<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 6, art. 4, *. 72-94, nov./dez. 2017 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2017.14.6.4 </line>
</par>
<par>
<line> Contato Cultural e Fronteiras *tnicas *o Litoral do Piauí: Problemática* e </line>
<line> *ossibili*ad*s </line>
<line> Cult**al Contact and **hnic Border* in the Coast *f Pia*í: *roblems a*d Possibilit**s </line>
</par>
<par>
<line> Heb*rt Rogéri* do N*scime*t* Coutin*o </line>
<line> Mestre em Arqueolo*ia *ela Universida** *ederal do *iauí </line>
<line> Professor *a Univers*dade Federa* do Piauí </line>
<line> Email: he*er*262@hotmail.com </line>
<line> *lávio Riz*i C*lippo </line>
<line> Do**or em Ar*ue*logia pela U*i**rsidade *e São Paulo </line>
<line> Profe*s*r da Unive*sidade Fede*al do Piauí </line>
<line> Email: c*lip*o@ufpi.edu.br </line>
</par>
<par>
<line> E*der*ço: *eber* Rogério d* Na*c*mento Cou*inh* </line>
<line> Editor Cientí*ico: Tonny Kerley de Alencar Rod*igues </line>
</par>
<par>
<line> Campus Un*v*r*i*ár*o Min*str* *etrônio Portela - *a*rro </line>
</par>
<par>
<line> I*inga - Teres*na/PI. </line>
<line> Art**o *ecebido em 09/08/2017. Últ*ma </line>
<line> ver*ã* </line>
</par>
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<line> recebida ** 1*/09/2*17. Aprov*do em 16/09/2**7. </line>
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<par>
<line> Endere*o: Flávi* Rizzi Cal*ppo </line>
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<line> C*mpus Univ*rsitári* Minis*ro Petrôn** Portela - B*irro </line>
<line> Avaliado *elo *i*tema Triple Review: D*s* Review *) </line>
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<par>
<line> Ininga - **resin*/PI. </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e *) Doubl* *lind Review </line>
<line> (avaliação ce*a por doi* avaliadores da área). </line>
<line> Revi*ão: Gra*a*ical, Norm*tiva e de F*rma*a*ão </line>
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<line> C*ntato Cultur*l e Fronteiras Étnica* no Litora* do P*a*í: Prob*emáticas e Possibil*dades </line>
<line> 73 </line>
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<line> RE*UM* </line>
<line> *ssa pes*uisa t*m como *b*etiv* refletir sobre os *spe*tos culturais r*sponsáveis pela *r**çã* </line>
<line> do contex*o arqueológ*co o*iundo das re*ações esta*elecidas entre o nativo e o co*on*za*or na </line>
<line> costa piauiense. Para ta*to, for*m es*abelecidos como procedim*ntos metod*lóg*cos análi*es </line>
</par>
<par>
<line> in situ de sítios arqueológ*cos prese**es na faixa </line>
<line> costeira do Piauí, d*d** et*o-histór**os </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> *ev*n**mentos bi*liogr*ficos da *iteratura p*r*inente. *omo aparato teórico fora* e*e*cados </line>
<line> autor*s que discorrem *o**e * A**ueologia do P*uralismo (LIGHTFO*T, 1*95; DE*TZ, </line>
<line> 1963, 1*91; DEAGAN, *985) que *rata de contextos culturais particul**es, criados atra*és de </line>
<line> interações multi-ét*i*as, assim *omo a Antr*p*l*gia Ambiental de Tim Ingold (20*0; 2002; </line>
<line> 20*0). *ssa pesquisa tornou *ossíve* a *ercepção de que contexto* amb*entais esp*cí*icos </line>
<line> foram *cupados em *etrime*t*s d* *str*t*g**s estab*lec*d** em c*nte*t*s cul*ural*ente </line>
<line> const*u**os, fato *sse ob*ervado ** c*mposição e*pacial dos sítios arqueo*ógicos presentes </line>
<line> nessa região. </line>
<line> Pal*vras-chave: Litoral do Piauí. *ronteiras Étnicas no Litoral do P*auí. Ín*io na Costa </line>
<line> Piauiense </line>
<line> *BSTRACT </line>
</par>
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<line> T*is r*searc* a*ms to *eflect on the cultural </line>
<line> **pec*s responsi*le for the cre*tion of the </line>
</par>
<par>
<line> archaeological context ar**ing from the relat*ons established bet*een th* native </line>
<line> and the </line>
</par>
<par>
<line> col*nizer on the coast of Piauí in t*e first *ent*ries of colonization. F*r that, m*thodologi*al </line>
<line> procedu*es we*e est*blish*d in situ analyzes of ar*haeological sites *re*ent in the coa*tal </line>
<line> range of Piauí, et*no-historic*l data and bibl*ographical su*veys of the pertine** literature. A* </line>
<line> a theoretica* apparatus, authors wh* d*scuss *h* Archeology of Plural*sm (LIGHTF*OT, </line>
</par>
<par>
<line> 1995; </line>
<line> DEETZ, 1963, *991; *E**AN, </line>
<line> 1985) are addr*ssed, d*aling wit* partic*lar cultural </line>
</par>
<par>
<line> contexts *re*t*d th*ough mult*-ethnic interact*on*, as we*l as Tim's Env*ro*ment*l </line>
</par>
<par>
<line> Anthro*ol*gy Ingold (2000, 2**2, 2010). Th** research made *o*sible </line>
<line> the p*rce*ti** that </line>
</par>
<par>
<line> specific </line>
<line> en*i*onmental contexts were </line>
<line> o*cupied in de*riment of est*blished *trategies *n </line>
</par>
<par>
<line> c*ltu*ally c*nstructed co*texts, *act observed in the *pati*l c*mpo*ition of the *rcheol*gica* </line>
<line> s*tes present *n *hi* r*gion. </line>
<line> *eywords: P*auí Coast*ine. Eth*ic Border* on the Coast of Piauí. on *he Coast of *iauí </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 14, n. 6, ar*. *, p. 72-94, nov./de*. 2017 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
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<line> H. R. N. Coutinho, F. *. Calippo </line>
<line> 74 </line>
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<line> * INTRO**ÇÃ* </line>
<line> Os questionam*ntos qu* **m send* constru*dos sobre o contex*o arq*e*lógico *o* </line>
</par>
<par>
<line> sí*ios *a cos*a *iauiense (COUTINHO, 2013, 2016), tro*xeram uma prob**mática teórica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *etodológic* qua*do ten**m*s indagar s*bre </line>
