<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 3, art. 9, *. 160-174, mai./jun. 2017 </line>
<line> IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983 </line>
<line> *ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2017.14.3.9 </line>
</par>
<par>
<line> O Papel da Violência Simbóli*a na Soc*edade por Pierre Bourdieu </line>
<line> The Ro*e *f Symboli* Vi*lence ** Society by Pie**e Bourdieu </line>
</par>
<par>
<line> L*ra Ferreira *a Sil*a </line>
<line> *estra em L*tras pela Uni**rsid*de Federa* do P*auí </line>
<line> E-m*i*: lara.fe*si01@gmail.com </line>
<line> Luizi* de *liveira </line>
<line> Doutor ** *ilosofia *ela Universida*e de São Pa*lo </line>
<line> Professo* da Universidade *ed*ral do Piauí </line>
<line> E-ma*l: luiziro*iv*ira@gmai*.*om </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eç*: Lara Ferrei*a ** Silva </line>
<line> Ed*tor Científico: T*n*y Kerley d* Alencar Rod*igues </line>
</par>
<par>
<line> Universida*e Fe*eral do Piauí - *amp*s U*iver*itário </line>
</par>
<par>
<line> Mi*is*r* Petrônio *ort*lla, s/n - Ininga, T*resina - PI, </line>
<line> Artigo recebido em 12/*3/2017. Última </line>
<line> ve*s*o </line>
</par>
<par>
<line> *4*49-*50. </line>
<line> re*ebi** em 02/04/2017. Apro*a*o em 0*/04/2017. </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: Lui**r *e Oliveira </line>
<line> Avaliado pel* siste*a *riple Rev**w: *esk *eview a) </line>
</par>
<par>
<line> U*iversidad* *ederal d* Piauí - C*mpus Univ*rsit*rio </line>
<line> pelo E*itor-Che*e; e b) Do*ble Blind **view </line>
</par>
<par>
<line> Mini*tro Petrônio P*rte*l*, s/n - Ininga, Teresina - P*, </line>
<line> (a*aliaçã* cega po* *ois av*liadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> 6404*-550. </line>
<line> Re**são: Gramatical, Normativ* e de Form*tação </line>
</par>
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<line> O Papel da Violênci* Simbó*i*a na Socie*ade por Pi*rre *o*rdi*u </line>
<line> 161 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> O *ropósito do presente *rtigo tem *omo *o*o abri* uma </line>
<line> discussão sobre * conceito </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> vi**ência s*mbóli*a, traz*d* por P*erre Bourdieu. Par* o so*iólogo francês, *iolência </line>
</par>
<par>
<line> simból*c* * um* violênci* "invisível", a*ota*a por meios g*nuinament* simbólicos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> comunicação e *on*ec*mento, que se constitui em um v*nculo *e su*jugação-submissão e que </line>
</par>
<par>
<line> re*ulta de </line>
<line> uma *omi*ação, da qu*l o dominado é cúmplice, dado o e*tado natu**l em que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> realidade se apresen*a. **te*ciona-se, **mil*rm*n**, oferecer *m pano*ama </line>
<line> de se* trabalho </line>
</par>
<par>
<line> re*o*rendo à* suas publicações, com o in*u*t* de absorver *om grande valia *u** i*e**s e os </line>
</par>
<par>
<line> debates *ue </line>
<line> essas oferecem. *ug*rind* uma nova *eitura </line>
<line> do* convív*os sociais, Bourdieu </line>
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<par>
<line> implementou uma c**duta de avaliaç*o que desencadeou divers*s *ontos de *ista, </line>
</par>
<par>
<line> acar*e*a*do também uma obra propícia, se*do signi*i*ativamente emprega*a </line>
<line> nos ma*s </line>
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<line> *ariados setores sociais. </line>
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<line> *ala*ras-Chave: V*ol*ncia Simbó*ica. Bourdi*u. Domin*ç*o. </line>
</par>
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<line> A**TRA*T </line>
</par>
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<line> *h* *urpose *f th*s **tic*e is *o *iscu*s the *oncept of s*m**lic vio*ence p*oposed ** P*erre </line>
<line> Bourd*eu. For the sociologist, sy*bolic violence is an "invisible" vio*ence exercised by </line>
</par>
<par>
<line> genuinel* symbolic means of communication *nd kno*ledge, which is establ*shed in </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> s*bju*ation-*u*miss*on relationship and re**lti*g from a dom*nation, which *he dominated is </line>
<line> an accomplice, given th* *atural state in wh*ch reality presents *tself. *e similarly inten*s to </line>
</par>
<par>
<line> offer a panorama of </line>
<line> his wor* by reso*tin* his publications, in or*er to to </line>
<line> *bsorb with *reat </line>
</par>
<par>
<line> advan*age h*s ide*s and t*e debates they offer. Su*gesting a </line>
<line> new readi*g o* the social </line>
</par>
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<line> me*tings, Bourdieu impl*mented an ev*luation behav*or that trigge*ed several points o* *iew, </line>
<line> also lead*ng to a propit*ous work, being signif*c*ntly u*e* in the most varied soc*al sector*. </line>
<line> Key words: Symboli* Vio*e**e. Bourdieu. Domi*ation. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Ter*sina PI, *. 14, n. 3, art. 9, p. 160-174, mai./j*n. 2*1* </line>
<line> www*.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
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<line> L. F. Sil*a, L. *live*ra </line>
<line> 162 </line>
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<line> 1 INTR*DU*ÃO </line>
<line> "Se * princíp*o a*adêmico de sua "v**ação" lit**ária, das suas "e*c*lhas" </line>
<line> emoci*nai*, e m**mo da relação del*s *om sua própria condição f*minina, tais *omo </line>
</par>
<par>
<line> apresent*das a nós *or </line>
<line> Toril Mo*, te*e po*cas ch*nces de apare*er em S*mone </line>
</par>
<par>
<line> Beauvoir, é por*ue el* fo* pri*ada disso tu*o pela f*loso*i* de Jean-Paul *a*tr*, p*ra </line>
<line> qu*m ela dele*ou, por ass*m dizer, *ua capaci*ade de produzir filoso*ia própria. [...]. </line>
</par>
<par>
<line> *is que nã* há melhor exemplo de vi**ência simbó*ica cons*itutiva </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> relacionamento tradici*nal (patria*cal) en**e o* sexos que o fat* dela te* **acass*do </line>
<line> em apl*car sua análise da* rela*õ*s entre *o*em * mul*er a s*u *róprio </line>
<line> relacionamento com Jean-*aul Sartre (BOU**IEU, 1995). </line>
<line> Conceit*ado como um d*s ma*ores s**i*logos de lí*gua franc*sa das últimas d*ca*as, </line>
<line> Pierre Bourdieu é um dos *ais *mporta*tes pensado*es do sécul* *0. Sua pr*dução </line>
</par>
<par>
