<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 3, art. 7, *. 126-142, mai./jun. 2017
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2017.14.3.7
</line>
</par><par>
<line>
Aplicação do Método de Análi*e e Solu*ão de Problemas em uma Empresa de *r*nsporte
</line>
<line>
R*do*iário ** Passageiros, à **z da Abordag*m da Qualida*e
</line>
<line>
App*i*ation of t*e Method of An**ysis *nd Troubl*sho*ting i* a *oad Tra*sport
</line>
<line>
Company of Pas*en*ers in The Light ** *he Qualit* Approach
</line>
<line>
Marco* dos Santo*
</line>
<line>
Doutorado e* Engenharia de Pr*du*ão pela Univers*dade Fede*al *luminen**
</line>
<line>
Mestre *m E*genharia de *r**ução pel* Instituto Alber*o *uiz Coimb*a de Pós-Grad*ação e Pesquisa em *nge*haria
</line>
<line>
E-mail: m*rco*do*sant*s_doutora*o_u*f@*ahoo.com.b*
</line>
<line>
Nat*an Souza de Oli*eira
</line>
<line>
Graduação em Engenharia d* Produção pelo C*n*r* d* Te*nolo*ia d* *ndústria Químic* e *êxti*
</line>
<line>
E-mail: nath*nolivei**3@*mail.com
</line>
<line>
Renato Santiag* Quint*l
</line>
<line>
*outorado ** A*bie*te e Dese*volviment* *entro Un*versit*rio Univa*es
</line>
<line>
Me*tre em Ciê*cias Con*ábeis *ela Unive**idade do E*tado do Rio de J*nei*o, *ERJ
</line>
<line>
E-mail: rsantiago*9@*otmail.*om
</line>
<line>
Fabr**io da C*sta Dias
</line>
<line>
Doutorado em *ngenh**ia na Universidade Feder*l Flumin*nse
</line>
<line>
Mestre em Engenharia *ivil n* U*iversida*e Federal *lum*n*nse
</line>
<line>
*rofessor da U*iversidade do Grande *io
</line>
<line>
E-mail:f*dia*@y*hoo.co*
</line>
<line>
Fernanda Mattos Car*inteiro do* Sa**os
</line>
<line>
Mest*e em ed*cação *e*a Uni*ersidade Federal *o Es*ado do Rio de Jan*iro
</line>
<line>
Graduada em P*d**og*a pela Uni*ersidade Fe*era* do Estado do *io de Janei*o
</line>
<line>
E-mail: fernanda.santos@anac.*ov.*r
</line>
<line>
R*ben Huamanchumo Gutierrez
</line>
<line>
D*utor e* Eng*nharia de Produção Univer*idade Fede*al d* Rio de Jan*iro
</line>
<line>
Mestre em Engenharia Univ*rsidade F**eral do Rio de Janeiro
</line>
<line>
E-mail: ru*e**g3*00@yahoo.**m.au
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Apli*ação *o Méto*o de Análise e Solução d* Problemas em uma Em*re*a de Transpor*e Rodoviário
</line>
<line>
127
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
</par><par>
<line>
Atualmen*e, os profissio*ais, principal*ente os gestores, de**ram-se com pro*lemas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
natu*ezas diversas, num cen*r*o de ma*o* frequência e complex*dade. Solu*ioná-los
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
maneir* mai* e**ciente signifi*a ganh*s express*vos, fun*amentais para o sucess* da *m*res*.
</line>
<line>
Dentro de*te escopo, a manut*nç*o tem *ma importan*e f*nção *a organi*aç*o, haja vista que
</line>
</par><par>
<line>
** falhas d* *peração podem *e*ar perdas i*rec*pe**veis para o
</line>
<line>
negóc*o. *o caso de uma
</line>
</par><par>
<line>
empresa de tr*nsporte col*tivo, a falha d* um veícu*o reflete d*re*ame*te
</line>
<line>
na q*alidade
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
se*viço. E*te trabalho possui * obje*iv* de p*opor possív*is solu*ões p*r* a falha de ve*c*lo*
</line>
</par><par>
<line>
d* tran*porte
</line>
<line>
rod*viário de *assage*ros, por me*o do método de análise e *olução
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*oblemas. *o
</line>
<line>
estudo de caso, é feita * *presentaçã* da empre*a estudada,
</line>
<line>
assim como seu
</line>
</par><par>
<line>
processo d* manutençã*. As seg**nt*s etapas do mét*do
</line>
<line>
de an***se e so*ução de p*oblemas
</line>
</par><par>
<line>
são aplic*das: i*e*tifica*ã* do *rob*ema, o*s*rvação, análise e plano
</line>
<line>
de ação. Em *ltima
</line>
</par><par>
<line>
análise, * *resente estudo v*abilizou o m*pea*ento d* *r*blema de fa*has de veí*ulos durante
</line>
<line>
a o*er*ção, possibilitando a visu*liz*ção de t*das as etapa* da manuten**o de um v*ículo.
</line>
<line>
Pa*avras-*have: Análise e Solução de Probl*mas. Ma**tenção. Qual*dade. T*a***o*t*
</line>
<line>
Rodo*i*rio.
</line>
<line>
AB*TRACT
</line>
</par><par>
<line>
Curre*tly, *ro**ssionals, m*inly managers, faced with
</line>
<line>
probl*ms
</line>
<line>
*f
</line>
<line>
v*rious kinds,
</line>
<line>
in
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
scenario whe*e they have i*creased in frequency *n* co*ple*ity. Addres* th*m in *h* *ost
</line>
<line>
efficient *a* means significant, m*jor gains for the com*an*'s *uccess. *ith*n this sco**,
</line>
</par><par>
<line>
ma*n*enance
</line>
<line>
pla*s *n important role i* the *****izatio*, given that operating f*ilures can
</line>
</par><par>
<line>
cause irretrievable losse* *o the busin**s. *n the ca*e of a pub*ic *ran*p**t comp*n*, the fai**re
</line>
<line>
of a vehi*le directly reflects *he quality ** se*v*ce. T*is work has the obj*ctive of p*opos*ng
</line>
</par><par>
<line>
possible **lutions to t*e failure of
</line>
<line>
*oad transp*rt p*ss*n*er *ehicles throug* *h* method of
</line>
</par><par>
<line>
anal*s** and
</line>
<line>
tro*bles*oot*ng. In th* case **u*y is the pre**ntati** of
</line>
<line>
the studied compa*y
</line>
</par><par>
<line>
made, a* we*l as its ma*ntenance proce*s. The follo*ing steps of *h* me*hod *f analys*s and
</line>
<line>
*roubleshoot**g **e appli*d: problem identif*catio*, obs*rvation, an*lysis *n* ac**on pl*n.
