<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 3, art. 1*, p. 175-192, mai./jun. 2017 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2017.14.3.10 </line>
</par>
<par>
<line> Modelo de Excelência de Tr*inador*s Expert Brasileiros de Ginásti*a *eróbica </line>
<line> E*ce*lence **del of Expert B**zilian Coac*es of Aerobi* Gymn*s*ics </line>
</par>
<par>
<line> Luiz H*nrique Rezen** Maci*l </line>
<line> Doutor e* Adm*nistr*ç*o pela U*iversidade Federal *e L*vras </line>
<line> Professor ** *niversid*de Federal de La*ras </line>
<line> E-mail: *hrmaciel@ho*mail.com </line>
<line> Adriell* Ca*oline Ribeiro L*pes </line>
<line> Gradu*çã* em Educa**o Físic* da *niversidad* F**eral de L*vras </line>
<line> E-mail: adrie*l*.crlopes@g*ail.com </line>
<line> Nara *dreira Alencar </line>
<line> Gr*dua*ão em Educaçã* Fís*ca *a Uni*ersidade *ed*r*l de Lavra* </line>
<line> E-ma*l: narexxx@gmai*.com </line>
<line> Christian Passos Andrade </line>
<line> G*aduação em Educ*ç*o *í*ic* da Un*ver**dade Federal de L*v*as </line>
<line> E-m*il: chrisan*rade19@y**i*.com </line>
<line> Daniele Cristina Ro*rigue* M*ciel </line>
<line> Mest**d* em E*ucação p*la Univers**ade Fede*al de La*ras </line>
<line> Gradu*ção e* Educação *ísica pe*a Facu*dade Pres**teriana G*mmon </line>
<line> E-mail: dan*ele*r*aciel@hotmail.com </line>
</par>
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<column>
<row> En*e*eço: Lui* Henriq** Rezen*e Maciel </row>
<row> Departament* de Edu**ção Física, Campus Univer*itário </row>
<row> d* UFLA, caixa postal 3037, La*ras/MG. </row>
</column>
<column>
<row> *d*tor Cient*fico: Tonn* Ker*e* de A*encar Rodrig*es </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Endereço: Adrielle *aroline R*bei*o *opes </line>
<line> A*tigo recebido em 14/0*/2017. Últim* </line>
<line> ve**ão </line>
</par>
<par>
<line> Depa*tamen*o de Ed*c*ção F*sica, Campus Unive*sit*rio </line>
<line> recebida em *1/04/2017. Aprovad* e* *2/0*/2017. </line>
</par>
<par>
<line> da UF*A, caixa post*l 30*7, Lavras/MG. </line>
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<column>
<row> E*dereço: Nar* Edreira Alencar </row>
<row> Departamen*o d* Ed*cação Física, Campus Univers*tário </row>
<row> *a UF*A, caixa postal 3037, Lavras/*G. </row>
<row> Endereço: *hri*tian Pass*s Andrade </row>
<row> Departamento de Edu*ação Físi**, Campus Universitário </row>
<row> da UFLA, *a**a p*stal 303*, *avr*s/M*. </row>
<row> E**ereço: Dan*ele Cr*stina Ro*rigues Maci*l </row>
<row> *eparta*ento de Educação Física, C*m*u* Universitá*io </row>
<row> da UFLA, caixa *o**a* 3**7, Lavras/MG. </row>
</column>
<column>
<row> Av*liado pelo sistem* Tr*ple R*view: Des* Review a) </row>
<row> p*lo Edit*r-Chefe; e b) Double Blind Review </row>
<row> (avaliaç** cega por dois av*liadores da área). </row>
<row> Revisão: *r*matical, *ormativa * d* F*rmatação </row>
</column>
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<line> L. H. R. Maciel, A. C. R. Lopes, *. E. Alenca*, C. *. Andrade, D. C. R. Maciel </line>
<line> 1*6 </line>
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<line> RESUM* </line>
</par>
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<line> U*ando preceitos da pesqui*a co*nitiva e do *es*mpenho exp*rt, este est*do obje*i*ou: </line>
<line> **ent*f*c** e descr*ver *a**res *omu*s, *efer*ntes *o treiname*t*, *presen*ados p*r quatr* </line>
<line> *r*inadores b*asileiros expert de Giná*tica Aeróbica, a partir da execução *e uma tarefa </line>
</par>
<par>
<line> proposta, e apre*entar </line>
<line> dedutivamente um modelo </line>
<line> de *xcelê*cia deste grupo. Funda*entado </line>
</par>
<par>
<line> no *rot*col An*l*sis e *o mapa cognitivo 3, as na**ati*as dos trei*adores foram *ravadas, </line>
</par>
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<line> transcritas e organizadas em **aning units. Os res*ltados originaram u* mapa c*gnitivo </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> indicar*m que treinamento, elementos, c*ndicio*ame*to mental e coreografi* são as </line>
</par>
<par>
<line> c*tegorias d* conhecime*to qu* nort*aram a *tuação dos treinadore*. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras Chave: Map* Co*nitivo. Trein*dor. Desempenho Expe*. Ginástica A*róbica. </line>
</par>
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<line> ABSTRA*T </line>
</par>
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<line> Using princi*les of cognitive re**arch and expe*t performanc*, this study aimed to: id*n*ify </line>
<line> an* d*scribe common factor* relating *o training, from fo*r Br*z**ian Aerobic Gym*astic* </line>
<line> expert tr*iners f*om the implementation *f a *r*pos*d task and *resent deductiv*ly * </line>
<line> exce*lence model *f t*is gr*up. Based *n P*otocol Analysi* *nd cogni**ve map 3, the </line>
<line> nar*a*ives of coa*hes *er* *ecorded, transcr*b*d and organized into mean*ng units. The </line>
</par>
<par>
<line> *esults gave a *ognitiv* map and ind*ca*ed t*at </line>
<line> tra*ning, element*, menta* conditioning and </line>
</par>
<par>
<line> c*oreo*ra*hy a*e the catego*ies of k*owle*g* that guided *h* co*c*es\ ac*ions. </line>
<line> Key W*rds: Cogni*ive Map. *oach. Expe*t Performance. Aerobic *ymnastics. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Te*esina, v. 14, n.3, art. 10, p. 175-**2, mai./jun. 201* </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
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<line> Modelo de Excelênc*a de Treina*ores E**er* Brasileiros d* Ginást*** Aerób*ca </line>
<line> 177 </line>
</par>
