<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 3, art. 6, *. 108-125, mai./jun. 2017 </line>
<line> IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983 </line>
<line> *ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2017.14.3.6 </line>
</par>
<par>
<line> Resiliência na Geração Y: Um E*tudo em *ormandos da Graduação de Admini*t*ação em um* </line>
<line> Un*versi**de no Interior ** São Paulo </line>
<line> Re*ilience in G*nera*i*n Y: A Study *f Undergradu**es of *dministr*tio* at a Un*v*rsity i* the </line>
<line> Interior of São P*ul* </line>
<line> Thompson Augus** *os Reis </line>
<line> Me*trado pela Univ*rsidade M*todista de P*racicaba </line>
<line> Gradua*ão *m Administraçã* pelo Cent*o U*iversit**io Adve*ti*ta de São Pau*o </line>
<line> **ofessor *o Centro Univers*t*rio Adven*ista de São P*ulo </line>
<line> E-mail: thompso*.rei*@ucb.org.br </line>
<line> Déb*ra R*be*ro Or*ellas </line>
<line> Mes*ra*o *rofissio*al e* Administraçã* pela Universidade Metodista d* Piracicaba </line>
<line> Gra*u*ç*o *m A*mini*tra**o pela Pontifíci* U*iver*idade Cató*ica de Ca**i*as </line>
<line> E-mail: ornellasdebor*@yahoo.*o*.br </line>
<line> Grazie** O*te G*aziano C*emonezi </line>
<line> Do**ora em Ad*inistr*ção pela U*iver*idade Nov* de Julho </line>
<line> *rofes*ora da Uni**rsidade M*todista de Pir*cic*b* </line>
<line> E-mail: graziela.graz*a*o@gmail.*om </line>
<line> Yeda **rera O*waldo </line>
<line> Doutora em Psic*logia **la Universidade São Fran*isco </line>
<line> Pro*essora na Universidade M*todis*a *e Piracic*ba </line>
<line> E-mail: y*dac*n*ult@*erra.com.br </line>
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<line> En*ereço: Thompson Augus*o dos Reis </line>
<line> *dit*r *ientí*ico: Tonny Kerley de A*encar Rodr*gu** </line>
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<line> Rua Pas*or Hug* Gegem*a*er 26*, PQ. Ortolandia - </line>
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<line> Hor*olâ*dia/ São Paulo. </line>
<line> Ar*igo recebido em 1*/0*/*01*. Última </line>
<line> ve*são </line>
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<line> Endereç*: Déb*ra Ribeiro O*nellas </line>
<line> rec*bida em 02/04/2017. Aprovado em *3/0*/20*7. </line>
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<line> Rua Guilherme Klavin - nº 501 *loco P*ran* - </line>
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<column>
<row> Apartamento 94, Bairro: Jar*im Marajoa*a - No*a </row>
<row> Odessa/S*o Paulo </row>
<row> Endereço: Graziela Ost* Graziano **emonezi </row>
<row> Rua Guarin Lubiani 46*. P**ac*caba São **ulo. </row>
<row> *nd*r**o: Yeda Cir*ra Osw*ldo </row>
<row> R. Set* de Setembro, *5* - Centro, *imeira - SP, 13480- </row>
<row> 150 </row>
</column>
<column>
<row> Avali*d* p*lo sistema T*iple Review: Des* R**i*w *) </row>
<row> *elo Editor-Ch*fe; e b) Double Blind *ev*ew </row>
<row> (av*liação c*ga por doi* avalia*ores da área). </row>
<row> Revisão: Gramatical, Norma**va e de Formataç*o </row>
</column>
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<line> Resiliência na Geração *: U* Estudo e* Formando* d* G*aduação de Administração </line>
<line> 109 </line>
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<line> *ESUMO </line>
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<line> A p*e*ente pesquisa se uti*iza das *e*rias de resiliência e ger*çõe* para ident*fi*ar o quão </line>
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<line> re*ilientes o* jovens *o*ma**os e* a*m**istraç*o, pe*t**cen*es à </line>
<line> *e*ação *, se ap*esentam. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a **ingir e*se obj*tivo, pr**e*ramente fo* apresentado um resgate t*órico sobre Resiliência, </line>
<line> Gerações * Geração Y. Posteriormente f*i aplicada uma Escala de Avaliaçã* de Res*liência </line>
<line> (EAR) em uma amo*tra de 90 a*uno* forma*d*s do c*rso de graduação em Adm**ist*ação do </line>
<line> int*rior de São Pa*lo. Identificou-se que de maneira geral ** alunos se mostrar*m em média </line>
<line> frequente*ente r*silientes. Há de se *onsiderar, porém, os limites da *mostra *esq*isada. </line>
<line> Palavras-chave: R*siliên*ia. Resigna*ão. Geraçõe*. Gera*ão Y. </line>
<line> A*STRAC* </line>
<line> The present research u*es theories of resi*ie*ce and genera*ions to identify how *esilient th* </line>
</par>
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<line> young managem*nt graduates b*longing to generat**n Y if present. *o achieve thi* goal, </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> theoretical re*c*e was f*r*t presented on Resili*nce, Gener*tions and Generat*on Y. * </line>
</par>
<par>
<line> R**ilience Assess*ent Sc*le (EAR) was *hen app*ied in sample of 90 stud*nt* g*adu*ting a </line>
<line> fro* the undergradua*e c*urse *n the interi*r o* São P*ulo. It wa* ge*erally found th** pupils </line>
</par>
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<line> w**e often on aver*g* resilient. *owe*er, </line>
<line> **e limits of the sa*p*e studied should be </line>
</par>
<par>
<line> consi*ered. </line>
</par>
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<line> Key wor*s: Resilience. *esignat*on. Generat*on*. Gen*ratio* Y. </line>
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<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, *. 14, n. 3, art. 6, p. 108-125, m*i./jun. *01* </line>
<line> www*.fsanet.com.b*/revist* </line>
</par>
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<line> T. A. Re*s, *. R. Ornellas, G. *. G. *re*o*ezi, Y. *. Oswaldo </line>
<line> 1*0 </line>
</par>
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<line> 1 INTROD*ÇÃO </line>
</par>
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<line> O mu*do labora*, no decorrer dos anos so*reu várias *udanças, *rincipalmente, </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> que d* * </line>
<line> respeito à i*ovação t*cnológica e práticas de gestão, que l*vam </line>
<line> ao extr*mo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> id**li*ação de eficiê*cia e lu***tivid*de a qual*uer custo, gerando *m amb*e*te de pr*s*ão, </line>
<line> *nst*bili*a*e e competitividade que impacta *e maneira sign**icativa a saúde d* trabalhado*, </line>
<line> não *ó em su* *i*a profissi*nal, mas ta*bém no pessoal (R*DR*GUES; CORREA, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> Em 2015, o C*A (Co*selho F*deral de Adm*nistração), </line>
<line> ** conjun*o </line>
<line> com os C*A\s </line>
</par>
<par>
<line> (Con*elhos Regionais </line>
