<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 3, art. 1*, p. 175-192, mai./jun. 2017
</line>
<line>
I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298*
</line>
<line>
http://dx.do*.org/10.*2819/2017.14.3.10
</line>
</par><par>
<line>
Modelo de Excelência de Tr*inador*s Expert Brasileiros de Ginásti*a *eróbica
</line>
<line>
E*ce*lence **del of Expert B**zilian Coac*es of Aerobi* Gymn*s*ics
</line>
</par><par>
<line>
Luiz H*nrique Rezen** Maci*l
</line>
<line>
Doutor e* Adm*nistr*ç*o pela U*iversidade Federal *e L*vras
</line>
<line>
Professor ** *niversid*de Federal de La*ras
</line>
<line>
E-mail: *hrmaciel@ho*mail.com
</line>
<line>
Adriell* Ca*oline Ribeiro L*pes
</line>
<line>
Gradu*çã* em Educa**o Físic* da *niversidad* F**eral de L*vras
</line>
<line>
E-mail: adrie*l*.crlopes@g*ail.com
</line>
<line>
Nara *dreira Alencar
</line>
<line>
Gr*dua*ão em Educaçã* Fís*ca *a Uni*ersidade *ed*r*l de Lavra*
</line>
<line>
E-ma*l: narexxx@gmai*.com
</line>
<line>
Christian Passos Andrade
</line>
<line>
G*aduação em Educ*ç*o *í*ic* da Un*ver**dade Federal de L*v*as
</line>
<line>
E-m*il: chrisan*rade19@y**i*.com
</line>
<line>
Daniele Cristina Ro*rigue* M*ciel
</line>
<line>
Mest**d* em E*ucação p*la Univers**ade Fede*al de La*ras
</line>
<line>
Gradu*ção e* Educação *ísica pe*a Facu*dade Pres**teriana G*mmon
</line>
<line>
E-mail: dan*ele*r*aciel@hotmail.com
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Endereço: Adrielle *aroline R*bei*o *opes
</line>
<line>
A*tigo recebido em 14/0*/2017. Últim*
</line>
<line>
ve**ão
</line>
</par><par>
<line>
Depa*tamen*o de Ed*c*ção F*sica, Campus Unive*sit*rio
</line>
<line>
recebida em *1/04/2017. Aprovad* e* *2/0*/2017.
</line>
</par><par>
<line>
da UF*A, caixa post*l 30*7, Lavras/MG.
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
L. H. R. Maciel, A. C. R. Lopes, *. E. Alenca*, C. *. Andrade, D. C. R. Maciel
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
U*ando preceitos da pesqui*a co*nitiva e do *es*mpenho exp*rt, este est*do obje*i*ou:
</line>
<line>
**ent*f*c** e descr*ver *a**res *omu*s, *efer*ntes *o treiname*t*, *presen*ados p*r quatr*
</line>
<line>
*r*inadores b*asileiros expert de Giná*tica Aeróbica, a partir da execução *e uma tarefa
</line>
</par><par>
<line>
proposta, e apre*entar
</line>
<line>
dedutivamente um modelo
</line>
<line>
de *xcelê*cia deste grupo. Funda*entado
</line>
</par><par>
<line>
no *rot*col An*l*sis e *o mapa cognitivo 3, as na**ati*as dos trei*adores foram *ravadas,
</line>
</par><par>
<line>
transcritas e organizadas em **aning units. Os res*ltados originaram u* mapa c*gnitivo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
indicar*m que treinamento, elementos, c*ndicio*ame*to mental e coreografi* são as
</line>
</par><par>
<line>
c*tegorias d* conhecime*to qu* nort*aram a *tuação dos treinadore*.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras Chave: Map* Co*nitivo. Trein*dor. Desempenho Expe*. Ginástica A*róbica.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTRA*T
</line>
</par><par>
<line>
Using princi*les of cognitive re**arch and expe*t performanc*, this study aimed to: id*n*ify
</line>
<line>
an* d*scribe common factor* relating *o training, from fo*r Br*z**ian Aerobic Gym*astic*
</line>
<line>
expert tr*iners f*om the implementation *f a *r*pos*d task and *resent deductiv*ly *
</line>
<line>
exce*lence model *f t*is gr*up. Based *n P*otocol Analysi* *nd cogni**ve map 3, the
</line>
<line>
nar*a*ives of coa*hes *er* *ecorded, transcr*b*d and organized into mean*ng units. The
</line>
</par><par>
<line>
*esults gave a *ognitiv* map and ind*ca*ed t*at
</line>
<line>
tra*ning, element*, menta* conditioning and
</line>
</par><par>
<line>
c*oreo*ra*hy a*e the catego*ies of k*owle*g* that guided *h* co*c*es\ ac*ions.
</line>
<line>
Key W*rds: Cogni*ive Map. *oach. Expe*t Performance. Aerobic *ymnastics.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te*esina, v. 14, n.3, art. 10, p. 175-**2, mai./jun. 201*
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Modelo de Excelênc*a de Treina*ores E**er* Brasileiros d* Ginást*** Aerób*ca
</line>
<line>
177
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Atingir *ltos *í*eis de d*s*mp*nho, *xecu*a* e desenvolver habilidades cogn*tivas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
motora* *om perfeição é o f*co de grande *art* dos in**v*duos relac*onados ao *sporte de alto
</line>
<line>
r*nd*mento. De acordo com Moraes (*003), *queles *ue possuem a *xperiênci* * capaci*ade
</line>
<line>
de ex*cutar *ais habilidades com grande efi*iênci* *ão consider*dos in*i***u*s *xper*, o *ue é
</line>
<line>
al*ejado por tr*ina*or**, atletas, di*igentes e demais envolvidos co* o e*po*te.
</line>
<line>
A Ginástica Aeróbica (GAE) é *ma modalida*e regida pela Federaç*o *nt*rna*ional
</line>
<line>
de Gi*ás*ica (*I*), *endo o Brasil, d* a*ordo com a Confedera*ão Brasileira de Gin*st*c*, um
</line>
<line>
dos p*íse* com mais t**ul*s *undiais (CB*, 2*16). Os resultados d* gin***** brasil*iros em
</line>
<line>
campeonatos in*ernacionais fazem com que vários país** se interes**m *elos tr*inadore*
</line>
<line>
br*sil*i**s, send* e*tes con**derados ex*erts pela sua atuação. * exemplo de**a a*i*maç*o há
</line>
<line>
treinadores d* GAE brasi*eiro* que atuam em **uipes de paí*es como Esta*os Unidos,
</line>
<line>
H*lan*a, I*á*ia * Japão (LEMOS; SAM**S*I; CHAGAS, 1997; L*M**; CASTOR;
</line>
<line>
*UGUS*O, 20*1).