<line> in*elect*al, </line>
<line> desde década de 1960, contrib*iu de f**ma bastante *ignif*c***v* n* Euro*a, * </line>
</par>
<par>
<line> espec*ficamente n* Fra*ça. **bora conte*porâneo, é tão apreciado quanto *m c*ás*ico. </line>
<line> Crítico feroz das prátic*s de reprodu*ão das desigualdades *o*ia*s, Bo*rdieu conc*be* um </line>
<line> r*s**itável refere*c*al no campo das ciênc*as humanas. </line>
<line> Na obra de *ie*r* Bourdi*u, a v*olência s**bó*i*a denota ma*s *o que uma forma de </line>
</par>
<par>
<line> v*olê**** *ue oper* simbolicamente. É "a vio*ência exercida sobre um agente social **m </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> sua cump**c*dade" (BO*RDIEU; WA*QU*NT, 2*0*, *67). Exe*p*os do ex**cício </line>
<line> da </line>
</par>
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<line> vi*lência simbólica inc*uem relaçõ** de *ê*ero *as quais homens e m*lheres co*cord*m que </line>
<line> as mulh**es são mais f*acas, menos i*teligente*, men*s c*n*iá*eis, e assim por d**n*e (e para </line>
<line> Bourdi*u ** relaçõ*s de g*ner* são o ca*o par**i*mático da o**ração ** violência simbólic*), </line>
<line> ou rela*õe* de classe *m que tanto a cla*se operári* quanto a cla*s* mé*ia c*ncordam *ue as </line>
<line> *lasses média* *ã* *ais int*ligentes, mais cap*zes de *dmi*istrar o pa*s, mais *e*ec**oras *e </line>
<line> salários mais altos. </line>
<line> * sig*ificado e a def*n*ção *o ter** violência *imból**a é al**mente di*c*tí*e* nas </line>
<line> ciências sociai*. Um ponto de vista **b*e o te*mo *em d* tr*balho de Ran*al* Co*lins, q*e </line>
</par>
<par>
<line> ar***enta que "* violência *imb*lica é um mero jogo de </line>
<line> palavras teóricas e levá-l* </line>
</par>
<par>
<line> lite*almente mal interpreta natu*eza da violência real". *ara Collins (2008), a vio*ência a </line>
<line> s*mbólica é uma "quei*a r**órica" e *ã* tem ne*hum val*r real em *xp*i*a* o que *ealment* </line>
</par>
<par>
<line> aco*t*ce na *ida. Collins adot* uma perspecti*a sob** a vio**n*ia q**ndo arg*m*nta que </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> pessoas não são *ne*ent*me*te vi*le*tas, em vez disso, as situações pro*uze* *o*entos de </line>
<line> violên*i*. </line>
<line> A psicana**sta Denise Maria *e Oliveira L*ma (2010) nos cond** a pensa* o m*d* de </line>
<line> co*o Bourd*eu *n*cia sua *esquisa. O sociólo*o franc**, em seu l**ro in*itulado Ca*p* de </line>
</par>
<par>
<line> poder, *ampo </line>
<line> intel*ctual, </line>
<line> exp*e u*a epígraf* em que se *emet* a *r*ust (Sodo*a </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, T*resi*a, v. 14, n.3, art. 9, p. 160-174, mai./jun. 20*7 </line>
<line> www4.fsane*.co*.br/r*vis*a </line>
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<line> O Papel d* Violê*cia S*mbólica na Sociedade por Pierre Bo*r*ieu </line>
<line> 163 </line>
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<line> Gomor*a): "As teorias e as e*colas, **mo os *icróbios e os gl*bul*s, se de**ram entre si e </line>
<line> com s*a lu*a asseg**am a continu*dade da vid*" (BOURDIEU, 1983, *. 8). *esta forma, </line>
<line> v*sua*i**-se que Bo*rdieu considera o *oder simbó*ico d* li*gua*em para const*uir **laç*es </line>
<line> de realidade * de pode*. O ter*o "viol*n**a simbólica" é definido pelas relações de po*er que </line>
<line> se f*rmam ent*e ind*víduos (e/o* i*sti*uições), qu* se situ*m e* sist**as/e*truturas de *oder </line>
<line> *ue ** torna* i*strument*s p*ra ajudar a assegurar que uma classe domina ou**a. </line>
<line> * conceito *e *ampo *ntelectual é defin*do por Pierre *ourd*e* (193*-*0*2) através </line>
</par>
<par>
<line> de seu* *st*dos sobre * *i*te*a </line>
<line> *scolar f*anc*s, * for*ação *as elite* intel*ctuais, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> receptivida*e artística, as *ondiçõe* de consumo es*ético e, pr*ncipalm*nte, sob** a técnica de </line>
<line> aut*nom*zação do ca*po literário. Em p*imeiro luga*, Bourd**u identifica o campo </line>
<line> intelectual dentro do qual a criaç** ocor*e. Tr*ta-s* de um sistema de agentes ou "si*temas *e </line>
</par>
<par>
<line> agentes", isto é, instituições que em *uas *el*çõe* ent*e si </line>
<line> pode* </line>
<line> ser conceituado* *omo </line>
</par>
<par>
<line> f***adores *e forças dife**nt*s que, em opos*ção ou combi*ação, estrutura* o campo em </line>
<line> qualq*er momento *spec*fico. Um aspect*-chave da c*nce*ção de Bourd*eu de um cam*o de </line>
<line> produção cu*tural sã* os f*tos materiais de pod*r e capi*al. * *ap*tal aqu* se *efere à varie*ade </line>
<line> *e recursos, tangíve** e intangíveis, atrav*s d*s quais um escritor ou ar*ista p*de aprof*nd*r </line>
</par>
<par>
<line> suas aspiraç*es *rtísticas e alcançar "sucesso" </line>
<line> no *ampo (v*nda* d* </line>
<line> livr**, númer* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> ap*esentações **atrais, etc. E o poder no *am*o cultural "heterônom*" - é *anto interno é às </line>
</par>
<par>
<line> inst**u*ç*es do camp* *ultur*l quanto exter*o, a*ravés da *nfluência *o cam*o circundante de </line>
<line> poder dentro do qual o campo cultural e*tá *ocal*zado. </line>
<line> A *e*igual di*tr*buição de recurso* e poder** é o que gera a dife*e*ça ent*e os grupos </line>
<line> so*iais, pelo q*al pod*mos divi*ir em: capital econ*mic* (r*nd*, salários, im*v*is), o capi*al </line>
</par>
<par>
<line> cultural (saberes e </line>
<line> *onhecimentos reconhec*do* por *ip*omas títul*s), o capita* soci*l e </line>
</par>
<par>
<line> (relações sociais q*e po*em ser revertidas e* ca*ital, rela*õe* que podem ser capitalizad*s) e </line>
<line> o ca*ital simbólico (o que comumente cha*amos prestígi* e/*u h*nra). </line>
</par>
<par>
<line> É possível af*rm*r que Bour*ie* defende a idei* de qu* * a**or e sua obra </line>
<line> são </line>
</par>
<par>
<line> determinad*s pela concepçã* sistêmica do social. Ou seja, a es*ru*ura soci*l é tida como um </line>
</par>
<par>
<line> sistema </line>
<line> categori*ado, hie*arq*izado d* </line>
<line> *ode* e privil*g*o, deter*in*do t*nto pelas </line>
<line> r*lações </line>
</par>
<par>
<line> *a*er*ais */ou econômicas (sa*ário, renda) como *elas relações simbólicas (*t*tus) */ou </line>
</par>
<par>
<line> cult*rai* (esco*arizaçã*) entre os *n*ivíduos. De forma geral, Bourdieu *et*m </line>
<line> *ma p*oposta </line>
</par>
<par>
