<document>
<page>
<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 6, art. 5, *. 95-108, nov./dez. 2017 </line>
<line> ISS* I*p**sso: 1806-6356 ISSN *l*tr*nico: 2317-2983 </line>
<line> h*tp://dx.doi.o*g/10.12*19/2017.14.6.11 </line>
</par>
<par>
<line> A Interdisciplinaridade En*re Ciên*ia da Informação e Comunicação: u*a *nálise da </line>
<line> *nf*rmaçã* *a Geração do Co**ecimento </line>
<line> Th* Interdisci*lina*i*y Between *nformation S**ence *nd Commun*cat*on: an A*a*ysis of </line>
<line> *nformation in the Ge*er*tion of Knowled** </line>
<line> *driana Al*es Rodrigues </line>
<line> Do*torado em *iência da In*ormação pela Uni*er*idade Federal d* Paraíba </line>
<line> M*st*e em Comu**cação e *ul*uras Contem*o**neas pel* Universidade Fe*e*al da Bahi* </line>
<line> E-mail: adria*acontemporanea@g*ail.*om </line>
<line> Fabiano Sé*gio *e A*aújo *errano </line>
<line> Me*tr* e* Ciência d* Inf*rmação pela Un*versidade Federal da Paraíba </line>
<line> G*aduação em Jorn*l*s*o *el* Univ*rsi**de Federal da Par*í*a </line>
<line> E-ma*l: fabiserr*no@gmail.**m </line>
<line> *diene Souza de Lima </line>
<line> Mest*e em Ci*n*ia da Info**a*ão p*la Unive*sidade Fed**al da Par*íba </line>
<line> Gra*uação em B*blio*economia *ela Univ*rsida*e Federal ** Paraíba </line>
<line> E-*ail: edienesou*ah@g*a*l.com </line>
<line> Edvaldo Carval*o *lves </line>
<line> Do*torado ** Ciênc*as Sociais pela Unive*sidad* *ederal de São Carlos </line>
<line> Prof*ssor do P*ograma de Pós-Graduação e* Ciênc*a *a Informa*ão na UFPB </line>
<line> *-mai*: e*val*oalves@gmail.*om </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Endereço: Adriana A*ves Rodri*ues </row>
<row> *n*versi*ade Federal da Paraí*a s/n - Castel* </row>
<row> Br**co III, J*ão Pes*oa - PB, 5*0*1-900. </row>
</column>
<column>
<row> *ditor Científico: *onn* Kerley de Alenc*r Rodrigues </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Ende*e**: Fa*iano Sérg*o de Araújo S*rra*o </line>
<line> Artigo rec*bido em 06/0*/2017. Última </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Universi*ad* Fe*eral da Paraíba s/n - Castelo </line>
<line> re*ebida *m 17/*9/2017. Aprovado em 18/09/201*. </line>
</par>
<par>
<line> Branco III, *oão *essoa - PB, 5*051-900. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Endereço: Ediene Souza *e Lima </row>
<row> Uni**rsidade Federal da Paraíba s/n - *a**el* </row>
<row> Branco I**, Joã* Pe*s** - PB, 58051-9*0. </row>
<row> Ende*eço: Edva*do Carvalho *l*es </row>
<row> Univ*rsidade Federal da Paraí*a */n - *astelo </row>
<row> Bran*o III, João Pesso* - P*, *8*5*-*00. </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado p*lo sistema Triple *ev*ew: De*k Review *) </row>
<row> pelo Edit*r-Chefe; * b) Double Blind Review </row>
<row> (avaliação cega p** dois avaliador*s da área). </row>
<row> Revisão: Gramati*a*, Normati*a e de Form*t*ç*o </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. A. Rodrigues, F. S. A. Serrano, E. S. L*ma, E. C. Alv*s </line>
<line> *6 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Pretende-se *xplora* i*terface entre Ciência a </line>
<line> d* Inf*rmação e Co*un*cação e sua *elação </line>
</par>
<par>
<line> com * interd*s*ip**nar*d*d* *o tocan*e à g*s**o de *onh*c*ment*. Tamb*m são apres*n**das </line>
</par>
<par>
<line> as c*racte*ística* *e*ultantes d* </line>
<line> informação e seus aspect*s interdisciplinares, a partir </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> *ontribuições dos principa*s teóricos da área. Reflete-se sobr* os asp*ctos que compõem os </line>
</par>
<par>
<line> pr*cessos </line>
<line> in*orm*tivos * a *nter*ção que ocorre entre am**s. Co*o procedim*ntos </line>
</par>
<par>
<line> metodol*gicos, adotou-se a pesquisa de natureza **bliográfica e doc*mental, perpassando </line>
</par>
<par>
<line> *mbas a* áreas de conhecim*nto. Os resultados demonstram *ue esta </line>
<line> *nte*face </line>
<line> propicia </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenv*lvimen*o científi*o para a ger*ção d* conh*cimen*o em um processo integr*dor. </line>
<line> Palavras-chave: *iê*cia da Inform*ção. Interdisciplin*ridade. Comu*icação. Inform*ção. </line>
<line> Campo Cien*ífico. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> t is **tended to exp*ore the inter*ace between Informat*o* Scien*e *nd Communication and *ts </line>
<line> relati*n with interdisci*lin*r**y in terms of kno*ledge *anagemen*. It pres*nts the </line>
</par>
<par>
<line> characteristi*s r*s*lti*g from the *nformation and i*s i*terd*sciplinary *sp*cts f*om </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> co*tr*butions of the m**n theore**cians of the ar*a. *t reflects *n th* as**cts that make up t*e </line>
<line> *nformation processes an* the interac*ion that take* place be*ween both. I* co*sid*rs tha* this </line>
</par>
<par>
<line> interfa*e prov*des the scientific *evel*pm*nt f*r the genera*ion of k*owle*g* in </line>
<line> an </line>
</par>
<par>
<line> integr*t*ve *r*cess. </line>
</par>
<par>
<line> *eywords: I*formatio* Scienc*. Interdis*iplinarity. Communica*ion. Inform*tion. Sci*ntific </line>
