<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 2, art. 1, *. 03-19, mar./abr. 2017
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2017.14.2.1
</line>
</par><par>
<line>
Análise da Satisfação do Usuár*o de Tel*fonia Móvel: Investigação com Mo*e*agem de Eq*aç*es
</line>
<line>
Est**turais Basead* *m Mínimos Qu*drados Parc*ais
</line>
<line>
U*e* Satisfac*ion Analysis ** Mobi*e Phone: Re*ear*h With *o*eling o* Structural Equatio*s
</line>
<line>
B*sed on Partial L***t Squares
</line>
</par><par>
<line>
*ermano Henry Mo*ais Olive*ra
</line>
<line>
Graduado *m Administração *el* Universidade F*deral do C*ar*
</line>
<line>
Mestrad* *m Admin*st*ação e Desen*o**imento E*presarial pela U*i*ersidade *stácio de Sá
</line>
<line>
*-mail: hermanohenr*@gma*l.com
</line>
<line>
Paulo Ro*ert* da *osta *ieira
</line>
<line>
Dou*or *m *dministr*ção *ela Universid*de Federal do Rio de Janeiro
</line>
<line>
Pro*essor da Univer*i*a*e *st*cio d* Sá
</line>
<line>
E-**il: paulo.vieira@e*t*cio.b*
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: H*rmano He**y *orais Oliveira
</line>
<line>
Editor C*entíf*c*: Tonny Ker**y *e Al*ncar Rod*igues
</line>
</par><par>
<line>
Aven**a Presid*nte Var*as, 642 - 22° a*dar, C*ntro -
</line>
</par><par>
<line>
Rio d* Janeiro - *J, CEP 2*071-001
</line>
<line>
Ar**go recebi*o em 02/01/2017. Ú*tim*
</line>
<line>
v*rsão
</line>
</par><par>
<line>
recebida em 22/0*/2*17. Apro*ado em 2*/*1/2017.
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: Paulo Robert* da Cos** Vieira
</line>
</par><par>
<line>
Avenida Presiden*e Vargas, *42 - 22° andar, Centro -
</line>
<line>
Avalia*o pelo *i*tema Trip*e Review: D*sk R*v*ew a)
</line>
</par><par>
</page><line>
*io de Janeiro - *J, CEP 20071-001
</line>
<line>
pelo Ed*tor-Chefe; * b) Do*b*e Blin* Review
</line>
<line>
(avaliação ce*a por dois a*al**dores d* área).
</line>
<line>
R*visão: *r*mati*al, Normativa e de F*rma*ação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. H. M. Olivei*a, P. R. C. Vieira
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
RES*M*
</line>
</par><par>
<line>
*st* pesquisa
</line>
<line>
*oi realizad* com *suários de s*rviço
</line>
<line>
de te*efonia móvel, durante o mês de
</line>
</par><par>
<line>
*ov*mb*o de 2016, para a
</line>
<line>
compreensão d*s ante*ede*tes (qualidade percebida, i*agem
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
valo* per*ebido) e do* consequentes (tratamento da r*clamação * *ealdade) da satisfação dos
</line>
<line>
con*u**do*es deste **rvi*o. P*r* *anto, foi r*aliza*a pesqui*a de survey, c*m *tiliza*ão de
</line>
<line>
questionário estru*u*a*o na cole de d*dos, os quais for*m **a*a**s por meio da M*delagem de
</line>
<line>
Equaçõ*s E*trut*rais (MEE), *om base em *ínimos *uadrados Parciais (MQP). Nem todas
</line>
<line>
as hip**eses preconiza*as pelo modelo avaliado n* e*tudo for*m confirm*d*s, *á que não
</line>
</par><par>
<line>
foram
</line>
<line>
encontradas ev*dências *u* sustentassem
</line>
<line>
o cons*ruto va*o* percebido como
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
antece*ent* da satisfa*ão, *em o constr*to tratame*to da re*l*ma**o, os *u*i* *ão exib*ram
</line>
<line>
*i**ifi*ânc*a *stat*stic* como fator*s **fluenc*adore* do cons**u*o lealdade.
</line>
<line>
*alavras-chaves: Modelage* de Equações Estruturais. Mínimos Q*adrados Parciais.
</line>
<line>
Satisfaç*o do Consumidor. Telefonia Móvel.
</line>
<line>
A*STRAC*
</line>
<line>
This research was car*ied out wi*h mo*ile se*v*ce us*rs during the month of N**emb*r 2016
</line>
<line>
to un*erstand the a*tecedents (perceived quality, image an* *erceived value) an* consequent
</line>
<line>
(complai*t and l*yalty treatment) o* the satisfaction of the consu*ers of t*is s*rvice. In order
</line>
<line>
to do so, a *urvey w*s performe*, using stru*ture* ques*ionna*re for the data collect*on, which
</line>
<line>
were treat*d t*rough the Mod*ling of Structural E*uations (MEE), *ased on Partia* Least
</line>
<line>
Squares (*QP). Not all the hypot**ses advocate* by the evalua*ed model in the study w*r*
</line>
</par><par>
<line>
confi*m*d, since no evidence wa* found to s*pport the
</line>
<line>
constru*t pe*c**ved value as
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
an*ecede*t of satis*action *or the construct treat*en* o* the *omplaint, *hich did not show
</line>
<line>
*ta*isti*al signific*nc* as fa*tors inf*ue*cing the constr**t loyalt*.
</line>
<line>
*eywords: Struc*u*al Equatio* Mod*li**. Partial Least Sq*a*e. Consumer Satisfaction.
</line>
<line>
*obile Phone.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresi*a, v. 14, n. 2, a*t. 1, p. 03-19, ma*./ab*. 201*
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*álise da Satisfaçã* do Us*ár*o de *elefonia Mó*el
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
IN*RODU*Ã*
</line>
<line>
Podemos con*i*er*r * sati*fação dos *lientes c*mo um do* fatores c*íticos para o
</line>
</par><par>
<line>
sucesso d*s empresas *restado*as de serviços. A questã* *ue surge é co*o propor*ionar um
</line>
</par><par>
<line>
nível adequado
</line>
<line>
e contínuo d* satisfaçã* dos cl**nt*s em um mercado
</line>
<line>
*ada vez ***s
</line>
</par><par>
<line>
comp*titivo.