<line> as rel*ções </line>
<line> estabelec*da* entre os grupos que </line>
</par>
<par>
<line> ocupav*m o l*toral d* Piauí e o col*nizador eu**peu. Sab*-se que, ap*s o con*ato com esses </line>
</par>
<par>
<line> grupos, diversas f*rmas d* *e relaciona* (guerr*s, ***r*o*, </line>
<line> etc.) o*o*reram *ntre ambos. </line>
</par>
<par>
<line> P*rém, *ua**o tomamos a *ultura material como resultad* de*sa* relações, há uma distinção </line>
<line> na *orma de anal*sá-las. </line>
<line> Apesar do ainda *n*ip*ent* estudo sob*e a *ult*r* *aterial prese*t* nos sítios </line>
</par>
<par>
<line> arqueoló*icos do litoral do Pi*uí, *s *ados </line>
<line> et*o-hi*tóricos n** in*i*am a levant*r *lguns </line>
</par>
<par>
<line> questionam*nto*. ****eiro, sa*e-se que os europeus que *entaram colonizar a costa do Piauí, </line>
</par>
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<line> tiv**am </line>
<line> diversa* *i*iculda*es em efe*iv*r se*s **mínio* n*ssa reg**o. Uma das pr*ncipais </line>
</par>
<par>
<line> causas para e*sa dificul**de, *e*und* Borges (2007, 2010), f*i a resist*ncia *ndígena </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> in**alação de nú*leos de ocup*ção coloni*l, al*ad* a *at*res naturais pa** d*ficultar a inv*s** </line>
</par>
<par>
<line> dos col*niza*ore* </line>
<line> intere*sado* *o *omínio do l**oral d* *iauí. Dessa forma, sab*ndo des*a </line>
</par>
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<line> r*sistênci*, pensa-se em arti*ulações cr*adas e em pos*í*ei* alt*rações s*ciai* e políticas d** </line>
</par>
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<line> g**pos cos*eiros </line>
<line> nativos que *ivera* que *contecer, p*ra que *o*se **ssív*l combater </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> entrada d*s in*asores nas sua* t*rra*. </line>
</par>
<par>
<line> Para * *ntendimen*o </line>
<line> das d**ersa* *elações *s*ab*l*cidas na costa piaui*nse, alguns </line>
</par>
<par>
<line> eleme**o* teór*co* for*a d*scutidos ao *on*o d*ssa pe*qui**. * contrib*ição da Ant*opo*ogia </line>
</par>
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<line> Ambiental proposta por Tim Ingold (2000, 20*0) </line>
<line> res*de nas discussões sobre como </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> percepção do ambient* por parte desses grup*s influe*cia na ocupação de*sa* *reas e, </line>
<line> p*i*cipal*ente, co*o essa re*aç*o *n*re cu*tura e am*ien*e *e ref*ete no universo s*mbólico </line>
</par>
<par>
<line> de tai* </line>
<line> grup** étni**s *ue o**param a *a*xa lito*ânea do Piauí no m*me*to d* co*oniz*çã* </line>
</par>
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<line> europeia. </line>
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<line> A Arqueologia do Plura*ism* *r*posta por Kent L*g*tfoot (199*) *raz </line>
<line> um olhar </line>
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<line> inte*essante sob*e as relações es**beleci*as *n*re os *rupos n*ti*o* e o colo*izador. Esse </line>
<line> autor *firma q** contex**s mul*i-étnicos s*o *erados a*ravés de re*ações ent*e o* grupos qu* </line>
<line> habitav*m det*r*i*ada regi*o e sua conv*vênc*a com grupos colonizadores. </line>
</par>
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<line> As*im, pensando * co*tin*ida*e dessas r*laçõe* em te*mos temporais, questão a </line>
<line> que </line>
</par>
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<line> se segu* é *omo analisar *ssas relações de *ontat*, *oman*o como base os sí*ios </line>
<line> *rqueo**gicos, onde tais an*lis*s sofre* *ma ruptura c*nceitual e*tre história e *r*-história, </line>
<line> Re*. FSA, *e**sina, v. 14, *. 6, art. 4, p. 72-94, nov./de*. 2017 www4.f*anet.*om.*r/re*ista </line>
</par>
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<line> Contato *ult**al e *ronteiras Étni*as no Li*oral *o Piau*: P**blemáticas e Possibilidades </line>
<line> 75 </line>
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<line> ruptura es*a que reme*e a um pro*lema *ais amplo, * q*al e*ige novos *sforço* te*rico* * </line>
<line> met*dológicos p*ra en*en**r os sí*i*s arqueol*gi*os do litoral do Piauí sem estratigrafia1 e em </line>
<line> **l*mpsestos. </line>
<line> * i*port*nte ressaltar que e*se debate epi*temo*ó*ico **o *erá o foco desse **ab*lho, </line>
</par>
<par>
<line> porém, **b*nd* d* sua exis*ênc*a * ten*o na s*a resolu*ão </line>
<line> uma *as alternativas para * </line>
</par>
<par>
<line> andamento de t*abalhos </line>
<line> *osteriores s*bre a temá*ica indí*ena na c**ta do Piauí, é de s*ma </line>
</par>
<par>
<line> i*portância *niciar uma discu*são sobre es*a prob**mática. Para que seja iniciada essa </line>
<line> discussão alguns co**eito* dev*m se* estabelecidos. </line>
<line> 2 REFERENCIA* TEÓRI*O </line>
<line> 2.1 Construindo o conceito de Front*ira *tn*ca </line>
<line> A*gum*s mudanç*s aconteceram ao **ngo d* **cada de *980, período e* *ue * olhar </line>
</par>
<par>
<line> dos hi*toriadores * antropólogos </line>
<line> s*bre o papel do ín*io nas rela*ões c*m o colonizado* </line>
</par>
<par>
<line> alterou a *orm* de inserir o *ndígena ne*sa discussão e, c*nsequen*eme*te, alterando alguns </line>
</par>
<par>
<line> *onceit*s, c**o a *oção de *ro*teira. Boccar* (200*) </line>
<line> aponta algumas per**ectivas que </line>
</par>
<par>
<line> sofrera* mu*anças: </line>
</par>
<par>
<line> [...] tomar en cuenta el *unto d* vista in*íg*na en la operac*ón *e reconstrucción de </line>
</par>
<par>
<line> los proceso* histó*ico* </line>