</line>
</par><par>
<line>
Ultimately, the pres*nt s*udy enabled th* m*ppi*g of
</line>
<line>
t** problem of *ehicl* *ailu**s during
</line>
</par><par>
<line>
*h* op*r*tion, allowing the vi*ualization of al* *h* stag*s o* the *ai*tenance of a *eh*cl*.
</line>
<line>
Key wo*ds: A***ysis and *roublesho*tin*. Maintenance. Quality. Road Transport.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esin* PI, v. 14, n. 3, art. 7, p. 126-142, mai./jun. *017
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. Santos, N. S. Oli*eira, R. S. Q*intal, F. C. Dias, F. M. C. S*nt**, R. H. Guti*r*ez
</line>
<line>
128
</line>
</par><par>
<line>
* INTROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Sabe-*e q*e *á*uina* e equipa*ent*s *arad*s e/ou com defeito* podem provoca*
</line>
<line>
dimi**ição ** i*ter**pção da *p*ração, a*rasos, aumento do* cu*tos, *ns*tisf*çã* dos clientes,
</line>
<line>
entre outros probl*mas.
</line>
<line>
**n*s (2014) argument* q*e a socied**e tem dependido d* produtos e s*rviços
</line>
<line>
gerados **r proce*so* c*da ve* mais me*an*z*dos e au*omatizados. Dessa *orma, a q**lidade
</line>
</par><par>
<line>
**s pro*utos e serv*ç*s depend* diretamen*e do bom fu*ci*namento d*s
</line>
<line>
equipa*ento*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*n*talaçõe* de produçã*.
</line>
</par><par>
<line>
De ac*rdo com Xavier (1998), nos países *e primeiro m*nd*, pri*cip*lmente no*
</line>
</par><par>
<line>
Estad*s Uni*os da América, é nítida a preocupaçã* c*m a excelênci*
</line>
<line>
nas empresas. No
</line>
</par><par>
<line>
B*asil, a **ior p*rte dos setores
</line>
<line>
*e ma*utenç** possui caracterí*tic*s de ter**iro mundo.
</line>
</par><par>
<line>
En*re estas, co*vém mencionar *l*a taxa de ret*aba*h*, *alta de p*ssoal qualificad*, baixa
</line>
<line>
prod*tivi*ad* e fa*ta de planeja*ent*.
</line>
<line>
*eno* (2014) defende qu*, para at*nder *s exig*n**as dos clientes quanto à qualidade,
</line>
<line>
custo, en*rega e seg*rança, as *mpre*as precis*m *til*zar equip*mentos * in*tala**es
</line>
<line>
c*mpatíveis c*m os p*od**os e se*v*ços a sere* pr*duzidos. Isto não é valido somente para as
</line>
<line>
indú**r*as de bens, *a* tamb*m para empresas pre*tadoras de se*viço *u* uti**z*m veículos,
</line>
<line>
apar**ho* de automa**o, *is*e*as de tel*com*n*caç*es, co*putador*s e ins*alações prediais.
</line>
<line>
Par* Feigenbaum (19*4), qualid*de é a correçã* dos probl*mas rela*ionado* *om
</line>
</par><par>
<line>
marketing,
</line>
<line>
pr*jet*s, engenhar*a, produção e manu*enção, que ex*rcem i**luência sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
satisfação do usuário.
</line>
<line>
Crosby (1992) dest**a que * qua*ida*e pode ser definida com a conf*rmida*e do
</line>
<line>
produto às especificações. As ne*ess*da*es d*vem *er espec*ficadas e a quali**de é p***ível
</line>
<line>
qu*ndo essas esp**if*cações são a*endidas sem *corrência de de*eito.
</line>
</par><par>
<line>
Ishikawa (1*93) aponta
</line>
<line>
q*e
</line>
<line>
qua*idade é desenv*lver, proj*tar, *roduzir e
</line>
</par><par>
<line>
co*ercializa* um produto mais *conômic*, mai* útil e satisfatório *ara o co*su**do*.
</line>
<line>
De acor*o c*m Garvin (1992), * con*eito de qualidade d**ende do contexto em q*e é
</line>
</par><par>
<line>
*plicado, podendo ser con*idera*as diver*as *bordagens, em f*ce *a subjetividade e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
complexida*e do si*nif*c*do.
</line>
</par><par>
<line>
Sl**k et al. (*0*6) d*finem manut**ção como a forma pela q*al *s organizações
</line>
</par><par>
<line>
tenta* e*itar falhas, cuidando ** s*a* instalaç**s físi*as. Xenos (2014) a*on*a que as
</line>
</par><par>
<line>
a*ividades d* manu*enção devem ir além de simplesmente manter as condiçõe* or*gina*s dos
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, Teres*na, *. 14, n.3, art. 7, p. 126-142, *ai./jun. 2**7
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aplicação do *étodo de An*lise e *olução d* Problemas em uma E*pre*a *e T*ansporte Ro*o*iário
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
equipamentos. Melhor*as com o objetivo de aume*ta* a
</line>
<line>
pr*du*ividade ta*bém devem *azer
</line>
</par><par>
<line>
*arte do trabalho dos d*par*amentos de produçã*.
</line>
</par><par>
<line>
Za*ons (2003) d*z q*e os métodos de manutenção *xpres*am a maneira pela qual é
</line>
<line>
realizada a *ntervenção no* e*ui*amentos.
</line>
<line>
Lima (200*) di*ide os mét*do* de manutenção *egun** d**s enfoques: a manutenção
</line>
<line>
pla*ejada e a não pla*ejada. A manutenção não planeja*a c*nsiste n* correção de falhas, após
</line>
<line>
a ocorrê*cia. Sob *ssa *erspec**va, a *edução i*e*perada *e d*sem*enho do equ*pament*
</line>
</par><par>
<line>
p*de *car*etar perdas de
</line>
<line>
pr*dução e qualida*e, bem como o aumento dos cus*o* de
</line>
</par><par>
<line>
m*nutenç*o. A m*nute*ção plan*jada pod* s*r entendida como aquela, cujas
</line>
<line>
at*vi*a*es
</line>
</par><par>
<line>
l*vam à diminuiçã* ou eliminaçã* de *e*da* na p*odu**o, r*dução dos *ust*s e tempo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
reparo d* equipamentos.
