<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 5, art. 6, *. 111-127, set./out. 2017
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2017.14.5.6
</line>
</par><par>
<line>
A Formação de Professores pa*a Educa*ão das Relações Étnico-Raciais e *s *mplicaçõ*s
</line>
<line>
p*ra o Cu**ículo
</line>
<line>
The Educ**ion of Teach*rs for the Ed*cati*n *f Ethnic-R*cial Relatio** and t*e
</line>
<line>
Implica*ion* for th* C*rricul*m
</line>
</par><par>
<line>
Jakellinny Gonçal*es *e Souza Rizzo
</line>
<line>
Me***ado em Edu*ação pela Unive*sidade Fe*eral da Gran*e Dourados
</line>
<line>
Gradu*da *m Letras-Libras *ela Unive*si*ade Fede**l da Gra*de *ourados
</line>
<line>
E-ma*l: **ke.libra*ufgd@gmail.com
</line>
<line>
Eu*e*ia Portel* de Siqueira *arques
</line>
<line>
Doutora em *duc*ção pela Univ*rsi*ad* Fede*al de São C*rl*s
</line>
<line>
*ocente na *acu*dade de Educaç*o da Universidade Federal da Gr*nde Dourados
</line>
<line>
E-m*i*: e*m*r1*@terr*.com.**
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Jakell*n*y Gon*alves de So*za Rizzo
</line>
<line>
**i*or Científico: Tonny Ker*ey de A*e*car Rodri**e*
</line>
</par><par>
<line>
Cor*edor púb*ico 21, n° 765, **nanza, Do*rados -M*.
</line>
</par><par>
<line>
Artigo re*ebid* em 10/06/20*7. Última
</line>
<line>
*ersão
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: E**enia Port*la de Siqueira *arq*e*
</line>
<line>
recebida em 25/07/201*. A*rovado *m 26/07/2**7.
</line>
</par><par>
<line>
UFGD - *nidade 2, Rodovia Dour*dos - It**um, Km 12
</line>
</par><par>
</page><line>
Cidade universit*ria, Cx. Po*tal 533 - CEP 79804-970
</line>
<line>
Aval*ado pe*o *istema Tr*ple Revie*: Des* R*vie* a)
</line>
<line>
pelo Editor-*hefe; e b) Double Blind R*view
</line>
<line>
(aval*açã* c*ga por *ois avaliadores da á*ea).
</line>
<line>
Revisão: *ra**tical, N*rmati*a e de F*r*ataç*o
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. G. S. Rizzo, E. P. S. Mar*ues
</line>
<line>
*12
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Esse e*tudo trata-se do "e*t**o d*
</line>
<line>
arte" ou
</line>
<line>
"es*ado do
</line>
<line>
conhe*ime*to",
</line>
<line>
sobre o cu*rículo na
</line>
</par><par>
<line>
f*rmação de professores para E*uc*çã* das Relações Étnico-Raciais *as inv*sti*ações
</line>
<line>
científicas. Objeti*ou mapear a* tes*s, dissert*ções e artigos brasileiros pr*duzidos n* *íngua
</line>
</par><par>
<line>
portuguesa. O levantame*t* *oc*mental, n* *erí*do *e **99
</line>
<line>
a 2015, c*ntou
</line>
<line>
c*m as
</line>
</par><par>
<line>
info*mações advi*d*s do ban*o de dados da Capes/MEC, CAP*S
</line>
<line>
*e*es e
</line>
<line>
dissert*ções,
</line>
</par><par>
<line>
SciELO Bra*i*, *o*g** Acadêmico e G* 21. Foram selecion*do* 4 art*gos da Ca*es/MEC, 4
</line>
<line>
di*sertaç*es e 1 tese no banco de dados da Capes tes** e dissertações, *o Google acadêmico
</line>
</par><par>
<line>
selec*o*ados 6
</line>
<line>
ar*igos e 2 di*s*r*ações, 2 artigos no GT 21; no SciE*O não for*m
</line>
</par><par>
<line>
*ncontrados estudos *obre a t*m*tica. Conclui-se que exist* a ne*essidade d* si*tematizaç*o
</line>
<line>
de pesqui*as volt*d*s p**a a t*m*t**a das re*açõ*s **nic*-rac*a*s nos *urrí*ulos dos cu*s** de
</line>
<line>
form*ção de *rofess**e*, pois ainda *á poucos estudos na área.
</line>
<line>
P*lavras-chave: Currículo. Formação d* professores. Relações Étni*o-raciais.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
This study dea*s with *he "state of the art" or "s*ate of kno*led*e", abou* t*e cur*iculum in the
</line>
<line>
training ** tea*hers for th* Education of *thnic-Racial Relations in scientific **vestigations. It
</line>
<line>
a*med to map the theses, *isser*ations and Brazil*an articles produced in the Po*tugues*
</line>
<line>
lan*uage. The documentary s*rvey fr*m 1999 to 20*5 included *nfor*atio* from t*e Capes /
</line>
<line>
MEC database, CA*ES theses and disse*ta*ions, SciELO B*asil and Google Acad*mica and
</line>
<line>
GT 2*. Four papers fr*m Capes / MEC, 4 di*sertations and 1 th**is in the data*ase of Capes
</line>
<line>
t*eses and dissertatio*s, *n Goog*e *cademic, 6 articles an* 2 dissert*tions, 2 articles i* GT
</line>
</par><par>
<line>
2*,
</line>
<line>
i* *ciELO did not fi*d stud*es on the s*bject. W*
</line>
<line>
conclude the need for r*se*r*h on
</line>
</par><par>
<line>
*thnic-rac*al relations in t*e c*rric*la of teache* tr*inin* courses, *in*e there are stil* *ew
</line>
<line>
studi** in the area.
</line>
<line>
Key*o*ds: Curricu*um. T*ac**r training. Ethni*-r*cial relations.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 14, n. 5, *rt. 6, p. 111-127, s*t./out. 201*
</line>
<line>
www4.fsane*.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Formação de P*ofess*res para Educação d*s Rel*çõ*s Ét*ico-Raciais *urrícu*o
</line>
<line>
113
</line>
</par><par>
<line>
* I*TRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
No *r*se*t* estu*o buscou-s* analisar *m conju*to de arti*os, dissertações e tese*
</line>
<line>
referente* à temáti*a currículo na formaçã* *e professor*s para a E*ucação das Relações
</line>
</par><par>
<line>
Étnico-Raciais (*RER),
</line>
<line>
public*das no* *an*os de dados da C*pes/MEC, ***ES tes*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
disse*tações, SciELO Bra*il, Go*g*e Acadê*i*o G* 21. T*m com* o*jetivo realizar uma
</line>
<line>
pesquisa do *ipo "Estado da A**e" ou "Estado do con*ecimento", o q*e po*sibil**a *ma
</line>
<line>
relação *a produçã* acadêmica sobr* o c*rrículo na formação de pro*ess*res par* Educação
</line>
<line>
da* Relações É**ico-Rac*ais.
