<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 6, art.3, *. 31-48, c 2016
</line>
<line>
ISSN Impre*s*: 1**6-6356 ISSN Eletrô*i*o: 2*17-2983
</line>
<line>
http://dx.d*i.org/10.12*19/201*.13.6.3
</line>
</par><par>
<line>
A Importância da Opinião Pública dos *isitan*es em Ambientes Museológicos: Mu*e*
</line>
<line>
Afro-Bras*le*ro
</line>
<line>
The **portance of Pu**ic Opinion o* Visitors in *nvir*n*ents Muse*ms: Museu Afro
</line>
<line>
**asil*iro
</line>
</par><par>
<line>
Anayl*on d* Jesus *e *ima
</line>
<line>
Pro*rama de Pós Graduaçã* em *useologia / Univ***idade Fed*ral da Bahia
</line>
<line>
Gra*uado em Tu*ismo e Hotel*ria pela Univers*da*e Estadual da Ba*ia
</line>
<line>
E-mail: a*li*a90@hotm**l.com
</line>
<line>
Gi*so* Magno dos Sa*t**
</line>
<line>
Doutor e* Teologia pela Po*t*fícia Uni*ersidade Gr*goriana
</line>
<line>
Professo* da U*iversidade F*der*l d* Bahi*
</line>
<line>
E-mail: mag*o.g*l*on@hotmai*.com
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
A. J. Lima, G. M. Santo*
</line>
<line>
32
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
Este traba*ho tem como final*d**e a*alisar a i*portância d* opi*ião pública *os visitan*es nos
</line>
</par><par>
<line>
ambientes museológic*s, e*bo*ar um perfil de público visit*nte, ap*nta* ações a serem e
</line>
<line>
tomadas em f*vor do públ*co, u*ilizando *omo objeto de análise o museu A*ro-Brasil**ro
</line>
<line>
localizado em Salvador - Bah*a, ** Te*reiro de **sus. * re*e**ncial teó*ico fo* embasad* em
</line>
<line>
especial*s*as como *ortara (2005), Halbwachs (20*6), *u*ião (2001), Alv*s (2011) e,
</line>
<line>
Hohlfel*t (**1*). C**o metodologi* utilizou-se de pes*ui*a de g*binete, p*squisa aç*o junto
</line>
</par><par>
<line>
*os visitantes no museu com aplicação
</line>
<line>
d* *uestionários e *esquisa
</line>
<line>
qualitativa, por *e*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
entr*vista com
</line>
<line>
*s *e*tores. Do total de visitantes p*squisad*s, *erca de 96%
</line>
<line>
considera*am
</line>
</par><par>
<line>
muit* i*portante ou indispensáv*l a r*alização d* pe*quisas de o*inião publ*ca nos a*b*en**s
</line>
<line>
mu*e*l**icos. At*avé* d** res*lta*o* do tr*balh*, considera-*e **cessár*a a int*nsific**ã* das
</line>
<line>
pesqui*as de opinião publica nos *useus, almejando cada vez mais a sat*sfação e melhoria da
</line>
</par><par>
<line>
imagem *os ambientes museológicos, possi*ilita*do à sociedade um aces*o mais
</line>
<line>
flu*do
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*ducaç*o, *lém d* uma possível revisão d** fic*as de regis*ro de visitan*es, incluindo novos
</line>
<line>
quesitos.
</line>
<line>
Palavras-**ave: Visitantes. Am*ientes Museológico*. Opini*o Pública.
</line>
<line>
ABSTRAC*
</line>
</par><par>
<line>
This work has the finality
</line>
<line>
to a*alyse t*e im*ortance of public opin*on of th*
</line>
<line>
visitors i*to
</line>
</par><par>
<line>
museums, *ketc* a vis*tor pu*lic profile, and to show *ctions to be taken i* fa*or of a public
</line>
</par><par>
<line>
*sing as an object
</line>
<line>
of a*alysis the M*seum Afro-Bras*lian
</line>
<line>
located i* Salvador-Bahia in t**
</line>
</par><par>
<line>
Terreiro de J*sus. The theor*tical framework was b*s*d in ex*e*ts as Mortara
</line>
<line>
(2005), Hal*wachs (200*), Julião (2001), Alves (*011) *n* *ohlfeldt (2015). T*e
</line>
</par><par>
<line>
meth*dology us*d was de*k research, action rese*rc* w*th v*sitors in
</line>
<line>
*he museum with
</line>
</par><par>
<line>
qu*st*onna*res and qual*ta*ive r*search t*ro*gh interviews w**h manage**. About 96% of the
</line>
<line>
*i*itors surv*yed *on**dered very impor*a*t or essential to carry ou* opinion pol*s published
</line>
</par><par>
<line>
i* museum e*vironment*. Th*oug* the re*ults of this w*rk, it i*
</line>
<line>
considered necess*ry th*
</line>
</par><par>
<line>
in*ens*fication of *pinion *olls
</line>
<line>
*n *he museums e*v*ro*m*nts, t* get the sa*isfactio* and to
</line>
</par><par>
<line>
i*prove the *mage of museums enviro*ments givi*g the soc*ety the possibility to **cess more
</line>
<line>
fl*id educa*ion, and a possible revision of the ch*p visitor l*g incl**in* new requireme*ts
</line>
<line>
Keyw***s: Visi*ors. Muse*m Environments. Pu*lic O*i*ion.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, Te*esi*a, v. 13, *. 6, *rt. 3, p. 31-48, nov./dez. 2016
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* *mportância da Op*nião Públic* dos *isita**e* em Ambient*s Museoló*icos: Museu Afro-*ra*ileiro
</line>
<line>
33
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
<line>
Ao l*ngo *os anos, *s museus têm *assado por **danças *ignific*tivas *iante dos
</line>
</par><par>
<line>
processos evolutivo* das so**edades mund*ais. Co* o ***e*t* da in*e*net e d*s
</line>
<line>
novas
</line>
</par><par>
<line>
tecn*log*as **sociado à m*dança comportamental das pess*as, *ob*etudo em relação
</line>
<line>
às
</line>
</par><par>
<line>
atividad*s
</line>
<line>
de entrete*imento, o museu tem
</line>
<line>
sur*i*o
</line>
<line>
c*mo u*a das opçõe* at*aen*e* *ara
</line>
</par><par>
<line>
captar vis*t*ntes potenciais.
</line>
<line>
A ca*ital baiana possui e* se* C*ntro Hi*tór*co uma sér** de *u*eus distri*u*dos sob
</line>
<line>
inúmeras t*mát**** * ambiçõ*s enaltecendo, inevita*elmente, a diversidade cultural e o
</line>
<line>
pat**mônio mate**a* e imate*ial do Es*ad*. O Mu*e* *fro-Br*s*leiro (o**eto de estu*o) foi
</line>
</par><par>
<line>
inaugurado em 07 *e janeiro
</line>
<line>
d* *98*, e* pré*io histórico, no ce*tro antig* de Sa*vador,
</line>
</par><par>
<line>
const**ído no local *nde funcion*u o Real Col*gio *os *e*uí*as, do século XVI ** X*III e,
</line>
<line>
mais tard*, e* *808, a pr*meir* Esc*la de Me*icin* *o *rasil (MAFR*, *016).
</line>
</par><par>
<line>
O M**eu fruto de um convên*o entre *s M*nistério* das Relações Ex*eriores e d* é
</line>
</par><par>
<line>
Educação e *u*tu*a, o G*verno do *stad* da Bahia, a Pre**i**ra da Ci*ade de Salvador e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*niver*ida*e Federal d* Bahia, *r*ão
</line>
<line>
** qual *e acha ligado através *o Ce*tro de Estudos
</line>
</par><par>
<line>
*f*o-Or*enta** (MAFRO, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
*lém do **FRO, f**ciona ta*b*m n*s*e edifício
</line>
<line>
o Museu de *rqueologia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Etn**o*ia (MA*), te*do o *ro*essor Valen*im *al*eron, p*ime*** arqueól*go a realiz*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*squisa sistemática na Bahia, como doador de
</line>
<line>
vul*osa c*leção para esta casa museoló*ica,
</line>
</par><par>
<line>
mas que não a viu co*validada por ter morr*do antes *a sua inauguração (*AE, **14).
</line>
<line>
O seu *r*jeto o*iginal, *e 1974, co*ce*i*o *elo a*tropólo*o e f*t*graf* Pierre Verger,
</line>
<line>
fo* desenvolvido *ela a**uite** J*cyr* *swald e *e*a etnol*nguista Yeda Pes*oa *e Ca*tr*,
</line>
</par><par>
<line>
dent*e o*tros professores pesquisadore* da U**v*rsidade Federa* d* Bahia e co**ultores e
</line>
<line>
extern*s (MAFRO, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
* museu possui lo**lizaçã* pr*v*legi*da no Ce*tr* H*stóric*
</line>
<line>
de Salvador, uma
</line>
<line>
da*
</line>
</par><par>
<line>
áreas d* *aior ap**o tur*stico na ca*i*al baian*. Por esse mo*ivo o espa*o a*rai
</line>
<line>
um vas*o
</line>
</par><par>
<line>
número *e vis*t*n*es de
</line>
<line>
out*as cidades, *stad*s e países que se impressionam *om
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
arquite*ur* do p*édi* e com as ri*as col*ções *xistentes nos dois museus ali situ*d*s.