</line>
</par><par>
<line>
Mirshawk* * Olmedo (19*3) categorizam *s mé***os de man*te*ção em: manutenção
</line>
</par><par>
<line>
c*rretiv*, manutençã*
</line>
<line>
de m*lho*am*nto, man*tenç*o preventiva prog*amada, manutenção
</line>
</par><par>
<line>
pr*ventiv* condi*ional e manutenção pr*ditiva.
</line>
<line>
Campos (2014) conceitu* problema *omo uma anomalia i*desejável no* pro*ess*s
</line>
<line>
pr*dutivos e a**rma que, para co*duzir um bom gerenciame*to, deve-se a**end*r a local*zar
</line>
<line>
os prob*em*s e, entã*, buscar *esolvê-los.
</line>
</par><par>
<line>
O método d* análise e soluç*o
</line>
<line>
de pr*b**ma*, tam*ém de**minado ciclo PDC*,
</line>
</par><par>
<line>
fun**ona como uma ferramenta eficiente pa*a melhorias, envolv*ndo um grupo *e pessoas e *
</line>
<line>
tomada de dec*s*es racion*is, vi**ndo à q*a*idade *os produtos e serviços (W*R*E**,
</line>
<line>
**95).
</line>
</par><par>
<line>
Es*e artigo propõe uma *plicaç*o d*s ferramentas
</line>
<line>
de ge*tão d* q*alidade,
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
intermédio d* mé*odo de an*li** e so*ução de problemas, com fo*o nos *r*cessos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
manutenção *uma em*resa *e transport* r*do**ário *e pa*sageiros.
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
Segun*o inf*rmações cont*das
</line>
<line>
no *ítio
</line>
<line>
instituc**na*1 na internet d* Departamento d*
</line>
</par><par>
<line>
Transportes Rodoviários d* Rio d* *aneiro, no estado, o transport* c*let*vo é re*lizado por
</line>
</par><par>
<line>
linhas regul*res, ou sej*, linhas com itinerá**os
</line>
<line>
pré-fixa*os. São 97 empresas que, juntas,
</line>
</par><par>
<line>
possuem *ma frota com cerca de 10 mil *eículos, com uma movimen*ação mensal superior a
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
ww*.detro.rj.gov.br Acesso e*: 11 *ut. 2016.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, *. 3, art. 7, p. ***-*4*, mai./ju*. 2*17
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *antos, N. *. Olivei*a, R. *. Quintal, F. C. Dia*, F. M. C. Santos, R. H. Gutierrez
</line>
<line>
*30
</line>
</par><par>
<line>
54 m*lh*es de passageiro*. O transp*r*e inte*municipal de pa*sageiros na modalidade de
</line>
<line>
turismo e f*etam*nto é *romov*do p*r 95 empresa* e nove co*pe*ativas. A Figura 1 apr*senta
</line>
<line>
a evolução dos tipo* de t**nsporte col*tiv* de pa*sa*e*r*s no *s*ado do Rio de J*neiro.
</line>
<line>
Figura * - *voluç*o do **ansporte co*etivo no e*tado do Rio de Ja*eiro
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Inf*rmações extraídas do sítio *n**ituciona*2 na in*ernet da *eder*ç*o das Empresas
</line>
<line>
de Transporte* de ***sageiros do Estado d* Rio de Janeiro.
</line>
<line>
Os dad*s *ostram o *ranspo*te col*t**o p*r ônibus *omo o ma*s utilizado d*ntro **
</line>
<line>
*stado d* Rio de Janeiro. Mesm* com a pro*eção para o ano d* 2016 m*s**ando queda, o
</line>
<line>
tran*porte *o* ônibus ainda ap*esenta *aior util*zação em comparaç*o com os outros tipos de
</line>
<line>
tran*porte.
</line>
<line>
O estudo de caso foi re*lizado em uma em*resa de *ranspo*te c*letivo, que atu* no
</line>
<line>
ra*o *e transp*rte rodoviário e metr*p*litano *e pas*ag*iros. A empresa fo* fundada no ano
</line>
<line>
de 19*0, poss*i linhas *nt*rmunicipais e interes*aduais, e *rans*o*ta em méd*a 2,5 mi*hõe* de
</line>
<line>
pessoas por mês, perc*r*en*o uma médi* de 80 *ilhõe* de quilômetros por ano. A e*pr*sa
</line>
<line>
atua nos e*t*dos d* Rio de J*ne*ro, M*nas Gerais, Espírit* Santo, São Paulo e S*nta Catarina,
</line>
<line>
p*ssuindo oito set*res distribuí*o* geograficamen*e pelos loca*s at*ndidos. A Fi*ura 2 **stra
</line>
<line>
o organograma da emp*esa com sua* respe**ivas *reas.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Disponível em ht**s://ww*.*etranspor.com.br Acess* em: ** out. 2*16.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 14, n.3, art. 7, p. 126-142, mai./jun. 2017 www4.fsanet.com.br/*ev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ap*icação do Méto*o *e Análise * Sol*ção de Problemas em uma Empresa de *ransporte Rodoviário
</line>
<line>
131
</line>
</par><par>
<line>
Fig*ra 2 - Or*a*o*rama da emp*es* estudada
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Ela*orada pelos **tores
</line>
<line>
A f*o*a conta com *.282 ô**bus, com uma idade méd*a *e 3 anos. A empresa trabalh* com
</line>
<line>
*rês marcas de chassis, num t*tal d* 11 mode*os de ch*ssis diferentes. As carrocerias
</line>
<line>
utilizadas são de quatro marcas dist*ntas. A manutenção é *ealiza*a e* 9 das 1* g**ag*ns. A
</line>
<line>
*igura 3 apresenta a quantidade de *eícu*os associa*a ao* mo*e*os de chassis empregados.
</line>
<line>
Fig*ra 3 - *u*nt*dade ** Ve*culos por tip* de Ch**si
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Elabora*a p*los au*ores
</line>
<line>
A Figura 4 apresen*a * *istribuição dos *has*is por marc*s. Duas marcas são
</line>
<line>
fornece*or*s d* chassis para veículos *e transpo*te rodoviá*io (V e S), e uma marca fornece
</line>
<line>
os cha*sis p*ra tra*spo*te urbano (M).
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Teres*na P*, v. 14, n. 3, art. 7, p. 12*-142, mai./jun. 2017
</line>
<line>
*ww4.fsanet.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. Sant**, N. S. Olivei*a, R. S. Quintal, F. C. Dias, F. *. C. San*os, *. H. *utie*re*
</line>
<line>
132
</line>
</par><par>
<line>
Figura 4 - Repre*entati**dade *as Marc** de Chassi utili*ad*s
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: *labo*ada *elo* autores.
</line>
<line>
A *ire*oria técnica é *esp*nsável pela ma*ut*nção de todos os *eículos n* empresa.
