<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 3, art. 1*, p. 193-208, mai./jun. 2017 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2017.14.3.11 </line>
</par>
<par>
<line> A Arte Como Instrumento Te*apêuti*o sob o Enfoque da Gestalt-Terapi* </line>
<line> A*t as an Ins*ru*ent in **erapeutic Foc** of Gestalt-T*erapy </line>
</par>
<par>
<line> Maríl*a Mai* L*ncoln Bar*eira </line>
<line> Doutora** em Ps*cologia p*la U*ivers*d*de de Fo*taleza </line>
<line> Mestrado em P*ic*logia pela Univ***idade de F*rtaleza </line>
<line> Profes*ora da Fac*ldade de Tec*ologia Intensiv* </line>
<line> E-m*il: mariliamlba*reira@gma*l.c*m </line>
<line> Kilvan** Bezerr* Go*es da Silva M*r**ns </line>
<line> Gradu*ção em Psicologi* p*la Faculd*de de Tecnol*gia Intensiva </line>
<line> E-ma*l: ki*vaniagomes@g*ail.*om </line>
</par>
<par>
<line> *nder*ço: Maríli* Ma*a *incoln Ba*rei*a </line>
<line> Editor Cient*fico: Tonny Kerley de Alencar Ro*rigues </line>
</par>
<par>
<line> Av. Washi*g*o* S*ar*s, 132* - Eds** Queiroz, Fortale*a </line>
</par>
<par>
<line> - *E, 608*1-905 </line>
<line> Artig* recebid* *m *3/03/2017. Última </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> r*cebid* e* 06/04/2017. **r*vad* em 07/04/2*17. </line>
</par>
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<line> Endereç*: *ilvania *ezerra *omes da Si*va Ma*tins </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Rua A*strália, *07, Ita*eri, Cep: 60**4-130 </row>
<row> Fort*leza-Ce </row>
</column>
<column>
<row> Avalia*o pe*o *istema Triple Revie*: D*sk Revi*w a) </row>
<row> pelo **itor-C*efe; e b) Double Blind Re*iew </row>
<row> (av**iação cega por dois avali*dores da *rea). </row>
<row> Revisão: Gramatical, N*rmati*a * de Format*ção </row>
</column>
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<line> M. M. L. Ba*rei*a, *. B. G. S. *artins </line>
<line> 194 </line>
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<line> RE*UMO </line>
</par>
<par>
<line> O presente trabal*o busca re*let*r *obre o *apel da arte </line>
<line> como ins*rumento </line>
<line> te*ap**tico </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *tuaçã* do psi*ó*ogo c*ínico sob o olhar d* abo*dagem </line>
<line> da Gestal*-terapia. É </line>
<line> de </line>
<line> gran*e </line>
</par>
<par>
<line> **te*esse comp*eender a </line>
<line> rel*vân*ia da utiliz*ção dos var*ados instrumentos artístic*s q*e, </line>
</par>
<par>
<line> a*ravés de várias formas de </line>
<line> exp*essão * do a*o de criação, contribuem pa*a resgatar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> esp*ntaneida*e, proporcionando maior ampli*ção </line>
<line> da con**iência maior autointegração * </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *nd*víduo. Se**o o o*je*i** do trabal*o da Ge*talt-ter*pia restaur*r * qualid*de </line>
<line> do contato </line>
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<line> onde o homem * o *u*do se transf*rmam, faz-se nece*s**i* </line>
<line> c**ar condições *ara </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> experimenta*ão *e nov*s maneir*s de perce*er a si m*smo e ao mundo. Buscamos, portanto, </line>
</par>
<par>
<line> atrav** do método da pes*uisa bibliográfica, comp*e*nder com* a arte pod* </line>
<line> p*o*ocar uma </line>
</par>
<par>
<line> maior qualidade dess* </line>
<line> contato * u* maior desenvolvime*to do po*e*cial ao ser um </line>
<line> recurso </line>
</par>
<par>
<line> que *uxi*ia o indiví*uo * encontrar *ua forma de *riar-se * r*cr**r-se *n*u**to pess*a, aj*s**r </line>
<line> cr*ati*a*ente *uas v*vências e, a *a**ir dela*, encon*rar sua **r*a de ser e de *e expressar. </line>
<line> Verificamos *ue o fazer artístico tem potencial*dades terapêuticas, e que es*as atividades </line>
<line> podem ser utilizad*s como *nstrumentos na clíni*a terapêu*ica, *ermit*n*o ao i*divíduo </line>
<line> tornar-se mais **nsc*ente do seu *ovimento int*rno, possibilitando uma maior </line>
</par>
<par>
<line> autorre**lação, contribuin*o, assim, para possibi*itar o *rescimento </line>
<line> pesso*l saudável, </line>
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<line> trazendo benefíci*s para a *aúd* psicológica. </line>
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<line> Palavras-*have: Ge*talt-terap*a. Psicoter*pia. A*te. </line>
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<line> AB*TRACT </line>
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<line> *his study aims reflect *n the role of art as a *he*apeutic tool *n the work of the to </line>
<line> cl*nical </line>
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<par>
<line> psych*logist under t*e gaze approac* of Gestalt therapy. ** is of great in*erest to unde*stand </line>
</par>
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<line> the relevance o* t*e use o* v*rious artistic instr*ments thr*ugh various </line>
<line> forms *f ex*r**sion </line>
</par>
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<line> and the </line>
<line> cre*tive a*t, contrib*te to re*cue the spontaneity, </line>
<line> pr*vi*i*g gr*ater expa*sion of </line>
</par>
<par>
<line> consciou*ne*s and * higher self - *he *ndiv*dual int*gr*tion. Since the g**l of Gest**t therapy </line>
</par>
<par>
<line> work *o *estore the *ual*ty ** </line>
<line> contact where </line>
<line> ma* a*d the world </line>
<line> become, is nece*sary it to </line>
</par>
<par>
<line> cr*ate conditio*s for exp*rimenting *it* new *ays of *erceiving hi*self a*d the world. We </line>
<line> seek, t*eref*re, *hro*gh the liter*ture se*rch m*t*od, understa*d *ow *r* can l*ad to a hig*er </line>
<line> qualit* of this *ontact an* the further developme*t of potent*al to be a *eature that helps the </line>
<line> i**ividual to f*nd his wa* create yourself and recreate as a pe*son, creati*ely ad**st *heir </line>
</par>
<par>
<line> experien*es and f*** them, </line>
<line> f*nd their *ay to be and to expr*ss th*m*elves. W* f*un* tha* </line>
</par>
<par>
<line> maki*g *rt has therapeutic potential an* that these act**ities can be used *s tools in th* </line>
</par>
<par>
<line> the*apeut** c*inic, allow*ng the </line>
<line> ind*vidual to becom* mo*e aware of your inner movem*nt, </line>
</par>
<par>
<line> a*lowing *reater self-*egulation, **ereby h*lping to *acili*ate healthy personal growth br*nging </line>
<line> **nefits to ps*cholo*i*** h*a*th. </line>
<line> Ke* w*rds: Ge*talt therap*. Psi*ot**rapy. Art. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 14, n.3, art. 11, p. 193-2*8, m*i./j*n. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
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<line> A Arte Com* Instrumento Terapêu*i*o s*b o E*foque da Ge*ta*t-Te*a**a </line>
<line> 195 </line>
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<line> 1. INTRODU*Ã* </line>