</line>
<line>
Por se trata* de um equipament* que vi** o enr*quecimento da d*sse*inaçã* *a cultura
</line>
</par><par>
<line>
afro-bra*ile*ra e afr*-*riental, é im*ortante sa*er o que
</line>
<line>
as pess*a* que visitam *ste *s**ço
</line>
</par><par>
<line>
acham *os serviços
</line>
<line>
prest*dos e das ex*ecta*iv*s qu* eles possuem *e um **seu *om tal
</line>
</par><par>
<line>
proposta.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, T*resi*a PI, v. 1*, n. *, *rt. 3, p. 31-48, nov./dez. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. J. Lim*, G. M. Santo*
</line>
<line>
34
</line>
</par><par>
<line>
Se*do assim, s*r*iu a *niciativ* de dese*vo*vime**o de*sa breve pes*uisa, *is**do à
</line>
<line>
co*f*rmidade d*s t*orias existentes acerca da importância das p**q*isas de op*n*ão pu*lica
</line>
<line>
junto ao públi*o museológic*.
</line>
<line>
A rea*i*açã* *e*te trabalho pod**á c*ntribuir **m * di*e*ão do mus*u pe*m*tin*o-lhe
</line>
</par><par>
<line>
*er uma vi*ão par*ial do perfil do seu pú*lico bem como
</line>
<line>
c*nhecer a*
</line>
<line>
demandas de q*e
</line>
</par><par>
<line>
necessi*am poden*o propo**ionar não apena* con*ecimento, m*s também confort* e
</line>
<line>
desejo
</line>
</par><par>
<line>
de r*torno * *elhorias para o espaço.
</line>
</par><par>
<line>
A obtenção desses dados pode aux**iar o*tra* uni*ades museais, norteando uma g*stão
</line>
<line>
m*is sustentável e consciente, possib*lit*nd* mel*or p*odutivi*ade do espaço e re**rno
</line>
<line>
s***sfatór*o para a socie**de.
</line>
<line>
* REFERENCIA* TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 M*seus e Patrimôn*o Cultural
</line>
<line>
O mun*o é um emara*hado *e memórias, sig*os, símbol*s e r*stros, lembr*nças que
</line>
<line>
po*suem relevânci* e apreço *ara *s indivíduos. "Para ev*car seu *ró**io *assado *m g*ral a
</line>
<line>
pessoa p*eci*a recorrer a lembra**as de outros, e se tran*po*ta a pontos de referenci* que
</line>
<line>
ex*stem for* de *i, determinado* pe*a sociedade" (HALBWACHS, 2006, p. 72).
</line>
<line>
O* museu* pod*m *er co**idera*o* eq*ipamentos c** extrema capacidade d* ag*egar
</line>
<line>
as lembranças de *m *ovo, como uma pratelei** a*e*ta para co**ulta e *eleite da soci*da*e.
</line>
<line>
"A noção *ontemporâ*ea de *useu, embora esteja associada à arte, ciência e memória, c*mo
</line>
<line>
*a ant*guida*e, *dquiriu *ov*s significados ao *ongo da **stória" (JULIÃO, 20*1, *. 20).
</line>
<line>
Tem-*e notado a con*tante busc* das in*tituiçõ*s museais em se est*bel*c*re* como
</line>
</par><par>
<line>
espaço*
</line>
<line>
c*lturais *ue atraem
</line>
<line>
visitantes
</line>
<line>
*iversos para suas unida*es. *ssa *us*a pode ser
</line>
</par><par>
<line>
j*stificad* pela *oncepção, que se tem, de *ue o* museus, dentre outr*s f*nções, são *sp*ços
</line>
<line>
de lazer, diversão e ent*eteni*ento. André Desvallées e François M*iresse (2013) re*t*ra* a
</line>
</par><par>
<line>
definição de mu*eu *om base
</line>
<line>
no
</line>
<line>
*CO* (2007) para o qua* o mus** é **do como uma
</line>
</par><par>
<line>
instituição abe*ta ao público
</line>
<line>
qu* adquire, conserva, estuda,
</line>
<line>
expõe *ra*smite o p*trimônio e
</line>
</par><par>
<line>
material e imaterial *a human*dad* e do seu **io, c*m fins de *s*udo, edu*aç*o e d*leite.
</line>
<line>
"Conc*bidos c*m * fu*ção *e educar o povo de*de a Revolução F*ancesa, os museus,
</line>
</par><par>
<line>
no entant*, m*nti*eram-se *or l*ngo t*mpo como *ma espéc*e *e lugar sagrado, alheio
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
realida*e d*s *oci*dades nas quais *stavam inser*do*" (J*LI*O, 20*1, p. 2*). *ss* tendênci*
</line>
</par><par>
<line>
exe*rou do processo
</line>
<line>
uma *rande
</line>
<line>
parcela das naçõe* *ue constr*íram esse lega*o, me***os
</line>
</par><par>
</page><line>
que co*so*idaram a acumulaçã* de arte*atos histó*ico* da h*ma*idade.
</line>
<line>
R*v. FSA, *eresina, v. 13, n. 6, art. *, p. 31-48, nov./dez. 2016 ww*4.fsane*.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Importância *a Opinião Pública dos Visita*tes em Amb*entes Museológic*s: Museu Afro-B*asi*eir*
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
P*de-se enten**r como legado, p*trimônio ou herança as m*rcas deixa**s pe*o
</line>
</par><par>
<line>
homem
</line>
<line>
d*rante sua t*aj*tória n* terra. O *PAC (2016) define o
</line>
<line>
pat*imônio cultura* como
</line>
</par><par>
<line>
"t*d* *
</line>
<line>
qu* faz *arte ** construção hist*ric* * cultural do ser humano em um determin*do
</line>
</par><par>
<line>
espaço físico".
</line>
<line>
De *cordo com a c*nstituiçã* Federal (1988) "*o*stituem p*trim**io cul*u*al
</line>
<line>
bra*ileiro os bens de nature*a *a****al e i*aterial, tomados in*ividua*me*te ou em conjunto,
</line>
<line>
po*tado*e* de referência à identida*e, à *ção, à mem*ri* *os d*ferentes grupos formad*res d*
</line>
<line>
s*ciedade brasileira".
</line>
</par><par>
<line>
A* defin*ções *elatadas tr*z*m a **na um* sér*e de ações
</line>
<line>
que o
</line>
<line>
homem produz
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
reproduz *o lon*o da sua vida e *ue são *antidos ou pre**rv*dos de acordo c*m a relevância
</line>
</par><par>
<line>
q*e tais práticas
</line>
<line>
possuem par* um gr**o. Os elementos que compõem a g*l*ria *e
</line>
<line>
bens
</line>
</par><par>
<line>
*ulturais de um povo poss*em relaçã* direta com a identi**cação que o *ndivíduo tem com
</line>
<line>
estes bens.
</line>
<line>
Entende-s* "a identidade como um proce*so de identificações hi*toricamente
</line>
</par><par>
<line>
apropria*as que *onferem sent*d* a*
</line>
<line>
**upo" (*RUZ, *993 apud *ODRIGUES, 2001, p. 3).
</line>
</par><par>
<line>
Através dela é possível conside*ar
</line>
<line>
*s relações de pertenci*en*o a um povo ou
</line>
<line>
nação que
</line>
</par><par>
<line>
estabe**ce rela*** *f*tiva c*m *s me*bros. Mas a ide**idade não *e limit* a uma ún*ca
</line>
</par><par>
<line>
*ropagação. "Exi*te
</line>
<line>
em todas as sociedade* uma en*rm* variedade de ide*tidades (*u*her,
</line>
</par><par>
<line>
ho*em, hetero/homos*exual, jovem, adulto, \black/white\, etc)" (RO*RIGU*S, 200*, p. 3).
</line>
<line>
Ou s*ja, a *dentidade p*ssui ide*ti*ades.
</line>
<line>
Por um longo per*odo os museus se mantiver*m co** altares ina*ess*veis *os *o*o*
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
*e*eram a memóri*
</line>
<line>
e passado his**rico. A*nda *
</line>
<line>
*ue a Mesa Red*nda de San*iago
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Chile, em *972, ten*a sido *onsiderada um marco de extr*m* *elevânci* para a *useolog*a,
</line>
</par><par>
<line>
as
</line>
<line>
m*d*nças esperadas não se concre*iz***m como
</line>
<line>
deveriam (JULI*O, 2001). No Brasil as
</line>
</par><par>
<line>
su*i* renovaç*es come*aram a *e**rc*tir nos a*os oite*ta, por meio de *nici***vas que
</line>
<line>
*uscavam revitaliz*r varias *nstituições, ad*quand*-a* *os parâmetros da *ova mu*e*logia.
