Originais Ou Mais do Mesmo? Uma Avaliação dos Métodos Utilizados na Pesquisa de Marketing / Original or More of the Same? An Evaluation of Methods in Marketing Research
Resumo
Até que ponto, de fato, existe um esforço à maior criatividade e a um desapego à zona de conforto metodológico por parte dos autores da área de Administração de Empresas? Esse foi o objetivo da presente pesquisa quantitativa, partindo do princípio de que a produção acadêmica se encontra permeada por dois tipos de pesquisadores: aqueles ainda dominados pelo produtivismo e aqueles praticantes da slow science. A partir de amostra de artigos oriundos de revista especializada em Marketing e com elevado Qualis, os dados extraídos foram analisados por meio da estatística descritiva. Os resultados indicaram que não há uma tendência linear dos autores quanto a buscar pesquisas mais originais, além de eles parecerem ter seu próprio julgamento sobre os aspectos metodológicos que devem ser, ou não, informados ao leitor.
Palavras-Chave: Métodos De Pesquisa. Marketing. Produtivismo.
ABSTRACT
Do Business Administration authors struggle for greater creativity and a detachment of methodological comfort zone? This was the objective of this quantitative research, assuming that academic production is formed by two types of researchers: those still dominated by productivism and the slow science practitioners. Using a sample of articles from a Marketing journal with high Qualis, data were analyzed using descriptive statistics. Results show that authors don´t follow a linear trend towards more original research, and they seem to have their own judgment on the methodological aspects that should be, or not, informed to the reader.
Keywords: Research Methods. Marketing. Productivism.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.6.2
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