<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 3, art. 7, *. 126-142, mai./jun. 2017 </line>
<line> IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983 </line>
<line> *ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2017.14.3.7 </line>
</par>
<par>
<line> Aplicação do Método de Análi*e e Solu*ão de Problemas em uma Empresa de *r*nsporte </line>
<line> R*do*iário ** Passageiros, à **z da Abordag*m da Qualida*e </line>
<line> App*i*ation of t*e Method of An**ysis *nd Troubl*sho*ting i* a *oad Tra*sport </line>
<line> Company of Pas*en*ers in The Light ** *he Qualit* Approach </line>
<line> Marco* dos Santo* </line>
<line> Doutorado e* Engenharia de Pr*du*ão pela Univers*dade Fede*al *luminen** </line>
<line> Mestre *m E*genharia de *r**ução pel* Instituto Alber*o *uiz Coimb*a de Pós-Grad*ação e Pesquisa em *nge*haria </line>
<line> E-mail: m*rco*do*sant*s_doutora*o_u*f@*ahoo.com.b* </line>
<line> Nat*an Souza de Oli*eira </line>
<line> Graduação em Engenharia d* Produção pelo C*n*r* d* Te*nolo*ia d* *ndústria Químic* e *êxti* </line>
<line> E-mail: nath*nolivei**3@*mail.com </line>
<line> Renato Santiag* Quint*l </line>
<line> *outorado ** A*bie*te e Dese*volviment* *entro Un*versit*rio Univa*es </line>
<line> Me*tre em Ciê*cias Con*ábeis *ela Unive**idade do E*tado do Rio de J*nei*o, *ERJ </line>
<line> E-mail: rsantiago*9@*otmail.*om </line>
<line> Fabr**io da C*sta Dias </line>
<line> Doutorado em *ngenh**ia na Universidade Feder*l Flumin*nse </line>
<line> Mestre em Engenharia *ivil n* U*iversida*e Federal *lum*n*nse </line>
<line> *rofessor da U*iversidade do Grande *io </line>
<line> E-mail:f*dia*@y*hoo.co* </line>
<line> Fernanda Mattos Car*inteiro do* Sa**os </line>
<line> Mest*e em ed*cação *e*a Uni*ersidade Federal *o Es*ado do Rio de Jan*iro </line>
<line> Graduada em P*d**og*a pela Uni*ersidade Fe*era* do Estado do *io de Janei*o </line>
<line> E-mail: fernanda.santos@anac.*ov.*r </line>
<line> R*ben Huamanchumo Gutierrez </line>
<line> D*utor e* Eng*nharia de Produção Univer*idade Fede*al d* Rio de Jan*iro </line>
<line> Mestre em Engenharia Univ*rsidade F**eral do Rio de Janeiro </line>
<line> E-mail: ru*e**g3*00@yahoo.**m.au </line>
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<row> *nd*r**o: Marcos d*s Sant*s </row>
<row> Minist*rio da Defes* - P*aça Bar*o de Ladário S/N° - Ed. </row>
<row> 23Centr* 2*0*1000 - Rio de J*neiro, RJ - Brasil </row>
<row> *n**r*ç*: *athan Souza d* Oliveira </row>
<row> R. Magalh*es *astr*, 174 - Riac*uelo, Rio d* Janeir* - </row>
</column>
<column>
<row> Editor Científico: Tonny Kerley de Ale**ar Rodrigues </row>
<row> Ar*igo recebido em 15/03/2017. *l*ima vers*o </row>
<row> recebid* e* 0*/04/2017. Aprovado em 03/04/2017. </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> R*, 20961-02* </row>
<row> E*dereço: Renato Santi*go Quin*a* </row>
<row> Rua Retiro dos Artistas, n* 1.53*, ap. 204, bloc* 02, </row>
<row> *echincha, R*o de Janeir*-RJ, CEP 2*.7*0-1** </row>
<row> End*r*ç*: *abríci* da C*s** Dia* </row>
<row> Rua *o*ácio *aced*, 950 Cidade *n**ersitá*ia (Fun*ão) </row>
<row> 2194**1* - Rio de Jane*ro, RJ - Brasil </row>
<row> Endereço: Fer*anda Mattos Carpinteiro dos Santo* </row>
<row> Avenida Presidente Vargas - *50 - 8º andarCentro </row>
<row> 20071001 - Rio de *aneir*, RJ - Brasil </row>
<row> Endereço: Ru*en Huaman*hum* Gutie*r*z </row>
<row> Rua *asso da Pátria, No. 156, sa** 309 - *ão Domingo* São </row>
<row> Domingos *4210240 - Niterói, RJ - Brasil </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pe** sistema Triple Re*iew: Desk Review a) </row>
<row> pel* Edito*-Chefe; e b) Double Bl*nd Review </row>
<row> (avaliação cega por d*is aval*ado*es da área). </row>
<row> Revisão: Gram*tical, N*rmativa e d* Formataçã* </row>
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<line> Apli*ação *o Méto*o de Análise e Solução d* Problemas em uma Em*re*a de Transpor*e Rodoviário </line>
<line> 127 </line>
</par>
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<line> RES*MO </line>
</par>
<par>
<line> Atualmen*e, os profissio*ais, principal*ente os gestores, de**ram-se com pro*lemas </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> natu*ezas diversas, num cen*r*o de ma*o* frequência e complex*dade. Solu*ioná-los </line>
<line> da </line>
</par>
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<line> maneir* mai* e**ciente signifi*a ganh*s express*vos, fun*amentais para o sucess* da *m*res*. </line>
<line> Dentro de*te escopo, a manut*nç*o tem *ma importan*e f*nção *a organi*aç*o, haja vista que </line>
</par>
<par>
<line> ** falhas d* *peração podem *e*ar perdas i*rec*pe**veis para o </line>
<line> negóc*o. *o caso de uma </line>
</par>
<par>
<line> empresa de tr*nsporte col*tivo, a falha d* um veícu*o reflete d*re*ame*te </line>
<line> na q*alidade </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> se*viço. E*te trabalho possui * obje*iv* de p*opor possív*is solu*ões p*r* a falha de ve*c*lo* </line>
</par>
<par>
<line> d* tran*porte </line>
<line> rod*viário de *assage*ros, por me*o do método de análise e *olução </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*oblemas. *o </line>
<line> estudo de caso, é feita * *presentaçã* da empre*a estudada, </line>
<line> assim como seu </line>
</par>
<par>
<line> processo d* manutençã*. As seg**nt*s etapas do mét*do </line>
<line> de an***se e so*ução de p*oblemas </line>
</par>
<par>
