<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 5, art. 2, *. 32-54, set./out. 2017 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2017.14.5.2 </line>
</par>
<par>
<line> A Inclusão de Pessoas com Defic*ência n* Mercado de Trabalho Brasileiro: </line>
<line> *e*spectiva* e D*safio* </line>
<line> *nclusion of Pe**le With Disa*ilities in T*e Bra*i*ian Labor *arket: </line>
<line> Perspe**ives *nd Challe*ges </line>
</par>
<par>
<line> *lice G*r*ane Car*oso da Silva </line>
<line> Doutora*o e* Administração ***a Univers*dade Federal de *inas Gera*s </line>
<line> E-mail: alic*gerlane@hotmail.*om </line>
<line> *iogo Henrique H*lal </line>
<line> Douto* em *ociolog** e Polít*ca *ela Univers*d**e Federa* de Minas Gerais </line>
<line> P*o*essor da U*iversidade *ederal da Paraíba </line>
<line> *-mai*: diogohh@yaho*.com.*r </line>
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<column>
<row> E*dere*o: Alice Ge*la*e *ardoso da *ilv* </row>
<row> CEPEAD - Centro *e Pós-Graduação e Pesquisas em </row>
<row> A*ministração - FA*E/*F*G - *ve*ida P*esi**nte </row>
<row> Antônio Carl*s, *627 - S*la 4012 - Pam*ulha - Bel* </row>
<row> *o*izonte - MG. CEP: 31270-901. </row>
</column>
<column>
<row> E*itor C*e*tífico: To**y *erl*y de Alen*ar Rodrigu** </row>
<row> Artigo r*cebido *m 06/06/201*. Últi*a versão </row>
<row> r*cebida e* 21/07/2*17. Aprova** em 22/07/20*7. </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> Endereço: Dio*o He*r*que Helal </row>
<row> Fundação J*a*uim Nab*co - Av. De**ssete *e Agosto, </row>
<row> 2187 - Casa For*e - Reci**-PE, Brasil, CEP: 52061-540. </row>
</column>
<column>
<row> Av*liado pe*o sistema Triple Review: D*sk Rev*e* a) </row>
<row> pelo Edi*or-Chefe; e *) Dou*l* Bli*d Review </row>
<row> (aval*ação cega por dois ava*iadores d* áre*). </row>
<row> R*visão: *ramatical, Normativ* e de Format*çã* </row>
</column>
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<line> * Inclus*o de Pe*soas c*m *efic*ência no Mercado d* Tra*alho Brasileir*: Perspectivas e D*s**io* </line>
<line> 33 </line>
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<line> RESUMO </line>
</par>
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<line> *ste ensaio o*jet*va refletir *obre a incl*são das pessoas com deficiên*ia (*cD) *o mercado </line>
</par>
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<line> de trabalho brasil*iro, ev*den*iando </line>
<line> as perspectivas e de*afios para *s or*anizaçõe* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sociedade. Percebe-se que as p*ssoas com **ficiência ainda encontram ob*t**ul*s para a s** </line>
<line> ace*ta*ã* *a socieda*e, send* vítimas *e preconcei*o*, princi*almente no que se refere a* </line>
<line> m*r*ado de traba*ho. Conclui-se qu* a **c*u**o de pessoas c*m deficiência no t*ab*lho v*m </line>
<line> sendo r*conhecid* como um* questão importante de estudo, e como ob**to de políticas </line>
</par>
<par>
<line> *úblicas. Destaque-se, </line>
<line> entr*t*nto, que, a*esar dos </line>
<line> a*a*ç*s legais, a inclusão profissio*al de </line>
</par>
<par>
<line> pes*o*s com deficiência e m*is ampl*m*nte a diversidade no trab*lho, *inda se con*ti*uem </line>
<line> como gr*ndes desaf*os para *s *mp**sas *r*s**eiras. C*nst*t**-se, p*r ex*m*lo, qu* o núm*ro </line>
</par>
<par>
<line> de contr*t**ão de pe*soas </line>
<line> c*m defic**n*ia </line>
<line> no merca*o de trabalho </line>
<line> ainda se enc*ntra muito </line>
</par>
<par>
<line> aquém do percentual que * lei prevê. </line>
<line> Palavras-Chave: Pe*soas com Deficiência. Mercado de T*abalh*. Brasil. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> This *ssay anal*zes *he inc*u*ion o* people with disabilit**s (DP) *n the Brazi*ian labor </line>
<line> mar*et, highlighting the perspectives and **allenges for orga*izations and the soc*ety. It *s </line>
</par>
<par>
<line> noticed that peo*le with disabilities still fa*e obsta*les *o </line>
<line> their acceptance in s*ciety, b*ing </line>
</par>
<par>
<line> victim* of prejudi*e, esp*cial*y with *egard to the labor mark*t. We conclude that t*e </line>
<line> i*clusion of di*abled people in work *as been reco*nized as an imp*rtant academi* issue, and </line>
<line> as an obje** of public pol*cy. Stand out, h*wever, that despite le*a* advan*e*, it is clear that </line>
<line> the pr*fessiona* inclusion of peop*e wi*h **sabilities and *ore br*adly the d*versit* at work, </line>
<line> still constitu*e a *a*or c*allenge f*r Brazilian comp*ni*s. It w*s found, for e*am*le, th*t the </line>
<line> num*er *f hiring people **th disab**ities in the la*o* market is s*ill *ar **low the percenta*e </line>
<line> *hat the law provides. </line>
<line> Keyw*rds: People W*th Disabilit*es. Labou* Market. Bra*il. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, Tere*ina PI, v. 14, n. 5, a*t. 2, p. 32-*4, set./out. 2017 </line>
<line> www4.f*anet.*om.*r/re*ista </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> A. G. C. Sil*a, D. H. Hel*l </line>
<line> 34 </line>
</par>
<par>
<line> 1 *N*RODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Os e*t*do* s*bre a *nclusão d*s pessoas *om defi*iência (Pc*) vêm, nos últimos anos, </line>
<line> se*do consoli*ados com * foco direcionado à inc**são no merca*o de trab*lho, uma vez que </line>
</par>
<par>
<line> esse tema tem se confi*urado como *ma que**ão </line>
<line> *tual, polêmica, * de gran** *mport*ncia </line>
</par>
<par>
<line> par* as organizações, p*r se r*f*rir a um *r*po *ele*ante *o*ialmente. </line>
<line> No Brasil, segundo o Cen*o realizado em **00, pelo Institut* Brasileiro *e Ge*grafi* </line>
<line> * E*tatística (*BGE), exist*m 24,5 milhões de *es*oas com algum tipo de defic*ênc*a, o que </line>
</par>
<par>
<line> r*presenta 14,*% da populaç** </line>
<line> brasil*ira. Dess* númer*, nove milhões estão em idade de </line>
</par>
<par>
<line> t*abalh**, sendo que um *ilhão (*1,*%) **e*c* algu*a *tivid*de remunera*a, e 2*0 m** </line>
</par>
<par>
<line> (2,2%) </line>
<line> possuem *egistro em carteira de trabalh* (GI*, 20*2). Dessas pessoas, pouco </line>
<line> menos </line>
</par>
<par>
<line> *a metade nas*e com deficiência, enq*a*to * mai*ria aprese*ta *lgu* t**o de deficiênc*a </line>
</par>
<par>
<line> *epois </line>
<line> dos </line>
<line> 16 </line>
<line> anos, </line>
<line> pri*cipalmente </line>
<line> durante </line>
<line> * </line>
<line> vi *a </line>
<line> *aboral </line>
<line> (*ONF*RENCIA </line>
</par>
<par>
<line> IN**RN*C*ONAL DEL TR*B*JO, 2007). </line>
<line> Carvalho-F*eit** (***9, p. 124) d*fine a pessoa com defic*ência como: </line>
<line> Aquela que possui alteraçã* *arcial ou c**p*eta de u* ou mais s*gm*nto* d* *eu </line>
<line> cor*o, *carret**do comprom*timento da função fís*ca, auditiv*, *is*a* ou i*telectual </line>
<line> e que em *unção de c*ntin*ências hist**ias, sociais * espaciais, e*sa alteraç*o po*er* </line>
<line> r*su*tar em perda da a**o*omia para a pes*o*, *razer p*oble*as d* discri*inaç** </line>
<line> s*cial e difi**ltar a **serção social das pe*soas co* de*iciência. </line>
<line> *o longo da histó*ia, essa par*ela da popul*ç*o v*veu *m quase t*tal s*gregação soc**l </line>
</par>
<par>
<line> (**ANHA, </line>
<line> 20*3). Até a década de 19*0, prev*lec*u o paradig*a assi*t*nc**list*, </line>
</par>
<par>
<line> caracterizado por pr*tic*s de tutela das *c* e po* sua e**lusão soci*l, tant* *o mun** do </line>
<line> traba*h* co*o *m vários âmbitos da v*da em sociedade (G**, 2*05). No* an*s 19*0, </line>
<line> s*bressaiu o p*ra*ig*a da in*egr***o (SASSAK*, 2006), no qua* a pr*missa principal era a da </line>
</par>
<par>
<line> necessidade de mudanç* das P*D </line>
<line> para se adequarem à socieda*e (BAHIA, 2006). A partir </line>
</par>
<par>
<line> d*s anos 1990, ganhou esp*ço o para*igma da inclusão s*ci**, basead* n* princ*pio de q*e é </line>
</par>
<par>
<line> a soci*da*e </line>
<line> *u* deve *star apt* a at*n*er </line>
<line> e a *onviver com PcD (A*ANHA, </line>
<line> 2003; </line>
</par>
<par>
<line> WERN*CK, 20**; SASS**I, *002). </line>
</par>
<par>