<line> c*loni**es; ana*i*ar *os procesos **mbinados de resistên*ia, </line>
</par>
<par>
<line> *daptacion y cambio, de*a*do atrás la </line>
<line> vieja dico**m*a *ntre pern**encia *e una </line>
</par>
<par>
<line> tradició* in*emorial *or un lado y *iluc*ón de la entidad india vía un mecanismo de </line>
<line> aculturación *mp*esta *or el o*t*o; presta* at*nción a la emergen*ia de nu**os </line>
</par>
<par>
<line> grupos e ident*d*des o d* new peoples a *ravés de lo* múlti*lesproc*sos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mestizaje y *tno*é*es*s (p.48, grifos *o *utor). </line>
</par>
<par>
<line> Des*a forma, as análises so*re o indígena em seu cont*xt* his*ór*co são cond*zidas a </line>
<line> ro*per c*m o conjunto de dicoto*ias *ue distorcem suas r*al*dades, ass*m c*mo, buscar </line>
</par>
<par>
<line> [...] en las reconfigu*acion*s étnicas y en las reformulaciones *ndetitarias, </line>
<line> l*s </line>
</par>
<par>
<line> *le*entos que permit*n d*r cuenta t*nt* de las concept*aliz**i**es nativas relativas </line>
<line> al tre*endo choque que *epresentaron la conquista e co*lo*izacion *e América </line>
<line> como de las capacidade* de adap*aci*n e refo**ula*ión de la* <<t*adicio*es>>*ue </line>
<line> d*sembocaro* en la fo*m*ci*n de *undos nuevos en a* Nuevo Mundo (BOC*ARA, </line>
<line> 2002, p. 48) </line>
</par>
<par>
<line> Essas mudança* o*orr*das na a*tro*olog*a </line>
<line> histór*ca troux*r*m profundas mudanças </line>
</par>
<par>
<line> nos estudo* la*i*os a*ericanistas qu* estudam os fe*ôm*n*s d* des*str**ur*ção </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Est*ati*rafia é o ramo das ge*ciências que estuda a su**ssão e a id*de das rochas e *odo* ** seus car*ct*res, </row>
</column>
</par>
<par>
<line> propriedades, a*ributo* e paleoamb*ent*s (NO*AT*KI, 2005). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, Teresina PI, v. 14, n. 6, *rt. 4, p. 72-94, nov./dez. 201* </line>
<line> www4.fs*net.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. R. N. Coutin*o, F. R. Calippo </line>
<line> 76 </line>
</par>
<par>
<line> reestruturaç*o inserid*s em um contexto de *ominação col*nia*. Seg*ndo *achtel (199* </line>
</par>
<par>
<line> *pud BOCCARA, 20*5), por meio do estudo da pr*xis dos </line>
<line> dom**ado* é </line>
<line> que foi *ossível </line>
</par>
<par>
<line> re*ti*uir </line>
<line> par*e da age*cy das populações na*ivas demonstra*do, des*a **rm*, que * </line>
<line> proc**so </line>
</par>
<par>
<line> de aculturaçã* não * *inônimo </line>
<line> de conversão nem tão pouco fo* percebido pelos me*mos </line>
</par>
<par>
<line> agentes *ociais com* abandono das *r*dições ch*mada* *ncest*a*s. Port*nto, a resistência dos </line>
</par>
<par>
<line> po*o* </line>
<line> n****os nã* quer dizer </line>
<line> que essa *eja uma *pe*ação negativa ou co*serv*d*ra de </line>
</par>
<par>
<line> preservação tradic*on*l e dos mo*os ** org*nização pré-coloniais. A*sim, </line>
<line> [...] p*r* aprehender las modal*dades *el co*tacto y sus e*e*to* *obre *as s*ciedades </line>
<line> amerindias hace falta estud*ar la *raxis de los n*tivos, *ale decir "reco**ct*r los </line>
<line> aconteci*ientos a las est*ucturas y restituirle sent*do a e**as últimas reubicándolas </line>
<line> en *l *luj* de la h*storia (WACHTEL 1966: 93 a*ud BOCCAR*, 2005). </line>
<line> Um conceito es**belecido n*sse trabalho para o andamento da prob*emática </line>
<line> epistemológica s*pracitada é a noção de fr*nteiras étnicas. Esse c*nceit* está inserid* e* </line>
<line> u** *isc*ssã* mais amp*a, cujas análises etnohistóricas relativas às di*âm*cas sócio-culturais </line>
<line> do *ov* Mundo tratam desse conceito **mo uma f**** d* se des*e*cil*ar dos discur**s </line>
<line> etnocên*ricos. P*ra Guil*au*e Boccara, a obr* de Nathan Wachtel, Los Ve*cidos, * ti*a como </line>
</par>
<par>
<line> um divisor *e águas n* p*ocess* de investigaçã* dessa temática, onde a reflexão sobre </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> natu*eza d*s cont*tos *nter-étnico* e interc*lt*rais em zonas fronte*riças é tida como um dos </line>
<line> pi*are* *essa reconf*gur*ção. </line>
</par>
<par>
<line> A* an*l*s*r a n*ç*o de fronteir* </line>
<line> em algumas pr**uções, * pos**vel percebe* seu </line>
</par>
<par>
<line> carát*r etnocêntrico, *nde a hi*tória *o Novo Mundo somente distin*u** centros e *erife*ias. </line>
</par>
<par>
<line> Dess* form*, B*ccara (2005, p. 32) </line>
<line> coloca que a no*ão ** </line>
<line> *ronteira aparece co*o "[...] </line>
<line> un </line>
</par>
<par>
<line> estado </line>
<line> natural, o*j*tivo, com* una noc*ón que *d**er* perfect*mente a* fenômeno uni*ersa* </line>
</par>
<par>
<line> **l conta*to entre dos entida*es polít*cas y culturalm*nte </line>
<line> di*e**ntes". Assim, poder*a dize* </line>
</par>
<par>
<line> q*e, em certos estu*os, a fro*teira é us*da como, literalme*te, um contato. Justamente ne*se </line>
</par>
<par>
<line> ponto reside o problema p*is, sabendo que a *oção de *rontei*a é u* espaço ideoló*ico </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> m*terialm*nte </line>
<line> construído, o fato *e </line>
<line> *onside*á-la c*mo *ma </line>
<line> instituição o* fenômeno social </line>
</par>
<par>
<line> im*ede </line>
<line> qu*stionam*nt*s sobre a percepção, ou n*o do univ*rso i*d*gena que * mesma </line>
</par>
<par>
<line> *mpl*ca (BOCCARA, 2005). </line>
<line> Boccar* t*az *ssa ideia *omo u*a nece*sidade de conquista por p*rt* do coloniza*o* </line>
<line> euro*eu que, a*ra*és d*s mecanismos de pod*r, os grupos indíge*as são vistos c*mo grupos </line>
