<document>
<page>
<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 5, art. 6, *. 111-127, set./out. 2017 </line>
<line> IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983 </line>
<line> *ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2017.14.5.6 </line>
</par>
<par>
<line> A Formação de Professores pa*a Educa*ão das Relações Étnico-Raciais e *s *mplicaçõ*s </line>
<line> p*ra o Cu**ículo </line>
<line> The Educ**ion of Teach*rs for the Ed*cati*n *f Ethnic-R*cial Relatio** and t*e </line>
<line> Implica*ion* for th* C*rricul*m </line>
</par>
<par>
<line> Jakellinny Gonçal*es *e Souza Rizzo </line>
<line> Me***ado em Edu*ação pela Unive*sidade Fe*eral da Gran*e Dourados </line>
<line> Gradu*da *m Letras-Libras *ela Unive*si*ade Fede**l da Gra*de *ourados </line>
<line> E-ma*l: **ke.libra*ufgd@gmail.com </line>
<line> Eu*e*ia Portel* de Siqueira *arques </line>
<line> Doutora em *duc*ção pela Univ*rsi*ad* Fede*al de São C*rl*s </line>
<line> *ocente na *acu*dade de Educaç*o da Universidade Federal da Gr*nde Dourados </line>
<line> E-m*i*: e*m*r1*@terr*.com.** </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Jakell*n*y Gon*alves de So*za Rizzo </line>
<line> **i*or Científico: Tonny Ker*ey de A*e*car Rodri**e* </line>
</par>
<par>
<line> Cor*edor púb*ico 21, n° 765, **nanza, Do*rados -M*. </line>
</par>
<par>
<line> Artigo re*ebid* em 10/06/20*7. Última </line>
<line> *ersão </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: E**enia Port*la de Siqueira *arq*e* </line>
<line> recebida em 25/07/201*. A*rovado *m 26/07/2**7. </line>
</par>
<par>
<line> UFGD - *nidade 2, Rodovia Dour*dos - It**um, Km 12 </line>
</par>
<par>
<line> Cidade universit*ria, Cx. Po*tal 533 - CEP 79804-970 </line>
<line> Aval*ado pe*o *istema Tr*ple Revie*: Des* R*vie* a) </line>
<line> pelo Editor-*hefe; e b) Double Blind R*view </line>
<line> (aval*açã* c*ga por *ois avaliadores da á*ea). </line>
<line> Revisão: *ra**tical, N*rmati*a e de F*r*ataç*o </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. G. S. Rizzo, E. P. S. Mar*ues </line>
<line> *12 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Esse e*tudo trata-se do "e*t**o d* </line>
<line> arte" ou </line>
<line> "es*ado do </line>
<line> conhe*ime*to", </line>
<line> sobre o cu*rículo na </line>
</par>
<par>
<line> f*rmação de professores para E*uc*çã* das Relações Étnico-Raciais *as inv*sti*ações </line>
<line> científicas. Objeti*ou mapear a* tes*s, dissert*ções e artigos brasileiros pr*duzidos n* *íngua </line>
</par>
<par>
<line> portuguesa. O levantame*t* *oc*mental, n* *erí*do *e **99 </line>
<line> a 2015, c*ntou </line>
<line> c*m as </line>
</par>
<par>
<line> info*mações advi*d*s do ban*o de dados da Capes/MEC, CAP*S </line>
<line> *e*es e </line>
<line> dissert*ções, </line>
</par>
<par>
<line> SciELO Bra*i*, *o*g** Acadêmico e G* 21. Foram selecion*do* 4 art*gos da Ca*es/MEC, 4 </line>
<line> di*sertaç*es e 1 tese no banco de dados da Capes tes** e dissertações, *o Google acadêmico </line>
</par>
<par>
<line> selec*o*ados 6 </line>
<line> ar*igos e 2 di*s*r*ações, 2 artigos no GT 21; no SciE*O não for*m </line>
</par>
<par>
<line> *ncontrados estudos *obre a t*m*tica. Conclui-se que exist* a ne*essidade d* si*tematizaç*o </line>
<line> de pesqui*as volt*d*s p**a a t*m*t**a das re*açõ*s **nic*-rac*a*s nos *urrí*ulos dos cu*s** de </line>
<line> form*ção de *rofess**e*, pois ainda *á poucos estudos na área. </line>
<line> P*lavras-chave: Currículo. Formação d* professores. Relações Étni*o-raciais. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> This study dea*s with *he "state of the art" or "s*ate of kno*led*e", abou* t*e cur*iculum in the </line>
<line> training ** tea*hers for th* Education of *thnic-Racial Relations in scientific **vestigations. It </line>
<line> a*med to map the theses, *isser*ations and Brazil*an articles produced in the Po*tugues* </line>
<line> lan*uage. The documentary s*rvey fr*m 1999 to 20*5 included *nfor*atio* from t*e Capes / </line>
<line> MEC database, CA*ES theses and disse*ta*ions, SciELO B*asil and Google Acad*mica and </line>
<line> GT 2*. Four papers fr*m Capes / MEC, 4 di*sertations and 1 th**is in the data*ase of Capes </line>
<line> t*eses and dissertatio*s, *n Goog*e *cademic, 6 articles an* 2 dissert*tions, 2 articles i* GT </line>
</par>
<par>
<line> 2*, </line>
<line> i* *ciELO did not fi*d stud*es on the s*bject. W* </line>
<line> conclude the need for r*se*r*h on </line>
</par>
<par>
<line> *thnic-rac*al relations in t*e c*rric*la of teache* tr*inin* courses, *in*e there are stil* *ew </line>
<line> studi** in the area. </line>
<line> Key*o*ds: Curricu*um. T*ac**r training. Ethni*-r*cial relations. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 14, n. 5, *rt. 6, p. 111-127, s*t./out. 201* </line>
<line> www4.fsane*.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Formação de P*ofess*res para Educação d*s Rel*çõ*s Ét*ico-Raciais *urrícu*o </line>
<line> 113 </line>
</par>
<par>
<line> * I*TRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> No *r*se*t* estu*o buscou-s* analisar *m conju*to de arti*os, dissertações e tese* </line>
<line> referente* à temáti*a currículo na formaçã* *e professor*s para a E*ucação das Relações </line>
</par>
<par>
<line> Étnico-Raciais (*RER), </line>
<line> public*das no* *an*os de dados da C*pes/MEC, ***ES tes*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> disse*tações, SciELO Bra*il, Go*g*e Acadê*i*o G* 21. T*m com* o*jetivo realizar uma </line>
<line> pesquisa do *ipo "Estado da A**e" ou "Estado do con*ecimento", o q*e po*sibil**a *ma </line>
<line> relação *a produçã* acadêmica sobr* o c*rrículo na formação de pro*ess*res par* Educação </line>
<line> da* Relações É**ico-Rac*ais. </line>
<line> Para *orma F*rreira (2002), as pesquisas do tip* "estad* *a arte" ou "est*do do </line>
</par>
<par>
<line> c*n***i*e*to" co*s*stem e* pesquisas b*bli*gr**icas </line>
<line> que se *estinam "mapear e discutir a </line>
</par>
<par>
<line> cer*a á*ea *e </line>
<line> produção acadêmica em dife*entes campo* do </line>
<line> conhecimento". A rev*s*o d* </line>
</par>
<par>
<line> lit*ratura faz </line>
<line> *ar*e da *n**stigação </line>
<line> do pe*q*isador, </line>
<line> onde objetiv* localizar, sistemat*za*, </line>
</par>
<par>
<line> a*alisar </line>
<line> *stu*os </line>
<line> já publ**ad*s *elacionad*s </line>
<line> *om sua temática da *esq****. * import*nte </line>
</par>
<par>
<line> realizar a revisão *e literatura, para ajudar definir o pro**ema, ter a </line>