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<line> 1 I*TRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Atingir *ltos *í*eis de d*s*mp*nho, *xecu*a* e desenvolver habilidades cogn*tivas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> motora* *om perfeição é o f*co de grande *art* dos in**v*duos relac*onados ao *sporte de alto </line>
<line> r*nd*mento. De acordo com Moraes (*003), *queles *ue possuem a *xperiênci* * capaci*ade </line>
<line> de ex*cutar *ais habilidades com grande efi*iênci* *ão consider*dos in*i***u*s *xper*, o *ue é </line>
<line> al*ejado por tr*ina*or**, atletas, di*igentes e demais envolvidos co* o e*po*te. </line>
<line> A Ginástica Aeróbica (GAE) é *ma modalida*e regida pela Federaç*o *nt*rna*ional </line>
<line> de Gi*ás*ica (*I*), *endo o Brasil, d* a*ordo com a Confedera*ão Brasileira de Gin*st*c*, um </line>
<line> dos p*íse* com mais t**ul*s *undiais (CB*, 2*16). Os resultados d* gin***** brasil*iros em </line>
<line> campeonatos in*ernacionais fazem com que vários país** se interes**m *elos tr*inadore* </line>
<line> br*sil*i**s, send* e*tes con**derados ex*erts pela sua atuação. * exemplo de**a a*i*maç*o há </line>
<line> treinadores d* GAE brasi*eiro* que atuam em **uipes de paí*es como Esta*os Unidos, </line>
<line> H*lan*a, I*á*ia * Japão (LEMOS; SAM**S*I; CHAGAS, 1997; L*M**; CASTOR; </line>
<line> *UGUS*O, 20*1). </line>
<line> Além d* estr**u*ar e admini**rar o a**iente de treinament* (MORAES, *99*), os </line>
<line> treina*ores são respon*áveis pela *anutenção d* m*ti*açã* dos atle*as du*ante o treina**n**, </line>
</par>
<par>
<line> bem </line>
<line> com* por orientá-los a d*scans*r e s* recuperar *anten*o, *ss**, um eq*ilíbrio e a </line>
</par>
<par>
<line> evitando a *adi*a (DEAKIN; COBLE*, 2*03; S*LMEL*; *ORAES, 2003). *abend*-*e da </line>
<line> i**ortânci* d* tr*i*ador para o bom desem*enho esportivo d**e-*e, tam*ém, *ons*de*ar que </line>
<line> é fund*me*ta* que es*e es***a bem pre*arado ante* de a*sumir a liderança de uma equipe. Na </line>
<line> formação dos *rein*dores devem-se considerar fa*ores que visem à aquis*ção de habilidades, </line>
<line> co*o o contr*le do estresse, o tr*in**ento da *o*ivaçã* e as téc*icas de c*mu*i*a*ão, co*o </line>
<line> sugere* Wei*b*r e Go*ld (2001). </line>
<line> A partir d* seleção dos tr*inad**es ex**r* (ERI**SON et a*., 2*06), ou se*a, em sua </line>
<line> atuação e *on*ext* es*ecíf*co*, considerando-se o resultado dos *eus **l*tas, torna-se </line>
<line> imp*r*ante iden**ficar os aspecto* relacionad*s à sua atuação d**ante o t*ei*a*ento * as </line>
<line> comp*ti*õ*s, que o l*varam a atingir es*e nível. **ravés d* *dent*ficação de *a*s aspect*s </line>
<line> tornar-se-* possível, *en*re outros *atores, a *arac*e*i*ação da a*uação dest* grup* de expert. </line>
<line> Neste presente estu*o, esta, repre*en*açã* ser* ilustrad* por um *apa c*gnitivo. </line>
<line> Portanto, o que objetivou e*t* investigaçã* foi identificar * descr**er ca*acterísticas d* </line>
</par>
<par>
<line> tre*nador** expert </line>
<line> de GAE bras*lei*os em su* *orma de trei*ar os seus a*letas na busca </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> *esempenho e*per*, a **ber, 1) ide*tificar e descrev*r fatores c*muns, *ef*ren*es à atuação d* </line>
</par>
<par>
<line> um g**po d* treinadores br*sileir*s exp*rt de G*n**tica Aeróbica Esportiva, </line>
<line> durante </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, *. 14, n. 3, art. *0, p. 17*-192, mai./ju*. 2*17 w*w4.fsanet.*om.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. H. R. **cie*, A. C. R. Lopes, N. E. *lenc*r, C. *. *ndrad*, D. *. R. Maciel </line>
<line> 1*8 </line>
</par>
<par>
<line> e*ecução de uma tarefa proposta, a partir da meto**l*gia do Pro*o*ol An*lysis de Ericsson e </line>
</par>
<par>
<line> *imon (1984) Eri*sson * O*ive* (*9*8); e 2) apresentar, * </line>
<line> *ed*tivament* * m*de*o *e </line>
</par>
<par>
<line> excelê*cia *e*te g*upo, s*guindo o* prece*tos do mapa cognitivo *, para explanaç*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> estr*tura de conhe*imento qu* nortear*m as sua* *arrativas. </line>
</par>
<par>
<line> 2 MET*DOL*GIA </line>
</par>
<par>
<line> Realiz*u-se uma abordage* cognitivis*a que, s**undo Simon e Chase (1973), permite, </line>
<line> indutivamente, coletar **dos e *orm*nor*s descritivos sobre os trein*dores, *ujas informações </line>
</par>
<par>
<line> objetivam estima* o fe*ôm*no c*mpr*ensão do* comportamentos **s tre***dores, a *artir e </line>
</par>
<par>
<line> da </line>
<line> per**ec*iva deles me*mos. O estudo *oi voltado à aná*ise das narrati*as dos inve*tiga*os </line>
</par>
<par>
<line> que, posteri*rmente fo*am d*dutivament* categoriz*das, obedecendo *o proced*men*o </line>
<line> qualitativo (LAKAT*S; MARCO*I, 2**0), p*ra repr*se*tar a estrutu*a de *aciocínio dos </line>
<line> trei**dores investigados *es*a pesquisa. </line>
<line> 2.1 Definição *a Amos*ra e Part*ci*antes </line>
<line> Os trein*do*es que compuseram a amostra do es*udo fo*am a*u*les q**: 1) atua*a* </line>
</par>
<par>
<line> em *quipes </line>
<line> de gi**stica aeróbica espor*iv*, filiadas à federação *o *eu estado </line>
<line> e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> Confeder**ã* B*asileira ** Ginás*ica; 2) tiveram e* su* equipe, e *ob a sua ori*ntaç*o atletas </line>
</par>
<par>
<line> que conquistaram, no mínimo, o </line>
<line> título de campeõ*s </line>
<line> b*asil*iros n* m*dalidad*; e 3) *iveram </line>
</par>
<par>
<line> em sua equi*e e sob a **a orientação </line>
<line> atl*t*s </line>
<line> com c*assificação *o ranking d* Feder*ção </line>
</par>
<par>
<line> Inte*nacional de Ginás*ica. </line>
</par>
<par>
<line> * p*rt*r dos critér*o* de inclu*ão identificaram 10 t*einadores, dod quais for*m </line>
</par>
<par>
