A Importância da Opinião Pública dos Visitantes em Ambientes Museológicos: Museu Afro-Brasileiro / The Importance of Public Opinion of Visitors in Environments Museums: Museu Afro Brasileiro

Anaylton Jesus Lima, Gilson Magno dos Santos

Resumo


Este trabalho tem como finalidade analisar a importância da opinião pública dos visitantes nos ambientes museológicos, esboçarem um perfil de público visitante, e apontar ações a serem tomadas em favor do público, utilizando como objeto de análise o museu Afro-Brasileiro localizado em Salvador – Bahia, no Terreiro de Jesus. O referencial teórico foi embasado em especialistas como Mortara (2005), Halbwachs (2006), Julião (2001), Alves (2011) e, Hohlfeldt (2015). Como metodologia utilizou-se de pesquisa de gabinete, pesquisa ação junto aos visitantes no museu com aplicação de questionários e pesquisa qualitativa, por meio de entrevista com os gestores. Do total de visitantes pesquisados, cerca de 96% consideraram muito importante ou indispensável a realização de pesquisas de opinião publica nos ambientes museológicos. Através dos resultados do trabalho, considera-se necessária a intensificação das pesquisas de opinião publica nos museus, almejando cada vez mais a satisfação e melhoria da imagem dos ambientes museológicos, possibilitando à sociedade um acesso mais fluido à educação, além de uma possível revisão das fichas de registro de visitantes, incluindo novos quesitos.

 

Palavras-chave: Visitantes. Ambientes Museológicos. Opinião Pública.

 

ABSTRACT

 

This work has the finality to analyse the importance of public opinion of the visitors into museums, sketch a visitor public profile, and to show actions to be taken in favor of a public using as an object of analysis the Museum Afro-Brasilian located in Salvador-Bahia in the Terreiro de Jesus. The theoretical framework was based in experts as Mortara (2005), Halbwachs (2006), Julião (2001), Alves (2011) and Hohlfeldt (2015). The methodology used was desk research, action research with visitors in the museum with questionnaires and qualitative research through interviews with managers. About 96% of the visitors surveyed considered very important or essential to carry out opinion polls published in museum environments. Through the results of this work, it is considered necessary the intensification of opinion polls in the museums environments, to get the satisfaction and to improve the image of museums environments giving the society the possibility to access more fluid education, and a possible revision of the chip visitor log including new requirements Keywords: Visitors. Museum Environments. Public Opinion. 

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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.6.3

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