<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 3, art. 6, *. 108-125, mai./jun. 2017
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2017.14.3.6
</line>
</par><par>
<line>
Resiliência na Geração Y: Um E*tudo em *ormandos da Graduação de Admini*t*ação em um*
</line>
<line>
Un*versi**de no Interior ** São Paulo
</line>
<line>
Re*ilience in G*nera*i*n Y: A Study *f Undergradu**es of *dministr*tio* at a Un*v*rsity i* the
</line>
<line>
Interior of São P*ul*
</line>
<line>
Thompson Augus** *os Reis
</line>
<line>
Me*trado pela Univ*rsidade M*todista de P*racicaba
</line>
<line>
Gradua*ão *m Administraçã* pelo Cent*o U*iversit**io Adve*ti*ta de São Pau*o
</line>
<line>
**ofessor *o Centro Univers*t*rio Adven*ista de São P*ulo
</line>
<line>
E-mail: thompso*.rei*@ucb.org.br
</line>
<line>
Déb*ra R*be*ro Or*ellas
</line>
<line>
Mes*ra*o *rofissio*al e* Administraçã* pela Universidade Metodista d* Piracicaba
</line>
<line>
Gra*u*ç*o *m A*mini*tra**o pela Pontifíci* U*iver*idade Cató*ica de Ca**i*as
</line>
<line>
E-mail: ornellasdebor*@yahoo.*o*.br
</line>
<line>
Grazie** O*te G*aziano C*emonezi
</line>
<line>
Do**ora em Ad*inistr*ção pela U*iver*idade Nov* de Julho
</line>
<line>
*rofes*ora da Uni**rsidade M*todista de Pir*cic*b*
</line>
<line>
E-mail: graziela.graz*a*o@gmail.*om
</line>
<line>
Yeda **rera O*waldo
</line>
<line>
Doutora em Psic*logia **la Universidade São Fran*isco
</line>
<line>
Pro*essora na Universidade M*todis*a *e Piracic*ba
</line>
<line>
E-mail: y*dac*n*ult@*erra.com.br
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Thompson Augus*o dos Reis
</line>
<line>
*dit*r *ientí*ico: Tonny Kerley de A*encar Rodr*gu**
</line>
</par><par>
<line>
Rua Pas*or Hug* Gegem*a*er 26*, PQ. Ortolandia -
</line>
</par><par>
<line>
Hor*olâ*dia/ São Paulo.
</line>
<line>
Ar*igo recebido em 1*/0*/*01*. Última
</line>
<line>
ve*são
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Déb*ra Ribeiro O*nellas
</line>
<line>
rec*bida em 02/04/2017. Aprovado em *3/0*/20*7.
</line>
</par><par>
<line>
Rua Guilherme Klavin - nº 501 *loco P*ran* -
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Resiliência na Geração *: U* Estudo e* Formando* d* G*aduação de Administração
</line>
<line>
109
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
A p*e*ente pesquisa se uti*iza das *e*rias de resiliência e ger*çõe* para ident*fi*ar o quão
</line>
</par><par>
<line>
re*ilientes o* jovens *o*ma**os e* a*m**istraç*o, pe*t**cen*es à
</line>
<line>
*e*ação *, se ap*esentam.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a **ingir e*se obj*tivo, pr**e*ramente fo* apresentado um resgate t*órico sobre Resiliência,
</line>
<line>
Gerações * Geração Y. Posteriormente f*i aplicada uma Escala de Avaliaçã* de Res*liência
</line>
<line>
(EAR) em uma amo*tra de 90 a*uno* forma*d*s do c*rso de graduação em Adm**ist*ação do
</line>
<line>
int*rior de São Pa*lo. Identificou-se que de maneira geral ** alunos se mostrar*m em média
</line>
<line>
frequente*ente r*silientes. Há de se *onsiderar, porém, os limites da *mostra *esq*isada.
</line>
<line>
Palavras-chave: R*siliên*ia. Resigna*ão. Geraçõe*. Gera*ão Y.
</line>
<line>
A*STRAC*
</line>
<line>
The present research u*es theories of resi*ie*ce and genera*ions to identify how *esilient th*
</line>
</par><par>
<line>
young managem*nt graduates b*longing to generat**n Y if present. *o achieve thi* goal,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
theoretical re*c*e was f*r*t presented on Resili*nce, Gener*tions and Generat*on Y. *
</line>
</par><par>
<line>
R**ilience Assess*ent Sc*le (EAR) was *hen app*ied in sample of 90 stud*nt* g*adu*ting a
</line>
<line>
fro* the undergradua*e c*urse *n the interi*r o* São P*ulo. It wa* ge*erally found th** pupils
</line>
</par><par>
<line>
w**e often on aver*g* resilient. *owe*er,
</line>
<line>
**e limits of the sa*p*e studied should be
</line>
</par><par>
<line>
consi*ered.
</line>
</par><par>
<line>
Key wor*s: Resilience. *esignat*on. Generat*on*. Gen*ratio* Y.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, *. 14, n. 3, art. 6, p. 108-125, m*i./jun. *01*
</line>
<line>
www*.fsanet.com.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. A. Re*s, *. R. Ornellas, G. *. G. *re*o*ezi, Y. *. Oswaldo
</line>
<line>
1*0
</line>
</par><par>
<line>
1 INTROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O mu*do labora*, no decorrer dos anos so*reu várias *udanças, *rincipalmente,
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
que d* *
</line>
<line>
respeito à i*ovação t*cnológica e práticas de gestão, que l*vam
</line>
<line>
ao extr*mo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
id**li*ação de eficiê*cia e lu***tivid*de a qual*uer custo, gerando *m amb*e*te de pr*s*ão,
</line>
<line>
*nst*bili*a*e e competitividade que impacta *e maneira sign**icativa a saúde d* trabalhado*,
</line>
<line>
não *ó em su* *i*a profissi*nal, mas ta*bém no pessoal (R*DR*GUES; CORREA, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
Em 2015, o C*A (Co*selho F*deral de Adm*nistração),
</line>
<line>
** conjun*o
</line>
<line>
com os C*A\s
</line>
</par><par>
<line>
(Con*elhos Regionais
</line>
<line>
de Administra*ão), rea**zara uma pes*uisa d* a***n*ê*cia n*c*onal,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ual se propô* ide*ti**car o perfi*, formação, atuação e oportunida*es *e t*abalho para os
</line>
<line>
administrado*es. Nesta pes*uisa, foi apontado que *6,*7% d*s pe*quisados a*ua* na á*e* *e
</line>
<line>
Administraç*o * Planejamento estra*égico. A referida pes*ui*a *ambém a*ont* que 18,72%
</line>
</par><par>
<line>
e**ol*e*em o
</line>
<line>
curso d* A*ministração
</line>
<line>
por
</line>
<line>
o*ere*** **a forma*ão generalista e abran*ente
</line>
</par><par>
<line>
(CFA/CRAS, 2015).