<line> * *nserçã* d* pessoa* com deficiência *as *rga*iz*ções *an*ou força com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> promulgação das Le*s nº *.*1*/90 e nº 8.213/91 (Le*s *e Cotas), qu* *eterminam </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> per*entual de co*tratação obrig**ória de *cD *a* empr*sas púb*ic*s * privad*s, em função do </line>
<line> núme*o de fun**onário*. * Lei d* Cotas tem s*d* um instr*mento util*zado para *nc*rajar as </line>
<line> o*ganizaç*es a p*a*i*arem a di*ersidade. N* enta*to, destaca-se que seu cumprime*to apenas </line>
<line> Re*. FS*, Ter*sin*, v. 14, n. 5, art. *, p. 32-54, *et./ou*. 2017 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
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<line> A In*l*são de Pessoa* com Deficiência *o Merc**o de T*abalho Brasile*ro: P*rspec**vas e Desafios </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> p*rmi*e a inse**ão das pesso*s com defic*ência nas orga*i*ações, e não a *ncl*s** em si. Par* </line>
<line> garantir a inclus*o de PcD, a or*aniz*çã* pre*isa buscar in*orm**ões *elevantes sobr* os tipo* </line>
</par>
<par>
<line> de de*iciên*i*, *uas limitações capacidades, bem como e </line>
<line> apre*entar açõ*s inclus*vas, q*e </line>
</par>
<par>
<line> propici*m * par*icipação *lena da *es*oa co* *efi*iência, a val*riza*ão ** sua po*e*cialidad* </line>
<line> hu*ana e da sua capacidade produtiva (CARVALHO-FR**T*S et al, 201*b). </line>
</par>
<par>
<line> *e aco*do com Carreira (199*, p. 24), a "falta de *onhe*i*ent* </line>
<line> *o* parte </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> admin**tr*dores, da c**a*id*d* de traba*ho d* p*sso* com d*ficiênc*a" difi*ulta a </line>
<line> inclusão </line>
</par>
<par>
<line> dos in*ivíduos com de*iciênci* no mercado de *rabalho. R*bbins (20*0, p. 40) ap**ta como </line>
<line> um dos "ti*os d* discrimin*ção as políticas * práticas di*crimi**tórias, atitudes tomadas por </line>
<line> representantes da organi**ção q*e ne*am o*ortunidades iguais de desem*enho o* oferecem </line>
<line> recompensas desiguais". No *nta*to, * sem*lha*ça de qua*quer outro cidad**, o ind***duo </line>
<line> com *eficiência t** di*eito ao trab*lho, como for*a de afirmação p*ssoal e social, e *ue, no </line>
<line> uso de *uas a*tidões, possa d*sempenha* as a*ividades qu* são ineren*es ao cargo ocup*do. </line>
</par>
<par>
<line> Porta*to, c*ntratar uma pessoa </line>
<line> c*m defic*ên**a a*enas </line>
<line> pa*a c*mprir a Lei, se* rem*ver </line>
</par>
<par>
<line> barreiras que </line>
<line> f**ilitem o </line>
<line> acesso dess* pe*soa, contribui para aume*tar o p*econcei*o d* </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> ela não pos*ui *ompetência laboral (TANAKA; MANZ*NI, 200*). O pr*c*ncei** em tor*o *a </line>
<line> c*pacidade co**ributiva no contexto *mp*esarial é um dos maior*s *bstáculos para a incl**ã* </line>
<line> s*cial (CARV**HO-FRE*TAS et al, 2010b). </line>
</par>
<par>
<line> *en*o como re*erência es*as co*statações, o objetivo deste trabalho é refletir sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *nc*usão *as pes*o*s com def*ci*ncia no mercado </line>
<line> de *rabalh* *o contexto brasi*e*ro, </line>
</par>
<par>
<line> evi*enciando as p*rspectiva* e desa*ios para *s organizações e </line>
<line> p*ra a *o*ie*ade como </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> t*d*. A realiz*ção deste tipo de estu*o faz-se relevante por ma*ea* a qu*st*o da inclus*o das </line>
</par>
<par>
<line> pess*as co* </line>
<line> deficiência no conte*to </line>
<line> b*asileiro, além de of*re*er dimens*es </line>
<line> *e análise </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> poderão ser u*iliza*as em futuras pesquisas e no diagnó*tico e planeja*e*to *e ações dentro </line>
<line> da* or*anizaçõe*. </line>
<line> 2 R*FERENCIAL TEÓ*ICO </line>
<line> 2.* *e**cientes e Trabalho: conceit*s e evolução his*órica </line>
</par>
<par>
<line> Os direitos das pessoas </line>
<line> c*m d*ficiênc*a e sua inserção social passaram * ocupar </line>
</par>
<par>
<line> *spa*o na age**a po*ítica in*e*nacion*l a *art*r da década *e 1970, d*v*do * açã* de organi- </line>
</par>
<par>
<line> zações *e </line>
<line> defesa de </line>
<line> dire*tos, organismos multilate*a*s </line>
<line> e g*vernos. *m do* marc*s </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> proc*sso </line>
<line> que b*s*a garantir igualdade de oportun*da*e* de i*serção social d* pessoas com </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, *er*sin* PI, v. **, n. 5, *rt. 2, p. 32-54, *et./o*t. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. G. C. Silva, D. H. **lal </line>
<line> 36 </line>
</par>
<par>
<line> def*ciência em rel*ção * **tros mem*ro* da coletividade fo* a aprov*ção, em 1975, *ela </line>
</par>
<par>
<line> *rga*iz*ção das *açõe* Unidas (ONU), </line>
<line> da Decl*ração Universal dos *ireito* das Pe*soas </line>
</par>
<par>
<line> Portadoras de De*iciência. No campo mais espec*fico dos d*reitos ao trabalh*, constitui </line>
<line> re*erê*cia * pro*ulgação, pe** Organização I*ternacional do Trabalh* (OIT), em 1983, ** </line>
<line> Con*enção In*ernaciona* n.1*9, que ch*ma a ate*ção para a necessida*e de fomentar o a*esso </line>
</par>
<par>
<line> d* </line>
<line> P** a o*ort*nida**s de ocupação pro*uti**, recomendando a adoção de políticas </line>
</par>
<par>
<line> n*cionais ativas de a*oio a essas p*ssoas, para *ue possam obt*r * conserva* espa**s no </line>
<line> me*c*do de t*abalho (RIBEIRO; CARNEIR*, 2*0*). </line>
</par>
<par>
<line> ** *ongo *os anos, a denominaç*o utili*ad* para se referir às </line>
<line> p*ssoa* c*m alguma </line>
</par>
<par>
<line> limitação físic*, me*tal ou se*so**al a*mitiu vários formatos (A*ANHA, </line>
<line> *9*5; </line>
</par>
<par>
<line> CARVALHO-FREITAS; MA*QUES, 2*07; FO*SECA, 2006). In*c*al**nte e*am o* </line>
</par>
<par>
<line> inválidos, incapazes, </line>
<line> excepcionais e </line>
<line> p*ssoa* deficientes, *té que * Constituição ** 19*8 </line>
</par>
<par>
<line> incorporou a *xpressão </line>
<line> pesso* portadora de deficiência, a*sim c**o, pessoas </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> necessidades e*p*cia*s ou pe*soa </line>
<line> especial. Porém, a </line>
<line> exp*essão pes*oa com necessidade* </line>
</par>
<par>
<line> *speciais é *m gênero que contém as pessoas com def*ciência, mas também acolhe *s idosos, </line>
</par>
<par>
<line> as gestantes, en*im, </line>
<line> qualquer situação q*e sugi*a tratamento </line>
<line> *i*e***cia*o. At*almente, * </line>
</par>
<par>
<line> expressão pessoa portadora de deficiência foi a*an*onada, considerando qu* </line>
<line> as *eficiências </line>
</par>
<par>
<line> não se portam, es**o com a p****a *u na pe*s*a (LE*L; MATTOS; FONT**A, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> Log*, embora * </line>
<line> defici*nc*a traga elemen*os que mobilizam as pess*as e fa*a q*e as PcD </line>
</par>
<par>
<line> sejam vis*as de for*a *ifere*ciada, a maneira *e concebê-la e </line>
<line> lidar com ela se modific* </line>
</par>
<par>
<line> atra*és do *empo e *m cu*turas. (CARVA*HO-FREIT*S; M*RQUES, 2010a). </line>
<line> O Decret* nº 6.949 (BRASIL, 2009), que pr*mul** a Convenção *nte*naci*na* s*b*e </line>
<line> os *i*eitos das Pes*oas com Defic**ncia, c*nsi**ra a pessoa c*m deficiê*cia: </line>
<line> [...] aquela que t*m imped*mento* de longo prazo de natureza f*s**a, mental, </line>
<line> i*telec*ual ou se*sori*l, *s quais, em interação com dive*sa* **rreiras, podem </line>
<line> obstr*ir sua participação *l*na e efet*va na so*iedad* e* *gu*ldade de *ondiçõ*s </line>
<line> com as demai* pess***. (p. 1). </line>
<line> A Org*nização Internaci*nal do Tr*balho (OIT), por su* vez, co*s**era a pessoa com </line>
<line> d*ficiê*c*a aquela: </line>
<line> [...] cujas p*rspect*vas de obt*r emprego apropri*do, reassumi-lo, mantê-lo e nel* </line>
<line> progredir são substancial*ente reduzidas *m virtu*e de def*ciê*cia física, aud*tiva, </line>
<line> *i*ual, ment*l ou múltipla devidam*n*e recon*ecid*, ag*avadas pelas dif*culdades </line>
<line> locais de *nclus*o no mund* do *rabalho [...] (SECRETARIA IN*ERNACIO*AL </line>
<line> DO *R*BALHO, 20*6, p. 5). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *eresina, v. 14, n. 5, art. 2, p. 32-*4, *et./*ut. 2017 </line>
