<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 4, art. 1, *. 03-18, jul./ago. 2017 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2017.14.4.1 </line>
</par>
<par>
<line> Métodos Estruturados de Análi*e Quali*ativa nas Pesquisas em Administ*a*ão </line>
<line> Struct*re* Metho** of Qualitativ* *nalysis in R*search Admi*istr*t*on </line>
<line> Bruno d* Almeida Vile** </line>
<line> Dout*rado em Ad*ini*traçã* p*la Univ*rsidade Federal de M*na* Gerais </line>
<line> Mestre e* **ministra*ão pela Univers*dade Fede*al de Minas G*rais </line>
<line> E-mail: bruno*vi*ela@gmail.com </line>
<line> Ro*erta de Cá*si* Macedo </line>
<line> D**torado *m A*ministraçã* p**a Univer*idade Federal de *i*as Gerais </line>
<line> *estra em Adm*nistração pela Un*ver*idade Federa* de M*na* Gera*s </line>
<line> E-mail: ro*er*a.*.macedo@gm*il.c*m </line>
<line> Kenyth Alves *e Freitas </line>
<line> Doutorado em Adminis*ração pela Fund*ç*o *e*úl*o Var*as </line>
<line> M**tre em Administr*ç*o pel* Universid*de Feder** d* Minas Gerais </line>
<line> E-mail: keny*h.frei*a*@gmail.com </line>
<line> **i *ern*ndo Corr*ia Ferreir* </line>
<line> *outorad* em Admi*istração *ela U*iversida*e Federa* de Min*s Gerais </line>
<line> M**tre em Adm*nistração pel* Uni*e*sidade Federal de Mi*a* Gerais </line>
<line> *-mail: ru**ernan*of@gmail.com </line>
<line> Reynaldo *aia Mu**z </line>
<line> Doutor em Ciência Polít*ca e Admi*istração Pública pela Un*versi*a* Complute*se de Madr*d </line>
<line> Pr*f*sso* do Centro de P*s-graduação em Admini*tração da *niv*r*idade *ederal de Minas Gera*s </line>
<line> E-mail: Rey*al**.maia@uf*g.br </line>
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<column>
<row> En*ereço: *r*no de *lmeida Vilela </row>
<row> Av. A*tôn*o Carlos, 6627, Ca*pus Pampulha, Pam*u**a, </row>
<row> C*P: 31.270-90*. Belo Horizo*te, M*, Brasil. </row>
<row> Ende*eço: Robert* de Cássia Macedo </row>
<row> Av. Antônio C*rl*s, 6*27, Campus Pampulha, Pampulha, </row>
<row> *EP: 31.2*0-90*. Belo Horizonte, MG, Brasil. </row>
<row> E*dereço: Ken*th A*ves de Fre*tas </row>
<row> Av. Nove de Julho, 2029 - Bela V*sta, CEP: 01**3-902. </row>
</column>
<column>
<row> Editor Científico: Tonny *e**ey *e Alenca* *odr*gu*s </row>
<row> **tigo rece*ido em *4/03/2017. *ltima versã* </row>
<row> r*cebida *m 11/04/2017. Aprovado em 12/*4/*0*7. </row>
</column>
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<column>
<row> São Paulo/S*, Brasil. </row>
<row> Endereç*: R** F*r**ndo Correia F*rreira </row>
<row> Av. Antônio *ar*os, 66*7, Campus *ampulha, P*mpulha, </row>
<row> *EP: 31.270-901. Belo Horizonte, MG, Brasil. </row>
<row> E**ereço: Reynaldo *aia Muniz </row>
<row> Av. Antônio Carl*s, *627, Camp*s Pampulh*, P*m*ulha, </row>
<row> CEP: 31.270-901. Belo Horizo*te, MG, Bra*i*. </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pelo siste*a Tripl* R*view: Desk Review a) </row>
<row> pelo Ed*tor-*hefe; e b) Dou*le *lind Revie* </row>
<row> (avaliação *ega por *o*s a**lia*o*e* *a área). </row>
<row> R*vis*o: **ama*ica*, N*rmat*va e d* Formataçã* </row>
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<line> B. *. *ilela, R. *. Maced*, K. A. Frei**s, *. F. C. Ferreir*, R. M. Muniz </line>
<line> 4 </line>
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<line> RESUMO </line>
</par>
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<line> As pesqu*sas com caráter qualitativo forma* uma parte considerável dos *studos </line>
<line> desenvolvidos em adminis*ração, *m especial, para análi*e de peque*as a*ostra*. N* enta*to, </line>
</par>
<par>
<line> os métodos qualitat**os s*o criticad*s, por depende* de forma intensa da </line>
<line> interpretação </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> p**quisador na etapa *e análise; por impedi* que os </line>
<line> *esultados sejam g*neralizados e por </line>
</par>
<par>
<line> restringir *studos *onc*usivos. Para soluciona* essas f*agilidade*, os métodos *ente*ing </line>
</par>
<par>
<line> R*sonan*e Analysis, Causal Proc*ss Tracing e Compar*ti*e Qualitatie </line>
<line> *nalysis foram </line>
</par>
<par>
<line> desen*olvidos, vis*ndo aplicação *e métodos mais *ormalizados para a**lise de conte*do. à </line>
</par>
<par>
<line> O objetiv* deste trabalho é demo*t*ar que * </line>
<line> e*tudo de caso </line>
<line> aplicado *s ciência* </line>
</par>
<par>
<line> administrativas *ode *t**izar ferrament*s </line>
<line> qual*tativas m*is </line>
<line> estr*turadas, que </line>
<line> podem </line>
</par>
<par>
<line> prop*rc*o*ar m*ior robus*ez aos resultado*. Pa*a iss*, foi apresen*ad* uma s*rie de </line>
<line> es*ud*s, </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvida* *or demai* *reas das ciênc*a* sociais, qu* ilu*tr** o sucesso da apli*a*ão </line>
</par>
<par>
<line> desses métodos. O resul*ado pode ser *ma melhora </line>
<line> no*ável no a*anço cient*fi*o da </line>
</par>
<par>
<line> *dmini*tração. </line>
</par>
<par>
<line> Palav*as-cha*e: Pesquisa qualita*iva. C*nt*rin* Resonance A*alysis. *ausa* P*ocess </line>
<line> Traci*g. *om*a*ativ* Qualitat*ve Analys*s. </line>
<line> ABSTR*CT </line>
<line> Qualit*tive research form a co*siderable *art of ma*agement studies devel**ed, in partic*lar </line>
</par>
<par>
<line> for s*all samples analysis. However, quali*ative meth*ds are **en </line>
<line> *riticized for *elying ** </line>
</par>
<par>
<line> *ntens* interpr*tation of </line>
<line> t he </line>
<line> rese*rche* i* the ana*y*is *tag*, prev*n*ing the results to be </line>
</par>
<par>
<line> generalize* and for restri**ing conclusive s*udies. To rep*ir t*ese we**n*sses, the me*hods </line>
<line> Cent*ring Resonance *na*ysis, Causal Process Traci*g an* Qualit*tive Compar*tive Analy**s </line>
</par>
<par>
<line> were d*veloped *or con*ent analysis. This study\s </line>
<line> objet*ctive **s to demonst*ate th*t ***e </line>
</par>
<par>
<line> *t*dy ap*l*ed to a*ministrati*e sc*en**s can use qu*litative tools that can </line>
<line> provid* yo* wi*h </line>
</par>
<par>
<line> greater robustness. For thi*, were presen*ed a number of studies *a*ri*d ou* by other ar*as *f </line>
<line> th* s**ial sciences, w*i*h illustrate the suc*essful application *f t*e*e metho*s. Th* result ca* </line>