<line> são aplic*das: i*e*tifica*ã* do *rob*ema, o*s*rvação, análise e plano </line>
<line> de ação. Em *ltima </line>
</par>
<par>
<line> análise, * *resente estudo v*abilizou o m*pea*ento d* *r*blema de fa*has de veí*ulos durante </line>
<line> a o*er*ção, possibilitando a visu*liz*ção de t*das as etapa* da manuten**o de um v*ículo. </line>
<line> Pa*avras-*have: Análise e Solução de Probl*mas. Ma**tenção. Qual*dade. T*a***o*t* </line>
<line> Rodo*i*rio. </line>
<line> AB*TRACT </line>
</par>
<par>
<line> Curre*tly, *ro**ssionals, m*inly managers, faced with </line>
<line> probl*ms </line>
<line> *f </line>
<line> v*rious kinds, </line>
<line> in </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> scenario whe*e they have i*creased in frequency *n* co*ple*ity. Addres* th*m in *h* *ost </line>
<line> efficient *a* means significant, m*jor gains for the com*an*'s *uccess. *ith*n this sco**, </line>
</par>
<par>
<line> ma*n*enance </line>
<line> pla*s *n important role i* the *****izatio*, given that operating f*ilures can </line>
</par>
<par>
<line> cause irretrievable losse* *o the busin**s. *n the ca*e of a pub*ic *ran*p**t comp*n*, the fai**re </line>
<line> of a vehi*le directly reflects *he quality ** se*v*ce. T*is work has the obj*ctive of p*opos*ng </line>
</par>
<par>
<line> possible **lutions to t*e failure of </line>
<line> *oad transp*rt p*ss*n*er *ehicles throug* *h* method of </line>
</par>
<par>
<line> anal*s** and </line>
<line> tro*bles*oot*ng. In th* case **u*y is the pre**ntati** of </line>
<line> the studied compa*y </line>
</par>
<par>
<line> made, a* we*l as its ma*ntenance proce*s. The follo*ing steps of *h* me*hod *f analys*s and </line>
<line> *roubleshoot**g **e appli*d: problem identif*catio*, obs*rvation, an*lysis *n* ac**on pl*n. </line>
</par>
<par>
<line> Ultimately, the pres*nt s*udy enabled th* m*ppi*g of </line>
<line> t** problem of *ehicl* *ailu**s during </line>
</par>
<par>
<line> *h* op*r*tion, allowing the vi*ualization of al* *h* stag*s o* the *ai*tenance of a *eh*cl*. </line>
<line> Key wo*ds: A***ysis and *roublesho*tin*. Maintenance. Quality. Road Transport. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esin* PI, v. 14, n. 3, art. 7, p. 126-142, mai./jun. *017 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
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<par>
<line> M. Santos, N. S. Oli*eira, R. S. Q*intal, F. C. Dias, F. M. C. S*nt**, R. H. Guti*r*ez </line>
<line> 128 </line>
</par>
<par>
<line> * INTROD*ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Sabe-*e q*e *á*uina* e equipa*ent*s *arad*s e/ou com defeito* podem provoca* </line>
<line> dimi**ição ** i*ter**pção da *p*ração, a*rasos, aumento do* cu*tos, *ns*tisf*çã* dos clientes, </line>
<line> entre outros probl*mas. </line>
<line> **n*s (2014) argument* q*e a socied**e tem dependido d* produtos e s*rviços </line>
<line> gerados **r proce*so* c*da ve* mais me*an*z*dos e au*omatizados. Dessa *orma, a q**lidade </line>
</par>
<par>
<line> **s pro*utos e serv*ç*s depend* diretamen*e do bom fu*ci*namento d*s </line>
<line> equipa*ento* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *n*talaçõe* de produçã*. </line>
</par>
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<line> De ac*rdo com Xavier (1998), nos países *e primeiro m*nd*, pri*cip*lmente no* </line>
</par>
<par>
<line> Estad*s Uni*os da América, é nítida a preocupaçã* c*m a excelênci* </line>
<line> nas empresas. No </line>
</par>
<par>
<line> B*asil, a **ior p*rte dos setores </line>
<line> *e ma*utenç** possui caracterí*tic*s de ter**iro mundo. </line>
</par>
<par>
<line> En*re estas, co*vém mencionar *l*a taxa de ret*aba*h*, *alta de p*ssoal qualificad*, baixa </line>
<line> prod*tivi*ad* e fa*ta de planeja*ent*. </line>
<line> *eno* (2014) defende qu*, para at*nder *s exig*n**as dos clientes quanto à qualidade, </line>
<line> custo, en*rega e seg*rança, as *mpre*as precis*m *til*zar equip*mentos * in*tala**es </line>
<line> c*mpatíveis c*m os p*od**os e se*v*ços a sere* pr*duzidos. Isto não é valido somente para as </line>
<line> indú**r*as de bens, *a* tamb*m para empresas pre*tadoras de se*viço *u* uti**z*m veículos, </line>
<line> apar**ho* de automa**o, *is*e*as de tel*com*n*caç*es, co*putador*s e ins*alações prediais. </line>
<line> Par* Feigenbaum (19*4), qualid*de é a correçã* dos probl*mas rela*ionado* *om </line>
</par>
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<line> marketing, </line>
<line> pr*jet*s, engenhar*a, produção e manu*enção, que ex*rcem i**luência sobre </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> satisfação do usuário. </line>
<line> Crosby (1992) dest**a que * qua*ida*e pode ser definida com a conf*rmida*e do </line>
<line> produto às especificações. As ne*ess*da*es d*vem *er espec*ficadas e a quali**de é p***ível </line>
<line> qu*ndo essas esp**if*cações são a*endidas sem *corrência de de*eito. </line>
</par>
<par>
<line> Ishikawa (1*93) aponta </line>
<line> q*e </line>
<line> qua*idade é desenv*lver, proj*tar, *roduzir e </line>
</par>
<par>
<line> co*ercializa* um produto mais *conômic*, mai* útil e satisfatório *ara o co*su**do*. </line>
<line> De acor*o c*m Garvin (1992), * con*eito de qualidade d**ende do contexto em q*e é </line>
</par>
<par>
<line> *plicado, podendo ser con*idera*as diver*as *bordagens, em f*ce *a subjetividade e </line>
<line> da </line>
</par>
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<line> complexida*e do si*nif*c*do. </line>