<line> homogê*eos, inseridos *m *m marco espaço-t*mporal espe*ífi*o, funciona*do em ** </line>
<line> equilíbrio estável, dent*o de fronte*ras ét**cas e *olíticas bem d*finidas. Assim, *odos os </line>
<line> grupos são tidos como dota*os de uma mesma c*ltura. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 6, art. 4, p. 72-94, nov./de*. *017 **w4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Co**ato C*ltural e Fronteiras Étnicas no Litoral do Piauí: Problemáticas e Pos*ib*l*dad*s </line>
<line> 77 </line>
</par>
<par>
<line> Para esse a*t*r é fundam*nta* pensar a fronteira não como dada a *riori, pois a mesma </line>
<line> é pensada e t*m func*o*a*o como espa*o t*ansicional. Portan*o, pensar e co**truir a f*o*teira </line>
<line> como *spaç*-*empo de transição no* c*nduz a um pensamento inic*al o*de existem diferenças </line>
</par>
<par>
<line> cul*urai* políti*as esse*ciais entre os grupos e </line>
<line> que vivem em ambos os lados desse limite. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, B*ccara (2005, p. 33) afir*a que an*es *e ser c*n**de*ada *omo uma fronteira, </line>
<line> nos </line>
</par>
<par>
<line> seus aspect*s esp*cial e tran*ici*na*, c*m a possibilidade de circula*ão p*r*an*nte </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *uj*itos, objetos * idei**, a zona d* contato *oi *deali*ada como limite. </line>
</par>
<par>
<line> Com a ad*ç** da noção dessa fr*nte*ra, algumas *onsiderações são pertin*nt*s. E*sa </line>
</par>
<par>
<line> ideia nos dá a possib*lidade </line>
<line> de *lhar para </line>
<line> o* grupos indígenas de uma outra f*rma </line>
</par>
<par>
<line> d*svenc*lha*a de um olhar e**ocêntri*o on*e, as relações e*tabelecidas no* espaços </line>
</par>
<par>
<line> fron*eiriço* incluem **tros tipo* de relações, como, por </line>
<line> *xemp*o, a* r*laçõ*s s*mbólicas. </line>
</par>
<par>
<line> Como afi*ma Bocc**a (200*, p. 33) </line>
</par>
<par>
<line> [...] Des** esta perspecti*a p*rec* má* pert*nen*e ha*lar de un l*mit* que tiende </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tr*nsf*rmarse en fron*er* o de una fronter* cuyo hori*onte es no ten*r *ás límite a </line>
<line> med*da que se van implem*ntand* los mecanismos *e inclusión e incorp**ación d* </line>
</par>
<par>
<line> la al**ridad a tra*és </line>
<line> de *a </line>
<line> co*struc*ión de otro </line>
<line> *ipo *e di*erencia; una diferen*i* </line>
</par>
<par>
<line> soc*al y* *o pen*ad* en c*ave civili*aci*nal pe** sí nec*saria a la re*roduc*ión d* </line>
<line> l** mecanismos de ex***taci*n y de extr**ción de tri*uto. Por lo tanto, la m*sión d* </line>
</par>
<par>
<line> lo* </line>
<line> i*termed*a**os consis*e en hacer *esaparece* ese límite con el fin de unir l*s </line>
</par>
<par>
<line> nuev*s grupos s**re una *as* sana y realmente un*vers*l [...] </line>
<line> 2.2 A*queologia do *lu*alismo e Contexto* Multi-Étnicos: est**elecendo um olhar n* </line>
<line> costa pi*uiens* </line>
<line> Sabendo q*e a construção d* discurso sobre ** relações esta*elec*d** ent*e *s **upo* </line>
<line> ind***nas e o colonizad*r europeu se deu de forma **ntralizada no c*lono, e que ess* olhar </line>
</par>
<par>
<line> não *ará par*e das anális*s desenvolvidas nessa pe*quisa, noção d** consequências desse a </line>
<line> *ontato índio/europeu no l*tor** do Piau* será visto aqui como *ausa da criação de conte*tos </line>
</par>
<par>
<line> particular*s qu*, possiv*lmente, tenham </line>
<line> c*i**o dinâmicas *ulturais que resulta*am em </line>
</par>
<par>
<line> situações peculiares. Porém, essas análises *ó *oderão ser feit*s depois de pe**u*sa* </line>
<line> exau**ivas em torno da cultu*a m*terial presente nos sítio* do li*oral do Piau*. </line>
<line> Ainda n*o *emos dados suficientes para p*rt*r para esta et*pa, *n*ão vejamo* a </line>
<line> problemáti** segui**e: * relação temp*ral desse contato e suas c*n*equ*ncias ** surgimento </line>
<line> de um contexto arqu*oló*ico. </line>
</par>
<par>
<line> Co*o já s* sabe q** e*iste uma diferença epistemológica re*e*ente </line>
<line> aos c*nceit*s </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> histór*a *ré-histór*a em arqueol*gia, dúvid* que segue * seguinte: como analis*r es*** </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> a </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. *4, n. 6, *rt. *, p. 72-94, nov./dez. 2017 </line>
<line> www*.fsane*.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. R. N. Coutinho, F. R. *alippo </line>
<line> 78 </line>
</par>
<par>
<line> sítios sendo qu* *s relaç*es que s* *s*a*eleceram nes*as áreas, *elaçõ*s *st*s *ue foram </line>
<line> **sponsáveis pel* su* constru*ão, transcendem a noção de his*óri* e pré-h*s*ór*a? Existe uma </line>
<line> mane*r* de estudar *ssas relaçõe* *em have* uma queb** *etodológica * t**ric*? </line>
</par>
<par>
<line> *sse* questionamento* já *azem parte d* estudos desen*olvidos </line>
<line> por antropólogos </line>
</par>
<par>
<line> **stóric*s * etn*hi*toriadores que </line>
<line> estudaram as </line>
<line> *elações de contato cultural ent*e *s </line>
</par>
<par>
<line> socieda*es colonia*s e os europeus. *sses pesqui**dores se depara*am com contextos </line>
</par>
<par>
<line> *ar*icul*res criados partir dessas rel*ç*es, onde os grupos nativos passaram a se* a </line>
<line> um </line>
<line> do* </line>
</par>
<par>
<line> agentes </line>
<line> nessa* r**ações. No </line>
<line> caso d* Pi*uí, com* *á *e sabe da p*rticipa*ão indígen* no </line>
</par>
<par>
<line> proc**so d* r*tardamento d* ocu*aç*o do litoral leste-o**te, entender o cont*xto arqueológic* </line>
