<document>
<page>
<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 5, art. 1*, p. 208-228, set./out. 2017 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2017.14.5.11 </line>
</par>
<par>
<line> Contribuições da Psicolo*ia Roge*iana para a Psicologia Comunitá*i* </line>
<line> Contribu*io*s of Ro**r\s Psychology ** Community P*ychology </line>
</par>
<par>
<line> Fá*io Pi*h*iro Pache*o </line>
<line> Mestrado em **icol*gia pela U*ive*sidad* F*deral d* Ceará </line>
<line> Graduado em Ps*co*ogia pela Unive***dade Esta*ual do Ceará </line>
<line> E-ma*l: pfabiop*nheiro@gmai*.com </line>
<line> Camila Morei*a M*ia </line>
<line> Mestre em Psi*ologia pe*a U*iversid**e Feder*l d* Ceará </line>
<line> Gradu*ç** em Psico*ogia pela Univer*i*ade Feder*l do Ceará </line>
<line> E-m*il: camila.moreira@*ece.*r </line>
<line> Zulmira Áur*a Cr*z B*mfim </line>
<line> *outora em *si*o*ogia Soci*l pe*a Pontifícia U*iversidade Católica de São Pau*o </line>
<line> Professora da *n*v*r*id*de Fe*era* *o Ceará </line>
<line> E-mail: zul*u*ea@uo*.com. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Endere*o: Fábio P**h*iro Pacheco </row>
<row> Universida*e Fede*a* do Ceará, C**t*o de *umanida*es </row>
<row> II, Depar**mento de *sicolo*ia - Av. da Un*vers*dade, </row>
</column>
<column>
<row> Edit*r Cientí*ico: To*ny Kerley ** Alencar R*drigues </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 2762, B*nfi*a *EP: 60020-180 - Fortale*a/*E - Brasi* </line>
<line> Artigo **cebid* em 09/06/2017. Última </line>
<line> ve*são </line>
</par>
<par>
<line> En**reço: Camila Moreira Maia </line>
<line> *ecebida *m 23/07/2017. Aprovado em 24/*7/2017. </line>
</par>
<par>
<line> *n*versidad* Federal d* Cea*á, *ent*o de Humanida*es </line>
</par>
<par>
<column>
<row> II, Departamento de *sicologi* - Av. d* U*ivers*dade, </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pelo s*stema Trip*e R**iew: Des* Revie* a) </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 2762, *e*fica *EP: 60020-180 - Forta*eza/*E - Brasil </line>
<line> pelo Ed*tor-Chefe; e b) </line>
<line> Doub*e **in* Review </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: </line>
<line> Zulmi*a Áu*ea Cruz Bomf*m </line>
<line> (avaliaçã* cega por dois avaliadores da *re*). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Un*versidade Federal do Ceará, C*ntro d* Hum*nidades </row>
<row> II, Departamento d* Psicologi* - Av. d* Universi*ade, </row>
<row> 2762, Benfica CEP: 60020-180 - *ortaleza/** - Brasil </row>
</column>
<column>
<row> Revisão: Gramatical, No*m**iv* e de Form**açã* </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Co*t**buições d* Psico*ogia Rog*riana para a *s*cologi* Comunitária </line>
<line> 209 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A *e*r*a Rogeriana *stá presente co*o **r*o **órico-metodo*ógico da Psicolog*a </line>
<line> C*muni*ária des*nvolvida *o Ceará *esde as primeiras atividades realiza**s por esta em </line>
<line> com*nidades pobres. A teoria d*s*nvolvid* por Carl R*g*r* leva para a Psicologia </line>
</par>
<par>
<line> Comuni*ária uma *o*cepção positiva </line>
<line> de h*mem que *o*sibilita pensar ativida*es v*ltadas </line>
</par>
<par>
<line> par* o d*senvolvim*nto indivi*ual e co*e*iv* *e su*e*t** comuni*ári*s, </line>
<line> **mpr*end*n*o-os </line>
</par>
<par>
<line> e*tes c*mo seres po*e**ialmen*e capa*es de tr**s*ormarem a s* mesmos e a comunidade em </line>
<line> q*e moram em uma direção mais autônom*, ativa e implicada com a real*dade social. Diante </line>
<line> disso, este tra*alho c*nsiste em um estudo bi*liográfi*o qu* tem po* o*jeti*o apresentar as </line>
<line> contri**içõ*s da Aborda*em Centrada n* Pessoa para a Psicologia Comunitária, **stacando </line>
<line> os princ*pais aspectos teóri*os e pr*ticos presentes n*s atividades desenvolvidas. </line>
<line> P*lavras-*hav*: Teoria Rogeriana. Psic*logia C*munitária. *ocial. Teor*a. </line>
<line> ABS*RACT </line>
<line> *ogers\ *heory has been include* as a theoretical an* me*hodological *ramework of </line>
</par>
<par>
<line> Communi*y Psycholog* developed in C*ará since </line>
<line> the f*rst activities in p**r </line>
<line> communitie* in </line>
</par>
<par>
<line> this State. </line>
<line> *he theory developed b* C*rl Rog*r* leads to Community Ps*chology a *ositive </line>
</par>
<par>
<line> concepti*n of *a* *hat makes it pos*ible t* create ac*ivitie* which aims at the indiv*du*l *nd </line>
</par>
<par>
<line> c*llective </line>
<line> *evelopment of co*mu*ity s*bjects, unde*st*ndin* them </line>
<line> as b*in*s potentially </line>
</par>
<par>
<line> c**able of t**nsforming the*s*lves and th* com*un**y in which they li*e *n a way more </line>
<line> autonomous, ac*ive and impl*ed direction *ith soci*l reality. T*er*for*, this w*rk consists o* </line>
<line> a bibl*ographical study t*at ai*s t* pre*ent the cont*ibutio*s of t*e *erson Cente*e* Ap*r*ach </line>
<line> t* Communit* Psycholo*y, highl*ghting th* main theoretical and p*actical as*ects pre*ent in </line>
<line> the activities d**eloped. </line>
<line> Key-W*rds: Roge*s\ Theory. Community Psychology. Soci*l. Theory. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Te**si*a PI, v. 14, n. 5, art. 1*, p. 208-22*, **t./out. 2*17 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. P. Pa*h*co, C. M. Ma*a, *. A. C. *omf*m </line>
<line> 210 </line>
</par>
<par>
<line> * I*TRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A Psicologia Comunitá*ia no Ceará sur**u de um movimento *iferente do </line>
<line> *onv*ncion**, e* que o desen*olviment* de seus marcos t*ór*co-metodológicos decorre* da </line>
</par>
<par>
<line> n*cessid*de de teoriz*r as prátic** </line>
<line> de ativ*dades ps*cosso*iais desenvolvidas por Cezar </line>
</par>
<par>
<line> W*gner d* *ima Góis, </line>
<line> no b*irro N*s** *e*h*ra da* G*aças, P*rambu, em For*ale*a (G**S, </line>
</par>
<par>
<line> 2005, 2008; *IMENES; GÓIS, 2011). Essa </line>
<line> psicolog*a e*er*iu do social e do </line>
<line> empírico, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pa*tir das práx*s </line>
<line> desenvolvidas dent*o *a c*mun*dade, reque*en*o, po*t**iormente, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> apr*m*ramento das bases te*ricas sobre as ativi*ad*s *ealiza*as. </line>
<line> G*is (2008) sa**en*a *ue a constr*ç*o dessa psicologi* bus*** **sposta* para os </line>
<line> problemas sóci* psicológicos referentes ao modo de vi** dos morado**s * das com*nidades </line>
</par>
<par>
<line> *s q*ais *l** estav*m *incula**s. Mais </line>
<line> do qu* psicologizar os dram*s vividos p**a </line>
</par>
<par>
<line> c*m*nid*de seus moradores, *uscava-se *ompr*ender e proc**ar meios par* resolver os * </line>
<line> problemas *oci*is, *c*nô*icos, políticos * *u*anos presente* n**sa real*dade. </line>
<line> * dis*ussão d* proc**s* de constru**o da Ps**ologia Comunitária *em como </line>
<line> *ar*digma a co*plexidade (MORI*; CIURANA; MO*TA, 2003) e com* é*ic* a li*ertação </line>
<line> (*IMEN*S; GÓIS, 2011). Pa** M**in, Ciur*na e Motta (2003, p.38), "*ifere*tem*nte de um </line>
</par>
<par>
<line> pe*samen*o *im**ific*dor que identifica a l*gic* </line>
<line> ao pensamento, *e*sam*nto c**plexo o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> go*erna e**tand* * fragmen*a*ão </line>
<line> * a *esarticulação dos c*nhecimentos adq**r*dos". O* </line>
</par>
<par>
<line> au*ore* ap*ntam, ainda, q*e a *on*epção *e "co***exidade *iz respeit* não *penas à ciência, </line>
<line> mas também à sociedade, à ética e * polí*ica" (MORIN; CIURANA; MOTTA, 2003, *.52). </line>
</par>
<par>
<line> conforme Pinho et a*. (2009), ao fundamentar-s* no parad*gma da complexida*e, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **icolog*a *omuni*ária se *onstrói *om* u* c*nhec*mento </line>
<line> in*erd*s*ipli*ar, empenhado no </line>
</par>
<par>
<line> r*sgate de uma po*tura **ico-h**a*ist* *a const*u*ão e apl*cação </line>
<line> do conheci*en*o, </line>
</par>
<par>
<line> co*pr*meti*o e* uma inseparabilidade entre teo*ia e **á*ica. Nesta persp*c*iva, a Psic**ogia </line>
</par>
<par>
<line> Comunitári* Cearense de*envolveu-se em t**no de </line>
<line> ci*co *r*ncip*is marc*s t*ó*icos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> m*todológicos, a sab*r, Educa**o da Lib**taçã* (Paulo Frei*e); *iodança (*olando Tor*); </line>
<line> Psicolog*a H*stórico-C*ltural (V*gots*i, *e*ntiev e L*ria); Psicol*gia d* Libertação (Martín- </line>
<line> Baró); e Teor*a Rogeriana (*ar* Rog*rs) (X*MENES; GÓI*, 2011). </line>
</par>
<par>
