<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 6, art. 5, *. 95-108, nov./dez. 2017
</line>
<line>
ISS* I*p**sso: 1806-6356 ISSN *l*tr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
h*tp://dx.doi.o*g/10.12*19/2017.14.6.11
</line>
</par><par>
<line>
A Interdisciplinaridade En*re Ciên*ia da Informação e Comunicação: u*a *nálise da
</line>
<line>
*nf*rmaçã* *a Geração do Co**ecimento
</line>
<line>
Th* Interdisci*lina*i*y Between *nformation S**ence *nd Commun*cat*on: an A*a*ysis of
</line>
<line>
*nformation in the Ge*er*tion of Knowled**
</line>
<line>
*driana Al*es Rodrigues
</line>
<line>
Do*torado em *iência da In*ormação pela Uni*er*idade Federal d* Paraíba
</line>
<line>
M*st*e em Comu**cação e *ul*uras Contem*o**neas pel* Universidade Fe*e*al da Bahi*
</line>
<line>
E-mail: adria*acontemporanea@g*ail.*om
</line>
<line>
Fabiano Sé*gio *e A*aújo *errano
</line>
<line>
Me*tr* e* Ciência d* Inf*rmação pela Un*versidade Federal da Paraíba
</line>
<line>
G*aduação em Jorn*l*s*o *el* Univ*rsi**de Federal da Par*í*a
</line>
<line>
E-ma*l: fabiserr*no@gmail.**m
</line>
<line>
*diene Souza de Lima
</line>
<line>
Mest*e em Ci*n*ia da Info**a*ão p*la Unive*sidade Fed**al da Par*íba
</line>
<line>
Gra*uação em B*blio*economia *ela Univ*rsida*e Federal ** Paraíba
</line>
<line>
E-*ail: edienesou*ah@g*a*l.com
</line>
<line>
Edvaldo Carval*o *lves
</line>
<line>
Do*torado ** Ciênc*as Sociais pela Unive*sidad* *ederal de São Carlos
</line>
<line>
Prof*ssor do P*ograma de Pós-Graduação e* Ciênc*a *a Informa*ão na UFPB
</line>
<line>
*-mai*: e*val*oalves@gmail.*om
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Ende*e**: Fa*iano Sérg*o de Araújo S*rra*o
</line>
<line>
Artigo rec*bido em 06/0*/2017. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Universi*ad* Fe*eral da Paraíba s/n - Castelo
</line>
<line>
re*ebida *m 17/*9/2017. Aprovado em 18/09/201*.
</line>
</par><par>
<line>
Branco III, *oão *essoa - PB, 5*051-900.
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
A. A. Rodrigues, F. S. A. Serrano, E. S. L*ma, E. C. Alv*s
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Pretende-se *xplora* i*terface entre Ciência a
</line>
<line>
d* Inf*rmação e Co*un*cação e sua *elação
</line>
</par><par>
<line>
com * interd*s*ip**nar*d*d* *o tocan*e à g*s**o de *onh*c*ment*. Tamb*m são apres*n**das
</line>
</par><par>
<line>
as c*racte*ística* *e*ultantes d*
</line>
<line>
informação e seus aspect*s interdisciplinares, a partir
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
*ontribuições dos principa*s teóricos da área. Reflete-se sobr* os asp*ctos que compõem os
</line>
</par><par>
<line>
pr*cessos
</line>
<line>
in*orm*tivos * a *nter*ção que ocorre entre am**s. Co*o procedim*ntos
</line>
</par><par>
<line>
metodol*gicos, adotou-se a pesquisa de natureza **bliográfica e doc*mental, perpassando
</line>
</par><par>
<line>
*mbas a* áreas de conhecim*nto. Os resultados demonstram *ue esta
</line>
<line>
*nte*face
</line>
<line>
propicia
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenv*lvimen*o científi*o para a ger*ção d* conh*cimen*o em um processo integr*dor.
</line>
<line>
Palavras-chave: *iê*cia da Inform*ção. Interdisciplin*ridade. Comu*icação. Inform*ção.
</line>
<line>
Campo Cien*ífico.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
t is **tended to exp*ore the inter*ace between Informat*o* Scien*e *nd Communication and *ts
</line>
<line>
relati*n with interdisci*lin*r**y in terms of kno*ledge *anagemen*. It pres*nts the
</line>
</par><par>
<line>
characteristi*s r*s*lti*g from the *nformation and i*s i*terd*sciplinary *sp*cts f*om
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
co*tr*butions of the m**n theore**cians of the ar*a. *t reflects *n th* as**cts that make up t*e
</line>
<line>
*nformation processes an* the interac*ion that take* place be*ween both. I* co*sid*rs tha* this
</line>
</par><par>
<line>
interfa*e prov*des the scientific *evel*pm*nt f*r the genera*ion of k*owle*g* in
</line>
<line>
an
</line>
</par><par>
<line>
integr*t*ve *r*cess.
</line>
</par><par>
<line>
*eywords: I*formatio* Scienc*. Interdis*iplinarity. Communica*ion. Inform*tion. Sci*ntific
</line>
<line>
Field.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**sina, v. 14, n. 6, a*t. 5, p. 95-10*, nov./dez. 2017
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Interdi*cipli**ri*ade Entre Ciên*ia da In***mação * Comunic*ção Conhecimento
</line>
<line>
*7
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*R*DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O *e*ôm*no d* info*m*ção tem sido objeto de estudos ci*ntíficos, tent**do
</line>
</par><par>
<line>
estabelecer a* definições *onc*ituai*, *o*enclatura*, origem, us*s,
</line>
<line>
impactos e pro*es*os,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
partir de um contexto e* con*tante m*tação e remo*elagens. Es** fato fi*ou mais a*entua*o
</line>
</par><par>
<line>
quando
</line>
<line>
o
</line>
<line>
cientista
</line>
<line>
americano *annev** Bush, ainda
</line>
<line>
n* décad* d* **4*, i*enti*i*ou
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pr*blema do gra*de v*lu** de informa*ão na sociedade e criou o memex c*mo *ma *roposta
</line>
<line>
de solução. Desde ent*o, as diversa* conceituações sobre *n*or*açã* inseridas *m d*fer*n**s
</line>
<line>
áreas demons*r*m que o mesmo fenômen* mantém aspecto inte*di*c*plinar *a ge*ação de
</line>
</par><par>
<line>
co**ec*m*nto na comu*i*ade científica - em*ora *** **onteça *em ausência
</line>
<line>
de conflit*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
embates - e vai se reestruturando ao s**or das muda**a* conjec*urais.
