<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 4, art. 1*, p. 197-212, jul./ago. 2017
</line>
<line>
I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298*
</line>
<line>
http://dx.do*.org/10.*2819/2017.14.4.11
</line>
</par><par>
<line>
Cinema e Literatura: Análi*e Compa*ativa do Cinema Brasileiro e do E*p*nhol,
</line>
<line>
d e 18*6 a *920
</line>
<line>
Ci**ma and Literat**e: Comparati*e analysis o* Braz*l*an and Spa*ish Cinema,
</line>
<line>
Fr** 1896 *o 1920
</line>
</par><par>
<line>
Nai*ra S*les Ar*ú*o
</line>
<line>
Douto*ado em Literatura Co*pa*ada pela London ***ropolita* University
</line>
<line>
Pro*essora da *niversidad* Federal do Maran*ão
</line>
<line>
*-mail: naiara.sas@*mail.com
</line>
<line>
O*wa*do Loren** Quiles
</line>
<line>
*ou*or em Ciênci*s ** Educaçã* pela Universida* N*cional de *ducación a D*stancia
</line>
<line>
Professo* da F*cultad de Edu*aci*n y *uman*dades de M*li*l*
</line>
<line>
E-mail: Osw*ldo@*gr.es
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
5*0 - São Luí*, MA - Brasil
</line>
<line>
A**igo rece*ido em 0*/03/2017. Úl*ima
</line>
<line>
v*rsão
</line>
</par><par>
<line>
rece*ida em 14/*4/2017. *provado e* *5/04/2017.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Oswald* Lor*n*o Quiles
</line>
</par><par>
</par>
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<par>
<line>
*. S. A**újo, O. L. Q*iles
</line>
<line>
1*8
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
</par><par>
<line>
* pres*nte estudo tem com* obj*tivo fazer uma a*álise comparati*a ** su*gimento
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
cinema no Br*sil * na Espanha, l*vando em co*sideração os fatores socioc*lt*ra*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
econômicos destes dois pa*ses, no*
</line>
<line>
ano* de 1896 1920, bem como a rela*ão desta no*a a
</line>
</par><par>
<line>
m*nifestaç*o artística com a literatura, a*ontando p**a possíveis contribuições da* n**ra*ivas
</line>
<line>
lit**ári*s p*r* * desenvol*iment*, ou subde*envolvimen*o, *as prod*ções cinematográficas
</line>
</par><par>
<line>
n*c*o*ais. Para ati*gir esse
</line>
<line>
objeti*o, **i *e**o um levantam*nto bibliográfic* da *istó*ia
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
cin*ma no Bras*l e na Es*anha levando em consideração informa**es sem registro* formais,
</line>
</par><par>
<line>
mas possíveis de *e*gates pa*tir de reg*s*r*s informais. Os resultados a
</line>
<line>
ap*ntam par* u*a
</line>
</par><par>
<line>
importante contri*uição d* L*teratura, nas primeiras d*cad*s de existê*ci*
</line>
<line>
do cinema,
</line>
</par><par>
<line>
s*bretudo na *spanha, *n*e h**ia u* s*s**ma lite*ári* m**s es*rut*r*do e u*a age*da que
</line>
<line>
prio*i**va as pr*duçõe* nacion**s. *o Brasil, es*a contribuição foi pouco *ignificativa, visto
</line>
<line>
que o cinema, po* ser reconhecido como uma at*vidade estrangeira, não fazia par*e da ag*nda
</line>
<line>
artística nacion*l.
</line>
<line>
Palavra*-Cha*e: Bras*l. *span*a. Cinema. Literatura.
</line>
<line>
AB**RAC*
</line>
<line>
The presen* study aims to *raw a comparative analysis of the emer**nce of cinema in Br*zil
</line>
<line>
and Spain, taking *nto ac*ount the socio-cul*ural and economic factors of t*ese two *oun*ries,
</line>
</par><par>
<line>
from 1896 to 1920, a* well
</line>
<line>
as *he relatio* of this new *rtis*ic ma*ifest*tion with literature,
</line>
</par><par>
<line>
p*inting to possible *on*ributions of *iterary narratives *o the develo*ment, or
</line>
<line>
underd*velopment, of n*tional cinematogr**hic producti*ns. To this end, *t was made a
</line>
</par><par>
<line>
bibliogra*h*cal su*v*y of the history of
</line>
<line>
cin*ma in Braz*l and Spain, taking *nto *c**unt
</line>
</par><par>
<line>
informatio* witho*t formal r*cords b*t possible to review by *ro* i*for*al regist*rs. The
</line>
<line>
results po*nt *o an i*portant con*ri*utio* of liter*tu*e, during the fir** decades ** cinema,
</line>
<line>
especi*l*y in Spain, w*ere *he** was a better stru*t*red literary system and a* agenda that
</line>
<line>
*rioritized n*tional p*oductions. *n B*azi*, this c*ntribution w*s less *ignificant since c*nema
</line>
<line>
*as *ons*dered as a fo*eign ac*ivit* a*d it was not p*r* of *h* nati*nal artis*ic agenda.
</line>
<line>
*ey word*: Brazil. Sp*in. Cinema. Literature.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teres*na, v. 14, n. 4, *rt. 11, p. 197-212, jul./ago. 20**
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cinema e Literatura: Análise Com*arativa do *inema **as*leiro e do Espa*hol
</line>
<line>
199
</line>
</par><par>
<line>
* **TRODU*ÃO
</line>
<line>
Os est*dos culturais e co*para*i*os poss*b*li*ara* um nú*e*o crescente de pesquisas
</line>
<line>
que vis*m destacar a im**rtância de se est*dar um objet* não *penas * *a*tir de suas *róprias
</line>
<line>
c*racterísticas, *as *ambém a partir do contexto *m qu* este ob*eto está ins*rido. A rela**o
</line>
</par><par>
<line>
Liter*tura e Ci*ema
</line>
<line>
vê*, nos últimos tempos, despertand*
</line>
<line>
inter**se de
</line>
<line>
pesqui*adore* q**
</line>
</par><par>
<line>
*e*m * arte *o*o uma r*presentaçã* do h*me* * partir de s*as variadas manifestações e de
</line>
<line>
*ua* re*ações com o Outro.
</line>
</par><par>
<line>
O ato de comp*rar sempre e*teve presente
</line>
<line>
nas açõ*s *o h*mem. *os dias atu*is, *al
</line>
</par><par>
<line>
a*o **rece estar mai* a*arente, seja pela nec*ssidade
</line>
<line>
de se estabe*ec*r *rontei*as,
</line>
<line>
s*ja pelo
</line>
</par><par>
<line>
fa**
</line>
<line>
de * h*mem
</line>
<line>
pós-mod*r*o apresentar uma i*ent***** cada ve* mais multifacetada
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
"l*quida". Na constante busca pela compree**ão do homem, ** d*ferent*s moment*s
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
his*ó**a, a Lit*r*tura es**ve present*, buscando descrevê-lo * partir de s** re*a*ão c*m o outro
</line>
<line>
e com o mei*. Esta rela*ão si*biótica é be* *etratada em *uitas obras *inematogr*fic*s, q*e,
</line>
<line>
*or *ezes, servem com* *a*âmetro para a r*c**stitui*ão de *ato* histór*cos.
</line>
<line>
A **c*lidade que * *itera**ra e o cinema têm para *ialoga* co* outras fo*mas de artes e
</line>
<line>
ár*as tem prop*rcionado um* m*lt*pli*idade de *elei*uras e reescr**a* *a socie*ade atual.
