati*ado </line>
</par>
<par>
<line> (AGUIAR, </line>
<line> 2006), as empre*as depende* *o ma*erial di*ponibiliz*do *elas ag*ncias </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> notícias, o que incor*e em caracterís*icas c*m* * ho*oge*eida** do noticiário in*ern**ional e </line>
<line> cristalização de discursos e *epresentações sob*e países, pov*s e cultura*. Para Steinbe*g*r </line>
<line> (2007), a co*ertu** inter*a*ional, *m geral, reflete a config*r*ç** ** uma h*erarquia entre os </line>
<line> E*tados, e *s a*ores vistos como me*os im*o*tantes serão mais suscet*ve*s às gene*al**açõ*s </line>
<line> das agências noticios*s das *a*ões hegemônicas, refo*çando *osiç*es etnocênt*i*as. **m as </line>
<line> a*ênc*as sediadas em países com alto poderio *conô*ico e polític*, as not*cias utilizad** po* </line>
</par>
<par>
<line> companhias do *undo inteiro pr*moverão a existência de naç*es </line>
<line> fo**es ou fracas, </line>
</par>
<par>
<line> culturalmente r*c*s ou *xótic*s, exitosos ou fracassad*s, </line>
<line> como alg* natural (BOMFIM, </line>
</par>
<par>
<line> 201*). </line>
</par>
<par>
<line> *esmo que at*em globalmente, as empresas jornalís*icas são também caracteri*adas a </line>
<line> partir de identid*des nacionais. Conform* Valen*e (2007), é falac*o*a * **mpr*ens*o de que </line>
</par>
<par>
<line> a* agências não </line>
<line> estruturam seu horizonte interpre*at*vo em bases nacionais - h* um* ação </line>
</par>
<par>
<line> ligada à uma hipotética **finiçã* ** *n*eress* n*cio*al guiando a p**dução not*ciosa. "[] </line>
</par>
<par>
<line> a*é mesmo </line>
<line> *s d*vagações </line>
<line> da mí*ia de poder global têm ca*áter n*ci*nal. </line>
<line> Não podemos </line>
</par>
<par>
<line> a*irmar qu* a *ídia c*ncorde com tudo * que vem do governo, mas podemos dizer q*e tod* o </line>
<line> seu *efere*cia* de análise é *e caráte* na*ional" (VALENTE, 2007, p. *6). Isto quer dizer que, </line>
</par>
<par>
<line> dent*e as </line>
<line> **cisões "obje*iva*" da co*st*t*i*ão d* </line>
<line> r*lato noticio*o, há subjetiv**ente </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *fet**ação </line>
<line> da visã* etnocênt*ica - um "olhar mun*o" que só * possí*el a partir o </line>
<line> de um </line>
</par>
<par>
<line> horizonte *s**cífico. </line>
<line> Pe*a nece*sidade d* traz*r *o entendimento do público ac*nt***mentos externos a se* </line>
<line> cotidiano, o jornali*m* interna*ional e*ibe um* l**ic* de recon*extual*zação consta*te. El* </line>
<line> **de ser c*nsiderado uma inst*ncia ped*gógica, apresen*ando a*s**tos antes descon*ecido* e </line>
<line> *elacionando-se * instit*ição da re*lidade internaci*nal para as pessoas (TRAQUIN*, 2000). </line>
<line> As temáticas são, em ger*l, distantes da e*periên*ia dire*a do* indivíduos, o q*e inf*u*ncia na </line>
</par>
<par>
<line> m*bilização do arcabou*o *as expe*iênc*as </line>
<line> *ividas. O autor co*enta que, se as notíc*as são </line>
</par>
<par>
<line> *obre uma *aç*o próxima, mais difícil * estabel*cer n*v*s repres*ntaçõ*s e d*scursos sobre o </line>
</par>
<par>
<line> outro, </line>
<line> p*i * </line>
<line> es*es foram a*sent*dos no *maginário após anos de pr*ce*sos históri*o*. Do </line>
</par>
<par>
<line> co*trário, *ua*to m*nos informação dis*onível </line>
<line> para o reco*hecimento do o*tro, maior é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> forç* do jornalismo *a*a instaurar nov*s elementos *nte*pretativo*. A con**xtualização não é </line>
<line> um proc*sso simple*, pois "t**a inf*rmação retira*a de seu contex*o de origem e transportada </line>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 13, n. *, art. 4, p. 61-79, set/out. 2016 www4.fsanet.com.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I. E. **mfim, K. M. Müller </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> para o*tr* * susc*tível </line>
<line> de sofrer modificações que podem transformá-la em </line>
<line> desinforma*ão" </line>
</par>
<par>
<line> (*H*RAU*EAU, </line>
<line> 2007, 76). A in*e*ração da i*for*ação internacional às referênci*s do p. </line>
</par>
<par>
<line> público é dependente da e*trutu*a *i*bólica com*ar*ilhada pelos membr*s do grupo so**al, </line>
<line> indic*n*o uma análi*e rel**iva à cultura - ou seja, *o* sistemas simbólicos. Par* Bou*dieu, </line>
<line> [] os sistemas simbólic*s, com* instru*entos d* conhecimento e de comunicação, </line>
<line> só podem exercer um poder estruturant* porque são estrutu*ados. O p*de* simbó*i** </line>
<line> é u* pod*r de construção da realidade que t*nde a *stabelece* uma *rd*m </line>
</par>
<par>
<line> *noseológica: o sentido imedi*to d* m*nd* supõ* *qu*lo a </line>
<line> que Durkh*im ch**a o </line>
</par>
<par>
<line> conf*rmismo l*gi*o, quer *izer, \uma concepção hom*g**ea do tempo, do esp*ço, </line>
</par>
<par>
<line> d* número, da c*usa, </line>
<line> que torna possível a c*nc*rd*ncia entre as inteligê*cias </line>
</par>
<par>
<line> (BOUR*IEU, 1989, p.9). </line>
<line> * interessante pensar, aqui, sobr* a que*tão do *orn*lismo intern**ional co*o </line>
</par>
<par>
<line> in*tância </line>
<line> de pode* simbólico. Para *hompson, pode* simból*co "nasce ** atividad* de o </line>
</par>
<par>
<line> produção, transm*ssão * re*e*ção d* si*nificados de form*s simbó**cas" (2*05, p. 24). E** só </line>
</par>
<par>
<line> pode ser exer*id* a pa*ti* de um *api*al s*mbólico q*e se *oma a outros ti*os, c*mo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> econômico. *s a*ências, </line>
<line> por sere* fundamen*ais prática à </line>
<line> *o *ornalismo int*rnacional, são </line>
</par>
<par>
<line> inst*tuiçõ*s </line>
<line> que acumulara* expressivo capital **mbólic* - empr**as </line>
<line> como AFP * Reut*rs </line>
</par>
