<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 6, art. 7, *. 113-124, nov./dez. 2016
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2016.13.6.7
</line>
</par><par>
<line>
A Construção de Vivências Su*tentáv*is Sob a Ótica do Professor de Geo*r*fia
</line>
<line>
The Ex*er*ences **stainable Con**ruction the *erspective *f Geo*r*phy Teach*r
</line>
</par><par>
<line>
Victor Hugo **del O*iveira
</line>
<line>
Do*tor*do em E*u*ação pe*a Pontifícia Univer*id*de Católica do R** *rande do S*l
</line>
<line>
Mestre em Ensi*o de Geogr*fia pela Uni*ersidade Federa* do *io Grande do Sul
</line>
<line>
*rofessor *a r*de Públi** e Priva*a d* Porto Alegr*
</line>
<line>
E-**il: victo*nedel@hotmail.co*
</line>
<line>
M*riam Pire* Correa De La*erda
</line>
<line>
Doutora em Ed*caç*o Pela Univer*ida*e F*dera* do Rio Gra*de *o *ul
</line>
<line>
Profes*ora *a Pontifícia U*iversidade Católica do Rio Gra*de do Sul
</line>
<line>
E-Mail: m*r*a*.l*ce*da@pu*rs.b*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
V. *. N. Oliveira, M. P. C. La*e**a
</line>
<line>
1*4
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
A *uestão ambi*nta* já vem sendo *omada em vo*a nas últimas décadas. O prese*te *st*do
</line>
<line>
visa possibilidades para *ue o Ed*cad*r e o Geógrafo em seu discur*o de sala de *ula, *u em
</line>
</par><par>
<line>
seu am*iente
</line>
<line>
de trabalho, a problemát*ca do meio ** que vivemos dentro
</line>
<line>
de s ua
</line>
</par><par>
<line>
cont*m**ra*eidade. E**ora * si*u**ão climát*ca pla*etária n*o nos mostre *m *om cená*io,
</line>
</par><par>
<line>
podemos, ainda, ameniza* c*r*os impactos *e ciclos biogeo*u**i*o*, *om origem
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
m*lhares
</line>
<line>
de anos atr*s; c*ntud*,
</line>
<line>
esta sit*ação apen*s se est*belecerá se ampliarmos o foco
</line>
</par><par>
<line>
que damo*, *m nossas aulas, e*volvendo o
</line>
<line>
aluno do espír*t* de prese*vação amb*e*t*l de e
</line>
</par><par>
<line>
sustentabilidade ambie*tal. A mov*m*ntação de ideias
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
*ndivíd*o* é um dos focos deste
</line>
</par><par>
<line>
proje*o de *udança na f*rm*ção das pes*oas. Para at*ngir os *b*et**os p*o*o**os leva*tou-*e
</line>
<line>
**bli*gra*i* sobr* o tem* bem como se *e**izaram *ntrev*stas co* *r*fessores d* Geografia,
</line>
</par><par>
<line>
para analisar *uas percepções sobre o tema susten*abilidade. Considera-se,
</line>
<line>
com *ase na
</line>
</par><par>
<line>
realização da pesquisa, que * atrav*s do panorama da consc*entizaçã* que * indiv*d*o mud*rá
</line>
<line>
suas atitudes frent* * sit*ação atual.
</line>
<line>
*alavras-chav*: Educação. Ensino de Geografia. Sustent**ilidade.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
*he environmental is*ue has *lready been taken *nto vogue in recent decades. Th*s study *ims
</line>
</par><par>
<line>
*o possibilities for th*
</line>
<line>
educat*r and geogr*pher give
</line>
<line>
a *ajor *ocus *n your *lassroom
</line>
</par><par>
<line>
discourse, or *n your desktop, on th* is*ue of environ*ent we live within it* contempora*eity.
</line>
<line>
Although *he global clim*te situation does n** show us a good *cenario, we ca* also mitigate
</line>
<line>
certai* i*pacts *f *iogeochemical cycle* originat*ng from thousands *f ye*r* *go, however,
</line>
<line>
this *nly be *stablish*d if we w*den the focus that we, in *ur *l*sse*, involvin* student spirit
</line>
</par><par>
<line>
o*
</line>
<line>
en*iron*ental prese*va*ion a*d enviro*me*tal sustainabi**ty. The mo**ment of ideas o*
</line>
</par><par>
<line>
i*dividuals *s on* of **e focuses of this *h*nge project in training p*ople. To achi*ve the goals
</line>
<line>
r*se bibli*graphy on t*e s*bje*t as we*l as conducte* inter*iews with geograph* teac*er* to
</line>
<line>
a*alyze their *ercept*ons o* t*e sustainab*l*ty *s*ue. It *s conside*ed, based o* the rea*ization
</line>
<line>
o* the research that is th*ough the la*dscape o* awareness that the ind**idual will c*ange the*r
</line>
<line>
attitudes to the current situatio*.
</line>
<line>
Keywords: E*ucati**. Ge*graphy Educat*on. Sust***abili*y.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 13, n. 6, art. *, p. 113-*2*, nov./dez. *0*6
</line>
<line>
w*w4.f*anet.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Construção de Vivên*ias Sustentáv**s Sob a Ótica do Pr*fessor de Ge*gra*ia
</line>
<line>
115
</line>
</par><par>
<line>
*. *N*RODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Co* o advento *o ambientalism* e o*tros movimentos de cunho p*lít*co-ambi*ntal,
</line>
<line>
vê-se qu* determina**s ramif*cações d* socie*ade não acompanharam, em sua tot*lidad*, *s
</line>
<line>
propostas * princ*p*** n*r*eado*e* para a *onstrução d* um p*an**a limpo e au*o-sustentável.
