<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 4, art. 1, *. 03-18, jul./ago. 2017
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2017.14.4.1
</line>
</par><par>
<line>
Métodos Estruturados de Análi*e Quali*ativa nas Pesquisas em Administ*a*ão
</line>
<line>
Struct*re* Metho** of Qualitativ* *nalysis in R*search Admi*istr*t*on
</line>
<line>
Bruno d* Almeida Vile**
</line>
<line>
Dout*rado em Ad*ini*traçã* p*la Univ*rsidade Federal de M*na* Gerais
</line>
<line>
Mestre e* **ministra*ão pela Univers*dade Fede*al de Minas G*rais
</line>
<line>
E-mail: bruno*vi*ela@gmail.com
</line>
<line>
Ro*erta de Cá*si* Macedo
</line>
<line>
D**torado *m A*ministraçã* p**a Univer*idade Federal de *i*as Gerais
</line>
<line>
*estra em Adm*nistração pela Un*ver*idade Federa* de M*na* Gera*s
</line>
<line>
E-mail: ro*er*a.*.macedo@gm*il.c*m
</line>
<line>
Kenyth Alves *e Freitas
</line>
<line>
Doutorado em Adminis*ração pela Fund*ç*o *e*úl*o Var*as
</line>
<line>
M**tre em Administr*ç*o pel* Universid*de Feder** d* Minas Gerais
</line>
<line>
E-mail: keny*h.frei*a*@gmail.com
</line>
<line>
**i *ern*ndo Corr*ia Ferreir*
</line>
<line>
*outorad* em Admi*istração *ela U*iversida*e Federa* de Min*s Gerais
</line>
<line>
M**tre em Adm*nistração pel* Uni*e*sidade Federal de Mi*a* Gerais
</line>
<line>
*-mail: ru**ernan*of@gmail.com
</line>
<line>
Reynaldo *aia Mu**z
</line>
<line>
Doutor em Ciência Polít*ca e Admi*istração Pública pela Un*versi*a* Complute*se de Madr*d
</line>
<line>
Pr*f*sso* do Centro de P*s-graduação em Admini*tração da *niv*r*idade *ederal de Minas Gera*s
</line>
<line>
E-mail: Rey*al**.maia@uf*g.br
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
B. *. *ilela, R. *. Maced*, K. A. Frei**s, *. F. C. Ferreir*, R. M. Muniz
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
As pesqu*sas com caráter qualitativo forma* uma parte considerável dos *studos
</line>
<line>
desenvolvidos em adminis*ração, *m especial, para análi*e de peque*as a*ostra*. N* enta*to,
</line>
</par><par>
<line>
os métodos qualitat**os s*o criticad*s, por depende* de forma intensa da
</line>
<line>
interpretação
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
p**quisador na etapa *e análise; por impedi* que os
</line>
<line>
*esultados sejam g*neralizados e por
</line>
</par><par>
<line>
restringir *studos *onc*usivos. Para soluciona* essas f*agilidade*, os métodos *ente*ing
</line>
</par><par>
<line>
R*sonan*e Analysis, Causal Proc*ss Tracing e Compar*ti*e Qualitatie
</line>
<line>
*nalysis foram
</line>
</par><par>
<line>
desen*olvidos, vis*ndo aplicação *e métodos mais *ormalizados para a**lise de conte*do. à
</line>
</par><par>
<line>
O objetiv* deste trabalho é demo*t*ar que *
</line>
<line>
e*tudo de caso
</line>
<line>
aplicado *s ciência*
</line>
</par><par>
<line>
administrativas *ode *t**izar ferrament*s
</line>
<line>
qual*tativas m*is
</line>
<line>
estr*turadas, que
</line>
<line>
podem
</line>
</par><par>
<line>
prop*rc*o*ar m*ior robus*ez aos resultado*. Pa*a iss*, foi apresen*ad* uma s*rie de
</line>
<line>
es*ud*s,
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvida* *or demai* *reas das ciênc*a* sociais, qu* ilu*tr** o sucesso da apli*a*ão
</line>
</par><par>
<line>
desses métodos. O resul*ado pode ser *ma melhora
</line>
<line>
no*ável no a*anço cient*fi*o da
</line>
</par><par>
<line>
*dmini*tração.
</line>
</par><par>
<line>
Palav*as-cha*e: Pesquisa qualita*iva. C*nt*rin* Resonance A*alysis. *ausa* P*ocess
</line>
<line>
Traci*g. *om*a*ativ* Qualitat*ve Analys*s.
</line>
<line>
ABSTR*CT
</line>
<line>
Qualit*tive research form a co*siderable *art of ma*agement studies devel**ed, in partic*lar
</line>
</par><par>
<line>
for s*all samples analysis. However, quali*ative meth*ds are **en
</line>
<line>
*riticized for *elying **
</line>
</par><par>
<line>
*ntens* interpr*tation of
</line>
<line>
t he
</line>
<line>
rese*rche* i* the ana*y*is *tag*, prev*n*ing the results to be
</line>
</par><par>
<line>
generalize* and for restri**ing conclusive s*udies. To rep*ir t*ese we**n*sses, the me*hods
</line>
<line>
Cent*ring Resonance *na*ysis, Causal Process Traci*g an* Qualit*tive Compar*tive Analy**s
</line>
</par><par>
<line>
were d*veloped *or con*ent analysis. This study\s
</line>
<line>
objet*ctive **s to demonst*ate th*t ***e
</line>
</par><par>
<line>
*t*dy ap*l*ed to a*ministrati*e sc*en**s can use qu*litative tools that can
</line>
<line>
provid* yo* wi*h
</line>
</par><par>
<line>
greater robustness. For thi*, were presen*ed a number of studies *a*ri*d ou* by other ar*as *f
</line>
<line>
th* s**ial sciences, w*i*h illustrate the suc*essful application *f t*e*e metho*s. Th* result ca*
</line>
<line>
*e a *o*iceable im*r*vement in the scie*tif** ***anceme*t of administration.
</line>
<line>
Ke*words: Qualitative research. Centerin* *esonance A**l*sis. Cau*al Proce*s T*aci*g.
