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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 1, art. 7, *. 149-165, jan./fev. 2017 </line>
<line> IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983 </line>
<line> *ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2017.14.1.7 </line>
</par>
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<line> Imperialismo, Discurso e Ide*logia n*s Livros Didáticos de História </line>
<line> I*p*rialism, D*sc*urse a** Ideology in Hi**ory Textboo*s </line>
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<line> Talita de O*ivei*a </line>
<line> *outora em *etras pela Po**ifíc*a Univers*dad* do Rio *e *aneiro </line>
<line> *rofessora do Centro *ed*ral de Educação ***nológica *elso Suckow da F*nseca </line>
<line> E-ma*l: talitaoli@*otmail.com/talit*ol*veira@cefet-rj.b* </line>
<line> Bruno Ser*io *carpa Mo**eiro Gu*de* </line>
<line> Mestre em Re*a**es Étnic*-Raciais pelo Cen*r* Federal d* Educação Te*nológica Celso Su*kow *a Fonseca </line>
<line> Pro*ess*r d* Secr*taria Mun*ci*a* de Educaç*o do *io de Janeiro </line>
<line> E-*ail: bscarpaguedes@yahoo.com.br </line>
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<column>
<row> *ndereço: Talita *e *l*v*ir* </row>
<row> Ende*eço: **FET/RJ - Av. Maracan*, 2*9, Mar*canã, </row>
<row> CEP: 20.*71-110, Ri* *e *aneiro/RJ, Brasil. </row>
<row> Endere*o: Brun* S*rgio Scar** M*nte*ro Guede* </row>
<row> Endereço: E**ola Muni*ipal Mo*te Castel* - Rua </row>
<row> O*seley, Coe*ho Neto, C*P: 21.53*-170, Rio de </row>
<row> **neiro/RJ, B*asil. </row>
</column>
<column>
<row> Editor Ci*ntí*i*o: Tonny Kerley de Ale*c*r Rodri*ues </row>
<row> Art**o rece*ido em 12/10/2016. Últim* versã* </row>
<row> *ecebida em 06/11/2016. Apro*ado em 07/*1/2016. </row>
<row> Avaliado pelo sist*ma Tri*l* Review: a) D*sk Review </row>
<row> *elo *d*tor-*hefe; e b) Doubl* Blind Review </row>
<row> (avaliaç*o cega por *ois *v*liado*es da área). </row>
<row> Revisão: Gr*matical, No*ma**va e de F*rmata*ão </row>
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<line> T. Ol*v*ira, B. *. S. M. Guedes </line>
<line> 150 </line>
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<line> RESU*O </line>
<line> O p*esente trabalh* pauta-se na análi*e ** re*resentaç*o do discurs* ide*lógico nos l*vros </line>
<line> didát*cos, focalizando o volume II d* co*eç*o "História: o longo século XIX". *ossas *nál*ses </line>
<line> visam contribuir para *ma reflexã* do i*strument* simbólico de ideiologias e de *oder que o </line>
<line> **vro didático possui em nossa s*c**da*e. Entend**os I*eo*o**a segundo *hauí (1*80), </line>
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<line> como u* sistema de n*r*as, valo*es e comportamentos que </line>
<line> c*n*u*em os pensam*ntos e </line>
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<line> ações dos *e**r*s ** uma sociedad*. A partir da consta*aç*o de q*e os disc*rsos prod*zidos </line>
<line> n*s livros didáticos silenciam vozes e h**tórias, assim co*o forjam outras e aclamam *o*cas, </line>
<line> apon*aremos pa*a * "c*idado" na prática docente para *idar com * d*sconstrução do disc*rso </line>
<line> ide*l*gico de poder, ainda perma*ent* nos materi*is *idáticos. </line>
<line> P*lavras-cha*e: Ideol*g*a. L**ro D*d*t**o. Discu*so. </line>
<line> A*S**ACT </line>
<line> *his *a*er ai*s at a*alysing th* r**resent*tion o* the ide**o*ical disco*rse present in </line>
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<line> textbooks, *ocusing on the volume II </line>
<line> of the coll*ction "História: o longo sécu*o XIX". Our </line>
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<line> analyses intend to contr*bute f*r a reflexion on the sy*bolic ins*rum*nt </line>
<line> of i*e*logi*s and </line>
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<line> power of textbook* *n ou* society. Id*ology is cons*dered as presented in Chauí (1980), as a </line>
<line> sy**em of norms, values *nd behaviours that c*nduct *he thoughts and ac*ions of a society\s </line>
<line> members. Bas*d on the *ckn*wledgment that the dis*ourses *roduced in *extbooks s*lenc*, as </line>
<line> we*l forg* other and celebrate fe*, voices and stories, *e w*ll discuss th* "attention" that the </line>
</par>
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<line> t*aching prac*ice must have i* </line>
<line> order to decon*truct the ideologi**l discourse o* power, still </line>
</par>
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<line> p*esent in textbooks. </line>
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<line> Ke*w*rds: Id*o*ogy. Textbook. Discour*e. </line>
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<line> Rev. FSA, T*resina, v. 14, n. 1, art. 7, *. 149-*6*, *an./fev. 2017 </line>
<line> www4.*sanet.*om.br/revi*ta </line>
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<line> Impe*ialismo, Discurso e Ide*lo*i* nos *ivros Did*ticos de Históri* </line>
<line> 15* </line>
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<line> 1 INT*ODUÇÃO </line>
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<line> O pre*en*e tra*alho con*id*rará o período d**ominado **r "Imperialism*" e *ua </line>
</par>
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<line> abordag*m </line>
<line> no *iv** didático de Hist*r*a, produzido pelo departa*ento de Hist*ria </line>
<line> da </line>
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<line> Univer*idade Fe*eral Flumi*en*e (VA*NFAS, e* al. 2012) e util*zado n* rede Estadual do Ri* </line>
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<line> de Ja*ei*o, no *eríodo </line>
<line> entr* 2012 e 2*14. Es*e*ificamente, * m*te*i*lida*e discurs*va que </line>
</par>
<par>
<line> ser* discut*da aqui se *efere ao 2º volume da co*eção "Histó*ia o long* século XIX" (tema </line>
<line> Imperi**ismo, página* 302 a 307). </line>
<line> *ara a análise dos textos e imagens pr*sentes no m*teria* *el*cionado, nos </line>
<line> de*ruçare*** na per*pectiva *a Análise do Discu*so (AD) *e *inha fr*n*es*, pri*rita*e*te de </line>
<line> Maingueneau (2008) que nos es*larece sobre a **nalidade especí*ica que orie*ta a *nális* *o </line>
<line> *iscurso: </line>
<line> "(...) é d* aprender * discurso como e*tr*cruzamento de um texto e de *m lu*ar </line>
<line> soci*l, dizer que s*u objeto nã* * nem a or*anizaçã* textu*l nem a situação de </line>
<line> comunicação, *as aqu**o que nos une *travé* d* ** d*s*osit*v* de enu*ciação </line>
</par>
<par>
<line> espe*ífi*o </line>
<line> q** provém do </line>
<line> v*rbal e do institucional... pensar *s l*ga*es </line>
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<par>
<line> independentemente das pa*avras que au*orizam (redução socio*ó*ic*), ou p*nsar </line>
<line> as </line>
</par>
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<line> pal*vr*s in*e**ndentemente d*s *ugares dos quais ela* são parte beneficiá*ia* </line>
<line> (r*dução l*ngu*stica) iss* *er*a *icar aquém *a* exigências que fu*dam * ****ise do </line>
<line> d*scurso (MAINGUENEAU, 20*8, p.148). </line>
<line> Para fomentar a discussão, busca**mos tratar ** c*nceito *e Ideolo*ia, *bse*v**o em </line>
<line> (CH*U*, 1980), pa** que possam*s realizar a contextu*lização do* *is*u*sos *roduzidos na </line>