<line> A *eori* Rogeriana foi a primeira teoria ps*c*lógica que es*eve presente ent*e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> ma**os </line>
<line> te*ricos e metodol*gic*s da Ps**ologia Comunitár*a Ce*rense, d**de os primei*os </line>
</par>
<par>
<line> trabalh*s realizados c*m *rupos no Pir*mbu (*I**NES; GÓIS, *011; GÓIS, 2003). </line>
</par>
<par>
<line> Segu*do os autor*s, a in*lu*ão d*s </line>
<line> concepções *oge**ana* </line>
<line> se deveu ao fato *e esta a*redi*ar </line>
</par>
<par>
<line> no p*t**cial humano para o </line>
<line> desenvolvimento </line>
<line> e para a *utonomia. *ob influ*ncia* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *e*esi*a, v. 14, n. 5, ar*. 11, p. 208-*28, *et./ou*. *017 </line>
<line> *ww4.fsanet.c*m.br/r*vi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cont*i*uições da *si*ologia Rogeriana para a Psicologia Comunitá**a </line>
<line> *11 </line>
</par>
<par>
<line> pressu*o*tos b*sicos </line>
<line> da Abordagem *entrada na Pe*soa (A*P), *óis **r*ulou </line>
<line> conceitos </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *et*dologias **s*nc*a*s para Ps*col*g*a Co*unit*ria, como * </line>
<line> as noç*es de valor pessoal, </line>
</par>
<par>
<line> po*er pessoal, núc*eo de vid* e círculo de e*contro (XI*ENES; GÓI*, 2011; GÓ**, 2003), </line>
<line> que serão a*rof*ndadas no d*correr deste tra*alho. </line>
</par>
<par>
<line> Para o d*senvo**imento deste trabalho, foi realizada uma busca por diss**taçõ*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *est*ado no site do Programa de Pós-*radua*ão em Psicologia da Universidade Fe*era* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *ear*1, co*sideran*o o período de 200* * 2015, ***eciona*do as dissert**õe* com referen*ial </line>
<line> teórico *mbasado na Psic*logia Comunitá*ia Cearens* (GÓIS, *003; 2005; 2008; 2*12). A </line>
<line> escol*a de*ta platafor*a decorreu *o fato de Cezar W*gner, pre*urs*r da Psicologia </line>
</par>
<par>
<line> Comu*itária *o C**rá, *er sido *in*ulado ao Depa*tam*nto </line>
<line> de Psicologia, </line>
<line> a* *rograma </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Pós-Gradu*çã* em Psicologia da referi*a univ*rsidade * </line>
<line> se* o fundador do N*cl*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Psicologia Comunitária (NUC*M), onde *ão r*a*izad** diver*a* pe*quisas e pro**tos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> extensão na áre*. </line>
</par>
<par>
<line> Ad*mais, uma consulta tam*é* foi realizada no site ** N*C*M, pelo qua* *e obte*e </line>
<line> outros mater*ai*, tais com* artigos pu*lica*os em periódicos científicos, cartilhas, </line>
<line> monografias, l*vr*s, etc. *odos o* t*xtos for*m l*dos e fichados par* facili**r a compreensão e </line>
</par>
<par>
<line> * p*ocess* </line>
<line> de análise do *aterial. O i*tuito *este lev*ntamento foi de en*ont*a* os *studos </line>
</par>
<par>
<line> que f*l*vam sobr* as perspectivas roge*ianas, para que estes fos*em *ond*ns*dos no pres*nte </line>
<line> traba*ho. </line>
<line> 2 R*FERENCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 *eor*a Rogeriana como ma*co *eórico-Me*od*lógico da Psicologia Comu*itári* </line>
<line> Cearense </line>
<line> Carl Rogers iniciou sua p*ática em Psico*o*ia *m 1927 (ROGERS, 197*). </line>
</par>
<par>
<line> De*envolveu *ti*idades de psic*diag**s**co; realizou aconselhament* de pais de outro* e </line>
</par>
<par>
<line> adultos; foi psicoterapeuta </line>
<line> d* di*ersas pe*soas com os mais variados proble*as; pesq*iso* </line>
</par>
<par>
<line> sobre a **laç*o terapê*t*ca e mud*nç* de p*rsonalida*e; a </line>
<line> form*l*u u*a te*ria acerca </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> psi*oterapia; estud*u e desenvolveu métodos de *p*end*zagem p*ra a *duca*ão; e teve *asta </line>
<line> exp*r*ência com facilitação de grupos. * vi*a *rof*ssional de Roge*s foi "ininter*up*a, </line>
</par>
<par>
<line> *ar*ada, *ont**ve*tida e mag*ifi*amente reforçador*" (ROSENBERG, 1977, </line>
<line> p.29), com </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> * *ite do Pro*rama de Pós-gra*uaç** *m Psicol*gi* da UFC disponibili*a as dis*ertações d* mes*rad* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> de*envolv*das n* programa. O Núcleo *e Psicologia Comuni*ária (NU*OM) est* vinculado à linha de p*squisa </line>
<line> em processos psicoss*ciais e vu*nerabilidades so*iais. </line>
<line> Rev. FSA, T*res*na P*, v. 14, *. 5, art. 11, p. 20*-*28, set./out. 2017 *ww4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. P. Pacheco, *. *. Mai*, Z. A. C. Bomf*m </line>
<line> 212 </line>
</par>
<par>
<line> mudan*as *e direç*es no de*envolvimento de sua *eoria, acompanh*da por *o**me*tos *e </line>
<line> con**rmações, reformu*açõ** e novas hipóteses acerca do processo *sicoterápico e do </line>
<line> p*ocesso de to*nar-se uma p*ssoa em pleno *u*cionamen*o (ROG**S, 1983). </line>
</par>
<par>
<line> *u*ndo Ro*ers (1997) tentou compree*d*r * ***ômen* da ampla variedade </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> divulg*çã* de seu trabalho, mai* lhe p*r*ceu que isso se devia ao fa*o d* ter expr*ss**o, </line>
<line> me*mo sem saber, uma hipótes* fund*m*ntal em um momento pro*ício. S*gund* ele, </line>
</par>
<par>
<line> Cada pes*o* te* *entr* de s* vastos recursos para a autocompreens*o, </line>
<line> p ar * </line>
</par>
<par>
<line> modificar se* autoc*nceito, suas at**ud*s e seu comport*mento autodiri*ido - e que </line>
<line> para mobilizar est*s rec**sos basta proporcionar um cl*m* de a*itude* psicológicas </line>
<line> facilita*oras, pass*vel de definição (RO**RS, 1977, p.31). </line>
<line> * partir dessa observação, Rogers fez i*ferências simples, testáv*is, que </line>
</par>
<par>
<line> possibilitaram </line>
<line> d*scobertas sobre as pes*oas e a* relações int*r*e***ais, *pre*entando *ma </line>
</par>
<par>
<line> ampla aplicabilidade em decorrência de estas *st*rem presentes em todos *s e*preendimentos </line>
<line> humanos (ROGE**, 1977). De*** *n*ão, a Ab*r*age* Centrada na P**soa (ACP) fo* </line>
</par>
<par>
<line> adquir*ndo con*or*os </line>
<line> mais claros * partir de sua própria ex*eriên*ia, *assando por dive*sas </line>
</par>
<par>
<line> nome*c*atura*, como aconselha*ento não-diretivo, terapia centrada n* clie*te, en*ino </line>
</par>
<par>
<line> ce*tra*o no aluno e l*derança *en*rada no grupo (ROGERS, </line>
<line> *983). Em </line>
<line> decorrência dos </line>
</par>
<par>
<line> di*ers** campos de ap*ica*ão da *bo*d*g*m, Ro*e*s achou o rótu*o de Abordage* *entra*a </line>
<line> na **ssoa2 o mais *dequado p*ra representar *s dimen*ões e o* alcances de suas formulaçõ*s. </line>
</par>
<par>
<line> **mo citado *nteri*rmente, T*oria *o*eriana está presente nas con*ep***s a </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Psicologia Com*nitária Cearense de*d* os prime*ros tra*alhos *e**iz*dos no Pi*ambu, </line>
<line> Fo*taleza, sendo * únic* **oria da *sicologia a embasa* a práxis *a psicologia co*unitá*i* *a </line>
</par>
<par>
<line> época (GÓIS, 2003). *e acor*o *om Góis (2003, 200*) e Ximen*s e Góis (20*1), </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> apropriação da *CP como marco teórico </line>
<line> e meto*ológico decorre do enfoque *ue essa </line>
</par>
<par>
<line> abordag*m dá às p*tencia*ida*es inerentes a* indi*í*uo, por re*saltar a possibilida*e </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> cresc*ment* em *etrimento das fr*gilidades. </line>
</par>
<par>
<line> Para Rog*rs, a cr*nça na ca*ac*dade do ser humano de li*ar consi*o mes*o, *e </line>
<line> compre*nder a *i me*mo e de resolver seus pr*b*em*s de modo s*fici*nte, de*de que haja um </line>
</par>
<par>
<line> clima relac*on*l propício </line>
<line> p*r* isso, *ossibi*it* o de*envolvimento do in*ivíduo (ROGERS; </line>
</par>
<par>
<line> KIN*ET, 1977). Esse cl*ma é promovido po* meio de três co*d*ções facilitad*ras </line>
<line> 2 Na Psic*log*a Comunitá*ia, há * *referência por se utiliz*r a nomencl*tura d* *eori* Rogeriana, em </line>
</par>
<par>
<line> r*conhecimento *o autor da abordagem. Acredita-se, t*mbém, que a nomen*latura Abordagem Centrada na </line>
</par>
<par>
<line> Pessoa tem uma c**ota**o individualizante, me*mo ** conc*pções atuem de modo diferenciado, e a Psicologia </line>
<line> Comunitária está vo*ta*a *ara * coletivo. </line>
<line> Rev. F*A, *eresina, v. *4, n. 5, *rt. 11, p. 208-228, set./out. 2017 www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Contribuiçõ*s da Ps*c*l*gia Rogeri*na *ara a Psicologia Co*unitária </line>