</line>
<line>
Além d* estr**u*ar e admini**rar o a**iente de treinament* (MORAES, *99*), os
</line>
<line>
treina*ores são respon*áveis pela *anutenção d* m*ti*açã* dos atle*as du*ante o treina**n**,
</line>
</par><par>
<line>
bem
</line>
<line>
com* por orientá-los a d*scans*r e s* recuperar *anten*o, *ss**, um eq*ilíbrio e a
</line>
</par><par>
<line>
evitando a *adi*a (DEAKIN; COBLE*, 2*03; S*LMEL*; *ORAES, 2003). *abend*-*e da
</line>
<line>
i**ortânci* d* tr*i*ador para o bom desem*enho esportivo d**e-*e, tam*ém, *ons*de*ar que
</line>
<line>
é fund*me*ta* que es*e es***a bem pre*arado ante* de a*sumir a liderança de uma equipe. Na
</line>
<line>
formação dos *rein*dores devem-se considerar fa*ores que visem à aquis*ção de habilidades,
</line>
<line>
co*o o contr*le do estresse, o tr*in**ento da *o*ivaçã* e as téc*icas de c*mu*i*a*ão, co*o
</line>
<line>
sugere* Wei*b*r e Go*ld (2001).
</line>
<line>
A partir d* seleção dos tr*inad**es ex**r* (ERI**SON et a*., 2*06), ou se*a, em sua
</line>
<line>
atuação e *on*ext* es*ecíf*co*, considerando-se o resultado dos *eus **l*tas, torna-se
</line>
<line>
imp*r*ante iden**ficar os aspecto* relacionad*s à sua atuação d**ante o t*ei*a*ento * as
</line>
<line>
comp*ti*õ*s, que o l*varam a atingir es*e nível. **ravés d* *dent*ficação de *a*s aspect*s
</line>
<line>
tornar-se-* possível, *en*re outros *atores, a *arac*e*i*ação da a*uação dest* grup* de expert.
</line>
<line>
Neste presente estu*o, esta, repre*en*açã* ser* ilustrad* por um *apa c*gnitivo.
</line>
<line>
Portanto, o que objetivou e*t* investigaçã* foi identificar * descr**er ca*acterísticas d*
</line>
</par><par>
<line>
tre*nador** expert
</line>
<line>
de GAE bras*lei*os em su* *orma de trei*ar os seus a*letas na busca
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
*esempenho e*per*, a **ber, 1) ide*tificar e descrev*r fatores c*muns, *ef*ren*es à atuação d*
</line>
</par><par>
<line>
um g**po d* treinadores br*sileir*s exp*rt de G*n**tica Aeróbica Esportiva,
</line>
<line>
durante
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, *. 14, n. 3, art. *0, p. 17*-192, mai./ju*. 2*17 w*w4.fsanet.*om.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. H. R. **cie*, A. C. R. Lopes, N. E. *lenc*r, C. *. *ndrad*, D. *. R. Maciel
</line>
<line>
1*8
</line>
</par><par>
<line>
e*ecução de uma tarefa proposta, a partir da meto**l*gia do Pro*o*ol An*lysis de Ericsson e
</line>
</par><par>
<line>
*imon (1984) Eri*sson * O*ive* (*9*8); e 2) apresentar, *
</line>
<line>
*ed*tivament* * m*de*o *e
</line>
</par><par>
<line>
excelê*cia *e*te g*upo, s*guindo o* prece*tos do mapa cognitivo *, para explanaç*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
estr*tura de conhe*imento qu* nortear*m as sua* *arrativas.
</line>
</par><par>
<line>
2 MET*DOL*GIA
</line>
</par><par>
<line>
Realiz*u-se uma abordage* cognitivis*a que, s**undo Simon e Chase (1973), permite,
</line>
<line>
indutivamente, coletar **dos e *orm*nor*s descritivos sobre os trein*dores, *ujas informações
</line>
</par><par>
<line>
objetivam estima* o fe*ôm*no c*mpr*ensão do* comportamentos **s tre***dores, a *artir e
</line>
</par><par>
<line>
da
</line>
<line>
per**ec*iva deles me*mos. O estudo *oi voltado à aná*ise das narrati*as dos inve*tiga*os
</line>
</par><par>
<line>
que, posteri*rmente fo*am d*dutivament* categoriz*das, obedecendo *o proced*men*o
</line>
<line>
qualitativo (LAKAT*S; MARCO*I, 2**0), p*ra repr*se*tar a estrutu*a de *aciocínio dos
</line>
<line>
trei**dores investigados *es*a pesquisa.
</line>
<line>
2.1 Definição *a Amos*ra e Part*ci*antes
</line>
<line>
Os trein*do*es que compuseram a amostra do es*udo fo*am a*u*les q**: 1) atua*a*
</line>
</par><par>
<line>
em *quipes
</line>
<line>
de gi**stica aeróbica espor*iv*, filiadas à federação *o *eu estado
</line>
<line>
e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
Confeder**ã* B*asileira ** Ginás*ica; 2) tiveram e* su* equipe, e *ob a sua ori*ntaç*o atletas
</line>
</par><par>
<line>
que conquistaram, no mínimo, o
</line>
<line>
título de campeõ*s
</line>
<line>
b*asil*iros n* m*dalidad*; e 3) *iveram
</line>
</par><par>
<line>
em sua equi*e e sob a **a orientação
</line>
<line>
atl*t*s
</line>
<line>
com c*assificação *o ranking d* Feder*ção
</line>
</par><par>
<line>
Inte*nacional de Ginás*ica.
