<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 6, art. 1, *. 03-17, nov./dez. 2016
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2016.13.6.1
</line>
</par><par>
<line>
Projeto Radam: (Re)Descobrindo o *rojeto *e Sensoriamento Remoto Aplicad* a* Mapeamen*o
</line>
<line>
d* Amazô**a
</line>
<line>
Radam Projec*: (*e)Discoveri*g the Remote *enso*i*g Project *pplied to the **ppin* of the
</line>
<line>
Ama*on
</line>
</par><par>
<line>
G*ilher*e *e Freit*s Borges
</line>
<line>
Doutorado e* Ci*ncias Contábei* **la Univer*idade Federal d* Uberlând*a
</line>
<line>
Mestre em A*ministração pel* Un*versidade Fede*al de Lavr*s
</line>
<line>
P*ofessor ** Instit*to *ederal do Tr*â**ulo Mine*ro
</line>
<line>
E-mail: guilher*e*orges@ift*.edu.br
</line>
<line>
Raoni *uerra Lucas Rajão
</line>
<line>
*out*r em Organisa*ion, *or* and T*chnology / *an*a*ter Unive*sit*
</line>
<line>
Professor de E*genharia da Produção da Univer*idade Federal d* M*n*s *er*is
</line>
<line>
E-m*il: r**niguerra@gmail.c*m
</line>
</par><par>
<line>
*nder*ço: Guilher*e de Frei**s *orges
</line>
<line>
Editor Científic*: Tonny *e*ley de Ale**a* Rod*igues
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Ende**ço: IFTM - A*enida T*rezinha L*ssi
</line>
</par><par>
<line>
C*puano, n°. 25*, Chácara *as Ros*s, CEP: 38.74*-*00,
</line>
<line>
Artigo *ecebido em 24/0*/201*. Ú*tima versão
</line>
</par><par>
<line>
Patrocí*i*/MG, Bras*l.
</line>
<line>
receb**a em 15/*9/2016. Aprovado em 16/0*/2016.
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
G. F. Bor*es, *. G. L. *ajão
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Conhecer a fund* o terr*tór*o de uma nação é
</line>
<line>
um passo imp*rtante par* se c*nseguir
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*anutenção da segurança nacio*al e contr**uir para o desenvolvimento. O p*i**ir* esforço
</line>
</par><par>
<line>
**gni*ic*t**o de um lev*ntame*to do
</line>
<line>
ter*itório bras*l*iro oco*reu em meados dos
</line>
<line>
governo*
</line>
</par><par>
<line>
m*l*tares e fico* conhecido como *r**e*o **DAM. Este proj*to,
</line>
<line>
apesar da sua
</line>
<line>
no*or*edad*,
</line>
</par><par>
<line>
relevân*ia grande *lcance, *ouco foi discutido e pesquisado pela a**demia. Sendo ass*m, e
</line>
<line>
destaca-se a importânc*a *e estudo* que contr*b*a* para o debate sobre o territór*o brasil*i*o,
</line>
</par><par>
<line>
em especial a Amazô*ia. Adem*i*, o
</line>
<line>
objetivo principal des*e tr*balho é uma *en*ativa
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
re*onstrução *istóri*a *aq**lo q*e *o* *rojeto *ADA*, t**duz*do p*r *eio d* rela*o de o
</line>
</par><par>
<line>
exper*ê**ia busc* a font*s primá**a*. Espera-se q*e essa pesquisa e
</line>
<line>
contrib*a no sentido
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
preencher uma lacun* encontrada na bibliografi* até então
</line>
<line>
produzida sobre o Proje*o
</line>
</par><par>
<line>
RADA*, uma vez que foi
</line>
<line>
possív*l
</line>
<line>
descrev*r o p*ojeto, *p*esen*ar sua operacionalida**,
</line>
</par><par>
<line>
rel*tar os epis*dios não publ*cados e verificar os alcances do proje**.
</line>
<line>
Palavras-chave: RA*AM. Sensoriamento Re*ote. Am*zônia.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
Kn*wing deeply the territory of a *ation i* an i*portant step to achiev* the nat*onal secur*ty\s
</line>
<line>
mainte*ance *nd co*tribu*e to the country\s devel*pment. The first sig*if*cant effort
</line>
<line>
s*emming from a survey *erformed wi*hin the Brazil*an territory o*curred in the middl* *f the
</line>
</par><par>
<line>
militar* government
</line>
<line>
a*d became known as the R*D*M Proj*c*. Despite the project\s
</line>
</par><par>
<line>
*otoriety, *elevance and
</line>
<line>
broa*-ran*i**, it has been scar*ely di*cussed an* resear*hed by the
</line>
</par><par>
<line>
academy. Thus, *t i* h*ghl*ghted the *mportance of stu*ie* that *ontribute t* th* deba*e on the
</line>
<line>
B*az*lian territory, **peciall* *he Amazon. More*v*r, the main o*jec*iv* *f this work is an
</line>
</par><par>
<line>
a*t*mpt of historical recons*ruction
</line>
<line>
of w*at the RADAM P*oject wa*, translate* by
</line>
</par><par>
<line>
*xpe*ience *eports and se*rches *o primary sources. I* is ho*ed *hat *his researc* contri*ute t*
</line>
<line>
f*lling a gap f*u*d i* t*e lit*rature so *ar produc*d about *he RADAM P*oject, while in which
</line>
</par><par>
<line>
it *as possibl* to descr*be the project, present**g
</line>
<line>
its operat*on, repor* the unpublished
</line>
</par><par>
<line>
episodes and check *he scope of *he pro**ct.
</line>
</par><par>
<line>
*eywords: RADAM. *emote S***oring. *mazônia.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 6, ar*. 1, *. 03-17, no*./d*z. 2*16
</line>
<line>
w*w4.fs*n*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Projeto Radam: (Re)*escobrindo o P**jeto de Sensoria*ento Remoto *pli*ado ao **p*amento da A*azônia
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
1. *NTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
As di*cu*sões acerca
</line>
<line>
do território *ras*leiro, e* especial a r*gião amazô**ca, veem
</line>
</par><par>
<line>
*endo rei*erada* em diversos meios, a saber, acadê*ico, po**tico, econôm*co
</line>
<line>
e de*e**
</line>
</par><par>
<line>
*a*i*nal. P*r *écada*, e atravessa*do m*nd**os
</line>
<line>
de gover*o, a questão da capacidade
</line>
</par><par>
<line>
brasi*ei*a e* proteger o território da Ama*ônia é sempr* colocada em cheque, ap*i*do *elo*
</line>
<line>
defensore* da "*nte*n**ionalização" d*s*a região.
</line>
<line>
Nesse senti*o, conhecer a fundo o t*rr*t*rio de u*a na*ão é um pas** im*o*tante para
</line>
<line>
*e *onseguir a manute*ção ** ***urança *acional e contribuir p*ra o desenvolvimento. O
</line>
<line>
primeiro esfor** significa**v* de um le*antamen*o d* ter*i**rio br*s*leiro o**rreu em mea*os
</line>
<line>
dos governos milit*res e ficou **nh*c*do c*mo projeto RADAM.