</line>
</par><par>
<line>
As*im, *erc*b*-*e uma i*t*ração c**stante ent*e pesquisa e aplicaçã*, entre teor**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*á*ica *entro do campo da C*ência da i*form*ção (CI), mas qu* *ão está long* de apresent*r
</line>
<line>
questões *onf*it*n*es. *rookes (1980) dis**t* o problema da i*f**mação e *eu es*ado *eórico,
</line>
</par><par>
<line>
*azen**
</line>
<line>
u*a comparaç** desta **m o surgimento de uma *iência *m g*ral. Cada e*trutura
</line>
</par><par>
<line>
teóric* da ciência *unca é compl*t* ou
</line>
<line>
*ech*da, mas pe*mane*e sempre aber**, o**recend*
</line>
</par><par>
<line>
novos problemas. O *utor a*ont* os problem*s bási*o* da ** que s*o antigos, desde a teor*a
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
*latão
</line>
<line>
e a lógic* d*
</line>
<line>
Ari*tóte**s como tamb*m prob**mas a**indos da *i*os*f*a ou
</line>
</par><par>
<line>
neurobiologia e *o campo da Comuni**ç*o. Em p*rt*cul*r, a* áreas de CI e
</line>
<line>
*om*ni*ação
</line>
</par><par>
<line>
t*lve* **ja umas d*s que mais e*tab*lecem
</line>
<line>
diálogos transversais e,
</line>
<line>
portanto, merec*m ser
</line>
</par><par>
<line>
*studadas de modo mais esclar*cedor do ponto de vist* epistemológico.
</line>
<line>
Port*nto, part*-se do pressuposto *a i**eração *n*re ess*s duas á*eas mant*m a*p*c*os
</line>
</par><par>
<line>
se*elhante* par* a *eraç*o de conheciment* e pode contrib*ir pa**
</line>
<line>
os av**ç*s ci**tífico*
</line>
</par><par>
<line>
a*vindos *esse processo ev*lu*ivo * un*fica*or. *este modo, o artigo pretende disc*tir
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*e*evância da
</line>
<line>
inte*a*ão entre a**as as áreas de con*ecimento nu*a perspectiva d**lógica
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
in*e*rado*a para a
</line>
<line>
*er*ç*o de con*ecimento. Como
</line>
<line>
met*dologi*, *tiliza**s a
</line>
<line>
pe*quisa
</line>
</par><par>
<line>
bibl*o*ráfica s*bre a temát*ca em ques*ão. *ssim, o tra*alho est* divi*i*o *m dois mo*entos,
</line>
<line>
em qu* o pri*eiro, debate a interseção entr* ciência da c*mu*ica*ão e *iência da *nform*ção,
</line>
</par><par>
<line>
c*m ênfase em seus aspectos
</line>
<line>
epistemo*ó*icos e interd*sciplinares. E no *egund* *omen*o,
</line>
</par><par>
<line>
reforça-se a di*cus*ão com * *specto
</line>
<line>
interdisc*pli*ar na
</line>
<line>
bi**ioteconomi* e jornalis*o,
</line>
<line>
áreas
</line>
</par><par>
<line>
correl*t*s da Ciência *a In*o**ação e da *omunicação.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina P*, v. 14, n. *, ar*. 5, p. 9*-108, nov./dez. 20*7
</line>
<line>
ww**.fsa*et.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. A. Rodr*gues, *. S. A. Ser*a**, E. S. Lima, E. C. Alves
</line>
<line>
98
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 *nterseçõ*s Entre C*ênci* da Inform*ç*o e C*ência da C*munica*ão
</line>
</par><par>
<line>
* Ciên**a da *nformação s* conf*gu** em uma *r*a do conhe*im*nto que se preocupa
</line>
<line>
com a produção, seleção, org**i*ação e dis*e*inaç*o da informação ins*rida em vário*
</line>
<line>
ângu*o* de a**r*agens. Com carac**rí*tica inte**i*ci*l*nar, atri*uto* t*mbé* pres*ntes em
</line>
<line>
o*tras á*eas, este campo ganhou *orça no âmago d* revoluç*o científica *o período *ós-
</line>
<line>
Segun*a Guerr* *undial 1(SARACE*IC, 1*96). Dentre u* dos marcos histó*icos que se
</line>
</par><par>
<line>
p*de apo**ar para a formação
</line>
<line>
do campo está o artigo célebre de Vann**ar Bu*h as *e ma*
</line>
</par><par>
<line>
think,2 de 1945, (BARRETO, 2012). A *ênese *ontemporânea da Ciência da Informa*ão
</line>
</par><par>
<line>
a*vé*,
</line>
<line>
por*ant*,
</line>
<line>
da
</line>
<line>
"explo*ão
</line>
<line>
informaciona*"
</line>
<line>
*ós-gu***a
</line>
<line>
(PINHE*RO,1999;
</line>
</par><par>
<line>
NEPOM**EN*, 2011), que,
</line>
<line>
de a*ordo com Sar*cevic (1996, p.47), a *iência da
</line>
</par><par>
<line>
Infor*ação se con*titu* em "um campo ded*cado às qu*stõ*s científic*s e à prátic*
</line>
<line>
profissional, v*ltadas p*ra o* problemas de efetiv* comuni*aç** do *onheci*en*o e de
</line>
<line>
registr*s de *onhecimentos entr* *eres humanos, no cont*xt* social, institucional o*
</line>
</par><par>
<line>
indiv*dual do u*o e *as necessidad*s d* informação". Borko
</line>
<line>
(1968) tem a preo*upaçã*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
d*f*nir o **e é a CI * c*mo *sta se relac**na com a Bibliotecono*ia * a Documentação. Ele
</line>
<line>
fo*n*ce uma definição do qu* *e*i* Ciência d* *nform*ção.