<line> *e a *o*iceable im*r*vement in the scie*tif** ***anceme*t of administration. </line>
<line> Ke*words: Qualitative research. Centerin* *esonance A**l*sis. Cau*al Proce*s T*aci*g. </line>
<line> **mpara*i*e Quali**tive Analy*is. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 4, art. 1, p. 03-**, ju*./a*o. 20*7 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
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<line> M*todo* Estruturad** de Análise Q*alitativa n*s Pesquisa* em A*mi*i*tr*ção </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇ** </line>
</par>
<par>
<line> A *esquisa quali*a**va é, ger*lmen*e, as*ociada * estu**s *om desenho **scrit**o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> conclusões com ba*e forte*en*e ancorad* na interpretaç*o do pesqui*ador. Sofre </line>
<line> c*í*ic*s, </line>
</par>
<par>
<line> ex*tamente *or es*e tipo de limi**ç** que mui*as vezes aponta pa*a uma i*pos*ibilidade *e </line>
</par>
<par>
<line> gene*a*iz**ão </line>
<line> de *esultados </line>
<line> e ausência *e cr*térios exteri*r*s ao *esqu**ador, ao se </line>
</par>
<par>
<line> d*senvo**er a a**lise dos *a*os. *u*ra limitação seria a *ificuldade das m**o*olog*as </line>
</par>
<par>
<line> *ual*ta*ivas tradic*on*is *m lida* com ***ndes vol*mes </line>
<line> de info*maç*es (MOUSA; WALES; </line>
</par>
<par>
<line> HARPER, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> Geralmente, o trade-o*f fei*o com relação a essas metodol*gias é o </line>
<line> ganho maior </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *rofundidade de pouca* entrevi*tas, ou poucos caso* es**dados, e* d*trime*to de um* análise </line>
<line> *ai* a*p*a e re*resenta*iva *o *nive*so estudado (CAMP*S; TURATO, 2009). A *ropo**a </line>
</par>
<par>
<line> aqu* *x*res** é apres*n*ar duas *lternativas que </line>
<line> *up*ram *lg*mas d*ss*s limitações: os </line>
</par>
<par>
<line> métodos Centeri*g Re**n*nce Analysis (CR*), C*usal Proc**s Tracing (CPT) e Qu*litative </line>
<line> Co*parative Analy**s (QCA). </line>
</par>
<par>
<line> O m*to*o *RA pr*põe uma *ná*i*e de con*eúdo formalizado * com cri**rios </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **assi*icação dos *a*os bem de*inidos. Ali*da à análi*e d* conteúdo, * método </line>
<line> u*iliz* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *n*lise de r*des, de modo * se pu*er associar ideias de maneira *isualmente *rg*niz*da, c*m </line>
<line> indicad*res qu* apon*am para termos centrais no discurs* e*tudado. O salt* de qualidade do </line>
</par>
<par>
<line> m*todo s* *asei* na interpretaç*o de *ue a re**tição de determin*das *alavra* </line>
<line> *o discurso </line>
</par>
<par>
<line> n*o necessar*amente signif*c* que essas se*am m*i* *mportan*es (PAPACHARISSI; </line>
<line> O*IVEIRA, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> O mét*do, *ase*do na teoria d* cen**ali*ade, consegue </line>
<line> el*ncar os *ermo*, ou fra*e*, </line>
</par>
<par>
<line> *ue </line>
<line> desempenham papéis com maior relevânci* no discur*o analis*do. Al*m da </line>
<line> análi*e </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> te*mos centr*is, a out*a p*ssib**ida*e do método é *e com*ar** </line>
<line> discu*s*s por meio </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> c*mparação de suas redes, indicando se são congr**n*es ou não, e *o*sibi*itando cursos de </line>
</par>
<par>
<line> aç*o </line>
<line> bem fundame*tado*, d* aco**o *om os casos em qu* *or *plicada a **c*ic* (M*USA; </line>
</par>
<par>
<line> WALE*; HAR*E*, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Já o C*T, enfati*a a seq*ência </line>
<line> causal em que as *bservações do *astream*nto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> proces*o ocorrer*m. A sua ca*acterí**ica é analisar </line>
<line> p*oce*sos que des*nrolam em um </line>
</par>
<par>
<line> dete*minado perí*do, uti**zando inferências causais. As inferências causais são **term*nad*s </line>
</par>
<par>
<line> pe*as comparações contextuali*adas e *arrativas </line>
<line> históricas, pode ser cons*der*da </line>
<line> *omo </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> dir*ção e nat*reza da influênc** de um* **riável * sobre uma var**ve* y (BORGES, 200*). </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 14, n. 4, art. *, p. 03-18, jul./ago. 20*7 www4.fsan*t.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. A. Vi*ela, R. C. Mac*do, K. *. Freitas, R. F. C. *erreira, R. M. *uniz </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> Por últim*, o método *CA e*plica a causa dos efe*tos, por *ei* *e u*a lógic* </line>
</par>
<par>
<line> ma*emática de </line>
<line> ne*ess*dade e suficiência **ra a formação de conj*nt*s configuracionais </line>
</par>
<par>
<line> par*imoni*sos expl*ca*ivos de variáv*is *ependentes. Por meio de critério* espec*fic*s, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> poss**el ana*i*ar *e é </line>
<line> necessár** e </line>
<line> ou suficiente um con*un*o de variáveis explic*r*m uma </line>
</par>
<par>
<line> variável depend**t* (R*GIN, 1987; 2**0). Os mé*odos descrito* tr*zem a pos*ibilidade </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> est*do de pequenas amostras e, ao mesmo tempo, resgatam o pape* do *stud* de cas* p*los </line>
</par>
<par>
<line> pesq*is*dores na produção *eorias **ste de preposiçõ*s (*ORGES, *007; BRANDES; e </line>
<line> *ORMAN, 2002). </line>
</par>
<par>
<line> * objet*vo deste *rabalho é demostr*r qu* o </line>
<line> *st*do de caso, ap*i*ado às ci*ncias </line>
</par>
<par>
<line> administrativ*s, pode utilizar ferrame*ta* qua*it*tivas que p*dem lhe pr*porc*onar maior </line>
<line> confiabil*dad* de análise, reduzin*o a *ubjetivi*ad* intrínseca ao método. Dess* forma, *oram </line>
</par>
<par>
<line> identificados diversos caso* de sucesso da </line>
<line> a*l*ca*ão desses método* em *esquisas *as *ais </line>
</par>
<par>
<line> diferente* área* *a* *iências sociais, apontando *s benefícios en*ontrados </line>
<line> que podem ser </line>
</par>
<par>
<line> aplicad*s e* pesquis*s na área de administração. </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFE*ENCIAL *EÓR*CO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 O M**odo *e Center*i*g Reson*nc* Ana*ysis </line>
</par>
