<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 2, art. 5, *. 68-85, mar./abr. 2017 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2017.14.2.5 </line>
</par>
<par>
<line> Atividade Interdisciplinar d* Cunho T*cnológico na Educação Básica </line>
<line> Ac*i*ity Inter*is*iplin**y of Form Techn**ogical in th* Basic Educa*ion </line>
</par>
<par>
<line> E*e*ton Bedin </line>
<line> *outor em Educ**ão em *iências P*la U*ivers*d*de Fede*al do Rio Grande do Su* </line>
<line> Pr*fessor da Unive***dade Lute*ana do Brasil </line>
<line> E-m*il: bedin.e*erton@gmail.*om </line>
<line> José Claudio D*l P*no </line>
<line> Ph.D. em Engenh*ria de Bio*as*a Pela Un**ersida*e d* Aveiro-Port*g** </line>
<line> Profess*r da Universidad* F*deral do R*o Grande do S*l </line>
<line> E-mail: delpinojc@*aho*.com.br </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: Ev*rt*n Bed*n </line>
<line> Editor C*en*í*ico: Tonny *erl*y de Alencar Ro*rigues </line>
</par>
<par>
<line> Avenida Farroupilha, 80*1 - São José, Canoa* - R*, </line>
</par>
<par>
<line> 9*4*5-9*0. </line>
<line> Art*go r**ebido em 02/01/201*. Ú*tima *ersão </line>
<line> rece*ida em 25/**/2*17. Aprovado em 26/01/2017. </line>
</par>
<par>
<line> *ndere*o: *osé Claud** D*l Pi*o </line>
</par>
<par>
<line> Avenid* Bento Gonç**ves, 9500 - *orto Al*gre, RS, </line>
<line> Ava*iado *elo siste*a Triple *eview: *esk Revie* *) </line>
</par>
<par>
<line> CEP: 91501-*70. </line>
<line> pelo Editor-*hef*; e *) Double Blind Review </line>
<line> (*v*liação *ega por **is ava*iadores da área). </line>
<line> Revis*o: Gram**ical, Normativa e de Forma*ação </line>
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<line> Ati*idade Interdisciplinar *e Cunh* T*cnológic* na Educaç*o Bá*i*a </line>
<line> 69 </line>
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<line> *ESUMO </line>
<line> Este ar*igo traz à tona result*dos de uma *nve*t*gação *rítico-reflexiva, re*lizada no v*és **s </line>
</par>
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<line> redes *ociai*, com o </line>
<line> i * t *i t o </line>
<line> i*vestigar e reflet*r de *ue maneira o uso *as TICs, como </line>
</par>
<par>
<line> meca*i**o d* prolifer*ção de ideia* e </line>
<line> em*rsão da inte*disciplin*ridade, pode auxiliar </line>
<line> na </line>
</par>
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<line> qual*fi*aç*o dos processos de ensino e ap*endiz*gem *a Educação Básica. Fez-se re*erência a </line>
<line> u*a pe*quisa exp*oratória de cunho quali-quant*tativo vi* *so de grupo fechado no Faceboo* </line>
<line> à **z d*s intera**es d*sc*n**s-docente*. Verif*cou-se, po* meio das int*r*ções, qu* os sujeitos </line>
<line> compreendem * n*c*ssidade do u*o das tecnologi*s **r* a **alificação d* trabalho docente * </line>
</par>
<par>
<line> a e*ersã* da inter*isciplin*ridade *a </line>
<line> politecnia. Não </line>
<line> obstante, a ação deste **tudo indica </line>
<line> a </line>
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<line> in*ciativa e o incentivo aos </line>
<line> *r*fessore* em </line>
<line> trabal*a* a*ivamente e criticamente na te*a </line>
<line> das </line>
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<line> tec*o*ogias. Assim, é sagaz p*nsar em *o*petências e habilidades *ara *e desenvol*er </line>
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<line> *tividades *e cunho tec*ológic* n*s e**ola* p*b**cas em p*ol d* p**moç*o </line>
<line> da </line>
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<line> *n*erdi*cipl*naridade n*s **ferent*s área* do conh**i*ento. </line>
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<line> Palav*as-chave: Interdisciplin*ridade. Interações. Rede social. </line>
</par>
<par>
<line> ABS*RACT </line>
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<line> This article brings up *esults of a critical-reflexive re*earch *eld in the bias social *etworks, i* </line>
</par>
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<line> ord*r to in*e*tiga*e and reflect how </line>
<line> t he us * </line>
<line> *f IC*s, as prolif*ration mecha*ism ideas and </line>
</par>
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<line> emersion of interdiscip**narity, can </line>
<line> assist *n </line>
<line> the qualification *f the </line>
<line> p*ocesses teaching *nd </line>
</par>
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<line> learning in the Elementary *ducati*n. Wa* made referring to an ex*lorato*y nature of *uali- </line>
<line> quant*tati*e via *se of c*osed group on Facebook *n the light of stude*t-t*acher intera*tions. It </line>
</par>
<par>
<line> has been fou*d, through th* </line>
<line> interactions, *hat the subjec*s understand the ne** the use </line>
<line> of </line>
</par>
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<line> tec*nologies for *ualification of teac*i*g and t*e *mergence </line>
<line> of interdis*iplinari*y in the </line>
</par>
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<line> polytechn*c. Re*a**less, this study *ndica*es the act*on the i*itiative and the incen*iv* f*r </line>
<line> te*chers to w*rk actively and c*it*call* in web techn*lo*ies. L*ke this, i* sh*ewd thinking </line>
</par>
<par>
<line> sk**ls in and </line>
<line> **ills to develo* </line>
<line> t*chnologic*l na*ur* *f </line>
<line> activities in p*b*ic schools in favor </line>
<line> of </line>
</par>
<par>
<line> pro*oting inter*isciplinary *n differ*nt areas of *no*led*e. </line>
<line> Key w*rds: Interdis*iplin*r. Interactions. Soc*al ne*wo*kin*. </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. *4, n. 2, a*t. *, p. 68-85, mar./ab*. 2*17 </line>
<line> *w*4.fsa*et.com.br/r*vista </line>
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<line> E. Be*in, J. C. D. P*no </line>
<line> 70 </line>
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<line> 1 INT*ODUÇÃO </line>
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<line> Nos </line>
<line> últimos ano*, a propagaç*o das tec*ologias e, principalme**e, o acesso às *edes </line>
</par>
<par>
<line> soc*ais tem apresentado um intenso cres*imento, aum*ntand* *ig*ificativamen*e o núme** *e </line>
<line> part*cipante* que as acessam dia*iame*t*. A aderê*c*a a *sse* espa*o* elege muitos aspectos </line>
<line> para refl*xão e discussã*, *specialmente na *eia da educa*ão, p*is os i**i*íduos nece*sitam </line>