<par>
<line> s*o as re*ponsáveis *or d*str*buir material em esc*l* mun*ial *, *omo o* me*os i*formativo* </line>
</par>
<par>
<line> que *eprod**irão a* informaçõe* preci*am co*f**r nos relatos </line>
<line> por ***s exp*stos, acab** </line>
</par>
<par>
<line> fortalece*do sua posição de "vi*ilant*s". A* c*bo, </line>
<line> o </line>
<line> pod*r **mbólico n*o será alg* visível: </line>
</par>
<par>
<line> el* é identificado pelos result*dos qu* se obtêm a **rtir d* se* exercer. "As ações si*bóli*as </line>
<line> po*em provocar r*aç*es, liderar respos*as de determinado **or, sugerir caminho* e decisõ*s, </line>
<line> indu*ir a crer e * descrer, apoiar *s negócios do es**do ou sublevar *s mas*a* *m re*o*t* </line>
<line> *ole*iva" (***MPSON, 1998, p. 24). </line>
<line> De*tacamos a importância d* *ornalismo a par*ir da compree*são da com*nicaçã* </line>
</par>
<par>
<line> como uma med*ação cultural (MARTÍN-BAR*ERO, 2003), que n** pode ser reduzida </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> mec*nicidade </line>
<line> de um processo t*ans**ssão - re*epção de informaçõe*. A mediação </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> jornalism* internacional *ese*volve-s* num contínuo co*t**o entre a rea*idade construída por </line>
<line> *stas notícias e as concepções circulantes sobre *s "*sferas de reali*ade" exterior**, t*do *sso </line>
</par>
<par>
<line> e* *eio à </line>
<line> experiência hum*na *otidiana. As característi*as na*rativas do j*rnalis*o *ão </line>
</par>
<par>
<line> utilizadas para o estabele*im*nto do proces*o i*t*rsubjeti*o de signific**ão, em o **p*l </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mediação *ornece o capital simbóli*o *s em*resas **rnalísticas internacionais, v*sto *ue ela* </line>
<line> não c*iam a m**o* parte dos temas aos quais se dedicam. </line>
<line> Em *u*ro trabal*o (2012), *u*tentamo* q*e a dicoto*ia interno/e*terno que *strutura * </line>
</par>
<par>
<line> jornalismo internac*ona* * **ntida pe*os </line>
<line> indivíduo* a pa*ti* </line>
<line> da identificação nac*onal, s**do </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 5, art. *, p. 61-79, set./out. 2016 </line>
<line> www4.fs**et.com.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *i*l*macia Midiát*ca e Jorn*lismo *n*er*a*ional: As **tícias Globais *o Â*bito da P*lítica Externa </line>
<line> 67 </line>
</par>
<par>
<line> corrobora*o pe*a orde* i*st*tucional da exis*ê*cia do sist*ma de Estados. * *onstru*o estata* </line>
<line> * * estrutura pa*a**gmá**ca d* representação d* po*er político - *orma de poder q*e derivada </line>
<line> atividade de co**denaçã* d*s in*iv*duos e da regulamentação dos *adrões de sua interação </line>
<line> (THOMPSO*, 1*98, p. 22). O co*tato entre *s representaç*es nacionai* * constituído na* </line>
</par>
<par>
<line> dinâmicas entre *s o*gani*ações estatais, num ambiente d* r*lações </line>
<line> políticas que acabam </line>
</par>
<par>
<line> engendra*do </line>
<line> dec*sões de aspect*s **onômicos, soci*is * cultu**i*. A esfera p*lítica </line>
<line> n*o </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> imune à i*teraçã* *om o* m*ios de comuni*açã*, e c*mpreende resta rel**ão com a esfera de </line>
<line> v*sibilidade midi*tica é essenc*al para *nv*stigar a atu*ção d*s países na conte*po*aneidade. </line>
</par>
<par>
<line> "As relações entre a* mídias, *olítica e sociedade estão na </line>
<line> esfera da comple*en*ar*dade, </line>
</par>
<par>
<line> sendo que a política detém o poder de de*erminar a v*da dos s**eitos e da sociedade e faz i*to </line>
<line> *tuando no limi*e *as pa*xõ*s e de sua p*tencia*idade subver*i*a" (WEBER, 19**, p. 82). </line>
<line> N*sse sentid*, afirma Gom*s *ue os a*ent*s políticos prec*sam estar e* cena (visíve*s </line>
</par>
<par>
<line> ao *úblico) para poderem </line>
<line> existir. "A política e* cen* é justamente a </line>
<line> política que chega </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> público, *bjeto das *r*ticas qu* c*amamos d* política mid*ática" (GOME*, *004, p 115). * </line>
<line> p*ocur* por visibili*ade pelos int*grantes *a esfera política é decisiv* para a mobilizaçã* da </line>
</par>
<par>
<line> o*in*ão pública, fator que, *as demo*ra*ia* li*erais, é de alta relevância. As*i*, </line>
<line> te*do em </line>
</par>
<par>
<line> con*ideração que tratamos *as r*laç*e* políticas en*re *aíses em *ua inte**ção com a *n*tância </line>
<line> jorn*lística internacion**, passamos à o*servação do co*ceito *e vi*ibilidade. </line>
<line> 2.2 A busca por vi*i*ilida*e pe*os Estados </line>
<line> As m*dan*as trazidas p*lo des**vol*i***to do* mei*s *e com*nicação na Idade </line>
<line> M*derna *cabou por modificar as formas de interação e*tre o* se*es humanos. Esta *ituaçã* </line>
<line> "implic* uma *om*lexa reordenação da* carac*erísticas espaciais e temporais da vid* social. </line>
<line> Novas formas de intercâ*bio s**ial foram criadas que não parti*ham da interação face a face" </line>
<line> (THOMPSON, 2002, p. 63). A inve*ção da imprens*, com a d*fus*o dos **vr*s pe** a Europa </line>
</par>
<par>
<line> *o século X*, o fortalecimento dos periódicos </line>
<line> nos séculos XVII e XVIII * descoberta a </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> poss*bilidade de tr*nsmissão de informações por vias *letro**gnéticas n* sécu*o XIX </line>
</par>
<par>
<line> p**nunc*aram a explosão das *edes de comun*cação nos séculos XX e XXI, modi***ando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> reali**de humana. </line>
</par>
<par>
<line> Esta nova config*r*ção te*e como um* de *uas consequências a "tra*sformação </line>
</par>
<par>
<line> do que poderíamos cham*r de publi*idad* *, estreitamente *igada </line>
<line> a </line>
