Imperialismo, Discurso e Ideologia nos Livros Didáticos de História / Imperialism, Discourse and Ideology in History Textbooks

Talita de Oliveira, Bruno Sergio Scarpa Monteiro Guedes

Resumo


O presente trabalho pauta-se na análise da representação do discurso ideológico nos livros didáticos, focalizando o volume II da coleção “História: o longo século XIX”. Nossas análises visam contribuir para uma reflexão do instrumento simbólico de ideologias e de poder que o livro didático possui em nossa sociedade. Entendemos Ideologia segundo Chauí (1980), como um sistema de normas, valores e comportamentos que conduzem os pensamentos e ações dos membros de uma sociedade. A partir da constatação de que os discursos produzidos nos livros didáticos silenciam vozes e histórias, assim como forjam outras e aclamam poucas, apontaremos para o “cuidado” na prática docente para lidar com a desconstrução do discurso ideológico de poder, ainda permanente nos materiais didáticos.

 

Palavras-chave: Ideologia. Livro Didático. Discurso.

 

ABSTRACT

 

This paper aims at analysing the representation of the ideological discourse present in textbooks, focusing on the volume II of the collection “História: o longo século XIX”. Our analyses intend to contribute for a reflexion on the symbolic instrument of ideologies and power of textbooks in our society. Ideology is considered as presented in Chauí (1980), as a system of norms, values and behaviours that conduct the thoughts and actions of a society’s members. Based on the acknowledgment that the discourses produced in textbooks silence, as well forge other and celebrate few, voices and stories, we will discuss the “attention” that the teaching practice must have in order to deconstruct the ideological discourse of power, still present in textbooks.

 

Keywords: Ideology. Textbook. Discourse.


 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.1.7

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