</line>
<line>
Para *orma F*rreira (2002), as pesquisas do tip* "estad* *a arte" ou "est*do do
</line>
</par><par>
<line>
c*n***i*e*to" co*s*stem e* pesquisas b*bli*gr**icas
</line>
<line>
que se *estinam "mapear e discutir a
</line>
</par><par>
<line>
cer*a á*ea *e
</line>
<line>
produção acadêmica em dife*entes campo* do
</line>
<line>
conhecimento". A rev*s*o d*
</line>
</par><par>
<line>
lit*ratura faz
</line>
<line>
*ar*e da *n**stigação
</line>
<line>
do pe*q*isador,
</line>
<line>
onde objetiv* localizar, sistemat*za*,
</line>
</par><par>
<line>
a*alisar
</line>
<line>
*stu*os
</line>
<line>
já publ**ad*s *elacionad*s
</line>
<line>
*om sua temática da *esq****. * import*nte
</line>
</par><par>
<line>
realizar a revisão *e literatura, para ajudar definir o pro**ema, ter a
</line>
<line>
um **n*rama do *tual
</line>
</par><par>
<line>
est*do *o co*h**iment* s*bre o te**, as lacunas *xistentes e que sua pe*quisa resu**e e*
</line>
</par><par>
<line>
p*ssí*eis contribuiçõe*, benefíci*s e re*evância
</line>
<line>
par* *
</line>
<line>
comunidade *cadêmica. As*im
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pesqui*ado* te*á *ma *isão das
</line>
<line>
contri**i*ões das pesqui*a* *nterio*es, le*and*-o ao
</line>
<line>
pon* o
</line>
</par><par>
<line>
nec**s*rio para in**stiga**es futuras.
</line>
<line>
Para Card*so et al. (*01*, p. 07) "cada i*vestigador ana*isa minuci*samente os t*a*al*os
</line>
</par><par>
<line>
d*s invest*gado*es que o prece**r** e, só
</line>
<line>
ent*o, compreendido o t*stemu*ho
</line>
<line>
q*e lhe foi
</line>
</par><par>
<line>
co*fiado, *a*te **uipa*o para a sua própria av*ntu*a".
</line>
</par><par>
<line>
O estudo real*z*do e*tá in**rido no pro*eto de **squi** aprovad* n*
</line>
<line>
ed*t*l FUNDECT
</line>
</par><par>
<line>
EDUCA/2016 *o grupo de pesqui** G*PRFE, *ue *stu*a a *ducação das *el*çõ*s étni*o- e
</line>
<line>
r***ais, e obj*tiva anali*ar o *urrículo dos cursos Pedagogia presencial de s*is un*versidades
</line>
<line>
de Mato Grosso do *ul, públicas e particu*ares de ensino, das cid*des de Do*rados, Paranaíba
</line>
<line>
e *am** Grande, * f*m de id*ntific*r se as em*nt*s *a* disc*plinas c*nte*p*am o E*sino de
</line>
</par><par>
<line>
História *ultura Afro-Br*sile**a e Af**c*na p**a a Educ*ç*o para e
</line>
<line>
*s Relações Étnic*-
</line>
</par><par>
<line>
Ra*iai* - ER*R, con*or*e estabelece a Lei no 10.639/2003.
</line>
</par><par>
<line>
P*ra t**t*, das universida*e* públicas **encamos a Univer*idade Feder*l da Grande
</line>
<line>
Dour**os (UFGD), * Un*v*rsid*de Fede*al *e *ato Gro*so do Sul (UFMS), camp*s Campo
</line>
</par><par>
<line>
**ande, Un**ersi*ade Estadu*l *e Mato Gr*sso
</line>
<line>
do Sul (U*MS), unidad* de *ourados
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*aranaíb*, e
</line>
<line>
das *a*t*culares, *elecionam*s, na c*dade de Campo Grande, a Univers*dade
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *er*sin* PI, v. *4, n. 5, art. 6, p. *11-127, *et./ou*. 2017
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. G. S. *i*zo, E. P. S. Marque*
</line>
<line>
114
</line>
</par><par>
<line>
Católica Dom *osco (U**B) e em *ourados o Centr* Uni*ersit**io da Grande Doura*os -
</line>
<line>
U*IGRAN.
</line>
<line>
O **ma desta pes*uisa é o cur*ículo na forma*ã* de professo*es p*r* * ERER;
</line>
<line>
por*anto, os descritor*s designad*s par* a b*sca *os bancos de d*dos **o: Re*ações Étnico-
</line>
<line>
Ra*iais, fo*maçã* de pro*e**ores e currículo.
</line>
<line>
A metodologia adotada os b*ncos de da*os do Por*al de *eriódico* d* Coo*denação d*
</line>
<line>
Aperfe*ço*ment* *e Pe*soal de Níve* Supe*io* - *APES/M*C, *APES tese* e d*ssertações,
</line>
<line>
Scientific Electronic Library O**i*e - SciELO B*a*il, Go*gle Acadêmico, e no G*upo de
</line>
<line>
Trabal*o GT 2*, i*tit**a*o Educação e Rel**õe* Étnico-Ra**a*s d* A*PEd. A pri*cíp*o
</line>
<line>
*ouv* um re*orte tem*oral d* 1999 a 2015, buscando m*pear as teses, d*ssertaç*es e artigos
</line>
<line>
p*blicados *a íntegr*, em port**uês, dentro dess* per*odo. Foram s*lecionados some*te
</line>
</par><par>
<line>
aqueles q*e tinh** especificidades com o tema e período propostos. O
</line>
<line>
rastr**ment* deu
</line>
</par><par>
<line>
*nfa*e nos títulos, que tinham
</line>
<line>
as pa*avras *estacadas, nas palavras-chaves, segu*dos *el*
</line>
</par><par>
<line>
lei*ura *os resum*s momento em que a**umas ***duções *inda que tive**em *s descritor*s no
</line>
<line>
título, f*ram excluídas p*is ao ler o resum*, pode-se per*eber *ue não estavam *elaciona*os
</line>
<line>
c*m a temática.
</line>
<line>
*esse senti*o, no que se refer* à formaç*o de *rofessores teve, com* aporte *eó**co,
</line>
<line>
*esquis*do*es como (TARDI*, 200*); estudos que aponta* *iscussões sobre rel*çõ*s étnico-
</line>
</par><par>
<line>
raciais (GOMES, 2*02; 200*; 2007), (MUG*NG*; GOMES, 2004), e pa*a a* questões
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
currículo os autore* (CANDA*, 199*) e (*ILVA, **10).
</line>
</par><par>
<line>
2 RE*E*EN*IAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
*.* O ensino da história e *ul*ura Afro-brasileira e *f*icana no currículo, na **r*p*ctiva
</line>
<line>
da L** 10.639/*3
</line>
<line>
Ao longo da hi*tó*ia, os Mov*mentos Soc*ais N*gros realizaram várias reivindicações,
</line>
<line>
as quais resul*ar*m em c*nquis*a* que valo*iz*m a população negr*. Um dos p**gressos foi a
</line>
</par><par>
<line>
imp*e*entaç*o de política* públicas e*ucaci*nais vol*adas para a divers*dad*
</line>
<line>
é*ni*o-racial,
</line>
</par><par>
<line>
com* a *ei nº 10.6*9/2003, que altera a Lei *º 9394/1996, incluindo no *ur*ícu*o d* todo o
</line>
</par><par>
<line>
sist*ma de ensi*o da e*ucação nacional o Ens*no d* História e Cultura *fr*-Brasilei*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
*fricana para a Educação da* Relaç*es Étnico-Raciais - ERER, qual é regul*mentada pelo
</line>
<line>
C*E/*P e* sua resolução nº *1/2*04, instit*i a* Diretrizes Cu*ricu**r** Nacionais.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. 14, n. 5, art. 6, p. 111-1*7, set./out. 2017 www4.fsanet.com.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A For*ação de Professores para Educaç*o das Re*açõ*s Étnic*-*aci*is Currí*u*o
</line>
<line>
115
</line>
</par><par>
<line>
Me*ia*te e*sa Lei inte*sifica *s *ef*exõ*s sobre a diversi*ade étnico-raci*l existente
</line>
</par><par>
<line>
no contexto es*o*ar,
</line>
<line>
o*de nos d*par*mos c*m curríc*los enge*s*dos
</line>
<line>
por práticas
</line>
</par><par>
<line>
homogeneizado*a, r*c*sta* e discriminado*as que perpas*am * f*ze* ped*góg**o e *aturaliz*m
</line>
<line>
as *ierarquias cultur*is, a subalternização da* *iferença* e a desvaloriz*ção ** *ultura a*ro-
</line>
<line>
*rasileira e africa*a.
