<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 6, art. 2, *. 18-30, nov./dez. 2016
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2016.13.6.2
</line>
</par><par>
<line>
Originais Ou Mais do Mesmo? Uma A*aliaçã* dos Métodos Utilizados na Pesqu*s* de
</line>
<line>
Market*ng
</line>
<line>
*rigin** or More of the S**e? An Evaluat*on of Method* in Ma*k*ting Rese*rch
</line>
<line>
Antônio A**erto *armona Pe*uen* de Bar*o*
</line>
<line>
Mestra*o em Administração e *es*nvolvimento Em***sarial pe*a Universidade *stácio de *á
</line>
<line>
Bacharel e* Engenharia de Pr*du*ão pela Univers*dade Gama *il*o
</line>
<line>
E-mail: a**pb1@gma*l.c*m
</line>
<line>
Eduardo Di*s **utinho
</line>
<line>
M*strado em Admini*t*ação e Des*nvolviment* Empresarial pela *niv*rsidade Está*io d* Sá
</line>
<line>
*-mail: *diascout*nh*@y*hoo.com.br
</line>
<line>
*hei*a da Silva Carv*lho Santos
</line>
<line>
Mestrado em Adminis*ração e Desenvo*v*m*n*o E*pres*ria* *ela Universidad* E*táci* de Sá
</line>
<line>
Bacha*el em Adm**i*tração pela Universida*e Fede*a* do Rio de J**e*ro
</line>
<line>
E-*ail: shei*a_carvalho_**@yahoo.co*.br
</line>
<line>
Víto* Martins M*nhãe*
</line>
<line>
Mestrado *m Admini*traçã* e Desenvo**imento Em*resarial pela *niv*r*idade Estácio de Sá
</line>
<line>
B*c*arel em *dminis**ação p*la Universidade Está*io de S*
</line>
<line>
*-mail: vitormartins82@gma*l.com
</line>
<line>
Ire*e Raguenet Troccoli
</line>
<line>
Dout*ra em A*m*nistraçã* de Empres*s pe*a *ont*fícia Univer*idade Católica do Rio *e Janeiro
</line>
<line>
*rof*s*ora da *niversidade Estáci* de Sá
</line>
<line>
E-mail: *re**.trocco*i@esta*io.br
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Originais ou Mais do *esmo? Uma Avaliação dos Métodos Uti*izados na Pesquisa de Marke*ing
</line>
<line>
19
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Até que ponto, de fato, *xiste *m esforço à maior cria*ividade e * um d*sapeg* à *ona d*
</line>
<line>
conforto metodológic* *or p*rte dos aut*res da área de *dministração de Empresas? Esse foi
</line>
<line>
o ob**tivo da presente p*squisa quantitativ*, parti*do do princípio de *ue a produção
</line>
<line>
acadêmica se enc*ntra pe*mea*a por dois tipos de pesq*isador*s: aqueles a*nda domina*os
</line>
<line>
pe*o pro*utivi*mo e aqueles praticant*s da slow science. A p*rt*r de amostra d* artigos
</line>
</par><par>
<line>
oriundos de *evista espe*ializada em Ma*keting e com el*vado Qualis, os dado*
</line>
<line>
*xtraídos
</line>
</par><par>
<line>
for*m analisados *or meio da estatístic* d*scrit*v*. Os resultados indica*am que não *á uma
</line>
<line>
tendência li*ear *o* *utores quanto a *uscar *esquisas *ais ori*inais, além de eles pare*er*m
</line>
</par><par>
<line>
*er s*u próprio *ulgamento sobre *s a*pect*s metodológ*co* que d*vem ser,
</line>
<line>
o* nã*,
</line>
</par><par>
<line>
informados ao l**tor.
</line>
</par><par>
<line>
Pala**as-Chave: Métod*s *e Pesquisa. *ark*ti**. Produtivismo.
</line>
</par><par>
<line>
AB*T*ACT
</line>
</par><par>
<line>
Do Business Administ*ation autho*s struggle fo* greater *reativity *nd * det*chmen* of
</line>
<line>
methodolo*ical c*mfort zone? This was *he ob*ec*ive *f this quant*tative *esea*c*, assuming
</line>
</par><par>
<line>
th*t *ca*e*ic pr*duction
</line>
<line>
i* formed by *wo type* of resear*hers: those still domin*ted
</line>
<line>
by
</line>
</par><par>
<line>
prod*ctivism *nd the slow science pra**itioners. Us*ng a samp*e of articles from a Marketing
</line>
<line>
journ*l with high *ualis, **ta *ere analyzed u*ing des***ptive *tatisti*s. Results show tha*
</line>
</par><par>
<line>
auth*r* don´t fo*l*w a *ine*r tre*d *owards more
</line>
<line>
original
</line>
<line>
research, a*d they seem to h**e
</line>
</par><par>
<line>
their own
</line>
<line>
judgm*nt on
</line>
<line>
the met*odo*ogica* *s*ects that s*ould be, or *ot,
</line>
<line>
informed to t*e
</line>
</par><par>
<line>
r*ader.