</line>
</par><par>
<line>
É a discipl*na
</line>
<line>
*ue inves*iga as prop*ieda*es e o comportamento
</line>
</par><par>
<line>
informacional, as forças que gover*am
</line>
<line>
*s flu*os de i*f*rmação, e *s
</line>
</par><par>
<line>
s*gnificados do pro*essame**o
</line>
<line>
da informação, v*s*ndo à
</line>
<line>
a*essibilidad* e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
usabili*ade ót*ma. A Ciên*ia da Informação e*tá p*e*cu*ada com o cor*o *e
</line>
</par><par>
<line>
conhec*mentos
</line>
<line>
relacionados
</line>
<line>
*
</line>
<line>
origem,
</line>
<line>
coleção,
</line>
<line>
organiz*çã*,
</line>
</par><par>
<line>
arm*ze*amento, rec*peração, i*terp*etação, transmissão, t*ans*ormação,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
utilizaç*o d* informaç*o (B*RKO, 1968, p. 1).
</line>
</par><par>
<line>
Essa questão in*lui-se *a pesquisa sobre a representação d* informação em *m*os *s
</line>
</par><par>
<line>
sistemas, tanto *at*rais quan*o a*tificiais, uso *e cód**o* *ara a transmissão eficient*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
c*ênc*a que in**sti*a as
</line>
<line>
prop*i*dades e *
</line>
<line>
co*por*amento da i*formaç*o,
</line>
<line>
*s f*rça* que governam o fl*xo da
</line>
</par><par>
<line>
informaçã* e os meios de processament* d* inf*rmação *ara *cess*bilidad* e usabil*d*de ótimas. Os processos
</line>
</par><par>
<line>
incluem a
</line>
<line>
*er*ç*o, di*seminação,
</line>
<line>
cole*a, organizaçã*,
</line>
<line>
ar*a*en*men*o, re**pe*ação, inte*pre*ação e uso da
</line>
</par><par>
<line>
inform*ção. A área é derivada de o* *elaciona*a à matemática, *ógi**, *inguíst*ca, *sicologia,
</line>
<line>
tecnolo*ia
</line>
</par><par>
<line>
comp*tacional, p*squ*sa o*er*cional, *rtes *ráficas, comunica*ões, biblioteconomi*, admini*traçã* algumas e
</line>
<line>
outras área*" (BRAGA, 1995, p. 4).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
prob*ema crítico que estava
</line>
<line>
p*r muito tem** na c*beça das *essoas, e (2) p*op*s uma so*ução qu* seria um
</line>
</par><par>
</page><line>
ajuste tecn*lógico, em conso*ância *o* * es*íri*o do t**po, além de estrat*gic**ente atrativa. Além disso,
</line>
<line>
Bush "identi*icou o problema da e*plosão info*macional- o *rreprimível *r*scimento *xpon**cial d* i*forma*ão
</line>
<line>
e de seus registros, pa*t*c****ment* em ciência e tecnol*gia" (p. 2).
</line>
<line>
R*v. F*A, Teresina, v. 14, n. 6, ar*. 5, p. 95-*0*, nov./dez. 2017 www4.fsanet.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* In**rdi*ciplinaridade Entre Ci*ncia *a *nformação e Comunica*ão Con*ecim*nto
</line>
<line>
99
</line>
</par><par>
<line>
mensa*e*, be* *omo o *stu*o do processamento e de técnicas aplic*das a*s computador*s e
</line>
</par><par>
<line>
seu* sistemas de pr**ra*ação. Para o aut*r, trata-se de uma
</line>
<line>
*iência interdisciplinar o*iund*
</line>
</par><par>
<line>
*e outras áreas de conhecimen*o * que *stão r*lacionadas como a Matem*tica, Psic*logia,
</line>
<line>
Engenharia d* *rodução, Bi*lioteconomia, Artes Gráficas, Comuni*ação, Ciência da
</line>
<line>
Computaçã*, entre outras. "Têm ambos c*mponentes, de ciência p*ra vis*o que investi*a *e*
</line>
<line>
**jet* sem *onsider*r sua aplicação, e um componente de ciência aplica*a, v*sto que
</line>
<line>
desenvolve ser*iç*s e produtos" (BORKO, 1968, p. 2). Em o**ras pal****s, *orko q*e* diz*r
</line>
<line>
que, conhece* * signific*do da CI* inclui * in*estigação, as r*presentações da inform*ção
</line>
<line>
ta*to *o sistema natura*, como no a*t*ficia*, o uso de códigos *ara uma eficiente transmissão
</line>
</par><par>
<line>
de men*agen* e o es*udo do* ser*iços e técni*as de pro*es*amento
</line>
<line>
da informaçã* e
</line>
<line>
seus
</line>
</par><par>
<line>
sistemas de progra*açã*.