<line> e a importânc*a de cad* ár*a para esses *rupo* passa a ser funda*en*al na construção do </line>
<line> entendim*nto sob*e os grupos construtores desses sítios. </line>
</par>
<par>
<line> Kent L*gh*fo*t coloca a Arqueologia em um patamar difere*ciado quan*o trata </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> solução </line>
<line> para suprir a nece*si*ade de entende* </line>
<line> a* dinâ*ic*s cultura*s em con*extos multi- </line>
</par>
<par>
<line> é*n*cos, justa**nte p*r poder con*ar com a cul*u*a mate*ial *esultante dessa* relações. P*ra </line>
<line> esse auto*, mes*o na sua infância, a Arqueologia do Plural*smo *ode propor modelos teóricos </line>
<line> e metodológico*, na tentat*v* de reali*a* análise* diacrônicas *a cultura m**erial de*i*ada d* </line>
<line> contextos mu*ti-étnicos. </line>
<line> Li*thfoot (1*95) coloca que, na medida em qu* os trabalhos dos a*que*lo*os pré- </line>
<line> historiadore* e histo*ia*or*s f*ram se desenvolvendo e se dep*r*nd* com cont*xtos multi- </line>
<line> étnicos, a co*sci*nci* d* pluralismo f*i a*mentand*, ocorre**o vários *c*ntecimento* como </line>
</par>
<par>
<line> simpósios e even**s científic*s, </line>
<line> onde alguns p*squis*dor*s expandiram seus horizon*e* de </line>
</par>
<par>
<line> pes*uis* para além da cu*tur* material, com* J. Deet* (*963, *9**) * K. Dea*an (1*8*). </line>
</par>
<par>
<line> Da me*ma forma que algun* pesqu*sadores defendem um corpo teórico </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> metodol*gico *as *nálises </line>
<line> de síti*s arque*lógico* res*lt*ntes de contatos mul*i-étni*os, </line>
</par>
<par>
<line> existem pesquisadores que defendem *anutenção de tais contextos so*iais * *ulturias. Robert </line>
</par>
<par>
<line> Dunnel e Dobyn* argumentam que catástrofes </line>
<line> de epidemias podem red*zir de </line>
<line> maneira </line>
</par>
<par>
<line> *rásti*a po*ulaç**s i*díg**as. Assim, *opulaçõe* indígenas, antes do contato com o europeu </line>
<line> e a ausência de do*nças letais, a**esen*avam outros ní*eis populacionais, práticas econ*micas </line>
<line> * *ráticas so*iopo*ítica* *ifer*nte dos grupos rema*escentes. </line>
<line> Por*anto, para Dunnel (1991 apud LIG***OOT, 1995) os í**ios são muito mais um </line>
</par>
<par>
<line> fenôm*n* resul*ante do c*nt*to e derivam somente de </line>
<line> u*a pequena fração dos povos e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> var*abilidad* cult**al do início do s*culo XVI. Para esses autores os mé*odos da arq*eologia </line>
<line> pré-histór*ca são adotados *o e**udo das socied*des indígenas antes e *urant* o con*ato co* a </line>
</par>
<par>
<line> cultura europeia, desc*r*ando o uso de fontes </line>
<line> et*ográficas e a abordagem histó*ic*. Para </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresin*, v. 14, n. 6, art. 4, p. 72-94, nov./*ez. **17 </line>
<line> www4.fs*ne*.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Con*ato Cultural e Fronteiras *t*ic*s no Li*or*l do Piauí: Pr*blemáticas e Poss**ili*a*es </line>
<line> 79 </line>
</par>
<par>
<line> Deaga* (198* apud LIGHTF*OT, 1995) e Beaudry (1988 *pud *IGHTFOOT, 199*) </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> arqu*o*ogia histórica deve s*r vi*ta como um campo separado </line>
<line> da ar*ueol*gi* </line>
<line> pré-hist*rica. </line>
</par>
<par>
<line> Para es*es autores as d*as *e di*erem no toc*nt* a *doçã* de documentos históricos no *st*do </line>
<line> d* proc*s*o de col*nização do "N*vo Mundo". </line>
<line> D*sta form*, e*tendendo q** as fronteiras *tnicas ultrapassa* a noção esp*cia* *nde, </line>
</par>
<par>
<line> tanto o indígena quan*o o colon**ador têm s*u *ap*l na </line>
<line> con*t*uçã* </line>
<line> desses context*s </line>
</par>
<par>
<line> particulares, nesse trabalho, as anál*ses *oram desenvolvidas a p***ir d* uma n*ção temporal </line>
<line> di*c*ôn*ca é, a partir dessa, não houve uma distinção ent*e *istória e pré-história enca*xada </line>
</par>
<par>
<line> nos mol*es eu*ope*s ou norte-americanos. Par* </line>
<line> dar su*sídi*s para an*lises *uturas, </line>
</par>
<par>
<line> ind*gar**os so*re a per*e*çã* d* ambie*te qu* circ*nda esses sítios na ten**tiva d* e*tender </line>
<line> como e*sas área* foram ocupa*as e para qu* foram ocupadas. É de fundam*ntal im*ort*ncia </line>
</par>
<par>
<line> dis*utir </line>
<line> s*br* como os oc*pantes desses s*tios compreendiam es*as ár*as e com* </line>
<line> obtinham </line>
</par>
<par>
<line> seus r*cursos, e ainda, porque per*anecer **quel* loc*l e ocupá-lo. </line>
<line> 3 RESU**ADOS E DISCUSSÕES </line>
<line> 3.1 Paisagem e *ercep*ã* Ambiental no litoral do **auí: olhares e *ossibilidades </line>
</par>
<par>
<line> Uma das intenções de nossas *nálises é i**agar sobre a fo*ma **mo os </line>
<line> grupos que </line>
</par>
<par>
<line> h*bitavam o síti* a*qu*ol**ic* Três *ari*s se *elacio*avam **m ambient* e * pa*sagem </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> litor*l p*aui*nse. Essas aná*ises serão uma das altern*tivas com o i*tuito *e entender c*m* </line>
<line> esses s*tios foram habita*o* e, consequentemente, *o*struíd*s. Pautado *a percepç*o </line>
<line> amb**nta* pr*pos*a **r Ingold faremos, i*icialmente, uma an*lise do ambie*te. Para *ngold </line>
</par>
<par>
<line> (2008, *. *797) a vida não se limita a um *roce*so de *cupar *m lug*r já </line>
<line> existente "[...]but </line>
</par>
<par>
<line> o*e *hat is inhabi**d is woven f*om *he strands of *hei* c*nti**al com*ng-into-being". </line>
</par>
<par>
<line> A Antropologia Eco*ógica de Tim I*gold t*a* c*nsigo uma discu*são **ít*ca sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> paradoxo estruturali*ta de separação e*tre </line>
