<document>
<page>
<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 4, art. 1*, p. 183-196, jul./ago. 2017 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2017.14.4.10 </line>
</par>
<par>
<line> "Música E Pensamento": O Ensa*o "Manei*as de Ouvir Música" de Fidelino de *i*ueiredo </line>
<line> "M*si*a e Pen**mento": The Essa* "*aneiras de O*vir Música" o* Fide*i*o de Figue*redo </line>
</par>
<par>
<line> Flávio A**ônio *ernandes *eis </line>
<line> *outor *m *etras/L*teratura Portugues* pe*a Universidade ** *ão Paulo </line>
<line> P*ofessor da Univ*rsidade E*tadual do Su*oeste da Bahia </line>
<line> E-m*il: *lavusp@gmail.co* </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *lá*io Antôn** Fernan*es *eis </line>
<line> Editor C*e**ífico: To*ny Kerley de Alen*a* Rodrigue* </line>
</par>
<par>
<line> Avenida Pér*cles Gusmão, 795/30* </line>
</par>
<par>
<line> Can*eias - Vitória *a Co*qu*sta - B*hia - </line>
<line> Artig* re*e*ido em 05/0*/201*. Última </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *5028175 </row>
</column>
<column>
<row> recebida em 10/04/2017. A*rovado em 11/04/2*1*. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> A*a*ia*o pel* sis**ma Triple Review: *e*k Rev*ew a) </line>
<line> pelo Ed*tor-Chef*; * b) *ouble Blind Review </line>
<line> (aval*ação c*g* por dois a**l*ado*es da áre*). </line>
<line> Revisão: Gr**atical, N*rmativ* e de Forma*ação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. F. Reis </line>
<line> 18* </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A*resen*amos cons**erações s*bre um dos ensa*os d* l*vro Música e pensame*t*, intitu*ado </line>
<line> "Man**ras de *uvir música", analisan*o os pr**supostos do texto em rela*ão à músi*a e a sua </line>
<line> apreciação. Com is*o, busc*m*s trilhar *s caminho* do e*s*io d* Fidelino de F*gueiredo nos </line>
<line> domínio* da apreci*ção *u*ical, i*quirindo as linhas d* força que a*ra**ssam su*s </line>
<line> cons*deraç*e* acer*a do recebimento d* mús*ca. Mais, buscamo* investigar usos *n**le*tuais </line>
<line> da m*sica e seu va*or c*ltural na re*lexão de Fi*elino sobre o pensamento e a m*si*a. </line>
<line> P*lavras-Chave: Fidelino de Fig*eired*. Ens*io Acadêmico. Música e Pens*mento. Jule* </line>
<line> Com*arieu. </line>
<line> ABS*RACT </line>
<line> We present consideratio*s about on* *f the essays in the book "Música * p**sa*ento, ent**led </line>
<line> "*an*i**s de ouvir *úsica ", *nalyzin* the assumpt*o*s about *he music and its apprecia*i*n. </line>
<line> *hus, we seek t* know the academ*c **s*y ** Figueiredo F*delino about the m*si* </line>
<line> appr*ciation, *nalyzing *he powe* lines that cross their consideration*. *ore, we seek to </line>
<line> in*estigate intellectual u*e* of music *nd its cul*u*a* value in Fidelino's reflectio* on the </line>
<line> th*u*ht and the music. </line>
<line> Key w*rds: Fid*l*no de Figueiredo. Academi* Ess*y. Music and *hi*king. Jules *ombarieu. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Te*e*in*, *. 14, n. *, a*t. **, p. 183-19*, jul./*g*. *017 </line>
<line> *ww4.*s*net.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Músi*a * *ensame*to": O En*aio "Man**r*s De Ouvir M*sica" De Fidelino De Figue*redo </line>
<line> 185 </line>
</par>
<par>
<line> Metáforas, literatura! Eis * que sucede a quem se mete a es*rever do </line>
<line> que se não pode saber. A mús*ca e se*s sortilégios são coi*as de </line>
<line> mist*rio. *ela me*m* razã* os místicos são exuber**tes </line>
</par>
<par>
<line> *etaforist*s: falam do que *e não pode saber. </line>
<line> (FIDELINO DE </line>
<line> FIGUEIRED*. *úsica e pensament*, p. 65). </line>
</par>
<par>
<line> 1. INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Fid*lino d* Figueiredo é céle*re no Brasil, não apenas pelas i*úmeras *bra* de </line>
</par>
<par>
<line> interesse dos estud*s de </line>
<line> hum*nidades, ma*, sobretudo, *elos *stud*s acer*a da literatura. A </line>
</par>
<par>
<line> Fidel*no de Figueiredo de*e-s* o pioneirism* no estudo universit*rio brasile*ro da Literatu*a </line>
</par>
<par>
<line> Portuguesa. V*ndo ao Brasil em dec**rência da com*osição </line>
<line> dos qu*dros de catedráticos *a* </line>
</par>
<par>
<line> Unive*s*dade de São Paulo e do R*o de Janei*o, permaneceu em te*ras *r**ileiras entre 1*38 e </line>
</par>
<par>
<line> 19*1, período *m que fo*mulou o ensino </line>
<line> de Liter*tu*a *ort*guesa e </line>
<line> or*entou e formou </line>
</par>
<par>
<line> im*or*ante* quadros dos *st*dos l*sitanis*as *rasileiros. Com* *utor, são **úmeras </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> diver*i*icadas sua* obr*s, n** estudos de pedag*g*a, literatura, filosofia, h*spanismo, et*. Em </line>
</par>
<par>
<line> 2014/2015, p*r ocasiã* do Congres*o I*ter*acion*l Fidelino </line>
<line> de *iguei*edo: um homem em </line>
</par>
<par>
<line> sua h*mani*ad*, vár*os estudios*s de Lit*ratu*a *ortuguesa d* B*as*l * de Po*tugal, ent*e eles </line>
</par>
<par>
<line> mui*os espe*ialistas *a obra de Fidelino de Fi*ueiredo, de*onstrar*m, pela quantidade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> var**dade dos tra*alhos ap*esentados, as muitas faces do mestre *e gerações, *oje </line>
<line> re**nh*cido, lido e rev*sado no* **itos a*pectos d* que tratou. Uma das *erve* m*is notó*i*s </line>
</par>
<par>
<line> d* Fid*lino *r* seu apreço pelo </line>
<line> ensaio, </line>
<line> gênero ci*ntífico-liter**io que se destaca *ela </line>
</par>
<par>
<line> possibi*ida*e de de**t* de temas re*evantes </line>
<line> d*s saberes e, ao me*mo *empo, permite certas </line>
</par>
<par>
<line> inter*erê*cias cr*ativas e de p*nsamentos **vre de s*u autor. O *ivro a *ue nos atemos nesse </line>
<line> artigo é de e*saios, **saios sobre * ouvir, *ã* * *s*u*ar mú*i*a. Dest*camos o term* "ouv*r" </line>
<line> p**que, difere*te do simples processo físico d* es*ut*r, ouvir pressupõe entender, r*lacionar- </line>
<line> se, *ensar o som, seus efeit*s, *ua *ist*ricidade. </line>
<line> A*te* de t*a**rmos do livrin*o *e Fidelino, convém ap*ntar alguns pressup*st*s </line>
<line> *mporta*tes *ara nossa **po*i*ão. Música e *e*samento possui, co*o di* * ***prio su*título: </line>
<line> "Quatro ensaios *arginais e um prólogo". O adjetivo "margi**is", dado aos **s*ios, são *ntes </line>
</par>
<par>
<line> um m*rc*dor </line>
<line> *o **ráter *o *ênero e**aio que um t*rmo depreciativo ou u*a humilita* </line>
</par>
<par>