<line> Field. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**sina, v. 14, n. 6, a*t. 5, p. 95-10*, nov./dez. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Interdi*cipli**ri*ade Entre Ciên*ia da In***mação * Comunic*ção Conhecimento </line>
<line> *7 </line>
</par>
<par>
<line> 1 IN*R*DUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O *e*ôm*no d* info*m*ção tem sido objeto de estudos ci*ntíficos, tent**do </line>
</par>
<par>
<line> estabelecer a* definições *onc*ituai*, *o*enclatura*, origem, us*s, </line>
<line> impactos e pro*es*os, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> partir de um contexto e* con*tante m*tação e remo*elagens. Es** fato fi*ou mais a*entua*o </line>
</par>
<par>
<line> quando </line>
<line> o </line>
<line> cientista </line>
<line> americano *annev** Bush, ainda </line>
<line> n* décad* d* **4*, i*enti*i*ou </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pr*blema do gra*de v*lu** de informa*ão na sociedade e criou o memex c*mo *ma *roposta </line>
<line> de solução. Desde ent*o, as diversa* conceituações sobre *n*or*açã* inseridas *m d*fer*n**s </line>
<line> áreas demons*r*m que o mesmo fenômen* mantém aspecto inte*di*c*plinar *a ge*ação de </line>
</par>
<par>
<line> co**ec*m*nto na comu*i*ade científica - em*ora *** **onteça *em ausência </line>
<line> de conflit*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> embates - e vai se reestruturando ao s**or das muda**a* conjec*urais. </line>
</par>
<par>
<line> As*im, *erc*b*-*e uma i*t*ração c**stante ent*e pesquisa e aplicaçã*, entre teor** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*á*ica *entro do campo da C*ência da i*form*ção (CI), mas qu* *ão está long* de apresent*r </line>
<line> questões *onf*it*n*es. *rookes (1980) dis**t* o problema da i*f**mação e *eu es*ado *eórico, </line>
</par>
<par>
<line> *azen** </line>
<line> u*a comparaç** desta **m o surgimento de uma *iência *m g*ral. Cada e*trutura </line>
</par>
<par>
<line> teóric* da ciência *unca é compl*t* ou </line>
<line> *ech*da, mas pe*mane*e sempre aber**, o**recend* </line>
</par>
<par>
<line> novos problemas. O *utor a*ont* os problem*s bási*o* da ** que s*o antigos, desde a teor*a </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> *latão </line>
<line> e a lógic* d* </line>
<line> Ari*tóte**s como tamb*m prob**mas a**indos da *i*os*f*a ou </line>
</par>
<par>
<line> neurobiologia e *o campo da Comuni**ç*o. Em p*rt*cul*r, a* áreas de CI e </line>
<line> *om*ni*ação </line>
</par>
<par>
<line> t*lve* **ja umas d*s que mais e*tab*lecem </line>
<line> diálogos transversais e, </line>
<line> portanto, merec*m ser </line>
</par>
<par>
<line> *studadas de modo mais esclar*cedor do ponto de vist* epistemológico. </line>
<line> Port*nto, part*-se do pressuposto *a i**eração *n*re ess*s duas á*eas mant*m a*p*c*os </line>
</par>
<par>
<line> se*elhante* par* a *eraç*o de conheciment* e pode contrib*ir pa** </line>
<line> os av**ç*s ci**tífico* </line>
</par>
<par>
<line> a*vindos *esse processo ev*lu*ivo * un*fica*or. *este modo, o artigo pretende disc*tir </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *e*evância da </line>
<line> inte*a*ão entre a**as as áreas de con*ecimento nu*a perspectiva d**lógica </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> in*e*rado*a para a </line>
<line> *er*ç*o de con*ecimento. Como </line>
<line> met*dologi*, *tiliza**s a </line>
<line> pe*quisa </line>
</par>
<par>
<line> bibl*o*ráfica s*bre a temát*ca em ques*ão. *ssim, o tra*alho est* divi*i*o *m dois mo*entos, </line>
<line> em qu* o pri*eiro, debate a interseção entr* ciência da c*mu*ica*ão e *iência da *nform*ção, </line>
</par>
<par>
<line> c*m ênfase em seus aspectos </line>
<line> epistemo*ó*icos e interd*sciplinares. E no *egund* *omen*o, </line>
</par>
<par>
<line> reforça-se a di*cus*ão com * *specto </line>
<line> interdisc*pli*ar na </line>
<line> bi**ioteconomi* e jornalis*o, </line>
<line> áreas </line>
</par>
<par>
<line> correl*t*s da Ciência *a In*o**ação e da *omunicação. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina P*, v. 14, n. *, ar*. 5, p. 9*-108, nov./dez. 20*7 </line>
<line> ww**.fsa*et.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. A. Rodr*gues, *. S. A. Ser*a**, E. S. Lima, E. C. Alves </line>
<line> 98 </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 *nterseçõ*s Entre C*ênci* da Inform*ç*o e C*ência da C*munica*ão </line>
</par>
<par>
<line> * Ciên**a da *nformação s* conf*gu** em uma *r*a do conhe*im*nto que se preocupa </line>
<line> com a produção, seleção, org**i*ação e dis*e*inaç*o da informação ins*rida em vário* </line>
<line> ângu*o* de a**r*agens. Com carac**rí*tica inte**i*ci*l*nar, atri*uto* t*mbé* pres*ntes em </line>
<line> o*tras á*eas, este campo ganhou *orça no âmago d* revoluç*o científica *o período *ós- </line>
<line> Segun*a Guerr* *undial 1(SARACE*IC, 1*96). Dentre u* dos marcos histó*icos que se </line>
</par>
<par>
<line> p*de apo**ar para a formação </line>
<line> do campo está o artigo célebre de Vann**ar Bu*h as *e ma* </line>
</par>
<par>
<line> think,2 de 1945, (BARRETO, 2012). A *ênese *ontemporânea da Ciência da Informa*ão </line>
</par>
<par>
<line> a*vé*, </line>
<line> por*ant*, </line>
<line> da </line>
<line> "explo*ão </line>
<line> informaciona*" </line>
<line> *ós-gu***a </line>