</line>
</par><par>
<line>
A *atisfação está re*acio*a*a ao ate*d*me*to d* nece*s*dades explícitas e implícitas d*
</line>
<line>
consumidor, po* *eio do conjunto d* caracterís*ica*, ou atr**u*os, do servi*o prestad*. Então,
</line>
<line>
torna-se i*po*tante descobrir como o des*mpe*ho dos d*ferentes at*ibutos est* *elacio*ado à
</line>
<line>
sat*sfaçã* dos clientes. Para tanto, tenta-s*, tradi**onalmente, d*scobr*r ***i* s*o os a*r*butos
</line>
<line>
*ue podem sat*sfa*er ** necessida*es dos clientes, investigando q*al *er*a a sua importância
</line>
</par><par>
<line>
para cons*midor e grau *e desempenho atual de *a*a a*rib*to do servi*o p*est*d* *ela
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
empresa, *o*parativamente àque*e associado ao prest*do *e*a conco*rên*ia. Esta té**ic*
</line>
<line>
p*essupõe qu* a *elação entre o des*mpe*** **s atrib*tos e a satisfação do co*sumidor seja
</line>
<line>
linear, isto é, quanto maio* * desempenh* *a*or a sat*sfação.
</line>
</par><par>
<line>
C*mp*een*e* *s razõ*s *ue afet** satisfaçã* dos consumidores, bem *omo os a
</line>
</par><par>
<line>
mot**os *u* afe*am seu comportame*to de
</line>
<line>
perm*nece*
</line>
<line>
no relacion**ento com a em*resa
</line>
</par><par>
<line>
presta*ora do serv*ço t*m s*d* de*afios enfrenta**s *elos estudios*s * *elos pr*fiss*ona*s de
</line>
<line>
mar*etin* *e *erviços.
</line>
</par><par>
<line>
Ne**a linh* *e raciocínio, cresci*ento ve*ti*inoso exp*rimentado pelo *ercado de o
</line>
</par><par>
<line>
*elefonia mó*e* no *ras*l e o aume*to
</line>
<line>
da *oncorrência **s** setor
</line>
<line>
e*igem que
</line>
<line>
as empres*s
</line>
</par><par>
<line>
dess* mer*ado compre*ndam a* n*ce**idad*s dos consumidores, be* com* os fatores que
</line>
<line>
*f*tam *ua sa**sfação com * servi** ofer**ido.
</line>
<line>
Dian*e *is*o, *om a finalidade de an*lisar a satisfaç** d* cons*mi*or d* se*viço de
</line>
<line>
tele*on*a m*vel, fo* rea***ada uma p*squisa com *s se*s usuários.
</line>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
Na literatur*, exis*em vários modelos que se pres*am para avaliar a sati*fação do
</line>
<line>
consumidor c*m a prest*ção de serviço. Em f*nç** da infi*i*ade de *erviço*, os model*s s*o
</line>
<line>
*d*ptad*s de form* que *m *elho* ajuste seja poss*vel para cada r*alid**e. Nes** p*squ**a,
</line>
<line>
utili*o*-se o mod*lo proposto por M*ta *t al. (*01*), que f*i u*ado para analisar a satisfação
</line>
</par><par>
<line>
n*
</line>
<line>
set** d* telefonia móve*, b*seado
</line>
<line>
em m**elos anteriores *e satisfaçã*
</line>
<line>
do consumidor
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Ter*si*a *I, v. 14, *. 2, art. 1, p. *3-1*, m*r./abr. 20*7
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. H. M. Oliv**ra, P. R. *. Vieira
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
(Fi*u*a 1). No mod*lo dos auto*es, a satis*aç*o do consu*idor é av*liad*, t*n*o por bas* o
</line>
<line>
efeito do* ante*edentes compostos por Qualid*de Percebid*, Va*or P*rce*ido e Imag*m e
</line>
<line>
pel*s con*trutos consequentes Lealdade e Tr*t*mento de Recl*mações.
</line>
<line>
Figura 1 - M*delo M**a et a*. (2012)
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Mota *t al. (*012).
</line>
<line>
Co* *elação aos antece*ent*s da sat**fação, o mode*o utilizad* neste trabalh*
</line>
<line>
e*tabelece os *egu*n**s relaci*namentos: a) a image*, a qualidad* perc*bi*a e o *alor
</line>
<line>
percebi*o sã* *ete*minantes da sat*sfação *o con*umido*; b) * *ualidade percebida tem efeito
</line>
<line>
direto e pos*tivo sobr* a satisf*ção d*s cliente* e *m ef*ito posit*vo sobr* o v*lor p**ceb*do;
</line>
</par><par>
<line>
c) imagem a
</line>
<line>
*em ef*it* *ireto * p*sitivo so*re
</line>
<line>
* satisfação dos clientes e um efeito positivo
</line>
</par><par>
<line>
**b*e o valor p*r*ebid*; e d) para o construto *e valor
</line>
<line>
perce*ido é *r*dit* *m* associação
</line>
</par><par>
<line>
pos**iv* entre est* * a *at*s*ação do c*ien*e (*OTA *t al., 2*12)
</line>
<line>
A aten*ão é ag*ra dirigida para a qua*idade percebi*a do serv*ço, um element* crucial
</line>
</par><par>
<line>
d*s percep*ões dos **ientes e
</line>
<line>
primei*o an*ecedente d* satisfação
</line>
<line>
no mo*elo
</line>
<line>
de Mota e* al.
</line>
</par><par>
<line>
(200*). *ara os autores este antecedente expressa experiência ** cons*mid*r co* um a
</line>
<line>
resultado positivo sobr* a sati*fação. Zeithaml (1987) define a qualid*de p*rc*bid* com* um
</line>
<line>
julga*ento feito pelo c**sumi*** acerca *a superiorid**e o* excelência *lobal de um s*rviço.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 14, n. 2, art. *, p. 03-19, mar./a*r. 201*
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aná*ise da Satis*ação do Usu*rio de Telefoni* Móvel
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
O* pri*cipais componentes *a avali*çã* *ue * client* fa* do bem físico *u se*viço tem
</line>
</par><par>
<line>
por base do**
</line>
<line>
fatores: customizaç*o e *onfiabilidade (ZEITHAM*; BITNE*; GREMLER;
</line>
</par><par>
<line>
*01*; FORNELL et al., 1*96)
</line>
<line>
*egundo Zeithaml, Bitner e Gremle* (2014, p. *50) o *a*or pe**ebido "* a *va*iação
</line>
<line>
globa* *ue o cliente faz da uti*id*de de um serviço com ba*e *as percepções do que é **c*b*do
</line>
<line>
e do que * *ado". Pa*a Woodruff (199*) es*a percep*ão é exatam*nte s*bre um trade-off entre
</line>
<line>
o que o consumidor recebe (por exem*lo, *uali*ade, be*e*ícios, ut*li*ade) e aquilo que el*
</line>
<line>
tem que **rir mão para adqu*r*r e usa* um produto ou *erviço (tai* como, p*eço e sac*ifício).