</line>
<line>
Há um *u*ervisor, respo*sável pela manuten*ão nas *aragens do seu r*spectivo setor.
</line>
</par><par>
<line>
Tamb** existe* dois **ordenador*s
</line>
<line>
de m*nut*nção, c*da um
</line>
<line>
respo*sáv*l po* coordenar
</line>
</par><par>
<line>
quatro se*o*es. A*ém d* *anut*nç*o do* veículos, a*uel* setor *
</line>
<line>
*espon*ável pela ge*tão do
</line>
</par><par>
<line>
*stoq*e ** peças sobressal***es e p*las ferra**ntas.
</line>
</par><par>
<line>
A empr*sa utiliza os métod*s de ma*ut*n*ão corr*t**a, prevent*va e predi*iva. A
</line>
</par><par>
<line>
manut*nção
</line>
<line>
corretiva é realizada q*ando a*ontece a f**ha no
</line>
<line>
v*íc*lo. A manutenção
</line>
</par><par>
<line>
pre*enti*a é fe*ta de acordo c*m a *uilometragem est*belecida para tro** dos componentes.
</line>
<line>
A m*nutençã* predi*iva delim*ta as quilometr*gens para inter**nção nos veícu*os.
</line>
<line>
A F*g**a 5 e*i*e**ia o* tip** *e socorros para v*ículos que falharam dur**te a
</line>
<line>
operação. O S*S diz respeit* aos veícu*os que a*resentaram * falha durante a viagem co*
</line>
</par><par>
<line>
clientes a bo**o. Neste caso, o cliente t*ve que esperar outro veíc*lo c**gar
</line>
<line>
par*
</line>
<line>
da r
</line>
</par><par>
<line>
continuidade à s*a viagem. O Retorno é o soc*rro que ocorre q*and* o veícu*o falha sem
</line>
<line>
pass*g**ros, o qual ge*almente acontece no d*slocamento entre a garagem e as rodoviárias,
</line>
<line>
gera*d* atrasos nos hor*rios de embar**e. * 08*0 est* *ssociado aos veículo* qu* tiveram
</line>
</par><par>
<line>
falha, mas consegu*ram s*guir viagem *om ajud* d*sse serviço do 0800, prestado p*lo* a
</line>
<line>
mecânicos r*sp*n*áveis por *uxiliar os mo**rista* *t*avés do telef*ne, em caso de falha ou
</line>
<line>
defe*t*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Te**sina, v. 14, n.3, art. 7, p. 126-142, mai./jun. *017
</line>
<line>
*ww4.fs*net.c*m.br/re**s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aplicação do Método de Análise e Solu*ã* de Proble*as em u*a *mpresa d* T*ansporte *odoviário
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
Figura 5 - *ipos de So*orros de veículos ent*e ja****o de 2014 * maio de 2015
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: *la*orada pelos autores.
</line>
<line>
U*a falh* *ambém pode gerar acidentes, t*azendo riscos à seguranç* *os pass*geiros.
</line>
<line>
**d* i*so influi na i*agem da e*presa * n* ní*e* de satis**ção das pessoas.
</line>
<line>
* Fi*ura 6 apo*ta a falta de controle no proc*sso *e falh*s, *is*o que alguns valo*e*
</line>
<line>
encontram-*e acima do lim**e super*or de con***le.
</line>
<line>
Figura 6 - Gr*f**o de **ntr*le de falhas
</line>
</par><par>
<line>
569
</line>
<line>
4*3
</line>
<line>
3*6
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: Elab*rada pelos aut*res.
</line>
<line>
As informações acima e**ostas s*s*ita*am * seguinte questão de pesquis*: como é
</line>
<line>
possível aplicar um métod* c*paz de red*zir o númer* de falhas dos v*ículos em op**ação?
</line>
<line>
3 METODOLO*IA
</line>
<line>
Foram coletad*s o* dado* de todas as manutenções corre*i*as da série histórica de 2013,
</line>
<line>
2014 e 201* por in*ermédio do sis*e** informatizad* da *mpres*. *s *nformaçõ*s estão
</line>
<line>
R*v. FSA, Teres*na PI, v. 1*, *. 3, ar*. 7, *. 126-142, mai./ju*. 201* ww*4.fsanet.com.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. Santos, N. S. Olive*ra, R. S. Quintal, F. C. D*as, F. M. C. Santos, *. H. Gutie*re*
</line>
<line>
134
</line>
</par><par>
<line>
contemp*adas *a Figura 7, aprese*ta*a sob a forma de Diagrama de Pa*eto, pos*ibilitando a
</line>
<line>
identificação dos modelos de ch*ss* no* quais mais ocorrem falhas e defeitos.
</line>
<line>
Figur* 7 - Diagrama *e Paret* *or modelo de chassi
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: E*ab*rada pelos aut*r*s.
</line>
<line>
Com *as* na Figura *, serão p*iorizados os *h*ssis V2 e V*, *ois s*o aqueles q*e
</line>
<line>
apresent*r*m maio* qua*tidade de falhas *os últimos *nos. O chassi *22 t*mbém apresentou
</line>
<line>
uma grande quantidade d* fal*as, contudo, não será priorizado, uma vez que es*á saindo d*
</line>
<line>
o*eração e *e*á substi*uído pelo cha*si M21.
</line>
<line>
A Fig**a 8 evide*c*a os t*pos de falhas *om maior ocor*ência no *odelo de chassi V2,
</line>
<line>
apontand* as falhas no siste*a el*tr*co, motor e suspensão, *omo aqu*la* ma*s r*correntes no
</line>
<line>
modelo de chass* V*.
</line>
<line>
Fi*ura 8 - Dia*rama de Pareto por grup* de d*fei*o *o chassi V2
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: *laborad* pelos a**ores.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, Teresina, v. 1*, n.3, art. 7, p. 126-142, mai./ju*. *017
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Apli*açã* do Método de Análise e Solu*ã* de Pro*lem*s em uma Empres* de T*ansporte Rod*viári*
</line>
<line>
*35
</line>
</par><par>
<line>
O *e*** proc*dim*n*o é fe*to para o estudo da* falha* do chassi V3. Como pode ser
</line>
</par><par>
<line>
observado na Figur* 9, os g*up*s de defeitos
</line>
<line>
as*ociado* a siste*a el*tr*co e motor serão
</line>
</par><par>
<line>
prio*izado*, pois os dois correspondem a 57% das falha* do chassi V3.
</line>
<line>
Figura 9 - Diagrama d* Pare** por grupo de defeito do chassi V*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborada pelos autores.
