<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 4, art. 4, *. 67-88, jul./ago. 2017 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2017.14.4.4 </line>
</par>
<par>
<line> Os Direcionadores de Valor nas *nivers*dades: um Estudo Comparativo Ent*e </line>
<line> *issensbi*an* (Áustr**) e o Plano de Des**volvimento *nstitucion*l (Bra*i*) </line>
<line> The Value *dministrato** at Un*versitie*: a Co*parat*v* Study B*tween Wissensbilan* </line>
<line> (Au*tria) and the Ins***utional D*velopment Plan (*razil) </line>
</par>
<par>
<line> Cla*dio Marcos M*ciel da Silva </line>
<line> Dou*or*do em Administr*ção pela U*iv*rsidade ** Grande *io </line>
<line> *estre em Adm*n**tração p*la Fundação Getú*i* Vargas </line>
<line> Pr*fessor da Un*versidade Estáci* de S* </line>
<line> E-mail: profes*orc*au*ioma*iel@gmail.*om </line>
<line> *o*é Francis*o de *arvalho Rezen*e </line>
<line> Doutor em Administração pela *niversidade Fe*e*a* d* Ri* de Ja*eir* </line>
<line> *rofessor do Prog*a*a de P*s-Graduaçã* em Admin**t*ação da Universidade do *rande *i* </line>
<line> E-mail: rez**d*.jf@g*ail.com </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Cla**io Marco* Maciel *a Silva </line>
<line> Ed*tor C*entífico: *onny Ker*ey de A*encar Rod**gues </line>
</par>
<par>
<line> Aven*da Venezuela 4*, Rio *e *aneiro </line>
</par>
<par>
<line> Artigo receb*d* em 02/03/*017. Últ**a </line>
<line> vers*o </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: José Franc*sco de **rvalho Rezende </line>
<line> recebida *m 11/04/20*7. Aprovado em 12/04/2017. </line>
</par>
<par>
<line> Ru* da Lap* 8*, Rio de Jan*iro </line>
</par>
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<line> Avali*do p*l* sis*ema Triple Re*iew: Desk Review a) </line>
<line> pelo *ditor-Che*e; e b) *o*ble Bl*nd Review </line>
<line> (avaliação *ega por doi* av**iadore* da áre*). </line>
<line> Revis*o: *rama*ical, Normativa e d* For*atação </line>
</par>
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<line> C. M. M. Silv*, J. F. C. Rezende </line>
<line> 68 </line>
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<line> RE*U** </line>
</par>
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<line> O o*jetivo </line>
<line> de*te estudo é r*ali*ar uma </line>
<line> compa*ação entre * Plano de Desenvolvimento </line>
</par>
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<line> In*ti*uc*onal - divulgado pelas univer*idade* no B*asil - e os relatórios de Cap*tal Intele*tua* </line>
</par>
<par>
<line> das unive*sidades austríacas, de </line>
<line> forma a *er possív** identificar direcionadores *e **lo* em </line>
</par>
<par>
<line> comum. **i re*li*a** um estudo *ocume*tal, com a*álise de con*e*do dos </line>
<line> p*incipais </line>
</par>
<par>
<line> relatórios de g*s*ã* das Univers*dades, tendo com* r**e*ê**ias três univ*rsidades do Brasi* e </line>
<line> t*ês da *ustria. O* resultad*s apont*m que ambos os relatórios identificam **recionadores e* </line>
<line> comum pertencentes ao Ca*i*al Intel*ctual. No e*t*n*o, a construção de um Relatório *e </line>
<line> Capita* I*telectual deve resp*itar as *a*acterísticas do modelo d* ens*no superio* pe*tinentes a </line>
<line> *ada país. </line>
<line> Pa*avras-c*a*e: C**ita* i*t**ectual. *ela*ó**os F*nan*e*ros. G*stão *e Institui*õ** de Ensi*o </line>
<line> Supe*ior. </line>
<line> ABS**A*T </line>
<line> The objec*ive of this study is to mak* a comparison between the Institut*onal Development </line>
<line> Plan - publ*shed for universities in Brazil - a*d the I*tellectual Capital R*ports of t*e Au*trian </line>
<line> *n*vers*ties, in order to be able ** ide*tify commo* value driver*. A documentary study was </line>
<line> carried out, wi** content analysis *f the main managemen* conce*ts of the universi*ies, with </line>
<line> three universities i* Brazil *nd t*ree in Austria as refer*nces. Th* results in*icate that *he tw* </line>
<line> type* ident*fy common drivers belo*ging to Intellectu*l C*pital. Howeve*, the construction of </line>
<line> *n Intellect*al Capital Rep*rt must respec* as characteristic* *f the higher e*ucation mode* in </line>
<line> each country. </line>
</par>
<par>
<line> Key wo*d*: Intel*e*tual Capital. Financi*l Reports. *anagement </line>
<line> of High*r Ed*c**ion </line>
</par>
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<line> i ns t i t ut i o*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, *. 14, n. 4, ar*. 4, p. 67-88, jul./ago. 2017 </line>
<line> www*.fs*n*t.co*.br/revist* </line>
</par>
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<line> Os Direcionador*s d* Valo* nas Univers*da*es </line>
<line> 69 </line>
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<line> *.INTRODU*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> *s universidade* *ossuem u* *apel determin*n*e na geraçã* do c*nh**imento e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> valor *a*a a sociedade no século XX*. Embora os es*udos sobre o C*pital In*electual s*me*te </line>
</par>
<par>
<line> t*nham r*cebido atenç*o </line>
<line> espe*ial partir da segun*a met*de *o sé*ulo XX, hoje e* dia, a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> t*ma na *g*nda de pesqu*s* qu* </line>
<line> a*rang* empresas, *overnos e *tivida*es do terc*iro setor </line>
</par>
<par>
<line> (STEWART, 1997; *VEIBY, 1997; *HOO; BONT*S, 2002; EDVINSSON; KIVIK**, </line>
<line> 2007). </line>
<line> No sécu*o XXI, a ge*tão das instituições de ensino supe*ior (IES) dev* ser ca**z d* </line>
<line> acompanhar a c*iação d* **lor a p*rtir de f*uxos e estoques de *tivo* t*ngívei* e *nt*ngí*eis. </line>
</par>
<par>
<line> A* u*iversidades devem adotar um sis*ema </line>
<line> de informa**es financeiras e *ão financei*as, </line>
</par>
<par>
<line> p*ssibi**t*ndo a </line>
<line> de for*a a presta*ão de contas à so*ie*ade e demais stakeholders </line>
</par>
<par>
<line> (*ORC*LES; PEN*LVER; PONCE, 2*10; SANCHEZ ** al., 2009). </line>
<line> *esquisa*ores d* diferentes nacionalidades vê* relat**do experiên*ias ac*r** *a </line>
</par>
<par>
<line> *d*ntif*c*ção e d* </line>
<line> divulgação *o Ca*it** Intelectu*l nas IES. A experiência europei* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> d*sc*tida, por exemplo, por </line>
<line> - CRANFIE*D; TAYLOR, 200*; RAMIREZ CORCOLES, </line>
</par>
<par>
<line> 201*; R*MI*EZ C*RCOLES; GOR*IL*O, 20*0; **LVESTRI; VELTR*, 2*11. No mesmo </line>
</par>
<par>
<line> diapasão, *á discussões cobrin*o O*e*nia (KAS*MI; V*FARI, 2012); * *ri*n*e Médio a </line>
<line> (RA*I*E et al, 2015; SHARAB*TI e* **., **13); a Ási* (MUMTAZ; ABBAS, 2014) e as </line>
<line> A*éricas (SALGADO et al., 2015). </line>
<line> Nas universi**des austrí**a*, há mais *e dez ano*, ex*ste * o**igato*i*dade de </line>
</par>
<par>
<line> **vulgação d* relatórios cobrindo *tens </line>
<line> do </line>
<line> Cap**al *n*ele*tual os Wissensbi*anz. Para a* - </line>
</par>
<par>
<line> univ*rsidades </line>
<line> br**ileiras, é </line>
<line> ne*essária a </line>
<line> ap*esentação </line>
<line> *uin*ue*a* </line>
<line> do </line>
<line> *lano </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Desenvo**i*ento Instituc*o**l (PDI). Es*e doc*men*o retra*a inf**m*ções que </line>
<line> po**m ser </line>
</par>
<par>
<line> c**patíveis com itens i*tegran*es *o capital *ntelectual, e su*s dimensõe*: Capital Hum*n*, </line>