<line> 21* </line>
</par>
<par>
<line> *ndispen*á*eis, a saber: *ceit**ão incondicional, co*p*eensão empática e congru*nci*. A </line>
</par>
<par>
<line> partir dessas condições, *oger* afirma *ue </line>
<line> as pe*soas </line>
<line> tendem a desenvolver uma atitude </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> maior consideração em relaç*o a si mesmas. Desse m*do, conc*be-*e o hom*m **mo *m se* </line>
<line> ativo, responsável, capaz de autod*term*nar-se e que *end* a a*a*çar num sentido positivo. </line>
</par>
<par>
<line> Nes*a me*m* di*eção, **is (*008) aponta qu*, por t**s </line>
<line> do ind*víduo fr*gi*izado, </line>
</par>
<par>
<line> *xistem questões gerad*r** e mantenedoras d*ssa *ituação de *pressão e aniquilamento. *o </line>
</par>
<par>
<line> e*ta*to, acredita que "a vida i*pulsiona * indivíduo * viver, a lutar, a descobrir seu va*or </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*der pa*a co*struir uma vi** melhor p*ra s* e para os demai*" (GÓIS, 2008, p.97). </line>
</par>
<par>
<line> Ro*ers (1989) acre*ita que *ma pesso*, *onfiar em *eu próprio poder, não *enti*á </line>
</par>
<par>
<line> n*c*ssid*de *e ter poder sobre o* </line>
<line> demais, **s est*rá disp**ta a estimulá-lo* e a *aci*it*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> fo*ça l*ten*e nas outr*s pe*soas. A Psicolo*ia C*munitária tam*ém *credita que "qua*do </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> oprim*do passa a exe*c*tar-se como pes*oa, percebe que as su*s mãos *ão construtora* de si </line>
<line> mesmo e de sua re**idade, c*meça * *nfrentar a *pres*ão c*m entu*iasmo e se a*egr* com *s </line>
<line> suas próprias açõe* d* sol*dar**dade * lu*a" (GÓ*S, 2003, p.51). </line>
<line> R*ssa*ta que, ** conte*to comunitá*io, é ne*essá*i* *ma rede de ações s***ais d*ntro </line>
</par>
<par>
<line> do co**exto do ind*víduo para que essa </line>
<line> *rença *e c*n*retize. *ã* </line>
<line> *ecessári*s </line>
<line> ações </line>
</par>
<par>
<line> so*iopsicoló*icas que permitam a esse indi*íduo </line>
<line> e*trar em </line>
<line> co**ato co* se* poder de </line>
</par>
<par>
<line> transform*ção, e *sso s* é possível se, *en*ro de seu territór*o, houver suporte </line>
<line> d* </line>
<line> *utros </line>
</par>
<par>
<line> indivíduos e/*u instit*ições *ue também *creditem na ten*ência ao desenv**vimento. </line>
</par>
<par>
<line> Segun*o Xim*n** e Gó*s (*0**), ao f*nda***tar-se </line>
<line> na Teoria R*geriana foca-se </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> traba**o em grupos, pois </line>
<line> *s pressupost*s básicos *a abord*gem, para alé* da </line>
<line> psicoterapia, </line>
</par>
<par>
<line> são abra*gentes para d**ersos contextos, nos </line>
<line> qu*is seja possível o desenv*lvi**nto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> r*lações interpessoa*s. Mais tarde, os processo* grupais trabal*ado* pela Ps*cologia </line>
<line> Comuni*á**a também eng*obaram aspectos clín*cos da Teoria Rogeriana, que desembocaram </line>
<line> na Tera*i* Pelo Encontro (G*IS, 2012). Ressa**a-*e q*e, qua**o a Psicologia Comuni*ár*a se </line>
</par>
<par>
<line> iniciou no Ceará, Roger* já es*ava tirando * foco de *e* trabalho da </line>
<line> psicoterapia, </line>
</par>
<par>
<line> des*nv*lvendo a prop*st* d* grupos </line>
<line> de </line>
<line> *ncontro; e est**a, cada **z *ais, estenden*o sua </line>
</par>
<par>
<line> abordagem para cont*x*os m*is amp**s, preocupado com as questões so*iai* e cult*rais, *omo </line>
<line> o p**p*io autor afirma no livro Um jeito de ser (*O*ERS, 1983). </line>
<line> C*be sal*e*tar que a* c*ncepções *ogerianas r*ceberam, e *inda rece*em, críticas </line>
</par>
<par>
<line> quanto à d*sco****tualiza*ão e à falta de *reo*up*ção </line>
<line> com as </line>
<line> questões so*iocul**rais atuais </line>
</par>
<par>
<line> da sociedade. Vie*ra Ximenes (2011), ao discor**rem sob*e as pos**v*i* contribuiçõ*s e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> teo*ia de R*g*rs *a *sicolog** comunitária, </line>
<line> ap*nt*m que "ver*mos referência positiva </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Ro*ers *penas *a *ro*ução de Góis" (VIEI*A; *IMENES, 201*, p.304), </line>
<line> princip**mente </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Ter***na PI, v. 14, n. 5, ar*. 1*, *. 208-**8, se*./out. 2017 </line>
<line> www4.fsa*et.*om.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. P. Pacheco, C. M. M*ia, Z. A. C. Bomfim </line>
<line> 214 </line>
</par>
<par>
<line> devido às **íticas *o* ano* 19*0 sobre a teoria de Rogers, no c*ntexto latino-americano, por </line>
<line> teó*i*os da Psic*logia Soci*l, tais como Mar*tza Montero * *artín-Baró. </line>
<line> Quan*o às críticas, Ros*nb*rg (19*7) afirma que a descontextuali*a*ão das concepções </line>
<line> de Rogers se deve ao f*to do l*ngo período qu* t**nscorreu entr* a p*blica**o *e uma obra *o </line>
</par>
<par>
<line> autor e * tradução d*la </line>
<line> no Br**il, p*r *xemplo; além d*s es*ec*ficidades do conte**o norte- </line>
</par>
<par>
<line> americano, *nde foi mais dese*volvida, que n*o pode s*r t*ansposto pa*a dem*is países sem </line>
</par>
<par>
<line> as d*vi*as </line>
<line> adequações. Rogers (1989) af*rma que *á quem chame a sua abordagem </line>
<line> de </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> luxo apropri*do *ar* a classe média próspera, que não tem sentido *ara as maio*ias pop**ares </line>
<line> oprimidas, no entanto *le *nxergava de mo*o *ifer*nt*. Conforme * autor, a *imples crenç* </line>
<line> n* tendênci* *tual*zante como *ma visão de *u* o home* é, em *ssência, um organ*smo </line>
</par>
<par>
<line> digno d* </line>
<line> confiança e *end* ao desenvolvimento, significa ter </line>
<line> um pos*cio*amento </line>
<line> político </line>
</par>
<par>
<line> contestador (ROGERS, 1989). </line>
<line> Li*ros como A *e*soa como *e*tro, Sobr* poder pessoa* e Um jeito d* *er - nos o </line>
<line> q*a*s Rog*rs aborda que*tões relacio*adas à fa*ilitação de grupos e comuni*ades, resoluções </line>
</par>
<par>
<line> d* </line>
<line> con*li*os interculturais, n*vas for*as *e e*si*o, etc., ampliando suas </line>
<line> concepç*e* pa*a </line>
</par>
<par>
<line> divers*s áreas e fazendo novas *ela*ões *o* outras forma* de *onhecim*nto, com* * química, </line>
<line> * f*sica e a biol*gia - são, muitas vezes, e**uecidos ou m*smo não são con*ecido*. No l*vro </line>
<line> Sobre o poder pessoal (1*8*), por ex*mpl*, Rogers destin* um d*s capítulos p*ra abo**ar a* </line>
<line> c***ergê*cia* e *iver*ências entre a ACP * a Peda*ogia do Oprimido de Paulo Freire, cujas </line>
<line> conce*ções *am*ém estão presen*es entr* os marc*s te*ri*os e metodológicos d* Psico*ogia </line>
<line> Comunitária Cearense. Outros auto*es, como O\hara (1982; 1983) e Schmid (*013) t**bém </line>
</par>
<par>
<line> fizeram apontamentos sobr* </line>
<line> as relações entre a ACP e outros saberes </line>
<line> voltados pa*a as </line>
</par>
<par>
<line> questões s*ciais. *ess*lta-s*, *in*a, qu* * ACP não p*rou de se d*senvolver com a morte de </line>
<line> Rogers, mas segue se reformulando, *mpliando seu* *oriz*ntes e questio*ando sua práxis. </line>
<line> Góis (2008) afirma q*e as pr**icas comun*tári*s são m**s que *tividades externa* com </line>
</par>
<par>
<line> conteúdo* </line>
<line> sociais e subjetivos; são ativ***des da consc**ncia que mudam a atividade * a </line>
</par>
<par>
<line> *rópri* consciê*ci*, </line>
<line> transformando o sujeit* e a realidade. Coerente com esse pe*samento, </line>
</par>
<par>
<line> C*valc**te Junior. (2008) </line>
<line> a*onta que Rogers acredita que a so*iedade não *ode se tornar </line>
</par>
<par>
<line> livre, * menos que ela li*er**, continuament*, os seus integrantes, p*ra que *tual*zem os *eus </line>
</par>
<par>
<line> potenciais. Rogers d*f*ndeu uma abordagem qu* liberta a </line>
<line> pessoa do controle s*ci*l, </line>
</par>
<par>
<line> demonstra*do o seu *espeito pelos indiv*du**, e não os co*ce*endo como f*nalid*des em si </line>
<line> mesmos. Destarte, p*d*-se *ompre*nd*r que as infl*ências da teoria r**eri*n* possibili*ara* </line>
<line> formulaçõe* de conceitos e metodo*ogi*s para a Psico*ogia C*m*nitária Cearense, sob *ma </line>
<line> p*rspectiva de libertação do po*enci*l d* morador *a comunidad*, fortalecendo *ua *end*ncia </line>