</line>
<line>
**mpara*i*e Quali**tive Analy*is.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 4, art. 1, p. 03-**, ju*./a*o. 20*7
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M*todo* Estruturad** de Análise Q*alitativa n*s Pesquisa* em A*mi*i*tr*ção
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇ**
</line>
</par><par>
<line>
A *esquisa quali*a**va é, ger*lmen*e, as*ociada * estu**s *om desenho **scrit**o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
conclusões com ba*e forte*en*e ancorad* na interpretaç*o do pesqui*ador. Sofre
</line>
<line>
c*í*ic*s,
</line>
</par><par>
<line>
ex*tamente *or es*e tipo de limi**ç** que mui*as vezes aponta pa*a uma i*pos*ibilidade *e
</line>
</par><par>
<line>
gene*a*iz**ão
</line>
<line>
de *esultados
</line>
<line>
e ausência *e cr*térios exteri*r*s ao *esqu**ador, ao se
</line>
</par><par>
<line>
d*senvo**er a a**lise dos *a*os. *u*ra limitação seria a *ificuldade das m**o*olog*as
</line>
</par><par>
<line>
*ual*ta*ivas tradic*on*is *m lida* com ***ndes vol*mes
</line>
<line>
de info*maç*es (MOUSA; WALES;
</line>
</par><par>
<line>
HARPER, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
Geralmente, o trade-o*f fei*o com relação a essas metodol*gias é o
</line>
<line>
ganho maior
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
*rofundidade de pouca* entrevi*tas, ou poucos caso* es**dados, e* d*trime*to de um* análise
</line>
<line>
*ai* a*p*a e re*resenta*iva *o *nive*so estudado (CAMP*S; TURATO, 2009). A *ropo**a
</line>
</par><par>
<line>
aqu* *x*res** é apres*n*ar duas *lternativas que
</line>
<line>
*up*ram *lg*mas d*ss*s limitações: os
</line>
</par><par>
<line>
métodos Centeri*g Re**n*nce Analysis (CR*), C*usal Proc**s Tracing (CPT) e Qu*litative
</line>
<line>
Co*parative Analy**s (QCA).
</line>
</par><par>
<line>
O m*to*o *RA pr*põe uma *ná*i*e de con*eúdo formalizado * com cri**rios
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**assi*icação dos *a*os bem de*inidos. Ali*da à análi*e d* conteúdo, * método
</line>
<line>
u*iliz*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*n*lise de r*des, de modo * se pu*er associar ideias de maneira *isualmente *rg*niz*da, c*m
</line>
<line>
indicad*res qu* apon*am para termos centrais no discurs* e*tudado. O salt* de qualidade do
</line>
</par><par>
<line>
m*todo s* *asei* na interpretaç*o de *ue a re**tição de determin*das *alavra*
</line>
<line>
*o discurso
</line>
</par><par>
<line>
n*o necessar*amente signif*c* que essas se*am m*i* *mportan*es (PAPACHARISSI;
</line>
<line>
O*IVEIRA, 200*).
</line>
</par><par>
<line>
O mét*do, *ase*do na teoria d* cen**ali*ade, consegue
</line>
<line>
el*ncar os *ermo*, ou fra*e*,
</line>
</par><par>
<line>
*ue
</line>
<line>
desempenham papéis com maior relevânci* no discur*o analis*do. Al*m da
</line>
<line>
análi*e
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
te*mos centr*is, a out*a p*ssib**ida*e do método é *e com*ar**
</line>
<line>
discu*s*s por meio
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
c*mparação de suas redes, indicando se são congr**n*es ou não, e *o*sibi*itando cursos de
</line>
</par><par>
<line>
aç*o
</line>
<line>
bem fundame*tado*, d* aco**o *om os casos em qu* *or *plicada a **c*ic* (M*USA;
</line>
</par><par>
<line>
WALE*; HAR*E*, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
Já o C*T, enfati*a a seq*ência
</line>
<line>
causal em que as *bservações do *astream*nto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
proces*o ocorrer*m. A sua ca*acterí**ica é analisar
</line>
<line>
p*oce*sos que des*nrolam em um
</line>
</par><par>
<line>
dete*minado perí*do, uti**zando inferências causais. As inferências causais são **term*nad*s
</line>
</par><par>
<line>
pe*as comparações contextuali*adas e *arrativas
</line>
<line>
históricas, pode ser cons*der*da
</line>
<line>
*omo
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
dir*ção e nat*reza da influênc** de um* **riável * sobre uma var**ve* y (BORGES, 200*).
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 14, n. 4, art. *, p. 03-18, jul./ago. 20*7 www4.fsan*t.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. A. Vi*ela, R. C. Mac*do, K. *. Freitas, R. F. C. *erreira, R. M. *uniz
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
Por últim*, o método *CA e*plica a causa dos efe*tos, por *ei* *e u*a lógic*
</line>
</par><par>
<line>
ma*emática de
</line>
<line>
ne*ess*dade e suficiência **ra a formação de conj*nt*s configuracionais
</line>
</par><par>
<line>
par*imoni*sos expl*ca*ivos de variáv*is *ependentes. Por meio de critério* espec*fic*s,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
poss**el ana*i*ar *e é
</line>
<line>
necessár** e
</line>
<line>
ou suficiente um con*un*o de variáveis explic*r*m uma
</line>
</par><par>
<line>
variável depend**t* (R*GIN, 1987; 2**0). Os mé*odos descrito* tr*zem a pos*ibilidade
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
est*do de pequenas amostras e, ao mesmo tempo, resgatam o pape* do *stud* de cas* p*los
</line>
</par><par>
<line>
pesq*is*dores na produção *eorias **ste de preposiçõ*s (*ORGES, *007; BRANDES; e
</line>
<line>
*ORMAN, 2002).
</line>
</par><par>
<line>
* objet*vo deste *rabalho é demostr*r qu* o
</line>
<line>
*st*do de caso, ap*i*ado às ci*ncias
</line>
</par><par>
<line>
administrativ*s, pode utilizar ferrame*ta* qua*it*tivas que p*dem lhe pr*porc*onar maior
</line>
<line>
confiabil*dad* de análise, reduzin*o a *ubjetivi*ad* intrínseca ao método. Dess* forma, *oram
</line>
</par><par>
<line>
identificados diversos caso* de sucesso da
</line>
<line>
a*l*ca*ão desses método* em *esquisas *as *ais
</line>
</par><par>
<line>
diferente* área* *a* *iências sociais, apontando *s benefícios en*ontrados
</line>
<line>
que podem ser
</line>
</par><par>
<line>
aplicad*s e* pesquis*s na área de administração.
</line>
</par><par>
<line>
2 REFE*ENCIAL *EÓR*CO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 O M**odo *e Center*i*g Reson*nc* Ana*ysis
</line>
</par><par>
<line>
Os mét*dos de a*á*is* de c*nteúdo têm um vié* preponderante*ente qualitativo e que
</line>
<line>
dem*n*a um *lto gra* de i*terp*etação d* pesquis*d*r. Além disso, geralmente, métodos *e
</line>
<line>
a*á*ise *ão utilizados d* forma restri*a a *o*co* cas*s. Is** oc*rre devid* à di*iculdade de se
</line>
</par><par>
<line>
anal*sar grandes quantidade* *e dados, de
</line>
<line>
*ategorizá-los * rea***ar infer*nc*as a partir do
</line>
</par><par>
<line>
conte*do
</line>
<line>
anal*sado. A ausê*cia *e pa*rõ*s dos da*os da *ntrevistas um dos *randes é
</line>
</par><par>
<line>
dificultad*r desse *roces*o, impondo limitações *e volume de dados serem anali*ados a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
nú*ero
</line>
<line>
de entrevista* serem a
</line>
<line>
colet*das, *lém *o po*sível viés **
</line>
<line>
pesquisador, q*e tem
</line>
</par><par>
<line>
presença fundamen*al nesse ti** de a*álise (MO*SA; WALES; HA*PE*, 2015).