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<line> Sl**k et al. (*0*6) d*finem manut**ção como a forma pela q*al *s organizações </line>
</par>
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<line> tenta* e*itar falhas, cuidando ** s*a* instalaç**s físi*as. Xenos (2014) a*on*a que as </line>
</par>
<par>
<line> a*ividades d* manu*enção devem ir além de simplesmente manter as condiçõe* or*gina*s dos </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, Teres*na, *. 14, n.3, art. 7, p. 126-142, *ai./jun. 2**7 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/*evist* </line>
</par>
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<line> Aplicação do *étodo de An*lise e *olução d* Problemas em uma E*pre*a *e T*ansporte Ro*o*iário </line>
<line> 12* </line>
</par>
<par>
<line> equipamentos. Melhor*as com o objetivo de aume*ta* a </line>
<line> pr*du*ividade ta*bém devem *azer </line>
</par>
<par>
<line> *arte do trabalho dos d*par*amentos de produçã*. </line>
</par>
<par>
<line> Za*ons (2003) d*z q*e os métodos de manutenção *xpres*am a maneira pela qual é </line>
<line> realizada a *ntervenção no* e*ui*amentos. </line>
<line> Lima (200*) di*ide os mét*do* de manutenção *egun** d**s enfoques: a manutenção </line>
<line> pla*ejada e a não pla*ejada. A manutenção não planeja*a c*nsiste n* correção de falhas, após </line>
<line> a ocorrê*cia. Sob *ssa *erspec**va, a *edução i*e*perada *e d*sem*enho do equ*pament* </line>
</par>
<par>
<line> p*de *car*etar perdas de </line>
<line> pr*dução e qualida*e, bem como o aumento dos cus*o* de </line>
</par>
<par>
<line> m*nutenç*o. A m*nute*ção plan*jada pod* s*r entendida como aquela, cujas </line>
<line> at*vi*a*es </line>
</par>
<par>
<line> l*vam à diminuiçã* ou eliminaçã* de *e*da* na p*odu**o, r*dução dos *ust*s e tempo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> reparo d* equipamentos. </line>
</par>
<par>
<line> Mirshawk* * Olmedo (19*3) categorizam *s mé***os de man*te*ção em: manutenção </line>
</par>
<par>
<line> c*rretiv*, manutençã* </line>
<line> de m*lho*am*nto, man*tenç*o preventiva prog*amada, manutenção </line>
</par>
<par>
<line> pr*ventiv* condi*ional e manutenção pr*ditiva. </line>
<line> Campos (2014) conceitu* problema *omo uma anomalia i*desejável no* pro*ess*s </line>
<line> pr*dutivos e a**rma que, para co*duzir um bom gerenciame*to, deve-se a**end*r a local*zar </line>
<line> os prob*em*s e, entã*, buscar *esolvê-los. </line>
</par>
<par>
<line> O método d* análise e soluç*o </line>
<line> de pr*b**ma*, tam*ém de**minado ciclo PDC*, </line>
</par>
<par>
<line> fun**ona como uma ferramenta eficiente pa*a melhorias, envolv*ndo um grupo *e pessoas e * </line>
<line> tomada de dec*s*es racion*is, vi**ndo à q*a*idade *os produtos e serviços (W*R*E**, </line>
<line> **95). </line>
</par>
<par>
<line> Es*e artigo propõe uma *plicaç*o d*s ferramentas </line>
<line> de ge*tão d* q*alidade, </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> intermédio d* mé*odo de an*li** e so*ução de problemas, com fo*o nos *r*cessos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> manutenção *uma em*resa *e transport* r*do**ário *e pa*sageiros. </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> Segun*o inf*rmações cont*das </line>
<line> no *ítio </line>
<line> instituc**na*1 na internet d* Departamento d* </line>
</par>
<par>
<line> Transportes Rodoviários d* Rio d* *aneiro, no estado, o transport* c*let*vo é re*lizado por </line>
</par>
<par>
<line> linhas regul*res, ou sej*, linhas com itinerá**os </line>
<line> pré-fixa*os. São 97 empresas que, juntas, </line>
</par>
<par>
<line> possuem *ma frota com cerca de 10 mil *eículos, com uma movimen*ação mensal superior a </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> Sítio *nstituciona* d* D***rta*ent* de Trans*ortes Rodoviários do Rio de Janeiro. Disponível e*: </row>
</column>
</par>
<par>
<line> ww*.detro.rj.gov.br Acesso e*: 11 *ut. 2016. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, *. 3, art. 7, p. ***-*4*, mai./ju*. 2*17 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *antos, N. *. Olivei*a, R. *. Quintal, F. C. Dia*, F. M. C. Santos, R. H. Gutierrez </line>
<line> *30 </line>
</par>
<par>
<line> 54 m*lh*es de passageiro*. O transp*r*e inte*municipal de pa*sageiros na modalidade de </line>
<line> turismo e f*etam*nto é *romov*do p*r 95 empresa* e nove co*pe*ativas. A Figura 1 apr*senta </line>
<line> a evolução dos tipo* de t**nsporte col*tiv* de pa*sa*e*r*s no *s*ado do Rio de J*neiro. </line>
<line> Figura * - *voluç*o do **ansporte co*etivo no e*tado do Rio de Ja*eiro </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Inf*rmações extraídas do sítio *n**ituciona*2 na in*ernet da *eder*ç*o das Empresas </line>
<line> de Transporte* de ***sageiros do Estado d* Rio de Janeiro. </line>
<line> Os dad*s *ostram o *ranspo*te col*t**o p*r ônibus *omo o ma*s utilizado d*ntro ** </line>
<line> *stado d* Rio de Janeiro. Mesm* com a pro*eção para o ano d* 2016 m*s**ando queda, o </line>
<line> tran*porte *o* ônibus ainda ap*esenta *aior util*zação em comparaç*o com os outros tipos de </line>
<line> tran*porte. </line>
<line> O estudo de caso foi re*lizado em uma em*resa de *ranspo*te c*letivo, que atu* no </line>
<line> ra*o *e transp*rte rodoviário e metr*p*litano *e pas*ag*iros. A empresa fo* fundada no ano </line>
<line> de 19*0, poss*i linhas *nt*rmunicipais e interes*aduais, e *rans*o*ta em méd*a 2,5 mi*hõe* de </line>