<line> (PINHE*RO,1999; </line>
</par>
<par>
<line> NEPOM**EN*, 2011), que, </line>
<line> de a*ordo com Sar*cevic (1996, p.47), a *iência da </line>
</par>
<par>
<line> Infor*ação se con*titu* em "um campo ded*cado às qu*stõ*s científic*s e à prátic* </line>
<line> profissional, v*ltadas p*ra o* problemas de efetiv* comuni*aç** do *onheci*en*o e de </line>
<line> registr*s de *onhecimentos entr* *eres humanos, no cont*xt* social, institucional o* </line>
</par>
<par>
<line> indiv*dual do u*o e *as necessidad*s d* informação". Borko </line>
<line> (1968) tem a preo*upaçã* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> d*f*nir o **e é a CI * c*mo *sta se relac**na com a Bibliotecono*ia * a Documentação. Ele </line>
<line> fo*n*ce uma definição do qu* *e*i* Ciência d* *nform*ção. </line>
</par>
<par>
<line> É a discipl*na </line>
<line> *ue inves*iga as prop*ieda*es e o comportamento </line>
</par>
<par>
<line> informacional, as forças que gover*am </line>
<line> *s flu*os de i*f*rmação, e *s </line>
</par>
<par>
<line> s*gnificados do pro*essame**o </line>
<line> da informação, v*s*ndo à </line>
<line> a*essibilidad* e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> usabili*ade ót*ma. A Ciên*ia da Informação e*tá p*e*cu*ada com o cor*o *e </line>
</par>
<par>
<line> conhec*mentos </line>
<line> relacionados </line>
<line> * </line>
<line> origem, </line>
<line> coleção, </line>
<line> organiz*çã*, </line>
</par>
<par>
<line> arm*ze*amento, rec*peração, i*terp*etação, transmissão, t*ans*ormação, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> utilizaç*o d* informaç*o (B*RKO, 1968, p. 1). </line>
</par>
<par>
<line> Essa questão in*lui-se *a pesquisa sobre a representação d* informação em *m*os *s </line>
</par>
<par>
<line> sistemas, tanto *at*rais quan*o a*tificiais, uso *e cód**o* *ara a transmissão eficient* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> "Nascida for*almente em 1962, em uma reunião d* Ge*rgia Ins*itute of Technology, foi definid* como "a </row>
</column>
</par>
<par>
<line> c*ênc*a que in**sti*a as </line>
<line> prop*i*dades e * </line>
<line> co*por*amento da i*formaç*o, </line>
<line> *s f*rça* que governam o fl*xo da </line>
</par>
<par>
<line> informaçã* e os meios de processament* d* inf*rmação *ara *cess*bilidad* e usabil*d*de ótimas. Os processos </line>
</par>
<par>
<line> incluem a </line>
<line> *er*ç*o, di*seminação, </line>
<line> cole*a, organizaçã*, </line>
<line> ar*a*en*men*o, re**pe*ação, inte*pre*ação e uso da </line>
</par>
<par>
<line> inform*ção. A área é derivada de o* *elaciona*a à matemática, *ógi**, *inguíst*ca, *sicologia, </line>
<line> tecnolo*ia </line>
</par>
<par>
<line> comp*tacional, p*squ*sa o*er*cional, *rtes *ráficas, comunica*ões, biblioteconomi*, admini*traçã* algumas e </line>
<line> outras área*" (BRAGA, 1995, p. 4). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 Saracevic (199*) destaca d*is aspectos </row>
</column>
<column>
<row> impor*antes para o f*ito *e Bu*h: "(1) </row>
</column>
<column>
<row> d*finiu suci**amente um </row>
</column>
</par>
<par>
<line> prob*ema crítico que estava </line>
<line> p*r muito tem** na c*beça das *essoas, e (2) p*op*s uma so*ução qu* seria um </line>
</par>
<par>
<line> ajuste tecn*lógico, em conso*ância *o* * es*íri*o do t**po, além de estrat*gic**ente atrativa. Além disso, </line>
<line> Bush "identi*icou o problema da e*plosão info*macional- o *rreprimível *r*scimento *xpon**cial d* i*forma*ão </line>
<line> e de seus registros, pa*t*c****ment* em ciência e tecnol*gia" (p. 2). </line>
<line> R*v. F*A, Teresina, v. 14, n. 6, ar*. 5, p. 95-*0*, nov./dez. 2017 www4.fsanet.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * In**rdi*ciplinaridade Entre Ci*ncia *a *nformação e Comunica*ão Con*ecim*nto </line>
<line> 99 </line>
</par>
<par>
<line> mensa*e*, be* *omo o *stu*o do processamento e de técnicas aplic*das a*s computador*s e </line>
</par>
<par>
<line> seu* sistemas de pr**ra*ação. Para o aut*r, trata-se de uma </line>
<line> *iência interdisciplinar o*iund* </line>
</par>
<par>
<line> *e outras áreas de conhecimen*o * que *stão r*lacionadas como a Matem*tica, Psic*logia, </line>
<line> Engenharia d* *rodução, Bi*lioteconomia, Artes Gráficas, Comuni*ação, Ciência da </line>
<line> Computaçã*, entre outras. "Têm ambos c*mponentes, de ciência p*ra vis*o que investi*a *e* </line>
<line> **jet* sem *onsider*r sua aplicação, e um componente de ciência aplica*a, v*sto que </line>
<line> desenvolve ser*iç*s e produtos" (BORKO, 1968, p. 2). Em o**ras pal****s, *orko q*e* diz*r </line>
<line> que, conhece* * signific*do da CI* inclui * in*estigação, as r*presentações da inform*ção </line>
<line> ta*to *o sistema natura*, como no a*t*ficia*, o uso de códigos *ara uma eficiente transmissão </line>
</par>
<par>
<line> de men*agen* e o es*udo do* ser*iços e técni*as de pro*es*amento </line>
<line> da informaçã* e </line>
<line> seus </line>
</par>
<par>
<line> sistemas de progra*açã*. </line>
</par>
<par>
<line> *esta </line>
<line> direçã*, </line>
<line> out*os </line>
<line> pe*qu*s*d*res </line>
<line> *p*ntaram as pro*lemáticas e d**iniçõ*s da </line>
</par>
<par>
<line> **formação de*tro da CI c*m </line>
<line> perspectivas *iferen*iadas, *omo a de ser </line>
