Originais Ou Mais do Mesmo? Uma Avaliação dos Métodos Utilizados na Pesquisa de Marketing / Original or More of the Same? An Evaluation of Methods in Marketing Research

Antônio Alberto Carmona Pequeno de Barros, Eduardo Dias Coutinho, Sheila da Silva Carvalho Santos, Vítor Martins Manhães, Irene Raguenet Troccoli

Resumo


Até que ponto, de fato, existe um esforço à maior criatividade e a um desapego à zona de conforto metodológico por parte dos autores da área de Administração de Empresas? Esse foi o objetivo da presente pesquisa quantitativa, partindo do princípio de que a produção acadêmica se encontra permeada por dois tipos de pesquisadores: aqueles ainda dominados pelo produtivismo e aqueles praticantes da slow science. A partir de amostra de artigos oriundos de revista especializada em Marketing e com elevado Qualis, os dados extraídos foram analisados por meio da estatística descritiva. Os resultados indicaram que não há uma tendência linear dos autores quanto a buscar pesquisas mais originais, além de eles parecerem ter seu próprio julgamento sobre os aspectos metodológicos que devem ser, ou não, informados ao leitor.

 

Palavras-Chave: Métodos De Pesquisa. Marketing. Produtivismo.

 

ABSTRACT

 

 Do Business Administration authors struggle for greater creativity and a detachment of methodological comfort zone? This was the objective of this quantitative research, assuming that academic production is formed by two types of researchers: those still dominated by productivism and the slow science practitioners. Using a sample of articles from a Marketing journal with high Qualis, data were analyzed using descriptive statistics. Results show that authors don´t follow a linear trend towards more original research, and they seem to have their own judgment on the methodological aspects that should be, or not, informed to the reader.

 

Keywords: Research Methods. Marketing. Productivism.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.6.2

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