</par>
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<line> obra *eleciona*a. Den*re </line>
<line> os concei**s de ideolog*a apresenta*os pela aut*ra, e*bo*a*em*s </line>
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<line> nossas observ**õ*s sobre aquele* o**undos d* pers*ect*va marx*stai*. </line>
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<line> * R*FERENCIAL **ÓRICO </line>
<line> *.* Nosso objeto de pesq*isa (nos*os *lhares) </line>
<line> A i*agem aqui anali*ada retrat* o período co*h*ci*o co*o "Imperi*lism*" que, </line>
<line> invariav**m**te, é rel*tado nas narraçõe* histó*ica* como o proc*sso de *x*an**o dos *aíses </line>
<line> industrializa*os e* busca de merca*o* con*umid**es, matéria*-prima* * novo* *erritór*o*, </line>
</par>
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<line> pr*n*ipalmente durante a* últimas décadas </line>
<line> ** s*culo *IX, *os c*nt*nentes Afri*an* </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> A*iátic*. </line>
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<line> Rev. ***, Teresin* PI, v. 14, n. 1, ar*. 7, p. 1*9-165, jan./fev. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
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<line> T. Ol*veir*, B. S. S. M. Guedes </line>
<line> 152 </line>
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<line> Figura 1 - Imag*m do Marrocos, no norte *a África, que simboliz* a França *ferecendo a </line>
<line> civil*za**o aos ha*i*antes </line>
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<line> *itogra*ia publi*ad* e* 1* de no*embro de *911. </line>
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<line> *n*es de *artirmos para a a*álise propria*ente **ta da **a*em e **alizar*o* </line>
<line> a </line>
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<line> conte*tualização com o *sb*ço t*ór*co da *D, f*z-se necessário explicitar os mo*ivo* *u* nos </line>
<line> conduziram * e*colher um* *nica imagem para *ue pudéssem*s realizar a nos** apreci*çã*. </line>
<line> N*sse s*ntido, e*te*d*mos que *s caminhos para a l*itura d* *m texto ** imag*m possam se* </line>
<line> m*ltiplos, *as justifi*amos noss*s e*colhas co* base nas *onde*a*õ*s de Pech*ux (1988): "a </line>
<line> an*lise *o discurso não pretende se ins*ituir como e*pe*ial*sta *a interpr*tação, *omin*ndo o </line>
</par>
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<line> sentido dos textos; apenas pre*e*de construir *rocedimentos qu* expon**m o ol*ar-leitor </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> níve*s op*cos à a**o estratégica de u* suj*ito" (PEC**UX, 1988, p. 42). </line>
</par>
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<line> A*ém disso, es*larecer as cau*a* para a escol*a de*s* *ecorte-t*mporal, dentre tan*os </line>
<line> outros n* cole*ão *idá*ica aqui inve*tig**a, pe*mitirá a "confis*ão" de no*sas </line>
<line> i*tenci*n**idades e perspectivas para o desenvolvime*to do trab*lho. Inic*alme*te, o tema "O </line>
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<line> *m*eri*lismo </line>
<line> ata*a o mund*", co*form* </line>
<line> *esc*ito na coleç*o ana*is**a perm*t*rá que </line>
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<line> pos*am*s colocar em evidência duas concepções ou vis**s *e mundo: a e*r*cênt*ica e a do </line>
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<line> "outro". Mais </line>
<line> *diante, discu*sare*o* sob** o *onceito de "outr*". *um *egundo mo**n*o, </line>
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<line> c*a*ou-nos at*nçã* a *til*zaçã* de uma im*gem de *m jornal francês, "Le Pe*it", para </line>
<line> enunci*r signif*cados de uma d*terminad* narraçã* histór**a no livro didát*co a*alisado. </line>
<line> Sa*emos, historicam*nte, que a Fra*ça faz** parte dos países que realizaram a expansão </line>
<line> Rev. FSA, Tere**na, v. 1*, n. 1, a*t. 7, p. *49-165, jan./fev. 2017 www4.fsane*.com.br/*evista </line>
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<line> Imperialismo, Discurso e Ide*log*a n*s Li*ros *idático* de História </line>
<line> 153 </line>
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<line> c**ital***a rumo a* continente a**ic*no. O terceir* momento, não *ão menos import*nte que os </line>
<line> anter*ores, condu*ir-no* a questionar o *exto vinc*lad* à imagem do j*rnal Petit. *iz o texto: </line>
<line> "Image* do Marro*os, n* norte da África, que s*mboliz* a F**nç* oferec*nd* a civilizaçã* </line>
<line> aos *abitantes. Litogra**a publicada em 19 de n*ve*bro de 1911" (VAINFAS et al., *012, </line>
<line> p.3*5). </line>
<line> 3 RESUL*AD*S E DISCUSSÃO </line>
<line> P*ra *ratarmos dos enunciados produz*dos pe*a im*g*m e o t**to vin*u*ad*s no livro </line>
<line> di**tico, trazemos, para em*as*mento de nossos olhar*s, * concepção de Maingue**a* (2*08) </line>
<line> que, par* *ossa p*rspectiva de a*ál*se, nos pa*eceu mais d*dáti*a e elucidativa. Do ponto de </line>
<line> vista analisado pelo teóric* fr*ncês, *odemo* d*stacar q*e </line>
<line> "o *iscurso é concebi*o como r**ação de um texto; d*t* de out*a forma, texto + </line>
<line> *ontexto = di*curso (...) *la [a AD] pe*mite, com efeito di*tin*u*r a *tividade </line>
</par>
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<line> di*c*rsiva na* </line>
<line> sua múltiplas dimens*es e sua única manifesta*ão *erb*l, e*crita ou </line>
</par>
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<line> or*l" (MAINGUE*EAU, 2*08, p.138). </line>
<line> Nesse sentido, *a AD, * contexto de onde se *is*ursa faz t*da * diferença para que </line>
</par>
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<line> possam*s comp*eender o que o enunciador está busc*ndo produzir c*m * se* </line>
<line> discurso. </line>
</par>
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<line> Portan*o, a* trazer a i*ag*m de um jornal f*ancê* *a** retratar o período narrado *omo </line>
<line> "Imperialis*o", ao nosso entendimento, abre-se *sp*ço para u*a determinada cultura realizar </line>
<line> * inserç*o de *m momen** his*órico es*e*ífico, a*é p*rqu*, no decorre* do text* a*al*sad*, </line>
<line> não se abre espaç* para outras voz*s narrarem suas concepçõe*, s*as v*rsões d* his*ória. </line>
<line> *ara trat*rmos da q*e*tão ideológica presente no cont*xt* r*ssa*tado e analisad* aqui, </line>
</par>
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<line> buscamo* em *a*x e *nge*s (19**) a </line>
<line> j*stificat*va p*ra a compreensão da *egemonia </line>
<line> do </line>
</par>
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<line> discurso et**cêntrico, *inda permanen*e na ***iedade e *st*ndido ao livro didá*ico. </line>
</par>
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<line> "As i*eias da cla*se d*min*nt* são, em c*da ép*ca, as ideias domin*ntes, isto é, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> classe q*e a forç* mater*al dominante da socie*ade. (...) Na medida em que é </line>
</par>
<par>
<line> dominam *omo class* e determinam todo * âmbito de uma *poc* his*óri*a, </line>
<line> é </line>
</par>
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<line> evident* *ue o façam em to*a a sua extensão e, conseq*entemente, **tre *utras </line>