<line> ww*4.fsa*et.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Inclusão de Pe*so*s com Defici*n*ia no *ercado *e T*aba*ho Brasileiro: Pers*ectivas e Desafio* </line>
<line> 37 </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Bec*told Weiss (2003), a *essoa com defi*i*ncia é aquela e </line>
<line> q*e apresenta, </line>
</par>
<par>
<line> *m ca*áter tempo*ário ** </line>
<line> permanente, significati*as </line>
<line> diferen*as fís**as, se*soriais ou </line>
</par>
<par>
<line> int*lectuais, deco*rentes de fatores inatos ou </line>
<line> adqui*idos, </line>
<line> que acarre*am dificuldades em sua </line>
</par>
<par>
<line> interação </line>
<line> com o meio so**al, n**essitando, por isso, de r*cu**os es*ecializados </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> desenvolver seu potencial e superar ou minimizar *ua* d*fic*ldades. Porém, p*r* Araújo </line>
<line> (ap*d NU*ES et al, 2008), o que define a pessoa c*m deficiência não é falta de um *embro </line>
<line> *e* a *isão ou aud*çã* reduzidas. O que car*cteriza a Pc* * a dificu*d*de de se rel*cion**, de </line>
<line> se integrar na soc*e*ade, o grau de dificuldade *ara * integração social é que de*inir* quem é </line>
<line> o* não def*ciente. </line>
</par>
<par>
<line> Para que uma sociedade se torne mais justa e igualitária, faz-se *ecessário </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> reconh*ciment* de *ue a pe*s** co* def*ciência é cidadã como qualquer ou*ra, co* o mesmo </line>
<line> dir*ito * li*r* escolha e a usufruir das opor*uni*a*es *ispo**ve*s na sociedad*, qual**er que </line>
<line> s*ja seu ti*o d* defic*ência e o grau de compro*e**mento que aprese*te, c*bendo à soc*edade </line>
<line> reorganizar-se, par* ga*an*ir a qualquer um, indepe*dentemen*e das pecul*aridades </line>
</par>
<par>
<line> individuais, acesso a *udo q*e a </line>
<line> con*tit*i e a caracter**a (BEZERR*; VIE*RA, </line>
<line> 2012; </line>
</par>
<par>
<line> TANAKA; *ANZINI, 2005). </line>
</par>
<par>
<line> É po*sível afirma*, contud*, que a rel**ão da soci*dade com a deficiênc*a vem </line>
<line> *vo*u*ndo a* lo*go dos séculos; em p*rte, por **essã* da acad**ia científica, d* go*ern*, de </line>
</par>
<par>
<line> *rgan*smo* int*rnaciona*s e d*s associações *e de*esa dos direit*s d*s pessoas </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> de*iciência. *bserva-se, ent*e*anto, que o </line>
<line> cami*ho para a efetiva in*lusão *as PcD ainda é </line>
</par>
<par>
<line> lo*go e que boa parte del* *correr* via t**balho. </line>
</par>
<par>
<line> No qu* se re*ere * relaç*o entre as P*D e m*rca*o de trabalho, Sassak* o </line>
<line> (*006), </line>
</par>
<par>
<line> *spe**fica*en*e, id*ntifica qu*tro *ases: 1) **clusã* - quando se co*sider*va um* c**eldade </line>
<line> que defic***tes t*abalhass**, prevalece*do o protecionismo * a visã* de *u* os defi*i**tes </line>
</par>
<par>
<line> não ti*ham capac*dade labor*tiva; </line>
<line> 2) segregação </line>
<line> - quando as p*ssoas *om defici**cia </line>
</par>
<par>
<line> fi*av*m internadas em ins*itui*ões e *li trabalhav*m, c*m remuneração bai*a e sem vínculo </line>
</par>
<par>
<line> de e**rego, ainda </line>
<line> prevale*endo o el* pater*alista; </line>
<line> 3) i*tegração - </line>
<line> quand* as pessoas já </line>
</par>
<par>
<line> ob**m vínculo de em*rego, *a* *ão s* f*z **alq*er a***tação nas empres*s, salvo pequenos </line>
<line> ajuste* *os postos de tra*alho e, com fre*uência, sã* criado* setores exc*usivos de deficientes; </line>
<line> 4) i*clusão - em que * *undo do trabalho tende * considerar os dois lados, * da p**soa com </line>
<line> *eficiência e o da emp*esa, que precisam ser pre*arados para uma *ova *elação *e convívio, </line>
<line> uma s*t**ção de inclu*ão. </line>
</par>
<par>
<line> Cabe dizer que, incl*são é, geralmente, confundida com integração, devi*o </line>
<line> *o </line>
<line> fato de </line>
</par>
<par>
<line> seus si*nificados en**r*ar*m, ana**gicamente, uma mesma i*ei*, ou seja, a inserção das </line>
<line> Rev. F*A, Ter*sina PI, v. 14, n. *, art. 2, p. 3*-5*, set./out. 2017 www4.fsanet.com.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. G. C. Silva, *. H. H*l*l </line>
<line> 38 </line>
</par>
<par>
<line> pesso*s com deficiê**ia nos **s*emas sociais. *as, inclusão e integração *i*ere*, </line>
<line> grand**ente, em vários aspectos (MONTEI*O et *l, 2011). *nqua*to, a In**g*ação tem </line>
</par>
<par>
<line> como premissa a ideia de que o i*d*víduo com *efici*n*ia é quem "*e*e" se adapt*r </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> sociedad* (WERNECK, 2*03; BAHIA, 2*06), a Inclusão é compre*ndi** **mo o proc*sso </line>
</par>
<par>
<line> pelo qual * soc*ed*de se </line>
<line> adapta para pode* inclu**, </line>
<line> em seus sistemas sociais ger*is, pessoas </line>
</par>
<par>
<line> com deficiênc** e, simul*aneame**e, *s*es se prepara* para ass*mir se*s *ap*i* na socie**de </line>
<line> (SASSAKI, 2006). </line>
<line> *es*a perspe*tiva, a inclusão, diferenteme*te d* integ*a*ão, *onceito também </line>
</par>
<par>
<line> t*a*alhado jun*o à inserção </line>
<line> d** </line>
<line> pessoa* com defi***ncia na socie*a**, se d**ere*cia </line>
</par>
<par>
<line> exatamente a* </line>
<line> pr*por </line>
<line> que haja *odificação da *ociedade como pré-requisi** para a p*s*oa </line>
</par>
<par>
<line> c*m d*ficiência buscar seu desenv*lvimento e exercer a cidadania. (S*S*AKI, 2006). S*ndo </line>
</par>
<par>
<line> assim, o </line>
<line> *ue </line>
<line> se busca com* percepção d* *daptação das </line>
<line> po*íticas é exatame*te *ue es*as </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> adaptem, no intuito de tra*a* por igual os portadores de deficiênci* enqua*to diferentes, *a </line>
<line> **sma forma dos d*ma*s cola**r*dores no m*rcado de *rabalho. </line>
</par>
<par>
<line> No *uadro a **gui*, a*resenta-se a e*olu*ão *istórica acerca da* </line>
<line> *iferentes postur*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ações que cara*terizam a ins*rção pr*fi*sional das p*ssoa* com deficiência. </line>
<line> *ua*ro 1 - Evolução Histórica da in*erção p*ofissional da PcD. </line>
</par>
<par>
<line> Paradigma Social </line>
<line> Assisten*ia*is*a </line>
<line> Integração </line>
<line> Inclusão </line>
</par>
<par>
<line> Período em que predo*ina </line>
<line> Década *e 1970 </line>
<line> D**ada de 1980 </line>
<line> A partir dos ano* 19*0 </line>
</par>
<par>
<line> Terminologi* u*iliz*da *ara se ref*rir a Pc* </line>
<line> Deficientes </line>
<line> *e*soas Port**oras *e Deficiên*ia (PPD) </line>
<line> Pess*a* com De*ici*ncia </line>
</par>
<par>
<line> Forma de Ins*rção Profi*sional </line>
<line> Fora *o am*iente empresarial por meio da contrataç*o de *ooperativas sociais e oficinas protegidas </line>
<line> *entro do a*b*ente emp*e*arial, po*ém em locais e*pecíficos </line>
<line> ** t odos os *m*ient*s da empresa </line>
</par>
<par>
<line> T*pos e graus de *eficiên*ias </line>
<line> Física, auditiva,visual * intelectual </line>
<line> Físi*a, au*it*va,visual e intelect*al </line>
<line> Físi*a, a*di*iv*,visual e intelectual </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *e*es*na, v. 14, n. 5, *rt. 2, p. 32-54, set./out. 2017 </line>
<line> w*w4.f*ane*.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *nc*usão de P*ssoas c** Deficiê*c*a no Mercado *e Trabalho Brasileir*: *erspectiva* e Desafios </line>
<line> 39 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> c*nside*as s*veras </line>
<line> consideras leves </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Pr*m*ssa </line>
<line> Tu*ela </line>
<line> *PD se adequam a* emp*esas </line>
<line> Empresa* se ade**am a* P** </line>
</par>
<par>
<line> *cess*bil*d*de </line>
<line> El*mento não contemp*ado </line>
<line> Re*trita ao aspecto arquitetônico </line>
<line> Observânci* de as*ec*os arquitetôni*os, comu*icacio*ais, *et*dológicos, instrume*tais, p*ogramáticos e atitudinais </line>
</par>
<par>
<line> Motivação p*ra contratação </line>
<line> Caridade </line>
<line> Obrig*ção l**al; pressões sociais </line>