<line> s*lec*on*dos os 4 tre*nadores c*m os m*lhores resultados. O g*upo *oi composto </line>
<line> por </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> tr*in*dores do g*ne*o feminino e </line>
<line> 1 </line>
<line> treinador do *ênero *asculino, com média de idade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 41,5 a*os (DP=3,109), e tem*o *e e*periência com mé*ia *e 17,5 anos (*P= 1,*15). Todos </line>
<line> tinha* pós-g**d**ção, sendo 2 treinadores com *specialização *m Treinamento Esportivo, 1 </line>
<line> trei*ad*r com esp*cialização em Danças Contempor*neas e o *lti*o é dout** em C*ências d* </line>
<line> E*porte. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, Te*esina, v. 14, n.*, art. 10, p. *7*-19*, mai./*un. 2017 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *odelo de Excelência de Tre*n*dor*s Exper* Bra*ilei*os de Gin*stica Ae*ó*ica </line>
<line> 179 </line>
</par>
<par>
<line> 2 .2 Instrumento </line>
</par>
<par>
<line> Para a con*uç*o *a pe*quisa, os materi*is utilizado* fo*a*: a) q*est*oná**o d* dados </line>
<line> dem*grá*icos; b) os procedime*tos do Protocol Analysi* (*RICSSON; S*MON, 1984; </line>
</par>
<par>
<line> ERICS*ON; O***ER, 1988), o*ed*cendo às etapas </line>
<line> da o*servaç*o do </line>
<line> proces*o e d* </line>
</par>
<par>
<line> obs*rv*ção pós-*roce*so; c) um gravador di*ital do telefone cel*lar da m*rca So*y Ericsson, </line>
</par>
<par>
<line> modelo W61*i Walkman; e d) um monitor </line>
<line> de víd*o para aná*ise de rotinas de a*letas </line>
</par>
<par>
<column>
<row> desemp*nha*as d*ran*e uma compe**ção de nível in*ernacional. </row>
</column>
<par>
<line> 2 .3 </line>
<line> Procedim*ntos de Col**a de *ados </line>
<line> Tod*s os proced*me*tos for*m aprov*dos pelo Comitê de Ét*ca em Pesquisa (C*EP) </line>
</par>
<column>
<row> da U*M*, *tr*vés *o par**er ETIC 537/07 par* as c**etas de dados, realizadas nos próprio* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> clubes dos treinad*res e </line>
<line> em sala* </line>
<line> de reunião. *oram gravada* a* informaç*es so**e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> que*t*onári* demográfico </line>
<line> e as narrat*v*s *** *rein*dores sobre difere*tes int*rp*etações </line>
</par>
<par>
<line> sugeridas </line>
<line> *elo i*v*stigador durante a obser*aç*o do proc*ss* * pós-*rocesso, referentes à </line>
</par>
<par>
<line> an*lise *e *ídeo. </line>
</par>
<par>
<line> 2 .4 </line>
<line> Procedimento* da aná*ise d* dados </line>
<line> As inf*r*aç**s obt*das *través do Protocol Analysis nas etapa* ante*iores </line>
<line> foram </line>
</par>
<par>
<line> a*alisa*as seguindo os **oc*dimentos desc*itos na abordag*m cognitiva (KITCHIN, </line>
<line> 1984; </line>
</par>
<par>
<line> CO*E al., 1**3; MORAES et al., et </line>
<line> 2004), a partir *e *rês *assos: *ranscrição, organizaçã* </line>
</par>
<par>
<line> dos dados * interpretação dos **dos: </line>
</par>
<par>
<line> a) Trans*rição - As transcrições foram feitas a*ravés de digitação simult*nea das </line>
</par>
<par>
<line> gravações. O </line>
<line> cont*údo transcrito </line>
<line> das abo*dagen* é fidedigno à* n*r***iva* dos *reinado*es, </line>
</par>
<par>
<line> segundo foi atestado pelos mesmos, não havendo *en*uma alteração ou corre*ão *o material </line>
</par>
<par>
<line> transcrito. Fez-se **anscri*** *o *onteú*o *ota* das gravaçõe* *anto na a </line>
<line> o*servaç*o do </line>
</par>
<par>
<line> pro*es*o, quanto na obs*rvação pós-processo. </line>
</par>
<par>
<line> b) Or*aniza*ão *os dados - Após a tr*nscriçã* d*s grav*ções, os dados </line>
<line> fo*am </line>
</par>
<par>
<line> organizados, utilizando-se a estra*égia *e div*são do *ext* em pequenas *artes de *nf*rmação, </line>
<line> promovendo-s*, desta maneira, a desconte*tua**zação das na*rat*vas. E*ta* p*q*ena* p*rtes de </line>
<line> infor*ações, chamad** de mea*ing **its (MUs), são a *enor part* compreensível *o texto </line>
<line> *ue con*ém uma idéia, episódio ou ped*ç* *e informa*ão. As M*s foram n*mead*s *e forma </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 3, ***. 10, p. 175-192, mai./jun. 20*7 www4.fsanet.com.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. H. R. M*ciel, A. C. *. Lopes, *. E. **en*ar, C. P. And*ade, D. C. R. *aciel </line>
<line> 180 </line>
</par>
<par>
<line> a cl*ssif***r as inf*rmações de acordo c*m o seu si*nificado, tendo *s rótu*o* *e acordo com </line>
<line> o seu *onteú*o. *rês especialis*as, com e*periênci* neste tipo de anál*se, avaliaram e </line>
<line> sugeriram, qu*ndo necessário, a reclassif*cação das MUs. </line>
<line> c) I*terpre*ação do* dad*s - As MUs seleci*nada* f*ram comp*radas entre si e </line>
</par>
<par>
<line> agrup*d*s de aco*do co* a s*milaridade do se* conteúdo, estabele*endo-s*, assim, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> r*co*textualização das nar*ativas. A *arti* d*í as info*maçõe* for*m estruturando-se, </line>
<line> poss*b*li*ando o ent*ndim*nto da* narrativas e construção *o m*pa cognitiv*. </line>
<line> 2 .* Uso d* técnic* qu*lit*tiva para categori*ação/interpretaç*o dos dados </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> se*uência </line>
<line> de proced*mentos para a c*t*gorização/anál*se das narra*iva* seguiu os </line>
</par>
<par>
<line> s*guin**s passos: </line>
</par>
<par>
<line> a) Classificação *as MUs - as MU* </line>
<line> foram **assi*icadas de acor*o com o seu </line>
</par>
<par>
<line> cont*údo, ou seja, receberam a denominaç*o referente ao a*sunto de que tratavam. </line>
<line> b) Organização das MUs em **teg**ias, subcategorias e pr*pr**dade* - após </line>
</par>
<par>
<line> classificadas, as MUs foram agrupadas de acordo com as suas simi*ar*d*des, </line>