<line> de Administra*ão), rea**zara uma pes*uisa d* a***n*ê*cia n*c*onal, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ual se propô* ide*ti**car o perfi*, formação, atuação e oportunida*es *e t*abalho para os </line>
<line> administrado*es. Nesta pes*uisa, foi apontado que *6,*7% d*s pe*quisados a*ua* na á*e* *e </line>
<line> Administraç*o * Planejamento estra*égico. A referida pes*ui*a *ambém a*ont* que 18,72% </line>
</par>
<par>
<line> e**ol*e*em o </line>
<line> curso d* A*ministração </line>
<line> por </line>
<line> o*ere*** **a forma*ão generalista e abran*ente </line>
</par>
<par>
<line> (CFA/CRAS, 2015). </line>
<line> Posto esta realidad*, *ercebe-se q** a *scolha *ela área *a a*min*s**ação n*o *xclui a </line>
</par>
<par>
<line> **rticipaçã* </line>
<line> de indivíduos de vári*s segmento* * de *i*ere*tes realidades. A c*ência </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> A*mini*tração inte**a preparar g*stores que s*jam capaze* de a*ua* n*s m*is variadas áre** e </line>
<line> *ue atuem como s*r** pensan*es, ob*erv*ndo e se *dapt**d* a nova real**ade do **rcado de </line>
<line> trabalho (NO*UCHI; ME*EI*OS, 2014). </line>
</par>
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<line> No *ontexto organi*acional as </line>
<line> *essoas dese*p*nh*m um *apel det*rmin*nte, sendo </line>
</par>
<par>
<line> res**n**veis pe*o diferencial cri*tivo e *omp*titivo das *rgani*a*õe*; *rent* esta realidade, as </line>
<line> emp*esa* buscam cada ve* m*is i*diví**os que poss*am a ca**cida** de resis*i* e d* o*erecer </line>
</par>
<par>
<line> competência* que agreguem val** a* ambi*nt* de t*ab*lho. Além dis*o, e*pe*a-se qu* </line>
<line> est** </line>
</par>
<par>
<line> *ndivídu*s possuam r*sil*ência frente aos riscos e desafios que o exercí*io da *rofissão trará a </line>
</par>
<par>
<line> eles. Também * objetivo das empresa* reter os indivíduos, e </line>
<line> *ste tem-s* apresentado um </line>
</par>
<par>
<line> gr*nd* *esafio *a*a as in*tituiç*es empre*ar*a* (C*RRAR*; NUNES; SA*SUR, *0*3). </line>
</par>
<par>
<line> Ind*víduos da geraçã* Y estão chegan*o con**ante**n*e ao **rcado d* </line>
<line> t*abalho *, </line>
</par>
<par>
<line> diante desta rea*id*de, m*it*s emp*es*s enfrentam dificuldades no que *iz r**p*ito a </line>
<line> compreend*-l*s e a melho* *esenvolvê-los em *eus ambient*s de trabalho. Di**te dest* </line>
</par>
<par>
<line> re*l*dade *ste art*go *e *ropõe a *nalisar os recém-f*rmados </line>
<line> ** curso d* *dmin*stração </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> *m* institu*ção do inte*ior </line>
<line> de São *au*o, observa*do espec*alme*t* o *specto r*siliência </line>
</par>
<par>
<line> *este* indivíduos, </line>
<line> pois, de acordo com *agazzi e Mas*ar*nha* (201*) as pessoa* resil*ente* </line>
</par>
<par>
<line> possuem mais </line>
<line> habilidade e capacid*d* de adaptação *rente </line>
<line> às pressõe* e aos a**ient*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> constante m*dan*a. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, Teresina, v. 14, n. 3, ar*. 6, p. 1*8-125, ma*./*un. 2017 </line>
<line> www4.*sanet.com.b*/revista </line>
</par>
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<line> Resil*ê*cia na Geraç*o Y: U* E**udo em Fo*mandos da Graduaç*o de Admini*traç*o </line>
<line> 1*1 </line>
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<line> 2 R*FERENCIAL TE*RIC* </line>
</par>
<par>
<line> *.1 Re*iliência </line>
</par>
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<line> De aco*do com S*rdi, M*nfro e *a**k (2011) pode-se identificar o conceito de </line>
</par>
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<line> res*liência d*sde os pr*mórd*os das teo*i*s cl*ssicas da *sicaná*is* </line>
<line> e da P**col*gia </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Desen*olvi*en**. Ele es*á *resente e* di*erentes campos da ciência e seu estudo evolui*, *o </line>
<line> *ecorrer d*s *nos, c*m a integração de co*ceitos dos ma*s div*r*os c**p*s da psiquiatri*, *a </line>
<line> f*sica e da b**l*gi*. </line>
<line> O* primeir*s es*u*os q*e men*ionavam * resil*ência na área de Ciênc*as Humanas se </line>
</par>
<par>
<line> d*ram na Eu*opa por volta </line>
<line> *e 1974. O te*mo resil*ência t** </line>
<line> origem no latim *esi*iere cujo </line>
</par>
<par>
<line> s*gnificado é "pula* de volta", "ric*cheta*"; *u seja, o movimento </line>
<line> feito </line>
<line> por alguém para </line>
</par>
<par>
<line> retornar ao seu **tado *atu*al (R*GAZZI; MASCARENHAS, 2013). O ter*o em in*lês </line>
<line> resilience, significa capacida*e de *ec*per*ção, *lastici*ade (SORDI; MANFRO; **UCK, </line>
<line> 2***). </line>
<line> Ainda c*nforme Sordi, **nf*o e Hauck (201*) o termo resi*iência nas ciên*ias </line>
<line> biológicas *em como def*niçã* a adaptabilid*de podend*, des*e modo, ser ap*icado tant* nos </line>
<line> seres vivos, *uanto no *cos*istema. </line>
<line> Conforme Rag*zzi e Ma*ca**nh*s (2013), o *ie*tista Young j* est*dava sobre o termo </line>
<line> r**iliência na física d*sd* 1807, observando a facil*dade d* uma mola *et*rnar ao seu est*do </line>
</par>
<par>
<line> *nicial, após sofrer uma deformaç*o por f*rça </line>
<line> *x*erna. **ndo as*i* o t*rmo "Resiliê**ia" </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> proveniente da fí*ic*, e se refere "proprieda*e *e alguns corpos que re**m*m * forma à </line>
<line> or**inal d*pois de terem s*do *ubmetid*s a uma defo*maçã* elástica" (HOUAISS, 2009). O </line>
<line> exemplo mais falado, de acordo c*m A*aujo * Faro (2*1*), é o de um e*ás*ico, que volta ao </line>
<line> se* estado **rmal após ser est*c*do. Em u* sentido figu*ado, pode-se *ntend*r a resil*ência </line>
<line> como a capac*dad* d* rá*ida recuper*ç*o ou fáci* adaptação em situaçõ*s de dificuldade ou </line>
<line> muda*ça (*ART*NS; *MÍLIO, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> *o sentido *as Ci*ncias Humanas, de acor*o co* Ragazzi e Mascaren*as, (*013) </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Resi*iê*cia pode ser entendida com* a comp*tência de recuperação psicológic* de alguém, </line>
</par>
<par>
<line> quan*o *st* </line>
<line> é submetido às si*ua*ões de gra*de *ificuldade. Pa*a ser **s**iente, é necessário </line>
</par>
<par>
<line> que se te*ha equilíbrio d*nâmico entre o indivíduo e os fa*or*s de risc* de proteção. </line>
<line> Segundo Pinheiro (20*4), os est*dio*os do te** con*ordam em *m *onto, el*s </line>
<line> a*irm*m que a resi*iência *r*gr*de a* longo da vida a pa*tir dos fatores *e risco versus fatores </line>