</line>
<line>
Posto esta realidad*, *ercebe-se q** a *scolha *ela área *a a*min*s**ação n*o *xclui a
</line>
</par><par>
<line>
**rticipaçã*
</line>
<line>
de indivíduos de vári*s segmento* * de *i*ere*tes realidades. A c*ência
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
A*mini*tração inte**a preparar g*stores que s*jam capaze* de a*ua* n*s m*is variadas áre** e
</line>
<line>
*ue atuem como s*r** pensan*es, ob*erv*ndo e se *dapt**d* a nova real**ade do **rcado de
</line>
<line>
trabalho (NO*UCHI; ME*EI*OS, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
No *ontexto organi*acional as
</line>
<line>
*essoas dese*p*nh*m um *apel det*rmin*nte, sendo
</line>
</par><par>
<line>
res**n**veis pe*o diferencial cri*tivo e *omp*titivo das *rgani*a*õe*; *rent* esta realidade, as
</line>
<line>
emp*esa* buscam cada ve* m*is i*diví**os que poss*am a ca**cida** de resis*i* e d* o*erecer
</line>
</par><par>
<line>
competência* que agreguem val** a* ambi*nt* de t*ab*lho. Além dis*o, e*pe*a-se qu*
</line>
<line>
est**
</line>
</par><par>
<line>
*ndivídu*s possuam r*sil*ência frente aos riscos e desafios que o exercí*io da *rofissão trará a
</line>
</par><par>
<line>
eles. Também * objetivo das empresa* reter os indivíduos, e
</line>
<line>
*ste tem-s* apresentado um
</line>
</par><par>
<line>
gr*nd* *esafio *a*a as in*tituiç*es empre*ar*a* (C*RRAR*; NUNES; SA*SUR, *0*3).
</line>
</par><par>
<line>
Ind*víduos da geraçã* Y estão chegan*o con**ante**n*e ao **rcado d*
</line>
<line>
t*abalho *,
</line>
</par><par>
<line>
diante desta rea*id*de, m*it*s emp*es*s enfrentam dificuldades no que *iz r**p*ito a
</line>
<line>
compreend*-l*s e a melho* *esenvolvê-los em *eus ambient*s de trabalho. Di**te dest*
</line>
</par><par>
<line>
re*l*dade *ste art*go *e *ropõe a *nalisar os recém-f*rmados
</line>
<line>
** curso d* *dmin*stração
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
*m* institu*ção do inte*ior
</line>
<line>
de São *au*o, observa*do espec*alme*t* o *specto r*siliência
</line>
</par><par>
<line>
*este* indivíduos,
</line>
<line>
pois, de acordo com *agazzi e Mas*ar*nha* (201*) as pessoa* resil*ente*
</line>
</par><par>
<line>
possuem mais
</line>
<line>
habilidade e capacid*d* de adaptação *rente
</line>
<line>
às pressõe* e aos a**ient*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
constante m*dan*a.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, Teresina, v. 14, n. 3, ar*. 6, p. 1*8-125, ma*./*un. 2017
</line>
<line>
www4.*sanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Resil*ê*cia na Geraç*o Y: U* E**udo em Fo*mandos da Graduaç*o de Admini*traç*o
</line>
<line>
1*1
</line>
</par><par>
<line>
2 R*FERENCIAL TE*RIC*
</line>
</par><par>
<line>
*.1 Re*iliência
</line>
</par><par>
<line>
De aco*do com S*rdi, M*nfro e *a**k (2011) pode-se identificar o conceito de
</line>
</par><par>
<line>
res*liência d*sde os pr*mórd*os das teo*i*s cl*ssicas da *sicaná*is*
</line>
<line>
e da P**col*gia
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Desen*olvi*en**. Ele es*á *resente e* di*erentes campos da ciência e seu estudo evolui*, *o
</line>
<line>
*ecorrer d*s *nos, c*m a integração de co*ceitos dos ma*s div*r*os c**p*s da psiquiatri*, *a
</line>
<line>
f*sica e da b**l*gi*.
</line>
<line>
O* primeir*s es*u*os q*e men*ionavam * resil*ência na área de Ciênc*as Humanas se
</line>
</par><par>
<line>
d*ram na Eu*opa por volta
</line>
<line>
*e 1974. O te*mo resil*ência t**
</line>
<line>
origem no latim *esi*iere cujo
</line>
</par><par>
<line>
s*gnificado é "pula* de volta", "ric*cheta*"; *u seja, o movimento
</line>
<line>
feito
</line>
<line>
por alguém para
</line>
</par><par>
<line>
retornar ao seu **tado *atu*al (R*GAZZI; MASCARENHAS, 2013). O ter*o em in*lês
</line>
<line>
resilience, significa capacida*e de *ec*per*ção, *lastici*ade (SORDI; MANFRO; **UCK,
</line>
<line>
2***).
</line>
<line>
Ainda c*nforme Sordi, **nf*o e Hauck (201*) o termo resi*iência nas ciên*ias
</line>
<line>
biológicas *em como def*niçã* a adaptabilid*de podend*, des*e modo, ser ap*icado tant* nos
</line>
<line>
seres vivos, *uanto no *cos*istema.
</line>
<line>
Conforme Rag*zzi e Ma*ca**nh*s (2013), o *ie*tista Young j* est*dava sobre o termo
</line>
<line>
r**iliência na física d*sd* 1807, observando a facil*dade d* uma mola *et*rnar ao seu est*do
</line>
</par><par>
<line>
*nicial, após sofrer uma deformaç*o por f*rça
</line>
<line>
*x*erna. **ndo as*i* o t*rmo "Resiliê**ia"
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
proveniente da fí*ic*, e se refere "proprieda*e *e alguns corpos que re**m*m * forma à
</line>
<line>
or**inal d*pois de terem s*do *ubmetid*s a uma defo*maçã* elástica" (HOUAISS, 2009). O
</line>
<line>
exemplo mais falado, de acordo c*m A*aujo * Faro (2*1*), é o de um e*ás*ico, que volta ao
</line>
<line>
se* estado **rmal após ser est*c*do. Em u* sentido figu*ado, pode-se *ntend*r a resil*ência
</line>
<line>
como a capac*dad* d* rá*ida recuper*ç*o ou fáci* adaptação em situaçõ*s de dificuldade ou
</line>
<line>
muda*ça (*ART*NS; *MÍLIO, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
*o sentido *as Ci*ncias Humanas, de acor*o co* Ragazzi e Mascaren*as, (*013)
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Resi*iê*cia pode ser entendida com* a comp*tência de recuperação psicológic* de alguém,
</line>
</par><par>
<line>
quan*o *st*
</line>
<line>
é submetido às si*ua*ões de gra*de *ificuldade. Pa*a ser **s**iente, é necessário
</line>
</par><par>
</page><line>
que se te*ha equilíbrio d*nâmico entre o indivíduo e os fa*or*s de risc* de proteção.
</line>
<line>
Segundo Pinheiro (20*4), os est*dio*os do te** con*ordam em *m *onto, el*s
</line>
<line>
a*irm*m que a resi*iência *r*gr*de a* longo da vida a pa*tir dos fatores *e risco versus fatores
</line>
<line>
de p*o*eçã*. Olivei*a et *l, (200*), sobrepõ*m que as c*r*cterísticas de risco e proteção *st*o
</line>
<line>
*ev. F*A, Teresina PI, v. 1*, n. 3, art. 6, p. 108-1*5, m*i./*un. *017 *ww4.**an*t.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. A. Reis, D. R. Ornellas, *. O. G. Cremonezi, Y. C. Oswaldo
</line>
<line>
**2
</line>
</par><par>
<line>
diretam*nte ligadas à c*nst***ão de pad*õe* resilientes, segun*o os aut*res, os fato*es d* ris*o
</line>
</par><par>
<line>
s*o as var*ávei* que aumentam a pos*ibilidade do indiví*uo
</line>
<line>
de
</line>
<line>
so*rer al*um dano ou efeito
</line>
</par><par>
<line>
inde*ejado quando exposto a elas (c*mo uma doe*ça por exemplo), e os *atores de pro*eçã*
</line>
<line>
são *s re*ursos pess**is ou sociais q*e minimizam ou anulam o i*pacto da ad**rsi*ade ou
</line>
<line>
ri*co.
