<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 6, art. 2, *. 18-30, nov./dez. 2016 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2016.13.6.2 </line>
</par>
<par>
<line> Originais Ou Mais do Mesmo? Uma A*aliaçã* dos Métodos Utilizados na Pesqu*s* de </line>
<line> Market*ng </line>
<line> *rigin** or More of the S**e? An Evaluat*on of Method* in Ma*k*ting Rese*rch </line>
<line> Antônio A**erto *armona Pe*uen* de Bar*o* </line>
<line> Mestra*o em Administração e *es*nvolvimento Em***sarial pe*a Universidade *stácio de *á </line>
<line> Bacharel e* Engenharia de Pr*du*ão pela Univers*dade Gama *il*o </line>
<line> E-mail: a**pb1@gma*l.c*m </line>
<line> Eduardo Di*s **utinho </line>
<line> M*strado em Admini*t*ação e Des*nvolviment* Empresarial pela *niv*rsidade Está*io d* Sá </line>
<line> *-mail: *diascout*nh*@y*hoo.com.br </line>
<line> *hei*a da Silva Carv*lho Santos </line>
<line> Mestrado em Adminis*ração e Desenvo*v*m*n*o E*pres*ria* *ela Universidad* E*táci* de Sá </line>
<line> Bacha*el em Adm**i*tração pela Universida*e Fede*a* do Rio de J**e*ro </line>
<line> E-*ail: shei*a_carvalho_**@yahoo.co*.br </line>
<line> Víto* Martins M*nhãe* </line>
<line> Mestrado *m Admini*traçã* e Desenvo**imento Em*resarial pela *niv*r*idade Estácio de Sá </line>
<line> B*c*arel em *dminis**ação p*la Universidade Está*io de S* </line>
<line> *-mail: vitormartins82@gma*l.com </line>
<line> Ire*e Raguenet Troccoli </line>
<line> Dout*ra em A*m*nistraçã* de Empres*s pe*a *ont*fícia Univer*idade Católica do Rio *e Janeiro </line>
<line> *rof*s*ora da *niversidade Estáci* de Sá </line>
<line> E-mail: *re**.trocco*i@esta*io.br </line>
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<column>
<row> E*d*reço: *ntônio Alberto Ca*mon* Pequeno de </row>
<row> Barr*s </row>
<row> Endereço: Made - A*. P**si*ente Varg*s, 642/22º and*r </row>
<row> CE* 20071-001 - Ri* de Janeiro (*J) Brasil </row>
<row> Endereço: Eduardo Di*s C*ut*nho </row>
<row> Endereço: Made - Av. Preside*te Var*as, 6*2/22º andar - </row>
<row> CEP 20071-001 - Ri* de Janeiro (*J) Br*sil </row>
<row> Ender*ço: Sheila da Silva Carvalho Sa*tos </row>
<row> Ender**o: Made - Av. Presidente Vargas, 64*/2** an*ar - </row>
<row> CEP 20**1-00* - Ri* d* *aneiro (RJ) - *rasil </row>
<row> *ndereço: *ítor Martin* M*nhães </row>
<row> E*dereço: Made - Av. President* V*r*as, 642/22º an*ar - </row>
<row> CEP 20071-001 - *i* *e *a**iro (RJ) - Brasil </row>
<row> *ndereço: Irene Rag*en*t Tro*coli </row>
<row> End*reço: Made - *v. Presi*ente Vargas, 642/22º andar </row>
<row> - CEP 20071-001 - **o de Janeiro (RJ) - B*asil </row>
</column>
<column>
<row> Editor Científico: T*n*y Kerley *e Alencar *o*r*gues </row>
<row> Artigo recebido em 20/08/2*16. Últim* v*rsão </row>
<row> recebida em 19/0*/2016. Ap*o*ado em 20/09/2016. </row>
<row> Avaliado *elo *istema Tri*le *eview: a) Des* Review </row>
<row> pel* Editor-*h*fe; * *) Dou*l* B**nd Revi*w </row>
<row> (av*l**ção *ega *o* dois *vali*dores da ár*a). </row>
<row> **visão: G*amati*al, Norm**i*a e de Forma*ação. </row>
</column>
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<line> Originais ou Mais do *esmo? Uma Avaliação dos Métodos Uti*izados na Pesquisa de Marke*ing </line>
<line> 19 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> Até que ponto, de fato, *xiste *m esforço à maior cria*ividade e * um d*sapeg* à *ona d* </line>
<line> conforto metodológic* *or p*rte dos aut*res da área de *dministração de Empresas? Esse foi </line>
<line> o ob**tivo da presente p*squisa quantitativ*, parti*do do princípio de *ue a produção </line>
<line> acadêmica se enc*ntra pe*mea*a por dois tipos de pesq*isador*s: aqueles a*nda domina*os </line>
<line> pe*o pro*utivi*mo e aqueles praticant*s da slow science. A p*rt*r de amostra d* artigos </line>
</par>
<par>
<line> oriundos de *evista espe*ializada em Ma*keting e com el*vado Qualis, os dado* </line>
<line> *xtraídos </line>
</par>
<par>
<line> for*m analisados *or meio da estatístic* d*scrit*v*. Os resultados indica*am que não *á uma </line>
<line> tendência li*ear *o* *utores quanto a *uscar *esquisas *ais ori*inais, além de eles pare*er*m </line>
</par>
<par>
<line> *er s*u próprio *ulgamento sobre *s a*pect*s metodológ*co* que d*vem ser, </line>
<line> o* nã*, </line>
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<line> informados ao l**tor. </line>
</par>
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<line> Pala**as-Chave: Métod*s *e Pesquisa. *ark*ti**. Produtivismo. </line>
</par>
<par>
<line> AB*T*ACT </line>
</par>
<par>
<line> Do Business Administ*ation autho*s struggle fo* greater *reativity *nd * det*chmen* of </line>
<line> methodolo*ical c*mfort zone? This was *he ob*ec*ive *f this quant*tative *esea*c*, assuming </line>
</par>
<par>
<line> th*t *ca*e*ic pr*duction </line>
<line> i* formed by *wo type* of resear*hers: those still domin*ted </line>