</line>
</par><par>
<line>
O *rojeto RA*AM, e p*steriormen** chamado de R*DAMBRASIL,
</line>
<line>
f*i um dos
</line>
</par><par>
<line>
mai*res * ma*s *on*eituados esfor**s *amais
</line>
<line>
realiza*o* *té à déc*da de *0 pa*a mapea*
</line>
</par><par>
<line>
recu**o* naturais e **alisa* *mbientes ecológico* no Bras*l. O *rojeto in*ciou-se em 1968 c*m
</line>
<line>
a ida de um *rupo de técn*c*s b*asi*eiros ao* Esta*os Unidos, ond* *i**ram con*ecimento das
</line>
</par><par>
<line>
técn*cas de *ens*riamento r*moto a*l*ca** ao ma*eamento. Esse grupo re*res*ntava
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Depart*m*nto *acio**l da Produç*o Mine**l (DNP*).
</line>
</par><par>
<line>
*uando os *é*ni*o* retornaram ao Brasi*, foi criado o SERE (**n*oria*en*o Re*ot*)
</line>
<line>
do DNPM para *es*nv*lver o* con***imentos *btidos, sen*o a p*imeira experiência de
</line>
<line>
trabalho no Quadriláte*o Fer*ífero em que se obteve um exce*ente resultado. Esse f*to levou o
</line>
</par><par>
<line>
Ministério *e Minas e *nergia
</line>
<line>
a iniciar e*tu**s, em nov*m*ro
</line>
<line>
de 1*69, visa*do
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
impl*nt*ç*o *e um p*ojeto de *eva*t*ment* de recursos natu*ais na Amazôni*, face
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*eces**d*de d* *onheci*e*to da Ge*logia, Cartograf*a, V*get*çã* e dos *ol*s das áreas do
</line>
<line>
Programa de Integr*ção **c*onal (PIN).
</line>
</par><par>
<line>
Em outu*r* de 1970, at**vés da Portaria n°. *048, Ministé*io de Minas e Ene**ia o
</line>
<line>
cri*u a *o*issã* Execut*ra *o *rojeto *ADAM (Radar na Amaz*nia) por **io de re**rsos
</line>
<line>
*o PIN, com a f*n*lidade d* elaborar c*rtas Geol*gi*as, Geomor*ológica*, Fito*e*g*áficas, d*
</line>
<line>
Solos, Topo*ráfi*as Planimétricas e de Uso Pote*cial da Terr*. O p*ane*ame*to inicia* previ*
</line>
<line>
o lev*ntamento de uma área de 44.000 km², lo*a*izada próxim* ao Rio Tapajós. Em *unção **
</line>
<line>
qual*dade do materia* obt*do, o Pr**eto sofreu amplia*ões *ubsequ**tes: em setem*ro de 1971
</line>
</par><par>
<line>
f*i
</line>
<line>
ampliado par* 2.*00.000 km²; em *utu*r* *e 1971, pa*a
</line>
<line>
3.800.000 km²; em ju*ho e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
1972 *ara 4.*00.*00 k*² (ROESSEL; GOD*Y, 19**). E, fi*almente, em 1975, * projet* foi
</line>
<line>
a*pliad* p**a todo o Brasil, passando a chamar-se, então, Pr*jeto RADA*BRASIL.
</line>
<line>
R*v. FSA, *eresina P*, v. *3, n. 6, *rt. 1, p. 03-17, *ov./dez. 2*16 *ww4.f**net.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. F. Bo*ge*, *. G. L. Raj*o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
O projeto *AD*M, apesar da sua notoriedade, relevância e gran** a*cance, pou*o *oi
</line>
<line>
di*cutido e pesquisad* pela academi*. Send* a*sim, **s*aca-se a importâ**ia *e estudos **e
</line>
</par><par>
<line>
*on*r*buam
</line>
<line>
par* o de*a*e so*re o
</line>
<line>
t*rritóri* brasi*eiro, em especial a Ama*ônia. Ademais,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*bjetivo
</line>
<line>
*rincipal des*e trabalh* é uma ten*ativa d* *econstrução hi*tór*ca daquilo
</line>
<line>
*ue foi o
</line>
</par><par>
<line>
Projeto R*DAM, traduzi*o por m**o de relato de experiência e busca a fontes primárias.
</line>
<line>
2. R**EREN*IAL *EÓR*CO
</line>
<line>
2.1. O Projeto RADAM
</line>
<line>
O Projet* RADAM, *ue operou entre 1970 e 1985, foi dedic*do à *ob*rtu*a de
</line>
<line>
*iversas *egiões do territ**io br***leiro p*r imagens aér**s d* radar, capta*as por avião. * uso
</line>
<line>
do radar de v*sada lateral (SL*R, Side-Look*ng Ai*borne Radar) pe*mitiu col*er i*agens da
</line>
</par><par>
<line>
sup*rfície, sob
</line>
<line>
* densa cobertur* de nuven* e fl*restas (ALDRICH, 1979; *OESSEL;
</line>
</par><par>
<line>
*OD**, 19*4). Com ba*e n* interpretaç*o
</line>
<line>
de*sas imagens, foi rea**zado um amplo estudo
</line>
</par><par>
<line>
*nt*grado do meio físico e bi*tico d*s regiõe* ab*angidas pelo p*oj*to, que inclui textos
</line>
<line>
analíticos * mapas *emá*i*os so**e geol*g*a, g*omorfologi*, *edologia, vegetação, u*o
</line>
</par><par>
<line>
p*tencial da terra e
</line>
<line>
cap*c*dade de uso dos recurs** n*t*rais reno**veis, q*e até, hoje,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
uti*iz*do como r*ferência n*s
</line>
<line>
pro*ostas de zoneamento ecológico da Amazônia
</line>
<line>
brasileira
</line>
</par><par>
<line>
(*RA*IL, 19*6).
</line>
</par><par>
<line>
Oper*c*onalmen*e, e* março de 1971, uma e*presa b**sileira foi cont*a*ada pa*a
</line>
</par><par>
<line>
fazer o aero*evantamen*o, esta*elecer
</line>
<line>
o *ontrole da terra e *ont*r *s m*saicos não
</line>
</par><par>
<line>
c*n*rolados * semicontrolados de r*dar (SILVA, 1979). Foi solic*ta*a as*es*oria estra*geira
</line>
</par><par>
<line>
par* auxi*iar na busca
</line>
<line>
de uma mel*or m*todologia
</line>
<line>
a ser apl*ca*a
</line>
<line>
pelo RAD*M n*
</line>
</par><par>
<line>
levantamento dos recurso* natur*is da Amazônia. Esta metodologia só *oi decidida se*s *es*s
</line>
<line>
depois das disc*ss*es. Preval*ce* o ponto de vist* dos b**s**eiros, de que o êxito do traba*ho
</line>
<line>
na região só s*ria alcançado se houvesse veri*ic*ção conv*niente das interpretações
</line>
</par><par>
<line>
prel*minare* dos *osaico* *o pr*prio ter*e*o. Embor* es*a
</line>
<line>
op*ão aumenta*se cust*s,
</line>
</par><par>
<line>
*lo*gan*o
</line>
<line>
também o tempo d* execução do pro*eto, os resultados seriam, n* e*tan*o, de
</line>
</par><par>
<line>
mai*r gr*u de c*rteza. A p*rtir des*a *ecisão metodológica, os estudos *o R*D*M ti*eram
</line>
<line>
início em f*vereiro de 19*2.