<line> Ca*ita* Estrutu*al e C*pital Relaci**a*. </line>
</par>
<par>
<line> *azlagi* (2005) apresentou q*atro r*zõe* para </line>
<line> que o c*pital </line>
<line> *n*el**tual *eja </line>
</par>
<par>
<line> identificado e me*sur*do em Universi*a*es. A *rime**a se traduz *a tran**arên**a </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> Uni*e*si*a*es Públicas, uma </line>
<line> vez q*e a fiscalização **s *ecur*os *úbl*co* é uma demand* </line>
</par>
<par>
<line> cr*sc*nte na *oci***de. A segu*da razão se *efe*e a necessidade de rankings mais completos </line>
<line> sob*e Uni*ersidades, em comparação aos *ue são divulgados pel* imprensa. O gerenciam*nto </line>
</par>
<par>
<line> do ca*ital intelectual *m I** também *a*ilita*ia arti*ulação e*tr* a *n*vers*dade e se*or a </line>
</par>
<par>
<line> *r*duti*o, em </line>
<line> especial a in*ústria. Por fim, *s IES **dem i**e*sif**ar rela*õ*s com su*s </line>
</par>
<par>
<line> congêneres, de f*rm* a co*st*uir a*ia*ças estratégicas. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, *. *4, *. 4, art. 4, p. 67-88, jul./*g*. 2017 </line>
<line> www4.**anet.com.br/revis*a </line>
</par>
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<line> C. M. M. Silva, J. *. C. Rezende </line>
<line> 70 </line>
</par>
<par>
<line> O ob**tivo de*te *s*udo é *ealiza* um* c*mparaç*o entre o Plano de D*senvol**mento </line>
<line> I**titu*ional - divu*g*do pelas *niversida*es no Bras*l - e *s relatór*os de Cap*tal I*t*l*ctual </line>
</par>
<par>
<line> da* </line>
<line> universid*des </line>
<line> a*stríacas, </line>
<line> para tornar possíve* identifica* di*eci*nad*res de val*r </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> co*um. Lo*es (2013) considera que, com relação a*s *ecursos inta*gíveis, a identif*cação ** </line>
<line> que s* pretende explo*ar, j* é uma i**ortante contribu*ção *o âmbit* *as ciências. </line>
</par>
<par>
<line> *ste trabal*o está organiz*d* no formato d* cin*o **picos. Al*m da Introdução, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> t*pico segui*te de*ti*ado * apresentar a *xpe**ênc*a austríaca com *eus ind*cado*es de é </line>
<line> *a**tal Intelectual e de entrada e saída de recu*sos geren*iáveis p*las u*iversida*e*. </line>
<line> Pos*eriormen*e será a*re*enta** a ex*eriência br*sile*ra ** relat*r*o de plane*am*nto de longo </line>
</par>
<par>
<line> prazo das universidades, denomin**o* Planos </line>
<line> de *e*envo*vimento Instituci*nal (PDIs). </line>
<line> A </line>
</par>
<par>
<line> com*araç*o *ntr* *a*s relatórios se** re*lizada co* * f*co *a *dentifi*açã* d* ele*ento* em </line>
</par>
<par>
<line> comum *e subf*tores do Capital Inte*ectual. Por </line>
<line> fim, *s consid*rações finai* </line>
<line> abordarã* </line>
</par>
<par>
<line> sugestõ*s de med**as a serem imple*ent*das pelos ó*gãos regulatóri*s. </line>
<line> 2.REFERENC*AL TEÓ**CO </line>
<line> 2.1 Relatório de Desempenho e de Capital Intelectual **s Uni*ers*dad*s Austríacas </line>
<line> Fazlagic (2004) e*umera *uatro razões para que o capital inte*ect*al *eja *den*ificado </line>
</par>
<par>
<line> * mensurado em Uni**rsid***s. A </line>
<line> prim*ira se traduz ** </line>
<line> tr*nsparência *as Universi*ades </line>
</par>
<par>
<line> Públicas, u*a vez que a fisca*ização dos *ecur*os </line>
<line> públicos é u*a demanda *res*ente </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> soci*dade. </line>
<line> A segu*da razão se refe*e à neces*ida*e de rankings </line>
<line> mais co*pletos *ob** </line>
</par>
<par>
<line> Un*versid*de*, em comparaçã* aos *ue são </line>
<line> divulgados p**a imprensa. O gerenci*me*to do </line>
</par>
<par>
<line> capital intelectu*l </line>
<line> em IE* também f*ci*itaria a artic*la*ão entre a Universidade e setor </line>
</par>
<par>
<line> p*oduti*o, </line>
<line> em *s*ecia* *ndúst*i*. Po* fim, as IES po**m intensificar relaç*es *om suas a </line>
</par>
<par>
<line> congêneres, d* f*rma a construir alian**s *s*ratégica* </line>
<line> * pione*rismo da exper*ên*ia austr*aca se dá pe*o Aus*rian Institute of Tecnology </line>
</par>
<par>
<line> (AIT) - antigo Austrian Resea*ch *ente* (ARC), qu* f*i a prime*ra *rganização europ*ia </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> div**gar um relatório *e *apita* intelectual *m 1999 (SANC*EZ et </line>
<line> a*., 2006). O re*atório </line>
</par>
<par>
<line> sobre Capi*al I*t*le*tual (CI) em un*v*rsidade* austríacas foi insti*uído em 2006 por meio da </line>
</par>
<par>
<line> l*i s*bre *eg*lamentaçã* do Balanç* </line>
<line> do Ca*ital Intelectual 63/2*06, a*terada pela lei </line>
</par>
<par>
<line> 216/ *01*. A </line>
<line> organiz*çã* deste Balanço do Capital I*telec*ual realiza-se em quatro seções: </line>
</par>
<par>
<line> rel*tório de desem*e*ho, *ados do Capital I*te*ectual, pr*ce*sos (inputs) e, po* fim, p**d**os </line>
<line> e serviços gerados (outpu*s). </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 14, n. 4, art. 4, p. 67-88, jul./ago. 2017 w*w4.*sanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> Os Direcionadores de *alor na* Uni*ersida**s </line>
<line> 71 </line>
</par>
<par>
<line> *.1.1 Relat*r*o de Des*mp*nho </line>
</par>
<par>
<line> *o relatóri* de dese*p*nh*, as u*iversidades dev*m prestar </line>
<line> infor*ações sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvim*n*o de *uas ati*ida*es de </line>
<line> *cordo co* a legisl*ç*o austríaca - Wissensbilanz- </line>
</par>
<par>
<line> Vero*dn*n* - WBV, *GBl. II Nr. 216/201* - contempland* os *e*ui*tes *ten*: *pr*sentação </line>
</par>
<par>
<line> * est*atégia da universi*ade, estrutura </line>
<line> organiza**onal, qual*dade de </line>
<line> gestão, *ese***lviment* </line>
</par>
<par>
<line> pe*soal e </line>
<line> profissiona*, </line>
<line> pesqui*a e desenvo*vim*nto, *ns*no e for*ação, *niversidade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> soc*edade, </line>
<line> internaciona*ização * mobil*dade, Cooperação, Bibl*otecas e outras instalações, </line>
</par>
<par>
<line> *nfraestr*tura, Prêmios e Dis*inções Conce*ido* </line>
<line> Na a*res*ntação da e**ratégia é abor*ada a história da univer*idade, bem c**o </line>
<line> va*ores, mis*ões, objeti*os * metas a *erem al*ançadas no período c*erente com o seu *lano </line>
<line> e*t**té*ico. *o rel**ório da Universi*ade **nsbruck, esta apresentação é feita na* áreas de </line>
<line> ensino pes*uisa, desenv*lvimento l*cal e de rede, r*c*rsos huma*os e i**raest*u*ura. Le*tner e </line>
</par>
<par>
<line> Curaj (2014) consid*r*m *** * pont* </line>
<line> de partida de um rel*tório d* ca*ital intelectual é </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> info*m*ção da missão e do planeja*en*o estrat*gi** de u*a universidade. </line>
</par>
<par>
<line> Existe u* camp* d*stinado </line>
<line> à estrutura o*ganiz*cion*l da univers*d*de, **de </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> a*res*ntado o organograma com currículo dos *eus p*incipais dir*gente*. </line>
<line> As universida**s d*vem apresenta* resultados apo*tados pelas suas respectiv*s </line>
</par>
<par>
<line> aud**orias </line>
<line> de qualidade. Além dist*, </line>
<line> e*a ap*esent* informações sobre a ava*iação das </line>
</par>
<par>
<line> *nidades, avaliação </line>