</line>
<line>
De acordo com a prior*zação dos grup*s de de*eit*s, for** le*ant**as as peç*s do
</line>
<line>
siste*a elétrico, motor e suspensão com aquelas com maiores índi*es de falhas p**a o ch*ssi
</line>
<line>
V2 e V3, conf*rme apresentado no Quadro 1.
</line>
<line>
Quadr* 1 - Dist**buição das *alha* em fun**o das *eças
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Peças com maio* nú
</line>
<line>
ero de falh*s entre janeiro de 2014
</line>
<line>
e maio d* **15
</line>
</par><par>
<line>
Chassi
</line>
<line>
Si**ema Elétrico
</line>
<line>
M o to r
</line>
<line>
Suspen*ã*
</line>
</par><par>
<line>
V2
</line>
<line>
FIO/*ERMINAL *NS*RUMENTOS EQUIP/ACESSOR*OS ALTERNADOR
</line>
<line>
SISTEMA DE LUBRIFI*AÇÃO SIST*MA DE **FRIGERAÇÃO BLO*O BÁSICO ADMISSÃO/TURBINA/INTER*OOLER COMP*ESSOR DE AR DESCARG*/FREIO MOTOR ALI*EN**ÇÃO/INJEÇÃO
</line>
<line>
SU*PENSÃO A AR ESTABILIZ*DORES *RACO* E BARR*S TENSORAS AMORTECEDOR*S
</line>
</par><par>
<line>
*3
</line>
<line>
FIO/TERMINAL INSTRU*ENTOS EQUIP/ACESSORIOS ALTER*AD*R
</line>
<line>
SISTEMA DE *UBRIFI*AÇÃO SISTEMA DE REFR*GE**ÇÃO BLOCO *ÁS*CO ADMISSÃ*/TURBI*A/INTERCOOLER COMPRESSOR *E *R D*SCARG*/FR*IO MOTOR ALI*ENTAÇÃO/INJEÇÃO
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
m
</line>
</par><par>
<line>
**nte: *l*borado pel*s au*ores.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 14, n. 3, art. 7, *. 126-*42, mai./jun. 201*
</line>
<line>
www4.f*a*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. San*os, N. *. Oliveira, R. S. Quintal, F. C. Dias, F. M. *. Sant*s, R. *. Gutierr*z
</line>
<line>
136
</line>
</par><par>
<line>
4 RESUL*ADOS E DISCUSS*ES
</line>
<line>
*a et*pa de análi*e, f*r*m lev*ntadas as possíveis causas d*s p*obl*mas, p*r *eio dos
</line>
<line>
*ados obtido* na etapa a*terior e *o *rainstorm**g com as equipe* de manutenção. O
</line>
<line>
dia*rama de cau*a e e**ito resultante encontra-*e contem**ado na Fig*r* 10.
</line>
<line>
*igura 1* - D*agr*ma de Causa e Efe*to - Chassi V2
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborada pelos aut*res
</line>
<line>
*o plano de ação, são prop***as a* açõe* vislumbradas c*m* po*síveis soluções para a
</line>
<line>
redução de falhas dos v*í*ulos durante a operação. Pri*eiramente, o *lano *e aç*o elaborado
</line>
<line>
prevê um prog*ama de *rein*mento pa*a os fu*cionários *nvo**idos *iretam*n*e n* p*oblem*
</line>
</par><par>
<line>
das f*lhas,
</line>
<line>
*ntre eles os funcionár**s do se*o* de manutençã* mecânic*, do setor de
</line>
</par><par>
<line>
m*nutenção e*étrica e o motorista. O Quad*o 2 apre*ent* as ações *revis*as *ara a etap* de
</line>
<line>
treinamento *os funcionários.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Ter*sina, v. 1*, n.3, art. 7, p. 126-142, *ai./jun. 2017
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Apl*caç*o do Método de Aná**se e Solução de Problemas em uma *mpres* d* Transporte Rodoviário
</line>
<line>
**7
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 2 - Pla*o de ação - Etapa 1
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
O quê?
</line>
<line>
Por quê?
</line>
<line>
Quem?
</line>
<line>
Quando?
</line>
<line>
Ond*?
</line>
<line>
Como?
</line>
<line>
Quant*?
</line>
<line>
</line>
<line>
*tividade
</line>
<line>
Obje*iv*
</line>
<line>
*esponsável
</line>
<line>
Da t a
</line>
<line>
*ocal
</line>
<line>
Como
</line>
<line>
Cust*
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
*la*or** pr*gram* de t*ein*mento
</line>
<line>
A*uali**r e Educar *s *un*ionários
</line>
<line>
Cent*o d* tre*namento
</line>
<line>
n/a
</line>
<line>
Se*or 1
</line>
<line>
Realizar treinament*s co m o s func*onári*s
</line>
<line>
n/a
</line>
</par><par>
<line>
1 .1
</line>
<line>
Trein*r *uncion*rios da Elétrica
</line>
<line>
T*e*nar os funcionários *a *létric*, para que o* mesmos po*sam r**liz*r o *rab*l** de forma correta.
</line>
<line>
C*ntro de treinamen*o
</line>
<line>
n/a
</line>
<line>
Setor 1
</line>
<line>
Re*lizar t*einamento* *om engenheiros das marcas *ue fo*nece* os cha*sis
</line>
<line>
n/*
</line>
</par><par>
<line>
1 .2
</line>
<line>
Treinar Funcion*r*os da Mecânic*
</line>
<line>
*reinar os f*nc*onários da me*âni*a, *ara **e os me*mos possam realizar o trabalho d* forma corret*.
</line>
<line>
Centr* d* t*einamento
</line>
<line>
n/a
</line>
<line>
Se*or 1
</line>
<line>
**al*zar treinamentos com engenheir*s das marcas que f*rnecem os chass**
</line>
<line>
n/a
</line>
</par><par>
<line>
1 .3
</line>
<line>
T*einar Motor*st*s
</line>
<line>
Treinar os mo*oris*as para *ue possam identi*ic*r defeitos nos *eícu**s e c*municar * manutenç*o par* *s de*idos reparos
</line>
<line>
Ce*tro de treinam**to
</line>
<line>
n/a
</line>
<line>
Sede
</line>
<line>
R*alizar a manutenção autônoma *os veí*ul*s.
</line>
<line>
n/a
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Elabor*do p*los autores.
</line>
<line>
*usca-se, com e*tes programas de t*einamen*o, prop*rc**nar o conhecimen*o, p**a
</line>
<line>
que *s funcionário* *a manutenção *ossam realizar o repa*o dos v*ículos d* maneira cor*eta.