<par>
<line> Os mét*dos de a*á*is* de c*nteúdo têm um vié* preponderante*ente qualitativo e que </line>
<line> dem*n*a um *lto gra* de i*terp*etação d* pesquis*d*r. Além disso, geralmente, métodos *e </line>
<line> a*á*ise *ão utilizados d* forma restri*a a *o*co* cas*s. Is** oc*rre devid* à di*iculdade de se </line>
</par>
<par>
<line> anal*sar grandes quantidade* *e dados, de </line>
<line> *ategorizá-los * rea***ar infer*nc*as a partir do </line>
</par>
<par>
<line> conte*do </line>
<line> anal*sado. A ausê*cia *e pa*rõ*s dos da*os da *ntrevistas um dos *randes é </line>
</par>
<par>
<line> dificultad*r desse *roces*o, impondo limitações *e volume de dados serem anali*ados a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> nú*ero </line>
<line> de entrevista* serem a </line>
<line> colet*das, *lém *o po*sível viés ** </line>
<line> pesquisador, q*e tem </line>
</par>
<par>
<line> presença fundamen*al nesse ti** de a*álise (MO*SA; WALES; HA*PE*, 2015). </line>
<line> Co*o uma al*ernativa para essas *ificuldades e l*mitaç*e* *nc*ntr*das n** métodos </line>
<line> de análi*e de **nteúdo foi proposto o método de Cente*ing Resonance Anal*sis (CRA), </line>
</par>
<par>
<line> Anál*se de Resso*ância Centra*, e* tradução *ivre, **e aval*a * conte*do de </line>
<line> forma </line>
</par>
<par>
<line> quantitativ* e *ã* ***ita o *olume de conteúdo a *er anal*sa*o, podendo ser avali*do de*d* </line>
</par>
<par>
<line> pequenos textos ou pouca* en*revista*, at* *ran*es volumes </line>
<line> de texto ou </line>
<line> um* gran*e </line>
</par>
<par>
<line> *uantidade de entrevi*tas co*etad*s (MOUSA; WALE*; H*RP**, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, Teresina, v. 14, n. 4, art. 1, p. 03-18, jul./ago. 201* </line>
<line> www4.*sanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *étodos Estrut**ad*s de Análise Qu*litativa nas Pe*quisas em Administração </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> A *RA po** ser definida como um método d* a*áli*e </line>
<line> de re*es </line>
<line> desenvolvido para o </line>
</par>
<par>
<line> e*tudo de ma*rial textual em sis**mas comple*os de discurso (BRANDES; CORMAN, 2002). </line>
<line> Se*undo estes autores, o métod* pode ser aplicado de for*a abrangente. Entre o ma*erial *lvo </line>
<line> da anális* p*d*-** inc*uir *onversa*, discussões de grupos, interações em grandes empr*sa*, </line>
</par>
<par>
<line> conteúdo </line>
<line> de mídias </line>
<line> de m*ss*, ou mesmo conteúdos provenie**es de gr****s *rupos *e </line>
</par>
<par>
<line> *nte*ação social. É **cessário *penas q*e os diá*og*s sejam transc*itos. </line>
<line> O método é um sofist*cado m*io *e análise de disc*rso, sens*v*l à pos*ibilidade de </line>
<line> fa*er links conceituais expressos por u*a fra*e sim*les e, a* mes*o tempo, é cap*z de gera* </line>
<line> re*es que possam descre*er vastas extensões de di*cur** (MCPHEE; CORM*N; DO*LEY, </line>
</par>
<par>
<line> 2*02). *o*m*n et </line>
<line> *l. (*002) afirmam q*e bem adequad* *ara se* apl**ado nos cont*xtos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> co*unicação organ*zacion*l, uma v*z que </line>
<line> possibilita a análise *e **a </line>
<line> vasta qu*ntida*e de </line>
</par>
<par>
<line> cont*údo d* d*scurso que os membros de uma o*ga***ação, gera ao longo do *empo, no </line>
<line> contexto da d*n*mica des*a organ*zação. </line>
</par>
<par>
<line> * l**ic*, por </line>
<line> trás </line>
<line> *o métod* é que redes de *alav*** sejam f*rmadas dentro de um </line>
</par>
<par>
<line> *iscurso, *e modo que se pos*a se id*n**ficar padrões e t*rmos c*n*rais no discurs* formad*. </line>
<line> Segundo B*andes e Corman (200*), pequenas redes de palavras *ão formadas em cada frase </line>
<line> co*ectada aos outr*s, casos *aja a co-*cor*ência dentro d* uma f*a*e nomina* - formada por </line>
</par>
<par>
<line> substant*v*s e adje*ivos *u o*orra no fim de fra*es nominais consec*tivas. * fim de - </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> *nt*nder sua lógica, os auto*es defin*m qua*r* etapas p*ra apl*caç*o do método: </line>
</par>
<par>
<line> I. </line>
<line> O texto é di*i*id* em frases *ndiv*duais; </line>
</par>
<par>
<line> *I. </line>
<line> para cada frase, frases n*mi*ais são iden*i*icas *or meio *a a*áli*e linguística; </line>
</par>
<par>
<line> III. U* vértice é introdu*ido para cada s*bstantivo ou adj*tivo em uma fra*e *ominal </line>
<line> IV. Uma fr*nteira é est*bel*cida entre *ada p** de vértices, corresponde*do a palavr*s que </line>
<line> o**rram *entro da mesma *rase nominal, o* são consecutivas dentro de uma me*ma frase </line>
<line> (BRANDE*; CORMAN, 2002, p.41). </line>
<line> A linguística computacional **ili**da na CRA é baseada na te*ri* *a cen*ralização que </line>
<line> propõe que uma pessoa, quando fala ou escreve, posicion* fr*s*s no*inais dentro d* u* fluxo </line>
</par>
<par>
<line> de d*scu*so, dentro do qual procura posicio*ar o máximo possível </line>
<line> de </line>
<line> coerên*ia </line>
</par>
<par>
<line> (LIC*T*N*TEIN; DOOLE*; LU*PKIN, 2006). </line>
</par>
<par>
<line> A CRA calc*la a influên**a de </line>
<line> pala*r*s dentro de *m tex**, utilizando a sua pos*ç*o </line>
</par>
<par>
<line> dentro da estrutura do t*xto. * influência é baseada no co*fici*nte </line>
<line> de b*tweenn*ss </line>
</par>
<par>
<line> (intermediação) e centrality (centralidade), definido por Corman et </line>
<line> a*. (2002) como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> extensã* que </line>
<line> uma *al*vra ce*t**l, e* par*icular, media cadeias de </line>
<line> associaç*es na *ede feita </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Te*e*ina PI, v. 14, n. 4, art. 1, p. 03-18, jul./ag*. 201* </line>
<line> w*w4.*sane*.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. A. V*lela, *. *. Macedo, *. A. Freita*, R. F. *. Ferre*ra, R. M. Muniz </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> pela CRA. Se*u**o os autores, pala*ras </line>
<line> *om o índice *e betweenness alto e, </line>
</par>
<par>
<line> cons*qu*nt*mente, com uma alta infl*ência no t*xto, adicio*am coerência ao texto, </line>
<line> conectan*o sen*idos d* pal*vras que sem e**a influê*cia *ão estariam co*ectadas. A medid* </line>