</line>
<line>
Recon*ecendo a ne*ess*dad* de *esgata* os va*ores identitário* africanos, de um novo
</line>
<line>
*aradig*a curr*cular, problematizan*o a formação dos professores * as possív*is lacunas que
</line>
<line>
pod*m existir em s*a fo*maç*o, de*orrentes a **a visão estere*tipada e homogênea nos
</line>
<line>
c*rrículos, é **ces*ário inv*stigar a fo*ma*ão inic*al de pr*fessores, formação n* perspectiva
</line>
<line>
de *oder d*s**ti* ass*ntos **e abrangem as rel*çõe* *tnico-raciais, dando subsídios,
</line>
</par><par>
<line>
sobre*udo, para dissemina* uma educaçã* antirraci*ta, que transm*t*
</line>
<line>
ao alunad* post**as
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
r*s*eito e *nclusão das diferenças *a*i*** * cult*rais.
</line>
</par><par>
<line>
Neste sentido, * luz dos *st*dos culturais, busc*ndo c*m*reender conceitos
</line>
</par><par>
<line>
impor*an*es para e*sa **squ*sa, como
</line>
<line>
relações étnico-*acia*s,
</line>
<line>
*urrículo, formação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*rofes*ores.
</line>
</par><par>
<line>
* METODOLOGI*
</line>
</par><par>
<line>
O *ev**tame*to f*i realizado em cinco bases de dados bib*iogr*ficas, Capes/M*C,
</line>
</par><par>
<line>
Cape*/ Banco de teses *
</line>
<line>
*is*ertações, SciE*O Brasil, Google *cadêmico e GT 21/ANPEd.
</line>
</par><par>
<line>
Foram *nclu**os todos os artigos originai*, a*tig*s publ*cados entre 1999 e
</line>
<line>
2016, s*ndo
</line>
</par><par>
<line>
selec*onados apenas arti**s
</line>
<line>
escritos *a língua portuguesa. Optou-se pela bus*a, através de
</line>
</par><par>
<line>
descritores: R*lações Étnico-Raciais, f*rmação de professores * currí*ulo, os quais f*r*m
</line>
</par><par>
<line>
***via*ent* selecio*ados. Com essa estratégia procurou-se
</line>
<line>
garantir a l*ca*ização da maioria
</line>
</par><par>
<line>
dos e*tu*os publicados dentro dos cri**rios pr*-***e*minad*s.
</line>
</par><par>
<line>
*sta*elecendo os d**critores, * levant*mento d*u ê*fase, primeira*ente,
</line>
<line>
aos títulos
</line>
</par><par>
<line>
que tin*am os d*sc*itores, seguido d*s palavr*s-*haves; *e havia relação *om o tema, então
</line>
<line>
era realizada a leitur* dos r*sumo*, momen*o em *ue algumas p*oduções, *in*a que tivessem
</line>
<line>
os des*ritores no título e nas pa*avr**-chaves, fora* exc*uída* po*s, *o *er o *e*umo, pode-se
</line>
<line>
pe*ceber que não **tavam *ela**onados com a *emática.
</line>
<line>
N* portal da Capes/*EC ao in*erir o* descritores separados Rel*ç**s Étnico-R*ciais
</line>
</par><par>
<line>
*bteve ho*ve o r*s*ltado de 130, sendo três selec*on***s, Oliveira (2013), Pass* (2014)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Aguiar; Piotto; *o*rea (2015), *ormaçã* de pro*e**or*s 4.194 e C*rrícul* resultou em 5.*19
</line>
</par><par>
<line>
tr***lhos. Ho*ve a combinação dos *escrito*es "Relações Étn*co-Rac*a** com Formação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T*r*sina PI, v. 14, n. 5, ar*. 6, p. 111-1*7, set./out. 2*17 www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. G. S. Rizzo, E. P. S. Marq*es
</line>
<line>
116
</line>
</par><par>
<line>
professores" foram en*ontradas 19 pub*icaçõe* das qua*s, um *rtigo era sign*fica*i*amente
</line>
<line>
r*lacionado com o tema, s*n*o o mesm* sele*io*ado anteriormen*e. Já os descritores
</line>
<line>
"*elaçõ*s Étnico-*ac*ais e Currículo" chegar*m ao tota* de 19, *p*nas um, er* relac*ona*a
</line>
<line>
com o tema, porém se tra*a*a n*vamente d* mesm* artig* apresentado e seleciona*o c*m a
</line>
</par><par>
<line>
primeira
</line>
<line>
*o*bina*ão. A com*in*ção *os descritores "For*ação de Professor*s e Currículo"
</line>
</par><par>
<line>
s*rgiram 559 publi*ações, somente *m* era ligeiramen*e relaciona*a co* o tema, o est*do de
</line>
<line>
**ÉRICO (2014), apesar disso a*entrou nos *studo* *elec*onados em virt*de da escassez *e
</line>
</par><par>
<line>
publicações pertinentes à temá*ica. Abaixo será *presentado um quadro com os
</line>
<line>
estudos
</line>
</par><par>
<line>
selecion**os.
</line>
</par><par>
<line>
T**ela 1 - Publicações incl*íd** no es*udo do Portal da Capes/MEC
</line>
</par><par>
<line>
Título
</line>
<line>
Autor
</line>
<line>
Tipo
</line>
<line>
Ano
</line>
</par><par>
<line>
A Lei 10.639/2003 e a Esc*la *e *duc*ção Especial: u*
</line>
<line>
E*ânia de Ol*vei*a
</line>
<line>
Art.
</line>
<line>
2013
</line>
</par><par>
<line>
desafio a mais para a for*ação de professores
</line>
</par><par>
<line>
As Relaçõ*s Étni*o-*a*iais nas li*en*iaturas: o que
</line>
<line>
Joana *élia dos Pas**s
</line>
<line>
Art.
</line>
<line>
201*
</line>
</par><par>
<line>
d*zem os curr*culo* *nunciados
</line>
</par><par>
<line>
Formação *e *rofessores para a implem*nta*ão da Lei
</line>
<line>
Márcia Cristina A*éric*
</line>
<line>
Art.
</line>
<line>
201*
</line>
</par><par>
<line>
10.639/2*03: o ensino da história e cultura afro-
</line>
</par><par>
<line>
brasileira e indígena no curríc*lo escolar
</line>
</par><par>
<line>
Relaçõe* étnico-*ac*ais e f*r**çã* doc*nte: situações de
</line>
<line>
Márcio Mucedula *guia*;
</line>
<line>
Art.