</line>
</par><par>
<line>
* p*rt*r dos critér*o* de inclu*ão identificaram 10 t*einadores, dod quais for*m
</line>
</par><par>
<line>
s*lec*on*dos os 4 tre*nadores c*m os m*lhores resultados. O g*upo *oi composto
</line>
<line>
por
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
tr*in*dores do g*ne*o feminino e
</line>
<line>
1
</line>
<line>
treinador do *ênero *asculino, com média de idade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
41,5 a*os (DP=3,109), e tem*o *e e*periência com mé*ia *e 17,5 anos (*P= 1,*15). Todos
</line>
<line>
tinha* pós-g**d**ção, sendo 2 treinadores com *specialização *m Treinamento Esportivo, 1
</line>
<line>
trei*ad*r com esp*cialização em Danças Contempor*neas e o *lti*o é dout** em C*ências d*
</line>
<line>
E*porte.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, Te*esina, v. 14, n.*, art. 10, p. *7*-19*, mai./*un. 2017
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*odelo de Excelência de Tre*n*dor*s Exper* Bra*ilei*os de Gin*stica Ae*ó*ica
</line>
<line>
179
</line>
</par><par>
<line>
2 .2 Instrumento
</line>
</par><par>
<line>
Para a con*uç*o *a pe*quisa, os materi*is utilizado* fo*a*: a) q*est*oná**o d* dados
</line>
<line>
dem*grá*icos; b) os procedime*tos do Protocol Analysi* (*RICSSON; S*MON, 1984;
</line>
</par><par>
<line>
ERICS*ON; O***ER, 1988), o*ed*cendo às etapas
</line>
<line>
da o*servaç*o do
</line>
<line>
proces*o e d*
</line>
</par><par>
<line>
obs*rv*ção pós-*roce*so; c) um gravador di*ital do telefone cel*lar da m*rca So*y Ericsson,
</line>
</par><par>
<line>
modelo W61*i Walkman; e d) um monitor
</line>
<line>
de víd*o para aná*ise de rotinas de a*letas
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
clubes dos treinad*res e
</line>
<line>
em sala*
</line>
<line>
de reunião. *oram gravada* a* informaç*es so**e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
que*t*onári* demográfico
</line>
<line>
e as narrat*v*s *** *rein*dores sobre difere*tes int*rp*etações
</line>
</par><par>
<line>
sugeridas
</line>
<line>
*elo i*v*stigador durante a obser*aç*o do proc*ss* * pós-*rocesso, referentes à
</line>
</par><par>
<line>
an*lise *e *ídeo.
</line>
</par><par>
<line>
2 .4
</line>
<line>
Procedimento* da aná*ise d* dados
</line>
<line>
As inf*r*aç**s obt*das *través do Protocol Analysis nas etapa* ante*iores
</line>
<line>
foram
</line>
</par><par>
<line>
a*alisa*as seguindo os **oc*dimentos desc*itos na abordag*m cognitiva (KITCHIN,
</line>
<line>
1984;
</line>
</par><par>
<line>
CO*E al., 1**3; MORAES et al., et
</line>
<line>
2004), a partir *e *rês *assos: *ranscrição, organizaçã*
</line>
</par><par>
<line>
dos dados * interpretação dos **dos:
</line>
</par><par>
<line>
a) Trans*rição - As transcrições foram feitas a*ravés de digitação simult*nea das
</line>
</par><par>
<line>
gravações. O
</line>
<line>
cont*údo transcrito
</line>
<line>
das abo*dagen* é fidedigno à* n*r***iva* dos *reinado*es,
</line>
</par><par>
<line>
segundo foi atestado pelos mesmos, não havendo *en*uma alteração ou corre*ão *o material
</line>
</par><par>
<line>
transcrito. Fez-se **anscri*** *o *onteú*o *ota* das gravaçõe* *anto na a
</line>
<line>
o*servaç*o do
</line>
</par><par>
<line>
pro*es*o, quanto na obs*rvação pós-processo.
</line>
</par><par>
<line>
b) Or*aniza*ão *os dados - Após a tr*nscriçã* d*s grav*ções, os dados
</line>
<line>
fo*am
</line>
</par><par>
</page><line>
organizados, utilizando-se a estra*égia *e div*são do *ext* em pequenas *artes de *nf*rmação,
</line>
<line>
promovendo-s*, desta maneira, a desconte*tua**zação das na*rat*vas. E*ta* p*q*ena* p*rtes de
</line>
<line>
infor*ações, chamad** de mea*ing **its (MUs), são a *enor part* compreensível *o texto
</line>
<line>
*ue con*ém uma idéia, episódio ou ped*ç* *e informa*ão. As M*s foram n*mead*s *e forma
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 3, ***. 10, p. 175-192, mai./jun. 20*7 www4.fsanet.com.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. H. R. M*ciel, A. C. *. Lopes, *. E. **en*ar, C. P. And*ade, D. C. R. *aciel
</line>
<line>
180
</line>
</par><par>
<line>
a cl*ssif***r as inf*rmações de acordo c*m o seu si*nificado, tendo *s rótu*o* *e acordo com
</line>
<line>
o seu *onteú*o. *rês especialis*as, com e*periênci* neste tipo de anál*se, avaliaram e
</line>
<line>
sugeriram, qu*ndo necessário, a reclassif*cação das MUs.
</line>
<line>
c) I*terpre*ação do* dad*s - As MUs seleci*nada* f*ram comp*radas entre si e
</line>
</par><par>
<line>
agrup*d*s de aco*do co* a s*milaridade do se* conteúdo, estabele*endo-s*, assim,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
r*co*textualização das nar*ativas. A *arti* d*í as info*maçõe* for*m estruturando-se,
</line>
<line>
poss*b*li*ando o ent*ndim*nto da* narrativas e construção *o m*pa cognitiv*.
</line>
<line>
2 .* Uso d* técnic* qu*lit*tiva para categori*ação/interpretaç*o dos dados
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
se*uência
</line>
<line>
de proced*mentos para a c*t*gorização/anál*se das narra*iva* seguiu os
</line>
</par><par>
<line>
s*guin**s passos:
</line>
</par><par>
<line>
a) Classificação *as MUs - as MU*
</line>
<line>
foram **assi*icadas de acor*o com o seu
</line>
</par><par>
<line>
cont*údo, ou seja, receberam a denominaç*o referente ao a*sunto de que tratavam.
</line>
<line>
b) Organização das MUs em **teg**ias, subcategorias e pr*pr**dade* - após
</line>
</par><par>
<line>
classificadas, as MUs foram agrupadas de acordo com as suas simi*ar*d*des,
</line>
<line>
*sto é, cada
</line>
</par><par>
<line>
assu*t*
</line>
<line>
foi agrup*do s*paradamente. Cada agrupamento re*ebeu uma classificação, que se
</line>
</par><par>
<line>
*ransf*r*o* em uma cate*or*a. Todos os assuntos *elacionado* * esta cat*g*ria, foram
</line>
<line>
t*mbém, **erarquicamente, agr*p*dos em subcategorias e em *rop*iedades.