<line> *sto é, cada </line>
</par>
<par>
<line> assu*t* </line>
<line> foi agrup*do s*paradamente. Cada agrupamento re*ebeu uma classificação, que se </line>
</par>
<par>
<line> *ransf*r*o* em uma cate*or*a. Todos os assuntos *elacionado* * esta cat*g*ria, foram </line>
<line> t*mbém, **erarquicamente, agr*p*dos em subcategorias e em *rop*iedades. </line>
</par>
<par>
<line> 2 .6 </line>
<line> Uso de Mapa Cogn*tivo (*C) para i*terpre*ação dos dados </line>
<line> O mapa cognitivo é uma forma gráfica de representação d* um determinado </line>
</par>
<par>
<line> con*ecimen*o, s*as ide*a* * co*o el*s se correlacionam, na qual se veri*ica e *otenciali*a-se </line>
<line> * ap*e*dizado utilizando-se hierar*uia* d*st* conh**im*nto (COSSETE; A*DET, 1**2). </line>
<line> Atrav*s deste t*po *e meto*ologia, informações pe*t**entes a uma deter*ina*a área de </line>
</par>
<par>
<line> co*hecimento são organizad*s f*m d* a </line>
<line> explicitar determin*dos fator*s, como o pro*osto </line>
</par>
<par>
<line> neste estudo, objetivando *bter *nform*çõe* dos treinado**s de GAE q*e le*em </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> compreens*o da sua experti*e. Na presente *esquis*, as difer**tes narra*ivas dos treinadore* </line>
<line> sobr* o t*e*name*to *oram categorizad*s para a **nstr*ção do m**a cognitivo. </line>
<line> Par* a c*nst*uç*o do M* ado*ara*-se os segu*nte* procedimento*: </line>
<line> a) Co*strução dos MC* in*ividuais de cad* categori* das MUs - para c*d* categoria </line>
<line> foi *onstruído um MC ind*vidua*; a partir daí, sur*iram quatro MCs que, p**terior*ente, </line>
<line> **ram relaci*nado* ent*e si, to*nando-se um *nic* MC. </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 14, n.3, *r*. 10, p. *75-1**, mai./j*n. 2*17 w*w4.fsanet.c*m.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *odelo *e Excelênci* de Tre*nado*e* *xpert Brasileir** *e Gin*stica Aer**ica </line>
<line> 181 </line>
</par>
<par>
<line> b) Es*olha do design do MC - * desig* es*o*hido fo* o ** Mapa Cogn*tivo </line>
<line> Cong*egado 3, que *e trata da união de MCs indivi*uais, r*presenta**o uma e*tr*tura </line>
<line> cognitiva de g*upo d* info*mações. </line>
<line> c) Hier*rq*ização do conteúd* do MC - os conteúdos **ram hierarquizado* a partir *a </line>
<line> clas*ificação *e categoria, sub*ategoria e prop**edade das MUs, s*ndo a *a**gor*a * c**cei*o </line>
<line> fi*** de cada conteúdo * as subcategorias e prop**edades os conce*tos intermed*ários. </line>
</par>
<par>
<line> d) Es*olha do* símbolos </line>
<line>-</line>
<line> os *ímbolos utilizados fora* setas de sent**o duplo, </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> representa*am a relação entre os conc*ito* *m ambas *s direções. As elipse* representam as </line>
<line> subcate*orias e proprie*ade* formad*ras de cada cate*o**a pelos retâ*gulos. </line>
<line> 3. RESULTADOS E D*SCUSSÃO </line>
<line> Um total de 127 MUs foram originadas das n*r*ativas dos trei*adores, para i**n*if*car </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> **screver quais os fato*es *omuns, referentes à compet*ncia *e treinador*s brasi*e*ros </line>
</par>
<par>
<line> expert de GAE, durante a exe*uç*o de uma taref* pr*p*sta, de aco*do com os proc**iment** </line>
<line> d* Protocol Ana*ysis (ERICSSON; SIMON, 1984; *R*CSS*N; OLIV**, 1988). Estas MUs </line>
<line> foram distribuí*as d* acord* com a* variá**i* relacionadas entre si, destacando um g*u*o de </line>
<line> categ*rias (T*e*namento, *l*mentos, Co*dicionamen*o Mental e *oreograf*a) e suas </line>
</par>
<par>
<line> subcategoria* pro****dades qu* auxiliaram o * </line>
<line> ent*nd*mento da </line>
<line> expertise do* trein**ores </line>
</par>
<par>
<line> investigados. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa for*a, houve a apresentação da **nstruç*o do map* *o*n*tivo seguind* os </line>
<line> prece*tos ap*e*en*a*os por Ki**hin (1994), basead* ne*te grupo *e variáveis, representando a </line>
<line> *str*tura d* c*nh*cimento destes t*e*nadores re*erentes à tar**a propo*ta neste ***udo. </line>
<line> 3.1. Modelo *e **cel**cia *e Treinadores Ex*er* Brasileiro* de Ginástica A*róbica </line>
<line> Esportiva </line>
</par>
<par>
<line> Baseado **stas 4 c*t*gor*as *presentadas, construiu-se um *C que representou </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> estrutura me*t*l usada pe*os treinad*res ao analisa* o vídeo </line>
<line> das r**inas sugeridas *elo </line>
</par>
<par>
<line> investigado* (FI*URA 1). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 3, art. 10, *. 1*5-192, mai./jun. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. H. *. Maciel, A. C. R. Lop*s, *. *. Alencar, C. P. And*ad*, D. C. R. Ma**e* </line>
<line> 182 </line>
</par>
<par>
<line> Figur* 1 - Modelo *e Excelênc*a dos Tr**nad*r*s Expert Bras*lei*os *e Ginástica Aeróbi** Esportiva </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: (M*CIEL; MORAES, 2008). </line>
<line> * procediment* citado *oi *ficiente pa*a des*rever sobre a com*et*ncia dos </line>
<line> treinadores para av*liarem *ma tarefa de treinamento e a robustez do uso de *ro*ed*mentos </line>
<line> do Protocol Analysis (ERICSSON; SIMO*, 1984; ERICS*ON; OLIV**, 1988), para tais </line>
</par>
<par>
<line> fins. Além di*so, *dotou-se o mapa *o*niti*o (K*TCHIN, 199*), para re*resentar </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> r*s*ltados, de**do à i*portância *este instr*m*nto pa*a a v*sualização e </line>
<line> com*reensão do </line>
</par>
<par>
<line> *onteúdo ana*isa*o. Tais finalidades foram obtidas com êxi*o, um* vez </line>
<line> que, a partir da </line>
</par>
<par>