</line>
<line>
N*s*e m*smo *no, a **m d* consolid*r as *esquisas no campo d* sensoriamento
</line>
</par><par>
<line>
remoto, o **verno cri*u o Instituto N*cio*** de Pesqu*sa* Espaciais (INPE)
</line>
<line>
que *assou
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere*ina, *. 13, n. *, ar*. 1, p. 03-17, *ov./de*. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Projeto *adam: (Re)*escob*indo o Projeto de Sens*riamento Remoto Aplicado ao *apeament* da Amazônia
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
obte* imagens de sa*éli*e. De*ta f*rma, o Brasi* *e tornou o prim*iro país fora da América *o
</line>
<line>
Norte a te* *m pr*grama de *esquisa de *en*oriame*to remo*o (RAJÃO, 2011).
</line>
<line>
Em uma pe*quisa empírica *mpree*d**a p*r Ra*ão e H**es (2009), foi ident*fic**o
</line>
<line>
que o sistema de monitoramento da Am*zônia perpassa por *rês tipos de *oncepções *e
</line>
<line>
controle, a s*b*r: militar, *conô**ca e ec*l*gica. P*rtanto, considerando o p*r*o** **
</line>
</par><par>
<line>
exec*ção do RADAM entre 1*70 e 198*, e a *erspectiva
</line>
<line>
de anál*se do* a*tores, verifica-se
</line>
</par><par>
<line>
que nes*e e*paço tem*or** vig*rou uma aliança entre as *once*ç*es de controle milita*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
econ*mica, *m que o siste*a *e m**itor*men*o foi usado como uma ferramenta para ap*iar o
</line>
<line>
*esmatamento, * fim de *elhor utiliza* *s r*cursos natura*s.
</line>
<line>
A primeira fas* do projeto RADAM consistiu *a obt**ção das imagens de radar em
</line>
</par><par>
<line>
fo*h*s de *º x 1º3*\ na escala de
</line>
<line>
1:250.000.A fi* de realiz*r a segunda fase, a
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
**peamento p*opriamente dito, foram organizados o* seguintes setores com as s*as
</line>
<line>
respectivas atribui*ões:
</line>
<line>
Quadro 1 - Setores e a*ribui*ões
</line>
</par><par>
<line>
Setor
</line>
<line>
Atr*b*i***
</line>
</par><par>
<line>
Geo*ogi*
</line>
<line>
Mapeame*to Geológico
</line>
</par><par>
<line>
Vegetação
</line>
<line>
Mapeamento Fitoecológi*o
</line>
</par><par>
<line>
S*los
</line>
<line>
Mapeamento ao níve* ex*loratório de solos e sua inte**retaçã* ***a * mapa d* a*tid*o agrícola (ma**jo primit*vo e ava*çado)
</line>
</par><par>
<line>
Ge*mo*fologia
</line>
<line>
Mapea*ento Geomorfológico
</line>
</par><par>
<line>
Ca*togra*ia
</line>
<line>
*apeamento Topog*áfico
</line>
</par><par>
<line>
Us* P*tenci*l da Terra
</line>
<line>
Mapea*ento da capacidade natural da terra
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: E*abor*do pel* aut*r. Dados da pe*quisa (20*5).
</line>
<line>
P*ra a atuação em nível *acional o RADAMBRASIL cr*ou p**tos de apoio *u ba*es
</line>
<line>
em *at*l (*a*a o N*r*este), Goiânia (*ara o Centro-O**te), Flo*ian**olis (Região *ul), Rio
</line>
<line>
de J*neiro (Região Su*este), es*abele*endo a sede do projeto em Sal*a**r, que tamb*m se
</line>
<line>
en*arregar*a do m*p*amento de parte da Região Nor*es** * Sudeste.
</line>
<line>
A aeronave "C*ravelle" norte-ameri*a*a fotogr*fou os 3.*00.000 *m* *o t*rritóri*
</line>
<line>
brasil*iro. Pela prim*ira v** * Brasil *eve seu território *odo foto*rafado por rada*. Feito *s**,
</line>
<line>
iniciaram-se as a*aptaç*e* do projeto orig*nal, con*iderando *s necessidades de *ada região.
</line>
</par><par>
<line>
No Nordeste, por e*emplo, uma das partes mais im*ortantes do lev*ntamen*o
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
re*urs*s naturais foi *evid*, e*clusiva*ente aos problemas de *g*a, visan*o
</line>
<line>
rac*on*lizar os conheci*entos já existente* e defi*ir como d*ve* ser aproveitados
</line>
</par><par>
<line>
os
</line>
<line>
ma*anciais *e sup*r*ície e de *guas p*uvi*is. Já no Sul, um dos probl*m*s a *er
</line>
</par><par>
<line>
estuda*o
</line>
<line>
era * voçor*camento, um processo de er*sã* que afetava *e*ermi*adas
</line>
</par><par>
</page><line>
re*iõ*s e c*dades do Paraná. No C*ntro-Oeste, o RADAM *edicou atençã* especial
</line>
<line>
ao Pant*nal Matogross*n*e, com o objetivo *e oferecer s*ges*ões ao seu
</line>
<line>
p*anej**ento agrícola e melhorar *s condiçõe* da pec**ria. P*ra isso tentou-*e
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 13, n. 6, art. 1, p. 03-17, nov./dez. 2016 *ww4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. F. Borges, R. G. L. Rajão
</line>
<line>
8
</line>
<line>
descobrir os loc**s on** os rebanhos fiquem a sa*vo **s águ*s ou estudar um meio
</line>
<line>
de drenar a água nas áreas sujeitas às inundações (*IL*A, *979, *. 3).
</line>
</par><par>
<line>
Como suporte *s *tividade* des*nvolvidas pelos setores de recur*os naturais da terra, o
</line>
<line>
Projeto *ontou *i*d* com as segu*nt*s seções:
</line>
<line>
Quadro 2 - Se*ões de Apoio ** Projeto
</line>
</par><par>
<line>
*e*ão
</line>
<line>
Atribui*ão
</line>
</par><par>
<line>
Lo**stica
</line>
<line>
Encarregada d* t*do o processo relativo ao* tra*alhos de campo, tais como, tr*nspo*te, acom*dação, a*ertura de clareiras e trincheiras, programação e fiscalização das ae*onaves sob contrat*.
</line>
</par><par>
<line>
Apoio T*cn*co
</line>
<line>
Gru*o **sp*nsá*el pela orientação e fiscalizaçã* da qu*lidade das *mag*ns *b*idas.
</line>
</par><par>
<line>
Banco de Dados
</line>
<line>
Encarreg*do d* r*ce*ção e **st*ibuição de to*os os **dos do P*ojeto in*lu*ndo fo*ográficos e bibliográ*i**s.
</line>
</par><par>
<line>
Administração
</line>
<line>
*esp*nsável por *odos os aspectos burocrá*ic*s d* Projeto
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabora*o pelo aut*r. Dados da p*squisa (2015).
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Método de trabal*o apl*cado n* RAD*M
</line>
</par><par>
<line>
A utilizaçã* *as image*s de *adar (que eram f*itas sob quaisq*er
</line>
<line>
condições *e
</line>
</par><par>
<line>
lumin*sidade, c**ma ou sobr* as nuvens) tinha como *bjet*vo * c*nhec*me*to inicial da área *
</line>
<line>
o supri**nto d* defici**cia e escassez d* fo*ogr*fi*s aér*as e *apa* da região.
