GESTOS DE INTERPRETAÇÃO E OLHAR(ES) NAS FOTOS DE CURT NIMUENDAJÚ: ÍNDIOS NO BRASIL
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANDRADE, R. de. Fotografia e antropologia – olhares fora-dentro. São Paulo: Editora Estação, 2005
BARTHES, R. 1980: A câmara clara. Rio de Janeiro Ed. Nova Fronteira, 1984
KOSSOY, B. Realidade e ficções na trama fotográfica. São Paulo, Ática: 1989
ORLANDI, E. As Formas do Silêncio. Campinas: UNICAMP Editora, 1992
_______.Efeitos do verbal sobre o não-verbal. Rua, Campinas: 1 UNICAMP Editora, 1995
PÊCHEUX, M. Analyse Automatique du Discours, Paris, Dunod, 1969
_______. Les Verités de la Palice, Paris, Maspero, 1975
_______. Análise sintática e paráfrase discursiva. In: Orlandi, E. (org.) Análise de Discurso – Michel Pêcheux. Campinas, SP: Pontes, 2011
PINHEIRO, N. A. Curt Nimuendajú e a pesquisa sobre Línguas Indígenas no Brasil: a importância dos registros fotográficos sob a guarda do Setor de Linguística do Museu Nacional. DVD Índio do Brasil e o olhar de Curt Nimuendajú, Celin/Museu Nacional: 2010
Samain, E. O fotográfico. São Paulo: Hucitec, 1998
SCHADEN, E. Notas sobre La vida y La obra de Curt Nimuendajú. In: NIMUENDAJÚ, C. Los mitos de creación y destrucción Del mundo como fundamentos de La religión de los Apapokuva-Guaraní. Lima, Peru: Centro Amazônico de Antropologia y Aplicación Práctica, 1978.
SOUZA, T. C.C. de. Discurso e imagem: perspectivas de análise do não-verbal, Conferência no 2º Colóquio de Analistas del Discurso, Universidad del Plata, Instituto de Linguística da Universidad de Buenos Aires, La Plata e Buenos Aires, 1997b (Publicado em Ciberlegenda 1, Revista Eletrônica do Mestrado em Comunicação, Imagem e Informação, Niterói, UFF, 1998)
_______.Carnaval e memória: das imagens e dos discursos, Contracampo, Niterói: 5, UFF, 2000
_______.A análise do não verbal e os usos da imagem nos meios de comunicação, Rua 7, Campinas: Pontes, 2001
_______. Discurso e imagem: uma questão política. In: Lenzi, L.H.C. et al (Orgs.). Imagem: intervenção e pesquisa. 1a. ed. Florianópolis: NUP, 2006, v. , p. 079-101.
_______. Imagem, textualidade e materialidade discursiva In: Rodrigues, E. A. et al (orgs.). Análise de Discurso no Brasil: pensando o impensado sempre. Uma homenagem a Eni Orlandi. 1 ed.Capinas, SP: 2011, Editora RG, v.1, p. 387-400.
_______. O papel da imagem na constituição da memória. In: Silva, T. D. da. et al (orgs.). Imagens na comunicação e discurso. 1ª. ed. São Paulo: Annablume, 2012.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)