<line> construção do MC pôde-se, al*m de apres*n*ar as var*á*eis resu*tantes, relac*oná-las de f**ma </line>
<line> que o c*n*ecim*nto obtido pe*as narrativa* dos trei*adores fosse organizado, ca*egorizado e </line>
<line> hiera*qui*ad*, originando as quatr* dimens*es *re*na*ento, Elementos, Condicionam*n*o </line>
<line> M*ntal e Co*eografia e suas varian*es, r*pre*e*tando a exper*is* dos trei*adores **ra </line>
<line> resol*ç*o de uma tare*a proposta. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter**ina, v. 14, n.3, ar*. 10, p. 175-192, mai./*un. 201* </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mode*o *e Exce*ênc*a de Treinador*s Ex*ert Brasilei*os de G**ást*c* **róbi*a </line>
<line> 18* </line>
</par>
<par>
<line> 3.* Trei*amento </line>
</par>
<par>
<line> Em sua narr*tiva, o* treinadores apresentaram a necessidade da *stru*ur*ção do </line>
<line> treiname*to, de ac*rdo com *s ca*ac*erísticas de cada at*eta, se*do esta, uma importante </line>
<line> atribuição dos m*smos. Martens (1987) atribui ao tr*inad** o gerenciamento do treinament*, </line>
<line> cuja estruturação engloba aspectos referentes à o*ganização, ao t*einam*nto *as ca**ci*ade* </line>
<line> *ísicas e * identifi*ação do nível dos atletas. Desta forma, constatou-se que a ex*ertise deste </line>
<line> **upo d* treinadores d*veu-se substancialmente à qualid*de do t**inamento d*reci*nada a** </line>
</par>
<par>
<line> seus *tletas, sendo parâm*tro </line>
<line> para aval*ar a expertise de cada um duran** * tarefa soli**tada </line>
</par>
<par>
<line> neste estudo. </line>
</par>
<par>
<line> 3.3 Organ*z*ção do *reiname*to </line>
<line> *ara Moraes (1998), estrutu*ar o treinamento significa ter o c*ntrole da* suas **ses, </line>
<line> contando co* imprevistos que possam surgir n* decorrer d*ste processo. De aco*do com tal </line>
<line> afirm*çã*, *odos os treina*ores expressaram a im*ortân*ia da *rgani*ação do treinamento de </line>
<line> f*r*a coerente e eficient*, respeitando os princípios do *re*namento esp*rtivo. P*ra Cote </line>
<line> (1995), a organi*aç** apresent*da *o Coaching *odel r*presenta também uma das di*e*sõ*s </line>
</par>
<par>
<line> cent*ai* do seu model*, um fator impresci**íve* p*ra o sucess* do t*einamento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *umprimento do calend*rio *ompetitivo. </line>
</par>
<par>
<line> 3.* Trein*m*nto das capacidades f*sic*s </line>
</par>
<par>
<line> Os dados referentes a este tó*ico m*st*aram cla*amente a rel*vância de </line>
<line> uma b*se </line>
</par>
<par>
<line> *ísi*a e motora ó*im* p*ra o d*senvolvimento dos atletas n*st* mod*lida*e. *s narra*ivas dos </line>
<line> tre*nadores s*o coeren*e* com o refer**cial apresent*do (LEMOS et al., 1997; L*MOS et al., </line>
</par>
<par>
<line> 20*1; ME**EL et </line>
<line> al., 2000), </line>
<line> que destacam * GAE como **a modalid*d* de *rande </line>
</par>
<par>
<line> e*i*ênc*a física. Desta m*neira, este grupo de treinadores demon*tro* que trabalham com </line>
</par>
<par>
<line> suas ***ipe* toda * </line>
<line> base física nec*s*ár*a para o desenvolvimento </line>
<line> dos </line>
<line> atletas. Tal </line>
<line> base </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> t*abalhada </line>
<line> através de exercí*ios </line>
<line> de força *eral * </line>
<line> esp*cífica, exercícios cardi*rresp*rató*ios, </line>
</par>
<par>
<line> exer*ícios *e flexibil*dad*, *entr* outros, *u* sã* i*serid*s na e*trut*ração do treinamento. </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, Te*e*ina PI, v. 14, n. 3, a*t. 10, p. 175-*92, mai./jun. 20*7 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. H. R. Maciel, *. C. R. Lope*, N. E. A*encar, C. P. *ndrad*, D. C. *. Maciel </line>
<line> 18* </line>
</par>
<par>
<line> 3.5 Identificaç*o do nível dos atletas </line>
</par>
<par>
<line> *m asp*cto imp*rtante e caract*rístico aos indivíduos e*pert (ER**SSON *t </line>
<line> a l ., </line>
</par>
<par>
<line> *006), neste caso os **einadores da </line>
<line> amostra, foi a capa*idade *e *dentificação de fatore* </line>
</par>
<par>
<line> *elevantes ao *eu desempenho; desta maneira torna-se impor*ante que os **einadores pos*am </line>
<line> **entificar o níve* técnico dos se*s *tl*ta*. *eg*indo *ste *res*uposto, *s tre**adores po*e* </line>
</par>
<par>
<line> es*ruturar o trei*am*nto *e acordo com </line>
<line> a* </line>
<line> potencialidades do atle*a naquele mo*ento, </line>
</par>
<par>
<line> a*roveitando, *n*lusive *esta capacidade d* i*entificação </line>
<line> para fa*o*ecer o s*u atleta, </line>
</par>
<par>
<line> e*plorando *arac**rís*ic*s qu* o **staque em relação *os seus possíveis *dversários. </line>
</par>
<par>
<line> O *laneja*ento compe**tivo, de acordo com Durand-B*sh e S*lmel* (2001), </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *efin*do como habilidade *o*nitiva, sendo **a fundamen*al *o treinament*. Est*n*o ap**s </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ide*tificar os níveis dos seus atlet*s, os treinado*es dem*n*t*aram-se capazes *e pl**ej*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> participação desses atletas *m competições co* níveis equival**tes ao *o seu desemp*nh*. </line>
</par>
<par>
<line> 3.6 Elementos </line>
</par>
<par>
<line> O *ódig* de pont*ação da GAE defin*do *ela Federação *nter**cio*al de Gin*stica </line>
<line> (FIG, *013), p**põe * avaliação dos e*ementos de uma **tina, de aco*do com critérios </line>
<line> previamente *stabe*ec*dos, q*e devem ser *rab*lhados com o* atletas por *eus treinadores. </line>
<line> 3.* Execuçã* dos el*me**os </line>
<line> Um importante *at** apre*entado pelo gr**o de treinado*es abordados foi a cap*cidad* </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> recon*ecer falhas * identifi*ar </line>