</line>
<line>
Co*o uma al*ernativa para essas *ificuldades e l*mitaç*e* *nc*ntr*das n** métodos
</line>
<line>
de análi*e de **nteúdo foi proposto o método de Cente*ing Resonance Anal*sis (CRA),
</line>
</par><par>
<line>
Anál*se de Resso*ância Centra*, e* tradução *ivre, **e aval*a * conte*do de
</line>
<line>
forma
</line>
</par><par>
<line>
quantitativ* e *ã* ***ita o *olume de conteúdo a *er anal*sa*o, podendo ser avali*do de*d*
</line>
</par><par>
<line>
pequenos textos ou pouca* en*revista*, at* *ran*es volumes
</line>
<line>
de texto ou
</line>
<line>
um* gran*e
</line>
</par><par>
<line>
*uantidade de entrevi*tas co*etad*s (MOUSA; WALE*; H*RP**, 2015).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Teresina, v. 14, n. 4, art. 1, p. 03-18, jul./ago. 201*
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*étodos Estrut**ad*s de Análise Qu*litativa nas Pe*quisas em Administração
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
A *RA po** ser definida como um método d* a*áli*e
</line>
<line>
de re*es
</line>
<line>
desenvolvido para o
</line>
</par><par>
<line>
e*tudo de ma*rial textual em sis**mas comple*os de discurso (BRANDES; CORMAN, 2002).
</line>
<line>
Se*undo estes autores, o métod* pode ser aplicado de for*a abrangente. Entre o ma*erial *lvo
</line>
<line>
da anális* p*d*-** inc*uir *onversa*, discussões de grupos, interações em grandes empr*sa*,
</line>
</par><par>
<line>
conteúdo
</line>
<line>
de mídias
</line>
<line>
de m*ss*, ou mesmo conteúdos provenie**es de gr****s *rupos *e
</line>
</par><par>
<line>
*nte*ação social. É **cessário *penas q*e os diá*og*s sejam transc*itos.
</line>
<line>
O método é um sofist*cado m*io *e análise de disc*rso, sens*v*l à pos*ibilidade de
</line>
<line>
fa*er links conceituais expressos por u*a fra*e sim*les e, a* mes*o tempo, é cap*z de gera*
</line>
<line>
re*es que possam descre*er vastas extensões de di*cur** (MCPHEE; CORM*N; DO*LEY,
</line>
</par><par>
<line>
2*02). *o*m*n et
</line>
<line>
*l. (*002) afirmam q*e bem adequad* *ara se* apl**ado nos cont*xtos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
co*unicação organ*zacion*l, uma v*z que
</line>
<line>
possibilita a análise *e **a
</line>
<line>
vasta qu*ntida*e de
</line>
</par><par>
<line>
cont*údo d* d*scurso que os membros de uma o*ga***ação, gera ao longo do *empo, no
</line>
<line>
contexto da d*n*mica des*a organ*zação.
</line>
</par><par>
<line>
* l**ic*, por
</line>
<line>
trás
</line>
<line>
*o métod* é que redes de *alav*** sejam f*rmadas dentro de um
</line>
</par><par>
<line>
*iscurso, *e modo que se pos*a se id*n**ficar padrões e t*rmos c*n*rais no discurs* formad*.
</line>
<line>
Segundo B*andes e Corman (200*), pequenas redes de palavras *ão formadas em cada frase
</line>
<line>
co*ectada aos outr*s, casos *aja a co-*cor*ência dentro d* uma f*a*e nomina* - formada por
</line>
</par><par>
<line>
substant*v*s e adje*ivos *u o*orra no fim de fra*es nominais consec*tivas. * fim de -
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
*nt*nder sua lógica, os auto*es defin*m qua*r* etapas p*ra apl*caç*o do método:
</line>
</par><par>
<line>
I.
</line>
<line>
O texto é di*i*id* em frases *ndiv*duais;
</line>
</par><par>
<line>
*I.
</line>
<line>
para cada frase, frases n*mi*ais são iden*i*icas *or meio *a a*áli*e linguística;
</line>
</par><par>
<line>
III. U* vértice é introdu*ido para cada s*bstantivo ou adj*tivo em uma fra*e *ominal
</line>
<line>
IV. Uma fr*nteira é est*bel*cida entre *ada p** de vértices, corresponde*do a palavr*s que
</line>
<line>
o**rram *entro da mesma *rase nominal, o* são consecutivas dentro de uma me*ma frase
</line>
<line>
(BRANDE*; CORMAN, 2002, p.41).
</line>
<line>
A linguística computacional **ili**da na CRA é baseada na te*ri* *a cen*ralização que
</line>
<line>
propõe que uma pessoa, quando fala ou escreve, posicion* fr*s*s no*inais dentro d* u* fluxo
</line>
</par><par>
<line>
de d*scu*so, dentro do qual procura posicio*ar o máximo possível
</line>
<line>
de
</line>
<line>
coerên*ia
</line>
</par><par>
<line>
(LIC*T*N*TEIN; DOOLE*; LU*PKIN, 2006).
</line>
</par><par>
<line>
A CRA calc*la a influên**a de
</line>
<line>
pala*r*s dentro de *m tex**, utilizando a sua pos*ç*o
</line>
</par><par>
<line>
dentro da estrutura do t*xto. * influência é baseada no co*fici*nte
</line>
<line>
de b*tweenn*ss
</line>
</par><par>
<line>
(intermediação) e centrality (centralidade), definido por Corman et
</line>
<line>
a*. (2002) como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
extensã* que
</line>
<line>
uma *al*vra ce*t**l, e* par*icular, media cadeias de
</line>
<line>
associaç*es na *ede feita
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Te*e*ina PI, v. 14, n. 4, art. 1, p. 03-18, jul./ag*. 201*
</line>
<line>
w*w4.*sane*.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. A. V*lela, *. *. Macedo, *. A. Freita*, R. F. *. Ferre*ra, R. M. Muniz
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
pela CRA. Se*u**o os autores, pala*ras
</line>
<line>
*om o índice *e betweenness alto e,
</line>
</par><par>
<line>
cons*qu*nt*mente, com uma alta infl*ência no t*xto, adicio*am coerência ao texto,
</line>
<line>
conectan*o sen*idos d* pal*vras que sem e**a influê*cia *ão estariam co*ectadas. A medid*
</line>
<line>
de centralid*de indi*a a proba**lidade de *ma palavra ser a cone*ão ma*s p*ó*ima e*tr*
</line>
<line>
quaisquer outras *uas pal**ras d*ntro da **de desenhada.
</line>
<line>
As*im, *s re*ul*ados *ue a*reg*m os possí*eis *ós ou centros c*mpo*tos por palavr*s
</line>
</par><par>
<line>
i*fluentes denot*m a intenç*o do autor, de
</line>
<line>
a*o*do com base na s*a escolha de palavr*s na
</line>
</par><par>
<line>
fo*mação de seu
</line>
<line>
dis*urso. A Figura 1 mostr* *m exemp*o da l**ica do méto*o, de a*ord*
</line>
</par><par>
<line>
com um *xemplo de f*ase.
</line>
<line>
*igu*a 1 - Conexões entre: fr*s*s no*ina** e gra* de *ent*alidade da* pal*vras m**s
</line>
<line>
infl*entes.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *rande* e Cor*a* (*002).