<line> ela, a transformação das </line>
</par>
<par>
<line> m*neiras com* as pessoas e os acon*ecimentos são </line>
<line> t*rn**os visíveis </line>
<line> ao* outros" </line>
</par>
<par>
<line> (THOMPSON, 2002, *. 64). Se a*tes e*a muit* possível que a maioria d*s *ndivíduos nunca </line>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 13, n. 5, art. 4, p. 61-79, *et/*ut. 2016 www4.*sanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I. E. Bomfi*, K. M. **ller </line>
<line> 68 </line>
</par>
<par>
<line> vi*se * figura de s*us gov*rnantes - pois a visibilida*e *xi*ia a co-*re*ença -, a comun*cação </line>
<line> midiática a**bou *o* forçar mud*r es*a disposiçã*. Os governantes e as in*tit*ições passar*m </line>
<line> a inv*s*ir na construção de au*o-im*gens que poderiam ser difundi*as,to*na*do as ati*idades </line>
<line> polí*icas visíveis * ca*a ve* mais pesso*s, l*c*liza*as em lugares mais distantes. * ev*luç*o </line>
<line> das *e*nologi*s de comunic*ção ocasi*nou a ins*a*ração de um* *ublicidade me*iada. </line>
<line> Concomitante*ente ao des*nvo**imento dos meios de comun*cação na **ropa está * </line>
</par>
<par>
<line> p*oc*sso de c*n*tit*ição dos Estado* nacionais. "O poder se tornou mais visív*l </line>
<line> e o* </line>
</par>
<par>
<line> processos </line>
<line> de tomada de ***isã*, mais *úblicos" (THOMPS*N, *99*, p. 113). Esta </line>
</par>
<par>
<line> visibilidade </line>
<line> não é total, e nem é de in*e*esse dos detentores do pode* que seja: há s*mpre </line>
</par>
<par>
<line> *orm*s de conservação de zonas *pacas, *pesa* do alto n*vel de *nterligaç*o en**e apo*ítica e * </line>
<line> m*di*. P*ra def*nir v*sibi*idade, Weber diz que est* *e rela*i*na à "formação *e imagen* e de </line>
<line> represe*tações do d*mínio visual objetivo e do '*omínio *mat*rial' das *epres*nt*ções </line>
</par>
<par>
<line> ment*is" (2006, p. 126). Na n*cessidade midiática *e "exi*tir" - par*icipar da esfer* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> visibilidade </line>
<line> pública *idiáti**, cons*ruí*a a partir dos mei** de comunicação-, as ações </line>
</par>
<par>
<line> políti*as dos *s*ados </line>
<line> deverão ser tornad** públicas, agi*do sobre a compreensão que </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> indivíduos tê* da realida**. Gomes (2008) diz </line>
<line> *ue * *sfera de visibil*dade disponib*l*za *o </line>
</par>
<par>
<line> p**li*o uma *spé*ie d* </line>
<line> "quadro *o mun**" a partir d* m*te*iais informat*vo*, cul*urais, </line>
</par>
<par>
<line> artíst*cos, publicitários e de en*reteniment*. É cria*o um complex* d* mensag*ns, dependente </line>
<line> da i*s*ância de recepção pa*a *azer se*tido. </line>
<line> Mens*gens não s*o fat** nat*ra*s e i*d**erentes às condiç*es de recepção, ou s*ja, </line>
</par>
<par>
<line> elas exist*m apena* à medida qu* *ecebem a colaboração inte*pret*tiva </line>
<line> *e suje*tos </line>
</par>
<par>
<line> e*píricos (leitores, a*d*ência, espect**ores), à medi*a q*e são executa*as, n* </line>
<line> s*nti** music*l do termo, por intérpretes reais. *ensagens exi*tem ap*n*s *ara </line>
<line> intérprete* de m**sa*ens e apenas à mediada que eles sã* capazes de reali*ar uma </line>
<line> operação ** compr*ensão: recep*ão * interpretaçã* (GOME*, 2008, p. 1*5-146). </line>
<line> O autor sust*nt* que o intérpre*e con**gue *ecodifi*ar as mens*gens **rqu*, neste </line>
<line> processo, *ciona "moldura* * horizonte*" de recepção que já possui em po*ição a*ál*ga a d* </line>
<line> Martin-Bar*ero (*003). Esses el*mentos são r*lativos à sua cult*ra, siste*a simb*li** </line>
<line> estruturante e e*tr**urad* (BOURDIEU, 1989). </line>
<line> * *usca por visi*ilidade se dá pela con*truçã* de uma im*gem pública, *endo tent*da </line>
<line> a produ*ão de uma ima*em po*it*va em *elação * opi**ão p*b*ic*. A imagem p*bli*a é uma </line>
</par>
<par>
<line> forma d* configuração do capital simbólico de </line>
<line> um* orga*ização (neste caso, os Estados). A </line>
</par>
<par>
<line> *nst***ia emissora </line>
<line> n*o consegue produzir </line>
<line> essa representação: esta é um processo, n* qual </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> image* irá e*igir *a </line>
<line> "*ut*a ponta" a instâ*cia recept*ra. As a**es de i*stitu*ções * sujeitos </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 13, n. 5, *rt. 4, p. 61-7*, *et./out. 2016 </line>
<line> www4.fsane*.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Di*lo*acia Midiática e Jorn*lismo Intern*cio*al: As *otícias Globais n* Â*bito da Política Exte*na </line>
<line> 69 </line>
</par>
<par>
<line> *úblicos (com* informação, </line>
<line> p**paganda e </line>
<line> eventos) intenci**am a *epercussã* a pa*tir </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> in*eração com *s instâncias m*d*áticas. *a </line>
<line> c*mbinação, a míd*a é f*nd*m*nt*l como </line>
</par>
<par>
<line> medi*dora mas, a *xe*plo *a </line>
<line> inst*nc*a *missora, também não consegue impor </line>
<line> ao *úb**co </line>
</par>
<par>
<line> u*a *magem preestabe*ecida. </line>
</par>
<par>
<line> Par* Gomes (2*04), o processo de construção da imagem públic* - para ele, sinônimo </line>
<line> d* reputação - depend* de uma "polí*i*a de *m*gem", engendrand* *rês *ta*as: a) * criação </line>
</par>
<par>
<line> de es*ímu*os para * *pareci**n*o na </line>
<line> esfera de visibilidade pública; b) a </line>
<line> ação como </line>
</par>
<par>
<line> acon**cimento jo*nalí*tico; c) o *esultado da di*âmica ent*e a *mag** pretend*da e a ima**m </line>
</par>
<par>
<line> resultante do </line>
<line> processo de m*diação. Ou seja, não *e constitui como mer* pub*i*ização </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> organização, mas </line>
<line> como abordag** </line>