<line> co*sas, domine* ta*bém com* pensad*res, como produtores *e ideias" (MARX; </line>
<line> EN*ELS, 19*5, *.*4). </line>
<line> A *ers*ecti** de Marx e Engels (1*65) p**mite-nos um maior entendimento sobre * </line>
</par>
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<line> perpetuação do dis*urso hegemô*ico, num det*rminado espa*o/*empo, prof*rido </line>
<line> **r um a </line>
</par>
<par>
<line> c*a*se ou g*upo de pessoas, independ*n*e****e dos *eios utilizados pa*a legit*ma*ão </line>
<line> deste </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina *I, *. 14, n. 1, art. 7, p. 149-165, jan./fev. *01* www4.fsa*et.**m.br/*evista </line>
</par>
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<line> T. Oliveira, B. S. S. M. G*edes </line>
<line> *5* </line>
</par>
<par>
<line> discurso. Aqui, a análi*e reca* sobr* o discurso h*g*mô**co pr*sen*e nos livros didáticos, </line>
</par>
<par>
<line> especificamen*e no d* História, a pa*tir da *oleção </line>
<line> "Histór**: o l*ngo século XIX". *o </line>
</par>
<par>
<line> verificarmos * concepção de Ideologia mar*ista, **e consiste na produção de reg*a* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> co*dutas * serem </line>
<line> aceitas pelos out*os membro* da sociedade, resga**mos a inter*retação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Chauí </line>
<line> (1980), </line>
<line> que nos esclare*e </line>
<line> que a Ideologia cria uma v*são ilusória da realida*e, </line>
</par>
<par>
<line> induzindo os outros i*divíd*os desta mesm* s*c***ade * val*rizar, se*tir e criar, conforme </line>
<line> preceitos disseminados pel* cl*sse dominante. Na conce*çã* da filósofa: </line>
<line> "A ideologia é um c**junto l****o, *istem*t*co e *oerente de re**esentaçõ*s (ideia* </line>
<line> e valor*s) e *e normas e regr*s (de conduta) que indicam * presc*ev*m aos membros </line>
</par>
<par>
<line> da s*ciedade * q*e deve* pensar e como de*em pensar, o que </line>
<line> devem valorizar, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> que d*vem s*ntir * como d*vem *entir, o que d*vem faze* e c*mo devem fazer. Ela </line>
</par>
<par>
<line> é, </line>
<line> p*rtanto, um </line>
<line> corpo explicat*vo, n**mativo, regu*ado*, </line>
<line> cuja *un*ã* é *ar a*s </line>
</par>
<par>
<line> *embros de uma *ociedade </line>
<line> div**ida e c*ass** uma explica*ão racion*l para as </line>
</par>
<par>
<line> difere*ças soc*ais, po*íticas e culturais, sem jama*s **ribuir ta*s dife*enças à d*visã* </line>
<line> d* sociedade e classes a partir *as ***isões na esfera da pr*dução. Pelo contrári*, a </line>
</par>
<par>
<line> *unção da *deolog*a é de a*a**r a* diferen*as como *e classes for*ecer *** e </line>
<line> membr*s da sociedade o sen*imento d* sociedade soci*l, enco*t**ndo certos </line>
</par>
<par>
<line> refer*nciai* i*entificadores *e todos * para todo*, como, por exemplo, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *umanidade, a Liberdade, a Igu*ldade, a </line>
<line> Nação, ou o Estado" (CHA*I, 1980 p. </line>
</par>
<par>
<line> 113-114). </line>
</par>
<par>
<line> I*evitav*lmente, *o tr*tarmos do conc*ito d* I*eologia, *emetemo-nos ao concei*o *e </line>
<line> etnoc*ntri*mo. *esse sentido, ao o*servarmos a notíci* de um j*rnal fra*cê* como detentor </line>
</par>
<par>
<line> do saber *li produ*ido (n* l*vro didá*ico ut*liz*do numa instituição de *n*in*), </line>
<line> temos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> na*raçã* histó*ica </line>
<line> de um dado momento tem*or*l sendo </line>
<line> mono*o*izad* por uma *er*pec*iva </line>
</par>
<par>
<line> de visão de mund*. Ao tratarmos do co*ceito antropo*ógico de etnocen*rismo, verific*m*s em </line>
</par>
<par>
<line> Rocha </line>
<line> (1984) u* esclarecim*nto *e como é rea*izad* * construção do "outro", a par*ir da </line>
</par>
<par>
<line> visão *e mund* </line>
<line> *e que* o enxerga </line>
<line> (o eu). N*ssa visão de </line>
<line> mu*do etnocêntrica, são </line>
</par>
<par>
<line> reconhecida* e valorizadas s*mente as suas perspectivas e concepções. Conf**me a**nta </line>
<line> Rocha (1984): </line>
<line> "Etnocen*ri**o é um* visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como </line>
<line> centro de tudo * to*o* os o*tros são pensa*o* e sentido* atr*vés dos nossos valores, </line>
<line> nossos mod*los, nossas definições do que é * exist*n*i*. No plano in*el*ctual, pode </line>
</par>
<par>
<line> ser vist* como a dific**dade </line>
<line> de p*n*armos a </line>
<line> dif*renç*; *o plano </line>
<line> afetivo, como </line>
</par>
<par>
<line> *e*timentos de </line>
<line> estranheza, m*do, h*stilidade, etc. Perguntar s*bre o *ue </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> etn*centri*mo é, </line>
<line> pois, indagar sobre um fenômeno onde se misturam tanto </line>
</par>
<par>
<line> elementos i*telectuais e racio*ais qua*to *lemen*o* *mo*ion*is e afetivos" </line>
<line> (ROCHA, 1984, p.5). </line>
<line> Na tent*tiva *e contextu*liz*r o* c*nceitos aqui apresentados - d* Ide*l*gi* e </line>
<line> etn**en*rismo -, partir*mos p**a a anál*se discu*si*a da im*gem apresentada no iní*i* *este </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, *. 14, n. 1, art. 7, p. *49-165, jan./fev. 2017 www4.fs*ne*.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Imperialis*o, Discurs* e Ideologi* nos Livros Didáticos de Histór*a </line>
<line> 155 </line>
</par>
<par>
<line> *rabal*o, pa*a discutirmo* * permanê*cia *o discurso heg*mônico nos livr*s didáticos. D*ntre </line>
</par>
<par>
<line> as *eis pági**s destina*as à explicitação do *omen*o h*s*óric* de*ominado Imperial*smo, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> im**em se*eciona** </line>
<line> está situada na *ua*ta p*gi*a do c*pít*lo d* livro did*tic*, ocupando, </line>
</par>
<par>
<line> apro*ima*amente, 70% da </line>
<line> re*er*da página. Ao rep*esentar o *ncontro </line>
<line> entr* d*as culturas, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> e*ropeia </line>
<line> e </line>
<line> a </line>
<line> africana, </line>
<line> * </line>
<line> image* </line>
<line> demonstra </line>
<line> e/ou </line>
<line> c*nstrói </line>
<line> a </line>
<line> imagem </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> co**nizado*/conq**stador </line>
<line> num* posi*ão p*ivile*iada em rel*ção *os "o*tros", forjando uma </line>
</par>
<par>
<line> si*u*ção *e so**dari*da*e co* </line>
<line> os demais i*div*duos </line>
<line> a** repre*entados. A si*uação *e </line>
</par>
<par>
<line> sol*d**iedade é corrobo***a com * frase vin**lada à imag*m: "simboliza a Franç* ofere*en*o </line>
<line> * civili*a**o aos habi*antes". </line>
</par>
<par>
<line> Dia*te do expos*o, verificamos um tendencion*smo be* marcante ** </line>
<line> expos*çã* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> acontecimento h*stór*co. Po* qual motivo s* es*olheu a notícia pu*licada no jornal f**ncês Le </line>
</par>
<par>
<line> Petit para r*present*r o </line>
<line> per*odo histó*ico denominado *e Imperialismo ** </line>
<line> livro didátic*? </line>
</par>
<par>