</par>
<par>
<line> man*er-se conectado* a t*do instante, buscando e atu*liz*ndo inf*rmações, uma *ez que </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> fac**idade d* estabel*cer no*as relações, assim como a intera*ivida** e a comunica*ão em </line>
<line> t*m** *e*l, *roce*e * socia*ilidade e a c*nst*ut**idade do se* no mundo virtual. </line>
</par>
<par>
<line> As Tecnologia* de *nf*rmação e Comunicação (TICs), em *special </line>
<line> o us * de </line>
</par>
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<line> computadores e o ac*s*o à* red*s digitais, *az*m pa*t* *a rotina dos ad*l*scentes. Segundo </line>
</par>
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<line> Cap*bianco (2010), tais fer*am*n*as ofer*cem *ecursos p**a p*t*ncializar </line>
<line> *s *rocessos na </line>
</par>
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<line> área d* edu*****, abrind* </line>
<line> novas possibilidades *ara complementar </line>
<line> o </line>
<line> ensino formal. Esse* </line>
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<line> *ovos instr**e*tos vêm *mpliand* a i*ter*t**idade * f*exibil**ade de temp* no processo e </line>
<line> educaci*nal, por iss* * po*s*vel *azer uso das redes *ociais pa*a con*ribuir nos p**cessos de </line>
<line> en*ino e aprend*zagem (SILV*; COG*, 20*7). </line>
<line> *es*e aporte, por mei* *o* estudos de Cas*e**s (2004, p. *4), pod*-se e*tender *ue </line>
<line> re**s *ociais são "[...] **des de **municação que envol*em a lin*ua*em simból*ca, os limites </line>
<line> cu*turais, as r*lações de po*e* e a*sim *or diant*". Dest* forma, tem-se e* *e**e que o u*o </line>
<line> destas ferramen*as, alé* de p*tencializ*r os pr*c*ss** de en*ino e aprendizagem po* mei* da </line>
</par>
<par>
<line> proliferaç*o </line>
<line> *e </line>
<line> in*orma**es e atuali*ação d** cont**dos na </line>
<line> in*e*-re*a*ão, pode auxiliar </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> ed*cando a construi* * p*ópri* sa*er d* fo*ma </line>
<line> autônoma, *rí*ic* e refl*xiv*, **a vez que </line>
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<line> *assa a ser a*tor *a construção do próprio saber. </line>
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<line> Neste desenho, Mo*an es*larece que: </line>
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<line> A educação escola* precisa compreender * incorporar mais as no*as lingu*gens, </line>
<line> desvendar os *eu* *ódigos, *o*inar a* possib*lidades *e e*p*e*são e *s possív*is </line>
</par>
<par>
<line> m*n*pula*ões. É importante *ducar para uso* demo**átic**, m*is </line>
<line> p**gressi*t*s e </line>
</par>
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<line> part*cipativos das te*no*ogi*s, q*e fac*li*em a evolução dos indivíduos (MOR*N, </line>
<line> 2 0 * * , p . * 6 ). </line>
<line> Assim, a aprend*z*gem pode s** vista como um pro*esso de cons*rução e reconst**ção </line>
</par>
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<line> do c*nh*c*ment*, o qual </line>
<line> n*o d*m*nstra s*cesso, se apenas as*imilar **eias e c**cepç*es já </line>
</par>
<par>
<line> const*t*ídas, ist* é, a constru*ão do sabe* pa*te do prin*ípio de a*quit*t*r *ovas for*as </line>
<line> estrutu*ais c*gnitivas que permitam novas m*neiras de se *ba*car * ope*ar sobre a *ealid*de. </line>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, art. 5, p. 68-85, mar./a*r. *017 www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
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<line> A*ivida** Inte*disciplinar de *unh* Tecno**gico na Educação B*sic* </line>
<line> 71 </line>
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<line> Do me**o modo, as tec*ologias e, e*pecialmente, a* r*des sociais *unc*o**m como um *eio </line>
<line> didático para *acilitar o* proc*ss*s de *nsinagem, já q*e po**uem *ácil manuseio e *desão, </line>
<line> p*rmit*ndo qu* o **uno encontre seu próprio caminho na ressig*ificação *o conhec*ment*. </line>
<line> Nesta tei*, s*be-s* que os edu*andos e*tã* cada **z ma*s familiari*ados *om ** redes </line>
</par>
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<line> *o*iais e, mes*o q*e </line>
<line> não instituam misturar educação com </line>
<line> o lazer, **i*izam-nas c*m </line>
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<line> *acil*dade e probidade, ac*rretando a ne*essi*a*e </line>
<line> de * *r*fessor, também, u**fr*ir destes </line>
</par>
<par>
<line> **c*ni*m*s em sala *e au*a (*ATR*CIO; G*NÇALVES, </line>
<line> *010). Es*a concepção de uso de </line>
</par>
<par>
<line> t*cnologias é es*encial p*ra extrapola* o espaço f*sico e </line>
<line> ex*eder os **ros da escola, </line>
</par>
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<line> ga*ant*ndo aos múl*iplos educandos * minimizaçã* </line>
<line> nas ba**eiras do saber entre professor- </line>
</par>
<par>
<line> aluno e uma forma difere**e de a*pli*ção *e conteúdos e saberes por mei* </line>
<line> de pes*uisas, </line>
</par>
<par>
<line> ensino e extensão. </line>
</par>
<par>
<line> Diante dest* con*ex*o, es*e ar*igo tem p*r </line>
<line> intuito aprese**ar </line>
<line> um* **vestig*ção </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> ocorr** no </line>
<line> *iés das rede* sociais, com* mecanismo de pr*liferação de id*ias emersã* e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> i*terdisciplin*ridade, co* o ob*etivo de ent*nder, na vis*o de professore* e estuda*tes, *e que </line>
<line> forma trabalho* vincul*do* *o u*o das te*no*ogias e da int*rdi*ciplinaridade pod** qualificar </line>
<line> os proce*so* de ensino e aprendizage*. </line>
<line> A part*r desta i*tu*ção, propôs-se a *or*ação de um grupo fechado no Faceb*ok com* </line>
<line> ins*r*ment* *e pesq*i*a, c*nstituído d* *rofessores e estudan*es. *artindo-se do pressup*s*o </line>
<line> de que se aprende na t**c* e *a interaç** com o o*tro e com o mund*, bu*cou-se, ta*bém, </line>
</par>
<par>
<line> entend*r com* estes sujeitos percebem a possibilidade de utilizar </line>
<line> a *ed* soci*l e </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> in*e*discipl*na*idade para enriqu*cer e qu**ificar a aprendi*a*em. </line>
</par>
<par>
<line> 2 AP*RTES TEÓRICO* </line>
</par>
<par>