</line>
<line>
*avi* obediência a u*a me*odologia gera* pa*a todas as divis*es do proj*to, pois já se
</line>
<line>
a*u*ulava um conhe*imento consideráv*l e, por *nalogia, deduzi*-se o que representav** os
</line>
</par><par>
<line>
cont*aste* *as imagens. *ntre*ant*, as fot*grafias ca*tad*s
</line>
<line>
pe*o radar não eram tota*m*nte
</line>
</par><par>
<line>
*lar** e obj*ti*as, e, *ortanto, er* nec*ssári* *r a cam*o coletar in*ormaç*es ma*s **atas. A
</line>
</par><par>
<line>
fotointer***taçã* é uma técn**a
</line>
<line>
bem evolu*da, mas não revela ta*to coi*a q*a*to se su*õ*.
</line>
</par><par>
<line>
*ada etapa *essa meto*ologia é ve*cida através de recursos téc*icos e*pecífico*, *ue mui*as
</line>
<line>
*ezes variam de inte*sida*e de u*ilização, de t*ma *ara tema e, mesmo, de *rea para área. As
</line>
<line>
et**as do método de trab*lho segu*am a se*uinte ord*m:
</line>
<line>
1° Visão geral d* área: que corres**nde à imagem de *adar *a **cal* d* 1:*.*00.0*0. Es***
</line>
<line>
imagens recobri*m áreas com 6° no seu senti** dos meridianos * 4° no sentido d*s paralel*s,
</line>
<line>
apres*ntavam-se co* imageamento referente a *6 folhas na es**la 1:250.000 e com uma áre*
</line>
<line>
respectiva de 288.000 km² *pro**madame*te.
</line>
<line>
2° Pesquisas carto*ráfica e bibliográfica: *aseavam-se, prin*ipa*mente, n*s recursos
</line>
<line>
disp*n**eis do banco *e dados referentes a c*da área a ser mapeada.
</line>
</par><par>
<line>
3°
</line>
<line>
Interpretação preliminar *a* folhas: na escal* 1:250.000, auxi**a*a
</line>
<line>
p*r fai**
</line>
<line>
de radar
</line>
</par><par>
<line>
para estereo*co*ia, além da
</line>
<line>
utilização de se*sore* auxiliares, *omo fot*s
</line>
<line>
*e infra-vermelho
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, *. 13, n. 6, art. 1, p. 03-*7, n*v./*ez. 2016
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.b*/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*r*jeto Radam: (Re)*escobrindo o Projeto de S*n*ori*mento **moto Aplicado ao Mapeamento da *maz*nia
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
(p*eto e *ranco * *a*sa cor), na escala 1:130.000; fotos multi-es*e*trais; na e*cala d* 1:*0.000;
</line>
</par><par>
<line>
fot*s *andSat, na *scala de 1:1.0*0.000;
</line>
<line>
víde* tapes na e*cala de 1:23.000;
</line>
<line>
e perfi*
</line>
</par><par>
<line>
alt****ricos.
</line>
</par><par>
<line>
4° S*brevoo e trab*lho *e c*mpo: no sobrevoo, utili*ava-se ** avião bimotor. Os trabalhos
</line>
</par><par>
<line>
d* campo,
</line>
<line>
assim como os sobre**os, eram *ealiza**s *m *uantidade su*iciente
</line>
<line>
*ara
</line>
</par><par>
<line>
es*l*re*e* as dúvid** surgidas na int*rp*etação p*eliminar. Utilizavam-se estr*das *e roda*e*
</line>
</par><par>
<line>
e n*vegação fluvial,
</line>
<line>
*l*m de pontos *fetuados com
</line>
<line>
**ertura *e clarei*** para pouso de
</line>
</par><par>
<line>
*e**cóp**ro. A *orça Aérea Brasi*ei*a havia dese*volvido técni*as da descida na selva a par**r
</line>
</par><par>
<line>
de um h*l*cóp*er*, com a
</line>
<line>
finalidade de
</line>
<line>
resgatar *essoas perdidas ou acidentadas, * e*sas
</line>
</par><par>
<line>
técni*as foram ap*icadas pelo RA*AM no trabal** de pesquisa da t*rra amazônica, pa*a a*rir
</line>
<line>
c*areiras onde pudessem e, poste*i*rmente, descer os técnicos para coleta *e amos*ras. Quatro
</line>
<line>
cla*e**as eram aberta* po* dia, se**o *stas oper*ções pla*ejadas nos *eus mín**os d*t*lhes, e
</line>
</par><par>
<line>
os home*s
</line>
<line>
do *xé*cito, quando descia* *ara abrir clareir*s, estavam
</line>
<line>
prepar*dos
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
sobr*viver i*ol*dos por até q*atro *ias, ou conforme o *ec*ssário.
</line>
<line>
5° Reinterpretação fi*al da es*ala de 1:250.000: após os esclarecimentos obtid*s n*
</line>
<line>
so*revoo e trabalhos de campo, fazia-se a reinte*pretação, c*nsider**do os ajustes necessários
</line>
<line>
*ar* se ter o docume*t* defi*it*vo e a colo*ação de *egendas.
</line>
</par><par>
<line>
6° Red*ç*o das inte**reta*ões
</line>
<line>
para 1:5*0.000 e de 1:1.*0*.000, es*ala *e publicação: A
</line>
</par><par>
<line>
re*ução era fe*ta automati*ame*te, de modo a evitar erros humanos.
</line>
</par><par>
<line>
7° Confec*ões *e mapas e relatórios: mapas, relatório, todo ma*erial con*e*cionado *
</line>
<line>
e*a
</line>
</par><par>
<line>
enviad* para a Divisã* de Publica**o para im*r*ssão.
</line>
</par><par>
<line>
*onvém destac*r que durante *odo esse *rocesso de mapeamento havi* trocas de
</line>
</par><par>
<line>
informa*ões *nt*e as Divisões respon*áveis
</line>
<line>
p*lo* di*er*os temas e áreas. Esse fator
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*n*is*ociabil*dade era fundamental p*ra a *rod*ç*o de mapas e re*at*rios con*isos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
r**resenta*i*os da realid*de.
</line>
</par><par>
<line>
3. PROCEDIMENTOS ME**DOLÓGICOS
</line>
</par><par>
<line>
Q*anto à forma de *borda*em d* problema, esta pesquisa ap*n*ou par* a re*lização
</line>
</par><par>
<line>
de uma *esq*isa qualitat*va. A
</line>
<line>
pe**uis* q***itat*va é *d*quad* quando buscamos
</line>
</par><par>
<line>
c*mpree*der a perspectiva dos participantes (indiví*uos o* gr*pos pequenos de *essoas *ue
</line>
<line>
serã* pes*ui*ados) sobre os fenôme*os que *s rodeiam aprofundar suas experiência*, pontos
</line>
<line>
de vista, opiniões e sign*fica**s, isto é, verificar a forma como o* participantes percebem
</line>
</par><par>
<line>
subjetivamente sua reali*ade ou fatos pa*sados. *egu*do Mi**yo (*011), "*
</line>
<line>
*bjetivo
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 13, n. 6, art. 1, p. 03-17, nov./dez. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. F. Borg**, R. G. L. R*jão
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
avaliaç*o qualitativa é permitir a compre*nsão d** processos * dos r*sulta**s, con*iderando-
</line>
</par><par>
<line>
os como um *omplexo inte*rado por ideias (...)". Quanto aos obj***vos, o
</line>
<line>
estudo ** mostra
</line>
</par><par>
<line>
descritivo e explo*a*ório. M*lhotra (2*06)
</line>
<line>
*ponta a pesquisa descri*iva como
</line>
<line>
aquela que
</line>
</par><par>
<line>
objetiva desc*ever ou de*inir **terminado fenô*eno, pelo qual o pesquisador obse*va,
</line>
<line>
registr*, analisa, classific* e interpreta os *at**. E, segundo Hair *r, et al. (2009), a pesquisa
</line>
<line>
*xplor*tóri* é orie*tada para descobertas e *a*tante útil aos pesqui*adores, quando se dispõe
</line>
<line>
de pou*as *nformações.