<line> cultura e na**reza, e*tabelecend* um* relação </line>
</par>
<par>
<line> dialé*ica e*tre ess*s duas esferas, on*e u*a tem influênc*a sob** a ou*ra em uma *roca mútu*. </line>
<line> Ingo** (200*) analisa a cultu*a, natureza e o a**iente, a par*ir de uma perspectiva onde ess*s </line>
<line> três *sf*ras s*o interlig*das * complement*res. Para tan*o, esse autor suger* "[...] that hum*n </line>
<line> bein*s i**abit discursive *or**s of c*lturally cons**ucted signif*cance is to imply that *hey </line>
</par>
<par>
<line> ha*e alread* </line>
<line> taken a step *ut of the w*rld of nat*re within wh*ch th* li*es of *ll othe* </line>
</par>
<par>
<line> cre**ure* a*e c*nfined [...]" (p. 1*). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina P*, v. 14, n. 6, art. 4, p. 72-94, nov./dez. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. R. N. Coutinho, F. R. Calipp* </line>
<line> 80 </line>
</par>
<par>
<line> T***o em vista que *utros grupos estudados pelo autor sugerem o inverso, Ingold *ercebe </line>
</par>
<par>
<line> o sis*ema c*ltur*l </line>
<line> *om* uma cosmologi* que exige </line>
<line> d* obser**dor um *asso f*ra do *undo </line>
</par>
<par>
<line> cultural, </line>
<line> onde todos o* outr*s seres h**anos estão </line>
<line> confinado*. Isso *mplica </line>
<line> uma *ná*ise </line>
</par>
<par>
<line> totalmente fora d*s duas </line>
<line> esfera* (Nat*ral e *ultural) onde o ent*n*imento de uma das duas </line>
</par>
<par>
<line> *ossa *correr. </line>
</par>
<par>
<line> Em se*s textos, Tim I**old tenta substituir a dic**omi* entre cult*ra e *atureza, *ela </line>
<line> sinerg*a dinâmica de o*g*nismo e *mb*ente, na intenç*o de *ec*p*ra* uma verdad*ira ecolo*ia </line>
<line> *a vi*a. O ter*o "e*o*ogia" utilizado por esse autor é basta*te **fer*n*e do conceito uti*izado </line>
<line> pel* pensam*nto moderno. Está fundamentado nas discussõ*s críticas realiza*as por Gregory </line>
</par>
<par>
<line> Bat*son (1973) so*r* a vi*ã* estruturalist* *e Cl*ud* Lév*-Strauss. Ingo*d (20*0) utili** </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> termo "**o*ogia da mente" empregado por Gregory Bateson (1973) par* *niciar </line>
<line> um d*bate </line>
</par>
<par>
<line> *obre a d*cotomia mente * natureza. *ar* Bat**on (1973) e*istem </line>
<line> du** ecologias: </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> ecologia de ma*eriais e trocas de </line>
<line> *nergia e uma ecologi* das *d*ias, send* esta última </line>
</par>
<par>
<line> conceituada como "**o*ogia d* ment*". </line>
<line> *ara Lévi-S*raus* a mente é vista c*** um *rocess*do* de inf*rmações que es*á anc**ada </line>
<line> no fu*cionamento do *ére**o, o q*a* fun*iona a partir de padrões de conhec*men*o d* mu*do </line>
<line> exte**o*. *e*sa forma, o mundo a*reendido pela me*t* * *s*r*turado *or níve*s de intermédio </line>
</par>
<par>
<line> de p*rcepção sens*ri*l para altos níveis </line>
<line> de funcionam*nto intelectual. Ass*m, </line>
<line> a mente </line>
</par>
<par>
<line> proces*a </line>
<line> *s d*dos empírico* </line>
<line> que recebe </line>
<line> previa*ente </line>
<line> pelos s*ntido* e órgãos. P**tanto, para </line>
</par>
<par>
<line> Lev* S*raus*, men*e e corpo fa**m *arte de uma ú*ica e mesma *eal*d*de (*NGOLD, 200*). </line>
<line> *ara Bat*son (1973) *co*ogia e mente e*tão liga*as n* rel*ção entr* o cérebro e o meio </line>
</par>
<par>
<line> circund*nte. Desse m*do, Ingold (201*, p. 1*) afirma </line>
<line> *ue não existia *mport*ncia </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> ag*up*mento *e dados </line>
<line> r**ebidos d* forma estru*urada, passo a passo, </line>
<line> "[...] but r*th*r as the </line>
</par>
<par>
<line> u*foldi*g of th* who*e system </line>
<line> o* rel*tions cons*itu*ed by *h* mul*i-**ns*ry in*o**eme*t of </line>
</par>
<par>
<line> the pe**ei*er in his or her envir*n*ent". </line>
<line> Dent** da abo*dagem **oposta por Tim Ingol* sobre o con*eito de "Eco*ogia", o qual </line>
</par>
<par>
<line> foi u*ili**do nesse trabalho, </line>
<line> um </line>
<line> ponto chave foi *ol**ado pelo autor </line>
<line> n*ssa di*cussão: </line>
<line> p*ra </line>
</par>
<par>
<line> Lévi-Stra*ss a mente decodifica as m**s*gens envi*das pelo ambi*nte, enquanto q*e, para </line>
</par>
<par>
<line> *regory Bateson o mun*o se abr* p*ra m*nte através do processo * </line>
<line> de r*vela*ão. Assim, </line>
</par>
<par>
<line> *ngol* con*trói *ua abordagem pau*ada em uma prop*sta d* não separar a *e*te d* ecologia, </line>
<line> pro*on*o uma discussão *oltad* *a** a relação entre for*a e processo (INGOL*, 2000). </line>
</par>
<par>
<line> *arti*do dessas indagações s*prac*tadas, essa </line>
<line> pesquisa co*struiu um olhar e*o*ógico </line>
</par>
<par>
<line> simé*ric* onde a "*col*gia de fl*xos de ene*gia e intercâmbio *e matérias", juntamente c*m </line>
<line> uma "*cologia da mente", *oloca que o indivídu*, ao se movime*t*r, obser*a seu *ntorno e, </line>
<line> *ev. FSA, *eresina, v. 14, n. *, art. 4, p. 7*-94, nov./de*. 2017 www4.fsanet.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ontato Cultural * Fronteiras Ét**cas no Litoral do P*auí: Problemáticas e Po*sibi*ida*es </line>
<line> 81 </line>
</par>
<par>
<line> percebendo o ambiente circundante, este se </line>
<line> revela em todos </line>
<line> os *eus asp*ctos nat*r*is, </line>
</par>
<par>
<line> culturais e sociais. D*st*rte, foi *elinea*a uma v*s*o socio**ltural, consi*erando, ta*b*m, </line>
<line> todos o* seus aspectos *aturais de construção ** am*ie*te nas paisage** onde se encont*am </line>