</line>
<line>
A outra possi***idad* gerada pe** método é de *omparação entre te*tos, po* ex*m*lo,
</line>
</par><par>
<line>
duas *n**evistas, d*is
</line>
<line>
grupos *e entrevis*as, textos formalizados
</line>
<line>
em pe*íodos *iferente*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
temp*, di*cursos de
</line>
<line>
grupos di*eren*es de *etores ou
</line>
<line>
ind*st*ias, etc. Nessa comp*ração entre
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *eresina, v. 14, n. 4, art. 1, *. 03-18, jul./*go. 201*
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*étodos Estrutu**dos de Análise *uali*a**va n*s *e**uis*s em ***inistração
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
tex*os, busca-se observar o qu**to as redes de pa*avras compar*das possu*m as mes*as
</line>
<line>
palavras *u frases nominais com pos*ções de influ**cia similares. Pode-se d*zer que quanto
</line>
</par><par>
<line>
mais palav*as e* *osição *e influência são com*ns em textos diferentes,
</line>
<line>
*s textos têm
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
n*vel *aior de *essonância ent*e ** (CORMAN et al., *002).
</line>
</par><par>
<line>
Além das análises *a proposição inicial do método, outra vantagem da *t*lização das
</line>
</par><par>
<line>
aná*ises CRA a pos**b*li*ade d* *
</line>
<line>
conjugar
</line>
<line>
esse tipo de *ná*ise
</line>
<line>
com outras de cunho tan*o
</line>
</par><par>
<line>
qua*itativo, com* quanti*a*ivo. Por exemplo, nas pesquisas *on*uzidas por Ca*ar* e *ennings
</line>
</par><par>
<line>
(2*07) e Papachar**si
</line>
<line>
e Ol**e*ra (2008), foi ut*lizada a técnica de Análi*e *ato*ial
</line>
</par><par>
<line>
Ex**oratória para definir temas es*ecí*icos d* acor*o com a* *a*avras
</line>
<line>
de grande influência
</line>
</par><par>
<line>
geradas na *R*. Além diss*, Papac*a*issi e Ol*v*ira (2008) u*ilizaram té*nicas de a*álise de
</line>
</par><par>
<line>
d*scurso de modo a aprof*nda* *** temas
</line>
<line>
ex*lorados nas f*ses
</line>
<line>
*ua*titativas da análise
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
cont**do.
</line>
</par><par>
<line>
As possibilidades de apli*ação da técnica podem ter **copo e a*plitud* *i*e*sas. No
</line>
<line>
estudo *onduzid* por Li*h*ns*e*n, Dooley * *umpkin (2005) uti*iz*ram a CRA *omo uma
</line>
<line>
parte da análise de um *stu*o de ca*o *on*itudinal, segund* u* caráter ma*s exploratór**. Já
</line>
<line>
Tate, *llram e K***hoff (2010) uti*i**ram * *écn*ca em um estudo en*re *randes empr*sas em
</line>
<line>
nível mu*dial, com um objetivo de ger** result*d*s ma*s c*nclusivos. Outros estudos ti*eram
</line>
<line>
como objetivo analisar gra*d* quantida*e de conteú*o.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
pesquisa co*duzida por P**acharissi e Oli*eira (2008) fez uma *om*araç*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
perspectiva de jornais di*e*entes dos Estados Unidos e Inglaterra, *ob a pe*spectiva da
</line>
<line>
te*á**ca "Terrorismo". * an*lise d* *R* foi feita, *omparan*o dois jorn*is dos E**ado*
</line>
<line>
U*idos e dois jo*nai* da *nglaterra. Os recor**s feitos utilizar*m a comparação en*re os jornais
</line>
</par><par>
<line>
*e cada p*ís *ntre si e,
</line>
<line>
pos*erio*mente, os jornais *gr*pados de cada país, sendo feit* uma
</line>
</par><par>
<line>
aná*ise da perspectiva da cobertura de assuntos s*br* te*rorismo, de acordo com uma
</line>
<line>
perspectiva de ab*rdagem por *aís.
</line>
<line>
Os r**ultados apontaram para um* co*ertura sobre t*r*oris*o m*is eventu*l e com
</line>
<line>
e*ementos de dr*m*, trazendo **ntes *ficiais mi*itares e do *o*erno, n*s jo*nais dos Estados
</line>
</par><par>
<line>
*nidos, enqu*nto a cobert*ra f*ita na Inglaterra mostrou-se enquanto ma*s co*textual
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
analítica, trazendo mais fontes de *speciali*t*s (PAPACH*R*SSI; OLIV*IRA, 2008). Aind*
</line>
<line>
foi observ**o, segund* a *náli*e de influênc*a, que a cobert*ra sobre *errorismo, feita pelos
</line>
</par><par>
<line>
Esta*os Unidos, tem um ca*áte* ma*s local, nacionalist* e, a cobe*tu*a
</line>
<line>
b*it*nica tem
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
</page><line>
abordagem mais i*t*rn*cional, t*azendo várias fontes d* esp*cia*i*tas dos locai* es*udados
</line>
<line>
(I*rael, Ir**ue e Afeg*n*stão).
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 14, n. 4, art. 1, *. *3-18, jul./ago. 2*17 www4.fsanet.*om.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. A. Vilela, R. C. Macedo, K. A. Fre*t*s, R. F. C. F*rre*ra, R. M. Muniz
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
O *stu*o de Tate, Ellr*m e Kir**off (*0**) *oi re*liz*d* com a*uda do método CRA
</line>
<line>
s*bre o d*scurso de responsabilidade social em 100 gr*ndes *mp*esas de diverso* setore* com
</line>
</par><par>
<line>
dis*urs*s c*nsistentes. Os
</line>
<line>
texto* utili*ados eram compostos de declarações ofi*iais de cada
</line>
</par><par>
<line>
empresa. A aplicaçã* do mé**do foi feita de acordo com temas *e
</line>
<line>
pressão por
</line>
</par><par>
<line>
responsabilidade social e foram atri*uídas palavra* que re*res*ntas**m t*is t**as.
</line>
<line>
Após e*sa etapa, a* empresas foram classificadas de acordo com os sequintes *emas:
</line>
<line>
suprime**o, pre*são instituci*nal, foco na comunidade, orientaçã* ao con**midor, ambi*nte
</line>
</par><par>
<line>
e*terno,
</line>
<line>
**renc*amento de risco, med*das, energia, s*úde, construções ambientalme***
</line>
</par><par>
<line>
sustentáve**. Alguns resultados mais
</line>
<line>
ób*i*s fora* apontad*s c*mo a tendência de
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
disc*rso mais voltado para a saúde de em*resas des*a
</line>
<line>
áre* * gerenciamento *e risco
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
empresas financeir*s. Resultad*s menos óbvios apon*aram para a exis*ên**a forte de pres*ões
</line>
<line>
institucionais, p*ra que *aja p*eocup*ção com responsabilida*e *ocial com apelos dife*entes
</line>
<line>
(TATE; ELLRAM; KIRCHOFF, 20*0).