<line> *et*r*ca d* orador: Fidelino, c*mo bom ens*ísta, *ale-se da lib**dade do gêne*o para o jogo *e </line>
<line> suas pond*raç*es. </line>
<line> *e *ue *úsica trata Fid**i*o? Nosso autor t*a** da músi*a de c*nce*to e tem *m con** a </line>
</par>
<par>
<line> *istória </line>
<line> da **sica q** conhecemos nos seus *elhore* ma*uais. No en*anto, pelo reper*ório </line>
</par>
<par>
<line> menci*nado e as afi*m*çõ*s re*lizadas, *omo </line>
<line> o*vinte culto d**e**nte ass*mido, cita </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resin* PI, v. *4, n. 4, art. 10, p. *83-196, *u*./ag*. *017 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. A. *. Reis </line>
<line> 186 </line>
</par>
<par>
<line> compo*i*ore* e obr** de um aprec*ador d* *eper**rio sem g*a*de* p*etensões. De modo alg*m </line>
<line> depreciamos a r**a*ão de *id*lin* co* a música, mas *ão * aq*ela qu* tem**, *or exemp*o, </line>
<line> num Theod*r Ad*rno, músico de formação e humanista das letras e *a fil*sofia. </line>
<line> Como Fidelino se relac*ona com a música? É nece*sário lembrar que o mo*o de se </line>
<line> re*acionar com a músi*a p**ssupos*o *or Fid*lino, e n*cessári* pa*a *p*ecia* seus ens*ios * d* </line>
</par>
<par>
<line> uma e*periência </line>
<line> intel*ctual da músic*. Isso **gnif**a *ue a **lação c*m * música *qui </line>
</par>
<par>
<line> definida não * um *ntr*te*imen*o d*sinteressado ou </line>
<line> barulho bom e, si*, um s**t*ma </line>
</par>
<par>
<line> histórico-cu*t*ral com </line>
<line> la**o repertório de, p*lo menos 800 *nos de experiên**as, com </line>
</par>
<par>
<line> h*st*r*cida*e, varia*ão *e *istema*, </line>
<line> usos e valores var*ados. As**m como n** letr*s, falar de </line>
</par>
<par>
<line> m*s*ca antes *o século XV*II é uma co*sa, *alar dela *o século *VIII *t* n*ssos dia* é outra. </line>
<line> A mú*ica d* antigo regime, sua prática e us* distinguem-*e d* mús*ca b*rguesa, do* teatr*s </line>
<line> de m*ssa do século XIX e dos artistas aut*n*mos, de Beetho*en em diante. </line>
<line> De in*cio, de**mos o*servar que, embo*a de *atéri** diferentes, a conc*pçã* do </line>
<line> volu** Música e pen*amento: qua*ro ensaios mar*i*ais e um pról*go d* F**elino de </line>
<line> *igueiredo aproxi*a-se de um op*scul*, pu*lic*do em 1932, por *ils **hr, l*do por Fidelino </line>
</par>
<par>
<line> *a ediçã* fran*esa: La </line>
<line> *h**rie atomique et </line>
<line> la description </line>
<line> des phénomè*es. Quatre *rticles </line>
</par>
<par>
<line> *récé*es d\une In*r*duc*ion. Livro *sse que, *m A *uta </line>
<line> p**a ex*ressão de Fi*elin*, le**s: </line>
</par>
<par>
<line> "não s*i *e entendi *ui*o bem, mas que me deixou grande eco na memória. " (FI**E*REDO, </line>
<line> 1960, *. 2*) Afor* o modelo de Nils Boh*, o que mais imp*essi*n*u Fi**l*no foi a liberda** </line>
</par>
<par>
<line> de *ensament*, * v*rv* e*saístic*, os d*v*nei*s da "d*ença da c*ítica" *idos </line>
<line> nas páginas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Bo*r e, por isso, ant*s de pros*eguirmos, faz*m-se neces*árias du*s adver**ncias: </line>
<line> 1. os ensai*s sã* experiênc*as intelectuais *nsubstituí*eis e q** apenas se realizam no ato de </line>
<line> leitura, de estudo, de concor**ncia* e di*cor*âncias com o movimento agita*o do pe*samento </line>
<line> de Fidelino; </line>
<line> 2. Com esses ensa*os, F*de*ino *ham*-nos a ate*ção que, ao crític* *ue se ***ze, a exp*riência </line>
<line> inte**ct*al da música * incontorná*el. Nesse sentid*, a música deixa d* ser um baru*ho </line>
<line> ag*adável, um som q*e preench* os e*paços ou mex* os corpos, p*ra se estabelec*r como um* </line>
<line> int*nsa experiência int*lectua*, es**ti*a e hist*ri*a, que demanda *stu*os e pensamento </line>
<line> apl**ado. 1 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Na impossibil*da*e da exposição exaustiv*, menci*namos ap*na* alguns poetas * le*rados de grande renome como </row>
</column>
</par>
<par>
<line> exem*los de *nte*e*tuai* *ue tiv*r*m n* relação com * *úsica, sobretudo com a*ue*a dos compositores re*o*ados, certa </line>
<line> experiênc** i*t*lectual e **tétic* profícuas. Hel*er *acedo, en*aísta de re*ome, p*eta e romancista de valor, em Viagens de </line>
<line> Inverno de 1994, r*põ* as Wi*terre*s* de Mülle* e S*hubert em língua p*rtugue**, valendo-se em trê* d*s poem*s da </line>
<line> musicali*ade da cant*ga dos *rovador*s. O célebre profes*or d* g*ra*ões, Eduardo *o*renço, ta* sua relação intelect*al, </line>
</par>
<par>
<line> filosófica sentimen*al *om c*mp*sitores e o*ras que nã* se e </line>
<line> f*rtou a </line>
<line> redigir, que fos*em l*nhas, frases ou text*s m*is </line>
</par>
<par>
<line> demora*os *essas suas experiências, r*unida* em Tempo da Música, Música do Tempo, o*ganizado por B*r*ar* Amielo. Um </line>
<line> dos mai*re* poetas po*tu*ueses do sécul* XX, pr**e**or notabilíssimo em Portug*l, no Brasil e nos *stados Unidos, ensaísta </line>
<line> Rev. FSA, *er*sina, v. 14, *. 4, art. 10, p. 183-196, jul./ago. 2017 www4.*sanet.c*m.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "**sic* E Pensam*n*o": O Ensa*o "M*nei*as De Ouvir *úsica" D* F*de*ino *e Figueiredo </line>
<line> 187 </line>
</par>
<par>
<line> *ara tudo isso, Fi*elino propõe 4 ensaios, gên*r* ess* que con*ide*ava u* "ofício" e </line>
<line> *ue, como s*u *rtesão, empenhou-se copiosament*. Po* q*e o e*saio? Não nos alo*guemos </line>
<line> nisso, *as *e*ha*os c*m Th**do* Adorno, o e*sai* como o que: </line>
<line> Em vez de a*cançar algo cientifica**nte ou cri*r artisticame*te a***ma coisa, *eu* </line>
<line> esforços ainda esp*lham a d*sponibili*ade *e qu*m, c*mo uma c*ianç*, não tem </line>
<line> vergonha d* se entusiasmar com o *ue os ou*ros já *izeram. (...) Felicidade e j*go </line>
</par>
<par>
<line> lhe são </line>
<line> essenciais. </line>
<line> Ele não *omeça com *dão e Eva, mas </line>
<line> com aq*ilo sobre o qu* </line>
</par>
<par>
<line> des*ja f*lar; *iz o que a re**eito lhe ocorr* e termina onde sente ter *hegado ao f**, </line>
<line> não *nde nada *ais resta a *iz*r (ADORN*, 2003, pp. *6-17). </line>
<line> O ensaio é movido *elas indagaçõe* do des*j*, *u s*gun*o o jo**m Lukács, "o ensaio </line>
</par>
<par>
<line> *omo "**rma" autônoma, situada entre literatu*a filosofia, entre "c*iação imagi*ária", e e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> "cr*ação individ*a*". É movido t*mbém **la "err*n*ia, é </line>
<line> um *er que, como queria Chest*v, </line>
</par>
<par>