</line>
<line>
O citado au*or a*n*a c*menta que es*e *onceito *e valor percebido tem *ma forte relação com
</line>
<line>
a sa*is*açã* do *onsumidor (*OODRUFF, 1*97).
</line>
<line>
O t*rceiro antecedente é *orm*do pelo construto i*ag*m, que é a ma*ei*a pela qual o
</line>
<line>
mercado vê a em*resa, r*fletindo o seu prestígio externo. P*ra Levitt (1988), *u*st*es
</line>
<line>
relativas à im*ge* corporat*va *a prestadora d* serv**o* *urgem como um aspecto relev*nte
</line>
</par><par>
<line>
do marketin* de
</line>
<line>
serviços. No modelo proposto *or *rönroos (*984), a imagem corporativa
</line>
</par><par>
<line>
perceb*da pelo *lie*te exer** uma *spécie d* f*ltro so*re * qua*idade expe*imenta*a. *oc*a,
</line>
</par><par>
<line>
Fe*reira e Silva (201*) afirmam que uma *oa
</line>
<line>
imagem
</line>
<line>
pode neutraliza* e*ent*al
</line>
<line>
falh*
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
s*rviç*.
</line>
</par><par>
<line>
Com rela*ão aos co*s*quentes da satisfação, o modelo e*ta*e*ece *ue, a partir de um
</line>
<line>
*umento na sat*sf*ç*o, v*rif*ca-s* *ma *edução na* rec*amações e um aument* na lealdade
</line>
<line>
dos consumi**res.
</line>
</par><par>
<line>
O mode*o de Mota et al. (2*12)
</line>
<line>
u***iza leal*ad* como primeiro cons*quente *a a
</line>
</par><par>
<line>
satisfa*ão. P*ra F*rn*ll (1992) * Ande*son, Fornell e Lehm*nn (1994),
</line>
<line>
a lealdade
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*onsumi*or é re*ultado de uma sequênc*a de interações entre ele e a e*presa, por*ue, a partir
</line>
<line>
de expe*iências posi*iva*, cre*ce a *onfiança n** serviços pres*ados pela empresa. Para e*ses
</line>
</par><par>
<line>
autore*, *eal*ade pode *er a
</line>
<line>
defini*a c*mo uma i*tenção *e comportamento em r*lação ao
</line>
</par><par>
<line>
serviç*
</line>
<line>
ou à
</line>
<line>
em*r**a. R*cha, *erre**a e Silva (2012) tam*ém e**endem que lealdade não a
</line>
</par><par>
<line>
deve se limit*r à atitude do consu*idor em reco*prar o serv*ço, mas que out*a *ertente, a *o
</line>
<line>
com**rtame*t*, deve s*r considerada. Quando o c*i*n** **tá sa*isfeito com os resu*tados q*e
</line>
<line>
o*tém da empresa, a sua *onfi*n*a e preferência pelos ser*iç*s ou pela *mp**sa a*mentam,
</line>
<line>
bem como a sua lea*dade (*O*HA; FERREIRA; SILVA, 201*).
</line>
<line>
O segu*do co*sequente do *o*el* * o con*tru*o que envolve o tratamento da
</line>
</par><par>
<line>
reclamaç*o. Par* os autores do *odelo, *sse
</line>
<line>
conceito a**rd* "como empresa d* telefonia a
</line>
</par><par>
<line>
móv*l trata e gerencia as reclam*ções **licitadas por seus
</line>
<line>
usuários *e *erv*ços" (MO*A et
</line>
</par><par>
</page><line>
al., 2012, p.757). Dentre a* formas qu* os clientes insati**eitos enco*tram para reduzir o seu
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 14, n. 2, art. 1, p. 03-19, mar./ab*. 2017 www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. H. M. Oliveira, P. R. C. *ieira
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
estado de ins*t*s***ão, a *rin*ipal del*s é a reclamação (ROCHA; FERREIRA; SILVA,
</line>
<line>
2012).
</line>
<line>
3 METOD*LO*IA
</line>
<line>
Nesta seção, são apre*en*ados os principais pontos da **todolo*** *a *esqui*a. *
</line>
<line>
est*do utilizou a **ordagem q*antita*iva, sen*o d* natureza caus*l, uma vez que o modelo
</line>
<line>
uti*izado *es*e trabalho supun*a que as r*l*ções e*tre as variávei* poderiam ser descritas por
</line>
<line>
meio de mo*elos *atem*ticos.
</line>
<line>
*.1 Po*ulação e amo*tra
</line>
<line>
A pop*la*ão da pesquisa, estim*da em torno de 139,06 milhõ*s, re**re-se a pesso*s de
</line>
<line>
*0 ano* ou *a*s *e id*d*, proprietári*s de um aparel** celul*r (IB**, 2015). A amost*agem
</line>
</par><par>
<line>
foi d* tipo
</line>
<line>
não-probab*lístic* inten*ional, pois não se conhecia, a *r**ri, a proba*ilida*e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
cada *leme*t* da população ser escolhido, e *ou** * definição delibera*a dos respondentes
</line>
<line>
q*e *omporia* a amost*a.
</line>
<line>
A pes*u**a c*nsistiu-*e de um l*vantamento r*aliz*** com 165 *suários de empresa*
</line>
</par><par>
<line>
de telef*nia móvel de ser*iços. O *e**r de
</line>
<line>
serviços
</line>
<line>
foi *scolh*d* por
</line>
<line>
responder, a*ualmen*e,
</line>
</par><par>
<line>
por part* representativa d* produção bruta em muitos pa*ses. Especificamente no cas*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Brasil, no ter*eiro tr*mestre *e 20*6 o setor foi re*pons*v*l por
</line>
<line>
72,5% *o produto interno
</line>
</par><par>
<line>
bru*o (*IB) a val*res c*rr*ntes, contra
</line>
<line>
22,0% d* indústria e 5,5% da ag*opecu*ria (IBGE,
</line>
</par><par>
<line>
*01*).
</line>
</par><par>
<line>
3.2 Coleta de dado
</line>
</par><par>
<line>
Os dad*s foram
</line>
<line>
c*leta*o* por meio *e
</line>
<line>
um qu*sti*nário estruturado, no q*a* fo*am
</line>
</par><par>
<line>
incluí*as to*as as v*riáveis latentes que for*am * modelo dese*v*lvid* por Mot*
</line>
<line>
et *l.