<line> Rev. FS*, Te*e*ina, v. *4, n. 5, art. 11, p. 208-228, set./out. 201* ww*4.fs*net.c*m.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Contribui*ões da Psi*ologia R*g*riana para * *sicologia Com*nitária </line>
<line> 215 </line>
</par>
<par>
<line> ao dese*volviment*, à au**nomia e complexificação, *em deixa* *e à </line>
<line> lado as *m*li*ações </line>
</par>
<par>
<line> s*c*ais, *ulturais e polí*icas. </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Os alicerces da Teoria Rogeria*a e s*us desdobramentos na P***olo*ia Co*unitária </line>
<line> Segun*o *og*rs (1983), em cada pessoa há um fluxo subjacente q*e *e movimenta em </line>
</par>
<par>
<line> direção à rea*ização cons*ruti*a da *ida, bem como há uma tendên*ia nat*ral n*s pessoa* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> um de*envolvime*to c**plet* </line>
<line> e mais c*m*le*o, * qual f*i den*mina*a de tendência </line>
</par>
<par>
<line> atualiz**te. Ind*p*ndentemente </line>
<line> *as situa*ões em que os *rganismos *stejam, seus </line>
</par>
<par>
<line> comportament*s estar*o di*ecionad*s </line>
<line> à man*te*ção, ao cre*cimento e à repr*dução do </line>
</par>
<par>
<line> próprio orga*ismo, *endo es*e compreendido </line>
<line> *omo um sistema vivo em cre*ciment*. *omo </line>
</par>
<par>
<line> a*irm* Rogers e Kinget (1**7, p.41), </line>
</par>
<par>
<line> A tendência à atualização * a mais *u*damental do organismo e* *ua </line>
<line> totalidad*. Preside o exercício de todas as funções, tan*o físicas q**nto </line>
<line> experienc*ai*. * visa constantem*nte desenvolv*r *s p*te**ia*idad*s do </line>
<line> *ndi*íduo pa*a ass**urar sua c*n*er*ação e seu enri*ue*ime*to, levando-se </line>
<line> *m conta as possibilidade* e os limites *o meio. </line>
</par>
<par>
<line> *ste movimen*o *m direç*o à realização con*t*utiva está presente *ã* apenas </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> homem, ma* em todos o* orga**smo* vi*os, p*d**do até ter seu curs* desviado ou frust*ado </line>
<line> em certos *omento*. No entanto, * *endência atualizante não *ode s*r des*ruída, * meno* que </line>
<line> se destrua tamb*m * organismo, po** "a vida não e*tr*garia os pont*s, me*m* que **o </line>
<line> pude*se florescer" (ROGERS, 1983, p.41). Sej*m as condiçõe* que o c*r*u*dam favoráveis </line>
<line> *u nã*, *st* tendência estará presente e bus*ará sempre guiar * organismo rumo * *ealiz*ção </line>
<line> de seu ve*da*eiro potencia*. </line>
<line> Tal c*ença to*na-se fundamenta* pa*a a práxis da Ps*colo**a Co*unitári* Cearense *or </line>
<line> ap**sen*ar uma visão pos*tiva do homem (X**ENES; GÓIS, 2*11). Afastando-se da </line>
<line> naturaliza*ão, tan*o d*s pro*lemas da co*uni*ade como dos *ofrimentos *as pessoas que ali </line>
</par>
<par>
<line> *ivem, o en*oque d*s i**ervenções/facil*ta**es na *omunidade é vo**ado para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> des*nvolvimento do poten*ial in*rente de *ada pessoa, </line>
<line> a*reditand* que elas m*smas são </line>
</par>
<par>
<line> cap*zes d* tr*nsfo*mar a re*lid**e de *p*es*ão. Destac*-se, t*mbém, que </line>
<line> pote*cialização da </line>
</par>
<par>
<line> positividade </line>
<line> do indivídu* e, con*equentemente, sua libertação, *ome*** são possívei* se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> própria comunidade também passar por transformações. D*sse modo, ess* visã* </line>
<line> pos i * i *a d* </line>
</par>
<par>
<line> homem </line>
<line> deve se e*tender par* uma vi**o posi*iva da *omun*dade, com a qual se pensa </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> re*ação *ndivídu*-*omunidade como o alvo *e for*aleciment*, po* meio de estabelecime*to </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sin* PI, v. 1*, n. 5, art. 11, p. 208-228, s*t./*ut. 2017 www4.fsanet.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. P. Pach*co, C. M. Maia, Z. A. C. **mfim </line>
<line> 216 </line>
</par>
<par>
<line> de redes de ações e ** apo*o que possi*ili*em a anál*se conjunt*ral dos proble*a* da </line>
<line> comu*id*de e as suas pos*ibi*id*d*s d* transform*ção. </line>
<line> Roger* (19*3) af*rma qu* li*o* com clientes que se desenvolveram em *on**çõe* </line>
<line> d*sfavoráveis (fís*cas e/ou ps*quicas), *u que tiveram de enfrentar tais condições em *m </line>
<line> determinado mome*to, de modo que suas *idas chega*a* a pa*e*er deturpadas, d**tor*id*s, e </line>
</par>
<par>
<line> a*é mesmo pouco *uma*as. Em si**ações a**e*sas, muitas vezes, o indivíduo acaba </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> encontrar uma **rma de se de*envo*ver, que *em sempre cont*ibui para * </line>
<line> s u* </line>
</par>
<par>
<line> com**exifica*ão. Góis a**rma </line>
<line> que, </line>
<line> em condições específ*cas da classe opri*ida como </line>
</par>
<par>
<line> pobreza, opr*ssã*, e*ploraçã*, etc., surge o caráter oprimido, q**: </line>
<line> [...] é *ormad* pelo **oqueio do *oten*ial evolutivo o* **cl*o de vid* qu* se </line>
</par>
<par>
<line> man*festa através *as vi**ncias de *italidade, sex*ali**de, a*e*ivi*ade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> transcendência, realizado p*las *on*iç*es psic**s**i*is e econômicas d* </line>
</par>
<par>
<line> sobrevivência e *e***ç*d* por uma *deolog*a de submissão e </line>
<line> res*gnação. Não é u* </line>
</par>
<par>
<line> ca*áter neurótico, e sim um caráter a*ienado. Isso quer diz*r que é fruto do </line>
</par>
<par>
<line> s*b*es*nvolvimento </line>
<line> * não de uma psicopa*ologia. Suas *anife*tações ma** </line>
</par>
<par>
<line> característi*a* são a* exp*essões de h**t*lidade e ser*ilismo pre*ent*s *as *ções </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> op**mido, no *ensar, no *en*ir e no agir (GÓ*S, 2003, p.5*). </line>
</par>
<par>
<line> No e*tan*o, pode-se *onfiar que, mesmo nessas p*ssoas em si*uações </line>
<line> extre*am*nte </line>
</par>
<par>
<line> adv*rsas, a tendênc*a atua*izant* es*á p*esent* e exerce **a função *a maneira qu* é possível </line>
</par>
<par>
<line> rumo realiza*ão *e seu pot*ncial. * sua ma*eir*, tais pess*as s* empenham e* cre*cer, à </line>
<line> *p*sar *a* *on*içõe* d**íce*s que enfr**ta*. Muitas vezes, a própr*a *ivência ** carát*r </line>
</par>
<par>
<line> opri**do ou </line>
<line> do modo de vida f*talista co*preendido - </line>
<line> *omo uma forma co*for**sta dos </line>
</par>
<par>
<line> grupos e dos indivíduos de li*ar **m as péssimas co*diçõe* de exist*ncia e com um *egime </line>
<line> de vida opressor (MA**Í*-BARÓ, 1998) - * um modo psico*ogicamente ma*s fáci* de lidar </line>
</par>
<par>
<line> com as dores </line>
<line> *a reali*a*e so*ial (CIDADE, 2012). Por outr* lad*, esse *odo de vi*a </line>
</par>
<par>
<line> con*rib*i par* a perpetuação da* condições de o*ress*o. </line>
<line> Maia, German* e *our* Junior. (2009) a*on*am que, apesar de * tendê**i* *tualizante </line>
<line> aparec*r como uma bagagem *atur*l do i*divíduo, não sendo frut* de ap*endizagens, a sua </line>
</par>
<par>
<line> manif*stação é atraves*a*a pelas inf*uên*ias co*tex*uais. Con*orme Schm*d (2013), </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tendência *tualizante é orientada *ara o *elacionamento e, </line>
<line> *ortanto, para uma </line>
<line> con*trução </line>
</par>
<par>
<line> soci*l *ue atua *o ser *umano co*o um pr*cesso de pers*naliza*ão, carac*erizada pela </line>
<line> libe*dade * criat*vidade. Como pess*as, nós não esta**s somente em relaç*es com os outros, </line>
</par>
<par>
<line> nós som*s ess* rel*ção, o que significa que a vida é </line>
<line> a atualização, a realização </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> poss*bilida*es dadas *u* </line>
<line> precisa de uma ''influênc*a'' d* fora, ad*inda de *utra p*s*oa e </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> **tro ser human* (SCHMID, 20*3). *demais, K*nget (1977, p.40) r*ssalva que "o exercício </line>
<line> **v. F*A, T*resina, v. 14, n. 5, a**. 11, p. 208-228, set./*ut. 2017 *ww4.*sanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Contribuiçõ*s da *sico*o*ia Ro*e*ia*a para a Psicolo*ia Comunitária </line>
<line> 217 </line>
</par>
<par>
<line> desta **pa*idade req*er um c*nte*to de relações *umana* positi*as, f*vorá*eis à conser*aç*o </line>
</par>
<par>
<line> e à </line>
<line> valor*za*ão do \eu\, i*to é, requ*r rela*ões *esprovidas *e am*aça o* d* desafio </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> concepção que o sujei*o faz de si mesmo". </line>
</par>
<par>
<line> Na Teo*ia R*geriana, ainda *á </line>