<line> Bast* r**ord*r*o* *ue a *ran** *oi uma das nações *mperialistas envolvid** diretamente co* </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> processo </line>
<line> de *onquista * domina*ão dos </line>
<line> paíse* africanos. Assim, nossas i*quietações s* </line>
</par>
<par>
<line> *guçam ainda mais, para b*scar uma compreensão da r*laç** estabe*ecida pelos </line>
<line> autores </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> livro didático entre o *ornal francês e * per*odo his*órico em questã*. </line>
</par>
<par>
<line> V**ificamos a e*istência de duas situ*ções preocupantes na exposição </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> aconteciment* h*stórico aqui in*estigado. Ini**a*me*te, re**te-se à representação *os *aíses </line>
</par>
<par>
<line> europeus em solo afr*cano. *omo própria *magem i*u*tra, a </line>
<line> tem-se a presença do europ*u, </line>
</par>
<par>
<line> r*presentado p*lo *n*ivíduo br*nco na imagem, **m vest**e*tas admiráve*s, </line>
<line> postura ereta, </line>
</par>
<par>
<line> altiva em *e*açã* aos de**is ali presentes, com certo ar de "*alv*dor", pr*ncip*lment* *e*os </line>
</par>
<par>
<line> raios de </line>
<line> luz que envolve sua </line>
<line> cabeça, </line>
<line> r*s*altados p*r uma e*p*essão de *o*dade </line>
<line> que t *m a </line>
</par>
<par>
<line> forma ao s*u rosto e s* efetiva p*lo gesto de solidarie*ade </line>
<line> ** </line>
<line> **ixar cai*, propositalm*nte, </line>
</par>
<par>
<line> *nú*eros objetos luminos*s de to* *ourado em solo africano - marr*quino, nesta ocasião. </line>
<line> Em co**rapart*da, o "out**" - o* o* outros repre*entados *a imag*m - *us*a *ranspar**er um </line>
</par>
<par>
<line> olhar de ad*ir*ção e </line>
<line> res*eito </line>
<line> ao indivíduo que simbol*za c*viliz*ç*o e*ropeia, sendo a </line>
</par>
<par>
<line> de*t*cada neste* "outros" uma po**ção de s*baltern***de e de vulner*b**ida**, esp*cialmente </line>
</par>
<par>
<line> pela m*ne*ra como se en*ontram vestid*s (não </line>
<line> tão bem vestidos quan** o europ*u) * por </line>
</par>
<par>
<line> *st*rem agachados, sentados </line>
<line> e cur*ados, sinalizando o reconhecime*t* da grande*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> superio*idade da cultu*a europeia s**re as demais. </line>
<line> Ora, * imagem que salta *os *osso* olhos e nos permite a construç*o * interpretação </line>
</par>
<par>
<line> de um fato histórico at*avés </line>
<line> d* representati*i**de de </line>
<line> uma image* ci*cula (o* *i*culou) nos </line>
</par>
<par>
<line> *mbiente* </line>
<line> escolares *ara apr**ima*a*ente </line>
<line> 400.000,0* mil *do*escentes e jovens, </line>
<line> c**forme </line>
</par>
<par>
<line> nos mostra o* dados obtidos no *NLDiii de 201*. Por mai* av*nços que pos*uamo* hoje em </line>
<line> Rev. FSA, Te*es*na PI, v. 14, n. 1, art. 7, p. 149-165, jan./f*v. 2017 w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. Oliveira, B. S. S. M. Guede* </line>
<line> 15* </line>
</par>
<par>
<line> re*ação à multiplicidade dos veículos de comu*icação e in*ormaçã* (*ecursos midiáticos, </line>
</par>
<par>
<line> sites, </line>
<line> *lo*s, noticiários, *e*ista*, en*re outros), *inda as*im o livro did*t*co possui ** valo* </line>
</par>
<par>
<line> simbólico *onferido a* c*ráter </line>
<line> *e ve*dade na narração *os </line>
<line> acontec*mentos hist*ric*s. </line>
</par>
<par>
<line> Caminhando nesta perspectiva, retorna*os o *ontato com o Rocha (1984) com o intuito de </line>
<line> corro*orar a pos*ç*o ocupad* p*lo livro *idático atua*mente em no**a socied*d*, assi* como </line>
<line> da sua fu*ção como veíc*lo de inf*rmação: </line>
<line> "Os livros didáticos, *m função mesmo do s*u de*ti*o e de sua natureza, ca*regam </line>
<line> u* va*or *e a*toridade, ocupam um lugar de s*p*st*s donos d* verdade. Sua </line>
<line> informaçã* obt*m es*e *alor de verda*e, p*lo simpl*s fato d* *ue quem s*b* seu </line>
<line> conteúd* passa nas provas... as in**rmações nel*s contidas aca*em se f*xan*o no </line>
<line> fundo da memória de tod*s *ós. Com *la s* fixam também i*age*s extremamen*e </line>
<line> etno**ntr*c**." (*OCHA, *984, *. 8) </line>
<line> *inda *entrando nossos o*hares *obre o contexto das instituições de ensino, n*o </line>
<line> pod*mo* desconsiderar * função *o sujei*o - o p*of*ssor - que está na posi*ão de i*terlocutor </line>
<line> do saber produzido nos livr*s didáticos e de representante *o dis**rso e do saber que será </line>
<line> apresent*do aos alunos. Conforme apontado até aqui, sabemos qu*, de uma maneira *eral, o </line>
<line> *ivr* didá**co *ode **itir for*ar, silenc*ar ou simplesmente permitir a determinados grupos </line>
</par>
<par>
<line> espec*ficos a </line>
<line> conta**m e na*rarem suas his*órias. Este posicionamento prese*te nos **vros </line>
</par>
<par>
<line> didát*cos é *erifi**do pe*a educadora Ana Cél*a Silva (2005) c*mo um alerta, pois "o </line>
<line> professor p*** vir a ser um m**iador inconsciente dos es*e*eótip*s, se for f*rm*do com uma </line>
</par>
<par>
<line> visão acrític* das instituições (...) </line>
<line> que </line>
<line> não </line>
<line> contemp*a outras f*rmas ** ação e reflexão" </line>
</par>
<par>
<line> (*ILVA, </line>
<line> 2005, p. 24). que fica bem O </line>
<line> evide*ciado ness* valor simbólico at*ibuído ao livro </line>
</par>
<par>
<line> *id**ico e, conseque*temente, nas informaç*es vin*ulad*s e dis*eminadas pelo mesmo é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> l*g*timidade a ele confer*da, muitas vezes como verdade i*co*testável. Na* relaçõ*s </line>
<line> socializadas na es*ol* *ntre o liv*o d*dático, pro*essor * aluno, Maingueneau (1989) ap*n*a </line>
<line> q*e: </line>
<line> "Logo, *m s*jeito a anun*iar presume uma es**cie *e "*itual soci*l da *inguagem", </line>
<line> im*lícito, partilhado pe*os i*terlocutore*. Em uma *n*tituição escolar, por *xem*lo, </line>
<line> qualquer enunciação produ*ida p*r u* profess*r é colocada *m um contrato q*e l*e </line>
<line> cr*dita o luga* de *e*ento* do saber: O contrato de fala qu* li*a ao *luno *ã* lhe </line>
<line> per*ite ser "não p*ssuidor d* saber": el* é *ntecipada**nte legitimad*" </line>
<line> (MAINGUENEAU, 1989, p. *0). </line>
</par>
<par>
<line> Ao nosso e*ten**mento sobre produção de m*terial a </line>
<line> **dático e e*p*ci*icamen*e *o </line>
</par>
<par>
<line> ob*eto de análise a*resentado neste trabalho, fica explíc*ta a *mpossibilidade de que ***es </line>
</par>
<par>
<line> m*teri*is não sejam car*e*ad*s de conceitos, juízos e </line>
<line> pont os </line>
<line> de vista. Nossas *n*uietações, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 14, n. 1, art. 7, p. 1*9-165, *an./f*v. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *mper*alismo, D*scurs* e Ideologi* nos **vros *idátic*s *e H*s*ória </line>
<line> 1*7 </line>
</par>
<par>
<line> ent*etan*o, recaem sobre as ações **aliza*a* para a escolh* de deter*inada persp*ctiva oper*r </line>
</par>
<par>
<line> como detentora e </line>
<line> constru*ora do d*scu*so produ*ido no *iv*o didátic* - o de História, ne*sa </line>
</par>
<par>
<line> ocasião. </line>
</par>
<par>
<line> Quando nos *efer*mos à pr*sença do discur*o ideológico nos livros d*dático* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> trou*emo* a AD para embasar **ssas afirmações, isso se deu na t*ntati*a *e compreender os </line>