<line> e* diver*as fr**tes do pro*esso *omunicacional. * </line>
</par>
<par>
<line> **ve*timent* na *riaçã* é complexo, não *unci**ando de f*rma linear. </line>
<line> São *sta**lec*d*s di*âmicas entre as imagens desejada* pel* in*ti*uição e ** i**g*ns </line>
</par>
<par>
<line> percebidas pe*o </line>
<line> público (aferid*s *** m*i* de pesq*isas de *pinião), e o resultad* desta </line>
</par>
<par>
<line> intera*ão *erá a </line>
<line> imagem </line>
<line> pública. A procura po* uma identidade comp*rta a criação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *e*re*entações sob*e como se quer ser r*conhecido e *ifere*ciado </line>
<line> de o**ros: é necessár*o </line>
</par>
<par>
<line> *trai* o ol*ar do públi** e *eduzi-lo, par* que este co*str*a, * pa*tir de seu* *ubsídi*s </line>
</par>
<par>
<line> simból*co*, </line>
<line> um a </line>
<line> imagem ma*s próxim* o po*sív*l </line>
<line> da idea*izada pela instituição. A </line>
</par>
<par>
<line> *articipaç*o da mídia no p*oc*sso é in*ontrolável, e a *entat*va de i*st*ur*ção de *ma </line>
<line> reput**ão favor*vel é depend*nte de intrincadas oper*çõ*s que env*lvem o* discu*sos </line>
<line> *nformati*os e *ersuasivo*. </line>
</par>
<par>
<line> Sen*o rel*t*va a* o**ar, * imag*m **bli*a possui </line>
<line> u* *le*ento de espetáculo, </line>
<line> c*n* </line>
</par>
<par>
<line> montada, **e será *tiliz**o na intenção de comu*icar ideol*gias. É esse*cial expor </line>
<line> posi*ion**entos ao mesmo tempo em que em que se b*sc* *tuar sobre as co*sciên*ias, para </line>
<line> *er percebid* como identificado aos an**i*s da audiê*cia. "A imagem f*rmada sobre as *ções </line>
<line> p*líticas é resultado *o repas*e * cir*ulação permanentes de o*ini*es e i*formaçõ*s, pas*íve*s </line>
</par>
<par>
<line> de j*lgamentos expec*ativas" e </line>
<line> (WEBER, *999, p. *3). A metáfora d* b*sca *or corações </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *en*es ajuda a enten*er a di**m**a: é conquistando a e*oção e a razão dos i*diví*uos q*e o </line>
</par>
<par>
<line> poder será exercido. *endo *dentificado como legí*imo partir de jul*a*entos que n*o a </line>
</par>
<par>
<line> e*xerga* sua *rbitrar*edade, </line>
<line> ele *lcança seu </line>
<line> potenc*al. O "mostrar" é tão necess*rio p*ra </line>
</par>
<par>
<line> exercer o pode* quanto o "esconder", in*icando a rel*ç*o entre *isib*lidade e *pacid*de. </line>
<line> A partir do *omplex* univers* midiático são vei*ulad*s mens*gens que terão im*acto </line>
<line> na consti**ição do conhecime*to das instituições pe*os in*iví*uos (mesmo que a interpretação </line>
</par>
<par>
<line> seja uma configuração </line>
<line> particular), e, *uanto m*is próxi*a* aos valores das própria* </line>
</par>
<par>
<line> co*panhia* midiát*cas, ma*s *stas ap**sentarão cum*licidade *e*te relac*onamento. </line>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 13, n. 5, art. *, *. 61-*9, s*t/out. 2016 www4.**anet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I. E. B*mfi*, K. M. Müll*r </line>
<line> 70 </line>
</par>
<par>
<line> Ao contrário, quanto m*is d*stan*e* dos i*t*re*ses destas empr*sas, maior </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> questionamen** po* parte des*as às i*eol*gias represen*adas p*la orga*iza*ão. Na *inâmica </line>
<line> ent*e o *spaço de v*si*ilidade *ontrola*a (a pro*aga*da) e o espaço *e vi*ibil*d*de </line>
</par>
<par>
<line> conquistada (as notícias), ret*mamos o conceito </line>
<line> de vi*ibi*idade para ver *ue esta "será </line>
</par>
<par>
<line> expressa por e*tr*tégias e mecanismos c*nstitutivos da ima*em pública e pelas *i*nificações </line>
</par>
<par>
<line> c*lt*rais e sociai*. A m*diação </line>
<line> pelos *i*no* pos*i**li*a suste*ta a r*lação social, pois é e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> process* de *epresent*çã* que permite a comun***ç** entr* a* pessoa*" (WE*ER, 200*, p. </line>
<line> 131). </line>
<line> *elacionando * *ro*es** de *ediação simb*lica * ex*loraç*o do conceito de </line>
<line> dipl*macia mid*ática, nos repo*tamos à afirmação *o jornal*smo *nte*nacional como forma de </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento d* realidade </line>
<line> global. Para "explicar * mund*", a *redibilida*e </line>
<line> do rel*to </line>
</par>
<par>
<line> jor*alís*ico </line>
<line> possui **lor fundamental, e ess* elemento, para *eber (200*), é encontrado na </line>
</par>
<par>
<line> jun*ão entre </line>
<line> as visibilidades co*trolada * c*n*uistada. Pe*san*o nas </line>
<line> *elações ent*e países </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *a*tir do noticiário *nternaciona*, é prec*so </line>
<line> que as ações e*tatai* se*a* vi*tas, **s **e, </line>
</par>
<par>
<line> juntamente, se*a formada </line>
<line> a cred*bilida*e. Exempl*f**ando: uma nação considera*a </line>
</par>
<par>
<line> antidemocrática pela *piniã* pú*lica mundial não </line>
<line> teria "autoridade moral" para a </line>
<line> cobrar </line>
</par>
<par>
<line> cla*e*a em proce*sos *lei*orais * o*tr*s, perde*do, desta forma, força den*ro d* sist**a </line>
<line> internac*onal. </line>
<line> *ssi*, tan*o quanto ser um *stado importante, p*r *xemplo, é preciso parecer </line>
<line> im*ortante no a*biente d* r**acion*ment* com outros - process* rela**onado à e***sição da </line>
<line> org*niz*ção estatal *a esfera de visibil*dade midiática. Observan*o a tentativa de con*t*ução </line>
<line> de imagem pública fa*orável pelos Es*ados, *nve*tigamo* o conceito de di*lomacia midiática. </line>
<line> A títul* *e *b*e*vação, reali*amos *** brev* análise *a divul*ação d* acor*o nuc*e*r en*re </line>
<line> B*asil, Irã e Turquia em 2010, a partir d** questões levantadas. </line>