<line> de centralid*de indi*a a proba**lidade de *ma palavra ser a cone*ão ma*s p*ó*ima e*tr* </line>
<line> quaisquer outras *uas pal**ras d*ntro da **de desenhada. </line>
<line> As*im, *s re*ul*ados *ue a*reg*m os possí*eis *ós ou centros c*mpo*tos por palavr*s </line>
</par>
<par>
<line> i*fluentes denot*m a intenç*o do autor, de </line>
<line> a*o*do com base na s*a escolha de palavr*s na </line>
</par>
<par>
<line> fo*mação de seu </line>
<line> dis*urso. A Figura 1 mostr* *m exemp*o da l**ica do méto*o, de a*ord* </line>
</par>
<par>
<line> com um *xemplo de f*ase. </line>
<line> *igu*a 1 - Conexões entre: fr*s*s no*ina** e gra* de *ent*alidade da* pal*vras m**s </line>
<line> infl*entes. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *rande* e Cor*a* (*002). </line>
<line> A outra possi***idad* gerada pe** método é de *omparação entre te*tos, po* ex*m*lo, </line>
</par>
<par>
<line> duas *n**evistas, d*is </line>
<line> grupos *e entrevis*as, textos formalizados </line>
<line> em pe*íodos *iferente* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> temp*, di*cursos de </line>
<line> grupos di*eren*es de *etores ou </line>
<line> ind*st*ias, etc. Nessa comp*ração entre </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *eresina, v. 14, n. 4, art. 1, *. 03-18, jul./*go. 201* </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *étodos Estrutu**dos de Análise *uali*a**va n*s *e**uis*s em ***inistração </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> tex*os, busca-se observar o qu**to as redes de pa*avras compar*das possu*m as mes*as </line>
<line> palavras *u frases nominais com pos*ções de influ**cia similares. Pode-se d*zer que quanto </line>
</par>
<par>
<line> mais palav*as e* *osição *e influência são com*ns em textos diferentes, </line>
<line> *s textos têm </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> n*vel *aior de *essonância ent*e ** (CORMAN et al., *002). </line>
</par>
<par>
<line> Além das análises *a proposição inicial do método, outra vantagem da *t*lização das </line>
</par>
<par>
<line> aná*ises CRA a pos**b*li*ade d* * </line>
<line> conjugar </line>
<line> esse tipo de *ná*ise </line>
<line> com outras de cunho tan*o </line>
</par>
<par>
<line> qua*itativo, com* quanti*a*ivo. Por exemplo, nas pesquisas *on*uzidas por Ca*ar* e *ennings </line>
</par>
<par>
<line> (2*07) e Papachar**si </line>
<line> e Ol**e*ra (2008), foi ut*lizada a técnica de Análi*e *ato*ial </line>
</par>
<par>
<line> Ex**oratória para definir temas es*ecí*icos d* acor*o com a* *a*avras </line>
<line> de grande influência </line>
</par>
<par>
<line> geradas na *R*. Além diss*, Papac*a*issi e Ol*v*ira (2008) u*ilizaram té*nicas de a*álise de </line>
</par>
<par>
<line> d*scurso de modo a aprof*nda* *** temas </line>
<line> ex*lorados nas f*ses </line>
<line> *ua*titativas da análise </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> cont**do. </line>
</par>
<par>
<line> As possibilidades de apli*ação da técnica podem ter **copo e a*plitud* *i*e*sas. No </line>
<line> estudo *onduzid* por Li*h*ns*e*n, Dooley * *umpkin (2005) uti*iz*ram a CRA *omo uma </line>
<line> parte da análise de um *stu*o de ca*o *on*itudinal, segund* u* caráter ma*s exploratór**. Já </line>
<line> Tate, *llram e K***hoff (2010) uti*i**ram * *écn*ca em um estudo en*re *randes empr*sas em </line>
<line> nível mu*dial, com um objetivo de ger** result*d*s ma*s c*nclusivos. Outros estudos ti*eram </line>
<line> como objetivo analisar gra*d* quantida*e de conteú*o. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> pesquisa co*duzida por P**acharissi e Oli*eira (2008) fez uma *om*araç*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> perspectiva de jornais di*e*entes dos Estados Unidos e Inglaterra, *ob a pe*spectiva da </line>
<line> te*á**ca "Terrorismo". * an*lise d* *R* foi feita, *omparan*o dois jorn*is dos E**ado* </line>
<line> U*idos e dois jo*nai* da *nglaterra. Os recor**s feitos utilizar*m a comparação en*re os jornais </line>
</par>
<par>
<line> *e cada p*ís *ntre si e, </line>
<line> pos*erio*mente, os jornais *gr*pados de cada país, sendo feit* uma </line>
</par>
<par>
<line> aná*ise da perspectiva da cobertura de assuntos s*br* te*rorismo, de acordo com uma </line>
<line> perspectiva de ab*rdagem por *aís. </line>
<line> Os r**ultados apontaram para um* co*ertura sobre t*r*oris*o m*is eventu*l e com </line>
<line> e*ementos de dr*m*, trazendo **ntes *ficiais mi*itares e do *o*erno, n*s jo*nais dos Estados </line>
</par>
<par>
<line> *nidos, enqu*nto a cobert*ra f*ita na Inglaterra mostrou-se enquanto ma*s co*textual </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> analítica, trazendo mais fontes de *speciali*t*s (PAPACH*R*SSI; OLIV*IRA, 2008). Aind* </line>
<line> foi observ**o, segund* a *náli*e de influênc*a, que a cobert*ra sobre *errorismo, feita pelos </line>
</par>
<par>
<line> Esta*os Unidos, tem um ca*áte* ma*s local, nacionalist* e, a cobe*tu*a </line>
<line> b*it*nica tem </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> abordagem mais i*t*rn*cional, t*azendo várias fontes d* esp*cia*i*tas dos locai* es*udados </line>
<line> (I*rael, Ir**ue e Afeg*n*stão). </line>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 14, n. 4, art. 1, *. *3-18, jul./ago. 2*17 www4.fsanet.*om.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. A. Vilela, R. C. Macedo, K. A. Fre*t*s, R. F. C. F*rre*ra, R. M. Muniz </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> O *stu*o de Tate, Ellr*m e Kir**off (*0**) *oi re*liz*d* com a*uda do método CRA </line>
<line> s*bre o d*scurso de responsabilidade social em 100 gr*ndes *mp*esas de diverso* setore* com </line>
</par>
<par>
<line> dis*urs*s c*nsistentes. Os </line>
<line> texto* utili*ados eram compostos de declarações ofi*iais de cada </line>
</par>
<par>
<line> empresa. A aplicaçã* do mé**do foi feita de acordo com temas *e </line>
<line> pressão por </line>
</par>
<par>
<line> responsabilidade social e foram atri*uídas palavra* que re*res*ntas**m t*is t**as. </line>
<line> Após e*sa etapa, a* empresas foram classificadas de acordo com os sequintes *emas: </line>
<line> suprime**o, pre*são instituci*nal, foco na comunidade, orientaçã* ao con**midor, ambi*nte </line>
</par>
<par>
<line> e*terno, </line>
<line> **renc*amento de risco, med*das, energia, s*úde, construções ambientalme*** </line>