<line> ** cursos, obt*nção de </line>
<line> grau acadêmico, critérios de n*meação, critérios </line>
</par>
<par>
<line> de pontu*ção na carreira, critéri*s </line>
<line> de composição de </line>
<line> cons*lhos c*entíficos, co*i*ê ** *tic*, </line>
</par>
<par>
<line> int*gridade *ientífica, bem como diversas diretrizes e recome*da*ões. </line>
<line> No tópico "desenvol*im*nto pessoal e profissional", a* *nivers****e* austr*a*as </line>
<line> i*formam as pol**icas rela*ivas ao* recurs*s h*manos. Importa*te destacar a preocupaç*o das </line>
</par>
<par>
<line> u*iv*rsidades </line>
<line> com a co*ciliaçã* e*tre o t*abalho o e </line>
<line> ambie*te de bem-estar </line>
<line> com a família. </line>
</par>
<par>
<line> Também sã* apre*enta*os os p*ogr*mas de trein*mento e d* ca*acitação de seus </line>
<line> fun*ionários. </line>
</par>
<par>
<line> Em "pesquisa e de*env**vimento" são *nfo*mado* os *r*j*tos *e *esquisa e </line>
<line> s ua * </line>
</par>
<par>
<line> fontes de fin**ciame*to d* *ada univers*dade. Tais *elatórios pode* </line>
<line> conter *s prin*ipais </line>
</par>
<par>
<line> programas de pesquis*s * *uas fonte* de fin*nciamen*o, ou m*s*o a demonstração de receitas </line>
<line> *er***s pelos projetos des*nvolvidos. A produçã* c*entífic* gerada *elos s*u* *es*uisador*s </line>
<line> també* pode ser apre*enta** *este ca*po. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 14, n. 4, a*t. 4, p. 67-88, jul./ago. *017 </line>
<line> ww*4.**anet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. M. M. S*l*a, J. F. C. Rezende </line>
<line> 72 </line>
</par>
<par>
<line> *o tópic* "ensino e f*rmação" as univers*dades informam as iniciati*as de apoio ao </line>
<line> estudante, a pr*ocupação com a e*pregab*lidade *e se*s alunos, contr*le da *v*são. Açõe* </line>
<line> que buscam intermedi*r * relaçã* prof*ss*r e aluno também s*o informados neste *ópico. </line>
<line> * relatór*o a*stríaco deve, ainda, con*er as ati*idad*s *ealizad*s com a *oci*dade </line>
<line> como por exemplo, p*o*et*s de exten*ão, pr*ticas *e sustentabilidade soci*l e *mbiental, </line>
<line> aç*e* de ig*aldade *e g*ner*, etc. O acompanhamen*o com os egressos t*mbém é divulga*o. </line>
</par>
<par>
<line> Em "internacion*lização e mobi*i*ade" são divulga*os os princi*ais *cordos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*rcer** e de cooperação com as dem*is univers*dades **tran*eiras. Estes ac*rdos podem </line>
<line> per*itir a mobilidade de alunos e de pe*quisadores, bem *omo a promoção de Congressos e </line>
</par>
<par>
<line> Seminários na U**ver**dade. No tópico "coopera*ão" **o des*ritos os </line>
<line> projetos de </line>
<line> pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> envolvam empresas e universidade*, ou *e*mo e*tre universid*d*s. Muitos </line>
<line> d*ste* </line>
</par>
<par>
<line> projetos são financiados por fun*os comunitários da União Euro*éia. </line>
<line> A b*b*i*teca e outr*s i*stalações possuem *m tópico esp**ífico. Ne*e, * universid*de </line>
</par>
<par>
<line> in**rma </line>
<line> os recursos disp*n*veis para consulta pesqu*sa, a*rangendo não somente livr*s e </line>
</par>
<par>
<line> fí*icos, co*o a mídi* digitalizada. Também, neste item, é apresentada a infraestrutura rela*iva </line>
<line> a atividades de*portiv*s. A* infor*a**es *ela*ivas à infraestrutura física de c*da Ca*pi </line>
<line> constam *est* tó*i*o. São descritos os prédios, in*tal*ç*es * proj**os *e expansão da </line>
<line> *nive**idade. </line>
<line> A *niversi*ad* també* divulga os prêmios e di*t**ções oferecidas *o pe*íodo. Muito* </line>
<line> destes prêmios são desti*ad*s a *ncentivar a pesquisa n* âmbito da *niversida*e, como </line>
<line> também estimular pesqui*ador*s que s* des*acaram, no per**do. </line>
<line> 2.1.2. Pr*nci*ais dados sobr* Capital Intele*tual (CI) </line>
<line> Após a *presen*ação do r**atório de *esempenho da Univer*idad*, a l*g*slaç*o </line>
<line> a*stríaca solicita *lguns i**icad*res per**nentes ao Capit*l I*tel*ct*al. Pa*a is*o, fo* utilizad* </line>
<line> a se*uinte termino*ogi* a fim de classi*ic*r as diferentes *imensões: *apital Human* (C*), </line>
<line> Capital Estru*ural (CE) e Capital Re*acion*l (CR) (EDVINSSON; M*LONE,1998; BONTIS, </line>
</par>
<par>
<line> 199*; *OOS et a*.,1997). **is dimensõ*s, ape*ar d* serem </line>
<line> *presentad*s se*ara*amente, </line>
</par>
<par>
<line> possuem uma r*l*ção *e in**rdep*nd*nci* entre si (NA*ARI; *AREMA**, 2007). </line>
<line> C*mo Capital H*mano s*o inc*r**rados gastos com ***tado* a educaçã*, *ormação e </line>
</par>
<par>
<line> a*sistência médica d*s cola*or*d*res das *r**nizações, * o argumen*o dos pesqu*sadores </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> é fonte de estr*tégia *e inovaçã* *ara as *rg*nizações. Já o Capit*l Est*utur*l </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> considera*o c*mo "depósito de con*ecimento", incluin** rotinas organizac*onais, es*ratég*as, </line>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 14, n. 4, a*t. 4, p. 67-88, jul./ago. **17 www4.fsanet.*om.br/*e**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *s *i**cio*ado*** de Valor nas Univ*rsidades </line>
<line> 73 </line>
</par>
<par>
<line> manuais de p**cesso e bases de *ados nas disc*ssões. "O Ca*ital Es*rutural é o c*nhecimento </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> permanec* na </line>
<line> organizaç** mesmo quando os empreg*dos vão para casa" (Ordonez </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Pa**os, 2004). * terceiro elemento d* Capital Intelectual é c*amado de Capita* Rel*cional, </line>
<line> *endo definido c*m* * capacidade *a organização de inte*agir positivamente com os seus </line>
</par>
<par>
<line> stakeholders </line>
<line> na b*s*a pela motivaçã* na geração de **q*ez* por m**o </line>
<line> do Capital Humano </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> C*pi*al Estrutural. </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 1- Pri*cipa*s indicador*s de Cap*t*l Intelectual </line>
<line> Capital Intele*tu*l - Principais *ad*s </line>
<line> *. Capital H*mano </line>
<line> Corpo Té**ico e D**e*tes </line>
<line> Títulos d* Livre docência </line>
<line> Número de *o*tra*ações </line>
<line> **oporção entre Homens e Mulhere* </line>
<line> Dif*rença *alar*al ent** H*mens e Mulheres </line>
<line> 2.Capital Estrutural </line>
<line> N*m*ro de inst*tuiçõ*s *nvolvid*s *m acordos *e cooperaçã* </line>
<line> Receita c*m Projeto* em pesquisa e Desenvo*vim**** </line>
<line> Investi*ento em Infra*str*tu*a </line>
<line> 3.Capital Relaciona* </line>
</par>
<par>
<line> Númer* *e Pesquisadores da IES </line>
<line> no ext*rior (5 dias) </line>
</par>
<par>
<line> Número de Pesq**sadore* do exte**o* n* IES (5 dias) </line>
<line> Fon*e: Wissen*bilan*-V*ro*d*ung - WBV, B**l. II Nr. 216/2010. </line>
<line> O* da*os apres*ntados no Capital Humano são *ela*ivos a* n*me*o de docentes e de </line>
<line> *u*cionários *écnico-admin**trativ*s, título* **ncedidos pel* i**tit**ção *e livre-docência, </line>
<line> *úm*ro de contra*ações no perío*o, proporção entre homens e **lheres * d*fer*nç* salarial </line>
<line> entre homens e mulh*res. Esta ação afirmativa do moni*o*amento do *ênero é uma </line>
</par>
<par>
<line> *aracterístic* relevante </line>