<line> *n** "** acas*, com os olhos fechad*s"; é o ser *a d*vagação, do espaço l*dico" </line>
<line> (*U*LLETTE, 1989, p. 58) Fidelino *e F*gueired*, po* *ua v*z, embora lance mão de tod*s </line>
</par>
<par>
<line> as l*b*rdades e recursos </line>
<line> que * ensai* </line>
<line> ofer*ce, com o rigo* d* pe**amen*o em*enhado e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ousadia do experimento de id*ias, p*ecavido pens*dor, de*ine o seu lugar ** fa*a no proêmio </line>
<line> de *úsica e pensame*to: </line>
<line> O autor não é músico. E tamb*m não ** atreve a escrever música. Ape*a* dis*orre </line>
<line> d* sua influência psicoló*ica e inte*ectual sobre quem o**e, a princip*ar pelo próprio </line>
<line> autor. A música é um mis*ério bilateral, na sua cria*ão e no seu recebimento. P*de </line>
<line> bem o autor aplicar-s* a tent*tivas de deci*r*ç** *e um *ado *esse mis*ério, aquele </line>
<line> em que se situa. </line>
</par>
<par>
<line> Mais, o </line>
<line> recebimento que *ra *roduz essa fala ocorre *um *erceiro nível: é a leitura </line>
</par>
<par>
<line> sob** </line>
<line> o receb****t* de um r*c*bim*nto; é a leitur* *e um juízo *obre o m*stério </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> r*cebimento da m*sica. Destaque-se: "mistér*o", luga* qu* Fidelino encont*ou para f*e*tar </line>
<line> co* a música. "Mistér*o", aspecto reiterado ao longo dos ensa*os, ma*s det*damen*e, no *ue </line>
<line> se intitu*a "Maneir*s d* ouvir música" de que t*atamos. </line>
</par>
<par>
<line> Fidelino de Figue*red*, *om Música e P*nsa*ento, *em*n*t*a, ma*s *ma vez, que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mú*ica, sua histó**a, o rep*rtó**o e os proced*mentos de *nterpretação e *ecepçã* são </line>
</par>
<par>
<line> in*ispensáveis na fatura inte*e**ual do let*ado. O </line>
<line> p*queno vo*ume M*s*ca e Pensamento </line>
</par>
<par>
<line> propõe, justa*en**, *as </line>
<line> preocupações </line>
<line> ped*gógicas de Fidelino, *u* a música *ssuma u* </line>
</par>
<par>
<line> e, sobr*t**o, c*monista *ecisiv*, Jorge de Sena, *abid***nte mel*mano, dedicou </line>
<line> um liv*o de poes*a à música - Arte d* </line>
</par>
<par>
<line> Músic*, d* *968, obra estudad* por mo*o*rafias de mestr*do e dou*orado no B*asil e em Portugal. *ico nesses três notáveis, </line>
<line> po*que, como já anunciara, a list* é infinita, em to*as as lí*guas, so*ret*do naquelas no* quai* f*orescer*m os grandes nomes </line>
<line> do r*p*rtório. </line>
<line> *ev. FS*, Te*esina PI, v. 14, n. 4, ar*. 10, p. 183-196, jul./ago. 2*17 www*.fsanet.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. A. F. Reis </line>
<line> 188 </line>
</par>
<par>
<line> lu*ar emine*te na *o*mação ed*cacio*al b*sica e, com isso, propõe "a *ú*ic* para eixo *e </line>
<line> tod* a educ*ção pré-universitária". </line>
</par>
<par>
<line> No *ró*ogo de Músic* e *ensa*ento, Fi*el*no e*enca três "ideias di*etas sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> educa*ão": a) o conceito *e imagem-força; b) a *edagogia da mo*t* e c) a música para *ixo de </line>
</par>
<par>
<line> toda e*uca*ão pré-univ*rsit**ia. Acerca dessa terceira *deia, </line>
<line> defen*e que e** "elev* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> espirituali*a toda existên*ia, conduzindo o homem à beira dos m*stérios univer*ais e, sem o </line>
<line> desumanizar, dá proporções cósmica* *s su** inquietudes, interrog*çõ** e dúv*das, porque a </line>
</par>
<par>
<column>
<row> "Música é uma revelação mais alta que a filosofia". </row>
</column>
<column>
<row> 2 Com o in*ui*o *e de*ender a músico </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *o*o eixo pri*ord*al da educação básica, no lugar das *gruras do latim, Fidelino argu*enta </line>
<line> q*e: </line>
<line> * l*tim é a chav* da *ivilização romana, *embram seus **ologist*s, *as a Música * </line>
<line> a cha** do mundo total da civ*l*zação, porque nela se cont*m e e*pressam todos os </line>
<line> ideais hu*anos, *odos os *nelos, t*dos os triunfos, dores e inquietações do homem </line>
</par>
<par>
<line> individual do homem mul*itudinário ante os *ternos * </line>
<line> pr*blema* d* *ua *isé*ia. </line>
</par>
<par>
<line> Tudo ela encerra por adivinhaç*o, her*nça ou cria*ão, t*do *u* o homem sonhou, </line>
</par>
<par>
<line> desejou e pens*u, o h*m*m a*tigo, **e f*lava grego e l*tim, o **mem med*evo o </line>
<line> que *á p*s em Mú*ica a torrente dos seus *e**s e a ânsia religi*sa d* evasão, o </line>
<line> ho*em renascentista, o revol*ci*ná*io e o romântico, e já ago*a o homem u*iversal. </line>
<line> A H*stória humana contém-se íntegr* nela, *omo ne*hum* arqueologia, **nda mais </line>
<line> *abe*ora, no-la pode r*construir (FIGU*IREDO, 1958 p. 5*). </line>
</par>
<par>
<line> Embora *aja um ex**sso de ide*lismo </line>
<line> e </line>
<line> universalis*o nos *on*e*tos c*mo </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> "homem", "Música", "His*ória hu**na", "ho*em medi**o" etc, não resta d*vi*a de *ue *ssa </line>
<line> p*ssa*em d* Fidelino * um b*lo encômio à mú*ica *omo elemento f*nd*nte da cultura. O </line>
</par>
<par>
<line> *nsaísta é *ilho dos univ*r*alismos e idea*ismos oitocentist*s e as m*rcas de seu temp* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> educação devem ser **nsider*das e **oblematiz*das, q*and* isso </line>
<line> f*r </line>
<line> necessár*o, ap*sar </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> que próprio pensad*r *uit*s ve**s o </line>
<line> co*oq*e em *ebate os li*ite* dos </line>
<line> gr**des si*temas, </line>
</par>
<par>
<line> corro*orand*-os aq*i * *li pela incontin***cia d* sua forma **ntis, ou, se q*isermos usar um </line>
<line> con*eito d* Fi*e*ino par* s** próprio p*nsamento, *ela incont*ngência de sua imagem-força. </line>
</par>
<par>
<line> A*sim, no *sforço de **nsar u* </line>
<line> cu*riculum </line>
<line> que não ind*spus*sse o* jovens aluno*, </line>
</par>
<par>
<line> Fi*elino propõe que </line>
<line> n* lugar do latim, ter**r dos pequenos, a mús*ca </line>
<line> assum*sse o </line>
<line> p*pel </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> dis*iplina comum e </line>
<line> n*cessária para o **m desenvolvim*nto c*g**tiv*. D*d** as </line>
<line> q*est*** </line>
</par>
<par>
<line> educacionais de *poca </line>
<line> em que estas preocu**ções se faziam i*portantes, e a *atação de*tes </line>
</par>
<par>
