Contribuições da Psicologia Rogeriana para a Psicologia Comunitária / Contributions of Roger’s Psychology to Community Psychology

Fábio Pinheiro Pacheco, Camila Moreira Maia, Zulmira Áurea Cruz Bomfim

Resumo


A Teoria Rogeriana está presente como marco teórico-metodológico da Psicologia Comunitária desenvolvida no Ceará desde as primeiras atividades realizadas por esta em comunidades pobres. A teoria desenvolvida por Carl Rogers leva para a Psicologia Comunitária uma concepção positiva de homem que possibilita pensar atividades voltadas para o desenvolvimento individual e coletivo de sujeitos comunitários, compreendendo-os estes como seres potencialmente capazes de transformarem a si mesmos e a comunidade em que moram em uma direção mais autônoma, ativa e implicada com a realidade social. Diante disso, este trabalho consiste em um estudo bibliográfico que tem por objetivo apresentar as contribuições da Abordagem Centrada na Pessoa para a Psicologia Comunitária, destacando os principais aspectos teóricos e práticos presentes nas atividades desenvolvidas.

 

Palavras-chave: Teoria Rogeriana. Psicologia Comunitária. Social. Teoria.

 

ABSTRACT

 

Rogers’ Theory has been included as a theoretical and methodological framework of Community Psychology developed in Ceará since the first activities in poor communities in this State. The theory developed by Carl Rogers leads to Community Psychology a positive conception of man that makes it possible to create activities which aims at the individual and collective development of community subjects, understanding them as beings potentially capable of transforming themselves and the community in which they live in a way more autonomous, active and implied direction with social reality. Therefore, this work consists of a bibliographical study that aims to present the contributions of the Person Centered Approach to Community Psychology, highlighting the main theoretical and practical aspects present in the activities developed.

 

Key-Words: Rogers’ Theory. Community Psychology. Social. Theory.

Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


BRANCO, Paulo Coelho Castelo; CAVALCANTE JUNIOR, Francisco Silva; OLIVEIRA, Helton Thyers Melo de. Da experiência à experienciaçãono pragmatismo em Rogers: implicações para a tendência formativa na ACP. In: CAVALCANTE JUNIOR, Francisco Silva; SOUZA, André Feitosa. (ORGS). Humanismo de funcionamento pleno: tendência formativa na abordagem centrada na pessoa. Campinas, SP: Editora Alínea, 2008. Cap.7, p.117-144.

CAVALCANTE JUNIOR, Francisco Silva. Pscologia Humanista Experiencial. In: CAVALCANTE JUNIOR, Francisco Silva; SOUZA, André Feitosa. (ORGS). Humanismo de funcionamento pleno: tendência formativa na abordagem centrada na pessoa. Campinas, SP: Editora Alínea, 2008. Cap.1, p.21-44.

CIDADE, Elívia Camurça. Juventude em Condições de Pobreza: modos de vida e fatalismo. 2012. 163f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, 2012.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.

GÓIS, Cezar Wagner de Lima. Noções de Psicologia Comunitária. Fortaleza: Edições UFC, 1993.

GÓIS, Cezar Wagner de Lima. Psicologia Comunitária no Ceará: uma caminhada. Fortaleza: Instituto Paulo Freire, 2003.

GÓIS, Cezar Wagner de Lima. Psicologia comunitária: Atividade e Consciência. Fortaleza: Publicações Instituto Paulo Freire de Estudos Psicossociais, 2005.

GÓIS, Cezar Wagner de Lima. Saúde Comunitária - pensar e fazer. São Paulo: Editora Hucitec, 2008.

GÓIS, Cezar Wagner de Lima. Psicologia Clínico-Comunitário. Fortaleza: Banco do Nordeste, 2012.

KINGET, G. Marian. Uma colocação sobre o assunto. In: ROGERS, Carl Ramson; KINGET, G. Marian. Psicoterapia e relações humanas. Belo Horizonte: Interlivros, 1977. Cap.1, p.23-38.