<line> os sí*ios *rqueol*gicos do litoral do Piauí. </line>
</par>
<par>
<line> *ess* sent*d*, mesm* n*o t*ndo analisado o* artefatos arqueológico* *es*ltantes </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> cont*xto* sócio-cultura*s dos g*upos qu* hab*tara* os sítios ar*ue*lógicos d* li*oral do P*auí, </line>
<line> o olh*r lanç*do s*bre estes gr*pos * de qu* a* relações estabelecidas entre *ativo e natureza </line>
<line> prop*rci*naram uma ocup*ção dessas áreas de acordo *om *s necessidades polít*cas, sociais e </line>
<line> cultu*ais, onde o ambient* a*rescentou pa*ti*ularidades n*ss*s grupos, rela*ã* es*a qu* s* </line>
<line> *ef*ete no c*ntex*o arqueológico presente na co*ta *o Piauí. Em *um*, a disposição da cul***a </line>
<line> **teri*l *m termo* es*aciai*, vem a *orroborar co* *ss* pe**pe*tiva, pois os s*tios </line>
<line> *rq*eológ*cos foram vistos aqu* como área* de ocupação e n*o como "sambaquis"2, *nde </line>
</par>
<par>
<line> essa* ocu*açõ*s se deram de forma oportuna dentro das </line>
<line> *iversas dinâmicas políticas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c*ltur*i* concomitan*es às re*ações *stab*lecidas co* *s colonos europeus. </line>
<line> 3.2 *ercebendo a pa*sagem do *itoral do Piauí: sít*os arqueológicos e sua inser*ão no </line>
<line> amb*e*t* costeiro </line>
<line> A *erc*pção *mbiental tr*z novas pe*s*ectivas sobre os g*upos que habi*aram e*ses </line>
<line> sítios, e mai* um que*ti*n*me*to s**g*: *e que forma tais *rupos compreen*iam o am*iente </line>
</par>
<par>
<line> do *i**ral do Piauí, qual sua rela*ão com os diversos </line>
<line> ambie*tes qu* ci*cundam os sítios </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> como tais ambientes eram percebidos po* e*es? </line>
</par>
<par>
<line> Dentro *a su* per*pecti*a *co*ômica d* relação entre o homem e a *bte*ção d** </line>
<line> recursos n*tura*s pa*a su* subsistência, *ngold (2000) traz uma *i*cussão voltada para um </line>
</par>
<par>
<line> olha* simétrico n*s relaçõ*s **cio-cu*tura*s estabelecidas en*re ho**m e a infl***cia o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> ambi*nte *a racionali*ade dos grupos caça*ores-coletores. Esse auto* lança um olhar sobr* a* </line>
</par>
<par>
<line> populações </line>
<line> caçadoras-co*etoras, onde a ra*iona*ida*e desse* grupos é tida co*o o </line>
<line> fator </line>
</par>
<par>
<line> diferencial. Para **g*l* a *deia do "forr*gead** *deal" *ssume um *aráter *rátic*, quan*o se </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> *e*und* DeB*asis (et. al. 2007, p. 30) o termo "Sambaqui" * *onceituado como "[...] sítios a**ueológicos </row>
</column>
</par>
<par>
<line> monticulares distribuídos por toda a costa br*s*lei*a, ocupando principalmente zo*as de tons ec*lógi*os </line>
<line> cam*ia**es, como *egiões l*gun*res * áreas reco*ta*as de baías e il**s". Nos últimos an*s, esses sítios vêm </line>
<line> sendo conside*ados como *struturas intenciona*ment* c***truídas, imbuídas d* signifi*ação sim*ólica par* se*s </line>
</par>
<par>
<line> constr*tore*. Scheel-Ybert (20*3, p. 130) afirma que Sambaq*is "era* locais *e h*bi*ação e </line>
<line> *e sep*ltame*to, </line>
</par>
<par>
<line> [...] onde teria hav*do uma espe*i*lização de alguns s**ios em locais funerários (FISH et al., 20** apu* </line>
<line> SCHEEL-YBE*T, 2**3)". Assim como, t*mbém, fo**m construções monumentai* e**ficadas c*m a intenç*o de </line>
<line> ser mar*o* paisagístico (DEBLASIS et al., 1998 apud *CHEEL-YBERT, 2003). </line>
<line> Rev. FSA, T*resi*a PI, v. 14, n. *, **t. 4, p. 7*-94, nov./dez. 2017 www4.fsanet.co*.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. R. N. Coutinho, F. R. Calippo </line>
<line> 82 </line>
</par>
<par>
<line> pensa *a eficácia e eficiênc*a do seu t**balho. Os grupos caça*ores-colet*re* passam a ser </line>
<line> vistos como forrageadore* i**ais, onde * objeti*o **imo*dial é maxi*izar * balanço entre </line>
<line> energia de con*umo de re*ur**s c*ptura*os e custos de energias despr*ndidas (ING**D, </line>
<line> 2*00). </line>
<line> Dessa *orma, a distinç*o entr* o h*mem econô*i*o e o forra*e*d*r ideal, par* Ingold </line>
<line> (2000, p. 29) reside ** fat* de que o </line>
<line> [...]Economic man, sur*ly, *xercises h** r*aso* *n *he sp*ere *f soci*l *nteraction, </line>
<line> and in so do*ng advance* in c*l*ure or civ*lisa*ion, against *he backgr*und of an </line>
</par>
<par>
<line> int*in*ically </line>
<line> resistant nature. Th* rationa**ty of the optim*l *orager, by contrast, is </line>
</par>
<par>
<line> i*stalled ** the very heart o* nature, while the specifically hum*n domain o* socie** </line>
<line> and cult*re is se*n as a *o**ce of external no*mati*e bi*s th*t may cause b*h*v*ourto </line>
<line> deviate from *he opt**u*. </line>
<line> Esse olhar proposto por Ingold abre um leque de poss*bilidades *ara *ue se possa </line>
<line> ente*d*r de **e f*r*a os gr*pos do litoral do Piauí per*ebiam o ambiente. Por exemplo, um* </line>
<line> das al*ernativa* é **e *at*r*s *ulturais e possibilida**s de *scolh* possam i*fluenciar *o </line>
<line> proce*so de o*tenção dos rec*rsos. No caso da região da P*aia de Ca*naubi*ha, na qual se </line>
<line> local*za o sítio Trê* Maria* e * Compl*xo d* **mbaquis de Car*aubinha, é um* região com </line>
<line> *unas fixas e com ótim* visibil*dade das *reas adjacentes o*de se encontram áreas de </line>
<line> *isp*sição de recu*sos a*imentare* (Ma*a 1). </line>
<line> *ap* 1 - Localização da área arque*lógica *a Praia de C*rnaubin*a-PI. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Co*tinho (2016). </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 14, n. 6, ar*. 4, p. 72-94, nov./dez. 2*17 </line>