<line> pessoas por mês, perc*r*en*o uma médi* de 80 *ilhõe* de quilômetros por ano. A e*pr*sa </line>
<line> atua nos e*t*dos d* Rio de J*ne*ro, M*nas Gerais, Espírit* Santo, São Paulo e S*nta Catarina, </line>
<line> p*ssuindo oito set*res distribuí*o* geograficamen*e pelos loca*s at*ndidos. A Fi*ura 2 **stra </line>
<line> o organograma da emp*esa com sua* respe**ivas *reas. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> Sítio in*titucional da *ederação das Empresas de Transpo*tes de Passagei*os do Estado do Rio de Janeiro. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Disponível em ht**s://ww*.*etranspor.com.br Acess* em: ** out. 2*16. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 14, n.3, art. 7, p. 126-142, mai./jun. 2017 www4.fsanet.com.br/*ev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ap*icação do Méto*o *e Análise * Sol*ção de Problemas em uma Empresa de *ransporte Rodoviário </line>
<line> 131 </line>
</par>
<par>
<line> Fig*ra 2 - Or*a*o*rama da emp*es* estudada </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Ela*orada pelos **tores </line>
<line> A f*o*a conta com *.282 ô**bus, com uma idade méd*a *e 3 anos. A empresa trabalh* com </line>
<line> *rês marcas de chassis, num t*tal d* 11 mode*os de ch*ssis diferentes. As carrocerias </line>
<line> utilizadas são de quatro marcas dist*ntas. A manutenção é *ealiza*a e* 9 das 1* g**ag*ns. A </line>
<line> *igura 3 apresenta a quantidade de *eícu*os associa*a ao* mo*e*os de chassis empregados. </line>
<line> Fig*ra 3 - *u*nt*dade ** Ve*culos por tip* de Ch**si </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Elabora*a p*los au*ores </line>
<line> A Figura 4 apresen*a * *istribuição dos *has*is por marc*s. Duas marcas são </line>
<line> fornece*or*s d* chassis para veículos *e transpo*te rodoviá*io (V e S), e uma marca fornece </line>
<line> os cha*sis p*ra tra*spo*te urbano (M). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *SA, Teres*na P*, v. 14, n. 3, art. 7, p. 12*-142, mai./jun. 2017 </line>
<line> *ww4.fsanet.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. Sant**, N. S. Olivei*a, R. S. Quintal, F. C. Dias, F. *. C. San*os, *. H. *utie*re* </line>
<line> 132 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 4 - Repre*entati**dade *as Marc** de Chassi utili*ad*s </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: *labo*ada *elo* autores. </line>
<line> A *ire*oria técnica é *esp*nsável pela ma*ut*nção de todos os *eículos n* empresa. </line>
<line> Há um *u*ervisor, respo*sável pela manuten*ão nas *aragens do seu r*spectivo setor. </line>
</par>
<par>
<line> Tamb** existe* dois **ordenador*s </line>
<line> de m*nut*nção, c*da um </line>
<line> respo*sáv*l po* coordenar </line>
</par>
<par>
<line> quatro se*o*es. A*ém d* *anut*nç*o do* veículos, a*uel* setor * </line>
<line> *espon*ável pela ge*tão do </line>
</par>
<par>
<line> *stoq*e ** peças sobressal***es e p*las ferra**ntas. </line>
</par>
<par>
<line> A empr*sa utiliza os métod*s de ma*ut*n*ão corr*t**a, prevent*va e predi*iva. A </line>
</par>
<par>
<line> manut*nção </line>
<line> corretiva é realizada q*ando a*ontece a f**ha no </line>
<line> v*íc*lo. A manutenção </line>
</par>
<par>
<line> pre*enti*a é fe*ta de acordo c*m a *uilometragem est*belecida para tro** dos componentes. </line>
<line> A m*nutençã* predi*iva delim*ta as quilometr*gens para inter**nção nos veícu*os. </line>
<line> A F*g**a 5 e*i*e**ia o* tip** *e socorros para v*ículos que falharam dur**te a </line>
<line> operação. O S*S diz respeit* aos veícu*os que a*resentaram * falha durante a viagem co* </line>
</par>
<par>
<line> clientes a bo**o. Neste caso, o cliente t*ve que esperar outro veíc*lo c**gar </line>
<line> par* </line>
<line> da r </line>
</par>
<par>
<line> continuidade à s*a viagem. O Retorno é o soc*rro que ocorre q*and* o veícu*o falha sem </line>
<line> pass*g**ros, o qual ge*almente acontece no d*slocamento entre a garagem e as rodoviárias, </line>
<line> gera*d* atrasos nos hor*rios de embar**e. * 08*0 est* *ssociado aos veículo* qu* tiveram </line>
</par>
<par>
<line> falha, mas consegu*ram s*guir viagem *om ajud* d*sse serviço do 0800, prestado p*lo* a </line>
<line> mecânicos r*sp*n*áveis por *uxiliar os mo**rista* *t*avés do telef*ne, em caso de falha ou </line>
<line> defe*t*s. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Te**sina, v. 14, n.3, art. 7, p. 126-142, mai./jun. *017 </line>
<line> *ww4.fs*net.c*m.br/re**s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aplicação do Método de Análise e Solu*ã* de Proble*as em u*a *mpresa d* T*ansporte *odoviário </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 5 - *ipos de So*orros de veículos ent*e ja****o de 2014 * maio de 2015 </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: *la*orada pelos autores. </line>
<line> U*a falh* *ambém pode gerar acidentes, t*azendo riscos à seguranç* *os pass*geiros. </line>
<line> **d* i*so influi na i*agem da e*presa * n* ní*e* de satis**ção das pessoas. </line>
<line> * Fi*ura 6 apo*ta a falta de controle no proc*sso *e falh*s, *is*o que alguns valo*e* </line>
<line> encontram-*e acima do lim**e super*or de con***le. </line>
<line> Figura 6 - Gr*f**o de **ntr*le de falhas </line>
</par>
<par>
<line> 569 </line>
<line> 4*3 </line>
<line> 3*6 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elab*rada pelos aut*res. </line>
<line> As informações acima e**ostas s*s*ita*am * seguinte questão de pesquis*: como é </line>