</line>
</par><par>
<line>
(20*2) e seus respectivo* indicadores.
</line>
</par><par>
<line>
Conf*rme já explici*ado,
</line>
<line>
este estudo f*i desenvolvid* c*m base no modelo *roposto
</line>
</par><par>
<line>
por *ota *t al. (2012), qu* proc**a, dentre outras coisas, ex*minar a par*icipa**o dos
</line>
</par><par>
<line>
*onstrutos ant*cedentes e
</line>
<line>
con*equentes da satisfação dos usuár*os
</line>
<line>
do serviço de *elefonia
</line>
</par><par>
<line>
móvel. Em seu trabalho, os autores rea**zar** duas coletas de dados p*ra **alia* o efeito no
</line>
</par><par>
<line>
modelo da, até então recente, regulamentação da portabili*ad* n*mér*ca
</line>
<line>
no modelo e s*u
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Ter*sin*, v. 14, n. 2, art. 1, p. 03-19, mar./abr. 2017
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Análise d* Satis*a*ã* do Usuário *e T*lefonia Móvel
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresi*a PI, v. 1*, n. *, ar*. 1, *. 03-19, mar./**r. 2017
</line>
<line>
www4.fsan*t.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. H. M. Oliveira, P. R. C. Vieira
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
*.3 Tr*tamen*o *os *ados
</line>
</par><par>
<line>
A modelagem *e *quações es*ruturais (MEE), **m matri* de covar***cia (MC), foi o
</line>
</par><par>
<line>
mé*o** uti**zad* para o teste das
</line>
<line>
h*pó*eses do mode*o de Mota et al. (2*12). No presente
</line>
</par><par>
<line>
estudo, foi e**olhida * M*del*ge* de Equações Estruturais (MEE), *om Mínimos Quadrados
</line>
<line>
Parciais (M*P), *ara avali*r a influên*ia preditiva d*s construto* *o modelo, em razã* de
</line>
<line>
diferentes li*it*ções *roduzidas pela seleção da amo*t*a, tais como desconhecimento acerca
</line>
</par><par>
<line>
da
</line>
<line>
*ormal*dade
</line>
<line>
das
</line>
<line>
variá*e**,
</line>
<line>
expressiva
</line>
<line>
co*pl*xidad*
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
*odelo,
</line>
<line>
amo*tra
</line>
</par><par>
<line>
comp*rativamen*e peque**, ent*e *utras.
</line>
<line>
Para a o*era*io*alização da modela**m, foi empregado o p*ograma WarpPLS, v*rsão
</line>
<line>
3.0, o qual *rocess* mo*elos de MEE-M*P. As e*apas de avaliaçã* do *odelo de pesquisa
</line>
<line>
seguiram a* orient*ções de Henseler, Ringle e Sinkovics (2009) e são *pr*se*tados na Figura 2.
</line>
<line>
Figura 2 - Processo de duas e*apas para a*aliaçã* *o modelo de caminhos com MQ*
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Adapatado d* H*nsel*r, R*ngle e Sin*ovics (2*09).
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
RESULTAD*S * DISCUSSÃ*
</line>
<line>
*ntes *e seguir co* a apresent*ç*o dos r*sul*ados da pesquisa * necessári* discussão
</line>
</par><par>
<line>
p*évi* sobre os índices de
</line>
<line>
ajustes encontrados *ara * modelo
</line>
<line>
de Mota et al. (2012)
</line>
</par><par>
<line>
apresentados na Qua*ro 2, tendo *m *ista tra*a*-se do mod*lo utilizado *omo base ne**a
</line>
<line>
pesqui*a. *ota e* al. (2012) empre*aram a MEE, com *atriz de *ovariância (MC). Nesse
</line>
</par><par>
<line>
caso, a a*aliação do modelo * rea*iz*da
</line>
<line>
com base em índice* de ajus*am*nt* gl*bal,
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
</page><line>
considerados adequad*s *s r*sultado* do modelo de mensuraçã*.
</line>
<line>
Rev. *SA, T*r*sina, v. 14, n. 2, ar*. 1, p. *3-19, mar./a*r. 2017 w**4.fsanet.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*álise da Satisfação d* *suário de Te*efonia Móvel
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
No mod*lo d* Mota et al. (2012), os índices N*I (*m ingl*s: No*med Fit Index), I*I
</line>
<line>
(em *nglês: Increm*ntal F** Ind*x), *** (em in*lês: *u*ker-L*wis Index) e CFI (em i*glês:
</line>
<line>
C*mparative Fit Index), ficaram ligeiramente a*aixo *o m*nimo recomenda*o como
</line>
</par><par>
<line>
r*presen*ati*os *e um bom ajustamento, *ue ser*a
</line>
<line>
de 0,95(BYRNE, 2001), embora haja
</line>
</par><par>
<line>
autores q*e consideram o valor mínimo de 0,*0 rep**sentativo de modelo de ajustam*nto
</line>
<line>
razoável (VIEIRA; RIBAS, 2011).
</line>
<line>
Ullman (2007) comenta *ue, para os índi*es com*ara*ivos **I, I*I e C** a litera*ura
</line>
</par><par>
<line>
suger*
</line>
<line>
valores entre 0,90 0,95 como indicativos de um ajuste sufic*ente, enquant* *
</line>
<line>
valo*es
</line>
</par><par>
<line>
acima de 0,95 *ão considerados bons ajustes.
</line>
<line>
O NF* faz a c**paração en*re o m*delo h**otét*co e modelo indepen*ente; como o
</line>
</par><par>
<line>
di*o anteriormente, um NFI > 0,95 ind*** um bom ajust**ento
</line>
<line>
do modelo. Como o NFI do
</line>
</par><par>
<line>
*o*elo hi*otético *xi*iu um NFI de 0,857, não há ev*dência satisfatória de que o mode*o
</line>
<line>
apresen*a bom **ustamento. O IFI *ambém deve ser superior a 0,95, seg*ndo os crit*rios mais
</line>
<line>
rígidos, p*ra que o modelo e*ib* *om ajustament*. O IFI do modelo foi de 0,*86. O ín*ice d*
</line>
<line>
ajust*mento comparativo (CFI), o* í*dice de ajustamento c*mparativo de Bentler, contras*a o
</line>
<line>
*justamento *o model* hipotético com o mod*lo **lo (indepe*de*te). O valor n* estud* dos
</line>
<line>
autores foi de 0,885.