</line>
<line>
A Educação é um de*se* ra*os que deveriam ter tido maio* importânci* no acompanhamento
</line>
</par><par>
<line>
da* p*lí*ica* ambientai*,
</line>
<line>
po* ser*m
</line>
<line>
**tremamente li*a*a, pois é através da ed*cação que
</line>
</par><par>
<line>
formamos n*vo* i*divídu*s da *ociedade, **m c*m* formamos o* p*ofissionais que a*uar**
</line>
<line>
***ta mesm* sociedade, no futuro.
</line>
<line>
Mo*imentos em diversos níveis vêm aument**do a preocu**ç*o da esf*ra globa* co*
</line>
<line>
o me*o **bient*. O* profes**res devem a*erfeiçoar-se, para pod*r estarem a**os * l*cio*ar,
</line>
</par><par>
<line>
de forma corret*, utilizan*o-se d*s métodos ma** úteis
</line>
<line>
e efic*zes, com o int*ito de,
</line>
</par><par>
<line>
efet*vam*nt*, f*rm*r não só
</line>
<line>
um
</line>
<line>
aluno, **s *m cidadão real*e**e compr*meti*o co*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
socie*ade. N**s* sentido, a e**cação **ra o
</line>
<line>
ambiente, com bas* na sust*nt*bilidade
</line>
</par><par>
<line>
*mbiental tende * avançar em *uturo próxi*o.
</line>
</par><par>
<line>
* RE*ERE*CIAL TEÓ*ICO
</line>
</par><par>
<line>
2.* A sustentabi**d**e ambie*tal na história
</line>
</par><par>
<line>
Di*ersos *aís*s e diverso* fatos *a *is**ria m*ndial nos remetem a co*cei*os e
</line>
<line>
vivências *e *ust*ntab**idade ambi*ntal. O **ncei** de suste*t*bi*i*ade surge com as polí*icas
</line>
<line>
dirigidas a* *e*o amb*en*e. Lo*o a*ós, a economi* ut*li*a-se ta*bém ***te conce*to. Devido
</line>
<line>
à *xpa*são do mundo capitalista, vê-se a necessidade de *riar *ma economia auto-sustentáve*,
</line>
<line>
baseada na produção c*m o necessário, visand*, obviame*te, o lucro. Porém, ou*ra* *artes d*
</line>
<line>
s*cieda*e utili*am-se do c*nc*i*o *e sus*entabil*dad*, t*is co*o a educação (foco *este
</line>
<line>
trabalho, *unta**nte c** a *ues**o ambie*t*l), a saúd*, o governo, entre o*tr*s.
</line>
<line>
O c*nc*ito d* su*tentabilidade deve estar assoc*ado * *o*as formas de apr*p*iação e
</line>
</par><par>
<line>
de ** o do
</line>
<line>
ambiente, sen*o, também, uma *efinição do est**o desej*ve* d* soci*dade
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
*ut*r*. (Rattne*, 1984). Neste ponto, p*demos p**ceber q** emer*em face da s*c*edade a
</line>
</par><par>
<line>
q*estioname*tos signi*ic*tivos
</line>
<line>
ace*ca da "pre*cupa*ã* c*m o futur*", denotando-*e, de
</line>
</par><par>
</page><line>
a*guma forma, que esta mesma soci*dade está fa*en*o al*o qu* não colab*ra com * ambi*nte
</line>
<line>
(destruição do meio), e está se omi*i*do com a preoc*pação e a preserv*ção do **anet*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. *3, n. 6, ar*. *, p. 113-124, nov./dez. 20*6 ww*4.fsane*.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. Olivei*a, M. P. C. Lacerda
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
*egundo Cabe*lo (2*0*), *urante o *eríodo colonial, a *xclusão so*ial a*me*tou *e
</line>
</par><par>
<line>
uma forma co*sid**áve*, uma vez que o pov* não tin*a ace*so à
</line>
<line>
ed*c**ão. O sistema
</line>
</par><par>
<line>
educacional estava subordina*o ao model* polític* e eco*ômico vig*n*e na*ueles paí*es.
</line>
</par><par>
<line>
Port*nt*, o sis**ma e*ucacional a*otad* ba**ava-se *o *rocesso d* su*tentabilidade
</line>
<line>
que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
legitimava. Legitimar a e**c*ção em um p*r*odo t*o relevante na hist*ria da humani*ade f*i
</line>
</par><par>
<line>
*ma t**e*a de importânci* *on*iderável. **n*ud*, e*ta legit*maç*o *ão l*vou e*
</line>
<line>
conta
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
<line>
não er* tão somente a elite da *poca que dever*a ter ace*so aos estudo*. Criou-se u*a notáve*
</line>
<line>
exclus** abominadora da* fat*as mais pop*lares da socieda*e, o que també* exclu* * acesso a
</line>
<line>
informações importantes sobre como preserva* * ambi*nte.