<line> d**te relatório, se*do reflexo da cul*ur* orga*izacional que demanda </line>
</par>
<par>
<line> esta di*c*ssão. </line>
</par>
<par>
<line> Quanto ao Capital Estrutural são *nform*dos o número de *n**ituições envo*vi*as em </line>
<line> a**r*os de coop*ração, re*eita com pr*jetos d* *esq*i*a e desenvolv*men*o e *nvestimento </line>
<line> em inf**estrutura. </line>
<line> Já no qu* concerne ao Capi*al Relaciona*, os indi*ad*res listado* por e*te relatório </line>
</par>
<par>
<line> abr*ng*m o </line>
<line> número de pesquisadores d* Univer*idade no exterior pelo prazo mínimo de </line>
</par>
<par>
<line> cinco d*as, *em *omo o número de pesquisadores estrangeiro* na IES, tamb*m, pelo m**mo </line>
<line> prazo mínimo citado ant*ri*rmente. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *e*esin* PI, *. 14, n. 4, art. 4, *. 67-88, ju*./ago. 2017 </line>
<line> www4.*s*net.com.br/**vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. M. M. Silva, J. *. C. Rezende </line>
<line> 7* </line>
</par>
<par>
<line> A*tenbu*ger *nd Schaffhauser-*inzatti (20*6) alertaram *ue a *imples apresentação de </line>
<line> dados quantitat*vos *odem levar as universidades estarem preocu*adas em at*n*irem as </line>
<line> m*t*icas, em d*trimento do c*mprimento ** seu plan* e*trat*gico. </line>
<line> 2.1.3 Info*mações de Pro*essos e P*odutos e Serviços Gerados </line>
<line> C*m o Capital Intele*tua* re*onhecido na primeir* parte d* re*at*ri*, com os seus </line>
<line> principais dados *x*gi*os pelo ó*gão regulador, os relat*rio* a se*u*r mostram com*, a p*rtir </line>
</par>
<par>
<line> do g*rencia**nto dest*, é *apaz de </line>
<line> gera* produtos e serviços d* *niversidad* (LEITNER, </line>
</par>
<par>
<line> 2004). O *erenc*ame*to destes recursos intang*v*is pod* cri*r valor </line>
<line> para a u*ive*sidade </line>
</par>
<par>
<line> super*or ao d* *eus *o***rren*es (B*S*NKO e* al., 2012; TEECE, 2009). </line>
<line> *ssim, d*is tópicos são exigidos no relatório dos pro*esso* bá*icos: "Ensino e </line>
</par>
<par>
<line> fo*mação" e \*esquis* e de*en*olvimento". No </line>
<line> primei*o tópi*o, há informações relativas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> quantidad* de docentes e pesquisadores em </line>
<line> *empo **tegral, número de alunos matric*lados, </line>
</par>
<par>
<line> número de cursos de graduação e de pós-graduaç*o, participaçã* de alu*os e* prog**ma* de </line>
<line> m**ilidade *nternaci*nal. No segundo tópico, as informações abrangem a dedicaçã* integral </line>
</par>
<par>
<line> de p**quis*dores e </line>
<line> o quant*tativo de doutorandos em contrat* de tra**lho com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Un*vers*dade. O **peam*nto dos pesquisado*es envolvido* com pesquisa dentro de uma </line>
</par>
<par>
<line> uni***sidade é imp**tante para verificar os re*u*tados *dvindos *os </line>
<line> *rodutos e serviços </line>
</par>
<par>
<line> gera*os por tais pesquisadores. </line>
</par>
<par>
<line> Com o ob*etivo de m*nsur** os produtos e se*viços gerados pela universidad*, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Relatóri* de Capital Intelec*ual exige a </line>
<line> divu*ga**o </line>
<line> dos resultad*s obtidos no gerencia*ento </line>
</par>
<par>
<line> d*s pro*essos *o Ensino e Formação e de P*s*uisa Desenvolviment* (Quadro 2). É e </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> forma de acompa*ha*, na prática, o* result*dos gerados pelos at*vo* *ntangíve*s, a*ticulando, </line>
</par>
<par>
<line> *ssim, t*oria e prática da gestão </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> a </line>
<line> *o *ap*tal in*el*ctual (BONTI*, 2002; DUMAY, 2009, </line>
</par>
<par>
<line> 20**) </line>
</par>
<par>
<line> Os p*o*utos e serv*ços *erados no ca*po de Ensino e Formaçã* inc*uem o número d* </line>
<line> graus *o*cedidos, de diplomas c*nce*idos no tempo de estudo exigid*, na es*ad* no </line>
</par>
<par>
<line> estra*geiro. Quant* à Pesquisa e de*en*olv*mento são s*li*i*ados * Produção Científica, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> parti*ip*ção *m Con*r*ssos e C*nferências * os número* de marca* e *atentes ge**dos </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 14, n. 4, art. 4, p. 67-*8, jul./ago. 20*7 </line>
<line> ww**.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os D*reciona**res de Val*r *as *nivers*d*des </line>
<line> *5 </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 2 - Entra*as e saídas do gerenciamento do Capita* Int*lectual </line>
</par>
<par>
<line> Capital Intel***ual - *elat*rio de Desempen*o </line>
<line> *ro*essos Básicos </line>
<line> Produtos e Serviços gerados </line>
</par>
<par>
<line> EN*I*O E FORMAÇÃO </line>
<line> Número de Docen*es em Tempo I*tegr*l Nú*ero de Alunos Matriculad*s Núme*o de c*rsos e pr*grama* de pós grad*açã* *arti*ipação *e *st*d*ntes e* prog*amas *e mobilidade internac**nal </line>
<line> Nú*e*o de graus con*edidos N*mero de dipl*mas conced*dos no período de estudo Es*ada no e*tra*geiro </line>
</par>
<par>
<line> PE*QUISA * DE*ENVOLVIM*NTO </line>
<line> Pesquisado*es em tempo integral D*utor*ndos em *ontrato de Trab*lho com a Universidade </line>
<line> Pr*dução C**ntíf*ca A*resentações em C**gressos/Conferências Número d* Marca* e *atentes </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Wissensb**anz-Verordnu*g - WBV, BGBl. II Nr. 216/2010. </line>
<line> 2.2.O Plano de Desenvo*vimento In**itucional (PDI) - *ra**l </line>
<line> O Plano de Desen*olvimento Ins*i*uc*on** (PD*) é um r*lat*rio *uinque*al de **ano </line>
</par>
<par>
<line> de açã* d*s I*stituições de *ns*no S*perior (IES) no *rasil. Foi implementado </line>
<line> p*r meio do </line>
</par>
<par>
<line> dec*eto nº *.773 de 09 de m*i* de 2006. * objetivo princip*l *este documento é a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *d*ntific*r a filoso*ia gerenc*al da **S, ar*ic*lan*o * *lanejamento estr*tégico de gestão e *s </line>
<line> diretrizes *edagóg*cas, cujas a**es vão refletir as ativida*es ac*dêmi*as des*nvol*idas. </line>
<line> A estrutura do *D* prevista na l**islação ab*an*e dez tópicos: *erf*l *nst**ucion*l, </line>
</par>
<par>
<line> Projeto Pedagógico Instituci*nal (PPI), crono*rama d* i*p*antação e desen*olv**en*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Instituição, perfil do corpo *ocente, </line>
<line> organiza*ão </line>
<line> administrat**a </line>
<line> da IE*, políticas d* </line>
</par>
<par>
<line> at*ndimento aos d*scen*es, infr*estrutura, avali*çã* e acompanhame*to do **sen*olvimen*o </line>
<line> institu*iona*, *spe*tos financeiro* e orçamentári** e anexos. </line>
<line> As *ES (especificamente as univer*idade*) de*em in*erir infor*açõ*s pertinent*s aos </line>
<line> recurs*s disponíveis que *ossuem e *s plan*s d* *ção que pretende* de**nvol*er no decorrer </line>
</par>
<par>
<line> **s cinco anos s*guintes. O PDI apresen*a em se* perfil i*stituciona* </line>
<line> os </line>
<line> valore* da </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. *4, n. 4, a*t. 4, *. 67-88, *ul./ago. 2*17 </line>
<line> w**4.fs*n*t.c*m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. M. *. Silva, J. F. C. Rez*nde </line>
<line> 76 </line>
</par>
<par>
<line> universidade com a sua missão, obje*ivos * metas estabelecidas, de forma * cum***r com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> planej*mento estratégico. </line>