<line> que pode *er descrita c*mo *m* te*tat*va p**ma*ente de su*era*, no plano teórico e p*ático, </line>
<line> as oposições que t** caracter*zado a teoria s*cio***ica ao lo*go *o tempo para, a parti* deste </line>
<line> e*forço, form*lar *ma a*or*agem re*lexi*a sobre vida socia*. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *4, n. 3, art. *, p. 160-1*4, mai./jun. 2017 www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. F. Silva, L. Ol*veira </line>
<line> 164 </line>
</par>
<par>
<line> *ste artigo não pre*ende realiza* uma *nve*tig*ção do comp**xo arsenal teó*ico da </line>
<line> sociologia de Bou*dieu. O obje**vo, m*is modes*o, é investi*ar * noção d* violên*ia simbólica </line>
<line> retrat*da por Bourdieu * ident*f**ar *oss*bili**des para pesquis*s fu**ras que possam </line>
<line> responder ou superar a* críticas quanto ao *xcessivo de*erminismo *o projeto bou*d*eusiano </line>
<line> e* gera*. </line>
<line> * REFER*N*IAL TE*RICO </line>
<line> 2.1 Violência simbó*i*a * * **mpo d* lutas </line>
<line> Segundo a pro*essora *ec*lia Sardenberg, mem*ro do *ú*leo de Estudos </line>
<line> Interdisc*pl*nares so*re * *ulh*r - NEIM/UFBA, "o mundo simbó*ico a*a*ece como um </line>
</par>
<par>
<line> grande que*ra-cab*ça a s*r </line>
<line> decifrado" (*A*DE**ERG, 2*11, p. *) e é nesse mundo </line>
</par>
<par>
<line> simbólico que a violênc*a sim*ólica se loca*iza e s* manifesta, atr**és *e toda uma prod*ção </line>
<line> simbólica, v*a linguagem, arte, religião e *utro* *istemas simbólicos, que refo*ç*m re*ações </line>
<line> *ssimétricas e hegemôni*as, desqua*ificações, preconc**tos e violê*cias de todo tipo. De </line>
</par>
<par>
<line> acordo com Sarden*erg, a </line>
<line> violência simbólica *e "infiltra por toda a nos*a cultura, </line>
</par>
<par>
<line> legitimando *s outr*s tipos de vio*ê*c**" (*ARD*NBE*G, 2011, p. 1). </line>
<line> *o iniciar a abordagem, Bourdieu explica que os sis*em*s simbólicos são respo*sá*eis </line>
</par>
<par>
<line> por </line>
<line> produções simbólica*, *ue func****m *omo </line>
<line> in*t*ume*tos de domina**o. Com base *m </line>
</par>
<par>
<line> Marx, B*urdieu *lu*ida que tais pr*duções se relacionam co* os int*re*ses da classe </line>
<line> dom*nante e p*i*ilegi*da: Construindo * legitimando esta leitura distorcid* e con*vent* com o </line>
</par>
<par>
<line> i*sti*uído, encont*amos o ex*rc*cio do poder simbóli*o. Este é descrito sinteti*ame**e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> seguint* for*a: </line>
</par>
<par>
<line> O po*er *i*b*lic* c*mo poder de co*struir o dado **la enu*cia**o, de fazer ve* e </line>
<line> fazer cr*r, de confirmar o* de tran*forma* a visão do mundo e, desse modo, * a**o </line>
</par>
<par>
<line> sobre o m*ndo, po*tanto o m*ndo, p*d*r quase mágico que permite ob*er </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> **uivalente daquilo q*e é obtido pela força (*í*ica ou ec*nômica) *raças *o **ei*o </line>
<line> especí*ico de m*bilização, só *e exe*** se for r*conhecido, quer diz*r, ignora*o </line>
</par>
<par>
<line> como arbitrár*o. Isto *i**ifica </line>
<line> que o poder *imból*c* não reside </line>
<line> nos «s*stemas </line>
</par>
<par>
<line> *imbólico*» em forma de uma «ill*cutionary force», mas que se d*fine numa relação </line>
</par>
<par>
<line> determin*da - e por meio des*a - </line>
<line> entre *s que ex*rce* o poder e os que *he es*ã* </line>
</par>
<par>
<line> sujeito*, quer dizer, isto é, na pr*p*ia estr*tura *o c*mpo em que se prod*z e se </line>
<line> reproduz a cre*ça. O qu* faz o pod*r d*s palavras e das palavr*s de orde*, pode* d* </line>
<line> manter a *rdem o* de a *ubverter, é a crença na l*g*ti*idade das *alav*as e da*uele </line>
</par>
<par>
<line> que as pronuncia, cre*ça </line>
<line> *uja produçã* </line>
<line> n*o é da *ompetê*ci* das *alavras </line>
</par>
<par>
<line> (BOURDIEU, 2*07b, p. 14-15) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 14, n.3, a*t. 9, p. 160-174, mai./ju*. 2017 </line>
<line> www4.fsan*t.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O P*pel da Violê*cia *imbólica n* Soci**ade por Pierre Bourdieu </line>
<line> 1*5 </line>
</par>
<par>
<line> O sociólo*o fran**s des*aca que com hom*m e mulher não é *iferente. Essa oposição </line>
</par>
<par>
<line> entre doi* sexos só pode se* entendida </line>
<line> no contexto de todas as oposições d* *ens**ento </line>
</par>
<par>
<line> ocidental. Ao se as*oc**r o fe*inino com a sensibilidade, a fraqueza ou a emotividade (em </line>
</par>
<par>
<line> contraposi*ão * r*cio*alidade e à for*a), *stamos op*ran*o uma dimensão </line>
<line> de poder que, na </line>
</par>
<par>
<line> prát*ca, leva à redução das possibil*dades *e *ç*o, protagon*sm* e autonomia das mul*eres. </line>
<line> Como de**rrência *e*se exercíc*o do p**er simbólico, temos a *i*lência simbólica, a </line>
</par>
<par>
<line> qual s* est*belece "[...] por meio de um ato de </line>
<line> *ogni*ão e de m*u recon*ecimento que fica </line>
</par>
<par>
<line> além - ou </line>
<line> aquém - do controle da consciência e da vontad*, nas trevas dos esqu*mas de </line>
</par>
<par>
<line> h*bi*us que *ã* *o m*smo *empo generados e generantes" (BOUR*IEU, 1*98, p. 22-23). A </line>
<line> v*olê*ci* s*mbólica representa uma form* de v*o*ên*ia in**sí*el que se impõ* numa **lação </line>
<line> d* tipo sub*ug*ção-su*missão, cujo reconheci*e**o e cumplicidade *aze* dela uma vi*lência </line>
</par>
<par>
<line> silenciosa que se *an*fe*ta sutilmente </line>
<line> nas rela*ões socia*s e resulta *e </line>
<line> uma dominação cuja </line>
</par>
<par>
<line> inscrição * prod*zida n*m es*ado voltado p**a um conj*nto *e ideias e juíz*s tidos </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> nat*rais. Por depe*der da c*mplicid**e de quem a *ofre, sugere-se que o d*mina*o c*n*pira * </line>
<line> co*fere uma traição a *i mesmo. **ando *econhe**do, estamos dian*e d*ste *od*r sim*óli*o, </line>
<line> de*omina Bou*die* (BOURDIEU, 1989, *.7). "O p*der simbólico *, co* efeito, esse pod*r </line>
<line> invisív*l o qual só pod* s*r exercido com * cumplicidade daqu*les qu* não querem sabe* que </line>
<line> lhe estão sujeit** ou mesm* que o **ercem" (BOUR*IEU, 1*89, p. *). </line>
<line> Ele de*ineia a vio*ênc*a si*bólica como uma "viol*n*ia s*ave, **sens*ve*, inv*sível às </line>
</par>
<par>
<line> su*s </line>