<line> um **n*rama do *tual </line>
</par>
<par>
<line> est*do *o co*h**iment* s*bre o te**, as lacunas *xistentes e que sua pe*quisa resu**e e* </line>
</par>
<par>
<line> p*ssí*eis contribuiçõe*, benefíci*s e re*evância </line>
<line> par* * </line>
<line> comunidade *cadêmica. As*im </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pesqui*ado* te*á *ma *isão das </line>
<line> contri**i*ões das pesqui*a* *nterio*es, le*and*-o ao </line>
<line> pon* o </line>
</par>
<par>
<line> nec**s*rio para in**stiga**es futuras. </line>
<line> Para Card*so et al. (*01*, p. 07) "cada i*vestigador ana*isa minuci*samente os t*a*al*os </line>
</par>
<par>
<line> d*s invest*gado*es que o prece**r** e, só </line>
<line> ent*o, compreendido o t*stemu*ho </line>
<line> q*e lhe foi </line>
</par>
<par>
<line> co*fiado, *a*te **uipa*o para a sua própria av*ntu*a". </line>
</par>
<par>
<line> O estudo real*z*do e*tá in**rido no pro*eto de **squi** aprovad* n* </line>
<line> ed*t*l FUNDECT </line>
</par>
<par>
<line> EDUCA/2016 *o grupo de pesqui** G*PRFE, *ue *stu*a a *ducação das *el*çõ*s étni*o- e </line>
<line> r***ais, e obj*tiva anali*ar o *urrículo dos cursos Pedagogia presencial de s*is un*versidades </line>
<line> de Mato Grosso do *ul, públicas e particu*ares de ensino, das cid*des de Do*rados, Paranaíba </line>
<line> e *am** Grande, * f*m de id*ntific*r se as em*nt*s *a* disc*plinas c*nte*p*am o E*sino de </line>
</par>
<par>
<line> História *ultura Afro-Br*sile**a e Af**c*na p**a a Educ*ç*o para e </line>
<line> *s Relações Étnic*- </line>
</par>
<par>
<line> Ra*iai* - ER*R, con*or*e estabelece a Lei no 10.639/2003. </line>
</par>
<par>
<line> P*ra t**t*, das universida*e* públicas **encamos a Univer*idade Feder*l da Grande </line>
<line> Dour**os (UFGD), * Un*v*rsid*de Fede*al *e *ato Gro*so do Sul (UFMS), camp*s Campo </line>
</par>
<par>
<line> **ande, Un**ersi*ade Estadu*l *e Mato Gr*sso </line>
<line> do Sul (U*MS), unidad* de *ourados </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *aranaíb*, e </line>
<line> das *a*t*culares, *elecionam*s, na c*dade de Campo Grande, a Univers*dade </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *er*sin* PI, v. *4, n. 5, art. 6, p. *11-127, *et./ou*. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. G. S. *i*zo, E. P. S. Marque* </line>
<line> 114 </line>
</par>
<par>
<line> Católica Dom *osco (U**B) e em *ourados o Centr* Uni*ersit**io da Grande Doura*os - </line>
<line> U*IGRAN. </line>
<line> O **ma desta pes*uisa é o cur*ículo na forma*ã* de professo*es p*r* * ERER; </line>
<line> por*anto, os descritor*s designad*s par* a b*sca *os bancos de d*dos **o: Re*ações Étnico- </line>
<line> Ra*iais, fo*maçã* de pro*e**ores e currículo. </line>
<line> A metodologia adotada os b*ncos de da*os do Por*al de *eriódico* d* Coo*denação d* </line>
<line> Aperfe*ço*ment* *e Pe*soal de Níve* Supe*io* - *APES/M*C, *APES tese* e d*ssertações, </line>
<line> Scientific Electronic Library O**i*e - SciELO B*a*il, Go*gle Acadêmico, e no G*upo de </line>
<line> Trabal*o GT 2*, i*tit**a*o Educação e Rel**õe* Étnico-Ra**a*s d* A*PEd. A pri*cíp*o </line>
<line> *ouv* um re*orte tem*oral d* 1999 a 2015, buscando m*pear as teses, d*ssertaç*es e artigos </line>
<line> p*blicados *a íntegr*, em port**uês, dentro dess* per*odo. Foram s*lecionados some*te </line>
</par>
<par>
<line> aqueles q*e tinh** especificidades com o tema e período propostos. O </line>
<line> rastr**ment* deu </line>
</par>
<par>
<line> *nfa*e nos títulos, que tinham </line>
<line> as pa*avras *estacadas, nas palavras-chaves, segu*dos *el* </line>
</par>
<par>
<line> lei*ura *os resum*s momento em que a**umas ***duções *inda que tive**em *s descritor*s no </line>
<line> título, f*ram excluídas p*is ao ler o resum*, pode-se per*eber *ue não estavam *elaciona*os </line>
<line> c*m a temática. </line>
<line> *esse senti*o, no que se refer* à formaç*o de *rofessores teve, com* aporte *eó**co, </line>
<line> *esquis*do*es como (TARDI*, 200*); estudos que aponta* *iscussões sobre rel*çõ*s étnico- </line>
</par>
<par>
<line> raciais (GOMES, 2*02; 200*; 2007), (MUG*NG*; GOMES, 2004), e pa*a a* questões </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> currículo os autore* (CANDA*, 199*) e (*ILVA, **10). </line>
</par>
<par>
<line> 2 RE*E*EN*IAL TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> *.* O ensino da história e *ul*ura Afro-brasileira e *f*icana no currículo, na **r*p*ctiva </line>
<line> da L** 10.639/*3 </line>
<line> Ao longo da hi*tó*ia, os Mov*mentos Soc*ais N*gros realizaram várias reivindicações, </line>
<line> as quais resul*ar*m em c*nquis*a* que valo*iz*m a população negr*. Um dos p**gressos foi a </line>
</par>
<par>
<line> imp*e*entaç*o de política* públicas e*ucaci*nais vol*adas para a divers*dad* </line>
<line> é*ni*o-racial, </line>
</par>
<par>
<line> com* a *ei nº 10.6*9/2003, que altera a Lei *º 9394/1996, incluindo no *ur*ícu*o d* todo o </line>
</par>
<par>
<line> sist*ma de ensi*o da e*ucação nacional o Ens*no d* História e Cultura *fr*-Brasilei*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *fricana para a Educação da* Relaç*es Étnico-Raciais - ERER, qual é regul*mentada pelo </line>
<line> C*E/*P e* sua resolução nº *1/2*04, instit*i a* Diretrizes Cu*ricu**r** Nacionais. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 14, n. 5, art. 6, p. 111-1*7, set./out. 2017 www4.fsanet.com.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A For*ação de Professores para Educaç*o das Re*açõ*s Étnic*-*aci*is Currí*u*o </line>
<line> 115 </line>
</par>
<par>
<line> Me*ia*te e*sa Lei inte*sifica *s *ef*exõ*s sobre a diversi*ade étnico-raci*l existente </line>
</par>
<par>
<line> no contexto es*o*ar, </line>
<line> o*de nos d*par*mos c*m curríc*los enge*s*dos </line>
<line> por práticas </line>
</par>
<par>
<line> homogeneizado*a, r*c*sta* e discriminado*as que perpas*am * f*ze* ped*góg**o e *aturaliz*m </line>
<line> as *ierarquias cultur*is, a subalternização da* *iferença* e a desvaloriz*ção ** *ultura a*ro- </line>
<line> *rasileira e africa*a. </line>
<line> Recon*ecendo a ne*ess*dad* de *esgata* os va*ores identitário* africanos, de um novo </line>
<line> *aradig*a curr*cular, problematizan*o a formação dos professores * as possív*is lacunas que </line>
<line> pod*m existir em s*a fo*maç*o, de*orrentes a **a visão estere*tipada e homogênea nos </line>
<line> c*rrículos, é **ces*ário inv*stigar a fo*ma*ão inic*al de pr*fessores, formação n* perspectiva </line>
<line> de *oder d*s**ti* ass*ntos **e abrangem as rel*çõe* *tnico-raciais, dando subsídios, </line>