</line>
<line>
*om a *onferência Intergovername*tal so*re Educação Ambiental (1977), inicia-s* a
</line>
<line>
gr*nd* dis*uss*o no mund* inteiro acerca d** resp***abilid*des que a educ**ão *oma à frente
</line>
</par><par>
<line>
*o processo
</line>
<line>
d* mudanças no com*ortamento da
</line>
<line>
na*ureza e, mai* prec*samente, sobre
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
preocupa*ão c*m a formação *a consciên*ia dos indivídu*s acerca *o
</line>
<line>
va*or da
</line>
<line>
natureza
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sobr* a produ*ão ** co*hecime*to *cadêmico de c*mo g*rir novos profissi**ais preocupados
</line>
<line>
com * am*iente.
</line>
<line>
A Rio 92, mais conhe*ida co*o ECO 92, d*ix*u-nos o Tratado *e E*ucação
</line>
<line>
Ambiental para Sociedad*s Sust*ntá*e*s e Re**onsab*l*da*e Global, que **s deixa muito
</line>
<line>
clara a f*nç*o da educação ambient*l * sua importância na co**t*u*ão de novo* *ensam*ntos
</line>
</par><par>
<line>
e mentali*ad*s mais pr*ocupados e *espo*sáveis com natureza. A Agenda a
</line>
<line>
21, documento
</line>
</par><par>
<line>
elaborado n* me*mo ev*nto, fa* u* apelo mu*di*l
</line>
<line>
para a
</line>
<line>
preocupaç*o, a
</line>
<line>
prev**ção e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
cuidado co* a *amada *e ozônio, o ar e * água, o uso d* trans*ortes al*ernativos, o incen*ivo
</line>
</par><par>
<line>
*o *co*urismo, a red*ç*o do lixo *as indústrias empres*s e, por fim, a redução da ch*va *
</line>
<line>
áci*a. E*ta conferê*cia deu ba*es pa*a muitas outras, em pri*cip*l à Convenção de Kyo*o.
</line>
<line>
E*identeme*te *ue a política vigente em um *aís co*duzirá a forma com a qual será
</line>
<line>
trata*o o meio ambien*e. * pr*cesso de sustent*bi*idade amb*en*al na história *a hum**i**de
</line>
<line>
passar a existir, mais for*emente, com as po*íticas de acordo ambientais em *ív*is mundi*is.
</line>
</par><par>
<line>
O Protocolo de Kyoto (1997) é um
</line>
<line>
d*s princ*pai* e
</line>
<line>
atuai* *rat*dos mund*a*s que pr*vê
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
red*ção da emis*ão de ga*e* qu* ger*m o efeito estufa. *mbora muitos pa*ses já assinaram o
</line>
<line>
tratado, *l*uns *inda nã* o fi*eram, * continu*m lançan*o * atmosfera mundial gases tóxico*
</line>
<line>
e a*t*men*e prejudiciais, *m demasia.
</line>
</par><par>
<line>
Em s*ma, *e*os *m lo*go e **an*e
</line>
<line>
process*
</line>
<line>
his*órico de envolvime*to com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sustentabilida** ambienta*, entretanto, ap*nas *** últimas *éc*das que vem se trata*do, com
</line>
</par><par>
<line>
m*is intensi*ade, * pre*cu*ação co* os re*ursos minerais e n*turais, devido à
</line>
<line>
gran*e
</line>
</par><par>
</page><line>
perce*ção, po* parte das indústrias, *om o esgotamento de recursos, * por parte *a sociedade
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina, v. 13, *. 6, ar*. 7, p. 1*3-12*, nov./dez. 201* *ww4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Construção d* Vivências **ste*táveis S*b a Ótica do *ro*essor d* Geogra*ia
</line>
<line>
117
</line>
</par><par>
<line>
em geral, com as *ignificativas *udanç*s **
</line>
<line>
cl*ma m*ndia* * regional. Susten*abi**dade
</line>
</par><par>
<line>
muitas vezes está sendo tratada *e forma secundária,
</line>
<line>
*ontudo, atra*és da é
</line>
<line>
cons*rução
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
méto*o* técnicas *e pro**ção au*o-*usten*ável que e
</line>
<line>
poderemos gar*n*i* ** *utur* para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sociedade, nã* sabend* ao *erto se teremos tud* para *o*os.
</line>
<line>
2.2 A sustentabilidade *mb*ental na *du**ção
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
educação
</line>
<line>
ambiental
</line>
<line>
apo*ta
</line>
<line>
pa*a
</line>
<line>
*ropostas
</line>
<line>
pedagógica*
</line>
<line>
centr*das
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
conscienti*a*ão, **danç* de c*mportamento, desenvolvimento de comp*tênc*as, capacidad*
</line>
<line>
de ava*iação e partic**aç*o dos educando* (JACOBI, 2003 apu* REIGOTA, 1998). Tais
</line>
<line>
proposta* peda**gicas são fundamentais para *u* o pr*fesso* possa ter bases sólidas * aplicar
</line>
<line>
o* conceitos de suste**abilidade *mbiental.