<line> possível aplicar um métod* c*paz de red*zir o númer* de falhas dos v*ículos em op**ação? </line>
<line> 3 METODOLO*IA </line>
<line> Foram coletad*s o* dado* de todas as manutenções corre*i*as da série histórica de 2013, </line>
<line> 2014 e 201* por in*ermédio do sis*e** informatizad* da *mpres*. *s *nformaçõ*s estão </line>
<line> R*v. FSA, Teres*na PI, v. 1*, *. 3, ar*. 7, *. 126-142, mai./ju*. 201* ww*4.fsanet.com.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. Santos, N. S. Olive*ra, R. S. Quintal, F. C. D*as, F. M. C. Santos, *. H. Gutie*re* </line>
<line> 134 </line>
</par>
<par>
<line> contemp*adas *a Figura 7, aprese*ta*a sob a forma de Diagrama de Pa*eto, pos*ibilitando a </line>
<line> identificação dos modelos de ch*ss* no* quais mais ocorrem falhas e defeitos. </line>
<line> Figur* 7 - Diagrama *e Paret* *or modelo de chassi </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: E*ab*rada pelos aut*r*s. </line>
<line> Com *as* na Figura *, serão p*iorizados os *h*ssis V2 e V*, *ois s*o aqueles q*e </line>
<line> apresent*r*m maio* qua*tidade de falhas *os últimos *nos. O chassi *22 t*mbém apresentou </line>
<line> uma grande quantidade d* fal*as, contudo, não será priorizado, uma vez que es*á saindo d* </line>
<line> o*eração e *e*á substi*uído pelo cha*si M21. </line>
<line> A Fig**a 8 evide*c*a os t*pos de falhas *om maior ocor*ência no *odelo de chassi V2, </line>
<line> apontand* as falhas no siste*a el*tr*co, motor e suspensão, *omo aqu*la* ma*s r*correntes no </line>
<line> modelo de chass* V*. </line>
<line> Fi*ura 8 - Dia*rama de Pareto por grup* de d*fei*o *o chassi V2 </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: *laborad* pelos a**ores. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *S*, Teresina, v. 1*, n.3, art. 7, p. 126-142, mai./ju*. *017 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Apli*açã* do Método de Análise e Solu*ã* de Pro*lem*s em uma Empres* de T*ansporte Rod*viári* </line>
<line> *35 </line>
</par>
<par>
<line> O *e*** proc*dim*n*o é fe*to para o estudo da* falha* do chassi V3. Como pode ser </line>
</par>
<par>
<line> observado na Figur* 9, os g*up*s de defeitos </line>
<line> as*ociado* a siste*a el*tr*co e motor serão </line>
</par>
<par>
<line> prio*izado*, pois os dois correspondem a 57% das falha* do chassi V3. </line>
<line> Figura 9 - Diagrama d* Pare** por grupo de defeito do chassi V* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborada pelos autores. </line>
<line> De acordo com a prior*zação dos grup*s de de*eit*s, for** le*ant**as as peç*s do </line>
<line> siste*a elétrico, motor e suspensão com aquelas com maiores índi*es de falhas p**a o ch*ssi </line>
<line> V2 e V3, conf*rme apresentado no Quadro 1. </line>
<line> Quadr* 1 - Dist**buição das *alha* em fun**o das *eças </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Peças com maio* nú </line>
<line> ero de falh*s entre janeiro de 2014 </line>
<line> e maio d* **15 </line>
</par>
<par>
<line> Chassi </line>
<line> Si**ema Elétrico </line>
<line> M o to r </line>
<line> Suspen*ã* </line>
</par>
<par>
<line> V2 </line>
<line> FIO/*ERMINAL *NS*RUMENTOS EQUIP/ACESSOR*OS ALTERNADOR </line>
<line> SISTEMA DE LUBRIFI*AÇÃO SIST*MA DE **FRIGERAÇÃO BLO*O BÁSICO ADMISSÃO/TURBINA/INTER*OOLER COMP*ESSOR DE AR DESCARG*/FREIO MOTOR ALI*EN**ÇÃO/INJEÇÃO </line>
<line> SU*PENSÃO A AR ESTABILIZ*DORES *RACO* E BARR*S TENSORAS AMORTECEDOR*S </line>
</par>
<par>
<line> *3 </line>
<line> FIO/TERMINAL INSTRU*ENTOS EQUIP/ACESSORIOS ALTER*AD*R </line>
<line> SISTEMA DE *UBRIFI*AÇÃO SISTEMA DE REFR*GE**ÇÃO BLOCO *ÁS*CO ADMISSÃ*/TURBI*A/INTERCOOLER COMPRESSOR *E *R D*SCARG*/FR*IO MOTOR ALI*ENTAÇÃO/INJEÇÃO </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> m </line>
</par>
<par>
<line> **nte: *l*borado pel*s au*ores. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 14, n. 3, art. 7, *. 126-*42, mai./jun. 201* </line>
<line> www4.f*a*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. San*os, N. *. Oliveira, R. S. Quintal, F. C. Dias, F. M. *. Sant*s, R. *. Gutierr*z </line>
<line> 136 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESUL*ADOS E DISCUSS*ES </line>
<line> *a et*pa de análi*e, f*r*m lev*ntadas as possíveis causas d*s p*obl*mas, p*r *eio dos </line>
<line> *ados obtido* na etapa a*terior e *o *rainstorm**g com as equipe* de manutenção. O </line>
<line> dia*rama de cau*a e e**ito resultante encontra-*e contem**ado na Fig*r* 10. </line>
<line> *igura 1* - D*agr*ma de Causa e Efe*to - Chassi V2 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborada pelos aut*res </line>
<line> *o plano de ação, são prop***as a* açõe* vislumbradas c*m* po*síveis soluções para a </line>
<line> redução de falhas dos v*í*ulos durante a operação. Pri*eiramente, o *lano *e aç*o elaborado </line>
<line> prevê um prog*ama de *rein*mento pa*a os fu*cionários *nvo**idos *iretam*n*e n* p*oblem* </line>
</par>
<par>
<line> das f*lhas, </line>
<line> *ntre eles os funcionár**s do se*o* de manutençã* mecânic*, do setor de </line>
</par>
<par>
<line> m*nutenção e*étrica e o motorista. O Quad*o 2 apre*ent* as ações *revis*as *ara a etap* de </line>
<line> treinamento *os funcionários. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Ter*sina, v. 1*, n.3, art. 7, p. 126-142, *ai./jun. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Apl*caç*o do Método de Aná**se e Solução de Problemas em uma *mpres* d* Transporte Rodoviário </line>