</par>
<par>
<line> sobre*udo, para dissemina* uma educaçã* antirraci*ta, que transm*t* </line>
<line> ao alunad* post**as </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> r*s*eito e *nclusão das diferenças *a*i*** * cult*rais. </line>
</par>
<par>
<line> Neste sentido, * luz dos *st*dos culturais, busc*ndo c*m*reender conceitos </line>
</par>
<par>
<line> impor*an*es para e*sa **squ*sa, como </line>
<line> relações étnico-*acia*s, </line>
<line> *urrículo, formação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *rofes*ores. </line>
</par>
<par>
<line> * METODOLOGI* </line>
</par>
<par>
<line> O *ev**tame*to f*i realizado em cinco bases de dados bib*iogr*ficas, Capes/M*C, </line>
</par>
<par>
<line> Cape*/ Banco de teses * </line>
<line> *is*ertações, SciE*O Brasil, Google *cadêmico e GT 21/ANPEd. </line>
</par>
<par>
<line> Foram *nclu**os todos os artigos originai*, a*tig*s publ*cados entre 1999 e </line>
<line> 2016, s*ndo </line>
</par>
<par>
<line> selec*onados apenas arti**s </line>
<line> escritos *a língua portuguesa. Optou-se pela bus*a, através de </line>
</par>
<par>
<line> descritores: R*lações Étnico-Raciais, f*rmação de professores * currí*ulo, os quais f*r*m </line>
</par>
<par>
<line> ***via*ent* selecio*ados. Com essa estratégia procurou-se </line>
<line> garantir a l*ca*ização da maioria </line>
</par>
<par>
<line> dos e*tu*os publicados dentro dos cri**rios pr*-***e*minad*s. </line>
</par>
<par>
<line> *sta*elecendo os d**critores, * levant*mento d*u ê*fase, primeira*ente, </line>
<line> aos títulos </line>
</par>
<par>
<line> que tin*am os d*sc*itores, seguido d*s palavr*s-*haves; *e havia relação *om o tema, então </line>
<line> era realizada a leitur* dos r*sumo*, momen*o em *ue algumas p*oduções, *in*a que tivessem </line>
<line> os des*ritores no título e nas pa*avr**-chaves, fora* exc*uída* po*s, *o *er o *e*umo, pode-se </line>
<line> pe*ceber que não **tavam *ela**onados com a *emática. </line>
<line> N* portal da Capes/*EC ao in*erir o* descritores separados Rel*ç**s Étnico-R*ciais </line>
</par>
<par>
<line> *bteve ho*ve o r*s*ltado de 130, sendo três selec*on***s, Oliveira (2013), Pass* (2014) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Aguiar; Piotto; *o*rea (2015), *ormaçã* de pro*e**or*s 4.194 e C*rrícul* resultou em 5.*19 </line>
</par>
<par>
<line> tr***lhos. Ho*ve a combinação dos *escrito*es "Relações Étn*co-Rac*a** com Formação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*r*sina PI, v. 14, n. 5, ar*. 6, p. 111-1*7, set./out. 2*17 www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. G. S. Rizzo, E. P. S. Marq*es </line>
<line> 116 </line>
</par>
<par>
<line> professores" foram en*ontradas 19 pub*icaçõe* das qua*s, um *rtigo era sign*fica*i*amente </line>
<line> r*lacionado com o tema, s*n*o o mesm* sele*io*ado anteriormen*e. Já os descritores </line>
<line> "*elaçõ*s Étnico-*ac*ais e Currículo" chegar*m ao tota* de 19, *p*nas um, er* relac*ona*a </line>
<line> com o tema, porém se tra*a*a n*vamente d* mesm* artig* apresentado e seleciona*o c*m a </line>
</par>
<par>
<line> primeira </line>
<line> *o*bina*ão. A com*in*ção *os descritores "For*ação de Professor*s e Currículo" </line>
</par>
<par>
<line> s*rgiram 559 publi*ações, somente *m* era ligeiramen*e relaciona*a co* o tema, o est*do de </line>
<line> **ÉRICO (2014), apesar disso a*entrou nos *studo* *elec*onados em virt*de da escassez *e </line>
</par>
<par>
<line> publicações pertinentes à temá*ica. Abaixo será *presentado um quadro com os </line>
<line> estudos </line>
</par>
<par>
<line> selecion**os. </line>
</par>
<par>
<line> T**ela 1 - Publicações incl*íd** no es*udo do Portal da Capes/MEC </line>
</par>
<par>
<line> Título </line>
<line> Autor </line>
<line> Tipo </line>
<line> Ano </line>
</par>
<par>
<line> A Lei 10.639/2003 e a Esc*la *e *duc*ção Especial: u* </line>
<line> E*ânia de Ol*vei*a </line>
<line> Art. </line>
<line> 2013 </line>
</par>
<par>
<line> desafio a mais para a for*ação de professores </line>
</par>
<par>
<line> As Relaçõ*s Étni*o-*a*iais nas li*en*iaturas: o que </line>
<line> Joana *élia dos Pas**s </line>
<line> Art. </line>
<line> 201* </line>
</par>
<par>
<line> d*zem os curr*culo* *nunciados </line>
</par>
<par>
<line> Formação *e *rofessores para a implem*nta*ão da Lei </line>
<line> Márcia Cristina A*éric* </line>
<line> Art. </line>
<line> 201* </line>
</par>
<par>
<line> 10.639/2*03: o ensino da história e cultura afro- </line>
</par>
<par>
<line> brasileira e indígena no curríc*lo escolar </line>
</par>
<par>
<line> Relaçõe* étnico-*ac*ais e f*r**çã* doc*nte: situações de </line>
<line> Márcio Mucedula *guia*; </line>
<line> Art. </line>
<line> 2015 </line>
</par>
<par>
<line> di*cri*in*ç*o racial na educação infanti* </line>
<line> Déb*r* Cr*stin* *io*to; </line>
<line> Bianca Cri*tina **rrea </line>
</par>
<par>
<line> No *anco de d*do* da Cap*s/Banco de teses e disse*t**ões estavam disp*nív*is apenas </line>
</par>
<par>
<line> d*cumentos </line>
<line> de origem da Pla*af*rm* Sucupira de 2013 a 2016. *o iniciar * busca com o </line>
</par>
<par>
<line> *escritor "Relações Étnico-Raci*is" co*stato*-se 9*197 registro*, </line>
<line> *ara "Form*ção </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> professores" *00692 e para "Cur*ículo" 11604. N* combin*ção "Rela**es Étnico-*aciais com </line>
</par>
<par>
<line> Formação *e </line>
<line> pro*es*o*es" re*ul*ou-se em 900701 est*dos, "Rel**ões É*nico-Ra**ais com </line>
</par>
<par>
<line> Currícu*o" e* 104*03, "*orma*ão d* pro*essores c*m Cu*rículo" verifi*ou-s* 900693, já na </line>
<line> co*bi*ação "Relações É*nico-Raci*is, Formação d* p*ofessores e Cu*rículo", 900702, onde </line>
</par>
<par>
<line> *oram s*lecionadas 4 di*sertações e 1 tese, to**s relac*onad** com o tema, </line>
<line> d*s </line>
<line> aut*res </line>
</par>
<par>
<line> *aciel, (*014), Chieri*att* (201*), Crocetta (2014), Silva (*0*5) e a *ese ** Anse*mo, *015). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere*ina, *. 14, n. 5, a**. 6, p. 111-*27, set./out. 20*7 </line>
<line> www4.*sane*.c**.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Form***o de P*ofessore* *ara Educaç*o das Relações Étni*o-Raci*is *u*rículo </line>
<line> *1* </line>
</par>
<par>
<line> *abela 2 - Pu*licações *ncluídas n* estudo do Portal da Capes tes*s e dis*ertações </line>
</par>
<par>
<line> **tulo </line>
<line> A*to* </line>
<line> Tipo </line>
<line> Ano </line>
</par>
<par>
<line> Formação d* prof*ssor*s e Relações É*ni*o-Raciais </line>