</line>
<line>
O*tro resulta*o impor*ante foi o alinhamen*o d* *iscurso d* re*ponsabili*ade so*ial
</line>
</par><par>
<line>
para
</line>
<line>
produzir uma imag*m *os*tiva c*m o* stakeholde*s e de modo
</line>
<line>
a
</line>
<line>
aument** a re*u*ação
</line>
</par><par>
<line>
das em*res*s com estes s*akeholders, coo forma *e po*sibilitar ma*ores
</line>
<line>
r*t*rnos, devido
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
essa ima*em d* sustentabilidade. Este estud* é um b*m e*emplo de *plicação da *RA
</line>
</par><par>
<line>
fortemente *tr*lad* à teoria e c*m p*s*ibil*dade de utilização
</line>
<line>
do m é t odo
</line>
<line>
*om
</line>
<line>
*ran*es
</line>
</par><par>
<line>
vo*u*es de da*os (TATE; ELLR*M; KIRCHOF*, 2010).
</line>
</par><par>
<line>
Já o *s*udo conduz**o por Lichtens*ein, Dooley e Lumpki* (2005) procu*ou u**lizar a
</line>
<line>
CRA para um estudo *e caso lo**itudinal *o*re * criaçã* e *ons*lidação de uma e*presa
</line>
<line>
inovadora. A aplicação da técnic* foi *eita sobre o discurso d** *mpr*ende*ores em diferen*e*
</line>
<line>
es*ágios da empresa. Diferentemente dos exemplo* c*tados, que utilizaram texto* escritos, es*e
</line>
</par><par>
<line>
est*do b*seou-se em entrevistas
</line>
<line>
tr*nscri*as. As *ntrevis*as for*m abertas e *esp**diam
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pergun*a *ás*c* sobre * que t*m se p*ssado com a empresa e qu** a pers*e*tiva da empre*a
</line>
<line>
para as *róximas dua* semanas.
</line>
<line>
Os *ados foram coletados de du*s em dua* sem*nas, pelo *eríod* de *ois anos. N*
</line>
<line>
análise dos res*ltados via CRA, foi esc*lhid* um pont* de ruptura entr* os dois períodos para
</line>
</par><par>
<line>
se
</line>
<line>
c*mparar ** disc*rso* dentro
</line>
<line>
dos mesmo*. *s diferenças de palavras de inf*uênci* d*
</line>
</par><par>
<line>
primeiro período
</line>
<line>
para o **gundo dizem
</line>
<line>
q*e, no primeiro momento, os empreendedores
</line>
</par><par>
<line>
es*avam mais p**ocupados com r*cu**os, objetos, e esta*am em um estági* m*is *ea**vo, *e
</line>
<line>
aco*do c*m a d*nâmica *o mer**do. Já no se*u*do *eríodo, as pala*ra* de i*fluência da C*A
</line>
</par><par>
<line>
apontaram para um foco m*ior em
</line>
<line>
proce*sos
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*rganizar e n*s *essoas,
</line>
<line>
*avendo
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *e*esina, v. 14, n. 4, art. 1, p. 03-*8, *ul./ago. 2*17
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/*evis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mét*do* Est*u**rados de Análise Q*alitativa nas Pes*uisas em Admi*istraç*o
</line>
<line>
11
</line>
</par><par>
<line>
tendên**a de se observar melhor o po*icio*amen*o da em*resa * formas de aprimora*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*esempenho.
</line>
</par><par>
<line>
Ca**ry e Jennin*s (2*08) realizara* uma *R* par* *entar *onfirmar o que a teoria diz
</line>
</par><par>
<line>
sobre *ódigos de éti*a
</line>
<line>
nas o*g*n*zações. Os dados *ora* *ol*tados
</line>
<line>
via entrevistas
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
profi*sionais de recur*os humanos e ges**res de *onformidad* de *mpresas públi*as. Os
</line>
</par><par>
<line>
*esulta*os confirmam que *iz*a a teoria, de fo*ma ge**l, o
</line>
<line>
n*s termos *e que os có*igos **
</line>
</par><par>
<line>
éti*a são formatado* de modo a gerar **rmos sobre *tica, responsabilidades lega*s e for*as *e
</line>
</par><par>
<line>
con*role forma* den*ro
</line>
<line>
das organ*zações. Port*nto, os resultados *erais in*icam
</line>
<line>
q*e o*
</line>
</par><par>
<line>
*ódigos de ética r*af**mam q*estões legais, ** regulação ou *rocedimentos de conf*rmida*e.
</line>
<line>
Pode se* afirmado, de *cordo com *s exemplo* relatados, q*e o mé*od* CRA p*de ser
</line>
<line>
a*lic**o co* d*ve*sos enqua*ram*ntos teórico* e metodológicos, podendo ser conjugado c*m
</line>
<line>
aná*ises mais quantitativas ou qu*lit***vas. Pode ser f*ito ainda de acordo com análises mais
</line>
</par><par>
<line>
voltadas à exploração *os dados ou à *eori*. O mét*d* or*ginal foi apli*ado conjug*do
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
**tros m*todos, *as ta*bém possui propostas de ev*luçã*, utiliza**o os princípios origi*ais
</line>
<line>
d* forma a ser *pl*cada a discursos dinâ*icos (MOUSA; WA*ES; H*RPER, *015).
</line>
<line>
Brandes e Corm*n (*002), por exemplo, propõ*m uma *orma de apli*ação do métod*
</line>
</par><par>
<line>
*m contextos de discurso me**s es*áticos, pod*ndo *er aplic*do um diálo*o entre duas a
</line>
</par><par>
<line>
p*s*oas
</line>
<line>
ou e* gr*pos de discuss*o. A v*nt*g*m d*ssa evoluç*o seria a p*ss*bil*dade
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
id*n*ificar padrões
</line>
<line>
de convergência ou di*so**nci*
</line>
<line>
d* discursos dinâm*cos. Vale r*ssalta*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
grande amplitude de possibilidades de apl*cação do método de C*A, mas também a aten*ão
</line>
<line>
para pos*í*eis *n*vações dentro d* *róp*io *éto*o ou aplicaçõ*s co*juntas **m outro*
</line>
<line>
*é*odos compatíveis, como o Causal Process Tracing.