</line>
<line>
2015
</line>
</par><par>
<line>
di*cri*in*ç*o racial na educação infanti*
</line>
<line>
Déb*r* Cr*stin* *io*to;
</line>
<line>
Bianca Cri*tina **rrea
</line>
</par><par>
<line>
No *anco de d*do* da Cap*s/Banco de teses e disse*t**ões estavam disp*nív*is apenas
</line>
</par><par>
<line>
d*cumentos
</line>
<line>
de origem da Pla*af*rm* Sucupira de 2013 a 2016. *o iniciar * busca com o
</line>
</par><par>
<line>
*escritor "Relações Étnico-Raci*is" co*stato*-se 9*197 registro*,
</line>
<line>
*ara "Form*ção
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
professores" *00692 e para "Cur*ículo" 11604. N* combin*ção "Rela**es Étnico-*aciais com
</line>
</par><par>
<line>
Formação *e
</line>
<line>
pro*es*o*es" re*ul*ou-se em 900701 est*dos, "Rel**ões É*nico-Ra**ais com
</line>
</par><par>
<line>
Currícu*o" e* 104*03, "*orma*ão d* pro*essores c*m Cu*rículo" verifi*ou-s* 900693, já na
</line>
<line>
co*bi*ação "Relações É*nico-Raci*is, Formação d* p*ofessores e Cu*rículo", 900702, onde
</line>
</par><par>
<line>
*oram s*lecionadas 4 di*sertações e 1 tese, to**s relac*onad** com o tema,
</line>
<line>
d*s
</line>
<line>
aut*res
</line>
</par><par>
<line>
*aciel, (*014), Chieri*att* (201*), Crocetta (2014), Silva (*0*5) e a *ese ** Anse*mo, *015).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere*ina, *. 14, n. 5, a**. 6, p. 111-*27, set./out. 20*7
</line>
<line>
www4.*sane*.c**.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Form***o de P*ofessore* *ara Educaç*o das Relações Étni*o-Raci*is *u*rículo
</line>
<line>
*1*
</line>
</par><par>
<line>
*abela 2 - Pu*licações *ncluídas n* estudo do Portal da Capes tes*s e dis*ertações
</line>
</par><par>
<line>
**tulo
</line>
<line>
A*to*
</line>
<line>
Tipo
</line>
<line>
Ano
</line>
</par><par>
<line>
Formação d* prof*ssor*s e Relações É*ni*o-Raciais
</line>
<line>
Ana Cláu*ia de Amorim
</line>
<line>
Diss.
</line>
<line>
2**4
</line>
<line>
Maciel
</line>
</par><par>
<line>
Educação d*s Relaçõ*s Étni*o-Raciais * formação de
</line>
<line>
Dis*.
</line>
<line>
2014
</line>
</par><par>
<line>
pedagogas (**): visão dos/as di*cent*s * *oce*t*s **
</line>
<line>
Car*a Fe***ndes Chiericatt*
</line>
</par><par>
<line>
um curso de Pedagogia na **dalidade a Dist*ncia
</line>
</par><par>
<line>
As Relaç*es Étnico-*aciais *os currícul*s dos cursos de
</line>
<line>
Renata Rig*etto Jung
</line>
<line>
Dis*.
</line>
<line>
*014
</line>
</par><par>
<line>
licenciatura em ed*cação física das institu*çõe* *e
</line>
<line>
Croce*ta
</line>
</par><par>
<line>
ensino superior d* sistema ACAFE
</line>
</par><par>
<line>
A Formaçã* Docente para a E*uca*ão Bási*a nas
</line>
<line>
Aldelice N*s**mento Silva
</line>
<line>
*iss.
</line>
<line>
2015
</line>
</par><par>
<line>
Licenciatur*s em Letras Vernáculas e em Desenho e
</line>
</par><par>
<line>
Plástica na U*B*: o currículo na p*rspectiva da*
</line>
</par><par>
<line>
*e*aç*es ét**co-raciais
</line>
</par><par>
<line>
Das prátic*s p*líticas e jurídicas na for*ação *e
</line>
<line>
Eliane Reg*na Mart*n*
</line>
<line>
Tese
</line>
<line>
2015
</line>
</par><par>
<line>
professores para a e*uc*ção Étnico-Ra*ia*
</line>
<line>
A*selmo
</line>
</par><par>
<line>
No p*riódico do Sc**LO Bra**l, *nicialmente *oi inserido somente o des*r*tor "*elaçã*
</line>
<line>
*tnico-Racial", chegando ao total *e 10 *rtigo*; post*riorm**t* "formação de professores"
</line>
<line>
com resposta *o*al de 587, e *ara "cu*r*culo", 115*.
</line>
</par><par>
<line>
C*ntudo, ao r*finar inser*ndo os des*ritos uni*os resultou-se em zero
</line>
<line>
*ara ****s as
</line>
</par><par>
<line>
comb*nações, "Relaç*es É*ni*o-Raciais, Formação de *rofes**res e Currículo",
</line>
<line>
"Relações
</line>
</par><par>
<line>
Étn*co-Raciais e formação de p**fessor*s", "Relaç**s *t*ico-Raciais e *urrícul*". Somen*e *
</line>
</par><par>
<line>
co*b*nação "Fo**ação de profess*re* Currícu*o" resultou em 45 artigos, no en*ant*, e
</line>
<line>
nenh*m *e e*quadra com o tema *a *esquisa.
</line>
<line>
Já *o Google Acad**ico, som*nte com o ***critor "Relaç*e* *tni**-Rac*ais" chegou ao
</line>
</par><par>
<line>
tot*l d* 15.800, "forma*ão de professo*es" 1.190.000, e para "currícul*", *53.000.
</line>
<line>
J * n*
</line>
</par><par>
<line>
com*in*ção "Relações Étnico-Raciais * formação de professores" 12.100, "R*l*ções Étni*o-
</line>
<line>
Raciais e *urrículo" 9.130, "*ormação de p**fessores e curr*culo" 207.000. "Rela*õe* Étni*o-
</line>
</par><par>
<line>
Raciais, formação
</line>
<line>
de profess*r*s e currículo" surgiram 8.390 publicaçõ*s, das q*ais foram
</line>
</par><par>
<line>
sele*i**adas, seguindo *s c*itéri** d* seleção 8 *studos, s*ndo 6 artig*s e 2 dis**rta*õ*s.
</line>
<line>
Seguem os es*udo*: "Di*erenças Étnico-Rac**is e formação do pr*fessor (PINTO, 199*)",
</line>
<line>
"Educação, ide*tidade *eg*a e formação *e pro*essores/as: um olh*r s*bre o corpo negro e o
</line>
<line>
cabelo cr*spo (GOM*S, 2003)", "Ensino de história e diversidade cultu*al: *es*fios e
</line>
<line>
possibilidades (FERNANDES, 2005)", "Narr*tivas para *lterid**e: o cinema na formação de
</line>
</par><par>
<line>
pr*fe*sores e profes*o*as pa*a o *nsino de h*stória *ultura (FELIP*, 2*09)", e
</line>
<line>
"Relaç**s
</line>
</par><par>
<line>
Étn*co-Raciais,
</line>
<line>
*ducação de*c*loniz*ção *os currículos, (GO*ES, 2012)", "O pa*el da e
</line>
</par><par>
</page><line>
forma*ão c*ntinuada de professores (as) para a educaç*o da* relações raciais, (SILVA,
</line>
<line>
2012)", "A lei nº 10.639/03 * a formaçã* d* profess*r*s: trajet*ria e perspec*ivas, (MULLE*;
</line>
<line>
*ev. FSA, Te*e*ina P*, v. 14, n. 5, art. 6, p. 1*1-127, set./out. 2*17 www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. G. S. Rizz*, E. P. S. Marques
</line>
<line>
118
</line>
</par><par>
<line>
CO*LHO, *01*)" e "10 anos da lei feder*l nº 10.6*9/2*03 * a f*rmação de professores: uma
</line>
<line>
le*t*ra *e pesqui*as científicas, (PAULA; G*IMA*ÃES, *0*4)".