</line>
<line>
Ainda co*fo*me Raga*zi e Mas*arenhas (2013), a resil*ência está dire*ament* l**ad* à
</line>
<line>
te*são q** pode ter origem e* um e**nto estressante, em uma situação de tr*uma, em fatores
</line>
</par><par>
<line>
tant* pessoais, qu*nto do ambi*nte externo, e * c*pacidade *orça **ra e
</line>
<line>
lu*a*, senda *sta
</line>
</par><par>
<line>
habilidade um ponto *h*v* ***a pro*eger ou reduzir os d*nos neg*ti*os da aceitação do r*sco.
</line>
<line>
P*d*-se concluir, então, que a re*il*ência te* at**but*s dinâmicos e enérgicos, * as si*u*ções
</line>
<line>
de sucesso conqu*stada* no de*orrer da cam*n*ad* *e um s*r hu*ano, ajudam a torná-lo mais
</line>
<line>
competente p*ra li*ar com situaç*es adv*rsas no futuro.
</line>
<line>
**de-*e concluir, que * resiliência é u*a espécie de habilidade do s*r hum**o, para
</line>
<line>
superar adversidades. *, d* aco*do com *milio e Martins (2012), pos*ui 5 dimen*ões, sendo
</line>
<line>
elas: Adap**ção ou acei*ação positiva frente à mudanças (reco*hecimento de oportunidad* de
</line>
<line>
crescimento nas situ*ções de dificuldade ou *udanç*); Espirituali*a*e (***tim*nto *e
</line>
<line>
depend*ncia e crença em um ser superior que oferece senti*o à *ida); Resignação diante *a
</line>
</par><par>
<line>
v*da (Acreditar
</line>
<line>
que
</line>
<line>
nada pode mu**r as sit****e*
</line>
<line>
de dif*c*lda*e enfrentada*); *ompetênc*a
</line>
</par><par>
<line>
pesso*l (Ciênc*a d*s próprias cap*cidades e limites); e Pers*stênc*a d*ante das dificul*ades
</line>
</par><par>
<line>
(Con*i*r
</line>
<line>
e
</line>
<line>
per*everar mesmo no *nfrentamento das situações de adver*idad*). A
</line>
<line>
pró*ima
</line>
</par><par>
<line>
se*são *iscorrerá s*bre gera*õe*.
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Gerações
</line>
</par><par>
<line>
O termo g*rações caracteriza um gr*po d* *ndivíduos
</line>
<line>
q*e na*cera* de*t*o
</line>
<line>
*o me*m*
</line>
</par><par>
<line>
período cron*lógico e expe**encia*am o* *esmos acont*cimentos *olíticos, socia*s, cultu*ais
</line>
<line>
e h*stóricos. Sendo assim, estes *n**víduos te*dem a p*ssuir le*tura* e *nterpretações
</line>
</par><par>
<line>
semelhantes *
</line>
<line>
pa***lham de experiência* de
</line>
<line>
modo a construir
</line>
<line>
u*a *onsciên*ia cole*iva,
</line>
</par><par>
<line>
co*u* (*TU*SSU et al., *016)
</line>
<line>
Opt*mos por usar a* clas***icaçõe* de gerações contid*s em Velo*o, Dutra Nakata e
</line>
<line>
(*008). De *c**do com os autores, *s gera*õ*s são compreend*das em Y, * e baby boo*ers, e
</line>
<line>
suas caracte*ísticas são as seguintes:
</line>
</par><par>
</page><line>
At* 1964: baby boomers - eles são m*is motivados, sã* otimis*as e wor*aho*ics. Valorizam *
</line>
<line>
stat*s * a ascens*o profissional dentr* d* empres*.
</line>
<line>
Rev. F*A, T*resina, v. 14, n. 3, art. *, p. 108-125, mai./jun. 201* www4.f*anet.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Resiliência na G*ração Y: U* Estu*o *m Forman*os da G*adu*ção de Administração
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*nt*e 1965 e
</line>
<line>
19*7: ger*ção X a*otam postura de ceticism* e d*fendem ambi*n*e de -
</line>
</par><par>
<line>
t*abalho *ai* inf*rmal e hierarquia m*nos rigorosa.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
De 19*8 em diante: ger*ção Y - São mais ind*vidualistas, d*f*ndem suas opini*es e prioriz*m
</line>
<line>
o l*do pessoal *m rel**ão às questões profissio*ais. A geraç*o Y tam**m é ma*cada por
</line>
<line>
carac*erísticas rel*cionadas com o ritmo de mudança, a n*cessidade de in*eratividade, o amplo
</line>
</par><par>
<line>
acesso à informação e o en**ndi**nto do mundo que os faz
</line>
<line>
s*r e **ir di*erente
</line>
<line>
dentro da
</line>
</par><par>
<line>
sociedade (LOMBARDIA et
</line>
<line>
al., 2008; TAPSCOTT, 2010; COIMB*A; S*H*KMA*N,
</line>
</par><par>
<line>
2001).
</line>
</par><par>
<line>
A geraçã* Z, *ambém pes*uis*da, é a geração dos nascidos partir *e a
</line>
<line>
1998. Eles são
</line>
</par><par>
<line>
super conecta*os e nã* c*n*eguem se
</line>
<line>
de*li*ar
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
celulares
</line>
<line>
e t*blets. São di**micos,
</line>
</par><par>
<line>
in*v*dores, resp*ram a **cnologia, têm alto se*s* crítico, são distraídos, p*ssu*m baixo grau
</line>
<line>
de relação int*rpes*oal, pen*em para * obsolescência e são impacientes (TAPSCOTT, 2010).
</line>
<line>
A próxima sessão espe*ificará a geração Y.
</line>
<line>
*.3 Geraç*o Y
</line>
</par><par>
<line>
* cada a*o, **lh*res *e indivíduos pertencentes à
</line>
<line>
gera*ão "Y" c*egam ao mer*ado *e
</line>
</par><par>
<line>
t*a*alho e encontram nas empresa* um a*b*en*e bem **fe*ente daquele* expe**enciad* pelos
</line>
</par><par>
<line>
se*s
</line>
<line>
g*nitor*s (geração X
</line>
<line>
ou Baby Boom*r*). *iante de uma real*dad* que a cada d*a se
</line>
</par><par>
<line>
modifica, fica eviden*e q*e t*nto os indivíduos, como *s empresa* e sociedad* estão a
</line>
</par><par>
<line>
inseridos num mundo cad* vez m*is vul*erá*el e, dessa man**ra, se faz *ece*sário
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
invest*gação de novas f*rmas
</line>
<line>
de agir
</line>
<line>
d*ante de *antos de**fios e inc*rtezas (NOGUCHI;
</line>
</par><par>
<line>
MEDE*ROS, 2*14).
</line>
</par><par>
<line>
*n*ivíd*os *a geração "Y" nascer*m em amb**ntes *ercado* *or tecnologia, f*ze*
</line>
</par><par>
<line>
par*e d* prim*ira *era*ão a nasce* cre*cer neste tipo *e am*iente e são tam*ém *arcados e
</line>
</par><par>
<line>
pelo
</line>
<line>
d*namismo e *ela
</line>
<line>
dependên*i* destes recurs*s tecnológicos. Com*nicar-*e
</line>
<line>
através de
</line>
</par><par>
<line>
sma*tphones, tablets e no**books f*z par** do seu dia a *ia (RE*S, 20*4).