</line>
</par><par>
<line>
Concorda-*e que o p*trimônio *ultural
</line>
<line>
está inti*amente ligado à identidade *
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
memória coletiva. Essas qu*lidades favore*em uma v*sta gam* de d*scussões, como *s
</line>
<line>
afi*i*ções e pe*tenças que cada indiv*d*o possu* e que * in*ere em um ambient* habitual, ou
</line>
<line>
não. Por*m, a pre*ente pes*ui*a propõe analisar a imp*rtância *a opi*i*o public* dos
</line>
<line>
vi*ita*tes nos museus, utiliza*d* di*erentes b*ses c*nceit*ais para elucidar o discu*so. * fim
</line>
</par><par>
<line>
de relac*o*ar
</line>
<line>
es*as conc*pç*es é *mportante discuti* a função que o muse* possui nos dia*
</line>
</par><par>
<line>
atuais e como o pú*lico pode faze* p*rte do processo.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teres*na P*, v. 13, n. 6, art. 3, *. 31-48, **v./dez. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. Lima, G. *. *anto*
</line>
<line>
36
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Turismo e *omunicação
</line>
</par><par>
<line>
As *númeras opções oferecidas no mus*u fazem com que e*tes equipamentos sejam
</line>
<line>
considerados atrati**s tu**sticos e culturais par* a s**ieda*e, concorrendo com outros espaços
</line>
</par><par>
<line>
de socialização e lazer. O turismo c*lt*r*l po*e ser consider*d* um dos seg*ime*tos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
atividade turística que ma*s utiliza museus em seus rotei*os, por *i*p*r de elemen*os
</line>
<line>
*lternativos que in*rementam a e**eriênci* d* turista no *ocal **sitado.
</line>
</par><par>
<line>
O turismo cul*u*al é definido como um "conj*nto *e
</line>
<line>
atividades que se desenv*lvem
</line>
</par><par>
<line>
*om a fin*lidade *e facilitar para o turista alguns conhecimentos e ampliar sua cultur*, a partir
</line>
<line>
de uma pers*ectiva *e t*mpo li*r* * da *ivi*ização do lazer" (MONTEJANO, 2001 ap*d
</line>
<line>
SIL*A, 2009, p.41).
</line>
<line>
E*te s*gu*m*nto do turismo representa um* das *a*s a*tiga* *or*as de lazer as*ocia**
</line>
<line>
ao conh*cimento *a h*manid*de. Segundo o Ministéri* d* *urismo:
</line>
<line>
As viagen* de i*teresse cu*tural nasceram na Europa *ob * ég*de do renascimento
</line>
<line>
ita*iano, quan*o a aristoc*acia se deslocava interessada *m con*ecer o* sít*os
</line>
<line>
histórico* * arqueol*gic*s que inspirar*m artistas como *ichelangelo * Da Vinc* e
</line>
</par><par>
<line>
depois ** próprias *idades que foram o
</line>
<line>
be*ço do *ov*m*nto a*tí*tico (BRASIL,
</line>
</par><par>
<line>
2010).
</line>
</par><par>
<line>
D*sde o pe**odo
</line>
<line>
m*nciona**, os locais que re*gu*rda*am
</line>
<line>
*estí*ios *e me*ória
</line>
</par><par>
<line>
hist*ric* foram os princ*pai* atrativos tur*st*cos da aristocr*cia onde s* tinha a final*d*de de
</line>
<line>
lazer e in*piração sob o conhe*iment* da humanidade. P*de-se considerar a re**ção tur*smo-
</line>
<line>
c**tura-museu *ais a*tig* do que *e imagina, a*esa* de e*istirem na contempo*a*eid*de
</line>
<line>
p**adig*as *ue l*mitam essa *ela*ão.
</line>
</par><par>
<line>
De t**o modo, *endo em vist* a vari*dade *e **teresses e expec***ivas
</line>
<line>
*ue estes
</line>
</par><par>
<line>
p**licos poss*em em virtude da sua *ivers*da*e *ultura*, o* *useus pas*am a ter o p*pel de
</line>
<line>
comu*icar a todos os públicos de fo*ma equ*tativa e d**ocrát*ca * conhecimento e a me*ória
</line>
<line>
*a hum*nidade. Para i*so, * fundamental que s* faça uso de técnic** eficientes da
</line>
<line>
comu*icação, p*ra que * informaç*o possa chegar a* público.
</line>
<line>
O Pribe**m (2016) conceit*a com*n**açã* c*m* * prá*ica ** *ampo de estudo qu* se
</line>
<line>
debruça sobre a infor**ção, sua transmi*são, captação * impacto s*cial. An*ré Desvallé*s e
</line>
</par><par>
<line>
François Mairesse, com *ase no Cadern*
</line>
<line>
*e Conceitos-Chave de Mu*eologia, dizem
</line>
<line>
que "a
</line>
</par><par>
</page><line>
comun*caç** é a ação *e se veicular uma inf*rmação entre um ou vário* emissores e um o*
</line>
<line>
vár*os rece*tores, por meio d* u* *anal, segund* o modelo ECR de Lasswe*l (1948)"
</line>
<line>
(DEVALLÉES; MAIRESSE, 2013, p. 35). Apesar das dif*r*ntes sentenças *m cada concei**,
</line>
<line>
R*v. F*A, Ter**ina, v. 13, n. 6, art. 3, p. 31-48, n*v./d*z. 2016 www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Importânci* da Opin*ã* Pública dos Visitantes em Amb*en*es Museológi*os: *u*eu Afro-Br*sileiro
</line>
<line>
37
</line>
</par><par>
<line>
as **finiç**s *oncordam com * finalidade da comunicaç*o *m ex*or as i**ormações de forma
</line>
<line>
ampla no meio *oci*l.
</line>
<line>
O mus*u rep*esent* *a*a o ICOM o canal pelo qual a comunicação *n*re o emiss*r
</line>
</par><par>
<line>
(cole*õ*s) e o rece*t*r (visitan*e) será
</line>
<line>
estab*lecida, re*ultando n* interpretação
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
rec*dif****ão dessa *inâmica entr* os e*em*ntos da comunicação.
</line>
<line>
A*dré De**allées e François Mairesse (2*13, p. 35) mencionam que:
</line>
<line>
No co**exto do* museus, * *o*u*icação apare*e simult*neame*t* co*o *
</line>
<line>
apresen**ção dos resulta*os *a pesqui*a efetuada sobre as coleções (*atá*ogos,
</line>
<line>
a*t*go*, conferências, ex*o*ições) e com* o acesso aos o**etos qu* compõem **
</line>
<line>
*oleções (expo*i**es d* *ong* duração e inform*çõ*s associada*).
</line>
<line>
Essa constata*ão reafirma o compromisso ** comuni*a*ão e* es*abelecer trocas entre
</line>
<line>
os env*lvidos na dinâmica observada.
</line>
<line>
"A c*m*nicação t*m de ser uma "*bra de arte", tão *mportante c**o as obras de art*,
</line>
</par><par>
<line>
que integram mus*u, e *s tor*a visíveis, lisíveis, acessíve*s * o
</line>
<line>
públicas" (ALVES, 2011,
</line>
</par><par>
<line>
p.283). Há de se conc*rdar o *uão important* à **municação dev* se* para o **b*ico e para
</line>
</par><par>
<line>
*s museus *ue podem e d*vem ori**tar * i*ter-relação
</line>
<line>
d*ret* ou *ndireta com a socie**de,
</line>
</par><par>
<line>
possibilitand* ao visitante int*ragir com o es*aço, adq*ir*ndo novas me*ória* e (ou)
</line>
<line>
reativando-a*.
</line>
<line>
De*e-se pensar o impacto da comun*cação d* museu como os efeitos dos meios de
</line>
<line>
comunicaçã* de *as*a que "por consequência influenciam sobre o *eceptor nã* a curto **azo,
</line>
<line>
como boa parte das anti*as *eorias pressu*u*ham, m*s a *édio e lon*o prazo (*OHLFELDT,
</line>
<line>
201*, p. *90).
</line>
<line>
Entret**to, es*a não é uma t*refa simpl*s *e se ex*cut*r. "Só a partir do fi*al do
</line>
<line>
sécul* XX é que ocor*era* mudanças substanciais em relação à comu*ica*ão entre museu e
</line>
<line>
visitante por meio da interp*etação de *r*blemas c*n*emporân*os" (NASCIMENT*, 2005
</line>
</par><par>
<line>
apud S**VA; SANTO* 2*11,
</line>
<line>
p. 3). *ste atraso po*e
</line>
<line>
ter gerado a *erda de a*anços
</line>
</par><par>
<line>
significativos para * valorização da cu*tur* e d* patrimônio e, por con*equênc*a, p*ra
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
so*iedade que visita espaços mu*e*ló*icos.