<line> by </line>
</par>
<par>
<line> prod*ctivism *nd the slow science pra**itioners. Us*ng a samp*e of articles from a Marketing </line>
<line> journ*l with high *ualis, **ta *ere analyzed u*ing des***ptive *tatisti*s. Results show tha* </line>
</par>
<par>
<line> auth*r* don´t fo*l*w a *ine*r tre*d *owards more </line>
<line> original </line>
<line> research, a*d they seem to h**e </line>
</par>
<par>
<line> their own </line>
<line> judgm*nt on </line>
<line> the met*odo*ogica* *s*ects that s*ould be, or *ot, </line>
<line> informed to t*e </line>
</par>
<par>
<line> r*ader. </line>
</par>
<par>
<line> Keywords: Research Me*hod*. Market*ng. Producti*ism. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, **resina *I, v. 13, n. 6, a*t. 2, p. 18-*0, nov./dez. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evist* </line>
</par>
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<par>
<line> *. A. C. P. Barros, E. *. Couti*h*, *. *. C. *a*tos, V. *. M*nhães, *. R. Troccoli </line>
<line> 2* </line>
</par>
<par>
<line> 1 IN*RO**ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Quadri*nualmente, a Comissão de Aperfe*ço*me*to de Pessoal do Nível Superi*r </line>
<line> (CAPES) pont*a uma cesta de indicad*r*s, c*m vi*tas a quali*ic*r os *u**os de pós-gradu*ç*o </line>
<line> strito sensu e seu c*rpo docente. É nessa r*al*d*de que s* con*retiza a p**ss*o *ela produç*o </line>
<line> *ientífica, resumi*a na *****a, muito *resente nos corações e *entes dos pesquisadores </line>
<line> acadêmicos b**sileiros: p**l*que ou p*reça. </line>
<line> Com* es*a si*u**ão não *a*o leva e**es profiss*onais a uma busca fren*tica por </line>
<line> pu**ic*ç*es, a *onsequência inev*tável é um *rodu*ivismo (GODO*; *AVIER, 2012), q*e </line>
<line> implica um* série de di*tor*õe* d* di*ersas ordens (AL**D*PANI, 2011; CAST*E*; *ANZ- </line>
</par>
<par>
<line> VAL*RO; ME*-CYT*D, 2007). S*ndo u** d*las sendo a **cessi**de </line>
<line> de velocidade na </line>
</par>
<par>
<line> c*iação d* ar*igos cien*íficos é natura* que se espe*ule que isso *m*li*ue u* menor es*aço à </line>
<line> *riatividade: **p**duzir c*minhos já conheci*os e pl*nam*nte domina*os, por *a*s </line>
<line> m**otôn*co que seja, garantiri* o cu*primento rápi*o * sem *urpr**as daquela* taref** </line>
<line> nece**árias ao *l*an*e *as almejadas pontua*ões (MOREIRA, 2009; **E*TAS, 2*11). </line>
</par>
<par>
<line> *m ou*ra* palavras, tr*ca-*e a *ovida*e e a ***ginalid*de - que pode* </line>
<line> nec*ssitar de </line>
</par>
<par>
<line> maiores dedicação e esforço e, portan*o, de m*is tempo - por oferecer mais do *esmo. E com </line>
</par>
<par>
<line> o benefício *e um (provável) </line>
<line> bônus, um* maior </line>
<line> ac*itabilidade do ar*ig*, *uando d* </line>
<line> s *a </line>
</par>
<par>
<line> aval*ação, já *ue essa ú*ti*a *s*aria *ontamin*da p*l* </line>
<line> baix* </line>
<line> qualidade trazi*a pelo </line>
</par>
<par>
<line> produti*ismo, **vore**n*o aq**lo que j* é *onheci*o: "Uma grande part* do* per*ód*cos </line>
</par>
<par>
<line> n*ci*nais funciona com o simples obje*ivo ** e*coar produção </line>
<line> a*a*êmica sem **alidade. </line>
</par>
<par>
<line> Pouquís*imos de noss*s periódicos tê* *ualida*e, p*u*uíss*mos del*s t*m </line>
<line> *m proce*so </line>
</par>
<par>
<line> editorial rigo*oso, pou**íssimo* *eles *ossuem car*a* de decis*o editoria*" (BERTERO e* al., </line>
<line> *013, p. 191) </line>
<line> P*r outro l*do, nã* é *m*ossível *ue existam *esqu*sadores que, por algum motivo, </line>
<line> t*nham a ventu*a d* não *sta*em sob o ju*o dess* pres*ão. Professores seniores, por exemp*o, </line>
</par>
<par>
<line> *ujos currícu*os já consolidad*s </line>
<line> os is**tam d*ssa imposição, p*dem *star u**ndo </line>
<line> s ua </line>
</par>
<par>
<line> experiênc*a pa*a ofere**r contribui*ões criati*as </line>
<line> à Academia, a* p*aticarem a c*ama*a **ow </line>
</par>
<par>
<line> scien*e, adeptos da ideia *e que "Não po*emos *on*inu*mente lhe diz*r o q** nos*a ciência </line>
<line> signi*ica; par* o que *ervir*; p**que simplesmente ainda não sabemos. A ciênc*a necessi*a de </line>
<line> temp*" (SLOW *CIENCE, 20*6). </line>
</par>
<par>
<line> *mag*nando, por*anto, qu* a p*oduç** aca*êmica se </line>
<line> enc*ntre *er**ada </line>
<line> pe*o* dois </line>
</par>
<par>
<line> tipo* de *esquisadores - aqueles ainda dominados pelo p**d*tivismo e *q*eles *raticantes da </line>
</par>
<par>
<line> slow *cience - </line>
<line> pode-s* supo* q*e um **v*ntamento sobre ** ca*acteríst**a* de*s*s trabal*os </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, T*resi*a, v. 13, n. 6, a*t. 2, p. 18-*0, nov./dez. 2016 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Origin*is ou Mais do M*smo? Uma Av*liação d*s Métod** Utilizados na P*squ*sa de Marke*ing </line>
<line> 21 </line>
</par>
<par>