<line> Valorizaç*o da diversidade </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Bahia e Schommer (2010). </line>
</par>
<par>
<line> Perceb*-se que as termi*ologi*s pa*a se r**er*r a p**soas com *eficiênc*a (este é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> termo mais aceito atualmente, relacionado ao par*digma da incl**ão) ve* mudando, estan*o </line>
<line> em desuso o termo deficiente. Res*alta-s*, *orém, que ai*da sã* prese**es, em *arte da </line>
</par>
<par>
<line> legislação *rasileira, </line>
<line> os *ermos pessoas portadoras de d***ciência ou p**soas portadoras de </line>
</par>
<par>
<line> necess*d*des es*eciais, t*pi*os do paradigma da integ*ação. </line>
<line> Salienta-se, também, que muito* pesquisa*ores ** referem à inclu*ão como o processo </line>
<line> mais indicado *ara atende* à necessidade de de*envolvimento d*s p**soas com defic*ência </line>
</par>
<par>
<line> (GIL, 2002; CARVAL*O-FREI*AS; MA*QUES; S*HERER, 2004; SASSAKI, 2006) </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> p*ra a construção de </line>
<line> uma *ociedade para todos (SASSAKI, 2*06). *egundo os pr*ssupos*os </line>
</par>
<par>
<line> inclusivistas, as *es**as com def*ci*ncia têm o d*reito *e gozar plenamente da vivê*c*a s*cial, </line>
<line> t*nd* acesso aos m*smos recursos dis**nív*i* a todo e qua*que* cidadão (MON*EIRO et al, </line>
</par>
<par>
<line> 2011). Nesse s*nti*o, para Mor Bar*k (2005), * i*clusão reflete a cont*ibu*ção completa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> efetiva da pess*a com * or*anizaçã*, tendo acess* a todos os cana*s d* inf*rmação. Con*or*e </line>
<line> *il (20*2), essa nova abordagem traria *ma *éri* de co*s*quênci*s positivas, *entre as q*ais </line>
</par>
<par>
<line> dest*c* os benefíc**s específicos *ara as pessoas com d*ficiência, *omo **lhor </line>
<line> formação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> maior emp*egabili**de e remun*r*çã*, e os ben*f*cio* para as empresa*, como ganhos </line>
</par>
<par>
<line> comerciais, melhoria na im*gem * capacidade para o dese***lvi*ento *e novos produto* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ro*essos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 5, art. 2, p. 32-54, set./*u*. 2017 www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. G. C. Silva, *. H. Hel*l </line>
<line> 40 </line>
</par>
<par>
<line> *ara Sassaki (2005), a inclus*o prec*niza * potenci*lizaç*o das pesso*s </line>
<line> co* </line>
</par>
<par>
<line> *efic*ência, s*m *ir*c*oná-la* a fun*ões e*pecíficas, oportuniza**o o des*n*olvimento de </line>
</par>
<par>
<line> *uas habi*idades por m*io de adapt*ções na função, no ambiente *as ferr*men*as e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tr*balho. *ss*s procedi*entos básicos c*nsistem em </line>
<line> promover s*ngul*res con*ições que </line>
</par>
<par>
<line> atend*m às necessidades da pess*a para </line>
<line> q* * e l a </line>
<line> e*erç*, com sucesso, as ma** variadas </line>
</par>
<par>
<line> funções (SASSAKI, 2005). *m últi*a *nstância, a inclusão é vi**a por Carvalh*-Freitas et al </line>
<line> (2010b), como um conjunto de açõe* da socieda** e das organiza*õe* *ara oferecer con*ições </line>
</par>
<par>
<line> de pleno *x*rc*ci* *a c*dada*ia e *e de*envolv*ment* *o potenci*l *ro*issional das </line>
<line> p*ss*as </line>
</par>
<par>
<line> c*m deficiênci*, buscando o desenvolvime*to do trabal*o com a*tonomia por *a*te </line>
<line> dess*s </line>
</par>
<par>
<line> pessoas, o acesso * </line>
<line> i*formação, segurança </line>
<line> *o *rabalh*, possibil*dade de de*envo**ime*to, </line>
</par>
<par>
<line> *nte*r**ão social, partici*ação nas decisões; *ertença orga*izacio*al, etc. </line>
<line> Apes** de o termo inclusão já ser b*m dis*utid* entre *s aca*êmicos, no que se ref*r* </line>
</par>
<par>
<line> as PcD e o merc**o de trabal*o, s*o vários </line>
<line> os me*ani*m*s so**ais qu* contrapõem ou </line>
</par>
<par>
<line> dificultam a efet*vação desse d*reito. *a*s *ecanismos pode* var**r d* espécie, </line>
<line> transvertendo-se em imp*dimento arquite*ônico, comunica**onal, i*stituciona*, me*odológico, </line>
<line> pro*ramá*ico e at*tudinal (MONTEIR* et *l, 2011). As barre*ras d* *omu*icação s*o aquelas </line>
<line> *ue im**dem *ma plena comuni*ação interpes**al, escrita * virtual. Já as barreiras atitu*inais </line>
<line> *ef*rem-s* aos valore* e co*cepções sob*e as pessoas *om deficiência e s*bre a def*ciênc*a e </line>
<line> **sociam-se à discr*mi**ção, a* preconceito, a** estigmas e ao* estereótipos (VIVART*, </line>
<line> 2003). </line>
<line> G*stores e *rofissiona*s de Recur*os Humano* têm enfrent*do di*ic*ldad*s para l*dar </line>
</par>
<par>
<line> **m </line>
<line> es*e *ov* desafio. D* aco*do com Carval*o-Freitas (2009), a inclusão de pessoas </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> d*fici*ncia no mercado de trabalho te* mos***do dificulda*es para inserir e gerir o trabalho </line>
</par>
<par>
<line> dessas pessoas: as formas c*mo </line>
<line> os gerent*s vee* defi*i*nc*a, adequação da* condições * </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> prát**as de t*abalh* por p*rte das empresas e a necess*dade *e avalia* * satisfação das pesso*s </line>
<line> com *eficiênci* in*eridas no mercado de t*abalho. </line>
<line> 3 RESU*TAD*S E DI*CUSSÕES </line>
<line> 3.1 Relaçã* e*tre as pessoas com def*ciên*ia e o trabal*o: responsabi**dades </line>
<line> organizacionais </line>
<line> O c**ári* de acelera*as m*danças q*e caracter*za o ambiente e*p*esaria* e s*cial na </line>
</par>
<par>
<line> atuali*ade *mp*e *s o*ganizaçõe* </line>
<line> novos des*fi*s e d*manda*. Pa*a *onseguir e garantir </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. **, n. 5, a*t. *, p. 32-54, set./out. 201* </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Inclusão de Pessoas com Deficiênci* no Mercado de Traba*ho Brasileiro: Per*pectivas e *e*afi*s </line>
<line> *1 </line>
</par>
<par>
<line> lugar no merca** de t*ab*lho, * profissiona* pre*isa </line>
<line> est** bem qua**f*cado e sempre </line>
</par>
<par>
<line> atualizado. A realidade ainda é mais com**icada para *s pes*oas com *eficiência qu*, além de </line>
</par>
<par>
<line> to*os *sse* *gravant*s, têm que ** deparar com o </line>
<line> preconceito. </line>
<line> Co*forme Costa, </line>
</par>
<par>
<line> Nepom*ceno, Rezende e Gomes (*011), *n*es mesmo </line>
<line> *e PcD acessar o mercado, são-lhe * </line>
</par>
<par>
<line> *r*ados o*stác**os para se *nser*r no mundo do tra***ho *ois, sup*st*mente, *he faltariam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ompe**ncia e a h*bilidade, cons*der**as i*p*esc*ndíveis pelo capital. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Pas*ore (*00*), o p*tencia* *o* *e*icientes está al*m </line>
<line> do percebido pe*a </line>
</par>
<par>
<line> ***i*d*de, e a co*preens*o de sua capacidade *e trabalho re*ul*ará no direito a seu ingresso </line>
<line> no m*rcado, que deve atent*r-se à questão. Na *a*or*a das vezes, de*perdiçam-se talen*os em </line>
<line> função *e as pe*soas não e**arem preparad*s *ara l*dar *om a difere**a. *ssim, entre a* </line>
</par>
<par>
<line> responsab*lid*d*s q*e passam s** atribu*das às em*re*as na atualid*de, uma de*as é *eu a </line>
<line> *ngajame*to no combate ao preconce*to e à discr*minação, cria*do *portun*dades de traba*ho </line>
<line> e re*da a pe*so*s t*adici*nalment* *stigmat*zadas, discr*minadas ou marginaliza*as (*AHIA, </line>
<line> 200*). Ainda *esse s*nti*o, Bahia (20*6) ar*umenta que *s or*aniz*ç*es p*d** e d*vem </line>
<line> r*c**hec*r as poten**al*dades das pessoas co* d*ficiênc** antes * depoi* *e contratá-las. No </line>
<line> ent*nto, faz-se n*cessário q*e ocorram mudan*as n** práticas de gestão, as quais demande* a </line>
</par>
<par>
<line> i**lantação de pro*ramas </line>
<line> *autados *a diversida*e e reflexão sobre a forma ** t*atamento </line>
</par>
<par>
<line> *ispensado ao* colaboradore*. </line>
<line> Diant* disso, as instituiçõ*s e empr*s*s qu* tem interesse em contra*ar p*ssoa* com </line>
</par>
<par>
<line> defi*iênc*a de*em vê-*a como </line>