</par>
<par>
<line> O Projeto Pedagógico Institucional (den*minado PPI) é *m doc*ment* p*rt*ncente ao </line>
</par>
<par>
<line> PD I </line>
<line> q*e informa o* princ**ios qu* vão no*tear *s políticas de ensino, pesq*isa e*tensão e </line>
</par>
<par>
<line> **stão das universidad*s. Est* campo, tamb*m e*tá destinado às ações *e responsabi*ida*e </line>
<line> das *niversidades. Pel*s *róprias característ*cas d* Brasil, a uni*ersidade des**penha um </line>
<line> papel relevante n** açõ*s de respon*abi*idade so*ial junto a *omunidades ma*s *obres. </line>
<line> O *DI *ambém contém u* cro*og*a*a d* implantaç*o e desenv*lv*men*o da </line>
</par>
<par>
<line> In*ti*u*ção, no qual são divulgadas </line>
<line> informaçõ*s s**re o *ú*ero de </line>
<line> cursos </line>
<line> ofe*tados pel* </line>
</par>
<par>
<line> univer*idade, assim como o número de </line>
<line> alunos de gradua*ão, pós-graduação, en*ino </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> distância e d*s unidades *d*ini*t*ativas. </line>
</par>
<par>
<line> No perfi* *o co*po *oce*te, é informad* não *ó o quan**tativo ** c*rpo docente, como </line>
</par>
<par>
<line> a titulação acadêmica (Doutorado ou **strado), o re*ime d* tempo d* trabalho dedi*ado </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> Inst*tu*ção (**mpo </line>
<line> parc*al e inte**al), tempo de experiência no ma*istério e em ativi*ades </line>
</par>
<par>
<line> não acadêmicas. *eve *e* apresen*ado não só o quadro atual, como t**b*m o qua*ro fu**ro, </line>
<line> coeren*e com *s planos de expa***o d* Univer*id*de. </line>
<line> A in*ormação quant* à org**ização a*ministrativa *a un**ers*d*de e*tá nos mesmos </line>
<line> moldes do relatório *e de*em*en*o do Cap**a* *n*electual austrí*co. O PDI apresent* t***é* </line>
</par>
<par>
<line> o *eu </line>
<line> orga*ograma *dministrativo, ass*m como as inst*nc*as </line>
<line> de decisão e os órgãos </line>
</par>
<par>
<line> colegia*os. Os dirigentes pos*uem uma grande r*s*on*abilidade na *ondução de uma </line>
<line> uni*ersidade, co*paráv*l a "mão inv**ível" dos gesto*e* prof*ssi*nais citad** p*r Chandler </line>
<line> (1*62,1990), em s*us p*i*ei*os estudo* *obre es*ratégia *mp*esarial. </line>
</par>
<par>
<line> As po*íticas d* </line>
<line> ate*dim*nto aos d*scentes informam as açõe* que a unive*sidade </line>
</par>
<par>
<line> desen*ol*e em apo*o ao corpo disc*nte, se*a no âm*it* pe*agógi*o ou fina**eiro. Tam*ém </line>
<line> são apres*ntadas as políticas de a*om*anhamen*o de eg*essos. *ind* são infor*ado* de que </line>
<line> form* a Un*vers*d*de e*t**ul* a cri*ç** e ma*utenção d** Em*resas Juniores. </line>
</par>
<par>
<line> A inf*a*strutur* </line>
<line> *orres*onde a* *erenciamento </line>
<line> dos re*ursos físi*os de uma </line>
</par>
<par>
<line> un*versidade de fo*ma a **segurar condições de oferta mínima* de **ncionamento de *ursos. </line>
</par>
<par>
<line> *sta infr*estrutura, n* relatório brasileiro, ab**n*e </line>
<line> desde as *uas </line>
<line> instalaç*es físicas, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> l*borat*rios e sistemas de in*ormaçã* d*spo*íveis. As condições de of*rta *pres*ntadas p*las </line>
</par>
<par>
<line> B*bli*teca* tais como espaço *ísico, acervo d* </line>
<line> publ*cações físic* e *igi*al também são </line>
</par>
<par>
<line> *el*tados neste tóp*co. </line>
</par>
<par>
<line> A av**i**ão e acompanhament* do PDI </line>
<line> abordam as a*alia*ões i*ternas e externas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> que * Univ*rsidade está submetid*. A avaliação inte*n* é realizad* por *m comi*ê de *uto- </line>
<line> Rev. F*A, Teresin*, v. 14, n. 4, art. 4, p. 67-88, j*l./ago. 2017 www4.fsanet.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Direcion*dores de Valor nas Un*versidades </line>
<line> *7 </line>
</par>
<par>
<line> *valiaç*o den*minado C*A (Comi*são Própria d* Avalia*ão), obrig*tório para todas a* IES, </line>
</par>
<par>
<line> d* acord* com Lei </line>
<line> nº 10.861/2*04 (SINAES). Quan** às avaliações ext*rnas, os cursos de </line>
</par>
<par>
<line> gradu*ção d* Uni*ersidade são recredenciados </line>
<line> periodicamente por meio de inspeçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> técni*as, reali*a*as pelo instituto de </line>
<line> pes*ui*as do Mi*istéri* da Edu*a*ão no Br**il - </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Institut* Nacional *e </line>
<line> *studos e *esquisas (INEP). *o caso de cursos de </line>
<line> pós-g**du*çã*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> regulamenta**o e fiscalizaç*o são ex*rci*as pela *oordenação de Aperfeiço*men*o de </line>
<line> P*s*oal d* N*ve* Superior (CAPES). </line>
<line> * tópico "aspectos finance**os * orçament*rios" d* PDI *escreve de que *orma o </line>
<line> *laneja*ent* estr*tégico deve *er *ealizado *um*ricamen*e, por mei* da pre*isã* </line>
<line> orçamentár*a el*bora*a *elas Universidades para os pró*imos cinco anos, bem co*o se*s </line>
</par>
<par>
<line> planos de inv*stimentos. Ballow et </line>
<line> al. (200*) </line>
<line> de*tacam a responsabili*ade dos gestores de </line>
</par>
<par>
<line> *erenciar os ativo* i*tangíveis, em *un*ão da limitaç*o d*s informaçõe* c*nt*bei*. </line>
<line> A* *ni*ersida*es br*sileiras também apresentam n*st* Plano de D*se*volvimento </line>
</par>
<par>
<line> outros ***i**s, env*l*endo a C*mu*icaçã* </line>
<line> com a *ociedade, ond* *e i*cl**m a* ações de </line>
</par>
<par>
<line> resp*nsab*li*ade só*io-ambiental, intern*cionaliz*ção e cooperaç*o com outras unive*sidades, </line>
<line> *rgã*s de *lasse e empresas privadas. </line>
<line> 3. METODOLOG*A </line>
<line> Foi realizado um estudo explor*tóri*, q*anto aos fin* (VERGAR*, 2010), u*a vez </line>
<line> *ue a preocu**ção com uma gestão pro*issional de IE* é recent*. Quantos aos meios, e*te </line>
<line> artigo é classificado com* documen*a*, p*is foram an*lis*dos o* relatórios *e gestão d*s *ES </line>
<line> de ambos países. </line>
<line> *e forma a real*zar an*lise comparati*a entr* os *e*at*rio* *e**es dois países, f*ram </line>
</par>
<par>
<line> investigad*s relat*rios </line>
<line> de t*ê* *niversidades austríaca* e de três brasileiras, </line>
<line> co* reput*çã* </line>
</par>
<par>
<line> reconhecida internacionalmente </line>
<line> pela QS World Universi*y *ankings 2*16-2*17. A* </line>
<line> IES </line>
</par>
<par>
<line> Au*t*ía*as sele*ionadas foram: a Univers*dad* de Vi**a (155º no Ra*king *a QS *orl*), UT </line>
<line> Vienna (183º) * Innsbruck Univers*t* (299º). As IES brasileiras acr*ditadas pel* sua </line>
<line> qual*d**e de en*ino, p*squisa e extensão f*ram: U**versida** *e São Paulo - U*P (12*º), </line>
<line> Universid*de de Campinas (191º) * Universidade Federal do *io de Janeiro - UFRJ (3*1*). </line>
</par>
<par>
<line> Para o tratamento destes *ados, método uti*izad* foi * anális* do conteúdo. For*m o </line>
<line> estipulados códigos a p**o*i *e *orma a ajuda* na id***ific*ção nos d*cument*s estu*ados *ue </line>
<line> ab*r*em o *ema *m questão. Tais códigos correspond** a direcionadores já enco**rados em </line>
<line> estudos realizados por Maurer (2008), Awad (2010), que a*a*tar*m para a realidade das IES </line>