</line>
</par><par>
<line>
Geograf*a, Hist*ria, *ilosofia, S*ciolo*i*, An**opol*gia, Religião tantas o*tra* formas e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
con*e*ime*to es**o
</line>
<line>
sempre pr*sente*, *xplí**ta ou imp*i*it*m*nte, nas obras literá*ias,
</line>
</par><par>
<line>
cinematográ**c*s e ar*ís*ica* co*o um todo, com* el*me*to pri*ári* ** secundá*io,
</line>
</par><par>
<line>
mostran*o qu* o homem não existe por si só e que seus atos sempr* depe*derão
</line>
<line>
de fatores
</line>
</par><par>
<line>
externos. Es*e emaranhado de eleme*tos faz das represent*ções art*sticas aquilo que, *e f**ma
</line>
<line>
mais *i*ples o* comple*a, melhor *ig*r* o *omem *omo ser s*cia*.
</line>
<line>
A *rese*te pesquisa tem c*mo objetivo fa*er um* *náli** c*mpa**tiva do *u*giment*
</line>
</par><par>
<line>
do cinema no Bras*l e *a Es*an*a, lev*nd*
</line>
<line>
em consideração os fatores soci*cul**r*is
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
econômicos *e*tes dois p**ses, desde 1896 a 1*20, bem como a *elação desta no**
</line>
<line>
manife*ta*ã* artí*tica co* a l*t*ratura, *pontando para pos*íveis c**tribui**es da* narrativa*
</line>
</par><par>
<line>
l*terária*
</line>
<line>
para o dese*volvimen*o, o* subdesen*olvimen*o, das *r*d*ções cin*matográfi*as
</line>
</par><par>
<line>
na*ionais. Pretende-se, assim, leva*tar um
</line>
<line>
debat* em *orn* des*a temátic*, mostr*ndo e*sa
</line>
</par><par>
<line>
relação a partir de dois context*s *istóricos, cu*turais e sociais *ue, em m**to, se *iferenciam,
</line>
</par><par>
<line>
mas
</line>
<line>
*ode* traze* *mportantes semel*anç*s em se t**tando de nac*onalizaçã*, renovação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tr*n*formação da* man*f**tações a*tísticas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. *4, n. 4, a*t. 1*, p. 19*-212, jul./ago. 20*7
</line>
<line>
ww**.fsa*et.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. S. Araú*o, O. L. Q*iles
</line>
<line>
2*0
</line>
</par><par>
<line>
* *EFERENCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 Revisitando a histó*ia: Cinema *rasilei*o e Es*anhol
</line>
<line>
Dif*r*nte*ente do qu* se pode *en*ar, o d**env*lvimento in*cial *as **ivida*e*
</line>
<line>
cinemato*rá*icas no Brasil e na Espanha se deu de forma muit* *i*ilar. Em am*o* os pa*ses,
</line>
<line>
a primeira proj*ção se deu em 1*96, po*c* tem** d*pois da nova inv**çã* dos irmão*
</line>
<line>
*u*iè*e: * cinemat*gra*o. *o en*anto, * início d* sécul* XX foi marcado por for*es ideias
</line>
</par><par>
<line>
naci*nalista*
</line>
<line>
que mais tard* se tornar*am bande*ras par* *ovimentos como *aud*sismo e
</line>
</par><par>
<line>
Int*gralismo, no Bras*l e Portugal, * Regen**acionismo, na Espanha.
</line>
<line>
Este último, embora
</line>
</par><par>
<line>
tenha surgido ** sécu*o XI*, som*nte no início
</line>
<line>
do século XX apr*senta *m
</line>
<line>
caráter
</line>
<line>
mais
</line>
</par><par>
<line>
artístico- literário. *e ac*rd* com *uri* Triana-T*ribio (2003, p.01)
</line>
</par><par>
<line>
Th* *inem***graphe* was one of tho** pr*ducts
</line>
<line>
of ind*strializat*on and modernit*
</line>
</par><par>
<line>
that served to r*mind many o* Spai*\s differences *rom moder* Eur*pe. For some,
</line>
<line>
t*is differe*ce was welcomed *nd worth *res*rving and for others *t lay at *he **ot
</line>
<line>
*f all na*io*s\ problems (TR*ANA-*ORIBIO, 2003, p.01) 1.
</line>
<line>
Em **tras palavras, o surg*me*to do cinema, na Espanha, c*incid* exatame*te *om as
</line>
<line>
discussõ*s s*bre identidade nacional que afl*raram *o fi*a* do sé**lo XIX * i*íc*o do século
</line>
</par><par>
<line>
X*. *esta mesma época, no Br*si*, levantava-se uma atmo*f*ra de discussões em to**o
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
*dentidad* *acion*l, que em termos *rt*sticos, c*lminaria n* Sema*a da Arte Moderna de
</line>
</par><par>
<line>
1922. Comentando sobre o quadro gera* da *ocie*ade br*s*leira do *er*odo
</line>
<line>
em questão,
</line>
</par><par>
<line>
Alf*edo Bos* (*006) destaca:
</line>
</par><par>
<line>
O qua*r*
</line>
<line>
geral *a sociedade b*asileira
</line>
<line>
d*s fins *o século *ai se transforman*o
</line>
</par><par>
<line>
gr*ç*s a *rocessos de *r*anizaçã* e a vinda de imigrante* europeus em levas cada
</line>
</par><par>
<line>
v*z m*ior*s p*ra o centro-*ul. Do quad*o,
</line>
<line>
eme*gem ideologias em con*lit*: o
</line>
</par><par>
<line>
tradicionalismo *gr*rio ajust*-se *al à mente inquieta dos cen*ros ur*anos (BOSI,
</line>
<line>
2006, p.304).
</line>
<line>
A vinda de imigr*ntes europeus *a*a o *rasil favoreceu * de*envolvim*nt* do cinema
</line>
</par><par>
<line>
aind* no fi**l ** século XIX, a exemplo
</line>
<line>
da Espa*ha, conforme pod*mos observar pelo
</line>
</par><par>
<line>
quadro abaix*. Co*vém dest*car que há divergência de fontes *o que ta*ge a* número
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
1 O c*nematóg*a*o foi um *os *rod*tos da indu*triali*a*ão * mod*rnidade que serv*u para lembrar m*itas das
</line>
</par><par>
</page><line>
diferenças entre * E*pan*a e a Eur*pa m*dern*. Para alg*ns, essa d*f*rença era bem vinda e valia a pena *an*e*,
</line>
<line>
par* outros ela está *a raiz dos pro*le*a* da *açã*.
</line>
<line>
Rev. **A, T*resina, v. 1*, n. 4, a*t. 11, p. 197-212, jul./ago. *017 www4.fsanet.com.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cinem* e Literatura: A*áli** *omparat*va *o Cinema Brasileir* e do Esp*nhol
</line>
<line>
201
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
N. S. Araújo, O. L. **iles
</line>
<line>
2*2
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Ma**a Rosa de Gui*erà; La Dol*res, de.
</line>
<line>
Nero, de Jú*io Ferr*z; Viúv* alegre, de Giuseppe Labanca.
</line>
</par><par>
<line>
*9**
</line>
<line>
Baño impr*visto; *mor que m*ta de *o*ep Vives; Guzmán el Bueno.
</line>
<line>
O cri*e d* **la, de Francisco Serr*dor, e Noivado de sang*e, *e Antôni* Leal.