</line>
</par><par>
<line>
*tilizo*-se de entrevista sem*es**uturada p*ra *aracteriz*r a per*epção
</line>
<line>
de
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
integrante da e*u*pe *écnic* so*re sua exper*ência no Projeto R**AM. A *m*stra foi
</line>
<line>
se*eci*nada por cri*érios relacionados à *onv*niência e ace*sibil*d*de. O sujeito entrevis*ado,
</line>
</par><par>
<line>
*tualmente aposentado, tem 83 a*os e t*ab*lhou por
</line>
<line>
*5 anos no Pro*eto. Foi elabor*do *m
</line>
</par><par>
<line>
ro*eiro de ent*ev*s*a ten*o
</line>
<line>
em vista o objeto de estudo, o *ef*ren*ial t*ó*ico e
</line>
<line>
qu*stões
</line>
</par><par>
<line>
norte*doras. Tal *écnica f*i *elecionad* *or permitir ma*or liberdade do
</line>
<line>
ent*evistador *m
</line>
</par><par>
<line>
fa**r questionamentos que, po*sivelme**e, viessem * s*rg*r duran*e * ent*evista. Sob
</line>
<line>
anuê*cia do indivíduo entrevistado, atravé* de T*rmo de Consentimento L***e e E*clar*cido,
</line>
<line>
a entrevis*a* fo* gravada, transcrita integralmente e posteri*r*ente analisada pelo método *a
</line>
<line>
Análise de *onte*do.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
*nálise
</line>
<line>
de
</line>
<line>
conteúdo, segun*o Bard*n (200*), refere-s* um con*unto de téc*ica* *
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
an*lise da* c*mu*i*ações, *azen*o
</line>
<line>
uso *e procedimentos siste**ticos * o*jetivos de
</line>
</par><par>
<line>
de*crição d* conteúdo da* mensagens. *entre as comunicações, Bau*r e Gask*ll (2*02)
</line>
</par><par>
<line>
indic*m que
</line>
<line>
o* ma*eriais te*tuais
</line>
<line>
escritos *ão os mais tradiciona*s na a*álise d* conteúdo,
</line>
</par><par>
<line>
poden*o ser manipulados pelo pe*quisad** na bu*ca
</line>
<line>
p*r respostas às qu**tões de pesquisa.
</line>
</par><par>
<line>
No caso da pres*nte pe*q*isa, o material textual f** a transcriçã* da entrevista.
</line>
</par><par>
<line>
A análise de
</line>
<line>
conteúdo envolv*u três etap**, conforme suge*e B**din (2006),
</line>
</par><par>
<line>
organiz*das
</line>
<line>
da seguint* f*rm*: 1) p**-an*lise, *ase *m qu* se orga*iza o **terial,
</line>
</par><par>
<line>
si*t*ma*izando as idei*s i*ici*is; 2) exploraç*o do material, definição d* categorias *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
iden*ificação da* u*idades *e registro; e, por fi*, 3) *ratamento dos resul*a*os, infe*ências e
</line>
<line>
i*terpreta*ões, f**e em *ue *cor*e * *ondensação e dest*que das informaçõ*s para anális*.
</line>
<line>
No que t*nge aos pro**dimentos técnicos utiliz*dos, a *esqu*sa é do *ipo d*cumental e
</line>
</par><par>
<line>
bibliog*á*ica. A fonte pr**cipal foi h*st*rica e teve co*o pr*n*ipa** tipos
</line>
<line>
*e documentos os
</line>
</par><par>
</page><line>
escritos oficia*s do período d* vigên*i* d* Projeto RADAM e *not**õe* pessoais do sujeito
</line>
<line>
entrevista*o. E a pesquisa bib*iográfica teve **mo pri*cipal fonte *s p*blicações em l*vros,
</line>
<line>
*ublica*ões oficiais do P*oj*to, papers, publ*caçõ** avu*sas e int*rnet, util*zada*, *o mo*ento
</line>
<line>
inicial, pa*a identificar * *elevância *a pesquisa e os trabalhos publ*cados *ob*e o te*a.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esi*a, v. 13, n. 6, art. 1, *. 03-17, nov./dez. *016 www4.fsanet.co*.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Proj*to **dam: (Re)Descobrin*o o **ojet* de Sensoriame**o Remoto Apli*ado ao Mapeamento da A*azôni*
</line>
<line>
11
</line>
</par><par>
<line>
4. ANÁL*SE DOS RESUL*ADOS
</line>
</par><par>
<line>
Nest* sessão ap*esentam-se o* acha*os *a pes*uisa. Ap*s a l**tur* e*au*tiva do te*to
</line>
</par><par>
<line>
d* cada
</line>
<line>
entrevi*ta, foi possível agrupar as unidades de co*teúd* em grupos, categorias,
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*s ca*egori*s r*c*beram a nomenclatura que melhor repr*se**ava * s*ntetizava
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
idei* do conteú*o das un*dades de textos atribuídas a cada uma. Assim, n*s linhas que se
</line>
<line>
segu*m serão apresenta*as e analis*d*s as *r*ncipais falas d* *ntr*vi*tad*, explicitand* sua*
</line>
<line>
percep**es, sent**o*, significados e experiências.
</line>
<line>
Para manter o rigor met**ológico, o e*trev*stado n*o será identif*cado pelo *eu *ome
</line>
<line>
**rdadeir*, e sim pel* *dentificação "Sr. Silva".
</line>
<line>
4.1. For*ação
</line>
<line>
Iniciando a e*trevista julgou-se i*ter*s*ante sab*r, em primeiro momento, qual foi *
</line>
</par><par>
<line>
*r*jetór*a de f**mação aca*êmic* e
</line>
<line>
profissional *** cu*minou d* pa*ticip*ção no Projeto
</line>
</par><par>
<line>
*ADAM.
</line>
</par><par>
</page><line>
"... **bre minh* formação eu fi* Ciê**ias *o*iai* na federal, era o curso da moda na
</line>
<line>
ép*ca. M*s f*i u*a porca**a, **n*a vi curso tão sem *inalidade, sabe? E *n*** e* f*z
</line>
<line>
amiza*e com o p*ssoal da Geografia * da História. N*ss* época os cursos ainda
</line>
<line>
eram junto*... o curso era tão bom qu* você saia sem sa*e* na*a de Geografi* e nem
</line>
<line>
de História. D*pois disso s*param *s cursos, e **sim ficou técn*c*, muit* bom, * eu
</line>
<line>
optei pe** G*ografia".
</line>
<line>
Des*a forma, o Sr. *ilv* s* gr*duou em Ge**rafia. S*gundo o m*sm*, foi nessa
</line>
<line>
épo*a que os t*aba*hos *e campo d*spertaram - lhe total inte*esse.