</par>
<par>
<line> sustentáve**. Alguns resultados mais </line>
<line> ób*i*s fora* apontad*s c*mo a tendência de </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> disc*rso mais voltado para a saúde de em*resas des*a </line>
<line> áre* * gerenciamento *e risco </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> empresas financeir*s. Resultad*s menos óbvios apon*aram para a exis*ên**a forte de pres*ões </line>
<line> institucionais, p*ra que *aja p*eocup*ção com responsabilida*e *ocial com apelos dife*entes </line>
<line> (TATE; ELLRAM; KIRCHOFF, 20*0). </line>
<line> O*tro resulta*o impor*ante foi o alinhamen*o d* *iscurso d* re*ponsabili*ade so*ial </line>
</par>
<par>
<line> para </line>
<line> produzir uma imag*m *os*tiva c*m o* stakeholde*s e de modo </line>
<line> a </line>
<line> aument** a re*u*ação </line>
</par>
<par>
<line> das em*res*s com estes s*akeholders, coo forma *e po*sibilitar ma*ores </line>
<line> r*t*rnos, devido </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> essa ima*em d* sustentabilidade. Este estud* é um b*m e*emplo de *plicação da *RA </line>
</par>
<par>
<line> fortemente *tr*lad* à teoria e c*m p*s*ibil*dade de utilização </line>
<line> do m é t odo </line>
<line> *om </line>
<line> *ran*es </line>
</par>
<par>
<line> vo*u*es de da*os (TATE; ELLR*M; KIRCHOF*, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> Já o *s*udo conduz**o por Lichtens*ein, Dooley e Lumpki* (2005) procu*ou u**lizar a </line>
<line> CRA para um estudo *e caso lo**itudinal *o*re * criaçã* e *ons*lidação de uma e*presa </line>
<line> inovadora. A aplicação da técnic* foi *eita sobre o discurso d** *mpr*ende*ores em diferen*e* </line>
<line> es*ágios da empresa. Diferentemente dos exemplo* c*tados, que utilizaram texto* escritos, es*e </line>
</par>
<par>
<line> est*do b*seou-se em entrevistas </line>
<line> tr*nscri*as. As *ntrevis*as for*m abertas e *esp**diam </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pergun*a *ás*c* sobre * que t*m se p*ssado com a empresa e qu** a pers*e*tiva da empre*a </line>
<line> para as *róximas dua* semanas. </line>
<line> Os *ados foram coletados de du*s em dua* sem*nas, pelo *eríod* de *ois anos. N* </line>
<line> análise dos res*ltados via CRA, foi esc*lhid* um pont* de ruptura entr* os dois períodos para </line>
</par>
<par>
<line> se </line>
<line> c*mparar ** disc*rso* dentro </line>
<line> dos mesmo*. *s diferenças de palavras de inf*uênci* d* </line>
</par>
<par>
<line> primeiro período </line>
<line> para o **gundo dizem </line>
<line> q*e, no primeiro momento, os empreendedores </line>
</par>
<par>
<line> es*avam mais p**ocupados com r*cu**os, objetos, e esta*am em um estági* m*is *ea**vo, *e </line>
<line> aco*do c*m a d*nâmica *o mer**do. Já no se*u*do *eríodo, as pala*ra* de i*fluência da C*A </line>
</par>
<par>
<line> apontaram para um foco m*ior em </line>
<line> proce*sos </line>
<line> de </line>
<line> *rganizar e n*s *essoas, </line>
<line> *avendo </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *e*esina, v. 14, n. 4, art. 1, p. 03-*8, *ul./ago. 2*17 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/*evis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mét*do* Est*u**rados de Análise Q*alitativa nas Pes*uisas em Admi*istraç*o </line>
<line> 11 </line>
</par>
<par>
<line> tendên**a de se observar melhor o po*icio*amen*o da em*resa * formas de aprimora* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *esempenho. </line>
</par>
<par>
<line> Ca**ry e Jennin*s (2*08) realizara* uma *R* par* *entar *onfirmar o que a teoria diz </line>
</par>
<par>
<line> sobre *ódigos de éti*a </line>
<line> nas o*g*n*zações. Os dados *ora* *ol*tados </line>
<line> via entrevistas </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> profi*sionais de recur*os humanos e ges**res de *onformidad* de *mpresas públi*as. Os </line>
</par>
<par>
<line> *esulta*os confirmam que *iz*a a teoria, de fo*ma ge**l, o </line>
<line> n*s termos *e que os có*igos ** </line>
</par>
<par>
<line> éti*a são formatado* de modo a gerar **rmos sobre *tica, responsabilidades lega*s e for*as *e </line>
</par>
<par>
<line> con*role forma* den*ro </line>
<line> das organ*zações. Port*nto, os resultados *erais in*icam </line>
<line> q*e o* </line>
</par>
<par>
<line> *ódigos de ética r*af**mam q*estões legais, ** regulação ou *rocedimentos de conf*rmida*e. </line>
<line> Pode se* afirmado, de *cordo com *s exemplo* relatados, q*e o mé*od* CRA p*de ser </line>
<line> a*lic**o co* d*ve*sos enqua*ram*ntos teórico* e metodológicos, podendo ser conjugado c*m </line>
<line> aná*ises mais quantitativas ou qu*lit***vas. Pode ser f*ito ainda de acordo com análises mais </line>
</par>
<par>
<line> voltadas à exploração *os dados ou à *eori*. O mét*d* or*ginal foi apli*ado conjug*do </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> **tros m*todos, *as ta*bém possui propostas de ev*luçã*, utiliza**o os princípios origi*ais </line>
<line> d* forma a ser *pl*cada a discursos dinâ*icos (MOUSA; WA*ES; H*RPER, *015). </line>
<line> Brandes e Corm*n (*002), por exemplo, propõ*m uma *orma de apli*ação do métod* </line>
</par>
<par>
<line> *m contextos de discurso me**s es*áticos, pod*ndo *er aplic*do um diálo*o entre duas a </line>
</par>
<par>
<line> p*s*oas </line>
<line> ou e* gr*pos de discuss*o. A v*nt*g*m d*ssa evoluç*o seria a p*ss*bil*dade </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> id*n*ificar padrões </line>
<line> de convergência ou di*so**nci* </line>
<line> d* discursos dinâm*cos. Vale r*ssalta* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> grande amplitude de possibilidades de apl*cação do método de C*A, mas também a aten*ão </line>
<line> para pos*í*eis *n*vações dentro d* *róp*io *éto*o ou aplicaçõ*s co*juntas **m outro* </line>
<line> *é*odos compatíveis, como o Causal Process Tracing. </line>
<line> 3 MET**OLOGIA </line>
<line> 3.1 O *étod* Causal *rocess Tracin* </line>
<line> O process *ra*ing (**streame*to de pro**sso) é uma ferramenta de análi*e qualitativa </line>
</par>
<par>
<line> que * utilizada em estudo* </line>
<line> de c*s*. O rastre*mento de processo juntamente **m *s </line>
</par>
<par>
<line> obse*vaçõ** causais d*sses *rocessos, podem *** co*sidera*os *ontri*uições essenc*ais p**a o </line>