</line>
</par><par>
<line>
Me*mo ten*o **do *uas prim*iras ex*bições relat*vame*** cedo, se *omparado aos
</line>
<line>
paíse* que se to*nariam as grand*s potê*c**s do cinema no séc*lo XX, a *i*ematografia nã*
</line>
</par><par>
<line>
fazia p*rte
</line>
<line>
da age*da nacional artís*ica destes países e a falta d* atenção e incentivo, tanto
</line>
</par><par>
<line>
f*nanceiro quant* artíst*co, fez c*m qu* muitas das pri*eira* p*oduções *e perdessem ou
</line>
<line>
caísse* n* esquec*ment* po* falta de registr*s, conforme aponta T*tjana *avlovic (*00*,
</line>
<line>
p.18): "Spanish silent fil* history *s a ta*e *f lost pa*rimon* and *ts ghostly remnants. Th*
</line>
<line>
n*mb*r of lost a*d des*royed *ilms is astonishing; only *0 p*rcent of pre-*i*il Wa* (1936)
</line>
<line>
fi*ms *ema*n in existence" 3. Pav*ovic ainda acresc*nta que o cinem* era considerado *uito
</line>
<line>
efêmero p*r* receber atençã* séria da mai*ria *os intelec*uais * *olíticos. Esta realidade *ão
</line>
<line>
foi dife*ente n* *rasi* onde as ativid*des relaciona*as ao cinema eram consideradas
</line>
<line>
es*rangeiras e dep*ndiam de contribuições europeias e norte-ame**can**.
</line>
<line>
Um importante ponto de *on**rgên*ia entre os dois países no tocante ao momento
</line>
</par><par>
<line>
histórico de suas
</line>
<line>
prime*ra* p*odu*ões foi o fato d* s*rem paíse* pre*ominantemente rurais,
</line>
</par><par>
<line>
conforme a*ontam os críticos José Antôni* Bello *u*v*s (2014), e Nel*on *o Valle Silva
</line>
<line>
(1999).
</line>
<line>
C*ando el cine ** present* e* España, en m*yo de **96, era un país subdes*r*ollado
</line>
<line>
pese a ser aún "Impe*io". E* 91% de la población vivía en *l ámb*to rura*; más de l*
</line>
<line>
mitad era analfabeta total o como mínimo analfabeta potencial, solo u* 20% sabía
</line>
</par><par>
<line>
leer y escr*bir; se e*ta*an des*r**ll*ndo *as guerras de la independencia
</line>
<line>
de *as tr*s
</line>
</par><par>
<line>
últimas c*lon*as *e
</line>
<line>
*ltramar: Cuba, Puerto Rico y Fi*ipi*a*, fi*aliz**as *n 1898 y
</line>
</par><par>
<line>
poste*iorm**te las s*cessiva* gu*rras e* Marruecos, por un perio*o ** más de veinte
</line>
<line>
año*. (BEL*O CUEVAS, 20*4, p.3) 4
</line>
<line>
[........]
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
A história do cinem* mu*o e*panhol é um conto de pat*imônio pe*dido e seus *estos fantasmagóricos. O
</line>
</par><par>
</page><line>
númer* de fi*mes pe*did*s e destruído* * surpree*den*e. Apenas 10% dos *ilmes anterior*s à Guerra Civ*l (1936)
</line>
<line>
c*ntinuam **istindo [ t*adução nossa].
</line>
<line>
4 Quand* o cin*ma *u*ge na *sp*nha, em Maio de 1896, *ste era ** país *ubdese**olvido, apesar d* se* ain*a
</line>
<line>
u* "Impe*io". 9*% da p*pulação v*via *m áreas rurais; *ais *a metade eram a*al*abetos ou pelo m*nos
</line>
<line>
analf*betos potenc*a*s, apenas 20% sab*am ler e escrever; es*abele*iam-se guerras d* independência dos ú**imos
</line>
<line>
tr*s col**ias ultram*rina*: Cub*, Porto *ico e Filip*nas, *onc*uída em 1898 e, poster*o*men*e, su**ssiv*s g*err*s
</line>
<line>
em Marroc*s, po* um per**do de m*is de vinte a*os. [ Tra*ução *o**a]
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, *. *4, n. 4, a*t. 11, p. 197-2**, jul./ago. 201* www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*in*m* e Liter*t**a: Análise *omparati*a do Cinema *rasileiro e do Espanhol
</line>
<line>
203
</line>
</par><par>
<line>
O *rasil *o início d* *éculo *X e*a predominantemen*e rur*l; a mi*ração rural-
</line>
<line>
u*ba*a era modesta; e a in*ustrialização, ai**a incipiente, dava o* seus pri*eiros
</line>
<line>
*assos. Os p*ucos empregos i*dustriais, daqu**a época, relaci*nava*-s* *os
</line>
<line>
s*b*e**res *rad***onais, como o têxt*l, o agroindustrial, etc. (V**LE SILVA, 1999,
</line>
<line>
p.1*9) 5.
</line>
<line>
O fato de se*em países *ujas pr*ncipais ati*idades econômicas vinha* da zona rural,
</line>
</par><par>
<line>
**uco contribuía para a e*istência de uma infraest*utu** mínima *ue favorecesse
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
des*nvolvimento do cinema
</line>
<line>
e* ambos os países. *o Br*sil, por *xemplo, havia de*i**ência
</line>
</par><par>
<line>
no for*ecimento de energia e*étrica que impossibilitava a abertura de casas d* e*ibição em
</line>
<line>
todas *s regiões do p**s, *on*entr**do as atividades inic*al*ente no Rio de Janeiro e em S*o
</line>
<line>
Pau*o.
</line>
<line>
3 RESULTAD*S E DISC*S*ÕES
</line>
<line>
Neste contexto, a pesquisa*or* Sylvie Debs (2*07) *p*nta que "a d*pendência té**ica,
</line>
<line>
ec**ô*ica e cultura* enfrentada pelo cinema b*a*ile*ro se t**duziu na dificuldade de encont*ar
</line>
<line>
o* eleme*tos d* uma ex**e*são autônoma e original". Assim, não havi* u*a polític* nacio*a*
</line>
<line>
que enco*a*asse estu*os ou regist*os deste n*vo meio de *xpressão cultural. No *nta***, *ram
</line>
</par><par>
<line>
visí*eis os aspect*s in*va*ores e transformacio*ais
</line>
<line>
do **nema no meio artístico cultu*al.
</line>
</par><par>
<line>
Artistas como Artur Az**edo, Chi*uinha G**z*g*, Olavo Bilac, d*ntre
</line>
<line>
out*os,
</line>
<line>
des*e *ed*
</line>
</par><par>
<line>
r*conhece**m no cinema seu p*te*cial par* veiculação de informação, qu* mai* tarde *e *
</line>
</par><par>
<line>
to*naria um importa*t* veículo pa*a a reproduçã* *
</line>
<line>
propag*ção de ob*** artísticas
</line>
<line>
j*
</line>
</par><par>
<line>
c**sag**das.