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<line> A Gestalt-terapia é u*a abordagem psicote*ap*u*ica que *urg*u de vária* *sc*l*s </line>
<line> filosófi*a* e teóricas trazen*o a c*****ção da e*istência humana segun*o a relação campo- </line>
<line> organismo-meio, na qua* * ser humano * *o*cebido *empre no *on*ext* e ** meio n* q*al ele </line>
</par>
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<line> e**á inserido * </line>
<line> nas relações que ele </line>
<line> e*tabelece. O **oc*s*o de *onscientização é *uito </line>
</par>
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<line> impo*tant*, pois, a parti* *ele, o indiví*uo pode esta*elecer con*ato* de *u*li*ade satisfatór** </line>
<line> e *esponsabiliz*r-** por sua* esco*has * existê*cia. </line>
<line> A **r*pia gestál**ca per**te a utilização de di*erente* fo*mas que po*em ser </line>
<line> consider*das valios*s para possi*i*it*r a i*tegraçã* do in*ivíduo. Os ins**u**ntos ar*ísticos </line>
<line> como recu*sos te*apê*ticos evoc*m o pot*n*ia* *riat*vo existente no ser hu*ano, </line>
<line> *ossibilitand* a* cli*nte u* *rocesso qu* podem** cons**erar com* a*to*n*egrador ou </line>
<line> autorreg*lativo. </line>
</par>
<par>
<line> A criativ**a*e é </line>
<line> de *un*ame*ta* importânci* de*tr* do pro*ess* </line>
<line> **rapêuti*o. No </line>
</par>
<par>
<line> dicion*rio *a língua portuguesa, Ferreira (1975) traz o conce*to de *riatividade como "quem </line>
</par>
<par>
<line> dá exi*tência a algo" ou "tira d* nada", "inventa". Ou seja, c*iativid*de pressupõe algo * </line>
<line> no**, inovad*r *u uma n*va resp*sta a alg*. </line>
<line> Se*u*d* Rhyn* (2000), as c*ian*a* saud*veis são gestalt*stas de forma n*tura*, *ois </line>
<line> v**e* no a**i-e-agor*, d*o atenç*o ao que fazem, con*ia* na s*a p*ópri* ex*eriência. </line>
</par>
<par>
<line> Quando crescemos e amp*iam** </line>
<line> n*sso conhecimen*o, *erdemos e**a sabedoria ingê*ua da </line>
</par>
<par>
<line> crianç*, somos muitas ve**s coagi*os *o* prof*ssores, </line>
<line> *ai*, p*drões q*e são impostos pel* </line>
</par>
<par>
<line> socied**e e cult**a. E, </line>
<line> as*im, quando a*u*tos, pode*os passar a *aioria do *em*o </line>
</par>
<par>
<line> represe*tando, co* medo </line>
<line> *e *o*hecer a n*s mesmos e a*s out*os </line>
<line> de forma completa </line>
<line> e </line>
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<line> profund*. </line>
</par>
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<line> A terapia ge*tá*tic* pos*ibilita i*strum*ntos *ara ultrapassar esses temores e pr*c*ra </line>
</par>
<par>
<line> integrar n*ssas partes que </line>
<line> e*tão al**nada* à nossa persona*ida*e tota*: "*omos </line>
<line> ativos nesse </line>
</par>
<par>
<line> *roc*sso, ind**idualmente *esponsáve*s por encontra* v*rios caminh*s de *e**iação de *ós </line>
<line> mesmos (RHYNE, 20*0, p. 39). </line>
</par>
<par>
<line> Na bus*a por </line>
<line> *st*s in*trumentos </line>
<line> qu* pro**rci*nassem esse cam*nho de c*iaçã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> recr*a**o </line>
<line> do indivíduo no seu percurso </line>
<line> psicoterapê*tico, na mi*ha exper*ênci* durante </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *t*ndi*ento de </line>
<line> um *aso </line>
<line> na c*ín*ca - es**la d* FATECI, enco*trei-*e l**itada *o *etting </line>
</par>
<par>
<line> te*ap*utico </line>
<line> com </line>
<line> os recursos tradicionais, então bus**e* outras fo*m*s par* que o próprio </line>
</par>
<par>
<line> clien*e se integras*e. Ass*m, *urg** o *eu interesse po* *st* tema, ao en**n*ra* n* arte </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, T*res*na PI, *. 14, n. 3, art. *1, p. 193-*08, mai./jun. 2017 www4.fs*net.com.br/revi*ta </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> M. M. L. Ba*reira, K. B. G. S. Ma*tins </line>
<line> 196 </line>
</par>
<par>
<line> ó*imo recu*so que p**e ser utilizado *a cl*nica terap*utica. Foi na </line>
<line> expr*ssão artíst*ca </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> **rcebi um enorme ganho para o ajustamento e recriação do **ient* dia*te d* suas demandas. </line>
</par>
<par>
<line> A partir dessa *xperi*ncia na clínica, pude vivenciar a uti*iza*ão *a ar*e pa*a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> proce*so terapêutico. M** intu*** neste a*tigo é contri**ir *ara ressalt*r qual é a imp*rtância </line>
<line> dos ins*rumentos artís*icos como f*rma d* recurso que po*emos util*zar *erapeutica*ente na </line>
</par>
<par>
<line> clí*ica com adolesc*ntes e ad*lto*, e como eles </line>
<line> podem con*ribuir *ar* * de*envolv*me*to </line>
</par>
<par>
<line> pessoal, re*ria*ão de suas vivência* * ampliação da consci*nc*a do indivíduo. </line>
</par>
<par>
<line> O present* artig* relata o* re*ultados obtid*s a *artir da pesquisa </line>
<line> bibliográfic*, por </line>
</par>
<par>
<line> me*o de *á*ios a**ores q*e *on*ribuíram pa** mostrar o papel e rele*ân*ia da utilização </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ar*e *ara a Gestalt-terapia. **s*m, *bjetiva-s* *ompre*nder como a art* po*e contri*uir para a </line>
</par>
<par>
<line> a*toin*egração no indivíduo, resgatando a espontaneidade cri*ti*a </line>
<line> e </line>
<line> pr*porci*n*ndo </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> m*io* ampliação da cons*iência **ravés do ato </line>
<line> de cr*a*. Para i*to, vamos perc*rrer este </line>
</par>
<par>
<line> c*minho *assando *elos conceitos fu*dam*n*ai* </line>
<line> da Gestalt-t*r*pia para *epois refletirmos </line>
</par>
<par>
<line> so*re o papel da arte nesta a*or*age* e s*as contrib*ições par* o pro*esso terapêutico. </line>
<line> 2 RE*ERE*CIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 Ges*al*-terapia </line>
<line> A *bo*dagem da Gestalt-terapia f*i fund*da por Frederick e Laura Perls, na dé*ada de </line>
<line> 1940, tem *u* or*gem pautada no ex*st*ncialism* e n* fenomenologi*, port**t* * uma terapia </line>
</par>
<par>
<line> existencial-fe*omenológica. De *cordo </line>
<line> com Yontef (1998), a </line>
<line> abordag*m g*stáltic* é </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> abordagem de campo fenomen*lógica, *ois *la desc**ve e* vez de pr*s*mir ou e*pl*car. </line>
<line> *egundo Rib*iro (198*), a *al*vra *enomenologia po*e ser definida c*mo aquilo que </line>
</par>
<par>
<line> aparece </line>
<line> ou a a*a*ênc*a </line>
<line> da coi*a, é o *stud* da const*tuição </line>
<line> d* m*ndo na consciência, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fenômeno bu*ca *a*tar * essência mesma </line>
<line> *as coisas e bu*ca *e*cr*ver * exp**iê*cia assim </line>
</par>
<par>
<line> *omo *la acontece e se pro*essa. Para o existencial**mo, a vida d*pende de cada u*, por ***o </line>