<line> de p*o*eçã*. Olivei*a et *l, (200*), sobrepõ*m que as c*r*cterísticas de risco e proteção *st*o </line>
<line> *ev. F*A, Teresina PI, v. 1*, n. 3, art. 6, p. 108-1*5, m*i./*un. *017 *ww4.**an*t.com.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. A. Reis, D. R. Ornellas, *. O. G. Cremonezi, Y. C. Oswaldo </line>
<line> **2 </line>
</par>
<par>
<line> diretam*nte ligadas à c*nst***ão de pad*õe* resilientes, segun*o os aut*res, os fato*es d* ris*o </line>
</par>
<par>
<line> s*o as var*ávei* que aumentam a pos*ibilidade do indiví*uo </line>
<line> de </line>
<line> so*rer al*um dano ou efeito </line>
</par>
<par>
<line> inde*ejado quando exposto a elas (c*mo uma doe*ça por exemplo), e os *atores de pro*eçã* </line>
<line> são *s re*ursos pess**is ou sociais q*e minimizam ou anulam o i*pacto da ad**rsi*ade ou </line>
<line> ri*co. </line>
<line> Ainda co*fo*me Raga*zi e Mas*arenhas (2013), a resil*ência está dire*ament* l**ad* à </line>
<line> te*são q** pode ter origem e* um e**nto estressante, em uma situação de tr*uma, em fatores </line>
</par>
<par>
<line> tant* pessoais, qu*nto do ambi*nte externo, e * c*pacidade *orça **ra e </line>
<line> lu*a*, senda *sta </line>
</par>
<par>
<line> habilidade um ponto *h*v* ***a pro*eger ou reduzir os d*nos neg*ti*os da aceitação do r*sco. </line>
<line> P*d*-se concluir, então, que a re*il*ência te* at**but*s dinâmicos e enérgicos, * as si*u*ções </line>
<line> de sucesso conqu*stada* no de*orrer da cam*n*ad* *e um s*r hu*ano, ajudam a torná-lo mais </line>
<line> competente p*ra li*ar com situaç*es adv*rsas no futuro. </line>
<line> **de-*e concluir, que * resiliência é u*a espécie de habilidade do s*r hum**o, para </line>
<line> superar adversidades. *, d* aco*do com *milio e Martins (2012), pos*ui 5 dimen*ões, sendo </line>
<line> elas: Adap**ção ou acei*ação positiva frente à mudanças (reco*hecimento de oportunidad* de </line>
<line> crescimento nas situ*ções de dificuldade ou *udanç*); Espirituali*a*e (***tim*nto *e </line>
<line> depend*ncia e crença em um ser superior que oferece senti*o à *ida); Resignação diante *a </line>
</par>
<par>
<line> v*da (Acreditar </line>
<line> que </line>
<line> nada pode mu**r as sit****e* </line>
<line> de dif*c*lda*e enfrentada*); *ompetênc*a </line>
</par>
<par>
<line> pesso*l (Ciênc*a d*s próprias cap*cidades e limites); e Pers*stênc*a d*ante das dificul*ades </line>
</par>
<par>
<line> (Con*i*r </line>
<line> e </line>
<line> per*everar mesmo no *nfrentamento das situações de adver*idad*). A </line>
<line> pró*ima </line>
</par>
<par>
<line> se*são *iscorrerá s*bre gera*õe*. </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Gerações </line>
</par>
<par>
<line> O termo g*rações caracteriza um gr*po d* *ndivíduos </line>
<line> q*e na*cera* de*t*o </line>
<line> *o me*m* </line>
</par>
<par>
<line> período cron*lógico e expe**encia*am o* *esmos acont*cimentos *olíticos, socia*s, cultu*ais </line>
<line> e h*stóricos. Sendo assim, estes *n**víduos te*dem a p*ssuir le*tura* e *nterpretações </line>
</par>
<par>
<line> semelhantes * </line>
<line> pa***lham de experiência* de </line>
<line> modo a construir </line>
<line> u*a *onsciên*ia cole*iva, </line>
</par>
<par>
<line> co*u* (*TU*SSU et al., *016) </line>
<line> Opt*mos por usar a* clas***icaçõe* de gerações contid*s em Velo*o, Dutra Nakata e </line>
<line> (*008). De *c**do com os autores, *s gera*õ*s são compreend*das em Y, * e baby boo*ers, e </line>
<line> suas caracte*ísticas são as seguintes: </line>
</par>
<par>
<line> At* 1964: baby boomers - eles são m*is motivados, sã* otimis*as e wor*aho*ics. Valorizam * </line>
<line> stat*s * a ascens*o profissional dentr* d* empres*. </line>
<line> Rev. F*A, T*resina, v. 14, n. 3, art. *, p. 108-125, mai./jun. 201* www4.f*anet.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Resiliência na G*ração Y: U* Estu*o *m Forman*os da G*adu*ção de Administração </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> *nt*e 1965 e </line>
<line> 19*7: ger*ção X a*otam postura de ceticism* e d*fendem ambi*n*e de - </line>
</par>
<par>
<line> t*abalho *ai* inf*rmal e hierarquia m*nos rigorosa. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> De 19*8 em diante: ger*ção Y - São mais ind*vidualistas, d*f*ndem suas opini*es e prioriz*m </line>
<line> o l*do pessoal *m rel**ão às questões profissio*ais. A geraç*o Y tam**m é ma*cada por </line>
<line> carac*erísticas rel*cionadas com o ritmo de mudança, a n*cessidade de in*eratividade, o amplo </line>
</par>
<par>
<line> acesso à informação e o en**ndi**nto do mundo que os faz </line>
<line> s*r e **ir di*erente </line>
<line> dentro da </line>
</par>
<par>
<line> sociedade (LOMBARDIA et </line>
<line> al., 2008; TAPSCOTT, 2010; COIMB*A; S*H*KMA*N, </line>
</par>
<par>
<line> 2001). </line>
</par>
<par>
<line> A geraçã* Z, *ambém pes*uis*da, é a geração dos nascidos partir *e a </line>
<line> 1998. Eles são </line>
</par>
<par>
<line> super conecta*os e nã* c*n*eguem se </line>
<line> de*li*ar </line>
<line> dos </line>
<line> celulares </line>
<line> e t*blets. São di**micos, </line>
</par>
<par>
<line> in*v*dores, resp*ram a **cnologia, têm alto se*s* crítico, são distraídos, p*ssu*m baixo grau </line>
<line> de relação int*rpes*oal, pen*em para * obsolescência e são impacientes (TAPSCOTT, 2010). </line>
<line> A próxima sessão espe*ificará a geração Y. </line>
<line> *.3 Geraç*o Y </line>
</par>
<par>
<line> * cada a*o, **lh*res *e indivíduos pertencentes à </line>
<line> gera*ão "Y" c*egam ao mer*ado *e </line>
</par>
<par>
<line> t*a*alho e encontram nas empresa* um a*b*en*e bem **fe*ente daquele* expe**enciad* pelos </line>
</par>
<par>
<line> se*s </line>
<line> g*nitor*s (geração X </line>
<line> ou Baby Boom*r*). *iante de uma real*dad* que a cada d*a se </line>
</par>
<par>
<line> modifica, fica eviden*e q*e t*nto os indivíduos, como *s empresa* e sociedad* estão a </line>
</par>
<par>
<line> inseridos num mundo cad* vez m*is vul*erá*el e, dessa man**ra, se faz *ece*sário </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> invest*gação de novas f*rmas </line>
<line> de agir </line>
<line> d*ante de *antos de**fios e inc*rtezas (NOGUCHI; </line>
</par>
<par>
<line> MEDE*ROS, 2*14). </line>
</par>
<par>
<line> *n*ivíd*os *a geração "Y" nascer*m em amb**ntes *ercado* *or tecnologia, f*ze* </line>
</par>
<par>
<line> par*e d* prim*ira *era*ão a nasce* cre*cer neste tipo *e am*iente e são tam*ém *arcados e </line>
</par>
<par>
<line> pelo </line>
<line> d*namismo e *ela </line>
<line> dependên*i* destes recurs*s tecnológicos. Com*nicar-*e </line>
<line> através de </line>
</par>
<par>