</line>
</par><par>
<line>
*esta
</line>
<line>
direçã*,
</line>
<line>
out*os
</line>
<line>
pe*qu*s*d*res
</line>
<line>
*p*ntaram as pro*lemáticas e d**iniçõ*s da
</line>
</par><par>
<line>
**formação de*tro da CI c*m
</line>
<line>
perspectivas *iferen*iadas, *omo a de ser
</line>
<line>
uma "necessidade"
</line>
</par><par>
<line>
(*E **ADIC, 1996), *omo "co*sa" (BUCKL*ND,
</line>
<line>
19*1), "*omo um sistema
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
comunicaçã*", (SH***ON; WEAVER, 1949), sobre*udo, em "usar a informa*ã* é trabal*ar
</line>
</par><par>
<line>
com a *atéri*-p**ma \*nformaç*o para o*ter um efeito *ue sa***faça um* necessidade a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
in*ormação" (*E COADIC,
</line>
<line>
1996, p. 2*). Ao ana*i**r a informação na *ocied*d*
</line>
</par><par>
<line>
contemporânea * seus de*dobramen*os, Barreto (2002) af*rma que as tecnologias digi*ais
</line>
</par><par>
<line>
alteraram as caracterí*ticas essencia*s da con*ição da *nfo*mação da comun*caçã*, q*ais e
</line>
</par><par>
<line>
sej*m: espaço e tempo, inter*ç*o entre *miss*r e *eceptor, os estoq*es e receptores
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
i*forma*ão. Além d*ss*s características apo*tadas, a v*loci*a*e em que a*
</line>
<line>
infor*açõ*s
</line>
<line>
são
</line>
</par><par>
<line>
construídas tamb*m *e c*nfigura c*mo um *lemen*o em potencial dentro das *ed*s de alta
</line>
<line>
vel*c*dade. *este en*re*eio *ientífico, a inform*ção também se most*a como um fenôm*no
</line>
</par><par>
<line>
pertinente no *ampo da Comuni*a*ão com suas
</line>
<line>
nuan*es, caracter*sti*as semelha*tes
</line>
<line>
n* *I.
</line>
</par><par>
<line>
Trata-se, portanto,
</line>
<line>
de um o*jeto que na*ega em **mpos *íbridos, com
</line>
<line>
va*iadas formas
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
abordagens e contextos multifac*tados, em
</line>
<line>
que a tr*nsversalidade perpassa as áreas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
conhecim**to, p**movendo diálogos inte*ca**iáve*s no campo científico.
</line>
</par><par>
<line>
Tomando como fundamento que a Comunicação é
</line>
<line>
um *nt*r*âmb*o de mensagens,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
p*ocesso co*uni*acional pode ser considerado
</line>
<line>
c om * um a
</line>
<line>
"práxis" objetiva, isto é, "tra*a-se
</line>
</par><par>
<line>
de *m* h*bilidade q*e s* aprende, uma habili*ade exclusi**mente hu*a*a. Ela ocorr* atra**s
</line>
<line>
da linguagem, que é t*m*ém capacidade pertencen*e ao *omem" (HOLFELDT, 2004, p. 61).
</line>
<line>
3 Em *ssên*ia, a Ciê*cia da I*formação investiga as propriedades e o comportamento da informação, * uso e a
</line>
</par><par>
<line>
transmissão *a infor*aç*o, e o pr*c**sa*ent* da informação, visando uma armaze*agem * uma
</line>
<line>
recupe*açã*
</line>
</par><par>
<line>
id*a*. (BORKO, 1968, p.4)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. *4, *. 6, a*t. 5, p. 9*-*08, *ov./dez. 2017
</line>
<line>
ww*4.fsa**t.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. Ro*rigue*, F. S. A. Serrano, E. S. Lima, E. C. A*v**
</line>
<line>
100
</line>
</par><par>
<line>
As pesquisas *ien*íficas em C*municação remontam desd* as *es*uisas de Aristóteles p*r
</line>
</par><par>
<line>
voltado *éculo
</line>
<line>
II A.C
</line>
<line>
(*REIRES, 2007; MELO, 1977), período q*e ant*cede
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*nst*tucionaliza**o do camp* de c*nhecimento au*ônomo. Mas, a part*r da década de *930 é
</line>
<line>
qu* têm iníc** as pesqui*as científicas \inst*tuci*na*i*adas\ *om * Escola de Chicago *ue
</line>
<line>
inau**rara* o termo "**teracionismo s*mb*lic*". De* anos *epo*s, vá*ios pesqu*sad*res da
</line>
<line>
Escola d* Pal* Alto, oriundos *e o*tras áreas como *ntropolo*ia, Linguísti*a, *atemática,
</line>
<line>
Soc*ologia, abrem porta* para o* estudos em Comu*icação (ARAÚJO, 2004). S* *nalisa*mos
</line>
<line>
b**, no seio da f*rmaç*o, a C*munic*ção também *pre*ent* características in*e*dis*ipl**ares,
</line>
</par><par>
<line>
*ua*do v*rios olhar*s es*avam d**ecion*dos em estud*r, sobr*tudo,
</line>
<line>
*s **eitos da mídia na
</line>
</par><par>
<line>
***unic*ção de mas**,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
que se con*encionou chamar
</line>
<line>
de *ass Co*mu*i*ation R*s**rch4.
</line>
</par><par>
<line>
"Pode-*e até dize* que foram n*s anos de 1930, nos Estados Uni*os, à
</line>
<line>
oc*sião das e**ições
</line>
</par><par>
<line>
*me*icanas, que a comuni*ação *merg*u" (MIÈGE, 2009, p. *).
</line>
</par><par>
<line>
Um *os primeiros mode*os comunicaciona**, Teoria Matemática *a Comuni*ação, d*
</line>
<line>
Shannon e *eaver (1949), que, n* verdade, postul**a uma sistemat*zaçã* d* *roc*s*o
</line>
<line>
**mun*cat*** (figura 1) através *e uma logística meramen** técnica, enfati*ando dados
</line>
</par><par>
<line>
qu*ntitativ*s. Aqui, a *omunicação *
</line>
<line>
revelada como processo d* transmissão ** uma
</line>
</par><par>
<line>
mensagem, através d* um canal para chegar ao de*tin**ário. Pa*a Araújo (2004, p. 122) "to*os
</line>
<line>
esses conceitos e os e*ementos do proc*sso *ão enca*xados em teorem*s **e utilizam m*trizes
</line>
<line>
e logaritmos n*m estudo puramente matemático e quantitativo".
</line>
<line>
Fi*u*a 1 - Modelo da Teo*ia Matemátic* *a *om*nica**o
</line>
</par><par>
<line>
Fonte de
</line>
<line>
Transmisso*
</line>
<line>
Ca*al
</line>
<line>
Receptor
</line>
<line>
Destinação
</line>
</par><par>
<line>
in*orma*ão
</line>
<line>
(Codifica*or)
</line>
<line>
(Deco*i*icado
</line>
</par><par>
<line>
Fonte de
</line>
<line>
Ruído
</line>
<line>
Fonte: Ela*or*ção dos autor*s; a*a*tado de Sh*nnon e Weaver (**49).