</line>
<line>
A conscientização, segundo * obra do Sociólogo da Educa*ão Karl Mannheim, é o
</line>
<line>
resu*tado da transmissão da *ultur*, que por sua ve* é *e***ren*e de *ducação *ue deriva de
</line>
</par><par>
<line>
uma situação social (MANNHEIM, 1972). Ex*mp*ificando, em camadas ma*s p*bres
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
sociedade, em que o ace**o à cult*** * r*strit*, t*ans*issão a
</line>
<line>
de con**cimentos * concei*os
</line>
</par><par>
<line>
que a*ud*m a preservar o *mbiente será nula ou qua*e isso. *vi*ente que classe s*cial não *
</line>
<line>
s*nônim* de aquisição ou *alta de cultura, contudo, a atualidade *os ga*ante *ssa ve*dad*. Em
</line>
<line>
suma, a con*cientiz*çã*, que passa por este pr*cesso de cunho social, tem *ran** fundamento
</line>
</par><par>
<line>
*a ed*caçã*, po*s * j*nto * e*ucação, primo*dialmente,
</line>
<line>
qu* * indiv*duo **ssa a
</line>
<line>
adquir*r
</line>
</par><par>
<line>
cultura, *lém do berço fam*liar.
</line>
</par><par>
<line>
Ap*s o pro*esso de conscientização, te*d* * real
</line>
<line>
cons*iênci* dos prob*emas
</line>
</par><par>
<line>
*e*acionados à natureza e que
</line>
<line>
de*em** *reservá-la, muitas ve*es utilizando-nos de *e*ursos
</line>
</par><par>
<line>
au*o-suste*távei*, p**su*e-se que o *ndivíd*o mude seu com*orta***to, part*ndo dos
</line>
</par><par>
<line>
próprios
</line>
<line>
at*s. Atitud*s
</line>
<line>
simples, como n*o joga* l**o no chão, reduzir * consu*o *e água,
</line>
</par><par>
<line>
separar r*síduos *ecicláve*s dos orgânicos e e*caminhá-los ao seu
</line>
<line>
correto d*stino, podem
</line>
</par><par>
<line>
colaborar com a *reservação do
</line>
<line>
a*biente. *ssa mud*nça
</line>
<line>
*e comportamen*o dev* s*r
</line>
</par><par>
<line>
espont*nea, realmente partin*o-*e do pro*esso *e c*nscientização, c*m o intuito de favor*cer
</line>
<line>
as *oas mane*ra* no trato com o ambiente *as proxi*idad*s *e cada ci*adão.
</line>
<line>
S*gun*o o Dicionário Aurélio *e *ín*ua Portug*esa, c*mpetê*cia são as qualidades de
</line>
</par><par>
<line>
q*em * capaz de apr*c*ar re*olver c*rt*s as*untos. Desenvolver *ompetências é est*r e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
serviço da *ociedade, contri*uindo para seu *e*envolvimento, d*ntro das apt*dõe* de cada um.
</line>
<line>
C*m a mu**nça de atitudes e comport*mentos, com*etênc**s ser*o desenvolvid*s, para tanto,
</line>
<line>
é n*cessário que o indivíduo possa in*egrar-se com mét*dos já desenvolvidos, então
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, *. 13, n. *, *rt. 7, p. 113-124, nov./dez. 201* ww**.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. Oliveira, M. P. C. Lacerda
</line>
<line>
118
</line>
</par><par>
<line>
preservação do ambient* e, a*s*m, ge*ar qualidades *e *iderança *om a*itudes mais favoráveis
</line>
<line>
à constru*ão de um planeta limpo.
</line>
<line>
Evident* que to*o *s*e processo, *lé* de ser aplicável na *scola, pode t**bém ser
</line>
<line>
a*l*cado na soc*edad* *m geral. Com os alunos, *m *specífico, Reigota suger* que *e
</line>
<line>
desenvolva a capacidade *e ava*iação e *artici*ação. Avaliar se as técnicas de preservação do
</line>
<line>
ambiente produzem resu*tados positivos e c*iar mét*do* efica*e* *e p*rti*ipação dos alunos,
</line>
</par><par>
<line>
para que surjam, *ada v*z mais,
</line>
<line>
indi*ídu*s r*a*mente preocupados com a pres*rva*ã*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*mbie**e e* que vivem.
</line>
</par><par>
<line>
Con*orda-** com Gui*arães e T*ma*ello (2*03), quando afirmam que o* e**cadores
</line>
<line>
do ensin* fun*amental à u*iversidade precisam est*r c*en*es de que o debate com
</line>
</par><par>
<line>
pr*fundidad* dos temas
</line>
<line>
a*bientais, poderia contribuir, e *uito, *ara a c*nst*ução
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
cidad**ia e melh*ria *a qualidade
</line>
<line>
de *ida no planeta m*s, para isso,
</line>
<line>
se*ia nece*sário um
</line>
</par><par>
<line>
**abalho in*erdisciplinar
</line>
<line>
em qu*
</line>
<line>
cada *m a*r*ndes*e a *omunicar-se
</line>
<line>
em out*as ling**gens,
</line>
</par><par>
<line>
*azendo **terfaces com ou*ra* áre*s d* sabe*.
</line>
</par><par>
<line>
A in*erd*sciplina*ida*e se faz fundam*nta* na construção *o c*nceito
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
suste*tabilida*e ambiental n*
</line>
<line>
â*bito educacio*al. Fatores que envo*vam, nã* somente
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
geogr*fia, mas as áreas do sa**r relac*onad** a
</line>
<line>
ela podem *ontr*bui* para o
</line>
<line>
*elhor
</line>
</par><par>
<line>
ente*dim*nto *o aluno
</line>
<line>
acerca das qu*s*ões *mbi**tais * de *omo *reservar o *mbi*nte.