<line> uma "necessidade" </line>
</par>
<par>
<line> (*E **ADIC, 1996), *omo "co*sa" (BUCKL*ND, </line>
<line> 19*1), "*omo um sistema </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> comunicaçã*", (SH***ON; WEAVER, 1949), sobre*udo, em "usar a informa*ã* é trabal*ar </line>
</par>
<par>
<line> com a *atéri*-p**ma \*nformaç*o para o*ter um efeito *ue sa***faça um* necessidade a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> in*ormação" (*E COADIC, </line>
<line> 1996, p. 2*). Ao ana*i**r a informação na *ocied*d* </line>
</par>
<par>
<line> contemporânea * seus de*dobramen*os, Barreto (2002) af*rma que as tecnologias digi*ais </line>
</par>
<par>
<line> alteraram as caracterí*ticas essencia*s da con*ição da *nfo*mação da comun*caçã*, q*ais e </line>
</par>
<par>
<line> sej*m: espaço e tempo, inter*ç*o entre *miss*r e *eceptor, os estoq*es e receptores </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> i*forma*ão. Além d*ss*s características apo*tadas, a v*loci*a*e em que a* </line>
<line> infor*açõ*s </line>
<line> são </line>
</par>
<par>
<line> construídas tamb*m *e c*nfigura c*mo um *lemen*o em potencial dentro das *ed*s de alta </line>
<line> vel*c*dade. *este en*re*eio *ientífico, a inform*ção também se most*a como um fenôm*no </line>
</par>
<par>
<line> pertinente no *ampo da Comuni*a*ão com suas </line>
<line> nuan*es, caracter*sti*as semelha*tes </line>
<line> n* *I. </line>
</par>
<par>
<line> Trata-se, portanto, </line>
<line> de um o*jeto que na*ega em **mpos *íbridos, com </line>
<line> va*iadas formas </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> abordagens e contextos multifac*tados, em </line>
<line> que a tr*nsversalidade perpassa as áreas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> conhecim**to, p**movendo diálogos inte*ca**iáve*s no campo científico. </line>
</par>
<par>
<line> Tomando como fundamento que a Comunicação é </line>
<line> um *nt*r*âmb*o de mensagens, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> p*ocesso co*uni*acional pode ser considerado </line>
<line> c om * um a </line>
<line> "práxis" objetiva, isto é, "tra*a-se </line>
</par>
<par>
<line> de *m* h*bilidade q*e s* aprende, uma habili*ade exclusi**mente hu*a*a. Ela ocorr* atra**s </line>
<line> da linguagem, que é t*m*ém capacidade pertencen*e ao *omem" (HOLFELDT, 2004, p. 61). </line>
<line> 3 Em *ssên*ia, a Ciê*cia da I*formação investiga as propriedades e o comportamento da informação, * uso e a </line>
</par>
<par>
<line> transmissão *a infor*aç*o, e o pr*c**sa*ent* da informação, visando uma armaze*agem * uma </line>
<line> recupe*açã* </line>
</par>
<par>
<line> id*a*. (BORKO, 1968, p.4) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. *4, *. 6, a*t. 5, p. 9*-*08, *ov./dez. 2017 </line>
<line> ww*4.fsa**t.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. Ro*rigue*, F. S. A. Serrano, E. S. Lima, E. C. A*v** </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> As pesquisas *ien*íficas em C*municação remontam desd* as *es*uisas de Aristóteles p*r </line>
</par>
<par>
<line> voltado *éculo </line>
<line> II A.C </line>
<line> (*REIRES, 2007; MELO, 1977), período q*e ant*cede </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *nst*tucionaliza**o do camp* de c*nhecimento au*ônomo. Mas, a part*r da década de *930 é </line>
<line> qu* têm iníc** as pesqui*as científicas \inst*tuci*na*i*adas\ *om * Escola de Chicago *ue </line>
<line> inau**rara* o termo "**teracionismo s*mb*lic*". De* anos *epo*s, vá*ios pesqu*sad*res da </line>
<line> Escola d* Pal* Alto, oriundos *e o*tras áreas como *ntropolo*ia, Linguísti*a, *atemática, </line>
<line> Soc*ologia, abrem porta* para o* estudos em Comu*icação (ARAÚJO, 2004). S* *nalisa*mos </line>
<line> b**, no seio da f*rmaç*o, a C*munic*ção também *pre*ent* características in*e*dis*ipl**ares, </line>
</par>
<par>
<line> *ua*do v*rios olhar*s es*avam d**ecion*dos em estud*r, sobr*tudo, </line>
<line> *s **eitos da mídia na </line>
</par>
<par>
<line> ***unic*ção de mas**, </line>
<line> o </line>
<line> que se con*encionou chamar </line>
<line> de *ass Co*mu*i*ation R*s**rch4. </line>
</par>
<par>
<line> "Pode-*e até dize* que foram n*s anos de 1930, nos Estados Uni*os, à </line>
<line> oc*sião das e**ições </line>
</par>
<par>
<line> *me*icanas, que a comuni*ação *merg*u" (MIÈGE, 2009, p. *). </line>
</par>
<par>
<line> Um *os primeiros mode*os comunicaciona**, Teoria Matemática *a Comuni*ação, d* </line>
<line> Shannon e *eaver (1949), que, n* verdade, postul**a uma sistemat*zaçã* d* *roc*s*o </line>
<line> **mun*cat*** (figura 1) através *e uma logística meramen** técnica, enfati*ando dados </line>
</par>
<par>
<line> qu*ntitativ*s. Aqui, a *omunicação * </line>
<line> revelada como processo d* transmissão ** uma </line>
</par>
<par>
<line> mensagem, através d* um canal para chegar ao de*tin**ário. Pa*a Araújo (2004, p. 122) "to*os </line>
<line> esses conceitos e os e*ementos do proc*sso *ão enca*xados em teorem*s **e utilizam m*trizes </line>
<line> e logaritmos n*m estudo puramente matemático e quantitativo". </line>
<line> Fi*u*a 1 - Modelo da Teo*ia Matemátic* *a *om*nica**o </line>
</par>
<par>
<line> Fonte de </line>
<line> Transmisso* </line>
<line> Ca*al </line>