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. *3, n. *, art. 1, p. 0*-17, nov./dez. 2016 *ww4.fs*net.co*.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. F. *orges, R. G. *. *ajão
</line>
<line>
12
</line>
</par><par>
<line>
E, *obre sua tra*etória profissional, o S*. Si*va inici*u sua c*rreir* com* docente,
</line>
<line>
l*cio*ando na Fac*lda*e New*o* de P*i**. Po*teri*r**nte, *oi trabal**r n* Fazenda do
</line>
<line>
Rosário, q*e *ra uma es**la par* crian**s "excepcionais" em Be*o Horizont*, em um curso *e
</line>
<line>
especializaç*o de **ofessores rurais.
</line>
<line>
Prosseguindo com *s i**ormações, o Sr. Si*va con*a sobre u*a grande opo*tunidade
</line>
<line>
que teve e lhe re**e* boa exper*ência no exte*ior, para aplic*r no tr*balho técnico do
</line>
<line>
RAD*M.
</line>
</par><par>
<line>
"Eu gan*e* uma *olsa pra França, no
</line>
<line>
Insti*ut G*ogra*hique Na*iona*, ... fui *ra
</line>
</par><par>
<line>
Fr*nça, a bolsa era mu*to boa. Fui pra l* pra m* especializa* e* uma *rea que me
</line>
<line>
sed*zi*... a interpretaçã* de fot**r**ias aéreas. Fiquei l* com bolsistas de m*is 30
</line>
</par><par>
<line>
*aíse*. Me convidaram para est*nder *inha estádia lá e fazer *m
</line>
<line>
curso no
</line>
</par><par>
<line>
Instit*t*es Hautes É*ude* d'Amér*que *atine, e u* dos maior*s geógrafos do mun*o
</line>
</par><par>
<line>
era meu diretor, Pierre *onbe*g. Fiquei lá dois a*os com
</line>
<line>
uma bolsa
</line>
<line>
técn*ca.
</line>
</par><par>
<line>
Terminei * c*rso e vo*tei p*ra o Bras*l para *rabalhar na F*ndação *oão Pinh*iro".
</line>
<line>
Nessa época, o B*asil *ão pos*uía especialist*s na área de fot**nterpretação aér*a, pela
</line>
<line>
falta de uso da té*nica *elo* órgãos de pesquisa geográfica. Foi então que logo que regressou
</line>
<line>
da *rança, o *r. Silva f*i *omeado pelo Ministério *e M*nas e En*rgia a c*mpor a *q*ipe
</line>
<line>
téc**ca do projeto *ADAM.
</line>
</par><par>
<line>
"... aos f*n*is
</line>
<line>
dos an*s 60, tive o conv*te de trabalhar no proj**o R*DA*. Pedi
</line>
</par><par>
<line>
licença s** vencimentos e *ceitei * con*ite, gan*ava-se muito bem. Fiquei 15 *nos
</line>
</par><par>
<line>
*o pro*e*o RAD*M, *o q*al mapeamos
</line>
<line>
o Br*sil inteirinho. Quando ac**ou
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
mapeamen*o, fize*os u* trabalho tão b*m e est*vamos m*ito *em tr*inados, que o
</line>
<line>
*BG* decidiu n*s a*sumir. De*ois vim p*a Belo *ori*onte trabal*ar n* Inst*t*to de
</line>
<line>
GeoCiências Aplicadas, at* me aposentar".
</line>
<line>
Na ocasi*o do *onvite foi apr*sentado aos técnicos um pr*-pr*jeto do que seria o
</line>
<line>
Rad*r na Amazônia revel*ndo, deste então, um* i*iciativa ino*ad*ra e grandios*. Al*m de ter
</line>
</par><par>
<line>
sido u*a *ro*ost* c** re*uneraç*o atr*tiva, o RADAM apresentava-se co*
</line>
<line>
um *
</line>
</par><par>
<line>
experiên*ia *rofissional única.
</line>
</par><par>
<line>
*.*. *o**exto
</line>
</par><par>
<line>
* e*trevis*ad* foi qu*stio*ado sobre qua* * ob*et**o d* governo bras*leir*, ao *e
</line>
<line>
prog*amar e executar o pro*eto RADAM:
</line>
<line>
"*h! ... estava se con*truindo a perimet*al norte, *ntã* ped*ram ao Ministério para
</line>
</par><par>
<line>
fazer um levant*mento e demarcar cada estrada. Fo* tal s*c*sso que acab*mos o
</line>
<line>
fa*endo o *apea*ento de tod* * Amazônia. Foi tal o suc*sso que nos con*rataram
</line>
<line>
*ara fazer o Brasil i*teiro. Por este motivo, o proje*o passou * s* c*amar RADAM
</line>
<line>
*RAS*L".
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, *. 13, n. 6, art. 1, *. 0*-17, nov./dez. 2016
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Projeto Radam: (R*)Desco*ri*d* o P*oje** d* *ensoriamento R*moto Aplicado a* Mapeam*nto da Am*z**ia
</line>
<line>
13
</line>
</par><par>
<line>
Dessa forma, fica cla*o que a ideia de se mapear * terri*ór*o brasileiro iniciou-se com
</line>
<line>
as obras do Programa de Integr*ç*o Naciona* (PIN), *o qu*l fazi* p*rt* o proje*o da
</line>
<line>
Perimetral Norte, BR-*10, q*e ate**eria aos es*ados *o Am*zon*s, Amapá, Pará e R*raima.
</line>
<line>
Sendo bem suc*d*da a fase de demarcação dess* rodovia fed*ral, os té*n**os est*nder*m os
</line>
<line>
trabalhos ao te*ritó**o da Amaz***a e, posterio*men*e, a todo Bras*l.
</line>
<line>
4.3. Método de traba*ho
</line>
<line>
"RADAM significa Radar *a Amazônia. A região *m*zônica fica muito nublad*,
</line>
</par><par>
<line>
não se consegue *er na*a, po*tanto, n*o
</line>
<line>
dá pra fotogra*ar. Aí se usa o radar, que
</line>
</par><par>
<line>
emit* *a*x*s *ue atravess*m as
</line>
<line>
n***ns... is*o a 6 mil m*tros de *ltura, *om us* de
</line>
</par><par>
<line>
av*õ*s".
</line>
</par><par>
<line>
Co*sti*uía a primeira fase dos trabalhos p**nejar as áreas a serem sob**voadas pelo
</line>
</par><par>
<line>
"Caravelle", aeronave dotada
</line>
<line>
da tecnologia de ra*a*. Com *s imagens obtidas, iniciava-se
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
interpreta*ão da* folha* po* *eio do E*tereosc*pio.
</line>
<line>
*ste*eoscópio: i*st*umento que per**te a observação *imultânea, através de uma
</line>
<line>
objeti*a binocul*r, de duas imagens de um o*jeto, *b***as com ângulos lige*ramente
</line>
<line>
*iferent*s, produzi*do * sensaçã* de re*evo, de terceira *imensão.
</line>
<line>
Figura 1 - Estere*scópi*
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: A*qu*vo *o entr*vist*do
</line>
<line>
"A in*erpretação é fei*a através d* e*tereoscópio. Você t** que tirar pares
</line>
<line>
estereográficos. São **as f*tos uma ao l*do ** outra, uma cob*indo a o**ra em 60%.
</line>
<line>
Então você coloca a*s** a uma dist*ncia dos o*hos e você v* e* relevo".