<line> em determi*ada área de c*nheci**nto serviria para indicar se ela se </line>
<line> encontra mais - ou </line>
</par>
<par>
<line> men** - domi*ada *or u*a dessas forças. Isso, porque o </line>
<line> *om sen*o sugere que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> originalidade e o ined*tis*o t*ria* mai*res chan*es de se fazerem </line>
<line> p**sent** *elo seg*ndo </line>
</par>
<par>
<line> tipo de au**re*, e vice versa. </line>
</par>
<par>
<line> *, a partir des*a linha de racio*ínio, que se estr*turou o obj*tivo *entral do pres*nte </line>
<line> artig*: por *eio da análi*e das carac*erísticas dire*amente l*gad*s aos métodos adotad*s em </line>
</par>
<par>
<line> uma *mo**ra *elevan*e d* artigos cien*ífi*os, verificarem, até **e ponto, de fato, exist* </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> *sforço à maior criativi*ade e a *m desape*o à *ona de confort* me*odológico por parte dos </line>
<line> autores *a área *e Ad*i*istr**ão de E*p*es*s. </line>
<line> Além dessa **trodução, o presente a*ti*o se compõe de mais trê* s*ções: aspectos do </line>
<line> méto**, r*s*ltado do l**antam*nto primário d* da*os, e disc*ssão. </line>
<line> 2 MÉTO*O </line>
<line> O pr*sente artigo se enquadra como quantitativo quanto à ab*rd*gem, e *evant*m*nto </line>
</par>
<par>
<line> bibl*og*áfico quanto aos m*ios, </line>
<line> sen** descritivo-expl*c*tivo q*anto à finali*ade. Os dado* </line>
</par>
<par>
<line> levan*ados em u*a amostra de conve*iên*i* fo*am tratados *o* meio da e*tatística descritiv* </line>
<line> (MARTINS; TEÓPHILO, 2009). </line>
<line> A *nv*sti*aç*o foi reali*ada junto * subá*ea de Marketing, dentr* da á*ea de </line>
<line> Administraçã* de *mpresas. E*sa *scolha se deveu à elevada q*antid*de de trabalhos </line>
<line> acadêmicos produz*dos pelos auto*e* de*sa subárea, compr*va*a por dois *ev*ntamentos: </line>
<line> 1) No* nove **o* *ntre 2007 e 2015, as edições a*uais dos Encont*os da Associação </line>
<line> Nacional de Pó*-Gr*duação e *esquisa em Administração (EnANP*Ds) - o mai* imp*rtante </line>
</par>
<par>
<line> **ent* </line>
<line> acadêmi*o </line>
<line> *a área- r*gi*tra*am um total *e 8.135 a*t*go*. Con*iderando que, </line>
</par>
<par>
<line> tip*camente, cada </line>
<line> En*NPADs conta com </line>
<line> 11 divisõe* a*adê*icas, em *erm*s méd*os, </line>
<line> cada </line>
</par>
<par>
<line> u*a delas t*r*a 740 artigos; por seu </line>
<line> turno, isola*am*n*e a d*visão de Market*ng apresento* </line>
</par>
<par>
<line> 86* a*ti*os, p*tam** 17% *cima dess* méd*a; </line>
<line> 2) Desde o ano de 200*, a Associação Nacional d* *ós-Gradua*ão e Pesquisa e* </line>
</par>
<par>
<line> Adm***stração (*NP*D) dedica evento </line>
<line> bia*ual esp*cificamen*e à á*ea </line>
<line> d* Ma*keting - </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> Enc*ntros de Marketin* </line>
<line> (EMAs) - numa clara evid*ncia da </line>
<line> *mport*ncia da produção </line>
</par>
<par>
<line> acad*mica nesse âmbito. Nas sete ed*ções dos E*As já realizadas f*i apresentad* um t*tal </line>
<line> *e 73* artigos, in**cando média an*al de mais de uma centena *e resultad** de p*squisas. </line>
<line> *uanto aos t*ab*lhos a s*rem ana*isados, optou-se por b*scá-los em um per*ódico </line>
<line> *e**ca*o es*ecif**amente ao Market*ng: a **vista Brasileira de Marketing (REMar*). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 13, n. 6, art. 2, p. 1*-30, nov./dez. 2*16 www4.fsane*.c*m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. A. C. *. *arros, *. D. *outin*o, S. S. C. Santos, V. M. Manhães, I. *. T*o****i </line>
<line> 22 </line>
</par>
<par>
<line> E*itada desde o ano de *002, a RE*ar* </line>
<line> informa que sua mis*ão é d*v*lgar a </line>
</par>
<par>
<line> produção intelect*al *as áreas </line>
<line> *e M**ket*ng, organizacional e de m*rcad*, e*timulando as </line>
</par>
<par>
<line> contrib*ições *riat*vas e inédit*s </line>
<line> *o </line>
<line> t**balh* aca*êmico e de pesquisa. Seus objetivos </line>
<line> são </line>
</par>
<par>
<line> *ontr*buir para o </line>
<line> au*ento d* produção de co**ec*mento </line>
<line> das comu*idades acadêmi*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> profissional, servir com* cana* *dequado para difundir avanç*s *onc*ituai*, metodológicos e </line>
<line> de expe*iências d* Marketing na socie**de moderna, * estimular a difusão de conhecimento* </line>
</par>
<par>
<line> que promovem novos </line>
<line> estudo* e novas formulações teó*icas e empíricas </line>
<line> para a </line>
<line> *rea de </line>
</par>
<par>
<line> *arketing. Emb*r* s* **cla*e nã* </line>
<line> vincula*a a nenhum grupo de pesquisa de pós-graduação </line>
</par>
<par>
<line> stri*to *ensu nacional, a revist* </line>
<line> in*orma que seu apoio logístico * *e siste*** *e </line>
</par>
<par>