</line>
<line>
A ger*ção "Y" se con*tit*i em *rande parte por indi*í*uos *nte**os, in*iv*dua*istas,
</line>
<line>
desp*eoc*pados **m o fut*ro, desafiad*res, pr*ocup*d** com o resultado e ***peti*ores. À
</line>
<line>
fre**e das quest*es profissionais o* "Ys" col*ca* s*mpre as *u**tões pess*ais; são pe*soas
</line>
<line>
que se *costumaram a falta de garant*as e fa*ta de esta**lidad* ec*nômica (VELOSO;
</line>
</par><par>
<line>
DUTR*; NAKA*A,
</line>
<line>
200*).
</line>
<line>
Afirma-se, ain*a, q*e a geração "Y" nasce* e cresceu num
</line>
</par><par>
</page><line>
perí**o marcado pelo cres*imento e*onômi*o, rápido a*anço da tecnolo*ia e neoliberal**mo
</line>
<line>
(REIS, 2014).
</line>
<line>
Re*. FSA, T*r**ina *I, *. 1*, *. 3, ar*. 6, p. 1**-*25, mai./jun. 2017 ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. *. *eis, D. R. Ornellas, *. O. G. Cremonezi, *. C. Oswaldo
</line>
<line>
*14
</line>
</par><par>
<line>
Imed*atismo pare*e ser o verbete que melhor *aracteriza e**a geração, que, por vezes,
</line>
<line>
*eixa de lado a essência da *ess**, seu car*ter e seus valores. Pa*a estes, a eficiência no
</line>
</par><par>
<line>
t*abalho mensura*a pe*o é
</line>
<line>
soma*ório de qualida*e* *ue fazem com *ue ele seja bom
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
som*nte partir das perspectivas físicas, mas também s*b *spectos que exi*em julgament* *
</line>
<line>
c*ít*co (NO**CHI; MEDEIROS, 2014).
</line>
<line>
A ge*aç*o "Y" também é conhecida como *eraç*o "Millenium" *, para Ha*i*ton e
</line>
</par><par>
<line>
Flink (2013), ela se caracte*iz* pelo seu otim*sm*, a*bição val*rização do tr**alho e
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
e*uipe. Estes in*ivíduos nasceram envolv*d*s na *ecnol**ia e, diante desta realidade,
</line>
<line>
cre*cer*m usuf*uind* das fa**l*dades da internet. Apreciam a liberdad* e *ma vida
</line>
<line>
co*fortá*e* e são abe*t*s a advers*dade.
</line>
<line>
Em seu a*tigo para * Harvard B*siness Review, Moraes * Leã* (***5) afirma* que
</line>
<line>
20% da popu*açã* de *ossos dias se enquadr* na den**inada geração "Y".
</line>
<line>
Para Barbosa (*012), a geração "Y" pode també* *er deno*inada "g**a*ã* EU",
</line>
<line>
demonstra*do, assim, * impor*â*ci* q*e estes d** para aspectos l*ga*os à sua i*dividualidade.
</line>
</par><par>
<line>
Estes possue* com*ortam*n*o e *titudes bem pecu*i*res o que
</line>
<line>
os *ifere em muit* *as
</line>
</par><par>
<line>
gera*ões ante***res (BARBOSA, 2*1*).
</line>
</par><par>
<line>
*ara **ta g*ração nada fará s*nt*do se não hou*er interativi*ade e conexões
</line>
</par><par>
<line>
instantâne** propic*a*as p*la *ecnologia; consequentement*, o uso desta
</line>
<line>
tecnologia é muito
</line>
</par><par>
<line>
be* u*ilizado p*ra exercer *tividades
</line>
<line>
que *xigem a cola**ratividade (SOA*ES; ROSA,
</line>
</par><par>
<line>
2015).
</line>
</par><par>
<line>
Algo *ue *ifer*ncia muito os "Ys" é a maneira com* p*rcebem e se portam diante da
</line>
<line>
construçã* da sua *arreira. Exist*, p** meio destes, um* gr*nde va**r*zação por *mpregos *ue
</line>
</par><par>
<line>
possibi*itam um* *aio* q*alidade de vi*a, bu*ca *or maior a
</line>
<line>
autonomi*
</line>
<line>
*m suas
</line>
<line>
tarefas no
</line>
</par><par>
<line>
t*abalho e a possib*lidade de cre*cer e al*an*ar cargos de *ider*nça. Somada a este* de*ejos,
</line>
<line>
eles também manifestam * gosto p*r profissões que ofereçam carreiras desafia*or*s, m*s que
</line>
</par><par>
<line>
permitam a estabilidade frente a outr*s
</line>
<line>
gerações, * se
</line>
<line>
perm**em trabalhar em ambientes
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
q*e os riscos são *a*ores (*OR*IRA, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
M*reira (2*14) ainda afir*a *ue a geraç** Milê*io é compos*a por indiv*d*os
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
*utr*m
</line>
<line>
o
</line>
<line>
desejo
</line>
<line>
de trab*lhar
</line>
<line>
em org*nizações qu*
</line>
<line>
ofe*eçam bons planos de carreira
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
reconheça* e va*orizem os seus colaboradores. A flexibilida*e nas rela*õ*s, dando e*p*cial
</line>
</par><par>
<line>
ênf*se a ambiente* colaborat**os, també* o* atra*m.
</line>
<line>
Não menos im*ortante, ques*ões
</line>
</par><par>
<line>
soci*ambientais muitas vezes po*em definir o rumo d*s pe*te*centes à geração "Y".
</line>
</par><par>
<line>
Em *elação *o d*se*vo*vimento destes no ambiente d* t*ab*lho, afir*a-se
</line>
<line>
que este
</line>
</par><par>
<line>
deve ser pa*tad* por *b*etivos, e a rem*ne*ação dev*
</line>
<line>
estar v**culada a *s*es objetivo*,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. *, *rt. 6, p. 108-125, *ai./jun. 2017
</line>
<line>
www*.fsane*.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Resiliência na G*r*ção Y: U* Est*do em Formando* da G*aduação de Ad*inist**ção
</line>
<line>
*1*
</line>
</par><par>
<line>
**mbra*do q*e * mane*ra de se recrutar e *dmini*trar aplicados às gerações anteriores, não
</line>
</par><par>
<line>
s*rá ef*ci*nte com os
</line>
<line>
indiv*duos da *eração "*", sen*o n*cessário uma aborda*em mai*
</line>
</par><par>
<line>
contemporânea e atual (VASCONCELOS et a*., 2009).
</line>
<line>
Há quem diga que o diferenc*al de**a geração está na maneira como f*ram educados e
</line>
<line>
criados. Os pais da geração "X" dedicara*-se aos seus fil*os, dan*o a e*ta ma**r a*enç**,
</line>
</par><par>
<line>
atenção *sta que nã* receberam em suas infâncias. Este
</line>
<line>
contexto familiar esti*ulava as
</line>
</par><par>
<line>
cria**as da *eração "Y" a real*zarem suas próprias
</line>
<line>
escolhas e is*o veio **turamente * se
</line>
</par><par>
<line>
re*letir **s amb*entes de trabalho (F*LASTER et al., 2*14).
</line>
<line>
Indivíduos da geração "Y" enx***am no trabal** não somente uma forma de su*t*nto,
</line>
<line>
pe*cebem-no *om* fonte de realização pro*issional; local onde os seus ideai* e propósi*os
</line>
<line>
po**rão tornar-se re*lidade. A denominada geração "Y" co*tuma apres*ntar dificuldades *m
</line>
</par><par>
<line>
respeitar as
</line>
<line>
r*gr** e hierarquias; *ão individualistas,
</line>
<line>
f*cilme*te
</line>
<line>
ac*tam a d*versidade de
</line>
</par><par>
<line>
religião o* e*nia e apreciam trabal*ar em grupos (ITUASSU et al., 2016).