<line> qualquer o*tra contrataç*o. Par* isso, espera-s*, d* qua*quer </line>
</par>
<par>
<line> trabalh*do* nessas condiçõ*s prof**s**nalismo, dedicação * assiduidade, atri*utos *ssen*iais a </line>
</par>
<par>
<line> qualquer funcio*ário. *ubne (apud RAMALHO; RESE*DE, 2006) acredita *u* a partir </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *ont*ataçã* de p*ssoas </line>
<line> co* deficiên*ia, que se encontra* marginalizadas no proc*sso </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> reconhecimento *e sua cidadania, faz-s* necessário *e*usar a e*clus*o, a segre*ação e *s </line>
<line> preconceit*s que as *ercam, pr*videnciando prát*cas d* equip*ração de direito*. </line>
<line> Uma empresa in**usiva é, então, aque*a que acredita no valor *a div*rsi*ade </line>
<line> humana, contempla as diferenças individuais, efetua mudanças *undame*tais nas </line>
<line> *r*ticas administrativas *mp*ementa* adapta*ões no *m*iente f**ico, adapta </line>
<line> pr*cediment*s * instrum*ntos de trabal*o, treina todos os recur**s h*ma*os na </line>
<line> questão (S**SAKI, 2006, p.63). </line>
</par>
<par>
<line> D* acordo *om B*hia (200*), o ideal seria que </line>
<line> as organ*zaç*es se *o*nass*m *ai* </line>
</par>
<par>
<line> inclusivas, inv*stindo em ações de atraçã*, *an*tenção e i*centi*o à m*o-de-obra </line>
<line> diver*ifica*a, crian*o am*ient*s receptivo* ao* tradicio*al*ente seg*egados d* conví*io </line>
<line> s*cial. Porém, n* prá*ica, a* d*ferenças ainda são considerad*s perdas de tempo e pro*lem*s a </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 14, n. 5, art. 2, p. 32-54, set./*ut. *017 www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. G. C. Silva, D. H. *elal </line>
<line> 42 </line>
</par>
<par>
<line> serem reso*v*dos. Não basta *on*ratar a PcD só *or *brigatoried*d* le*al. É *r**is* oferec*r </line>
<line> opo*tunidades para que ela desenv*lv* suas habi*id*des e permaneça na e***e**, aten*e*do </line>
<line> aos c*it*rios d* prod*tividade est**el*ci**s. </line>
<line> E*tretanto, ain*a se c*ns*atam d*ficuldades da socie*ade para e*etivar suas pr*sunções </line>
<line> inclusiv*s. Segund* Nam*u (20*3), as resistências ocorrem, sobretudo, d*vido à ausência de </line>
<line> informações e * equí*o*os arraigad*s na soc*edade, *omo p*r exemplo, a **eia de corpo </line>
<line> deficien*e estar vincul*da à de co*po improdutivo (HEI*SKI, 2004). </line>
<line> Assim, mais do que con*ratar Pc*, o *e*afio é cria* con*içõe* para que ela* possam </line>
</par>
<par>
<line> de*e*volver-se no </line>
<line> ambie*te de trabalh*, tendo *uas potenciali*ades r*co*h*ci*as e **a* </line>
</par>
<par>
<line> *ificuldades tr*balhadas. Isso p*ssa pel* mudança *e **enças e práticas que cost*mam estar </line>
<line> sedimentadas *os emp*eg*dores, empregados e na sociedade em geral. A gestão da </line>
</par>
<par>
<line> diver*i*ade, e a ins*rçã* </line>
<line> de P*D em pa*t*cu*ar, não s*o, portanto, um pacote com *olu*ões </line>
</par>
<par>
<line> p**ntas que re*olve * que*tão *a discriminaç*o e do preconceito, e *i* um processo em que </line>
<line> as pessoa* aprendem a i*teragir *o* *s dife*ença* (HEINSKI, 2004). </line>
</par>
<par>
<line> Algum*s pes**isas apr***ntam </line>
<line> que, mes*o em *mpresas </line>
<line> que *á trabalham com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> in*erção de pessoas com defi*iência, </line>
<line> os gerentes *ê* muitas dúvidas sobre a qu*stão </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> deficiê*cia e *obr* a forma *e lidar com a PcD *o cotidiano de trabalho (CA**A*H*- </line>
</par>
<par>
<line> F*EITAS, 2007). P*rém, o***as pe*quisas t*m </line>
<line> indic*do, tam*ém, a r*sist*n*ia p*r pa*te </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> muitos profissionais de Recu**os Humanos em relação a es** política, afirmando que as </line>
<line> pessoas com deficiência são aco*o*ada*, fazem-se de coitados e têm um ín*ice de </line>
<line> absen*eísm* alto (N*SC**ENTO; DA*ASCENO; A*SIS, *011). *ambém a ass*ci*ção da </line>
</par>
<par>
<line> deficiê**ia com a inefici*ncia (DAUFEMBACK, 2008) e a alegaçã* de baixa </line>
<line> q*alificação </line>
</par>
<par>
<line> profissio*al da* P*** (TANAKA; MANZINI, 200*; ARAÚJO; S*HMIDT, 20*6) são </line>
<line> just*fi*ativas r*corr*ntes para a não i*serção de PcDs nas organ*zaçõe*. </line>
<line> Por out*o l*do, *studo* most*am que * trabalho associ*do a um empr*g* desempenha </line>
</par>
<par>
<line> papel i**ortante entre </line>
<line> os grupos historicame**e ma*ginalizad*s, c**tribuindo pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> dimi**ição das taxas </line>
<line> de </line>
<line> pobreza, d* i**lamento s*cial para * aumento da *a*ticipação e </line>
</par>
<par>
<line> política desses grupos (SC*UR, 2002). Ademais, contribu* para *elhorar * **rcep*ão que as </line>
<line> pessoas com deficiê*cia tê* de si mesmas (CARVALHO-FREITAS; MARQU*S; </line>
<line> SCHERER, 2004; MARTIN*, 1996; OLI**IRA, 1993). </line>
<line> Cumpre lemb*ar que o dir*it* à acessibilidade não torna uma socied*d* </line>
</par>
<par>
<line> *erdadei*amente *c**sív*l a todos, ma* mini*iza as iniquidades </line>
<line> existent*s para as *es**as </line>
</par>
<par>
<line> *om def*ciência, permitindo-lhes </line>
<line> opo*tunidades **é e*tão inex*stentes, abrin*o espa*os </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> autonom*a * conquist* d* o*tros direi*os inacessíveis (SIMON**LI; C*MAROTTO, 2011). </line>
<line> Rev. FSA, Ter*si*a, v. 14, n. 5, art. *, *. 3*-54, s**./o*t. 201* www*.fsane*.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Inclusão *e Pessoas c*m De*i*iência no *erca*o de Trabalh* Brasilei*o: Perspecti*as * Desafios </line>
<line> 43 </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 Visão Intern*cional d** pessoas com de*i*iência </line>
</par>
<par>
<line> As primeiras po*íticas i**ernacionais de *mprego para pessoas com deficiênc*a datam </line>
</par>
<par>
<line> da* décad** de </line>
<line> 1920 e *930. Paí*es co*o **rtugal, Espanha, F*ança, *tál*a, Al*manha, </line>
</par>
<par>
<line> Áustr*a, *é*gica, Holanda e Irla*da, ado**r*m a forma de cota e, nos EUA, Canadá, Suécia, </line>
</par>
<par>
<line> Finlândia e D*namarca a o*ção </line>
<line> *oi investir em r*a*ili**çã* v*cacio*al, estratégias de </line>
</par>
<par>
<line> treinam*nto </line>
<line> e políticas antidiscrimin*tória*. Na União S*v**t*ca, *d*t*u-se o emprego </line>
</par>
<par>
<line> reservado **lo E*tado e* determi*adas empre*as (METT*, 2000). A *eserva de cota* para </line>
</par>
<par>
<line> pessoas com deficiê*cia surg*u, </line>
<line> inic*almente, para aten*er acordos pó* I Gran*e *uerra </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> rec***ndações da OIT, *ssegurando *ma percent*gem de postos de trab*lho para *eterano* </line>
</par>
<par>
<line> de guerra com defi*iência, com um sistema de *ena*idades </line>
<line> para a*uele* que não </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> *um*ri*se*. Posteriormente, as cotas pa*saram a *ncorporar *essoas a*identadas n* trabalho </line>
<line> e, a*ós a II Grande Guerra, pa*ses como, Reino U*ido, H*landa, Irla*da, Bélgica, Gr*cia e </line>
</par>
<par>
<line> E*panh* adotaram s**temas </line>
<line> *e cotas mai* </line>
<line> amplos, a*ra**endo </line>
<line> ou*ros tipo* de defici*ncias </line>
</par>
<par>
<line> (METTS, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> *a última década do sé**lo XX, o Reino Unido deixou o siste*a de c*tas, enq*anto </line>
</par>
<par>
<line> Hol*nda, Por*ug**, Irlan*a, Bélgica, Ale*a*ha * Fr**ça </line>
<line> reformaram os seus *is*emas. </line>
</par>
<par>
<line> Atu*lmente, </line>
<line> c*ntudo, sis*ema de cot*s ainda persiste em metade da União Europe*a o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> muit** países emergente* em *odo o mundo *assaram * adotá-l* (METT*, 2000). Os Estados </line>
<line> *nid** não a*ota* um *iste** de cotas, mas sua norma **tidiscriminatória - AD* (American </line>
<line> *ith D**abil*ties Ac*), *ria*a em 1980, que abrange outro* *spectos dos dire*tos *ivi* alé* do </line>
<line> direito ao trabalho, uma vez que fo* fortement* *nfluenciad* pelos **vi*en*** sociais da </line>
