“Música E Pensamento”: O Ensaio “Maneiras de Ouvir Música” de Fidelino de Figueiredo / “Música e Pensamento": The Essay "Maneiras de Ouvir Música" of Fidelino de Figueiredo

Flávio Antônio Fernandes Reis

Resumo


Apresentamos considerações sobre um dos ensaios do livro Música e pensamento, intitulado “Maneiras de ouvir música”, analisando os pressupostos do texto em relação à música e a sua apreciação. Com isso, buscamos trilhar os caminhos do ensaio de Fidelino de Figueiredo nos domínios da apreciação musical, inquirindo as linhas de força que atravessam suas considerações acerca do recebimento da música. Mais, buscamos investigar usos intelectuais da música e seu valor cultural na reflexão de Fidelino sobre o pensamento e a música.

 

Palavras-Chave: Fidelino de Figueiredo. Ensaio Acadêmico. Música e Pensamento. Jules Combarieu.

 

ABSTRACT

 

We present considerations about one of the essays in the book “Música e pensamento, entitled "Maneiras de ouvir música ", analyzing the assumptions about the music and its appreciation. Thus, we seek to know the academic essay of Figueiredo Fidelino about the music appreciation, analyzing the power lines that cross their considerations. More, we seek to investigate intellectual uses of music and its cultural value in Fidelino's reflection on the thought and the music.

 

Key words: Fidelino de Figueiredo. Academic Essay. Music and Thinking. Jules Combarieu.

 


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


ADORNO, T. W. Notas de Literatura I. São Paulo, Editora34, 2003.

COMBARIEU, J. J. C. Le Rapport de la poésie et de la musique considérée du point de vue de l'expression. Paris, Félix Alcan, 1893.

FIGUEIREDO, F. Música e Pensamento, Lisboa, Guimaraes Editora, 1958.

FIGUEIREDO, F. A luta pela expressão. Prolegômenos para uma filosofia da literatura. São Paulo, Ática, 1960.

HANSLICK, E. Do belo musical. Campinas, Editora da UNICAMP, 2000.

NIETZSCHE, F. A origem da tragédia. Lisboa, Guimarães Editores, 2000.

OUELLETTE, F. Divagações sobre o “ensaio”. In Língua e literatura. n. 17, 1989.

SCUDO, P. Les Écrits et la Musique de M. Wagner. In: Revue des Deux Mondes, 2eme période, tome 26, 1869.WULF, Maurice. J. Combarieu. Le Rapport de la poésie et de la musique considérée du point de vue de l'expression. Comptes-Rendus. In: Revue néo-scolastique, Année, 1894, vol. 1, n, 4, p. 411-413.

SUBIRÁ, J. Historia de la música. Barcelona, Salvat Editores, 1951, 2 tomos.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.4.10

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)