</line>
<line>
O TL* (í*di*e de Tu*ke*-Lewis) próxi*o de 1 indica bom aj**tam*n*o. No modelo
</line>
</par><par>
<line>
*os a*tores o índi*e TLI foi de 0,859, exibi*do a*ustamento nã* muito *d*quado e que,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
acordo V*eir* e Ribas (2011), por ser inferior a *,90, de*er*a ser rev*sto.
</line>
</par><par>
<line>
ARMSEA (e* inglês: Root Me*n
</line>
<line>
S*uar* Error of Ap*ro*i*atio*) calculada foi de
</line>
</par><par>
<line>
0 ,0 6 7 .
</line>
<line>
A discu*sã* sob*e qua* s*ria um v*lor satisfa*ório para * RMSEA nã* p*cífica. é
</line>
</par><par>
<line>
Pe**uisas, por veze*, sugerem o
</line>
<line>
valor de r*ferência d* 0,05 **
</line>
<line>
0,08; há autores que
</line>
</par><par>
<line>
consid*ram acei**vel a magn*t*de *,10.
</line>
<line>
Embo*a *xis*a na literatura *uporte para que o valor encontrado par* a RM*EA seja
</line>
<line>
dito como satis***óri*, os de*ais valores enc*n*ra*os para o conjunto de índices selecionados
</line>
</par><par>
<line>
pe*o* autores comprometem, até ce*to ponto, a ac*itab*lid*de do ajustamento global
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
mode*o.
</line>
</par><par>
<line>
Qua*ro 2 - Índi*es de A*uste do Mod*lo E**rutu*al de Mo*a *t a*. (2*12)
</line>
</par><par>
<line>
²
</line>
<line>
P
</line>
<line>
*l
</line>
<line>
²/g*
</line>
<line>
NFI
</line>
<line>
I*I
</line>
<line>
TLI
</line>
<line>
CFI
</line>
<line>
RMSEA
</line>
</par><par>
<line>
1 0 6 7 ,6 3
</line>
<line>
0 ,* * 0
</line>
<line>
244
</line>
<line>
4 ,* 7 *
</line>
<line>
0 ,8 5 7
</line>
<line>
0 ,8 8 6
</line>
<line>
0 ,8 5 *
</line>
<line>
0 ,8 8 5
</line>
<line>
0 ,0 6 *
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Mota e* al. (2012)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 14, n. 2, art. 1, p. *3-19, mar./*br. 2*17
</line>
<line>
www4.f*anet.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. *. M. Oliveira, P. R. C. V*eira
</line>
<line>
12
</line>
</par><par>
<line>
Finalizada a e*posi*ão sobr* os resultados d* modelo de Mota et al. (2012), s*gue-se a
</line>
<line>
**rese*taç*o dos resultados ** presente estudo. Os dados foram *roces*a*os no software
</line>
<line>
WarpPLS, v**são 3.0, e os res*ltados dos cálculos estão na Figura 3.
</line>
<line>
Figur* 3 - Resultad* *os cálculos do *ar**LS®.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabora*ão Própria
</line>
<line>
Seg*i*do *s o**en*açõe* de H*nse*er, Ring*e e Si**ovics (200*), a *va*iação de um
</line>
<line>
mod*lo *a ab*rdagem da MEE-*QP deve ser dividida em du*s etapas: a pr*meira *tapa diz
</line>
<line>
res*e*to à ava*iação do modelo de *e*suração (ou externo); a *e*unda se *efere à av*liação
</line>
<line>
do *odel* *str*tu*al (o* i**erno). Para o modelo *e mensuração, a ava*iação se dá po* meio
</line>
</par><par>
<line>
da *nálise da
</line>
<line>
c**fiabilidade composta (CC),
</line>
<line>
v*riân*ia mé*ia ext*aída (*ME) e cargas
</line>
</par><par>
<line>
cruzada* o* critério de F**nell-Larck*r.
</line>
</par><par>
<line>
A *rimeira anál*se é * d* con**abili*ade
</line>
<line>
composta (CC). Este tipo de
</line>
<line>
anál*se
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
adequada *ara ME*-M*P (*INGLE et al., 2014), *ois **io*iza as variáveis de acordo com as
</line>
<line>
*uas confiabilid*des, além de aval**r se a a*ostra está l*vr* de vieses, ou ai*da, se * conjun*o
</line>
<line>
de respostas é c*nf*ável. Valores d* 0,70 a *,*0 de *C são con*iderados *atis**tór*os (HAIR
</line>
<line>
et al., 201*).
</line>
<line>
Seguindo a seq**ncia, a próx*ma análise tratada das valida*es con*er*ente*, por meio
</line>
</par><par>
<line>
da *eri*icação das v*riâncias mé*ias extraídas (VME), *tilizan*o o cri*ér** de Fornell
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, T**esin*, v. 14, n. 2, art. 1, p. 03-**, mar./abr. 2017 w*w4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Anál*se da Sat*sfação do Us*ário de Te*efonia Mó*el
</line>
<line>
13
</line>
</par><par>
<line>
Larcke* (HENS*LE* et al., *009), ist* é, os **lor*s *as *MEs devem *er m*iores que 0,50,
</line>
<line>
* que indica que o construto explica mais d* que a *édia de variância de seus indi*ado***
</line>
<line>
(HAIR et al., 201*).
</line>
<line>
Com o auxílio da Tabela 1, observa-se que os valores encontrad*s para VME e C* dos
</line>
<line>
c*nstr*t*s d* modelo atende* aos critér*os mín**os.
</line>
<line>
Tab*la 1 - VM* e CC
</line>
</par><par>
<line>
V*riável
</line>
<line>
Variância Média
</line>
<line>
Co*fiab*lidade
</line>
</par><par>
<line>
L**ente
</line>
<line>
Extraída (VME)
</line>
<line>
Com*osta (*C)
</line>
</par><par>
<line>
SATI
</line>
<line>
0 ,7 8 2
</line>
<line>
* ,9 1 *
</line>
</par><par>
<line>
LEAL
</line>
<line>
0 ,7 4 5
</line>
<line>
0 ,8 9 8
</line>
</par><par>
<line>
RECL
</line>
<line>
0 ,8 * 2
</line>
<line>
0 ,9 5 5
</line>
</par><par>
<line>
VPER
</line>
<line>
0 ,8 * 9
</line>
<line>
0 ,9 * 7
</line>
</par><par>
<line>
IMA*
</line>
<line>
0 ,7 9 1
</line>
<line>
0 ,9 3 8
</line>
</par><par>
<line>
QPER
</line>
<line>
0 ,7 8 *
</line>
<line>
0 ,* 5 6
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dados da pesq*isa.