</line>
</par><par>
<line>
Di**utind*
</line>
<line>
as origens
</line>
<line>
d*s prob*emas,
</line>
<line>
*s **unos terão
</line>
<line>
condi***s e co*petência* *e tecer
</line>
</par><par>
<line>
alt*rnativas e propost*s para * me*h*ria das *o**ições de v*da no plan*ta.
</line>
<line>
Propost*s de trabalho na educação que *nvolv* temas ati**ntes à *us*entabilidade
</line>
<line>
ambi*ntal *e tor*am atrativas *o a*uno, pois ele encon*ra-se vivenciando **oblemas sociais e
</line>
<line>
a*bientai* em div*rsas esca*as, partindo-se d* regional até o g**bal. Citando Ja*obi (2*0*)
</line>
</par><par>
<line>
*fir*o
</line>
<line>
*u* *s pr*fes***es devem estar ca*a vez mais preparados pa** reelaborar
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
i*formações qu* recebem e, *entre e*as,
</line>
<line>
as ambien*ais, a fim de poderem trans*itir
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
decodi**car
</line>
<line>
aos alunos express*o dos significados sobre *eio **biente * ecologia
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
o
</line>
<line>
e
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
sua* múltiplas determinaçõ*s e intersecçõe*...a ed*cação a*biental deve de*t**ar
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
proble*as ambientais que dec*rrem da desordem e degradação da qualidade de vid*
</line>
<line>
n*s
</line>
</par><par>
<line>
cidades e regi*es.
</line>
</par><par>
<line>
A educação **r* a s*sten**bilidade é uma tarefa *e g*ande importância, e muitas
</line>
</par><par>
<line>
*ezes, *evem ser dir*gidas p*l*s
</line>
<line>
professores de geografia, os
</line>
<line>
*ua*s, deverão uni*
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*o*heciment*s desenvolvi**s na ge**r*fia humana, ju*tamente com as técnicas
</line>
</par><par>
<line>
d*s*nvo*vidas ** geografia física, temas estes
</line>
<line>
q*e
</line>
<line>
de*ivam, n*s out*as áre** d* saber,
</line>
</par><par>
<line>
criando-se, assim, um trabalho int*r*isciplin*r.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, *eresina, *. 1*, n. 6, art. 7, p. 1*3-124, nov./dez. *016
</line>
<line>
www4.f*anet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Construção *e Vi****ias Sust*ntáveis Sob a *tic* do *rofessor de Geografi*
</line>
<line>
119
</line>
</par><par>
<line>
3 R**ULTADOS E DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
3.1 O dis*urso do professor acerca ** susten*abilid**e
</line>
</par><par>
<line>
* e*ucador tem a f*nção de m*diado* n* co*s*rução de **ferenciais amb*en*ais e
</line>
<line>
dev* saber usá-los como instrumen*os p*ra o de*e*vo*vimento de uma pr*t*ca
</line>
<line>
social c*ntrada no con**ito da n*tureza (J***BI, 2003).
</line>
<line>
Muito *m**rta**e é o *iscurso do profe*so* acerca da su*tentabilidad* ambiental em
</line>
<line>
sala de aula. O **ofesso* t*m a c*pa*idade de construir, juntamen*e com o aluno, os conceitos
</line>
<line>
necess*r*os para su* formação e, *or conseguint*, o professor **de ensinar o que * correto e o
</line>
</par><par>
<line>
que nã* é c*rret*
</line>
<line>
em termos de se preservar o amb*e*te, utilizando-se dos argumentos
</line>
</par><par>
<line>
possí*eis, na *ustentabilid*d* *mbiental.
</line>
</par><par>
<line>
Com b*se *m entr**i*tas genti*mente co*cedidas po* dois Pr**ess*r*s
</line>
<line>
de Geografi*
</line>
</par><par>
<line>
em a*iv*dade, podemos const**ar,
</line>
<line>
em poucos númer*s quantitativos, *orém, em uma
</line>
</par><par>
<line>
co*siderá*el *endência qu*lita*iva, a maneira com *ua* o aluno é abordado acerca das *
</line>
</par><par>
<line>
proble*áticas que envolvem a sustentabilidade ambi*nt*lc*nsiderando
</line>
<line>
que o aluno é um
</line>
</par><par>
<line>
cidadão que está *nserido em *ma soci**ade e, brevemente, atuará em *ma *rofissão que, d*
</line>
<line>
u*a for*a o* outra, inc*dirá no *so do ambient*.
</line>
<line>
Q*adro 1 - Ent**vist* com profes*ores
</line>
</par><par>
<line>
ENTRE*I*TA
</line>
<line>
Pro*ess*r 1
</line>
<line>
Professor 2
</line>
</par><par>
<line>
O q*e o Sr. (a). ente*de p or suste*tab*lidade ambiental?
</line>
<line>
Sustentabilidade amb*ent*l é o aproveitamento das riquezas naturais, c*ntudo dev* m*nter-se u* e*uilíbri* ecológico. C i*o o exemplo ** reflore*t*ment* no caso da ext*ação de árvor*s para a p*odução de papel.
</line>
<line>
A racionali*ação d os recursos *atu*ai*, com o intuito de pres*rvar pa*a a* pr*xi*as gerações q ue virão ao plan*t*. Te* como obj*tivo a diminuição dos i*pac*os c*u*ados pelo hom*m a *atureza.