<line> pr*prias **timas, *ue se exerce *ssenc*alme*t* *elas vias purame*** simb*licas da </line>
</par>
<par>
<line> c**unicação e </line>
<line> *o conhecimento, ou, m*is </line>
<line> pre*is*m*nte, do d*s**nhecimen*o, do </line>
</par>
<par>
<line> recon*ecimento o*, </line>
<line> em última instância, do senti*ento" (B*URDIEU, 20**, p. 7-8). Pa*a </line>
</par>
<par>
<line> B*urdieu, "[...] em termos de *omin*ção s*mbólica, a res*st*ncia é muito mais d*fícil, pois é </line>
<line> algo q** se absorve como o ar, *lgo pelo *ual o s*jeito não *e sente pressio*ado; está em toda </line>
<line> **rte e em lugar n*nhum, * é **ito *i*í**l es*apa* **la" (BOURDIEU; EAGL*TON, 2007, p. </line>
<line> 270). </line>
</par>
<par>
<line> Ao abordar * *iolência simbó*ica, o pensado* francês a *enomin* como forma </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> coação que se apoia no rec*nhecimento d* *ma imposição determin*da, seja esta econômica, </line>
</par>
<par>
<line> so*ial ** simból*ca. A violência simbó*ica se funda na fabricaç*o contínua </line>
<line> de cr*nça* </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> proc*sso de socializ*ç**, que induzem * indivíduo a se posici*nar no espaço social seguindo </line>
</par>
<par>
<line> critérios e </line>
<line> padrõe* d* discurso domin*nte. Devido a e**e *on*ecim**to do discurso </line>
</par>
<par>
<line> domina*te, * violência simbólica é man*fest*ção desse co*hecime*t* através </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> reconhecimento da *eg*timidade des*e </line>
<line> d*s*urso </line>
<line> domi*ante. Para Bou**ieu, es** </line>
<line> o*ressão </line>
</par>
<par>
<line> espec*fica é meio de exercício d* p*der *imból**o. O dominado não se opõe ao seu o </line>
<line> R*v. FS*, Teres*na PI, *. 14, n. 3, a**. 9, *. 160-174, mai./jun. 2017 www4.fsanet.com.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. F. Sil*a, L. Oli*e*ra </line>
<line> 166 </line>
</par>
<par>
<line> op*e*sor, já que *ão se perceb* como </line>
<line> víti*a deste pr*cesso: ao </line>
<line> contrário, </line>
<line> o o*rim*** </line>
</par>
<par>
<line> *onsider* a situação na*ura* e i*evitável. </line>
</par>
<par>
<line> A violência *imból**a pode ser tomada </line>
<line> por diferen*es instituições da socie**de: </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Est*do, a míd**, a </line>
<line> *s*ola, </line>
<line> etc. O Esta*o mostra *ste ti*o *e o*r*ssão de f**ma bastante </line>
</par>
<par>
<line> abr*ng*nte ao pr*por leis que naturalizam a di*par*dade e*u*ac*onal entre branc*s * negros, </line>
<line> com* a Lei de Cotas **ra Negr*s nas Uni***sidades Públ*c**. Um o**ro e*emplo a ser citad* </line>
<line> é a *ídia, ao impo* a indústria cu*tural como cultura, unifor**zando a *u*tur* po*ular por um </line>
</par>
<par>
<line> lado e </line>
<line> delimitand* cada </line>
<line> vez mais o acesso a uma </line>
<line> cultu*a, *or assim d*zer, "elitiz*da". </line>
</par>
<par>
<line> Bourdieu ai*da </line>
<line> afirma qu* *las seguem "Faze*do hierarquias s*ci*is pa*ecerem estar </line>
</par>
<par>
<line> baseadas </line>
<line> em hier*r*uia de "dons", mérito ou habilidade, o sist*ma edu*acional preen*h* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> função de legi*im*ção da **d*m social." (B*URDIEU, 2*07a. p.96) </line>
<line> Tan*o as man**est*ç*es espontâne*s do *ap*tal cultural quant* *s contribuições </line>
</par>
<par>
<line> e*pecíficas da </line>
<line> esc*la tenderiam * se torn*r c*da vez mais a*uant*s medida que o alu*o à </line>
</par>
<par>
<line> *vança </line>
<line> nas séries. Especialme*te em re*ação à cultura erudita não transmitida pela e*co*a, </line>
</par>
<par>
<line> B*urdieu afirma que a "a instituição escolar d* um valor ca*a vez ma** elevado à cultura livre </line>
<line> à m*di*a que os níveis *a*s alt*s d* escolari*ade são *tingidos. " (BOU*D*EU, 2007a. p.**). </line>
</par>
<par>
<line> Nest* universo </line>
<line> s*cial tão li*a*o à hie*arq*ia de valores, o so*iólogo fra*cês reporta </line>
</par>
<par>
<line> *ue "o *undo social pode ser concebido como um es*aço *ultidimensional construído </line>
<line> empiricament* pela iden*i*icação d*s *rincipa*s fatores de d*ferenciaç** que são r*s*onsá*eis </line>
<line> por difer*nças observa*as num da*o universo social ou, em outr*s palavras, pela de*cob*rt* </line>
<line> dos poderes ou forma* de capi*al *ue *od*m vir a atuar, como ases num jog* d* ca*tas nest* </line>
</par>
<par>
<line> universo específico </line>
<line> q*e é a *uta (*u </line>
<line> *ompetição) pe*a a*ropriaç*o de ben* *scassos, *e*se </line>
</par>
<par>
<line> contexto *s poderes </line>
<line> sociais fun**mentais são: *m primeiro </line>
<line> lug*r o cap*tal *conômico, em </line>
</par>
<par>
<line> suas diversas *o*mas; em *egu*do lugar o capi*al c*ltural, ou mel*or, o ca**tal *n***maci*nal </line>
</par>
<par>
<line> *a*bém e* suas diversas for*as; em t*rceiro lugar, duas formas </line>
<line> de capital que </line>
<line> estã* </line>
</par>
<par>
<line> alta*en*e correlaciona*as: o cap*tal soc*al, q*e </line>
<line> c*nsiste de recursos </line>
<line> b*seado* em contatos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> participação em grupos e o *apital simbólico, que é a forma q*e os d**erentes tipos de capital </line>
<line> toma u*a vez percebidos e reconhecidos como legítimos." (BOU*DIEU, P. 1983. p.4). </line>
</par>
<par>
<line> A* consi*era* a edu**çã* com* *m setor d* alta rele*ância, podemos destacar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> violência simbólica de forma be* determinada **i pre*ente. Sabe-se qu* através do ensino o </line>
<line> indivíduo é ca*az de d**cernir qua*do es*á send* *ítim* disto e tornar-se um *tor social qu* </line>
<line> vá contra a sua legitimação. Se ***mpanharmos * *ealidade nos últimos anos, * p*rcept*vel </line>
<line> que a* fi*uras materna e paterna v*m se distanciando cada vez mais de *ua função *e edu**r </line>
<line> seus filhos, de *odo a reduzir significativamen*e a idade qu* partem para o ensin* escolar. A </line>
<line> Rev. FS*, Te**sina, v. 14, n.3, art. *, p. 160-174, mai./jun. 2017 w*w4.fsa*et.co*.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Papel da Violência *i*bólica na Sociedade p*r Pierre Bourdieu </line>
<line> 167 </line>
</par>
<par>
<line> escola c*nf*gura-se como *rincip*l agente educaciona* da **ciedade p*s-m*derna. Send* o </line>