</line>
<line>
* ge*ação "Y" possu* um conc*ito de trabalho que s* fu**amenta em *m c*ntrato
</line>
<line>
psi*ológi*o, e este tipo de entendimen*o *lt*ra a ma*ei*a como eles e*xergam os vínculo*
</line>
<line>
*mpr*g*tícios e os *eus *esdobramen*os (VASCONCELOS et al., 2*09)
</line>
<line>
C*nforme Reis (2*14), a ge*a*ão "Y" tem facilidade pa*a pa*a trabalhar com várias
</line>
<line>
fontes *e inf*rm*ções e nã* apresentam *esistência ao *ra*alh*r com inova*ão * c*iati*idade,
</line>
</par><par>
<line>
contanto que percebam
</line>
<line>
*ue *xis*e uma *e*ação en*re a sua vida *essoal e s*a
</line>
<line>
vi da
</line>
</par><par>
<line>
pr*f*ssional.
</line>
</par><par>
<line>
Ou**a característ* marcante dos "Ys" é a n*cessidade *ue e**es indivíduos possuem
</line>
</par><par>
<line>
em *elação a**alização *e *nf*rmaçõe*. P*eoc*pados em não per*er sua competitividade à
</line>
</par><par>
<line>
perante o res*ant* da força de
</line>
<line>
trabalho es*** ind*vídu*s se esforçam e n*c*ss*tam estar
</line>
</par><par>
<line>
constantemente
</line>
<line>
a par de todas as inf*r*ações
</line>
<line>
possíveis (OLIVEIRA; P*CCININI;
</line>
</par><par>
<line>
BIT*NCOU*T, 20*1).
</line>
</par><par>
<line>
Por estarem sempre "plug*das", es*a é um* geração *mersa *a interati*ida**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
con*equent*m*nt* h*peres*imul*da. O c*mputador e demais peri**ricos *e*nológicos sã* fonte
</line>
<line>
de *prendizado, *omunicaçã* e lazer. Caracteristicas c*mo essa* per*item que *sta ge*aç*o
</line>
</par><par>
<line>
seja mai* bem informada e
</line>
<line>
*enham um nível de educ*ção s*perior *s gerações que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
*recederam (VASCONCELOS e* al., 2009).
</line>
<line>
**ares * Ros* (2015) afirmam que * *timismo e o gosto pelas coisas b*as da v*d* são
</line>
<line>
valores que identif**am a geração "Y" *, dessa maneira, eles acreditam no futuro e de*endem
</line>
<line>
as mu**nças que tende* a a**egar e a modifica* problemas da s*c*ed*de, **mo *or ex*mpl*,
</line>
<line>
os l*gados a* ambi**te.
</line>
<line>
Rev. FSA, *e*es*na PI, v. 14, n. 3, art. *, p. 1*8-12*, mai./jun. 2017 w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. *. Reis, D. R. Orne*las, G. O. *. Cremonezi, Y. *. O*waldo
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
Em relação à empr*g*bilidade, um estudo p*b*icado e* 2013 pelo *PEA (Insti*uto d*
</line>
</par><par>
<line>
*esq*is* Eco*ô**ca Aplicada), revel*u que os jovens bra*ileiros têm f*cilida*e
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
ingr**sar em um novo emprego; cont*do, po*suem *ificu*dade *e manter-se emprega*o*. Boa
</line>
</par><par>
<line>
parte des**s desligam*nt*s acontecem p*r pa*t* dos **óprio* indivíduos, o que deixa claro
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
in*atisfação de*tes em *e*a*ão ao seu desenv*lvi**nt* e à falta de capacidade
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
organ*zações em manter * reter os seus
</line>
<line>
co**borad*res. Fica evi*en*e que organiza*ões q*e
</line>
</par><par>
<line>
não se *daptarem a esta n*va *eração e aos se*s val**es, i*ão perde* seus tale*tos p**a ou*ras
</line>
<line>
organizaçõ*s mais atentas * *stes novos *empos (FALASTER et al., 2014).
</line>
<line>
Outr* ponto * qu* se ch*ma atenção, *iz r*speito ao pe*samento par*doxal que
</line>
</par><par>
<line>
envolve * geração
</line>
<line>
"*". Como j* ci**do aqui, estes ind*ví**os po*suem valores f**temente
</line>
</par><par>
<line>
liga*os à sustentabilidad* e a pri*cípios a*bientais, ma*, por outro *ado, carac*erizam-se pe*o
</line>
<line>
com*or*amen*o ultra *ons**ist* q*e o*viamente *ai c*ntra qualque* princípio de
</line>
<line>
sustentabilidade (FALASTE* et al., *014).
</line>
<line>
Salienta-se, ainda, o aspect* que ***olve a ansied*de dos indivíduos da geração "Y",
</line>
</par><par>
<line>
os quais apresentam um compor*amento em
</line>
<line>
qu*, cons*ante*e*te,
</line>
<line>
*esejam saber q*al
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
avalia*ão que ** pesso*s faze* a seu *espeito. Esta ansiedade ta*bém s* presenc** na busca
</line>
<line>
acelerada po* nova* conquista* e p*lo desejo de ser feliz *gora, sem se pr*ocu*ar ou *evar em
</line>
<line>
considera*ã* o período da aposenta*oria *ue está porv*r. Nestes aspe**os o senso de urgência
</line>
<line>
fica **m ev*dente (WINC*LER; *LPERSTE*T; CUNHA, 201*).
</line>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
<line>
* p*esente *rt*go se caracter*za p*la *e*qu*sa descrit*va, concei*ua*a po* Gil (20*0),
</line>
</par><par>
<line>
q*e *firma esse tipo de análise ter a final*da** de r*l*cionar variávei* diversas *m
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
am*stra delimitada, observando suas
</line>
<line>
principai* características.
</line>
<line>
O *esígnio deste tra*alho
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
iden*i*ica* o *uão resiliente* *ão o* jo*ens *ormandos da g*raç*o Y.
</line>
<line>
Para **senvol**r *ste estudo, participaram da pesquisa, uma amostra de 8* *lunos
</line>
<line>
form*ndos, *e uma in*tituição de en*ino do int*ri*r de **o Paulo. E*te númer* * justificado
</line>
</par><par>
<line>
por Bisquerra e* al. (2007), que afirma* ser necessária
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
a*ost*a *aior que *0 (n >
</line>
<line>
30)
</line>
</par><par>
<line>
em estudos correlaciona**.
</line>
</par><par>
<line>
O *uesti*nári* *oi enviad* para *0 alunos forman*** de *ma inst*tu*ção de *nsino
</line>
</par><par>
<line>
superio* do in**rior do E*tado de São Pau*o,
</line>
<line>
te**o
</line>
<line>
90 *e*pon*entes, porém questionários 5
</line>
</par><par>
<line>
fora* des*ar*ad*s, devid* *o
</line>
<line>
**o *e nascimento dos *itos respondent*s
</line>
<line>
***a* f*ra dos a*os
</line>
</par><par>
<line>
deli*itados como geraçã* Y. E mais
</line>
<line>
1 ques*io*ário foi descartado, pois o respo*dente
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 14, n. 3, art. 6, p. 10*-1*5, m*i./jun. 2017
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Resiliên*ia na G*ração Y: Um **tudo em Forman*o* da Gr*dua*ão de Admin**t*ação
</line>
<line>
117
</line>
</par><par>
<line>
ign*rou a
</line>
<line>
quest*o qu* p*rg*ntava
</line>
<line>
o an* *e nasci*ento, sen*o a*sim,
</line>
<line>
o número
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
partici*ant*s vá*idos na a*ostra foi de 84 estudante*.