</line>
</par><par>
<line>
2 .6
</line>
<line>
Uso de Mapa Cogn*tivo (*C) para i*terpre*ação dos dados
</line>
<line>
O mapa cognitivo é uma forma gráfica de representação d* um determinado
</line>
</par><par>
<line>
con*ecimen*o, s*as ide*a* * co*o el*s se correlacionam, na qual se veri*ica e *otenciali*a-se
</line>
<line>
* ap*e*dizado utilizando-se hierar*uia* d*st* conh**im*nto (COSSETE; A*DET, 1**2).
</line>
<line>
Atrav*s deste t*po *e meto*ologia, informações pe*t**entes a uma deter*ina*a área de
</line>
</par><par>
<line>
co*hecimento são organizad*s f*m d* a
</line>
<line>
explicitar determin*dos fator*s, como o pro*osto
</line>
</par><par>
<line>
neste estudo, objetivando *bter *nform*çõe* dos treinado**s de GAE q*e le*em
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
</page><line>
compreens*o da sua experti*e. Na presente *esquis*, as difer**tes narra*ivas dos treinadore*
</line>
<line>
sobr* o t*e*name*to *oram categorizad*s para a **nstr*ção do m**a cognitivo.
</line>
<line>
Par* a c*nst*uç*o do M* ado*ara*-se os segu*nte* procedimento*:
</line>
<line>
a) Co*strução dos MC* in*ividuais de cad* categori* das MUs - para c*d* categoria
</line>
<line>
foi *onstruído um MC ind*vidua*; a partir daí, sur*iram quatro MCs que, p**terior*ente,
</line>
<line>
**ram relaci*nado* ent*e si, to*nando-se um *nic* MC.
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, v. 14, n.3, *r*. 10, p. *75-1**, mai./j*n. 2*17 w*w4.fsanet.c*m.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*odelo *e Excelênci* de Tre*nado*e* *xpert Brasileir** *e Gin*stica Aer**ica
</line>
<line>
181
</line>
</par><par>
<line>
b) Es*olha do design do MC - * desig* es*o*hido fo* o ** Mapa Cogn*tivo
</line>
<line>
Cong*egado 3, que *e trata da união de MCs indivi*uais, r*presenta**o uma e*tr*tura
</line>
<line>
cognitiva de g*upo d* info*mações.
</line>
<line>
c) Hier*rq*ização do conteúd* do MC - os conteúdos **ram hierarquizado* a partir *a
</line>
<line>
clas*ificação *e categoria, sub*ategoria e prop**edade das MUs, s*ndo a *a**gor*a * c**cei*o
</line>
<line>
fi*** de cada conteúdo * as subcategorias e prop**edades os conce*tos intermed*ários.
</line>
</par><par>
<line>
d) Es*olha do* símbolos
</line>
<line>-</line>
<line>
os *ímbolos utilizados fora* setas de sent**o duplo,
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
representa*am a relação entre os conc*ito* *m ambas *s direções. As elipse* representam as
</line>
<line>
subcate*orias e proprie*ade* formad*ras de cada cate*o**a pelos retâ*gulos.
</line>
<line>
3. RESULTADOS E D*SCUSSÃO
</line>
<line>
Um total de 127 MUs foram originadas das n*r*ativas dos trei*adores, para i**n*if*car
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
**screver quais os fato*es *omuns, referentes à compet*ncia *e treinador*s brasi*e*ros
</line>
</par><par>
<line>
expert de GAE, durante a exe*uç*o de uma taref* pr*p*sta, de aco*do com os proc**iment**
</line>
<line>
d* Protocol Ana*ysis (ERICSSON; SIMON, 1984; *R*CSS*N; OLIV**, 1988). Estas MUs
</line>
<line>
foram distribuí*as d* acord* com a* variá**i* relacionadas entre si, destacando um g*u*o de
</line>
<line>
categ*rias (T*e*namento, *l*mentos, Co*dicionamen*o Mental e *oreograf*a) e suas
</line>
</par><par>
<line>
subcategoria* pro****dades qu* auxiliaram o *
</line>
<line>
ent*nd*mento da
</line>
<line>
expertise do* trein**ores
</line>
</par><par>
<line>
investigados.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa for*a, houve a apresentação da **nstruç*o do map* *o*n*tivo seguind* os
</line>
<line>
prece*tos ap*e*en*a*os por Ki**hin (1994), basead* ne*te grupo *e variáveis, representando a
</line>
<line>
*str*tura d* c*nh*cimento destes t*e*nadores re*erentes à tar**a propo*ta neste ***udo.
</line>
<line>
3.1. Modelo *e **cel**cia *e Treinadores Ex*er* Brasileiro* de Ginástica A*róbica
</line>
<line>
Esportiva
</line>
</par><par>
<line>
Baseado **stas 4 c*t*gor*as *presentadas, construiu-se um *C que representou
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
estrutura me*t*l usada pe*os treinad*res ao analisa* o vídeo
</line>
<line>
das r**inas sugeridas *elo
</line>
</par><par>
<line>
investigado* (FI*URA 1).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 3, art. 10, *. 1*5-192, mai./jun. 2017
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. H. *. Maciel, A. C. R. Lop*s, *. *. Alencar, C. P. And*ad*, D. C. R. Ma**e*
</line>
<line>
182
</line>
</par><par>
<line>
Figur* 1 - Modelo *e Excelênc*a dos Tr**nad*r*s Expert Bras*lei*os *e Ginástica Aeróbi** Esportiva
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: (M*CIEL; MORAES, 2008).