<line> **7 </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 2 - Pla*o de ação - Etapa 1 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> O quê? </line>
<line> Por quê? </line>
<line> Quem? </line>
<line> Quando? </line>
<line> Ond*? </line>
<line> Como? </line>
<line> Quant*? </line>
<line> </line>
<line> *tividade </line>
<line> Obje*iv* </line>
<line> *esponsável </line>
<line> Da t a </line>
<line> *ocal </line>
<line> Como </line>
<line> Cust* </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> *la*or** pr*gram* de t*ein*mento </line>
<line> A*uali**r e Educar *s *un*ionários </line>
<line> Cent*o d* tre*namento </line>
<line> n/a </line>
<line> Se*or 1 </line>
<line> Realizar treinament*s co m o s func*onári*s </line>
<line> n/a </line>
</par>
<par>
<line> 1 .1 </line>
<line> Trein*r *uncion*rios da Elétrica </line>
<line> T*e*nar os funcionários *a *létric*, para que o* mesmos po*sam r**liz*r o *rab*l** de forma correta. </line>
<line> C*ntro de treinamen*o </line>
<line> n/a </line>
<line> Setor 1 </line>
<line> Re*lizar t*einamento* *om engenheiros das marcas *ue fo*nece* os cha*sis </line>
<line> n/* </line>
</par>
<par>
<line> 1 .2 </line>
<line> Treinar Funcion*r*os da Mecânic* </line>
<line> *reinar os f*nc*onários da me*âni*a, *ara **e os me*mos possam realizar o trabalho d* forma corret*. </line>
<line> Centr* d* t*einamento </line>
<line> n/a </line>
<line> Se*or 1 </line>
<line> **al*zar treinamentos com engenheir*s das marcas que f*rnecem os chass** </line>
<line> n/a </line>
</par>
<par>
<line> 1 .3 </line>
<line> T*einar Motor*st*s </line>
<line> Treinar os mo*oris*as para *ue possam identi*ic*r defeitos nos *eícu**s e c*municar * manutenç*o par* *s de*idos reparos </line>
<line> Ce*tro de treinam**to </line>
<line> n/a </line>
<line> Sede </line>
<line> R*alizar a manutenção autônoma *os veí*ul*s. </line>
<line> n/a </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Elabor*do p*los autores. </line>
<line> *usca-se, com e*tes programas de t*einamen*o, prop*rc**nar o conhecimen*o, p**a </line>
<line> que *s funcionário* *a manutenção *ossam realizar o repa*o dos v*ículos d* maneira cor*eta. </line>
<line> A opçã* de utiliz*r os engenhe*ros e *éc*icos *a marca *orn**edo*a *o c*assi foi f*ita </line>
<line> *proveitando * estreita relação entre as empresas envo*vida*, com o objetivo de fornecer um </line>
<line> c*rso, * **r ministrado *or especialistas no assunto. O treinamento para os motorist*s tem o </line>
<line> objet*vo de *apac*t*-lo* a identificar *s eventuai* falha* *os veí*ulos, p*ra qu* sejam </line>
<line> transmitidas as inf*rmaç*es neces**rias à viabilização d*s rep*ros necess*ri*s pela equipe de </line>
<line> manut*nção. </line>
<line> O Quadro * ind*ca um* outra abordagem d* p*ano de ação, que diz res*eito *os </line>
<line> estudos d* durabilidad* * confiabilidade das peças * *omp*nentes. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*resina P*, v. 14, n. 3, art. 7, *. 126-142, mai./jun. *0*7 </line>
<line> www4.f*an*t.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. Sa*to*, N. *. Ol*veira, R. S. Qu*ntal, F. C. Di*s, F. *. C. Sa*tos, R. H. *ut*e*rez </line>
<line> 138 </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 3 - Plano de ação: Etapa 2 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> O *uê? </line>
<line> **r qu*? </line>
<line> Q*em? </line>
<line> Quando? </line>
<line> Onde? </line>
<line> Co*o? </line>
<line> Quanto? </line>
<line> </line>
<line> A*ividad* </line>
<line> Objetivo </line>
<line> Responsável </line>
<line> Da t a </line>
<line> Local </line>
<line> Como </line>
<line> Custo </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> Elaborar estudo de *urabilidade e con*iabilidad* d *s p e*a* </line>
<line> Conhecer o temp* *e vi*a ú*il d*s peças e atri*uir *m nível ** confia**l*dade a elas </line>
<line> Engenharia de aplicação </line>
<line> n/a </line>
<line> Sede </line>
<line> Aplicar c**ceitos da m*nute*ção cen*rada em confia*ilidade </line>
<line> n/* </line>
</par>
<par>
<line> 2 .1 </line>
<line> *sta**lecer in*ervalos ** manutenção preventiva para *s p eças </line>
<line> Efetuar a t*oca das peças antes q*e fa*h*m </line>
<line> Engenh*ria de aplicação </line>
<line> n/a </line>
<line> Sede </line>
<line> Conhe**r * tempo *e vid* * as p eças d * sist*ma elétrico e me***ic* </line>
<line> n/a </line>
</par>
<par>
<line> Font*: El*borad* pelos autores. </line>
<line> * estu** de durab*lidade e confi*bil**ade *a* peç*s e componentes dos veículos </line>
<line> forn*cer* in*or*ações ú**i* *a*a a definição da e*tratégia de manu*e***o. *e*se cont*xto, a </line>
<line> de*inição dos interva*os de manuten*ão *reventiva e os intervalos de rev*são de itens </line>
<line> encontr*m-se contemplad*s *o Q*adro 4. </line>
<line> Quadro * - Plano de ação: Etap* 3 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> O quê? </line>
<line> Por qu*? </line>
<line> Quem? </line>
<line> Q*ando? </line>
<line> Onde? </line>
<line> **mo? </line>
<line> Quanto? </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Ativ*d*de </line>
<line> Ob*eti*o </line>
<line> Responsá**l </line>
<line> *a t a </line>
<line> Local </line>
<line> Co*o </line>
<line> Custo </line>
</par>
<par>
<line> 2 .1 .1 </line>
<line> *ria* p*an* de revisã* *ara Fio* e Termin*is *létricos </line>
<line> Evi*ar a quei*a de *ios * termina*s elétricos </line>
<line> Engenharia d* aplicação </line>