<line> *compa*h*men*o é feito por i**ermédio d* Progra*a de Pós-*ra*uação em Admin*stração da </line>
<line> Universidad* Nove d* Ju*ho (UNINOVE) (REMAR*, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> É im*o*tante *essalvar que, em*ora o conceito Qualis da CAPES </line>
<line> da REMa*k </line>
</par>
<par>
<line> atu*lmen*e seja *3, es*e nível lhe f*i atribu*do *o início de 2016, após *er permanecido </line>
<line> anterior*ent* *o estrato B2. *ons*dera*do *u* o* est*a*os Qualis são, *m ordem desce**ente </line>
</par>
<par>
<line> d* qua**ficação, A1, A*, B1, B2, B3, B4 * B5, tem-se que, se a*bas </line>
<line> as q*alifi*ações da </line>
</par>
<par>
<line> REMark não pertenc*m **s níveis m*is </line>
<line> alt*s, ao mesm* temp* e*as </line>
<line> se </line>
<line> mantêm </line>
</par>
<par>
<line> razoavelmente d*st***es dos estratos mais *aixos. Isso sugere qu* e*se perió*ico pod* ter fe*t* </line>
</par>
<par>
<line> *ar*e - princi*alment* </line>
<line> enquanto se s*tuou ** </line>
<line> *ível B2 - *as escolhas para su*missões </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> trabalhos com *m maio* a**ance qualitativ*. </line>
<line> Por um* q*estão de conven*ência d* equipe de *esquisa que parti*ipou do presente </line>
</par>
<par>
<line> levantame*to, optou-se por limitar os da*os </line>
<line> primários </line>
<line> àq*eles ob*idos na* </line>
<line> edi*ões da </line>
</par>
<par>
<line> REMark, r*fere*t*s ao perí*do de janeiro de </line>
<line> 2011 a *a*ço de 20*6 - ou s*ja, *o nº 1 do </line>
</par>
<par>
<line> vol um e </line>
<line> 10 *té o nº 1do volume </line>
<line> 15. *odas </line>
<line> e*sas ediç*es *oram acessadas por mei* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> homep*ge </line>
<line> da </line>
<line> *e*ista, </line>
<line> dis*oníve* </line>
<line> no </line>
<line> e*dereço </line>
<line> eletrônico </line>
</par>
<par>
<line> htt*://w*w.r*vistabra*ilei*amark*ting.org/ojs-2.2.4/index.php/*em*rk, e todos os *r*igos </line>
<line> *oram ba*xa*os, c*mpondo amostra de 1*3 artigos. </line>
<line> Prosseg*iu-se, então, à pr*meira tarefa nec*ssária ao alca*c* do objetivo da p*squisa: </line>
</par>
<par>
<line> sele*ion*r os artigo* de na**reza empírica, descartan*o todas as </line>
<line> p*blica**es te*ricas. Isso </line>
</par>
<par>
<line> lev*u à eliminação *e 30 artigos, reduzindo a amostra a *er analisada pa*a 163 artigos. Esses </line>
</par>
<par>
<line> foram aleatória e equanim**te d**ididos </line>
<line> dentre a equipe *e p**quis*dores, </line>
<line> com </line>
<line> cada artigo </line>
</par>
<par>
<line> tendo sido analisado por apenas um sujeito. </line>
<line> A pa*ti* d*í, pa*sou-se à coleta *a* informaç*es c*nsideradas necessárias ao </line>
</par>
<par>
<line> ating*mento do objetivo da presente *esqui*a. *e*se momento, *oi *uscada inspiração </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> trabalho d* *azzon e H*r*andez (2013), *ada a **milaridade de seu pr*p*sito e o fato de sua </line>
<line> Rev. FSA, *ere*ina, v. 13, n. 6, art. 2, p. 18-30, nov./de*. 2016 *ww4.fsa*et.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Originais ou Mais do Mesmo? Uma Avaliação dos Métodos Utiliza*os na Pesquisa de Ma*keting </line>
<line> *3 </line>
</par>
<par>
<line> p*blica*ã* *m p*rió*ico com Qualis A2 o qualificar pos*tiva*ente. Com is*o, fo* co*s*derada </line>
<line> relevante a presença *e do*s *ip*s de i**or*ações nos art*gos d* *mostra *studada: </line>
<line> *) A a*ordag*m: citada por Mazzon e He*n**dez (2013) como nat*rez* da coleta d* </line>
</par>
<par>
<line> dados, a abordagem alude a *on*un*os de metodologias que *odem </line>
<line> envo*ver </line>
</par>
<par>
<line> divers*s referências epistemológica*. Pode *er de t*ês o*dens: a) qualit**iva: </line>
</par>
<par>
<line> base*da n* concepção con*trutivista, em m*delo etnográ*ico e de *bservaç** </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> compor*amento; b) quantitati*a: bas*ad* n* conc*pç*o pós-positivista, * conceb**a </line>
<line> a pa*tir de i**estigação expe*im*nta*, co* aval*açõ*s pr* e pós-test* das *titudes; e </line>
</par>
<par>
<line> c) qua*i-qu*nti, o que signi*ic* o uso simultâne* de ambas a* </line>
<line> abordagens </line>
</par>
<par>
<line> a*t*riores (CRESWE*L, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> 2) As técnicas *e obte*ção e de análise *e dados (no caso de pes**isa qua*itat**a) ou </line>
<line> de evid*ncia* (no c*so de p*squisa qua*tit*tiv*) remetem às formas co*o *ão </line>
<line> o*tid** e pro*es*ada* as informa*ões *rimár**s ou se*undárias. </line>
<line> Pa*a cump*ir es*a **apa, cada membro d* **uipe *rocedeu à **itura de su* subamostra, </line>
</par>
<par>
<line> buscan*o ali l*ca*i*ar esse* t**s tipos de *nformaçã*, sem nada in*erir - ou </line>
<line> seja, só foram </line>
</par>
<par>
<line> conside*adas a*uelas que **tives*em *xplícitas. Em segui*a, tod*s as </line>