</line>
<line>
* procediment* citado *oi *ficiente pa*a des*rever sobre a com*et*ncia dos
</line>
<line>
treinadores para av*liarem *ma tarefa de treinamento e a robustez do uso de *ro*ed*mentos
</line>
<line>
do Protocol Analysis (ERICSSON; SIMO*, 1984; ERICS*ON; OLIV**, 1988), para tais
</line>
</par><par>
<line>
fins. Além di*so, *dotou-se o mapa *o*niti*o (K*TCHIN, 199*), para re*resentar
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
r*s*ltados, de**do à i*portância *este instr*m*nto pa*a a v*sualização e
</line>
<line>
com*reensão do
</line>
</par><par>
<line>
*onteúdo ana*isa*o. Tais finalidades foram obtidas com êxi*o, um* vez
</line>
<line>
que, a partir da
</line>
</par><par>
<line>
construção do MC pôde-se, al*m de apres*n*ar as var*á*eis resu*tantes, relac*oná-las de f**ma
</line>
<line>
que o c*n*ecim*nto obtido pe*as narrativa* dos trei*adores fosse organizado, ca*egorizado e
</line>
<line>
hiera*qui*ad*, originando as quatr* dimens*es *re*na*ento, Elementos, Condicionam*n*o
</line>
<line>
M*ntal e Co*eografia e suas varian*es, r*pre*e*tando a exper*is* dos trei*adores **ra
</line>
<line>
resol*ç*o de uma tare*a proposta.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter**ina, v. 14, n.3, ar*. 10, p. 175-192, mai./*un. 201*
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mode*o *e Exce*ênc*a de Treinador*s Ex*ert Brasilei*os de G**ást*c* **róbi*a
</line>
<line>
18*
</line>
</par><par>
<line>
3.* Trei*amento
</line>
</par><par>
<line>
Em sua narr*tiva, o* treinadores apresentaram a necessidade da *stru*ur*ção do
</line>
<line>
treiname*to, de ac*rdo com *s ca*ac*erísticas de cada at*eta, se*do esta, uma importante
</line>
<line>
atribuição dos m*smos. Martens (1987) atribui ao tr*inad** o gerenciamento do treinament*,
</line>
<line>
cuja estruturação engloba aspectos referentes à o*ganização, ao t*einam*nto *as ca**ci*ade*
</line>
<line>
*ísicas e * identifi*ação do nível dos atletas. Desta forma, constatou-se que a ex*ertise deste
</line>
<line>
**upo d* treinadores d*veu-se substancialmente à qualid*de do t**inamento d*reci*nada a**
</line>
</par><par>
<line>
seus *tletas, sendo parâm*tro
</line>
<line>
para aval*ar a expertise de cada um duran** * tarefa soli**tada
</line>
</par><par>
<line>
neste estudo.
</line>
</par><par>
<line>
3.3 Organ*z*ção do *reiname*to
</line>
<line>
*ara Moraes (1998), estrutu*ar o treinamento significa ter o c*ntrole da* suas **ses,
</line>
<line>
contando co* imprevistos que possam surgir n* decorrer d*ste processo. De aco*do com tal
</line>
<line>
afirm*çã*, *odos os treina*ores expressaram a im*ortân*ia da *rgani*ação do treinamento de
</line>
<line>
f*r*a coerente e eficient*, respeitando os princípios do *re*namento esp*rtivo. P*ra Cote
</line>
<line>
(1995), a organi*aç** apresent*da *o Coaching *odel r*presenta também uma das di*e*sõ*s
</line>
</par><par>
<line>
cent*ai* do seu model*, um fator impresci**íve* p*ra o sucess* do t*einamento
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*umprimento do calend*rio *ompetitivo.
</line>
</par><par>
<line>
3.* Trein*m*nto das capacidades f*sic*s
</line>
</par><par>
<line>
Os dados referentes a este tó*ico m*st*aram cla*amente a rel*vância de
</line>
<line>
uma b*se
</line>
</par><par>
<line>
*ísi*a e motora ó*im* p*ra o d*senvolvimento dos atletas n*st* mod*lida*e. *s narra*ivas dos
</line>
<line>
tre*nadores s*o coeren*e* com o refer**cial apresent*do (LEMOS et al., 1997; L*MOS et al.,
</line>
</par><par>
<line>
20*1; ME**EL et
</line>
<line>
al., 2000),
</line>
<line>
que destacam * GAE como **a modalid*d* de *rande
</line>
</par><par>
<line>
e*i*ênc*a física. Desta m*neira, este grupo de treinadores demon*tro* que trabalham com
</line>
</par><par>
<line>
suas ***ipe* toda *
</line>
<line>
base física nec*s*ár*a para o desenvolvimento
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
atletas. Tal
</line>
<line>
base
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
t*abalhada
</line>
<line>
através de exercí*ios
</line>
<line>
de força *eral *
</line>
<line>
esp*cífica, exercícios cardi*rresp*rató*ios,
</line>
</par><par>
<line>
exer*ícios *e flexibil*dad*, *entr* outros, *u* sã* i*serid*s na e*trut*ração do treinamento.
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Te*e*ina PI, v. 14, n. 3, a*t. 10, p. 175-*92, mai./jun. 20*7
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. H. R. Maciel, *. C. R. Lope*, N. E. A*encar, C. P. *ndrad*, D. C. *. Maciel
</line>
<line>
18*
</line>
</par><par>
<line>
3.5 Identificaç*o do nível dos atletas
</line>
</par><par>
<line>
*m asp*cto imp*rtante e caract*rístico aos indivíduos e*pert (ER**SSON *t
</line>
<line>
a l .,
</line>
</par><par>
<line>
*006), neste caso os **einadores da
</line>
<line>
amostra, foi a capa*idade *e *dentificação de fatore*
</line>
</par><par>
<line>
*elevantes ao *eu desempenho; desta maneira torna-se impor*ante que os **einadores pos*am
</line>
<line>
**entificar o níve* técnico dos se*s *tl*ta*. *eg*indo *ste *res*uposto, *s tre**adores po*e*
</line>
</par><par>
<line>
es*ruturar o trei*am*nto *e acordo com
</line>
<line>
a*
</line>
<line>
potencialidades do atle*a naquele mo*ento,
</line>
</par><par>
<line>
a*roveitando, *n*lusive *esta capacidade d* i*entificação
</line>
<line>
para fa*o*ecer o s*u atleta,
</line>
</par><par>
<line>
e*plorando *arac**rís*ic*s qu* o **staque em relação *os seus possíveis *dversários.
</line>
</par><par>
<line>
O *laneja*ento compe**tivo, de acordo com Durand-B*sh e S*lmel* (2001),
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*efin*do como habilidade *o*nitiva, sendo **a fundamen*al *o treinament*. Est*n*o ap**s
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ide*tificar os níveis dos seus atlet*s, os treinado*es dem*n*t*aram-se capazes *e pl**ej*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
participação desses atletas *m competições co* níveis equival**tes ao *o seu desemp*nh*.
</line>
</par><par>
<line>
3.6 Elementos
</line>
</par><par>
<line>
O *ódig* de pont*ação da GAE defin*do *ela Federação *nter**cio*al de Gin*stica
</line>
<line>
(FIG, *013), p**põe * avaliação dos e*ementos de uma **tina, de aco*do com critérios
</line>
<line>
previamente *stabe*ec*dos, q*e devem ser *rab*lhados com o* atletas por *eus treinadores.