</line>
</par><par>
<line>
*omo o Sr. (*). *plica es*e* conceitos, c*m seus alunos, em sala d* *ula?
</line>
<line>
Utiliza*do exemplos pr*ticos * rea*s, através de notícias reti*a*as de j*rna*s
</line>
<line>
Através de sa*das *e campo, recor*es da r**lid*d*, **m exe*plo*
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, *eresina PI, v. 13, n. 6, a*t. 7, p. 11*-124, nov./dez. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. *. Oliv*ir*, M. P. C. Lacerda
</line>
<line>
120
</line>
</par><par>
<line>
*uais as *uas est*até*ia* e revistas, com o intu*to de
</line>
<line>
e* matérias de jornais.
</line>
</par><par>
<line>
e metodologias de e*sino? advertir o aluno acerca do*
</line>
<line>
Exer**cios fictícios
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
malefícios q*e o homem
</line>
<line>
construção de uma casa
</line>
</par><par>
<line>
causa
</line>
<line>
à
</line>
<line>
natureza
</line>
<line>
e
</line>
<line>
au*o-sustentável, *o que
</line>
</par><par>
<line>
m*str*ndo a*
</line>
<line>
*el*ore* *ange ao m*io ambien*e.
</line>
</par><par>
<line>
maneiras de interagir
</line>
<line>
c om
</line>
<line>
o meio ambiente.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: do autor.
</line>
</par><par>
<line>
*hega-se à conc**são q*e urge o aprimo*amento dos professores de geogra*ia que **
</line>
</par><par>
<line>
atuam
</line>
<line>
em su*s áre*s, bem c**o que * formação dos novos *rofessores
</line>
<line>
p*ssa incluir,
</line>
</par><par>
<line>
consubstancialm***e, em seu curr**ulo, disciplinas que favor*ç*m a met*dologia *ed*gógica,
</line>
<line>
para que o futuro *rofessor já inicie sua vida profi*sional sa*endo **mo abordar o alu*o,
</line>
</par><par>
<line>
ensinando corretamente e com a *evida impo*tância os reais mét*dos de
</line>
<line>
prevençã*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
**biente, mostra*do o que devemos o que n*o deve*os fa*er com *osso planeta, para e
</line>
<line>
cola*o*ar com sua preservaçã*.
</line>
<line>
Evidente que este é um trabalh* ár*uo, porém ext*emamen*e produtivo, pois com *
</line>
</par><par>
<line>
re**são dos
</line>
<line>
pr*fe*sores
</line>
<line>
já
</line>
<line>
fo*mados, *oderemos, muito além de rev*r *on*eitos *st*pulados
</line>
</par><par>
<line>
ain*a com a ciência geo**áfi*a *m sua expan*ão, r*novar a visã*, muitas vezes distorc*da, d*
</line>
<line>
tais profess*res, ac*r*a de sustentabilidad* amb*ental.
</line>
<line>
Sendo inclusas novas di*cipl*na* no currí*ulo, para a fo*mação de novos *ro*ess*res, o
</line>
</par><par>
<line>
meio
</line>
<line>
a*ad*m*co ve*-se-á obrigado a revisar os cur*os *e li*enci*t*ra,
</line>
<line>
pois * inclusão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*isciplin*s que tra*a* de proteçã* *o meio ambient*, nas diversas licen*iaturas ex*ste**es,
</line>
<line>
colaborará não só na fo*mação do* *rofessor*s *om* profis*i*nai*, mas também como
</line>
<line>
*idadãos.
</line>
<line>
3.2 Formando indivíduos consc*ent*s
</line>
<line>
Além de formar de prof***ion*is, o p*ofessor de geog*a*ia *eve estar preocupado com
</line>
</par><par>
<line>
a formação
</line>
<line>
de cidadã*s *ue possam colaborar,
</line>
<line>
positi*amente, para * bom a*dam*nto
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
contexto social em *ue se e*cont*am. Forma* indiv*duos consc*ent** é mos*rar com* s* po*e
</line>
</par><par>
<line>
*epens*r ati*udes *ue fazemos
</line>
<line>
e,
</line>
<line>
através da **va con*c*entização, po*ermos av*liar se tal
</line>
</par><par>
</page><line>
a*itude cola*ora, ou não, com a preservaçã* do meio-*mbi*nte.
</line>
<line>
Rev. F*A, Tere*in*, v. 13, n. 6, art. *, p. 113-124, nov./dez. *016 www4.fsanet.com.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Cons*rução de Vivênc*as Sustentáveis Sob a Óti*a do Pro**ssor *e Ge*grafia
</line>
<line>
121
</line>
</par><par>
<line>
Um ind**íduo em processo de formação es*á (ou de*e*ia estar) aberto a novas i**ias e
</line>
</par><par>
<line>
pensame*tos que lhe são apresentados. Com base
</line>
<line>
na obs*rvação aná**se pessoal de t*is *
</line>
</par><par>
<line>
*deias, o indivídu* pode assimila* e *ol*ca* *m p*átic* aqu*lo
</line>
<line>
q*e o prof*ssor **e ensinou
</line>
</par><par>
<line>
*e*de * sua pré-infânc*a, o *to d* não contamin*r o solo, as águas, e preserv*r, de um modo
</line>
<line>
g*ral, o a*biente.