<line> Ana Cláu*ia de Amorim </line>
<line> Diss. </line>
<line> 2**4 </line>
<line> Maciel </line>
</par>
<par>
<line> Educação d*s Relaçõ*s Étni*o-Raciais * formação de </line>
<line> Dis*. </line>
<line> 2014 </line>
</par>
<par>
<line> pedagogas (**): visão dos/as di*cent*s * *oce*t*s ** </line>
<line> Car*a Fe***ndes Chiericatt* </line>
</par>
<par>
<line> um curso de Pedagogia na **dalidade a Dist*ncia </line>
</par>
<par>
<line> As Relaç*es Étnico-*aciais *os currícul*s dos cursos de </line>
<line> Renata Rig*etto Jung </line>
<line> Dis*. </line>
<line> *014 </line>
</par>
<par>
<line> licenciatura em ed*cação física das institu*çõe* *e </line>
<line> Croce*ta </line>
</par>
<par>
<line> ensino superior d* sistema ACAFE </line>
</par>
<par>
<line> A Formaçã* Docente para a E*uca*ão Bási*a nas </line>
<line> Aldelice N*s**mento Silva </line>
<line> *iss. </line>
<line> 2015 </line>
</par>
<par>
<line> Licenciatur*s em Letras Vernáculas e em Desenho e </line>
</par>
<par>
<line> Plástica na U*B*: o currículo na p*rspectiva da* </line>
</par>
<par>
<line> *e*aç*es ét**co-raciais </line>
</par>
<par>
<line> Das prátic*s p*líticas e jurídicas na for*ação *e </line>
<line> Eliane Reg*na Mart*n* </line>
<line> Tese </line>
<line> 2015 </line>
</par>
<par>
<line> professores para a e*uc*ção Étnico-Ra*ia* </line>
<line> A*selmo </line>
</par>
<par>
<line> No p*riódico do Sc**LO Bra**l, *nicialmente *oi inserido somente o des*r*tor "*elaçã* </line>
<line> *tnico-Racial", chegando ao total *e 10 *rtigo*; post*riorm**t* "formação de professores" </line>
<line> com resposta *o*al de 587, e *ara "cu*r*culo", 115*. </line>
</par>
<par>
<line> C*ntudo, ao r*finar inser*ndo os des*ritos uni*os resultou-se em zero </line>
<line> *ara ****s as </line>
</par>
<par>
<line> comb*nações, "Relaç*es É*ni*o-Raciais, Formação de *rofes**res e Currículo", </line>
<line> "Relações </line>
</par>
<par>
<line> Étn*co-Raciais e formação de p**fessor*s", "Relaç**s *t*ico-Raciais e *urrícul*". Somen*e * </line>
</par>
<par>
<line> co*b*nação "Fo**ação de profess*re* Currícu*o" resultou em 45 artigos, no en*ant*, e </line>
<line> nenh*m *e e*quadra com o tema *a *esquisa. </line>
<line> Já *o Google Acad**ico, som*nte com o ***critor "Relaç*e* *tni**-Rac*ais" chegou ao </line>
</par>
<par>
<line> tot*l d* 15.800, "forma*ão de professo*es" 1.190.000, e para "currícul*", *53.000. </line>
<line> J * n* </line>
</par>
<par>
<line> com*in*ção "Relações Étnico-Raciais * formação de professores" 12.100, "R*l*ções Étni*o- </line>
<line> Raciais e *urrículo" 9.130, "*ormação de p**fessores e curr*culo" 207.000. "Rela*õe* Étni*o- </line>
</par>
<par>
<line> Raciais, formação </line>
<line> de profess*r*s e currículo" surgiram 8.390 publicaçõ*s, das q*ais foram </line>
</par>
<par>
<line> sele*i**adas, seguindo *s c*itéri** d* seleção 8 *studos, s*ndo 6 artig*s e 2 dis**rta*õ*s. </line>
<line> Seguem os es*udo*: "Di*erenças Étnico-Rac**is e formação do pr*fessor (PINTO, 199*)", </line>
<line> "Educação, ide*tidade *eg*a e formação *e pro*essores/as: um olh*r s*bre o corpo negro e o </line>
<line> cabelo cr*spo (GOM*S, 2003)", "Ensino de história e diversidade cultu*al: *es*fios e </line>
<line> possibilidades (FERNANDES, 2005)", "Narr*tivas para *lterid**e: o cinema na formação de </line>
</par>
<par>
<line> pr*fe*sores e profes*o*as pa*a o *nsino de h*stória *ultura (FELIP*, 2*09)", e </line>
<line> "Relaç**s </line>
</par>
<par>
<line> Étn*co-Raciais, </line>
<line> *ducação de*c*loniz*ção *os currículos, (GO*ES, 2012)", "O pa*el da e </line>
</par>
<par>
<line> forma*ão c*ntinuada de professores (as) para a educaç*o da* relações raciais, (SILVA, </line>
<line> 2012)", "A lei nº 10.639/03 * a formaçã* d* profess*r*s: trajet*ria e perspec*ivas, (MULLE*; </line>
<line> *ev. FSA, Te*e*ina P*, v. 14, n. 5, art. 6, p. 1*1-127, set./out. 2*17 www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. G. S. Rizz*, E. P. S. Marques </line>
<line> 118 </line>
</par>
<par>
<line> CO*LHO, *01*)" e "10 anos da lei feder*l nº 10.6*9/2*03 * a f*rmação de professores: uma </line>
<line> le*t*ra *e pesqui*as científicas, (PAULA; G*IMA*ÃES, *0*4)". </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 3 - Pub*ic*ções inc*uídas n* *studo do *o*gle acadêmi*o </line>
</par>
<par>
<line> Título </line>
<line> Autor </line>
<line> Tipo </line>
<line> An* </line>
</par>
<par>
<line> *iferenças É*nico-Raciais e *ormaç*o do *rofessor </line>
<line> Regina Pahim Pin*o </line>
<line> *rt. </line>
<line> 199* </line>
</par>
<par>
<line> Edu*ação, identida*e ne*ra e formação *e prof**sor*s/**: </line>
<line> *ilma *ino *o*es </line>
<line> Ar*. </line>
<line> 2003 </line>
</par>
<par>
<line> um olhar sobr* o corp* negro e o cabelo crespo </line>
</par>
<par>
<line> Ensino de história e d*vers*da*e cultural: desa*ios e </line>
<line> Jo*é Ricar*o Or*á F*rnandes </line>
<line> Art. </line>
<line> 2005 </line>
</par>
<par>
<line> pos*ibili*ades </line>
</par>
<par>
<line> Narrativas para alteridade: o cine*a na formação de </line>
<line> Delton Apareci*o Fel**e </line>
<line> Diss. </line>
<line> 2009 </line>
</par>
<par>
<line> professores e profe*soras para o ensino de história e </line>
</par>
<par>
<line> cultura afro-brasi*eira e african* na edu*açã* bási** </line>
</par>
<par>
<line> Re*açõ** Étnico-R*ciais, edu*ação e descolonização dos </line>
<line> Nilma Lino Gomes </line>
<line> Art. </line>
<line> 2012 </line>
</par>
<par>
<line> currí*ulos </line>
</par>
<par>
<line> O papel d* *orma*ão continuada *e professores(as) para a </line>
<line> Paula Jana*na da S**va </line>
<line> Diss. </line>
<line> 201* </line>
</par>
<par>
<line> educ*ção da* *elaç*es raciais </line>
</par>
<par>
<line> A lei nº 1*.639/03 e a form*ção de professores: trajetóri* </line>
<line> **nia Mara Ped**so Müller; </line>
<line> Art. </line>
<line> 2013 </line>
</par>
<par>
<line> e perspe*t*vas </line>
<line> Wi*ma de Naz*ré *aía </line>
</par>
<par>
<line> Coelho </line>
</par>
<par>
<line> 10 anos da lei *ederal nº 10.639/2003 e a formação d* </line>
<line> Benjamin *avie* *e Paula; </line>
<line> Art. </line>
<line> 2014 </line>
</par>
<par>
<line> *rofessores: uma leitura de pesqu*sas cientí*icas </line>
<line> Selva Guimarã*s </line>
</par>
<par>
<line> Realizada a bu*ca ** site da Associ*ção Nacional de Pós-Gr*duaçã* e Pes*uisa e* </line>
</par>
<par>
<line> Educação - ANPEd, especif*c*mente </line>
<line> no Grupo de Trab*lho GT 21, intitulado Educação * </line>
</par>
<par>