</line>
<line>
3.* Execuçã* dos el*me**os
</line>
<line>
Um importante *at** apre*entado pelo gr**o de treinado*es abordados foi a cap*cidad*
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
recon*ecer falhas * identifi*ar
</line>
<line>
caract*rísticas em *omum *a o*serv*ção
</line>
<line>
da e*ecu**o do*
</line>
</par><par>
<line>
e*em*ntos, nas r*tin*s apresentad*s pelo vídeo. Atualmente, são grandes as ex*gênc*as com
</line>
<line>
relação a este critério *e av***ação sendo, in*lusive, a execução (FIG, 2013), o primeiro
</line>
<line>
critério de desempate *e notas em ca*peon*tos.
</line>
</par><par>
<line>
E* s*as
</line>
<line>
*arrativas, os t*einadores *ostra**m-se vo*tados *
</line>
<line>
nece*sidade
</line>
<line>
de atingir
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
perfei*ão na *xecução **s elementos, através d* prát*ca extensi*a e *irecionada (ERICSSON;
</line>
<line>
*LIVER, 1988; SA*MEL*; MORA*S, 2003; DURAND-BUSH; *A*MELA, 2001;
</line>
</par><par>
<line>
ERICSSON et
</line>
<line>
*l., 199*; ERICSSON, 19*6; ERICSSON, 20**;
</line>
<line>
STARKES; ERICSSON,
</line>
</par><par>
<line>
2003) dos **eme*tos a serem *pre*didos ou *primorado*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, *. 14, n.3, ar*. 10, *. 175-192, mai./jun. *017
</line>
<line>
*ww*.f*an*t.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Model* de *xce*ência *e T*e*nadores Expert Brasileiros de Ginás*ic* *eró*i*a
</line>
<line>
185
</line>
</par><par>
<line>
3.8 Postura n* execução *os elem*ntos
</line>
</par><par>
<line>
Mais especificamente no que concerne à *xecução dos elemen*os, o grupo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
trein*dores dest* e*tud*, a*resentou como a**ect* re*eva*te à postura, n* exe*ução do*
</line>
<line>
*lement**. T*l aspecto, muitas vezes, não é percebido por treinador** de níveis i*icia*tes.
</line>
</par><par>
<line>
Des*a forma, conclu*-se que est*
</line>
<line>
vi*ão m**s focali*ada é um d** fatores responsáveis pelo
</line>
</par><par>
<line>
s*cesso deste grupo.
</line>
</par><par>
<line>
*.9 Dificuldade dos el*men*o*
</line>
</par><par>
<line>
Como dit* anteriormente, a dificuldade **s *lemen*os é d**erminada *elo c*digo de
</line>
<line>
pontuaç** *a G*E, crité*io *ste co*trolável pelo *rein**or. Estes *arâmetros de e*ecu**o sã*
</line>
<line>
d*ter*inados pela FIG e possibilitam av*lia* se *m e*emento * *u **o *álido.
</line>
<line>
É comum aos *reinadores inic*a***s *n*erir, na* rotina* dos seus atletas, el*mentos com
</line>
</par><par>
<line>
um *ra* de dificuldade
</line>
<line>
elevado, sem que e*tes atletas estejam *reparados para *x*cu*á-los,
</line>
</par><par>
<line>
cometen*o graves erros de e*ecução pode*do, inc*usive, não **lidar estes el*m*ntos. *al
</line>
</par><par>
<line>
f*to, normalm**t* ocorre,
</line>
<line>
devi*o aos atlet*s ex*c*ta*em os
</line>
<line>
elem**tos com *ficiênc*a
</line>
</par><par>
<line>
i*oladamente, o* seja, for* das *oti*as, nos tr*inamentos ou aqueciment*s antes das
</line>
</par><par>
<line>
*ompetições. T*ei*adores *xpert são
</line>
<line>
capa*es
</line>
<line>
de c*mpree*de* ta* aspec*o, em funç** de
</line>
<line>
s ua
</line>
</par><par>
<line>
vi*ência práti*a e experiência (ERICSSO*; OL*VER, 1988).
</line>
<line>
*sta ca*acida*e do* treinado*es f*cou clara n*ste *stud*, u*a ve* q** ut*liza*
</line>
<line>
a**lia*ões perió**ca* e estatísticas para *e*erminar * *scolh* dos el**entos a serem incluí*os
</line>
<line>
nas roti*as dos seus *tletas. Além des*e as**cto, os treinadores investigados mo*tr**am a sua
</line>
</par><par>
<line>
preocup*ção em *er
</line>
<line>
eleme*tos básicos *em assimilados
</line>
<line>
antes de p**t*r para um a*mento
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
quan*o comparado co* fato*es relaciona*o* ao t*einamento. Co*tu*o, verificou-se,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*nserç** e **ilização de técnic*s de treinamento m*ntal, *egun*o Samulski (2008), em toda*
</line>
<line>
as eq*ipes dirigidas pelos t*einadores deste *s*udo. Esta co*sta*ação o*orr*u por vár*as vezes,
</line>
</par><par>
<line>
a*tes ou depois
</line>
<line>
da co*eta de
</line>
<line>
dados, quando os tr*inad*res eram procura*os para
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 14, n. *, a*t. 10, p. 17*-192, m*i./jun. 201*
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. H. *. Maciel, A. *. R. Lopes, N. E. Alencar, *. P. And*ade, D. C. *. Maciel
</line>
<line>
186
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
c*pacida*es b*m desen*olvidas tendem obter mel*ore* a
</line>
<line>
res*l*ados. *m *ua*
</line>
<line>
narrativas, os
</line>
</par><par>
<line>
t*einadores apresentaram * *mp*rtância d* autoc*nfi*nça dos
</line>
<line>
atleta* para u* desemp*nho
</line>
</par><par>
<line>
*timo *ugerindo, in*lu*ive, a inse*çã* da menta*ização n* progr*ma d* treinament* par* tal
</line>
<line>
f*m.
</line>
<line>
* trabalho das capacidades ment*is está presente em to*as a* fases do trein*mento da
</line>
</par><par>
<line>
GAE. Por
</line>
<line>
exemplo, pa*a a *emorização e correçã* das rotinas, utiliz*-se a mentalização
</line>
</par><par>
<line>
*u*ante o treina*en*o de elemento* no*os. Exige-se, ne*t*s m*men*o*, *ui*a conce*traç*o e
</line>
<line>
foco de atenção dos atletas. *es*a forma, af*rm*-se a importância da ***l**ação *e *écnica*
</line>
<line>
qu* aprim*ram e *umentam as ca**ci*ad** me*tais dos gina*tas.