</line>
</par><par>
<line>
O le*antamento de pesquisa* de o*ini*o, * formação do
</line>
<line>
p*rf*l de públ*co, dent**
</line>
</par><par>
<line>
outras a*õ*s junto aos v*sitantes podem favor**er a melhori* dos serviços p*estad*s pe*o
</line>
</par><par>
<line>
museu e
</line>
<line>
a sobrevivência d*s*es. Par* iss*, é importante, a*tes *e tudo, entend*r
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Te*e***a PI, v. *3, n. 6, *r*. 3, p. 31-*8, nov./dez. 2016
</line>
<line>
www4.*sanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. J. Lima, G. M. Santos
</line>
<line>
38
</line>
</par><par>
<line>
funcioname*to de*sa *erramenta da co*unicaç*o (pesqu*sa d* op*nião) e sua aplicabil*dade
</line>
<line>
n*s museus.
</line>
<line>
2.3 Opinião Pública e Pesquisa d* Opinião no Museu
</line>
</par><par>
<line>
No tópico ante*ior a**esentam-se breves
</line>
<line>
característ*cas
</line>
<line>
das funções que os museus
</line>
</par><par>
<line>
desempenham na contem*oraneidade e a *mport*nci* que a **mu*ica**o possui *esses loc*is
</line>
</par><par>
<line>
por receber públicos diversos.
</line>
<line>
É
</line>
<line>
importante, nesse mome*to, debruçar s**re pe*quisa a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
opin*ão como
</line>
<line>
possível ferramenta de
</line>
<line>
di*gnóst**o das parti*ular*dades **iste*tes entre o
</line>
</par><par>
<line>
público *e museus.
</line>
<line>
O Ins*ituto Brasileiro de Museu (IBR**, *013, p. 32) desc**ve no Estatuto dos
</line>
</par><par>
<line>
Museus, e* s*u arti*o 28, pará*ra*o
</line>
<line>
2ª , que
</line>
<line>
"os museus
</line>
<line>
deverã* promover estudos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
público, diag*óstico de *arti**pação e avaliaç*es periódicas objetivando
</line>
<line>
a pro*ressiva
</line>
</par><par>
<line>
me*horia da qualidade *e seu funcionam*nt* * o atendimento *s necessidades dos vi*itant*s".
</line>
</par><par>
<line>
Enq*anto n* Brasil as pesquisas de o*i*ião de público nos mus*us possuem
</line>
<line>
pouca
</line>
</par><par>
<line>
base referen*ia*, em países da *uropa e *os Estados Unidos es*a p**tica se de*en*olve há um
</line>
<line>
p*ríodo *onsiderável. A primeira pe*q*is*, de opi*iõ*s pública, em *useus surgiram no*
</line>
<line>
*sta*o* Unidos no a*o de *920, onde era *tilizada a observaçã* de v*sitantes com* colet* d*
</line>
</par><par>
<line>
dados (MORTARA, 2012).
</line>
<line>
Es*es e*tudos,
</line>
<line>
inicialmente, se
</line>
<line>
baseav*m na p*ic*logia
</line>
</par><par>
<line>
co*portamenta* e serviram de i*sp*raç*o para outr*s p*s*uisa*.
</line>
<line>
Segundo Adriana Mortara (201*), as *bor*agen* e*nográf*cas favorec*ram a melh*r
</line>
</par><par>
<line>
compre*n*ão dos comp**tamentos dos
</line>
<line>
v*sitantes, assim com* o método de *emb**nça
</line>
</par><par>
<line>
Estimulada.
</line>
</par><par>
<line>
Pelo sens* comum, a p**quisa de o*i*iã* consis*e *a mé*ia de opinião fa*orável, ou
</line>
<line>
não sobre a visão que determi*ado *rupo possui de alguma s***açã*. Para *ierre Bourdieu *
</line>
</par><par>
<line>
o*in*ão pública não existe, partindo do pressupost* d* que todas
</line>
<line>
as opiniões se equ*valem:
</line>
</par><par>
<line>
"penso *er po*sív*l demonstrar que isto é ab*oluta*ente *also e qu* o fato *e acumular
</line>
<line>
*pin**es qu* não têm *b*ol*t*mente * mesm* forç* real leva a uma distorç** muito *r*funda"
</line>
<line>
(BOURDI*U, 1973 ap*d ARAUJO 198*, p. 7).
</line>
<line>
No entan*o, Adriana Mortara (2005, p. 31) *firma q*e:
</line>
<line>
Qu*nto mais *ouber*os *obre o con*exto pessoal do *isitante, mais podere*os
</line>
<line>
ap*rfeiço*r sua experiênc*a museal, de modo a instiga* sua ida * *eu re*orn* aos
</line>
<line>
museus, nos qu**s terá suas expectativas, seus d*sejos * n*cessidades mais
</line>
<line>
amplam**te respondid*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 6, art. 3, p. 31-48, nov./dez. 2*16
</line>
<line>
www4.fsa**t.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A I**ortância da Opin*ão Pública dos *i*it*nt** em *mbie*tes *use*lógico*: Muse* *fro-Brasi*e*ro
</line>
<line>
*9
</line>
</par><par>
<line>
Ainda que as p*sq*isa* de opinião
</line>
<line>
po*sam apresentar imperfei*ões, concord*-se que
</line>
</par><par>
<line>
*sta é uma met*d*logia q*e se mostra bastan*e *ficaz na obtenção da* o*iniões *cerca de u*
</line>
<line>
problema, *or le**nta* um* sér*e ** indagações onde o *esquisado ficará *ivre para exp*essar
</line>
<line>
a *ua opinião.
</line>
<line>
**mo observado em outrora, os *useu* tem p*ssado *or co*sideráveis mudanç*s *e
</line>
<line>
público e fi**lidade. Par* qu* os museus pos*am o*e*ece* *m serv*ço que satisfaça as
</line>
<line>
expectativa* dos visitant*s, "é pre*i*o *ue se autoavali*m pa** cr*ar um bom conceito sobre
</line>
</par><par>
<line>
suas ati*idades e
</line>
<line>
identif*car
</line>
<line>
quais áreas **ecisa* de melhoria*" (MA*ER; CLARK;
</line>
</par><par>
<line>
MOTLE*, 2011 *pud GOS*ING et al., 2014, p. 66*). Co* base nisso, pod*-se en**ssa*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
hipóte*e de que os *useu* *rec*sam ouvir o seu p*blico, proporc**nando a ele* a sensação de
</line>
<line>
importância e at*nção, p*r s*rem o *otivo prin*ipa* da existênc*a desses esp*ços.
</line>
<line>
Gosling, Coelh* e Resend* (2014, p. *60) **irmam que "é impor*an** ter a *onsciência
</line>
</par><par>
<line>
de **e apenas a rel*vância histórica
</line>
<line>
não * mais s*ficient*
</line>
<line>
para garant*r sobrevi*ência dos *
</line>
</par><par>
<line>
museus". A sat*sfaç*o d* visi*ante as*oci**a ao *e*ej* de retorn* ou p*ssibilidade *e
</line>
<line>
recomendação dependerá em muito das me*idas *dotadas pelos gestores, em rel*ção * **rma
</line>
<line>
como são t*abalhadas as criticas e elogios por parte do visitante.
</line>
<line>
"Enca*tar o públic* não r*quer *p*na* expor o acervo *o museu de f*rma di**rente,
</line>
<line>
*ois as *arac*erísticas subjetivas dos *bser*adores, i**luindo experiências *nter*ores, també*
</line>
<line>
es*ão envolvidas nesse p*ocesso" (SILVA; *ANT*S, 201*, p. 11).
</line>
<line>
Defende-se aqu* a *deia de que uma das man*iras *ais eficien*es de se comun**ar com
</line>
<line>
o público pode ser po* *eio *as pesquis*s de *pinião d*ntro do esp*ço expográfic*, o*de os
</line>
<line>
an*ei*s dos visitant*s es*ão *m *ro*esso de eme*são propi*ia*a pe*a visi*a.
</line>
</par><par>
<line>
A*é* das pesquisas de opinião, outras ferr*me**as p*d*m oportunizar pa*ticipaçã* a
</line>
<line>
ativa *o visitante. O IBRAM (2013, p. 32), em seu artigo 37, a*irma que "os museus d*verão
</line>
</par><par>
<line>
disponibil*zar um livr*
</line>
<line>
d* sug*s*ões e reclamaçõ** dis*os*o de *orma visível *a ár*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
aco**imento **s *isitantes".
</line>
<line>
Ainda sobre o estatuto (IBRAM, 2013), o artigo ** estabelec*, por m*io do Pl*no
</line>
<line>
Museológic* dos Museu*, a m*ssã* *ásica e a* funções **pecíficas na sociedade, onde *mas
</line>
</par><par>
<line>
das funções
</line>
<line>
pr*scritas
</line>
<line>
para o museu * a re*l*zação da *dentificação
</line>
<line>
dos públicos a q**m
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
dest*na o t**balho dos *useu* e um detalhamen** *e d*versos *ro*ramas, *entre eles o se*or
</line>
<line>
de **squisa e * de comunicaçã*.