<line> cui*ados, chama à *tenção a proposta de Fide*ino em que a mú**ca ocupe lugar </line>
<line> central </line>
<line> *as </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> Cf. Fidelino de Figuei*edo, **sica e P*nsamento, Lisboa, Gui*araes Editora, 1958, pról*go. A citação de q*e se *ale </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Fid*lino é atribuíd* a **ethoven: "Mus*k höhere Offenbarung *st als alle Weisheit und Philosophie", citado em "Lu*w*g van </line>
<line> Beethoven: *in musikalis**e* Ch*rakt**bild", de G. Mensch, p. 228, 1*71. </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 14, n. 4, art. 1*, p. 183-*96, jul./ago. 20*7 www4.f*a*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Música E Pens*me*to": O Ensaio "Ma*ei*a* De Ouvir M*sica" De Fidel**o De Fi**e*redo </line>
<line> 189 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> disc*plinas da educação prime*r*. </row>
</column>
<column>
<row> 3 Em*ora nã* *ratemos por ora dos primeiros e*sai*s do </row>
</column>
</par>
<par>
<line> li*ro, de*tacam** u* dos argumentos de Fidelino para a impl*m*ntação da *úsica *o*o eixo </line>
<line> bá*i*o da educa*ão: </line>
</par>
<par>
<line> Evidente*ente, num s*stema edu*ativo em que a Música s*ja o **** central *u </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> armação tr*vad*ra, *ão se visa a fazer músi*os e ca**ores profissionais, como nos </line>
</par>
<par>
<line> *onservatórios; apenas se **ra a ens*nar a se**i*, c*mpreender e a*ar </line>
<line> co m </line>
</par>
<par>
<line> ob*etivi*a*e c*n*ciente e **ofunda a coisa m*io* que os ho*ens fizeram até hoje e </line>
</par>
<par>
<line> que nad* ind*ca pos*a *ir * ser destronada d* s*a soberana *egemonia. Amá-** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> receb*r-lhe tod* * *nfluxo forma*o* * mes** tra*sfigurador. No es*ad* de emoção e </line>
<line> p*enitude, em que *os deixa a audição de uma gr**de obra, *á *m el*me*to </line>
<line> transfigurador ou reabil*tador da nossa condição, orgulho *e *ue tal coi*a provenha </line>
</par>
<par>
<line> *o génio humano, *efrigério </line>
<line> d* *adeia de humilh*ções que é toda ex*st*ncia. </line>
</par>
<par>
<line> (*IGUEIREDO, 1958, pp. 56-57). </line>
</par>
<par>
<line> Antes d* p*ssarmos ao ensaio </line>
<line> de que cuidamos ness*s cons*derações, conv*m </line>
</par>
<par>
<line> **altecer as qua*id*des do **s*ísmo de Fi*elino, co*o já adiant*mos, par* *rat*r *e música e </line>
<line> qua*ida*es *ssas marcadas por d**s aspectos princi*ais: a liberdade d* fazer mover o* </line>
<line> concei*os * os juízos se* as am*rras de academic*sm* positivo, demonstrativo; sem *o </line>
<line> entan*o, paradoxalmente, deixar de ter no horizonte o *nc*lç* da precisão, do clareamento de </line>
<line> noções esfum*çadas pelo *so impu** da rotina e pelo esquecime*to *a reflexão cui*a*a. </line>
<line> Fid*li*o persegu* o que o ó*vio condena à *p*rente evi**ncia, *esultando *m "clarões" </line>
<line> r*f*exivo* que, *m nós leitores, ig*almente áv*dos de saber *omo *le, nos surpreende, encanta </line>
<line> e edifica. Outr* asp*cto desse ofício é a habilidade de perseguir * precisão, *o*o já nota*o*, </line>
</par>
<par>
<line> sem cair *a afirmação a*ressada e n* *ensamen*o *mper*tivo acabado: *s soluções de * </line>
</par>
<par>
<line> Fidelin* são </line>
<line> como as cristalizações *o poema de Cesário *erd*: es*ágios breves </line>
<line> de um </line>
</par>
<par>
<line> pr*sente q*e m*it* ra*idamente se transmutará em o*t*a f*rma, deix*ndo ao leitor o lugar </line>
<line> de*ici*so d* p*nsamento em n*tu*eza natu*ante, is** é, em proc*s*o contínuo d* formulação, </line>
</par>
<par>
<line> no proces** caro à Paul V*léry, dos cader*os, dos </line>
<line> *stu*os sobre as notas de Leonar*o </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> Vinc*, com* lugar máximo d* exp*riência esté*ica e a**íst*c*, **mpre *m mo*i*ento. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> Apenas como curio*idade, *as reformas dos curricula nos países lutera*os, o p*óp*io Lutero elege* a músic* como a </row>
</column>
</par>
<par>
<line> d*sci*li*a primordial dos pro*ramas *, talvez, a isso devamos a salvação de term*s e ouvirmos a música de Johan Se*asti** </line>
<line> Bach e seus herdeiros. </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 14, n. 4, art. 10, p. 183-196, jul./ago. 2017 www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. F. Rei* </line>
<line> 190 </line>
</par>
<par>
<line> * REFE**NC*AL T**RICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 O *ISTÉRIO D* OUVIR MÚSICA </line>
</par>
<par>
<line> O caminho do ensaio de Fidelino, no encalço da* maneiras de o**ir mú*ica, inicia-se </line>
<line> c*m a ponderação do que seja a apreci*ção mu**cal e seus e*eito*. Como v**os, pr*põe reunir </line>
<line> ouvinte* que se asseme*hem no grau de sensibilidade a***stica; no nív** de educação musical e </line>
<line> no ho*i*onte d* instruç*o. M*smo assim, o resultado nã* se equaliza, dada a complexidade d* </line>
<line> variávei* que i**erferem na apre*iação artística, sobretudo na au*ição music*l. Dentre elas, </line>
</par>
<par>
<line> Fidel*no destaca noçõ*s c**o "caráter", aspe*to que distinguiria o* indiv*duos; * </line>
<line> "cultu*a", </line>
</par>
<par>
<line> algo que buscou precis*r *elo escopo do que cham*u de "paisagem da vida e do mundo". </line>
<line> *es*e processo d* ajuiza*ento e ponderação, fi*a p**ente a imp*tê*cia de uma m*todol*gia </line>
<line> da percepção musical n*m *on*unto d* ou*intes que se *ssemelhem, o que fo**ece * m*téria a </line>
<line> ser *erq*irida no ens*io- o mistério de ouvir *úsi*a: </line>
<line> Não são apen*s as di*e*sidades do caráter e d* cul*ura, isto é, o que que há de mais </line>
<line> tí*ico n* pe*soa e na s*a paisagem d* vida e do mundo, *ue *ete*minam as </line>
</par>
<par>
<line> im*re*i*ívei* diferenças das reações dos </line>
<line> a*di*ore* da Mú*i*a. O rece*imento dela </line>
</par>
<par>
<line> *m nosso es*írito é u* m*stério, por **da um decifrad* a seu modo. Mistério *ue se </line>
<line> engal*a no**ro, o da essência da própri* Música. (F**UEIREDO, 1*5*, p. 7*-74). </line>
<line> Um mo*o *e ro*per os flancos d* mistério e obter a essência da música s*rá v*ler-se </line>
</par>
<par>
<line> das imagens e sen***ent*s que * música nos suge*e. *id*lino se vale </line>
<line> de Jules Combarieu4, </line>
</par>
<par>
<line> autor que mui*o *eu na mocidade e sua referên*ia mais imed*ata a* pen*ar a </line>