</line>
<line>
A opçã* de utiliz*r os engenhe*ros e *éc*icos *a marca *orn**edo*a *o c*assi foi f*ita
</line>
<line>
*proveitando * estreita relação entre as empresas envo*vida*, com o objetivo de fornecer um
</line>
<line>
c*rso, * **r ministrado *or especialistas no assunto. O treinamento para os motorist*s tem o
</line>
<line>
objet*vo de *apac*t*-lo* a identificar *s eventuai* falha* *os veí*ulos, p*ra qu* sejam
</line>
<line>
transmitidas as inf*rmaç*es neces**rias à viabilização d*s rep*ros necess*ri*s pela equipe de
</line>
<line>
manut*nção.
</line>
<line>
O Quadro * ind*ca um* outra abordagem d* p*ano de ação, que diz res*eito *os
</line>
<line>
estudos d* durabilidad* * confiabilidade das peças * *omp*nentes.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*resina P*, v. 14, n. 3, art. 7, *. 126-142, mai./jun. *0*7
</line>
<line>
www4.f*an*t.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. Sa*to*, N. *. Ol*veira, R. S. Qu*ntal, F. C. Di*s, F. *. C. Sa*tos, R. H. *ut*e*rez
</line>
<line>
138
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 3 - Plano de ação: Etapa 2
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
O *uê?
</line>
<line>
**r qu*?
</line>
<line>
Q*em?
</line>
<line>
Quando?
</line>
<line>
Onde?
</line>
<line>
Co*o?
</line>
<line>
Quanto?
</line>
<line>
</line>
<line>
A*ividad*
</line>
<line>
Objetivo
</line>
<line>
Responsável
</line>
<line>
Da t a
</line>
<line>
Local
</line>
<line>
Como
</line>
<line>
Custo
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
Elaborar estudo de *urabilidade e con*iabilidad* d *s p e*a*
</line>
<line>
Conhecer o temp* *e vi*a ú*il d*s peças e atri*uir *m nível ** confia**l*dade a elas
</line>
<line>
Engenharia de aplicação
</line>
<line>
n/a
</line>
<line>
Sede
</line>
<line>
Aplicar c**ceitos da m*nute*ção cen*rada em confia*ilidade
</line>
<line>
n/*
</line>
</par><par>
<line>
2 .1
</line>
<line>
*sta**lecer in*ervalos ** manutenção preventiva para *s p eças
</line>
<line>
Efetuar a t*oca das peças antes q*e fa*h*m
</line>
<line>
Engenh*ria de aplicação
</line>
<line>
n/a
</line>
<line>
Sede
</line>
<line>
Conhe**r * tempo *e vid* * as p eças d * sist*ma elétrico e me***ic*
</line>
<line>
n/a
</line>
</par><par>
<line>
Font*: El*borad* pelos autores.
</line>
<line>
* estu** de durab*lidade e confi*bil**ade *a* peç*s e componentes dos veículos
</line>
<line>
forn*cer* in*or*ações ú**i* *a*a a definição da e*tratégia de manu*e***o. *e*se cont*xto, a
</line>
<line>
de*inição dos interva*os de manuten*ão *reventiva e os intervalos de rev*são de itens
</line>
<line>
encontr*m-se contemplad*s *o Q*adro 4.
</line>
<line>
Quadro * - Plano de ação: Etap* 3
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
O quê?
</line>
<line>
Por qu*?
</line>
<line>
Quem?
</line>
<line>
Q*ando?
</line>
<line>
Onde?
</line>
<line>
**mo?
</line>
<line>
Quanto?
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Ativ*d*de
</line>
<line>
Ob*eti*o
</line>
<line>
Responsá**l
</line>
<line>
*a t a
</line>
<line>
Local
</line>
<line>
Co*o
</line>
<line>
Custo
</line>
</par><par>
<line>
2 .1 .1
</line>
<line>
*ria* p*an* de revisã* *ara Fio* e Termin*is *létricos
</line>
<line>
Evi*ar a quei*a de *ios * termina*s elétricos
</line>
<line>
Engenharia d* aplicação
</line>
<line>
*/a
</line>
<line>
Sede
</line>
<line>
Verifi*ar *s condi*ões da p eça
</line>
<line>
n/a
</line>
</par><par>
<line>
2 .* .2
</line>
<line>
Cria* plano *e r*vi*ão par* os alter**dores
</line>
<line>
Ev*tar a queima *os instrumentos elétri*os * a falha d* tacóg*afos
</line>
<line>
E*gen*aria de ap*ica*ão
</line>
<line>
n/a
</line>
<line>
Sede
</line>
<line>
V*rif*car a* c*ndi*õ** da * eça
</line>
<line>
n/*
</line>
</par><par>
<line>
F**te: E*aborado p**os *utores.
</line>
<line>
Os component*s *o sistem* *létri*o não s**rem desgaste propor*ional à
</line>
<line>
qui*ometragem, *omo acontece na* peç** do sistema mecânico, logo, devem ser e*ta**lecidos
</line>
<line>
interv*los pa*a a verif*cação deste* itens e realizar a substi**i*ão, caso ne*essário. O Qua*ro 5
</line>
<line>
aponta as a*ões es*abelecidas para peç*s, compo*e*tes *ecânicos e suspensão do* veí*ulos.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te*esin*, v. 14, *.3, art. *, p. 126-142, mai./jun. 2*17
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aplic*ç*o do *étodo de Anál*se * Solução de Prob*emas e* *m* *mpresa de Transpor*e Rodoviário
</line>
<line>
139
</line>
</par><par>
<line>
Q*adro * - Plan* de Ação: Etapa 4
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
O quê?
</line>
<line>
Por *uê?
</line>
<line>
Qu*m?
</line>
<line>
Quando?
</line>
<line>
Onde?
</line>
<line>
Como?
</line>
<line>
Quan*o?
</line>
<line>
</line>
<line>
Atividade
</line>
<line>
Obje*i*o
</line>
<line>
Responsá*el
</line>
<line>
D* t a
</line>
<line>
Loc*l
</line>
<line>
Co*o
</line>
<line>
Custo
</line>
</par><par>
<line>
2 .*
</line>
<line>
Reestabe*ecer intervalos d* manutenções preventiv*s par* as p eças d o motor * suspensão
</line>
<line>
Efetuar a *ubstituiçã* d* peça an*es qu* falhe
</line>
<line>
En*enhar*a de aplicaçã*
</line>
<line>
n/a
</line>
<line>
Sede
</line>
<line>
*evisar a *uilometragem de t*oca d*s peça*, definindo um int*rvalo de confi**ça.