<line> *éca*a de 1960 (FRANCIS; SI*V*RS, 2000). </line>
<line> Em Portugal, o**e nã* exis** o equi*alente * u*a lei de cotas, mas sim incent**os </line>
<line> g*vernamentais às empresas que cont**ta* Pc*, preva*ecem *o*iv**ões basea*as *m va*ores </line>
</par>
<par>
<line> p*ss*ais, junta*e*te com *isão *stratégica. A l**erança de </line>
<line> *m gestor e a *epercussã* das </line>
</par>
<par>
<line> primeira* inicia*ivas </line>
<line> dele na em*re*a co*o um todo mostram como e*ementos éti**s </line>
</par>
<par>
<line> individuais </line>
<line> ** *m gestor podem </line>
<line> infl*enciar a* estratégias, m**mo em uma g*a*d* e*presa. </line>
</par>
<par>
<line> E* a*bos os c*s*s, a vis*o est*atégica </line>
<line> do tema, re*aci**ada à r*sponsabilid*de social, </line>
</par>
<par>
<line> embora influencie a* práticas de inserção </line>
<line> de *cD, *ão é sua motivação or*ginal (BA**A; </line>
</par>
<par>
<line> SCH**MER, 2006). </line>
</par>
<par>
<line> Dest*rte, é rele*ant* ressal*ar, a exemplo, a*gum*s leg**l*ções, con*ide*adas *ais </line>
<line> significa*ivas, acerca desta temática, a *abe*: Port*gal: art. *8 da Lei nº 38/04, E*panha: a Le* </line>
</par>
<par>
<line> nº 66/9* que ratifi*ou art. 4º do **cr*t* Real *º 1.451/83, F*a*ça: o *ódig* o </line>
<line> do Trab*l*o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te*esina PI, v. 14, n. 5, art. 2, p. 32-*4, set./out. *017 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. G. *. Silva, D. H. Helal </line>
<line> 44 </line>
</par>
<par>
<line> **anc*s em *eu art. L323-*, Itá*ia: Lei *º 68/99 no seu art. 3*, Áustria: Lei federal, Colômbia: </line>
<line> L*i nº 361/97, Nicarág*a: Lei nº 185, Panamá: Lei nº 42/99, Peru: Lei Geral da Pes*oa co* </line>
<line> Defici*ncia, Venezue*a: L*i Orgânica do Traba*ho de 1*97, Japão: Lei de Promoçã* *o </line>
<line> Emp*ego para Portad*res de Deficiê*c*a de 199*, dentre outros (MIN*STÉ*IO DO </line>
<line> TRABALHO E EM*REGO, 20*7). </line>
</par>
<par>
<line> As pesquisas, tanto nacionais qua*to internaci***is, revela* </line>
<line> as d*ficuldades *ue as </line>
</par>
<par>
<line> pessoas com def*c**ncia en*renta* *ara ingr*ssarem, ma*tere*-*e e c*escerem </line>
<line> d*nt** das </line>
</par>
<par>
<line> empresas (LEWIS; AL*EE, 19*2); a falta </line>
<line> de preparo do *undo ind*strial *ara *bsorvê-las, </line>
</par>
<par>
<line> devido </line>
<line> às **ap*ações de postos de trabalho, </line>
<line> as quais precisariam ser feitas em al*uns deles </line>
</par>
<par>
<line> (SILV*, 1993); a necessidade de s* repensar a* práticas de Rec*uta*en*o e Seleção p*r parte </line>
<line> das empresas (CARVALHO-FREITAS; MARQUES; *CHERER, 2004); a maior chance de </line>
<line> se con**atar PcD por gr**des **pr*sas que *enham profissio*ai* de Re**rs*s Humanos </line>
<line> (G*SS; GOSS; A**M-SMI*H, 20*0); * a* con*ra*ições *or *a*te das *mpresas ao contratar </line>
<line> PcD, que vão d*sde a segreg*ção, con*ratação por *rupos e ca*egorias, em trabalhos </line>
<line> consid*ra*os inferioriz*dos, *ant*n*o a**tudes de *is*riminaçã*, até ati*udes de i*serção que </line>
<line> re*onhecem * desempe*h* das PcD e a nec*ssidade de a emp*esa se **equar às ne*essida*es </line>
<line> diferenciadas das pess*a* (B*TISTA, 2*04). </line>
<line> 3.3 Leis *acionais sobre Pes**as *om Def*ci*n*ia </line>
</par>
<par>
<line> A Convenção 15* so*re Rea**lita*ão *rofiss*onal e Empre*o de **ssoas </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> Deficiê*cia, da Organi*ação *nte**acional do T*abalho (O*T, *98*), </line>
<line> aprovad* em </line>
<line> *9*3, </line>
</par>
<par>
<line> consi*era defi*ientes *ara * trabal*o </line>
<line> todas as pessoas cujas possibil*dad*s de obter </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *onse*va* u* empreg* a*eq*ado e *e </line>
<line> prog*edir nele fiquem substancialmente reduzidas, </line>
</par>
<par>
<line> devido uma de*i*iênci* de carát*r físico ou m*ntal dev*damente comprovada. Esta norm* * </line>
<line> intern*cional, *ncorporad* **l* Brasil *or meio do de*reto 1*9/91 (BRASIL, 199*), ressalta </line>
</par>
<par>
<line> *ue </line>
<line> devem ser adotadas *edidas, pe*o* países </line>
<line> signatários, com a *inalidade *e ati*gir </line>
</par>
<par>
<line> igualdade efetiva de *port*nid*de* e de tratamento entre trabalhadores com d*ficiênc** e </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> demais trabalha*ores (S*MONELLI; CA*AROTT*, 2*11). Em consequência *a Con*enção </line>
</par>
<par>
<line> 15* da OI*, </line>
<line> hou*e expressivo </line>
<line> a**ent*, </line>
<line> do *úme*o de pa*ses </line>
<line> q*e i*sti*uíra* legislação </line>
</par>
<par>
<line> voltada p**a a obrigatoriedade d* garan*ia de *mprego a es** grupo co*sid*r**o vul*erável </line>
<line> (MO*R*O; **MPAIO; *UART*, *012). </line>
<line> * Con*tituição Federa* de 1988, pa*a promo*e* a inser*ão d*s pessoa* c*m deficiênc** </line>
</par>
<par>
<line> no m undo </line>
<line> d* t*ab*lho, *assou a dispensar um tratame*t* di*er*nciad* aos indi*ídu*s com </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 14, n. *, art. 2, p. 32-*4, set./out. 2017 </line>
<line> *ww4.f*an*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *nclusão de Pessoa* *om D*ficiência no Mercado de Tra*al** Bras*leiro: Perspectivas e Des*fio* </line>
<line> *5 </line>
</par>
<par>
<line> deficiência, est*belecendo uma re*erva legal de c*rgos, conhe*ida co*o Lei d* *otas. A </line>
<line> leg*slação sobre ac*sso *e pessoas *om d**ici**cia ao trabalho en*rou em v*gor *á mais de *4 </line>
<line> anos, *a*s preci****nte por meio da* Leis nº 8.*12(ar*. 5*, § 2º), de 11** dezem*ro de 199*, </line>
</par>
<par>
<line> que estabelece em </line>
<line> até 20% o percentual de co*trataç*o </line>
<line> ob*ig**ó*ia de profissionai* c*m </line>
</par>
<par>
<line> deficiência (e/ou reabilitados) em empresas públicas, e da Lei 8.213, de 24 *e jul*o *e *991, </line>
<line> dis**n*o, em seu A*t. 9*, qu* o *e*or privado * obrigado a destinar 2 a 5% de seus postos de </line>
</par>
<par>
<line> trabalh* a indiv*d*os com deficiência, desd* que habilita*os, d* *o*ma </line>
<line> proporc*ona* </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> número tot** de em*r*gados: de 100 a 200 **p*e*ados - *%; de 201 a 500 - 3%; de 501 * </line>
<line> 1000 - 4% * de 1001 em dia*te - 5% (*RASIL, 19*0 e 1991). </line>
</par>
<par>
<line> *o apresent*r as raz*es da cri*ção da Lei de Cotas, o Ministéri* do Tr*balho </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Empre*o (**E) </line>
<line> escl*rece que foi uma t*ntativa de su*eração do viés assistenc*ali*ta </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> excludente, v*san*o à *nclusão *fetiva (MOURÃO; S*MPAIO; DUA*TE, *012). *egundo a </line>
</par>
<par>
<line> a*al*aç*o do Ministério, o fato d* a Co*stit*ição Fe*e*al assegurar </line>
<line> que todos são </line>
<line> *guais </line>
</par>
<par>
<line> pe*an*e a le* n*o </line>
<line> exclui a medid* </line>
<line> afirmati*a da Lei de Cota*, que "t*ata de materializar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> igualdade rea* entre as pes*oas a pa*tir do pensament* de que a *erda*eira igu*ld*de co*siste </line>
</par>
<par>
<line> em se tr***r igualment* os igu*is e </line>
<line> des*gualmente *s desiguais, na justa *edid* da </line>
</par>
<par>
<line> de**gualdade" (*RASI*, 2007, p. 12). </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Vascon*elo* (2010), o des*n*olvim*nto *e *ma *olíti*a pública de incl*s*o </line>
</par>
<par>
<line> no trabalho exig* </line>
<line> não só * implementação do siste*a de *otas como *ator i*dutor d* novas </line>
</par>
<par>
<line> vaga* e da discu*são e mobi*ização em tor*o do tema. Faz-se também neces*ário um c*nj*nto </line>
<line> de medida* que envolvam a *nclusão escolar, o estímulo à habilitação e ao de*envolvimento </line>
</par>
<par>
<line> profission*l, a reabilitação de pesso*s vitimadas por </line>
<line> acidente* ou doenças. Des*a*am-se, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> segui*, a* *rincipais legislaçõ*s sobre P*Ds no Brasil: </line>
</par>
<par>