<line> recepção da </line>
</par>
<par>
<line> música pe*a idei* de "im*gens mus*cais" j* mencionad*s: </line>
</par>
<par>
<line> Ho**, refl*ctindo *o* ma*s *xperi*ncia *obre *sta concepção das "imag**s </line>
<line> musi*a*s", não me recus*rei aind* a reconhece* nelas cert* caráter de primitivismo </line>
</par>
<par>
<line> o* de simp*ici*ade inic*al, </line>
<line> mas * qu* também nã* posso deixar de *hes encontrar é </line>
</par>
<par>
<line> um pat*nte r*síduo d* convencional a*tifício ou de acordo expe*imenta* *ntre </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> art*sta e seu auditór**. (...) Não há absoluto impessoal ou ri*orosa*e*te objetivo no </line>
<line> fundo de u** imagem music*l. (FIGUEIREDO, 1958, pp. 73-74) </line>
</par>
<par>
<line> . </line>
<line> Nessa última afir*ação, negan** o absoluto imp*ss**l ou objetivo num* imagem </line>
</par>
<par>
<line> musica*, F*de*in*, *mb*ra re*onh*ça a *orça </line>
<line> da *ropo**a de Comba*i*u, r*futa-a como um </line>
</par>
<par>
<line> d*do *atu*al, mas reconh*ce seu valor como convenç*o, convenção *sse pr*sente na ide*a *o </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 4 </row>
</column>
<column>
<row> Prof*ssor de música no C*l*ège de France entre 1*0* e 1910, f*i autor de *árias obr*s ded**ada* à m*sic*l**ia, entre elas </row>
</column>
</par>
<par>
<line> sua t*se de 1893, intitul*da Le Rapport *e la poé*ie et de la m**ique considérée du point d* vue d* l'exp*essio*, obra *e que </line>
<line> se vale Fideli*o *ara compor se** raciocíni*s a*erca da inter*ret*ç*o da **sica p*r meio de "imagens musicais". </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 14, *. 4, art. 1*, p. *8*-196, jul./ago. 2017 *ww4.**an*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Música E Pensame*to": O Ensaio "Manei*as De Ouvir Músi**" De Fid*lino De Figu*ir*do </line>
<line> 191 </line>
</par>
<par>
<line> leitmot*v wag*eriana, *u nos ditames da m*si*a programátic*, como **rem*s em brev*. De </line>
<line> todo mo*o, a pr**ost* de Combarieu am*niza o mistéri* *o recebime*to da música. </line>
<line> Jules Combarieu a*alisa *is*emat*camente o v*lor *xpressivo d* cada frase m*lódica, a </line>
<line> signific*ção de ca*a timb*e, o **pel dos tipos de o*qu**traç*o. Ou seja, o musi**logo francês </line>
</par>
<par>
<line> *ornece um </line>
<line> pressupost* e expe*imenta-o *xaustivame*te </line>
<line>-</line>
<line> o </line>
<line> volum* da obra o d*monstra </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> pro*ondo *m m*do at*aente d* apr**iaç*o *e m*sica, no qu*l am*nizam-se os as*ectos mais </line>
</par>
<par>
<line> áridos da abstração musical, d*ndo à* convenções ares </line>
<line> de naturalid*de. R***stir a esse </line>
</par>
<par>
<line> ca*inho e não se encantar com as ideias dessa proposta é quase im*ossível e, co* isso, *s </line>
<line> ide*a* de *ombarieu estã* em toda par*e já de**igada* de sua *bra: e* manuais de música, </line>
<line> notas de *orna*s, artigo* *e opinião e programas *e con*ertos. </line>
<line> Embo*a h*je Combarieu seja mui*o pouco conhe*ido * meno* ainda lido, os </line>
<line> proc*d*mentos de apreciação *elas "*magens musi*ais" gozam de g**nde fortuna nos </line>
<line> discursos **s cr*ticos de mú*ica *uando se *retende qu* a abstração mu*i*al, árid* àq*eles </line>
</par>
<par>
<line> que não co*hec*m s*t*sf*toriament* a linguag*m d*s so*s, </line>
<line> palp*ve* d*scurso com sentido </line>
</par>
<par>
<line> narrativo e unida*e s**ânt*c*. Além disso, a músi*a program*tica (ca*cada num discurso pré- </line>
<line> existente) calha bem co* os procedimentos d* recepção de Jules *ombarieu e *e*vem *e*mo </line>
<line> como comprov**ão d* su* her*enêutica mus*cal. *esse se**ido, a mú**c* sinfônica apropria- </line>
</par>
<par>
<line> se da dramaticidade do discurso **ético comp*sto </line>
<line> d* palavr*s, imagens, pais*gens, açõe*, </line>
</par>
<par>
<line> na*rat**as, carac*eres, sen**mentos e resulta em obras com* os poemas sinfôni*os inventados </line>
<line> por Fr*nz L*s*t (as raps*dias húngaras, ou seja, narrati**s *úngar*s); a mú**ca progra*átic* </line>
</par>
<par>
<line> de Berlioz e sua ***ad*gmátic* Si*fonia *antástica ou E*isód**s da vida *e </line>
<line> u m ar t i s t a, </line>
</par>
<par>
<line> co*ple** com *e*io: o *etorno à vida 5; o quadro tchaikovs*yqu*ni*no *ntitul**o **e*tura de </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 5 </row>
</column>
<column>
<row> Essa sin*onia, composta po* v***a *e *830, é ti*a como p*radigmática do gên*ro "sinfonia p*og*amática", havendo sobre ela </row>
</column>
</par>
<par>
<line> estud*s e debates que lhe co*provam a import*n*ia *ara a históri* da música sinfôni*a do romanti*mo: "Ent*égase Ber**oz a </line>
<line> un realism* a*imen*ado *or lo grand* * l* grandioso. L* estructur*ció* d* su* obras rec**za las n*rmas de u* cl*sicismo </line>
<line> sinf*nico cuy* cul*ina*ión beet*oveniana en vano se hubie*a querido s*perar; y busca *tr*s medio* originales, no*ísimo*, o </line>
</par>
<par>
<line> en to*o c*so - *ado </line>
<line> qu* la origi**lidad no </line>
<line> *uese absolu*a - presentados con ampli*ud * sistema*izaci*n cons*ien*es. </line>
</par>
<par>
<line> Establ*ce u*a idea fija * tem* únic* q*e gu*a ** su*esti*n **sic*l y el desa**ol*o sinfónico, y que det*r*inará ha**a en lo* </line>
<line> aspec**s secundarios la for*a del discu*so orquest*al. Nos hallamos, *ues, **n aquel módulo que adoptaría un nomb*e </line>
</par>
<par>
<line> g**érico: música de *rogra*a." SUBIRÁ, *osé. Histori* de la música, p. 555. A Sinfon** F*ntástica *naugura o </line>
<line> gên*ro </line>
</par>
<par>
<line> "sinfonia de *rogra*a ou música programá*ica" pel* a*ian*a, ou melhor, conjunção de*isi*a ent*e música * poes*a, fa*endo </line>
</par>
<par>
<line> *om que ouvir esta *infonia presc*nda </line>
<line> d* um drama apre*e*tad* ou sabido de a*te*ão. No caso da sin*onia d* *e**ioz, </line>
</par>
<par>
<line> dramatiza-se a h*stória de um jovem *oeta *bala*o de amores e entregue a* ópio, * que lhe produz uma séri* de alucinações </line>
</par>
<par>
<line> o* s*nhos segui*os d* senti*ent*s e recor*ações que *le traduz em pensa*entos </line>
<line> ou imagens musica*s. As p*rtes desse </line>
</par>
<par>
<line> drama *ividem-se em: 1. Sonhos, *aixões: reco*d* o mal es*ar da *lma, a ond* </line>
<line> de </line>
<line> pai*ões, a melanco*ia, as al*grias se* </line>
</par>
<par>
<line> causa </line>
<line> que o invade* ante* de ter </line>