<line> assi*, as bases sobre as quais a vi*l*nc*a simb*li*a se manifes*a são a impossibil**ade *e * </line>
<line> sujeito di*tin*uir entre aq*ilo que lhe é próprio e * que * alheio (falsa *rojeç*o), * sua </line>
<line> identificação di*eta *om o todo social tal como é, de ma*eira *cr*tica (fal*a identific*ção), e a </line>
<line> sua cond*çã* de s*mples padr*o d*s *endê*cias do universal (pseudo-ind*vi*ual*dade). </line>
</par>
<par>
<line> *a*a </line>
<line> agent*, quer saiba o* não, quer q*eira ou n*o, * produtor e **produtor de </line>
</par>
<par>
<line> se*tido objetivo porq*e suas açõe* e su** obras são produto de um mo*us opera**i </line>
<line> do qual e*e *ão * o produ*o* e do *ual ele não poss*i o domínio consciente; as ações </line>
</par>
<par>
<line> encerr*m, po*s, uma "intenção objetiv*", **mo d*ria a *scolástica, </line>
<line> que *l*ra*assa </line>
</par>
<par>
<line> sempre as intenções conscientes. (BOURDI*U, *983, p. 15). </line>
</par>
<par>
<line> Em síntese, para Bour*ieu o sistem* esco*ar, e* vez de oferecer acesso de*ocrát*co </line>
</par>
<par>
<line> de *m a </line>
<line> compe*ência *ultural es*ecí**ca pa*a todos, *e*de * r*força* as di*tinç*es de capital </line>
</par>
<par>
<line> cultural ** seu pú*l*co. Agindo des*a forma, o *istema esco*ar limitar*a o acesso e o pleno </line>
<line> aprovei*amento *os i*divíduo* perte*ce*tes às fam*lias menos esco*arizadas, pois cobrar*a </line>
<line> del*s o que e*es não têm, ou sej*, um conhecimento cultura* anteri**, aque*e ne*essário para </line>
<line> se r**lizar a contento o processo de t*ansmi*s*o de uma cultura culta. </line>
<line> Bo**dieu afirma q*e o campo, por sua vez, distingue-se como um "loc*s" social de </line>
</par>
<par>
<line> **tas, disputas e </line>
<line> *on**rrência entre os *ominantes - det*n*or*s </line>
<line> d* *od*r de d*ter*ina*o </line>
</par>
<par>
<line> campo - *rent* *os domina*o*, qu* tentam se esta*el*cer *essa estrutu*a a partir da utilização </line>
<line> d* estratégia* que lh*s permitam t*r *cesso a*s objetos de inter*s*e e às posições disti*t*s e </line>
<line> legí*imas do ca*po em ques*ão. Ve**mos *as *ala*r** do próprio autor: </line>
<line> U* campo é um espaço s*cial estrutu*ado, um c*mpo de forç** - há dominantes e </line>
<line> dominados, *á rel*ções *onsta*tes, p*rmanentes de desig*a*dade, que se ex**cem no </line>
</par>
<par>
<line> inte*io* desse espaço - *ue é *a*bém </line>
<line> ** campo *e lutas para transformar ou </line>
</par>
<par>
<line> cons*rvar esse </line>
<line> cam*o de fo*ç*s. *ada um, no interi*r de**e u*iverso, empenha em </line>
</par>
<par>
<line> sua concorrên*ia com os outros a *orça (relativa) q** detém * que define s*a p*sição </line>
<line> no campo *, em co*sequên*ia, suas estratég*as (*OURDIEU, 1997, p.*7). </line>
</par>
<par>
<line> 3 RE**LTA*OS E DISC*SSÕES </line>
<line> 3.1 A *omin**ão s*mbólica e o habi*us </line>
<line> Bourdieu, em * *ominação M*sculina, cita também como uma d*s prin*ip*is </line>
<line> es*ratégias d* vio*ência simbó*ica o calar d*s mulheres. Na seçã* intitul*da "A ma*cu**nidade </line>
<line> como nobr*za", **e fal*va da virtual n**ação da exist*ncia feminina pela qu*l " o mai* bem- </line>
<line> Rev. F*A, Teresina P*, v. 14, n. 3, art. *, p. 160-174, m*i./jun. 2017 ww*4.fsa*et.*om.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. F. Si**a, L. O*i*ei*a </line>
<line> 168 </line>
</par>
<par>
<line> inte*cio*ado dos homen* (tendo em vista que a violência simbólica *unca *pera no nível das </line>
</par>
<par>
<line> intenções co*sci***es) pratica at*s discriminatórios que </line>
<line> certamente levam as mulheres </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> excl*são, sem nem s* </line>
<line> colo*ar o p*o*le*a de posições d* autoridad* </line>
<line> ou hie**rquiz*ção, </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> *eja, e* sua obra, ele faz uma denúnc*a no q*e diz res**ito a este silenciame*to po* parte das </line>
</par>
<par>
<line> m*lh*res. Ele faz uma conexã* a tal atitude *as m*lher*s para dominação m*s*ulina, a </line>
</par>
<par>
<line> "forma particu*ar e p*rticularme*te acabada da </line>
<line> **olência simbólica", acentu**do q*e outros </line>
</par>
<par>
<line> ex*mpl*s </line>
<line> podem s*r encontra*os </line>
<line> na dominaçã* d* uma etn*a s*bre outra ou da* cla*se* </line>
</par>
<par>
<line> d*mi*antes sobr* as classe* do*ina*as atr*vé* d* cultura. </line>
<line> Além disso, a herança de socie*ad** men*s *iferenciadas, na* quais as m*lheres *ram </line>
<line> tratadas como meios de troca, permitindo *os homens acumular *apital social e si*bólico e, </line>
</par>
<par>
<line> no* d*as a*u*is, a reprodução ** cap*ta* sim*ólico do grup* </line>
<line> dom*stico e**ressa p** s*a </line>
</par>
<par>
<line> aparência - maquiagens, </line>
<line> trajes, porte - se constitui, se* *úvida, </line>
<line> como *ons i*dicati*os das </line>
</par>
<par>
<line> leis de r*produção *as *ela**es tradi*ionais e**re os sexos nas sociedades em *ue vivemos </line>
<line> (BOURDI*U, 2007a). </line>
</par>
<par>
<line> Para Boudieu, * dom*n*ção masc*lina não necessita de justifi**ç*o, </line>
<line> esta*do a </line>
<line> v**ão </line>
</par>
<par>
<line> domina*te ex*ressa de forma b***an*e conci*a e* discu*sos, poemas, etc. * atra**s dos </line>
<line> cor*os socializad*s e d** prá*i*as r*tuais que o passado se perpetua no *ong* te*po. *ara est* </line>
</par>
<par>
<line> *u**r, </line>
<line> * dominação mascu*ina comporta uma *i***s*o *imbóli*a, </line>
<line> pois o *ominador (o </line>
</par>
<par>
<line> homem) co*segue obter d* do*inado (a mulher) uma forma de </line>
<line> adesã* que não se baseia </line>
</par>
<par>
<line> num* decisão consci*n*e, m*s sim numa sub*rdinação imediat* e pré-reflex*va dos *orpos </line>
</par>
<par>
<line> soc**lizados (a nega*ã* cons*ien*e da subord**a*ão implicav* a recusa da *osi*ã* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *ominado e **go, a rev*lta); em ou*ra* palavras, a do*inação s*mbó*ica </line>
<line> *ão é </line>
<line> ques*ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> combinar violência * consentim*nto. Ela opera *m u*a instâ*cia mais profu*da por *eio da </line>
<line> *in*on*a da es*rutura s**ial segu*ndo um esque*a de percepção e aprecia*ão (*abitus). </line>