</line>
<line>
Os e**u*os em Comunic*ção no Brasil datam no fim *o *écu*o XIX, q**ndo tentavam
</line>
</par><par>
<line>
registrar a traje*óri*
</line>
<line>
dos jo*nais * revis**s *om perspectiva historiográfica. Cont*d*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
**ciologi* política, cog*içã* e o* efeitos que as mensag*ns pro**gandísticias exerciam nos i*divíduos em
</line>
<line>
sociedade.
</line>
<line>
Re*. *SA, Tere*ina, v. 14, *. *, a*t. *, p. 95-108, nov./de*. 2017 www*.fsane*.c*m.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A I**erdisciplinar*da*e Entre C*ência da Informação e Comuni*açã* Conhe*i*en*o
</line>
<line>
101
</line>
</par><par>
<line>
institucio*a*ização com*ça a partir da **cada de *940, mome*** em que a indús*r** cul**ral
</line>
<line>
*omeça a se desenv*lv*r no país, cuj* marco é fundaç*o do Ibope, em 1942, época em q** se
</line>
<line>
inst*l*m no *ra*il algumas empresas que vão c*letar dados para as organizaçõe* m*diáticas *
</line>
<line>
também, par* as organizaçõ*s de anuncia**es e formadores *e opinião públic*. O
</line>
</par><par>
<line>
d*senv*lvimento da
</line>
<line>
pesquisa em Comun*c*ção no Brasil não ocorre de modo tradic*onal,
</line>
</par><par>
<line>
a*sim como outro* p**ses, com início
</line>
<line>
*a i*prens* *s*rita. A pes*uisa vai *e desenvol*er
</line>
</par><par>
<line>
atra**s do *á*io da televis*o, nã* só *om foco na e
</line>
<line>
audiênc**, mas direcionando *ara
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
hábitos de *onsumo. Poste*iormen*e, c*rsos e congr*ssos *oram criados e fo*ta*eceram a área
</line>
<line>
(MELO, 2006).
</line>
<line>
A simb*ose ent*e os campos da Ciência da Informação e Comunic*çã* po*e ser
</line>
<line>
considerada como uma experiência que *anha senti*o em cam**s diferenciados do saber. A
</line>
<line>
*ss*ncia da inform*ç*o e da *om*nicação t*m carac*erísticas "po*i*ônica e pl**alis*a", tendo
</line>
</par><par>
<line>
em v*sta a gama d* m*ltipl*s es*udos empíricos q*e
</line>
<line>
englobam * realidade (P*IVA,
</line>
<line>
*002).
</line>
</par><par>
<line>
Neste sentido, a interdisciplinarid*de é *ma característica que marca fortemente os d*is
</line>
</par><par>
<line>
campos *i*ntífico*
</line>
<line>
n* rol das c*ências human*s e que "é a ma**festaçã* d* uma
</line>
</par><par>
<line>
t*ansformação *pistemológi*a em curs* e apontam-se aquelas que nos *arecem ser as suas
</line>
</par><par>
<line>
*uas *on*equências
</line>
<line>
principa*s: o alar*am*nt* do *onceito de ciência e a transf*r*aç*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Univ*rsidade" (POMBO, 2005, p.
</line>
<line>
1). D*ste *odo, *a*ha relevânci* os *ubcampo*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Jorn**ismo
</line>
<line>
e da *i*lioteconom*a, cuja integração e pr**icas cientí*icas podem agi*
</line>
</par><par>
<line>
mutua*ent* no fomento à gestão da info*m*ção, te*do c*nsequência na *era*ão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
conheci*entos **vin*o* ** inte*dis*i*lina*idade de ambas as
</line>
<line>
á*eas, de*tre outros
</line>
</par><par>
<line>
desdobramentos.
</line>
</par><par>
<line>
3 RESULTADOS E DI*CUSS*ES
</line>
</par><par>
<line>
*.1 Bibliotecono*ia e Jor*alismo: *nte*ra*ão e Práticas de Gest*o da In*ormação
</line>
<line>
Os desenhos rupestres, a utiliz*ção do papiro no Egito e do papel *anus**ito na China
</line>
<line>
são exemplos de com* o homem sempre buscou, desde os primórdios, formas de *egistrar sua
</line>
<line>
h*stóri*. De a*ordo **m G*nti** (2004), os r*gistros a*queológicos mostram que, ao longo do
</line>
<line>
tempo, os seres humano* interagiram **m seu* semelhantes a*ós perceberem que o mundo ia
</line>
<line>
além d*s pare**s das caver*as e d*s saíd** em bu*ca de alimento, pois *ertos instan*es como
</line>
<line>
o de preservar a espéci*, **tavam em jog*.