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 3 - Pub*ic*ções inc*uídas n* *studo do *o*gle acadêmi*o
</line>
</par><par>
<line>
Título
</line>
<line>
Autor
</line>
<line>
Tipo
</line>
<line>
An*
</line>
</par><par>
<line>
*iferenças É*nico-Raciais e *ormaç*o do *rofessor
</line>
<line>
Regina Pahim Pin*o
</line>
<line>
*rt.
</line>
<line>
199*
</line>
</par><par>
<line>
Edu*ação, identida*e ne*ra e formação *e prof**sor*s/**:
</line>
<line>
*ilma *ino *o*es
</line>
<line>
Ar*.
</line>
<line>
2003
</line>
</par><par>
<line>
um olhar sobr* o corp* negro e o cabelo crespo
</line>
</par><par>
<line>
Ensino de história e d*vers*da*e cultural: desa*ios e
</line>
<line>
Jo*é Ricar*o Or*á F*rnandes
</line>
<line>
Art.
</line>
<line>
2005
</line>
</par><par>
<line>
pos*ibili*ades
</line>
</par><par>
<line>
Narrativas para alteridade: o cine*a na formação de
</line>
<line>
Delton Apareci*o Fel**e
</line>
<line>
Diss.
</line>
<line>
2009
</line>
</par><par>
<line>
professores e profe*soras para o ensino de história e
</line>
</par><par>
<line>
cultura afro-brasi*eira e african* na edu*açã* bási**
</line>
</par><par>
<line>
Re*açõ** Étnico-R*ciais, edu*ação e descolonização dos
</line>
<line>
Nilma Lino Gomes
</line>
<line>
Art.
</line>
<line>
2012
</line>
</par><par>
<line>
currí*ulos
</line>
</par><par>
<line>
O papel d* *orma*ão continuada *e professores(as) para a
</line>
<line>
Paula Jana*na da S**va
</line>
<line>
Diss.
</line>
<line>
201*
</line>
</par><par>
<line>
educ*ção da* *elaç*es raciais
</line>
</par><par>
<line>
A lei nº 1*.639/03 e a form*ção de professores: trajetóri*
</line>
<line>
**nia Mara Ped**so Müller;
</line>
<line>
Art.
</line>
<line>
2013
</line>
</par><par>
<line>
e perspe*t*vas
</line>
<line>
Wi*ma de Naz*ré *aía
</line>
</par><par>
<line>
Coelho
</line>
</par><par>
<line>
10 anos da lei *ederal nº 10.639/2003 e a formação d*
</line>
<line>
Benjamin *avie* *e Paula;
</line>
<line>
Art.
</line>
<line>
2014
</line>
</par><par>
<line>
*rofessores: uma leitura de pesqu*sas cientí*icas
</line>
<line>
Selva Guimarã*s
</line>
</par><par>
<line>
Realizada a bu*ca ** site da Associ*ção Nacional de Pós-Gr*duaçã* e Pes*uisa e*
</line>
</par><par>
<line>
Educação - ANPEd, especif*c*mente
</line>
<line>
no Grupo de Trab*lho GT 21, intitulado Educação *
</line>
</par><par>
<line>
Re*ações Étnic*-Raciai*, seguindo os critéri*s d* *eleção qu*nt* ao ano, títu*o, resu*o,
</line>
<line>
relação com a temática, fo* r*al*zada a *us*a, salientan*o, sobretudo que no **te n*o *á campo
</line>
<line>
par* fil*ragem da bus*a, sendo possível faze* ape*as busca ampl* das pu*l*cações disponíveis.
</line>
<line>
F*ram *elecionados 2 estudos: "Silênc*o e Co*: re*ações ra*iais e a form*ção de profess*ra*
</line>
</par><par>
<line>
no e*tado do Par* (19*0-*989), (C*ELHO, 2007), " e
</line>
<line>
"O novo PNE e a educa*ão *ara *s
</line>
</par><par>
<line>
Rel*ç*es Étni*o-Raciais: ur*ências pa*a o currí*u*o de formaç** inicial docen*e,
</line>
<line>
(OLIVEIRA; LIMA, 201*).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sin*, *. 14, n. 5, art. 6, p. 111-127, set./out. *017
</line>
<line>
www4.**anet.com.b*/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A For*a*ão d* Professores pa*a Educação das Relações Étnico-Raciai* Cur*ículo
</line>
<line>
119
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 4 - Publ***çõe* incl*ídas no estudo d* G*21
</line>
</par><par>
<line>
*ítulo
</line>
<line>
Autor
</line>
<line>
Tipo
</line>
<line>
Ano
</line>
</par><par>
<line>
Silêncio e Cor: relações r*c*ais e a formação de
</line>
<line>
Wilma de N*zaré Baía
</line>
<line>
Ar*.
</line>
<line>
2007
</line>
</par><par>
<line>
*rof*ssoras no estado do Pará (1*70-198*)
</line>
<line>
Coel*o
</line>
</par><par>
<line>
O novo P*E e a ed*cação para *s Re**ções *tnico-
</line>
<line>
L*i* Fe*n*ndes d* Oliv*ira;
</line>
<line>
A*t.
</line>
<line>
2015
</line>
</par><par>
<line>
Raciais: urgênci** para o *u*rículo de for*ação ini*ial
</line>
<line>
Fabiana *erreira de *ima
</line>
</par><par>
<line>
docente
</line>
</par><par>
<line>
Os quadros aba*xo apre*ent*m a base f*nal do *ap*amento: 4 a*tigos localiza*os na base
</line>
<line>
da Capes, 4 di*sert*ções e 1 *ese, no banco de d*dos da Capes teses e disse*tações, ** base *o
</line>
<line>
Go*gle acadêmico 6 a**igos e 2 dissertações e 2 artigo* no GT 2*, t*talizando 19 trabalhos,