</line>
<line>
A id**tif*c*ção *os públicos do museu pode ser conc*bid* de *it*l impor**n**a *ara as
</line>
</par><par>
<line>
medidas pr*ssupostas
</line>
<line>
pela g*s*** m*s*al, por e*tender *ue é indispensável *aber qual
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ca*ac*erística
</line>
<line>
ou perfil
</line>
<line>
do seu visita*te. Os
</line>
<line>
setores de pesq*isa e comunicaç*o *od*
</line>
<line>
ser
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 13, n. 6, art. *, p. 31-48, nov./de*. 2016
</line>
<line>
w*w4.fsanet.**m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. J. *i*a, G. M. S*nto*
</line>
<line>
40
</line>
</par><par>
<line>
conside**d* os principa*s responsá*eis *o* es*e levanta**nto ide*titário
</line>
<line>
*ss*m colaborand*
</line>
</par><par>
<line>
com a dir*ção *m to*no das fu*uras providenciam em pro* do visitan*e.
</line>
</par><par>
<line>
Com base no e*ta*uto dos *useus brasile*ros, em *ue
</line>
<line>
vig*ra *
</line>
<line>
le*islaç*o museal
</line>
</par><par>
<line>
**blica ou *rivada do Br*sil, é possível nortear d*li*erações *ásica* que po*em p*oporcion*r
</line>
</par><par>
<line>
re*ultados sa*isf*tóri*s, *ant* p**a a *xpec*a**va d* visitant* *ua*to para o aumento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*b*ico e mel**ria da *isibi**dade
</line>
<line>
e prestígio do m*seu. Sendo
</line>
<line>
a*sim,
</line>
<line>
foi pro*osta a
</line>
</par><par>
<line>
realizaç*o de **a breve pesquisa de opinião para elu*id** uma parcela das *rgênc*as que os
</line>
<line>
*isitantes p*ssuem e o quão importante **s* avaliaçã* pode ser para * direção do mus*u.
</line>
<line>
3 MET*DOLOGIA
</line>
<line>
Para a efeti*ação de*s* tra*alho fez-se necessária a *eal*zaçã* de pesqu*sa de *abi*ete,
</line>
</par><par>
<line>
a *im de confrontar * embasar as ide*as, us* da
</line>
<line>
pesquisa a*ã* jun*o aos visitan*es *o museu
</line>
</par><par>
<line>
com apli*ação d* *u**tionários,
</line>
<line>
buscand* a aquisição de dad*s qua*tita*ivos e qualitativos
</line>
</par><par>
<line>
co* ques*ões fechadas, semiaber*as e abertas para * n*ance de um p*rfi* do púb*ico. *oi feita
</line>
<line>
*ambém uma *ntrevista com os g*stores do museu pesquis*do, pa*a se obter a opini*o destes
</line>
<line>
em torno do t*ma analisad*.
</line>
<line>
A *mostra*em ut*lizada f*i a int*ncional, por s* ter def*nido pre*iamente o espaço e *
</line>
</par><par>
<line>
públ*co esp*cífico (museu-vis*tante), seguind*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
critério de idade *ara os
</line>
<line>
respondentes
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*rtir *e 18 *nos. O equipamento escolhido foi o Museu Afro Brasileiro devido a s*a
</line>
</par><par>
<line>
local*zação pr*v*legiada no Centro Histó*ic* de Salv*dor e po* ser
</line>
<line>
um *u*eu que
</line>
<line>
r**ebe
</line>
</par><par>
<line>
distinto* públicos.
</line>
</par><par>
<line>
*o*am aplic*dos 60 questio*ários traduzidos em in**ês, *or*uguês, e espanh** entre os
</line>
</par><par>
<line>
dias
</line>
<line>
2* a 29 de a*ril *e 2016, p*ríodo em que o museu receb*u 65 *isit*n*es, ex*e*ua*do
</line>
</par><par>
<line>
grupos escol*res. Vale dizer que os prof**si*nais que
</line>
<line>
a*ompan*ara* os estudantes
</line>
</par><par>
<line>
*espon*eram ao *ues*ioná*io em virtud* da* suas idad*s (a*ima de 18). *s pergun*as
</line>
<line>
nor*eav*m informaçõ*s co*o ida*e, *exo, cor da pele, nacionalidade, e*colaridade, frequênc*a
</line>
<line>
de *isitação em mu*eu, dentre outras, a afim de, s*ti*mente, se obter uma fac* dos visitantes
</line>
<line>
des*e museu.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*s*na, v. 13, n. 6, art. 3, *. 31-*8, nov./dez. 2016
</line>
<line>
*ww*.fsanet.com.br/*e*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A I*p**tâ*cia da O*iniã* Pública dos Visitantes em Amb*en*es Museol*gi*os: Museu Afro-Brasi***r*
</line>
<line>
*1
</line>
</par><par>
<line>
4 RE*U*TADOS E *IS*USSÃO
</line>
</par><par>
<line>
*.1 Opi*ião Pública d** Vi*it**te* em Ambientes *useo*óg*cos: Mu*eu Afro-Brasileiro
</line>
<line>
O*servou-se *ue grande part* dos museus de Salv*dor - BA ap*sar *e po*suírem
</line>
<line>
coleções imponentes, temática* singulares, edifícios emblemát*cos e *o*encial sobr*ssalen*e
</line>
</par><par>
<line>
para *traç*o pública, e**es
</line>
<line>
museus não utiliza* ferramentas e*iciente* para a formação
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
p*rfil do seu público e não ofer*cem meio* p*r* que os visi*ant*s pos*am expressa* suas
</line>
</par><par>
<line>
opin*õ*s sobre os serviço* prestados pe*o muse*. Com isso surgiu * inici*ti*a *e r*ali**r
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*esquisa para
</line>
<line>
ou*ir os visitante*, e saber
</line>
<line>
*e eles ac*a* *mportante a realização o* não
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pesquisas de opin*ão púb*ic* junto aos visitantes nesses espaços. A pesquisa foi reali*a*a
</line>
<line>
numa son*age* exp*orató*i*, po* tentar *bter pistas sobre a opin*ão d*s vis**antes no mu*eu.
</line>
<line>
4.2 *nal*se d*s Questionári*s Aplicados
</line>
</par><par>
<line>
C om
</line>
<line>
bas* n*s informações obtidas pelo* questionár*os, ident*f**ou-se q*e, dos *0
</line>
</par><par>
<line>
visitantes pesqu*sado*, *2 deles e*** brasileiro* e 28 *strangeiro*. Apesar de não const*rem
</line>
<line>
perguntas sobre qual *idade residiam no B*a*il, pode-se considerar exp*essivo o número *e
</line>
<line>
tur*sta*, onde 46,*% dos visitantes *oram estrangeiros.
</line>
</par><par>
<line>
As mulh**e* r*p*esentaram m*iori*
</line>
<line>
**
</line>
<line>
públ*co visit*nte, sen*o 61,6%
</line>
<line>
d* tota*
</line>
</par><par>
<line>
visi*a*o, se*do c*sais e (ou) acompanhadas por amigos c**o grande maioria observa**. Um
</line>
<line>
dado que chamou atenção foi o baixo volume do público neg*o *red*minante no museu.
</line>
<line>
Apesar da tem*tica desse e*paço *er vol*ad* *ara a cu*tura afr*-ori*nta* e brasilei*a o *úblico
</line>
</par><par>
<line>
negro r**resentou
</line>
<line>
cerca *e 23,3% do total de visitantes, fica*do atrás d* público declarado
</line>
</par><par>
<line>
bra*co (65%) * à ***nte
</line>
<line>
dos respondent*s que não
</line>
<line>
*e consid*ravam
</line>
<line>
bra*co* ou negro*
</line>
</par><par>
<line>
(11,6%). E*sa variável pod* ser justificada pelo ní*el de e*colari*ad* do* visit*ntes *o muse*
</line>
<line>
analisado, onde a *aior parce*a *inha ensino superi** incompleto, superior completo e pós-
</line>
<line>
g**dua*ão respect*va**nte (21%, 35%, 41,6%). M*smo com ** avanços na educação
</line>
<line>
brasi*e**a, por meio *os progra*as de acess* à *niversidade, no Brasil, o público negro *inda
</line>
</par><par>
<line>
é minoria nas faculd*des, e * ausênci* ** polí*icas
</line>
<line>
públicas que favorecem * conhe*imento
</line>
</par><par>
</page><line>
deste público aos museus con*ribui para a permanên*ia desta **nstante.
</line>
<line>
Quanto à ida*e, notou-se q*e o *úblico que mais visitou este museu tin*a **ima de 46
</line>
<line>
*nos (35%). P*d*-*e en*ender que, p*r cor*esponder a um grupo etário qu* dispõe d* ma**r
</line>
<line>
R*v. FSA, T*resina PI, v. 13, n. 6, art. 3, p. 31-48, no*./dez. 2016 ww**.fs*net.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. J. Lim*, G. M. San*os
</line>
<line>
*2
</line>
</par><par>
<line>
tempo li*r* para viag*n* e *tividades *e entretenimento, e por **tar
</line>
<line>
*róximo à idade para
</line>
</par><par>
<line>
apos*nt*doria, ou já **o*ent**o, *ste g*upo *reque*t* museus com maior incid*ncia.