<line> Re*ações Étnic*-Raciai*, seguindo os critéri*s d* *eleção qu*nt* ao ano, títu*o, resu*o, </line>
<line> relação com a temática, fo* r*al*zada a *us*a, salientan*o, sobretudo que no **te n*o *á campo </line>
<line> par* fil*ragem da bus*a, sendo possível faze* ape*as busca ampl* das pu*l*cações disponíveis. </line>
<line> F*ram *elecionados 2 estudos: "Silênc*o e Co*: re*ações ra*iais e a form*ção de profess*ra* </line>
</par>
<par>
<line> no e*tado do Par* (19*0-*989), (C*ELHO, 2007), " e </line>
<line> "O novo PNE e a educa*ão *ara *s </line>
</par>
<par>
<line> Rel*ç*es Étni*o-Raciais: ur*ências pa*a o currí*u*o de formaç** inicial docen*e, </line>
<line> (OLIVEIRA; LIMA, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sin*, *. 14, n. 5, art. 6, p. 111-127, set./out. *017 </line>
<line> www4.**anet.com.b*/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A For*a*ão d* Professores pa*a Educação das Relações Étnico-Raciai* Cur*ículo </line>
<line> 119 </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 4 - Publ***çõe* incl*ídas no estudo d* G*21 </line>
</par>
<par>
<line> *ítulo </line>
<line> Autor </line>
<line> Tipo </line>
<line> Ano </line>
</par>
<par>
<line> Silêncio e Cor: relações r*c*ais e a formação de </line>
<line> Wilma de N*zaré Baía </line>
<line> Ar*. </line>
<line> 2007 </line>
</par>
<par>
<line> *rof*ssoras no estado do Pará (1*70-198*) </line>
<line> Coel*o </line>
</par>
<par>
<line> O novo P*E e a ed*cação para *s Re**ções *tnico- </line>
<line> L*i* Fe*n*ndes d* Oliv*ira; </line>
<line> A*t. </line>
<line> 2015 </line>
</par>
<par>
<line> Raciais: urgênci** para o *u*rículo de for*ação ini*ial </line>
<line> Fabiana *erreira de *ima </line>
</par>
<par>
<line> docente </line>
</par>
<par>
<line> Os quadros aba*xo apre*ent*m a base f*nal do *ap*amento: 4 a*tigos localiza*os na base </line>
<line> da Capes, 4 di*sert*ções e 1 *ese, no banco de d*dos da Capes teses e disse*tações, ** base *o </line>
<line> Go*gle acadêmico 6 a**igos e 2 dissertações e 2 artigo* no GT 2*, t*talizando 19 trabalhos, </line>
<line> **ndo 06 disser*ações, 1 teses e 12 artigos. </line>
<line> Tabela 5 - Resumo do *evantamen** no banco de dad*s d* *apes/MEC </line>
</par>
<par>
<line> Descrit*res </line>
<line> Quantidad* t*ta* </line>
<line> Se**ci*nado* </line>
</par>
<par>
<line> Rel*çõe* Étnico-*acia** </line>
<line> 130 </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> Form*ç*o d* professores </line>
<line> 4 .* 9 4 </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Cur*ículo </line>
<line> 5 .4 1 9 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> R*lações Étnico-Raciais co* Formação </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> d* profe*sores </line>
<line> 19 </line>
</par>
<par>
<line> Rel*ç*es Étni*o-Raciais e Curríc*l* </line>
<line> 19 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Formação de Prof*s*ores e C*rrículo </line>
<line> 1 </line>
<line> *59 </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> 0* </line>
</par>
<par>
<line> Tabe** 6 - Re*um* do l*v**tamento no banco d* dados da Capes tes*s e dissertaç*es </line>
</par>
<par>
<line> Desc*itores </line>
<line> Qua**idade total </line>
<line> Selecionados </line>
</par>
<par>
<line> *elaç*es Ét*ico-Ra*iais </line>
<line> *5197 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Formação de p*o*essores </line>
<line> 9006** </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Currícul* </line>
<line> 11*04 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Relações *tni*o-*aci**s com F*rmação </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> de professores </line>
<line> 900701 </line>
</par>
<par>
<line> R*lações Étnic*-Racia*s * C*rrículo </line>
<line> 104203 </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> For**çã* de Professores e Currículo </line>
<line> 0 </line>
<line> 900*93 </line>
</par>
<par>
<line> Relações Étni*o-Raciais, Forma**o de </line>
<line> 90*702 </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> profes*or*s, Currículo </line>
</par>
<par>
<line> To*al </line>
<line> 05 </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, T*resina PI, v. 14, n. 5, a*t. 6, *. 111-127, set./out. *017 </line>
<line> w**4.fs*net.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. S. Riz**, E. P. S. *arques </line>
<line> 120 </line>
</par>
<par>
<line> Tabe*a 7 - Resumo do le**ntamento n* banco de dados do Google acadê*ico </line>
</par>
<par>
<line> De*cr*tore* </line>
<line> Quantidad* tot*l </line>
<line> Seleciona*os </line>
</par>
<par>
<line> Relações *tnico-Raciais </line>
<line> 15.7*0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Forma*ão de p*of**sores </line>
<line> 1.200.000 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> C*rr**ulo </line>
<line> 7*1.000 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Relaçõe* *tnico-Raciai* com Formação </line>
<line> 12.100 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> d* profe*sores </line>
</par>
<par>
<line> Re*ações Étnic*-Raciais c*m Currícu*o </line>
<line> 9.130 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Form*ção d* Pr*fess*res e Cu*ríc**o </line>
<line> 20*.0*0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> *elações É*nic*-Raciais, Form*ção de </line>
<line> 8 .3 9 0 </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> professores, currículo </line>
</par>
<par>
<line> Tota* </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> 4 AN*LISE DOS DADOS </line>
</par>
<par>
<line> O levantamento *ibl***ráfico reali*ado permitiu identificar estudos que vêm </line>
<line> abordando a temát*ca das relaç*es Ét*ico-R*c*ai* nos currículo* para a form*ção de </line>
<line> **ofess*res. In*cial*ente, no ano de 1999 a 2016, pa*a col*ta de inf**mações elegemos na </line>
<line> ba*e CAP*S/MEC, CAPES *es*s e dissertações, SciE*O Brasil, Goog*e Ac*dêmi*o e GT 21. </line>
<line> No ano de 19*9 *dentificou-se um estu*o int*tulado Dife*enças Étnico-**ciais e </line>
</par>
<par>
<line> formação do </line>
<line> profes**r (PI*TO, 1999), abo*dan*o a "forma*ão que o Cur*o de Habilitaç*o </line>
</par>
<par>
<line> *ara o Ma*is*ério em nível d* seg*nd* g*au, *em proporc*onando ao *ut*ro p*ofess*r p*r* </line>
</par>
<par>
<line> interagir com um alunado que se difer*nc** </line>
<line> do p*n*o de vista étnico-*acial". Uma *ormaçã* </line>
</par>
<par>
<line> capaz de discutir assuntos que preparem </line>
<line> aos *rofessores subsíd*os para refletir q*estões </line>
</par>
<par>
<line> rel*c*ona*a* às relações étn**o-ra*ia*s, ai*da uma formaç*o qu* os capa**tes par* *r*nsmitir </line>