<line> A formação *o pens*mento, a c*nstrução da apren*iza*e* e a *onstituiçã* d* saberes </line>
</par>
<par>
<line> *ientíficos relacion*dos ao contexto sociocu*tu*al d* su*eito </line>
<line> são aç*es forjad*s na i*ter- </line>
</par>
<par>
<line> relação entre pro*ess*r e aluno, uma vez que * ap*endizage* ac*ntece </line>
<line> quando há uma </line>
</par>
<par>
<line> intera*ão ent*e </line>
<line> um conhecimento prévio do indiví*uo (contexto) e u*a *nf*rmação nova </line>
</par>
<par>
<line> (cien*íf*co) </line>
<line> que se r*la*iona com um asp*cto </line>
<line> r**e**nte da </line>
<line> estrutura cognitiva *, neste </line>
</par>
<par>
<line> relacion*mento de informações e abstraç*es, *á-se o apr*ndizado significativo. </line>
</par>
<par>
<line> A estrut*ra cogn*tiv* é uma es**utu*a hierár*u*ca de co*ce*tos *ue são </line>
<line> abst*ações </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> e*pe*iên*ia </line>
<line> do indivíduo (A*SUBEL, 1978); nova* ideias informações são ap*e*did*s e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ret*das *a </line>
<line> med*da </line>
<line> em que *xistem </line>
<line> p*n*os de ancoragem. Neste desenho, a </line>
<line> a*re*d*zag*m </line>
</par>
<par>
<line> significativ* ocorre quand* um* n*va *nfo*maç** se </line>
<line> *porta em c*nce*tos relevantes </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 14, n. 2, art. *, *. 68-85, mar./a*r. 2017 </line>
<line> www4.fsa*et.c**.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. B*din, J. C. D. Pino </line>
<line> 72 </line>
</par>
<par>
<line> pree*istent*s na estrut*ra c*gni*iv* de quem *pren*e. Ou </line>
<line> seja, quanto ma*or o grau </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> conhecim*nto do a*uno, in*ormações adquiridas *o longo do processo de aprend*zagem, sej* </line>
</par>
<par>
<line> formal ou informa*, maximizado p*lo u*o da* tec*ologias, ma**r </line>
<line> a probabilid*de de </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ancoragem aos sab*res cientí**cos *o profes*or ocorrer. </line>
</par>
<par>
<line> *ss*m, as int*rações *ue ocorrem na rede ex*rcem um </line>
<line> papel pr*tagon*s** </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *ons*itui**o desta ação, pois *gre**m valores aos processos de ensino e ap*endizagem, tanto </line>
</par>
<par>
<line> pe*a adesão de p*ofessores, *uanto pela qu*b*a </line>
<line> das barr*iras </line>
<line> **ográf*c*s soci*is que e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ciberespaço fo*n*c*. ***ta fo*ma, as redes sociais *assara*, há *ão muito tempo, a ser *ista* </line>
<line> c*mo mecanismos de comunic*çã* e/ou inte*aç** ent*e as pessoas; resultado d*sta a*i*idade </line>
<line> foi a clientela *e prof*ssor*s que passou * c*ns**uir u* per*il nas diversas redes. </line>
</par>
<par>
<line> Essas interaçõe* soci*is, culturais *, muita* vezes, profiss**na*s, que abarcam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ealidade das re*es sociais, têm mostrado, per*odic**ente, frutos positivos aos pr*c*sso* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ens*no e aprendizagem. Por ex*mplo, ao us*r os recursos de red** sociais du*ante uma </line>
<line> disciplina, Minhoto (2012) dem*nstrou que, devido à famili*ridade com o contexto do </line>
</par>
<par>
<line> *acebook, interação dos *lunos *roporcionou * c*n***uçã* ati*a de conh*cimento. Não a </line>
</par>
<par>
<line> obstante, Zancanaro et al. (2012) relat*m q*e as facilidades prese*te* no Facebook </line>
<line> geraram </line>
</par>
<par>
<line> grande m**ivação * ***e*ação d* v*lor *ara os estuda**es. Desta f*rma, tem-*e que es*a r*de </line>
<line> deve ser exp*orada como mecanismo pe*agógi*o-t*cnológico, princ*palment* n* promo*ão da </line>
<line> colaboraç*o no processo educativo, permitindo a *onst*ução *rític* e re*lexiva de in*ormação </line>
<line> * co*hecimento (FERNANDE*, 2011). </line>
<line> Acredita-se que é pos*íve* *proveitar e*sa a*uali*aç*o *o*ent* n*s redes socia*s para </line>
</par>
<par>
<line> maximi**r, de fo*ma c**strutiva e i*terdisci*linar, </line>
<line> os proces*os de en*ino e a*rendizagem, </line>
</par>
<par>
<line> desde que os pro*e**ores e os e*tudan*es se com*rome*a* a usufruí-las de forma a const*ui* </line>
<line> **beres por meio da int*ração com o outro. </line>
</par>
<par>
<line> Ao t*c*nte, faz-s* necess*rio ut*l**ar *s redes s*ciais d* forma </line>
<line> a compa*tilh** </line>
</par>
<par>
<line> *xperiê*cias mais profunda* entre </line>
<line> es*es sujeitos poi*, além d*s **nefícios ligado* aos </line>
</par>
<par>
<line> pr*c*ssos de ensino e *prendi*agem, espe*a-se que a utilizaç*o das tecnologias na educaç*o </line>
</par>
<par>
<line> possa gerar uma autopromo*ão na </line>
<line> relação </line>
<line> pr*fessor-*luno, is*o é, n* medida em que a* </line>
</par>
<par>
<line> ativ*d*des são p*blicadas e os </line>
<line> conteúd*s *ão comp*rtil*ad*s emergem as inte*ações </line>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> interdisc*plina*idade. </line>
</par>
<par>
<line> Ne*te *iés, segundo a pesquisa*ora Cand*ten (2*0*), os recur*os tec*oló*icos têm de </line>
</par>
<par>
<line> ser aplicad*s *m </line>
<line> p*ol </line>
<line> de </line>
<line> uma a*rend*zagem *ignificativa e do acesso *ni*ersal </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> con*e*imen*o, não </line>
<line> em *ul*s de*contextualizadas, *em vínculo com as d*mais discipli*as e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 14, n. 2, art. 5, p. *8-*5, mar./abr. 2017 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ativi*ade I**erdisciplinar de Cunho T*cnológico *a Educ**ão Bá*ica </line>
<line> 73 </line>
</par>
<par>
<line> sem conc*pção pedagógi*a, mas em momentos de contextualiz*ção, ressignifi*ação e </line>
<line> formação. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, pensa-se </line>
<line> que a interdisc**lin**idade pode emergir na r*la**o com * outro, </line>
</par>
<par>
<line> principalmente na medida em que professores de diversas área* do *o*hec*mento trocam </line>
<line> i*e*as e persp*cti*as entre si e com os estudantes, des*nvolvendo ação que Santomé (19*8, p. </line>
</par>
<par>
<line> 70) c*a*a *e interdis*ip*inar, </line>
<line> ou seja, "nível d* associação **tre disc*p*inas, em que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> coop**ação entre várias di*c*plinas provoca </line>