<line> 3 RE**LTADOS E DISCUSSÕES </line>
<line> 3.1 Diplomacia midiática: o jornalismo *o*o va*iável no jogo diplomático </line>
<line> Pel* necessidad* de co*struç*o d* *ma imag*m públic* pos*tiv*, os process*s </line>
<line> p*líticos conte**orâneos são vis*os como imbricados às práticas m*diáticas *, como destaca </line>
</par>
<par>
<line> Gomes (200*), espe*i***ente </line>
<line> às conformaçõ*s do </line>
<line> disc*rso jorn*lístico (e*bo*a não </line>
</par>
<par>
<line> uni*amen*e). Como analisam*s temas referentes </line>
<line> às or*aniza*ões est*ta*s, q*e inte*agem *m </line>
</par>
<par>
<line> um es*aço diferente da *olítica </line>
<line> na*i*nal - o que influenci* *anto na percepção dos embates </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, **res*na, v. 13, n. 5, ar*. 4, p. **-79, set./out. 201* </line>
<line> www4.fs**et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Diplomac*a **diática e *ornalism* Internaci*n*l: As Notícias Globais no Âmbito da Polí*ica Externa </line>
<line> 71 </line>
</par>
<par>
<line> políticos (*ão há *ma busca *** vant*gem eleitoral, por exemplo), qu*nto </line>
<line> na *efinição de </line>
</par>
<par>
<line> qual âmbito jornalísti*o estamos tratando (o j*rnalism* *nternacional)-, procu*amos enten*er </line>
<line> * dinâmica da busca de reputação pelo Es*a** face à in*tância *o**alí*tica inter*acio*al. </line>
<line> Para Gilboa (2002), Nye (2004) e *alente (2*07), ** Re*ações *nternacionais, por </line>
<line> tempo dem*is, tentara* "*gn*rar" o imp*cto da mídia no *spaço *e c*ntato ent*e *s Estados </line>
<line> (* a*b*ente inter*acional). Por ser oriund* *a Ci*ncia Política, o domínio *as *I usualmen** </line>
<line> t*ato* *e*átic*s so*iais e *u*turais como de menor im*ortância. M*s o d*s*nvolvime*to de </line>
</par>
<par>
<line> *ovas perspe*tivas </line>
<line> de p*squisa, </line>
<line> queb*an*o o monopólio das escolas re*lista e l**eralista, </line>
</par>
<par>
<line> perm*t*u que saberes de outras *iscipli**s fossem sendo i*corporados às possibilidades </line>
<line> ana*íticas. O c*nceit* *e soft po*er, ou "po*er br*n**"(NYE, 2004) - que sust*nta q*e, al*m </line>
</par>
<par>
<line> do *ard power (po*e* c*ercitivo, ou "poder d*ro"), os E**a*os devem se concentrar </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> utilização da influência *or meio da e*por*ação de valores * p*rti* *e p*o*utos c*lturais - é </line>
<line> dos principais e*emplos dessa transformação. </line>
<line> Tr*dicio*almente, a *i**o*ac*a *e*inida como fechada (visi**lid*de pri*ada), </line>
</par>
<par>
<line> real*zada longe </line>
<line> *a opini*o públ*ca correspond*ria a uma </line>
<line> necessidade </line>
<line> de s*gredo pa*a as </line>
</par>
<par>
<line> de*isões em âmbito in*ernacional. P*ra Val*n*e (2007), *uto*** como Raymond A*one Hans </line>
<line> Mor*enthau obs*rvaram que a opinião *ública n*o seria u*a boa conselheira *as decisões em </line>
<line> política *xte*na, dado às "pai*ões" q*e elas des*er*am*. Tr*balhando em silêncio e fora *os </line>
</par>
<par>
<line> ol ho* </line>
<line> do </line>
<line> público, * diploma*ia seria mai* efetiva5. De *ualquer forma, é cresce*te </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> concepção d* que o *ogo diplom*tico </line>
<line> está mud*ndo, um* cons*quênciada </line>
<line> **portâ*cia </line>
</par>
<par>
<line> cresce*te dos pr*ce**os midi*ticos pa*a a políti*a internaciona*. </line>
<line> *onforme Gilboa (2002), * *iplomacia midiática é uma respo*ta à n*va dina*icidade </line>
<line> *razida *el* *ra da I*formação. Car*c*er*za-** por ser um canal de con*at* e conven*imento </line>
</par>
<par>
<line> e*tre os Est*dos e os ou*ros atores do ambiente global (organizaçõ*s não-gov**namentais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> mesmo *mp*esas que op*ram em es*ala mun*ial, t*is como conglom*rad** midi*tic*s). </line>
</par>
<par>
<line> D*plom**ia midiática se refer* *o uso da mídia por líder*s para exp*essa* *nter*sse </line>
<line> em n**oci*ções, para construir confi**ça e para mobiliz*r ap*io p*bli*o para </line>
<line> acordos. A diplomacia midiáti*a é persegu**a a partir de *árias **ti*as * **ividades </line>
<line> m*diá*icas especiais, inc*u*ndo conferências de **pre*sa, en**evist*s e </line>
</par>
<par>
<line> "vaza*e*tos", visitas de chefes-de-Est**o a m*diadores em países </line>
<line> rivais e </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 4 </row>
</column>
<column>
<row> Estas **ix*es *e rela*iona* à *on**ituição d*s i*ent*dades *ac*onais, tra*a*hadas *or te*ricos como Cas**lls </row>
</column>
</par>
<par>
<line> (1999) e *all (1999) a p*rtir da con*ormação de di*cursos *ue tentam unif*ca* rep*esentações culturais *entro da </line>
</par>
<par>
<column>
<row> i5d**a de "grande fam***a nacional", referen*e a uma an*estralidade g**pal que, se*u*d* o* autore*, é *lusóri*. </row>
<row> C*tamos *qui o *hamado "mito do Ita*ara**", que ve*sa que os prof*ssionais da diplomacia brasi*eira se </row>
<row> encontram insul*do*, e têm uma margem de ma*obra sup**ior a **tras áreas do *xecutivo (*LIV*IRA, 200*). </row>
<row> Rev. FSA, Teres*na P*, v. 13, n. *, *r*. 4, p. 61-79, s*t/ou*. 2016 *ww4.fsanet.com.*r/revista </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I. E. Bomfim, K. M. Müller </line>
<line> *2 </line>
<line> es*etac*lares e*entos midiátic*s organiz*dos pa*a paviment*r uma nova e** </line>
<line> (GI*B*A, 200*, p. 741). </line>
</par>
<par>
<line> Em me*o * div*lgaç*o da imag*m *e um pa*s, in*enciona-se dimensiona* seus val*res, </line>
<line> constituindo e*tendimen*o* positivos sobre **a cu*tur*. A prática d*plo*ática *poiada nos </line>
<line> proce*sos midiáticos pode ser tomada *omo tentativa de d*ferenciação identitária no ambiente </line>