</line>
</par><par>
<line>
Keywords: Research Me*hod*. Market*ng. Producti*ism.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, **resina *I, v. 13, n. 6, a*t. 2, p. 18-*0, nov./dez. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. C. P. Barros, E. *. Couti*h*, *. *. C. *a*tos, V. *. M*nhães, *. R. Troccoli
</line>
<line>
2*
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RO**ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Quadri*nualmente, a Comissão de Aperfe*ço*me*to de Pessoal do Nível Superi*r
</line>
<line>
(CAPES) pont*a uma cesta de indicad*r*s, c*m vi*tas a quali*ic*r os *u**os de pós-gradu*ç*o
</line>
<line>
strito sensu e seu c*rpo docente. É nessa r*al*d*de que s* con*retiza a p**ss*o *ela produç*o
</line>
<line>
*ientífica, resumi*a na *****a, muito *resente nos corações e *entes dos pesquisadores
</line>
<line>
acadêmicos b**sileiros: p**l*que ou p*reça.
</line>
<line>
Com* es*a si*u**ão não *a*o leva e**es profiss*onais a uma busca fren*tica por
</line>
<line>
pu**ic*ç*es, a *onsequência inev*tável é um *rodu*ivismo (GODO*; *AVIER, 2012), q*e
</line>
<line>
implica um* série de di*tor*õe* d* di*ersas ordens (AL**D*PANI, 2011; CAST*E*; *ANZ-
</line>
</par><par>
<line>
VAL*RO; ME*-CYT*D, 2007). S*ndo u** d*las sendo a **cessi**de
</line>
<line>
de velocidade na
</line>
</par><par>
<line>
c*iação d* ar*igos cien*íficos é natura* que se espe*ule que isso *m*li*ue u* menor es*aço à
</line>
<line>
*riatividade: **p**duzir c*minhos já conheci*os e pl*nam*nte domina*os, por *a*s
</line>
<line>
m**otôn*co que seja, garantiri* o cu*primento rápi*o * sem *urpr**as daquela* taref**
</line>
<line>
nece**árias ao *l*an*e *as almejadas pontua*ões (MOREIRA, 2009; **E*TAS, 2*11).
</line>
</par><par>
<line>
*m ou*ra* palavras, tr*ca-*e a *ovida*e e a ***ginalid*de - que pode*
</line>
<line>
nec*ssitar de
</line>
</par><par>
<line>
maiores dedicação e esforço e, portan*o, de m*is tempo - por oferecer mais do *esmo. E com
</line>
</par><par>
<line>
o benefício *e um (provável)
</line>
<line>
bônus, um* maior
</line>
<line>
ac*itabilidade do ar*ig*, *uando d*
</line>
<line>
s *a
</line>
</par><par>
<line>
aval*ação, já *ue essa ú*ti*a *s*aria *ontamin*da p*l*
</line>
<line>
baix*
</line>
<line>
qualidade trazi*a pelo
</line>
</par><par>
<line>
produti*ismo, **vore**n*o aq**lo que j* é *onheci*o: "Uma grande part* do* per*ód*cos
</line>
</par><par>
<line>
n*ci*nais funciona com o simples obje*ivo ** e*coar produção
</line>
<line>
a*a*êmica sem **alidade.
</line>
</par><par>
<line>
Pouquís*imos de noss*s periódicos tê* *ualida*e, p*u*uíss*mos del*s t*m
</line>
<line>
*m proce*so
</line>
</par><par>
<line>
editorial rigo*oso, pou**íssimo* *eles *ossuem car*a* de decis*o editoria*" (BERTERO e* al.,
</line>
<line>
*013, p. 191)
</line>
<line>
P*r outro l*do, nã* é *m*ossível *ue existam *esqu*sadores que, por algum motivo,
</line>
<line>
t*nham a ventu*a d* não *sta*em sob o ju*o dess* pres*ão. Professores seniores, por exemp*o,
</line>
</par><par>
<line>
*ujos currícu*os já consolidad*s
</line>
<line>
os is**tam d*ssa imposição, p*dem *star u**ndo
</line>
<line>
s ua
</line>
</par><par>
<line>
experiênc*a pa*a ofere**r contribui*ões criati*as
</line>
<line>
à Academia, a* p*aticarem a c*ama*a **ow
</line>
</par><par>
<line>
scien*e, adeptos da ideia *e que "Não po*emos *on*inu*mente lhe diz*r o q** nos*a ciência
</line>
<line>
signi*ica; par* o que *ervir*; p**que simplesmente ainda não sabemos. A ciênc*a necessi*a de
</line>
<line>
temp*" (SLOW *CIENCE, 20*6).
</line>
</par><par>
<line>
*mag*nando, por*anto, qu* a p*oduç** aca*êmica se
</line>
<line>
enc*ntre *er**ada
</line>
<line>
pe*o* dois
</line>
</par><par>
<line>
tipo* de *esquisadores - aqueles ainda dominados pelo p**d*tivismo e *q*eles *raticantes da
</line>
</par><par>
<line>
slow *cience -
</line>
<line>
pode-s* supo* q*e um **v*ntamento sobre ** ca*acteríst**a* de*s*s trabal*os
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, T*resi*a, v. 13, n. 6, a*t. 2, p. 18-*0, nov./dez. 2016
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Origin*is ou Mais do M*smo? Uma Av*liação d*s Métod** Utilizados na P*squ*sa de Marke*ing
</line>
<line>
21
</line>
</par><par>
<line>
em determi*ada área de c*nheci**nto serviria para indicar se ela se
</line>
<line>
encontra mais - ou
</line>
</par><par>
<line>
men** - domi*ada *or u*a dessas forças. Isso, porque o
</line>
<line>
*om sen*o sugere que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
originalidade e o ined*tis*o t*ria* mai*res chan*es de se fazerem
</line>
<line>
p**sent** *elo seg*ndo
</line>
</par><par>
<line>
tipo de au**re*, e vice versa.