<line> Rev. F*A, Teresina P*, v. 14, n. *, art. 4, p. *7-8*, *ul./ago. 2*17 www4.f*ane*.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. *. M. S*lva, J. F. C. Rezend* </line>
<line> *8 </line>
</par>
<par>
<line> Posteriormen*e, todos estes códigos foram agru*ados em fa*ílias, nas quais </line>
<line> consta*am as *i***sões do capital int*lectual *umano, es*rutural e *el*cional, d* acor*o com </line>
<line> o Quadro 3. P*ra facilitar a organiza*ão e ap*esenta*ão *as *nform*ções, *oleta*as foi </line>
<line> utilizado * software d* a*álise qualitativa **las TI versão 6.0. </line>
<line> Quadro 3 - Direcionado**s do *apital Int*le**ual por dimen*ão </line>
<line>-</line>
<line> CAPI**L INTELECTUAL </line>
</par>
<par>
<line> CAPITAL HUM*N* </line>
<line> *APITAL ES*RUTURAL </line>
<line> C*PITAL RELA*I*NAL </line>
</par>
<par>
<line> Titulação Docente </line>
<line> Filosofia Gere*cial </line>
<line> Alianças Estratégi*as </line>
</par>
<par>
<line> Ex*eriênci* **ofis*ional </line>
<line> Processos Gerenciais </line>
<line> *lient*s </line>
</par>
<par>
<line> Produção Científica </line>
<line> Sistemas de I*formações </line>
<line> Imagem Ins*itucion** </line>
<line> Tecnologias Aplica*as </line>
<line> Respons*bi*idade Sócio-Ambiental </line>
</par>
<par>
<line> Fonte Adaptado* d* *aurer (20*8) e Awad (*0**). </line>
<line> 4.RE*ULTADOS E D*SCUS*ÃO </line>
<line> Ao observar a comparação e*tre os do*s d**um*ntos, a*resentados no Quadro 4, </line>
<line> verif*cou-se que o **I p*ssui inf*rmações simil*res ao* di*ulgados p*l* Relatóri* d* C*pital </line>
</par>
<par>
<line> Inte*ectual. No </line>
<line> entanto, o rel**óri* brasileiro não possui r*la*órios acer** d* ger**c*amen*o </line>
</par>
<par>
<line> do* recur*o* e dos seus produtos e se*viços gera*os, o *u* faz com qu* o rel*tório austr*aco </line>
<line> seja m*is completo *ua*to à identificação, mensura*ão, geren**amento e contr*l* dos </line>
<line> direcionadores do *apital I**electual. </line>
<line> Quadr* 4 - Associação de direcionadores do *apital In*elect**l </line>
</par>
<par>
<line> Capita* Intele*tual - *e**tório de Desempe*ho (AU*TRI*) </line>
<line> Pla*o de Desenvo*v*m*nto Institucional (*RASIL) </line>
<line> **R*CIONADORES DE VALOR DO CAPITAL INTELECTUAL </line>
</par>
<par>
<line> Aprese*tação e Est*até*ia da Universid*d* </line>
<line> Per**l I*s*ituci*nal </line>
<line> Filosofia Gerencial </line>
</par>
<par>
<line> E*trutura Organizacional </line>
<line> Organ*zação *dministr*t**a </line>
<line> *is*e*a* de Informação e Process** de G*stão </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Ter*sina, v. 14, n. 4, *rt. 4, p. 67-*8, jul./a*o. 2017 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Direc*onadore* de Val*r nas Universidad*s </line>
<line> 79 </line>
</par>
<par>
<line> Qualidad* de Ges*ã* </line>
<line> Avali*ção * **ompanhamento *o Desenvolv*mento Inst*tucional </line>
<line> Sistemas d* Informa*ão </line>
</par>
<par>
<line> Desen*olvimento Pessoa* e Profissional </line>
<line> Perfil d* Cor*o Docente e Po*ític*s de pesso*l a* co*po *écnico-administrativo </line>
<line> Tit*lação D*cente, Expe*iência P*ofissional *o Docente, Ca*acitação do docente </line>
</par>
<par>
<line> Pe*quisa e Desenvo*vime*to </line>
<line> Avaliaç*o e Acompanha*ento d* Dese*volviment* *nstit*cional </line>
<line> Pro*ução Cie*tí**ca, Infr*estrutu*a, Parceri* com Centros de P**quisa </line>
</par>
<par>
<line> Ensino e Forma**o </line>
<line> Política de Atendimento aos Di*cent*s </line>
<line> Tecno*ogia Edu*aciona*, Ac**panha*ento do Egres*o, *nf*ae**rutura </line>
</par>
<par>
<line> Universidade * So*iedade </line>
<line> C*municaç*o com a Soc*edade </line>
<line> Res*onsabilidade Sócio- Ambiental, Parceria c*m Mercad* *e Trabalho </line>
</par>
<par>
<line> Intern*ci*nalização * Mobilid*de </line>
<line> Comu*icaç*o com a Sociedad* </line>
<line> Par**ria c*m Ce*tr*s de P**quisa, Imagem Institu**onal, Produção Científ*ca </line>
</par>
<par>
<line> Cooper*ção </line>
<line> C**unic*ção com * *oci*dade </line>
<line> Parceria com Centros ** Pesquisa e Merca*o de *rab*lho, *magem Institucional </line>
</par>
<par>
<line> Bibliotecas e *utras inst**ações </line>
<line> Infra*strut**a F*si** </line>
<line> *nfraestru*ura , *istemas de Informa*ã* </line>
</par>
<par>
<line> Infraestrutura </line>
<line> Inf**est*utur* *ísica </line>
<line> *nfraes*r*tura , Sistemas de Informaçã* </line>
</par>
<par>
<line> *rêm*os e Distinções Concedidos </line>
<line>-</line>
<line> Imagem **st*tu*ional </line>
</par>
<par>
<line> *onte: *u*or** </line>
<line> 4.1 Capita* Hu*ano: * papel *o c*rpo docen*e *a capa*idad* de geração de </line>
<line> c**heciment* </line>
</par>
<par>
<line> Não </line>
<line> restam *úvidas sob*e a importânc*a do doc*nte como princ*pa* ele*ento de </line>
</par>
<par>
<line> capital humano *as universi**des. Isto se com***va na </line>
<line> extensa divul*ação de i*formações </line>
</par>
<par>
<line> sob** estes pro*i*s*o*ais nos *e*atório* a*stría*os e b*asileiros. Em ambo* os r**atóri*s são </line>
<line> detalha*os dados dos docentes sobre a t*tulação, seu regime de tr*ba*ho, atividades de </line>
<line> pes*uisas de**nvol**das, atuação e* órgãos co*egi*dos, int*rnacionaliz*ção. </line>
</par>
<par>
<line> * dese**o*vimento *rof*ssio*al e pessoal é a*ordado de forma mais </line>
<line> aprofun*ada *o </line>
</par>
<par>
<line> rel*tório </line>
<line> a*stríaco. Enquan*o nas univ*rsida*es brasile*ras o foco e**á n* a*rese*tação do </line>
</par>
<par>
<line> p*r*il d* seu c*rpo de fu*c*onári*s (ti*ulação tempo de e </line>
<line> dedic*ção de do*entes e técnico- </line>
</par>
<par>
<line> adm*nistrati*o*) e ações de medida* *ue b*squ*m o aperfei*oam*nto pr*fissional, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> rel*tórios austríacos demonstram *ma preocupação co* a qualidade de vida pessoal dos seus </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, *. 14, n. 4, ar*. 4, p. 67-88, jul./ag*. 20*7 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. M. M. Silva, J. F. C. Rezende </line>
<line> 8* </line>
</par>
<par>
<line> *unci*nários. Todos os *elatórios aus*r*acos es*udados evidencia*am a*ões que fortaleça* as </line>
<line> rela*ões entre a vida profissional e pes*oal. </line>
<line> Quanto à p***uisa e des*nvo*vimento, amb*s os relatórios apre*e**am uma </line>
</par>
<par>
<line> p*eocup**ão com </line>
<line> a </line>
<line> p*odução ci*ntíf**a, ap*esentand* me**s e </line>
<line> objetivos a serem a*canç*dos </line>
</par>
<par>
<line> em termos de desen*olvimen*o de lin*as </line>
<line> d* pesquisa e de produç** de </line>
<line> *rtigos </line>
<line> científicos </line>
</par>
<par>
<line> indexados (A USP fixou uma meta de 10.200 artig*s indexados pa*a o ano </line>
<line> de 2017). As </line>
</par>
<par>
<line> univer*idades aus*ríacas </line>
<line> apresen*am o* </line>
<line> pr*ncipais pro*etos de pesquisa desenvolvidos, </line>
<line> bem </line>
</par>
<par>
<line> como os pri*cipais resultados alcançados. </line>
</par>
<par>
<line> A in**rnacionaliza**o de **sq*isador*s, docentes e alun*s é *unda**nt*l </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> aume*tar a vis**ilid*de d* u*i*ers*da*e em es*al* g*obal. A*ém de melhorar imagem a </line>
<line> instituci*nal, a parcer*a com Ce*tros de Pesq*isa pode r*sultar em ganhos na produção </line>
</par>
<par>