MAIA, Camila Moreira; GERMANO, Idilva Maria Pires; MOURA JUNIOR, James Ferreira. Um diálogo sobre o conceito de self entre a abordagem centrada na pessoa e a psicologia narrativa. Revista do Nufen -, v. 01, n. 02, p.33-54, 2009.

MARTÍN-BARÓ, Ignácio. Psicología de la Liberación. Madrid: Editorial Trota, 1998.

MORIN, Edgar; CIURANA, Emilio Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária – O pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.

O’HARA, Maureen Miller. Psicoterapia Centrada na Pessoa: tecnologia da mudança ou busca de conhecimento. In: ROGERS, Carl Ransom; WOOD, John Keith.; O’HARA, Maureen Miller.; FONSECA, Afonso Holanda Lisboa. Em busca de vida: da terapia centrada no cliente à abordagem centrada na pessoa. São Paulo: Summus, 1983. Cap, 4, p.95-134.

O’HARA, Maureen M. - Person-Centered Approach as Conscientização: The Works of Carl Rogers and Paulo Freire. La Jolla, 1982.

PINHO, Ana Maria Melo de; CASTRO, Geísa Sombra de; XIMENES, Verônica Morais; MOREIRA, Carolina Pinheiro; BARRETO, Gabriela Pimentel. . Psicologia Comunitária e Biodança: contribuições da categoria vivência. Aletheia, Dez 2009, n.30, p.27-38, 2009.

PINHO, Ana Maria Melo de. O horizonte da categoria vivência na atuação comunitária. In: MENESES, Ana Luiza Teixeira de; PINHO, Ana Maria Melo de. Arte e vivência: libertação do feminino em situação de pobreza. Curitiba: Editora CRV, 2014.

ROGERS, Carl Ransom. Um jeito de ser. São Paulo: EPU, 1983.

ROGERS, Carl Ransom.. Tornar-se Pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

ROGERS, Carl Ransom. Grupos de Encontro. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

ROGERS, Carl Ransom. Sobre o Poder Pessoal. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

ROGERS, Carl Ransom. Terapia centrada no cliente. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

ROGERS, Carl Ransom; KINGET, G. Marian. Psicoterapia e relações humanas. Belo Horizonte: Interlivros, 1977.

ROGERS, Carl Ramson; ROSENBERG, Rachel. A pessoa como centro. São Paulo: EPU, 1977.

ROGERS, Carl Ramson. Em retrospecto, quarenta e seis anos. In: ROGERS, Carl Ramson; ROSENBERG, Rachel. A pessoa como centro. São Paulo: EPU, 1977. Cap, 1, p.29-46.

ROSENBERG, Rachel. Introdução. In: In: ROGERS, Carl Ramson; ROSENBERG, Rachel. A pessoa como centro. São Paulo: EPU, 1977. p.1-28.

SCHMID, Peter F.. A Practice of Social Ethics: Anthropological, Epistemological, and Ethical Foundations of the Person-Centered Approach. In: CORNELIUS-WHITE, Jeffrey H. D.; MOTSCHNIG-PITRIK, Renate; LUX, Michael. Interdisciplinary Handbook of the Person-Centered Approach: Research and Theory. New York: Springer, 2013. p.353-365, 2013.

VIEIRA, Emanuel Meireles.; XIMENES, V. M. . Reflexões sobre possíveis contribuições de Carl Rogers para a psicologia comunitária. In: Adelma Pimentel; Vitor Franco. (Org.). Diálogos dentro da Psicologia: contributos da investigação luso-brasileira em psicologia social, clínica e educacional. 1ed.Évora: Edições Aloendro, 2011, v. , p. 301-310.

XIMENES, Verônica Morais; GÓIS, Cezar Wagner de Lima. Psicologia Comunitária: uma práxis libertadora latino-americana. In:LACERDA JUNIOR, Fernando; GUZZO, Raquel de Souza Lobo (orgs.). Psicologia & Sociedade: interfaces no debate sobre a questão social. Campinas: Alínea, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.5.11

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)