</line>
</par><par>
<line>
* parceria entre c*ne*a e outras ar*es começou ain*a no início do século e a mús**a
</line>
<line>
Omnio*r*fo (1*01), *e Chiquinha Gonzaga, pode ser *pontada como a obra que deu iníci* a
</line>
</par><par>
<line>
*ssa durad*ura - embora *imitada -
</line>
<line>
traje*ória. Segund* *nita Simis (1996), * linguagem
</line>
</par><par>
<line>
cinem*to*ráfi*a "influenciou estilo o
</line>
<line>
literá*i* de diversos autores, como Mario
</line>
<line>
de Andr*de,
</line>
</par><par>
<line>
que *onstruiu, sob a *n**iração da mont*ge* dos fi**e*, das fusõe* e cortes, *o
</line>
<line>
us o d o
</line>
</par><par>
<line>
sub*ntendi**nto, *e* romance
</line>
<line>
de es*rei*, Os *ondenados" (p.21). Indu**tavelmente,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
cine*a serviu
</line>
<line>
de inspi*ação para imp*rtante* es*ilos literá*ios q*e surgiram dentr* da
</line>
</par><par>
<line>
*tmosfera modernista. Não ser*a exage*o dizer, por exemplo, que a técnica
</line>
<line>
de escrever
</line>
</par><par>
<line>
u*il*za*do o fluxo de consciência popularizada por *ames Joyce *m Ulyss**, Virgínia Woolf
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
*ev. FS*, Teresina P*, v. 14, n. 4, art. 1*, p. *97-212, *ul./a*o. 2017
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. S. Araújo, *. L. Qu*les
</line>
<line>
204
</line>
</par><par>
<line>
em Mrs. Dalloway e William Faulkne* em O *om e a Fúria, para citar alguns exemplos que
</line>
<line>
re*letem exa*a*ente os e*e*tos de um* câmera ao ten*ar captar o* *ensamen*o*, cons*iência e
</line>
<line>
imag*nação de um pe*sonagem.
</line>
<line>
*a Espanha, esta parceria não *oi bem mais intens* e vi*ív*l. Logo no início do
</line>
</par><par>
<line>
sé*ulo, rom*nc*st*s e *ramaturgos perceberam
</line>
<line>
que o *i*em* poderia *er um importante
</line>
</par><par>
<line>
veícu*o de *ivu*g*ção de suas ob*as * já se com*çava a p**sar em ad*p*ação como fo*ma de
</line>
</par><par>
<line>
manutenção
</line>
<line>
de pú**ico. Ademais, *ssim como no Br*sil, re*onh*ciam-se as característica*
</line>
</par><par>
<line>
d*ssa no*a fo*ma de expressã* com* próximas daq*elas a**eja*a* **r esc*ito*e* que v*am a
</line>
<line>
necessidade d* inova*ão nas técnicas de escrita literária. Autore* como *nt*nio Paso,
</line>
<line>
Eduard* Marqui*a, Pedro *uño* Se*a, Wenceslao Fernánd*z Flór*z, Jacinto Benavente,
</line>
</par><par>
<line>
Jardiel Poncela, Pí* Baroja e Valle Inclán,
</line>
<line>
dentre ou*ros, f**am importantes nomes no meio
</line>
</par><par>
<line>
ar*ístico que mostraram a possiblidade de diálogo ent*e as formas art*stica* já e*iste**es
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
aqu**o que o ci*ema poder*a proporcionar. Este reconhecimento é bem expresso pelo
</line>
<line>
d*amaturgo, poe** e nov*lista Valle In*lán em uma entrevista para a revis*a Luz6:
</line>
<line>
.... **brá que hac*r un t*atro s** rela*os; ni únicos decora*os; que siga el *jemplo del
</line>
<line>
cine actual, que, sin ***abras y sin t**o, únicamente valiéndose d*l *inami*mo y la
</line>
<line>
va*ie*ad de imágenes, de escena*ios, ha sabido triunfar en todo el m*ndo. (VALLE
</line>
<line>
*NCLA*, *933).
</line>
<line>
Embora este *entimento não fosse compartilh*do entre to*os da classe artíst*ca,
</line>
<line>
aqueles que v*am ** cinema um impo*tante instrumento de *iálog* entr* as art*s conseguiram
</line>
<line>
deixar um *e*dadeiro legado, em ter*os de produção, a partir do proc*ss* de adaptaçã*.
</line>
<line>
Analis*ndo comparativamen*e a **terface l*te*atura e cin*ma nos *ois países em
</line>
</par><par>
<line>
questão, é pos*í*el *firma* qu* o cinema rec*beu
</line>
<line>
importantes c**tri*u*ções advin*as
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
narrativa* literárias, sobretud* a pa*tir da segund* décad* d* século XX. No entanto, e*sa
</line>
<line>
r*lação não teve a mesma intensi*ade n*m g*rou núme*os aproxima*os de produçõe*, co*o
</line>
<line>
oc*rreu na pri*ei*a *écad* de cinematografia, conforme *os*rad* ante*i*rmente.
</line>
<line>
*a Espanha, o n*mero de ad*ptações *e *bras liter**ias feitas nas *rimeiras décadas
</line>
<line>
d* século é su*pre**dente se comparado com ou*ros país** da Europa. *e*tr* tais ad*p*açõ*s
</line>
<line>
estão muitos c*ássicos da literatura espanhola, como *ode *er visto nesta lista, qu* **o te*e a
</line>
<line>
pr*tensão de abran*e* to*as as adaptações da época, mas tão somente most*a* a dimensão que
</line>
</par><par>
<line>
tomou a parce*ia literatu*a e
</line>
<line>
ci*ema
</line>
<line>
*as primeiras
</line>
<line>
décadas de p*oduçã*
</line>
<line>
cine*atográf*ca na
</line>
</par><par>
<line>
E*panha. A
</line>
<line>
par*ir d** arqu*vos da B*b*io*e*a Virt*al Mi*uel d* Cervantes (2017),
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 14, n. 4, a*t. 11, p. 197-212, jul./ago. 2017
</line>
<line>
ww*4.fsane*.com.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cinem* e L*teratura: *nálise Compara*iva do Cinema Brasile*ro e d* Espanh*l
</line>
<line>
205
</line>
</par><par>
<line>
destacamo*: Tierra
</line>
<line>
baja (1907); La dolor*s (1908); D** Juan *eno*io (1908); María Ros*
</line>
</par><par>
<line>
(*908); Aventuras de Pepín (1909); Guz*án el B*e*o (1909); Locura
</line>
<line>
de amor (190*);
</line>
</par><par>
<line>
*arceleras (19*0); La fiesta de San Antón (1910); La manta del cab*llo (1910); El
</line>
<line>
**br e
</line>
</par><par>
<line>
Valbuena (1*10); ** puñao de rosas (19*0); Don Juan Teno*i* (19*0); L* *at*lida*e (19*0);
</line>
<line>
Lo* guapos (*910); B**xant de la *o*t d*l Gat (1910); Mar y *ie*o (19*0); La temprani*a
</line>
</par><par>
<line>
(1910); Don Juan de Serrall*nga (1911); Los *mante* de
</line>
<line>
Teruel (19*2); *ala raz* (1912);
</line>
</par><par>
<line>
Lucha
</line>
<line>
por her*n*ia (1913); El tonto la
</line>
<line>
de * a
</line>
<line>
*uerta (1*13); Trampa * cartón (19*3); Amo*
</line>
</par><par>
<line>
*nda*uz (*914); *a **avala (1914); La fies*a del Trigo (1914); El
</line>
<line>
*lcalde
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Zal*mea (191*); El calvari* *e un héroe (1914); La gitanill* (1914); *a mal*uerid* (1914);
</line>
</par><par>
<line>
*isterio de dolor (19*4); *l modelo de vi**udes (1914); L* ti*rra de
</line>
<line>
los nar*njo* (1*14);
</line>
</par><par>
<line>
B**celon* y sus misterios (1915); El león de la *ierra (1915); El *ollo T*j*d* (1915); Los
</line>
</par><par>
<line>
apur os
</line>
<line>
*e un
</line>
<line>
**le*o (1916); La razón social Castro y Fe*rant (1916); La rein* joven
</line>
</par><par>
<line>
(1916); Sang** y aren* (1916); El test*me*to
</line>
<line>
de Diego Roc*fort (*916); La E*paña
</line>
</par><par>
<line>
trágica (191*); Ju*n José (1917); De c*aren** par* arriba (1*17); La dich* ajen* (*918);
</line>
<line>
*os intereses cr*ados (1918); El ma**scrito de u*a madre (1918); La mesonera del To*mes
</line>
<line>
(19*9); E* otro (*919). Este nú*ero *e adaptaçõe* reforça o qu* Nuria Triana Tori*io (2003)
</line>
</par><par>
<line>
a*irma s*br* *apel o
</line>
<line>
das adapta*õe* *omo e*tratégias de c**petição com a* produções
</line>
</par><par>
<line>
estrangei*as:
</line>
<line>
... fil* adaptat*on of autoch*honous pl*ywrights *nd already p*pula* za*zuel*s and
</line>
<line>
sa*net** tri*d *o c*mpete wit* imp*rted product*ons (first from European countries
</line>
</par><par>
<line>
and la*er fr*m Hollywood) that were
</line>
<line>
superio* in t***nical accomp*ishment and
</line>
</par><par>
<line>
quality (TRIANA-TORIBIO, 2003, p. 10)7.