<line> *isto a mulher </line>
<line> que *ma. Depois, o amo* </line>
<line> *ulcânico, angústi*s, ciumentos furores, se*s </line>
</par>
<par>
<line> ret*rno* à ternura e seus consolos religiosos. 2. Um baile: O músico encontra s*a amada *o tumult* d* um baile. 3. Cena </line>
</par>
<par>
<line> campestr*: Um* tarde n* campo e * ouvin*e *ercebe ** dueto de past*res, logo a*ó*, um ligei*o murmúrio de </line>
<line> á*vores </line>
</par>
<par>
<line> docemente agita**s p*lo *ento, alguns mo**vos de esperan*a </line>
<line> anter*ore* trazem *o coração uma calma que dã* cor*s </line>
<line> aos </line>
</par>
<par>
<line> *e*same*t*s. M*s, ela aparece, o c*ração se </line>
<line> oprime e agitam p**ss*ntimento* dolor*sos, *úvidas sobre a *ideli*ade, um </line>
</par>
<par>
<line> p*sto* repe*e sua melodi* e o *utro não r*sp*nde, o sol *e põe e o d*a acab* em s*lêncio. 4. Mar*ha a* supl*c*o: O músico </line>
</par>
<par>
<line> sonha que matou sua am*da e que, condenado à mo*te, l*vam-no ao suplí*io. A ideia </line>
<line> fixa reaparece c*mo *ensamento </line>
</par>
<par>
<line> amoroso in*errompido pelo gol*e fatal. 5. Sonho de u*a *oite de sabat: * mú*ico se vê num t*op*l de sabat ent*e *er*s da* </line>
</par>
<par>
<line> s**br*s monst*os va*iadíssimos. A ideia fixa na e </line>
<line> am*da *eaparece *es*aracterizada numa ***ç* *rote*c*, associ*m-s* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Tere*ina PI, v. 14, n. 4, a**. 10, *. 18*-*96, *ul./ago. 2017 </line>
<line> ww*4.fsa*et.*om.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. A. F. Reis </line>
<line> 192 </line>
</par>
<par>
<line> 18*2, no qual a*itam-se as </line>
<line> forç*s imperiais russa* e napole*nic*s, co* </line>
<line> citações da </line>
</par>
<par>
<line> Marselhesa; os "Quadros de u*a </line>
<line> exposição" de Mussorgsky; a céle*re e h*m*rada "Dança </line>
</par>
<par>
<line> m*cabra" d* Camil*e Sai*t-Säens e mu**as outras obras oitoc*ntistas e do co*eço do sé*ulo </line>
<line> XX 6. </line>
<line> Sabemos que *os finais do século XIX, a cham*da "guerr* r*m*ntica" opôs *rup*s de </line>
<line> c*mpositores *lemães, un* f*voráveis à "música *bsoluta" e ao c*ltivo *as formas music*is já </line>
<line> c*ns*g*ad*s; ou**o*, *efensores da mú*ica nova, defens*res da l*berdade *a* *ormas musicais </line>
<line> e da inspi*ação livre. Esteve no cer*e dess* di*puta a ideia de que a música não se reduzia às </line>
<line> imagens e ao di*c*rso e que s*as i*eia* presc*n*ia* de uma f*losofia que lhe fosse ad*qua*a </line>
<line> às s**s idiossin*rasi*s he*men*uticas. </line>
<line> Ou seja, *idelino aventura-s* n*m campo de areias movediças, *pontando co* o </line>
<line> cuidad* d* *nsaís*a exp*rimentado e pruden*e, o lu**r de onde ***a e o aspecto *e qu* trata, </line>
<line> aspec*o esse irrefutável * qualquer lado das paliça*as: o mistério do rec*b*mento da música. </line>
<line> Com isso, n*sso ensaísta op*a por *ter-*e à inde*erminação que a* matérias humanas, </line>
</par>
<par>
<line> sobretu** a *r*e, *ela em espec*al a m***ca, re*vindica* como ca*inho d* cons*ruçã* e </line>
</par>
<par>
<line> *eur*sti*a. Fidelino </line>
<line> reforça o coro daqueles **e propõe </line>
<line> pensar a música p**o viés do </line>
</par>
<par>
<line> "mistério" e da </line>
<line> "essência", termos que não </line>
<line> admitem o fec*a*ent* conceitual absoluto </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> univer*al, mas que pr*veem * ajust*me**o nos ca*os parti*ula*es, e* que se prop*em *omo </line>
<line> categoria ** avaliação. </line>
<line> Como *ão pretende resolver o mistério *o recebim*nto da música, Fidelino *pont* a* </line>
</par>
<par>
<line> **itas e complexas va*iáveis d*sse univ*rso de exp*ri*ncia est*tica, *ptando por eleg*r </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> recebimento por part* do ouv*nte com* ma*ei*a de am*niza*ão do m*stério: </line>
</par>
<par>
<line> melodias *ue anuncia* a *ondenação e as puni**es. Berlioz fez seguir a esse ciclo mel**ram*tico uma co*ti**ação </line>
<line> intitul*da Leli*, * retorno do artista à vida. U*a **ça que alt*rna texto* declamado* c*m passagens sinfônicas, uma rapsódia </line>
<line> e* seis partes na qual há de t*do um *ouco, sob***udo f*agmentos que remetem a Shake*peare. (*f. José Subirá. Historia de </line>
<line> la música, o*. cit., p. 557 e seguintes.) </line>
<line> 6 * ideia de **e a poesia inunda a mú*ica no sécu*o X*X é defendida pelo musicólogo Jose Sub*r* *ue, em sua *istori* d* *a </line>
<line> mu*ica transc*eve u*a preciosa passagem acerca d* que seja "*ús**a p*agrmá*ica" de Franz Liszt. O composit*r, em seus </line>
<line> es**do* sobre a s*nfonia Harold *n Ital*a, d* Berlioz, d*c*ara: "El pro*r*m* - decía Lisz* - tiene por objeto único **dic*r, en </line>
<line> cierto modo, la juris*ic*ión intele**u*l de ** o*ra y s*rvi* de pre*a*ación a las ideas y sent*mientos qu* en l* m*sma había </line>
</par>
<par>
<line> *rete*dido person*ficar el m*sico. Es ocio*o, i*fantil, y falso casi siempre, *stablec** </line>
<line> un programa de*a*iado tarde, con </line>
</par>
<par>
<line> posteri*ad, y pret**der explicar as* el contenido de una obra instrumen*al, porque *n tal c**o las pal*bras de*trui*í** todo el </line>
<line> encanto, p*ofan*ría* los *entimiento* y *o*perían las fibras t*nues d** a*ma que precisamente se revela con esta forma, dada </line>
<line> su *neptitud p*ra e*teriorizarse m*d*ant* *al*b*as, ima*ines y conceptos. Por otra p*rte, huelga decir que el maestro, *omo </line>
<line> du*ño de su ob*a, **e*e h*b*r*a concebido bajo el infl**o de *mpres*ones con*retas y pue*e anhel*r que e* auditorio ten*a </line>
</par>
<par>
<line> plena consciencia de el*o. El músi*o-poet*, o lo </line>
<line> que es </line>
<line> lo mismo, *l autor de poe*as sin*ó*icos, s* imp*** la misión de </line>
</par>
<par>
<line> pr*sentar clar*mente una i*agen que tiene graba*a con tod* clarida* en su espíritu, una *erie de estados de alma q*e ha* </line>
<line> llegado a su c*nsci*ncia con p*ec*si*n y *eguridad absoluta. Com qué d*recho l* impedirem*s, pues, qu* use um progr*ma </line>
<line> para faci*itar la perfecta compr*nsión de su obra?." *rifo *osso. Franz *izst apud Jos* Subir*. Hist*ria de la mú**ca, p. </line>
<line> 55*-53. </line>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. *4, n. *, *rt. 10, p. 1*3-196, jul./*go. 2017 ww*4.fsanet.com.br/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Música E Pensam**to": O Ensaio "Maneiras De Ouvir Mús*ca" De *idelin* De Figue*redo </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> Da**i resu*ta que tenha c*d* au*it** atento de ser também u* de*ifrador *o </line>