</line>
</par><par>
<line>
*, a partir des*a linha de racio*ínio, que se estr*turou o obj*tivo *entral do pres*nte
</line>
<line>
artig*: por *eio da análi*e das carac*erísticas dire*amente l*gad*s aos métodos adotad*s em
</line>
</par><par>
<line>
uma *mo**ra *elevan*e d* artigos cien*ífi*os, verificarem, até **e ponto, de fato, exist*
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
*sforço à maior criativi*ade e a *m desape*o à *ona de confort* me*odológico por parte dos
</line>
<line>
autores *a área *e Ad*i*istr**ão de E*p*es*s.
</line>
<line>
Além dessa **trodução, o presente a*ti*o se compõe de mais trê* s*ções: aspectos do
</line>
<line>
méto**, r*s*ltado do l**antam*nto primário d* da*os, e disc*ssão.
</line>
<line>
2 MÉTO*O
</line>
<line>
O pr*sente artigo se enquadra como quantitativo quanto à ab*rd*gem, e *evant*m*nto
</line>
</par><par>
<line>
bibl*og*áfico quanto aos m*ios,
</line>
<line>
sen** descritivo-expl*c*tivo q*anto à finali*ade. Os dado*
</line>
</par><par>
<line>
levan*ados em u*a amostra de conve*iên*i* fo*am tratados *o* meio da e*tatística descritiv*
</line>
<line>
(MARTINS; TEÓPHILO, 2009).
</line>
<line>
A *nv*sti*aç*o foi reali*ada junto * subá*ea de Marketing, dentr* da á*ea de
</line>
<line>
Administraçã* de *mpresas. E*sa *scolha se deveu à elevada q*antid*de de trabalhos
</line>
<line>
acadêmicos produz*dos pelos auto*e* de*sa subárea, compr*va*a por dois *ev*ntamentos:
</line>
<line>
1) No* nove **o* *ntre 2007 e 2015, as edições a*uais dos Encont*os da Associação
</line>
<line>
Nacional de Pó*-Gr*duação e *esquisa em Administração (EnANP*Ds) - o mai* imp*rtante
</line>
</par><par>
<line>
**ent*
</line>
<line>
acadêmi*o
</line>
<line>
*a área- r*gi*tra*am um total *e 8.135 a*t*go*. Con*iderando que,
</line>
</par><par>
<line>
tip*camente, cada
</line>
<line>
En*NPADs conta com
</line>
<line>
11 divisõe* a*adê*icas, em *erm*s méd*os,
</line>
<line>
cada
</line>
</par><par>
<line>
u*a delas t*r*a 740 artigos; por seu
</line>
<line>
turno, isola*am*n*e a d*visão de Market*ng apresento*
</line>
</par><par>
<line>
86* a*ti*os, p*tam** 17% *cima dess* méd*a;
</line>
<line>
2) Desde o ano de 200*, a Associação Nacional d* *ós-Gradua*ão e Pesquisa e*
</line>
</par><par>
<line>
Adm***stração (*NP*D) dedica evento
</line>
<line>
bia*ual esp*cificamen*e à á*ea
</line>
<line>
d* Ma*keting -
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
Enc*ntros de Marketin*
</line>
<line>
(EMAs) - numa clara evid*ncia da
</line>
<line>
*mport*ncia da produção
</line>
</par><par>
</page><line>
acad*mica nesse âmbito. Nas sete ed*ções dos E*As já realizadas f*i apresentad* um t*tal
</line>
<line>
*e 73* artigos, in**cando média an*al de mais de uma centena *e resultad** de p*squisas.
</line>
<line>
*uanto aos t*ab*lhos a s*rem ana*isados, optou-se por b*scá-los em um per*ódico
</line>
<line>
*e**ca*o es*ecif**amente ao Market*ng: a **vista Brasileira de Marketing (REMar*).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 13, n. 6, art. 2, p. 1*-30, nov./dez. 2*16 www4.fsane*.c*m.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. A. C. *. *arros, *. D. *outin*o, S. S. C. Santos, V. M. Manhães, I. *. T*o****i
</line>
<line>
22
</line>
</par><par>
<line>
E*itada desde o ano de *002, a RE*ar*
</line>
<line>
informa que sua mis*ão é d*v*lgar a
</line>
</par><par>
<line>
produção intelect*al *as áreas
</line>
<line>
*e M**ket*ng, organizacional e de m*rcad*, e*timulando as
</line>
</par><par>
<line>
contrib*ições *riat*vas e inédit*s
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
t**balh* aca*êmico e de pesquisa. Seus objetivos
</line>
<line>
são
</line>
</par><par>
<line>
*ontr*buir para o
</line>
<line>
au*ento d* produção de co**ec*mento
</line>
<line>
das comu*idades acadêmi*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
profissional, servir com* cana* *dequado para difundir avanç*s *onc*ituai*, metodológicos e
</line>
<line>
de expe*iências d* Marketing na socie**de moderna, * estimular a difusão de conhecimento*
</line>
</par><par>
<line>
que promovem novos
</line>
<line>
estudo* e novas formulações teó*icas e empíricas
</line>
<line>
para a
</line>
<line>
*rea de
</line>
</par><par>
<line>
*arketing. Emb*r* s* **cla*e nã*
</line>
<line>
vincula*a a nenhum grupo de pesquisa de pós-graduação
</line>
</par><par>
<line>
stri*to *ensu nacional, a revist*
</line>
<line>
in*orma que seu apoio logístico * *e siste*** *e
</line>
</par><par>
<line>
*compa*h*men*o é feito por i**ermédio d* Progra*a de Pós-*ra*uação em Admin*stração da
</line>
<line>
Universidad* Nove d* Ju*ho (UNINOVE) (REMAR*, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
É im*o*tante *essalvar que, em*ora o conceito Qualis da CAPES
</line>
<line>
da REMa*k
</line>
</par><par>
<line>
atu*lmen*e seja *3, es*e nível lhe f*i atribu*do *o início de 2016, após *er permanecido
</line>
<line>
anterior*ent* *o estrato B2. *ons*dera*do *u* o* est*a*os Qualis são, *m ordem desce**ente
</line>
</par><par>
<line>
d* qua**ficação, A1, A*, B1, B2, B3, B4 * B5, tem-se que, se a*bas
</line>
<line>
as q*alifi*ações da
</line>
</par><par>
<line>
REMark não pertenc*m **s níveis m*is
</line>
<line>
alt*s, ao mesm* temp* e*as
</line>
<line>
se
</line>
<line>
mantêm
</line>
</par><par>
<line>
razoavelmente d*st***es dos estratos mais *aixos. Isso sugere qu* e*se perió*ico pod* ter fe*t*
</line>
</par><par>
<line>
*ar*e - princi*alment*
</line>
<line>
enquanto se s*tuou **
</line>
<line>
*ível B2 - *as escolhas para su*missões
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
trabalhos com *m maio* a**ance qualitativ*.