<line> é de fun*am*ntal importância a*sumir a *esponsabi*ida*e so*re *la, a pes*oa po*e assumir sua </line>
<line> verd*deira essência atra*és das s*as res*onsabilidades e esco*has, ou seja, da sua liberdade </line>
<line> r*sponsáve*. </line>
</par>
<par>
<line> A Gestalt-terapia *ompartilha c*m a t*ori* de a*torregula**o organísmica </line>
<line> *e Kurt </line>
</par>
<par>
<line> Goldstein, na qual, *e acordo co* *ima (*009), </line>
<line> no fu*cionament* do* indiví*uos nor*ais </line>
</par>
<par>
<line> existem dois mov*mentos: um que bu*ca evi*a* * ex*eri*ncia ** ansiedade atrav*s de **drões </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 14, n.3, art. 11, p. 1*3-208, mai./jun. 2017 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *rte Como Inst*u*ento Tera*êuti** sob o E*f*que da *estalt-Terapia </line>
<line> 197 </line>
</par>
<par>
<line> de co*d*t* ***a lid*r com as situações, e *utro qu* </line>
<line> le*a o indivíduo a busc*r nov*s </line>
</par>
<par>
<line> *xperiências através das *ua* possibi*id**es d* reflexão e ação. </line>
<line> Um conce*to ce*t*al em Gestalt-terapia * o conc*ito d* awareness q*e, *e a**rdo c*m </line>
<line> Gi*ger (1995), se caracteriza pela consciên*ia de *i e a ampliaçã* de uma *onsciência </line>
<line> pe**ep*iva, ou seja, é a t*mada de consciê*cia global no momento prese*te, a a**nção ao </line>
</par>
<par>
<line> conjunto da percepçã* p*sso*l, corp*ral e </line>
<line> emocional, interio* e ambient*l. A awareness </line>
</par>
<par>
<line> imedi**a é </line>
<line> usada </line>
<line> pa*a obter o insight da estrutura básica *o campo e compreende um </line>
</par>
<par>
<line> per*eber, sentir e atuar dife*enciados de interpret*r e mod*ficar atitud*s *r***ist*nte*. </line>
</par>
<par>
<line> O insigh* uma formação do campo perceptivo, no qual as reali*ad*s significativas é </line>
<line> fic*m a*arentes. O terapeuta dialoga **m o clie*** *o* o obje*i*o de *orná-lo consc**nte do </line>
<line> que *le faz, c*mo faz e *om* pode se transf*rmar. </line>
</par>
<par>
<line> A Gestalt-terapia p*ssui </line>
<line> u*a v*são de mundo e de h*mem paut*d* na dou*rina </line>
</par>
<par>
<line> holística *ue compreende o homem como </line>
<line> um </line>
<line> organis*o uni*icad*, visão *ue s* opõe ao </line>
</par>
<par>
<line> dual*smo corp*-me*te. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Yontef (19*8), as relações originam-se *tra**s do contato, *or m*io de*e a* </line>
</par>
<par>
<line> p*s*oas </line>
<line> *r*scem e formam *dentidades. A **lavra *ont**o é de suma im*ortância *ara </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Gestat-ter*pia, poi* é a bas* da relação psicoterapêuti*a. * *estalt-te*apeut* trabalh* atra*é* </line>
<line> do diálogo, sem manipular o pa*ie*** a um objetivo terapê*tico específico. </line>
<line> Per*s, *efferli*e e Good*an (199*) d**em *ue conta*ar é tod* tipo de relaç*o viv* **e </line>
</par>
<par>
<line> se dê n* fronteira. Conform* Ribeiro (*007), essa </line>
<line> fronte*ra dev* s** pensada como lug*r do </line>
</par>
<par>
<line> en*o*tro das diferen*as e não *omo algo q*e determina o cont*to, e não são as fronteiras ou </line>
<line> *ontornos os únicos lugares *e contato, pois o *ontato *e dá no c*mpo *ue inclui fron*eira* e </line>
<line> *ontorno*. O universo é um campo, é *e*e que ac*ntec* tu*o, e permite que to*os os seres em </line>
<line> relaç*o, ao se *efinire* pe*o tipo de contato que os *istingu*, poss*m *er recon*ecido* na s*a </line>
<line> individualidade. </line>
<line> O co*t*to *ambém se d* na in*eraçã* entre o organismo e o ambi*nt*, é um process* </line>
</par>
<par>
<line> c*ntín*o de rec*pr*cid*de em que homem e mun*o se transformam. O *ontato aconte*e </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> diferente, é o *econheciment* d* outro, o lidar co* o outro. Exis*em, p*rtanto, vár*os ti**s de </line>
<line> contato: consigo mesm*, como o outr*, com o m**do e o *undo conosco. E*ses níveis, de </line>
<line> a*ordo com Ribeiro (2007), são fruto, pr*meiramente da p*rcepção subjetiva que a pessoa tem </line>
</par>
<par>
<line> de como ela ** rel**iona com o </line>
<line> outro e, depoi*, </line>
<line> de **mo a r*alidade objetiva apreendida é </line>
</par>
<par>
<line> pela sua subjetividade. </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com *er*s, *eff*line e Goodman (*9*7), todo con*ato * criativo e dinâmico, </line>
</par>
<par>
<line> é o ajustamen*o criativo entre o organismo e *mbien*e, *r*atividade *ju*tamento são </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina P*, *. 14, n. 3, art. *1, *. 193-208, mai./*un. 20** </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. M. L. Barreira, K. B. G. S. Mart*ns </line>
<line> 1*8 </line>
</par>
<par>
<line> necessários para o cresc*ment* com o qu* é inter*ssante e nutritivo no ambiente. Segundo </line>
</par>
<par>
<line> estes mesmo autores, o process* de formação de figu*a/fundo * um *roces*o </line>
<line> **nâ*ico, *o </line>
</par>
<par>
<line> qual as urgências e recursos do c*mpo d*o suas forç*s ao *nt*r*sse, brilho e potência da figu*a </line>
</par>
<par>
<line> do*i*an*e, ou s**a, a *ormação de fi*ura/f**do é o </line>
<line> pr*cesso </line>
<line> pe*o q*al o or*anismo se </line>
</par>
<par>
<line> encarrega de *e**cionar de acordo *om s*a necessid*de de sobrevivência. Age e* pr*me*ro </line>
</par>
<par>
<line> plano de </line>
<line> acordo com p*incípio d*s coisas fu*damentais, da necessidade domi*ante * </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> org*nis*o, chamadas </line>
<line> de </line>
<line> **gura, e as *ece*sidades de seg*ndo plano </line>
<line> ou até *ntão retraíd*s </line>
</par>
<par>
<line> passa* a ser o fu**o. </line>
</par>
<par>
<line> O contat* é função do self, que f*ncio*a c*m* figu*a e *undo. De acordo com *ibeiro </line>
<line> (**07), se*f é cont**o e contato é sel*, um *ust*fi*a a ex*stê*cia *o outro e, p*rta*to, o contato </line>
</par>
<par>
<line> se *á na *orma de ciclo, n* qu*l self organiza *ua o </line>
<line> própr*a autorregul*ç*o por mecanism*s </line>
</par>
<par>
<line> que são sua força, p*dendo *esorganizar-se *omo sistema quando a* *orças </line>
<line> d* m und* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> invadem se* lhe d*ixa* chanc* de defesa. O *icl* do c*ntato engloba dois m*v*men*os: o ** </line>
<line> bloq*ei* ou p*rturbaçõe* de f*ontei** e o da s*úde. Estes do*s movi*ento* s* *ncontram ora </line>
<line> com* **mple*entos, ora **mo opostos, *u como aproximaçõe*, em cad* po*t* do cicl*. </line>
<line> Q**ndo se fal* em fuga, em *eral, assoc*amos a um comportamento defe*sivo </line>
</par>
<par>
<line> n*urótico, m**, </line>
<line> em Ges*al*-terapia, não é neces*aria*ente *lgo ruim. A fug* ta*bém </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> fundamental. *ssim como o contat*, *s dois são divergen*es e dial*ticos: * contato é *ssencial </line>