<line> sma*tphones, tablets e no**books f*z par** do seu dia a *ia (RE*S, 20*4). </line>
<line> A ger*ção "Y" se con*tit*i em *rande parte por indi*í*uos *nte**os, in*iv*dua*istas, </line>
<line> desp*eoc*pados **m o fut*ro, desafiad*res, pr*ocup*d** com o resultado e ***peti*ores. À </line>
<line> fre**e das quest*es profissionais o* "Ys" col*ca* s*mpre as *u**tões pess*ais; são pe*soas </line>
<line> que se *costumaram a falta de garant*as e fa*ta de esta**lidad* ec*nômica (VELOSO; </line>
</par>
<par>
<line> DUTR*; NAKA*A, </line>
<line> 200*). </line>
<line> Afirma-se, ain*a, q*e a geração "Y" nasce* e cresceu num </line>
</par>
<par>
<line> perí**o marcado pelo cres*imento e*onômi*o, rápido a*anço da tecnolo*ia e neoliberal**mo </line>
<line> (REIS, 2014). </line>
<line> Re*. FSA, T*r**ina *I, *. 1*, *. 3, ar*. 6, p. 1**-*25, mai./jun. 2017 ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. *. *eis, D. R. Ornellas, *. O. G. Cremonezi, *. C. Oswaldo </line>
<line> *14 </line>
</par>
<par>
<line> Imed*atismo pare*e ser o verbete que melhor *aracteriza e**a geração, que, por vezes, </line>
<line> *eixa de lado a essência da *ess**, seu car*ter e seus valores. Pa*a estes, a eficiência no </line>
</par>
<par>
<line> t*abalho mensura*a pe*o é </line>
<line> soma*ório de qualida*e* *ue fazem com *ue ele seja bom </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> som*nte partir das perspectivas físicas, mas também s*b *spectos que exi*em julgament* * </line>
<line> c*ít*co (NO**CHI; MEDEIROS, 2014). </line>
<line> A ge*aç*o "Y" também é conhecida como *eraç*o "Millenium" *, para Ha*i*ton e </line>
</par>
<par>
<line> Flink (2013), ela se caracte*iz* pelo seu otim*sm*, a*bição val*rização do tr**alho e </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> e*uipe. Estes in*ivíduos nasceram envolv*d*s na *ecnol**ia e, diante desta realidade, </line>
<line> cre*cer*m usuf*uind* das fa**l*dades da internet. Apreciam a liberdad* e *ma vida </line>
<line> co*fortá*e* e são abe*t*s a advers*dade. </line>
<line> Em seu a*tigo para * Harvard B*siness Review, Moraes * Leã* (***5) afirma* que </line>
<line> 20% da popu*açã* de *ossos dias se enquadr* na den**inada geração "Y". </line>
<line> Para Barbosa (*012), a geração "Y" pode també* *er deno*inada "g**a*ã* EU", </line>
<line> demonstra*do, assim, * impor*â*ci* q*e estes d** para aspectos l*ga*os à sua i*dividualidade. </line>
</par>
<par>
<line> Estes possue* com*ortam*n*o e *titudes bem pecu*i*res o que </line>
<line> os *ifere em muit* *as </line>
</par>
<par>
<line> gera*ões ante***res (BARBOSA, 2*1*). </line>
</par>
<par>
<line> *ara **ta g*ração nada fará s*nt*do se não hou*er interativi*ade e conexões </line>
</par>
<par>
<line> instantâne** propic*a*as p*la *ecnologia; consequentement*, o uso desta </line>
<line> tecnologia é muito </line>
</par>
<par>
<line> be* u*ilizado p*ra exercer *tividades </line>
<line> que *xigem a cola**ratividade (SOA*ES; ROSA, </line>
</par>
<par>
<line> 2015). </line>
</par>
<par>
<line> Algo *ue *ifer*ncia muito os "Ys" é a maneira com* p*rcebem e se portam diante da </line>
<line> construçã* da sua *arreira. Exist*, p** meio destes, um* gr*nde va**r*zação por *mpregos *ue </line>
</par>
<par>
<line> possibi*itam um* *aio* q*alidade de vi*a, bu*ca *or maior a </line>
<line> autonomi* </line>
<line> *m suas </line>
<line> tarefas no </line>
</par>
<par>
<line> t*abalho e a possib*lidade de cre*cer e al*an*ar cargos de *ider*nça. Somada a este* de*ejos, </line>
<line> eles também manifestam * gosto p*r profissões que ofereçam carreiras desafia*or*s, m*s que </line>
</par>
<par>
<line> permitam a estabilidade frente a outr*s </line>
<line> gerações, * se </line>
<line> perm**em trabalhar em ambientes </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> q*e os riscos são *a*ores (*OR*IRA, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> M*reira (2*14) ainda afir*a *ue a geraç** Milê*io é compos*a por indiv*d*os </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> *utr*m </line>
<line> o </line>
<line> desejo </line>
<line> de trab*lhar </line>
<line> em org*nizações qu* </line>
<line> ofe*eçam bons planos de carreira </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> reconheça* e va*orizem os seus colaboradores. A flexibilida*e nas rela*õ*s, dando e*p*cial </line>
</par>
<par>
<line> ênf*se a ambiente* colaborat**os, també* o* atra*m. </line>
<line> Não menos im*ortante, ques*ões </line>
</par>
<par>
<line> soci*ambientais muitas vezes po*em definir o rumo d*s pe*te*centes à geração "Y". </line>
</par>
<par>
<line> Em *elação *o d*se*vo*vimento destes no ambiente d* t*ab*lho, afir*a-se </line>
<line> que este </line>
</par>
<par>
<line> deve ser pa*tad* por *b*etivos, e a rem*ne*ação dev* </line>
<line> estar v**culada a *s*es objetivo*, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. *, *rt. 6, p. 108-125, *ai./jun. 2017 </line>
<line> www*.fsane*.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Resiliência na G*r*ção Y: U* Est*do em Formando* da G*aduação de Ad*inist**ção </line>
<line> *1* </line>
</par>
<par>
<line> **mbra*do q*e * mane*ra de se recrutar e *dmini*trar aplicados às gerações anteriores, não </line>
</par>
<par>
<line> s*rá ef*ci*nte com os </line>
<line> indiv*duos da *eração "*", sen*o n*cessário uma aborda*em mai* </line>
</par>
<par>
<line> contemporânea e atual (VASCONCELOS et a*., 2009). </line>
<line> Há quem diga que o diferenc*al de**a geração está na maneira como f*ram educados e </line>
<line> criados. Os pais da geração "X" dedicara*-se aos seus fil*os, dan*o a e*ta ma**r a*enç**, </line>
</par>
<par>
<line> atenção *sta que nã* receberam em suas infâncias. Este </line>
<line> contexto familiar esti*ulava as </line>
</par>
<par>
<line> cria**as da *eração "Y" a real*zarem suas próprias </line>
<line> escolhas e is*o veio **turamente * se </line>
</par>
<par>
<line> re*letir **s amb*entes de trabalho (F*LASTER et al., 2*14). </line>
<line> Indivíduos da geração "Y" enx***am no trabal** não somente uma forma de su*t*nto, </line>
<line> pe*cebem-no *om* fonte de realização pro*issional; local onde os seus ideai* e propósi*os </line>
<line> po**rão tornar-se re*lidade. A denominada geração "Y" co*tuma apres*ntar dificuldades *m </line>
</par>
<par>
<line> respeitar as </line>
<line> r*gr** e hierarquias; *ão individualistas, </line>
<line> f*cilme*te </line>
<line> ac*tam a d*versidade de </line>
</par>
<par>
<line> religião o* e*nia e apreciam trabal*ar em grupos (ITUASSU et al., 2016). </line>
<line> * ge*ação "Y" possu* um conc*ito de trabalho que s* fu**amenta em *m c*ntrato </line>