<line> */a </line>
<line> Sede </line>
<line> Verifi*ar *s condi*ões da p eça </line>
<line> n/a </line>
</par>
<par>
<line> 2 .* .2 </line>
<line> Cria* plano *e r*vi*ão par* os alter**dores </line>
<line> Ev*tar a queima *os instrumentos elétri*os * a falha d* tacóg*afos </line>
<line> E*gen*aria de ap*ica*ão </line>
<line> n/a </line>
<line> Sede </line>
<line> V*rif*car a* c*ndi*õ** da * eça </line>
<line> n/* </line>
</par>
<par>
<line> F**te: E*aborado p**os *utores. </line>
<line> Os component*s *o sistem* *létri*o não s**rem desgaste propor*ional à </line>
<line> qui*ometragem, *omo acontece na* peç** do sistema mecânico, logo, devem ser e*ta**lecidos </line>
<line> interv*los pa*a a verif*cação deste* itens e realizar a substi**i*ão, caso ne*essário. O Qua*ro 5 </line>
<line> aponta as a*ões es*abelecidas para peç*s, compo*e*tes *ecânicos e suspensão do* veí*ulos. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Te*esin*, v. 14, *.3, art. *, p. 126-142, mai./jun. 2*17 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aplic*ç*o do *étodo de Anál*se * Solução de Prob*emas e* *m* *mpresa de Transpor*e Rodoviário </line>
<line> 139 </line>
</par>
<par>
<line> Q*adro * - Plan* de Ação: Etapa 4 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> O quê? </line>
<line> Por *uê? </line>
<line> Qu*m? </line>
<line> Quando? </line>
<line> Onde? </line>
<line> Como? </line>
<line> Quan*o? </line>
<line> </line>
<line> Atividade </line>
<line> Obje*i*o </line>
<line> Responsá*el </line>
<line> D* t a </line>
<line> Loc*l </line>
<line> Co*o </line>
<line> Custo </line>
</par>
<par>
<line> 2 .* </line>
<line> Reestabe*ecer intervalos d* manutenções preventiv*s par* as p eças d o motor * suspensão </line>
<line> Efetuar a *ubstituiçã* d* peça an*es qu* falhe </line>
<line> En*enhar*a de aplicaçã* </line>
<line> n/a </line>
<line> Sede </line>
<line> *evisar a *uilometragem de t*oca d*s peça*, definindo um int*rvalo de confi**ça. </line>
<line> n/a </line>
</par>
<par>
<line> 2 .2 .1 </line>
<line> Revisar q*ilometragem de preven*iva p*ra t*rbinas e intercooler </line>
<line> Efetuar a substituição de peça antes que fal*e </line>
<line> Engen*aria de a*l*cação </line>
<line> n/a </line>
<line> Sede </line>
<line> Revisar a q*il*metrag*m de tro*a das p*ç*s, defin**do um interva*o de confi*n*a. </line>
<line> n/a </line>
</par>
<par>
<line> 2 .2 .2 </line>
<line> R*visar quilome*ragem de preventiva p a* * as * eç*s d o sistema de **frigeração </line>
<line> Ef*tuar a s*bst*tuição *e peça antes que falhe </line>
<line> Eng*nha*ia de *p*icaç*o </line>
<line> */a </line>
<line> S*de </line>
<line> Revisar a qui*ometragem de troca das pe**s, d*finindo u* inter*alo *e confiança. </line>
<line> n/a </line>
</par>
<par>
<line> * .2 .3 </line>
<line> Rev*sar qui*ome*rage* de troca de l*br*ficantes </line>
<line> *fe*uar a sub*tituiçã* de peç* ant*s que falhe </line>
<line> E*gen*aria *e *plicação </line>
<line> n/a </line>
<line> Sede </line>
<line> Revisar a quil*metragem de substitu*ção *e peças, defini*do um intervalo de confian*a. </line>
<line> n/* </line>
</par>
<par>
<line> 2 .2 .4 </line>
<line> Revisar quilomet*agem de preventiva *ara bloco do motor </line>
<line> *f*tuar a substi*ui*ão de peça ant*s q*e falhe </line>
<line> Engen*a*ia *e ap*i**çã* </line>
<line> n/a </line>
<line> Sede </line>
<line> *evis*r a quilometragem de troca das *eç*s, definin*o u* intervalo de confi***a. </line>
<line> */* </line>
</par>
<par>
<line> 2 .2 .5 </line>
<line> R*v*sar qui*om*trage* de pr*ventiva p ar a ** p e*as * * su*pensão a ar e e*tabi*iz*dores </line>
<line> *fetuar a substituiç*o de peça a*tes que falhe </line>
<line> E*genharia de aplic*ção </line>
<line> n/a </line>
<line> Se*e </line>
<line> Re*isa* a quilometragem de troca das peças, def*nindo um intervalo de confiança. </line>
<line> */a </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: *laborado pe*os auto*es. </line>
<line> As p*ças d* mecânica e **spensão, que foram est*belecidas com* as causa* mais </line>
</par>
<par>
<line> prováveis </line>
<line> da f*lha de veículos em operação, d*vem pass*r *o* uma revisã* pre*enti*a de </line>
</par>
<par>
<line> quilome*ragem, com * o*jetivo de efetuar * troca destes *ompon*ntes antes </line>
<line> que f*lhem. O </line>
</par>
<par>
<line> *ua*r* 6 c*nte**l* *utras ações est*belecidas. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teres*na PI, v. 14, *. 3, **t. 7, p. 126-142, mai./jun. 2017 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *antos, *. S. O*iveira, R. S. Quintal, F. C. Dias, F. M. C. Santos, R. H. Gutierrez </line>
<line> 140 </line>
</par>
<par>
<line> Quad*o * - Plano de a*ão: E*apa * </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> O quê? </line>
<line> P*r *uê? </line>
<line> *uem? </line>
<line> Qua*do? </line>
<line> Onde? </line>
<line> Como? </line>
<line> Quanto? </line>
<line> </line>
<line> Ativ*dad* </line>
<line> Obje**vo </line>
<line> Respons*vel </line>
<line> D* t a </line>
<line> L*cal </line>
<line> *omo </line>
<line> Custo </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> Con*rolar os veículos n* f*la para manutenção prevent*va </line>
<line> Evitar qu* veículo* o**rem se* ter f*ito a manutenção pr*vent**a </line>
<line> PCM </line>
<line> n/a </line>
<line> S***r 1 </line>
<line> Não Deixa* que *s veículos s*jam escalados. </line>
<line> n/a </line>
</par>
<par>
<line> 4 .1 </line>