<line> Receptor </line>
<line> Destinação </line>
</par>
<par>
<line> in*orma*ão </line>
<line> (Codifica*or) </line>
<line> (Deco*i*icado </line>
</par>
<par>
<line> Fonte de </line>
<line> Ruído </line>
<line> Fonte: Ela*or*ção dos autor*s; a*a*tado de Sh*nnon e Weaver (**49). </line>
<line> Os e**u*os em Comunic*ção no Brasil datam no fim *o *écu*o XIX, q**ndo tentavam </line>
</par>
<par>
<line> registrar a traje*óri* </line>
<line> dos jo*nais * revis**s *om perspectiva historiográfica. Cont*d*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 4 </row>
</column>
<column>
<row> Essa tr*dição *o* estudos * i*tegrada p*r abordagen* e autores *om formaç*es variadas como psic*log**, </row>
</column>
</par>
<par>
<line> **ciologi* política, cog*içã* e o* efeitos que as mensag*ns pro**gandísticias exerciam nos i*divíduos em </line>
<line> sociedade. </line>
<line> Re*. *SA, Tere*ina, v. 14, *. *, a*t. *, p. 95-108, nov./de*. 2017 www*.fsane*.c*m.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A I**erdisciplinar*da*e Entre C*ência da Informação e Comuni*açã* Conhe*i*en*o </line>
<line> 101 </line>
</par>
<par>
<line> institucio*a*ização com*ça a partir da **cada de *940, mome*** em que a indús*r** cul**ral </line>
<line> *omeça a se desenv*lv*r no país, cuj* marco é fundaç*o do Ibope, em 1942, época em q** se </line>
<line> inst*l*m no *ra*il algumas empresas que vão c*letar dados para as organizaçõe* m*diáticas * </line>
<line> também, par* as organizaçõ*s de anuncia**es e formadores *e opinião públic*. O </line>
</par>
<par>
<line> d*senv*lvimento da </line>
<line> pesquisa em Comun*c*ção no Brasil não ocorre de modo tradic*onal, </line>
</par>
<par>
<line> a*sim como outro* p**ses, com início </line>
<line> *a i*prens* *s*rita. A pes*uisa vai *e desenvol*er </line>
</par>
<par>
<line> atra**s do *á*io da televis*o, nã* só *om foco na e </line>
<line> audiênc**, mas direcionando *ara </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> hábitos de *onsumo. Poste*iormen*e, c*rsos e congr*ssos *oram criados e fo*ta*eceram a área </line>
<line> (MELO, 2006). </line>
<line> A simb*ose ent*e os campos da Ciência da Informação e Comunic*çã* po*e ser </line>
<line> considerada como uma experiência que *anha senti*o em cam**s diferenciados do saber. A </line>
<line> *ss*ncia da inform*ç*o e da *om*nicação t*m carac*erísticas "po*i*ônica e pl**alis*a", tendo </line>
</par>
<par>
<line> em v*sta a gama d* m*ltipl*s es*udos empíricos q*e </line>
<line> englobam * realidade (P*IVA, </line>
<line> *002). </line>
</par>
<par>
<line> Neste sentido, a interdisciplinarid*de é *ma característica que marca fortemente os d*is </line>
</par>
<par>
<line> campos *i*ntífico* </line>
<line> n* rol das c*ências human*s e que "é a ma**festaçã* d* uma </line>
</par>
<par>
<line> t*ansformação *pistemológi*a em curs* e apontam-se aquelas que nos *arecem ser as suas </line>
</par>
<par>
<line> *uas *on*equências </line>
<line> principa*s: o alar*am*nt* do *onceito de ciência e a transf*r*aç*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Univ*rsidade" (POMBO, 2005, p. </line>
<line> 1). D*ste *odo, *a*ha relevânci* os *ubcampo* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Jorn**ismo </line>
<line> e da *i*lioteconom*a, cuja integração e pr**icas cientí*icas podem agi* </line>
</par>
<par>
<line> mutua*ent* no fomento à gestão da info*m*ção, te*do c*nsequência na *era*ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> conheci*entos **vin*o* ** inte*dis*i*lina*idade de ambas as </line>
<line> á*eas, de*tre outros </line>
</par>
<par>
<line> desdobramentos. </line>
</par>
<par>
<line> 3 RESULTADOS E DI*CUSS*ES </line>
</par>
<par>
<line> *.1 Bibliotecono*ia e Jor*alismo: *nte*ra*ão e Práticas de Gest*o da In*ormação </line>
<line> Os desenhos rupestres, a utiliz*ção do papiro no Egito e do papel *anus**ito na China </line>
<line> são exemplos de com* o homem sempre buscou, desde os primórdios, formas de *egistrar sua </line>
<line> h*stóri*. De a*ordo **m G*nti** (2004), os r*gistros a*queológicos mostram que, ao longo do </line>
<line> tempo, os seres humano* interagiram **m seu* semelhantes a*ós perceberem que o mundo ia </line>
<line> além d*s pare**s das caver*as e d*s saíd** em bu*ca de alimento, pois *ertos instan*es como </line>
<line> o de preservar a espéci*, **tavam em jog*. </line>
<line> *o século XV, surge na Europa, * r*voluç*o midiát*ca *om a tipografia, inventa*a </line>
</par>
<par>
<line> pelo artesão Johannes Gutenber*, que const*uiu a **ensa para impre*são das letras. Sua a </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 14, n. 6, *rt. 5, p. 95-108, nov./dez. 2*17 www4.fsanet.c*m.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. A. Rodr*gues, F. S. A. Serrano, E. S. Li*a, E. C. Al*es </line>
<line> 10* </line>
</par>
<par>
<line> inven*ão substituiu métodos a*é *ntão usados para a pro*ução de livros. Com isso, é possí*el </line>
</par>
<par>
<line> *ntendermos * import*ncia das letras de me*al **iadas por *ut*nberg </line>
<line> para * evolu*ão da </line>
</par>
<par>
<line> cultura escrita e da m*d*a d* sécul* XX* (fig.2). Poster*ormente, no </line>
<line> século ** Ste*e *obs, </line>
</par>
<par>
<line> nos rem*te a *evolução </line>