</par>
<par>
<line> estud* </line>
<line> de caso. O Causa* Pro**ss T*a*ing (*PT), rastreamento de </line>
<line> processo caus*l, em </line>
</par>
<par>
<line> *ra*uç*o livre, **f**i*a a sequência cau*al em que as obser*a***s </line>
<line> *o *astrea*ento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *rocesso ocorreram. *sse método ai*da *ão é compreendido nem aplicado c*m rigor. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 14, n. 4, art. 1, *. 0*-18, *ul./ago. 2017 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. A. Vilel*, R. C. Mac*do, K. A. Frei**s, R. F. C. Ferreira, *. M. *uniz </line>
<line> *2 </line>
</par>
<par>
<line> O C*T pode cont**b*ir decisiva*ente tanto *a de*c*iç*o de fenôm**os polí*icos, </line>
</par>
<par>
<line> qua*to *ociais. Esse m*todo, ass*m co*o ou*ros méto*os qualitativos, quando </line>
<line> c*mparados </line>
</par>
<par>
<line> a*s métodos </line>
<line> qua*ti*ativos, *ossui a fragil*dade d* ainda *ão *is*or de p*ocedime**os </line>
</par>
<par>
<line> defin*dos para os </line>
<line> e*sinamentos </line>
<line> básicos par* a a*licação *a ferr*menta. *rad*, Collier </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *eaw*ight (2010) </line>
<line> a*red*tam q*e * CPT *e**ra *a ide*a ** </line>
<line> cau*al proces* *bs*rvations </line>
</par>
<par>
<line> (CPOs). Esse m*t*do realç* * contr*ste en**e a base empírica da p*squisa qua*itativa as * </line>
<line> matrizes de dad*s ob**rvadas pelos investigadores, que sã* ch**ados de conjunt*s de da*os </line>
<line> obser*ados. Contud*, há autores que considera* * C*Os uma fac*ta do CPT, como *ollier </line>
<line> (2011). </line>
</par>
<par>
<line> Se*undo r*latado por Mahoney (2*10) a des*r*ção *e process tracing anali*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> t*ajet*ria de mu*ança*. No e*tant*, a análise falhar* se </line>
<line> os fenômeno* obse*vados em cada </line>
</par>
<par>
<line> *a*so n*o forem adequ*da*ente descritos. * sequê**i* *o process tracing é *m fator </line>
</par>
<par>
<line> relevant,e *ste m*todo *nfatiza a sequência da* vari*veis dependentes, inde*endentes e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> inte*v*nientes. O p*oce*s trac*ng é *ntendid* como uma f*rramenta analíti*a para o desenho </line>
<line> descrit*vo e c*usal de inferênc*as. Esse desenho é fei*o a partir de *v*dência* diag*osticad*s e </line>
<line> ent*ndidas como p*rte de u*a sequên*ia temporal de eve*tos o* fenôm*nos. </line>
<line> O CPT proporc*ona estreita c**peração com os cas*s que estão sendo anali*ados; </line>
</par>
<par>
<line> *ess* forma, pode trazer contribuições decisivas para diversos </line>
<line> obj e t i *os da </line>
<line> pe*quisa. </line>
</par>
<par>
<line> Ad*m*is, o método pode adicion*r a*avanca*em na an*lise q*a*titati** e também refo*çar a </line>
</par>
<par>
<line> infe*ê*cia </line>
<line> caus*l no pequeno-N (p*quena amostra). Abaixo f**am </line>
<line> *is*ados alguns </line>
<line> ob**tivos </line>
</par>
<par>
<line> que pode* ser alc*nça*os com s*a aplicação: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Identificar *ovo* fenô*e*os po*í*ic*s e sociais e des*revê-los sistematicamen**; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Av*liar hipó*eses c*usa*s explicativa*, desco*rir </line>
<line> nov*s hi*ótes*s causais e a*al*ar </line>
<line> essas n*va* hipótes*s; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Ganhar *xperi*nci* na análise d* mec*nism*s *ausais; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Fornecer um meio altern*tivo de abordagem de p*obl*mas, </line>
<line> quando com*arado </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> análises de regres*ão *onvencionais e infer*ncias baseadas em m*delos estatístic*s </line>
<line> (*OLLIER, 2011, p. *25). </line>
<line> *o se falar da i*fe*ência causal, *m *on*o-ch*v* *ev* ser res*alta*o: como uma </line>
<line> ferramenta de infer*nc*a causal, o *PT *ncide sobre o desen***a* *os ac*n*ecimen*os *u em </line>
</par>
<par>
<line> si*uaçõ*s </line>
<line> que ocorrem ** lo*go ** te*po. No entanto, *dent*fi*ar </line>
<line> e de*crever </line>
<line> este </line>
</par>
<par>
<line> desdobr*mento é im*ossível, caso n*o se possa relatar *dequada*ent* um e*ento ou situação </line>
</par>
<par>
<line> em um determinado pon*o no tempo. Assim, componente desc*itiv* o </line>
<line> *o process tr*cing </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Te*esin*, v. 14, n. 4, art. 1, *. *3-18, jul./ago. 2017 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Méto*os Estruturados de *nálise Qualitativa nas Pesq*isas em A*m*n*stração </line>
<line> 13 </line>
</par>
<par>
<line> *ome*a não *om a observa*ão ou muda*ç* da sequência, mas s*m com a tomada *e bons </line>
</par>
<par>
<line> *atos instantân*os em u*a </line>
<line> s*r*e d* mom**t** específicos. Pa*a caracterizar *m </line>
<line> proce*so, </line>
</par>
<par>
<line> deve-s* s** capaz de caracterizar pa*sos fundamentais no pro*esso q*e, p*r sua vez, permita </line>
<line> uma boa análise da mudança e sequência (BR*D*; COLLIER; S*AWR*GHT, *010). </line>
<line> No *r*ig* de Coll*er (2011), são resgatados d*is e*empl** de aplicaç*o da i*fer*nci* </line>
</par>
<par>
<line> descritiva do *PT. O primeiro é sobr* </line>
<line> o *hamado "tabu nuclear", a parti* dos estudos </line>
</par>
<par>
<line> *esenvol*i**s por T*nnen*ald (1999). Esse autor *nali** a reação ***rorizada da *til*zação </line>
</par>
<par>
<line> de arm*s </line>
<line> nucleares no fina* da Segunda Guerra Mundia*, resultando no "tabu *u*lear" que </line>
</par>
<par>
<line> influenciou for*emente a políti*a nuc*ear *os EUA p*ra essa área des*e então. Em especial, as </line>
<line> deci**e* s*b*e a não utili*ação ** *rmas *ucleare* durant* crise* mili*ares *u*seq*ent*s. </line>
<line> Considerando que esse tabu cresc** alimentado pela reação d* *pinião pública sobre </line>
<line> os ataques às cidades japonesas de Hi*o*him* e Nagasaki, o mesmo evoluiu par* um mandato </line>
<line> n*rmat*vo abr*ça** pelos f*rmulado*es d* pol*ticas públ*ca*. Os objetivos c**ciais no estudo </line>
</par>
<par>
<line> *e </line>
<line> Tannenwald foram estabelecer, </line>
<line> *mpiricam*nte, (a) que esta reação ho*rori*a** *e fato </line>