<line> i*formações as*im </line>
</par>
<par>
<line> *btidas foram inse*idas em planilha E**el, seguindo-se o tra*amento d*s resu*tados por *eio </line>
<line> do uso da est*tística descri**va. </line>
</par>
<par>
<line> Os dados fin*is fo*a*, *ntã*, a*r**ado* em t***las e descritos </line>
<line> d* forma sucinta, </line>
</par>
<par>
<line> fornecen** uma base </line>
<line> para o j*lgamento ref*rente ao o*jetivo *riginalmen*e proposto na </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> 3 R*SULTADOS E DI**USSÃO </line>
<line> Dentre os 163 art*gos da amostra, 44 - ou seja, p*ati**mente u* terço do total - não </line>
<line> me*cionaram explicitamen*e qual abordage* ado*aram. De*tre os demais 11*, h**ve </line>
</par>
<par>
<line> equilíbr*o na distribuição ent*e as abordagens qualitativa e quantitativa, com </line>
<line> p*r*o de 40% </line>
</par>
<par>
<line> cada, enqu*nto a abordag** q*al*-quan** ficou com pouco mais </line>
<line> d* 21% *a preferência (ver </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 1). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, Teresina PI, *. 13, n. 6, ar*. 2, *. 18-30, nov./dez. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. A. C. P. *ar*o*, E. D. Coutin*o, S. S. C. Santos, V. *. *anhãe*, *. R. *roccoli </line>
<line> 24 </line>
</par>
<par>
<line> Ta*ela 1 - Artigos da revista R*M*RK - E*ições **neiro 2011 a maio 2016 - Abordage*s </line>
<line> ad*tadas </line>
<line> *bord*gem Qu**t*dade de artigos Participação percent*a* sobre o to*al </line>
</par>
<par>
<line> Qua*t*tativa </line>
<line> 4* </line>
<line> 4 * ,3 4 % </line>
</par>
<par>
<line> Qualit*tiva </line>
<line> 46 </line>
<line> 3 8 ,6 6 % </line>
</par>
<par>
<line> *uali-quan*i </line>
<line> 25 </line>
<line> 2 1 ,0 1 % </line>
</par>
<par>
<line> T*tal </line>
<line> 119 </line>
<line> 100% </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elab*raç** **ópria </line>
</par>
<par>
<line> Pa*sando-se às té*nic*s d* obtenção ou de anális* dos da**s </line>
<line> ou das evidências </line>
</par>
<par>
<line> primária* ou secundárias, para melh** entend*r a pres**ç* d* cada uma dess*s técnic*s, foi </line>
<line> f*i*a s*p*ração en**e aquelas cláss*ca* das abor*agens qualitativa e quantit*tiv*, assim *o*o </line>
<line> f*ram depuradas aq*e*as que serv*m a ambas as ab**dagens. </line>
</par>
<par>
<line> *o q u e </line>
<line> tan** *s técnicas qu* s**vem * *mba* as abordagens, tê*-se *quelas que </line>
</par>
<par>
<line> v*sam à obtenção *e informações secundária* </line>
<line> *ue norm*l*ent* </line>
<line> co*põem a seção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> referencial t*órico de um artigo (ver Tabela 2). No *a*o, o presen*e levantam*nto </line>
<line> indicou </line>
</par>
<par>
<column>
<row> te*mos que freq**ntemente são us*dos como sinônim*s e*tre s*, embora formalmente possam </row>
<row> nã* s*-lo. É o caso, por exemplo, de revisão da lit*ratur*, de pesquisa bi*l**gráfica e de de*k </row>
<row> r*searc**: c*nsideran*o-se que o* três teria* sido us**os c*m * mesma signif*caç*o, e*sa </row>
<row> teria sido encon**ada seis vezes den*ro da amostra, enq*anto a anális* docume*ta* foi referid* </row>
<row> duas *ezes. </row>
<row> Tabela 2 - Art*go* da revista ReMARK - Edições ja*eiro 20*1 a maio 2016 - Técnicas de </row>
<row> levantamento de info*ma*õe* secundárias - Quantidade de menções </row>
</column>
<par>
<line> Técnic*s de levant*mento d* *nformações secundárias </line>
<line> Q*an*idade de mençõ*s </line>
</par>
<par>
<line> *esqu*sa *ibliográ*ica </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> An*lise documen*a* </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Desk res**rch </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> *evisão de l*teratura </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> *o*al de m*nçõ*s </line>
<line> 8 </line>
</par>
<column>
<row> Fonte: Elabora*ão própria </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> Vale lembra* que *s termos pesquisa bibliográfica, levant*men*o (ou busca) bibliográfico e revisão da litera*ura </row>
</column>
</par>
<par>
<line> são fr*q*entemen*e *onfundi*os. A consulta * livros, a ar**gos, a doc*m*ntos *ão se configu*a como pesqui*a no </line>
<line> sent*do puro da palavra, porque pe*quisar significa *nda*ar, *nvestigar, analisar *nterpr*ta*iv*me*te. Uma busca </line>
<line> bibliográfica (o* d*cu*ental) se*ia, portanto, apenas uma *écn*ca d* l*vantamento d* in*ormaçõe* e ou de d**os </line>
<line> neces*á*ios à realiz*ção da pesquisa, a qual - **sa sim - habil*ta o autor a sus*entar * a di*logar teoricamente </line>
<line> com au*o*es que *á es*reveram sobre * tem* (SILVA et al., 20*5). O ter** des* r***arch * ori*i*alme*te usado </line>
</par>
<par>
<line> por autor*s de lí*gua inglesa </line>