</line>
</par><par>
<line>
Ao lo*g* da hist*ria, podemos perce*e* que muitas tecnolog*a* já fora* lançadas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
m ui t o
</line>
<line>
ain*a est* *or v*r. O *rof*s**r de geografia pod* utilizar os mais
</line>
<line>
v*riados meios
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
método* para expli**r a real situação em que o pl*neta *e enc*ntra e,
</line>
<line>
*arti*do-se desta
</line>
</par><par>
<line>
premiss*, p*der argument** o porquê da *re*ervação do am*ien*e.
</line>
</par><par>
<line>
* pró**ia sus*entabilidade ambiental é um arg*mento sólido *ois, co* a *o*strução de
</line>
<line>
novo* inv**ti*entos residenciais, muito se fal* em sustentabili*ade e pouco se en**nde de*a.
</line>
<line>
A construç*o d* um prédio que s*ja au*o-suste*tável no consumo *e á*ua e também dis*õe de
</line>
</par><par>
<line>
**erg*a solar é *m exemplo *ráti** que *ode ser tomado e*
</line>
<line>
sala de aula. In**usive, visi*as
</line>
</par><par>
<line>
aos locais de trabalho em qu* se uti*iz*m rec*rsos e ferr*men*as que incen*ivem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
suste*tabilidade seria* pontos i*teres*an**s de reflexão. Pol*ti**s de r*florestament*, * bom
</line>
</par><par>
<line>
trato do l*xo, a construção de veí*ulos q*e
</line>
<line>
diminu*m a emissão d* gases pol*entes, são
</line>
</par><par>
<line>
*xemplos que *ambé* de*em se* explor*dos ** sal* d* au*a, para fac*lit*r o entendime*to do
</line>
<line>
aluno.
</line>
<line>
Com os alunos e demais indivíd*os, um* boa sugestão para promover,
</line>
</par><par>
<line>
co*sol***damente, açõe* de motivação a
</line>
<line>
sustentabilidade ambiental, o ecoturismo é u*a
</line>
</par><par>
<line>
maneira fá*il e e*icaz *e *er*r renda e empre*o (sustenta*ilida**) bem co*o cons*ient*zar as
</line>
</par><par>
<line>
populações acerca d* bele*a e que de**mos preservar o
</line>
<line>
plane*a em
</line>
<line>
q*e vivemos
</line>
</par><par>
<line>
(a*bi*ntalismo).
</line>
</par><par>
<line>
As práticas *ocentes de en*ino *m Geo*rafia devem també*
</line>
<line>
e*tar ligadas às demais
</line>
</par><par>
<line>
*isci*linas
</line>
<line>
que ta*gem à sustent**ilidade ambiental, havend*, *ssi*, um consens*
</line>
</par><par>
<line>
mul*idiscip*inar, com o i*tuito de condu*i* o aluno * vi*ão global e amp*ifi*ad* s*br* as
</line>
</par><par>
<line>
questõe* ambienta*s.
</line>
</par><par>
<line>
3.* Pro*egend* o a*b*ente
</line>
</par><par>
</page><line>
Na mesma entrevista citada nest* tr**alh*, c*nstatou-se que, em *uma, os con*eúdos
</line>
<line>
a*ordados em sala de aula, acerca de sustentabi*idade ambiental e s*as decorrências, s*o: lixo,
</line>
<line>
apro*e*tam*n*o de riquezas na**rai*, pl*nti* de árvores..., co*tud* isto é m**to pouc*, *e*ante
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 6, art. 7, p. 113-124, nov./dez. 20** www4.fsane*.com.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. Oliveira, M. *. C. Lacerda
</line>
<line>
*22
</line>
</par><par>
<line>
*s gr**des dema*das de ma**ria-prima e de outros extrato* do ambiente, para t*atarmos em
</line>
<line>
sala de au*a.
</line>
<line>
Pr*t*ger o amb*ente é prover ações de sustent**i*idade *mbie**al. Proteg*r o am*iente
</line>
<line>
é buscar, c** *od*s as for*as, *aneir*s de colaborar *om a p**servaçã* do planeta. Pro*ege* *
</line>
</par><par>
<line>
amb*e*te c*idar da sustentação é
</line>
<line>
dos ecossis*ema*. Pr*te*er o amb**n** é *econduzir o
</line>
</par><par>
<line>
pens*mento das pessoa*, p*** q*e, *om
</line>
<line>
novo* princí*ios
</line>
<line>
de formação con*ciente, possa*
</line>
</par><par>
<line>
re*ver suas atitudes e ações, revigo*ando e promovendo a r*vitalização do *e*o n* qual
</line>
<line>
vivemos.
</line>
<line>
*ostra-se, aqui, suci*tamente, o qu* seria, *ealmente, **oteger o ambie*t* atra*és d*
</line>
<line>
formação e**o*ar. Ressalto *ue protege* o am*i*nt* é recondu**r o pens*mento da* pe*soas,
</line>
<line>
para que, *om novos *rin*ípi*s possam *eaver suas atitudes e açõ*s. O profess*r tem papel
</line>
<line>
fu*da*ental n*ste aspecto, po*s se de*iva, em *on*id*rável *arte, de s** discurs* em sala de
</line>
</par><par>
<line>
au*a, a formação de
</line>
<line>
novos ind*ví*uos. Reco*duzir * pensa*ent* dos indiv*duo* que já têm
</line>
</par><par>
<line>
a*gum* pré-c*n*epç*o **br* como
</line>
<line>
*n**rag*r com o amb**nt* não é
</line>
<line>
uma tarefa fáci*.