</par>
<par>
<line> ocorreu; (b) com* essa rea*ão horro*izada foi *if*ndida; e (c) *ue os *lementos desta *eação, </line>
</par>
<par>
<line> de fato, levaram à c*iação </line>
<line> *o tabu </line>
<line> n*cl*ar. * proce*s tra*ing se </line>
<line> *oncentrou em enc*ntrar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> int*r*retar provas de dia**óstico que </line>
<line> abordavam tais objetivos. **tes *escritivo* do </line>
<line> **bu </line>
</par>
<par>
<line> nuclear, po* sua vez, **o a variável independente *h**e no estud* (TANNENWA*D, 1999). </line>
<line> O seg*n*o exemplo, a análise de Lerner (1958), trat* da "modernização" rápida d* </line>
</par>
<par>
<line> uma v*la turca. ***e exe*plo ilustra a descrição deta*hada q*e deve </line>
<line> ser à base do process </line>
</par>
<par>
<line> tracing. E*sa transformação (ou m*derniza**o) não resulta da elei*ão de um nov* pa*tido de </line>
</par>
<par>
<line> governo nacional e a subsequen*e **troduçã* de infr*e**rut*ra que incl*i ele*ricidade e </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> estrada moder*a para An*ar*, * ca*ital d* país. A transformação da alde*a é a variáv** </line>
<line> de*endente, * o objetivo do a*tor é d*sc*ever a mud*n*a nesta va*i*v*l ao longo d* tempo. A </line>
</par>
<par>
<line> análise centra-** em d*zenas </line>
<line> de específicas ob*er*ações dos a**i*uto* *o*iais * </line>
<line> int*raçõe*; </line>
</par>
<par>
<line> c*racterísticas demogr*ficas; obje*os m*t*riais, inf*aest*utura físic* e estabel*cimentos </line>
<line> co*er*iais. </line>
</par>
<par>
<line> Esses casos ilustram a*nda outr* *onto importan*e: * pesquisador que </line>
<line> ut i l i * a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> abord**em qualitativa *eve reconhecer que a descrição do p*ocess tra*ing, às **zes se ba*eia </line>
</par>
<par>
<line> em d*dos q*a**itativos. Este po*to de*ons*ra q*e a fronteir* e*t*e </line>
<line> pesquisa qualita*iva e </line>
</par>
<par>
<line> q**n*itativa não deve ser rígida. Para Lerner (1958), alguma* das </line>
<line> inform*çõe* são </line>
</par>
<par>
<line> demográfic*s, *nvo**en*o *ados n*méricos. Em paralelo, Tanne*wald (1999) </line>
<line> poderia ter </line>
</par>
<par>
<line> avaliado * difus*o de reaçõ*s **r*or*z*d*s, contando a sua frequên**a, os *ifere*tes tipo* de </line>
<line> reações *orrori*adas e *s mudanças nes*as contagens ao longo do t*mpo. </line>
<line> Rev. F*A, Tere*ina PI, v. 14, n. 4, art. 1, p. *3-18, jul./ago. 20*7 www4.*s*net.co*.br/r***sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. A. Vilela, R. *. Macedo, K. A. Fr*itas, R. F. C. Fe*reira, R. M. Muniz </line>
<line> 14 </line>
</par>
<par>
<line> O mé*odo CPT f*i utiliz*do por outros estu*os com resultados bem-su*edi*os. Na </line>
<line> pesquis* cond*zida por S*it* (20*4), f*i aplicado um estudo compar*tivo so*re as polít*cas </line>
<line> de sa*de materna e* dois estado* do sul indiano, um líder *esse tema e o out*o com *elativo </line>
</par>
<par>
<line> at*aso. O process *racin* foi u*ilizado co** uma me*odologia d* estudo d* ca**, </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> fo*necer in*ormações *omparativas. Es** metodologia possib**itou identificar os papéis </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> co*plex*s event*s histór*cos e fo* em**egada *ara investig*r * qu*st** de pesquisa em cada </line>
<line> es*ad* escolhi*o. O métod* identifi*ou os meca*ismos causais e seus efeitos e se apresent*u </line>
<line> como um* *etodologia adequ*da *ara invest*gar as ma*eiras c*mo os *atores do proce*so </line>
<line> a**tara* a tr*je*ória ** política de saúde mat**na subnacional em impl*mentação *a Índ**. O </line>
<line> res*ltado d* *pli*ação do CPT facilitou o inq**rito sobre as din*mic*s co*tem*orâneas e os </line>
<line> contextos históricos q*e as moldar**. </line>
</par>
<par>
<line> No contexto *acion**, o e*tu** *ealizado p*r Gr*n (2015) trabalhou co*s*rução a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> descontruç** das *ubpr**eitur*s na cid*d* de São Paulo no governo Mart* *upl*cy (mandato </line>
</par>
<par>
<line> de 2001 à 2005) e empregou * *ro*es* </line>
<line> traci*g par* i*en**ficar as c*nd*çõe* causa*s q*e </line>
</par>
<par>
<line> incidir*m *a conf*gura*ão </line>
<line> política e </line>
<line> a**inistrat*va das subp*efeituras. * análise qual*tativa, </line>
</par>
<par>
<line> *egundo orient*u-s* par* casos historicamente *ocalizados **e possam ser ex***nados a </line>
<line> partir de um* configu*ação empírica ** condiçõe* e *a*s*s conte*t*ais. </line>
</par>
<par>
<line> O us * </line>
<line> d* CPT ju*tifi*ado pelo autor em f*nçã* *as </line>
<line> evi*ências </line>
<line> conte*tuais, que </line>
</par>
<par>
<line> considerou que o mét*do se adequava em um </line>
<line> univ*rs* </line>
<line> de relações </line>
<line> causais *ompreen**veis, </line>
</par>
<par>
<line> **denadas "narr*tivizada*", des*e que ap*iadas e </line>
<line> em sup*siç*es te**i*as. De aco*do c*m </line>
</par>
<par>
<line> Gri* (2015), devido à i*portância da análise </line>
<line> de caso, * pre*iso o *onto de *artida, isto </line>
<line> é, </line>
</par>
<par>
<line> es*ecificar *ara qu*is unidade* o olhar do i**es*i*ador *e dirige. D*v*m-se, *ntre*anto evi*a* </line>
</par>
<par>
<line> análi*es p*rticularistas que não *ermitem </line>
<line> *estar a validade, a </line>
<line> p*rtir de pr*s*upostos teórico* </line>
</par>
<par>
<line> *era*s. O C*T, então, bus*a re*atar a* causas dos efeit*s, devidamente sequenciados e, a*sim, </line>
</par>
<par>
<line> demonstrar as *elações qualitativas entre fatos e dados com seu* </line>
<line> resu*tados h*stóricos, </line>
</par>
<par>
<line> pol*ti*os e/ou sociais. </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 Mé*odo Qu*litative Comparative **alys*s </line>
</par>
<par>
<line> A Análise Comp*rativa Qualit*t*va (Qual*tative Comparati*e An*lysis - QCA) é uma </line>
</par>
<par>
<line> abo*dagem m*todológica que permite a comparaç*o </line>
<line> de similari***es e difer*nça* entre os </line>
</par>
<par>
<line> dif*rentes casos estuda*o* *m uma pe*quisa **alitati*a. Essa </line>
<line> abo*dage* * int*ressante *m </line>
</par>
<par>