</line>
<line>
**ndo 06 disser*ações, 1 teses e 12 artigos.
</line>
<line>
Tabela 5 - Resumo do *evantamen** no banco de dad*s d* *apes/MEC
</line>
</par><par>
<line>
Descrit*res
</line>
<line>
Quantidad* t*ta*
</line>
<line>
Se**ci*nado*
</line>
</par><par>
<line>
Rel*çõe* Étnico-*acia**
</line>
<line>
130
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
Form*ç*o d* professores
</line>
<line>
4 .* 9 4
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Cur*ículo
</line>
<line>
5 .4 1 9
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
R*lações Étnico-Raciais co* Formação
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
d* profe*sores
</line>
<line>
19
</line>
</par><par>
<line>
Rel*ç*es Étni*o-Raciais e Curríc*l*
</line>
<line>
19
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Formação de Prof*s*ores e C*rrículo
</line>
<line>
1
</line>
<line>
*59
</line>
</par><par>
<line>
Total
</line>
<line>
0*
</line>
</par><par>
<line>
Tabe** 6 - Re*um* do l*v**tamento no banco d* dados da Capes tes*s e dissertaç*es
</line>
</par><par>
<line>
Desc*itores
</line>
<line>
Qua**idade total
</line>
<line>
Selecionados
</line>
</par><par>
<line>
*elaç*es Ét*ico-Ra*iais
</line>
<line>
*5197
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Formação de p*o*essores
</line>
<line>
9006**
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Currícul*
</line>
<line>
11*04
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Relações *tni*o-*aci**s com F*rmação
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
de professores
</line>
<line>
900701
</line>
</par><par>
<line>
R*lações Étnic*-Racia*s * C*rrículo
</line>
<line>
104203
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
For**çã* de Professores e Currículo
</line>
<line>
0
</line>
<line>
900*93
</line>
</par><par>
<line>
Relações Étni*o-Raciais, Forma**o de
</line>
<line>
90*702
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
profes*or*s, Currículo
</line>
</par><par>
<line>
To*al
</line>
<line>
05
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, T*resina PI, v. 14, n. 5, a*t. 6, *. 111-127, set./out. *017
</line>
<line>
w**4.fs*net.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. S. Riz**, E. P. S. *arques
</line>
<line>
120
</line>
</par><par>
<line>
Tabe*a 7 - Resumo do le**ntamento n* banco de dados do Google acadê*ico
</line>
</par><par>
<line>
De*cr*tore*
</line>
<line>
Quantidad* tot*l
</line>
<line>
Seleciona*os
</line>
</par><par>
<line>
Relações *tnico-Raciais
</line>
<line>
15.7*0
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Forma*ão de p*of**sores
</line>
<line>
1.200.000
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
C*rr**ulo
</line>
<line>
7*1.000
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Relaçõe* *tnico-Raciai* com Formação
</line>
<line>
12.100
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
d* profe*sores
</line>
</par><par>
<line>
Re*ações Étnic*-Raciais c*m Currícu*o
</line>
<line>
9.130
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Form*ção d* Pr*fess*res e Cu*ríc**o
</line>
<line>
20*.0*0
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
*elações É*nic*-Raciais, Form*ção de
</line>
<line>
8 .3 9 0
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
professores, currículo
</line>
</par><par>
<line>
Tota*
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
4 AN*LISE DOS DADOS
</line>
</par><par>
<line>
O levantamento *ibl***ráfico reali*ado permitiu identificar estudos que vêm
</line>
<line>
abordando a temát*ca das relaç*es Ét*ico-R*c*ai* nos currículo* para a form*ção de
</line>
<line>
**ofess*res. In*cial*ente, no ano de 1999 a 2016, pa*a col*ta de inf**mações elegemos na
</line>
<line>
ba*e CAP*S/MEC, CAPES *es*s e dissertações, SciE*O Brasil, Goog*e Ac*dêmi*o e GT 21.
</line>
<line>
No ano de 19*9 *dentificou-se um estu*o int*tulado Dife*enças Étnico-**ciais e
</line>
</par><par>
<line>
formação do
</line>
<line>
profes**r (PI*TO, 1999), abo*dan*o a "forma*ão que o Cur*o de Habilitaç*o
</line>
</par><par>
<line>
*ara o Ma*is*ério em nível d* seg*nd* g*au, *em proporc*onando ao *ut*ro p*ofess*r p*r*
</line>
</par><par>
<line>
interagir com um alunado que se difer*nc**
</line>
<line>
do p*n*o de vista étnico-*acial". Uma *ormaçã*
</line>
</par><par>
<line>
capaz de discutir assuntos que preparem
</line>
<line>
aos *rofessores subsíd*os para refletir q*estões
</line>
</par><par>
<line>
rel*c*ona*a* às relações étn**o-ra*ia*s, ai*da uma formaç*o qu* os capa**tes par* *r*nsmitir
</line>
<line>
aos seus futuros discentes atitudes respei**sas para co* as di*erença* raciais.
</line>
<line>
Em 200* encontro*-se * est**o Relaçõ*s Étnico-**ciais Nilma Lino Gomes, que em
</line>
<line>
*eu trabalho Educa*ão, identidade negra * for*a*ão de pro*essores/as: um olhar sobre o cor**
</line>
</par><par>
<line>
n*gro e o
</line>
<line>
*abel* *respo (GOM*S, 200*)
</line>
<line>
"discute
</line>
<line>
as part***la*idades * po*sívei* relações
</line>
</par><par>
<line>
entr* educ**ão, cultu*a, identidade n*gra * *orm*ç*o de *rofessores/as", destacando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
neces*ida*e d* in*lusão d* *e**t*ca das relações É*nico-Raciais no
</line>
<line>
c*m** *a *o*mação
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
profes*ores/as.
</line>
</par><par>
<line>
Dois estudo* são semelhan*es *o de GOMES (2003), são A lei nº 10.639/0* e a
</line>
<line>
formação de profe*sores: trajetór*a * pe*spectivas (MU*LER; COELHO, 2013), ne*se texto
</line>
</par><par>
<line>
as a*toras *em
</line>
<line>
tentar **omover uma ref*e*ão so*re o* avanços na* *o*íticas públ*cas
</line>
</par><par>
</page><line>
govern*men*a*s, e*pecifica**nte a Le* n°. 10.639/0*, e s*as implicaçõ*s, relaçõ*s e p*opo*tas
</line>
<line>
espe*íficas para a formação do*ente; outro *studo é 10 ano* da *ei fede*al nº 10.639/200* e a
</line>
<line>
Rev. *SA, Ter*si*a, v. *4, n. 5, ar*. 6, p. 111-12*, *et./out. 20*7 www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Formaçã* de *rofesso*es par* Educa*ão d*s Relaçõe* Étn*co-Raciais *urr*culo
</line>
<line>
*2*
</line>
</par><par>
<line>
for*a**o
</line>
<line>
d* prof*s**res: *ma leitur* *e p*squisas científica* (P*ULA; GUIM**ÃES,
</line>
</par><par>
<line>
20*4),
</line>
<line>
que d* *aneira bem similar a* estudo ant*rior, abord*m formação de pr*fes**res a
</line>
</par><par>
<line>
com vistas à implementação do e*tu** da História e Cu*tura d* África e *fro-brasile*ra,
</line>
<line>
conforme dispõe a lei f**e*al nº 10.63*/2003 e as disp*sições correl*tas.
</line>
</par><par>
<line>
O e*tudo Ensino de histó*ia e div*r*ida*e cultural:
</line>
<line>
desafios e po*sib*lida*es
</line>
</par><par>
<line>
(FERNA*DES, 2*05), d*scut* sobre a ruptura d* modelo eurocê*tric* de currículo,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
c*nst*ução
</line>
<line>
de uma ed*ca*ão multicultur*l sobr* * L** n 10.639/03 que torno* como e
</line>
</par><par>
<line>
obrigatori*dade * estu*o da história e cultura *fro-b*asileira e africana em *odo o sistema de
</line>
<line>
e*s*no naciona*.
</line>
<line>
No a*o de 20*7 fo* selecio*ado um tra*alho Silêncio e Co* de Wilma de Nazaré Baía
</line>
</par><par>
<line>
C*elho
</line>
<line>
*a Universidade F*deral do Pará (UFPA), at*almente coo*d*nadora *o GT2*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ANPEd *elaçõ*s raciais e a f*rmação
</line>
<line>
*e profes*oras no estado do P*rá (19*0-1989),
</line>
</par><par>
<line>
(*OELHO,2007). O arti*o trabalha a te**tica o curso de for*ação de professores of*reci*o
</line>
<line>
em *ma instituição de ensino em Belém do Pará, e como objeto o lugar que a *uestão *acial
</line>
<line>
oc*p*va na formação das profe*so*as ofer*cida no *EEP, no *e*íodo de **70 a 1989.
</line>
<line>
Em 20*2 novamen*e *om o trab*lho de Nilma, Re*ações Étnico-Raciais, e**ca*ão *
</line>
</par><par>
<line>
descolonizaç** dos currículo* (GOMES, 2*12) o*de a aut*ra discute as tensões e
</line>
<line>
pr*ces*os
</line>
</par><par>
<line>
da *e*colo*i*aç*o do currículo, "E*fatiza a possibilidade d* *ma *udança ep*stemo*ógi*a e
</line>
</par><par>
<line>
política
</line>
<line>
no *ue se r*fere ao *rat* da qu*stão étnico-*ac*al na esco*a e *a teoria *ducacio*al
</line>
</par><par>
<line>
pro*orc*onada pela i*tro*ução *b*igatória do ensino de História *a África e das cultura* afr*-
</line>
<line>
brasileiras n*s currículos".