<line> B*urdie* aplic* o co*ceito de h*bit*s no proces*o de *ubor*i*açã* d* *ên*ro fe*i**no. </line>
<line> T*ata-se de u** in*eração dialética en*r* os grupo* *ocioc*ltura** dominantes que é man*ida e </line>
</par>
<par>
<line> revis*a a partir d* negociações e a*eit**ão </line>
<line> dos grupos subalternos. Ele afirm* qu* "*o se </line>
</par>
<par>
<line> entender "si*bólic*" como o op*sto </line>
<line> de real, d* efetivo, suposição é de qu* * v*olência a </line>
</par>
<par>
<line> *imbólica ser*a uma violênci* meram*nte "espiritual" e, ind*scutiv*l*ent*, sem efeitos reais </line>
<line> (BOURD*EU, 2*03, p. 4*)". Ainda de *cord* com * auto*: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 14, n.3, art. 9, p. 160-*74, ma*./jun. 2017 </line>
<line> www4.*s*net.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Pa*el da Violência *imból**a ** Sociedade por Pier*e Bourdieu </line>
<line> 169 </line>
</par>
<par>
<line> O ha*itus, *ue é o *rincípio gerador de re*post*s mais ou menos adaptad*s às </line>
<line> exigências d* u* campo, é pro*uto *e toda * his*ória ind*vidual, be* como através </line>
<line> das e*periências formadoras *a pri*eira infância, de *oda história coleti*a da </line>
<line> família * d* classe; *m par*icular, d*s expe*iências em qu* se expr*me o decl*nio da </line>
<line> trajetória *e tod* uma li*hagem e que podem *omar a forma vi**vel e brutal de uma </line>
<line> *alência ou, ao contrári*, mani*est*r-se apenas como regressões insensíveis </line>
<line> (BOURDIEU, 2004, p.131) </line>
<line> Para o *ociólo*o brasil*i*o Sergio Miceli (2007), o "ha*it*s" compl*ta o mov*mento </line>
<line> *e *nterio**zação de estr*turas ext*r*ores, ao p*sso que as prát*cas dos agentes exteri**iz*m o* </line>
</par>
<par>
<line> sistemas de di**osições </line>
<line> incor*oradas. * "hab*tus" ass*m "[...] um corpo socializado, é </line>
<line> u* </line>
</par>
<par>
<line> cor*o est*u*urad*, u* co*po que incorpor*u às estruturas imanente* *e u* mundo ou d* um </line>
</par>
<par>
<line> set*r pa*ticular desse *undo, d* um camp*, e </line>
<line> qu* estr*tura tanto a *er*epção </line>
<line> des*e m*ndo </line>
</par>
<par>
<line> como * ação nes*e mund*" (BOU*DIEU, 1996, p.1*4). Di*o em o*t*os termos, a constituição </line>
<line> de cam*os relativamente aut*nom*s se dá pela inc*dência dos "habitus" nesses *sp*ços, já </line>
</par>
<par>
<line> que como nos ens*na Bourdieu (2007b, p.*02-3), campo estrutu*a * "habitus" em tã* o </line>
<line> p*esente medid* qu* o "habitus" con*t*tu* o ca*p*. </line>
<line> *.2 E*tudo do *osto </line>
</par>
<par>
<line> *as décadas de 60 e 70, do século p*ss*do, Bourdi*u a*raça </line>
<line> uma sucessão </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> **s**isas *e *aráter </line>
<line> *ua*itati*o e qu*ntitativo so**e a *id* *ul*ural, ou seja, u*a sér*e d* </line>
</par>
<par>
<line> pesqu*sas sobre consumo de *ultura en*re os europeus *, sobretudo, entre o* frances*s. o </line>
</par>
<par>
<line> D*sta* experiências de investigação, Bourdi*u publica, </line>
<line> em 1976, uma grande pesq*isa </line>
</par>
<par>
<line> i*t*tulada Anat*mia do G*sto. Ma*s tar*e, esta mesm* *esquisa passa a ser ob*eto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> publica*ão de sua *bra prima, publicad* em 1979, o livro intitulado, La *istinct*o* - c*itique </line>
</par>
<par>
<line> soc*ale *u jug*ment. A disti*ção - críti*a *ocial do julgamen*o - estruturad* </line>
<line> em trê* partes, </line>
</par>
<par>
<line> além de i*trodu*ão, *o*cl*são * *o**-scriptum, publi*ada originalme*te em 19*9 pela ed*t**a </line>
</par>
<par>
<line> Minuit, e só em 2007 tradu*ida para o português, ate*de </line>
<line> às e*pe*tativas dos leitores </line>
</par>
<par>
<line> brasileiros não familiarizados co* o *dioma ori*ina*, apr*senta*d* ri*as cont*ibuições aos </line>
</par>
<par>
<line> mais varia*os </line>
<line> c*mpos **s ciências *uman*s. Ne*tas *uas obras, Bour*ieu e sua equipe de </line>
</par>
<par>
<line> p*s*uisadores tentam explicar * discutir a v*riação d* g**to ent*e os s*gmentos sociais. </line>
<line> Bo*rdie* *onstrói *** argumento a*rav*s de um estil* literário refinad* e prolixo, com </line>
<line> forte tendê*cia ao elitismo, mas *u*tificável pelas pretens*es teóricas e pr*tica* ali*erçada* no </line>
</par>
<par>
<line> "ideal" que pod*ria ser encontrado em Ques**e* </line>
<line> d* </line>
<line> S*ciologia: "Ro*per c** *s </line>
</par>
<par>
<line> aut*matismo* verbai* (...) é romp*r com * filo*o*ia s*cia* inscrita </line>
<line> no </line>
<line> discurso </line>
<line> espontâneo" </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 3, art. *, *. 160-174, mai./jun. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. F. Silva, L. Oli*e*ra </line>
<line> 1*0 </line>
</par>
<par>
<line> (1983, p. 30). A distinção põe em ev*dência que a *ógic* intrí*se** aos gos*os e pref*rên*ias </line>
<line> *ulturais é *qu*la submetida à **gica interna de *ada campo tomado numa relação si*bólica. </line>
<line> 3.3 * aporte de bourdieu par* os es*u*** literários </line>
</par>
<par>
<line> É emine*te a enor*e contri*uição que </line>
<line> * so*iólogo p*opor*ionou ao campo d*s </line>
</par>
<par>
<line> estudos literários, te*do em v*sta que * li*er*tura o*upou *m espa*o bastante signi*icativo no </line>
<line> *e*envolvimento de su* *eoria social. O estudo de John R. W Spell**, aut*r de Bourdi*u a** </line>
<line> Literature, o*erece u** excelente ferramenta par* o **tudo do pe*samento d* Pierre Bou*d*eu </line>
</par>
<par>
<line> e s ua </line>
<line> relevância para o nosso </line>
<line> contex*o cultural atual. Speller *omeç* por </line>
<line> reco***cer </line>
<line> q* e os </line>
</par>
<par>
<line> campos literários e cult*rais e*traram agora numa fase de "involução" *m face de pressões </line>
<line> com*rciais e **líticas, trazendo co*sigo novas *or*as de censura e clientelismo. Se esse ti*o </line>
</par>
<par>
<line> ** liberal*smo rad*c** inv*de a socied*de, be* como a cultura e a literatura *odos os d*as, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ná*ise po* Bourdieu, de acordo com Spell*r, ainda pod* *er *elevant* para a compree*são de </line>
<line> *om* o mercado *l*bal unifi*a *r*duções cul*urais transnacionais. </line>
<line> **m ef*ito, Bourdieu pode ofere*er * possibili**d* de e**u*ar es*as p*oduçõ*s *pesar </line>
<line> da sua heterogen*idade, de ac*rdo *o* Speller. E*quan*o tema de sua* reflexõe*, a literatur* </line>