</line>
</par><par>
<line>
O instrume*to de pesquis* ut*lizado *este
</line>
<line>
artigo fo* um que*tioná*io *pl*cado p*la
</line>
</par><par>
<line>
plata**rma Surv*y Monkey, div*do em 2
</line>
<line>
partes. (1) Pesquisa
</line>
<line>
*em*gráfica *om dad*s
</line>
</par><par>
<line>
pess*ais, *omo sexo, a*o de *ascimento, *sta*o civ*l, *arg* e **mp* de em*r**a; (2) E*cala
</line>
<line>
de Av**ia*ão de Resiliência (EA*) c*mposta p** 23 que*tões e **crita por Martins, Si*ueira e
</line>
<line>
Emi*io (2011).
</line>
<line>
Seg*ndo Martins, Siq*eir* * Emilio (2011), a Escala de Avaliação de *es**iência é
</line>
<line>
multid*mensi*nal e com*osta por cin*o fatores, sendo eles: acei**ç*o positiv* à mudanças ou
</line>
</par><par>
<line>
*daptação ( = 0,90); e*pirit*alidade ( = 0,90); resigna*ão dian*e
</line>
<line>
*a vi*a ( = 0,73);
</line>
</par><par>
<line>
competência pesso*l ( =
</line>
<line>
0,7*) e per*istênci* dian*e da* adve*sidades ( = 0,78). A esc*la
</line>
</par><par>
<line>
apresenta u* alfa *e Cronbach de *,8*, e fo*
</line>
<line>
validada fat*ri*lmente para a po*ulaçã*
</line>
</par><par>
<line>
*r**ileira geral.
</line>
</par><par>
<line>
4 ANÁL*SE DOS DADOS
</line>
</par><par>
<line>
Gêner*
</line>
</par><par>
<line>
Num m*ntan*e de 84 participantes d* pesq*isa, a tabela 1
</line>
<line>
aponta a p*rcentagem
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
i nd* v* duos
</line>
<line>
por gê*ero *exual, *omp*sto por 2*%
</line>
<line>
de elemen*os masculinos e 74%
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
femininos. Segundo (MEL*O, MAU*O KREUZ, 2016), o cre*cimento da figura fe*inina no
</line>
<line>
ram* a*minist*ativ* tem obti*o diss*minação desd* o ano de *995, com p*rcentagem inicia*
</line>
<line>
de 21%, *tingi*do, em 2015, 34%. Já a f*gura masculin*, *stá em decréscimo, *niciando com
</line>
</par><par>
<line>
79% e concl*indo *om 6*% na última pesquisa realizada pelo CFA (Conselho Federal
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Admini*tração).
</line>
</par><par>
<line>
*abela 1 - G*n*ro Sexual
</line>
</par><par>
<line>
GÊNERO SEXUAL
</line>
<line>
*ÚM*RO DE PE*QUISAD*S
</line>
<line>
PERC*N*UAL (%)
</line>
</par><par>
<line>
Mas**lino
</line>
<line>
22
</line>
<line>
26%
</line>
</par><par>
<line>
Fem*nino
</line>
<line>
62
</line>
<line>
74%
</line>
</par><par>
<line>
*o*al
</line>
<line>
84
</line>
<line>
100%
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresin* PI, v. 14, n. 3, art. 6, p. 108-125, m**./ju*. 20*7
</line>
<line>
www4.fsanet.c**.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. A. R*is, D. R. Or*ell*s, G. O. G. Cr*monezi, Y. C. Oswaldo
</line>
<line>
118
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Ocu*açã*
</line>
</par><par>
<line>
A tab*l* 2 ide*t*fi*a como os discen*es pesquisados estão sit**do* no que diz *espei*o
</line>
</par><par>
<line>
à r*lação "Estudo T*abalh*". De acor*o co* os nú*eros aprese*ta*os, perceb*-se *ue -
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
maio* parte do* refer*dos *lunos está n*m ri*mo em *u* concilia o trabalho e o estudo; e*tes
</line>
<line>
equivalem a 74%. Os d*mai* alunos pesqui*ados, 26%, no momento da pesqu*sa, *ão
</line>
<line>
possuíam ocupação *rofissional. Para C*rneiro e Behr (2014), * e*tudo paralel* ao *rabalho é
</line>
<line>
par* o e*tudante, serv* c*mo *eca*i**o d* ajusta*ento, *ste não precisa abandonar seu
</line>
<line>
*ro*eto educa*io*al e, ainda assim, bus*** r**urso* f*nancei*os *ara su* sobr*vivência.
</line>
<line>
Tab**a 2 - *cu**çã*
</line>
</par><par>
<line>
O CUP AÇÃO
</line>
<line>
NÚM*RO DE *ES*UISAD*S
</line>
<line>
PERCENTUAL (%)
</line>
</par><par>
<line>
Trabal*a e Estuda
</line>
<line>
*2
</line>
<line>
74%
</line>
</par><par>
<line>
Somente Es*uda
</line>
<line>
22
</line>
<line>
26%
</line>
</par><par>
<line>
Total
</line>
<line>
84
</line>
<line>
1*0%
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Cargo d* Lid*ran*a
</line>
<line>
No que diz respeito aos alunos pesqui*ados e sua ocupação em cargos de l*dera*ç*, a
</line>
<line>
tabela 3 mo*tra que *penas *7,86% d*s responde**es exerce o papel de lí*er em suas
</line>
</par><par>
<line>
orga*izações. *e acordo com Araújo, *eto e Ferreira (2016), a lideran*a é um asp*c*o
</line>
<line>
*ue
</line>
</par><par>
<line>
pode ser *pre*dida, *esenvolvid* e aperfei*o*da; e, por tratarem-s* de alunos que *inda e*tão
</line>
<line>
no seu proce*so for*at*v*, es*e co**e**o pode elucidar * compreensão do *orquê a *inoria
</line>
<line>
d*s **squisados exerce um carg* de liderança.
</line>
<line>
Tabela 3 - Ca*go de L*de*ança
</line>
</par><par>
<line>
CARGO DE LIDERANÇA
</line>
<line>
NÚMERO DE
</line>
<line>
PERCENTUAL (%)
</line>
<line>
PESQUISADO*
</line>
</par><par>
<line>
S*m
</line>
<line>
15
</line>
<line>
1 7 ,8 6
</line>
</par><par>
<line>
N* o
</line>
<line>
69
</line>
<line>
* 2 ,1 4
</line>
</par><par>
<line>
*otal
</line>
<line>
8*
</line>
<line>
1*0%
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Te*esina, v. 14, n. 3, art. 6, p. 108-12*, mai./*un. 20**
</line>
<line>
www4.fsane*.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*esiliência na *eração Y: Um Estudo e* F*rmandos da Graduação de Adm*nistração
</line>
<line>
1*9
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Tempo d* E**resa
</line>
</par><par>
<line>
A *abel* 04 apresenta dados *elat**os ao núm*** de anos que o *rup* pesquisado *stá
</line>
<line>
inserido na mes*a organização. Dessa mane*ra, percebe-se que a m*i*r parte (26,29%) está
</line>
</par><par>
<line>
na mesma *rganização
</line>
<line>
no p*ríod* de
</line>
<line>
0* a 05 ano*. A análise permi*e verificar que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
distribu**ã* e*t*e as possibi*idad** * bem a*pla, e que * tempo d*ntro d* uma m*sma
</line>
<line>
o*g*niz*ção *ão se estende muito. De acordo com Sc**mittel e Mainardes (2016), c** os
</line>
</par><par>
<line>
passar dos anos, o tempo que um indivíduo permanece
</line>
<line>
na mes*a *rga*ização
</line>
<line>
está
</line>
</par><par>
<line>
diminuindo e faz-s* necessário *stud*r esta *ea**dade de *aneira a *nte*der *ual é perce*çã*
</line>
<line>
que os funcion**ios possuem des*a realidade frente a realidade d*s organiz*ções que precisam
</line>
<line>
rete* indi*í***s em prol de manter s*u capita* intelec*ual.