</par>
<par>
<line> para q*e </line>
<line> o sujeito poss* *atisfazer uma *eces*i**de d* f*c**r um* fig***, obtendo </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> resul*ado e desenvolvendo a fu** para que surja u*a nova Gestal*, novo cont*to. Essa *elação </line>
<line> cont*to e fuga é uma ação transf*rmadora, que p**mite a realidade de faz*r e refazer sobre si </line>
<line> mesmo *um p**cesso i*acabado, o que é chama*o de ciclo do contato. </line>
</par>
<par>
<line> A ne*rose, em Gestalt-*era*ia, uma p*rda das funções *o **o, quando exi*te uma é </line>
</par>
<par>
<line> dificuldade n* escolha da </line>
<line> atitude adequada, o que acarreta na cri*ç*o </line>
<line> dos mecanismo* de </line>
</par>
<par>
<line> defesa. Per**, H*ff*rlin* * Goodman (1970) falam do* me*anismos neuróticos: a conf*uênc*a, </line>
<line> a introjeç*o, a proj*ç*o, a retroflexão, a deflexão e o e*ot*smo. </line>
</par>
<par>
<line> A confluê*ci* o*orre quan*o o indivíduo ** sente ** </line>
<line> c*m meio, a front*ira de o </line>
</par>
<par>
<line> contato é perdida. *u*ndo *onflu**cia se a </line>
<line> torna patológica, o </line>
<line> indi*ídu* não pe*cebe *em </line>
</par>
<par>
<line> res**i*a as diferenças entre ele e o outro, difi*u*tando, ass*m, o con*a*o verdad*i*o. A </line>
<line> introj*ção se torna *atológic* quando o i*divíduo passa a inter*ali***, *u absorv*r, de forma </line>
<line> pas*iva * mu*do que o cerca, neutral*zando **a própria experiência. </line>
<line> A proj*ção é o contrário da intro**ção, que *isa atr**u*r *o meio, ao outr*, aquilo q*e é </line>
<line> do i*d*ví*u*. O projet** tem dificuldad* de *dentifi*ar o que é seu e atribui ao outr* as c*isas </line>
<line> q*e *ão *osta em si. </line>
<line> Rev. FSA, *e*esina, v. 14, n.*, art. 11, p. 193-20*, *ai./jun. 2*17 www4.f***et.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Art* *omo *nstrumento Tera*êu*ico sob o Enf*que da Gestalt-*erapia </line>
<line> 199 </line>
</par>
<par>
<line> A retroflexão é **tro mec*n*smo *e d*fesa, que consiste em voltar a *i mesmo atitudes </line>
</par>
<par>
<line> que ele gostari* d* fazer ao o*tro, ou aqui*o que ele gosta*ia que </line>
<line> fizes**m a ele. Quando se </line>
</par>
<par>
<line> *orna patológica, *xi*te, ne*sa defesa, um impedimento do co*t*to com o outro, pois o contato </line>
<line> consigo me*mo é pr*oridade. </line>
<line> Na def*e**o evita-se o con*at*. Utili**n*o de uma li*guagem m*is simplif*cada, é u** </line>
<line> ati*u*e de fuga e de d*svi* do* fatos ou pessoas co* *s quais não se quer *ntrar em contato. </line>
<line> *o egotismo, o i*divídu* se *oloca sobre * cent*o de tudo e exerce *m c*ntrole rígido </line>
</par>
<par>
<line> sobre mundo, de *odo o </line>
<line> qu* sua vontade desejos são e </line>
<line> impostos. Quando pat*ló*ic*, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> indivíduo sente a necessidade de assumir * controle d* ambien**, evitando surpresas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> domi*an*o o meio e as rel*ç*es pe*so*is. </line>
</par>
<par>
<line> Confor*e Perls, *effeline e Go*d*an (1997), a p**cose * um tipo de a*ustamento *m </line>
</par>
<par>
<line> *ue a fu*ção *e ego atua </line>
<line> em prov*ito das viv*ncias que a </line>
<line> f*nçã* id não reteve ou não </line>
</par>
<par>
<line> articulou para os pro*ess*s de contato. A psicose, para eles, pode ser ente*dida como </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> a*iquilaç*o *e parte d* concretude d* experiênc**. </line>
</par>
<par>
<line> Eu tenho *u*to po*co, ainda, a diz*r sobre a psic*se. [...] O psic*tico tem uma </line>
<line> camada de morte *uito grande, e esta *ona *or*a não consegue ser al*mentad* pe*a </line>
<line> f*rç* vital. Uma coisa que sabemos a* c*rt* é que a en*rgia vital, energia bio*ógi*a </line>
<line> [...], to*n*-se incontrol*ve* no caso d* psicos*. [...] * psicóti*o *em mesmo ten*a </line>
<line> lidar com as frustra**es; ele simpl*smente nega as *rustr*çõe* e se comporta como </line>
<line> se elas n*o *xisti*sem (*ERLS, 1977 p.173-*75). </line>
<line> A *erapia, na abo*dagem **stá*t***, cons*ste, *o*tant*, em analisar a estr*tura i*terna </line>
<line> da experiência concreta, não tanto o qu* está *en*o experienciad*, relemb*ado, dit*, por*m, a </line>
</par>
<par>
<line> *orma como </line>
<line> o </line>
<line> que </line>
<line> está s*ndo re*embrado ou dito, com que expressão facia*, tom de voz, </line>
</par>
<par>
<line> postura, afeto, omissã*, cons**eração etc., trabalhando, assim, a *nidade e a desunidade dessa </line>
<line> estrutura da experiênc*a aqui e agora. </line>
<line> A *estal*-ter*pia p**e s*r ut**izada no *tendimen*o individual, de grupos, familiar, de </line>
</par>
<par>
<line> casais, infantil e em or*anizações, se**re pa*tada nesse diá*ogo, na experiência e </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> awareness, </line>
<line> *ue é o p**cesso de co*tato *a rela**o est*belecida entre o </line>
<line> ca*po, organismo </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> meio, com qualidade acentuada ** *tenção e sen**do. É uma forma de experienc*a*, acont*ce </line>
<line> no "aqu*-e-a*ora" e tem como objetivo l*var as pessoas a restaurar o conta*o consigo, *om os </line>
<line> **tros e com o mund*. Por ser uma abordagem Humanista, *credita na *apacidade do ser </line>
<line> hu*ano de se autorr*al**ar e de desenvo*ver seu potencial. </line>
<line> Seg*ndo Ju*iano (*999), a G*stalt é uma postura que i*p*ica um contato vivo co* o </line>
<line> mundo, com o outro, no seu ser si*gu*ar. O objetiv* do trab*lho na Gestalt-terap*a é, **rtanto, </line>
<line> Re*. FS*, Teresina P*, v. 14, n. 3, *rt. 11, p. 193-208, mai./jun. 2017 w*w*.fs*net.co*.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. M. L. B*rreira, K. B. G. S. Marti** </line>
<line> 200 </line>
</par>
<par>
<line> *e*taurar a qu*lid*de desse con*ato neste processo no *ual * homem e o mund* se </line>
<line> tra*s*ormam. Na terapia, são c*iad*s condições para a experiment*ção d* no*as manei*as de </line>
<line> perceb*r este mundo e t*mb*m de *oder viven*ia* n*vas f*rmas de diálogo. </line>
<line> 2.2 A arte como *ns*rum*nto t*r*pêutic* </line>
</par>
<par>
<line> Conforme Ci*rnai (2004), * Gestalt-*e*apia sempr* *eve afinidade *om expressão a </line>
<line> artí*tica. Frede*ick **rls trabalhou com teatro, *intura e, **itas veze*, u*il*zou rec*r*os d* </line>
<line> expressão da ar*e nos seus trabalhos. Laura Perls estud*va d*nça e Paul Goodman era p***a. </line>
</par>
<par>
<line> De *cord* com Soares (2011), * p*ic*terapia é composta por um conjunto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> procedi*e*tos, técnicas estratégias c*ínicas e </line>