</line>
<line>
A tabe*a a s*g*ir aprese*ta co*o os respond*ntes conh*ceram o MAFR*.
</line>
<line>
Ta*ela 1 - Pesquisa direta
</line>
<line>
TABEL* 1 - COMO CO**ECEU O MUSEU
</line>
<line>
BR*S*LEIRO ESTRANGEIRO TOT*L
</line>
</par><par>
<line>
INTERN**
</line>
<line>
3
</line>
<line>
3
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
REDES SOCIA*S
</line>
<line>
1
</line>
<line>
0
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
AG DE TURISMO
</line>
<line>
2
</line>
<line>
7
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
INDICAÇÃO DE *MIGO
</line>
<line>
12
</line>
<line>
3
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
RADIO
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
TV
</line>
<line>
1
</line>
<line>
0
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
J*RNAL
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
OUTR*S
</line>
<line>
**
</line>
<line>
13
</line>
<line>
28
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: elabo*ação *róp*ia, 2*16.
</line>
</par><par>
<line>
Ao analis*r *s*e quesito, observou-*e
</line>
<line>
que a **ç*o Indicação
</line>
<line>
de
</line>
<line>
amigo, a opção e
</line>
</par><par>
<line>
Outros aparece com cer*o destaque *ian*e das outras
</line>
<line>
pos*i*ili**de* a*resen*adas. Os
</line>
</par><par>
<line>
visitantes brasil*iros que marcaram a opção Outro* relat*ram
</line>
<line>
que co*h**e*am * m*s*u por
</line>
</par><par>
<line>
meio de visitação l**re, g*ia tur*stico, pr*jeto socia*, e unive*sidad*. Já os estrange*ros
</line>
</par><par>
<line>
alegaram ter conheci*o o museu *travé* de guia turístico, *otel, guia
</line>
<line>
de t*rismo * v*sitaç*o
</line>
</par><par>
<line>
li***.
</line>
</par><par>
<line>
Apesar de se te* conhecimen*o do poder q*e os meios de comunic*ção de ma*sa como
</line>
<line>
r*dio, TV, internet e j*rnais possuem, um percen*ual *uito irrelev*nte d* pesquisa*os *le*to*
</line>
<line>
ter tido conhecimento do mu*eu por m*io dessas m*dias. É im*ortante rec*nhecer o qua*to o
</line>
</par><par>
<line>
museu indicado par* visitação info*mal (b*ca a boca), ma* o uso é
</line>
<line>
dessas *ídias *oder*a
</line>
</par><par>
<line>
incremen**r o vol*me de
</line>
<line>
visit*ntes nes*e e**aço, pos*ibilita*do maior v*sibilidade jun** ao
</line>
</par><par>
<line>
público local e ex**rior.
</line>
</par><par>
<line>
O público que visitou o muse* dura*te os di*s da pesq*isa pos*ue* *requê*cia
</line>
</par><par>
<line>
mediana d* v*si*aç**, considerando que a so*a d* visitan*es que fo* ao museu e*tre a 6
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
v*zes ao ano (24) e acima de 11 vezes ao ano (08) sup*ra o que v**ita entre 1 a 5 veze* ao *no
</line>
</par><par>
<line>
(27). Dessa *orma, é de *e
</line>
<line>
esper*r que *sses indivíduo*
</line>
<line>
pos**am ce*to c*nh*cime**o de
</line>
</par><par>
</page><line>
espaços museológ**os e aspiram a um serviç* de qualid*de qu* *ossa *uprir s**s ex*ectativas
</line>
<line>
ou superá-las.
</line>
<line>
Em**ra a literatura d* mus*us e *uri*mo revele que o museu apresenta, dent*e outras
</line>
<line>
fu**ões, a possib*lidad* *e e*pa** *e lazer, con*tat*u-se junto aos pesqu*s*dos que a Cultura
</line>
<line>
Rev. **A, Te*esin*, *. 13, n. 6, a*t. 3, p. 31-4*, n*v./dez. 2016 www4.fsanet.com.br/**vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Importância da Opinião Pública **s V*si*antes *m Amb*e*te* *useológi*os: *use* Afro-B*as*leiro
</line>
<line>
43
</line>
</par><par>
<line>
e * E*ucaçã* são c*tadas como os m**ivos de ma*or incidên*ia para a vi*ita a estes lo*ais,
</line>
<line>
seg*idos da Arquit*tu*a, co*o pode ser observado na *abela abaix*.
</line>
<line>
*abela 2 - Pesqui** *ireta
</line>
<line>
TABELA 2 - PORQ*E VISITA *USEU
</line>
</par><par>
<line>
BRASILEI**
</line>
<line>
ESTRANGE*R*
</line>
<line>
T*T*L
</line>
</par><par>
<line>
ARTIS*A
</line>
<line>
*
</line>
<line>
9
</line>
<line>
16
</line>
</par><par>
<line>
COL*Ç*ES
</line>
<line>
7
</line>
<line>
9
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
ARQU*TETURA
</line>
<line>
12
</line>
<line>
6
</line>
<line>
18
</line>
</par><par>
<line>
AMBI*NTE
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
EDUC*ÇÃO
</line>
<line>
20
</line>
<line>
12
</line>
<line>
32
</line>
</par><par>
<line>
LA*ER
</line>
<line>
9
</line>
<line>
6
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
STATUS
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
CULTURA
</line>
<line>
28
</line>
<line>
2*
</line>
<line>
53
</line>
</par><par>
<line>
OUTROS
</line>
<line>
4
</line>
<line>
2
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
Fonte:elab*ra*ão própria 2016.
</line>
<line>
No en*anto, não ** deve **nsiderar ine*presivo o *olu*e de pes*oas que class*fic*m o
</line>
</par><par>
<line>
La**r *omo um
</line>
<line>
do* mot*vos p*ra se visitar m*seus porque, em pesquisas de o*ini*o,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
po*sivel q*e certas inform*ções seja* encob*rtas ou pos*uam interp**ta*õ*s equ*vocadas.
</line>
</par><par>
<line>
M*r*ara (*005, p.
</line>
<line>
*9) alerta *a*a poss*vei* "generalizações sobre * perfil d*s visitantes do
</line>
</par><par>
<line>
mus*u - sejam ge*e*alizações de ida**, sex*, edu*ação, ou qua*que* outra *aracterística
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
p*dem levar a erros". O conceito de c*ltura pode ser fac*lmente interpretado de forma lúdica
</line>
<line>
e subjetiva *elos *ndivíd*os, sugerindo *nú*eras concepções.
</line>
<line>
A t*bela a *eguir apresenta os res**tado* sobre a indagaç*o referente ao *r*u de
</line>
<line>
imp*rtância da pesqui*a de *úblico para os ent*evista*os:
</line>
<line>
Tabela 3 - Pesquisa direta
</line>
<line>
TABELA *- GRAU DE IMPOR***CIA DA PES*UIS* DE PÚBLICO
</line>
<line>
B*ASILEIRO ESTRANGEI*O* *OTAL
</line>
</par><par>
<line>
N A *A
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0 ,0 * %
</line>
</par><par>
<line>
*OUCO
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0 ,* 0 %
</line>
</par><par>
<line>
MÉDIO
</line>
<line>
1
</line>
<line>
3
</line>
<line>
* ,6 0 %
</line>
</par><par>
<line>
MU**O
</line>
<line>
16
</line>
<line>
*2
</line>
<line>
4 6 ,6 %
</line>
</par><par>
<line>
INDI*PE**ÁVEL
</line>
<line>
15
</line>
<line>
13
</line>
<line>
4 6 ,6 %
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: el*bora*ão Própria, 2016.
</line>
</par><par>
<line>
Com as *nformaç*es
</line>
<line>
da Ta*ela * foi possível interp**ta* a ideia que os visitantes
</line>
</par><par>
</page><line>
dispõem sobre essa questão, que pode ser *onsiderada o e*xo principal para a elu*idação da
</line>
<line>
p*squisa. Os númer*s mo*tr*m que a gradu*ção Muito ou Indispensável à realização das
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 6, art. 3, p. 31-48, no*./*ez. 2016 www4.fs**et.c**.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. J. Lima, G. M. Santos
</line>
<line>
4*
</line>
</par><par>
<line>
pe*quis** de *pinião púb*ica nos m**eus
</line>
<line>
f*ram *s *a*s es*ol*idas p*lo* r*spond*ntes,
</line>
</par><par>
<line>
indicando consenso entre as *ases teóric*s refer*das em tópic*s anterio*es. Essa constatação
</line>
<line>
comprov*, de *aneira parcia*, a im*ort*n*ia **e o uso de*se *ecurso po*sui e o q*anto os
</line>
<line>
v*sitantes o co*sideram *elevant* p*ra os serviço* do museu.