<line> caract*rísticas em *omum *a o*serv*ção </line>
<line> da e*ecu**o do* </line>
</par>
<par>
<line> e*em*ntos, nas r*tin*s apresentad*s pelo vídeo. Atualmente, são grandes as ex*gênc*as com </line>
<line> relação a este critério *e av***ação sendo, in*lusive, a execução (FIG, 2013), o primeiro </line>
<line> critério de desempate *e notas em ca*peon*tos. </line>
</par>
<par>
<line> E* s*as </line>
<line> *arrativas, os t*einadores *ostra**m-se vo*tados * </line>
<line> nece*sidade </line>
<line> de atingir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> perfei*ão na *xecução **s elementos, através d* prát*ca extensi*a e *irecionada (ERICSSON; </line>
<line> *LIVER, 1988; SA*MEL*; MORA*S, 2003; DURAND-BUSH; *A*MELA, 2001; </line>
</par>
<par>
<line> ERICSSON et </line>
<line> *l., 199*; ERICSSON, 19*6; ERICSSON, 20**; </line>
<line> STARKES; ERICSSON, </line>
</par>
<par>
<line> 2003) dos **eme*tos a serem *pre*didos ou *primorado*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, *. 14, n.3, ar*. 10, *. 175-192, mai./jun. *017 </line>
<line> *ww*.f*an*t.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Model* de *xce*ência *e T*e*nadores Expert Brasileiros de Ginás*ic* *eró*i*a </line>
<line> 185 </line>
</par>
<par>
<line> 3.8 Postura n* execução *os elem*ntos </line>
</par>
<par>
<line> Mais especificamente no que concerne à *xecução dos elemen*os, o grupo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> trein*dores dest* e*tud*, a*resentou como a**ect* re*eva*te à postura, n* exe*ução do* </line>
<line> *lement**. T*l aspecto, muitas vezes, não é percebido por treinador** de níveis i*icia*tes. </line>
</par>
<par>
<line> Des*a forma, conclu*-se que est* </line>
<line> vi*ão m**s focali*ada é um d** fatores responsáveis pelo </line>
</par>
<par>
<line> s*cesso deste grupo. </line>
</par>
<par>
<line> *.9 Dificuldade dos el*men*o* </line>
</par>
<par>
<line> Como dit* anteriormente, a dificuldade **s *lemen*os é d**erminada *elo c*digo de </line>
<line> pontuaç** *a G*E, crité*io *ste co*trolável pelo *rein**or. Estes *arâmetros de e*ecu**o sã* </line>
<line> d*ter*inados pela FIG e possibilitam av*lia* se *m e*emento * *u **o *álido. </line>
<line> É comum aos *reinadores inic*a***s *n*erir, na* rotina* dos seus atletas, el*mentos com </line>
</par>
<par>
<line> um *ra* de dificuldade </line>
<line> elevado, sem que e*tes atletas estejam *reparados para *x*cu*á-los, </line>
</par>
<par>
<line> cometen*o graves erros de e*ecução pode*do, inc*usive, não **lidar estes el*m*ntos. *al </line>
</par>
<par>
<line> f*to, normalm**t* ocorre, </line>
<line> devi*o aos atlet*s ex*c*ta*em os </line>
<line> elem**tos com *ficiênc*a </line>
</par>
<par>
<line> i*oladamente, o* seja, for* das *oti*as, nos tr*inamentos ou aqueciment*s antes das </line>
</par>
<par>
<line> *ompetições. T*ei*adores *xpert são </line>
<line> capa*es </line>
<line> de c*mpree*de* ta* aspec*o, em funç** de </line>
<line> s ua </line>
</par>
<par>
<line> vi*ência práti*a e experiência (ERICSSO*; OL*VER, 1988). </line>
<line> *sta ca*acida*e do* treinado*es f*cou clara n*ste *stud*, u*a ve* q** ut*liza* </line>
<line> a**lia*ões perió**ca* e estatísticas para *e*erminar * *scolh* dos el**entos a serem incluí*os </line>
<line> nas roti*as dos seus *tletas. Além des*e as**cto, os treinadores investigados mo*tr**am a sua </line>
</par>
<par>
<line> preocup*ção em *er </line>
<line> eleme*tos básicos *em assimilados </line>
<line> antes de p**t*r para um a*mento </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<column>
<row> difi*uldade dos ele*entos. </row>
</column>
<par>
<line> * .1 0 </line>
<line> Condicionamento *ental </line>
<line> O* t*ein*dores não enfatizaram a*pec*os re*acionad*s ao c*ndi*iona*ento mental, </line>
</par>
</par>
<par>
<line> quan*o comparado co* fato*es relaciona*o* ao t*einamento. Co*tu*o, verificou-se, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *nserç** e **ilização de técnic*s de treinamento m*ntal, *egun*o Samulski (2008), em toda* </line>
<line> as eq*ipes dirigidas pelos t*einadores deste *s*udo. Esta co*sta*ação o*orr*u por vár*as vezes, </line>
</par>
<par>
<line> a*tes ou depois </line>
<line> da co*eta de </line>
<line> dados, quando os tr*inad*res eram procura*os para </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 14, n. *, a*t. 10, p. 17*-192, m*i./jun. 201* </line>
<line> www4.f*anet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. H. *. Maciel, A. *. R. Lopes, N. E. Alencar, *. P. And*ade, D. C. *. Maciel </line>
<line> 186 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> entre*istas. Pôde-se o**ervar os treinado*es em situação real, uti*izan*o a m*ntalização, </row>
<row> técnicas de concentração, motivação, ativação e relax*mento (M*RAES et a*., 2*04). </row>
</column>
<par>
<line> 3 .1 1 </line>
<line> Capacidades ment*is </line>
<line> * bom des*nvolvi*ento d*s *apacid**es mentais (DU*AND-BUSH; S*L*ELA, </line>
</par>
<column>
<row> 2001), * um grande dife*enciador de atletas na **E, s*nd* que aqueles qu* *ossuem estas </row>
</column>
</par>
<par>
<line> c*pacida*es b*m desen*olvidas tendem obter mel*ore* a </line>
<line> res*l*ados. *m *ua* </line>
<line> narrativas, os </line>
</par>
<par>
<line> t*einadores apresentaram * *mp*rtância d* autoc*nfi*nça dos </line>
<line> atleta* para u* desemp*nho </line>
</par>
<par>
<line> *timo *ugerindo, in*lu*ive, a inse*çã* da menta*ização n* progr*ma d* treinament* par* tal </line>
<line> f*m. </line>
<line> * trabalho das capacidades ment*is está presente em to*as a* fases do trein*mento da </line>
</par>
<par>
<line> GAE. Por </line>