</line>
<line>
*o século XV, surge na Europa, * r*voluç*o midiát*ca *om a tipografia, inventa*a
</line>
</par><par>
</page><line>
pelo artesão Johannes Gutenber*, que const*uiu a **ensa para impre*são das letras. Sua a
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 14, n. 6, *rt. 5, p. 95-108, nov./dez. 2*17 www4.fsanet.c*m.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. A. Rodr*gues, F. S. A. Serrano, E. S. Li*a, E. C. Al*es
</line>
<line>
10*
</line>
</par><par>
<line>
inven*ão substituiu métodos a*é *ntão usados para a pro*ução de livros. Com isso, é possí*el
</line>
</par><par>
<line>
*ntendermos * import*ncia das letras de me*al **iadas por *ut*nberg
</line>
<line>
para * evolu*ão da
</line>
</par><par>
<line>
cultura escrita e da m*d*a d* sécul* XX* (fig.2). Poster*ormente, no
</line>
<line>
século ** Ste*e *obs,
</line>
</par><par>
<line>
nos rem*te a *evolução
</line>
<line>
da* indústrias da tecnol*gia *a informação *om com*u*adores
</line>
</par><par>
<line>
pessoais, film*s de *nimação, música, telefones, tab*ets e *ub*icação d*gital. Nesse *specto,
</line>
<line>
Levy (19*9), a*irm* que as imag*ns, *s *alav*as, as construções de linguag*m e*tre*eava*-
</line>
<line>
s* nas alm*s humanas, fo*necem mei*s e razõe* d* viver aos h**ens e suas inst*tuições são
</line>
</par><par>
<line>
recicl*das por gru*os o**anizados e
</line>
<line>
instrumental*zadas, co** também po* c*rc*ito de
</line>
</par><par>
<line>
c*m*nic*ção e memórias a*tificiais. Portanto, percebemos modif*caç*es determinantes nas
</line>
<line>
e***utu*as so*iais em diverso* a*pe*tos, sobretudo no que é tocante a sociedade da
</line>
<line>
i*f*rmação, balizada pelo uso fr*nético da in*orma*ão, f*zendo surgir uma revoluç*o nos
</line>
<line>
p*oces*os de com*nicaç*o e dissemi*açã* *o con*ecimen*o, *an*o *nício * um no*o mod*lo
</line>
<line>
de sociedade, a chama** "socie*a*e da informaç*o" (CASTEL*S, 1999). Nessa *erspectiv*,
</line>
<line>
A expressão \Sociedade da I*formaç*o\ re*ere-se a u* modo d* de*envolvim*nto
</line>
<line>
social e eco*ómico em que a aquisiç*o, arm*zename*to, processamen*o,
</line>
<line>
valorização, transmiss*o, distr**uiçã* e di*seminação de inf**mação conducente à
</line>
<line>
criação de c*nheci*e*to e à satisfação das nec**sidades dos c*dadãos e das
</line>
<line>
empresas, desempenham um papel *entral na a**vidade económ*ca, ** criação de
</line>
<line>
rique*a, na definição *a *ua*id**e d* vida *os c*dad*os e das *uas p**ticas cul*u*ai*.
</line>
<line>
(MINISTÉRIO DA *IÊ*CIA * TECONOLOGIA, *997, p. 5).
</line>
<line>
Percebemos, assim, q*e a sociedad* atual *xige novas m*n*iras de *erar e transmitir
</line>
</par><par>
<line>
*o*hecimento e se carac*e*iza pel* inovação *a
</line>
<line>
informa*ão e c**uni*aç*o. Ne*s* *entido,
</line>
</par><par>
<line>
entre outr*s aspectos, destac*mos a
</line>
<line>
aplicaç*o das pr*ticas bibl**teconômicas que tornem
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
a*esso, *so e d*ssemi*ação *uando
</line>
<line>
integradas à *i*guagem da
</line>
<line>
com**icação atr*vé*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
jornalism*, mar*e*ing, **blici*ade, editoração das demais e
</line>
<line>
área* correlacion*das à C*ê*c*a
</line>
</par><par>
<line>
da Informação.
</line>
<line>
*sse **oc*sso ocorre por meio do mapeament*, coleta, recupera*ão,
</line>
</par><par>
<line>
processamen**, armaz*namento, dis*ri*uição, facilit*ndo a *roduçã* de conteúdos atr*vé* do
</line>
</par><par>
<line>
planejamen*o, por **io d*
</line>
<line>
análise, *o control* e coo**ena*ão da
</line>
<line>
informaçã* em um ciclo
</line>
</par><par>
<line>
con**nuo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 14, n. 6, art. 5, p. 95-108, nov./*ez. 201*
</line>
<line>
ww*4.fsa*et.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Interdisc*plinaridad* Entre Ciência da I*formaçã* e Comu*ic**ão Conhecimento
</line>
<line>
*03
</line>
</par><par>
<line>
**gura * - Tipos Móveis c**ado por Johan*es Gutenberg no sécul* XV.
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Google *mage
</line>
</par><par>
<line>
Confor*e Le Coadi* (2007, p.107), *o percorrer * cicl* da *nfor*ação, de*ect**-se
</line>
<line>
t*ê* re*oluções q*e af*tam os três te*pos desse ciclo: o tempo da produção da inf*rmaç*o; o
</line>
</par><par>
<line>
da comunicação e o uso. Desta*a, ai***, três revoluç*es
</line>
<line>
científicas que ocorreram ou estão
</line>
</par><par>
<line>
em curso, dando origem * três
</line>
<line>
novos p*radi*mas c*e*tí*icos: o trabalh* coletivo, f*uxo e o
</line>
</par><par>
<line>
**uário. *ssim, e*tend*m-se as técnicas bibliotec*nômi*as como p**ticas que estabelece*
</line>
<line>
méto*os e facili*am *s processos de planej*r, organizar, c*ntr*lar, c*ordenar e monitor*r
</line>
<line>
*luxos de informação. D*ste m*do, essas prá*icas, associa**s às ferramentas administ**tiv*s
</line>
<line>
da comuni*açã*, buscam o*imizar ser*iços e atrair o *s*ário, be* co*o conquistar n*vos
</line>
<line>
*úb*i*os*. Entretant*, o acesso à *nf*rma*ão e a s*a t*a*sformação em conhecimento até
</line>
<line>
chega* ao **uár*o *inal são valores *e relacio*amento, *ntegração e compartilhamento.
</line>
<line>
Nesse aspect*, compartilhar é ess*ncial quando nos r*ferimos ao *e*env*l*imento da
</line>
</par><par>
<line>
Socie**de d* In*orm*ção. Quanto ao *orn*lismo, u** área co**e*ata da Comunicação,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
aquisição, o tratamento, a organi**ção e as for*as de *cesso à *nformação est*o relacio*ad*s,
</line>
<line>
à h**tória da *mprensa, **e surge com a necessidade que * homem tinha de se c*municar,
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
relacio***en*o é um pr*ce*so con*ínuo de identi*icaç** e criaçã* de novos valor*s co* *suá*i*s [...] e o
</line>
<line>
*ompartilhamento de seus benefíc*os d*ra*te *ma vida **t**r* de parcerias (GOR*ON, 2002).