</line>
<line>
Tabel* 4 - T*mpo de Em*resa
</line>
</par><par>
<line>
*EMPO DE EMPRESA
</line>
<line>
*ÚMERO DE PESQUISADOS
</line>
<line>
PE*CENTU*L (%)
</line>
</par><par>
<line>
Até 01 *no
</line>
<line>
*7
</line>
<line>
2 * ,2 4 %
</line>
</par><par>
<line>
De 0* a 03 a*os
</line>
<line>
16
</line>
<line>
1 * ,0 5 %
</line>
</par><par>
<line>
De 03 a 05 anos
</line>
<line>
2*
</line>
<line>
2 6 ,1 9 %
</line>
</par><par>
<line>
De 05 a *0 *nos
</line>
<line>
07
</line>
<line>
8 ,3 3 %
</line>
</par><par>
<line>
De 10 a 15 a**s
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0 ,0 %
</line>
</par><par>
<line>
Acima de 16 anos
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1 ,1 9 %
</line>
</par><par>
<line>
Não trabalh* *m em*resa
</line>
<line>
21
</line>
<line>
25%
</line>
</par><par>
<line>
T*ta*
</line>
<line>
*4
</line>
<line>
100%
</line>
</par><par>
<line>
Conform* se pode **servar na Tabela 5, as dimen*õ**
</line>
<line>
que compõ*m variáve* a
</line>
</par><par>
<line>
resiliên*i* obtiveram médias que variaram de 3,45, n* fator competência pesso*l a 4,2*
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
fator
</line>
<line>
***irit*alidade. O fator
</line>
<line>
persistênci* peran*e as dificuldades exibiu uma média d* 4,06,
</line>
</par><par>
<line>
acompanhado pelo *ator ada**ação ou aceitação po*itiva de mu*an*as (média= 4,05). Assim,
</line>
<line>
a maioria dos fatore* f**ou ao red*r do pon*o **atr* da escala d* resi*iência (frequentemente é
</line>
<line>
ver*ade), indi*an** qu* os for*andos pertencentes à geraçã* y, frequent**en*e perceb*m a
</line>
</par><par>
<line>
si mesmos
</line>
<line>
co*o capa*es *e enfrent*r *s adversi*a*e* da vida em f*nção da sua alta
</line>
</par><par>
<line>
percep**o de *ersistência, espiritua*id*de e capaci**d* de a**p*ar-se
</line>
<line>
*s mu*anças. *l*m
</line>
</par><par>
<line>
disso, às vezes (ponto t*ês da escal*) os
</line>
<line>
p*r*icipante* da am*stra pesqui*ada, se vee*
</line>
</par><par>
<line>
competente* pa*a enfrentar situações de ad*ersidad**.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a *I, v. 14, n. 3, art. 6, p. 108-125, ma*./jun. 2017
</line>
<line>
**w4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. A. Reis, D. R. Ornellas, G. O. G. Crem*nezi, Y. C. Os*aldo
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 5 - *statís*ica d*s**itiva da variáve* resi*iên*ia
</line>
</par><par>
<line>
V*RIÁVEL
</line>
<line>
MÉDI*
</line>
<line>
P*N*O MÉDIO NA ESCALA
</line>
</par><par>
<line>
Ad*ptaçã* *u *ceitação Positiva de Mudança
</line>
<line>
4 ,0 5
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
Espiritualidad*
</line>
<line>
4 ,2 5
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
Compe*ênc*a Pessoal
</line>
<line>
4 ,4 5
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
P*r*ist**ci* P*rante *ificuldades
</line>
<line>
4 ,0 6
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
A variáv*l Resignação diante da vida que, *egund* Martins, S*q**i*a e *m*l*o (2011),
</line>
<line>
é quando o indivíd** se s*jeita *e maneir* passiva pe*ante as *ificu*dades e aconte*imentos
</line>
<line>
negativos, acred*tando qu* nada p*de se fazer para su*erar ou mudar *ma sit*a*ão, tev* um
</line>
<line>
í***ce 2,18 no resul*ado da pesqu*sa, ou seja, r*ramente é verdade. (Ta*ela 6).
</line>
<line>
Tab*la 6 - Esta*ística descritiv* da dimensão Resignação *ian*e da Vida
</line>
</par><par>
<line>
VARI*VEL
</line>
<line>
M*DIA
</line>
<line>
PONTO *ÉD*O N* ES*ALA
</line>
</par><par>
<line>
Resignação diante da vi*
</line>
<line>
2 ,1 8
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
Pe*quisadore*, além de e*tudar a resi*iência nos m*is diversos campos de a*ostragem,
</line>
<line>
têm bu*cado *ncontrar a *iferença ent*e o gên*ro ma*culino e fe**nino, c*mparando o *rau
</line>
<line>
de re*il**ncia en*re eles, P*nto et al., (2*14) aferiu que, em **scentes da área de ad**nistração
</line>
<line>
as mulheres são mais r*sili*ntes qu* os homen*; de acor*o c** Bened*cto e Faria (20*4) *s
</line>
</par><par>
<line>
m*lh**es em geral apresenta* ma*s resili*ncia que
</line>
<line>
*s homens. C*be a nós, po*tanto
</line>
</par><par>
<line>
questionar, se na geração Y, especial*ente em p**fissionais que es*ão *e formando * entrand*
</line>
</par><par>
<line>
no merc*do pr*fissional agor*, as m**here* tam*ém *ão ma** resilientes
</line>
<line>
que os ho**ns. A
</line>
</par><par>
<line>
tabela 7 mostra os d*dos quant*tati**s col*tados n* *esq*isa.