<line> da* indústrias da tecnol*gia *a informação *om com*u*adores </line>
</par>
<par>
<line> pessoais, film*s de *nimação, música, telefones, tab*ets e *ub*icação d*gital. Nesse *specto, </line>
<line> Levy (19*9), a*irm* que as imag*ns, *s *alav*as, as construções de linguag*m e*tre*eava*- </line>
<line> s* nas alm*s humanas, fo*necem mei*s e razõe* d* viver aos h**ens e suas inst*tuições são </line>
</par>
<par>
<line> recicl*das por gru*os o**anizados e </line>
<line> instrumental*zadas, co** também po* c*rc*ito de </line>
</par>
<par>
<line> c*m*nic*ção e memórias a*tificiais. Portanto, percebemos modif*caç*es determinantes nas </line>
<line> e***utu*as so*iais em diverso* a*pe*tos, sobretudo no que é tocante a sociedade da </line>
<line> i*f*rmação, balizada pelo uso fr*nético da in*orma*ão, f*zendo surgir uma revoluç*o nos </line>
<line> p*oces*os de com*nicaç*o e dissemi*açã* *o con*ecimen*o, *an*o *nício * um no*o mod*lo </line>
<line> de sociedade, a chama** "socie*a*e da informaç*o" (CASTEL*S, 1999). Nessa *erspectiv*, </line>
<line> A expressão \Sociedade da I*formaç*o\ re*ere-se a u* modo d* de*envolvim*nto </line>
<line> social e eco*ómico em que a aquisiç*o, arm*zename*to, processamen*o, </line>
<line> valorização, transmiss*o, distr**uiçã* e di*seminação de inf**mação conducente à </line>
<line> criação de c*nheci*e*to e à satisfação das nec**sidades dos c*dadãos e das </line>
<line> empresas, desempenham um papel *entral na a**vidade económ*ca, ** criação de </line>
<line> rique*a, na definição *a *ua*id**e d* vida *os c*dad*os e das *uas p**ticas cul*u*ai*. </line>
<line> (MINISTÉRIO DA *IÊ*CIA * TECONOLOGIA, *997, p. 5). </line>
<line> Percebemos, assim, q*e a sociedad* atual *xige novas m*n*iras de *erar e transmitir </line>
</par>
<par>
<line> *o*hecimento e se carac*e*iza pel* inovação *a </line>
<line> informa*ão e c**uni*aç*o. Ne*s* *entido, </line>
</par>
<par>
<line> entre outr*s aspectos, destac*mos a </line>
<line> aplicaç*o das pr*ticas bibl**teconômicas que tornem </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> a*esso, *so e d*ssemi*ação *uando </line>
<line> integradas à *i*guagem da </line>
<line> com**icação atr*vé* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> jornalism*, mar*e*ing, **blici*ade, editoração das demais e </line>
<line> área* correlacion*das à C*ê*c*a </line>
</par>
<par>
<line> da Informação. </line>
<line> *sse **oc*sso ocorre por meio do mapeament*, coleta, recupera*ão, </line>
</par>
<par>
<line> processamen**, armaz*namento, dis*ri*uição, facilit*ndo a *roduçã* de conteúdos atr*vé* do </line>
</par>
<par>
<line> planejamen*o, por **io d* </line>
<line> análise, *o control* e coo**ena*ão da </line>
<line> informaçã* em um ciclo </line>
</par>
<par>
<line> con**nuo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 14, n. 6, art. 5, p. 95-108, nov./*ez. 201* </line>
<line> ww*4.fsa*et.com.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Interdisc*plinaridad* Entre Ciência da I*formaçã* e Comu*ic**ão Conhecimento </line>
<line> *03 </line>
</par>
<par>
<line> **gura * - Tipos Móveis c**ado por Johan*es Gutenberg no sécul* XV. </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Google *mage </line>
</par>
<par>
<line> Confor*e Le Coadi* (2007, p.107), *o percorrer * cicl* da *nfor*ação, de*ect**-se </line>
<line> t*ê* re*oluções q*e af*tam os três te*pos desse ciclo: o tempo da produção da inf*rmaç*o; o </line>
</par>
<par>
<line> da comunicação e o uso. Desta*a, ai***, três revoluç*es </line>
<line> científicas que ocorreram ou estão </line>
</par>
<par>
<line> em curso, dando origem * três </line>
<line> novos p*radi*mas c*e*tí*icos: o trabalh* coletivo, f*uxo e o </line>
</par>
<par>
<line> **uário. *ssim, e*tend*m-se as técnicas bibliotec*nômi*as como p**ticas que estabelece* </line>
<line> méto*os e facili*am *s processos de planej*r, organizar, c*ntr*lar, c*ordenar e monitor*r </line>
<line> *luxos de informação. D*ste m*do, essas prá*icas, associa**s às ferramentas administ**tiv*s </line>
<line> da comuni*açã*, buscam o*imizar ser*iços e atrair o *s*ário, be* co*o conquistar n*vos </line>
<line> *úb*i*os*. Entretant*, o acesso à *nf*rma*ão e a s*a t*a*sformação em conhecimento até </line>
<line> chega* ao **uár*o *inal são valores *e relacio*amento, *ntegração e compartilhamento. </line>
<line> Nesse aspect*, compartilhar é ess*ncial quando nos r*ferimos ao *e*env*l*imento da </line>
</par>
<par>
<line> Socie**de d* In*orm*ção. Quanto ao *orn*lismo, u** área co**e*ata da Comunicação, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aquisição, o tratamento, a organi**ção e as for*as de *cesso à *nformação est*o relacio*ad*s, </line>
<line> à h**tória da *mprensa, **e surge com a necessidade que * homem tinha de se c*municar, </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 5 </row>
</column>
<column>
<row> Pode citar *omo *o* exemplo, * marketing de relacionamento. **s*e modo *ompr**nde-se que * mark*ting de </row>
</column>
</par>
<par>
<line> relacio***en*o é um pr*ce*so con*ínuo de identi*icaç** e criaçã* de novos valor*s co* *suá*i*s [...] e o </line>
<line> *ompartilhamento de seus benefíc*os d*ra*te *ma vida **t**r* de parcerias (GOR*ON, 2002). </line>