</line>
<line>
O últim* quesi** do questio*ário fo* uma questão aberta em que s* p*r*untou o *ue os
</line>
<line>
muse*s precisariam ter p**a f*zer co* qu* o *isitante retorn*ss* e indi**sse o*tr*s pesso*s a
</line>
</par><par>
<line>
visitá-lo. *ntr* *s brasileiros,
</line>
<line>
20 d*les menciona*am a i*por**ncia de um gu*a ou moni*o*
</line>
</par><par>
<line>
pa*a esclar*ce* a* possív*is dúvid*s no per*urs* da visi*a, descrição do material utilizad* nas
</line>
<line>
*bras e lege*das c*ar*s.
</line>
<line>
*entre o* e*tr*ngei*os, os d*poimentos foram, em sua maioria, apoiados na questão da
</line>
</par><par>
<line>
tradu*ã*
</line>
<line>
das in*ormaçõe* e da dificul*ade em se *ompreender as obras relacion**as às
</line>
</par><par>
<line>
re*igiões *e matriz af***a*a, princ*palmente as *ituad*s na sala Caryb*.
</line>
<line>
4.3 Entrev*stas com os Gestores
</line>
<line>
A* pergunta* f*itas aos gestores foram e*caminhada* e res*ondidas via e-mail, em
</line>
</par><par>
<line>
virt*de da *nco*pa*ibilidade de tempo
</line>
<line>
entre o entrevistador * entrevi**ad* para realização *
</line>
</par><par>
<line>
da mes*a de modo pr*senci*l.
</line>
</par><par>
<line>
*om base nas respost*s, obs*rvou-se q*e a ge*tão *useal possui r**onh*ci*o
</line>
</par><par>
<line>
co*promi*so co* im*gem *ropo*ta do museu perante a s**iedade, além de uma ide*a
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
co*cisa *obre o que o* *isitant*s es*e**m enc*ntrar no m*s*u. ** relaç*o
</line>
<line>
ao q** pod*ria
</line>
</par><par>
<line>
*umentar a satisf*ção dos
</line>
<line>
vi*itante*, a *estão a*irm*u que o us* d* novas tecno**gias,
</line>
</par><par>
<line>
info*m*çõ*s so*re a temática, novas exposiçõ*s *em*or*rias, d*ntre out*as
</line>
<line>
a*ões poderiam
</line>
</par><par>
<line>
fav*recer a e*se incre*ento.
</line>
</par><par>
<line>
Quanto à *reoc*pa*ão da equipe do mu*eu em relação à
</line>
<line>
exp**iên*ia do visitante,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
gestão ale*to* *ue is*o pode ser alcançado, ofer*cen** um bom
</line>
<line>
atendiment* ao visitante e
</line>
</par><par>
<line>
fo*necendo infor*ações base*das em *esqui**s de fonte* conceituadas.
</line>
<line>
N*o fo*am observ*das **spo**as relacionadas a *aior pa*tic*pação do *úblic* n*
</line>
</par><par>
<line>
espaço, **** que este possa *e comuni*ar de *o*ma mais **reta c*m o museu, *inda que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
instituição preze por este tipo *e ação.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Te**s*na, v. 13, n. 6, art. 3, p. 31-48, *o*./dez. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Importância da Opinião Pública do* Visi*a*t*s em Amb**n*es Museo*óg*co*: M*s*u Afro-Bras*leiro
</line>
<line>
45
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Apoiado nos dado* coleta*o* e em conversas com os vis*tantes do mus*u du**n*e a
</line>
</par><par>
<line>
pesquis*
</line>
<line>
obs*rvou-se recon**cime*t* o
</line>
<line>
da importância
</line>
<line>
** u* i*stru*ento de auxilio
</line>
<line>
ao*
</line>
</par><par>
<line>
usuár*os do museu so*re s*us ansei*s na vis*tação aos e*paços. N* momento *m que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
visitante conhece o mus*u e co*strói
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
con*e**ão sob*e determinado
</line>
<line>
fa*o, a chance de
</line>
</par><par>
<line>
c*rrigir, justificar
</line>
<line>
ou man*er a *ção se perde no mo*ent* em *ue o visi*ante sai do
</line>
<line>
muse*
</line>
</par><par>
<line>
sem expre*sa* seu* sentimen*os * po*icionamentos referen*e ao *quip*mento.
</line>
<line>
A *o*centagem amostral colhid* na pesqu*sa *ode s*r *onsiderada ins*ficiente *ara
</line>
</par><par>
<line>
determina* com p*ecisão a percepção d*
</line>
<line>
perfil do públ*co visitant* anual, m*s é possível se
</line>
</par><par>
<line>
te* uma vis*o int*rmediár*a d* públ*co visitante.
</line>
<line>
***avia, para es*e mome*to, os va*ores
</line>
</par><par>
<line>
encon*rados foram suficie*tes e *nsti**dores par* se de*ruçar em novas pesquisa* com *aior
</line>
<line>
apro*u*damen*o, on*e *er*o poss*veis a identific*ç*o de novas vertent*s do pú*lico.
</line>
</par><par>
<line>
Ainda que os órgãos *ue
</line>
<line>
r*gulam os m*seus e * patrim*nio
</line>
<line>
possua* limitaçõ*s
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
relaç*o às disposiç*es possíveis, ou não, nesses l*cais, dev*-se *er em mente qu* usuário o
</line>
<line>
prec*sa ao menos ter o direito de medir seu contento di*nte de um serviço prestado * ter
</line>
<line>
justificadas as razõ*s pelas quais seus anseio* não podem ser a*e*didos. É nece*s**io dar voz
</line>
</par><par>
<line>
aos visitan*es, receb*r deles um Feedba*k, *ara **e eles
</line>
<line>
no*em o *uanto su* presença
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
concepç*o são importa*te* no e**aço *u*e*l***co.
</line>
</par><par>
<line>
Em prol da d**ocrat*z*ção do conheci*ento
</line>
<line>
hu*ano, c*nsidera-se
</line>
<line>
*e*es**r*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
intens*ficação d*s *e*quis*s de o*in*ão nos *useus a*meja**o, ca*a vez mais, a satisf**ã* e
</line>
<line>
m**horia da ima*em *o es**ço **seológico, poss*bilitando à s*c*ed*de um *ce*so m*is
</line>
<line>
fluido a educ*ção. A *im de g*r*n*ir *ssa prática *mbasada no estatuto dos muse*s br*sileiros,
</line>
<line>
ao Ib*am ca*eria fiscalizar de forma periód*ca a re*lização *as *esquisas junto aos órg*os
</line>
<line>
*inculados ao patrim*nio cultural, *o qual o museu encontra-*e vincu*a*o.
</line>
<line>
Propõe-se à unidade *esquisada um* r*visã* nas fichas de r*gistro **s vis*ta*tes,
</line>
</par><par>
<line>
inclu*nd* ques*t*s co*o i*ade, escolarida*e, *or, **ntre out**s as**ctos, para que o
</line>
<line>
*useu
</line>
</par><par>
<line>
pos*a t** uma lei*ura ma*s clar* do seu
</line>
<line>
visitante. Além
</line>
<line>
disso, seria válida a implantação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
li*ro* de S***stões * Reclamações, conce*e**o ao v*s*t*nte a po*sib*lidade d* apontar ainda
</line>
<line>
que de mane*r* p*rc*al suas con*epções sobre o conjun** da v*s*ta.
</line>
</par><par>
<line>
O c*ntat*
</line>
<line>
com o mu*eu dev* ser tido
</line>
<line>
como um investime*t* intele*tual *ue trará
</line>
</par><par>
<line>
re*ult*dos *roc*ssuais e de fo*ma
</line>
<line>
*ont*nuada.
</line>
<line>
Esp*rar o re*or*o com o imediat*smo
</line>
</par><par>
<line>
caracterís*ico das socie**des capitali*tas,
</line>
<line>
pós-revolução industrial, frustrará os gestore*
</line>
<line>
*ue
</line>
</par><par>
<line>
pretendem deixar suas ma*cas n*s m*seus.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 1*, n. 6, art. 3, p. 31-4*, nov./dez. 2016
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. J. Li*a, G. M. Sant*s
</line>
<line>
46
</line>
<line>
R*FERÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
ALMEIDA, M. A. A *bservação de v**itantes e* mus**s: sobre rat** e seres humanos.
</line>
</par><par>
<line>
Rev*sta Museolo*ia & In*erdi*cipl*naridade, v.1, n.*, p.*0-*9, ju*./dez. *012.
</line>
<line>
Disponíve*
</line>
</par><par>
<line>
em:<htt*://periodico*.unb.br/index.p*p/museo*ogia/article/vi*w/7901>. **esso em 24 abr.
</line>
<line>
2016.
</line>
<line>
ALMEIDA, *. *. O c*ntexto *o v*sitan*e na experiência muse*l: semelhanças e diferen*as
</line>
<line>
e*tre m*seus de *iência e de arte. História, *iê*c*a*, Saúde, Manguinhos, v. 12, suplemento,
</line>
</par><par>
<line>
p.3*-53,
</line>
<line>
20*5.
