A Experiência do Espaço Nordeste Pedro II: Reconhecimento, Usufruto e Valorização do Patrimônio Cultural / The Experience of Espaço Nordeste Pedro II: Recognition, Enjoyment and Valorization of the Cultural Heritage

Douglas Brandão de Melo, Ivanilda Teixeira do Amaral, Rita de Cássia Moura Carvalho

Resumo


O presente artigo apresenta as vivências no Espaço Nordeste Pedro II – Piauí como política de incentivo ao reconhecimento, usufruto e valorização do patrimônio. Sua criação foi possível através de acordo de parceria firmado entre instituições e comunidade. Funcionou regularmente de 2009 a 2014, atuando nas vertentes: social, cultural e de negócios. Nesse período manteve uma programação com eventos culturais, ações sociais para população do município, destacando-se as oficinas de formação artística, de educação patrimonial e fóruns de educação ambiental e patrimonial. A vivência profissional dos autores possibilitou, através da interlocução com comunitários, pesquisadores, educadores e artistas, assim como a utilização da pesquisa documental, observação participante, entrevistas e vídeos institucionais, mensurar resultados que justificam a importância desse empreendimento para a cidade. Propõe-se divulgar como um equipamento cultural assume papel preponderante no processo de percepção do patrimônio e das intervenções culturais que dialogam com as ciências sociais, educação patrimonial e as políticas públicas.

 

Palavras chaves: Patrimônio. Arte. Equipamento Cultural. Política Pública.

ABSTRACT 

This article presents the experiences in Espaço Nordeste Pedro II – Piauí as incentive policy recognition, enjoyment and valorization of the heritage. Its creation was made possible through the partnership agreement signed between institutions and the community. Worked regularly from 2009 to 2014 focusing on the aspects: social, cultural and business. In this period kept a schedule with cultural events, social activities for population of the city, highlighting the artistic training workshops, heritage education and environmental and patrimonial education forums. The professional experience of the authors made it possible, through dialogue with the community, researchers, educators and artists, as well as the use of documentary research, participant observation, interviews and institutional videos, measuring results that justify the importance of this project for the city. Proposes to disclose how a cultural equipment assumes importance in the process of perception of heritage and cultural interventions that dialogue with the social sciences, education and public policy.

Keywords: Heritage. Art. Cultural Equipment. Public Policy.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.1.12

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