<line> internaci*nal, c*iando u*a estratégia *e i*serção, e se disting*e de ou*ras formas "abertas", </line>
</par>
<par>
<line> tai* *omo a *iplomacia públ*ca </line>
<line> e a diplomac*a </line>
<line> *ultura*, por </line>
<line> objetivar, tam*ém, e*eitos </line>
</par>
<par>
<line> considerad*s diret*s. </line>
</par>
<par>
<line> A "nova diplomacia" que </line>
<line> foi desenvo*vida durante * **culo XX </line>
<line> ve* sen*o </line>
</par>
<par>
<line> caracteri*ada por </line>
<line> dois compone*t** princi*ais: ex**sição da* </line>
<line> negociaç*es pa** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mí*ia e conve*sa* *iretas entre líderes *e car*os altos. Talvez, mais d* que qual*uer </line>
<line> out*o fe*ômeno, encontros de c**ul* entre líderes protagonistas procurando uma </line>
</par>
<par>
<line> abertura para a res*lução de confl*tos e possivelmente re*onciliaçõ*s </line>
<line> de </line>
<line> relações </line>
</par>
<par>
<line> ai*da m*is *uradouras v*vidamente </line>
<line> demonstram estes dois componentes (). </line>
</par>
<par>
<line> *ventos midiáticos dramáticos, ao f**al, representa* * mel**r d* diplom*cia </line>
<line> midiática (GI*BO*, 2002, *. *42) </line>
<line> *alente e Sa*toro (200*) *efen*em q*e *s *çõe* de *iplom*ci* m*diáti*a buscam o </line>
<line> espaço da mídia noticio*a, em virtude *a propa*anda - espaço *e visibil*dade controlada, diz </line>
<line> Weber (20*6) - t*oricamente nã* ate*tar * c*ed**ilidade *es*jada. "A pri*cipal c*racterí*tica </line>
<line> hoje das *stratég*as bem su*e*idas de diplo*acia midiática * ouso i**lícito e in*ireto, p*rém </line>
</par>
<par>
<line> de grande </line>
<line> efeito, da míd*a *l*bal pri*ada. Comun*cação e </line>
<line> propaganda **ic*ais pe*de*a* ao </line>
</par>
<par>
<line> longo </line>
<line> do tempo *re*ibili**de e p*ne*ração, e, *ortanto, efi*áci*" (*ALENTE, SANTORO, </line>
</par>
<par>
<line> 20*5, p. 11-12). Entra*do na *aut* *as agências * partir </line>
<line> d* </line>
<line> e*qu*drament*s p*s*tivos, a* </line>
</par>
<par>
<line> ações </line>
<line> di*lomáti*as p*derão a*xiliar na constituição de uma ima*em p*blica inte*naci*na* </line>
</par>
<par>
<line> f*voráve*. E* qu*stõe* pontu*is, as atividades de diplomacia midiática poderiam ter, junt* à </line>
<line> *nfluê*cia sobr* constituiç*o dos ima*inários, resultados "diretos" o**ervado* ao fina* de um </line>
<line> encon*** d* cúpula *ntre chefes-*e-Esta*o, por exemplo. G*lboa (2002), *itando Dayan e Katz </line>
</par>
<par>
<line> (19*2), sustent* q*e entre </line>
<line> os efeitos de even*os midiáti*os </line>
<line> na *iplomacia estariam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ban*liza*ão d* pa*el dos embaixadores, a quebra de impasses p*ra criaç** de *lima favorável </line>
<line> à *onduç*o de negoci*ções e * i*stituição de situa*ão pr*pícia ao *echa*ent* de tratados. A </line>
<line> a**lis* do *ven*o real*zado *ar* o an*ncio *o Tratado de Teerã, aco**o mediado por Brasil e </line>
<line> *urqui* para * resolução ** questão *ucl*a* *rani*na, divulg*d* e* *6 de ma*o de 2**0, </line>
<line> po*erá *er válida para um* melhor co*preens*o. </line>
<line> *esde 20*8, o I*ã entrou *m *hoque com as **amadas po*ê*ci*s mu*diais (em </line>
</par>
<par>
<line> especial os EUA) por p*l*mi*as *obre s*u progra*a de </line>
<line> *eração de energi*. A nação p*rsa, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 1*, n. 5, ar*. 4, p. *1-79, set./out. 2016 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *iplomacia Midiática e Jorn*li**o Int*rnacional: As Notícias Gl*bai* *o Âmbito da Políti*a Externa </line>
<line> 73 </line>
</par>
<par>
<line> que s*freu sanções p*r não aceit*r a ing*rênci* *ompleta d* Organização da* Naç*es Unidas </line>
<line> *obr* *ua e**rutura de tecnolo*ia nucl*ar, p*etendia *ealiz*r *nrique****nto de urânio a *ma </line>
<line> capac*dade *ã* aceita **la ONU. *s setore* diplomáticos iranianos iniciaram um diá*ogo com </line>
<line> *ras*l e **r*uia para o término d*s *ensões, que foi decidido com a possibilidade de troca de </line>
<line> material atômi*o do p*í* p*r combu**í*el enriq*ec*do *x*e*namente em *erritório turco. </line>
</par>
<par>
<line> Foi efetivada intensa tentativ* de divu*g*ção do acontecimento, e o* </line>
<line> meses de </line>
</par>
<par>
<line> nego*iaç**s, *evadas a ca*o pe*o corpo diplo**tico *o* três países, resu**a*a* em um *im de </line>
</par>
<par>
<line> semana </line>
<line> de exp*sição </line>
<line> *e encontros o*ici*is entre *s líder*s das naçõe*, numa es*ratégia *ara </line>
</par>
<par>
<line> dar visibilidade ao tema. A* vári*s reuniões re*l**adas e* Teerã, capital do *rã, com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> prese*ça da imprensa internaci*nal, *esultaram em not*cia* e a*álises q*e correram o mun*o, </line>
</par>
<par>
<line> colocan*o </line>
<line> e* </line>
<line> evi*ência a in*er*çã* entre personagens com* o ex-*resi*ente br*s*leiro Luiz </line>
</par>
<par>
<line> Inácio Lula da </line>
<line> S*lva, o pri*ei*o-min*s*ro turco Recep T*yyip e o pr*sidente irani*no </line>
</par>
<par>
<line> Ma*moud Ahmadinejad. A m*ntagem da cena *ngloba, entr* outras *ções, momentos de </line>
</par>
<par>
<line> *iscuss*o ent*e os líde*es (*mage* 1) que servem, b***camente, à ex*osiçã* imagét*ca </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> pro*oção do "evento" - como a* nego*iaçõ** foram tra*adas *o longo dos meses anteri*res, </line>
<line> *uito pouc* o* nada é *eal*e*te *ratad* quando os mandat*r*os se reúnem abert*mente. </line>
<line> *magem 1 - encontro entre L*la e *hmadinej*d6 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 6 </row>
</column>
<column>