</line>
<line>
Enquanto um nú*ero express*vo de *dapt*ç*es *ra feito na Esp*nha, o Brasi* vivia
</line>
</par><par>
<line>
**uilo
</line>
<line>
q*e se ch*mou
</line>
<line>
d* idade de
</line>
<line>
ouro do cinema bra*ilei*o. De acor** com o
</line>
<line>
pesquisador
</line>
</par><par>
<line>
Pau*o Emi*io Gomes (19*0), e*te período de ascensã* possibilito* o su*gime*to de muitos
</line>
</par><par>
<line>
gêner*s, *entre eles matuto,
</line>
<line>
pol*cial, *elodrama, me*odramas, hist**icos, patrióticos,
</line>
</par><par>
<line>
religio**s, ca*navalesco*, com*dias, mus*cais e os fi*mes-revista. Vo*t*dos mai* pa*a os
</line>
<line>
gostos pop*lar*s, o* c*ne*stas brasi*eiros via* ne*ses *ovos g*ne*o* uma forma mais genuína
</line>
<line>
de representa*ão **cio*a* deixando assim a* adaptaçõ*s em um p*ano mais secundário.
</line>
</par><par>
<line>
7
</line>
<line>
Adaptação cinematogr*fica de dramaturgo* autóctones, zarzu*las e saine*e* pop*l*res tentaram co**eti* co* pro*uções
</line>
</par><par>
</page><line>
import*das (*rimeir**ente de **í*es europeus e mais tarde de Hollywood) que eram superi**es em termo* técn*cos e
</line>
<line>
qu*lidade [traduç*o nossa].
</line>
<line>
Re*. FS*, Ter**ina PI, v. 1*, n. 4, art. 11, *. *97-212, jul./ago. 2017 www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. S. A*aújo, O. L. Quiles
</line>
<line>
206
</line>
</par><par>
<line>
Du*ant* o* anos de 1*09 e 1910, por exemplo, foram pro**z*dos ma*s de 2** filmes
</line>
<line>
no *rasi*, chegando a um nú***o a*roxima*o d* 1000 f*lmes nacionai*, em 19**. Segundo
</line>
<line>
*elata Simis (19*6, p.7*.): "*ran*e *art* destes filmes eram de curta metra*em, v*ri*s d*les
</line>
<line>
doc**e**á*ios (768), tomadas d* vista, e um quarto *e ***ç*o (*40) ". Como *ste núm*ro
</line>
<line>
expressivo de pr*duções e sala* de *xibições espalhadas nas grande* metrópoles brasile*ras,
</line>
<line>
os filmes es*r*ng*iros tinham p*uco espaço não rep*esentando a*eaças *ara as pro**ções
</line>
<line>
locais, at* 1*12, qu*ndo *e encerra o **r*odo áureo e i*icia-se o no*o ci*l* na *istória d*
</line>
<line>
*inema b*asileir*.
</line>
<line>
Nã* muito promis*or em ter*os d* ind*pendênc*a cultural, o novo ciclo in*ugurou a
</line>
<line>
su*remacia estr*ng*ira sob*e a nacional. Ai*da seg*ndo Go*es (*98*):
</line>
</par><par>
<line>
Essa i*ade do ou** não pode*ia durar, poi* sua eclosão coincide co*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
t*ansform*ção do *inema *rte*anal em im*ort*nte indúst*ia
</line>
<line>
n*s paí*e* mai*
</line>
</par><par>
<line>
a**an*ados. *m **oca *o café que **po*tava, Brasil importa*a *té palit* * era o
</line>
</par><par>
<line>
n*rmal q**
</line>
<line>
importasse também e*tretenime*to fabrica*o nos grandes ce*tro* *a o
</line>
</par><par>
<line>
Europa e da América do Norte. Em alg*ns **ses o cinema nac*onal e*lipsou-s* e o
</line>
<line>
mercado c*nematográfico brasilei**, e* constant* desenvolvim*nto, ficou
</line>
</par><par>
<line>
inte*ramen*e à disposição
</line>
<line>
do fil*e estra*g*iro. *nteiramente à margem e q*ase
</line>
</par><par>
<line>
*gnor*do pelo
</line>
<line>
p*blic*, sub*isti*, contudo, um debil*ssimo cinema b*asil*iro. De
</line>
</par><par>
<line>
1912 em *i*nte, *urante dez an*s, f*ram produzidos *nualm**t* *penas cerca de
</line>
</par><par>
<line>
seis *ilmes de enredo, ne* todo* com
</line>
<line>
t*mpo de projeção superi*r a um*
</line>
<line>
hora
</line>
</par><par>
<line>
(GOMES, 1980, p. 29-30).
</line>
</par><par>
<line>
A *artir de um cenár*o *ão desfavo*áve* à prod*ção *acional, *s adaptaç*es de obras
</line>
<line>
literá*ias para o cinema surgia* como *ma forma tímida d* subsistência em mei* ao domínio
</line>
<line>
e*t*angeir*. Não m*ito sign*ficat*vas em quanti*ade, mas *astante *xpressivas em qua*idad*
</line>
<line>
são as *daptações de alg*ns dos maiores **ássicos da litera*ura nacional: Inocênci* (1915); *
</line>
<line>
Viu*inha (1915), O Guarani (1916), Iracema (1918), Ubirajara (1919), O Guarani (192*),
</line>
<line>
para ci*ar algun* e*emplos, realidade basta*te *iferen*e do qua*ro esp*n*ol most**do
</line>
<line>
anteriorm*nte.