<line> A Con*t*tui**o Federa* de 1*88 (art. 22* 2º) estabelece norm*s § </line>
<line> de construç*o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> log**dou*o* e *e ***fícios de uso **blico * s*bre normas de f*bricaç*o de v*ículos de </line>
</par>
<par>
<line> t*a*sp**t* coletivo, * fim de gar*n*i* o ace*so ad*qu*do às p*ssoas p*rtad**as </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> deficiência. </line>
</par>
<par>
<line> A Lei *.*5*/89, **gulamentad* pe*o De**et* *ederal 3.298, de 2* de dezembro </line>
<line> d*1*99, *stab*le*e o a*oio às pessoas p*rtad*ras de *e*i*iê*cia. </line>
<line> A Lei 9.61*/98 prevê que as editoras deve* per*itir a reprodu*ão de *bras e demais </line>
</par>
<par>
<line> publicações, por el*s edit*das sem q*al*uer remuneração, </line>
<line> desde *ue *aja </line>
</par>
<par>
<line> concordância do* autores, para *ue a reprodução seja fe*ta por I*p*ensa Braille </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> cent*os de produçã* d* Brai*le, credenciad*s pelo M**isté*io *a Educaçã* e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, *ere*in* PI, v. 14, n. 5, art. 2, p. 3*-5*, se*./*ut. 2017 w**4.fs**et.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. G. C. Sil*a, D. *. *elal </line>
<line> 46 </line>
</par>
<par>
<line> *espor*o e pel* Ministério da Cultura, e o material transcrito se </line>
<line> destine, se* </line>
</par>
<par>
<line> fi*ali***e lucr*tiva, à leitura de pe*s**s ceg*s. </line>
</par>
<par>
<line> * L*i </line>
<line> 1 0 .0 9 8 / * 0 , </line>
<line> re*ulament*da pelo Decreto Federal </line>
<line> 5 .* 9 * , </line>
<line> e* </line>
<line> 2 </line>
<line> d* </line>
<line> dezembro </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> 2004, define normas ge**is e *r*téri*s bás*cos par* a prom*ção da acessibilidade das </line>
</par>
<par>
<line> *e*soas </line>
<line> po*tado*as de defic*ênc*a ou *om m*bilidade red*zi*a às *ias públi*as, </line>
</par>
<par>
<line> parq*es, *spaços públic*s, edifícios púb*icos </line>
<line> ou de uso **letivo, edifí*ios privados, </line>
</par>
<par>
<line> veículos de transporte coletivo e sis**mas de comunicação e sinali*ação. </line>
</par>
<par>
<line> * Le* </line>
<line> 1 0 .0 4 8 / 0 0 , </line>
<line> r*gulamentada pe*o Decreto Fe*eral </line>
<line> 5 .2 9 6 , </line>
<line> em </line>
<line> 2 </line>
<line> *e </line>
<line> dezembro </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 2004, determina *ue os log*adou*os e sanitários públic*s, bem como os ed**ícios </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> u*o pú**ico, terão n**mas de construção, p*ra efeito de *icen*iame*to da *espectiva </line>
<line> ed*f*c*ção, *aix*das pela autor*dade c*mpetente, d*stinadas a fa*ilitar * acesso e o uso </line>
<line> de*ses lo**is pelas pessoas portador** de *eficiê*ci*. </line>
<line> A Lei 1*.226/00 acrescenta par*grafos ao art. 135 do Códi*o El*itor*l, deter*inando a </line>
</par>
<par>
<line> expedição de ins*ru*õ*s *os </line>
<line> juízes eleitorais, </line>
<line> pelos Tribuna*s Reg*o*ais Elei*orai*, </line>
</par>
<par>
<line> para orientá-los na e*colha d*s locais de votação de *a*s f**il acess* para o </line>
<line> eleito* </line>
</par>
<par>
<line> portador de defi**ência física. </line>
</par>
<par>
<line> Pelo **c*eto </line>
<line> 5.296/04 (art. 47), é obrigatória a acess*bilidade n*s portais e sít*os </line>
</par>
<par>
<line> eletrônicos *a a*ministraç*o públic* na red* mundial *e **mpu*adores (internet) p*ra </line>
<line> o *so das pessoas p**tadoras de deficiência vi*ual, ***antin*o-*hes o pleno acesso à* </line>
<line> infor*ações *isponíveis. </line>
<line> De acordo com o Decreto 5.296/04 (art. 51), cabe ao Poder Público i**entivar a oferta </line>
</par>
<par>
<line> d* </line>
<line> a*arelhos de *elefonia </line>
<line> celul*r c*m re*ur*os sonoros q*e indique* todas </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> o*erações e f*nçõe* </line>
<line> neles disponív*is no visor. O incentivo </line>
<line> também vale para </line>
</par>
<par>
<line> apa*el*os d* televisão equipa*os </line>
<line> c** rec*rsos tecnológ*cos q*e permitam sua </line>
</par>
<par>
<line> u*iliza*ão, de modo </line>
<line> a garantir o di**ito d* acess* à informa*ão </line>
<line> pe*as pess*as </line>
</par>
<par>
<line> portadoras de defici**cia au*itiva ou visual. </line>
</par>
<par>
<line> Acre*ita-se </line>
<line> q*e a re*orma e/o* </line>
<line> homologação de leis, que assegura* o direito ao </line>
</par>
<par>
<line> trabalho e * con*içõe* respectiv*s à pes*oa com deficiência, te* possibilitado a **clu*** desta </line>
<line> população no mercado de trabal*o, e oportuniza*o espaços p*ra qu* este sujeito possa </line>
<line> *emonstr*r suas habi*i*ade* e com*etências em ambie*te* favor*veis à sua adaptação (L*AL; </line>
</par>
<par>
<line> MATT*S; FONT*NA, *013). Po*ém, as dificulda*e* enfre*tadas </line>
<line> pe*as pes*oas com </line>
</par>
<par>
<line> defici*ncia ain** são *ecorrentes (SIMONELL*; CAMAROTTO, 2011). E* média, ape**s </line>
<line> Rev. *SA, Tere**na, v. *4, n. 5, *rt. 2, p. 32-54, s**./out. 201* www4.fsa**t.com.b*/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Inclusã* de Pessoas co* Deficiên*ia no **rcado de Tra*a*h* Bras*lei*o: Perspectivas e De*afios </line>
<line> 47 </line>
</par>
<par>
<line> 14% das emp*esas com 100 a 20* empregados </line>
<line> cumprem a cota legal, e 86% das empr*s*s </line>
</par>
<par>
<line> desse grupo não apena* d*scumprem a </line>
<line> norma, como não têm nenhum e*preg*d* *om </line>
</par>
<par>
<line> d*f*c*ên*ia. *m t*das as faixas </line>
<line> de estab*l*ci*ento*, 75% das empresas não empregaram </line>
</par>
<par>
<line> nenhum* pe*soa com deficiência, e apenas </line>
<line> um peq*eno grup* *e empresas, em **das </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> faix*s, *umpre a *ota e chega* a te* mais de 5% de e*pregado* com d**iciência. (B*ASIL, </line>
<line> 2*02). </line>
<line> Perce*e-se, e*tã*, que a *impl*s existênc*a de leis, **r si só, *ão se consti*ui uma </line>
<line> *e*ida segura para gara*ti* o acess* e a per*anência da pe*s*a com deficiênci* *o t*a*alho. </line>
<line> Me*mo *u* o seu dir*ito ao trabalho já est*ja assegurado p** l*i, na **á*ica, * jorna*a ainda * </line>
<line> *astante longa, pois exis*em alguns fat*re* que precisam ser analisad*s antes de *e p*nsar em </line>
</par>
<par>
<line> uma i*se*ção *fetiva </line>
<line> * efici*nte dessa </line>
<line> população n* mer*ado *e traba*ho. De*tre eles, </line>
</par>
<par>
<line> de*taca*-*e o pre*aro pro*issio*al e s*c*al da pess*a </line>
<line> c*m defic*ência q*e está buscando </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> mercado de trabalh* e *am**m *s cond*ções es*ruturais, *uncionais e sociais do ambiente que </line>
</par>
<par>
<line> irá *ecebê-la </line>
<line> com* f*n*ion*ria, para q*e </line>
<line> não se c**ra o risco de admiti-la simplesm*nte por </line>
</par>
<par>
<line> be*ev*lência ou *era obrigatoried*de *e *ei (*ANAKA; MANZI*I, 2**5). </line>
</par>
<par>
<line> *or fim, apesar do* signific*tivos ava*ços que as legislaç*e* interna**ona*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> bras*leira* es*a**lece*am para a promoção adequa** da i*serção das pessoas c*m *ef*ciência </line>
</par>
<par>
<line> n*s organiza*õ*s, ao que evidenciam </line>
<line> os ind*cadore* (CONADE, 2007) estes avanços legais </line>
</par>
<par>
<line> n*o fora* suficientes para coibi* c*rta* práticas irreg*lares. Muitas empr*sas, mesmo </line>
</par>
<par>
<line> *ortado**s </line>
<line> de um discu*so fo*ma* inclusivista (a*tidiscriminatóri*), f*equen*emente </line>
</par>
<par>
<line> descumprem os pe*centuais </line>
<line> de *ontratação de pr*f*s*ionais c** deficiênci*. E quando, </line>
</par>
<par>
<line> raramente, o </line>
<line> c*mprem, o fazem *ome*te pela *minênci* de </line>
<line> uma apl*caç*o de *u*ta </line>
</par>
<par>
<line> (SARA*VA; *RIGARAY, 2*09). </line>
<line> 4 CONSIDER*ÇÕE* FINAIS </line>
<line> A inc*us*o de pess*a* co* deficiênc*a no trabal*o *em sendo reconhecida com* uma </line>
</par>
<par>
<line> qu*stã* impo*tante de estudo, como ob**t* de e </line>