<line> psi*ológi*o, e este tipo de entendimen*o *lt*ra a ma*ei*a como eles e*xergam os vínculo* </line>
<line> *mpr*g*tícios e os *eus *esdobramen*os (VASCONCELOS et al., 2*09) </line>
<line> C*nforme Reis (2*14), a ge*a*ão "Y" tem facilidade pa*a pa*a trabalhar com várias </line>
<line> fontes *e inf*rm*ções e nã* apresentam *esistência ao *ra*alh*r com inova*ão * c*iati*idade, </line>
</par>
<par>
<line> contanto que percebam </line>
<line> *ue *xis*e uma *e*ação en*re a sua vida *essoal e s*a </line>
<line> vi da </line>
</par>
<par>
<line> pr*f*ssional. </line>
</par>
<par>
<line> Ou**a característ* marcante dos "Ys" é a n*cessidade *ue e**es indivíduos possuem </line>
</par>
<par>
<line> em *elação a**alização *e *nf*rmaçõe*. P*eoc*pados em não per*er sua competitividade à </line>
</par>
<par>
<line> perante o res*ant* da força de </line>
<line> trabalho es*** ind*vídu*s se esforçam e n*c*ss*tam estar </line>
</par>
<par>
<line> constantemente </line>
<line> a par de todas as inf*r*ações </line>
<line> possíveis (OLIVEIRA; P*CCININI; </line>
</par>
<par>
<line> BIT*NCOU*T, 20*1). </line>
</par>
<par>
<line> Por estarem sempre "plug*das", es*a é um* geração *mersa *a interati*ida** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> con*equent*m*nt* h*peres*imul*da. O c*mputador e demais peri**ricos *e*nológicos sã* fonte </line>
<line> de *prendizado, *omunicaçã* e lazer. Caracteristicas c*mo essa* per*item que *sta ge*aç*o </line>
</par>
<par>
<line> seja mai* bem informada e </line>
<line> *enham um nível de educ*ção s*perior *s gerações que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *recederam (VASCONCELOS e* al., 2009). </line>
<line> **ares * Ros* (2015) afirmam que * *timismo e o gosto pelas coisas b*as da v*d* são </line>
<line> valores que identif**am a geração "Y" *, dessa maneira, eles acreditam no futuro e de*endem </line>
<line> as mu**nças que tende* a a**egar e a modifica* problemas da s*c*ed*de, **mo *or ex*mpl*, </line>
<line> os l*gados a* ambi**te. </line>
<line> Rev. FSA, *e*es*na PI, v. 14, n. 3, art. *, p. 1*8-12*, mai./jun. 2017 w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. *. Reis, D. R. Orne*las, G. O. *. Cremonezi, Y. *. O*waldo </line>
<line> 1*6 </line>
</par>
<par>
<line> Em relação à empr*g*bilidade, um estudo p*b*icado e* 2013 pelo *PEA (Insti*uto d* </line>
</par>
<par>
<line> *esq*is* Eco*ô**ca Aplicada), revel*u que os jovens bra*ileiros têm f*cilida*e </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> ingr**sar em um novo emprego; cont*do, po*suem *ificu*dade *e manter-se emprega*o*. Boa </line>
</par>
<par>
<line> parte des**s desligam*nt*s acontecem p*r pa*t* dos **óprio* indivíduos, o que deixa claro </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> in*atisfação de*tes em *e*a*ão ao seu desenv*lvi**nt* e à falta de capacidade </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> organ*zações em manter * reter os seus </line>
<line> co**borad*res. Fica evi*en*e que organiza*ões q*e </line>
</par>
<par>
<line> não se *daptarem a esta n*va *eração e aos se*s val**es, i*ão perde* seus tale*tos p**a ou*ras </line>
<line> organizaçõ*s mais atentas * *stes novos *empos (FALASTER et al., 2014). </line>
<line> Outr* ponto * qu* se ch*ma atenção, *iz r*speito ao pe*samento par*doxal que </line>
</par>
<par>
<line> envolve * geração </line>
<line> "*". Como j* ci**do aqui, estes ind*ví**os po*suem valores f**temente </line>
</par>
<par>
<line> liga*os à sustentabilidad* e a pri*cípios a*bientais, ma*, por outro *ado, carac*erizam-se pe*o </line>
<line> com*or*amen*o ultra *ons**ist* q*e o*viamente *ai c*ntra qualque* princípio de </line>
<line> sustentabilidade (FALASTE* et al., *014). </line>
<line> Salienta-se, ainda, o aspect* que ***olve a ansied*de dos indivíduos da geração "Y", </line>
</par>
<par>
<line> os quais apresentam um compor*amento em </line>
<line> qu*, cons*ante*e*te, </line>
<line> *esejam saber q*al </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> avalia*ão que ** pesso*s faze* a seu *espeito. Esta ansiedade ta*bém s* presenc** na busca </line>
<line> acelerada po* nova* conquista* e p*lo desejo de ser feliz *gora, sem se pr*ocu*ar ou *evar em </line>
<line> considera*ã* o período da aposenta*oria *ue está porv*r. Nestes aspe**os o senso de urgência </line>
<line> fica **m ev*dente (WINC*LER; *LPERSTE*T; CUNHA, 201*). </line>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
<line> * p*esente *rt*go se caracter*za p*la *e*qu*sa descrit*va, concei*ua*a po* Gil (20*0), </line>
</par>
<par>
<line> q*e *firma esse tipo de análise ter a final*da** de r*l*cionar variávei* diversas *m </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> am*stra delimitada, observando suas </line>
<line> principai* características. </line>
<line> O *esígnio deste tra*alho </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> iden*i*ica* o *uão resiliente* *ão o* jo*ens *ormandos da g*raç*o Y. </line>
<line> Para **senvol**r *ste estudo, participaram da pesquisa, uma amostra de 8* *lunos </line>
<line> form*ndos, *e uma in*tituição de en*ino do int*ri*r de **o Paulo. E*te númer* * justificado </line>
</par>
<par>
<line> por Bisquerra e* al. (2007), que afirma* ser necessária </line>
<line> um a </line>
<line> a*ost*a *aior que *0 (n > </line>
<line> 30) </line>
</par>
<par>
<line> em estudos correlaciona**. </line>
</par>
<par>
<line> O *uesti*nári* *oi enviad* para *0 alunos forman*** de *ma inst*tu*ção de *nsino </line>
</par>
<par>
<line> superio* do in**rior do E*tado de São Pau*o, </line>
<line> te**o </line>
<line> 90 *e*pon*entes, porém questionários 5 </line>
</par>
<par>
<line> fora* des*ar*ad*s, devid* *o </line>
<line> **o *e nascimento dos *itos respondent*s </line>
<line> ***a* f*ra dos a*os </line>
</par>
<par>
<line> deli*itados como geraçã* Y. E mais </line>
<line> 1 ques*io*ário foi descartado, pois o respo*dente </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 14, n. 3, art. 6, p. 10*-1*5, m*i./jun. 2017 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Resiliên*ia na G*ração Y: Um **tudo em Forman*o* da Gr*dua*ão de Admin**t*ação </line>
<line> 117 </line>
</par>
<par>
<line> ign*rou a </line>
<line> quest*o qu* p*rg*ntava </line>
<line> o an* *e nasci*ento, sen*o a*sim, </line>
<line> o número </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> partici*ant*s vá*idos na a*ostra foi de 84 estudante*. </line>
</par>
<par>
<line> O instrume*to de pesquis* ut*lizado *este </line>
<line> artigo fo* um que*tioná*io *pl*cado p*la </line>
</par>
<par>
<line> plata**rma Surv*y Monkey, div*do em 2 </line>
<line> partes. (1) Pesquisa </line>