</line>
</par><par>
<line>
Em a Lei 10.639/*00* e a Escola de Educação *special: um desafio * mais para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
formaç*o *e professore* (OL*VEIRA, 2013), a p*sq*isa analisa a* p*át*cas *e**gó*icas
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
*ma es*ola especializada
</line>
<line>
em educaçã* de *urdos ond*, al*m da formação espec***c* *os
</line>
</par><par>
<line>
pr*f*ssiona*s, d* Educa*ão
</line>
<line>
da* Relações Étn**o-R*ci**s, q*e é uma demand*
</line>
<line>
urge*te, * que
</line>
</par><par>
<line>
fi*a evidente, também, é a *ecessida*e de inclusão d*s professores da e*ucação e*pec*al n*s
</line>
<line>
cursos de formação na perspectiva da *ei 10.639/2003.
</line>
</par><par>
<line>
O estudo inteirame*te li*a*o à pesquisa *e mestr*do em a*dame*to
</line>
<line>
é trabal** As o
</line>
</par><par>
<line>
Relações Étnico-R*ciais nas lice*ciatura*: o
</line>
<line>
que dizem os currí*ulos anunciados (PASSOS,
</line>
</par><par>
<line>
2014),
</line>
<line>
*o qual a a*t*r* teve como o*jet*vo
</line>
<line>
an*lisar a ofer*a de disci*l*nas conteúdo que e
</line>
</par><par>
</page><line>
*ossibilitem *iscus*ões e estudos so*re as r*la*õ*s É*nic*-*a**ais em cursos de *icenciaturas
</line>
<line>
d* Santa C*tarina - S*, o**e foram analisados os pro*etos pedagógicos dos cu*sos de *is*ória
</line>
<line>
e Pedagogia de dez universidades catarinenses.
</line>
<line>
Rev. F*A, *eresina P*, v. 14, *. 5, ar*. 6, p. 111-*2*, se*./out. 201* www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. G. *. Rizz*, *. P. S. Marques
</line>
<line>
*22
</line>
</par><par>
<line>
Re*açõ*s ét*ico-raciais e f*rmação docente: sit*a*ões de discriminação racia* na
</line>
</par><par>
<line>
educação *nfantil (*G**AR; PIO*TO; CO*REA, 2015), teve como o*jeti** discuti*
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
situações d* dis*riminação e *reconceito vivida* no cotidiano da educação *nfantil,
</line>
</par><par>
<line>
envolvend* q*estões étnico-raciais, al*m
</line>
<line>
de refletir so*re su*s im*licaçõ*s
</line>
<line>
para a
</line>
<line>
formaçã*
</line>
</par><par>
<line>
docente, ressalvando o quã* * f*n*a*ental a form*ção d***nte p*ra enfre*tar a di*crimi*ação
</line>
</par><par>
<line>
*acia*, c*nst*uin*o uma educação antirracista. Améri** (2014) na
</line>
<line>
pesquisa Formaçã* *e
</line>
</par><par>
<line>
professores para implementação da Lei a
</line>
<line>
10.639/2003: o ensi*o
</line>
<line>
*a hi*tória cultura afro- e
</line>
</par><par>
<line>
brasilei*a e indígena *o cur*ículo *sc**ar, corr*sponde c*m o e*tud* anterior, e* qu* discute
</line>
<line>
uma fo**ação de profess*res que propicie conhecimento s*bre as dif*rentes culturas, povos *
</line>
<line>
hist*r**.
</line>
</par><par>
<line>
*o ano de 2015 o traba*ho intit*lado O no*o PNE e edu*aç*o para as *elaç*es a
</line>
<line>
Étnico-Raci*is: urgências para o curr*culo d* formaç*o i*ic*al doc*nte (O*IVEIR*; LIMA,
</line>
</par><par>
<line>
2015),
</line>
<line>
visa fo*entar a dis*u*são sobre a
</line>
<line>
da inser**o do ensino de História e Cultura Afro-
</line>
</par><par>
<line>
**asi*eira e Afri*an*, *a formação in*cial de **ofessores, com vistas à imp*e**ntação ef*tiva
</line>
<line>
de Ed*cação para *s *elações Étnico-Raciais nos currículo* de formação inicial doce*te.
</line>
</par><par>
<line>
A d*ssertaç** *e Fel*pe (2009) repensa as ações peda*ógica* no espaço escolar
</line>
<line>
e
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
currículo, enf*tizando a necessidad* de forma* *m novo perfil de doce*tes. Objeti*ou *nalisar
</line>
<line>
a intervenção pedagógica com *i**es no ens*no de hi*t**ia e *ultura afr*-bras*leira e africana
</line>
</par><par>
<line>
como fonte d* pesquis*
</line>
<line>
hi**ór*ca na
</line>
<line>
e*ucação básica. Foi realizada *ma pesquis*-*çã*
</line>
</par><par>
<line>
partici*ativa, ainda fo* ofere*id* um curso d* e*tensão pa*a *o*tribuir co* a
</line>
<line>
formação
</line>
</par><par>
<line>
continuada ** pro*essores da rede estadua* de *ducação do **n*cíp** d* Mari*gá, P*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
regi*o. *erificou-se um estudo s*melhante a* ant*r*or; Maciel (*014) d* mesmo modo
</line>
<line>
b*scou inve*tigar a cont*ib*ição das formações continu*das que e**m oferecidas p*r* os
</line>
</par><par>
<line>
professores que abo*dassem
</line>
<line>
a* *ráticas antirr*cistas
</line>
<line>
no contexto escolar, contud*, da rede
</line>
</par><par>
<line>
mu*icipa* *e Guarul*os. O
</line>
<line>
aut*r con*l**u
</line>
<line>
que os cursos,
</line>
<line>
pa*estr*s e f*rma*ões que são
</line>
</par><par>
<line>
o*e*e*idos aos professor*s, a res**i*o das relações étnico-raciais, podem contribuir e
</line>
<line>
ai*da
</line>
</par><par>
<line>
influen*iar *e forma positiv* a* prá**ca* d*cente*, propiciando
</line>
<line>
um processo
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
conscientização e responsabi*izaçã* em relaçã* a* *e*a.
</line>
</par><par>
<line>
A*n*a *esse viés Silva (2012) tev* *omo *bjeti*o compre*nder o pape* da
</line>
<line>
form*ção
</line>
</par><par>
<line>
co*tinuada de pro*essores para a ERER. Concl*iu
</line>
<line>
que a f*rmaçã* de professores se *orna
</line>
</par><par>
<line>
substan*ial pa*a *ma edu*açã* **tirracista
</line>
<line>
qu* reconheça, v*lorize, e re*peite
</line>
<line>
as diversas
</line>
</par><par>
<line>
cu*turas ex*stentes.
</line>
</par><par>
<line>
*á Chiericatti (201*), estudou a formação inic*al
</line>
<line>
d* pedagogo, bus*ou an*lisar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
im*or*ân*ia *a ERER na formação do pedago*o, porém *a modalida*e a Distâ*cia e verifi*ar
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 14, n. 5, art. 6, p. 111-1*7, set./out. 2017 ww*4.fsa*et.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Formaç*o de Pr*fess*res para Ed**ação d*s Relações *tnico-Ra*ia** Curríc*lo
</line>
<line>
123
</line>
</par><par>
<line>
a f*rmação di*ática e pedagóg**a dos concluintes do **rso de Pedagogia nesta modalida*e.