<line> uma segunda tese que cons*it*i o alicerce da </line>
</par>
<par>
<line> aborda*em: a tendência form*tiva (ROGERS, 1983), p*e*ente em todos *s n*veis no unive*so, </line>
</par>
<par>
<line> *ncontrando-s* e* co*sta*t* *ov*mento d* dete*ioração e de (re)construção. Con*or*e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> autor, e*ta *endência pode "[...] ser r***r**da e o*s*rvada n* es*aço es*elar, *os cristais, n** </line>
</par>
<par>
<line> mi*ro**an*smos, </line>
<line> na vida o*gâni*a m*is com*lexa e nos seres huma*os. Trata-s* de uma </line>
</par>
<par>
<line> tendênc*a evolutiva para u*a maior o*dem, *ma m*ior complexidade, uma maior inter- </line>
<line> rela*ão" (ROGERS; 1983, p.50). Essa tendênci* se ma*i*esta: </line>
</par>
<par>
<line> [...] quando *riamos *m clim* </line>
<line> psic*lógico que **rmite que as pessoas s*jam </line>
</par>
<par>
<line> sejam elas *lientes, *studantes, trabalh*dores ou membros de um grupo n*o </line>
<line> estamo* p*r*icipando d* um e*ento *asual. Estam*s descobr*n*o uma tendência qu* </line>
<line> permeia toda * vida o*gânica uma tend*ncia p*ra *e *or*ar t**a * *omplexidade </line>
<line> de *ue o organismo é *apaz (RO*ERS; 1983, *. 5*). </line>
<line> *a realização deste estud*, observou-se que o concei*o de te*dê*cia formativa não </line>
</par>
<par>
<line> aparece dentro da Psicologia Comunitá*i* Cearense. *o </line>
<line> en*ant*, resgu*r*an*o </line>
<line> as dev*das </line>
</par>
<par>
<line> especificidades de *ada *once**ão, este con*eito *are*e se *elacionar com * Princípio </line>
</par>
<par>
<line> Biocênt*i*o de Rolando Toró. Conforme G*is (2008) e Pin*o </line>
<line> et al. (20*9), **r meio </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> Pri*cípio Biocêntrico *cred**a-se que t*** o que existe *e or*aniza em </line>
<line> fun*ão da vida, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> univers* como um todo e cada uma de s*as partes, desde par*í*ulas, florestas e rios </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> em*ções, atitudes e *ensa*ent*s etc. Ou *eja, concebe-se q*e tudo o que existe no mundo ** </line>
<line> c*n*i*ura como um ú*ico e ***plex* sistema *ivo. </line>
<line> Nes*a pers*ecti*a, Gói* (2*08, p.*7) af*rma que "cada morador tem vocação </line>
</par>
<par>
<line> bi**êntrica </line>
<line> e ontológica de s** livre </line>
<line> e ser sujeito, há nele um potencial de vida e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> capacid*d* de f*zer florescer o valor pessoal * o poder </line>
<line> pess*al, su* condi*ão ** ser viv* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sujeit* de s* e da *omunidade". *on*oante com o aut**, pode-se também c*mpreender </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> cada morador tem u*a tendênc*a atualizante e uma for*ativ* o***ntada </line>
<line> para o seu </line>
</par>
<par>
<line> des*nvolvim*nto como *er único e *ut*nomo; e pa*a o se* desenvolvimen*o como pessoa </line>
<line> pertencen*e à vid* comuni*ár*a, a* unive*so e à *ida co*o um todo. Destart*, ressalta-s* q*e </line>
<line> tanto a tendência **ualizante, como a tendência formativ* *e ap*oximam do q*e f** observado </line>
<line> po* Góis (20**, p.89) em suas experiências n* c**unidade: </line>
<line> [...] a *xistênci* do potenci*l *omunitário na relação entre os morado*es, um </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *4, n. 5, a*t. 11, p. 208-***, set./o*t. 2017 www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. P. P*checo, C. M. Maia, Z. A. C. Bomfim </line>
<line> 218 </line>
</par>
<par>
<line> ferment* presente no terreno d*s intera**es sociais de proxim*dade e conv*vi* </line>
<line> precisando ser facilitado em seu coti*i**o, no sent*do da co*s**uçã* do </line>
<line> conheci*ento *rítico, do desenvolvimento h*mano, da m*da**a s*cial p*sitiva e do </line>
<line> cuidado ambienta*. </line>
<line> Para possi**li*ar que o m*rador da comun*dade e*pr*sse seu po*e*cial em di*e*ã* ao </line>
<line> desenvo*vimento, a Psicologia C**uni*ária Cearense fundamen*a-s* nas condiç**s </line>
</par>
<par>
<line> *aci**t*dora* pro*ostas *o* Rogers. Tais condições *roporcion*m um </line>
<line> *l*ma no qual </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> indi*íduo é capaz *e experie*ciar, em segu*an*a, diversos sentimentos, pen*amentos, **lações </line>
<line> entre s*u *odo de vida e as condiçõ*s sociai*, *tc., que possibil*tam sua reorganização como </line>
<line> pessoa. </line>
<line> * RESULTAD*S E DIS**SÕES </line>
<line> 3.1 O *luido "a*niót*c* *sicológico" na pr*xis d* Psi*olo*ia Comunitá*i* C*arense </line>
<line> Rogers (2009) *firma **r *ercebido não ser possível oferecer uma ajuda efeti*a por </line>
</par>
<par>
<line> meio </line>
<line> d* </line>
<line> pro*edimentos e téc*i*as p**am*n*e inte*ectuais de treinamento. O f*acasso que e </line>
</par>
<par>
<line> experimentou, ao fa*er </line>
<line> uso *e abordag*n* *t*av*s *o *ntelecto, levou-o a recon**cer </line>
<line> *ue </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mu*ança sur*e por meio d* experi*ncia e* uma relação. Se *erto tipo de relação for </line>
<line> p*oporcio*ada, a p*ssoa descobrirá d*ntro de si a ca*acida*e *e util*zar ***a relação para </line>
<line> *udar e se des*nvolver, e o *rescimento pessoal *ecorrer* disso (RO*ERS, 2009). Desse </line>
<line> mod*, Rogers (1983) acredita qu* o or*anismo busca * sua p*ópria rea*iz*çã*, se*do esta </line>
</par>
<par>
<line> potencializada </line>
<line> qua*do é pro*orcionada *o </line>
<line> indiví*uo uma relaç*o permeada p*r um fluido </line>
</par>
<par>
<line> amniótico p*icológico. </line>
<line> Nest* fluí*o, há três co*dições neces*árias * sufi*ientes, pos**veis e* qualquer </line>
<line> c*ntexto, q*e o**etivam * desenvo*vimento d* indivíduo, como **ngruência ou autent**idade, </line>
<line> aceitação incondicional *osit*va e com*reensão *mpátic* (RO**RS, 198*, 1989, 1994, 200*; </line>
<line> R*GE*S, K**GET, 1977). A autenticid*de *u congru*ncia é o e*tado de ac*rdo que ex*ste </line>
<line> entre a experiência e sua representaç*o na cons**ência do indivídu* co*siderado "n*rmal"; ou </line>
</par>
<par>
<line> s*ja, quan*o mel*or indivíduo se *omp**ende, *ais *ró*imo e** o </line>
<line> está de atingir o </line>
<line> aco**o </line>
</par>
<par>
<line> interno e representá-*o através *e sua* *titu*es. </line>
</par>
<par>
<line> Na co**ruê*cia, a pessoa vivencia aber**mente seus senti*ent*s e a*itu*es que estão </line>
</par>
<par>
<line> fluindo de dentro </line>
<line> dela n*quele mome**o. Dentro de u*a </line>
<line> conc**çã* po***ica interp*sso*l, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> congruência dá u* m*ximo de espaço para o **r (ta*to do **iente *uanto d* t*rapeuta) </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, *. 5, ar*. 11, p. 208-228, set./out. 2017 www4.fsanet.**m.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C*ntri*u*çõ** da Psicol*gi* Rog*riana *ar* a Psicolo*i* Comun*tári* </line>
<line> 219 </line>
</par>
<par>
<line> (ROGERS, 198*). *inda, "não h* indício de *ualquer es*écie de contr*le sobr* a resposta do </line>
</par>
<par>
<line> c*ie*te q*anto a seu modo de ser. Pe*o contrário, **scobrindo que ***apeuta3 está se a </line>
<line> pe*mitindo *er como ela é, a c**ente tend* a *e*c*brir a m*s*a liber*a*e" (ROGE*S, 198*, </line>
<line> p.19). </line>
<line> A segunda cond*ção, **eitaç*o incondicio*al, envolve a disponibilidade *a terapeuta </line>
</par>
<par>
<line> em permitir *ue * cliente vivencie </line>
<line> qu*lquer se**imen**. Em relação a </line>
<line> u* a </line>
<line> polític* </line>
</par>
<par>
<line> int*rpesso*l, observa-se q*e, po* meio ** a*eitação, *ão h* julg*mento ou avali*ção, o poder </line>
<line> da sua própria vid* é de*xado *as mãos *o sujeito (ROGER*, 1989). </line>
</par>
<par>
<line> Por f*m, tem-s* a compreen*ão empátic*. *or *e*o del*, a terapeu*a </line>
<line> *usc* </line>
</par>
<par>
<line> comp*eender e *x*erien*iar *s sentimentos comunic*dos pela *liente, sempre resp*itando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*r*icularidade "com* *e". De*sa f*rma, ajuda-s* a cl*ente a *bter compreensã* mais clara de </line>
<line> seu próprio mundo, *roporcionando um *aior controle sobre ela e sobre o próprio </line>
</par>
<par>
<line> comport*ment*. Sob o po*to de </line>
<line> vista po*ít*co, Rogers (1989) afir*a que, a* ouvir os </line>
</par>
<par>
<line> sentimentos i**erno*, a cliente reduz * poder que </line>
<line> os </line>
<line> ou*r*s tiver*m de inculcar-lhe c*lpa*, </line>