<line> intercâm*ios *eais, isto é, exige verdadei*a </line>
</par>
<par>
<line> rec*procid*de nos i*tercâmbios e, consequentemente, enriquecimentos mútuos". </line>
<line> Neste sosla*o, Calvo (2006), Feital (*006) e Fr*it*s (2006) *e**et*m so*re o estudo </line>
<line> interdisciplinar com* fato* interfere*te n* in*o*poração e na utilização dess*s te*n*lo*ias. A* </line>
</par>
<par>
<line> *es*uisadoras de*taca* *ue as TI*s </line>
<line> promov*m o </line>
<line> *studo *nterdisciplinar e </line>
<line> que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> i**erdisciplinari*ade *ermite int*rpretar os procedimento* de *nc*rporação de tais tecno*ogias </line>
<line> no e*paço escol*r, além de detectar a forma de exp*oraç*o e uti*iza*ão destas ent** os </line>
<line> estud*nte* e professores. </line>
<line> *inda, considera-*e que os profe*sores t*m de prom**er ativid*des favoráveis a um </line>
</par>
<par>
<line> e*tudo *nt*r*isci*li*ar, pois com as poss*bilida**s de </line>
<line> u*ilizaç** das TICs </line>
<line> no proc*ss* </line>
</par>
<par>
<line> edu*ac*onal *ode-*e pe*sar em ori*nta* estas ativida*es </line>
<line> c*m o computador </line>
<line> *ar* </line>
</par>
<par>
<line> contextualiza* esse recu*so em articul*ç*o com novas pro*ostas educacionai*. Ainda, *á de se </line>
<line> consider*r, neste desenho, que J**iassu (1*76, p. 7*) *ssume, para * ques*ão i*terdi*ciplinar, </line>
</par>
<par>
<line> u*a po*tur* "axiomática comum a u* </line>
<line> g*upo *e di**ipli*as *one*as e defini*a no </line>
<line> *ível </line>
</par>
<par>
<line> h**rárqu*co imediata*ente s*peri*r, * *ue introduz a noç** *e fin*lidade". </line>
<line> Po**anto, enten*e-se que o uso da rede *ocial *ar* i*terlig*r ** diferent*s membros *a </line>
<line> escola, a f*m de cogitar a emersão dos sab*res po* meio das i**eraçõ*s i*terdisciplinares *eja, </line>
<line> p*siti*o e qualifica*o. A*inal, as interaçõe* que ocorrem nas re**s promovem a constr*ção de </line>
<line> sa*eres d* forma col*borativa e sign*ficativa; contu**, segundo Souza (*006, p. *8), **ve-s* </line>
</par>
<par>
<line> p*n**r na "*ece***dade de construi* </line>
<line> um ambiente virtual ond* *e tenha como rec*rsos </line>
</par>
<par>
<line> promiss*res a cola*oração * a cooperaçã* dos indivíduos e, sobre qu*lquer desafi*, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> eliminação das sensaç*es de isolamento, </line>
<line> desânim*, ans**dade de*motivação". Destarte, * </line>
</par>
<par>
<line> percebe-se nesta teia a t*ansição do sabe* e a c*nstruç*o do conhecimen*o ** forma colet*va, </line>
</par>
<par>
<line> onde alunos e </line>
<line> profe*sores se </line>
<line> encontram de forma íntegra à atualizaçã* d* </line>
<line> competências </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *abilidades. </line>
</par>
<par>
<line> R**. F*A, T*resi** PI, v. 14, n. 2, art. 5, p. 68-85, ma*./ab*. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. *edin, J. C. D. Pin* </line>
<line> 74 </line>
</par>
<par>
<line> 3 MET*D*LOGIA </line>
</par>
<par>
<line> O objetivo do presente e*tu*o foi alcança*o v*a *tilizaçã* das redes soc**is, ist* *, n* </line>
<line> disciplina d* Seminário Integrado, dis*i*lin* da reo**anização curricular das escol*s es*aduai* </line>
</par>
<par>
<line> do es*ado </line>
<line> do **o *rande do Sul. O professor da referida di*c*plina con*truiu *m </line>
<line> *rupo </line>
</par>
<par>
<line> fec*a*o </line>
<line> no Faceb*ok com o intu*to de util*zar as tec*ologias como mecanis*o, </line>
</par>
<par>
<line> de****adament*, positivo par* pro*if*rar e enaltecer os pro*essos ** ensino e aprendizagem. </line>
</par>
<par>
<line> Os pro*essores do Ensino Médio P**itécni*o (EMP) de **a *s*ola pública </line>
<line> d* </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> munic*pio do *o*te *o *stado ga**ho, assim como os *st*dantes n*tivos desta modalidade de </line>
<line> en*ino, *oram c*n*id*dos a participar *o *iálogo na r*de. O diálogo, q** ocorri* </line>
</par>
<par>
<line> semanal***te, referia-se *s </line>
<line> **ivi**des *ue estavam sendo *es*nvolvidas n* disciplina </line>
</par>
<par>
<line> su*racitada; afinal, com o adve**o da pol*t*cni*, os *rofessores passaram a desen*olver </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> planejamento em conjunt*; f*rma selec*onada para *ue as atividad*s docentes e **scentes </line>
<line> pudess*m ser realizadas *e f*rma i*terdisciplinar. </line>
</par>
<par>
<line> Os dados anal*s*dos emergiram de </line>
<line> uma questão que o prof*ssor d* disciplina ac*m* </line>
</par>
<par>
<line> *encionada dis*on*biliz** n* rede. A dis*ussão qu* levantou </line>
<line> d*dos sob** a re*e*ância e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> impo*tân*ia *m </line>
<line> utilizar as TICs p**a a emersão da inte*disciplinarida*e nos trabalh*s da </line>
</par>
<par>
<line> dis*ip*ina </line>
<line> de Semin*rio I*tegrado perduro* po* quatro meses e, posteriormen*e, foram </line>
</par>
<par>
<line> *nalisados e qualificados, preservando-se a id*nt*da*e de cada participante. Estas interações </line>
</par>
<par>
<line> qu* </line>
<line> emergiram *a rede d**am-se por meio </line>
<line> das concepçõ*s </line>
<line> q*e os estudante* c*rreg*va* </line>
</par>
<par>
<line> sobre a re*ação en*re as TICs e a i*t*rdiscipl**arid*de, uma vez q*e, para Reze*d* (2002, p. </line>
<line> *2), "o u*o das novas tecno*ogias pode *ontribuir p*ra n*vas práticas pedagógicas desde que </line>
<line> seja *ase*do em novas concepções de conhecimento [...]". </line>
</par>
<par>
<line> É cab*vel menci*n*r que a an*l*se </line>
<line> dos da*os apresenta*a a seguir f** realiza*a *elo </line>
</par>
<par>
<line> p*squisador re*ponsável </line>
<line> pel* trabalh*, isto é, a análise parte do pon*o de vista deste </line>
</par>
<par>
<line> pe*qui*ad*r e os dados se refere* aos suj*it*s p*rt*cipantes </line>
<line> da atividade </line>
<line> no gru*o, *ão *o </line>
</par>
<par>
<line> total d* alunos que comportava *al d*sci*l*na. </line>
</par>
<par>
<line> Para melho* de*ignação, *s resul**dos a seg*i* foram anali*ados de </line>
<line> forma quali- </line>
</par>
<par>
<line> qu**titativa, se*do embasados p*r </line>
<line> meio *e au*ores da área que se referem * t*mátic*. As </line>