</par>
<par>
<line> mistér*o sublime * que sejam *odos com aquela caprichosa variedade, a qu* no o </line>
<line> prin**pio desse arrazoa*o a*udi. Se asce*demos a u*a zona d* cará*er, ou já de </line>
</par>
<par>
<line> perso*ali**de e d* cul*ur*, em qu* *s </line>
<line> diferenças individ**is, sem deixar de ser </line>
</par>
<par>
<line> gra*des, perde* a sua **ndên*ia arbi**ári* e anárquica, antes se confi**m em marcos </line>
<line> de raz*o ob*eti*a e d* gosto esclarecido, a observação de m*u convívio **r esse </line>
<line> mundo *ponta-** tr*s s***res de ouvi*tes *u três maneiras mui*o *em delimitadas </line>
<line> de ou**r a g*ande **sica (F*GUEIRE*O, *958, p. 77). </line>
<line> Os primeiros, os "espe**ali*tas", dada a especialidade de seu sab**, co*ce*em a </line>
<line> mú*ica c*m* su**ssão de ac*rd*s e r*gras d* ha*monia, enf*m, *recio*ismo* teóricos que o* </line>
</par>
<par>
<line> *azem obnu*ilar os asp*ctos cultu*ais e artísti*os mais *mplos, tais com* a h*stó*ia e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> atravessamento* culturais o* *ais diversos. </line>
</par>
<par>
<line> O* **gundos, burgueses-p*gantes q*e se valem dos m**uais de au*i*ã* e *uscam </line>
</par>
<par>
<line> v*r*ficar </line>
<line> n* a*recia*ão mu*ical a correspond*nci* *os bre*es verbetes d*s livros sabidos, </line>
</par>
<par>
<line> frequentado*es das palestras anteri*re* </line>
<line> aos espetáculos que, </line>
<line> *unidos d* *rês o* </line>
<line> *uatro </line>
</par>
<par>
<line> afirma*ões, verif*cam * ajusta*ento delas na *bra *pres**t*da - uma es*éci* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> en*essamento ou m*rtalha das peças. Sua importâ*cia *stá n* financ*amento das casa* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> música *ue fre*uentam, mui*as vezes po* *az*e* nada *usicais. </line>
</par>
<par>
<line> E * t*rce*ro gr*po reúne, *i*ando: "é *ons*ituído por uma univers*l famíli* de espíritos </line>
<line> que pe*em à Músic* r*spostas, conselh** e co*sol*ções, e cont*tos *om o ab*oluto, evasão da </line>
<line> m*séria humana, superação dela" (FI*UEIREDO, 1958, p. 80). </line>
<line> N* parte final dos ensaios, Fidelino apresenta a fig*ra de *ichel D* Fillipis, ouv*nt* </line>
</par>
<par>
<line> modelar do terceir* grupo, *o qual se junta </line>
<line> nosso en**ísta * ambos, diletant*s, concebem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mú*i*a como v*tor existencial, l*gar *e experiência int*lectua* decisiva e fonte producente de </line>
<line> ref*exões sobre o ***do e a orde* das *oisas. Com es*a perspectiva, Fidel*n* *igura o *ue, </line>
<line> par* *i, consti*ui-se a rel*ção m**s ri*a nas mane*ra* *e ouvir música e por es*a exp*riência, </line>
</par>
<par>
<line> idealiza a </line>
<line> ne*essidad* premen*e de *ue a música esteja no* *ic*os </line>
<line> de </line>
<line> educação, ampliando, </line>
</par>
<par>
<line> com isso, as fileiras daquele terceiro g*upo de ouvinte* conscientes da música. </line>
<line> *idelino e s*u amigo, ambos se *esv*am *as diatribe* dos musicólogos, da exigência </line>
</par>
<par>
<line> árida dos ouvint*s especialistas do primeiro grupo, **ra se deleitar** com ** </line>
<line> be*efício* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> prazeres do ouv*nt* dile**nt*, aqueles qu*, para con**uir, c*m as *a*a*ras *e F*delin*: </line>
</par>
<par>
<line> Co*p*recem * uma audição, aparelhados apenas c*m sua </line>
<line> sensib*lidade </line>
</par>
<par>
<line> *ntelectual*zada, para *nterpretar a profunda emoçã* re*ebida e os efei*os r*vul*i*os </line>
<line> **la sobre *od* seu ser (FI*UEIRED*, 1958, p. 82). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresi*a PI, v. 14, n. *, art. 10, p. 1*3-*96, jul./ago. 201* </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. A. F. Reis </line>
<line> 1*4 </line>
</par>
<par>
<line> O ensa*smo de Fidelino de Figueir*d* r*vela a v*rve refle*iva do intelectual </line>
<line> **rt*guês, a*en*u*ando-se pelo deba*e d* assun**s div*rs*s como e*ercício de s*u </line>
<line> pe**amento irrequiet*. Sem dúvida, Mú*ica e *ens**ento insere-*e entre a* o*ra* de Fidel*no </line>
<line> *e*icadas *s discur*sões pe*agó*icas a q*e muito se dedicou o autor; todavia, * amp*itude da </line>
<line> ma*éria - *s c*m*lexas r*l*çõ*s ent*e a mús*ca e os pensamentos que mobiliza - amplifica o </line>
<line> temário e ofere*e* ao lei*or a opor*unidade de a*ompanha* Fidelino em sua aventura </line>
<line> inte**ctual. M*is aind*, mestre do e***i*, pelo ex*rcício cons*ante e *ela erudição c*nhecida, </line>
<line> o* textos resultam em ob*as, nas qua*s * inquirição investigati*a funde-se n*m dis*urso com </line>
</par>
<par>
<line> laivos poéticos, </line>
<line> *spec*o es*e p*esente nas considerações que pretendem, a*tes, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> con**mp*ação do que não se *ode di*er ao discu*so fri* e *imitado da conclus*o imp*rativa. </line>
<line> 3. *ONSI*ERA*ÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> O es**do d* en*aio "*aneir*s </line>
<line> de o*vi* mús*ca" </line>
<line> de *idelino de Figueired* *mporta </line>
</par>
<par>
<line> como esforço d* </line>
<line> acomp*nhar, *escrever, a**lisar e i*ter*r**ar o m*do como o c*l*b** </line>
</par>
<par>
<line> pensa*or po**ugu*s co*oca seu talento e*saístico * serviç* d* releva*te r*flexão s*b*e </line>
</par>
<par>
<line> aspectos d* *úsica, não *q*el*s qu* digam respeito à </line>
<line> teoria ou à f*l*so*ia *a músi*a, mas </line>
</par>
<par>
<line> aqu*les *ue importam ao di*etante d*s artes e, *m particular, *a mús*ca. *u melhor, Fidelin* </line>
<line> de Figueiredo, ouv**te c*lto e atento do repertório s*nf**ico, e*creve, de diletante para </line>
<line> d*let**tes, enfatizando a *ecepção da músic* e suas reverbe*ações na se*sibil*dade d* *uvinte </line>
</par>
<par>
<line> cu*to. Nesse sentid*, não *e lê em "Man*ira* *e ou**r música" juízos de*isivos *cer*a </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> rece*iment* d* música, *** *ugestões do fe*ômeno, ou *ais a*n*a, propo**ções l*vres, em </line>
</par>
<par>
<line> n*da categóricas, que </line>
<line> dizem respeito a um pro*esso im*ond*rá**l, *m sentido positivo, </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *ecifração do "mistério sublime" de ouvir música. </line>