<line> a**lises de configuraçõ*s com*lexas de fatores caus*is, por pr*servar * int*gridade das </line>
<line> unidade* *mo*trais (GRECKHAMER et al., 2008; FREITAS, 2009). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 4, a*t. 1, p. 03-18, jul./ag*. 2017 www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mét*dos Estruturad*s de *ná*ise Qualita*iva nas Pesquisas em Administração </line>
<line> 15 </line>
</par>
<par>
<line> Algumas *aracterísticas devem ser observa**s nas premissa* *o mé**do *CA, como: </line>
<line> (*) os fenômenos de i*te*esse **ra*ente têm um* única ca**a; (b) ca*sas *p*r*m, em *er*l, </line>
</par>
<par>
<line> em co*bi*a*ões; (c) d*ferentes combinações causais </line>
<line> po*em produzir * mesmo r*sultado; </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> (d) u* atributo *ausal específico pode ter ef*it*s diferentes, e *té o*ost*s, </line>
<line> *ep**dendo do </line>
</par>
<par>
<line> *on*exto (GREC*HAMER e* al., 2008; R*HOUX, 2006; FRE*TAS, 2009). *ssim dev*m-*e </line>
<line> tomar casos *e coleções, efei*os con**ntos (confi*uração), *u seja, causas integradora* </line>
<line> s*m*ltânea* de presen*as de variáveis, for**nd* um efe*to *n*egrado sobre out*as. </line>
<line> *omo as**nala* Fr*itas (20*9) e Gonçalve* et a*. (*013), corroborando *o trabalho de </line>
</par>
<par>
<line> *reck*ame* *t al. (2008) e </line>
<line> ou*ros auto*e* </line>
<line> qu* têm adot*do *C* como mé*odo de pe*quisa </line>
</par>
<par>
<line> m*nci*nam o se* grande </line>
<line> poder de complementar as m*tod*logias est*tíst*ca* l*neares, </line>
</par>
<par>
<line> *i*er*ndo-s* das me*mas quanto à sua estrutura </line>
<line> e forma de montar agrupamentos po* </line>
</par>
<par>
<line> c*njunt*s sufici*ntes. É um mét*do que vi*a, conforme aponta Freitas (200*, *. 74), "ver o* </line>
<line> efeito* de caso a ca**, *e*irar va*iáveis do se* isola*ento de efeito* independ*ntes, estudar a </line>
<line> combin*ção de efe*t*s, identificando e invest*gando inte*depe*dências e complexidade c*usal </line>
<line> *ntr* os *atores causais (...)". </line>
<line> O método se torna viável pa*a anális* *m p*squisas que tenh*m o núm*ro de casos </line>
<line> *estri*o *emais para se aplic*r os m*todos es*atís*ico* lineares trad**ion*is, *as g*ande d*mais </line>
</par>
<par>
<line> *ar* que * anál*se qualitativa em pro**ndidade </line>
<line> possa ser </line>
<line> rea*izada (*AGIN, *987). Dessa </line>
</par>
<par>
<line> f**ma, essa a*ord*g** poss*bilita es*u*o* *ualit*tivo* *om r*bus*ez metodológica, *través da </line>
<line> *riação *e *onjunt*s es*ruturai* e/*u de validaç**s teórica*. </line>
<line> 4 *ON*IDE*AÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Como administr*ç*o c*mu*ente t*abalha a </line>
<line> *om d*dos </line>
<line> qualitativo* proveni*ntes de </line>
</par>
<par>
<line> e*trevistas ou *náli*e d*cumental, esses m*todos aparecem co** uma *lternativa que poderia </line>
<line> sol*ci**ar o p*oblema da análise de gran*es v**umes de dados, apon*ada como bem-suce*ida </line>
</par>
<par>
<line> pelos estu*os em outra* </line>
<line> áreas *as </line>
<line> ciê**ias socia*s. As amplitudes *e fo*mas de apl*caç** </line>
</par>
<par>
<line> des**s métodos possibi*itaria* que *inhas ma*s inte*p*etativ****s possam refor*ar seus p*ntos </line>
<line> *e *ista co* *aior g*au de for*alização. </line>
<line> Além disso, algumas técnicas per*item o e*tab*le**m*nto de causas, possi*i*itando o </line>
<line> teste de hipóteses através da correlação entre as variáveis c*usai* e, *a*bém, a pa**i* dos </line>
<line> pres*up*st*s *e*ricos que o*ientam os mecanismos causais esperados. Dessa fo*ma, é pos*í*el </line>
</par>
<par>
<line> estabelecer </line>
<line> as causa* para pequena* amo**r*s através d* con*untos estrut**ais e *a*idações </line>
</par>
<par>
<line> teórica*. </line>
</par>
<par>
<line> *e*. F*A, Ter*sina PI, v. 14, n. 4, art. 1, *. 03-18, j*l./ago. 2017 </line>
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<line> *. A. Vilela, R. C. *acedo, K. *. Freitas, *. F. C. Ferreira, R. M. Muniz </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> Dessa f*rma, a* pesquisas qu*l**ativa* em administraçã* podem atingi* novos níveis </line>
<line> em robustez, *ons*guindo maior con*iab*li*ade nas d*scobertas dess*s estudos. *ut*a </line>
</par>
<par>
<line> va*tagem é a r*du*ão *a subjetividade da int*rpr*taçã* </line>
<line> do </line>
<line> pesq*i*ador dos resultados </line>
</par>
<par>
<line> colet*dos, cara*te*ísti*a *uito criticada *as pesqui*as </line>
<line> qualitativ*s, int*oduzindo, assim, </line>
</par>
<par>
<line> parâ*etros exterio*es ao pesqui*ador na *tapa de análise. O *esulta*o pod* ser uma m*lh*ra </line>
<line> no*ável no avanç* **entífico da *dmini*tração. </line>
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<line> th*matic anal*sis rela**d to su*ply chain ma*ageme*t. *ournal of Supply Cha*n M*nageme*t, </line>
<line> 46: 19-*4. </line>
<line> Como Refere*c*ar este Artigo, co**or*e *BNT: </line>
<line> VIL*LA, *. A. *t al. Méto*os Estruturados de An*lise Qualitati** n*s Pe**u*sas *m </line>
<line> Admi*istraç**. Rev. FSA, Teresina, v.14, n.4, a*t.1, p. 03-18, jul./a*o. 2*17. </line>
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<line> Contribuição dos Autor*s </line>
<line> B. A. Vilel* </line>
<line> R. C. *acedo </line>
<line> K. A. Fre*ta* </line>
<line> R. F. C. *erreir* </line>
<line> R. M. Mun*z </line>
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<line> 1) concepção e planej*men*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
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<line> 2) aná*ise e *nterpreta*ão do* *ados. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
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<line> 3) ela*oraçã* do ra*c*nho ou na r*vi*ão crít*ca do co*teúdo. </line>
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<line> X </line>
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<line> 4) participação na aprova*ã* da **r*ão fin*l do man*scrito. </line>
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<line> * </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 4, art. 1, p. 03-18, jul./*go. 2017 </line>
<line> www4.*s*n*t.co*.br/revist* </line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)