</line>
<line>
n/a
</line>
</par><par>
<line>
2 .2 .1
</line>
<line>
Revisar q*ilometragem de preven*iva p*ra t*rbinas e intercooler
</line>
<line>
Efetuar a substituição de peça antes que fal*e
</line>
<line>
Engen*aria de a*l*cação
</line>
<line>
n/a
</line>
<line>
Sede
</line>
<line>
Revisar a q*il*metrag*m de tro*a das p*ç*s, defin**do um interva*o de confi*n*a.
</line>
<line>
n/a
</line>
</par><par>
<line>
2 .2 .2
</line>
<line>
R*visar quilome*ragem de preventiva p a* * as * eç*s d o sistema de **frigeração
</line>
<line>
Ef*tuar a s*bst*tuição *e peça antes que falhe
</line>
<line>
Eng*nha*ia de *p*icaç*o
</line>
<line>
*/a
</line>
<line>
S*de
</line>
<line>
Revisar a qui*ometragem de troca das pe**s, d*finindo u* inter*alo *e confiança.
</line>
<line>
n/a
</line>
</par><par>
<line>
* .2 .3
</line>
<line>
Rev*sar qui*ome*rage* de troca de l*br*ficantes
</line>
<line>
*fe*uar a sub*tituiçã* de peç* ant*s que falhe
</line>
<line>
E*gen*aria *e *plicação
</line>
<line>
n/a
</line>
<line>
Sede
</line>
<line>
Revisar a quil*metragem de substitu*ção *e peças, defini*do um intervalo de confian*a.
</line>
<line>
n/*
</line>
</par><par>
<line>
2 .2 .4
</line>
<line>
Revisar quilomet*agem de preventiva *ara bloco do motor
</line>
<line>
*f*tuar a substi*ui*ão de peça ant*s q*e falhe
</line>
<line>
Engen*a*ia *e ap*i**çã*
</line>
<line>
n/a
</line>
<line>
Sede
</line>
<line>
*evis*r a quilometragem de troca das *eç*s, definin*o u* intervalo de confi***a.
</line>
<line>
*/*
</line>
</par><par>
<line>
2 .2 .5
</line>
<line>
R*v*sar qui*om*trage* de pr*ventiva p ar a ** p e*as * * su*pensão a ar e e*tabi*iz*dores
</line>
<line>
*fetuar a substituiç*o de peça a*tes que falhe
</line>
<line>
E*genharia de aplic*ção
</line>
<line>
n/a
</line>
<line>
Se*e
</line>
<line>
Re*isa* a quilometragem de troca das peças, def*nindo um intervalo de confiança.
</line>
<line>
*/a
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: *laborado pe*os auto*es.
</line>
<line>
As p*ças d* mecânica e **spensão, que foram est*belecidas com* as causa* mais
</line>
</par><par>
<line>
prováveis
</line>
<line>
da f*lha de veículos em operação, d*vem pass*r *o* uma revisã* pre*enti*a de
</line>
</par><par>
<line>
quilome*ragem, com * o*jetivo de efetuar * troca destes *ompon*ntes antes
</line>
<line>
que f*lhem. O
</line>
</par><par>
<line>
*ua*r* 6 c*nte**l* *utras ações est*belecidas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teres*na PI, v. 14, *. 3, **t. 7, p. 126-142, mai./jun. 2017
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *antos, *. S. O*iveira, R. S. Quintal, F. C. Dias, F. M. C. Santos, R. H. Gutierrez
</line>
<line>
140
</line>
</par><par>
<line>
Quad*o * - Plano de a*ão: E*apa *
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
O quê?
</line>
<line>
P*r *uê?
</line>
<line>
*uem?
</line>
<line>
Qua*do?
</line>
<line>
Onde?
</line>
<line>
Como?
</line>
<line>
Quanto?
</line>
<line>
</line>
<line>
Ativ*dad*
</line>
<line>
Obje**vo
</line>
<line>
Respons*vel
</line>
<line>
D* t a
</line>
<line>
L*cal
</line>
<line>
*omo
</line>
<line>
Custo
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
Con*rolar os veículos n* f*la para manutenção prevent*va
</line>
<line>
Evitar qu* veículo* o**rem se* ter f*ito a manutenção pr*vent**a
</line>
<line>
PCM
</line>
<line>
n/a
</line>
<line>
S***r 1
</line>
<line>
Não Deixa* que *s veículos s*jam escalados.
</line>
<line>
n/a
</line>
</par><par>
<line>
4 .1
</line>
<line>
*elhorar a comunicação co * a o p er ação
</line>
<line>
Evitar q*e *s veículos em manutenção *ejam escalados *ara a * p er *ção
</line>
<line>
PCM
</line>
<line>
*/a
</line>
<line>
Setor 1
</line>
<line>
Melhor*r relação com o setor de ope**ç*e*.
</line>
<line>
n/*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabo*ado p***s aut*res.
</line>
<line>
O con*role do* veícu*os na *ila p*r* man*ten*ão preventiva tem o objetivo de evi**r
</line>
</par><par>
<line>
que estes veículos seja* *scalados para a operação, sem que manutenção tenha sido fei*a. *
</line>
</par><par>
<line>
Par* este fim, deverão ser tomadas a*ões para mel*orar * comun*ca**o com o s*tor
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
op*raç*es. A *ealização *a m*nutenção prev**tiva dentro da q*ilometragem correta traz
</line>
<line>
como b*nefícios * redução das falhas de v*ícul*s, ***to que os component*s são tro*ados
</line>
<line>
ant*s do final *a s*a vida út*l.
</line>
<line>
5 CO*SIDERAÇÕES FIN*IS
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
aplicação do método *e anál*se e sol*çã* de *roble*as po*sibil*tou a execução de
</line>
</par><par>
<line>
*ções simpl*s, *ue envolveram uma
</line>
<line>
g**nde quantidade de pessoas. O problema ** fal*as de
</line>
</par><par>
<line>
veícu*os **rante a opera*ão foi m**eado, possibilitando a vis*a**zação de t*das as eta*as da
</line>
<line>
manut*n*ão de um veículo.
</line>
<line>
Na etapa de observação *o método de análise e solu*ão de *roblema*, **ram m*peadas as
</line>
</par><par>
<line>
possíveis causas d*s falh*s de veículos, por meio
</line>
<line>
da observação *o local de ocorrência *o
</line>
</par><par>
<line>
proble**. As informações forn*cidas pela *mp*esa possibilitaram a priorização dos *i**s de
</line>
</par><par>
<line>
falh*s e dos s*t**es p*r ela respo*sáve*s, apontando as falhas no proc*sso de ma*ut**çã*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
most*ando as oportunidades de mel*oria.