<line> sentid** produzidos p*r um objeto simbólico - imagem e texto vincul*dos ao livr* *idático de </line>
<line> His*ór**, realizando asse*ções sobre um d*t*rm*na** fa*o his*óri*o, o I*perial*smo -, c**a </line>
</par>
<par>
<line> linguag*m, *a m*ior parte das v*ze*, ali *presentada n*o é transparente, conform* </line>
<line> apontado </line>
</par>
<par>
<line> po* Orlan*i (2000). Nessa *e*specti*a, AD </line>
<line> vem ao encontr* d* esclarecer, dentro d* </line>
<line> n*s s a </line>
</par>
<par>
<line> aná*ise, a prod*ção de sen*idos **opo*ci*nad*s **la relação gerada </line>
<line> *ntre Ideologia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> l*nguagem, perm*tindo-n*s, ao menos, c**ocar em discussão a perman*ncia </line>
<line> *a vis*o </line>
</par>
<par>
<line> euro*êntr*ca na narração dos f*t*s históricos **esentes no* li*ros didático*, apo*t*ndo **ra os </line>
<line> m*canismos que contribuem para pe*petuação e le*itima*ã* d* tal discurso. </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 *ext** e s*ntidos: o professor e a articulaç*o </line>
<line> dos saberes pro*uzidos pelo liv** </line>
</par>
<par>
<line> didát*co </line>
</par>
<par>
<line> Precisam*s c*nsiderar a pro*ução *e senti*os do texto na rel*çã* discursiva </line>
</par>
<par>
<line> es*abel**ida *ntre enu*ciador e </line>
<line> c*-enun**ado*. Nessa linha de r*ciocino, </line>
<line> é </line>
<line> de s u* * </line>
</par>
<par>
<line> importânc*a o posicionamento realizado *ntre l*ng*agem * enunciado* na o*ganização </line>
<line> e*trutural do *exto, no qual a inte*pelação *iscur*iv* *e incumbirá da pr*du**o de e*eitos e/ou </line>
<line> sent**os da mensage*. </line>
<line> "O discurso, espaço da l*nguag*m em uso, é "*ndereçado" p*r um locut*r a um </line>
<line> inte*locutor, apr*sent*nd* um to* avalia*ivo * *eme*e*do * uma compr*ens*o </line>
<line> responsiva *tiva, segundo o gênero no qual se insere e m*dian*e a mobilização da </line>
<line> materialid*de t***ual" (SOBRAL, 20*0, p.10). </line>
</par>
<par>
<line> Com base em Rocha (2014), percebemos a importância </line>
<line> da ling*agem como um* </line>
</par>
<par>
<line> mane*ra de *g*r s*bre o mundo. E é </line>
<line> e*sa ação da l*nguag** </line>
<line> que se *rticu*a por *eio do </line>
</par>
<par>
<line> discurso que nos int*ress* nesse mo**nto, visando articula* o dis*urso apres*nt*do </line>
<line> no livro </line>
</par>
<par>
<line> didático d* nossa pesqui*a e o *osic*onamento do profe*s*r diante dos conteúdo* </line>
</par>
<par>
<line> apre*entados </line>
<line> nes*e </line>
<line> mesmo livro. **corremos a Rocha </line>
<line> (2014) para **uci*ar a função </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> pa*avra e su*s implicaç*es: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a PI, v. 14, *. 1, a*t. 7, p. 149-165, jan./*ev. 2*17 </line>
<line> *w*4.f*anet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. O*iv*ira, *. S. S. M. Gu*de* </line>
<line> 1*8 </line>
</par>
<par>
<line> "A palavra desempenha um papel de reg*la**o/co*s*rução do vasto le*ue de </line>
</par>
<par>
<line> rela*ões que </line>
<line> *e estabelecem entre os homens: relações de do*inação, de </line>
</par>
<par>
<line> enfrenta*ento, de definição *e identida*e*, de p*o*ução de diferen**s mo*os *e </line>
<line> su*jetivação" (RO*HA, 2*14, p.623). </line>
<line> **lvez, ao **s*o entendimento, seria reducionismo ou determinismo **por que a </line>
<line> im*gem u*ilizad* no livro didát*co possa d*mo*str** e/ou rein*erpreta* * que de fato </line>
<line> aconteceu no perí*do denominado de I*perialismo. Claro qu* ess* r*present*ção de mundo, </line>
<line> conforme apontad* *m *utra o*ortu**dade, reme*e à pe*spectiva de det***in*das naç*es *m </line>
<line> gara*tir seus privi*égio* * estabel*cer seus "ponto* de v**ta s*b*e a h*stória", ou, quem sabe, </line>
<line> determiná-las * fei*ão *e s*as inte**i**a*idades. Para tal s*tuação em que são *t***e*s*dos os </line>
</par>
<par>
<line> c*nceito* </line>
<line> de </line>
<line> dominação, ideol*gias e intenç*es *a produção dos textos, recorremo* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Foucault (2001) para *ratar dessas re*a*õe*, definidas pe*o autor como relaç*es de poder. </line>
<line> "Q*ando f*la-se de po**r, as pessoas pe*s*m ime*iat*mente a uma **t*utura </line>
<line> polít*ca, um gover*o, um* c*as*e social d**inante, * mestre f*en*e ao escravo, e*c. </line>
<line> Eu quer* diz*r qu*, nas rela*ões humanas, qualquer que *ejam - que tr*te de </line>
<line> comunic*r v*rbalme*te, como fazemo-*o agor*, ou que *ra*e-s* de rel*ções </line>
<line> amo**sas, inst*tucionais o* econômicas -, o poder cont*nu* present*: eu que*o dize* </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> re*ação na qu*l um *uer tentar *e di*igir * c*ndu*a ** ou*ro, es*a* *ão, p*r </line>
</par>
<par>
<line> consegu**te, *elações que pode-se e*c*ntrar em **verso* nívei*, *ob diferentes </line>
<line> forma*" (FOUCAULT, 2*01, p. 1538). </line>
<line> O p*nto que nos prop*mos **ançar recairia sobre a questão da re*re**ntação e/ou </line>
</par>
<par>
<line> inte*vençã* da lingu*gem </line>
<line> discuti*a por Rocha (2014). O que nos c**m* atenção é *ue os a </line>
</par>
<par>
<line> enunci*dos produzido* no rec*rte de pesquisa anal*sado - te*t* e im*gem - </line>
<line> possuem muito </line>
</par>
<par>
<line> mais a *unç*o de i*tervenç*o ou m*nip*laçã* dos acontecimen*os históricos *arra*os, do que </line>
<line> prop*i*men*e de represen*aç*o do mesmo. Const*tamos **e, **r intermédio de est*uturas </line>
</par>
<par>
<line> condicion*ntes - *scol*a do jornal para recons*ruçã* do acontecimento hist*rico; </line>
<line> imagem </line>
</par>
<par>
<line> util*z*da; texto te*den*ioso "o*ere*endo a ci*ilização" -, </line>
<line> *uscou-se nitidame*te reconduzir </line>
</par>
<par>
<line> e/ou </line>
<line> deslo*ar o s*ntido das ações e*preendidas pelas na*ões imperia*i*tas naq*ele </line>
<line> p*ríodo </line>
</par>
<par>
<line> ci*ado. Mo*ificaram-se o* "reais" m*tivos pa*a tal realização o* acon*ecime*to e instituíram- </line>
<line> *e novos contor**s nas relações est*belecidas entre as dis*inta* naç*es - europeia e a africana </line>
<line> - ao entrarem em contato. </line>
</par>
<par>
<line> Acreditamos que pe*passa n* atuação </line>
<line> *o </line>
<line> *rofessor a possibilida*e d* descon*truir </line>
</par>
<par>
<line> e*tereó*i*os e/ou f**jamentos sob*e </line>
<line> os acont*c*mentos h*stóricos narr*dos nos livros </line>
</par>
<par>
<line> didátic**. Su* at*ação como medi**or e condutor d* proces*o de *roduçã* do conhecimento </line>
<line> Rev. FSA, T*res*na, v. 1*, n. *, art. 7, *. 1*9-1*5, jan./fev. 2017 ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Im**ri*lismo, Dis*urso e *deo*ogia nos Livro* Didát*cos de H*stó*ia </line>
<line> 15* </line>
</par>
<par>
<line> compreende*ia *riar subs*di*s, para qu* os aluno* pudes*em o*servar de ma*eir* crít*c* </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> fatos ali apresentados. </line>
</par>
<par>
<line> Dian*e dos sentidos produz*dos *elo texto, busc*mos em Sobral (2010) embasam*nt* </line>