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 6, art. 1, p. *3-17, nov./dez. 2016 www4.fsan*t.com.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. Borg*s, R. G. L. Rajão
</line>
<line>
14
</line>
</par><par>
<line>
Ao analisar a im*gem, pr*meiramente, se identificava a crist* das montanhas, os rios *
</line>
<line>
seus afl**ntes. Estes eram os tr*ços mais vi*ív*is nas faixas do radar. Aquilo que não er*
</line>
<line>
p**sível se *onclui* a**avé* da interpr*taçã* por meio do equipamento, era n*cessári* ir *
</line>
<line>
*am*o para * coleta de informações mais p*ecisas.
</line>
<line>
"Eu v**ja*a sempre *ro trabalho de *ampo. A *ar*e referen*e * vegetaçã* e*i*ia
</line>
</par><par>
<line>
muito tr*balho de campo. Pra se fa**r a a*álise de vegetação a esc*la
</line>
<line>
*eve ser
</line>
</par><par>
<line>
1:10*.*0* e a e**a*a era *:250.*00. Ent*o *ós interpretávamos ma* depois tín*amo*
</line>
<line>
q*e fazer a v*sita *n loco com so*revôo a 20 *etros da cop* da* árvores. Junto a nós
</line>
<line>
ia um car* da regiã* *ue conhecia to*o* os nomes vulgares, e cas* necessá**o,
</line>
<line>
depois descía*os para fazer coleta de amostras de *lantas."
</line>
</par><par>
<line>
Os *obrev**s rasant*s servi*m par* s* *azer fotografia* apur*das *a ve*etação,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
qua*d* n*cessário, usavam-se *elicó**e*os para descer em terra firme, momento em que
</line>
<line>
homens d* Aeronáuti*a ab*iam clareiras p*r* pou** e e*p*oraçã* dos técnicos.
</line>
<line>
4.4. Habitante* da Amazônia
</line>
<line>
Em muitos dos traba*hos de *ampo real*z**o*, o S*. S*l*a destaca aqueles que
</line>
<line>
ac**tec*ram em *lena flo*esta Amazô*ica, nos *uais o *ontato com ind*genas e missionários
</line>
<line>
est*angeiro* eram f*equentes.
</line>
<line>
"Na Amazô*ia tivemos co*tato c*m *uita t*ibo ***ígena. Algumas *á tinham tid*
</line>
<line>
encontro c*m o homem branco, outr*s não. Ent*o quando *os sobrevoávamos *uito
</line>
</par><par>
<line>
baixo eles flechav*m o n*sso avião. Tin*a uma *ribo onde *ra* to*os *us e ai
</line>
<line>
nos
</line>
</par><par>
<line>
pousamos
</line>
<line>
as índia* viam, no*
</line>
<line>
arrancava* todos os *cessórios, r*lógios, ócul*s,
</line>
</par><par>
<line>
botões das camisas e e*as faziam uma ro*a em
</line>
<line>
v*lta do heli*óptero e quer*am que
</line>
</par><par>
<line>
*ós co*tássemos a**o,
</line>
<line>
exis*ia um tradu*or e elas *ar**lhavam *e rir de
</line>
<line>
q*alquer
</line>
</par><par>
<line>
co*sa que falássem**. As ocas eram uma bele**, que limpeza e ordem. Tudo tem o
</line>
<line>
seu *evid* lugar".
</line>
<line>
M*s nem tod* contat* co* *s indí*enas foi tão a*i*to*o, c**forme relata:
</line>
</par><par>
<line>
"Um dia fo*os *escer em *ma tribo. *ela
</line>
<line>
estav*m apenas a* mulheres pois os
</line>
</par><par>
<line>
homens haviam saído para *açar. Qua**o o helicóptero fo* ba*xar vôo os í*dios se
</line>
<line>
a*roxima*am e a*identalmente c*rto* * cabe*a de *rê* índi**. Então eles prenderam
</line>
<line>
** técnicos do RADAM e que*iam matar. *oi um **sto p*ra a tri** lib*rtar os
</line>
<line>
nossos 4 técnicos q** ficaram presos e* uma *aba*a. Ti*eram que levar presentes e
</line>
</par><par>
<line>
mais pres*ntes para o* *iberar: enxa*as, pan**as. *lé* **sso
</line>
<line>
as índi*s fi*eram fila
</line>
</par><par>
<line>
para anda* d* helicóptero".
</line>
</par><par>
<line>
Além
</line>
<line>
da **nvi*ênci* *om ind*genas e*a *omum encontrar-se com grupo* *e
</line>
</par><par>
</page><line>
mi*sionários norte-americanos, que ap**en*em*nte es*avam *m *is**o religio*a:
</line>
<line>
R*v. FS*, Teres*na, *. 13, n. 6, art. 1, *. 0*-17, nov./*ez. 20*6 www4.fsanet.c**.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Projeto Ra*am: (Re)Desco*rindo o Proje*o de Sen*oriamento Rem*to *pli*ado ao Mapeamento da Am*zônia
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
"A ge**e percorria aq***as estradas ruins d* Amazôni* né?!, a perimetra* *orte não
</line>
<line>
p*d* s*r *onstru*d* por que*t*es ope*acio*ais, e a gente sempr* enc**trava
</line>
</par><par>
<line>
"*issionários"[*spas frisadas por gestos] amer*canos
</line>
<line>
pra todo lado, prop*ga*do
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
religião. Era tud* laborat**io de **ologia, por ca*sa dos min*rai* atômic*s: urânio.
</line>
<line>
Naqu*la é*oca a **a*ônia já e*a ch*ia de *ampo de aviaçã*, construída por esses
</line>
<line>
tais mi*sio*ário*. Os aviõ*s deles eram ver*adeiros l*borat*rios. E em te*ra, ele
</line>
<line>
tinh** gr*n*es tr*ilers tod* e*uip*do".
</line>
<line>
Co*forme se *e*cebe a *res*nça estrangeira na Ama*ônia, rem*ta décadas passada*,
</line>
<line>
sendo que *s *mericanos possu** bas*ant* conhecime*to s*bre re*evo e riquezas mi*erais do
</line>
<line>
território amazônico. *esse sentido, o Sr. S*lva desabafa, "E infelizmente é assim... o Brasil
</line>
<line>
vai p*rder * Amazôn*a, nós não damo* co*ta de controlar".
</line>
<line>
4.5. T*agédi*s
</line>
<line>
Apesar da idade avanç**a, aos *3 anos, o entrevi*tado consegue *e *embrar * relatar
</line>
<line>
com certo *íve* de detalhes vário* episód*os dos 5 anos vivendo em território *o Amazonas.
</line>
<line>
Em *** parte da e*tre*ista ele dec*de falar sobre os aco*t**imento* trági**s, nos qua*s houve
</line>
<line>
vá*ias v**ima* fatais.
</line>
<line>
"Ho*ve **mbém um episódio tris*e. De u* lado do rio ficava a Ae*onáutic* e do
</line>
</par><par>
<line>
out*o la*o
</line>
<line>
os técnico do proje**. Em *ma noite em que era aniversário de um
</line>
</par><par>
<line>
comandante um grupo foi para * outro lado do R*o para a comemoração, e, p*rtanto
</line>
</par><par>
<line>
o he*icóptero da FAB *s le*ou. *o retorno, no *elicóptero haviam 2 oficias e
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
técnicos do pro*eto. Não se sabe o que aconteceu e o he**cóptero caiu n* *io e **do*
</line>
<line>
morrer*m".