</line>
<line>
3 MET**OLOGIA
</line>
<line>
3.1 O *étod* Causal *rocess Tracin*
</line>
<line>
O process *ra*ing (**streame*to de pro**sso) é uma ferramenta de análi*e qualitativa
</line>
</par><par>
<line>
que * utilizada em estudo*
</line>
<line>
de c*s*. O rastre*mento de processo juntamente **m *s
</line>
</par><par>
<line>
obse*vaçõ** causais d*sses *rocessos, podem *** co*sidera*os *ontri*uições essenc*ais p**a o
</line>
</par><par>
<line>
estud*
</line>
<line>
de caso. O Causa* Pro**ss T*a*ing (*PT), rastreamento de
</line>
<line>
processo caus*l, em
</line>
</par><par>
<line>
*ra*uç*o livre, **f**i*a a sequência cau*al em que as obser*a***s
</line>
<line>
*o *astrea*ento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*rocesso ocorreram. *sse método ai*da *ão é compreendido nem aplicado c*m rigor.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 14, n. 4, art. 1, *. 0*-18, *ul./ago. 2017
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. A. Vilel*, R. C. Mac*do, K. A. Frei**s, R. F. C. Ferreira, *. M. *uniz
</line>
<line>
*2
</line>
</par><par>
<line>
O C*T pode cont**b*ir decisiva*ente tanto *a de*c*iç*o de fenôm**os polí*icos,
</line>
</par><par>
<line>
qua*to *ociais. Esse m*todo, ass*m co*o ou*ros méto*os qualitativos, quando
</line>
<line>
c*mparados
</line>
</par><par>
<line>
a*s métodos
</line>
<line>
qua*ti*ativos, *ossui a fragil*dade d* ainda *ão *is*or de p*ocedime**os
</line>
</par><par>
<line>
defin*dos para os
</line>
<line>
e*sinamentos
</line>
<line>
básicos par* a a*licação *a ferr*menta. *rad*, Collier
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*eaw*ight (2010)
</line>
<line>
a*red*tam q*e * CPT *e**ra *a ide*a **
</line>
<line>
cau*al proces* *bs*rvations
</line>
</par><par>
<line>
(CPOs). Esse m*t*do realç* * contr*ste en**e a base empírica da p*squisa qua*itativa as *
</line>
<line>
matrizes de dad*s ob**rvadas pelos investigadores, que sã* ch**ados de conjunt*s de da*os
</line>
<line>
obser*ados. Contud*, há autores que considera* * C*Os uma fac*ta do CPT, como *ollier
</line>
<line>
(2011).
</line>
</par><par>
<line>
Se*undo r*latado por Mahoney (2*10) a des*r*ção *e process tracing anali*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
t*ajet*ria de mu*ança*. No e*tant*, a análise falhar* se
</line>
<line>
os fenômeno* obse*vados em cada
</line>
</par><par>
<line>
*a*so n*o forem adequ*da*ente descritos. * sequê**i* *o process tracing é *m fator
</line>
</par><par>
<line>
relevant,e *ste m*todo *nfatiza a sequência da* vari*veis dependentes, inde*endentes e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
inte*v*nientes. O p*oce*s trac*ng é *ntendid* como uma f*rramenta analíti*a para o desenho
</line>
<line>
descrit*vo e c*usal de inferênc*as. Esse desenho é fei*o a partir de *v*dência* diag*osticad*s e
</line>
<line>
ent*ndidas como p*rte de u*a sequên*ia temporal de eve*tos o* fenôm*nos.
</line>
<line>
O CPT proporc*ona estreita c**peração com os cas*s que estão sendo anali*ados;
</line>
</par><par>
<line>
*ess* forma, pode trazer contribuições decisivas para diversos
</line>
<line>
obj e t i *os da
</line>
<line>
pe*quisa.
</line>
</par><par>
<line>
Ad*m*is, o método pode adicion*r a*avanca*em na an*lise q*a*titati** e também refo*çar a
</line>
</par><par>
<line>
infe*ê*cia
</line>
<line>
caus*l no pequeno-N (p*quena amostra). Abaixo f**am
</line>
<line>
*is*ados alguns
</line>
<line>
ob**tivos
</line>
</par><par>
<line>
que pode* ser alc*nça*os com s*a aplicação:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Identificar *ovo* fenô*e*os po*í*ic*s e sociais e des*revê-los sistematicamen**;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Av*liar hipó*eses c*usa*s explicativa*, desco*rir
</line>
<line>
nov*s hi*ótes*s causais e a*al*ar
</line>
<line>
essas n*va* hipótes*s;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Ganhar *xperi*nci* na análise d* mec*nism*s *ausais;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Fornecer um meio altern*tivo de abordagem de p*obl*mas,
</line>
<line>
quando com*arado
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
análises de regres*ão *onvencionais e infer*ncias baseadas em m*delos estatístic*s
</line>
<line>
(*OLLIER, 2011, p. *25).
</line>
<line>
*o se falar da i*fe*ência causal, *m *on*o-ch*v* *ev* ser res*alta*o: como uma
</line>
<line>
ferramenta de infer*nc*a causal, o *PT *ncide sobre o desen***a* *os ac*n*ecimen*os *u em
</line>
</par><par>
<line>
si*uaçõ*s
</line>
<line>
que ocorrem ** lo*go ** te*po. No entanto, *dent*fi*ar
</line>
<line>
e de*crever
</line>
<line>
este
</line>
</par><par>
<line>
desdobr*mento é im*ossível, caso n*o se possa relatar *dequada*ent* um e*ento ou situação
</line>
</par><par>
<line>
em um determinado pon*o no tempo. Assim, componente desc*itiv* o
</line>
<line>
*o process tr*cing
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Te*esin*, v. 14, n. 4, art. 1, *. *3-18, jul./ago. 2017
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Méto*os Estruturados de *nálise Qualitativa nas Pesq*isas em A*m*n*stração
</line>
<line>
13
</line>
</par><par>
<line>
*ome*a não *om a observa*ão ou muda*ç* da sequência, mas s*m com a tomada *e bons
</line>
</par><par>
<line>
*atos instantân*os em u*a
</line>
<line>
s*r*e d* mom**t** específicos. Pa*a caracterizar *m
</line>
<line>
proce*so,
</line>
</par><par>
<line>
deve-s* s** capaz de caracterizar pa*sos fundamentais no pro*esso q*e, p*r sua vez, permita
</line>
<line>
uma boa análise da mudança e sequência (BR*D*; COLLIER; S*AWR*GHT, *010).
</line>
<line>
No *r*ig* de Coll*er (2011), são resgatados d*is e*empl** de aplicaç*o da i*fer*nci*
</line>
</par><par>
<line>
descritiva do *PT. O primeiro é sobr*
</line>
<line>
o *hamado "tabu nuclear", a parti* dos estudos
</line>
</par><par>
<line>
*esenvol*i**s por T*nnen*ald (1999). Esse autor *nali** a reação ***rorizada da *til*zação
</line>
</par><par>
<line>
de arm*s
</line>
<line>
nucleares no fina* da Segunda Guerra Mundia*, resultando no "tabu *u*lear" que
</line>
</par><par>
<line>
influenciou for*emente a políti*a nuc*ear *os EUA p*ra essa área des*e então. Em especial, as
</line>
<line>
deci**e* s*b*e a não utili*ação ** *rmas *ucleare* durant* crise* mili*ares *u*seq*ent*s.
</line>
<line>
Considerando que esse tabu cresc** alimentado pela reação d* *pinião pública sobre
</line>
<line>
os ataques às cidades japonesas de Hi*o*him* e Nagasaki, o mesmo evoluiu par* um mandato
</line>
<line>
n*rmat*vo abr*ça** pelos f*rmulado*es d* pol*ticas públ*ca*. Os objetivos c**ciais no estudo
</line>
</par><par>
<line>
*e
</line>
<line>
Tannenwald foram estabelecer,
</line>
<line>
*mpiricam*nte, (a) que esta reação ho*rori*a** *e fato
</line>
</par><par>
<line>
ocorreu; (b) com* essa rea*ão horro*izada foi *if*ndida; e (c) *ue os *lementos desta *eação,
</line>
</par><par>
<line>
de fato, levaram à c*iação
</line>
<line>
*o tabu
</line>
<line>
n*cl*ar. * proce*s tra*ing se
</line>
<line>
*oncentrou em enc*ntrar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
int*r*retar provas de dia**óstico que
</line>
<line>
abordavam tais objetivos. **tes *escritivo* do
</line>
<line>
**bu
</line>
</par><par>
<line>
nuclear, po* sua vez, **o a variável independente *h**e no estud* (TANNENWA*D, 1999).