<line> *em*gráfica *om dad*s </line>
</par>
<par>
<line> pess*ais, *omo sexo, a*o de *ascimento, *sta*o civ*l, *arg* e **mp* de em*r**a; (2) E*cala </line>
<line> de Av**ia*ão de Resiliência (EA*) c*mposta p** 23 que*tões e **crita por Martins, Si*ueira e </line>
<line> Emi*io (2011). </line>
<line> Seg*ndo Martins, Siq*eir* * Emilio (2011), a Escala de Avaliação de *es**iência é </line>
<line> multid*mensi*nal e com*osta por cin*o fatores, sendo eles: acei**ç*o positiv* à mudanças ou </line>
</par>
<par>
<line> *daptação ( = 0,90); e*pirit*alidade ( = 0,90); resigna*ão dian*e </line>
<line> *a vi*a ( = 0,73); </line>
</par>
<par>
<line> competência pesso*l ( = </line>
<line> 0,7*) e per*istênci* dian*e da* adve*sidades ( = 0,78). A esc*la </line>
</par>
<par>
<line> apresenta u* alfa *e Cronbach de *,8*, e fo* </line>
<line> validada fat*ri*lmente para a po*ulaçã* </line>
</par>
<par>
<line> *r**ileira geral. </line>
</par>
<par>
<line> 4 ANÁL*SE DOS DADOS </line>
</par>
<par>
<line> Gêner* </line>
</par>
<par>
<line> Num m*ntan*e de 84 participantes d* pesq*isa, a tabela 1 </line>
<line> aponta a p*rcentagem </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> i nd* v* duos </line>
<line> por gê*ero *exual, *omp*sto por 2*% </line>
<line> de elemen*os masculinos e 74% </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> femininos. Segundo (MEL*O, MAU*O KREUZ, 2016), o cre*cimento da figura fe*inina no </line>
<line> ram* a*minist*ativ* tem obti*o diss*minação desd* o ano de *995, com p*rcentagem inicia* </line>
<line> de 21%, *tingi*do, em 2015, 34%. Já a f*gura masculin*, *stá em decréscimo, *niciando com </line>
</par>
<par>
<line> 79% e concl*indo *om 6*% na última pesquisa realizada pelo CFA (Conselho Federal </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Admini*tração). </line>
</par>
<par>
<line> *abela 1 - G*n*ro Sexual </line>
</par>
<par>
<line> GÊNERO SEXUAL </line>
<line> *ÚM*RO DE PE*QUISAD*S </line>
<line> PERC*N*UAL (%) </line>
</par>
<par>
<line> Mas**lino </line>
<line> 22 </line>
<line> 26% </line>
</par>
<par>
<line> Fem*nino </line>
<line> 62 </line>
<line> 74% </line>
</par>
<par>
<line> *o*al </line>
<line> 84 </line>
<line> 100% </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresin* PI, v. 14, n. 3, art. 6, p. 108-125, m**./ju*. 20*7 </line>
<line> www4.fsanet.c**.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. A. R*is, D. R. Or*ell*s, G. O. G. Cr*monezi, Y. C. Oswaldo </line>
<line> 118 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Ocu*açã* </line>
</par>
<par>
<line> A tab*l* 2 ide*t*fi*a como os discen*es pesquisados estão sit**do* no que diz *espei*o </line>
</par>
<par>
<line> à r*lação "Estudo T*abalh*". De acor*o co* os nú*eros aprese*ta*os, perceb*-se *ue - </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> maio* parte do* refer*dos *lunos está n*m ri*mo em *u* concilia o trabalho e o estudo; e*tes </line>
<line> equivalem a 74%. Os d*mai* alunos pesqui*ados, 26%, no momento da pesqu*sa, *ão </line>
<line> possuíam ocupação *rofissional. Para C*rneiro e Behr (2014), * e*tudo paralel* ao *rabalho é </line>
<line> par* o e*tudante, serv* c*mo *eca*i**o d* ajusta*ento, *ste não precisa abandonar seu </line>
<line> *ro*eto educa*io*al e, ainda assim, bus*** r**urso* f*nancei*os *ara su* sobr*vivência. </line>
<line> Tab**a 2 - *cu**çã* </line>
</par>
<par>
<line> O CUP AÇÃO </line>
<line> NÚM*RO DE *ES*UISAD*S </line>
<line> PERCENTUAL (%) </line>
</par>
<par>
<line> Trabal*a e Estuda </line>
<line> *2 </line>
<line> 74% </line>
</par>
<par>
<line> Somente Es*uda </line>
<line> 22 </line>
<line> 26% </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> 84 </line>
<line> 1*0% </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Cargo d* Lid*ran*a </line>
<line> No que diz respeito aos alunos pesqui*ados e sua ocupação em cargos de l*dera*ç*, a </line>
<line> tabela 3 mo*tra que *penas *7,86% d*s responde**es exerce o papel de lí*er em suas </line>
</par>
<par>
<line> orga*izações. *e acordo com Araújo, *eto e Ferreira (2016), a lideran*a é um asp*c*o </line>
<line> *ue </line>
</par>
<par>
<line> pode ser *pre*dida, *esenvolvid* e aperfei*o*da; e, por tratarem-s* de alunos que *inda e*tão </line>
<line> no seu proce*so for*at*v*, es*e co**e**o pode elucidar * compreensão do *orquê a *inoria </line>
<line> d*s **squisados exerce um carg* de liderança. </line>
<line> Tabela 3 - Ca*go de L*de*ança </line>
</par>
<par>
<line> CARGO DE LIDERANÇA </line>
<line> NÚMERO DE </line>
<line> PERCENTUAL (%) </line>
<line> PESQUISADO* </line>
</par>
<par>
<line> S*m </line>
<line> 15 </line>
<line> 1 7 ,8 6 </line>
</par>
<par>
<line> N* o </line>
<line> 69 </line>
<line> * 2 ,1 4 </line>
</par>
<par>
<line> *otal </line>
<line> 8* </line>
<line> 1*0% </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Te*esina, v. 14, n. 3, art. 6, p. 108-12*, mai./*un. 20** </line>
<line> www4.fsane*.com.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *esiliência na *eração Y: Um Estudo e* F*rmandos da Graduação de Adm*nistração </line>
<line> 1*9 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Tempo d* E**resa </line>
</par>
<par>
<line> A *abel* 04 apresenta dados *elat**os ao núm*** de anos que o *rup* pesquisado *stá </line>
<line> inserido na mes*a organização. Dessa mane*ra, percebe-se que a m*i*r parte (26,29%) está </line>
</par>
<par>
<line> na mesma *rganização </line>
<line> no p*ríod* de </line>
<line> 0* a 05 ano*. A análise permi*e verificar que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> distribu**ã* e*t*e as possibi*idad** * bem a*pla, e que * tempo d*ntro d* uma m*sma </line>
<line> o*g*niz*ção *ão se estende muito. De acordo com Sc**mittel e Mainardes (2016), c** os </line>
</par>
<par>
<line> passar dos anos, o tempo que um indivíduo permanece </line>
<line> na mes*a *rga*ização </line>
<line> está </line>
</par>
<par>
<line> diminuindo e faz-s* necessário *stud*r esta *ea**dade de *aneira a *nte*der *ual é perce*çã* </line>
<line> que os funcion**ios possuem des*a realidade frente a realidade d*s organiz*ções que precisam </line>
<line> rete* indi*í***s em prol de manter s*u capita* intelec*ual. </line>
<line> Tabel* 4 - T*mpo de Em*resa </line>
</par>
<par>
<line> *EMPO DE EMPRESA </line>
<line> *ÚMERO DE PESQUISADOS </line>
<line> PE*CENTU*L (%) </line>
</par>
<par>
<line> Até 01 *no </line>
<line> *7 </line>
<line> 2 * ,2 4 % </line>
</par>
<par>
<line> De 0* a 03 a*os </line>
<line> 16 </line>
<line> 1 * ,0 5 % </line>
</par>
<par>
<line> De 03 a 05 anos </line>
<line> 2* </line>
<line> 2 6 ,1 9 % </line>
</par>
<par>