</par>
<par>
<line> já *stá presente </line>
<line> nos trabalhos *o sociól**o a partir de me*d*s da década de 60, permea*do </line>
</par>
<par>
<line> muito* *e seus trabalho* ao longo dos anos, como confirma Joh* W. R. Spelle*. Ele fo**ece </line>
<line> uma v*são abr*ngen*e * *valiação crític* das s*as c*ntr*buições à te*r*a *iterária e seu </line>
<line> pens*mento **b*e autores e obras literárias. De acordo com o autor br*tânico, Bou*die* se </line>
<line> propôs a colo*a* as c**nc*a* human*s no mesmo plano epistemol*gico das ciências naturais, o </line>
<line> qu* certa*ente caus*u ** i*en*o *e*conforto no que diz resp**to à *igaçã* com o est*do da </line>
<line> socie*ade. O pr*prio c*nceito-chave d* \campo\ foi desenvolvido p*r Bourdi*u atra*és de </line>
<line> seus estudos *iterários, e, c*nform* S*eller, *oi p** *les determina*o em suas pro*riedades </line>
<line> i*iciais e orientado a *uas apli*ações fu*uras. Desta forma, S*eller comenta que "longe *e se* </line>
<line> um "ataque" à cu*tura *iterária, * tr*ba*ho *eórico de Bourdieu sobre a l*teratu*a era a base *e </line>
<line> sua def*sa, aparente*ente incong*uente, de a literatura s*r uma espécie cu*tura* "universal" </line>
<line> (*PELLER, 2015, p.*05). </line>
<line> Em o*tras *alavras, o a**or bri*ânico cons*gue defe*de* *ourdie* contra a *cusação </line>
<line> d* provincianism*, *ma acusação feita po* *queles que o consideravam um int*lect*al muit* </line>
</par>
<par>
<line> envolvi*o </line>
<line> no cam*nh* *rancê* de pensar a as*i*ar * um* *eneralização de suas *eo*ias </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> inc*paz de ul*rapassar *s limites *o país em que a sua análise foi aplicada e pr*cessada. ** </line>
</par>
<par>
<line> reconstruir Bour*ie* como um pen*ador glo*al, apes*r de s*us diversos </line>
<line> per*odo* * nuan*es </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, Ter**ina, v. 14, n.3, art. 9, p. 160-17*, *ai./jun. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O P**el da *iolênc** Sim*ólica na Sociedade por Pie**e Bourdieu </line>
<line> 171 </line>
</par>
<par>
<line> do *ens*men*o, Sp*ller demonstra que os conceitos fun*amentais d* *ociologia d* Bourd**u </line>
</par>
<par>
<line> p*de* **r aplicado* nív*l global ou mesmo tr*n*nacional, especific**ent* reve**ndo qu* a </line>
<line> esses *o*ceitos afetam a circulação **s re*ações precisas de dominação e subo**in*çã* entre </line>
</par>
<par>
<line> *s dif*r*nt** </line>
<line> tradiçõe* li*erá*ias. Ja*es *. English, p*o*essor *e est*dos literário* </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> Univers*dade da Pen*ilvânia e e*itor do New Li*erary H*story, nos lemb*a q*e há *empos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sociologia da l*teratura nã* </line>
<line> *oza de prestíg** *ntre os pesquisado*es e teór*cos dos estudo* </line>
</par>
<par>
<line> *iterário*. P*r* e*e, </line>
</par>
<par>
<line> A soci*l*gia da l*t*ratur* semp*e denominou um </line>
<line> con*unt* *oligl*ta e bastante </line>
</par>
<par>
<line> *ncoerente de empreendimento*. Está espalhada por tant*s d*mínios e subdomínio* </line>
<line> separad** da pe**uisa acadêmi*a, cada um c*m su*s agend*s próprias e d*sti*tas d* </line>
<line> *e*rias e me*odo*ogia*, que raramente *ecebe a designação de \campo\ (E*GLI*H, </line>
<line> 201*, p. v). </line>
<line> Spel*er ainda argume*ta que o mé*odo de *ourdieu fo*a, em parte, u** re*p*sta a*s </line>
</par>
<par>
<line> crítico*, </line>
<line> q*e di*iam q*e o objet*v* de um v*rda*eiro crítico </line>
<line> deveria s*r descob*ir qual </line>
</par>
<par>
<line> problema o a*tor da obr* s* colocara, consci**te o* inc*nscientem*nte, * avali*r se ele </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> resolve*a ou não (SPELLER, 2011, p.45). De acor*o </line>
<line> com Bourdieu, par* que possamos </line>
</par>
<par>
<line> proceder a uma leitura sem preconce*ções * respei*o da obra, é pre*is* </line>
<line> entender a própria </line>
</par>
<par>
<line> *ercep*ão do autor de seu </line>
<line> proje** lite*ário. Isso ocorr*rá, segundo o so*i*logo, so*ente se </line>
</par>
<par>
<line> formos cap*zes *e construir uma "du*la hist*ricização, tanto da tradição como d* \aplicação\ </line>
<line> da ***dição" (BOU*DIE*, 1996a, p. 344-3*5). Bourdieu assegura-*o* *ue "Apen*s a aná**se </line>
<line> dos es*uemas de p*nsam**to h*rdados e d*s e**dências ilusórias qu* prod*zem pode </line>
<line> assegurar o d*mínio te*rico (el* pró*rio condição de um ve**ad*iro domínio prático) do </line>
<line> processo de comunicação. (BOURDIEU, 1996, p.3*5). Fora também e* resposta a Gustave </line>
<line> Fla*bert, que qu*stionava a falt* da e*is*ência de uma *rítica que se inquietasse "com a obra </line>
<line> em si, de man*ira intensa" e procurasse saber não "* *eio em que ela s* *rod**iu" *u "as </line>
</par>
<par>
<line> cau*as que a acarreta*am", *as so**e d* onde resul*aria sua </line>
<line> "**étic* ins*i*n*e", "su* </line>
</par>
<par>
<line> co*posiç*o, s*u *stilo", "* ponto de vista do autor". (FLAUBERT, a*ud BOURDIEU, *996, </line>
<line> p.10*). </line>
<line> A maior ambi*ão de Bour*ieu é, explica Speller (2015), po*er *ompreender a l*gic* </line>
<line> não *o*en** das toma*as *e posição *ocial d*s escrit*res (entre edi*ores, gru*os, gêner*s, </line>
<line> *tc.), mas também *quela inerente * const**ção das pró*rias ob*as literárias. Em outras </line>
<line> pa*a*r*s, Bourd*eu vê uma 'h*mologia' entre 'o esp**o d* posiç*es' *o *ampo e o sistema d*s </line>
<line> d*feren**s no 'e*pa*o das ob*as' como cami*ho p**a superar a oposiç*o problemáti*a ent*e os </line>
</par>
<par>
<line> **veis 'intern*' e 'extern*' d* an*lise (SPE*LE*, 2*15). Mas, B*urdieu r*ssalta </line>
<line> *ue n*o há </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 14, n. 3, art. 9, p. 160-174, *ai./j*n. 2017 </line>
<line> www4.*sane*.co*.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. *. Si*va, L. O*iveir* </line>
<line> 172 </line>
</par>
<par>
<line> uma relação de </line>
<line> determinação mecânica e direta entre as </line>
<line> p*s*ções e *s tomada* de posição, </line>
</par>
<par>
<line> m*s que "ent*e umas e outras se interpõe, de a**uma man*ira, o es*aço dos pos***e*s, ou sej*, </line>
</par>
<par>
<line> o espaço das *omada* de posição rea*mente </line>