<line> aos seus futuros discentes atitudes respei**sas para co* as di*erença* raciais. </line>
<line> Em 200* encontro*-se * est**o Relaçõ*s Étnico-**ciais Nilma Lino Gomes, que em </line>
<line> *eu trabalho Educa*ão, identidade negra * for*a*ão de pro*essores/as: um olhar sobre o cor** </line>
</par>
<par>
<line> n*gro e o </line>
<line> *abel* *respo (GOM*S, 200*) </line>
<line> "discute </line>
<line> as part***la*idades * po*sívei* relações </line>
</par>
<par>
<line> entr* educ**ão, cultu*a, identidade n*gra * *orm*ç*o de *rofessores/as", destacando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> neces*ida*e d* in*lusão d* *e**t*ca das relações É*nico-Raciais no </line>
<line> c*m** *a *o*mação </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> profes*ores/as. </line>
</par>
<par>
<line> Dois estudo* são semelhan*es *o de GOMES (2003), são A lei nº 10.639/0* e a </line>
<line> formação de profe*sores: trajetór*a * pe*spectivas (MU*LER; COELHO, 2013), ne*se texto </line>
</par>
<par>
<line> as a*toras *em </line>
<line> tentar **omover uma ref*e*ão so*re o* avanços na* *o*íticas públ*cas </line>
</par>
<par>
<line> govern*men*a*s, e*pecifica**nte a Le* n°. 10.639/0*, e s*as implicaçõ*s, relaçõ*s e p*opo*tas </line>
<line> espe*íficas para a formação do*ente; outro *studo é 10 ano* da *ei fede*al nº 10.639/200* e a </line>
<line> Rev. *SA, Ter*si*a, v. *4, n. 5, ar*. 6, p. 111-12*, *et./out. 20*7 www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Formaçã* de *rofesso*es par* Educa*ão d*s Relaçõe* Étn*co-Raciais *urr*culo </line>
<line> *2* </line>
</par>
<par>
<line> for*a**o </line>
<line> d* prof*s**res: *ma leitur* *e p*squisas científica* (P*ULA; GUIM**ÃES, </line>
</par>
<par>
<line> 20*4), </line>
<line> que d* *aneira bem similar a* estudo ant*rior, abord*m formação de pr*fes**res a </line>
</par>
<par>
<line> com vistas à implementação do e*tu** da História e Cu*tura d* África e *fro-brasile*ra, </line>
<line> conforme dispõe a lei f**e*al nº 10.63*/2003 e as disp*sições correl*tas. </line>
</par>
<par>
<line> O e*tudo Ensino de histó*ia e div*r*ida*e cultural: </line>
<line> desafios e po*sib*lida*es </line>
</par>
<par>
<line> (FERNA*DES, 2*05), d*scut* sobre a ruptura d* modelo eurocê*tric* de currículo, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> c*nst*ução </line>
<line> de uma ed*ca*ão multicultur*l sobr* * L** n 10.639/03 que torno* como e </line>
</par>
<par>
<line> obrigatori*dade * estu*o da história e cultura *fro-b*asileira e africana em *odo o sistema de </line>
<line> e*s*no naciona*. </line>
<line> No a*o de 20*7 fo* selecio*ado um tra*alho Silêncio e Co* de Wilma de Nazaré Baía </line>
</par>
<par>
<line> C*elho </line>
<line> *a Universidade F*deral do Pará (UFPA), at*almente coo*d*nadora *o GT2* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ANPEd *elaçõ*s raciais e a f*rmação </line>
<line> *e profes*oras no estado do P*rá (19*0-1989), </line>
</par>
<par>
<line> (*OELHO,2007). O arti*o trabalha a te**tica o curso de for*ação de professores of*reci*o </line>
<line> em *ma instituição de ensino em Belém do Pará, e como objeto o lugar que a *uestão *acial </line>
<line> oc*p*va na formação das profe*so*as ofer*cida no *EEP, no *e*íodo de **70 a 1989. </line>
<line> Em 20*2 novamen*e *om o trab*lho de Nilma, Re*ações Étnico-Raciais, e**ca*ão * </line>
</par>
<par>
<line> descolonizaç** dos currículo* (GOMES, 2*12) o*de a aut*ra discute as tensões e </line>
<line> pr*ces*os </line>
</par>
<par>
<line> da *e*colo*i*aç*o do currículo, "E*fatiza a possibilidade d* *ma *udança ep*stemo*ógi*a e </line>
</par>
<par>
<line> política </line>
<line> no *ue se r*fere ao *rat* da qu*stão étnico-*ac*al na esco*a e *a teoria *ducacio*al </line>
</par>
<par>
<line> pro*orc*onada pela i*tro*ução *b*igatória do ensino de História *a África e das cultura* afr*- </line>
<line> brasileiras n*s currículos". </line>
</par>
<par>
<line> Em a Lei 10.639/*00* e a Escola de Educação *special: um desafio * mais para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> formaç*o *e professore* (OL*VEIRA, 2013), a p*sq*isa analisa a* p*át*cas *e**gó*icas </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> *ma es*ola especializada </line>
<line> em educaçã* de *urdos ond*, al*m da formação espec***c* *os </line>
</par>
<par>
<line> pr*f*ssiona*s, d* Educa*ão </line>
<line> da* Relações Étn**o-R*ci**s, q*e é uma demand* </line>
<line> urge*te, * que </line>
</par>
<par>
<line> fi*a evidente, também, é a *ecessida*e de inclusão d*s professores da e*ucação e*pec*al n*s </line>
<line> cursos de formação na perspectiva da *ei 10.639/2003. </line>
</par>
<par>
<line> O estudo inteirame*te li*a*o à pesquisa *e mestr*do em a*dame*to </line>
<line> é trabal** As o </line>
</par>
<par>
<line> Relações Étnico-R*ciais nas lice*ciatura*: o </line>
<line> que dizem os currí*ulos anunciados (PASSOS, </line>
</par>
<par>
<line> 2014), </line>
<line> *o qual a a*t*r* teve como o*jet*vo </line>
<line> an*lisar a ofer*a de disci*l*nas conteúdo que e </line>
</par>
<par>
<line> *ossibilitem *iscus*ões e estudos so*re as r*la*õ*s É*nic*-*a**ais em cursos de *icenciaturas </line>
<line> d* Santa C*tarina - S*, o**e foram analisados os pro*etos pedagógicos dos cu*sos de *is*ória </line>
<line> e Pedagogia de dez universidades catarinenses. </line>
<line> Rev. F*A, *eresina P*, v. 14, *. 5, ar*. 6, p. 111-*2*, se*./out. 201* www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. G. *. Rizz*, *. P. S. Marques </line>
<line> *22 </line>
</par>
<par>
<line> Re*açõ*s ét*ico-raciais e f*rmação docente: sit*a*ões de discriminação racia* na </line>
</par>
<par>
<line> educação *nfantil (*G**AR; PIO*TO; CO*REA, 2015), teve como o*jeti** discuti* </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> situações d* dis*riminação e *reconceito vivida* no cotidiano da educação *nfantil, </line>
</par>
<par>
<line> envolvend* q*estões étnico-raciais, al*m </line>
<line> de refletir so*re su*s im*licaçõ*s </line>
<line> para a </line>
<line> formaçã* </line>
</par>
<par>
<line> docente, ressalvando o quã* * f*n*a*ental a form*ção d***nte p*ra enfre*tar a di*crimi*ação </line>
</par>
<par>
<line> *acia*, c*nst*uin*o uma educação antirracista. Améri** (2014) na </line>
<line> pesquisa Formaçã* *e </line>
</par>
<par>
<line> professores para implementação da Lei a </line>
<line> 10.639/2003: o ensi*o </line>
<line> *a hi*tória cultura afro- e </line>
</par>
<par>
<line> brasilei*a e indígena *o cur*ículo *sc**ar, corr*sponde c*m o e*tud* anterior, e* qu* discute </line>