<line> políticas públi*a*. De*ta*ue-se, entretanto, </line>
</par>
<par>
<line> que, *pes*r dos avanços legais, perc*b*-se que a </line>
<line> inclusã* p*ofiss*onal de pessoas </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> deficiência e mai* amplam*nte * diversidade no trabal**, a**da *e constituem como gran**s </line>
<line> desa*ios p*ra as em*resa* bras*leir*s. Constat*u-se, por exempl*, que o número de </line>
<line> contrataçã* d* pessoas com defici*ncia no mercado de tr*balho a*nda se *ncon*ra *uito </line>
<line> aqu*m d* p*rcentual q*e a *e* prevê. Seg*n*o *imonelli e Camarotto (2011), em 2*07, mai* </line>
<line> *e 22 mil p*ssoas com deficiê**i* foram inc**p*ra*as ao trabalho formal n* Br*sil. *ão </line>
<line> Rev. FSA, Ter*s**a *I, v. 14, n. 5, art. 2, *. *2-54, set./*u*. 2017 www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. G. C. Silva, D. H. H*la* </line>
<line> 48 </line>
</par>
<par>
<line> *úmeros e*pr*ssi*os, por*m *uito tím*dos p*ra uma economia co*o a brasi*ei*a que, no </line>
<line> mesmo *no, *riou 1,6* milhão de *mprego* formai*. </line>
<line> Tal *ituação é constatada na *iteratur* sobre inclu*ão da pessoa com d*ficiên*i* *o </line>
<line> mundo *o trabalho, se*** ju*ti*icada, com base *as i*úm*ras dificuldades ale*adas pelas </line>
</par>
<par>
<line> empresas *ara </line>
<line> não cumpri*em *s cotas: as p*culiaridade* de seus ramos </line>
<line> *e a*ividades, </line>
<line> qu e </line>
</par>
<par>
<line> o*er*ceriam **r*culosidade </line>
<line> ou </line>
<line> demand*riam esp*cia*i**ção técnica e habilidades </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> *ond*ze*tes com o pe*fil usual de PcD que *e candidatam às vag*s; a dificuldade de enco*trar </line>
</par>
<par>
<line> no mercado PcD hab*li*ada* e qualificadas para exercí*io das atividades profissio*ais, em o </line>
</par>
<par>
<line> profissõ** com regulament***o específica na legislação trabalhi*ta; argumentos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> incapacidade biológ*ca; e argumentos s*bre a incons*it*cio*alidade da Le* de Cotas, </line>
<line> ou d e </line>
</par>
<par>
<line> que não *eve caber às em**esas, s*m ** Estado, o enfr**t*me**o desse tipo de que*tão e </line>
<line> social (RIBEI*O; *ARN*IRO, *0*9). Alé* das resistências da* e*pres*s, a* PcD </line>
<line> *nfrentam *ificuldade* adicionai* para participarem *o me*cado forma* de trab*lho, como as </line>
<line> li*itaç*e* no âmbito educa*iona*, e aquelas causadas pela ina*e*uação do transpor*e público </line>
<line> e de equi*amento* urbanos, * *** li*ita a a**ssib*lidade *as cidades (B*HIA; </line>
<line> SCHOMMER, 20*0). </line>
<line> N* q*e se re*ere à *e* de Cota*, verifi*o*-se cert* preocup*çã* no me*o o*ganizac*onal </line>
</par>
<par>
<line> co* o aspecto ju*ídico sobre * </line>
<line> *a*tici*ação das pesso*s c*m </line>
<line> *efic*ência ** mercado </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *rabalho. *ss*m, pode-se dize* q*e a *b*igator*edad* pr*scrita na *ei nº 8.213 foi * *r***ipal </line>
</par>
<par>
<line> r*sponsáv*l ***a concessão </line>
<line> de *agas às pessoas *om deficiênci* nas e*presa*. Porém, </line>
</par>
<par>
<line> p*rcebe-se </line>
<line> q*e * o*rig*t*ried**e legal, p*r si *ó, não consegui** resolver </line>
<line> *s problemas que </line>
</par>
<par>
<line> essa população ter* que enfrentar para alcançar a e*e*iva inclusão no mercado </line>
<line> *e t**balho </line>
</par>
<par>
<line> brasil*i*o. Há, portanto, um longo caminho a ser percorrido pelas PcDs ru*o à igualdad* d* </line>
<line> oportunida**s. </line>
</par>
<par>
<line> Este a*tigo *u**ou demonstrar que, *mbora s*jam </line>
<line> percebi*o* </line>
<line> ava*ços nas p*át*cas </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvid*s pe*a* *m*res**, **be sinalizar a *x*stência de aspec*os que </line>
<line> compromet*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *fetiv*d*de da inclusão da* pessoas </line>
<line> com d*fi**ência. De acordo co* Simonelli e C*marotto </line>
</par>
<par>
<line> (2011), * maior barreira *presentada para * inclusão das *esso*s *om def*ciência é a *alta de </line>
</par>
<par>
<line> conhecime*to por </line>
<line> parte </line>
<line> da* *es*oas </line>
<line> e*volvidas na </line>
<line> colo*ação destas </line>
<line> no trabalh*, *obre as </line>
</par>
<par>
<line> a*ividad*s </line>
<line> de tra*alho, seus conteúdos e proc*ssos, além d* fa*ta </line>
<line> de acessibili*ade </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> ambiente físico das empre*a* do ***igma pr*sent* na sociedade quant* às *apacidades * </line>
<line> f*ncionais e habilidades da* pessoas c*m d**ic*ê*cia. </line>
</par>
<par>
<line> Acredita-se, *s*im, *u* modificações nas práticas de gestã* de pessoas, *om vista* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> garantir a e*eti*a incl*são da* PcD, bem como ações de sensi*ilizaç*o e *daptações </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 14, n. 5, *rt. 2, p. 32-54, set./out. 2017 www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Inclu*ã* de Pessoas com Defi*i*nc*a no Me*cado de Trabalho Brasile*ro: Perspectivas e D*s*fios </line>
<line> *9 </line>
</par>
<par>
<line> *ondições de tr*balho po*em modi*icar </line>
<line> a *e*cepção do </line>
<line> dese*pe*h* das p*ssoas com </line>
</par>
<par>
<line> defic*ênc*a no cotidia*o de tra*a*ho. Outr* im*or*ante desaf*o * desmi*t*f*car o *stig*a que a </line>
<line> *cD nã* possui competê*cia p*ra d*sputar o *erc*do com*etit*vo. P** fim, é esper*d* o </line>
</par>
<par>
<line> estabelecimento de aç*es </line>
<line> estrutura**s e planej*das por par*e d*s empresas, soc*e*ade e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> gov*rno, a fim de que *s fatores q*e *ificu*tam * *ncl*são no mercado de trabalho **s pessoas </line>
<line> *o* de*iciência se*am minimiza*os. </line>
<line> *e**ebeu-s* que, e*bora haja vári*s estudos que contemplam as *cDs em se* ambiente </line>
<line> de trabalho, são necessá*ias *utras pesquisas q*e trat** sob** a inclusão como nova realidad* </line>
<line> na or*anização, seja para cri*i*ar as práti*as ex*st*ntes, qua*t* para indic*r p*ssib*lida*e* *e </line>
<line> outr** práticas nas relaçõ*s de *rabalho. </line>
</par>
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<line> REFERÊ*CIAS </line>
<line> ARANHA, M. Integra*ão social do defici*nte: anális* conc*itu*l e me*odologi*. Temas *m </line>
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<line> *0 *e dezem*ro </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> 1999, dispõe so*re o apoio às pessoas portadora* de *eficiência, sua integração so*ial, sobre a </line>
</par>
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<line> Coo*denadoria p*ra *ntegr*ção da Pessoa Portadora de D*fici*nci* - COR*E, institui a </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> tutela jurisdicional de interes*es col*tivos *u difus*s *essa* pessoas, discipl*na a **uaç*o </line>
<line> do </line>
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<line> 1*90. Dis*õe *obre o reg*me jurídico d*s </line>
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<line> servid*res públ*c*s c*vi* da União, das aut*rquias * *as fundaçõ*s púb**cas federais. Bra*í*ia, </line>
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<line> de *4 de j**ho *e 1991 (Lei das Co*as). Dispõe sobr* os pla*os *e </line>
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<line> benefíc**s d* Previ*ê*ci* Soc*al e dá outras providências. Brasília, DF: 19*1. Disponí*el em: </line>
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<row> o </row>
<row> ins*r*ções so*r* a esc**ha dos locais de vota*ã* de mais fácil *cesso para o ele*tor *e*icie*te </row>
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<line> de 19 de *ezem*ro d* 2*00, que esta*e**ce normas gera*s e c*itérios básicos *ara a promoção </line>
<line> da acessibilidade d*s pessoas ***ta*oras de def*ciênc*a ou com mobilid**e reduzid*. Brasíli*, </line>
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<line> X </line>
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<line> * </line>
<line> X </line>
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