</par>
<par>
<line> medos e inibições * está le*tamente estendendo a compreensão * o controle so*** si mesma. </line>
<line> N*vam*nte, destaca-*e a possibilidade de *r**over es*e flui** amnióti*o psicoló*ico </line>
<line> e* *ual*uer relaç*o h**ana (ROGERS, 1977). Nesse *enti*o, se uma relação de </line>
</par>
<par>
<line> aut*nticida*e, aceit*ção * empatia, em </line>
<line> qualquer **nt*xto, o outro indivíduo na relação </line>
</par>
<par>
<line> experienciará e compreenderá m*is sobre aspec*os de sua vida, será mais *tivo, autôn*mo, </line>
<line> autoconfian*e e, c*ns*quentement*, conseguirá lidar com seus problemas de modo ma*s </line>
<line> cônscio (ROGERS, 2009) </line>
</par>
<par>
<line> A promoção de**e fluido amnió**co p**co*ógico, o* seja, dessas </line>
<line> cond*çõ*s sóc** </line>
</par>
<par>
<line> ps*cológicas, * de funda**ntal *mpo*t*n*ia n* pr*cesso *e f*c*litaç*o do desenvolvimento da </line>
<line> consciên*ia crítica d*s morad*res da comun*dade. Conf*rme Góis (2003) e Ximenes e Góis </line>
</par>
<par>
<line> (*01*), por meio dessa* </line>
<line> con*içõ*s, *od*-*e </line>
<line> propor*io*ar a expre*são do v*lor pess*al e </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> poder p*ssoal de *ada mora*o* da comunidad*, que são express*es da p**pria ident*dade do </line>
<line> *ndivíduo, e que se formam e s* r*s*auram a *artir das *elações sociais es**be*ecida*. </line>
<line> Co*f*rme Góis (2003, p.41), * va*or pes**al é u* "se*timent* de valor int*íns**o que </line>
<line> se manifesta *uando a pesso* entr* em c**tato com seu *úcleo de *i*a", u*a tendên*ia </line>
</par>
<par>
<line> *a*ural pa*a a reali*ação. A p*rti* dele, in*ivíduo se sente capaz de viver, gos*ar d* si o </line>
<line> mesmo, a*redi*ar *a *ua capa*i*ad* de co*viver * realizar trabalho. O poder pessoal diz </line>
<line> 3 Rogers escreve os ca*í*ulos d* livro So*re o Poder Pe*soal, alt*rnando todas as referências a** membro* da </line>
</par>
<par>
<line> noss* espécie en*** o *eminin* e o masculin*, como </line>
<line> f*rma de contrib*ir com a lu*a pela igualdade entr* os </line>
</par>
<par>
<line> gênero*. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 5, ar*. 11, p. 208-228, *et./ou*. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. P. Pa*he*o, C. M. Maia, Z. A. C. Bomfim </line>
<line> 220 </line>
</par>
<par>
<line> respeito à capacid*de que o i**iv*duo tem de influi* na con*trução de r*laçõe* s*udáveis com </line>
<line> as pess*as e c*m a reali*ade à *ual *ertence. Por me** del*, o i*div*duo bu*ca o c*es*ime*to </line>
<line> de *i e dos demais, e a trans**rmação da realidade a *avor d* seu d*senvolvim**to e de to*a a </line>
<line> c*m**idad*. Por meio d*s*e **lor e p*der, </line>
<line> [...] o**rre *m pr*cesso de desabro*har uma no*a perce*ç*o sobre *i me*mo, que </line>
</par>
<par>
<line> ap*o*unda positi**mente sua* r*la*ões *a família e na vizinhança, que * l*va </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pa*ticip*r ativam*nte *a organização de *eu bairr* e das com*ssões reivin*icat*ri*s e </line>
</par>
<par>
<line> políticas, val*rizando particip**ão c*munitária e a política como *ns**umen*o de a </line>
<line> cidadania e de desen*olv**ento comunitário (*ÓIS, 2008, p.97). </line>
</par>
<par>
<line> Xime*es e Góis (2011) r*ssaltam </line>
<line> qu* essas *oções **o bloquea*as pelas forças </line>
</par>
<par>
<line> *omi*antes da i*eol**ia d* *ubmissão e de resi*nação, e* que * psiquis*o é for*a*o </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> bus** **nstante pela s*brevivê*cia. P*r *rás </line>
<line> do i**ivídu* fragili*ado, observam-se questões </line>
</par>
<par>
<line> que geram e mantê* essa si*uaç*o d* *p*essão e aniquilame*t* (GÓIS, 2008), fazendo com </line>
</par>
<par>
<line> que o indivíduo da comunidade se expresse por mei* do se*v*l*smo, da h**t*lidade, </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> ag*es*ã*, e*c. Para a Teo*ia Rogeriana, essas forças opressoras podem func*onar co*o </line>
</par>
<par>
<line> *elações condicionadas *ue impõe cond*çõe* *e </line>
<line> *alia4, cria*do p*drões (pessoa**, soci*i*, </line>
</par>
<par>
<line> econômicos, cult**a*s, *tc.) a s*rem atingidos pel*s pess*as. Ao experie*cia* essas co*dições </line>
<line> *e valia, os i*divídu*s oprimi*os entram em estados de sofrim*nto, s*ntindo vergo*h* *e si </line>
<line> me*mos, generalizan*o para si a for*a como são tratados em rel*çõe* hierarquizadas. </line>
</par>
<par>
<line> *uan*o o *luído am*iótico </line>
<line> é </line>
<line> propor*ionado, o </line>
<line> i*di*ídu* passa a ex*re*sa* </line>
<line> suas </line>
</par>
<par>
<line> atitudes de forma* int*nsas * motiva*o*as; explora suas próprias a*itudes, d*mo*stra*d* uma </line>
<line> maior apree*são consc*ente de seus at*s; e ag* com iniciativa e res*onsabilidade. *ogers </line>
<line> (2009) c*mpreen*e o movimento do i*divídu* rumo * transfo*ma*ão e à *otencializa*** do </line>
<line> eu como um *ontín*o proce*so que emer*e quando uma atmosfe*a de a*eita**o e empati* está </line>
<line> *resente. A pessoa não se m*ve d* um ponto f*x*, uma ho*eos*a*e, p*ra um n*vo ponto fixo. </line>
<line> Sua *u*ança ocorre no sen*ido de *m estado de maior fixide* par* um de maio* mobil*dade, </line>
<line> da *strutura r*gida para * fluxo. Com* afirma Roger* (2009, p. 181), "o indivíduo modif*cou- </line>
<line> se, ma* o q*e parece ser m*is significat*vo é o fato de ele ter se tornado um processo </line>
<line> integ*ado de transformação". </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 4 </row>
</column>
<column>
<row> São *ondicionalidades que fa*em com que a pessoa passe a *dealizar a sua *o*ma de ser e a d*s**rcer suas </row>
</column>
</par>
<par>
<line> percepções, *uas expe*iências e a sua co*s*iên**a, criand* uma *iscrepâ*cia entre a sua imag*m real e uma </line>
<line> im*ge* ide**. As c*n*i*õ** *e valia repre**ntam u* o*stáculo à tend*ncia at*aliz*nte do indi*í*uo, **i* </line>
</par>
<par>
<line> distorce* as experi*n*i*s que *ão sã* co*dizen*es com a* </line>
<line> cond**ion*lidades impostas * *u*oi**gem que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pes*oa *rio* *e s*. *ssim, o indivídu* passa a agir c*n*or*e um p*dr*o cr*ado em decorrên*ia da *ecess*d*d* de </line>
<line> *feto e valor*zação que advém das relações *om a* demais pessoa* e com * cultura (ROGERS; KINGET, 1977; </line>
<line> ROGE*S, 1992, *009). </line>
<line> Rev. F*A, T*resina, v. 14, n. 5, art. 11, p. 20*-22*, set./out. 2017 www4.fsa*et.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Contribuições da Ps*cologi* R*geriana para a Psico*ogia Comunit*r*a </line>
<line> 221 </line>
</par>
<par>
<line> *ste processo d* compre**são e *ra*sformaçã* de *i e da *e*lid*de </line>
<line> *ode ser </line>
</par>
<par>
<line> relacio*a*o, t**bém, com o* *ipo* *e consciência *eorizad*s p** Paulo F*eire, a *aber, s*mi- </line>
<line> intransitiva, transitiva ingênua e transitiva crítica (F*EI*E, 19**). *ssas f*rmas de conceber </line>
<line> a c*n**iênc*a * s*u proce*so d* transfo*mação foram apropriadas *e*a *si*ologia Com*nitária </line>
<line> Cearense (XIM**ES; G*I*, 2011; *ÓIS, 2*05). </line>
<line> Na co*sciên*ia semi-intransitiva, o ind*v*duo apr*ende * realidade *e um *odo *uas* </line>
<line> vegetativo. N*st* pon*o, a realid*de é com*re*ndida de manei*a cristalizada * terminada. Os </line>
<line> **ocessos do mu*do teriam a sua responsabilidade atribuída a uma in**ância superior. A </line>
</par>
<par>
<line> consciênc*a gan*a u* caráter e*tático, rígido, t*ndo em vista *ue mundo não s* coloca o </line>
</par>
<par>
<line> como um </line>
<line> problema par* ela, mas c*mo um *ado. A transitividade i*gênua caracte**zada é </line>
</par>
<par>
<line> pel* sim**icidade na **terpretação dos pr*blemas. Nela, * indi*íduo *ulga * passado </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> *e*h*r qu* o pr*sente, subesti*a o hom*m, apresent* um gosto acen*uado pe*as explicações </line>
<line> *abulo**s, há fragilidade na argume**aç*o, dentr* ou*ras ca*acterísticas. Essa co*sciência </line>
<line> transitiva in*ênu* prop*cia con*ições para que seja impla*ta*o *u*lquer tipo de tirania contra </line>
<line> os sere* huma*o*. Por fim, a *onsc*ência transitiva-cr*tica se *aracteriza pela prof*n*id**e na </line>
</par>
<par>
<line> inte*pretação </line>
<line> dos *roblemas, substi**indo as explicaçõ** m*gicas por princípios causais. O </line>
</par>
<par>
<line> indiví*uo procura </line>
<line> *estar os "achad*s" e se </line>
<line> dispõe sem*re * revisões, d*spindo-s* de </line>