</par>
<par>
<line> i*terações na </line>
<line> re*e so*ial foram des*nvolv**as p*r ** *stud*nte*, d*s 42 c*nvidados, com </line>
</par>
<par>
<line> faix* etári* semelhante, de escolaridade homogênea e </line>
<line> de </line>
<line> d*vers*s e*nias e afazeres. *uanto </line>
</par>
<par>
<line> a*s profe*sor*s, e* um </line>
<line> percentual de 100% </line>
<line> *aquel*s </line>
<line> que trabalham no EMP e foram </line>
</par>
<par>
<line> convidado* a participar da atividade, apen*s 67% d**es participaram, dentre eles 25% *o sexo </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, art. 5, p. 68-85, mar./abr. 2017 *ww4.fsanet.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A*ivid**e I*ter**sciplin*r de Cunho *ecnológico na Educação Básica </line>
<line> 75 </line>
</par>
<par>
<line> masculino. Quanto à faix* etária, 38% pos**em id*de superior a 4* anos, 37% com idade </line>
<line> entre os 35 e 40 an*s e o re**ante, 25%, com *dade *ntre 2* * 28 an*s. </line>
<line> 4 RESULTADOS E DIS*USSÕES </line>
<line> O intu*to para a utilização das redes ***iais como su**rte à aprendizagem signif*c*tiva </line>
<line> e * coleta d* da*os deu-se pela abrangênc*a e exigência de compreender a est*utura e cu*tura </line>
<line> **ganizacional d* disciplina por meio das interaç*es que emer*iam, visando compre*ndê-la </line>
<line> como estr*tu** adequada à for*ação e emersão de trab*lhos i*terd*scipl*nares; além de que, </line>
<line> na rede, *e *ode conservar privac*dade, ética e políticas de demo*ra*ia. </line>
<line> Assim, seg*ndo Val*nte (2003), o ambiente d* tr**alho virt*al *e configur* como u* </line>
<line> espaço de comunicação e me*i*ti*ação p*op*cio para des*ncadear a coopera**o en*r* docente </line>
</par>
<par>
<line> e d*sce*te, em uma din*mica de interação ent*e </line>
<line> as *essoas e os co*teúdo* c*lturalmente </line>
</par>
<par>
<line> selecio*ado* para este meio. </line>
</par>
<par>
<line> De tal modo, para * comp*ee*são dos d*dos, traz-se n* sequência uma *ma*em q*e </line>
</par>
<par>
<line> reflete </line>
<line> a </line>
<line> *ue*t*o ind*cativa as interações na rede, *od*ndo, *a mes*a, *er obse*vado </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> númer* total des*as inter*ç*es. </line>
<line> Figura 1 - **estão para ent*nder a opinião doce*te e discen*e </line>
</par>
<par>
<line> Fo**e: Elaboração própria. </line>
<line> Fre*te à ques**o, fez-se um* i*te*pretaç*o, *dap*ando-se a Anális* Textual Discursiva </line>
</par>
<par>
<line> (MORAES; GALIAZZI, 1*90), p*ra </line>
<line> extrair fragmentos *** apo*tass*m a ideia dos suj*i*os </line>
</par>
<par>
<line> *elativamente à temática. Ao tocante, foi neces*á*io ramificar os comentário* realizados *elos </line>
<line> *uje*tos sobre a questão para m*lhor c*mpre*nsão da t*mátic*: Tecnologi*s e E**caçã* X </line>
<line> Inter*i*ci*l*narid*de. </line>
<line> Re*. FSA, T*resina PI, v. 14, n. 2, art. 5, p. 6*-*5, mar./a*r. *017 www4.fsan*t.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. Bedi*, J. C. D. Pino </line>
<line> 76 </line>
</par>
<par>
<line> * unitarização realizada s*bre os c*men*ários do* sujei*os, *ara enten*er a visão sobre </line>
<line> * ideia de o trabalho es*ar pa*tado no *so das TICs, fez e*ergir 12 categorias, as qu*is fora* </line>
</par>
<par>
<line> *enci*nad*s ao longo do dese**olvimento </line>
<line> da atividade. O gráfi*o a seg*i* (Gráfico </line>
<line> 1), </line>
</par>
<par>
<line> apresenta, de f**ma analítica, *or meio de uma análise quantitativa, as cate*orias que </line>
<line> s**giram com o des*nr**ar das discussõe*. </line>
<line> Gráfico 1 - Rela*ã* so*re ** ca*egor*as r*fer*ntes a T*Cs na **ica dos su*e*to*. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabora*ão *róp*ia. </line>
<line> Analisand*-se o gráfico, pode-se perce*er que os suj*itos, a*esar de difu*d*rem a id*ia </line>
<line> da qualificaçã* d*s trabalhos desenvo*v*dos na d*sciplina *e Seminár*o Int**rad* pe*a aç*o </line>
<line> **s TICs, compreende* que as mesmas faci*itam a Produç*o do Con*ecimento e * *nteração, </line>
<line> consequentemen*e ele*adas *elo Ac*sso, p*la Facilidade e pel* R*pidez/Pratic**ade na </line>
<line> Prol*fe*ação de Infor*açõ*s *m de**nvolv*r as atividades. </line>
<line> Corroborando a e*ta ideia, Alme*da (201*), e*p*e que: </line>
</par>
<par>
<line> [...]a interaçã* que ** es*abelece nas </line>
<line> redes propicia o des*nvolvimento con*truído </line>
</par>
<par>
<line> dos part**ipant*s por meio de *ed*ações entre es*es pa*ticipa*tes, o meio social * o </line>
</par>
<par>
<line> p*óprio ambient*, cuja **flu*ncia </line>
<line> na e*olução e n* apre**iza*em não diz respe*to </line>
</par>
<par>
<line> apenas à for** como ele fo* estruturado e às respectivas *nform*çõ*s, mas *nfatiza </line>
<line> as *rti*ulações que *e estabelec*m na experiência s*cial (ALM*IDA, 20*1, p. **0). </line>
<line> Alberti (2006, p. 1*2), c**abor*ndo com Almeid*, *nfatiza que "a* TICs utilizadas </line>
</par>
<par>
<line> como *ecurs*s educat*vos assumem *m papel im*ortantís*imo nesse pr*cess*, </line>
<line> um* vez q*e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Ter**ina, *. 1*, n. 2, *rt. 5, p. 68-85, *ar./a*r. 2017 www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Atividade Interdisci*lina* de Cunho Tecnológico na Educa*ão B***ca </line>
<line> 77 </line>
</par>
<par>
<line> têm como *unção estabelecer a intermediação entre o conhecimento ci*ntífico, os a*unos * os </line>
</par>
<par>
<line> do*e*te*". Portanto, </line>
<line> ente*de-se que as *ecnol**ias de*em ser *tili*adas </line>
<line> para valorizar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> apre*diza*em, incen**var a formação perman*nte, a *esquisa de *nf*rmação básica, o debat*, </line>
<line> a discussão, o *iál*go, o r*gistro de documen*o*, a elaboração de traba*hos, a *onstrução d* </line>
<line> reflexão pes**al e a construção de artigo* * tex*os (MASETTO, *006). </line>
<line> *e tal mod*, realizou-s* uma extração d*s *ragmen*os *ue surgiram na *nit*ri*a*ão </line>
</par>
<par>
<line> *obre a rami*icação da *ue*tão *nterd*sc*p*inar nos trabalhos desenvolvidos </line>
<line> na *is**pli*a </line>
<line> *á </line>
</par>
<par>
<line> mencionada. O gr*fico 2 mos*ra em pe*centual as principais categorias que emerg*ram nesta </line>
<line> questão. </line>