<line> Para tanto, face à impond*rabi*i*a*e e impr**i*ão do obj*to, *ua* s*j* as repercu*sões </line>
</par>
<par>
<line> da audição musical na sensibilidade dos ouv*ntes - ne*h*ma forma textual convém *ais </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> naturez* da m**é*ia que o ens*io q*e, via de regra, * *ugar *o*ente de debate, no **a* </line>
<line> c*nviv*m a precisão do sab*r expe*imentado, as i*pon*erações *e objet*s voláteis, * </line>
<line> liberd*de intel*ctual para dizer e bem dizer. Na* pági*as do ensaio d* F**elino *e Figueiredo </line>
<line> con*ugam-se conhe*idas peças do repertório *inf*nico e propostas *rov*só*ias de su* </line>
</par>
<par>
<line> percepção inte*ectual, </line>
<line> nu*a i*qui*tante </line>
<line> bus*a d* en*endimento do modo como *eve*bera </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> discur*o *usical na recepção do ouvi*te. Autor*za*o pel* l*berdade do ensa*o, </line>
<line> Figueir*do </line>
</par>
<par>
<line> vale-se de no*ões c*mo "mistério" para res*onder sobre o e*eito da músi*a na sua *ecepção, </line>
</par>
<par>
<line> m ui t o </line>
<line> em*ora, apo*te no *onceito *e </line>
<line> "i*agen* musicais" de J***s Combarieu *u na no*ão </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, *. 14, n. 4, art. 10, p. 183-196, j*l./ago. *017 </line>
<line> w**4.fsanet.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Música E Pensamen*o": O E*saio "Mane*r*s De Ou*ir M*s*ca" *e Fide*ino De Figueired* </line>
<line> 1*5 </line>
</par>
<par>
<line> wagneriana de "le*tmoti*" como tentativas de abor*ar "o*jetivame*te" a ap*eensão *o </line>
</par>
<par>
<line> discurso *usical. As *spas no te*mo "objetivam*nte" decorrem das pretensõe* teórica* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *istema de Com*arieu, na medid* em que </line>
<line> advoga a possibilidade de ajustar o discu*so </line>
</par>
<par>
<line> musical </line>
<line> com imagens cor*espondentes e compor, à ma*eira de uma sucessão de qu*dros </line>
</par>
<par>
<line> sonoros, u*a *ecifração n*r**tiva do fluxo musical. *ssa prop*sta é tentadora n* m*did* *ue </line>
<line> suas p*opo*ições pr*veem uma fruição pl*stica e menos *bs*rat* *a mú*i*a, *a* **fraquece- </line>
<line> se n* *mposs*b*lidade de prev*r todas *s cor*espondênc*a* do **m * da imagem *, mais aind*, </line>
</par>
<par>
<line> r*d*zem o *enti*o d* músic* a um </line>
<line> dis*urso **sua* notadamente arbi**á*io. **sim, Fidelin*, </line>
</par>
<par>
<line> em*ora **nt**ple as possibil*dades das "ima*e*s m*sica*s" n* con*entamento da im*gina*ão </line>
<line> do o*v*n*e, n*ga-lhes a obj*tividade sistemática: </line>
<line> Tudo i*so a*ianta pouco ou *ada p*ra explicar o mistério da emoção *usica* e para </line>
<line> lh* da* impessoal objetivida*e. O *uditor comum não se p*emune de um ca*álogo </line>
<line> das imagens musi*ais, seg*n*o Combarieu, nem mesm* um dicionári* d* </line>
<line> "Leit*otiv" (FIGUEIRE*O, 1958, p*. *6-77). </line>
<line> C*m i*so, para o e*fr*ntam*n*o do "*is*ério sublime", Fi*e*in* *onclui q** o ou**nte </line>
</par>
<par>
<line> atento dev*rá ser ta*bé* *m decif*ador d*sse mi*tério, levando </line>
<line> em conta aspectos </line>
</par>
<par>
<line> particulares de cada indiv*du* na c***osiçã* de sua sensibilida*e, **is co*o: * g*au de </line>
<line> se*sib*lidade a*tística; nível de educaçã* m*s*ca*; horizonte *e instrução; o caráter (**rib*t*s </line>
<line> ind*vidu*is) e a cu*tura (c*njunto de influências que *o* desenh*m uma *aisagem do *und* e </line>
<line> no* est*belecem uma h*er*rqu*a dos valo*es guia*or*s). Munido o ouvi*te de variáveis *omo </line>
<line> essas e ou**as mais, resul*aria, no melhor dos resultados, no terceiro grupo de o**intes aludido </line>
</par>
<par>
<line> por Fidelino: </line>
<line> *quel*s q*e </line>
<line> aparece* nas casas de con*erto munido* de "sensibili*ade </line>
</par>
<par>
<line> intelectualizada, para i*terpret*r a pr*funda </line>
<line> emoção recebida *s efeitos revu**ivos dela * </line>
</par>
<par>
<line> sob** todo seu se*" (*IGUEIREDO, 1958, p. 82). </line>
<line> * REFERÊNCIA* </line>
<line> ADOR*O, T. W. N*tas d* Literatura I. *ã* P*ulo, *dit*ra34, 2003. </line>
<line> COMB*RIEU, J. *. C. Le Rappor* de la poésie e* de la mu*ique considéré* du poi** de </line>
<line> vue de l'expression. Pari*, *él*x Alcan, *89*. </line>
<line> FIGUE*REDO, F. Música e Pensam*nto, Lisboa, Guimaraes Ed*tor*, 1958. </line>
<line> *IGUEIR*DO, F. A luta pela expressão. *ro*e*ô*enos para uma filosofia da literatu*a. São </line>
<line> *a*lo, Ática, *960. </line>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 14, *. 4, art. 10, *. 183-196, jul./ago. 2017 ww*4.*sa**t.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. A. F. Rei* </line>
<line> 196 </line>
</par>
<par>
<line> HANSLICK, E. Do **lo musical. Campin**, E*itora da UNICAMP, 2000. </line>
</par>
<par>
<line> NIETZSCHE, F. A ori*em da tragé*ia. Lisboa, Guim*rães Editores, 2*00. </line>
</par>
<par>
<line> *UELLETTE, F. *ivagaçõ*s sobr* o "ensaio". *n **ngu* e literatura. n. 17, 1*89. </line>
</par>
<par>
<line> S*UDO, P. Les Écrits ** la Musique de M. Wagner. In: Re*ue d** *eux Mo*d*s, 2eme </line>
<line> période, tome *6, 1869.*ULF, Ma*rice. J. Combarieu. Le Rapport de la poésie et de la </line>
<line> musique considérée du p**nt de vue de l'expre*s*on. Comptes-*endus. In: Revue n*o- </line>
<line> s*ola*ti*ue, Année, 189*, vol. 1, n, 4, p. 4*1-413. </line>
<line> SUBI*Á, J. Histori* de la *úsica. Barcelon*, Salvat Editores, 1951, 2 tomos. </line>
<line> Como Referenc*ar *ste *rtigo, conforme AB*T: </line>
<line> RE**, F. A. F. *ma "Música E Pen*amen*o": O Ensaio "Manei*as De O*vir Música" De Fidelino D* </line>
<line> *igue*redo. R*v. FSA, Tere*ina, v.*4, n.4, art.*0, p. 183-196, jul./ago. 2017. </line>
</par>
<par>
<line> Co**ribui*ão dos Autores </line>
<line> F. A. F. Re*s </line>
</par>
<par>
<line> 1) conc*pção * planej*mento. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e interpretação *os dados. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração *o ra*cunh* ou na revis*o crít*ca do conteúdo. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) part*cipação na aprov**ão d* **rsão final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 14, n. 4, art. *0, p. 183-196, j*l./ago. *017 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
</document>

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)