<line> efe*uadas tal como ele apa*ece quand* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *ercebido através de cate*orias de </line>
<line> pe*cepç*o </line>
<line> constitutivas de um cer*o hab*tus" </line>
</par>
<par>
<line> (*OU*DIEU, 1996, p.265). </line>
</par>
<par>
<line> Além disso, Speller convinc*ntement* *em*nstra como Bourd*eu rel*ciona obra* </line>
<line> liter*r*as às condições soc*ais p*r vez uti*izan*o o c*nceito de camp* *ite*ár*o. Es*e conc*ito </line>
</par>
<par>
<line> d* Li*era*ura p*eserva uma posição re**ista </line>
<line> dentro de um cont*xto </line>
<line> hi*tóri*o </line>
<line> em vez </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> a**esentar *ma p*s**ão au*onomista *a *r**m da "Ar*e pel* *rte": *s ob*as podem, então, se* </line>
<line> entendid*s como a *x*ressão, *rad*zida ou 'm*d*ada' em uma fo**a literár*a, *a p*siç*o e da </line>
</par>
<par>
<line> história social do auto* e, *or *mp*icaçã*, </line>
<line> como uma *bje*ivação da </line>
<line> estrut*ra socia*. Speller </line>
</par>
<par>
<line> *estaca a base *a "aut*no*ia" concebida por *ourdieu dentro do **mpo *iterário, em outras </line>
</par>
<par>
<line> palavra*, a c**acid*de do </line>
<line> escritor de resisti* ou i**orar o exterior (es*ecialmente reli*ioso, </line>
</par>
<par>
<line> político * comercial); *pelle* nos le**ra também *ue a falta de cap*tal *conômico *os a**ist** </line>
<line> é compensada por g*nhar ou*ro c*pital, o c*ltura*. </line>
<line> E* suma, de ****do com autor br*tânico (2*15), a L*t*ratura **rna-se *m prisma *ue </line>
</par>
<par>
<line> ilumina vários aspectos da visão de Bou*dieu. Os </line>
<line> *stu*os ** S*eller demonstram q*e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> literatura não é apenas um campo para se testar uma metodologia sociol*gica, *a* t*mbém </line>
<line> um **g*dor soci*l r*al, *m *a*ticipante *tivo na interpretação geral das comunidades hum*nas </line>
</par>
<par>
<line> tan*o *uanto um </line>
<line> reflexo das tra*sformações s*cia**, b*m como um ve*cul* cultural de t**s </line>
</par>
<par>
<line> mod*f*cações de Bourdi**. </line>
<line> 4 *O*SIDE*AÇÕES FINAIS </line>
<line> Algu*as que*tões não pude*am s*r alcanç*das nes*e trabalho, *icando *omo suge*tões </line>
</par>
<par>
<line> para pesquisas vindoura*, pois </line>
<line> *ste foi um tra*a**o intr*dutório, que lhe c*mpetiu demar*ar </line>
</par>
<par>
<line> as bases para trabalho* pos*eriores que pode*ão c*mp*ementá-l*. Ao relatar sobr* a violênc*a </line>
<line> s*mbó*ica, Bourd*eu *nc*ta as classes dominada*, esp*cial*ente as *u*heres, a uma luta aberta </line>
</par>
<par>
<line> con*ra o esta*o, a *scol* e *s meios </line>
<line> de comun*cação soc*al, para que pos*am fi*almente </line>
</par>
<par>
<line> assumir um p*pel original e *em definido *ontra t*das as formas de </line>
<line> d*minaçã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pri*cipalme*te *sta, "v*olência </line>
<line> simb***ca da domina*ão mas*ulina". P*rém, ao deba*ermos </line>
</par>
<par>
<line> sobre a violên*ia si*bóli** e suas imp*icaç*es também na educação, te*os a *ensação d* q*e </line>
<line> é um p*oce*s* ir*evers*vel e de que nada p*d*mos fazer em relaç*o a ist*. Todavia, o fato de </line>
<line> Rev. FSA, *ere*ina, v. 14, n.3, *rt. 9, p. 1*0-174, ma*./jun. 2017 ww*4.fsanet.c*m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Papel da Vi*lência Simbólica na Socied*de por Pi*rr* Bourdieu </line>
<line> 173 </line>
</par>
<par>
<line> *aber que somos, *o mesmo tempo, agentes e vítimas deste tipo de </line>
<line> vio*ência é o primeiro </line>
</par>
<par>
<line> passo pa*a começarmos a combatê-la. </line>
</par>
<par>
<line> * violência simbólica é, co*tudo, a grande l*d*r de todos os *u**os tipos de violência. </line>
</par>
<par>
<line> * esta vio*ência invisível, *ê*ue e **nda mais </line>
<line> *uda*iosa, pro*agada todos os dias *a mídia, </line>
</par>
<par>
<line> propa*an*as, b** com* e* p*o***ões artístic** e cult*r*is que nos atac*m, nos at*cam p*r </line>
<line> todos os l*d*s, s** q*e tenhamo* plena con*c*ê*cia d*sso. </line>
</par>
<par>
<line> A *ná*ise pr*posta </line>
<line> p*r Bou**ieu *om relação às clas**s *om**antes tem um *ap*l </line>
</par>
<par>
<line> de**si** na perpetuação *as condições *e *la*se na *oc*eda*e, pois pode acab*r-se p*r assi* </line>
<line> g*r*r v*rios efeito* sociais, no qual têm-se os "dois *ado* da moeda": Ela po*e ref*rçar ainda </line>
</par>
<par>
<line> mais este tipo </line>
<line> de comp*rtame*to impos*o p*lo dominante social ou *od* contribuir para </line>
</par>
<par>
<line> neu*ralizá-la, fav*recendo a mobilização *as víti*a* inclusas neste cont*xto social. </line>
</par>
<par>
<line> RE*E*ÊNCI*S </line>
<line> BOURDIEU. O ca*po econ**ico. P*lí*ica e soci*da*e: Rev*s*a de *oc*ologia polític*, </line>
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</par>
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<line> L. F. Si*v*, L. Olivei*a </line>
<line> 174 </line>
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<line> SOIHET, R. Mul*eres investin*o contra o f*mini*mo: resguardando pr*vilégio* </line>
<line> ou </line>
</par>
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<row> manifes*a*ão d* viol*ncia simbólica? In: *st*dos de *ociologia, Araraquar*, v.13, n.24, </row>
<row> *.191-20*, 20*8. </row>
<row> SPEL*ER, J. R. W. Bourdieu * a *itera*ura. Trad*ção de *ander Nunes Fr*ta, 2015. N* </row>
<row> *rel*. </row>
<row> Como Referenciar est* Artigo, conforme *BNT: </row>
<row> SILVA, *. *; OLIV*IRA, L. O P**el d* Vio*ência Simb**ica na S*ciedade **r Pier*e Bour**eu. </row>
<row> Rev. FSA, *eresina, v.14, n.*, art. 9, p. 160-*74, ma*./*un. 2017. </row>
</column>
<par>
<line> Cont*i*u*ção d*s Au*ores </line>
<line> L. F. Silva </line>
<line> L. Oliv*ira </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e p*anejamento. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*álise e interpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboraç*o *o rascunho ou na revisã* c*ítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação n* apro*a**o da *e*s*o f*na* do *anuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<column>
<row> Rev. FSA, T*r*si*a, v. 14, *.3, art. 9, p. 160-174, mai./jun. 2017 www4.fsanet.*om.*r/revista </row>
</column>
</par>
</page>
</document>

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