</line>
<line>
Por um* q*estão de conven*ência d* equipe de *esquisa que parti*ipou do presente
</line>
</par><par>
<line>
levantame*to, optou-se por limitar os da*os
</line>
<line>
primários
</line>
<line>
àq*eles ob*idos na*
</line>
<line>
edi*ões da
</line>
</par><par>
<line>
REMark, r*fere*t*s ao perí*do de janeiro de
</line>
<line>
2011 a *a*ço de 20*6 - ou s*ja, *o nº 1 do
</line>
</par><par>
<line>
vol um e
</line>
<line>
10 *té o nº 1do volume
</line>
<line>
15. *odas
</line>
<line>
e*sas ediç*es *oram acessadas por mei*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
homep*ge
</line>
<line>
da
</line>
<line>
*e*ista,
</line>
<line>
dis*oníve*
</line>
<line>
no
</line>
<line>
e*dereço
</line>
<line>
eletrônico
</line>
</par><par>
<line>
htt*://w*w.r*vistabra*ilei*amark*ting.org/ojs-2.2.4/index.php/*em*rk, e todos os *r*igos
</line>
<line>
*oram ba*xa*os, c*mpondo amostra de 1*3 artigos.
</line>
<line>
Prosseg*iu-se, então, à pr*meira tarefa nec*ssária ao alca*c* do objetivo da p*squisa:
</line>
</par><par>
<line>
sele*ion*r os artigo* de na**reza empírica, descartan*o todas as
</line>
<line>
p*blica**es te*ricas. Isso
</line>
</par><par>
<line>
lev*u à eliminação *e 30 artigos, reduzindo a amostra a *er analisada pa*a 163 artigos. Esses
</line>
</par><par>
<line>
foram aleatória e equanim**te d**ididos
</line>
<line>
dentre a equipe *e p**quis*dores,
</line>
<line>
com
</line>
<line>
cada artigo
</line>
</par><par>
<line>
tendo sido analisado por apenas um sujeito.
</line>
<line>
A pa*ti* d*í, pa*sou-se à coleta *a* informaç*es c*nsideradas necessárias ao
</line>
</par><par>
<line>
ating*mento do objetivo da presente *esqui*a. *e*se momento, *oi *uscada inspiração
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
</page><line>
trabalho d* *azzon e H*r*andez (2013), *ada a **milaridade de seu pr*p*sito e o fato de sua
</line>
<line>
Rev. FSA, *ere*ina, v. 13, n. 6, art. 2, p. 18-30, nov./de*. 2016 *ww4.fsa*et.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Originais ou Mais do Mesmo? Uma Avaliação dos Métodos Utiliza*os na Pesquisa de Ma*keting
</line>
<line>
*3
</line>
</par><par>
<line>
p*blica*ã* *m p*rió*ico com Qualis A2 o qualificar pos*tiva*ente. Com is*o, fo* co*s*derada
</line>
<line>
relevante a presença *e do*s *ip*s de i**or*ações nos art*gos d* *mostra *studada:
</line>
<line>
*) A a*ordag*m: citada por Mazzon e He*n**dez (2013) como nat*rez* da coleta d*
</line>
</par><par>
<line>
dados, a abordagem alude a *on*un*os de metodologias que *odem
</line>
<line>
envo*ver
</line>
</par><par>
<line>
divers*s referências epistemológica*. Pode *er de t*ês o*dens: a) qualit**iva:
</line>
</par><par>
<line>
base*da n* concepção con*trutivista, em m*delo etnográ*ico e de *bservaç**
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
compor*amento; b) quantitati*a: bas*ad* n* conc*pç*o pós-positivista, * conceb**a
</line>
<line>
a pa*tir de i**estigação expe*im*nta*, co* aval*açõ*s pr* e pós-test* das *titudes; e
</line>
</par><par>
<line>
c) qua*i-qu*nti, o que signi*ic* o uso simultâne* de ambas a*
</line>
<line>
abordagens
</line>
</par><par>
<line>
a*t*riores (CRESWE*L, 2010).