<line> *ca*êmica e de marc*s e p*ten*e*. Ne**a última *éc*da, </line>
<line> verifi*a-se uma *aior pre*cupação </line>
</par>
<par>
<line> por p*rte de ór*ãos gove*n*mentais e das *niversidades </line>
<line> b*asile**as com rela*ão </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> int*rnacionalização, demonst*a*o *or meio *o financi*mento de pesquisad**es, </line>
<line> *ocent*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *l*nos para o exteri*r (S*LVA JÚ**OR; KA*O, 2*16). </line>
</par>
<par>
<line> Esta *reocupação *om a **ternacionalizaç*o fez com que a *nnsb*uck **iversity </line>
</par>
<par>
<line> es*ipulass* u*a q*ota de co-*ut*r*a </line>
<line> em pub*icações *eb of Sc*enc* com pes*uisadores </line>
</par>
<par>
<line> estrangeiros. </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 Capit*l Es*rutural: fi*osof*a g*r*ncial e * i*fr*estr*tura </line>
</par>
<par>
<line> O* dois relatórios divulgam a filosofia gerencial da Univers*d*de, por *eio de </line>
<line> s u* </line>
</par>
<par>
<line> missão, visã* e objeti*os a serem alcançados. A missão ** Univer*idade d* São Paulo (U**) </line>
<line> * d* "minist*ar o ensino s*perio*, visando à form*ção de pes*oas capacitadas ao ex*rcício da </line>
<line> *n*estigação e do magistéri* em todas as *reas *o conhecimento, bem como q*alif*caç*o p*ra </line>
</par>
<par>
<line> as </line>
<line> atividades profissionais". Por sua ve*, a missão ** Un*versidade Técni*a de Vi*na </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> "Tecnol*gia pa*a *s pessoas - </line>
<line> desenvol*er a e*celênci* cien*ífi*a e transmitir **ta </line>
</par>
<par>
<line> e*pe*iên*ia". </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> es*rutu*a o*gan*zaci*nal é também apresent**a pelos relatórios. De *cordo *om </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> q*alidade de **formaçã* </line>
<line> pre*t**a, </line>
<line> ser* possível *v*d**ciar i*ens d* *api*al I*telectual </line>
</par>
<par>
<line> perti*entes à qu*lidade *o* sistem*s de *nformaç*o, *tuação do co**o técnico *d*in*str*tivo e </line>
</par>
<par>
<line> também dos dirigentes *a *ni*er*idade *té ao coo*den*dor de </line>
<line> curso. Tant* no relat*rio </line>
</par>
<par>
<line> aust*íaco, quanto n* rela*ór*o brasileiro são *presentados os me**ros *os principais cargos da </line>
<line> Uni*er**dade, *omo a Reitoria, órgãos col*gia**s e diretores de pr*gramas. </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 14, n. 4, ar*. 4, p. 67-88, jul./*go. 201* www4.f**net.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Direc*ona*ores de Va*or n** Uni**rsidades </line>
<line> 81 </line>
</par>
<par>
<line> Quant* à quali*ade *e gestão, * legis*a*ão aust****a exige uma aud*toria de *uali*a*e </line>
</par>
<par>
<line> de ges**o, de fo*ma a apon*ar a qualidade dos serviços </line>
<line> prestados pel* Univer*ida*e. E**a </line>
</par>
<par>
<line> *uditoria adota ind*c*dores tanto gerenciais, quanto acadêmicos. A Universidade de Viena </line>
<line> apo*tou n* s*u *elatór** d* 2015 que *8 p*oj*t*s *e pesquisa *laborados pelos seus </line>
</par>
<par>
<line> doutorandos foram rejeita*os por </line>
<line> n*o *tenderem aos padrões es*abelecidos d* qua**d*de </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Unive*sid*de. </line>
</par>
<par>
<line> Por sua vez, * *egis*a*ão brasileira (De**e*o *º 5.77* de 09 de maio </line>
<line> de 200*), exige </line>
</par>
<par>
<line> *ue as Univers*dad*s tenham *ma Comi*são Própri* de Aval*ação (CPA), *omposta por </line>
<line> representantes d* Comu*idade Acadêm*c* (*ireçã*, docentes, discen*es, funcionár*os técnico- </line>
<line> administrati*os e *epresentante da *oci*da*e civil). A *PA tem como prin*ipal fina*id*de </line>
<line> i*plementa* e a*om*anhar a avaliação inte*na d* Univ*rsidad*. </line>
</par>
<par>
<line> C*be observar que algumas un*versida*es </line>
<line> *riva*a* no Brasil adota* o Centro </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Serviços Comp*rtil*ados (CSC), de forma a pa*ronizar as açõ*s administr*tivas, a*rangendo </line>
<line> acompa*hament* de re*uerimen*os *té co*pras unifica*** (HEKIS,2010). </line>
<line> A *nfrae*trutur* está prese*te em ambos os relató*ios g*renc**is, detalh*ndo </line>
</par>
<par>
<line> i*formações sobre as cond*çõe* de </line>
<line> oferta *e *ada un*ver*i*ad*, inclu*ndo laboratório*, </line>
</par>
<par>
<line> e*uipamentos, bibli*tecas * demais acessos. </line>
<line> Especif*cam*nte com re*ação à *ibliot*ca, existe u*a especia* preocupa*ão das </line>
</par>
<par>
<line> univer*idades austríacas com as co*dições d* ac*sso e de uso, cu*to com o mercad* o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> publicação eletrônica, envolvendo assinat*ras de revistas e manutenç*o de publicações online </line>
</par>
<par>
<line> e * gestão praticada pelas b*bliotecas. A Un*v*rsidade Téc*i** de Viena investiu mai* de </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> milh*es de euros em míd*a* ele**ônicas (e-*ook*, e-jornai* e bases de dados). As i*formações </line>
<line> pr*st*das **las *n*v*r***ades brasile**as est*o *estritas ao es*aço fís*co e a*ervo. </line>
<line> Nas un*v*rs**a*es brasil*iras, exis*e *m* gran*e pre*cu*ação c*m o seu c*sto d* </line>
<line> *anu*enção não só no asp**t* fí**co, como no in*es*ime**o e* *istemas de info*mações. As </line>
</par>
<par>
<line> uni*e*si*ades *ra*ile*ras em análise s*o ins*ituiç*e* c*m </line>
<line> g*ande número *e campi, e têm </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> necessidade de </line>
<line> *ant*r um sistema in*egra*o de bibliotecas. Somente a Unive*sidad* de São </line>
</par>
<par>
<line> Pa*lo (*SP) possui 70 bibliotec*s d*stribuídas entre os *ampi. </line>
</par>
<par>
<line> Com rela*ão à tecnologia educac*onal, </line>
<line> ca*e *estacar que, </line>
<line> nos últi*os 10 anos, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mo*a*idad* de ensino à dis*ância a**umiu *m p*pel relev*nt* no ce*á*io d* en*ino superior. </line>
<line> De *c*rd* *om o Inst**uto ** pesquisa do Mi*istério *a E**cação (I*EP,201*), um em c*da </line>
<line> oito alunos matriculados em cursos de graduação, estuda n*st* mod***dade. </line>
</par>
<par>
<line> A*sim, </line>
<line> das condições d* o**rta d*s *n*versid*des *rasilei*as - que possuem a </line>
</par>
<par>
<line> modalida*e *e *ns*no à distân*ia - devem constar a tec**log*a *mpre*ada, </line>
<line> a*rangen*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 14, n. 4, art. 4, p. *7-*8, jul./ag*. 2017 </line>
<line> *ww4.fsanet.*om.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. M. Silva, J. F. C. R*ze*de </line>
<line> 8* </line>
</par>
<par>
<line> platafor*a onlin*, a i*teração virtu*l entre profess*res e alunos e * *erenciament* dos </line>
<line> conteúdos dos cursos ministrados. </line>
</par>
<par>
<line> O desenvolvi**nto de marcas e patentes são *pres*nt*dos nos re*atórios austrí*co </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> brasile*ro. A Universi*ade de Campinas (UNICAMP) poss*i uma agê*cia d* inovação </line>
</par>
<par>
<line> (INOVA) direci*nada para o sup**te a pesqu*sad**es no desen**lvimento de marcas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> patentes. A I*nsbr*ck Un*vers*ty realiza um *o*i*ora*ent* anual </line>
<line> do númer* de pat*ntes </line>