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*e***a *I, *. 14, n. 6, ar*. 5, p. 95-10*, nov./dez. 2017 www4.fs*net.com.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. A. Rodrigues, F. S. A. Serrano, E. S. Lima, *. C. Alves
</line>
<line>
104
</line>
</par><par>
<line>
através d* processo de se i*f*rm*r ou de inform*r algo a alguém. Not*, neste ponto, * relaç*o
</line>
<line>
simbiót**a entre ambas a* á*eas n*m pr*cesso de in**g*ação histór*ca.
</line>
<line>
Esse pro*ess* t*m i*ício apen** no sécu*o XV, com a *ri*ção da impres*ão com ti*os
</line>
<line>
m*vei* por Gute*berg, conforme destacamo* anteriorm*nte, surgindo *s f*lhas pe*iódicas. O
</line>
</par><par>
<line>
prec*rsor d* prime*ra *ub*icaçã* é o austr**co Migue* Von Aitzing, *ue lança, em 1583,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Relati* Hi*tórica, u*a publ*cação *eme*tral. Logo *pós, *urgem os jo*nai* com u*a
</line>
</par><par>
<line>
*req*ê**ia *egul*r ** tir*gens em Ve**za, *lemanha e Holanda
</line>
<line>
(OL*V*IRA,
</line>
<line>
2003). *
</line>
</par><par>
<line>
*mpren*a no Br**il tem seu início em 1*08 com a che*ada da famí*ia real portugu*sa a*
</line>
<line>
*rasil sendo, até então, proibida toda * qu**quer atividade *e impr*nsa, foss* a publicaçã* de
</line>
</par><par>
<line>
jornais, livros ou panf**t*s. Esta era *ma peculiari*ade da América *ortug*esa
</line>
<line>
pois, nas
</line>
</par><par>
<line>
demais
</line>
<line>
c*lônias *u*ope*as
</line>
<line>
no continente, a impre*sa s* fazi* present* desd* o sé*ulo X*I
</line>
</par><par>
<line>
(OLIVEIRA, 2003).
</line>
<line>
P*ra Nicholas (19*7), com* os jornais sã* o* res*onsáveis por *ot*ciar vários tem*s, é
</line>
</par><par>
<line>
fun**m**tal a necessidade
</line>
<line>
d* os jornalistas se *spec*aliz*rem em qualquer área do
</line>
</par><par>
<line>
*onhe*imento. Portanto, cada t*po de jornalismo *e* suas exigê*cia* e nece*sid*des de
</line>
<line>
in*ormação c*racterística às s*as funções especificas. *s dem*ndas de informaç*o se
</line>
</par><par>
<line>
modificam de aco*do com duas v*r*áveis b*sica*: as carac*eríst*cas estrutur*is
</line>
<line>
do me*o de
</line>
</par><par>
<line>
comu*icação para o qual *raba*ha (rád*o, imprensa e tele*isão); e a modali**de de jornalismo
</line>
<line>
e* que desenvolvem sua pr*fiss*o (jo*nalismo especializado jornalismo generalista,
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
se c**plementam, ta*to no que s* r*fere às n*cessidades de *nformação, quanto às fo**as *e
</line>
<line>
a*esso e tipos de **ntes utilizad*s.
</line>
</par><par>
<line>
E na av*lia*ão de Fu*ntes i Pujol (1995, p. 135), são *o me*mo te*p*
</line>
<line>
prod*t*re*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
receptores de *nformação e, para difundi-**,
</line>
<line>
ne*essitam t*mar co*hec*mento dela
</line>
</par><par>
<line>
pre*iamen*e, ou sej*, nut*em- se *e informaçã*; em *ista
</line>
<line>
diss*, fo*mam um gr*po com
</line>
</par><par>
<line>
ca*acter*sti*as particul*res; *orém, *s *studos de usuário da informaçã*, na
</line>
<line>
área de
</line>
</par><par>
<line>
jornalismo, *ão
</line>
<line>
e*cassos na lite*atura internacional, e
</line>
<line>
pra*ic*mente inexistentes
</line>
<line>
n* esfera
</line>
</par><par>
<line>
nacional.
</line>
</par><par>
<line>
A i*formação está rel*c*onada ao jorn*li*mo no que se
</line>
<line>
re*er* à divulgação,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
q*an*ida*e, **o n*cessar*amen*e se preocupando se aquela inf*rm*ção
</line>
<line>
notic*ad*
</line>
<line>
vai gerar
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
vi*e sob a pressão de est*r bem info*mado e saber bu*cá-la de forma rápi*a e preci*a, fa* par*e de suas
</line>
<line>
atividades laborais. Além dis*o, precisa, ao mesmo tempo, lidar co* uma d*v*rsidade de f*ntes e c*m as TI*s
</line>
<line>
(Tec*ologias da **formação e Comunicaç*o) para produzi*, em tempo *ábil, novas informa*ões. Os jornalistas
</line>
<line>
são, segun*o Nichol*s (*9*7), os usuári*s qu* mais *emandam inf*rmação e u*u*lmente a solicita* no último
</line>
<line>
min*to.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina, v. 14, *. 6, art. 5, *. 95-*0*, no*./dez. **1* *ww4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Inter*iscipl*naridad* E**re Ciência da Informação * Comunicação Conhecime*to
</line>
<line>
105
</line>
</par><par>
<line>
*on*ecimento, mas sempre visando o coletivo, o plural. Logo, ques*õ*s polític*s, ec*nôm*cas
</line>
<line>
e s*c*ai* propic*aram a proliferação da i*for*ação **ravés de jo*nais, *ele*isã*, revistas, rádi*
</line>
</par><par>
<line>
e internet e a parti* d*sse contexto, passa-se a vive*ciar o
</line>
<line>
que se *onvenci*n** chama*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
So*iedade da Informaç*o (CAS**LLS, 1999). * **sultado des*e "tu*bilhão info*macional" é
</line>
<line>
o surgim*nto de grandes desafios l*gados ao gerenciam*n*o de informação. Assim, a ge*tão da
</line>
</par><par>
<line>
informaç*o dis*õe-s* a estab*lecer parâmetr*s, estágios sistematizado*, *l*n*j*dos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
estrut*rado*
</line>
<line>
**s
</line>
<line>
qua*s os flux*s infor*acion*is sã* resp*n*áve*s. Ca*tells (2001,
</line>
<line>
p. 501)
</line>
</par><par>
<line>
possui uma visão a r**peito de fluxos. Para ele:
</line>
<line>
F**xos não representam apenas um elemento da organização soc*a*: são * expressão
</line>
<line>
dos processos que d*minam nossa *ida e*onômi*a, p**ítica e *imbólic*. [...] Por
</line>
<line>
*lux*s, entendo a* se*uências inten**onais, repetiti*as e programáveis de intercâmbi*
</line>
<line>
e interaç*o entre posições fisic*ment* d***rticuladas, mantid*s por ato*es socia*s nas
</line>
<line>
estr*tu*as econô*ica, p*lítica e simból*ca da sociedade (CASTELL*, 2001, p. *01).