</line>
</par><par>
<line>
2) As técnicas *e obte*ção e de análise *e dados (no caso de pes**isa qua*itat**a) ou
</line>
<line>
de evid*ncia* (no c*so de p*squisa qua*tit*tiv*) remetem às formas co*o *ão
</line>
<line>
o*tid** e pro*es*ada* as informa*ões *rimár**s ou se*undárias.
</line>
<line>
Pa*a cump*ir es*a **apa, cada membro d* **uipe *rocedeu à **itura de su* subamostra,
</line>
</par><par>
<line>
buscan*o ali l*ca*i*ar esse* t**s tipos de *nformaçã*, sem nada in*erir - ou
</line>
<line>
seja, só foram
</line>
</par><par>
<line>
conside*adas a*uelas que **tives*em *xplícitas. Em segui*a, tod*s as
</line>
<line>
i*formações as*im
</line>
</par><par>
<line>
*btidas foram inse*idas em planilha E**el, seguindo-se o tra*amento d*s resu*tados por *eio
</line>
<line>
do uso da est*tística descri**va.
</line>
</par><par>
<line>
Os dados fin*is fo*a*, *ntã*, a*r**ado* em t***las e descritos
</line>
<line>
d* forma sucinta,
</line>
</par><par>
<line>
fornecen** uma base
</line>
<line>
para o j*lgamento ref*rente ao o*jetivo *riginalmen*e proposto na
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa.
</line>
</par><par>
<line>
3 R*SULTADOS E DI**USSÃO
</line>
<line>
Dentre os 163 art*gos da amostra, 44 - ou seja, p*ati**mente u* terço do total - não
</line>
<line>
me*cionaram explicitamen*e qual abordage* ado*aram. De*tre os demais 11*, h**ve
</line>
</par><par>
<line>
equilíbr*o na distribuição ent*e as abordagens qualitativa e quantitativa, com
</line>
<line>
p*r*o de 40%
</line>
</par><par>
<line>
cada, enqu*nto a abordag** q*al*-quan** ficou com pouco mais
</line>
<line>
d* 21% *a preferência (ver
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 1).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, Teresina PI, *. 13, n. 6, ar*. 2, *. 18-30, nov./dez. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. A. C. P. *ar*o*, E. D. Coutin*o, S. S. C. Santos, V. *. *anhãe*, *. R. *roccoli
</line>
<line>
24
</line>
</par><par>
<line>
Ta*ela 1 - Artigos da revista R*M*RK - E*ições **neiro 2011 a maio 2016 - Abordage*s
</line>
<line>
ad*tadas
</line>
<line>
*bord*gem Qu**t*dade de artigos Participação percent*a* sobre o to*al
</line>
</par><par>
<line>
Qua*t*tativa
</line>
<line>
4*
</line>
<line>
4 * ,3 4 %
</line>
</par><par>
<line>
Qualit*tiva
</line>
<line>
46
</line>
<line>
3 8 ,6 6 %
</line>
</par><par>
<line>
*uali-quan*i
</line>
<line>
25
</line>
<line>
2 1 ,0 1 %
</line>
</par><par>
<line>
T*tal
</line>
<line>
119
</line>
<line>
100%
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elab*raç** **ópria
</line>
</par><par>
<line>
Pa*sando-se às té*nic*s d* obtenção ou de anális* dos da**s
</line>
<line>
ou das evidências
</line>
</par><par>
<line>
primária* ou secundárias, para melh** entend*r a pres**ç* d* cada uma dess*s técnic*s, foi
</line>
<line>
f*i*a s*p*ração en**e aquelas cláss*ca* das abor*agens qualitativa e quantit*tiv*, assim *o*o
</line>
<line>
f*ram depuradas aq*e*as que serv*m a ambas as ab**dagens.
</line>
</par><par>
<line>
*o q u e
</line>
<line>
tan** *s técnicas qu* s**vem * *mba* as abordagens, tê*-se *quelas que
</line>
</par><par>
<line>
v*sam à obtenção *e informações secundária*
</line>
<line>
*ue norm*l*ent*
</line>
<line>
co*põem a seção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
referencial t*órico de um artigo (ver Tabela 2). No *a*o, o presen*e levantam*nto
</line>
<line>
indicou
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
são fr*q*entemen*e *onfundi*os. A consulta * livros, a ar**gos, a doc*m*ntos *ão se configu*a como pesqui*a no
</line>
<line>
sent*do puro da palavra, porque pe*quisar significa *nda*ar, *nvestigar, analisar *nterpr*ta*iv*me*te. Uma busca
</line>
<line>
bibliográfica (o* d*cu*ental) se*ia, portanto, apenas uma *écn*ca d* l*vantamento d* in*ormaçõe* e ou de d**os
</line>
<line>
neces*á*ios à realiz*ção da pesquisa, a qual - **sa sim - habil*ta o autor a sus*entar * a di*logar teoricamente
</line>
<line>
com au*o*es que *á es*reveram sobre * tem* (SILVA et al., 20*5). O ter** des* r***arch * ori*i*alme*te usado
</line>
</par><par>
<line>
por autor*s de lí*gua inglesa
</line>
<line>
para denominar levantamento bi*liog*áf*co (KERLINGER, 19*3), não ra*o tendo
</line>
</par><par>
</page><line>
*ido *pr*priado por autores d* língu* portuguesa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986).