<line> para podermos situar * que entendemos por *exto, e as possívei* p*tencialidad*s q*e poderão </line>
<line> ser *es*nvolvidas a p*r*ir *o me*m*. </line>
<line> "*es*e senti*o, def*no o texto como um objeto mater*al *ue une a li*gu*gem e </line>
<line> formas de orga***a**o de e*u*ciados *os *ermos *a açã* de um sujeito **tu*do, ** </line>
<line> se*a, o texto só fa* sent*do *o ser t*mado como discurso, c*mo uma man*festação </line>
<line> verb*l de alguém em um da*o contex*o cu*as m*rcas estão no próprio texto (!), mas </line>
</par>
<par>
<line> que rem*te ao gênero a partir </line>
<line> do qual o dis*urso * m*bilizou" (SOB*AL, 2010, </line>
</par>
<par>
<line> *.12). </line>
</par>
<par>
<line> Amo*sy (20*5), ao tratar **s influências propor*ionadas pelas *nteraçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> conversacionais </line>
<line> *esenvolvidas </line>
<line> por </line>
<line> Kerbrat-Or*cchioni </line>
<line> (*9*0), </line>
<line> *lucida </line>
<line> que </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> co*port*mentos de </line>
<line> en*nciador e *o-*nunciador, quando *mbos estão pr*sente* fisicamente, </line>
</par>
<par>
<line> pe*mitir* ao *n*nc*ado* *n**uenciar o co-enu*ciador de manei*a condi*ente às s*a* *iretrizes. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa maneira, *ercebemos o quanto é imp*rtant*, na *ormação </line>
<line> da consciência </line>
<line> crítica dos </line>
</par>
<par>
<line> alunos, o exercício, po* p*rte do pro*ess*r, na *romoç*o *e a*ões que *ossibilitem o discente </line>
</par>
<par>
<line> *eal*zar a **terpretaç*o dos </line>
<line> *ato* que </line>
<line> *he são apresen*ados, </line>
<line> questionando, *e*pre que </line>
</par>
<par>
<line> possível, as informa*ões, as fonte* e os enun*i**ores d*ste d*scurso. </line>
<line> Essas ações, *ob no**a perspe***va, caminhar*am p*ra a constru*ão de espaços </line>
</par>
<par>
<line> dialó*icos - entre professor e al*no -, permitindo que i*t*r-relações sejam </line>
<line> criadas *ntre </line>
</par>
<par>
<line> ambos, poss*bili*and* a </line>
<line> produ*ão do conhecime*to e a formação do pensamen** c*í*i*o </line>
</par>
<par>
<line> perante as </line>
<line> *nfor***ões q*e preten*em mani*ular </line>
<line> e/*u </line>
<line> pri*ileg*a* det*rmi*ada visão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mundo. Para tanto, Kerbr**-Orecchioni (1990) realiza * *eguinte observação: </line>
<line> "Falar é trocar, é mudar trocando": "ao long* d* uma *roca comunicativa qualquer, </line>
</par>
<par>
<line> o* diferentes *arti*ipant*s, </line>
<line> q** </line>
<line> passam*s a chama* \int*rac*antes\, exer*em *ns </line>
</par>
<par>
<line> sobre os out**s uma rede de inf*uências mútuas" (ORECCHIONI, 1990, *.17). </line>
<line> Maingu*neau (2001) discorre sob*e o co*c***o de ethosiv, ao trat*r dos tex*os narra*os </line>
</par>
<par>
<line> ou escr*to*. Na sua co*cepç*o, </line>
<line> o enunciador e*contra-se atrelado ao di*curso *e forma </line>
</par>
<par>
<line> *mp*íc*ta ou v*síve* os dis*ursos são permea*os de inter*s*es diversos sociai*, *essoais, </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> institucionais, políticos, **tre *utros - pron*nc**dos por um suj*ito - int**cionalmente ou não </line>
<line> -, denomi*a**s nessa re*ação de fi*dor, ressal*a*do que "o ethos está crucialmente ligad* ao </line>
<line> ato de enunciação, mas n*o se p*de ignor** *ue o p*blico constrói também repre*entaç*es do </line>
<line> ethos do enunciador antes mesm* que ele fale" (MAINGUEN*AU, 2001, p.**). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *4, n. 1, art. 7, p. 1*9-1*5, jan./fev. 2017 www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. **iveira, B. *. S. M. Gued*s </line>
<line> **0 </line>
</par>
<par>
<line> "(...) o t*xto escrit* poss*i, mesmo quando o denega, um tom *ue dá aut*ri**de *o </line>
<line> que é *ito. Esse tom permite ao leito* construir **a r*present*ção do corpo do </line>
</par>
<par>
<line> *nunci*do* (e não, </line>
<line> evid*n*emente, do *o*p* do autor ef*tivo). A </line>
<line> leitura faz, entã*, </line>
</par>
<par>
<line> *mer*ir uma </line>
<line> instância subjet*va *ue desempe**a * pap** d* fiad*r do *ue é di*o" </line>
</par>
<par>
<line> (*AINGUENEAU, 2001, p.98). </line>
<line> No*amente vol*amo* n*ssos olha*es à p*ática socia* realizad* pelo profes*or *o seu </line>
</par>
<par>
<line> campo de atuação: a esco*a. Quando **ouxemos a noçã* </line>
<line> d* fiador conforme Maing*eneau </line>
</par>
<par>
<line> (20**) estamos intere*sados na figura desse sujeito que a*ua como in*ermed**rio de um* ação </line>
<line> e/o* rela*ã* *ue envolvem outr*s suj*ito* pre*entes ou não *o *i*curso. Todavia veri*icamo* </line>
</par>
<par>
<line> * p*ofessor, </line>
<line> ou pretensamente o idealizamos, como um pro*issional e*vol*ido e estimulad* </line>
</par>
<par>
<line> c*m o s** ca*p* de atu*ção, seja pedagogicamente, *o ato de ensinar, e cientificame*te, </line>
</par>
<par>
<line> bus*ando </line>
<line> aper*e**o*me*t* e *ovos conhecimentos na s** res*ectiv* área. Sen*o nessa </line>
</par>
<par>
<line> con*iguraç*o expl*citada, almeja*os que, mesmo que os livros *idático* sejam *arregados de </line>
<line> ideo*ogias que pri*ilegi*m *lguma* his***ias e silencia* outras, poss* haver um </line>
</par>
<par>
<line> de*locamento de sentid*s propor*ionado p*lo professor, numa *erspectiva emancipató*ia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ngajada que s* apro*ime ao máx*mo *as *on*unturas produzidas e/ou viv*nciada* </line>
<line> pelas </line>
</par>
<par>
<line> soci*dades no *eu tempo. </line>
</par>
<par>
<line> Par* ilustrar a m*dança de sentidos que a*irmamos existi* na pr*dução dos t*xtos dos </line>
<line> livr*s didá*icos * que perman**em pre*entes nas r*ferenci*çõ** histór*cas, busc*mos em </line>
<line> Aqu*no (1982) o que nos **arentou um esclarec**ento sobre o fato ocorrido, a repr*sent*ção </line>
<line> do i*periali*mo e sua* ju**ifica*ivas. Segundo *q*in* (19**), </line>
<line> "Para justificar a pol*ti*a imperi*lista e c*lonialis*a apresen*avam-se razões </line>
</par>
<par>
<line> filantrópicas e </line>
<line> humanitár*as. As "naç**s adiantadas" tinh*m u*a "missão </line>
</par>
<par>
<line> ci*ilizado*a" a cump*ir: li*rar as "nações at*asa**s" do c*nib*li*mo e d** sacrifícios </line>
<line> humanos, **nvertê-las ao cristian*smo, propo*cion**-lhes *ospita** e es*olas para </line>
</par>
<par>
<line> melhorar as cond**ões de vida. Igual*ent* rec*rre*-se à justificativa da </line>
</par>
<par>
<line> "superioridad* racial...for**laram mitos *ustif**ad*re* ** submissão *os p*vos </line>
<line> africanos, asiá*i*os e latino-american**...o co*onia**smo se *ez semp*e *ela </line>
</par>
<par>
<line> violência, inclusive mi**tar, *ara quebrar a resistência das popu**çõ*s a*rican*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> as*á*ic**" (AQUINO, 19*2, p. *12-2*3). </line>
</par>
<par>
<line> Dian*e d* exposto p*r *quino (*982), </line>
<line> e* referência ao **sso objet* de análise, </line>
</par>
<par>
<line> *ercebemos *s mudanças da* justif*cativas apres*nt*das *elos autores para refe*enciar as </line>