<line> uma fo**ação de profess*res que propicie conhecimento s*bre as dif*rentes culturas, povos * </line>
<line> hist*r**. </line>
</par>
<par>
<line> *o ano de 2015 o traba*ho intit*lado O no*o PNE e edu*aç*o para as *elaç*es a </line>
<line> Étnico-Raci*is: urgências para o curr*culo d* formaç*o i*ic*al doc*nte (O*IVEIR*; LIMA, </line>
</par>
<par>
<line> 2015), </line>
<line> visa fo*entar a dis*u*são sobre a </line>
<line> da inser**o do ensino de História e Cultura Afro- </line>
</par>
<par>
<line> **asi*eira e Afri*an*, *a formação in*cial de **ofessores, com vistas à imp*e**ntação ef*tiva </line>
<line> de Ed*cação para *s *elações Étnico-Raciais nos currículo* de formação inicial doce*te. </line>
</par>
<par>
<line> A d*ssertaç** *e Fel*pe (2009) repensa as ações peda*ógica* no espaço escolar </line>
<line> e </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> currículo, enf*tizando a necessidad* de forma* *m novo perfil de doce*tes. Objeti*ou *nalisar </line>
<line> a intervenção pedagógica com *i**es no ens*no de hi*t**ia e *ultura afr*-bras*leira e africana </line>
</par>
<par>
<line> como fonte d* pesquis* </line>
<line> hi**ór*ca na </line>
<line> e*ucação básica. Foi realizada *ma pesquis*-*çã* </line>
</par>
<par>
<line> partici*ativa, ainda fo* ofere*id* um curso d* e*tensão pa*a *o*tribuir co* a </line>
<line> formação </line>
</par>
<par>
<line> continuada ** pro*essores da rede estadua* de *ducação do **n*cíp** d* Mari*gá, P* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> regi*o. *erificou-se um estudo s*melhante a* ant*r*or; Maciel (*014) d* mesmo modo </line>
<line> b*scou inve*tigar a cont*ib*ição das formações continu*das que e**m oferecidas p*r* os </line>
</par>
<par>
<line> professores que abo*dassem </line>
<line> a* *ráticas antirr*cistas </line>
<line> no contexto escolar, contud*, da rede </line>
</par>
<par>
<line> mu*icipa* *e Guarul*os. O </line>
<line> aut*r con*l**u </line>
<line> que os cursos, </line>
<line> pa*estr*s e f*rma*ões que são </line>
</par>
<par>
<line> o*e*e*idos aos professor*s, a res**i*o das relações étnico-raciais, podem contribuir e </line>
<line> ai*da </line>
</par>
<par>
<line> influen*iar *e forma positiv* a* prá**ca* d*cente*, propiciando </line>
<line> um processo </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> conscientização e responsabi*izaçã* em relaçã* a* *e*a. </line>
</par>
<par>
<line> A*n*a *esse viés Silva (2012) tev* *omo *bjeti*o compre*nder o pape* da </line>
<line> form*ção </line>
</par>
<par>
<line> co*tinuada de pro*essores para a ERER. Concl*iu </line>
<line> que a f*rmaçã* de professores se *orna </line>
</par>
<par>
<line> substan*ial pa*a *ma edu*açã* **tirracista </line>
<line> qu* reconheça, v*lorize, e re*peite </line>
<line> as diversas </line>
</par>
<par>
<line> cu*turas ex*stentes. </line>
</par>
<par>
<line> *á Chiericatti (201*), estudou a formação inic*al </line>
<line> d* pedagogo, bus*ou an*lisar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> im*or*ân*ia *a ERER na formação do pedago*o, porém *a modalida*e a Distâ*cia e verifi*ar </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 14, n. 5, art. 6, p. 111-1*7, set./out. 2017 ww*4.fsa*et.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Formaç*o de Pr*fess*res para Ed**ação d*s Relações *tnico-Ra*ia** Curríc*lo </line>
<line> 123 </line>
</par>
<par>
<line> a f*rmação di*ática e pedagóg**a dos concluintes do **rso de Pedagogia nesta modalida*e. </line>
</par>
<par>
<line> Ess* estudo *ostrou a *ecessi*ad* *e se tr*balhar muito *a *on*tr**ão de propostas para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *or*ação do p*ofissio*al de peda*ogia para *s relações étnico-raciais. </line>
</par>
<par>
<line> A pesquisa de Cr*cetta (20**) teve como pergunt* pr*blema, Como *s conteú*os </line>
<line> refe*ente* as questões Étn*co-r**iais *stã* se *pres**tado nas ementas do cu**ículo dos cursos </line>
<line> de lic*nciatura *as In**itui*ões de E**ino *uperior do Sistema da Asso**ação Catarinens* das </line>
<line> *und*çõe* Educacionais ACAFE? Concluiu que ai*da trabalh** com uma conc*pção </line>
<line> e**oc*nt***a de curríc*lo, c*m isso a falta de mai*r*s conhecimentos da t**áti*a, do r**ismo </line>
<line> n* cultur* b*asileira geram lacunas na f**maç*o dos futuros professores que atua**o s*m u* </line>
<line> conhe*imen*o *pr**undado da* re*açõ*s étni*o-r*ciais. </line>
<line> De m*d* simil*r Sil*a (2015) procuro* *ompreend*r a adequaç*o das propo*tas </line>
</par>
<par>
<line> curricul*res, no q*e diz respeito * in*lus*o da história e cultura *os afro-bras**eiros </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> africa***, para ERER dos curso* de Licen*iatura em Letr** Vernácul*s * d* L*cencia*u*a em </line>
</par>
<par>
<line> Des*n*o e Plá*tica *a Universidade Fe*era* </line>
<line> *a Bahi* (UFBA). Assim co*o em todas as </line>
</par>
<par>
<line> outras pesquisas *icou evidente a necessi*ad* de uma formação doce*te para e**caçã* *ásica, </line>
</par>
<par>
<line> voltad* para uma p*opo*ta curr*cular que res*eit* a het**o*eneidad*, fav*rece*do </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> diminuiçã* da discriminação e combater *o </line>
<line> pr*conc*ito rac*al. Cabe salient*r que a aut*ra </line>
</par>
<par>
<line> des*aca a impor*ância </line>
<line> da </line>
<line> un**er*i*ade, c*mo instit*i*ão f*rmad*ra </line>
<line> de fut*r*s doce*tes </line>
</par>
<par>
<line> *mpenhar esforços no se*tido de e*tender o debate sob*e as análi*e* das relações soc**is </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *aci*is no Brasi*. </line>
</par>
<par>
<line> Em s*a tese *nselmo (2015) inve*tiga o modo como os discursos da *egislação e da </line>
</par>
<par>
<line> est*tística, produzem </line>
<line> efeitos na formação de profess*res, d* maneir* debatam a tem*ti*a </line>
</par>
<par>
<line> étnico-racial na e*cola. A*otou-se a análise docum**tal d*s leis, </line>
<line> programa*, projetos, </line>
</par>
<par>
<line> dire*r*zes e de*ais documentos or*ent*dores do Ministér*o da Edu*ação, via Secretaria </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Diversidad* e Secretaria </line>
<line> ** *olíticas *e Pr*moção da Igu*ldade Racial, bem com* o **ame </line>
</par>
<par>
<line> da p*opost* *e formaç*o de profe*sore* *lab*rada pela* se**etarias municipais d* educ*ção de </line>
<line> Novo Hamburgo e *ão Leopo*do, volt*das * implementação da Le* *0.6*9/2003. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