</line>
</par><par>
<line>
3 .* 2
</line>
<line>
T*abalh*s em grupos
</line>
</par><par>
<line>
Trabalha*
</line>
<line>
em grupos *ob a
</line>
<line>
orientaçã* do treinador é uma *ficient* fer*ame*ta em
</line>
</par><par>
<line>
busca de melhorias na motivação e *oesão da
</line>
<line>
equipe (MORAES et al., 2004; *OCE e* a*.,
</line>
</par><par>
<line>
1997), aspect* este ap*ntado *omo r*sultado de**e
</line>
<line>
estudo. Apesar de hav*r
</line>
<line>
categorias
</line>
</par><par>
<line>
i*dividua*s na GAE, os treinado*es, normalmente, realizam tra*alhos em *r*p*s com as sua*
</line>
<line>
equ*pes, c*mo em sessõe* de relaxa*e*to, práticas de int*rpretação, al*m de di*logos que,
</line>
<line>
muita* vezes *êm *o*o i*tui** a **lução de proble*as relacionado* à baixa *utoesti*a **
</line>
<line>
insegurança dos atletas.
</line>
</par><par>
<line>
* .1 3
</line>
<line>
Competição e condici*namen*o m*ntal
</line>
</par><par>
<line>
Verificou-se que os treinadores
</line>
<line>
utilizam situações *e*is vivida* pel*s at*etas c*m*
</line>
</par><par>
<line>
fe*rament* para o desenvolvimento *o se* cond**ionamento *enta*. Nes*e âm*ito, destaca-se
</line>
<line>
* competição como es*a *erramenta. Através da parti*ipação em co*petiçõe*, o* *tleta* vão s*
</line>
</par><par>
<line>
habituando às emoç*es vi**das nest* **tuação, cond*cio*ando-se a ela*. De acordo
</line>
<line>
com
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
</page><line>
nar*ativas dos treinadores n*ste estudo, percebe-*e *ue os atletas que partici*am de mais
</line>
<line>
Rev. FS*, Tere*ina, *. 14, n.3, ar*. 10, p. 175-192, mai./j*n. 2017 www4.fsanet.com.br/re**s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*o*elo de Excel*ncia ** *rein*dores Ex*ert Bra*ileir*s de G*nást*c* Aer*bic*
</line>
<line>
187
</line>
</par><par>
<line>
competições,
</line>
<line>
ou até mesmo de apr**entações, são mais seguro* * confiantes do que os que
</line>
</par><par>
<line>
não possuem a mesma experiência. De*t* for*a, indica-se
</line>
<line>
que o nível e a impor*ância das
</line>
</par><par>
<line>
co*peti*ões e a*re**ntaçõe* sejam gr*dua*, e qu* a cada nova *om*etição sejam a**egadas
</line>
<line>
novas vi*ências responsáveis pela melho*a no desem*enho dos atletas.
</line>
<line>
3 .1 4 Co*eogr*f**
</line>
<line>
*s coreografias de G*E brasil*iras são *empre con*id*radas fo*tes, m*rcantes e criat*vas em
</line>
<line>
campeonatos inte*nacio*ais. Um e*em*lo *isto f*ram o* comen*ários feitos a es*e respeito *o
</line>
<line>
*ampeonato mundial ** modalidade realizado em Ulm, na Alema**a, no *no de 2008 (F*G,
</line>
<line>
2**3). No referido *ampeon**o, o Brasil conquistou o 4º l*g** geral, sen*o que as
</line>
<line>
co*eografias *r*sileiras obtiveram altas notas de qua*idade artística.
</line>
<line>
O treina*ento *a coreog***ia fo* a categoria que os treinador*s apon*aram com maior
</line>
<line>
ênfase, indicando ser, *rovavelmente, a maior *ualidad* *este grupo de treina*ores. A form*
</line>
</par><par>
<line>
co*o os treinadores brasileiros trabalh*m ** coreogr*fias
</line>
<line>
de *A*, * cer*amente, fat*r
</line>
</par><par>
<line>
det*rminante
</line>
<line>
para a sua projeção *nternac*on** se*do, em m*itas ocasiões, contratados
</line>
<line>
p*r
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*otora do ginasta para c*reograf**. Aspecto este, mu*tas vezes, ignorado por
</line>
<line>
treinadore*
</line>
</par><par>
<line>
iniciant*s que e**boram a c*reogra*ia pe*s**do em si próprios. *lém d* con*ece* os atletas,
</line>
<line>
o* t*e*nadores brasileir*s cons**e*am essencial uma movimentação surpreendente; a pro*eção
</line>
</par><par>
<line>
dos at*eta* ao longo
</line>
<line>
das rot*n*s; a c**pl*x*dade d* movimentos; a escolha da mú*ica; e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
criatividade.
</line>
</par><par>
<line>
É consenso *ntern*cional af*r**r *ue *s *o*inas e tendências de cri**ivi*ade br*sileira*
</line>
<line>
são seguid*s por tr*inado*es de outros pa*ses (LEMOS et al., 1997; LEMOS *t al., 2011), *
</line>
<line>
que re*palda a afirmação *e que os trein*dores *r*silei*os p***uem a criativi*ade como for*e
</line>
<line>
caracter*stica responsável p*la sua ex*ertise.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. *4, n. 3, art. 10, p. 175-192, mai./ju*. 201*
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. H. R. *ac*el, *. C. R. *opes, N. E. Alencar, C. P. Andrade, D. *. R. Macie*
</line>
<line>
188
</line>
</par><par>
<line>
3 .1 6 Nív*l da core*grafia
</line>
</par><par>
<line>
Tão
</line>
<line>
i*portante qu*nto identificar o
</line>
<line>
níve* dos atletas, é a i*enti*icação do n*vel das
</line>
</par><par>
<line>
coreo*rafia*. A par*ir da
</line>
<line>
vivên**a prát*ca e do aper*eiçoame*to **órico (E*ICSSON e*
</line>
<line>
a l .,
</line>
</par><par>
<line>
2006), os *reinadores exp**t demonstraram que c**seguem identificar o nível de um*
</line>
<line>
core*grafia *present*da. Dest* ma**ira, os *esmos são cap*z*s d* el**orar rotinas de acord*
</line>
<line>
co* o nível d* exigênc*a das comp*tições, pr*parando, adequadamente, os atletas para ta*s
</line>
<line>
evento*.
