Percepção Contribuição do Business Model Canvas em Empresas de Tecnologia / Perception Contribution of Business Model in Technology Companies

João Marcelo Pereira de Melo, Francisco de Tarso Ribeiro Caselli, Eulálio Gomes Campelo Filho, Antônio Vinicius de Oliveira Ferreira, Rafael de Carvalho Maciel

Resumo


Se no passado as empresas utilizavam-se de uma metodologia de tentativa e erro para a solução de seus problemas, atualmente, predominam os princípios da gestão de negócios. O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção do desempenho da ferramenta do modelo Canvas na gestão de negócio das empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) de uma grande região metropolitana, que pode auxiliar essas empresas na solução de seus problemas. A amostra é composta pelas empresas que fazem parte de um projeto de fortalecimento do polo de TIC da região e que estão a utilizar o Canvas. Os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado, submetido ao teste alfa de concbrach para sua validação. Estática descritiva e análise do discurso foram usadas na análise dos dados. Os resultados indicam que a ferramenta Canvas, para a maioria dos entrevistados, foi considerada como de grande relevância, porque possibilitou a melhor visualização do negócio e incentivou a participação dos funcionários da empresa. É possível afirmar-se, desta forma, que o uso da ferramenta Canvas mostrou-se como vantajoso para as empresas de TIC, já que contribui de maneira positiva para o desempenho dos negócios.

 

Palavras chaves: Modelo de Negócios. Canvas. Tecnologia da Informação.

 

ABSTRACT

 

In the past, it was common for any company to solve its problems in a try and error basis. Nowadays the principles of business management are used. The present essay will analyse the impacts of the adoption of the Canvas Model in the Information Technology (IT) sector of metropolitan area in northeast Brazil, since the model can helps the enterprises to solve their contingences. The sample is made off the companies that are working with the Canvas Model because of the program of stronger TIC. Semi-structured questionnaires were used to collect the data needed. Concbrach alfa test was used to confirm the results. Descriptive statistics and discourse analysis were used for the data analysis. The results show that, according to most the interviewees, the Canvas model represented a major contribution, since with its adoption, it was possible to a have a better view of the enterprise and more collaboration from the employees. It is possible to conclude that the Canvas model is a source of gains and positive performance to the IT companies from Teresina/PI.

 

Keywords: Business Model. Canvas. Information Technology.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.5.4

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