</line>
<line>
O seg*n*o exemplo, a análise de Lerner (1958), trat* da "modernização" rápida d*
</line>
</par><par>
<line>
uma v*la turca. ***e exe*plo ilustra a descrição deta*hada q*e deve
</line>
<line>
ser à base do process
</line>
</par><par>
<line>
tracing. E*sa transformação (ou m*derniza**o) não resulta da elei*ão de um nov* pa*tido de
</line>
</par><par>
<line>
governo nacional e a subsequen*e **troduçã* de infr*e**rut*ra que incl*i ele*ricidade e
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
estrada moder*a para An*ar*, * ca*ital d* país. A transformação da alde*a é a variáv**
</line>
<line>
de*endente, * o objetivo do a*tor é d*sc*ever a mud*n*a nesta va*i*v*l ao longo d* tempo. A
</line>
</par><par>
<line>
análise centra-** em d*zenas
</line>
<line>
de específicas ob*er*ações dos a**i*uto* *o*iais *
</line>
<line>
int*raçõe*;
</line>
</par><par>
<line>
c*racterísticas demogr*ficas; obje*os m*t*riais, inf*aest*utura físic* e estabel*cimentos
</line>
<line>
co*er*iais.
</line>
</par><par>
<line>
Esses casos ilustram a*nda outr* *onto importan*e: * pesquisador que
</line>
<line>
ut i l i * a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
abord**em qualitativa *eve reconhecer que a descrição do p*ocess tra*ing, às **zes se ba*eia
</line>
</par><par>
<line>
em d*dos q*a**itativos. Este po*to de*ons*ra q*e a fronteir* e*t*e
</line>
<line>
pesquisa qualita*iva e
</line>
</par><par>
<line>
q**n*itativa não deve ser rígida. Para Lerner (1958), alguma* das
</line>
<line>
inform*çõe* são
</line>
</par><par>
<line>
demográfic*s, *nvo**en*o *ados n*méricos. Em paralelo, Tanne*wald (1999)
</line>
<line>
poderia ter
</line>
</par><par>
</page><line>
avaliado * difus*o de reaçõ*s **r*or*z*d*s, contando a sua frequên**a, os *ifere*tes tipo* de
</line>
<line>
reações *orrori*adas e *s mudanças nes*as contagens ao longo do t*mpo.
</line>
<line>
Rev. F*A, Tere*ina PI, v. 14, n. 4, art. 1, p. *3-18, jul./ago. 20*7 www4.*s*net.co*.br/r***sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. A. Vilela, R. *. Macedo, K. A. Fr*itas, R. F. C. Fe*reira, R. M. Muniz
</line>
<line>
14
</line>
</par><par>
<line>
O mé*odo CPT f*i utiliz*do por outros estu*os com resultados bem-su*edi*os. Na
</line>
<line>
pesquis* cond*zida por S*it* (20*4), f*i aplicado um estudo compar*tivo so*re as polít*cas
</line>
<line>
de sa*de materna e* dois estado* do sul indiano, um líder *esse tema e o out*o com *elativo
</line>
</par><par>
<line>
at*aso. O process *racin* foi u*ilizado co** uma me*odologia d* estudo d* ca**,
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
fo*necer in*ormações *omparativas. Es** metodologia possib**itou identificar os papéis
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
co*plex*s event*s histór*cos e fo* em**egada *ara investig*r * qu*st** de pesquisa em cada
</line>
<line>
es*ad* escolhi*o. O métod* identifi*ou os meca*ismos causais e seus efeitos e se apresent*u
</line>
<line>
como um* *etodologia adequ*da *ara invest*gar as ma*eiras c*mo os *atores do proce*so
</line>
<line>
a**tara* a tr*je*ória ** política de saúde mat**na subnacional em impl*mentação *a Índ**. O
</line>
<line>
res*ltado d* *pli*ação do CPT facilitou o inq**rito sobre as din*mic*s co*tem*orâneas e os
</line>
<line>
contextos históricos q*e as moldar**.
</line>
</par><par>
<line>
No contexto *acion**, o e*tu** *ealizado p*r Gr*n (2015) trabalhou co*s*rução a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
descontruç** das *ubpr**eitur*s na cid*d* de São Paulo no governo Mart* *upl*cy (mandato
</line>
</par><par>
<line>
de 2001 à 2005) e empregou * *ro*es*
</line>
<line>
traci*g par* i*en**ficar as c*nd*çõe* causa*s q*e
</line>
</par><par>
<line>
incidir*m *a conf*gura*ão
</line>
<line>
política e
</line>
<line>
a**inistrat*va das subp*efeituras. * análise qual*tativa,
</line>
</par><par>
<line>
*egundo orient*u-s* par* casos historicamente *ocalizados **e possam ser ex***nados a
</line>
<line>
partir de um* configu*ação empírica ** condiçõe* e *a*s*s conte*t*ais.
</line>
</par><par>
<line>
O us *
</line>
<line>
d* CPT ju*tifi*ado pelo autor em f*nçã* *as
</line>
<line>
evi*ências
</line>
<line>
conte*tuais, que
</line>
</par><par>
<line>
considerou que o mét*do se adequava em um
</line>
<line>
univ*rs*
</line>
<line>
de relações
</line>
<line>
causais *ompreen**veis,
</line>
</par><par>
<line>
**denadas "narr*tivizada*", des*e que ap*iadas e
</line>
<line>
em sup*siç*es te**i*as. De aco*do c*m
</line>
</par><par>
<line>
Gri* (2015), devido à i*portância da análise
</line>
<line>
de caso, * pre*iso o *onto de *artida, isto
</line>
<line>
é,
</line>
</par><par>
<line>
es*ecificar *ara qu*is unidade* o olhar do i**es*i*ador *e dirige. D*v*m-se, *ntre*anto evi*a*
</line>
</par><par>
<line>
análi*es p*rticularistas que não *ermitem
</line>
<line>
*estar a validade, a
</line>
<line>
p*rtir de pr*s*upostos teórico*
</line>
</par><par>
<line>
*era*s. O C*T, então, bus*a re*atar a* causas dos efeit*s, devidamente sequenciados e, a*sim,
</line>
</par><par>
<line>
demonstrar as *elações qualitativas entre fatos e dados com seu*
</line>
<line>
resu*tados h*stóricos,
</line>
</par><par>
<line>
pol*ti*os e/ou sociais.