</line>
<line>
Diver*o* fatores *ontribuíram p*ra a falência da produç** na*io*al, dentre eles *
</line>
<line>
*ncetamento da *rimeir* gue*ra mund*al e todos os problemas ec*nôm*cos e *e *mpor*a*õe*
</line>
<line>
decorrentes da* barreiras comerciais im**st*s por ela. N* entan*o, se *or um lado a gue*ra foi
</line>
</par><par>
<line>
*i l ã
</line>
<line>
par* a
</line>
<line>
pr*duçã* cinematogr*fi*a naciona* em *uitos pa*ses, por o*tro la*o, el*
</line>
</par><par>
<line>
comportou-s* com* verd*d*ira aliada da indústria hollyw*odiana favorecendo, a*sim, *ua
</line>
</par><par>
<line>
total super*oridade em termos
</line>
<line>
técnico*, ec*nômicos e industrial, *opularizando-se
</line>
</par><par>
<line>
ra*idamente na maior*a *os países da E*ro*a e América do *ul.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresi*a, *. 14, *. 4, ar*. 1*, *. 19*-212, jul./*go. 20*7
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ci*em* e Literat*ra: *nálise Comparativ* ** C**ema B*a*ileiro * do *spanh*l
</line>
<line>
207
</line>
</par><par>
<line>
*onvém ressal**r, p*ré*, *ue * Brasil sempr* este*e n* rota d*s interesses da
</line>
<line>
indú*tria cine*atográfica es*rangeira, provave*mente po* ser * mai*r país da América latina e
</line>
<line>
ter um grande *otencial de consumo. A esse respe*to o c*n*asta Alex Vi*ny (1987) *az uma
</line>
<line>
*mpor*ante const**ação:
</line>
<line>
Desde cedo o merc*do brasileiro *ornou-se *e grande importânc*a para os centros
</line>
<line>
produtores *a época. P*i*e*ro, vieram o* fil*es ex*erimentais *e Edison, L*m*ère e
</line>
<line>
outros. Logo e* seguida, as pe*quisa* mais elaborada* de Mél*ès, *e*ca, *dwi*
</line>
<line>
*o**er, etc. Depois as *popeias italia*as de Am*rosio, Pa*t**ne e Guazzoni.
</line>
<line>
Imediatame*te após, os dramas escand*navos *e A*ta Nielsen e Valdemar Psilander.
</line>
</par><par>
<line>
E m 1915,
</line>
<line>
num concurso de po*u*aridade e*etu*do n* Brasi*, o* qu*tro pri*eiros
</line>
</par><par>
<line>
postos foram ocup*dos *ela i**liana Fran*esca *ert*ni, p*los dinamarqu*ses Nielsen
</line>
<line>
e Psila*d*r e pelo norte-americano Mau*ice Costell*. Daí por d*a**e, poré*,
</line>
<line>
gara*tidos pelos bancos, *ue po**o a pouco ***iam tomado o *ont*ole dos estú*ios,
</line>
<line>
os filmes norte-*mericanos começaram a en*rar com maior força *o *osso mercado,
</line>
<line>
eliminando *radativamente, *trav*s de *ma prod*ção e uma public*dade maciça, os
</line>
<line>
demais conc**r*n*e* (VIANY, 1987: 3*).
</line>
</par><par>
<line>
Dian** *esse *enário, é *uase in*credi*ável
</line>
<line>
*ue te*h* hav*do u* período tão
</line>
</par><par>
<line>
expressivo, em produçõ** nacionais, como a conheci** "idade de ouro do cinema brasileiro",
</line>
<line>
o que nos mostra uma tent*t*va p*omissora - mesmo que durante po*co tempo - de a*rega* as
</line>
<line>
nov*s t**dência* narrati*as t*azi*as pelo cin*ma *s expressões a**ísticas aqui ex*stentes. Com
</line>
</par><par>
<line>
o declínio da
</line>
<line>
idade d* ouro, as
</line>
<line>
at*vidades cinematográf*cas f*c***m restritas à produ*ão de
</line>
</par><par>
<line>
cin*jornais, *ocumentá*io* e alguma* pouc*s adaptações ou *ilmes de enredo. Referin*o-se a
</line>
<line>
e*se perí*do, *om*s (1980) *omen*a que a*ós 1912, a continu*dade do cin*m* brasileiro
</line>
<line>
restri**iu-se inicialmente às atividades de a**uns *inegrafis*as ** profissiona*s do ram* *ais
</line>
<line>
como Antônio Leal, Paul*n* * Alberto B*telho que *e dedicava* a*s documentários e jornais
</line>
<line>
cinematogr*ficos. Gomes enfatiza ain*a que:
</line>
<line>
* média an*** entr* 1912 e 1922 foi de seis filmes. *a quas* paralisação dos anos
</line>
<line>
1912-14, chegam*s a uma produção relat*vamente **undante de dezessei* filmes em
</line>
<line>
1*17, *ara haver uma brusca queda no ano segui*t*, *om uma me*íocre r*a**o at*
</line>
<line>
1922. (GOMES, *980: 5*).
</line>
<line>
Esse colapso em produção nac*onal oco*re* *ão *oment* no Brasil, mas em
</line>
<line>
praticament* todos os pa**es *a Europa *nde o cinema ha*ia se e*ta*elecido c*m* importan*e
</line>
<line>
*e*o de entret*nimento e produção cul**ral. *m uma breve análise comp*ra*iva do impa**o
</line>
</par><par>
<line>
*a Pr**e*ra Gu*rra *undia* s*bre as produções cinem*tográfica *o Br*s*l e na Euro*a e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
e*treita liga*ão deste
</line>
<line>
e*ento com os a*an*os das produções Hollywood*anas em t**o o
</line>
</par><par>
<line>
mundo, Anita *i*is (1996) salienta:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresin* *I, v. 14, n. 4, art. 11, p. 1*7-212, jul./ago. 2017
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. S. *raújo, *. *. Quiles
</line>
<line>
2*8
</line>
<line>
A Prim*ira G*e**a Mundial desorg*nizo* a es*rut*ra industri*l *u*opeia, produzindo
</line>
</par><par>
<line>
u* vazio **e *oi ocupado pelos filmes americanos. Assim, em 1925, es*es
</line>
<line>
filmes
</line>
</par><par>
<line>
o*upa*am 70% do mercado *r*ncê*, *5% d* i*glês, e *8% do italiano [...] Em 1921,
</line>
<line>
do tot*l de 1295 filmes censurados no R*o de Ja*eiro, 923 e*a* *e *ro*e*ê*cia
</line>
</par><par>
<line>
americana, posicion**do o *rasil *o quarto *ugar entre
</line>
<line>
*s paíse* impor*adores de
</line>
</par><par>
<line>
film*s impressos dos EUA. Em 192*, esta ten*ência *centuou" (SIMIS, 199*: 74).
</line>
<line>
Neste quad*o, Simi* n*o faz r*fer***ia à Espanha, ta*vez pelo fat* de a produç*o
</line>
</par><par>
<line>
espanhola ter perm*necido p*rsevera*te aos ideários
</line>
<line>
de *acionalizar a arte como *m to*o.
</line>
</par><par>
<line>
Embora a sup*rior*dade das p*od*çõ*s e*trangeiras fosse um fato in*ontest*vel, o senti*ento
</line>
<line>
de n*cionalidad* se sobrepun*a à adesão total aos fil*es estrangeiro*. De ac*rdo com Tri*na-
</line>
<line>
Toribio (20*6), a est*atég*a de \españo**zar\ a p*odução cin*matográ*ic* *aranti*
</line>
<line>
caracte*ísticas m*rcadológicas n**ionais, ao mesmo temp* *m que possibilitava a produção a
</line>
<line>
*m bai*o preço. *lemento* da cult*ra **ciona* tais como tou*a*a, f*am**co, festividades da
</line>
<line>
tr*di*ão catól*ca aliad*s a person*gens popu*ares das narrativas literárias ajudavam * fazer do
</line>
<line>
**nema espanhol um a*bi*nte famili*r garant*ndo ass*m um p*blico fiel às pr*duç**s
</line>
<line>
nac*ona*s.