</line>
<line>
A *róxima anál*se, validade d**criminante, se dá de duas fo**as (R*NGLE et al,
</line>
</par><par>
<line>
2*14): a *rimeira *contece po* meio da avalia*ã* de carg*s c*uzadas, espera*do-s* qu*
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
in*icadores e*ibam carg*s f*tor*ais ma*s e*e*adas
</line>
<line>
nos respectivos construtos do q*e e*
</line>
</par><par>
<line>
*utr*s;* segunda é o crité*io de Forn*ll e Lar*ker (1981), segundo o qual as raízes quadradas
</line>
<line>
d*s variâncias média* extraídas (VME) dev*m ser maior*s *ue a* c*rrelações entr*
</line>
<line>
*ons*ru*os.
</line>
<line>
C*m o auxílio da* Tab*las2 e 3, **serva-s* *u* os valores encontrados
</line>
<line>
atendem aos dois critérios e**licitados *ara a*aliaçã* da validade di*criminan*e d* mod**o.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina **, v. 14, n. 2, art. 1, p. 03-19, mar./abr. 2017
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. H. M. Oliveira, P. *. C. Vi*i*a
</line>
<line>
14
</line>
</par><par>
<line>
Tabe*a 2 - Cargas cruzadas ou critéri* *e *ornel*-Larc**r
</line>
</par><par>
<line>
SATI
</line>
<line>
LEA*
</line>
<line>
RECL
</line>
<line>
*PER
</line>
<line>
IMAG
</line>
<line>
QPER
</line>
</par><par>
<line>
Sa***1
</line>
<line>
(0.*09)
</line>
<line>
-0.082
</line>
<line>
* .0 1 *
</line>
<line>
-0.086
</line>
<line>
0 .* 7 3
</line>
<line>
-0.035
</line>
</par><par>
<line>
Satis2
</line>
<line>
(*.808)
</line>
<line>
0 .* * 6
</line>
<line>
0 .1 0 2
</line>
<line>
0 .0 * 0
</line>
<line>
-0.127
</line>
<line>
-0.023
</line>
</par><par>
<line>
Sat*s3
</line>
<line>
(0.**1)
</line>
<line>
-0.0*4
</line>
<line>
-*.098
</line>
<line>
* .0 4 9
</line>
<line>
0 .0 4 0
</line>
<line>
0 .0 5 3
</line>
</par><par>
<line>
Leal1
</line>
<line>
0 .0 0 8
</line>
<line>
(0.849)
</line>
<line>
0 .0 9 9
</line>
<line>
* .1 1 2
</line>
<line>
* .0 1 *
</line>
<line>
-0.0*1
</line>
</par><par>
<line>
Leal2
</line>
<line>
-*.*9*
</line>
<line>
(*.8*8)
</line>
<line>
0 .0 2 5
</line>
<line>
-0.003
</line>
<line>
0 .0 8 5
</line>
<line>
-0.*88
</line>
</par><par>
<line>
Leal3
</line>
<line>
0 .1 8 9
</line>
<line>
(0.86*)
</line>
<line>
-0.***
</line>
<line>
-0.*0*
</line>
<line>
-0.101
</line>
<line>
0 .1 * 0
</line>
</par><par>
<line>
Recla*
</line>
<line>
0 .0 2 1
</line>
<line>
0 .0 6 6
</line>
<line>
(0.918)
</line>
<line>
-0.090
</line>
<line>
* .1 1 7
</line>
<line>
-0.028
</line>
</par><par>
<line>
Recl*2
</line>
<line>
-0.*29
</line>
<line>
0 .0 5 6
</line>
<line>
(0.929)
</line>
<line>
0 .0 3 5
</line>
<line>
0 .0 4 1
</line>
<line>
-0.047
</line>
</par><par>
<line>
Recla*
</line>
<line>
0 .0 0 4
</line>
<line>
-0.032
</line>
<line>
(0.904)
</line>
<line>
0 .0 7 8
</line>
<line>
-0.*90
</line>
<line>
0 .0 5 3
</line>
</par><par>
<line>
Recla4
</line>
<line>
0 .* 0 *
</line>
<line>
-0.0*0
</line>
<line>
(0.921)
</line>
<line>
-0.023
</line>
<line>
0 .0 * 9
</line>
<line>
0 .0 2 3
</line>
</par><par>
<line>
VPerc1
</line>
<line>
0 .1 1 4
</line>
<line>
* .0 0 8
</line>
<line>
-0.180
</line>
<line>
(0.91*)
</line>
<line>
-0.122
</line>
<line>
-0.*19
</line>
</par><par>
<line>
VPerc2
</line>
<line>
* .* 3 9
</line>
<line>
-0.000
</line>
<line>
-0.049
</line>
<line>
(0.9*6)
</line>
<line>
* .1 2 7
</line>
<line>
-0.*54
</line>
</par><par>
<line>
V*erc3
</line>
<line>
-0.163
</line>
<line>
-0.**8
</line>
<line>
* .2 4 4
</line>
<line>
(0.860)
</line>
<line>
-0.00*
</line>
<line>
0 .1 8 6
</line>
</par><par>
<line>
Imag1
</line>
<line>
-*.030
</line>
<line>
-*.0*2
</line>
<line>
-0.*01
</line>
<line>
-0.092
</line>
<line>
(0.9**)
</line>
<line>
-0.075
</line>
</par><par>
<line>
Im*g2
</line>
<line>
-0.017
</line>
<line>
-0.*04
</line>
<line>
* .0 3 2
</line>
<line>
0 .1 0 8
</line>
<line>
(0.880)
</line>
<line>
* .0 6 7
</line>
</par><par>
<line>
Imag*
</line>
<line>
0 .2 0 *
</line>
<line>
-0.02*
</line>
<line>
-0.055
</line>
<line>
0 .0 2 *
</line>
<line>
(0.914)
</line>
<line>
-0.031
</line>
</par><par>
<line>
Imag4
</line>
<line>
-0.171
</line>
<line>
0 .0 6 5
</line>
<line>
* .1 3 2
</line>
<line>
-0.045
</line>
<line>
(0.8*6)
</line>
<line>
0 .0 4 4
</line>
</par><par>
<line>
QPerc1
</line>
<line>
* .0 5 *
</line>
<line>
-0.040
</line>
<line>
-0.0*1
</line>
<line>
0 .1 2 6
</line>
<line>
0 .1 9 2
</line>
<line>
(0.86*)
</line>
</par><par>
<line>
QPerc*
</line>
<line>
0 .0 5 8
</line>
<line>
0 .* 0 0
</line>
<line>
-*.15*
</line>
<line>
0 .0 3 2
</line>
<line>
0 .* 3 0
</line>
<line>
(0.821)
</line>
</par><par>
<line>
Q**rc3
</line>
<line>
-0.144
</line>
<line>
* .0 5 0
</line>
<line>
-0.049
</line>
<line>
-0.09*
</line>
<line>
-0.112
</line>
<line>
(0.859)
</line>
</par><par>
<line>
QPerc4
</line>
<line>
-0.091
</line>
<line>
-0.0*9
</line>
<line>
0 .* 6 8
</line>
<line>
-0.069
</line>
<line>
0 .* 1 4
</line>
<line>
(0.92*)
</line>
</par><par>
<line>
QPerc*
</line>
<line>
0 .0 8 *
</line>
<line>
0 .0 6 5
</line>
<line>
-0.061
</line>
<line>
* .0 0 3
</line>
<line>
-*.241
</line>
<line>
(0.905)
</line>
</par><par>
<line>
QP*rc6
</line>
<line>
* .0 4 6
</line>
<line>
-0.*1*
</line>
<line>
0 .1 0 *
</line>
<line>
0 .* * 3
</line>
<line>
-0.*70
</line>
<line>
(0.9*8)