<line> que *e apl*cam *e acordo com cada situaçã* </line>
</par>
<par>
<line> terap*utic*. A relaçã* entre *erapeuta e *lie**e dev* conceb*r-*e c*m* um diá*ogo t*rapê*tico </line>
</par>
<par>
<line> simétrico e horiz**tal, e a *t*lização dos </line>
<line> t*rmos "tra*amento" e "cur*" pode ser su*stituída </line>
</par>
<par>
<line> por "trabalho ter*pêutic*" e "re*olução", p*is a pa*av*a "tratame*to" está relacio*ada com os </line>
<line> antigos con*eito* médico* e, portanto, não s* utiliza mais atualmente. </line>
<line> *e acord* *om Ce*eri*, citado por Soare* (*011), chamar a pessoa de cliente é *ais </line>
</par>
<par>
<line> co*r*nte com uma </line>
<line> filosofia qu* *oncebe a psic*terapia </line>
<line> como um espaço para resolver </line>
</par>
<par>
<line> probl*mas, ao cont**rio daquela fi*os**ia que defende a n*menclatura de "*a*ie*te", **e t*m </line>
<line> sub*ace*te a *deia de *eali**r um trata*e*to *ara "curá-lo". </line>
<line> O tr*ba*ho t*rapêutico qu* se aplica a um determinad* cliente tem *e ser s*mpre o </line>
<line> melho* p*ssível *ara ele. Este deve s*r * critério base da psi*o*erapia * a </line>
<line> investi*ação deve *er ca**cte*iz*da p*l* *alorização da rel*ção entre as variá*eis do </line>
<line> terape*ta e os r*sultados t**apêuticos, bem como pela co*pree*são d*s expe*iênc*as </line>
<line> internas dos par*i*ipantes da ps**oterapia e *el* conheciment* dos *e*ani**os </line>
<line> res*onsáveis pela modificação tera*êutica (SOARE*, 2011, p. *7*). </line>
<line> B*utler e Machado, *ita**s p*r Soares (2011), pontuam o final do s*culo XX como a </line>
</par>
<par>
<line> tra*sição para surg**ento d* uma quarta f*se *a história da o </line>
<line> *nves*igação *m </line>
<line> psicoterapia, </line>
</par>
<par>
<line> q*e é *aracterizada *elo d**env*lviment* de metodo*ogia* *ue v*sam à exploraçã* das </line>
<line> complexas **terações d* fenômeno terapêutico. Conhec*r as in*er*aces *o trabalho *era*êutico </line>
<line> é de s*ma importân*ia para compreend*r a arte p*icote*ap**tica. </line>
<line> De acordo co* Va**once*os e Giglio (200*), *oi na década d* 20 que a arte começou a </line>
</par>
<par>
<line> *er des*acada </line>
<line> po* seu </line>
<line> aspecto *erapêuti*o. A partir *os anos 40, a a*tete*ap*a foi *ealmen*e </line>
</par>
<par>
<line> si**ema*i*ad* nos Estad*s Un*dos com o trab*lho de Margareth Naumburg, que, na época, fo* </line>
<line> infl*enciada pela abordagem freud*ana. </line>
<line> ***. FSA, Teresina, *. 14, n.3, art. 11, p. 193-208, mai./jun. 2017 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A A*te Como Inst*umen*o Ter*p*ut*co sob o Enfoqu* da Gestalt-*erapi* </line>
<line> *01 </line>
</par>
<par>
<line> Con*orme (S*I 201*), a psicóloga Margareth Nau*burg *eve sua a**ação intitulada </line>
<line> como *rtep*icoterapi* e t*nha como proposta a li*eração da exp*ess*o esp*ntânea. De acordo </line>
<line> c*m *aumburg (1991), as técni*as da *rteterapia *ressupõem qu* *ada indivíduo tem uma </line>
<line> capa**dad* de projeta* seu* conflit*s internos *m forma visual *, a* visual*za* essas </line>
</par>
<par>
<line> experiê*cia* in*e*na*, eles se tor*am mais ar*ic*lad*s </line>
<line> verb*lm*n*e. Para ela, o </line>
<line> arteterapeuta </line>
</par>
<par>
<line> deve propo* </line>
<line> ao **cie*t* a "descobrir por s* mesmo o si*nifica*o </line>
<line> de s uas pr ópr i as </line>
</par>
<par>
<line> produções" (NAUMBURG, 1991, p.*90). </line>
</par>
<par>
<line> A arteterapia é c*nsiderada como um* modalidad* t*rap*u*ica </line>
<line> com caracte**sti*as </line>
</par>
<par>
<line> *róp*ias. De acordo *om A*drade (2**0), exist** a*gumas distinções técnicas e conceituais, </line>
</par>
<par>
<line> através de **as linhas d* atua*ão: a "art* como terapia", </line>
<line> n* qual o foc* pr*nci**l está no </line>
</par>
<par>
<line> *rocesso **tístico e suas </line>
<line> propriedades *urativas, "arte psi*oterapia", na qual os r*cur*o* e </line>
</par>
<par>
<line> artíst*cos são utilizados durante o p**c*sso ps*cote**pêutico, o* seja, * </line>
<line> utilização da v** </line>
</par>
<par>
<line> *ma*ética e *ic*órica *a comunicação *ntre **ciente e *sicoterapeut*. É es** seg*n*a li*ha de </line>
<line> atuação que ocorre durante o *roc*ss* te*apêuti** q** e*tamos abordando *este trabalho. </line>
<line> Se*u*** A*d*ade (201*), são uti*izados como instru*entos terapê*ti*os técnicas de </line>
</par>
<par>
<line> artes plásticas, s*guindo princípios, t*cnicas, embasam*n*o t*órico objeti*os e </line>
<line> que visam ao </line>
</par>
<par>
<line> de*envolvimen*o emoc*onal do in**víduo, promove*d* a amp*iaç*o das suas p**e*cialidades </line>
</par>
<par>
<line> *riativas. O *amp* d* </line>
<line> ar*eterapia * *uito am*lo, pois, s*b f*rma de interv*nção, vis* a </line>
</par>
<par>
<line> de*env*lver rec*rsos </line>
<line> físicos, </line>
<line> cognitivos * emocionai*, propiciar o d*se*volvim*nto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> habilid*des e d* poten*ia*id*des, fa*orecer a **ilizaçã* de recursos *nternos </line>
<line> na resolução </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *on*litos e e*timul*r a liv*e ex*ressão, ge*and* espaço par* a ex*erna*i*açã* d* *sp*ctos </line>
<line> *o**cie*tes ou não ** mu*do subjetivo. </line>
<line> A artet*r*pia comp**ende, e*tão, os **pectos simbólicos q*e se manife*tam durant* a </line>
</par>
<par>
<line> elaboração de </line>
<line> *ma p**dução artística e que estão contido* ta**ém na produção f*nal, </line>
</par>
<par>
<line> po*endo ser *ntegrados à *onsciência, favorecendo * *r*cesso de t*ansformação *ntrapsíquica. </line>
</par>
<par>
<line> *ascon*elos e Giglio (2007) di*em que a </line>
<line> *x*res*ão que </line>
<line> se dá através das a*tes </line>
</par>
<par>
<line> *lást*cas vem s*ndo r*con*ecid* pelos profissio*ais de saúde me*tal p*r suas potenc*a*ida*es </line>
<line> terapêuti*as. * uso desses meio* tem at**í** cuidadores de paci*ntes portadores d* doen*as </line>
<line> so*áticas, e a utilização d* arte *o processo psicoterap*utico tem sido ap*i*ada em hosp*tai* e </line>
</par>
<par>
<line> clín*cas *siquiát*icas </line>
<line> com i*divíduos que sofr*m de transtornos mentai* e tam*ém com </line>
</par>
<par>
<line> indivíduo* que sofrem de doença* crônico-deg*n*rativa*. </line>
<line> No ca*po da psi*oncol*gia, de acordo *om Vasc*ncelos e *iglio (2007), a utili*ação </line>
<line> *a arte*erapia é muito im*ortante na tra**formação psíquic* gerada pela experiênc*a cri*tiv* </line>
</par>
<par>
<line> que pode </line>
<line> ser propiciada ao indivíduo com câncer, auxiliando-o a ela*orar se*s confli*o* e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 3, *rt. 11, p. 1*3-208, ma*./jun. 20*7 </line>
<line> *ww4.fsa**t.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. M. L. Barr*i*a, K. B. G. S. Ma*tins </line>