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 13, n. 6, art. 2, p. 18-30, nov./dez. 20*6 www*.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Originais *u Mais do Mesmo? Uma Avaliação dos Métodos Utilizado* na Pesquisa de *arket*ng
</line>
<line>
2*
</line>
</par><par>
<line>
Pass**do-*e às **cnicas l*gadas à ab*rdagem qualitativa, foram identificados 15
</line>
<line>
termos refer*ntes a ela, com **as ca*acterísticas: *) uma mistura de elementos destina*os à
</line>
<line>
ob**nção de evi*ênci*s com e**ment*s dedicados ao trat*mento dessas *vidências, e 2) o uso
</line>
<line>
de termos di***entes mas co* * mesma significação (ver Ta*e*a 3).
</line>
<line>
Faz*ndo-se es*a s*paração, verifica-se que, *o caso das técnicas para a obtençã* das
</line>
<line>
evidê*cias, **uve menção a 10 d*las, ressaltando-se que grupo de f*co e dinâmi*a de grupo
</line>
<line>
são sinôn*mos (ver Tabela 4). * to**l de menções ch*gou a 60, o que signific* que, te*do
</line>
<line>
ha*ido 46 *rtigos da amostra se aut*d*nominando de abordag*m qualitativa e 25 se
</line>
<line>
autodeno*in*ndo de abord*gem qua*i-quanti, nem todos os *rt**os trouxe*am *nformação
</line>
<line>
*obre a *écnica utilizada para a ob*e*çã* das ev*dê*cias.
</line>
<line>
Tabela * - Artigos da revist* *eMA*K - *dições jan*iro *011 a maio 20*6 - Técnicas
</line>
<line>
qualitati*as p*ra obtenção o* para t*a*amento de evidências *til*zadas nos artigos -
</line>
<line>
Quantidade *e men*õe*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: El*boração pró*ria
</line>
</par><par>
<line>
Já no caso d*s
</line>
<line>
t*cni*as para tra*am*n*o das *vidências, considerando-se q*e o *erm*
</line>
</par><par>
<line>
cate*o*ização * posteriori *ignifica * mesmo qu* a*álise de co**eúdo, houve men*ão a cinco
</line>
<line>
tipos, com *orte desta*ue p**a a análise de conteúdo (ve* Tabela 3). ** o total de *e*çõ*s foi
</line>
</par><par>
<line>
de *6 *os 7* artigos
</line>
<line>
na
</line>
<line>
amos*ra autodenominados qualitativos ou q*ali-*uanti, menos de
</line>
</par><par>
</page><line>
metade d***s in*ormo* qual técnica pa*a *ra*amento de evidências foi utilizada.
</line>
<line>
Passando-*e *s técnicas ligadas à aborda*em quantita*iva, s*par*ndo-se aquelas
</line>
<line>
voltadas à *btenç*o de d*dos daqu*las vo*tadas ao tr*tam**to do* dados, v*-s* qu*, n*
</line>
<line>
prime*ro ca*o, o us* recaiu unicamente sob** o ques*i*nário, consid*rando-se *ue o termo
</line>
<line>
in*lês survey *he é usado como sinônimo (ve* Tabela *). Con*udo, vale *otar q*e o *otal de
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina PI, *. 13, n. 6, art. 2, p. 18-30, nov./de*. 2016 *ww4.fsa*et.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. A. C. P. Barros, E. D. Coutinho, S. *. C. Santo*, *. M. Man*ães, *. R. Troccoli
</line>
<line>
26
</line>
</par><par>
<line>
men**es não ultrapassou 13, número ba*xo, con*i*erando-se que a subamost** de artigos
</line>
<line>
qu*ntitativos e quali-quanti chegou a 73 - em out*as palavra*, *0 artigos não t*ri**
</line>
<line>
mencionado a for*a como levanta*a* se*s d**os *rimá*ios.
</line>
<line>
*á no *ue diz r*spei** às técnic*s *ar* tratamento de *ad*s qu*ntitativos, h*uve
</line>
<line>
menção a 15 tipos, com f*rte preferê*cia po* quatro dela*: a*álises *atorial, de discri*i*ante e
</line>
</par><par>
<line>
de cluster,
</line>
<line>
tes*e* estatí*ticos, est*tística d*scri**va e *od*lag*m ** equações estrutu*ais.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Fonte: E*aboração própria.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te*esina, *. 13, *. *, art. 2, p. 18-30, nov./de*. 20**
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Originai* ou Mais do Mesmo? Uma Av*liaçã* dos Méto*os Utilizad*s na Pesqu*sa de Mark*ting
</line>
<line>
27
</line>
</par><par>
<line>
4 CON*IDER*ÇÕ*S FIN*IS
</line>
</par><par>
<line>
O ent*ndi**nto *o *am*nho metod*lóg*co adotado em *m artigo científico sem
</line>
<line>
dúvida alguma é f*ndam*ntal para que seu propósito de *nve***gação seja be* compreendido,
</line>
<line>
e seus resultados possam ser criticamente av*liados. Adem*is, qu*ndo o *e*qu*sador se
</line>
</par><par>
<line>
preoc*pa em desap*gar da **na
</line>
<line>
de c*nfort* e env*redar por caminhos origin*is, is*o, sem
</line>
</par><par>
<line>
dúv**a, agrega qualidade à s*a inv*stigação.