</line>
</par><par>
<line>
P*ofessor** e alun*s deve* *rabalhar em conjunt*, formando o*iniões, de m*neira aberta
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c*m mu**os momentos de
</line>
<line>
discussão acerca de t*da* *s problemática* globa*s da atua*idade,
</line>
</par><par>
<line>
reviv*ndo, evidentemente, os fat** h*stóricos *ue nos levara* a chegar ao pon*o em qu* nos
</line>
<line>
encontramos.
</line>
<line>
4 Co*sidera*õ*s fi*ais e contribuições na e*uca*ão ge*gráfica *ara o *mbi*nte
</line>
<line>
M*ito ainda tem-se a *iscutir acerc* das p*áticas pedag*g*cas *ue repercute* em
</line>
<line>
*ções para a educ*ção am**e**al e sustentabilid*de ambiental. Deve*os of*rtar *ais atenção
</line>
<line>
aos nossos *rofe*sores, para que possam s* criar espaços de *i*cussões ab*rta*, sobre *omo *
</line>
</par><par>
<line>
profess*r pode agi*, em sala de aula, e, de*ta forma, criar-se grupos *e deb*tes
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
profissio*ais e novos métodos d* abordagem a* a*uno.
</line>
</par><par>
<line>
Sug*re-se, *elo pres*nte tr*balho, que haj*, em noss*s escola*, uma "força-tarefa",
</line>
<line>
p*ra me*hor co*duzir os conteúd*s programátic** acerca de preserv*ção ambiental. Fato que
</line>
</par><par>
<line>
*eces*ita*ia de um trabalho interdisciplinar, envolvendo
</line>
<line>
diversas discipl*nas que *odem
</line>
</par><par>
<line>
col*b*rar
</line>
<line>
com a construção
</line>
<line>
de c*nc*itos re*resent*tivos *a *isão do **uno, evidente*ente
</line>
</par><par>
<line>
que s*b * direção *os professore* das mais diversas disc**li*as (*eografia, biol**ia, química,
</line>
<line>
his*ória, so*iol*gia, etc).
</line>
<line>
*ara Giordan e Souchon (199*), a in*erdi*c*plin*r*da*e, para ser coloc*da em prática,
</line>
</par><par>
<line>
deve
</line>
<line>
observ** al*uns fator*s fund*men*ais: reformula*ão dos *onteúd*s da* dive*sas
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*re*ina, v. 13, n. 6, *rt. *, p. 113-124, *ov./dez. 20*6
</line>
<line>
www4.*san*t.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *onst*u*ão de Vivências Sustentáveis S*b a Ótica do Professor *e Ge*grafia
</line>
<line>
123
</line>
</par><par>
<line>
dis*iplinas, convergência dis*ip*inar, que seria a
</line>
<line>
compl*mentação entre as d*sciplinas, feita
</line>
</par><par>
<line>
p*l*s professore* e, p*r fim, a pedago*ia
</line>
<line>
*ransdiscipl*n*r o* did*t**a d*
</line>
<line>
projet*, send* uma
</line>
</par><par>
<line>
espécie de integração ent*e a* discipli*as.
</line>
</par><par>
<line>
* através da conscie***z**ão qu* o *ndivíd*o m*dará s*as at*tudes frente * *it*aç**
</line>
<line>
at*al. O mundo glo*aliz*do *os rem*ve fronteiras de com*nicação, n*o as geográfic*s.
</line>
<line>
Contudo, o result*do desta *orm*ção *onsciente de indivíduos favorecerá, e* grande escala, a
</line>
<line>
formação de nova* gera*õ*s mais consc*entes e, *om iss*, a pro*agação e mu**iplicação de
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ideias a*erca da susten*abilida*e
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ambiental. O progr*sso no avanço das
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discussões *ócio-
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<line>
pol*t*c*s sobre a pr*ble*átic* da sustenta*ilidade a*b*ental será realme*te estabelec*do
</line>
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atr*vés de uma nova v*são de *un*o * de *oci**a**. As autoridades *ompetentes, sob *ressão
</line>
</par><par>
<line>
*a
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<line>
ótica d* p**ulação
</line>
<line>
em geral, deverão e*tabelecer discussões e*volve*do *
</line>
<line>
questão
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<line>
pertinente às novas e antigas soluções dos probl*m*s já exist*nte* com * auxíl*o *e p*ograma*
</line>
<line>
e projetos de sustentab*lid*de am**ental.
</line>
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<line>
A res*eita*ili*ade *mbiental tamb*m será uma conseqüê*c*a a ser atingida; ora,
</line>
<line>
o
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<line>
indiví*uo que não re*peita o a*b**nte em *ue vi*e não tem direito de *iver **le, pois, a***
</line>
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de causar da*os p*ra si, estará *gredindo o ambient*
</line>
<line>
em que
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vive o outro, e, parti*do-se de
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um princípi* d* igualdade, no uso e propri*dade da Terra, de*e-se e*tab*lecer o *om-senso
</line>
<line>
por par*e de todos os indivíduos.
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