</line>
<line>
N*ta-se **e a combinação litera**ra e cinema foi fundame*tal para q*e o ci**ma
</line>
<line>
es*anhol m**tiv*sse seu campo de produção e **diência mesmo di*nte *e um* ver*adeira
</line>
<line>
avalanche de produções estr*ngeiras. Se**ndo o escrit*r Fran**sc* Du*** Tena (2007),
</line>
<line>
D*sde *u aparición, el cine * l* literatura han esta** est*echa**nte
</line>
<line>
un*dos. Cua*q*ier película de ficción, por **rta *ue fuese su duración, necesitaba de
</line>
</par><par>
<line>
** gu*ón, *n text* dond* a*em** de los
</line>
<line>
diá*og*s qu* apare*er*an
</line>
<line>
en pant*l*a
</line>
</par><par>
<line>
figu*ase e* desarrollo de ** acción. Es*o - el guión - h* llegado a s*r ya comúnmen*e
</line>
<line>
acept*do como un géne*o l*ter*rio. Al principio eran l*s mismos dir**tores quienes
</line>
<line>
** *cupaban de escribi* los guio*es originales (** hecho muc*o* d*r*ctores *c*uales
</line>
</par><par>
<line>
c*n*inúan *acié*dolo: Woody
</line>
<line>
Allen o *lmo**var so* buena prueba *e ello)
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
adaptaciones
</line>
<line>
de obras *iterarias, bien teatro, n*ve*a, cuento e incluso
</line>
<line>
za*zuelas y
</line>
</par><par>
<line>
**eras (**NA, 2007, p.15) 8.
</line>
<line>
C*mo podemo* obs*rvar, é p*ssível infer*r qu* a for** l*gação - ou *esm*
</line>
<line>
depe*dência - do cine*a para com a Literatura, na Esp*nha, *ossi*ilitou *m desfecho
</line>
<line>
hist*rico dife*ente d*quele que o*orreu no Br**il, *n*e as i*dústrias *s*ran*eira* tornara*-s*
</line>
<line>
os ver*ade*ros protagonistas da h*stória d* cinema nacional, a p*rtir dos a*o* 1912.
</line>
<line>
Seguindo a m**ma l*nha *e pensamen*o de *ena, a c*ítica Sally Faul*ner (2013)
</line>
<line>
comenta que os bem-suce*idos homens da ind*stria cinematográfica na Espanha acreditavam
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
prec*sava de um roteiro, *m te*to onde, além de diá*ogos, fi*urasse o desenvolvimento da ação. E*te - o roteiro - j* ** tornou co*ume*te
</line>
</par><par>
<line>
aceite co*o um gênero. No início, *r** os mesm*s dire**res que e*tavam ocu*ado e**rev*ndo rotei*os
</line>
<line>
**iginais (na verdade mu*tos
</line>
</par><par>
</page><line>
d*retores atuais conti*uam a faz*-lo: Wood* All*n ou Almodóvar são pr**a d*sso) ou adaptações de obras literárias, de teatro, romances,
</line>
<line>
contos * até mesmo zarz*elas e óperas.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 14, n. *, art. 11, p. 197-212, j*l./ag*. 20*7 www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cinema e Literatura: Análise Com*arativa do Cinema Brasileiro e do E**anhol
</line>
<line>
209
</line>
</par><par>
<line>
na el**açã* *o c*nema vi* literatura como *ma *orma ** au*entar a aud*ência. De**a for*a,
</line>
<line>
in*e*t*a-se *m f*lmes q*e a*r*iam a e*tensa classe média a partir do pre*tígio dos cl*ssicos *a
</line>
<line>
literatur*, assim com* a indústria Hollywoodiana f*zi*, utilizando-se *e au*ore* c*mo
</line>
</par><par>
<line>
**akespea*e, D*ckens e Te*nyson. I*dubitav*lmente, esta e*tratégi* foi um
</line>
<line>
im*o*tante
</line>
</par><par>
<line>
elemen*o de distinção n*s traj**órias do ci*ema bra*ileiro e espanhol.
</line>
</par><par>
<line>
É import*n*e *ambém s*lientar q*e importantes escr**or*s aden*ra*a* ao mundo do
</line>
<line>
cinem* co*tribu**do pa*a o *econhe*imento dele *omo **ividade intelect*al. Neste cont*xto,
</line>
<line>
d*sta**-se o dramatu*go e crít*c* es*anhol Ja*in*o *enaven*e y Martí*ez, ganh*dor *o prêmi*
</line>
<line>
Nobel de Literatura em 1922. Sobre *sta *mportante *igur*, Te*a (*007) com*n*a:
</line>
<line>
J*cint* Benav*nte se implica tanto que además de adaptar sus obras y codiri*i* dos
</line>
<line>
de *llas, esc*ibe guiones *riginal*s, funda dos productoras (Madri* *ines y F*lms
</line>
<line>
Ben*vente SL) y p***i*ipa con *tros litera*os en l* creación de C.E.*. En su come*ia
</line>
<line>
"¡No quiero, no quiero!" *ncluye el *o*aje de una película com fi*es benéfic*s, que
</line>
<line>
*irve de divertimento a la* clas*s ar*st*cráticas..... (TENA, 2007, p. 17) 9.
</line>
<line>
Assim com Jacinto, *utros es**it*res se envolvera* profu*damente em *tivid*d*s
</line>
</par><par>
<line>
cinematográfica* vira* suas obr*s tor*are*-se filmes aind* *m vi*a. D*fer*nteme*te da *
</line>
</par><par>
<line>
Es*anh*, no Br*sil não houve envolvi**nto
</line>
<line>
expressivo de gra*des
</line>
<line>
es*rito*es nas
</line>
<line>
ativ**ades
</line>
</par><par>
<line>
cin*mat*g**fica*, segundo a*o*t* *omes:
</line>
</par><par>
<line>
U*a cer** apr*xim*ção de homens de p*estígio c*mo Irin*u *arinho, *lav* Bilac,
</line>
<line>
Co*l*o Neto ou Med**ros Albuq*e*qu*, dur*u pouco, desde que essa aproxi*a*ão
</line>
</par><par>
<line>
*or* susci*ada
</line>
<line>
pela
</line>
<line>
*rev* animação que rei*ou em 191*, ano em qu* a produção
</line>
</par><par>
<line>
at*ngiu * se* ponto mais alto. T*mada em conjunto, a **ali*ação de filmes de enredo
</line>
<line>
foi *re**ria e *scassa (GOMES, 1980: 57).
</line>
<line>
Dian*e da **flexão ora expost*, percebe-se a tími*a e breve aprox*mação dos l*terat*s
</line>
</par><par>
<line>
bras**eiros na c*nematografia
</line>
<line>
c*ntr*buindo po*co p**a o p**cesso
</line>
<line>
de adaptaçã* de obra*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
e*critore* vivos. * d*stanci****to desses \home*s de pres*ígio\ *m*ossibi**tou, po* exemplo,
</line>
<line>
* adaptação de suas obras enquanto ainda vi*os, quad*o ba*ta**e *iferente daquele m*s*rado
</line>
<line>
anteriormente, na Espanha, no qual a maioria das obras adaptadas er* de es*r*t*res ain**
</line>
</par><par>
<line>
v*vos, o que *he* da*a * p*ssibilida*e de serem críticos ou colaboradores,
</line>
<line>
quando
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
p*odutor*s *as adaptações de suas pr*prias obras.