</line>
<line>
P*r s*a vez, a presente análi*e permitiu co*clu*r que, *uma amostra oriun*a *e
</line>
<line>
periódico com eleva*o nív*l Qualis, esp*cializado na **vulgação de trabalhos de M**ket*ng,
</line>
<line>
1) os auto*es p*recem te* seu própri* julgamento so*r* o que de*e s*r, ou não, inform*do a*
</line>
</par><par>
<line>
le*t*r; e *) não há uma t*ndência l*ne*r de*ses me*mo* a*tores quanto buscar pesquisas a
</line>
<line>
mais *ri**nai*, d*sapegando-se de u*a zona de c*nforto *uanto às opções metodológicas.
</line>
<line>
No primeiro c*so, ficou evidencia*o que, praticament*, um terço do* 1*3 ar*i*os da
</line>
<line>
amostra nã* *xpl*ci*ou a *bordagem ado*ada, *ue não m**s do que *,*6% *eles informaram as
</line>
<line>
técnicas de levantamento de info**ações secu*dári*s utili*adas, e que só ho*ve 13 menç*es
</line>
</par><par>
<line>
*s té**icas
</line>
<line>
de l*vantame**o de dados quantitativos. Ou s*ja, em grande parte *os trabalhos,
</line>
</par><par>
<line>
restou *o le*t*r deduzi* essas informações por meio da **i*ura do *ater**l.
</line>
<line>
Essa tra*sfer*ncia de respons***li*ade não * co*dizen*e com os precei*os de **
</line>
</par><par>
<line>
trabalh* científico, o q*al r**uer *u* ess*s
</line>
<line>
informações - como tantas outras *efe*en*es *o
</line>
</par><par>
<line>
métod* *d**a*o - sejam formal e c*aramente fornec*d** *o *e*tor. Ess*
</line>
<line>
explic*tação visa
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
garant*r o pleno ente*di*ento da pesquisa, elemento funda*ental para uma event*al crítica a
</line>
<line>
seu *e*pe*to, que poderá *ervir não só para a *onstrução d* pensa*ento cien**fico, como
</line>
</par><par>
<line>
tamb*m *ara s*bsi*iar outros **s*uisadores q*e tenham in*ere*s* em *esenvolv**
</line>
<line>
trabal*os
</line>
</par><par>
<line>
paral*lo*.
</line>
</par><par>
<line>
Igualmente p*eocupan*e é a *edu*ão de que *ssa ausência não foi nota*a pelos
</line>
<line>
ava*iadores de ar*ig*s subme*idos ao periód*co de o*de pro*ém * am*stra, b*m situad* *o
</line>
<line>
rankin* Qualis.
</line>
<line>
Os mo*ivos para os autores - ass*m c*mo os ava*iador*s - nem s*mpr* estarem
</line>
<line>
i*ter*ssados em d*r es*e tip* d* sub*í**o a *eus l*i**res *odem ser v**io*. Eles podem achar
</line>
</par><par>
<line>
irr*l*vante
</line>
<line>
da* *sse ti*o de in**rmação aos leitores *or julgare*-na desnece*sária. Nesse
</line>
</par><par>
<line>
cas*,
</line>
<line>
iss* *ignifica que existe uma
</line>
<line>
lacuna na ca*ac**ade dos autores *m comp*eender
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*mportância *a explicitação metodoló**c* na constr*ção do saber a*adêmico.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teres*na PI, v. 13, n. 6, art. 2, p. 18-3*, nov./dez. *0*6
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. C. P. B*rros, *. D. Coutin*o, S. S. C. *ant*s, V. M. M*nhães, I. R. Troccol*
</line>
<line>
28
</line>
</par><par>
<line>
Ou, talvez, el*s jul*uem que a cons*r*ção *esse saber de*e s* preocupar apen*s com
</line>
<line>
o* *e**ltados de uma pesqu*sa aplicada, com as *onse*uênc*as práticas, com a contr*buiç*o ao
</line>
<line>
estado da arte, fica*do os aspectos do *i*or metodol*gic* em seg*ndo *lano.
</line>
<line>
Ou, e*tão, essa a*itude se deve ao pr*prio desconhecimento t*nto d* autores, quanto d*
</line>
<line>
avaliadores a respe*to dessas cl*s*ificaç*es. Em *endo ver*ade, es*a suposição s*scitar*a uma
</line>
<line>
nov* e forte preocupaç*o, esp*cific*mente quanto aos *utores dos art**os: até que ponto el*s
</line>
</par><par>
<line>
estão aptos a julgare* de fo*ma a*equada o enquadramento de suas próprias pesquisas
</line>
<line>
às
</line>
</par><par>
<line>
tipologias?
</line>
</par><par>
<line>
*assand*-se a uma a*a*iação quanto ao eventua* de*apego a* confor*o gara*t*do pelo
</line>
<line>
**o de métodos e *e técnica*, j* sobejam*nte praticado* pela academia como um t**o, e*a é
</line>
<line>
*rejudicada, em **rte, pelo já apo*tado co*por*amento *iscricionário dos autor*s, no *ue
</line>
<line>
ta*g* ao fo*n*ci*ento de informa*ões.