</line>
</par><par>
<line>
Na eta** se*uinte, fo*am analisadas *s info*ma*ões e prio*i*adas as ca*s*s *ais prováv*is
</line>
</par><par>
<line>
dos problemas. Após a **ser*ação
</line>
<line>
e
</line>
<line>
análise, foram pro*os*as ações de **l*ori*,
</line>
</par><par>
<line>
*d*ntif*can*o-se as *a*tagens e
</line>
<line>
desvantagens *e cada ação *rop*s*a. Os resul*ados
</line>
</par><par>
</page><line>
*videnciam a* vantagen* que a metodo*og*a pode trazer para a empresa, *special**nte no que
</line>
<line>
se re*e*e ao aumento da disponi*ilidade, **lhoria na efici*ncia do processo e garantia de um
</line>
<line>
se*viço pres*ado co* *ualidad* para o c*ient*.
</line>
<line>
R**. FSA, Teresina, v. 14, *.3, art. *, p. 12*-142, *ai./jun. 2017 w*w*.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*plica**o *o Método de Análise e Solução de Problemas em uma Emp*esa de Tran*por*e Rodoviário
</line>
<line>
14*
</line>
</par><par>
<line>
P*obl**as *o*em sur*ir ao longo de qualquer pro*esso, contudo, as empresas têm de
</line>
<line>
*star p*eparadas *a** i*en*i*i*ar tais problemas, tenta**o mi*igá-lo* ou elimi*á-los,
</line>
<line>
garan*indo, as*im, a ef*ciência dos pr*cessos. É importante obse*var que a *mpres* deve estar
</line>
<line>
aberta *s críticas e d*spost* a *xpor o* seu* **oblemas, de man*ira que este* possam ser
</line>
<line>
*nalisados e estudad*s, sempre *m prol de *elhorias.
</line>
<line>
REFERÊN*IAS
</line>
<line>
CAMPOS, V. F. TQC: Contro*e da *ualidade Tot*l no E*tilo Japo*ês. *ov* Li*a: Editora
</line>
<line>
Falconi, 2014.
</line>
</par><par>
<line>
CROS*Y, P. B. Qua*idade é Inv*stiment*. Rio de Janei*o: Livraria J*sé Olympio
</line>
<line>
Editora
</line>
</par><par>
<line>
S.a., 1*92.
</line>
</par><par>
<line>
FEIGENBAUM, A. *. Cont*ole da Qual*dade Total. Vo*ume I. S*o Pau*o: Makron Bo**s,
</line>
<line>
1994.
</line>
<line>
*ARVIN, D. A. Ge*enciand* a Q**lidade: * Visão Es*ratégica * Competitiva. Ri* *e
</line>
<line>
Janeiro: Qualityma** Ed., 1992.
</line>
<line>
ISHIKAWA, K. Controle de Qu*lida*e Total * Maneira *apones*. Ri* *e Jane*ro: Editora
</line>
<line>
Ca*p*s, 1*93.
</line>
</par><par>
<line>
**MA, R. S. TPM: Total Produc*iv* Mainten*nce. Curs* de
</line>
<line>
Formaç*o de Multi*licadores.
</line>
</par><par>
<line>
Belo Horizonte: Advanced Consu*ting & Tra**ing, 2000.
</line>
</par><par>
<line>
MIRSHAWK*, V.; O*MEDO, N. L. Man*tenção: C*mbate a*s cus*os da Não-Eficác*a - A
</line>
<line>
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</line>
<line>
SLACK, *. *t al. Administração da p*odução. Sã* Paul*: *dito*a Atlas., **06.
</line>
<line>
W*RKEMA, M. C. C. As ferramentas d* *ualidade no gere*cia*ent* de p*ocessos. 2.
</line>
<line>
ed. Belo Horizonte: Sografe - *ditora e Gr**ica Ltda, 199*.
</line>
</par><par>
<line>
XAVIE*,
</line>
<line>
*.
</line>
<line>
N.
</line>
<line>
M*nu***ção
</line>
<line>
Classe
</line>
<line>
*und*al.
</line>
<line>
1998.
</line>
<line>
Disponível
</line>
<line>
*m:
</line>
</par><par>
<line>
<*ttp://www.tecem.com.br/d**nlo*ds/ma**tenca*.pdf>. Ace*s* em: 19 mar. 2015.
</line>
<line>
XENOS, H. G. D. Gere**ian*o a Manutenção Produtiva. Nova Lima: **it*ra *alcon*,
</line>
<line>
2014.
</line>
<line>
*A*ON*, *. R. Consoli*aç*o da *etodo*og*a de manut*n*ão em c*nfia*ilidade em uma
</line>
<line>
**anta de ce*ulose e pap*l. 2003. 219 f. *ese (Doutorad*) - Curso d* Programa de Pó*-
</line>
<line>
Gr*dua*ão em Engenharia de Pro*ução, Univer**dade Federal d* **o Grande do Sul, Port*
</line>
<line>
Alegre, 2*03.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere**na PI, v. 14, n. *, a*t. *, p. *26-142, m*i./*un. 2017
</line>
<line>
*w*4.fsan*t.com.*r/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
M. Santos, *. S. Ol**eira, R. *. Quintal, F. C. Di*s, F. M. C. Santos, R. H. Gutierrez
</line>
<line>
142
</line>
</par><par>
<line>
C*mo Referenciar este Art*go, *onforme ABNT:
</line>
</par><par>
<line>
SANTOS, *. et al. Apl**ação ** Método de Aná*ise e Solu*ão d* Proble*as em uma Empr*sa d* Tran**o*te
</line>
<line>
Rodov*ári* de Pa*sageiros à Luz *a Abordagem da Qualidade. Rev. *SA, T*resi*a, v.14, n.3, *rt. 7, p. 126-
</line>
<line>
142, mai./*un. 2017.
</line>
</par><par>
<line>
Co*tribu*ção dos Aut*res
</line>
<line>
M. Santo*
</line>
<line>
*. S. O*i*eira
</line>
<line>
*. S. Quintal
</line>
<line>
*. C. *ias
</line>
<line>
*. M. C. Sa*tos
</line>
<line>
R. H. Gu*i*rrez
</line>
</par><par>
<line>
1) *onc*pção e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) aná*ise e interpretaçã* dos dados.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração ** ras*unh* ou na revis*o cr*tica d* conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) participação na aprovação da v*rsão final do manu*crito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 14, n.3, art. 7, p. 126-142, *ai./ju*. 2017
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.b*/re*ista
</line>
</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)