</par>
<par>
<line> pre*onceito* n* *nál*se dos problemas e *a su* apreensão, a fim ** evitar deformações. Por </line>
<line> me*o de*** consc*ê*cia, o indivíduo apr*senta-*e de fo*ma ativa, questionadora, marcada pelo </line>
<line> diálogo e não pela polêmica (FREIR*, *980). </line>
<line> É no sentido de *r*nsformaçã* da consciência, *e u* pol* rí*ido para um d* maior </line>
<line> fle*ibilidad*, que se busc* o des*nvolvimento do *ujeito da comunidade. A este respeito, Góis </line>
<line> (2*08, *.96) a*onta que: </line>
</par>
<par>
<line> [...] o que dist*ngu* * suj*ito da </line>
<line> comunid*de do *ndivíduo submi*so e de*endente </line>
</par>
<par>
<line> que ali vive é qu* * prim*iro te* uma consc*ênci* transi*iva que lhe permite melh** </line>
<line> compr*ender o modo de vida d* sua com*nida*e e de si *esmo, além de reconhecer </line>
<line> seu valor * poder para desenvolvê-*a e d*senv*lver-se com* sujei*o comunitário. </line>
<line> Rompe e*e, cada vez mais, co* * ide***gia de submissão e resignação, a ident*dade </line>
<line> de oprimi*o e explora*o e a c*ltura da pobreza, co*struída* por século* d* opr*ssão </line>
<line> * exploração. Diant* da* relaç*es de dominação não se *ntrega * busca *st*mular *s </line>
<line> demais morado*e* a supe*arem sua* vidas *primidas. Por o*tro lado, * *ndi*íduo </line>
<line> submisso e depen*ente é o que tem um* consciên**a par*ial da r**lid*de, a*ienada, </line>
</par>
<par>
<line> viv* *or meio </line>
<line> *a </line>
<line> depend**cia e s*bmiss** às forças *xternas (natu*ais e soci*is), </line>
</par>
<par>
<line> se* *ntender-se e *e*t*r-se c*paz *e realizar mudança* pessoais e coleti*as no </line>
<line> sentido de *utonomia de si mesmo e de sua comunidade. Não s* r*conhece capaz, </line>
<line> tornou-s* i*divíduo-objeto, mercadoria eleitora* e, mui*a* *eze*, m*r*ad*ri* </line>
<line> re*igiosa. </line>
<line> Aqui, deve-se ta*b*m r*ssal*ar a importância das condições facili*ad*ras, </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 5, art. 11, *. 208-228, s**./out. 2017 www4.**anet.com.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. P. *acheco, C. M. M*ia, Z. *. C. Bomfim </line>
<line> 222 </line>
</par>
<par>
<line> *rincipa*ment* *a compreen*ão emp*tica e da *ceit*çã* inco*dici*nal, em rela*ão </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> poss**ilida*e que elas of*recem </line>
<line> * e *l ha r </line>
<line> para sujeito su*mi*so e dep*ndent* não com o </line>
</par>
<par>
<line> julg*m*ntos, com desapro**çã*, c*assifi*an*o-* estatic*mente como um ser "mau", </line>
<line> "s*bdesenvolvido", "**i*nad*", *t*. Ao c*ntrár*o, as con**ções facilitadoras pos*ibilitam que </line>
<line> * po*encial que está dentro des*e indivíd*o p*ssa se expre*sa* - mes*o que in*cialm*nte seja </line>
</par>
<par>
<line> caracteriza*o po* rai*a, medo, m*goas, *tc. - de modo </line>
<line> q*e sua **nsciê*cia pos*a tran*itar, </line>
</par>
<par>
<line> *a*ndo de um p*nt* fixo e r*gido pa*a um mais fluido e flexível. </line>
<line> 3.2 Contri*u*çõ** d* Teori* Rogeri*na para at*vidades grupais da Psicologia </line>
<line> Comunit*ria </line>
<line> Além dos *o*c*ito* abordado* anterio**ente, que enriquecem o marco teó*ico da </line>
</par>
<par>
<line> Psi*ol*gia Comun*tária, as contribu*çõ*s *a T*oria Rogeri*na **r*iram </line>
<line> para estru*urar </line>
</par>
<par>
<line> estr*tégias me*odológicas para a f*c*litação **upa*s do des*nvolv*me*t* *o suj*ito </line>
<line> comunitário. Conform* *óis (*003), os modelos de Gru*o* de *ncontro d* Rogers (199*) - </line>
<line> j*ntamente com a concepção *e vivên*ia de Rolando Toro e o modelo de Círc*lo de C*ltura </line>
</par>
<par>
<line> de Paulo Freire ta*b*m o i*spiraram a dese*volver os Círculo* de Encont*o (2003), c**a - </line>
</par>
<par>
<line> proposta é * de tr*ba*har as condiçõe* psicossociais e a t*a*sform*ção delas por meio </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> pró*rio grupo, se*am essas condiçõ*s *n*ividuai* *u coletivas. *este, nessa proposta d* grupo </line>
<line> são tra*alh*das as f*rças int*racionai* int*rna* d*s membr*s, e *s forças i*teracionais </line>
<line> *xte*nas, com o mei* so*ioeconô*i*o e *olítico. Ma*s, tarde, em d*c*rrência das demandas </line>
</par>
<par>
<line> que *urgia* dos *orad*res da comunidade, </line>
<line> os gr**o* passaram também a en*l*ba* ou*ras </line>
</par>
<par>
<line> característica* da T*oria Rogeriana, fazendo s*r*ir, assim, a propo*t* da Ter*pia pelo </line>
</par>
<par>
<line> Encontro (GÓIS, 212). Neste sent*do, os tó*ico* adiante </line>
<line> demarcam as </line>
<line> co**r**ui*ões das </line>
</par>
<par>
<line> concepções de g**pos ro*eria*as dent*o do C*rcul* de En*ontro, da T*rapia pelo enc*ntro </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> no papel do facilita*o*. </line>
</par>
<par>
<line> 3.3 Círculo de Encon*ro </line>
</par>
<par>
<line> O grupo </line>
<line> popular é b*sico no *rabal*o com*ni*ário, sen*o u* d*s </line>
<line> principa*s </line>
<line> e*p*ços </line>
</par>
<par>
<line> para i*t*g*ação e transformação do indiv*duo. Ne**, são dese*volvidos diverso* *i*os de </line>
<line> ativ**a*es *omunitárias com o intu*to *e fo*entar o desen*o**i*ento dos pot**ciais h*m*nos </line>
<line> e o desenvolvimen*o saudável da vida com*ni*ár*a (GÓIS, 20*8). N*ste *ontex*o, * propost* </line>
</par>
<par>
<line> de Cí*culos de Encontro (*ÓIS, 2008) *ur*iu em 1982 com* um *rupo po*ular, com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, T*resina, *. 14, n. *, art. 11, p. 208-228, set./out. 20*7 www4.fsa*et.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Contribuiçõ*s da Psi*o**gia Rog*riana para a P***ol*gi* Comunitária </line>
<line> 2*3 </line>
</par>
<par>
<line> ob*et*vo de facilitar o proc*sso de conscientiza*ão (FREIRE, 1980). *om * tempo, perc*beu- </line>
<line> se que, par* a realização *e t*l processo, era *ec*ssário **e *utros aspectos fosse* incluíd*s </line>
<line> na *o**a, como o grupo era facilitado (G*IS, 2*13), *omo as cont*ibuições dos model*s de </line>
<line> Grupos de Encon*ro de Rogers (1994), junta*ente com a concepção de *iv*nci* de Rolando </line>
<line> Toro. </line>
<line> Para Góis (20*2), a importância do Círculo de *ncontro estava n* *ompreensão de q** </line>
</par>
<par>
<line> * conscientização era um processo cog*oscitivo-afetivo, um processo que inte*rava </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> reflexivo, * dialógico e * vi*enc*al. Desse modo, *credita-se </line>
<line> que os gru*os populares c**am </line>
</par>
<par>
<line> con*i**es que permit** q*e a* *essoas sejam impo*tantes e felizes, r*p*rcu*ind* n* form* </line>
<line> como elas lidam com o* p*oble*as *a vi*a (PINHO, 20*4). </line>
<line> Devido ao g*ande espaç* que se tem dado para *s in*ivíduos ex*ressar*m seus </line>
<line> sofrim*ntos *x*stenciais, Góis (*012) a*irma que o círculo de encont*o *stá se transforma*do </line>
</par>
<par>
<line> em uma prática c*ínica, p*rém com o* ***me*tos </line>
<line> or**inár*os da Ps*cologia Com*nitária </line>
</par>
<par>
<line> Cearen*e. N*s*e mesm* sent*d*, Pinho (2*10, 2014) *e*cebeu e* seus est*do*, por m*io *o </line>
<line> movime*to dos m*mbros dos gr*pos popular** q*e fac*litou, que as pe*so*s *ais </line>
</par>
<par>
<line> d*monst**vam a neces*idade de </line>
<line> *is*utir sobre se*s *ro*l*mas </line>
<line> exi*tenc*ai*, as </line>
<line> suas </line>
</par>
<par>
<line> di*iculdades e d**e* ** dia a d*a do que t*n*** interesse em a*ordar seus deve*es e direitos. </line>
<line> D*ante *essa t*ansfor*ação, Góis (*0*2) *pre*e*ta a T**apia pel* Enc*ntro como uma </line>
</par>
<par>
<line> p**posta de g*upo </line>
<line> capaz de abarcar tanto os proce*sos existenciais das pessoas c*m* as </line>
</par>
<par>
<line> questões sociopolít*ca*. </line>
<line> *.4 Terapia pel* E*contro </line>
<line> A Terapia pelo Encontro surgiu do modelo de Círculo d* Encontro (GÓ*S, *012). </line>
<line> Conform* * autor, a *aior *r**cupação desse mod*lo de gr*po é lidar co* o *ofr*mento do </line>
</par>
<par>
<line> *or*dor da comunidad*. Ass*m, **q*ant* * **rculo de Encon*r* visa conscienti*ação e à </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> ação com*ni*ária, a *e*apia pelo Encont*o, além </line>
<line> disso, b*sc* *acilitar </line>
<line> a supera*ão do </line>
</par>
<par>
<line> sofrime*to dos morado*es, por meio da ex*ressão </line>
<line> da </line>
<line> potênc*a de vida do mo*ador (*Ó*S, </line>
</par>
<par>