</line>
<line>
Mesmo assim, dentre os **ti*os aqui an*lisad*s, on*e esse tipo de i*forma*ão esta*a
</line>
<line>
di*poní*el, esse desc*la*ento cheg*u a *er verif*cado, mas *penas *o ca*o do tratame*to d*
</line>
<line>
dado* n* abordagem quantitativa, e de fo*ma parcial. Isso, porqu*, ao m*smo tempo em qu*
</line>
<line>
os autores dessa subamost*a n*o se furtaram a buscar *ormas variadas de t*abalhar seus dado*
</line>
<line>
p*imários - fora* en*ontradas 15 t*cn*cas diferent*s -*le*, tam*é* *ão *onsegu*ram e*itar a
</line>
</par><par>
<line>
concentração de 83,5% das *en*ões em qua*ro *esses
</line>
<line>
recursos:
</line>
<line>
aná***e*
</line>
<line>
*ator*a*s, de
</line>
</par><par>
<line>
dis*ri*inant* e de c*uster, testes **ta*ís**co*, estatística *escr*ti*a e mod*lagem de equações
</line>
<line>
es*ruturais.
</line>
<line>
*uito menos inv*ntivos mostraram-*e os auto*es q*ali*ativos. Se houve 10 técnicas
</line>
<line>
utilizada* para a obtenção de evidências, ma*s da m*t*de concentr*ram-se n*s estu*os de *aso
</line>
<line>
e na ent**vista em profundidad*. Para o tratame*to das ev*dências qualitati*as, a concentração
</line>
<line>
foi ainda m*is aguda: *p*n*s cinco téc*ica* fora* mencionada*, e quase 80% *e*sas menções
</line>
<line>
dirig*ram-se à análi*e de co*teúdo.
</line>
<line>
Por mais q*e essa* té*n*ca* qua**t**ivas preferida* pela maioria do* pesqui*adores d*
</line>
<line>
a**stra estudada tenham seu *alor, sua elevada frequê*cia ap*nt* certa falta de coragem para
</line>
</par><par>
<line>
oferecerem contribuições or*g*nais à aca*emi*. Ond* estão *s *ni*iativa*, por
</line>
<line>
exemplo, às
</line>
</par><par>
<line>
análises *emi*tica, ** conversaç*o e de *êne*os c*municativos? S*u uso contribuiria *a*a
</line>
</par><par>
<line>
trazer não
</line>
<line>
só um novo fresc*r à pesquisa *rasilei*a ** Marke*ing, c*mo também dar lhe
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
pe*a via ** origina***ade - maiores *ond*ções de comp*tir tanto
</line>
<line>
nacional, *uanto
</line>
</par><par>
<line>
internacionalmen*e.
</line>
</par><par>
<line>
Em outras palavra*, e*taria havendo certa acom*dação dos estud*osos, *á qu* ser
</line>
</par><par>
<line>
ori*inal pode ser um* opção mais trabalhosa,
</line>
<line>
por **m*n*a* cautela
</line>
<line>
esp*cial *** part* do
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresi*a, v. 13, n. *, art. 2, *. 18-30, *o*./dez. *016
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Originai* *u Mais do Mesmo? Uma Avalia**o dos Métodos Utilizados na Pesquisa de Marketing
</line>
<line>
29
</line>
</par><par>
<line>
pesqu*s*dor, * qual deveria ter certeza de qu* terá
</line>
<line>
condiç*es pa*a ver a*ui** que est*
</line>
</par><par>
</page><line>
procura*do, t*ndo *ompetênci* pa*a observar e ob**r informações s*m contaminá-las com
</line>
<line>
suas própria* opiniões * interpretações (MARTI*S; TEÓ*H***, 2009).
</line>
<line>
À luz dessas ev*dências *ode-se di*er que o ob*et*vo dessa *esqu*sa foi alcançad*,
</line>
<line>
tendo-se verificado que, *elo me*os em am*st*a r*levan*e - ain*a que r*lativamente peq*ena
</line>
<line>
- de arti*o* da área de Marketin*, *ão existe um esforço para uma maior cr**tiv*dade e para
</line>
<line>
*m d**apego à zona d* confor** metodológico por parte do* a**ores bras*leiros.
</line>
<line>
Co*o todo estu*o *cadêmico, esse tem limitações, a maior d*las o mencionado
</line>
<line>
tamanho *a amo*tra, e o fa** *e ser *riunda de apenas um periódic*. Por ou*ro lado, como já
</line>
<line>
dito, a qualificação d* ReMARK contribui par* ameniza* *ssa característica.
</line>
<line>
*omo sugest*o p*ra futuros estudos, pode-se propor a rea*i**ção de um* pesqui*a
</line>
<line>
**ofu*da sobre os *orqu*s dessa imobilidade. Partind*-se do pri*cí**o q*e a mai*r parte dos
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artigos veiculad*s em periód**os *ualis ad*ém de pesquisa* desti*ad*s à confec*ã* de
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disser*a*õ*s de mestra*o e de teses de doutorad*, *eri* interessante, por exemp*o, c*nhecer as
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(d**)m*tiv**õ*s dos *rie*tador*s * encorajarem esses alu*os a desbra*are* n*vos horiz*ntes
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*e pesquisa.
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T*mbém pode*ia ser profí*uo *nvestigar se o teor da disci*lina de M**odologia da
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Pe*q*isa aplicada nos curso* de pós-gr**uação estimula *ssas novas incursões.
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S. S. C. Santos
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I. R. Tr*ccoli
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1) conce*ção e planejamento.
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2) aná*ise e interpretação dos *ad*s.
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3) elaboração *o rascun** ou na **visão crític* do conteú*o.
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*
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4) par*icipação na a*rov*ção d* *e*são fina* do m*nusc*ito.
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