<line> G*áfico 2 - Relação so*re as categ*r*as r*f*rentes a interd**cip*in*rid*de na ótica do* </line>
<line> suj*itos. </line>
</par>
<par>
<line> Fo**e: Elabo**ç*o própria. </line>
</par>
<par>
<line> Avaliando-se o gráfico </line>
<line> 2, pode-se entender qu* *s sujeitos *ompr*endem q*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> interdisci*linarida*e n*s at**idades d*senvolv**as na disciplina de Seminári* Integrado foi </line>
<line> abr*ngente, a ponto de Apr*fun*a* os saber*s por meio das Interações que s**g*am na r*de; </line>
<line> lo**, um trabal*o no v*és tecnológico *** em*rgir a i*te*disci*linaridade, na *edid* *m que </line>
</par>
<par>
<line> se p*ssibilita, com* des**cad* p*los *ujeitos da pesquisa, Facilidade, C*mpr*me*im*nto </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> En**q**c*mento aos sabere* sociais à luz do i*t***â*b*o cient*fico. </line>
</par>
<par>
<line> Ne*ta </line>
<line> linha, Pinheiro (2*06, </line>
<line> p. </line>
<line> 47) relata </line>
<line> *ue * interdisciplinaridade "não dev* ser </line>
</par>
<par>
<line> entendida apena* como um </line>
<line> trabalh* </line>
<line> c*le*ivo ou como um *imples olhar de di*erentes </line>
</par>
<par>
<line> âng*los". As*im, entend*-*e que a interdi*c*plin*rid*de é transp**i*ão desses li*ites, pois a </line>
<line> *ev. F*A, *er*sina PI, v. 1*, *. 2, art. 5, p. *8-85, mar./a*r. 2*17 www4.fsane*.com.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. Be*in, J. C. D. Pi*o </line>
<line> 78 </line>
</par>
<par>
<line> neste berço devem-se a*regar novo* conheciment*s e *riar su*sídios para um* melho* </line>
<line> compr*en*ão *cerca *o tema pr**osto no m*ndo científ*co. </line>
<line> A qualificação deste *ra*alho der*va da o*ortun*dad* de os prof*sso*es estarem *m </line>
<line> co*stan*e *nte*a**o c*m os e*t**ant*s, pois na t**a d* rede, analisando a im*g*m 1, em que </line>
<line> **arece* 96 int**ações, pode-se perceb*r que exist* interação *íncrona entre o* suj**tos; a </line>
</par>
<par>
<line> relação professor-aluno cresc* co* * passar do tempo * extra*ola os mu*os da escola; </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> aprendizagem deixa de oc**r*r apenas n* forma e no esp*ço formal. </line>
</par>
<par>
<line> Para *elhor *ompreensão, apresen*a-se, por *e*o da *eoria de Grafo, o grafo 1 q*e </line>
<line> si*ula a *igação/i*tera*ão e*tre o* sujeitos, destac*ndo-se os nós e a* liga*ões. </line>
<line> Grafo 1 - In*e*açã* entre os suje*to* - nós e ligações. </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: El**o**ção própria. </line>
<line> Por mei* do grafo, pode-se pe*cebe* que o* integrantes, além de re*pond*rem à </line>
</par>
<par>
<line> questão disponib*lizada </line>
<line> na rede pe*o *rofessor d* Sem*nário *nte*rado, int*ragem ent*e si, </line>
</par>
<par>
<line> buscando comp*ementações, críticas ou *uges*ões </line>
<line> aos demais, co*struindo conhecime*tos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sabere* d* forma a*tôno*a, crític* e refl*xiva no conví*io com o *utro. Afi*al, para que o </line>
<line> apren*izad* seja r*almente signifi*ativo é necess**io que haja uma mud*nça na estrutura </line>
</par>
<par>
<line> cogni*iva d* ind*víduo e não somente acréscimos de informações; logo, pode-se dizer q*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> apre*dizagem *i*nificativa acontece na *nt*ração e*tre o co*hecim*n*o adqui**do e o </line>
<line> conheci*ento prév*o; *rocesso *e interação em *ue conceitos mais rele**nt*s e *nclusivos </line>
<line> Rev. **A, Teresina, v. 14, *. 2, art. 5, p. *8-85, *ar./abr. 2*17 www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A*ivid*d* Inte*d*sc*plinar de Cunho *ecnológico na Educação B**ic* </line>
<line> 79 </line>
</par>
<par>
<line> intera*em com * nov* e se ancoram, in*orpor*ndo-o e a*sim*land*-o, mas também, </line>
<line> *od*ficando-o *m f*nção des*a ancora*em (MOR*IRA, *016). </line>
<line> No grafo, *s qu*drad*s *zuis são os sujeitos recebendo *ndicações, enquanto q*e as </line>
<line> *olinhas verme*has são os mesmos sujeitos, *bs*rve a numeração, fazen*o considerações. </line>
<line> Po*e-se averiguar tal *a*o pela seta in*ic*da na ligação, *st* é, os vermelho* p*ss*em u*a </line>
<line> **ta *e indic*ção, e*quanto que os azuis uma seta de *ec*bimento. </line>
</par>
<par>
<line> S*gu*do Castells (1999) a </line>
<line> n***o ** rede </line>
<line> *e*onstra *m c*njunt* de nó* </line>
</par>
<par>
<line> interconect**os *ue, ** ac*rdo com Recue*o (200*, p. 2*), "são os *rimeiros elementos *a </line>
<line> rede soc*al; [...] trata-se das *essoas envolvida* na rede q*e se *nal*sa, [...] atuam de forma a </line>
<line> moldar as estrutura* sociais, através da interação e d* cons*i*uição de laç*s socia*s". </line>
<line> Nest* emba*o, Alves (201*, *. 159), remete que "[...] a apren*izagem em rede *nfatiza </line>
</par>
<par>
<line> *rocessos colabora*ivos na medida em que permite *o grupo v*v*n*iar distin*os p*péis </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> momentos, no* quais a co*u*icação é descentr*lizada, permi*indo q*e diferentes vo*es sej*m </line>
<line> e*c*ta*as". A **l**oração exige au*onomia e não sub*issão; o* sujeito* s** pares, coautores </line>
<line> nos dife*entes processos de cria*ão e (re)*on*trução de conhecimento. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, </line>
<line> na tabela 1 abaixo, trazem-se *r*gmentaçõ*s em*íri*as da r*d* pa*a que, de </line>
</par>
<par>
<line> *erta forma, possa ser ent*ndi*a/int**pretada a r*al vi*ão d*s su*eitos no desen*olvimento dos </line>
<line> trab*l*os vinculados ao uso das tec*ologias par* qualifi*a**o da ap*endi*agem, via emersão </line>
<line> da *nter**sciplin***dade na poli*ecn*a. Portanto, a*resentam-se passag*ns verídicas das </line>
<line> interaç*es que ocorreram na *e*e a respeito dos requisit*s que os sujeito* aval*am c*mo </line>
<line> meca*ismos para emer*ir a interdisciplinarida** p*r *e*o das TICs na *olit***ia. </line>
<line> Ta*ela 1 - Esc*ituras *os suj*itos *o dec*r*er d* diá*ogo na rede. </line>
<line> Sujeito Escritura </line>
</par>
<par>
<line> O tra**lho rendeu bons frutos, ao **lacionar com êxito um assunto </line>
<line> de s um a </line>
</par>
<par>
<line> importância com ferr*m*nta *e uso massivo no dia dia a </line>
<line> da gra*de massa </line>