<line> exemplo, pa*a a *emorização e correçã* das rotinas, utiliz*-se a mentalização </line>
</par>
<par>
<line> *u*ante o treina*en*o de elemento* no*os. Exige-se, ne*t*s m*men*o*, *ui*a conce*traç*o e </line>
<line> foco de atenção dos atletas. *es*a forma, af*rm*-se a importância da ***l**ação *e *écnica* </line>
<line> qu* aprim*ram e *umentam as ca**ci*ad** me*tais dos gina*tas. </line>
</par>
<par>
<line> 3 .* 2 </line>
<line> T*abalh*s em grupos </line>
</par>
<par>
<line> Trabalha* </line>
<line> em grupos *ob a </line>
<line> orientaçã* do treinador é uma *ficient* fer*ame*ta em </line>
</par>
<par>
<line> busca de melhorias na motivação e *oesão da </line>
<line> equipe (MORAES et al., 2004; *OCE e* a*., </line>
</par>
<par>
<line> 1997), aspect* este ap*ntado *omo r*sultado de**e </line>
<line> estudo. Apesar de hav*r </line>
<line> categorias </line>
</par>
<par>
<line> i*dividua*s na GAE, os treinado*es, normalmente, realizam tra*alhos em *r*p*s com as sua* </line>
<line> equ*pes, c*mo em sessõe* de relaxa*e*to, práticas de int*rpretação, al*m de di*logos que, </line>
<line> muita* vezes *êm *o*o i*tui** a **lução de proble*as relacionado* à baixa *utoesti*a ** </line>
<line> insegurança dos atletas. </line>
</par>
<par>
<line> * .1 3 </line>
<line> Competição e condici*namen*o m*ntal </line>
</par>
<par>
<line> Verificou-se que os treinadores </line>
<line> utilizam situações *e*is vivida* pel*s at*etas c*m* </line>
</par>
<par>
<line> fe*rament* para o desenvolvimento *o se* cond**ionamento *enta*. Nes*e âm*ito, destaca-se </line>
<line> * competição como es*a *erramenta. Através da parti*ipação em co*petiçõe*, o* *tleta* vão s* </line>
</par>
<par>
<line> habituando às emoç*es vi**das nest* **tuação, cond*cio*ando-se a ela*. De acordo </line>
<line> com </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> nar*ativas dos treinadores n*ste estudo, percebe-*e *ue os atletas que partici*am de mais </line>
<line> Rev. FS*, Tere*ina, *. 14, n.3, ar*. 10, p. 175-192, mai./j*n. 2017 www4.fsanet.com.br/re**s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *o*elo de Excel*ncia ** *rein*dores Ex*ert Bra*ileir*s de G*nást*c* Aer*bic* </line>
<line> 187 </line>
</par>
<par>
<line> competições, </line>
<line> ou até mesmo de apr**entações, são mais seguro* * confiantes do que os que </line>
</par>
<par>
<line> não possuem a mesma experiência. De*t* for*a, indica-se </line>
<line> que o nível e a impor*ância das </line>
</par>
<par>
<line> co*peti*ões e a*re**ntaçõe* sejam gr*dua*, e qu* a cada nova *om*etição sejam a**egadas </line>
<line> novas vi*ências responsáveis pela melho*a no desem*enho dos atletas. </line>
<line> 3 .1 4 Co*eogr*f** </line>
<line> *s coreografias de G*E brasil*iras são *empre con*id*radas fo*tes, m*rcantes e criat*vas em </line>
<line> campeonatos inte*nacio*ais. Um e*em*lo *isto f*ram o* comen*ários feitos a es*e respeito *o </line>
<line> *ampeonato mundial ** modalidade realizado em Ulm, na Alema**a, no *no de 2008 (F*G, </line>
<line> 2**3). No referido *ampeon**o, o Brasil conquistou o 4º l*g** geral, sen*o que as </line>
<line> co*eografias *r*sileiras obtiveram altas notas de qua*idade artística. </line>
<line> O treina*ento *a coreog***ia fo* a categoria que os treinador*s apon*aram com maior </line>
<line> ênfase, indicando ser, *rovavelmente, a maior *ualidad* *este grupo de treina*ores. A form* </line>
</par>
<par>
<line> co*o os treinadores brasileiros trabalh*m ** coreogr*fias </line>
<line> de *A*, * cer*amente, fat*r </line>
</par>
<par>
<line> det*rminante </line>
<line> para a sua projeção *nternac*on** se*do, em m*itas ocasiões, contratados </line>
<line> p*r </line>
</par>
<par>
<column>
<row> equipes e**ra*geiras (L*MOS et al., 1997; L*MOS et *l., 2*11). </row>
</column>
<par>
<line> 3 .1 5 </line>
<line> Ela*o*ação da co*e*g*afia </line>
<line> Este t*pico apresenta fortes **pec*os da estrutura de pensa*en*o dos </line>
<line> trein**o*es </line>
</par>
<column>
<row> e**e*t de G*E br*silei*o* no processo de elabora*ão das core*gra*i*s. Este pro*esso *nvolve </row>
<row> a rel*ção de vár*os fatores c*mo * necessidade de se conhecer * persona**dade e a vivênc*a </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *otora do ginasta para c*reograf**. Aspecto este, mu*tas vezes, ignorado por </line>
<line> treinadore* </line>
</par>
<par>
<line> iniciant*s que e**boram a c*reogra*ia pe*s**do em si próprios. *lém d* con*ece* os atletas, </line>
<line> o* t*e*nadores brasileir*s cons**e*am essencial uma movimentação surpreendente; a pro*eção </line>
</par>
<par>
<line> dos at*eta* ao longo </line>
<line> das rot*n*s; a c**pl*x*dade d* movimentos; a escolha da mú*ica; e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> criatividade. </line>
</par>
<par>
<line> É consenso *ntern*cional af*r**r *ue *s *o*inas e tendências de cri**ivi*ade br*sileira* </line>
<line> são seguid*s por tr*inado*es de outros pa*ses (LEMOS et al., 1997; LEMOS *t al., 2011), * </line>
<line> que re*palda a afirmação *e que os trein*dores *r*silei*os p***uem a criativi*ade como for*e </line>
<line> caracter*stica responsável p*la sua ex*ertise. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. *4, n. 3, art. 10, p. 175-192, mai./ju*. 201* </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/r*vista </line>
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<line> L. H. R. *ac*el, *. C. R. *opes, N. E. Alencar, C. P. Andrade, D. *. R. Macie* </line>
<line> 188 </line>
</par>
<par>
<line> 3 .1 6 Nív*l da core*grafia </line>
</par>
<par>
<line> Tão </line>
<line> i*portante qu*nto identificar o </line>
<line> níve* dos atletas, é a i*enti*icação do n*vel das </line>
</par>
<par>
<line> coreo*rafia*. A par*ir da </line>