</line>
<line>
"Houve também um *co*teci** de *m avião que *evava 5 t**nico* de A*g*a *os
</line>
</par><par>
<line>
R*is *ara Ca*pi*a*. No tra*eto avião desapareceu. Até hoje nã* se tem notíc*a. o
</line>
<line>
Não f*i achado des*roços do a*ião".
</line>
<line>
Ainda segundo o Sr. Silva, o *úm*ro total de vít*mas *ata*s *oi ** um total *e 4*
</line>
</par><par>
<line>
(quarenta), *ntre té*nicos do *inistério e o*iciais
</line>
<line>
d* Aeronáu*i*a, durante os 1*
</line>
<line>
anos do
</line>
</par><par>
</page><line>
RADAMBR*SIL, po* *otivos de d*sastre* em barcos, helicópteros, av*õ*s *u acome*idos de
</line>
<line>
ma*ária.
</line>
<line>
5. CONSIDERAÇÕ** FI*AIS
</line>
<line>
A p*es*n*e pesquisa não te*e o *ntuit* *e esg*ta* o assun*o, mas sim (re)c*nta* *
</line>
<line>
projeto através d* história ora* de um *art**ipante e por *eio de da*o* pr*mários c*le*a*os em
</line>
<line>
fo*matos de *ublica*ões *a época.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 6, art. 1, p. 03-1*, nov./*ez. 2016 www*.fsan*t.c*m.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. F. B*rges, *. G. L. Raj*o
</line>
<line>
16
</line>
</par><par>
<line>
Por meio da análise dos resultados é possível concluir s*b*e a imp*rtância *o legado
</line>
</par><par>
<line>
dei*ado pelo *rojeto RADAM. Os relatórios e
</line>
<line>
c**tas Geo*ógicas, *eomorfoló***a*,
</line>
</par><par>
<line>
Fitoge*gráficas, de *olos e *opográficas p*rmitiram
</line>
<line>
*tualizar e avaliar me*hor
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pote*c*alidade hidroelétrica, m*deireira, v*lume *ídrico, jazidas mineiras, *olos *gri*ul*áveis
</line>
<line>
e os traçados de estradas que, ainda h*je, são ut**iz*dos por diversas *ntida*es. O Instit*to
</line>
</par><par>
<line>
Nac*o*al de Colonização e *efor*a Agrári* (INCR*), por *xemplo, usou os **pas
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
R*DAM*RASIL *ara d*te*min*r áre*s; a Superintendência ** Desenvolvimento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
A*azôni* (SUDA*), para aloca**o de proj*to; e * D**M, par* a concess*o *e **ojeto* de
</line>
<line>
la**as. E, *ind*, são utilizados p*los batal*ões de c*n*trução * eng*nharia d* E*ército e pel*
</line>
<line>
*undação N*c*on*l do *ndio (FUNAI).
</line>
</par><par>
<line>
Os dados coletado* p*r m*io *a entr*vista fo*am e*riquecedores il*straram *ários e
</line>
</par><par>
<line>
p*ntos da pesqu*sa
</line>
<line>
bi*li*gráfica. O
</line>
<line>
relato *a experiência foi **por*ante para se alcançar
</line>
</par><par>
<line>
infor*aç**s que *ão estão escritas ou publ*cad**, mas guardadas na m*mória daquele qu* foi
</line>
<line>
peça na eng*enagem de u* grand* proje**.
</line>
<line>
Ademais, r*gistram-se aqui, *s pa*avras de s*tis**ção ** entrevistado, alé* de
</line>
</par><par>
<line>
demo*str*r seu enc*ntame*t* pelo te****ório amazônic*, ao ser
</line>
<line>
pe*gunt*d* sobre o **e
</line>
</par><par>
<line>
sign*ficou o R*DAM para ele:
</line>
</par><par>
<line>
"Foi a melhor época da minha vid*. No proj*to R*DA* *o* onde eu aprendi
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tr*b*lhar. Foi uma experiência
</line>
<line>
fabulosa. A Amazônia indescritível, você vira *m é
</line>
</par><par>
<line>
mi*r*b*o, tal a g**n*iosidad* de *ud*. A* á*vores nece*sitam de 14 homens para
</line>
</par><par>
<line>
ab r açar , o s
</line>
<line>
rios você não co*segue v*r * outra margem, os nossos r*os
</line>
<line>
aqui são
</line>
</par><par>
<line>
ri*eir**s *á.É maravil*osa, *om búfalos. A A**zôni* f*ca inundada por 6 **s*s *o
</line>
<line>
ano, *ocê fica com água n* cintu*a. [...] Fiz muitos a*igo* e é um org*lho pra *im
</line>
<line>
ter trab*lhado n* RADAM".
</line>
<line>
Es*era-se que essa pesquisa tenha *ontr*buído no sent*d* *e pree*cher uma lacuna
</line>
</par><par>
<line>
e*contrada na b*bliografia até então
</line>
<line>
pro*uzi*a sobre o Projeto *ADA*, um* vez que f*i
</line>
</par><par>
<line>
possível desc*ever o pro*et*, apr*sentar su* op*ra*ionalidade, relatar os *pis*dios *ão
</line>
<line>
publ*c*dos e verificar os alcance* do proje*o.
</line>
<line>
P*ra tr*b*lhos futuros su*erem-se in*estigações qu* apro*undem o tema, buscand*
</line>
<line>
compreender o *rocesso sob * ótica d* outras metodolo*ias, tal *ual g*upo foca* en*re os *x-
</line>
<line>
participan*** do RADAMBRA*IL.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Tere*ina, v. 13, n. 6, a*t. 1, p. 03-17, nov./dez. 2016
</line>
<line>
*ww4.f*anet.**m.br/revis*a
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Pro*eto Radam: (Re)Descobrind* o Pr*jeto de Se*s*riame*to R*m*to *plica*o ao Mapeamento d* A*azônia
</line>
<line>
17
</line>
</par><par>
<line>
REFERÊN*IAS
</line>
</par><par>
<line>
AL*RICH, R. C. Remote sensing o* wil*land reso*rces: A *tate-of-*he-art revi*w. USDA
</line>
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For. *erv. Gen. Te*h. Rep. RM-71, 56 p. *ocky Mt. For. and Range Exp. Stn., *ort Coll*ns,
</line>
<line>
* ol o, 1979.
</line>
<line>
BARD*N, L. Análise de c*nteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.
</line>
</par><par>
<line>
BAUER, M. W.; GASKELL, G. *esquisa qualitativa com t*xto,
</line>
<line>
imagem e som: um
</line>
</par><par>
<line>
manual *rático. 2 ed. Petrópolis, RJ: *ozes, 2002.
</line>
</par><par>
<line>
BRAS*L. *epartament* N**ional de Produção Min*ral. Proj*to RADAMBRASIL:
</line>
<line>
l*v*nta**nto de re*urs*s natura*s. Folha n. 19, Pico da N*blina. Rio de J*ne*ro, 1**6.
</line>
<line>
HA*R *R, *. F. ** *l. Análise mul**varia*a *e dados. 6 ed. Por*o Alegr*: Book*an, 2009.
</line>
<line>
MAL*O*RA, *. *. P*squisa de *arketing: *m* o*ient*ção a*li*ada. Po*to Aleg*e:
</line>
<line>
Boo**an, 2*06.
</line>
</par><par>
<line>
MINAYO, M. C. de S. Im**r*ân**a da Avaliaç*o Q*ali**ti**
</line>
<line>
combinada com
</line>
<line>
o*tras
</line>
</par><par>
</par>
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