</line>
</par><par>
<line>
**nte: *ados da pe**ui*a.
</line>
<line>
Tabela 3 - Correlaçõ*s *ntre os c**strut*s com a **iz quadrada da VME
</line>
</par><par>
<line>
SA*I
</line>
<line>
LEAL
</line>
<line>
RECL
</line>
<line>
*PER
</line>
<line>
IMAG
</line>
<line>
QP*R
</line>
</par><par>
<line>
SATI
</line>
<line>
0 .8 8 4
</line>
</par><par>
<line>
LEAL
</line>
<line>
* .4 1 7
</line>
<line>
* .* 6 3
</line>
</par><par>
<line>
RECL
</line>
<line>
0 .5 8 3
</line>
<line>
0 .3 3 1
</line>
<line>
0 .9 1 8
</line>
</par><par>
<line>
VPER
</line>
<line>
0 .4 6 2
</line>
<line>
0 .3 7 2
</line>
<line>
* .5 0 *
</line>
<line>
* .9 0 0
</line>
</par><par>
<line>
IMAG
</line>
<line>
0 .6 7 9
</line>
<line>
0 .3 * 0
</line>
<line>
0 .6 2 2
</line>
<line>
* .7 2 2
</line>
<line>
0 .8 8 9
</line>
</par><par>
<line>
*PER
</line>
<line>
0 .6 6 8
</line>
<line>
0 .4 0 *
</line>
<line>
0 .7 1 5
</line>
<line>
0 .6 6 8
</line>
<line>
0 .8 2 7
</line>
<line>
0 .8 8 5
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: **d*s da pesqu*sa.
</line>
<line>
Antes de pa*sar para a aval*ação d* modelo estrutural, é *ecessá*i* ana*isar se existe
</line>
<line>
problema *e mu*tico*inearid*de, po* mei* do fa*or de inflação de *ariância (VIF). N*
</line>
<line>
abor*agem de MEE-MQ*, v*lor*s de VIF maior*s d* cinco sinaliza* um pos**v** problema
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 14, n. 2, art. 1, p. *3-19, m*r./abr. *017
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Análise da Satisfação *o Usuário de Tele*o*ia Móvel
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
Agor*, *eguindo com a aval*ação do modelo estrutu*al,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
p*ime*ra providência
</line>
<line>
deve
</line>
</par><par>
<line>
ser a verificação do coeficiente de determin*ção
</line>
<line>
de P*arson (R²), * q*al avalia a quantidade
</line>
</par><par>
<line>
d* va*iância *as vari*veis e*d*genas, q** é explicada p*lo modelo *s*rutural. *ohen (1988
</line>
<line>
apud *INGLE et al., 2014, p. 67) sug**e q*e R*=2% seja classif**ado como efeit* pequen*,
</line>
</par><par>
<line>
R²=1*% como ef*ito médio R²=26% como efeit* gra*de. Pa*a *ste e*t*do, * e
</line>
<line>
variável
</line>
</par><par>
<line>
endó*enas principal, SATI, apre**nt*u valor R² = *,636.
</line>
</par><par>
<line>
Ta*ela * - Tamanho do efe*to (f²) e *oefici*nte* de ca*inho ()
</line>
</par><par>
<line>
Camin*o
</line>
<line>
f*
</line>
<line>
</line>
<line>
-valor p
</line>
</par><par>
<line>
*AT* LEAL
</line>
<line>
0 ,1 4 *
</line>
<line>
0 ,3 3
</line>
<line>
<0,001
</line>
</par><par>
<line>
*ATI RE*L
</line>
<line>
0 ,3 * 0
</line>
<line>
0 ,6 1
</line>
<line>
<0,001
</line>
</par><par>
<line>
RE*L LE*L
</line>
<line>
0 ,0 5 *
</line>
<line>
0 ,* 5
</line>
<line>
0 ,0 3 4
</line>
</par><par>
<line>
VPER SATI
</line>
<line>
0 ,0 5 8
</line>
<line>
0 ,1 2
</line>
<line>
0 ,0 6 3
</line>
</par><par>
<line>
IM*G SATI
</line>
<line>
0 ,3 0 6
</line>
<line>
0 ,4 5
</line>
<line>
<0,001
</line>
</par><par>
<line>
IM*G VP*R
</line>
<line>
0 ,3 8 4
</line>
<line>
0 ,5 3
</line>
<line>
<0,001
</line>
</par><par>
<line>
*PER SATI
</line>
<line>
0 ,2 7 2
</line>
<line>
0 ,4 9
</line>
<line>
<0,001
</line>
</par><par>
<line>
QPER *PE*
</line>
<line>
0 ,1 5 6
</line>
<line>
0 ,2 3
</line>
<line>
0 ,0 0 2
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Da*os da pesquisa.