<line> para denominar levantamento bi*liog*áf*co (KERLINGER, 19*3), não ra*o tendo </line>
</par>
<par>
<line> *ido *pr*priado por autores d* língu* portuguesa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 13, n. 6, art. 2, p. 18-30, nov./dez. 20*6 www*.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Originais *u Mais do Mesmo? Uma Avaliação dos Métodos Utilizado* na Pesquisa de *arket*ng </line>
<line> 2* </line>
</par>
<par>
<line> Pass**do-*e às **cnicas l*gadas à ab*rdagem qualitativa, foram identificados 15 </line>
<line> termos refer*ntes a ela, com **as ca*acterísticas: *) uma mistura de elementos destina*os à </line>
<line> ob**nção de evi*ênci*s com e**ment*s dedicados ao trat*mento dessas *vidências, e 2) o uso </line>
<line> de termos di***entes mas co* * mesma significação (ver Ta*e*a 3). </line>
<line> Faz*ndo-se es*a s*paração, verifica-se que, *o caso das técnicas para a obtençã* das </line>
<line> evidê*cias, **uve menção a 10 d*las, ressaltando-se que grupo de f*co e dinâmi*a de grupo </line>
<line> são sinôn*mos (ver Tabela 4). * to**l de menções ch*gou a 60, o que signific* que, te*do </line>
<line> ha*ido 46 *rtigos da amostra se aut*d*nominando de abordag*m qualitativa e 25 se </line>
<line> autodeno*in*ndo de abord*gem qua*i-quanti, nem todos os *rt**os trouxe*am *nformação </line>
<line> *obre a *écnica utilizada para a ob*e*çã* das ev*dê*cias. </line>
<line> Tabela * - Artigos da revist* *eMA*K - *dições jan*iro *011 a maio 20*6 - Técnicas </line>
<line> qualitati*as p*ra obtenção o* para t*a*amento de evidências *til*zadas nos artigos - </line>
<line> Quantidade *e men*õe* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: El*boração pró*ria </line>
</par>
<par>
<line> Já no caso d*s </line>
<line> t*cni*as para tra*am*n*o das *vidências, considerando-se q*e o *erm* </line>
</par>
<par>
<line> cate*o*ização * posteriori *ignifica * mesmo qu* a*álise de co**eúdo, houve men*ão a cinco </line>
<line> tipos, com *orte desta*ue p**a a análise de conteúdo (ve* Tabela 3). ** o total de *e*çõ*s foi </line>
</par>
<par>
<line> de *6 *os 7* artigos </line>
<line> na </line>
<line> amos*ra autodenominados qualitativos ou q*ali-*uanti, menos de </line>
</par>
<par>
<line> metade d***s in*ormo* qual técnica pa*a *ra*amento de evidências foi utilizada. </line>
<line> Passando-*e *s técnicas ligadas à aborda*em quantita*iva, s*par*ndo-se aquelas </line>
<line> voltadas à *btenç*o de d*dos daqu*las vo*tadas ao tr*tam**to do* dados, v*-s* qu*, n* </line>
<line> prime*ro ca*o, o us* recaiu unicamente sob** o ques*i*nário, consid*rando-se *ue o termo </line>
<line> in*lês survey *he é usado como sinônimo (ve* Tabela *). Con*udo, vale *otar q*e o *otal de </line>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, *. 13, n. 6, art. 2, p. 18-30, nov./de*. 2016 *ww4.fsa*et.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. A. C. P. Barros, E. D. Coutinho, S. *. C. Santo*, *. M. Man*ães, *. R. Troccoli </line>
<line> 26 </line>
</par>
<par>
<line> men**es não ultrapassou 13, número ba*xo, con*i*erando-se que a subamost** de artigos </line>
<line> qu*ntitativos e quali-quanti chegou a 73 - em out*as palavra*, *0 artigos não t*ri** </line>
<line> mencionado a for*a como levanta*a* se*s d**os *rimá*ios. </line>
<line> *á no *ue diz r*spei** às técnic*s *ar* tratamento de *ad*s qu*ntitativos, h*uve </line>
<line> menção a 15 tipos, com f*rte preferê*cia po* quatro dela*: a*álises *atorial, de discri*i*ante e </line>
</par>
<par>
<line> de cluster, </line>
<line> tes*e* estatí*ticos, est*tística d*scri**va e *od*lag*m ** equações estrutu*ais. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Dividindo-se o *otal de 133 me*ções pe*o total de 7* *rtigos que se autoproclam*ram d* </row>
<row> abor*agem q*anti*ativa ou quali-quan*i, *hega-se à médi* *e 1,8 técnic*s d* tratamento d* </row>
<row> dad*s *or a**igo (ve* Tabela 5). </row>
<row> Tabela 4 - Artigos da revi*ta ReMARK - Edi*ões ja*e*r* 2011 a maio 2016 - *écn**as </row>
<row> *uantitativas para levantament* de dados - Quantid*de de menções </row>
</column>
<par>
<line> Té**icas d* levantamen*o d* dados </line>
<line> Quantid*de de *enções </line>
</par>
<par>
<line> *uestionário </line>
<line> 11 </line>
</par>
<par>
<line> S*rv*y </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Total de men*ões </line>
<line> 1* </line>
</par>
<column>
<row> *ont*: Elabora*ão própri* </row>
<row> Tabe** 5 - Ar*igos da revista *eMARK - Edições **neiro 2011 * maio 2016 - Técnicas </row>
<row> quantitat*vas pa*a t*atam*nto de dado* - Qua*tidade de me*ções </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Fonte: E*aboração própria. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Te*esina, *. 13, *. *, art. 2, p. 18-30, nov./de*. 20** </line>
<line> www4.*sanet.com.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Originai* ou Mais do Mesmo? Uma Av*liaçã* dos Méto*os Utilizad*s na Pesqu*sa de Mark*ting </line>