<line> Rev. FSA, Te*e***a *I, *. 14, n. 6, ar*. 5, p. 95-10*, nov./dez. 2017 www4.fs*net.com.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. A. Rodrigues, F. S. A. Serrano, E. S. Lima, *. C. Alves </line>
<line> 104 </line>
</par>
<par>
<line> através d* processo de se i*f*rm*r ou de inform*r algo a alguém. Not*, neste ponto, * relaç*o </line>
<line> simbiót**a entre ambas a* á*eas n*m pr*cesso de in**g*ação histór*ca. </line>
<line> Esse pro*ess* t*m i*ício apen** no sécu*o XV, com a *ri*ção da impres*ão com ti*os </line>
<line> m*vei* por Gute*berg, conforme destacamo* anteriorm*nte, surgindo *s f*lhas pe*iódicas. O </line>
</par>
<par>
<line> prec*rsor d* prime*ra *ub*icaçã* é o austr**co Migue* Von Aitzing, *ue lança, em 1583, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Relati* Hi*tórica, u*a publ*cação *eme*tral. Logo *pós, *urgem os jo*nai* com u*a </line>
</par>
<par>
<line> *req*ê**ia *egul*r ** tir*gens em Ve**za, *lemanha e Holanda </line>
<line> (OL*V*IRA, </line>
<line> 2003). * </line>
</par>
<par>
<line> *mpren*a no Br**il tem seu início em 1*08 com a che*ada da famí*ia real portugu*sa a* </line>
<line> *rasil sendo, até então, proibida toda * qu**quer atividade *e impr*nsa, foss* a publicaçã* de </line>
</par>
<par>
<line> jornais, livros ou panf**t*s. Esta era *ma peculiari*ade da América *ortug*esa </line>
<line> pois, nas </line>
</par>
<par>
<line> demais </line>
<line> c*lônias *u*ope*as </line>
<line> no continente, a impre*sa s* fazi* present* desd* o sé*ulo X*I </line>
</par>
<par>
<line> (OLIVEIRA, 2003). </line>
<line> P*ra Nicholas (19*7), com* os jornais sã* o* res*onsáveis por *ot*ciar vários tem*s, é </line>
</par>
<par>
<line> fun**m**tal a necessidade </line>
<line> d* os jornalistas se *spec*aliz*rem em qualquer área do </line>
</par>
<par>
<line> *onhe*imento. Portanto, cada t*po de jornalismo *e* suas exigê*cia* e nece*sid*des de </line>
<line> in*ormação c*racterística às s*as funções especificas. *s dem*ndas de informaç*o se </line>
</par>
<par>
<line> modificam de aco*do com duas v*r*áveis b*sica*: as carac*eríst*cas estrutur*is </line>
<line> do me*o de </line>
</par>
<par>
<line> comu*icação para o qual *raba*ha (rád*o, imprensa e tele*isão); e a modali**de de jornalismo </line>
<line> e* que desenvolvem sua pr*fiss*o (jo*nalismo especializado jornalismo generalista, </line>
</par>
<par>
<column>
<row> jornalismo cien*ífico, j*rnalism* i*vestigativo, etc.). As ativ*da*es de ca*a tipo d* jorna*i*ta </row>
</column>
<column>
<row> 6 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> se c**plementam, ta*to no que s* r*fere às n*cessidades de *nformação, quanto às fo**as *e </line>
<line> a*esso e tipos de **ntes utilizad*s. </line>
</par>
<par>
<line> E na av*lia*ão de Fu*ntes i Pujol (1995, p. 135), são *o me*mo te*p* </line>
<line> prod*t*re* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> receptores de *nformação e, para difundi-**, </line>
<line> ne*essitam t*mar co*hec*mento dela </line>
</par>
<par>
<line> pre*iamen*e, ou sej*, nut*em- se *e informaçã*; em *ista </line>
<line> diss*, fo*mam um gr*po com </line>
</par>
<par>
<line> ca*acter*sti*as particul*res; *orém, *s *studos de usuário da informaçã*, na </line>
<line> área de </line>
</par>
<par>
<line> jornalismo, *ão </line>
<line> e*cassos na lite*atura internacional, e </line>
<line> pra*ic*mente inexistentes </line>
<line> n* esfera </line>
</par>
<par>
<line> nacional. </line>
</par>
<par>
<line> A i*formação está rel*c*onada ao jorn*li*mo no que se </line>
<line> re*er* à divulgação, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> q*an*ida*e, **o n*cessar*amen*e se preocupando se aquela inf*rm*ção </line>
<line> notic*ad* </line>
<line> vai gerar </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 6 </row>
</column>
<column>
<row> O jornal***a * *m dos *r*fissio*ai* que ma*s tem *ecessidade d* *ma *as** qu*ntidade de in*orma*ão, *ois </row>
</column>
</par>
<par>
<line> vi*e sob a pressão de est*r bem info*mado e saber bu*cá-la de forma rápi*a e preci*a, fa* par*e de suas </line>
<line> atividades laborais. Além dis*o, precisa, ao mesmo tempo, lidar co* uma d*v*rsidade de f*ntes e c*m as TI*s </line>
<line> (Tec*ologias da **formação e Comunicaç*o) para produzi*, em tempo *ábil, novas informa*ões. Os jornalistas </line>
<line> são, segun*o Nichol*s (*9*7), os usuári*s qu* mais *emandam inf*rmação e u*u*lmente a solicita* no último </line>
<line> min*to. </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 14, *. 6, art. 5, *. 95-*0*, no*./dez. **1* *ww4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Inter*iscipl*naridad* E**re Ciência da Informação * Comunicação Conhecime*to </line>
<line> 105 </line>
</par>
<par>
<line> *on*ecimento, mas sempre visando o coletivo, o plural. Logo, ques*õ*s polític*s, ec*nôm*cas </line>
<line> e s*c*ai* propic*aram a proliferação da i*for*ação **ravés de jo*nais, *ele*isã*, revistas, rádi* </line>
</par>
<par>
<line> e internet e a parti* d*sse contexto, passa-se a vive*ciar o </line>
<line> que se *onvenci*n** chama* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> So*iedade da Informaç*o (CAS**LLS, 1999). * **sultado des*e "tu*bilhão info*macional" é </line>
<line> o surgim*nto de grandes desafios l*gados ao gerenciam*n*o de informação. Assim, a ge*tão da </line>