<line> aç**s e relações es***elecidas pelas naç*es envol*idas no aconte**mento his*ó*i*o </line>
<line> *enomin*d* Imperi*l*smo. Is*o nos *ermite compreend*r qu* *s rela*ões de poder p*oduzidas </line>
<line> e estabelecidas atr*vés da disseminação de c*nc*itos ideológicos nu* materia* *e pes**isa, </line>
</par>
<par>
<line> texto, liv*o didátic*, ent*e outro*, podem reafir*ar </line>
<line> c*ncei**s *ré-estab*lec*dos o*, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 14, n. 1, art. 7, p. 149-165, jan./fev. 2*17 </line>
<line> w*w4.fs*net.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Imper*alismo, Di*curso * Ideologia *os Livros D**át*c*s de H*stória </line>
<line> 16* </line>
</par>
<par>
<line> d*pen*endo *e suas </line>
<line> in*l*naçõe* abo*dagens, desestabilizá-*o. Cunha (2*08) nos permite e </line>
</par>
<par>
<line> uma *aior comp*e*nsão sobre esse p**ces*o de *onstrução *e co*hecim*nto, onde existem </line>
<line> *uitas informações distintas e *ozes de variados l*gares. Para a autora, </line>
<line> "Os autores colocam o contrast* e a mi*tura de *ozes, de visõe* de *undo e de </line>
<line> perspecti*as de u*a mesma realidade, no ce**ro do *studo da lingua*em e do </line>
<line> diálogo. *o *ontato *e duas enunciaçõe*, de d*is sujeitos enunc*ando, co*stroem-se </line>
</par>
<par>
<line> índices, </line>
<line> indícios que ref*rem ao status ***io-ideoló*ico *a linguagem" (*UNHA, </line>
</par>
<par>
<line> 2008, p.136). </line>
<line> Essa d*s**tabili*ação, q** vai desd* o confron*o das **nte* e perpass* a p**formance </line>
<line> do professo* fren*e ao objeto de estudo e *os aluno*, é que po*sib*lita, em nossa perspe**iv*, </line>
<line> a busca para a formação do pensamento critico do educando: "em outr*s palavras, o di*curso </line>
<line> citado é compree*dido como f*nômeno dialógi*o po* me*o do qual os s*jeitos desconstroem o </line>
</par>
<par>
<line> discurso </line>
<line> alheio e const*oem o próprio para se posicionar em **lação a um cont**do o* </line>
</par>
<par>
<line> *em*tica" (CU*HA, 2008, p.131). </line>
<line> Ness* se*tido, * *ro*esso de con*trução d* *onhe*ime*t* e*tre *ro*essor, *iv*o </line>
</par>
<par>
<line> *idáti*o e aluno estará sujeito </line>
<line> a interpr*tações e que*tionam*ntos realiz*dos pelos *o- </line>
</par>
<par>
<line> enunciadores dos enunciad*s p*oduzidos dess* rel*ção. *s*as **terpret*çõ*s compree*dem o </line>
<line> mo*o como en*ergam e se pos*cionam s*cialmen*e, *oliticament* e culturalment* peran** os </line>
<line> enuncia*os. Ness* mesma linha de raciocínio, *u*c*mos em M*inguenea* (2001) o conceito </line>
</par>
<par>
<line> de e**nc*ação a*si*é*rica </line>
<line> para embasa* no*sos ap**tame*to* sobre a* interpreta*ões **s </line>
</par>
<par>
<line> enunciados. Send* assim, </line>
</par>
<par>
<line> "todo at* de en*nci**ão é fundame*talment* a*si*étrico: a *es*o* que int*rpreta o </line>
<line> *nuncia*o re*onstró* seu sentido a partir de indicaçõe* pre*entes no en*ncia*o </line>
<line> p*o*uzido, m*s *ad* gara*te que * que ela constrói coincida com as representações </line>
<line> do enuncia*o*. Compr*ender um *nunciador...é *obiliza* saberes muito diversos, </line>
<line> fazer **pótese*, racioc*nar, constr***d* um cont*xto que não é *m dado </line>
<line> *reestabeleci*o e estáve*." (MAINGUENEAU, 2001, p.21). </line>
<line> *ercebemo* q*e os sentidos dos textos e *nunciados *star*o sujeitos ou não a novas </line>
<line> c*nfig*raç*es *stabelecidas pelo olhar do co-enunciador. *ivemos o **id*do em não afirmar </line>
<line> *ue os e*unciados s*rão ne*e*sariamente reconf*gura*os pelo o*har d* co-e*unciador - aqui </line>
<line> ** nos*a a*áli*e, o alu*o -, por*ue *omp*eend*mos a complexidade qu* *nvolve a produção </line>
<line> do c*nheci*ento *, além disso, * *ducando *ão e*t**ia is*nto de inf*u*n**as ao r*dime**ion*r </line>
<line> a i*terpretação dos *contecim*ntos na*r*dos nos *ivr*s didáti*o*. As influênc**s citadas *ã* </line>
<line> de*de a *ercepção do professor sobre * c*nc*pç*o de ed*cação e d* sua *espectiva atuaç*o em </line>
</par>
<par>
<line> sala *e aula, po*endo conduzi* alun* à f*rmação de uma con*ciência crítica d**nte * </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. *, ar*. *, p. 149-*65, jan./fev. 2017 www4.fsane*.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. Oliveir*, B. S. S. M. Guedes </line>
<line> 162 </line>
</par>
<par>
<line> t*mas </line>
<line> abordados, </line>
<line> *u simplesm*nte tr*nsfor**ndo-o em me*o receptor de in*orm*ções </line>
</par>
<par>
<line> cont*das **s li**os e/ou materiais d*dático*. A fo*mação só*io-his*ó*ica do a**** como sujeito </line>
</par>
<par>
<line> (f*mília, ex*eriê*c*as e pos**ão pol*tico-soc*al) também </line>
<line> estaria neste "jogo", mas, diante da </line>
</par>
<par>
<line> *ossa im*oss*bi**d*de em compreender a* </line>
<line> n*ances das </line>
<line> influências proporcionadas pelas </line>
</par>
<par>
<line> situações de interação e *onví*i* p*oduzid** p*las rela*õe* hu*a*a*, também </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> *oderíamos afirmar que estas seriam decisivas, ma*, claro, a*r*ditamos que as possibil*dades </line>
</par>
<par>
<line> de esta* inf**ê*cias </line>
<line> agire* sob*e esse sujeit* </line>
<line> *ejam *e*is. Retomando os e**u*o* de Cu*ha </line>
</par>
<par>
<line> (2008), numa inter*retaç*o do pensamen*o ba*htinian*, os "atra*essamento*" a que es*amos </line>
<line> suj*itos na relação dialógica com * outr* nos moldam ou *ã* *omo in*ivíduos, depende*do </line>
<line> de como rea*imos no contato com esse d*scu*so. Nas palavras d* Bak*ti* (2003): </line>
<line> "Eu v*vo em um mundo de *alavras d* ou*ro. E *oda a minh* vi*a é *ma orientação </line>
<line> nesse mu*do; é *eaçã* às pala*r*s do outro (uma reação infin*tamente </line>
<line> *iv*rsif*c*da), a começar pel* assimila*ão delas (no pro*esso *e domínio inicial do </line>
<line> *iscurso) e term*nando na ass*milaçã* das riquezas da c*ltura h*mana (*xpressa* em </line>
<line> *alav*as ou em outro* **teriais sem*ótico*)" (BAKHTI*, 2003, p. 379). </line>
<line> O* nossos apontamento* pres*ntes **é aqui tiv*ram s*us olhares sobre como po*erá *e </line>
<line> process*r *ma açã* por *a*te *o prof*ssor em buscar me*a*ismos através de s*u dese*penho, </line>
<line> como profissiona* crí*ico e enga*ado co* o proce*so de const*ução do co*heciment*, que não </line>
<line> privi*egie "esta" ou "aquela" perspec*iva hist*ri*gráfica. Ness* sentido, não te*á tanta </line>
<line> relevância o conteúdo exposto no materi*l didático utilizado em sa*a de aula, mas a maneira </line>
</par>
<par>
<line> com* atua o professor na relaç*o de intermedi*r*o </line>
<line> no process* d* *nsino-aprendizagem, </line>
</par>
<par>
<line> t*ntando, e* parceria com o al*n*, a bu**a pela fo*maç*o da cons*iência crítica dos </line>
</par>
<par>
<line> *iscentes, dia*te *as n**raç*e* a*r***ntadas nos li**os did*t*cos - </line>
<line> em nossa an*lise, os </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> His*ória -, espec*f*ca**n*e sobre o p*ríodo den*m*n*do de *mper*al*smo. </line>
<line> 4 C*NSIDER*ÇÕES **NAI*, ATÉ ENTÃO... </line>
<line> Reserva**s *st* *spaço na ten*at*va d* *sc**recer as propos*as e diretriz*s </line>