</line>
<line>
Em se*uida a significân*i* estatística *os *oeficientes *e c*minho () foi av*l*ad*. Os
</line>
<line>
c*e**ci*ntes de *amin*o assumem valores entre -1 e 1, de*en*endo do ti*o d* relação entre os
</line>
<line>
co***r**os, po*i*iva ou n*ga*iva, se*do qu* valores próx**os *os **tr*mos são indic*tivo* de
</line>
<line>
*orte r*lação, ao passo que va*ores próx*mos de zero ind*cam uma relação fr*ca (HAIR e* al.,
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Teresina PI, v. 14, n. 2, art. 1, p. 03-19, mar./abr. 20*7
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
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<par>
<line>
H. H. M. O*ivei*a, *. R. C. Vieira
</line>
<line>
16
</line>
</par><par>
<line>
*014). Um c*efici*nte e*ibiu probl**a de significância es*atística, VPER *ATI (p =
</line>
<line>
0,06*), (Tabela 5).
</line>
<line>
Finalizan*o a avaliação do modelo inter*o, dois in*i*a*ores são co*sid*rado*: o de
</line>
</par><par>
<line>
relevân*ia predit*v* (Q²) ou indicador de *tone-Geisser, *
</line>
<line>
o
</line>
<line>
tama*ho do efeito (f²)
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
indic*do* d* Co*en. E**u**to o primeiro mo*tra o
</line>
<line>
quanto o mo*elo se a*roxima d* q**
</line>
</par><par>
<line>
realmente se espera dele, * segundo indica quanto c*da con*tr*to é útil para o ajuste
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
modelo (RINGLE
</line>
<line>
et al., 2014). A variáve* e*dógena SA*I ap*ese*ta val*r *² = 0,*63. Já o
</line>
</par><par>
<line>
t*manho do efeito (f²) pode s*r
</line>
<line>
vi*to na **bela 5 e dev* ser a*ali*do c*nforme diretr*z
</line>
</par><par>
<line>
proposta por Hair *t *l. (2014): valor 0,02, 0,15 e 0,35 rep*esentam efe*tos pequ*n*, *édio e
</line>
<line>
*rand* da variável latent* exóg**a.
</line>
<line>
5 CONSI***AÇÕES FINAI*
</line>
</par><par>
<line>
Est* estudo busc*u investigar
</line>
<line>
os
</line>
<line>
ant*cedentes (qualidade perc*bida, imagem e
</line>
<line>
valor
</line>
</par><par>
<line>
*e*cebido) e os consequentes (*ratamento da re*lama*ão e *ealdad*) da satisfação d* clientes
</line>
<line>
de serviço de tel**o*i* m*vel. O modelo *dota** *omo b*se para i*vestig*ção fo* o pro*osto
</line>
<line>
*o* Mot* et a*. (2012).
</line>
<line>
Os resultados encontrados nã* *uportaram a hipótese do v**or percebido como um
</line>
</par><par>
<line>
antecedente da satisfação. Este resul*a*o
</line>
<line>
po*e ter sido consequência do aju*tamento glo*al
</line>
</par><par>
<line>
nã* muito *at**fatóri* encontr*do p*los *utores, con*or*e discutido ne**e trabalho. Talv*z
</line>
<line>
adequações nos itens do questi*nário, com* inclusões e exclusões, *roux*s*** maior robustez
</line>
<line>
ao a*ustamen*o global, *ermitind*, as*im, que a a*orda*em MEE-MQP confi*masse o modelo
</line>
<line>
preconiz*do pel*s autor*s.
</line>
</par><par>
<line>
É *os*ível,
</line>
<line>
a*nda, q*e esse *chado demonstre *ue tenha oc*r*ido uma alteração
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
*mportância relativa que
</line>
<line>
os clientes **ual*ente dão a o* in**cadores util*zados p**os autores
</line>
</par><par>
<line>
para medir o con*t**cto valor *ercebido*. Estudos fu*u*os podem investigar esta hipótese
</line>
<line>
poi*, caso essa suposição este*a cor*eta, uma i***rtan*e contribuição gerencial se*ia
</line>
</par><par>
<line>
for*ecida,
</line>
<line>
além de outras possibilidade* de pesquisa que aprof*ndariam * *onhecimento
</line>
</par><par>
</page><line>
acadêm*co acerca d* co*portamento do consumidor.
</line>
<line>
Por outro la*o, ** resulta*os apon*a* *ara *ma forte in*luên*ia do constructo imagem
</line>
<line>
sobr* seus con*eq**nt*s, valo* percebido e satisfação do co*sumidor. Es** ac*ado tem
</line>
<line>
r*levância do po*to de v*st* gerencia*, u*a vez que e*t*d*osos argum*ntam o papel relevante
</line>
<line>
** ima*em corporativa, seja por *xe*cer um pape* *e *ilt** s*bre a *ual*dade e*p*rimentada
</line>
<line>
(GRÖNROOS, 19*4), seja por p*ovo*a* uma benev*lênc*a com falhas *os serviç*s (ROCHA;
</line>
<line>
Rev. F*A, T*resina, v. 14, n. 2, art. 1, p. 03-19, mar./*br. 2017 w**4.fsanet.com.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Análise da Satisf*ção do Us**rio de Telefoni* Móvel
</line>
<line>
17
</line>
</par><par>
<line>
FERREIRA; SILVA, 2012). Em fun*ão disso é *ue est* *chado é e*pecial*ente *m**rtante,
</line>
<line>
tendo em v*sta q*e a g*stã* da imagem fr*n*e *os consumidores po*e conf**u*a-se como uma
</line>
</par><par>
<line>
ferramenta estratégica, quando há movi*entos comp*tit*vos adversos ou *u*da d*
</line>
<line>
*em*n*a
</line>
</par><par>
<line>
no me*cado.
</line>
</par><par>
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Inves*ig*ção co* *odel*ge* de Equa*ões Estrutu*ais **seada em Mínimos Q*adrados Parc*ais.
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R*v. FS*, *eresina, v.14, *.2, art.1, p. 0*-1*, ma*./abr. 2017.
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</par><par>
</page><line>
*ev. *S*, Teresi*a, v. 14, n. 2, a*t. 1, p. 03-1*, mar./*br. 2017
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*ww4.fsanet.com.br/revista
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Análise *a Sa*isfação do *suár*o d* T*lefoni* M*ve*
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19
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Co*tribu*ção dos Autores
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H. H. M. Oliveira
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P. R. C. Vieira
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1) concepção e planej*m*nto.
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X
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X
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*) análise * interpreta*ão dos da*os.
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X
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X
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3) elaboração do rascunho ** na revi*ão crít*ca do conte***.
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X
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*
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4) parti*ipação na ap*ovaçã* da versão fina* do manusc*ito.
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X
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X
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Rev. FSA, Teresin* PI, v. 14, n. 2, a*t. *, p. 03-19, mar./abr. 2017
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www4.fs*net.com.br/r*vist*
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)