<line> O mapeamento das produções acadêm*cocientífica* sobre o currículo na fo*mação de </line>
<line> pr*fessores para a *RER *po*tunizou per*eber o viés das publicações que vêm sendo </line>
<line> produ*idas acerca desse tema. </line>
<line> Percebe-se a **levância da pe**uis*, * qu*l está e* andamento, a prin*íp*o int**ul*da: </line>
<line> Rev. FSA, T*resina P*, *. 14, n. 5, *rt. 6, *. 1*1-*27, s*t./o*t. 2017 *ww*.f*anet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. G. S. Rizzo, E. P. S. Marques </line>
<line> *24 </line>
</par>
<par>
<line> Formação *nicial *e professor*s e as impl*cações para a Educação das Re*aç*es Étnico- </line>
</par>
<par>
<line> Raci*is n*s cu*s*s d* *edagogi*, ba*eado na Le* </line>
<line> 10. 639/2*03, consi*erando que Ma*o </line>
</par>
<par>
<line> Grosso *o Sul é um* r*gião carente *e estudos desen*olvid** nessa temá*ica. </line>
<line> Nes*a perspectiva, a sistemati*a*ã* e análi*e dos estu*os que discutem os c**rí*ulos </line>
</par>
<par>
<line> p*ra * E*ER podem contrib*ir *ara </line>
<line> pr**lema*iz*r a disc*ssão dos cur*ícu**s hegemônicos, </line>
</par>
<par>
<line> mon*culturais eu*ocen*rad** e </line>
<line> dos cursos </line>
<line> *e formaç*o *e p*ofessor*s, p*d*ndo apo*tar </line>
</par>
<par>
<line> poss*bilida*e e s*bsídio* para a alteração do currículo, dan*o en*oque às rel*ções *tn*c*- </line>
<line> raciai*. </line>
</par>
<par>
<line> P*r f*m, per*ebe-se *om esse </line>
<line> estudo as inquietações das pesquisas a respeito das </line>
</par>
<par>
<line> *e*ações *tnico-Ra*iais, na pers*ectiva d* uma formação de professores f**dament*da em </line>
<line> um *urrículo c** *o*teúdo s*bre a histór*a e cul*ura afro-brasi*eira -bras*leira e africana para </line>
<line> * ERER, enfa*i*ando a diversidade Étnic*-Racial. </line>
<line> REF*RÊNC*AS </line>
<line> AGUIAR M. M; PIOTTO, D. C; COR*EA, Bi*nca *ri*tina. Relações étnico-raciais e </line>
<line> formação d*cente: si**aç*es de discrimina*ão rac*al na educa*ão inf*n*il. Revista Eletrôn*ca </line>
<line> de *ducação, *. 9, n. 2, p. *73-3*8, 2015. </line>
<line> AMÉRICO, *. *. For*aç*o de *rofes*ores *ar* a im*leme*tação da Lei 10.639/200*: * </line>
<line> ensino da história e c*ltura *fro-b*asileira e **dígena n* cur*í**lo es*olar. Unis*l, *u**rão, </line>
<line> v.8, *.14, p. 5** a 53*, Jul/*ez 2014. </line>
<line> ANSELMO, E. *. M. Das prát*cas pol*t*cas e ju*ídi*as na for*a*ão de profes**res para a </line>
</par>
<par>
<line> *d*ca*ão É*nico-Racial. Universidade Fe*e*al *o R*o Gran*e do Sul P*ogr*ma </line>
<line> de P ós - </line>
</par>
<par>
<line> Graduaç*o em Educ*ção. Dout*rado em Educa*ão. Po*to *legre, 2015. </line>
</par>
<par>
<line> CANDA*, V. M. Universidade e **rma*ão de professores: que rumos *om**. In: </line>
<line> CA*DAU, Vera Maria (Org.). Magist*rio: **nstrução cotidia*a. Petrópolis, RJ: E*itora </line>
<line> Vozes, 19*7. </line>
<line> CARDOSO, T; *LARCÃ*, I; CELO**CO, J. Revis*o da literatura * sis*ematizaç*o do </line>
<line> **nhe**mento. Porto: Porto *ditora, *010. </line>
<line> *HIERICA*TI, C F. E*u*ação da* ***ações Étnico-R*ciais e f*rmaç*o *e pedag**as </line>
</par>
<par>
<line> (os): v*são dos/a* discentes e docentes de um curso de Pedago*ia na mo*ali*ad* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> D*stância. Centro Fed*r*l de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG. </line>
<line> Programa de Pesquis* e Pós-*r*d*ação do **s*rado em E*uc*çã* T*c*ológica. Di*sertação </line>
<line> Mestrado. Belo Horizonte, 2014. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. *4, *. 5, art. 6, p. 111-127, set./out. 20*7 </line>
<line> www4.fsanet.*om.b*/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Form*ção *e Professore* *ara E*u*ação das Relaçõe* *t*i*o-Rac*ais Currículo </line>
<line> 125 </line>
</par>
<par>
<line> *OELHO, *. N. B. Silêncio e *or: r*lações r*ciais e * formação d* profes*oras no e*tado do </line>
</par>
<par>
<line> Pará (1970-1989). 30ª Reun*ão Na*ional da Anpe*. G**po de T*abalho GT 21, Educ*ção </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Relaçõe* </line>
<line> Étnico-Raciais. </line>
<line> 2007. </line>
<line> Disp*nív*l </line>
<line> em </line>
<line> < </line>
</par>
<par>
<line> http://www.anpe*.org.*r/b*bliotec*/item/silencio-e-*or-relaco*s-r*cia*s-e-formac*o-d*- </line>
<line> pr*fessoras-no-estado-do-p*ra-1*70>. Ac*sso em: 0* d* Jan. 2017. </line>
<line> CROCETTA, R. R. J. As Re*ações Ét*ic*-Raci*i* nos currículos *os cursos *e </line>
<line> licenciatur* em ed*cação física das ins*ituições de en*ino superio* do sist*ma ACAFE. </line>
<line> Univers*dade do *ul de *anta Cat*ri*a. Dis*ertação Mest***o. Tubarão, 20*4. </line>
</par>
<par>
<line> FELI*E, D. A. Nar*ativas </line>
<line> par* alteridade: o cinema *a for*ação ** professo*es </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*ofessoras para o ensino *e hi*tória e cu*t*ra afr*-bra*i*ei*a e afr*cana na educação </line>
<line> *á*ica. Universidade *stadu*l de Maringá, Programa de *ós-G*aduação e* Educa*ão. </line>
<line> Diss*rtação Mes*rado. Mari*gá. 2009. </line>
<line> FE*REIRA, N. S. A. As p*squisas denominadas "estad* da arte", E*uc*ção & Sociedad*, </line>
<line> Campinas, SP, v. 2*, n. 79, 2002, p. 257 a 272. </line>
</par>
<par>
<line> FERNANDES, J. </line>
<line> R. O. Ensino de histó*ia e diversidade cultural: *esafios </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> possibilidade*. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, *. 67, p. 378-388, set./*e*. 2005. </line>
<line> GALIAN, *. V. *; *ERREIRA, Verônica Mor*es .O deba*e sobre as Relaçõ*s *tni**- </line>
<line> Raciais * a fo*mação in*cial de professore* no GT21 da ANP*d (2*04-2**3). 37* R*u*i** </line>
</par>
<par>
<line> *acional </line>
<line> da An**d. Grup* d* Trabalho GT 21, *ducaçã* e Rel*ções Étnic*-R*ci**s. *015. </line>
</par>
<par>
<line> Dispo*ível em <ht*p://*w*.anpe*.org.b*/bi*liote*a/item/o-*ebat*-*obr*-relacoes-etnico- </line>
<line> r**i*is-*-*ormacao-ini*ia*-de-p**fe**ores-no-gt21-da.> A*esso em: 04 de J*n. *01*. </line>
<line> GOME*, N. L. *ela*ões Étnico-Raci*is, ed*cação * d*s*ol*nização dos *urrículos. </line>
<line> Currículo sem Fro*tei*as, v. 12, n. 1, p. 98-10*, 2012. </line>
<line> *OMES, N. L. Educação, identidade neg*a e for*ação de p*of*ssores/as: um olhar sobr* </line>
</par>
<par>
<line> o c*rpo </line>
<line> negro e o cabelo c*espo. Educaçã* e Pesquisa, São Paulo, v. 2*, n. 1, p. </line>
<line> 167-*8*, </line>
</par>
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