<line> *pr*sent*da* nes*e trabalho. Noss*s obj*tivos *e*t*ar*m-se, na tenta*iva de demonstrar que, </line>
</par>
<par>
<line> apesar *os m*ltiplos avanç*s sur*idos no campo da História, </line>
<line> da pesq*isa e d* Educaçã*, </line>
</par>
<par>
<line> ai*da permanecem present*s n*s narrações dos </line>
<line> acon*ecimentos hi*tóricos a perspectiva </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> visão *e *undo das classes dom*nantes na int*r*reta*ão destes fato*. Sendo a**im, o c*nc*ito </line>
</par>
<par>
<line> de Ide*lo*ia ap*e*ent*do * definido aqui a*u* </line>
<line> co** um siste** - con**zido pelas cla*ses </line>
</par>
<par>
<line> domi*an**s - que or*enta e *efine *s valores e condutas a serem assimilados pela sociedade. </line>
<line> Rev. *SA, *ere***a, v. 14, n. *, art. 7, p. 149-165, jan./fe*. 2**7 www*.f*a*et.com.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Impe*ialismo, Discurso e Ideol*g*a *os *ivros Didá*icos de História </line>
<line> 163 </line>
</par>
<par>
<line> S* *art*r*os da *resu*ção de q*e os di*cursos são permeados de in*e*cional*dade*, </line>
</par>
<par>
<line> esta não fo* uma *itu*ção *iferente na e*ab*raç*o deste tr*balho. D*sd* a escolha </line>
<line> do te*a, </line>
</par>
<par>
<line> recorte/tempo*al, </line>
<line> objeto de p**quisa utiliz*do, </line>
<line> passando pelos referenciais teóricos da AD </line>
</par>
<par>
<line> aqui **resentados para embasamen*o </line>
<line> das </line>
<line> *os*as concep*ões, e chegando a*é as nossas </line>
</par>
<par>
<line> e*periências, v*vências e visões de mundo, acr*ditamos *ue os *atores mencionados se*am </line>
<line> condiciona**es fundam*nta** e decisivo* *ara a compreensão d*s caminhos p*rcor*idos * </line>
<line> obje*ivos alcança*o* a*é en*ão. </line>
<line> C*ntudo, esclare*emos q*e a intençã* neste trabal*o foi de *presentar noss* olhar </line>
</par>
<par>
<line> **bre a permanência </line>
<line> do </line>
<line> discu**o i*eológi*o n* livro </line>
<line> *idático de História, n*m primeiro </line>
</par>
<par>
<line> momento, e, pos*eri*rmen*e, disco*remos sobre os sentidos p*od*z*d*s nos textos presentes </line>
</par>
<par>
<line> nos livros </line>
<line> di*átic*s * na perfo*manc* do professor no dese*volvim*nto e articulação des*e* </line>
</par>
<par>
<line> sa**res. Sabe*os que são pos*íveis novas abor**gens e novas inter**e*ações, inclusive do </line>
</par>
<par>
<line> objeto de pesquisa *ue foi anal*sado por nós, e </line>
<line> q*e outros pesqui*ad*res </line>
<line> podem d*vergir e </line>
</par>
<par>
<line> *prese*tar resu*t**os c*ntraditórios dos *enc*onados até </line>
<line> aqui. **rtanto, as reticências </line>
</par>
<par>
<line> apr*sen***as ao f*n*l de nossas conside*ações *emons*ram não encerrar este assunto por aqui, </line>
<line> mas sinalizam nossa intenção de **ntribuir para a ex*a*são da disc*ssão iniciada n*st* </line>
<line> tra*al*o. </line>
</par>
<par>
<line> REFERÊNCI*S </line>
<line> AMOSSY, R. *a noção re*órica de et*os à a*álise do discur*o In: Imagens de si no </line>
<line> discurso. São Paulo: Cont*xt*, 200*. </line>
<line> AQUINO, R. S. L. Histór*a da* *oci*dades moderna* às so*iedades atuais. *io de J*neiro, </line>
<line> Ao Livro Técnico, 1**2. </line>
<line> BAK*TIN, M. E*tética da *riaç*o Verba*; introdução e tradução d* *usso P*ulo Bezerra; </line>
<line> prefáci* à ediçã* fran*esa Tzv*tan Todorov. - 4 ed.- São Paulo: Martins *ontes, 2003. </line>
<line> BRANDÃO, H. H. N. *ntr*duçã* à Análise d* discu*so. Campinas, SP: Ed. UNIC*MP, </line>
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<line> F*UC*ULT, M. A *tica do cuidado *e *i como *rática d* liber*ade. In: </line>
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<line> *001. </line>
<line> Rev. **A, Te*esi*a PI, v. 14, n. 1, a**. 7, p. 149-1*5, jan./fev. **17 www*.fsane*.*om.br/revi*ta </line>
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<line> H**TÓRIA: O long* s*c*lo XI*, vol*me 2 / Ronaldo Vainfa*... [et al]. - São Paulo: Sar*iva </line>
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<line> *ILV*, A. C. S*perand* o rac*smo na esco*a: A De**onstr*ção da D*scrim*naçã* n* Livro </line>
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<line> SOBRAL, A. Texto, discurso, gên*r*: al**n* eleme*tos teó*icos e prá*icos In: Nonada </line>
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<line> Notas </line>
</par>
<par>
<column>
<row> i </row>
<row> i* </row>
<row> i*i </row>
</column>
<column>
<row> *ós n*s apropri*remos da **ncepção marxista de Ideologia *ara reali*ar *ste traba*ho, realizando a </row>
<row> re*re*e*ta*ão de Ideolo*ia (** m*iúsculo) para a c*ncepção m*rxista e i*eologia (em minúscu*o) *ara as </row>
<row> de**is q*e atrav*ssam n*ss* t**to. </row>
<row> So* a perspectiva de que a cla**e do*inante tenha seus in*e*es*es garant*dos na esfe*a *olítica, busca-se evitar </row>
<row> o *mbate e*tre as distintas classes sociais, o*erece*do uma explicação para a* d*fer*nças socioecon*micas. </row>
<row> Plano Nacio*al do Livr* Didáti**. Maiores inf*rmaç*es *m: </row>
</column>
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<row> http://portal.me*.gov.br/index.php?Ite*i*=668id=*2391option=com_content*iew=article </row>
</column>
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<column>
<row> *v </row>
</column>
<column>
<row> O ethos é fundam*n*a*mente um **ocesso inte*ativo de influência s*bre o outro; é u*a no*ão </row>
<row> fund*mentalm*nte híbri*a (só*io-d*s*ursiva), *m c*mportame*to socialmen*e av*liado, que nã* po*e ser </row>
<row> apr*e*di*o fora de um* situação d* c*municação precisa, integ*ada el* mes*a num* determinada conjuntu** </row>
<row> s*cio-histórica. Ver ma*s *m "A *ro*ósito do ethos" In: Eth*s di*cursivo. São Paulo: Contex*o, *008. </row>
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<line> Rev. FSA, Tere*i*a, v. 14, n. *, art. 7, p. 149-165, jan./fev. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/re*ist* </line>
</par>
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<line> Imperialismo, Discurs* * I**ol*gia nos Livros Didátic** de His*ória </line>
<line> *65 </line>
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<row> Como *efer*ncia* este *rtigo, con*orme ABNT: </row>
<row> OLIV*IRA, T; GUEDES, B. S. S. M. Imperial*s*o, Discurso e Ideolo*ia nos Livros Didáti*os de </row>
<row> Hi*tória. *ev. FS*, Te*esina, v.1*, n.1, *r*.7, p. 149-165, j*n./f*v. *017. </row>
</column>
<par>
<line> Contr*b*i*ão dos Autores </line>
<line> T. Oliveira </line>
<line> B. S. S. M. *uedes </line>
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<par>
<line> *) *oncepçã* e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> *) *n*lise e int**p*et*ção dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> 3) elabo*aç*o do *ascunho ou na *e**s*o crítica do **nteúdo. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> *) participação na apro*ação da versão final d* ma*us*rito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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</par>
<par>
<line> R*v. F*A, Te*esina *I, *. 14, n. 1, art. *, p. 149-*65, jan./fev. 2017 </line>
<line> www*.fsanet.c*m.b*/revista </line>
</par>
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