</line>
</par><par>
<line>
3.2 Mé*odo Qu*litative Comparative **alys*s
</line>
</par><par>
<line>
A Análise Comp*rativa Qualit*t*va (Qual*tative Comparati*e An*lysis - QCA) é uma
</line>
</par><par>
<line>
abo*dagem m*todológica que permite a comparaç*o
</line>
<line>
de similari***es e difer*nça* entre os
</line>
</par><par>
<line>
dif*rentes casos estuda*o* *m uma pe*quisa **alitati*a. Essa
</line>
<line>
abo*dage* * int*ressante *m
</line>
</par><par>
</page><line>
a**lises de configuraçõ*s com*lexas de fatores caus*is, por pr*servar * int*gridade das
</line>
<line>
unidade* *mo*trais (GRECKHAMER et al., 2008; FREITAS, 2009).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 4, a*t. 1, p. 03-18, jul./ag*. 2017 www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mét*dos Estruturad*s de *ná*ise Qualita*iva nas Pesquisas em Administração
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
Algumas *aracterísticas devem ser observa**s nas premissa* *o mé**do *CA, como:
</line>
<line>
(*) os fenômenos de i*te*esse **ra*ente têm um* única ca**a; (b) ca*sas *p*r*m, em *er*l,
</line>
</par><par>
<line>
em co*bi*a*ões; (c) d*ferentes combinações causais
</line>
<line>
po*em produzir * mesmo r*sultado;
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
(d) u* atributo *ausal específico pode ter ef*it*s diferentes, e *té o*ost*s,
</line>
<line>
*ep**dendo do
</line>
</par><par>
<line>
*on*exto (GREC*HAMER e* al., 2008; R*HOUX, 2006; FRE*TAS, 2009). *ssim dev*m-*e
</line>
<line>
tomar casos *e coleções, efei*os con**ntos (confi*uração), *u seja, causas integradora*
</line>
<line>
s*m*ltânea* de presen*as de variáveis, for**nd* um efe*to *n*egrado sobre out*as.
</line>
<line>
*omo as**nala* Fr*itas (20*9) e Gonçalve* et a*. (*013), corroborando *o trabalho de
</line>
</par><par>
<line>
*reck*ame* *t al. (2008) e
</line>
<line>
ou*ros auto*e*
</line>
<line>
qu* têm adot*do *C* como mé*odo de pe*quisa
</line>
</par><par>
<line>
m*nci*nam o se* grande
</line>
<line>
poder de complementar as m*tod*logias est*tíst*ca* l*neares,
</line>
</par><par>
<line>
*i*er*ndo-s* das me*mas quanto à sua estrutura
</line>
<line>
e forma de montar agrupamentos po*
</line>
</par><par>
<line>
c*njunt*s sufici*ntes. É um mét*do que vi*a, conforme aponta Freitas (200*, *. 74), "ver o*
</line>
<line>
efeito* de caso a ca**, *e*irar va*iáveis do se* isola*ento de efeito* independ*ntes, estudar a
</line>
<line>
combin*ção de efe*t*s, identificando e invest*gando inte*depe*dências e complexidade c*usal
</line>
<line>
*ntr* os *atores causais (...)".
</line>
<line>
O método se torna viável pa*a anális* *m p*squisas que tenh*m o núm*ro de casos
</line>
<line>
*estri*o *emais para se aplic*r os m*todos es*atís*ico* lineares trad**ion*is, *as g*ande d*mais
</line>
</par><par>
<line>
*ar* que * anál*se qualitativa em pro**ndidade
</line>
<line>
possa ser
</line>
<line>
rea*izada (*AGIN, *987). Dessa
</line>
</par><par>
<line>
f**ma, essa a*ord*g** poss*bilita es*u*o* *ualit*tivo* *om r*bus*ez metodológica, *través da
</line>
<line>
*riação *e *onjunt*s es*ruturai* e/*u de validaç**s teórica*.
</line>
<line>
4 *ON*IDE*AÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Como administr*ç*o c*mu*ente t*abalha a
</line>
<line>
*om d*dos
</line>
<line>
qualitativo* proveni*ntes de
</line>
</par><par>
<line>
e*trevistas ou *náli*e d*cumental, esses m*todos aparecem co** uma *lternativa que poderia
</line>
<line>
sol*ci**ar o p*oblema da análise de gran*es v**umes de dados, apon*ada como bem-suce*ida
</line>
</par><par>
<line>
pelos estu*os em outra*
</line>
<line>
áreas *as
</line>
<line>
ciê**ias socia*s. As amplitudes *e fo*mas de apl*caç**
</line>
</par><par>
<line>
des**s métodos possibi*itaria* que *inhas ma*s inte*p*etativ****s possam refor*ar seus p*ntos
</line>
<line>
*e *ista co* *aior g*au de for*alização.
</line>
<line>
Além disso, algumas técnicas per*item o e*tab*le**m*nto de causas, possi*i*itando o
</line>
<line>
teste de hipóteses através da correlação entre as variáveis c*usai* e, *a*bém, a pa**i* dos
</line>
<line>
pres*up*st*s *e*ricos que o*ientam os mecanismos causais esperados. Dessa fo*ma, é pos*í*el
</line>
</par><par>
<line>
estabelecer
</line>
<line>
as causa* para pequena* amo**r*s através d* con*untos estrut**ais e *a*idações
</line>
</par><par>
<line>
teórica*.
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. F*A, Ter*sina PI, v. 14, n. 4, art. 1, *. 03-18, j*l./ago. 2017
</line>
<line>
www*.fsa*et.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. Vilela, R. C. *acedo, K. *. Freitas, *. F. C. Ferreira, R. M. Muniz
</line>
<line>
16
</line>
</par><par>
<line>
Dessa f*rma, a* pesquisas qu*l**ativa* em administraçã* podem atingi* novos níveis
</line>
<line>
em robustez, *ons*guindo maior con*iab*li*ade nas d*scobertas dess*s estudos. *ut*a
</line>
</par><par>
<line>
va*tagem é a r*du*ão *a subjetividade da int*rpr*taçã*
</line>
<line>
do
</line>
<line>
pesq*i*ador dos resultados
</line>
</par><par>
<line>
colet*dos, cara*te*ísti*a *uito criticada *as pesqui*as
</line>
<line>
qualitativ*s, int*oduzindo, assim,
</line>
</par><par>
<line>
parâ*etros exterio*es ao pesqui*ador na *tapa de análise. O *esulta*o pod* ser uma m*lh*ra
</line>
<line>
no*ável no avanç* **entífico da *dmini*tração.
</line>
</par><par>
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Como Refere*c*ar este Artigo, co**or*e *BNT:
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Admi*istraç**. Rev. FSA, Teresina, v.14, n.4, a*t.1, p. 03-18, jul./a*o. 2*17.
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Contribuição dos Autor*s
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B. A. Vilel*
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R. C. *acedo
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K. A. Fre*ta*
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R. F. C. *erreir*
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R. M. Mun*z
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1) concepção e planej*men*o.
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2) aná*ise e *nterpreta*ão do* *ados.
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3) ela*oraçã* do ra*c*nho ou na r*vi*ão crít*ca do co*teúdo.
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4) participação na aprova*ã* da **r*ão fin*l do man*scrito.
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Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 4, art. 1, p. 03-18, jul./*go. 2017
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www4.*s*n*t.co*.br/revist*
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)