</line>
</par><par>
<line>
Ess* estudo *ostrou a *ecessi*ad* *e se tr*balhar muito *a *on*tr**ão de propostas para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*or*ação do p*ofissio*al de peda*ogia para *s relações étnico-raciais.
</line>
</par><par>
<line>
A pesquisa de Cr*cetta (20**) teve como pergunt* pr*blema, Como *s conteú*os
</line>
<line>
refe*ente* as questões Étn*co-r**iais *stã* se *pres**tado nas ementas do cu**ículo dos cursos
</line>
<line>
de lic*nciatura *as In**itui*ões de E**ino *uperior do Sistema da Asso**ação Catarinens* das
</line>
<line>
*und*çõe* Educacionais ACAFE? Concluiu que ai*da trabalh** com uma conc*pção
</line>
<line>
e**oc*nt***a de curríc*lo, c*m isso a falta de mai*r*s conhecimentos da t**áti*a, do r**ismo
</line>
<line>
n* cultur* b*asileira geram lacunas na f**maç*o dos futuros professores que atua**o s*m u*
</line>
<line>
conhe*imen*o *pr**undado da* re*açõ*s étni*o-r*ciais.
</line>
<line>
De m*d* simil*r Sil*a (2015) procuro* *ompreend*r a adequaç*o das propo*tas
</line>
</par><par>
<line>
curricul*res, no q*e diz respeito * in*lus*o da história e cultura *os afro-bras**eiros
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
africa***, para ERER dos curso* de Licen*iatura em Letr** Vernácul*s * d* L*cencia*u*a em
</line>
</par><par>
<line>
Des*n*o e Plá*tica *a Universidade Fe*era*
</line>
<line>
*a Bahi* (UFBA). Assim co*o em todas as
</line>
</par><par>
<line>
outras pesquisas *icou evidente a necessi*ad* de uma formação doce*te para e**caçã* *ásica,
</line>
</par><par>
<line>
voltad* para uma p*opo*ta curr*cular que res*eit* a het**o*eneidad*, fav*rece*do
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
diminuiçã* da discriminação e combater *o
</line>
<line>
pr*conc*ito rac*al. Cabe salient*r que a aut*ra
</line>
</par><par>
<line>
des*aca a impor*ância
</line>
<line>
da
</line>
<line>
un**er*i*ade, c*mo instit*i*ão f*rmad*ra
</line>
<line>
de fut*r*s doce*tes
</line>
</par><par>
<line>
*mpenhar esforços no se*tido de e*tender o debate sob*e as análi*e* das relações soc**is
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*aci*is no Brasi*.
</line>
</par><par>
<line>
Em s*a tese *nselmo (2015) inve*tiga o modo como os discursos da *egislação e da
</line>
</par><par>
<line>
est*tística, produzem
</line>
<line>
efeitos na formação de profess*res, d* maneir* debatam a tem*ti*a
</line>
</par><par>
<line>
étnico-racial na e*cola. A*otou-se a análise docum**tal d*s leis,
</line>
<line>
programa*, projetos,
</line>
</par><par>
<line>
dire*r*zes e de*ais documentos or*ent*dores do Ministér*o da Edu*ação, via Secretaria
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Diversidad* e Secretaria
</line>
<line>
** *olíticas *e Pr*moção da Igu*ldade Racial, bem com* o **ame
</line>
</par><par>
</page><line>
da p*opost* *e formaç*o de profe*sore* *lab*rada pela* se**etarias municipais d* educ*ção de
</line>
<line>
Novo Hamburgo e *ão Leopo*do, volt*das * implementação da Le* *0.6*9/2003.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
O mapeamento das produções acadêm*cocientífica* sobre o currículo na fo*mação de
</line>
<line>
pr*fessores para a *RER *po*tunizou per*eber o viés das publicações que vêm sendo
</line>
<line>
produ*idas acerca desse tema.
</line>
<line>
Percebe-se a **levância da pe**uis*, * qu*l está e* andamento, a prin*íp*o int**ul*da:
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina P*, *. 14, n. 5, *rt. 6, *. 1*1-*27, s*t./o*t. 2017 *ww*.f*anet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. G. S. Rizzo, E. P. S. Marques
</line>
<line>
*24
</line>
</par><par>
<line>
Formação *nicial *e professor*s e as impl*cações para a Educação das Re*aç*es Étnico-
</line>
</par><par>
<line>
Raci*is n*s cu*s*s d* *edagogi*, ba*eado na Le*
</line>
<line>
10. 639/2*03, consi*erando que Ma*o
</line>
</par><par>
<line>
Grosso *o Sul é um* r*gião carente *e estudos desen*olvid** nessa temá*ica.
</line>
<line>
Nes*a perspectiva, a sistemati*a*ã* e análi*e dos estu*os que discutem os c**rí*ulos
</line>
</par><par>
<line>
p*ra * E*ER podem contrib*ir *ara
</line>
<line>
pr**lema*iz*r a disc*ssão dos cur*ícu**s hegemônicos,
</line>
</par><par>
<line>
mon*culturais eu*ocen*rad** e
</line>
<line>
dos cursos
</line>
<line>
*e formaç*o *e p*ofessor*s, p*d*ndo apo*tar
</line>
</par><par>
<line>
poss*bilida*e e s*bsídio* para a alteração do currículo, dan*o en*oque às rel*ções *tn*c*-
</line>
<line>
raciai*.
</line>
</par><par>
<line>
P*r f*m, per*ebe-se *om esse
</line>
<line>
estudo as inquietações das pesquisas a respeito das
</line>
</par><par>
<line>
*e*ações *tnico-Ra*iais, na pers*ectiva d* uma formação de professores f**dament*da em
</line>
<line>
um *urrículo c** *o*teúdo s*bre a histór*a e cul*ura afro-brasi*eira -bras*leira e africana para
</line>
<line>
* ERER, enfa*i*ando a diversidade Étnic*-Racial.
</line>
<line>
REF*RÊNC*AS
</line>
<line>
AGUIAR M. M; PIOTTO, D. C; COR*EA, Bi*nca *ri*tina. Relações étnico-raciais e
</line>
<line>
formação d*cente: si**aç*es de discrimina*ão rac*al na educa*ão inf*n*il. Revista Eletrôn*ca
</line>
<line>
de *ducação, *. 9, n. 2, p. *73-3*8, 2015.
</line>
<line>
AMÉRICO, *. *. For*aç*o de *rofes*ores *ar* a im*leme*tação da Lei 10.639/200*: *
</line>
<line>
ensino da história e c*ltura *fro-b*asileira e **dígena n* cur*í**lo es*olar. Unis*l, *u**rão,
</line>
<line>
v.8, *.14, p. 5** a 53*, Jul/*ez 2014.
</line>
<line>
ANSELMO, E. *. M. Das prát*cas pol*t*cas e ju*ídi*as na for*a*ão de profes**res para a
</line>
</par><par>
<line>
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Disp*nív*l
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J. G. *. Ri*zo
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E. P. *. Marq*es
</line>
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1) concep*ão e plan**ament*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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<line>
2) análise * inter*r*tação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) e*ab*ração d* rascu*ho ou na revis*o *rítica do conteú**.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) p*rticip*çã* n* aprovaç*o da versão final do ma*uscrito.
</line>
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X
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X
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www4.fsanet.c*m.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)