<line> 27 </line>
</par>
<par>
<line> 4 CON*IDER*ÇÕ*S FIN*IS </line>
</par>
<par>
<line> O ent*ndi**nto *o *am*nho metod*lóg*co adotado em *m artigo científico sem </line>
<line> dúvida alguma é f*ndam*ntal para que seu propósito de *nve***gação seja be* compreendido, </line>
<line> e seus resultados possam ser criticamente av*liados. Adem*is, qu*ndo o *e*qu*sador se </line>
</par>
<par>
<line> preoc*pa em desap*gar da **na </line>
<line> de c*nfort* e env*redar por caminhos origin*is, is*o, sem </line>
</par>
<par>
<line> dúv**a, agrega qualidade à s*a inv*stigação. </line>
<line> P*r s*a vez, a presente análi*e permitiu co*clu*r que, *uma amostra oriun*a *e </line>
<line> periódico com eleva*o nív*l Qualis, esp*cializado na **vulgação de trabalhos de M**ket*ng, </line>
<line> 1) os auto*es p*recem te* seu própri* julgamento so*r* o que de*e s*r, ou não, inform*do a* </line>
</par>
<par>
<line> le*t*r; e *) não há uma t*ndência l*ne*r de*ses me*mo* a*tores quanto buscar pesquisas a </line>
<line> mais *ri**nai*, d*sapegando-se de u*a zona de c*nforto *uanto às opções metodológicas. </line>
<line> No primeiro c*so, ficou evidencia*o que, praticament*, um terço do* 1*3 ar*i*os da </line>
<line> amostra nã* *xpl*ci*ou a *bordagem ado*ada, *ue não m**s do que *,*6% *eles informaram as </line>
<line> técnicas de levantamento de info**ações secu*dári*s utili*adas, e que só ho*ve 13 menç*es </line>
</par>
<par>
<line> *s té**icas </line>
<line> de l*vantame**o de dados quantitativos. Ou s*ja, em grande parte *os trabalhos, </line>
</par>
<par>
<line> restou *o le*t*r deduzi* essas informações por meio da **i*ura do *ater**l. </line>
<line> Essa tra*sfer*ncia de respons***li*ade não * co*dizen*e com os precei*os de ** </line>
</par>
<par>
<line> trabalh* científico, o q*al r**uer *u* ess*s </line>
<line> informações - como tantas outras *efe*en*es *o </line>
</par>
<par>
<line> métod* *d**a*o - sejam formal e c*aramente fornec*d** *o *e*tor. Ess* </line>
<line> explic*tação visa </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> garant*r o pleno ente*di*ento da pesquisa, elemento funda*ental para uma event*al crítica a </line>
<line> seu *e*pe*to, que poderá *ervir não só para a *onstrução d* pensa*ento cien**fico, como </line>
</par>
<par>
<line> tamb*m *ara s*bsi*iar outros **s*uisadores q*e tenham in*ere*s* em *esenvolv** </line>
<line> trabal*os </line>
</par>
<par>
<line> paral*lo*. </line>
</par>
<par>
<line> Igualmente p*eocupan*e é a *edu*ão de que *ssa ausência não foi nota*a pelos </line>
<line> ava*iadores de ar*ig*s subme*idos ao periód*co de o*de pro*ém * am*stra, b*m situad* *o </line>
<line> rankin* Qualis. </line>
<line> Os mo*ivos para os autores - ass*m c*mo os ava*iador*s - nem s*mpr* estarem </line>
<line> i*ter*ssados em d*r es*e tip* d* sub*í**o a *eus l*i**res *odem ser v**io*. Eles podem achar </line>
</par>
<par>
<line> irr*l*vante </line>
<line> da* *sse ti*o de in**rmação aos leitores *or julgare*-na desnece*sária. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> cas*, </line>
<line> iss* *ignifica que existe uma </line>
<line> lacuna na ca*ac**ade dos autores *m comp*eender </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *mportância *a explicitação metodoló**c* na constr*ção do saber a*adêmico. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teres*na PI, v. 13, n. 6, art. 2, p. 18-3*, nov./dez. *0*6 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. C. P. B*rros, *. D. Coutin*o, S. S. C. *ant*s, V. M. M*nhães, I. R. Troccol* </line>
<line> 28 </line>
</par>
<par>
<line> Ou, talvez, el*s jul*uem que a cons*r*ção *esse saber de*e s* preocupar apen*s com </line>
<line> o* *e**ltados de uma pesqu*sa aplicada, com as *onse*uênc*as práticas, com a contr*buiç*o ao </line>
<line> estado da arte, fica*do os aspectos do *i*or metodol*gic* em seg*ndo *lano. </line>
<line> Ou, e*tão, essa a*itude se deve ao pr*prio desconhecimento t*nto d* autores, quanto d* </line>
<line> avaliadores a respe*to dessas cl*s*ificaç*es. Em *endo ver*ade, es*a suposição s*scitar*a uma </line>
<line> nov* e forte preocupaç*o, esp*cific*mente quanto aos *utores dos art**os: até que ponto el*s </line>
</par>
<par>
<line> estão aptos a julgare* de fo*ma a*equada o enquadramento de suas próprias pesquisas </line>
<line> às </line>
</par>
<par>
<line> tipologias? </line>
</par>
<par>
<line> *assand*-se a uma a*a*iação quanto ao eventua* de*apego a* confor*o gara*t*do pelo </line>
<line> **o de métodos e *e técnica*, j* sobejam*nte praticado* pela academia como um t**o, e*a é </line>
<line> *rejudicada, em **rte, pelo já apo*tado co*por*amento *iscricionário dos autor*s, no *ue </line>
<line> ta*g* ao fo*n*ci*ento de informa*ões. </line>
<line> Mesmo assim, dentre os **ti*os aqui an*lisad*s, on*e esse tipo de i*forma*ão esta*a </line>
<line> di*poní*el, esse desc*la*ento cheg*u a *er verif*cado, mas *penas *o ca*o do tratame*to d* </line>