<line> 2012). *a perspect*va Clínico-Comuni*ária, </line>
</par>
<par>
<line> [...] a terapia **lo *ncon*ro é uma terapia p*pular e comunitária, um* *rática c*ínica </line>
<line> q*e inclu* a prevenção em saúde menta* e a ativida*e c*munitária. Está v*ltad* para </line>
<line> a superação do sofrim*n*o e * **pressã* da po*ência de vida, do val*r p*ssoal e do </line>
<line> po*e* pessoal, bem como para a tra*sformaçã* do "**r p*b*e" em ser sujeito *a </line>
<line> *ró*r*a vida (GÓIS, 2012, p.155). </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 14, n. 5, ar*. 11, p. 208-2**, set./out. 2017 *ww4.*sanet.*om.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. P. Pacheco, C. M. Maia, Z. A. *. Bomfim </line>
<line> *24 </line>
</par>
<par>
<line> *essa terapia, aspec*os importantes d* Círculo de Encontro perm*necem, tais como a </line>
</par>
<par>
<line> conversa ex*s*encial, diálogo pro*l*ma*izado* e a vivência. Góis (2012) afi*ma que nessa o </line>
</par>
<par>
<line> dinâm*c* grup*l, *á incentivos p*ra </line>
<line> que o m*rador d* comun*d*de saia de sua s*tu*ç*o </line>
</par>
<par>
<line> ind*vidual para a si*uaç*o de outro mo*ador da *o*unidad*, qu* es*eja no grup*, o* de tod* o </line>
<line> *r*po, de *orma *ntera*iva, a*olhedora e expr*ssiv*. </line>
<line> 3.5 F*cilitad*r </line>
</par>
<par>
<line> O t*rmo fa*ilit*dor ** grupos, par* G*is (2008), mostra, de modo ma*s claro, que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> f**ção do age*te externo * de *ornar o proces*o *rupa* mai* fácil, a fim de g*rar apoio m*t*o, </line>
</par>
<par>
<line> coop*raç** e in*egração, e </line>
<line> gerar convivênc** afetiva e *e*oc*ática. O auto* aponta que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ac*l**ador n*o atu* como um catali*ador, pois também passa por m*danças d*rante </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> processo grupal, sendo, </line>
<line> poi*, a su* função a de entrar </line>
<line> *o flux* *o </line>
<line> gr**o e de </line>
<line> cada </line>
</par>
<par>
<line> participante, facil*tand*-os positivamente, ora e*t*mulando e a*oian*o o*a frustr*n*o com </line>
</par>
<par>
<line> firme*a e *ernu*a (GÓI*, 2**8). Roge** (1983) </line>
<line> nos </line>
<line> sugere que c*be a* facilitador </line>
<line> pe*mitir, </line>
</par>
<par>
<line> sempre que poss*vel, expressão plen* e livre das * </line>
<line> tend*nci*s ind*viduais </line>
<line> *ue, nes*e cl*ma </line>
</par>
<par>
<line> p*rmissivo, se c*ncre**zarã* em r*cursos de *jud* *útua para o cresciment*. </line>
<line> Para Góis (2*08, 2*12), o fa*ili*a*or *olabora com * crescimen*o das p*ssoas *alendo- </line>
<line> se de teorias, t*cni*as, procedimentos e de sua *ró*ria c*nd*ção pes*oal. Ne*te s*nt**o, Góis </line>
<line> apresenta algumas c*racte*í*t*cas necessá*ias a um facilitado* de grupos, *ais como: in*erção </line>
<line> ** comun*dade, *oerênci* ex*stencia*, potên*ia ***soal, ca*acida*e de vínculo, *onhecimento </line>
<line> científ*co e té*nico, manejo *emocrático *o grupo, capacidade de apoiar e *ar l*mites, fluidez </line>
<line> ve*bal e didát*ca. </line>
</par>
<par>
<line> O facili*ador deve ter *onhecimento d* situ*ção espe*ífica, seja qualifica*o te*ha e </line>
</par>
<par>
<line> cons*iência da condição de vida de morador *articipante </line>
<line> do grupo (**IS, *00*, </line>
<line> 2012). </line>
</par>
<par>
<line> *demais, a função do </line>
<line> facilitador d*ve part*r *aquilo que * grupo, em sua vivência </line>
</par>
<par>
<line> comu*i*ária, leva para o encontro: suas má*oas, *ore*, preocu*ações, aleg*ias, esp*ranç**, e, </line>
<line> principalmente, * seu olh*r e compre*nsão de co*o * a s** vivênc** na *omun*dade. </line>
<line> No d*correr do processo gru*a*, muitos *embros apresentam *er em si a capacidade </line>
<line> natural e e*po*tânea para auxiliar os outros *embros no proc*sso terapêu*ic* de gru*o, por </line>
</par>
<par>
<line> meio de um modo sutil, si*ples * ter*pêu*ico (ROGERS, 1*94). No fim do processo, </line>
<line> cada </line>
</par>
<par>
<line> partici*ante, a* entra* em cont*t* cons*go mesmo, torna-se *amb** um f*cili*ador. Em seus </line>
<line> *st*dos *om grupos, Rogers (1*94, p.53) já sali*nt*va que "Se se o*ser*ar u* membro dum </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 14, *. 5, art. 11, *. 2*8-2*8, set./out. 2017 www4.fsanet.c*m.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *on*ribuiç*es da *sicologia Rog*riana para a Psicologia Co**nitár** </line>
<line> 22* </line>
</par>
<par>
<line> grupo, *ue está sendo ele próprio, ver-se-á que por </line>
<line> *ezes e*pr*me sentim*ntos, </line>
<line> atitude* e </line>
</par>
<par>
<line> pensam*ntos dir*g*do* pr*ncipalmente pa*a a faci**tação do cr*scim**to de outro membr*". </line>
<line> 4 *ONSID**AÇÕES FINAIS </line>
<line> E*te trabalh* abo*dou algu*as das principais contribuiçõ*s da Teoria Rogeri*na pa*a a </line>
<line> pr**is *a Psi**lo*ia Comunitária, *m especial a de*envol*id* em contex** Ce*rense, *o* es*a, </line>
<line> ab*rtamente, utilizar-se do pressuposto roge*ianos e af*rmar a *osi*ivida*e d*s contribuiç*es. </line>
</par>
<par>
<line> Mesmo *iante </line>
<line> das críticas a* pensame*to de Roge*s, Gó*s enxergo* a p*tencialidade </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> abord*gem no âmbito comunit*ri*, ao possib*litar a compreensão de q*e cad* ser te* em si </line>
<line> ** potencial *o desenvolvimento, s*ndo ca*az de se desenvolver *m d**eção ao cre*cimento </line>
<line> pess*al e coletivo d* *odo ativ* e autônomo. </line>
</par>
<par>
<line> *este sentido, compreende-se que, </line>
<line> ao emp*estar à *sicologia </line>
<line> Comunit*ria </line>
</par>
<par>
<line> *ressupo*tos básicos, a Teor*a Roge*iana se at*aliza, dire*i*nando-s* p*ra um **zer social </line>
<line> comprome*i*o - respondend*, inclusive, às cr*tic*s *e não *er politicam*nte orienta*a par* às </line>
<line> problemát*cas s*ciais. D* mesmo modo, a Psicologia Comunitár*a *e *ortalec*, tant* n* q** </line>
<line> diz *esp**to ao *esenvolv**ento de prática* coer*ntes com aqui*o que acredita, como tam*ém </line>
<line> no que tange à cons*stência de *eus m*rcos teóricos-metodológ*co*. </line>
</par>
<par>
<line> Acre*i**-se que a* re**rc*ssões das práxis dese*vo*vidas pela P*icologia </line>
<line> Comunitária </line>
</par>
<par>
<line> *o* *uporte da Te*ria *o*eriana possibil*tam </line>
<line> o *espert*r da auto*omia </line>
<line> do i ndi *í duo, </line>
</par>
<par>
<line> estimulan*o * c**eti*i*ade e* prol dos de*env*lvim*ntos d*s demai* d* comun*d*de. *ste </line>
</par>
<par>
<line> c*minho apresenta pedra*, espinhos e tan*os outros *bstác*los a *erem enfre*tados; </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> *nt***o, é preciso *cred*tar *u* é possível * s**eração dos mes*os. A*inal, uma prática </line>
<line> *ransformadora não se constitui do *ue já está ***to *omo imutáv*l, mas a *artir da </line>
<line> perspe**iva de que *á um hori*on*e de eman*ipaç*o p*s*ível d* *er alcan*ado. </line>
<line> RE*E*ÊNCIAS </line>
<line> B*ANC*, P. C. C; CAVALCAN*E J*NIOR, F. S; OLIVE*R*, H. *. M. Da experiência à </line>
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<line> pleno: tend**cia *ormat*va na aborda*em *ent*ad* *a pessoa. Campinas, *P: Editora Al*nea, </line>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 5, art. 11, p. 208-*28, set./**t. 2017 *ww4.*sanet.com.br/*ev*sta </line>
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<line> Pacheco, *. P; Mai*, C. M; Bomfim, Z. A. *. Contribuiçõe* da *si*ologia Rogeri*na para a P*icologia </line>
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<line> F. *. Pa*he*o, C. M. Ma*a, *. A. C. B**fim </line>
<line> 22* </line>
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<line> Cont*ibu*ção *os Aut*res </line>
<line> F. P. Pache*o </line>
<line> C. M. Maia </line>
<line> Z. A. C. Bomfim </line>
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<line> 1) *o*cepção e planej**ento. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
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<line> 2) anál*se e interpret*ç*o dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
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<line> 3) elabor*ção do rascun*o ou na r*visão crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> 4) *artic*paç*o na a*rovação da versão f*nal do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> *ev. FSA, Teresina, v. *4, n. 5, art. 11, p. 2*8-*28, s*t./out. 201* </line>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)