</line>
<line>
Dian*e d*ss* cenár*o, a Ge*tão da *nformação pode s*r fundamen*a* para a eficiência
</line>
</par><par>
<line>
d* *rodução, acesso e
</line>
<line>
uso da informação so* *oni*oramento
</line>
<line>
c*ns**nte desses fl*xos
</line>
</par><par>
<line>
inf**macionais através de ferr*m**tas que pr*piciam a i*entificaç*o, * armazenamento,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
disseminação entre o*tras atividades que perm*tem c*nhecer o ***port*mento e necessidades
</line>
<line>
da soci*dade d* informação.
</line>
<line>
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
* artigo buscou discut*r a relaç** interdisciplinar e*tre Ciênci* da *nformação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Comunicação. Percebe-se a a*r**imação n* constr*ç** din*mica da rel*ção e*tre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
informação e o conhecim*nto no qu* se **fe*e à apr*priação social. Contudo, é imp*escindíve*
</line>
</par><par>
<line>
*or*ar a info*mação disponí*el
</line>
<line>
de m*ne*ra eficaz * o*jetiva, po* m*i* de métodos
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
sistematização para * *ces*o e uso pelo usuário. Entr* el*s podemos d**t*car * *l*bora*ão d*
</line>
</par><par>
<line>
lingu*g*ns, processos técnicos *e áreas esp*cíf*c*s como a Bi*liot*conomia que *acilitem
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
localizaçã*, id*ntificação,
</line>
<line>
disseminação,
</line>
<line>
a*esso e mo**toramento dos *l*xos voltados para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sat*sfação d** necessidades d* usuário.
</line>
<line>
Para tanto, podemos entend*r que a Ciê*cia da **formaçã* e a Comu*icaç*o **scam
</line>
</par><par>
<line>
evidenciar * aspe*to s*mân*ico
</line>
<line>
da infor*a*ã*, a fim de forma a esta*elece* * s*ntido.
</line>
</par><par>
<line>
Conforme Nonaka e Takeuchi (1997, p. 64) o aspecto *emântico
</line>
<line>
d* inf*rmação mais é
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, Te**si*a *I, v. 14, n. *, art. 5, p. 95-108, nov./dez. 2017
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. A. Rodri*ues, F. S. *. Serrano, E. *. L**a, *. C. A*v*s
</line>
<line>
*06
</line>
</par><par>
<line>
importante para a cri**ão d*
</line>
<line>
conhe*imento, u*a vez que se *oncent*a no si*nificado
</line>
</par><par>
<line>
tran*mitido. Como aspecto salu*ar, a simb*ose de *mbas as áreas, cada *ma com seus
</line>
</par><par>
<line>
co*texto* d*feren*iad** *
</line>
<line>
particulares, *odem atuar j*ntas
</line>
<line>
em um
</line>
<line>
p*ocesso de
</line>
</par><par>
<line>
retroalim*ntação q*e pode nã* apenas fortalece* o campo científico com u* vié* unificador,
</line>
<line>
c*mo ta*bém traze* es*ud*s c*ncretizados que solidifiq*em os av*nços cient*ficos e s*ciais
</line>
<line>
na Ciê*cia da Infor*ação e na Comunicação.
</line>
<line>
A *nterface entre *s cam*os motiva a *esquisas des*fiado*as pa*a que novos **gulos
</line>
<line>
*e abordage*s possam *er **is bem d*lineado* e interpr*tados no rol das **ências Humanas
</line>
</par><par>
<line>
e Soc**is, e posiciona essa relação
</line>
<line>
num p*tama* discur*ivo rico *e debat*s
</line>
<line>
t**ricos *e e
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa p*á*ic* ap**cada. A convergência d* am*as as áre*s demarc* que o diál*go pode se*
</line>
</par><par>
<line>
enriquecedor e favorecer os marcos teóri*os e iníc** de uma relação que *mp*ifique
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
e*paços di*cursiv*s, pro*uzindo novos fo*os e **vos p*rad*gm*s no c**po científico.
</line>
</par><par>
<line>
REFERÊ**IAS
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um es*udo dos conc**tos
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de represe***ção
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documentária, m*diação e *omunicação. 20**.
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Co*o Referenciar este Artig*, con**rme ABNT:
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<line>
RODRIGUE*, A. A. A Interdiscip*inaridade Ent*e Ciência d* Infor*ação e **municaçã*: uma
</line>
<line>
Análise da I*for*ação na Ge*açã* *o Co**ecimento. Rev. FSA, T*resina, *.14, n.*, art.5, p. 95-*08,
</line>
<line>
nov./*e*. 2017.
</line>
</par><par>
<line>
Co****buição dos Aut*res
</line>
<line>
A. A. Ro*rigu*s
</line>
<line>
*. S. A. Serr**o
</line>
<line>
E. S. Li*a
</line>
<line>
E. C. Alve*
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise * interp*eta*ão **s *ados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elabora*ã* do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na ap*ovaç*o *a *ersão f**a* do manus*ri*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teres*na, v. 14, n. 6, art. 5, p. 95-108, nov./dez. 2017
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revist*
</line>
</par>Apontamentos
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