</par>
<par>
<line> Alu*o 1 </line>
<line> jo*em, o Fa*eb**k, consc*entizan*o os *duc*ndos e </line>
<line> educ*do*es a usarem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> me**a com seriedade, *ostrando-lhes que, se utilizada d* maneira c*rreta, </line>
</par>
<par>
<line> pode promover aç*es su*t***áveis de grande rep*rcussão, </line>
<line> *nterlig*ndo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> conh*ci*ento nas *ifer*ntes áreas do sa*er. </line>
</par>
<par>
<line> A introdução </line>
<line> de um tra*alho d*senvol*id* de*tro da *scol* em uma *ede </line>
</par>
<par>
<line> social é capa* de gerar di*e*sos bens favorávei* *os educandos e educadores. </line>
<line> Professor * *ive*os em um mun*o o**e a tecnologi* está em **ntato com todos, atraindo </line>
</par>
<par>
<line> c*d* *ez mais a a*enção. Com *sso, </line>
<line> é </line>
<line> de ext*e*a importância que se busque </line>
</par>
<par>
<line> trazer o es*udo e a escola para dentro *esta* redes so***is, on*e a diversão e o </line>
<line> lazer estarão *igado* à educação e ao desenvolvimento da i*terdisciplinaridad* </line>
</par>
<par>
<line> em deter**nado tema. Todos esse* fatores le*am *ducando </line>
<line> e educador </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> demonstrar mais i*t**esse e te* maior d*t**min*ção naquil* que e*tá sendo </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *4, n. 2, art. 5, *. 68-**, ma*./abr. 20*7 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. *edin, J. C. D. Pi** </line>
<line> 80 </line>
</par>
<par>
<line> *roposto *elo ensino. </line>
<line> Est* modo d* en*ino fez co* q*e pudésse*o*, p*r meio de re*es sociais, nos </line>
</par>
<par>
<line> comunic**, apr*nder e compartilhar ide*as * críticas c**s*rut**a* para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Alu*o 2 </line>
<line> apr*n*izagem; é uma fantástic* forma </line>
<line> de en*ino *d*tada pelo *rofe*sor pois </line>
</par>
<par>
<line> dev*do aos ava*ços tecnoló*ic*s, tem se tornado </line>
<line> uma maneira *ais ágil </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ompatível com *o*so mundo, [...] podendo enten*er e divi**r ideias </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desco*ertas. A qualificação dos trabalho*, diante as *reas d* *onhecim*nto, </line>
</par>
<par>
<line> foi *e sum* i**ortância, pois, </line>
<line> as*im, co*seg*imo* enriquecer *r*b*lho e o </line>
</par>
<par>
<line> adquirir mai* conhe**m*nto referente ao assunto que buscamos estudar. </line>
</par>
<par>
<line> O tra*alho reali*ado *oi </line>
<line> de suma impor*â*cia **ra * c*escim*nto individual e </line>
</par>
<par>
<line> Aluno 3 </line>
<line> co*etivo, uma vez que </line>
<line> as tarefas pro*ostas *m sala de a*l* *i*ha* d* s*r </line>
</par>
<par>
<line> elaboradas pelo </line>
<line> grupo, **, ext*aclas*e, indivi*ual. Além de *romove* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> inte*disciplinari*ade tanto para com profes*ores qua*to alu*os, os </line>
<line> trabalhos </line>
</par>
<par>
<line> no* deu </line>
<line> visão e ba*e regu*a* para u*ufr***mos deste </line>
<line> conh*cimento for* da </line>
</par>
<par>
<line> escola, c*mo, por exemplo, </line>
<line> no Ens*no Super*or. [...] os res*ltados foram </line>
</par>
<par>
<line> sati*fatórios e enriquecera* a ap*endizagem </line>
<line> de *uem p*omoveu e d* qu*m </line>
</par>
<par>
<line> a*xi*iou. A ideia de usar as redes s*ciais c*mo forma de *lastrar *s trabalhos </line>
<line> *oi muito cri*tiva, já que a Internet é * meio mais usado *ara a *roliferaç*o de </line>
<line> informaç*es, e, al*m dis*o, prende no**a aten*ão muito ma*s que qua*qu** </line>
<line> outro m*todo. </line>
<line> Fon*e: Elabora*ão própria. </line>
<line> Os fr**mentos acima relata* *e forma singela a necessidade de *s pro*essore* </line>
</par>
<par>
<line> usufruí*em meca*is**s tecn*lógicos </line>
<line> como *p*ra*os **dáticos, pois auxilia* de *orma </line>
</par>
<par>
<line> pos*tiva e ex*cerbada o* processo* de ensino e aprendizagem. Assim, a escola qu* preza po* </line>
</par>
<par>
<line> *ualidade na </line>
<line> apren*iz*gem, de cert* forma, te*á que in*egra* as TICs </line>
<line> de modo e*ici**te </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c*íti*o, s*m per**r de </line>
<line> vista os ideais hu**nistas da modernidade, *ostrando-*e cap** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> co*ocar as **cno*ogias a serviço do sujeito ** educação (BELLON*, 199*). </line>
<line> Por *im, d*staca-se que os professores precisa* desenvolv** competênci*s e </line>
<line> hab**id*de* **ra utiliza* as t*cnologias de manei*a * emergir a interdisc**lin*rida**, pois t*da </line>
</par>
<par>
<line> a con*u*a e a habilidade estão centr**as n* </line>
<line> capacidade de motivação, interess* * ap*io *os </line>
</par>
<par>
<line> est*dant*s, *em **mo na prep*ra*ão d* ambie*te * na organi*a*ão de m*teri*is. Portanto, os </line>
<line> **unos deix*m de ser rec*ptores de i*formações e p*ssam a s*r construtore* e s*cia*izadores </line>
<line> de conhecime*to (ANDRADE; V**ARI, 2011). </line>
<line> 5 CONS***RAÇÕES FINAIS </line>
<line> Trab*lhar de f*rma prazerosa **ra qualif*c*r *s *rocess*s *e ensin* e *prend*zage*, </line>
<line> tornando os conte*dos **entíf*cos mecanism*s para a construção social e cu*tural do </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 1*, n. 2, art. 5, p. 68-85, mar./abr. *017 www4.**anet.**m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A*ividade I*ter*iscipl*nar de Cunho T*cno*ógic* *a *ducação *ási*a </line>
<line> 81 </line>
</par>
<par>
<line> e*ucando, é um gra*de desafio, mas, com o passar </line>
<line> do *emp* e por *eio da f*rmação </line>
</par>
<par>
<line> continu*da do prof*ssor, d*ve ser supe*ado </line>
<line> diaria**nt*. A*sim, a*ordar art*f*tos </line>
</par>
<par>
<line> *ecno*ógicos </line>
<line> q*e *xtrav*sam *s paredes da sala </line>
<line> de aul* e que pod*m, concomitantemen*e, </line>
</par>
<par>
<line> express*r*m-se por meio de di**ren*es l*nguagens, </line>
<line> t*m se *ornad* uma forma ímpar e </line>
<line> *nica </line>
</par>
<par>
<line> de o professor alcançar se*s objetivos em sal* </line>
<line> de aula, a fim de construir um ambiente de </line>
</par>
<par>
<line> aprendiz*gem r*gado no *aber e na inte*aç*o. </line>