<line> dado* n* abordagem quantitativa, e de fo*ma parcial. Isso, porqu*, ao m*smo tempo em qu* </line>
<line> os autores dessa subamost*a n*o se furtaram a buscar *ormas variadas de t*abalhar seus dado* </line>
<line> p*imários - fora* en*ontradas 15 t*cn*cas diferent*s -*le*, tam*é* *ão *onsegu*ram e*itar a </line>
</par>
<par>
<line> concentração de 83,5% das *en*ões em qua*ro *esses </line>
<line> recursos: </line>
<line> aná***e* </line>
<line> *ator*a*s, de </line>
</par>
<par>
<line> dis*ri*inant* e de c*uster, testes **ta*ís**co*, estatística *escr*ti*a e mod*lagem de equações </line>
<line> es*ruturais. </line>
<line> *uito menos inv*ntivos mostraram-*e os auto*es q*ali*ativos. Se houve 10 técnicas </line>
<line> utilizada* para a obtenção de evidências, ma*s da m*t*de concentr*ram-se n*s estu*os de *aso </line>
<line> e na ent**vista em profundidad*. Para o tratame*to das ev*dências qualitati*as, a concentração </line>
<line> foi ainda m*is aguda: *p*n*s cinco téc*ica* fora* mencionada*, e quase 80% *e*sas menções </line>
<line> dirig*ram-se à análi*e de co*teúdo. </line>
<line> Por mais q*e essa* té*n*ca* qua**t**ivas preferida* pela maioria do* pesqui*adores d* </line>
<line> a**stra estudada tenham seu *alor, sua elevada frequê*cia ap*nt* certa falta de coragem para </line>
</par>
<par>
<line> oferecerem contribuições or*g*nais à aca*emi*. Ond* estão *s *ni*iativa*, por </line>
<line> exemplo, às </line>
</par>
<par>
<line> análises *emi*tica, ** conversaç*o e de *êne*os c*municativos? S*u uso contribuiria *a*a </line>
</par>
<par>
<line> trazer não </line>
<line> só um novo fresc*r à pesquisa *rasilei*a ** Marke*ing, c*mo também dar lhe </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> pe*a via ** origina***ade - maiores *ond*ções de comp*tir tanto </line>
<line> nacional, *uanto </line>
</par>
<par>
<line> internacionalmen*e. </line>
</par>
<par>
<line> Em outras palavra*, e*taria havendo certa acom*dação dos estud*osos, *á qu* ser </line>
</par>
<par>
<line> ori*inal pode ser um* opção mais trabalhosa, </line>
<line> por **m*n*a* cautela </line>
<line> esp*cial *** part* do </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresi*a, v. 13, n. *, art. 2, *. 18-30, *o*./dez. *016 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Originai* *u Mais do Mesmo? Uma Avalia**o dos Métodos Utilizados na Pesquisa de Marketing </line>
<line> 29 </line>
</par>
<par>
<line> pesqu*s*dor, * qual deveria ter certeza de qu* terá </line>
<line> condiç*es pa*a ver a*ui** que est* </line>
</par>
<par>
<line> procura*do, t*ndo *ompetênci* pa*a observar e ob**r informações s*m contaminá-las com </line>
<line> suas própria* opiniões * interpretações (MARTI*S; TEÓ*H***, 2009). </line>
<line> À luz dessas ev*dências *ode-se di*er que o ob*et*vo dessa *esqu*sa foi alcançad*, </line>
<line> tendo-se verificado que, *elo me*os em am*st*a r*levan*e - ain*a que r*lativamente peq*ena </line>
<line> - de arti*o* da área de Marketin*, *ão existe um esforço para uma maior cr**tiv*dade e para </line>
<line> *m d**apego à zona d* confor** metodológico por parte do* a**ores bras*leiros. </line>
<line> Co*o todo estu*o *cadêmico, esse tem limitações, a maior d*las o mencionado </line>
<line> tamanho *a amo*tra, e o fa** *e ser *riunda de apenas um periódic*. Por ou*ro lado, como já </line>
<line> dito, a qualificação d* ReMARK contribui par* ameniza* *ssa característica. </line>
<line> *omo sugest*o p*ra futuros estudos, pode-se propor a rea*i**ção de um* pesqui*a </line>
<line> **ofu*da sobre os *orqu*s dessa imobilidade. Partind*-se do pri*cí**o q*e a mai*r parte dos </line>
<line> artigos veiculad*s em periód**os *ualis ad*ém de pesquisa* desti*ad*s à confec*ã* de </line>
<line> disser*a*õ*s de mestra*o e de teses de doutorad*, *eri* interessante, por exemp*o, c*nhecer as </line>
<line> (d**)m*tiv**õ*s dos *rie*tador*s * encorajarem esses alu*os a desbra*are* n*vos horiz*ntes </line>
<line> *e pesquisa. </line>
<line> T*mbém pode*ia ser profí*uo *nvestigar se o teor da disci*lina de M**odologia da </line>
<line> Pe*q*isa aplicada nos curso* de pós-gr**uação estimula *ssas novas incursões. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
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<line> I. R. Tr*ccoli </line>
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<line> 1) conce*ção e planejamento. </line>
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<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 2) aná*ise e interpretação dos *ad*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elaboração *o rascun** ou na **visão crític* do conteú*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> 4) par*icipação na a*rov*ção d* *e*são fina* do m*nusc*ito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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