<line> 202 </line>
</par>
<par>
<line> enfre*tar suas experiências ** pe*da* e luto diante d* *or provenient* do cont*xto *a doenç* </line>
<line> e, também, do próprio trata*ent*. </line>
<line> Essa *n*erve*ç*o p*de objetivamen*e auxiliar o paciente a co**re*nder sua r*al </line>
<line> sit*açã*, enfrentar mud*nças r*lacion*das * imag*m corporal, a*en*zar a dor </line>
<line> e*oc*onal per*inente a* proce*so d* adoecer e do *orr*r; aum*n*ar sua autonomia e </line>
<line> confiança, fo*talecendo algumas ha*ili*ades para enfr*ntar a situação de doença, </line>
<line> f*ci*itar a expressão de se*timentos e fortale*er a relação com a e*u*pe de saúde. </line>
<line> (WO*D a*ud VASCONCEL*S; G*GLIO, 2007, p. 38*). </line>
</par>
<par>
<line> D* ac*rdo *o* *on*eca (200*), o sof*imento e a </line>
<line> finitude, que </line>
<line> podem s*r f*sicos ou </line>
</par>
<par>
<line> e*is*enciais, são inevit***i* * exis*ê*cia hum*na. * manei*a de c*mo lidamos co* *le* e o* </line>
</par>
<par>
<line> *ss*mimos, ou </line>
<line> não, p*de de*er*inar a *ossibilidade da pró*ria vida. A *sicoterapia, v*vida </line>
</par>
<par>
<line> como arte, com* process* pro*uti*o de criação no mundo, é um processo de co*aboração na </line>
<line> invenção, na criação * recr*a*ão. Assumir a *or e o so*rimen*o dia*te das situ**ões da vida é </line>
<line> um caminh* de potenciali*ar o reto*no da vontade de viv*r, segredo fundamental da fil*sofia </line>
<line> da *i*a *e Nietzsch*. A po*ênci* do retorno d* vida é pro*o*cional à vivência *a intensidad* </line>
<line> do sof*imento e das fin*tudes, *as *o*te* ine**t**eis. Assim, o sofr*mento e a finitu*e </line>
<line> inevi*avelmen*e **s encontram, portanto, ao a*sumi-los em sua plenitud*, é impu*so *ara esse </line>
<line> caminho de retorno à vida. </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com Ciornai (20*4), *a abordag*m </line>
<line> ge*tál*ica a v*s*o </line>
<line> e*istenc*al se </line>
</par>
<par>
<line> apresenta na postu*a do *erap**ta, </line>
<line> que esti*ular* e </line>
<line> fa*ili*ará a criativi*ade e expressão </line>
</par>
<par>
<line> art*s*ica do cliente, visto como um *ujeito ativ* que expl*r* *s form*s pro*uzidas por ele e, </line>
</par>
<par>
<line> jun*amen** com o ter***uta, vai desv*lan*o os signifi*ados ali existente*, ampliando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> awareness e, a*sim, descobre novas *o*sibilidades. </line>
</par>
<par>
<line> Conforme Ci*rnai (2004), em Ges*alt-t*rap*a utili*amos também os e*perimentos, que </line>
</par>
<par>
<line> são as </line>
<line> vivê**i*s, *x*lorando os s*ntid**: "* expe*imento é *omo ped*a fund*ment*l da </line>
</par>
<par>
<line> a*r*ndi*age* experiencial. Transforma o falar e* *azer, o recordar inócuo e o **orizar em um </line>
<line> tornar-se totalmente presente com imaginação, *n*rgi* e excitação" (ZINKER, 1978, p. 123). </line>
</par>
<par>
<line> C*nforme Cior*ai (20*4), o obj*ti** do tera*euta ao p*opo* um e*perimento * aj*dar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aprofund** o contato </line>
<line> da </line>
<line> pes*oa com um </line>
<line> tema emergente, </line>
<line> criando, *ssim, a pos*ibilidade de </line>
</par>
<par>
<line> vê-lo enfr*ntá-l* d* **tras maneiras. Na ar*eterapi* gestált*ca, utiliz*mo* experim*ntos * </line>
<line> através de recu*sos artísticos e imagét*cos, qu* geralm*nt* en*olvem * faze* artís*ico, </line>
</par>
<par>
<line> ajudando a in*ensificaç*o *o </line>
<line> contato </line>
<line> do </line>
<line> indiví**o consigo mesmo, com os outros e com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> m u**o. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresi*a, v. **, n.3, art. 11, p. 193-*08, mai./j**. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*s** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Arte Com* Instrume*to Terapêu*i*o sob o Enfoque da Gestalt-Terapia </line>
<line> 203 </line>
</par>
<par>
<line> R*yne (2000) fala que o arte-te*apeu*a gestál***o não *ode interpretar os trabalho* de </line>
<line> seu* clientes, pois, como toda abordagem f*nomenológico-existe*cial, a Ge**alt-terapia </line>
<line> acredit* que o clien*e é *esponsável por sua saúde e seu process* d* *rescime*to, e que *e** </line>
</par>
<par>
<line> tra*alhos e cri*ções *ossuem sentidos relevantes * signifi*at**os *artic*lares para </line>
<line> quem os </line>
</par>
<par>
<line> produziu. A*sim, o terap**ta *estálti*o exerce a funç*o de fa*il*tar e acom*a*har a busc* d* </line>
</par>
<par>
<line> c*iente, suge*indo </line>
<line> experimentos </line>
<line> que **ntr*buam para ajudá-lo a entr*r e* contato co* *u*s </line>
</par>
<par>
<line> re**i*ades *nte*iores *, d*ssa forma, descobrir si*nificados *ovo*. </line>
<line> S*gundo Rhy*e (200*), a arte é o cam*nho mais e*iciente par* pe*mitir a redescoberta </line>
<line> da sab*doria si**les e ingênua d* c*iança e ainda obter fan*asias vi**ais que contrib*em para </line>
<line> evocar associações ou insi*hts. Assim, *odemo* *firmar q*e a arte * um me*o **paz de causar </line>
<line> ess* expe*iên*ia q*e evoca uma m*i*r *mpliação da nossa c*nsciê**i*. </line>
<line> Zinker (2007) entende que a arte é uma forma de tornar c*ncreta nos*a ne*essidade </line>
</par>
<par>
<line> num ca*p* mai* </line>
<line> *mp*o * </line>
<line> profu*do, expandindo </line>
<line> nosso psiqu*smo. O ato criativo é uma </line>
</par>
<par>
<line> necessi*ade do *er humano, * t**a*ia * u* p*ocesso de transformaçã*, * ess*ncial *o </line>
<line> proces*o criativo * a mudan*a. </line>
<line> Segu*do Andrade (201*), a expressão artística re*ela a int*riori*ade do homem, fala </line>
</par>
<par>
<line> d* m odo </line>
<line> de ser e d* </line>
<line> visão *e *ada um * seu ***do. Por intermé*io </line>
<line> desse faz*r arte </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> exp*essar-se, o terapeuta *ode esta*elecer u* contato </line>
<line> com o clie*te, possibilitando a est* </line>
</par>
<par>
<line> últ*mo o autoconh*cime*to, a resol*çã* de *on*litos pessoais </line>
<line> e de relacio*amento * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvol*imento g*ral da perso*alidade. </line>
</par>
<par>
<line> Con*orme Reis (2014), a Psicol*gia da Gestalt é *rigi*almente um* teoria </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> per*epção, *ue é o *onceito ce**ral na *rteterapi* gestált*ca, ** qual a v*vência a*tística t*m </line>
<line> como objetivo **pliar a percepção do **jeito sobre si. </line>
<line> A experiência ges*álti*a de art*, então, é o *eu eu pe*so** compl*xo fazendo fo*m*s </line>
<line> d* ar**, envolvendo-se com as f*rm*s que voc* está cri*ndo como f*nômenos, </line>
</par>
<par>
<line> o*servando o </line>
<line> que você faz, e, possivelmente, es*era, perc**endo por meio de su*s </line>
</par>