</par>
<par>
<line> Este desenho se de*dobra *as relações que se esta**lece* entre os sujeit*s que </line>
</par>
<par>
<line> vivencia* e*tes fat*s, </line>
<line> pois existem inú*era* trocas de experiê*cias e s*beres, discutições </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> situações de c*nflitos, além ** *riação de *éto*os simultân*os à aprendizagem po* m**o de </line>
<line> crí*icas, s**estões e *preciaçõ*s na r**e. Ne*te viés, o d*se**olvimento da ativida*e rel*tada </line>
<line> neste artigo opo*tunizou *eflexõ*s e a*rendizagens signif**at*vas tanto para os professores </line>
<line> quanto para os estudantes, sensibi*izando-os por m*io do convívio com o out*o. </line>
</par>
<par>
<line> Nesta esf*ra, relata-se que *sse* av*nços vêm ao e*contro dos objetivos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> aprendizagem aberta e *ermitem o desenvolvimento de açõe* *ducacionais a **rti* *e </line>
</par>
<par>
<line> c*ncepçõ*s mais \construti*is*as\ do **oc*sso de apre*dizagem ** suje*tos *d*l*os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ut*nomos. *ss*m, </line>
<line> *ntend*-se que a atividade desenvolvida n*s redes soci*is foi d* suma </line>
</par>
<par>
<line> import*ncia aos s*jeitos participantes, pois s* de*tacou a intera*ão p*ra u*a *du**ção de </line>
<line> qu*li*ade, de coo*eração * comprom*timento com o *oletivo, *orporif*c*ndo o conheci*ento </line>
<line> como rede, d* manei** descentra*izada e *nventiva. </line>
<line> Destarte, entend*-s* q*e o uso d*s tecnolo*ias como mecanismo* *ar* a asso*ia*ã* </line>
</par>
<par>
<line> das áreas do </line>
<line> conh*ci*ento e * *mers*o d* interd*sciplinari*ade **s trabalhos desen*olvidos </line>
</par>
<par>
<line> na di*cipl*na d* *eminário In*egrado f*i *mp*rtantís*im* p*ra a pro*iferaçã* dos sab*res *os </line>
<line> proc*ssos de ensino e aprendizagem. Do m*smo *odo, entend*-se qu* a i*t*rdisci*l*na*idad* </line>
</par>
<par>
<line> é o nív*l </line>
<line> intermediário na hierarquia onde se busca a cooperação en*r* </line>
<line> as mai* variada* </line>
</par>
<par>
<line> disciplina* para o al*ance do objetivo comum; moment* *m que a c*operaç*o das disci***n*s </line>
<line> provo*a intercâmb*os rea*s, revelando re*iprocida*e e interatividade na* relações </line>
<line> *s*abelecidas. </line>
<line> Desta forma, c*nsidera-se *ue os *rocessos da ensinagem tê* sua i*ópi* a p*rtir das </line>
</par>
<par>
<line> relações que se estabelecem entr* os sujei**s, e*pecificamente </line>
<line> v*a util*zação das T*Cs, </line>
</par>
<par>
<line> exp*e*sando-se como equip*ment*s coleti*os de *onh*cimento e </line>
<line> prop**açã* do *abe*. </line>
</par>
<par>
<line> Entre*anto, *ss* ide*a de i*serção de tecnologia* *o trabalho docente pr*cisa e*tar </line>
<line> f*ndamentad* * embasad* nos *b**tivo* do profes*o*; a**nal, es*a ins**ção *rec*sa ir além do </line>
</par>
<par>
<line> simp*es fato te*nológi*o, </line>
<line> *erpass*ndo *o estáti*o *ara </line>
<line> interat**o; do autom*t*sm* par* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 2, art. *, p. *8-8*, ma*./abr. 20*7 </line>
<line> www4.fs*net.*om.br/revista </line>
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<page>
<par>
<line> E. Be*in, J. C. D. Pi*o </line>
<line> 82 </line>
</par>
<par>
<line> esté*ica; do autor p*ra au*or*a coletiva; do cli*hê para a semiose i**mit*da na criação </line>
<line> colaborativa. </line>
<line> *or **m, res*alta-se que as redes socia*s, po* *ntermédio da ativ*dade desenvolvi*a no </line>
<line> Facebook, p*dem ser pen*adas a *artir ** paradigm*s multiplicado*es e* abordage*s </line>
</par>
<par>
<line> in**rdi**iplinares nas rel*ções en*re c*nhecime*to cie*t*fico e s**** </line>
<line> popular, perfa*endo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> co*etiv*d*de cons**tuída *m ativid*des baseadas na cooperação e colaboração. *o mesmo </line>
</par>
<par>
<line> *odo, *ve**g*ou-se o desencadear *e *ções que </line>
<line> permitiram a articulação e a </line>
<line> troca </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> concepções entre os prof*ssor*s * o* estuda**e*, amplian*o a*eq*a*a*ente as com*etências e </line>
<line> habilidades em se trabalhar com TICs à *uz da in*e*disciplinaridade na po*itecnia. </line>
<line> REFE*ÊNC**S </line>
</par>
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<line> *LBERTI, E. R. P*lít*ca </line>
<line> de formaçã* *e </line>
<line> pro*e*sores mediada </line>
<line> pe**s *e*nolo*ias de </line>
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<line> &*rm=i*o> *c*s** *m: 15 dez. 2016. </line>
<line> B**GATTI, *. P.; *VERETT, M. G.; FREE*AN, L. C. UC*NET 6 *or Windows: </line>
<line> *o*tw**e *or social *etwork an*l*s*s. Har*ard: A*al*tic Te*hnolog*es, 20**. </line>
<line> CAL*O, V. C. N. Argumentaçã* *o *is**rso sobre a p*át*ca d**en** no ambiente dos *rtigos </line>
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<line> =89463 > Aces*o *m: 20d*z. 2016. </line>
<line> CANDATE*, F. B. Traj**ória* e s*beres na c*nc*pção *o*re o *so *as tecnologias </line>
<line> *i*it**s no ensi** sup**ior: o caso da UR* - CAMPUS d* Fr**erico W*stpha*en/RS. 2*06. </line>
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<line> __________, M. A. Era *a Informação: A S*ciedade em R*de. Volume 1. 8ª *dição. São </line>
<line> Paulo: Editora Paz e *erra, 698 *, 2004. </line>
<line> *EITAL, A. A. B. Na tecedura d* rede mais um nó ** faz prese*te: a **rmação con**nuada do </line>
<line> professor *ara o uso do (a) *ompu*ador/*nter*et na escola. 2*0*. 1*5f. D*sse*tação (Mestrad* </line>
<line> em Edu*ação) Unive*sidade Feder*l de Jui* de Fora, Juiz de F*ra, 200*. *isponível em: </line>
<line> http://www.domi**op*blico.g*v.b*/pesqu*sa/DetalheObraForm.d*?select_action=&co_obra=2 </line>
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<line> FERNANDES, L. Redes Soc*ai* O*l*ne e Educação: Contributo do Faceboo* no Co*t*xto </line>
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<line> J. C. D. Pino </line>
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<line> 2) anál*se e int*rpr*tação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elab*ração do r*scunho ou na *evisão crítica d* conteú*o. </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
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