O REMEMORAR NA NARRATIVA IBERO-AMERICANA CONTEMPORÂNEA: LITERATURA E CINEMA

Rita de Cássia Miranda Diogo

Resumo


No presente trabalho nos propomos a analisar a narrativaibero-americana contemporânea em suas versões literária e cinematográfica apartir da articulação dos conceitos benjaminianos em torno da noção de “perdada tradição”. Entendemos o pensamento de Walter Benjamin como constelações,cujos diferentes conceitos ao mesmo tempo que gravitam em torno da ideia de“perda da tradição”, remetem-se mutuamente. Como corpus literário, selecionamos uma obra do escritor espanhol JulioLlamazares (1997), A chuva amarela (La lluvia amarilla) e o livro doargentino Alan Pauls (2008), História dopranto (Historia del llanto), bemcomo dois documentários, o primeiro do cineasta brasileiro Eduardo Coutinho, Santo Forte (1999), e o segundo, dodiretor cubano Fernando Pérez, SuíteHabana (2003). Segundo nossa hipótese, se por um lado, o mundo moderno eglobalizado rompeu com as fronteiras entre culturas em direção ao “outro”, poroutro lado, levou-as a voltar-se para si mesmas, de modo a reavaliar as perdase os ganhos trazidos pela modernidade tardia. Este retornar ao interior de suasfronteiras deu-se tanto no plano individual quanto no âmbito da coletividade,encontrando no ato de “rememorar” (BENJAMIN, 1985) o seu principal e maiseficiente instrumento, tal como podemos observar nas obras em estudo.  Palavras-chave:narrativas ibero-americanas, cinema, literatura, rememoração. Therecall in contemporary Latin American narrative: literature and filmIn this paper we intend to analyze thecontemporary Iberian American narrative, in its literary and cinematicversions, from the articulation of Benjaminian concepts around the notion of"loss of tradition." We understand the thought of Walter Benjamin asconstellations, whose different concepts, while revolving around the idea of​​"loss of tradition", refer to each other. As literary corpus, weselected a work by Spanish writer Julio Llamazares (1997), A chuva amarela (La lluviaamarilla), and the book by Argentinian Alan Pauls (2008), História do pranto (Historia del llanto), as well as two documentaries, the first bythe Brazilian filmmaker Eduardo Coutinho, SantoForte (1999), and the second by the Cuban director Fernando Pérez, Suite Habana (2003). According to ourassumption, on the one hand, the modern, globalized world broke with theboundaries between cultures toward the "other"; on the other hand, itled them to turn to themselves in order to reassess the losses and gainsbrought by late modernity. This return to within its borders can be found onboth the individual and within the community, finding in the act of “remembering”(BENJAMIN, 1985)  its primary and mosteffective instrument, as can be seen in the works under study.  Key words: Iberian American narratives, cinema, literature, recall

Palavras-chave


narrativas ibero-americanas, cinema, literatura, rememoração.

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Filmografia:

Santo Forte: 1999; Brasil; diretor: Eduardo Coutinho; documentário; fotografia: Luis Felipe Sá e Fabian Silbert.

Suíte Habana: 2003; Cuba e Espanha; diretor: Fernando Pérez; documentário; fotografia: Raúl Pérez Ureta; música: Edesio Alejandro y Ernesto Cisneros.


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