<row> VE*A, porta*. Irã, Brasil * Turquia c*egaram a a*ordo sobre to*ca de combustível nuclear, d*z minist*o t*rco. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> [http://veja.*bril.com.br/not*cia/mundo/ira-brasil-turquia-chegaram-acordo-tr*ca-combustivel-nuclear-di*- </line>
<line> ministro-turco]. Acessado *m 15/01/2015. </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 13, n. 5, art. 4, *. 6*-79, set/out. 20*6 **w4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I. E. Bomf*m, K. M. Müller </line>
<line> 74 </line>
</par>
<par>
<line> Bus*a*do u**lizar os *ais *ásicos c*itérios de noticia*ilidade, como * re*evâ**ia d*s </line>
<line> *n*o***dos no aconte**mento (*O*F, 2008), no momen*o do anú*cio o*icial do ac*r*o a* </line>
<line> *e*resentaç*es diplom*t*c*s dim*nuír*m a *resen*a em cen* de se** fun*ionários que, apes** </line>
</par>
<par>
<line> d* pr**entes às dis*us*ões (*, </line>
<line> *om **rteza, responsá*eis </line>
<line> pelo arra*j* po*ític* </line>
<line> da* dec*sões), </line>
</par>
<par>
<line> tornaram-s* secu*dário*. L*l*, Ta*yip e Ahmadi*ejad representam suas naçõe*, e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> v*sibilidade da* açõe* dos Estados passa, de forma </line>
<line> decis*va, pel* sua expo*iç*o à esfera </line>
</par>
<par>
<line> midiática no*ic*osa. </line>
</par>
<par>
<line> Como sustenta Gi*boa (2002) acer*a da dramaticidade com* elemen*o *e grande valor </line>
<line> no pre*ente context*, a *ivul*ação do acerto *oi real**ada a* fi*al da noit* de *omin*o </line>
</par>
<par>
<line> (*6/05), *es*ltando em image*s *e </line>
<line> l**eres pol**ico* *ibrantes, ergu*ndo os br*ço* </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> comem*ração (*magem *). Seja ele calculado ou espontâneo, o esforço exposto pelos ro*to* </line>
<line> can***os vis* alcançar uma audiê*c** que s*j* c*ptada p*la r*present*ção de um genuíno </line>
<line> debate e* t*r*o d* uma causa. </line>
<line> I*agem 2 - celebração no a**nci* d* acor*o7 </line>
</par>
<par>
<line> Ju*to à mon*agem d* cena, é essencial consider*r *s metas *e cad* país e, no ca*o do </line>
</par>
<par>
<line> *ras*l, há *nteresse his*ór*co, r*forçado c*ntempo*an*amente, de afir*ar-se </line>
<line> como nova </line>
</par>
<par>
<line> p*tência, </line>
<line> cujo p**er, ao invés de *ilitar, é caracterizado por posições universalist** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 7 </row>
</column>
<column>
<row> VEJA, portal. Brasil e Turq*ia nã* pa*ticiparã* de negociações *om Irã </row>
</column>
</par>
<par>
<line> [http://v*ja.abril.com.b*/noticia/mundo/brasil-e-turqu*a-nao-par*icip*rao-de-negociacoes-com-*ra]. </line>
<line> Acessado em **/01/2016. </line>
<line> Re*. FSA, **resina, v. 13, *. *, art. 4, p. 61-79, set./out. 2*16 www4.fsan*t.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D*plomacia Mid*á*i*a e J*rna*ismo Internac*onal: A* Notícias G*obais no Âmbi*o da Pol*tica Externa </line>
<line> 75 </line>
</par>
<par>
<line> *ultil**erais, encampadas pela aut**ro*oção co*o f*rça in*ermediária entre os p*íses - </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvidos e os *m </line>
<line> de*envo*viment* (NASCIMENTO PLUM, 2011). Àqu*le *o*e*to, </line>
</par>
<par>
<line> grande parte da articulação exte*na br*s*leira pa*sava *ela coordenação de p*sições *m </line>
</par>
<par>
<line> comum dos países </line>
<line> em </line>
<line> d*s*nv**vimento, *omo pôde ser v*sto com a institu**ão de grupos </line>
</par>
<par>
<line> como o **0, *ue atuou no âmbito da Organização Mund*al do Comér*io, a partir de 2*03, na </line>
<line> instituiç*o d* organizaç*es como a *nasul (*nião das *a**es S*l-Americanas), em 20*8, e </line>
</par>
<par>
<line> n* </line>
<line> estabelecimen** de parcerias como o Fórum d* Diá***o IBAS (*e*nindo Índia, Brasil </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Áfric* do Sul), *m 2003, e os BRICS (conjunto formado por Brasil, Rússia, Índia, China </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Áfric* *o Sul) a partir de 20*9, *omo susten*am autores como (*ER*O, 20*8; V*GEVANI, </line>
<line> 2010; *EPALUNI, 2*07). </line>
<line> A procu*a pela visi*ilid*de é empreendid* em ações como a exposição do encontro de </line>
<line> Lul* co* Ali *hamenei (Imagem 3), s*pre**-aia*olá iraniano - r*pres*ntando a tentat*va de </line>
<line> d*álogo do mandatário com * *la ma*s "assu*tadora" ao *enso *omum da *ídia ocidental, da </line>
<line> admin**traçã* persa. A ideia é const*uir a im*gem d* um líde* de relevância global, o que é </line>
<line> vincu*ado à afirmação do Esta*o br*sile*ro no mesmo *atama*. Obviamente, do lado ir*niano, </line>
<line> há a intenç** de m***rar tanto a disposição de dialogar co*o o mundo - e, nest* caso, o </line>
</par>
<par>
<line> mund* alte*nativo às grandes p*tências *epresenta*o *or L*la e o *rasil - </line>
<line> quanto expo* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> f*rça de *ua estrutura polític*-religi*sa, ten*o e* vista *ue, ademais </line>
<line> da </line>
<line> pr*s*nça fi*al de </line>
</par>
<par>
<line> Kha*enei, a *eunião é "obser*ada" pelo **tra*o do aiatolá Khomeini, *íder da Revoluçã* </line>
<line> Iraniana ** 1979 *ue inst**rou * atu*l regime. </line>
<line> Im**em 3 - enc*ntro ent** Lula e *hamen**8 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 8 </row>
</column>
<column>
<row> R7, port*l. Lula encont*a Ahmadin*jad e **amenei em me*o * e*pect*tiv* por acordo </row>
</column>
</par>
<par>
<line> nuclear[*ttp://noticias.r7.co*/internacional/*oticias/lula-encontra-ahmadinejad-e-khamen*i-*o-ira- </line>
<line> 20100516.html]. Ace*s*do em 16/01/2016. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 13, *. 5, art. *, p. **-79, s*t/*u*. 20*6 w*w4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I. *. B*mf*m, K. M. M*ller </line>
<line> 76 </line>
</par>