</line>
<line>
*isponív*l
</line>
</par><par>
<line>
em:<h*tp://www.scielo.br/scie*o.php?sc*ipt=sci_arttext&pid=S0*0*-59**2005000*00003>.
</line>
<line>
Acesso: *m 24 abr. 2016.
</line>
<line>
ALVE*, *. A. S. O museu como esf**a *e comunicação. In: Seminario de Investi*ación en
</line>
<line>
Mu*eología de los *aíses de Língua *or*uguesa y Es*añola, II, *010, Bu*nos Aire*. A**is...
</line>
<line>
B*enos Aires: ICOM, 20*0.
</line>
</par><par>
<line>
BO*RDIEU, P; THIOLLE**, M. A opinião pública não exi*te. C***ica
</line>
<line>
Me*o*ológica,
</line>
</par><par>
<line>
investiga*ão soc*al enq*ete operária, São Paulo, 1981. Opinião Pública e Propaganda. e
</line>
<line>
Disponível **:<http://evoluireduc*c*onal.com.br/*p-content/uploa*s/2*12/0*/21*79592-
</line>
<line>
Bourd*eu-A-opini*o-publica-*ão-existe.p*f>. Ace*so em 02 maio. 201*.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL, Câmara dos deputados. Legislação so*re *use*s. ed. Brasília: Câma*a do* *
</line>
<line>
dep*tados, 2013.
</line>
</par><par>
<line>
BRA*IL, Mi*istério do turi*mo. Tur*smo cultural: Orientaçõ**
</line>
<line>
bási*as. 3 ed.
</line>
<line>
*rasília:
</line>
</par><par>
<line>
M*nist*rio do t*rismo, 2010.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL. Art. 21* *a Cons*ituição Federal de 1*88. Cons*itui*ão Da Re*ública Federativa
</line>
</par><par>
<line>
Do
</line>
<line>
Brasil,
</line>
<line>
Bras*lia,
</line>
<line>
DF,
</line>
<line>
1988.
</line>
<line>
Disponível
</line>
</par><par>
<line>
*m:<ht*p://www.*usbrasil.c*m.br/to*ical/10647933-216-da-c*nstituição-fede**l-de-***>.
</line>
<line>
Acesso em 04 maio. 2016.
</line>
<line>
COMUNICAÇÃO. IN: *icionário da L*ngua Portu*uesa. *isboa: Priberam Inf*rmática,
</line>
<line>
*008-2013.
</line>
<line>
Di*p*nív*l em:< h*tps://www.priberam.p*/DL*O/comu*ica%C3%A7%C3%A3o>. Acesso
</line>
<line>
*m: 20 abr. *016.
</line>
<line>
DE*VA*LÉES, A.; *AIRESSE, F. Conce*t*s-chav* de Museo*ogia. I*OFOM, São Paulo:
</line>
<line>
*dição em **rtu*uês. 100 p. 2014.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 13, n. 6, art. *, p. 31-48, nov./**z. 201*
</line>
<line>
www4.fs**et.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Im**rtânci* da Opini** Públi*a dos V**itantes e* Ambientes Mu*eológico*: Muse* *fro-Brasile*r*
</line>
<line>
4*
</line>
</par><par>
<line>
GOSL*NG, M; *OELHO, M; RESENDE, P. D. L. *ualidade Percebi*a e Intenções
</line>
</par><par>
<line>
Co*portamentais de visitantes em Museus: Uma Pr*p*sta de Modelo. Revista T*r*smo
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Visão e Ação, v.16, n.3, set./dez. 2014. Dis*onív*l **:<:www.*n*v*le.*r|p*ri*dicos>. Acesso
</line>
<line>
em 16 abr. *0*6.
</line>
<line>
H*LBWA*HS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centa*ro, *006. 224p.
</line>
<line>
HOHLFELDT, A; MARTINO, L, C; FRA*ÇA, V, V. Teo**as da comunic**ão: conceit*s,
</line>
<line>
*scolas, *endências, * ed. P*trópolis: Vo*es, 2015. 3*9p.
</line>
</par><par>
<line>
IC**OM. Comité I*terna*ional de* ICOM *ar* La Mu*eolo*ía, 2011, pag.
</line>
<line>
*74-283.
</line>
</par><par>
<line>
Di**oníve* em: <http://ler.l*tras.u*.p*/site/geral.aspx?id=3&t*=6>. A*esso em *9.04.20*6.
</line>
<line>
IPAC. Pergun*a* Frequentes. O que * *at*i*ônio cu*tu*a*. Disponí*el
</line>
<line>
em:<http://www.ipac.ba.g*v.br/perguntas-f**q*ent**>. A*ess* em 04 m*io. 2016.
</line>
</par><par>
<line>
**LIÃO.
</line>
<line>
Apontamentos
</line>
<line>
sobr*
</line>
<line>
a
</line>
<line>
História
</line>
<line>
d o*
</line>
<line>
mu*eus.
</line>
<line>
Disponível
</line>
</par><par>
<line>
em:<www.cult*ra.mg.gov.b*/.../Mu*eus/.../caderno*ir*tri*es_segu*dapar*e>. Acesso em 16
</line>
<line>
abr. 2016.
</line>
<line>
*AKA*OS, E. *. Fundam*ntos *e metodolo*ia ci**tífic*. São Pau*o: ATLA*, 2003.
</line>
<line>
*U*ISCO, M. L. N; V*EI*A, C. S. Man*al de es*ilo acadêmico: trabalhos de conclus*o *e
</line>
<line>
c**s*, disse*tações * teses. 5. Ed. *alvador: EDUFBA, 2013. 145p.
</line>
<line>
MAE. História. D*sponível em:<*t*p://*ww.m*e.ufba.br/s*bre/hist**ia/>. Acesso em 18 abr.
</line>
<line>
2016.
</line>
<line>
MAFRO. Hi*tória. Dis*on*vel em:<htt*://www.mafro.ceao.ufb*.br/>. *c*ss* em 18 abr.
</line>
<line>
201*.
</line>
<line>
RO**I*UES, D. Patrimôni* cultural, *emória so*ial e Identidade: um* a*ordagem
</line>
<line>
**tro*ológic*. UBIMU*EU*, n.*, *. 1-8. 20*5.
</line>
</par><par>
<line>
SALES, R. IBGE:
</line>
<line>
Acesso
</line>
<line>
de
</line>
<line>
ne**os à *niversidade cresce; *a*or*a ainda é b*anca. Valor
</line>
</par><par>
<line>
*c*nômico. Disponível em: <htt*://www.val*r.com.br/brasil/4342534/ibge-acesso-*e-negr*s-
</line>
<line>
universidade-cresce-m*i*ria-*inda-e-branca>. Ac*sso em 02 abr. 2016.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Tere*ina PI, v. **, n. 6, art. 3, p. 31-4*, nov./d*z. 2*16
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
A. J. Lima, *. M. *antos
</line>
<line>
*8
</line>
</par><par>
<line>
SILVA, P. G.; SANTOS, G. E. O. A qu*lidade da ex*eriência dos vis*t*n*es ao Mus** do
</line>
<line>
Futebol. O*servatório de inovaç*o do turismo. R*vis*a acadê*ica, Rio d* Janeiro, v.*. n.2,
</line>
<line>
p.*-19, j*n. *011. Dis*on*vel em:<www.*bape.fgv.br\re*ist*oit>. Acesso e* 16 *br. 2016.
</line>
<line>
S*L*A, W. *. D. Importân*ia Dos Muse*s *o Processo De Desenvolvi*ento T*rís*ico D*
</line>
<line>
Minas Gerais: Uma Análi** D* Museu Mariano Procó*i* - Ju*z D* Fora - MG, Minas
</line>
</par><par>
<line>
Gerais. *atr*mônio:
</line>
<line>
Lazer & Turismo, v.6, n.6, *.3*-49, abr./jun. 2009. D*s*oníve*
</line>
</par><par>
<line>
em:<http://www.unisantos.br/pos/revistap*trimon*o/>. Ac*sso em 29 nov. 2015.
</line>
</par><par>
<line>
Como R**e**nc*ar este Artigo, conform* *BNT:
</line>
<line>
LI*A, A. J; S*NTOS, G. M. * Impo*tânc*a da O*inião Púb*ica dos Visita*tes em Ambientes
</line>
<line>
Museológ*c*s: Museu Afro-Brasil*iro. Rev. FSA, Teresina, *.13, n.5, ar*.3, p. 31-4*, nov./d*z. 2*16.
</line>
</par><par>
<line>
Contr*bu*ç*o dos Autor*s
</line>
<line>
A. *. L*ma
</line>
<line>
G. M. Sant*s
</line>
</par><par>
<line>
*) c*ncepção e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) aná*ise e i**erpreta*ão dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) ela**r*ção do ras**n*o o* na revisão crítica do c*nt*údo.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participa*ã* *a *provação da **rsão fi*a* do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 13, n. 6, art. 3, *. 31-*8, n*v./dez. 201*
</line>
<line>
ww*4.fs*net.co*.b*/revista
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)