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 7 - Resultados EA* *or gênero - Mascul*no e *emi*ino
</line>
</par><par>
<line>
*ARIÁVEL
</line>
<line>
MÉDIA
</line>
<line>
MÉDIA
</line>
<line>
PONTO MÉDIO
</line>
<line>
FEM*NINA
</line>
<line>
MASCU**NA
</line>
<line>
NA ESCALA
</line>
</par><par>
<line>
*dapta**o o* Ac***ação Posit*va d*
</line>
<line>
3 ,9 4
</line>
<line>
4 ,3 6
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
Mudança
</line>
</par><par>
<line>
Es*i*itualidade
</line>
<line>
4 ,6 5
</line>
<line>
4 ,3 2
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
**mpe*ênci* *essoa*
</line>
<line>
3 ,1 6
</line>
<line>
4 ,5 4
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
P*rsistência Perante Dificu**ade*
</line>
<line>
3 ,9 9
</line>
<line>
3 ,1 9
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 3, art. *, *. 10*-12*, mai./ju*. 2017
</line>
<line>
*w*4.f**net.com.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*esili*nc*a na Geraç*o *: Um Est*do em *ormandos da Gr**uação de A*ministraç*o
</line>
<line>
121
</line>
</par><par>
<line>
Anali*ando os dados *oletad*s, por gênero, da *mo*tra *esquisada, verifica-se *ue os
</line>
</par><par>
<line>
homens ** adaptam ou ace***m a mudança de manei*a positi*a em um índice m**or
</line>
<line>
que as
</line>
</par><par>
<line>
m*l*e*e*, (Mascul*n*= 4,36; Fem*n*no= 3,94); * gêne*o feminino demons*rou **r mais
</line>
</par><par>
<line>
*spiritualid*de que o gênero masculino, cheg*ndo a quase 5 na escala (se*pr* verdade), é
</line>
<line>
(Masculino= *,32; Femin**o= 4,65); ** homens se dem*straram m*is c*nfiant*s em sua
</line>
</par><par>
<line>
compe*ênc*a pes**a* (Masculi*o= 3,5*; Femi*ino= 3,16); por out*o lado,
</line>
<line>
as mulheres se
</line>
</par><par>
<line>
demostr*ram *ais p*rsiste*tes perante as d*ficuldad*s (Masc*lino= 3,19; Fe*inino= 3,99).
</line>
<line>
C**si*e*ando * média ger*l, * dif*renç* entre gê*e*os é in*ign*ficante, sendo o
</line>
</par><par>
<line>
mascul*no de
</line>
<line>
3,85 * feminino de 3,93. Con*tatou-se, e*t*o, que não se pode a**rma* e
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
*resente pe*qui*a, que a* mulheres da amos*ra estudada são mais resilient*s que os homens.
</line>
</par><par>
<line>
Seg*ndo a norma
</line>
<line>
da ABNT divulgada em 10 de dezembro de 2*10, am*as
</line>
<line>
as mé*ias serão
</line>
</par><par>
<line>
arr*do*dadas para 4, ou seja, *anto h*mens quanto mulheres s** clas*ificados no nív*l
</line>
<line>
"frequenteme*t* verdad*" na Escala de Avali*ção *e Resiliência. (Tab*la 8).
</line>
<line>
Tab*la 8 - Médias por Gênero
</line>
</par><par>
<line>
GÊNERO
</line>
<line>
MÉDIA
</line>
<line>
*ONTO MÉDIO NA ***ALA
</line>
</par><par>
<line>
Mascu*ino
</line>
<line>
* ,8 5
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
Feminin*
</line>
<line>
3 ,9 3
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
O comparativo d* d**ensão R*signa**o Perant* a Vida tam*ém fo* *eit* na
</line>
</par><par>
<line>
difere*ci**ão dos gêneros.
</line>
<line>
Verifi*ou-se *ue as mulheres são lig*irament* mais re*ign*das
</line>
</par><par>
<line>
diante da vida qu* *s h*mens. Conforme tabela 9.
</line>
<line>
Tabela 9 - Estatística descritiva da dimen*ão Resignação *iante da vida por Gêner*
</line>
</par><par>
<line>
GÊNERO
</line>
<line>
MÉD*A
</line>
<line>
PONTO MÉDIO NA *SCA*A
</line>
</par><par>
<line>
M*sculino
</line>
<line>
1 ,9 9
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Feminino
</line>
<line>
2 ,2 4
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
De acord* com EAR (MARTINS; SIQUEIRA; EMILIO, 20**) aplicada na
</line>
<line>
am**tra,
</line>
</par><par>
</page><line>
**de-*e concl*ir que, em alunos f*rm*ndos ** Ad*inistraçã* pertenc**tes à *era*ã* Y, *e
</line>
<line>
co*si*eram d* mo*o *eral, r*silientes, com uma média geral de 4 (*requenteme*te é ver*ade).
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina PI, *. 14, n. 3, art. 6, p. 108-125, mai./jun. 201* ww*4.fsanet.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. *. R*is, *. *. Ornella*, G. O. *. Cremonez*, Y. C. Oswa*do
</line>
<line>
122
</line>
</par><par>
<line>
Co* a escala apli*ada, tamb*m pôde-se *f*rir que os ind*víduos partici*antes
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa s* consid*ram raramente resignados *e*a*te a vid* (escala 2), s*ndo este um
</line>
<line>
contrap**to * resil*ên*i*.
</line>
</par><par>
<line>
No comparativo d* re*iliên**a ent*e h*mens e m*lheres, noto*-se q** amostra a
</line>
<line>
pesquis*da não possui *ifer*nça **gnificante *a média d* r*si*iência, s*nd* o* dois
</line>
</par><par>
<line>
cl*ssifica*os na es*ala * (freque*temente verdade), não corroborand* ass*m os estudo*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Pi*to *t *l. (2014) e *e *en*dict* e Fari* (2014) que, em suas amostras
</line>
<line>
pesquisadas,
</line>
</par><par>
<line>
identificaram ser o s*x* femin*no mais r*siliente qu* o mascul*no.
</line>
</par><par>
<line>
Constatou-se, porém, que na po**lação p*squisa*a, as mulher** *ã* ligeir*mente mais
</line>
<line>
r*signa*as perante a vi*a do que os *omens.
</line>
<line>
Assim, conclui-s* que, a amos*r* pesquisada, de acordo com *agazzi e Ma*care*has
</line>
<line>
(2013) possui habilida*e par* se a*ap*ar as mudanças e a situações de alta-pressã*, atenden**
</line>
<line>
as*im às necessidad*s empr*sariais id*ntifi*a*as por Carrara, Nune* e Sar*ur (2013), q*e são:
</line>
</par><par>
<line>
"*apa*idade de resis**r" e "O*er*cer *ompet*ncia* qu* agr*guem *alor
</line>
<line>
ao ambiente
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tr**alho".
</line>
</par><par>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
ARA*JO, C. L. O.; *ARO, A. *. M. Estudo so**e a resil*ênc*a ** idos*s do Vale d* P*r**ba,
</line>
<line>
São *aulo, **asi*. Enf*rmeria Global, v. 4*, Abril 201*.
</line>
<line>
ARAUJO, *. N. *.; NETO, M. T. *.; FER*EIRA, C. A. V. *s*ilos de Lide**nça e o
</line>
<line>
Des*m*en*o do* Liderados. XL ENANPAD, Costa d* S*uí*e, 2*-28 Set*mbro 201*.
</line>
<line>
BAR*OSA, L. Juventudes * Geraçõe* no Brasi* Contemporân*o. Por*o A*egre: Editora
</line>
<line>
Sul*na, 2012.
</line>
<line>
BENEDICTO, *. *.; FAR*A, A. A. RELAÇÃO DE RESILIÊNCIA * O P**FISS*ONAL
</line>
<line>
DOCENTE DO ENSINO SU*ERI**. Caderno Intersab*res, v. 3, n. 4, p. 98-115, j*n-dez
</line>
<line>
2014.
</line>
<line>
BISQ*ERRA, R. et al. *ntrod*ção à E**atística. *orto Alegre: Art*ed, 2*07.
</line>
<line>
CARRAR*, T. M. P.; **NES, *. *.; SARSUR, A. M. Retençã* de Tale*tos *e Divers*s
</line>
<line>
Gera*õ*s em um m**** Contexto Orga*izacion*l. IV E*c*ntro de **stão d* Pessoas *m
</line>
<line>
Relações de Trabalho, Brasília, 3-5 Novemb*o 2013.
</line>
<line>
C*RNE*RO, *. *.; B*HR, R. R. Jornada Dupla; *s*udar e Trabalhar na Universidade. VIII
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