<par>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> O conce*to *e diplomacia midiática foi desenv*lvido a p**tir do intere**e de </line>
</par>
<par>
<line> formul*d*res de p*lítica ext*rna *e compreend*r e, espec*alme**e, utilizar * impac*o </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> not*cias *e a*canc* glob*l. Como a tor*ente de p**sibil*dades abert*s pelo* f*uxos noticiosos </line>
</par>
<par>
<line> mun*ia*s poder*a ser m*bilizada par* a* relações entre a* *aç*e*? Como </line>
<line> es*as *o*eriam </line>
</par>
<par>
<line> pa*sar a ser vistas e, prin*ipalmente, atua* *m *ela**o *o es*aço de *isibil**ade midiática? </line>
<line> É evident* a busca por um* fu*cionalidade dos meios not*ciosos pa*a o *mbito das RI, </line>
<line> *um* exp*sição d* racio*alidade do campo polí*ico *m re*ação ao *ampo *a comunica*ão, e </line>
<line> o* *aíses *uscam p*esenç* posi*i*a nos mate*ia*s jorna*ístico* de empresas privadas que, por </line>
</par>
<par>
<line> serem e*c*ra**s </line>
<line> *omo "in*ormaçã* independ*nte", seriam mais confiáveis aos </line>
<line> ol hos do </line>
</par>
<par>
<line> *úblico. Mesm* a *o*cep*ão de "obje*ivos dir**os" na utilização da mídia infor*ativa par* a </line>
</par>
<par>
<line> r*solução d* questões diplomá*ic*s </line>
<line> *vi*encia a perc*pç** d* força do poder s*mbólico </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> notícia*. No entanto, a </line>
<line> busca d* p*esença n* *spa*o de vis*bilid*de </line>
<line> *o**uist*da </line>
<line> parece não </line>
</par>
<par>
<line> delegar mui** imp*rtância à visibilid*d* pr*gramada, d* grande rel*v*ncia para a ação sobre </line>
<line> os i*aginár*os. </line>
<line> O destaque facultado ao jornali*mo int*rnacional é compreensí*e* se p*nsarmos neste </line>
<line> c*mo uma instância p*dagógica. *orém, a c**stituição d* repu*aç*o global não pas*a apenas </line>
<line> pelo discu*s* infor*ativo. Baseada na exposi*ão a partir d* noticiário glob*l, * v*sibilid**e da </line>
</par>
<par>
<line> institu*ção estatal torna-se, s*bremaneira, d*pen*ente </line>
<line> da* formas p*las quais * paí* ser* </line>
</par>
<par>
<line> e*quadra*o p*las empre*as jornalíst*cas, *icando mais </line>
<line> *xp*sto a dis*u*so* contextua*izantes </line>
</par>
<par>
<line> ad*i*istrados dentro de uma ra*ional*dad* guia*a pelas estruturas eco**m*co-políticas, </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> qua*s *az*m p*rte essas companhia*. Sen*o conhecida pelo materia* </line>
<line> d*stribuído pela* </line>
</par>
<par>
<line> a*ência*, e </line>
<line> não </line>
<line> havendo </line>
<line> outras referências no i*aginár*o do *úblico </line>
<line> que auxiliem na </line>
</par>
<par>
<line> **m**ee*são das informações, um* </line>
<line> *ação, q*e rep*esenta *osiç*es id*ológ*cas disti*tas </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> consid*radas corretas pela mídia *o*nalística (como </line>
<line> não *efender os preceito* libera*s </line>
</par>
<par>
<line> demo*ráti*os), *oderá se* pu*l*cizada com* um *á*ia. Relaci*n*n*o esta questão à atuação </line>
<line> brasi*eira n* *aso cita*o anteriormente, a **s*a por visi**l*da*e pode resultar negati*am*nte </line>
<line> *a imprensa, co* n**í*ias represe**ando Lu*a * o país como aliados de *m regime autoritário </line>
<line> * br*ta* (BOMFIM, 2*15). </line>
</par>
<par>
<line> * con*idera*ã* de "resul*ados *iretos de efeitos *ntermed*ár*os" é represen*at*va </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> id*ia de info*mação j*rnalís*ica *omo constituinte da est*uturação *e realidade: </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> intermediário e* questã* é **ferent* ao simbólico; * **re*o, c*ncernente ao j*go p*lí*ico. </line>
<line> Pela primazia del*gada ao que é de diret* a informação j*rn*lística é s*stentada com* mais </line>
<line> Rev. FSA, T*re*ina, v. 13, n. 5, art. 4, *. 61-*9, set./ou*. *0*6 www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Dip*oma*i* *idiática e Jornalismo Intern*cio*al: *s Notícias *lobais no Âmbito da *olítica Externa </line>
<line> 77 </line>
</par>
<par>
<line> *elevante do que a publi*itária, por exemplo - fat*r d*sta*ado contumazmente pela afi*mação </line>
<line> da credibilidade que o *ornalismo possu* *m relação ao cor** *ocial. Na disputa por corações </line>
<line> e mente*, a diplomacia midiática parece ter sua* estratégias vol*adas para al*an*ar a *egunda </line>
<line> opção, *mbora pretenda atin*ir, como conseq**ncia, t*m**m a primeira. </line>
<line> R**E*ÊN**AS </line>
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<line> Diplomacia Mi**át*ca * Jorn*lismo Internacional: As Notícia* Globai* n* Âmbito da P*lítica Externa </line>
<line> 79 </line>
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<line> Como Ref*r*nciar este Artigo, conforme ABNT: </line>
<line> *OMF*M, I. E.; *ÜLLER, K. *. Diplomaci* Midiát*ca e J**nalismo Internac*onal: As *otícias </line>
<line> G*obais no Â*b*to ** Políti** Ex*erna. *ev. FSA, Te*esina, v.13, n.5, art.4, p. 61-79, *e*./out. 201*. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição dos A*tores </line>
<line> I. E. Bomfim </line>
<line> K. M. Müller </line>
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<par>
<line> 1) conc*pç*o e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e i*terpretação d*s dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) e*ab*ração *o rascunho ou na revisão crí*ica d* con*eúd*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) partici*ação na aprovação da versão final *o manu*crito. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*resi*a PI, v. 13, n. 5, art. 4, p. 6*-79, s**/out. *016 </line>
<line> w*w4.fsanet.co*.br/*evi*ta </line>
</par>
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