<par>
<line> p*oduções gr*ficas nã* apenas *omo v*cê é agora, mas ta*bém **dos a*ter*at*vos </line>
<line> q** estão disponíveis pa** que você possa se torna* a pessoa q*e gos**ria d* ser </line>
<line> (RHY**, 200*, p.44). </line>
<line> Reis (2014) diz que a vivê**ia do ato criativ* pro*ove * des*oberta de sentimentos e </line>
<line> de qualidad*s pessoais, **udando no de*envol**me*to ** *otencial p*cul*ar de cada um, que </line>
<line> nos *á*ios tipos de arte, com* * des*nho, p**tura, e*cultur*, p*esia, etc., pode se reconhecer, </line>
<line> **de s* ver e também se rever, vendo-se de uma **va *or*a ao vi*uali*a* po**ibilidad*s q*e </line>
<line> at* então *ra* ignorada*. </line>
<line> R*v. FSA, T*resi*a PI, v. 14, n. 3, art. 1*, *. 193-208, ma*./jun. 2017 ww*4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. M. *. Barrei*a, K. B. G. S. Martins </line>
<line> *04 </line>
</par>
<par>
<line> *ink*r (2007) afirma que o faze* artístico, c**o desenhar ou p***ar, tem </line>
</par>
<par>
<line> potencialid*des tera*êuticas, pois, </line>
<line> q**ndo são ex*e*i*n*iados c*m* proces*o*, essas </line>
</par>
<par>
<line> *tivi*ades permitem </line>
<line> ao a*tis** se ver *omo uma pesso* </line>
<line> inteira, dentro de </line>
<line> um interval* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tempo breve, tornando * </line>
<line> in*ivíduo consciente d* seu movi**nto i**erno. Através </line>
<line> *a arte, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> cl*ent* desenv*lve a formaçã* de f*gura-**n*o da awar*nes* cong*uente com a fig*ra-fundo </line>
<line> de sua obra artístic*. A ob*a ter*inada t*rna-se uma confi*mação de s*a capa*idade de se </line>
<line> *ornar um se* *um*n* inte*ro e integ*a*o. </line>
<line> 3 R*SULT*DOS E DIS*U*SÕES </line>
</par>
<par>
<line> S*gun*o Lima (2009), a Gestalt-te*apia é um* abordagem que valo*iza papel *a * </line>
<line> criatividade co** um d*s pr*ncipais re*urs*s no pr*cesso da autorre*ulação organísmica, que </line>
</par>
<par>
<line> é um con*eito advindo da te*ria de Kurt Goldstein, de </line>
<line> quem o próprio Perls foi m*dico- </line>
</par>
<par>
<line> *ssiste*te e influenc*ad* por suas teorias. </line>
</par>
<par>
<line> As*im, a cr*atividade entra como u** cond*ção fundamenta* ao processo de </line>
<line> *u*orregu*ação. O ato criativ* na a*ividade artístic* é de sum* importância para que o paciente </line>
<line> en*ontre uma pos***ilidade c*ncr*ta de expres*ar não somente o que e*e *, *as o que *le pod* </line>
<line> *ir a ser, p*dendo ter *m nov* *lha* sobre o mu*do * *obre si. </line>
<line> A Gestalt-tera*ia co*corda com a teoria org*nísmica *e Kurt G*lds*ein quando afirma </line>
<line> qu* * re*etição de padrões de comportamentos conhecidos, a não mudança e a *ão exposição </line>
</par>
<par>
<line> a *ituações </line>
<line> novas uma ten*ativa de o i*divíduo não que*er l*da* com a ansied*de que é </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> gerada pelo inesperado, existindo tam*ém outro movimento que leva o indiv**uo a buscar </line>
<line> nov** exp**iê*cias at*avés da expansão *e s*as po**ib*lidades de *ção e ref**xão. </line>
<line> A*sim, *o*d*tei* de* uma gr*nd* i*portâ*cia ao papel da criatividade com u* dos </line>
</par>
<par>
<line> potenci*is natu*ais que </line>
<line> poss*bilita ao *er humano se autorregular, ev*ta*do a ansiedade </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> bus*and* a *ov**ade e a mu*an*a. </line>
<line> Segundo *inker (2*07), a cria*ividade é a po*sibilid*de de a pe*s*a ser e fazer </line>
<line> q*alquer coisa, é u*a rupt**a dos limit*s e um at* de coragem, e, para ele, o ser c*i*t*vo é um </line>
<line> m*do peculi*r ao ser humano, é uma **ce*sidad* tã* b*sica quanto resp*ra*, somos **peli*os </line>
<line> * criar. </line>
</par>
<par>
<line> N* arteterapi* ges**ltica, uma categor*a de suma impo*tânc*a é a **vência, que é </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> experie*c*ar *m evento * es*a* pessoa* e emocio*alment* env*lvido n*sse acontecimento, </line>
<line> estar aqui-e-ag*ra, c*mo protago*ista * ob*e*vador d* a*on*ecim*nto. As*im, as diversas </line>
<line> expressões artísticas, como desenho, pintura, *r*ila, es*rita, mús*ca etc., propo*cionam p*ra o </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 14, n.3, art. **, p. 193-20*, mai./jun. *017 www4.fs***t.*om.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Arte C*mo Ins*rumento Terap*utico sob * Enfoque da Gestalt-Te*apia </line>
<line> 205 </line>
</par>
<par>
<line> c*i*nte </line>
<line> essa vivência e envol*imento emo*iona*, trazendo uma expressivi*ade d* que *nt*s </line>
</par>
<par>
<line> poderia estar oculto, ou seja, </line>
<line> tornam o suj*ito mais **ns*iente e são facil*tador*s da </line>
</par>
<par>
<line> awaren*ss, dan*o *o sujeito condiçõe* de se *erceber *, assi*, ir e* busca de novas **rma* </line>
<line> de *ida* com as *itua*õe* e co* ele m*smo. </line>
<line> De acordo com Lima (**09), se o indivíduo é for*ado a c*nviv*r com uma si**ação </line>
<line> res*rit*v* *or mu*to tempo q*e *m**ça ess* proc**so n*tur*l de espontaneid*de criati*a, o seu </line>
<line> m*d* de comp*rta*ento pod* s*r afetado e e** passa a ag*r *e m*do n*o harmonizado. </line>
<line> Desse modo, fic* e*id*nt* que sa*de e cria*ivi*ade são funções q*e andam j*ntas na </line>
<line> G*stalt-terapi*, e as r*st*ições no modo de s*r do indivíduo pro**cam *estrições na </line>
</par>
<par>
<line> possibilidad* do **u ser *riativo, de ter respostas *nov**oras e espontânea* </line>
<line> para os </line>
</par>
<par>
<line> aconteci*entos e nas rel*ções inter*essoa*s que e**abelece n* mundo. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Z*nke* (2007), quan*o ex**te u** perturbação em de*ermina*as </line>
<line> c*rcunstâ*cias, s*r*em as pa****gias, a pessoa i*terromp* seu f*u*o e para**sa o fl*ir de for*a </line>
</par>
<par>
<line> normal com a segmentação do seu </line>
<line> comporta*ento, ou *eja, *ua </line>
<line> ** d* </line>
<line> psicológica </line>
<line> entra *u* </line>
</par>
<par>
<line> estado de incongruência, </line>
<line> no qual existe uma distorção entre sua awaren*ss e s*u </line>
</par>
<par>
<line> *o*portam**t*. </line>
</par>
<par>
<line> O ato cri*ti*o p*d* t*azer benef*cios importantes para que esse fluxo que estava </line>
</par>
<par>
<line> e*tagnad* </line>
<line> v*lte fluir, para que a a </line>
<line> exp*riência tenh* uma **a*idade cont*nua, *luida, com </line>
</par>
<par>
<line> mud**ças i*c*ssantes, pois a </line>
<line> ar**, </line>
<line> a* s*r um i*strumento que evo*a a exp*essividade a* e </line>
</par>
<par>
<line> to*nar o ind*víduo m*is conscie*te, ele p*ssa a ser *ais fluido e ter atitudes cong*uent*s. Os </line>
<line> instrume*t** artís*icos utilizados *a terapia são *eios que proporcionam um* mai*r saúde </line>