<line> De 05 a *0 *nos </line>
<line> 07 </line>
<line> 8 ,3 3 % </line>
</par>
<par>
<line> De 10 a 15 a**s </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 ,0 % </line>
</par>
<par>
<line> Acima de 16 anos </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 ,1 9 % </line>
</par>
<par>
<line> Não trabalh* *m em*resa </line>
<line> 21 </line>
<line> 25% </line>
</par>
<par>
<line> T*ta* </line>
<line> *4 </line>
<line> 100% </line>
</par>
<par>
<line> Conform* se pode **servar na Tabela 5, as dimen*õ** </line>
<line> que compõ*m variáve* a </line>
</par>
<par>
<line> resiliên*i* obtiveram médias que variaram de 3,45, n* fator competência pesso*l a 4,2* </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> fator </line>
<line> ***irit*alidade. O fator </line>
<line> persistênci* peran*e as dificuldades exibiu uma média d* 4,06, </line>
</par>
<par>
<line> acompanhado pelo *ator ada**ação ou aceitação po*itiva de mu*an*as (média= 4,05). Assim, </line>
<line> a maioria dos fatore* f**ou ao red*r do pon*o **atr* da escala d* resi*iência (frequentemente é </line>
<line> ver*ade), indi*an** qu* os for*andos pertencentes à geraçã* y, frequent**en*e perceb*m a </line>
</par>
<par>
<line> si mesmos </line>
<line> co*o capa*es *e enfrent*r *s adversi*a*e* da vida em f*nção da sua alta </line>
</par>
<par>
<line> percep**o de *ersistência, espiritua*id*de e capaci**d* de a**p*ar-se </line>
<line> *s mu*anças. *l*m </line>
</par>
<par>
<line> disso, às vezes (ponto t*ês da escal*) os </line>
<line> p*r*icipante* da am*stra pesqui*ada, se vee* </line>
</par>
<par>
<line> competente* pa*a enfrentar situações de ad*ersidad**. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a *I, v. 14, n. 3, art. 6, p. 108-125, ma*./jun. 2017 </line>
<line> **w4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. A. Reis, D. R. Ornellas, G. O. G. Crem*nezi, Y. C. Os*aldo </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 5 - *statís*ica d*s**itiva da variáve* resi*iên*ia </line>
</par>
<par>
<line> V*RIÁVEL </line>
<line> MÉDI* </line>
<line> P*N*O MÉDIO NA ESCALA </line>
</par>
<par>
<line> Ad*ptaçã* *u *ceitação Positiva de Mudança </line>
<line> 4 ,0 5 </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> Espiritualidad* </line>
<line> 4 ,2 5 </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> Compe*ênc*a Pessoal </line>
<line> 4 ,4 5 </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> P*r*ist**ci* P*rante *ificuldades </line>
<line> 4 ,0 6 </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> A variáv*l Resignação diante da vida que, *egund* Martins, S*q**i*a e *m*l*o (2011), </line>
<line> é quando o indivíd** se s*jeita *e maneir* passiva pe*ante as *ificu*dades e aconte*imentos </line>
<line> negativos, acred*tando qu* nada p*de se fazer para su*erar ou mudar *ma sit*a*ão, tev* um </line>
<line> í***ce 2,18 no resul*ado da pesqu*sa, ou seja, r*ramente é verdade. (Ta*ela 6). </line>
<line> Tab*la 6 - Esta*ística descritiv* da dimensão Resignação *ian*e da Vida </line>
</par>
<par>
<line> VARI*VEL </line>
<line> M*DIA </line>
<line> PONTO *ÉD*O N* ES*ALA </line>
</par>
<par>
<line> Resignação diante da vi* </line>
<line> 2 ,1 8 </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> Pe*quisadore*, além de e*tudar a resi*iência nos m*is diversos campos de a*ostragem, </line>
<line> têm bu*cado *ncontrar a *iferença ent*e o gên*ro ma*culino e fe**nino, c*mparando o *rau </line>
<line> de re*il**ncia en*re eles, P*nto et al., (2*14) aferiu que, em **scentes da área de ad**nistração </line>
<line> as mulheres são mais r*sili*ntes qu* os homen*; de acor*o c** Bened*cto e Faria (20*4) *s </line>
</par>
<par>
<line> m*lh**es em geral apresenta* ma*s resili*ncia que </line>
<line> *s homens. C*be a nós, po*tanto </line>
</par>
<par>
<line> questionar, se na geração Y, especial*ente em p**fissionais que es*ão *e formando * entrand* </line>
</par>
<par>
<line> no merc*do pr*fissional agor*, as m**here* tam*ém *ão ma** resilientes </line>
<line> que os ho**ns. A </line>
</par>
<par>
<line> tabela 7 mostra os d*dos quant*tati**s col*tados n* *esq*isa. </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 7 - Resultados EA* *or gênero - Mascul*no e *emi*ino </line>
</par>
<par>
<line> *ARIÁVEL </line>
<line> MÉDIA </line>
<line> MÉDIA </line>
<line> PONTO MÉDIO </line>
<line> FEM*NINA </line>
<line> MASCU**NA </line>
<line> NA ESCALA </line>
</par>
<par>
<line> *dapta**o o* Ac***ação Posit*va d* </line>
<line> 3 ,9 4 </line>
<line> 4 ,3 6 </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> Mudança </line>
</par>
<par>
<line> Es*i*itualidade </line>
<line> 4 ,6 5 </line>
<line> 4 ,3 2 </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> **mpe*ênci* *essoa* </line>
<line> 3 ,1 6 </line>
<line> 4 ,5 4 </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> P*rsistência Perante Dificu**ade* </line>
<line> 3 ,9 9 </line>
<line> 3 ,1 9 </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 3, art. *, *. 10*-12*, mai./ju*. 2017 </line>
<line> *w*4.f**net.com.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *esili*nc*a na Geraç*o *: Um Est*do em *ormandos da Gr**uação de A*ministraç*o </line>
<line> 121 </line>
</par>
<par>
<line> Anali*ando os dados *oletad*s, por gênero, da *mo*tra *esquisada, verifica-se *ue os </line>
</par>
<par>
<line> homens ** adaptam ou ace***m a mudança de manei*a positi*a em um índice m**or </line>
<line> que as </line>
</par>
<par>
<line> m*l*e*e*, (Mascul*n*= 4,36; Fem*n*no= 3,94); * gêne*o feminino demons*rou **r mais </line>
</par>
<par>
<line> *spiritualid*de que o gênero masculino, cheg*ndo a quase 5 na escala (se*pr* verdade), é </line>
<line> (Masculino= *,32; Femin**o= 4,65); ** homens se dem*straram m*is c*nfiant*s em sua </line>
</par>
<par>
<line> compe*ênc*a pes**a* (Masculi*o= 3,5*; Femi*ino= 3,16); por out*o lado, </line>
<line> as mulheres se </line>
</par>
<par>
<line> demostr*ram *ais p*rsiste*tes perante as d*ficuldad*s (Masc*lino= 3,19; Fe*inino= 3,99). </line>
<line> C**si*e*ando * média ger*l, * dif*renç* entre gê*e*os é in*ign*ficante, sendo o </line>
</par>
<par>
<line> mascul*no de </line>
<line> 3,85 * feminino de 3,93. Con*tatou-se, e*t*o, que não se pode a**rma* e </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *resente pe*qui*a, que a* mulheres da amos*ra estudada são mais resilient*s que os homens. </line>
</par>
<par>
<line> Seg*ndo a norma </line>
<line> da ABNT divulgada em 10 de dezembro de 2*10, am*as </line>
<line> as mé*ias serão </line>
</par>
<par>
<line> arr*do*dadas para 4, ou seja, *anto h*mens quanto mulheres s** clas*ificados no nív*l </line>