</line>
</par><par>
<line>
* .1 7
</line>
<line>
Apresentação
</line>
<line>
N*o b*sta que os a*letas te*ham uma
</line>
<line>
*otin* bem elaborada, h* que ** trab*lha* co*
</line>
</par><par>
<line>
eles * *ua apresentação. Esta, **globa fatores como o si*cronismo, *o cas* *as du*las, tri** e
</line>
<line>
gr*pos e o carisma, sendo estes **pectos muito enf*tiz*dos *est* estudo. O estudo mostra que
</line>
</par><par>
<line>
estes
</line>
<line>
asp*ctos devem **r trabalhad*s espe**fi*am***e,
</line>
<line>
com o intu*to d*
</line>
<line>
aprimorar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
capaci*a*e dos atletas de se ex**rem *iant* *a arbi*ragem. I*t*, através de exercícios faci**s e
</line>
<line>
d* prática extensiva (ERICSSON, 1996). A* *nf*rê*cias d* grup* d* tr**nadores d*st* est*do
</line>
<line>
mos*ra* a sua expe*t*se nes*e sen*ido, uma vez que **opõem cla*amente as m*neiras de
</line>
<line>
e*sinar seus at*etas a d*sempenhar tai* fa*ore* (MORAES; ARAÚJO, 2004).
</line>
</par><par>
<line>
3 .1 8
</line>
<line>
*xecução dos **vimentos core***áficos
</line>
</par><par>
<line>
Para o
</line>
<line>
grupo *valiado, * execução dos m**imentos c*r*o*r*ficos é *n*lisada
</line>
</par><par>
<line>
*e*arada*ente * execução dos elem*nto*. *sta an*lise caracte*iza uma
</line>
<line>
preocupação
</line>
</par><par>
<line>
totalmen*e focalizada em aspecto* mi*ro
</line>
<line>
das coreografias (*URAND-BU**; SALM**A,
</line>
</par><par>
<line>
2001), ou seja, *s treinad*res *stão em *usca dos deta*hes. *ifer**t*mente de*tes,
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
tre*nadores de nív*is iniciantes não têm tanta p*eoc*paçã* com tai* aspectos, uma ve* que a
</line>
<line>
exec*ção de *ais movime*tos por seu* *tl*t*s não * bem feita.
</line>
</par><par>
<line>
* .1 *
</line>
<line>
Pas*os bá*icos
</line>
<line>
Na m*v*menta*ão c*reográfica estão incl*sos os pa*sos básicos, que são *onsidera*o*
</line>
</par><par>
<line>
como base coreog**fic* das *otinas de G*E (FI*, 2013), s*ndo criteriosam*nte avaliada. a
</line>
</par><par>
<line>
Apesar desta ava*iação, de acordo
</line>
<line>
co* os resultados de competições (CBG, 2013), pode-se
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Te*esina, v. *4, n.3, art. 10, p. 17*-19*, mai./jun. 2017
</line>
<line>
www4.fs*net.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Modelo de Ex**lênc*a de Treinadore* Expert Brasil*i*os de Gi*ástica Aeróbica
</line>
<line>
1*9
</line>
</par><par>
<line>
af*rmar que somente o* treina*ores expert possuem uma visão ampl* e instrument** *ara
</line>
<line>
traba*har *al aspecto c*m eficiência. Os seus *t**tas de n*vel in**iante ex*cutam mel*or es**s
</line>
<line>
pa*sos, mesmo *ua**o comparados a outros *tlet*s do mesmo nível e trei*ados por
</line>
<line>
*reinad*res *niciantes.
</line>
<line>
De acordo **m o* resultados deste estudo, assume-se que um importante instrument*
</line>
<line>
utilizado pel*s treinadores expert f*i a sua capa*idade de comuni*açã* co* os seus atle*as
</line>
</par><par>
<line>
(BLOOM, 1996) sobre os passos básicos,
</line>
<line>
que depen*e de orientação associada à
</line>
<line>
repeti**o
</line>
</par><par>
<line>
dos moviment** (ERI**SO*, 1996).
</line>
</par><par>
<line>
4 C*NSIDERAÇÕES FIN*IS
</line>
</par><par>
<line>
*oncl**-se, *or este est*do, que a a**icaç*o do *r*t*col *na*ysis f*i u*a *ficie*te
</line>
<line>
metodologia de acesso da pesqu*sa cognitiv*, no cont*xto da ginás*ica aerób*ca esportiva com
</line>
</par><par>
<line>
treinadore* ex*ert desta moda*ida*e, be* c*mo * *tilizaç*o d* Mapa Cogn*tivo pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
repre*entação da es*rutura d* pensame*t* dos treinado*es. Os resultado* encon**ados atrav*s
</line>
</par><par>
<line>
desta
</line>
<line>
*bordagem levam à conclusã*
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
q*e trein*dores exp*rt tendem a estrutu**r o *eu
</line>
</par><par>
<line>
rac*oc*n*o de maneira seme*ha*te. Con**quen*em*nte, ten*o em sua atua*ão f**ores comuns
</line>
<line>
que le*am a um desemp*nho e*per*, *ais aspecto* possibi*i*ar*m a const*uç*o *e um mod*lo
</line>
<line>
exper* deste g*upo *e trein*dores.
</line>
<line>
A estruturação do conhecim*nto *btida atra*és de*te *s*udo con*r*bu*rá co*o
</line>
<line>
parâ*etro para a formação e o aperfeiçoamento de treinadores de G*E, *omo ta*bém part*
</line>
<line>
do conteúdo *e cursos *este campo esportivo.
</line>
<line>
Finalme**e, suger*-se a rea*ização de o***o* estudo* com treinad*res da *AE,
</line>
</par><par>
<line>
utilizando * mesmo
</line>
<line>
pro*edimento e procurand* acrescen*a* novas discussões que
</line>
<line>
pos*am
</line>
</par><par>
</page><line>
contrib*ir pa*a o valioso trabalho de tr*inam*nto *e a*letas expert nesta área.
</line>
<line>
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L. H. R. Macie*
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A. C. *. Lopes
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*. E. Alencar
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C. P. Andrade
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1) conc*pç*o e pla*ejamento.
</line>
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2) an*l*se e in*erpreta*ão dos *ados.
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3) el*boração ** ras*unho ou na revisão crí*ica do conteúdo.
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4) partic**ação *a aprov**ão d* ver*ão final do **nuscri*o.
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R**. FSA, Te*esina, *. *4, n.3, art. 10, *. 175-192, mai./ju*. 2017
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www4.*sane*.*om.br/revist*
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)