<line> psicológ*ca, p*is *la passa * ter uma maior mo*ilização * fl*ide* diante de *ua* ex*eriências. </line>
</par>
<par>
<line> Zinker (2007) *iz q*e a te*apia é u* p*ocesso de mudança do compo*tamento * </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *ware*e*s, que me permite *aber o que *eu corpo neces*ita n*m determinado momen*o e que </line>
<line> a mudanç* é essencial *o proce*so criativo, é a co*versão *e uma *orma em o*tr*. O pró*rio </line>
<line> terapeut* **m papel de ar*ista n*sse pro*esso, ele é "u*a pessoa que usa a inv*ntib*lida** para </line>
<line> ajud*r o ou*ro amoldar suas vidas" (ZI*KER, *007, p.17): </line>
<line> A G*s*alt-te*api* é, *a r*alida*e, uma permissão p*r* ser criativo. Noss* ferra*enta </line>
</par>
<par>
<line> metodológica bási*a é o *xperimen*o. Os ex*erimen*os não prec*sam brota* de </line>
</par>
<par>
<line> concei*os, porém pode* começar simplesmente como *rincade*ra*..." (ZINKER, </line>
<line> 2 0 0 7 , p . * 0 ). </line>
<line> A meta da Gest*lt-terapia deve ser de tornar a pessoa plenament* consciente (aware) </line>
<line> para que *la possa agir para a satis*ação de suas necessidade*. A arte torna-se, *n*ão, um </line>
<line> Rev. FSA, *e**sina PI, v. 14, n. 3, art. 11, p. 1*3-208, mai./*un. 2017 www4.fsan*t.*om.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. L. Ba*reira, K. B. *. S. Martins </line>
<line> 206 </line>
</par>
<par>
<line> valio*o instrument* pa*a ob**nçã* d*s*a ***a quando inte**a à con*c*ência partes d* um todo </line>
<line> *ue se *nem para ob*e*çã* *e*sa satisf*ção de for*a *a*dáve*, faze*do *om que * pessoa *e </line>
<line> sin** mel*or consigo mesma e **s*ma * *esponsabil*da*e do* *eu* *tos visando à ob*enção do </line>
<line> que a *a*is*az, de *or*a ma*s plena e integr*da. </line>
<line> 4 C*NSIDE*A*Õ*S F*NAIS </line>
<line> A arte t*m um importante papel como re*urs* que podemos ut*liza* na clínica em </line>
</par>
<par>
<line> Gestalt-terapia, se*do um i*strumen*o i*portante na forma pela *ua* organismo interage * </line>
</par>
<par>
<line> com mundo, par* que possa ter novas res*ostas p*r* as situações que ele *assa na </line>
<line> s ua </line>
</par>
<par>
<line> pe*m*nent* interação com * meio am**ente. </line>
</par>
<par>
<line> * ho*em, na cont*mp*rane*d*de, v*ve *m muitos ambien*e* qu* *equerem **rie**de, </line>
</par>
<par>
<line> onde ele mes*o não con*eg** se </line>
<line> expr*ssar, n*o conh*ce suas necessidades, nem </line>
<line> suas </line>
</par>
<par>
<line> sensações ou emoções. Tem se </line>
<line> pe*di*o mu*** a noçã* de ser criativo e te*o* *os to*n*d* </line>
</par>
<par>
<line> repeti*ore* </line>
<line> de </line>
<line> papéi* na sociedade. É aí que a art* c*m* in*trumento e*tra como </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> experiên**a da *u*adia *e pod*r criar *, assim, *ntrar em contato com a novi*a*e e, atra*és da </line>
</par>
<par>
<line> *rodução ar*íst*ca, p*der *iver a experi*nc*a da </line>
<line> *spontane*dade e </line>
<line> e*pr*ssividade, que </line>
<line> *ão </line>
</par>
<par>
<line> essenciais p*ra a fluidez e **a boa saúde ps*cológica. </line>
</par>
<par>
<line> As </line>
<line> propostas de </line>
<line> experimentos através de i**trumentos artísticos dura*te o p*oc*sso </line>
</par>
<par>
<line> terap*utico </line>
<line> tornam o i*divíduo mai* consciente d* que ele quer e necessita. O ato *riativo </line>
</par>
<par>
<line> *ossi*ilita ao indivíduo se e*perimentar, en**ar em cont*to c** o diferent* *, assim, encontrar </line>
<line> no*as formas de *er e a*ir. </line>
<line> O p*pel d* arte é, portan*o, *t*avé* das *iferentes exp*essõe* artística*, proporciona* a </line>
</par>
<par>
<line> cada i*divíduo encont*ar sua **rma </line>
<line> de </line>
<line> criar-se e recriar-se **qu*nto pes*oa, *justa* </line>
</par>
<par>
<line> criativamente suas </line>
<line> v*vências e, a partir delas, *nco*trar *ua form* de ser de se e </line>
<line> expressar, </line>
</par>
<par>
<line> fa*en*o *a *ua própria vida </line>
<line> uma obra de arte, poss*bili*a*do o </line>
<line> cres*imen*o pessoal e a sua </line>
</par>
<par>
<line> auto*regula*ão saudável. </line>
</par>
<par>
<line> Esse trab*l*o a**liou mui*o a minha comp*eensão da </line>
<line> import**cia de utilizar os </line>
</par>
<par>
<line> **r*ados recursos artísticos na clínica p*icoterapê*tica, bem como c*ntribuiu para m*u </line>
<line> d*senvolvim*nto prof*ssion*l enquan*o **tur* psicóloga. O torna*-se t*rapeuta é um pro**sso </line>
</par>
<par>
<line> contínuo, e esse trabal*o fo* ** suma i*p*rtância </line>
<line> para esse p*ocess*, pois m* fez perceber </line>
</par>
<par>
<line> várias </line>
<line> possibilidades de atuação que facilitam atingir ** </line>
<line> objetivos que a ab*r*agem </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Ges*alt-terapia pro*õe. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, T*resina, v. 14, n.*, art. 11, p. 19*-208, mai./ju*. 2017 </line>
<line> www4.f*anet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A A*te Como Instrumento Terapêutico sob o Enfo*ue *a Ge*talt-Terapia </line>
<line> 207 </line>
</par>
<par>
<line> A*sim, **red*to que o espaço *erap*utico deve ser t*mbém o *spaço da arte. O </line>
<line> processo **rapê*tico n*o se dá som*nte a*ravés d* fala e da escuta, pois a ut**izaçã* da arte no </line>
<line> setting te*apêuti*o é um* forma d* convidar o cliente a entrar em con*ato com seu potencial </line>
</par>
<par>
<line> c*iat*vo qu* desperta s*a espo*taneidade, </line>
<line> promovend* essa vivência ar**sti**, *a qual </line>
</par>
<par>
<line> terapeuta e cliente buscam for*as novas e cria*ivas de ser * faze*. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
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<line> 1, </line>
<line> p. </line>
<line> 87-97, </line>
<line> 1º </line>
<line> semestr* </line>
<line> de </line>
<line> 2009. </line>
<line> D**ponível </line>
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<row> da G*stalt-Ter*pia. Rev. FSA, Ter*sina, v.14, n.3, art. 11, p. 193-208, m*i./*un. 2017. </row>
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<line> Contribuiç*o dos Autores </line>
<line> M. M. L. Bar*eira </line>
<line> K. B. *. S. Mart*ns </line>
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<par>
<line> 1) c*nc*pção e pl*ne*a*ento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> 2) an*li*e * interpre*a*ã* dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do ra*cunho ** na revis*o crítica do conte**o. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) partic**a*ão *a aprovação da versão f*na* do m*nuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> R*v. **A, *eresina, v. 14, *.*, art. 11, p. *9*-208, mai./jun. 2017 </line>
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