</par>
<par>
<line> solic*tadas e conce*idas. </line>
</par>
<par>
<line> 4.3 *apital Relacio*al: ger**ão de valor para a sociedad* </line>
</par>
<par>
<line> * Ca*ital Re*ac*onal c*rresponde à verifica*ão da relação entre </line>
<line> uma o*gan*zaçã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> seus c*ientes. Grande parte dos a*to*e* c*nsidera o cliente como quem desempe*ha um *a*el </line>
</par>
<par>
<line> de tro*a ou m*smo transação de pro*uto/ser*iço com uma determina*a *rg**ização. </line>
<line> E* </line>
</par>
<par>
<line> ambos </line>
<line> os rela*órios foram veri**cados a preocupaç** c*m </line>
<line> a qualidade de ensino e de </line>
</par>
<par>
<line> formação do *studante p*ra a sociedade. </line>
</par>
<par>
<line> *mbos os relatór*os *presentam *edidas d* acomp*nhament* </line>
<line> d* *stu*ante desde </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> seu in*res*o, até o acompanh**ento de sua vida como profi*sio***. O rela*ó*io austríaco </line>
<line> prior*za que*tões q*anto a integração de seu aluno na Universidade, observando a taxa de </line>
<line> eva**o. O relatório bras*l*iro enfati*a itens como a in*ra*str*tu*a, bibliotec* e tecnolo*ia </line>
<line> educac*onal, de for*a a au*iliar o corpo di*cente a desenvolver seus estudos, principa*me*te </line>
<line> p*ra alunos de class* soc**l ma*s baixa, mais de*ende*tes deste supor*e de in*raestrutura. </line>
</par>
<par>
<line> O relatóri* *ustr*aco de*ica um tóp*co es*ecífic* referente a acordos </line>
<line> de c**peraç*o </line>
</par>
<par>
<line> entre universidad*s e entr* univ*rsidad* e empresas. A maioria dos acordos </line>
<line> d* cooperação </line>
</par>
<par>
<line> verificad*s </line>
<line> no* rela*órios aust*íacos *eferem-se a projetos f*nanciados </line>
<line> pela U**ão E***peia. </line>
</par>
<par>
<line> No Brasil, destacam-se </line>
<line> acordos fi*mados entre un*versidade* públ*cas e empresas esta*ais, </line>
</par>
<par>
<line> como * Universid*d* Fed*ral </line>
<line> d* Rio de Janeiro (UFR*) co* o Cent*o de Pesquisas da </line>
</par>
<par>
<line> Petr*brás (CE*PES). </line>
</par>
<par>
<line> As *el*ções e*istentes entre *n*versi*ade e soc*edade *ão divulgadas *e a </line>
<line> manei** </line>
</par>
<par>
<line> dis*inta pelos relatório*. O relatório aust*íaco enfa**za a i*teraçã* *a un*ver*idade, com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **ciedad* por meio ** discu*são de **mas relev*ntes, como a qu*stão da ig*alda** de gêneros </line>
</par>
<par>
<line> e *e*p*ito a* pró*imo. Já a realidade b*asileira, as unive*sidades focam n* atuação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> responsabilidade social, de form* a *ontribuir com a sua par*e *a redução das desigualdades </line>
<line> sociais *xist*n**s no *a*s. </line>
<line> *ev. *SA, *er*sina, v. 14, n. 4, art. 4, p. 67-88, *u*./ag*. 2017 *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Direciona*or*s de Valor nas Universidades </line>
<line> 83 </line>
</par>
<par>
<line> A pr*miação e **stinção por p**te da Unive*s*dade a p*squisador*s ou *rofissiona*s </line>
<line> que se d*stac**am no perío*o, refl*te a imag*m ins*it*cion*l da U*iversidad*, reforça**o, </line>
<line> assi*, a sua imagem *nstit*c*onal junto a socieda*e. A* Univer*idade* brasileiras *a*bém </line>
<line> realizam pre**aç*e* e disti*çõ*s, *o entant* não os divulgam em seu* relatórios ger**c*ais. </line>
<line> *. *O*SID*RAÇÕE* FINAIS </line>
<line> **bora sejam relatórios c*m objetivos e *er*odicidade distintos, ambo* são </line>
<line> docum*nt*s de divulga*ão *e su*s opera*ões, po* meio de informações d* fat*s já *corrid*s e </line>
<line> de *etas para o *utur*. *ssim, c*ncluím*s que p*dem s*r *elatório* co*plemen*ares de *ções </line>
<line> de curto e de longo prazo das Uni*e*si**d*s, que t*is rela*órios pos*am se adaptar à realidade </line>
</par>
<par>
<line> de cada país e q*e possam </line>
<line> ser *c*p*ado* a relatór*os finan**iros, de </line>
<line> forma a </line>
<line> verificar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cria*ão de valo* pa*a a univer*idade, a partir dos *ti*o* in*angíveis (ED*IN**O*; </line>
<line> MALONE, 1997, STE*ART, 1997). </line>
<line> N*s dois rel*tórios foram detec*a*os direc**nad*res de v*lor do *ap*t** Inte*ectual. </line>
</par>
<par>
<line> No entanto, o relat**io b*asileiro carece de </line>
<line> i*f*rm*ções sobr* o </line>
<line> gerencia*e*to destes </line>
</par>
<par>
<line> recursos intan*íveis. A*ém disto, </line>
<line> por ser um </line>
<line> plano quinquena*, possu* limitações sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> acom*a*ham*nto das transfo*mações ocorridas *os último* cinco a**s (por </line>
<line> exempl*, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> imp*ct* da educação à </line>
<line> di*tância nas univers*d*des). Pa*a isto, existe a necessid*de de </line>
</par>
<par>
<line> relató*ios de curto praz*, q*e *present* </line>
<line> *s recursos d*sponíveis pela unive*sidade e de qu* </line>
</par>
<par>
<line> for*a estes *odem ser *erenciad*s e m*nit*r*dos de f*rm* mais freq*ente. Neste ca*o, os </line>
<line> *tivos intan*ív*is sendo *e*en*iados, seri*m uma impor*a*te fonte de vantagem comp*titiv* </line>
<line> em r*laçã* aos seus concorrentes (**L*OW, 2004; LEV, 2001; LOW, 2*0*). </line>
<line> Ca*o o* Relatórios de Capit*l In*electual sejam implemen*a*os no Brasil, dev*r*am </line>
</par>
<par>
<line> inc*uir informações </line>
<line> pertinentes não </line>
<line> ape*as à que*tão *e gênero, mas também rac**l, * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> di*ulgação de ações promo**das pa*a a in*lusão d* </line>
<line> negr*s e ín*ios n* comunida*e </line>
</par>
<par>
<line> acadêmica. </line>
</par>
<par>
<line> Qu*nto às ações de ensino e de f*r*ação, o relatório br*sileiro poderia div*lgar o </line>
<line> a*ompan*amen*o d* alunos b*ls*s*as benefic*ad*s *om políti*a* g*vernamentais de concessão </line>
<line> de *olsas ** estudo, o* de acesso a juros m**s *aixos par* *i*an*iar os seus estudos. </line>
</par>
<par>
<line> Cab* ob*erv*r que indicad*r** r*lativos ao c**ital </line>
<line> fi*a*ceiro (tais como recei*a, </line>
</par>
<par>
<line> orçamento, valor </line>
<line> de i*ve*ti*entos, no*os *egó*ios, co*t*ole de cu*tos, d*scentralização </line>
</par>
<par>
<line> f*nanceir*) po*eriam ser apr*se*tados d* maneira a*ticula*a com o r*lat*rio austríaco, </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, *eresina P*, v. 14, n. 4, art. 4, p. *7-88, jul./ago. 2017 w*w4.fsan*t.**m.br/rev*sta </line>
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<line> forma a con*ebe* in*icadores de geração </line>
<line> d* valor - capital finan*eiro e capital *nt*lectual </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> pa*a as universi*ades. </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, a* un*versidades br*si*eiras d**p*em de informações suf*cientes *ara *l**orar </line>
<line> um relatório sobre Capit*l In*el*ctual com b*se na experiência a*stríaca. A divulgaç*o destes </line>
<line> relatórios fa*ilitaria o processo de *nt*rna*ionalização das universid*des, bem como a </line>
<line> transparência *a gestão de recur**s, tema emergent* ** realidade social e política brasile*ra. </line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)