</par>
<par>
<line> informaç*o dis*õe-s* a estab*lecer parâmetr*s, estágios sistematizado*, *l*n*j*dos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> estrut*rado* </line>
<line> **s </line>
<line> qua*s os flux*s infor*acion*is sã* resp*n*áve*s. Ca*tells (2001, </line>
<line> p. 501) </line>
</par>
<par>
<line> possui uma visão a r**peito de fluxos. Para ele: </line>
<line> F**xos não representam apenas um elemento da organização soc*a*: são * expressão </line>
<line> dos processos que d*minam nossa *ida e*onômi*a, p**ítica e *imbólic*. [...] Por </line>
<line> *lux*s, entendo a* se*uências inten**onais, repetiti*as e programáveis de intercâmbi* </line>
<line> e interaç*o entre posições fisic*ment* d***rticuladas, mantid*s por ato*es socia*s nas </line>
<line> estr*tu*as econô*ica, p*lítica e simból*ca da sociedade (CASTELL*, 2001, p. *01). </line>
<line> Dian*e d*ss* cenár*o, a Ge*tão da *nformação pode s*r fundamen*a* para a eficiência </line>
</par>
<par>
<line> d* *rodução, acesso e </line>
<line> uso da informação so* *oni*oramento </line>
<line> c*ns**nte desses fl*xos </line>
</par>
<par>
<line> inf**macionais através de ferr*m**tas que pr*piciam a i*entificaç*o, * armazenamento, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> disseminação entre o*tras atividades que perm*tem c*nhecer o ***port*mento e necessidades </line>
<line> da soci*dade d* informação. </line>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> * artigo buscou discut*r a relaç** interdisciplinar e*tre Ciênci* da *nformação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Comunicação. Percebe-se a a*r**imação n* constr*ç** din*mica da rel*ção e*tre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> informação e o conhecim*nto no qu* se **fe*e à apr*priação social. Contudo, é imp*escindíve* </line>
</par>
<par>
<line> *or*ar a info*mação disponí*el </line>
<line> de m*ne*ra eficaz * o*jetiva, po* m*i* de métodos </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> sistematização para * *ces*o e uso pelo usuário. Entr* el*s podemos d**t*car * *l*bora*ão d* </line>
</par>
<par>
<line> lingu*g*ns, processos técnicos *e áreas esp*cíf*c*s como a Bi*liot*conomia que *acilitem </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> localizaçã*, id*ntificação, </line>
<line> disseminação, </line>
<line> a*esso e mo**toramento dos *l*xos voltados para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sat*sfação d** necessidades d* usuário. </line>
<line> Para tanto, podemos entend*r que a Ciê*cia da **formaçã* e a Comu*icaç*o **scam </line>
</par>
<par>
<line> evidenciar * aspe*to s*mân*ico </line>
<line> da infor*a*ã*, a fim de forma a esta*elece* * s*ntido. </line>
</par>
<par>
<line> Conforme Nonaka e Takeuchi (1997, p. 64) o aspecto *emântico </line>
<line> d* inf*rmação mais é </line>
</par>
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<line> Re*. F*A, Te**si*a *I, v. 14, n. *, art. 5, p. 95-108, nov./dez. 2017 </line>
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<line> A. A. Rodri*ues, F. S. *. Serrano, E. *. L**a, *. C. A*v*s </line>
<line> *06 </line>
</par>
<par>
<line> importante para a cri**ão d* </line>
<line> conhe*imento, u*a vez que se *oncent*a no si*nificado </line>
</par>
<par>
<line> tran*mitido. Como aspecto salu*ar, a simb*ose de *mbas as áreas, cada *ma com seus </line>
</par>
<par>
<line> co*texto* d*feren*iad** * </line>
<line> particulares, *odem atuar j*ntas </line>
<line> em um </line>
<line> p*ocesso de </line>
</par>
<par>
<line> retroalim*ntação q*e pode nã* apenas fortalece* o campo científico com u* vié* unificador, </line>
<line> c*mo ta*bém traze* es*ud*s c*ncretizados que solidifiq*em os av*nços cient*ficos e s*ciais </line>
<line> na Ciê*cia da Infor*ação e na Comunicação. </line>
<line> A *nterface entre *s cam*os motiva a *esquisas des*fiado*as pa*a que novos **gulos </line>
<line> *e abordage*s possam *er **is bem d*lineado* e interpr*tados no rol das **ências Humanas </line>
</par>
<par>
<line> e Soc**is, e posiciona essa relação </line>
<line> num p*tama* discur*ivo rico *e debat*s </line>
<line> t**ricos *e e </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa p*á*ic* ap**cada. A convergência d* am*as as áre*s demarc* que o diál*go pode se* </line>
</par>
<par>
<line> enriquecedor e favorecer os marcos teóri*os e iníc** de uma relação que *mp*ifique </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> e*paços di*cursiv*s, pro*uzindo novos fo*os e **vos p*rad*gm*s no c**po científico. </line>
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<line> *. S. A. Serr**o </line>
<line> E. S. Li*a </line>
<line> E. C. Alve* </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise * interp*eta*ão **s *ados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabora*ã* do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na ap*ovaç*o *a *ersão f**a* do manus*ri*o. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> R*v. FSA, Teres*na, v. 14, n. 6, art. 5, p. 95-108, nov./dez. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revist* </line>
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</document>

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