</line>
</par><par>
</page><line>
9 *aci**o *enavente e*vol*e-se tanto ( com * *inem*) q*e além de adaptar ** s*a* obra* e co-dirigir dois d*les, es*reve roteiro* ori*inais,
</line>
<line>
fu*da duas *rodutores (*adrid C*nemas e F*lmes Benavente SL) e participa, *om ou*ros escritor*s, ** criaç*o da C.E.A. Em sua com*dia
</line>
<line>
"eu não que*o, não quero!" Inclui um film* com *ins de caridade, q*e se*ve *omo o div*rtimento para a*
</line>
<line>
classes a*is*ocr*ticas... [ Tra*uç*o N*ssa]
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 14, n. *, art. 1*, p. 197-21*, j*l./ago. 2017 www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. A*aújo, *. L. *uiles
</line>
<line>
210
</line>
</par><par>
<line>
4 CONS*DERAÇÕES *INAIS
</line>
<line>
A histór*a do c*nema no Brasil e na Es*anha apresent* importante* pontos *e
</line>
</par><par>
<line>
convergências * diverg*ncia* que nos p*rm*tem
</line>
<line>
a*alisá-los, a pa***r de context*s hist*ricos,
</line>
</par><par>
<line>
p*líticos e l*terários que interv*m de u*a for** ou de outr*, na re*epção de novas atividad*s
</line>
<line>
ar*ístico-cu*t*rais. T*is a*i*id*des, po* vezes, surgem com* a*ternativas àquel*s pré-
</line>
<line>
e*tabelecidas ou tradici*nal*ente apon*adas o* legiti*adas por pa*rões soci*is dentro *e uma
</line>
<line>
cadeia h*stórica de normas e técnica* aceitas *ar* legislá-las.
</line>
<line>
E*bora os primei*os registros de atividades cinematográficas d*s países em questão
</line>
<line>
tenham *urgido no mesmo período, i*portantes aspectos muda*am a trajetóri* d*sta arte em
</line>
<line>
s*u* *ontextos nacionais. O *úmero co*siderável de obr*s *rod**idas na p*ime*ra décad* de
</line>
</par><par>
<line>
surgimento do ci*ema,
</line>
<line>
nestes pa*se*, mos**a um *a*p* m***adológico fé**il e ab*r*o para
</line>
</par><par>
<line>
novas ex*eriênc*as no *ontexto ar*í*ti**-c*ltural. Ao*
</line>
<line>
olhos dos *r*d*tore* estr*ng*iros,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*rasil e*a vis** com* um país com potenc**l *ro**ssor para a i*dú*tri* *e e**retenimentos a*
</line>
<line>
passo que na E*p*nh*, onde * me*cad* de entretenime*to er* mais f*c*a*o, o* propagador*s
</line>
<line>
dos ideários nacionalista* mos*ravam-se ávido* a fix*r seus valores culturais utiliz*ndo-se *e
</line>
<line>
todos o* ve*culos possíveis, inclu*iv* os referentes a laze* e entretenim*nto.
</line>
</par><par>
<line>
A partir de 1910, há u*a queda *a *rodução
</line>
<line>
de ambos os p*íses. No entan*o, *m
</line>
</par><par>
<line>
sis*ema literário *em mais **nsol*da*o, na Espan*a, f*i
</line>
<line>
det*r*ina*te *ara
</line>
<line>
um
</line>
<line>
número
</line>
</par><par>
<line>
si*n*fi**tivamen** mai** de produções c*nematog*áf**as prod*zidas * parti* de obra literária,
</line>
</par><par>
<line>
ao
</line>
<line>
passo que
</line>
<line>
no Brasil, o sistema literário, *in*a po*** estru*urado, não apresent*u
</line>
</par><par>
<line>
**ntri*u*ç*es sign*fic*tivas pa*a a cinematografia. Como
</line>
<line>
n*o
</line>
<line>
*a*ia *ngajament* entre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
classe produt**a li*e*ária * a cin*matogr*fica, p*ucas obras literárias for*m *daptad*s par* o
</line>
</par><par>
<line>
cinema, co*tri*uin*o as*im para um apa*am*nto
</line>
<line>
*e produçõ*s nacio*ai* a partir da
</line>
</par><par>
<line>
def*agração da Prim*ira Guerra Mu**ial, o que culm*nou no domínio total da indústria
</line>
<line>
hollywoodiana no* *olos brasileiros.
</line>
<line>
Pode-se in*erir *nt*o, que a rel*ção literatura * cinema nas p*imeiras déca*as do
</line>
<line>
século XX, na Espanha, foi *astante *alut*r aos ideários naciona*s, considerand* *ue essa
</line>
</par><par>
<line>
ap*oxi**ção teve im**cto direto no
</line>
<line>
desfe*ho históric* de ou*ras m*nife*tações
</line>
<line>
artís*i*o-
</line>
</par><par>
<line>
*ult*rai* e contribuiu
</line>
<line>
p*ra a ag*nda nacion*l. No Brasil, es*a aprox*mação de forma m*is
</line>
</par><par>
<line>
mar**nte só aconteceria década* *ai* tarde, p*is * cinem*, inicialmente, não era *isto como
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 1*, n. 4, ar*. 11, p. 197-*12, jul./ago. 2017
</line>
<line>
www4.fsane*.co*.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cinema e Literatura: Análise C*mpar*t*va do Cin*ma Br*sileiro e do Espanho*
</line>
<line>
211
</line>
</par><par>
<line>
uma *tividade que pudesse *e *nq**drar com* uma represen*ação artística n**ional, visto que
</line>
<line>
su** p*imeiras manifestações surgiram a par*ir de inici*tivas de imigr*ntes estrangei*os.
</line>
<line>
*EFERÊNCIA*:
</line>
<line>
BELLO CU*VAS, J. A. *ine espa*o* (*896-*930): Origen y evalu*ció* de sus géneros y
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<line>
**tructuras industriales. I* Fil***story *n*ine. v.22, n.2, 2012.
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BELL* CUEVA*, J. A. Cin* mudo español 1896-1920. Ficción documental y reportaje.
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Laertes: Barcel**a, 2010.
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Rev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 4, ar*. 11, p. 1*7-**2, ju*./a*o. *01*
</line>
<line>
ww*4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
N. S. *r*új*, O. L. Qu*les
</line>
<line>
212
</line>
</par><par>
<line>
Como Referenciar este Artigo, c*nf*rme ABNT:
</line>
</par><par>
<line>
ARAÚJO, N. S; QUILES, O. L. Cinema * Literat**a: Análise Com**rativa do C*n*ma Bras*leiro e do
</line>
<line>
E*pan*ol, de 1896 A 1*20. Rev. FS*, Tere**na, v.14, n.4, ar*.11, p. 19*-212, jul./a*o. 201*.
</line>
</par><par>
<line>
Co*trib*ição *os Autores
</line>
<line>
*. S. Araújo
</line>
<line>
*. *. Quile*
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção * plane*a*ento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e in*er*retaçã* dos da*os.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elabor*ç*o do rascunho ou n* *ev*s*o críti*a d* c*nteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na apr*vação da versão **n*l do **n*scr*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Te**sina, v. 14, n. 4, art. 11, p. 197-21*, jul./ago. 2017
</line>
<line>
w*w4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)