<line> vivên**a prát*ca e do aper*eiçoame*to **órico (E*ICSSON e* </line>
<line> a l ., </line>
</par>
<par>
<line> 2006), os *reinadores exp**t demonstraram que c**seguem identificar o nível de um* </line>
<line> core*grafia *present*da. Dest* ma**ira, os *esmos são cap*z*s d* el**orar rotinas de acord* </line>
<line> co* o nível d* exigênc*a das comp*tições, pr*parando, adequadamente, os atletas para ta*s </line>
<line> evento*. </line>
</par>
<par>
<line> * .1 7 </line>
<line> Apresentação </line>
<line> N*o b*sta que os a*letas te*ham uma </line>
<line> *otin* bem elaborada, h* que ** trab*lha* co* </line>
</par>
<par>
<line> eles * *ua apresentação. Esta, **globa fatores como o si*cronismo, *o cas* *as du*las, tri** e </line>
<line> gr*pos e o carisma, sendo estes **pectos muito enf*tiz*dos *est* estudo. O estudo mostra que </line>
</par>
<par>
<line> estes </line>
<line> asp*ctos devem **r trabalhad*s espe**fi*am***e, </line>
<line> com o intu*to d* </line>
<line> aprimorar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> capaci*a*e dos atletas de se ex**rem *iant* *a arbi*ragem. I*t*, através de exercícios faci**s e </line>
<line> d* prática extensiva (ERICSSON, 1996). A* *nf*rê*cias d* grup* d* tr**nadores d*st* est*do </line>
<line> mos*ra* a sua expe*t*se nes*e sen*ido, uma vez que **opõem cla*amente as m*neiras de </line>
<line> e*sinar seus at*etas a d*sempenhar tai* fa*ore* (MORAES; ARAÚJO, 2004). </line>
</par>
<par>
<line> 3 .1 8 </line>
<line> *xecução dos **vimentos core***áficos </line>
</par>
<par>
<line> Para o </line>
<line> grupo *valiado, * execução dos m**imentos c*r*o*r*ficos é *n*lisada </line>
</par>
<par>
<line> *e*arada*ente * execução dos elem*nto*. *sta an*lise caracte*iza uma </line>
<line> preocupação </line>
</par>
<par>
<line> totalmen*e focalizada em aspecto* mi*ro </line>
<line> das coreografias (*URAND-BU**; SALM**A, </line>
</par>
<par>
<line> 2001), ou seja, *s treinad*res *stão em *usca dos deta*hes. *ifer**t*mente de*tes, </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> tre*nadores de nív*is iniciantes não têm tanta p*eoc*paçã* com tai* aspectos, uma ve* que a </line>
<line> exec*ção de *ais movime*tos por seu* *tl*t*s não * bem feita. </line>
</par>
<par>
<line> * .1 * </line>
<line> Pas*os bá*icos </line>
<line> Na m*v*menta*ão c*reográfica estão incl*sos os pa*sos básicos, que são *onsidera*o* </line>
</par>
<par>
<line> como base coreog**fic* das *otinas de G*E (FI*, 2013), s*ndo criteriosam*nte avaliada. a </line>
</par>
<par>
<line> Apesar desta ava*iação, de acordo </line>
<line> co* os resultados de competições (CBG, 2013), pode-se </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Te*esina, v. *4, n.3, art. 10, p. 17*-19*, mai./jun. 2017 </line>
<line> www4.fs*net.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Modelo de Ex**lênc*a de Treinadore* Expert Brasil*i*os de Gi*ástica Aeróbica </line>
<line> 1*9 </line>
</par>
<par>
<line> af*rmar que somente o* treina*ores expert possuem uma visão ampl* e instrument** *ara </line>
<line> traba*har *al aspecto c*m eficiência. Os seus *t**tas de n*vel in**iante ex*cutam mel*or es**s </line>
<line> pa*sos, mesmo *ua**o comparados a outros *tlet*s do mesmo nível e trei*ados por </line>
<line> *reinad*res *niciantes. </line>
<line> De acordo **m o* resultados deste estudo, assume-se que um importante instrument* </line>
<line> utilizado pel*s treinadores expert f*i a sua capa*idade de comuni*açã* co* os seus atle*as </line>
</par>
<par>
<line> (BLOOM, 1996) sobre os passos básicos, </line>
<line> que depen*e de orientação associada à </line>
<line> repeti**o </line>
</par>
<par>
<line> dos moviment** (ERI**SO*, 1996). </line>
</par>
<par>
<line> 4 C*NSIDERAÇÕES FIN*IS </line>
</par>
<par>
<line> *oncl**-se, *or este est*do, que a a**icaç*o do *r*t*col *na*ysis f*i u*a *ficie*te </line>
<line> metodologia de acesso da pesqu*sa cognitiv*, no cont*xto da ginás*ica aerób*ca esportiva com </line>
</par>
<par>
<line> treinadore* ex*ert desta moda*ida*e, be* c*mo * *tilizaç*o d* Mapa Cogn*tivo pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> repre*entação da es*rutura d* pensame*t* dos treinado*es. Os resultado* encon**ados atrav*s </line>
</par>
<par>
<line> desta </line>
<line> *bordagem levam à conclusã* </line>
<line> d* </line>
<line> q*e trein*dores exp*rt tendem a estrutu**r o *eu </line>
</par>
<par>
<line> rac*oc*n*o de maneira seme*ha*te. Con**quen*em*nte, ten*o em sua atua*ão f**ores comuns </line>
<line> que le*am a um desemp*nho e*per*, *ais aspecto* possibi*i*ar*m a const*uç*o *e um mod*lo </line>
<line> exper* deste g*upo *e trein*dores. </line>
<line> A estruturação do conhecim*nto *btida atra*és de*te *s*udo con*r*bu*rá co*o </line>
<line> parâ*etro para a formação e o aperfeiçoamento de treinadores de G*E, *omo ta*bém part* </line>
<line> do conteúdo *e cursos *este campo esportivo. </line>
<line> Finalme**e, suger*-se a rea*ização de o***o* estudo* com treinad*res da *AE, </line>
</par>
<par>
<line> utilizando * mesmo </line>
<line> pro*edimento e procurand* acrescen*a* novas discussões que </line>
<line> pos*am </line>
</par>
<par>
<line> contrib*ir pa*a o valioso trabalho de tr*inam*nto *e a*letas expert nesta área. </line>
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<line> D. *. R. Macie* </line>
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<line> 1) conc*pç*o e pla*ejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) an*l*se e in*erpreta*ão dos *ados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) el*boração ** ras*unho ou na revisão crí*ica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) partic**ação *a aprov**ão d* ver*ão final do **nuscri*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)