<line> *elhorar a comunicação co * a o p er ação </line>
<line> Evitar q*e *s veículos em manutenção *ejam escalados *ara a * p er *ção </line>
<line> PCM </line>
<line> */a </line>
<line> Setor 1 </line>
<line> Melhor*r relação com o setor de ope**ç*e*. </line>
<line> n/* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabo*ado p***s aut*res. </line>
<line> O con*role do* veícu*os na *ila p*r* man*ten*ão preventiva tem o objetivo de evi**r </line>
</par>
<par>
<line> que estes veículos seja* *scalados para a operação, sem que manutenção tenha sido fei*a. * </line>
</par>
<par>
<line> Par* este fim, deverão ser tomadas a*ões para mel*orar * comun*ca**o com o s*tor </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> op*raç*es. A *ealização *a m*nutenção prev**tiva dentro da q*ilometragem correta traz </line>
<line> como b*nefícios * redução das falhas de v*ícul*s, ***to que os component*s são tro*ados </line>
<line> ant*s do final *a s*a vida út*l. </line>
<line> 5 CO*SIDERAÇÕES FIN*IS </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> aplicação do método *e anál*se e sol*çã* de *roble*as po*sibil*tou a execução de </line>
</par>
<par>
<line> *ções simpl*s, *ue envolveram uma </line>
<line> g**nde quantidade de pessoas. O problema ** fal*as de </line>
</par>
<par>
<line> veícu*os **rante a opera*ão foi m**eado, possibilitando a vis*a**zação de t*das as eta*as da </line>
<line> manut*n*ão de um veículo. </line>
<line> Na etapa de observação *o método de análise e solu*ão de *roblema*, **ram m*peadas as </line>
</par>
<par>
<line> possíveis causas d*s falh*s de veículos, por meio </line>
<line> da observação *o local de ocorrência *o </line>
</par>
<par>
<line> proble**. As informações forn*cidas pela *mp*esa possibilitaram a priorização dos *i**s de </line>
</par>
<par>
<line> falh*s e dos s*t**es p*r ela respo*sáve*s, apontando as falhas no proc*sso de ma*ut**çã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> most*ando as oportunidades de mel*oria. </line>
</par>
<par>
<line> Na eta** se*uinte, fo*am analisadas *s info*ma*ões e prio*i*adas as ca*s*s *ais prováv*is </line>
</par>
<par>
<line> dos problemas. Após a **ser*ação </line>
<line> e </line>
<line> análise, foram pro*os*as ações de **l*ori*, </line>
</par>
<par>
<line> *d*ntif*can*o-se as *a*tagens e </line>
<line> desvantagens *e cada ação *rop*s*a. Os resul*ados </line>
</par>
<par>
<line> *videnciam a* vantagen* que a metodo*og*a pode trazer para a empresa, *special**nte no que </line>
<line> se re*e*e ao aumento da disponi*ilidade, **lhoria na efici*ncia do processo e garantia de um </line>
<line> se*viço pres*ado co* *ualidad* para o c*ient*. </line>
<line> R**. FSA, Teresina, v. 14, *.3, art. *, p. 12*-142, *ai./jun. 2017 w*w*.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *plica**o *o Método de Análise e Solução de Problemas em uma Emp*esa de Tran*por*e Rodoviário </line>
<line> 14* </line>
</par>
<par>
<line> P*obl**as *o*em sur*ir ao longo de qualquer pro*esso, contudo, as empresas têm de </line>
<line> *star p*eparadas *a** i*en*i*i*ar tais problemas, tenta**o mi*igá-lo* ou elimi*á-los, </line>
<line> garan*indo, as*im, a ef*ciência dos pr*cessos. É importante obse*var que a *mpres* deve estar </line>
<line> aberta *s críticas e d*spost* a *xpor o* seu* **oblemas, de man*ira que este* possam ser </line>
<line> *nalisados e estudad*s, sempre *m prol de *elhorias. </line>
<line> REFERÊN*IAS </line>
<line> CAMPOS, V. F. TQC: Contro*e da *ualidade Tot*l no E*tilo Japo*ês. *ov* Li*a: Editora </line>
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<line> Editora </line>
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<line> 1994. </line>
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<line> Janeiro: Qualityma** Ed., 1992. </line>
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<line> Formaç*o de Multi*licadores. </line>
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<line> Gr*dua*ão em Engenharia de Pro*ução, Univer**dade Federal d* **o Grande do Sul, Port* </line>
<line> Alegre, 2*03. </line>
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<line> M. Santos, *. S. Ol**eira, R. *. Quintal, F. C. Di*s, F. M. C. Santos, R. H. Gutierrez </line>
<line> 142 </line>
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<line> C*mo Referenciar este Art*go, *onforme ABNT: </line>
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<line> SANTOS, *. et al. Apl**ação ** Método de Aná*ise e Solu*ão d* Proble*as em uma Empr*sa d* Tran**o*te </line>
<line> Rodov*ári* de Pa*sageiros à Luz *a Abordagem da Qualidade. Rev. *SA, T*resi*a, v.14, n.3, *rt. 7, p. 126- </line>
<line> 142, mai./*un. 2017. </line>
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<line> Co*tribu*ção dos Aut*res </line>
<line> M. Santo* </line>
<line> *. S. O*i*eira </line>
<line> *. S. Quintal </line>
<line> *. C. *ias </line>
<line> *. M. C. Sa*tos </line>
<line> R. H. Gu*i*rrez </line>
</par>
<par>
<line> 1) *onc*pção e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) aná*ise e interpretaçã* dos dados. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração ** ras*unh* ou na revis*o cr*tica d* conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) participação na aprovação da v*rsão final do manu*crito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 14, n.3, art. 7, p. 126-142, *ai./ju*. 2017 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
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