<line> "frequenteme*t* verdad*" na Escala de Avali*ção *e Resiliência. (Tab*la 8). </line>
<line> Tab*la 8 - Médias por Gênero </line>
</par>
<par>
<line> GÊNERO </line>
<line> MÉDIA </line>
<line> *ONTO MÉDIO NA ***ALA </line>
</par>
<par>
<line> Mascu*ino </line>
<line> * ,8 5 </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> Feminin* </line>
<line> 3 ,9 3 </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> O comparativo d* d**ensão R*signa**o Perant* a Vida tam*ém fo* *eit* na </line>
</par>
<par>
<line> difere*ci**ão dos gêneros. </line>
<line> Verifi*ou-se *ue as mulheres são lig*irament* mais re*ign*das </line>
</par>
<par>
<line> diante da vida qu* *s h*mens. Conforme tabela 9. </line>
<line> Tabela 9 - Estatística descritiva da dimen*ão Resignação *iante da vida por Gêner* </line>
</par>
<par>
<line> GÊNERO </line>
<line> MÉD*A </line>
<line> PONTO MÉDIO NA *SCA*A </line>
</par>
<par>
<line> M*sculino </line>
<line> 1 ,9 9 </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Feminino </line>
<line> 2 ,2 4 </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> De acord* com EAR (MARTINS; SIQUEIRA; EMILIO, 20**) aplicada na </line>
<line> am**tra, </line>
</par>
<par>
<line> **de-*e concl*ir que, em alunos f*rm*ndos ** Ad*inistraçã* pertenc**tes à *era*ã* Y, *e </line>
<line> co*si*eram d* mo*o *eral, r*silientes, com uma média geral de 4 (*requenteme*te é ver*ade). </line>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, *. 14, n. 3, art. 6, p. 108-125, mai./jun. 201* ww*4.fsanet.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. *. R*is, *. *. Ornella*, G. O. *. Cremonez*, Y. C. Oswa*do </line>
<line> 122 </line>
</par>
<par>
<line> Co* a escala apli*ada, tamb*m pôde-se *f*rir que os ind*víduos partici*antes </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa s* consid*ram raramente resignados *e*a*te a vid* (escala 2), s*ndo este um </line>
<line> contrap**to * resil*ên*i*. </line>
</par>
<par>
<line> No comparativo d* re*iliên**a ent*e h*mens e m*lheres, noto*-se q** amostra a </line>
<line> pesquis*da não possui *ifer*nça **gnificante *a média d* r*si*iência, s*nd* o* dois </line>
</par>
<par>
<line> cl*ssifica*os na es*ala * (freque*temente verdade), não corroborand* ass*m os estudo* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Pi*to *t *l. (2014) e *e *en*dict* e Fari* (2014) que, em suas amostras </line>
<line> pesquisadas, </line>
</par>
<par>
<line> identificaram ser o s*x* femin*no mais r*siliente qu* o mascul*no. </line>
</par>
<par>
<line> Constatou-se, porém, que na po**lação p*squisa*a, as mulher** *ã* ligeir*mente mais </line>
<line> r*signa*as perante a vi*a do que os *omens. </line>
<line> Assim, conclui-s* que, a amos*r* pesquisada, de acordo com *agazzi e Ma*care*has </line>
<line> (2013) possui habilida*e par* se a*ap*ar as mudanças e a situações de alta-pressã*, atenden** </line>
<line> as*im às necessidad*s empr*sariais id*ntifi*a*as por Carrara, Nune* e Sar*ur (2013), q*e são: </line>
</par>
<par>
<line> "*apa*idade de resis**r" e "O*er*cer *ompet*ncia* qu* agr*guem *alor </line>
<line> ao ambiente </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tr**alho". </line>
</par>
<par>
<line> REFERÊNCIAS </line>
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<line> DOCENTE DO ENSINO SU*ERI**. Caderno Intersab*res, v. 3, n. 4, p. 98-115, j*n-dez </line>
<line> 2014. </line>
<line> BISQ*ERRA, R. et al. *ntrod*ção à E**atística. *orto Alegre: Art*ed, 2*07. </line>
<line> CARRAR*, T. M. P.; **NES, *. *.; SARSUR, A. M. Retençã* de Tale*tos *e Divers*s </line>
<line> Gera*õ*s em um m**** Contexto Orga*izacion*l. IV E*c*ntro de **stão d* Pessoas *m </line>
<line> Relações de Trabalho, Brasília, 3-5 Novemb*o 2013. </line>
<line> C*RNE*RO, *. *.; B*HR, R. R. Jornada Dupla; *s*udar e Trabalhar na Universidade. VIII </line>
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<line> 123 </line>
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<line> Associação *acional De Pó*-Graduação Em Administra*ão, 1*, Anais. Campinas: A*PAD, </line>
<line> *00* </line>
<line> . </line>
<line> EMILIO, E, *; MARTINS, M, C, F. Res*liência e *ut*con*eito prof*ss*on*l em policiais </line>
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<line> militar*s: um *stud* descri*i*o, Mudanças Psicologia da S*úde - Inst*tu*o Met*d*sta de - </line>
<line> Ensino Su*erior- 201*. </line>
<line> FALASTER, C. D. et *l. Atr*butos que atraem a ge*ação Y na escol*a do emprego *deal: Um* </line>
<line> análise a partir *a persp*ctiv* de estud*nt*s vet*ranos. XXXVII* **contro Da AN*AD, Rio </line>
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<line> GIL, A. C. Como E*abor*r Pro**tos de Pes*uisa. *ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010. </line>
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<line> - motiva*iones y valores de l* generacion Y. *oc*men** de i*v*s*i***ión. DI-753. Mai*, </line>
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<line> MA*T*NS, M.C.F.; SIQUEIR*, M. M. M.; EMI*IO, E.R.*. Escala de A*a*ia**o *e </line>
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<line> Br**i*ei** de Psicolog*a d* Saú** e n* * Congresso Iber*-Americano de *s*co*ogia *a S*úde. </line>
<line> *ão Bernardo do C*mpo, S*, 2011. </line>
<line> M*L*O, *EB*STIÃO LUIZ D*; KREUZ, MAURO; MATTAR, FAUZE NAJ*B. Pe*quisa </line>
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<line> Administra*or * do Tecnólogo. CFA/CRA*. Brasília. 201*. </line>
<line> MORAES; E.; LEÃO, F.; Como lid*rar múl*i*las gerações no ambi*nte de trabal*o. *arva*d </line>
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<line> E*AN**D, Rio de *aneir*, 13-17 S*tembro 2014. </line>
<line> NOGUCHI, L. M.; MEDEIROS, I. B. D. O. Resiliência e Ética: De*af*os d* </line>
<line> **ntemp*raneidade na Forma*ã* *e Adm*n*s*radore* da G*ração Y. X*XVIII Encontro da </line>
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<line> C*ntribuiçã* dos Auto**s </line>
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<line> D. R. Ornella* </line>
<line> G. O. G. Cr*m*nezi </line>
<line> Y. C. Oswaldo </line>
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<line> 2) anál*s* e interpretação **s d*d*s. </line>
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<line> X </line>
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<line> 3) e*ab*r*ção do ra*cunho ou na revisão cr*tica do conteúd*. </line>
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<line> 4) pa**i*ipa*ão na a*rovaçã* *a versão final do manusc*ito. </line>
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