<line> ww*4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Co*tato C*ltur*l e Frontei**s Étni*as no Litor*l do Piau*: Pr**lemáti*as e Poss*bilidade* </line>
<line> 83 </line>
</par>
<par>
<line> Ingold (2010) t**z uma proposta volta** para a educação da atenção, onde </line>
<line> a* habi*idades *umanas s*o tidas *om* *ropri*dades emerge*t*s d* si**emas dinâmicos, onde </line>
</par>
<par>
<line> c*da </line>
<line> *eração a*cança e u*trapassa * sabedori* </line>
<line> de seus predecessores através de um proce*so </line>
</par>
<par>
<line> de hab**itação (enskilmen*) e n*o de encult*ração, de*cartan*o a </line>
<line> id*ia de uma transm*ssã* </line>
</par>
<par>
<line> *ultu*al b*se*da ap**as no acúmulo de repre**ntações. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, como pen*ar na cria*ão de **ntex*os part**ula*es voltados para a relação **m o </line>
</par>
<par>
<line> ambiente, cria*os a *art*r da *elação índio e colonizador? Essa res*osta é base**a </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> observ*ções r**li*ad** *n situ do co*tex*o arqueológico dos *í*ios do litoral do Pia**. Por </line>
</par>
<par>
<line> *xemp**, </line>
<line> na reg*ão da Pr*i* de Carnaubinha, no sítio Trê* *ari*s, têm-se áreas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> concentração de ma**ri*l m*lacol*gico* n* po**ão leste d* sí*io. E*tão, po* qu* esse mate*i*l </line>
<line> ocor*e em g*ande concentr**ão nessa p*rção do sít*o? Será que e*tá ligado a um* ocupaç*o </line>
</par>
<par>
<line> estratégica *el*cio*ada com períodos do ano, *nde é possív** se proteger do ***to </line>
<line> mais </line>
</par>
<par>
<line> intenso? </line>
</par>
<par>
<line> Foi *bservad* que durante o s**undo seme*t*e *o *no os ve*t*s sopra* </line>
<line> c*m </line>
<line> mais </line>
</par>
<par>
<line> *nten*idade. Logo, seria m*is c**venie*te ocupar a pa*te mais baixa do sítio para se p*oteger </line>
<line> do vento. Nos arre*or*s dos sítios existem *reas de a**game**o sazonal, pod*ndo ser fo*te d* </line>
<line> captaç*o de recursos *lim*ntíc**s. *ntão, qua* ser*a a re*ação estabele*ida entre esses grupos e </line>
<line> o amb*ent* para *elhor a*roveitamento d* área e des*es rec*rsos? Essas *rimeiras i**ag*ç*es </line>
<line> sã* base para *m *ues*iona*ento mai* d*stant*. Ten*o entendido qual a rela*ão desse* grupos </line>
<line> com o ambien*e, a questã* m*is ampla seria en**nde* com* essa relaç*o am*ienta* foi passada </line>
<line> para *erações posteriores contempo*âneas ao processo *e colonização do Piauí, e como essas </line>
</par>
<par>
<line> relações ambi*ntai* foram m*dificadas ao *on*o </line>
<line> do tempo, de acordo *om as n*cessidades </line>
</par>
<par>
<line> políticas, **ciai* e culturais e, po*que não, ambien*a*s? </line>
<line> Pela p*oposta de Ingold, o *equ* de possibilidade* é mais a*plo, pois essa dinâmica de </line>
<line> relação a*biental pode *** pensada s*m es*ar vinculad* aos moldes já pré-est*b**ecidos *ara </line>
<line> sí**os coste*ros, molde* esse* *m qu* foram enc*ix**os os sítios do litora* do Pi*uí. Para </line>
</par>
<par>
<line> Ingold (2010), as *tapas de*sa tran*mis*ão ocorrem da seguin** fo*ma: </line>
<line> quando uma </line>
</par>
<par>
<line> transmissão de informação é </line>
<line> efetuada cada etapa de *xternalizaçã* comportamental, etapa* </line>
</par>
<par>
<line> estas que t*ansformam a rep*ese*ta*ão mental em *epresentação pública é complementada por </line>
<line> mai* uma etapa de internalização perce**ual, transform**do a **pr*sentaç*o pública </line>
<line> novame*te *m rep**se*tação ment*l. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 3 </row>
</column>
<column>
<row> Molus**s em g*ral (*o*l*y et. *l. 2*12). </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *e*esina *I, v. 14, n. 6, art. 4, p. 72-94, nov./dez. 2017 </line>
<line> www*.fsanet.com.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. R. N. Coutinh*, F. R. Calipp* </line>
<line> 84 </line>
</par>
<par>
<line> Aplicando essa abordagem * pr*posta desse tr*bal*o, é p*s*ív** pensar e* um* </line>
</par>
<par>
<line> transmis*ão de co*portame*to da seguint* forma: ex*stia </line>
<line> uma *e*ação desses g*upos com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ambie*te, ao l**go do tempo *ssas re*ações foram alteradas de a*o*d* com as n*cessidad*s de </line>
</par>
<par>
<line> cada geração, te**o </line>
<line> c*mo bas* os *n*inamentos repas*ad*s dos s**s anc*st*ais. Dur*nte </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tentat*va d* *olonização, esses *rupos altera*am se*s co**ortamentos *mbienta*s, </line>
</par>
<par>
<line> *de*uando-os *s </line>
<line> n*c*ssidad*s que lhe* aparec*am n* intenç*o de manter sua autonomia </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> área. E*sa p*rspectiva *os dá * po*s*bilida*e *e q*esti*nar se * contexto arqueológico </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> costa do Piauí se encaixa, ou não, no* m*ldes d*s sítios *osteiros, co*o, por exe*plo, a ideia </line>
<line> de "sambaquis" ou sít**s de acu*ulados *onchífero*. </line>
<line> **t*o, como p*nsar a relaç*o entr* o ambiente uti*izado pel*s indígenas e como tai* </line>
<line> grupos in*e*agiam com esse ambiente? C*mo esses gr*pos o*tinham seus recursos? Par* </line>
<line> Ingo*d (20*0) a *atureza é culturalmente construída. Esse *rocesso ** ba*eia na noção de qu* </line>
<line> os ser*s humanos s*o os ún*c*s animais que ocupa* os ch*mados "mu*dos i*ten*ionais" </line>
<line> (SHWEDE*, *990 *pu* ING*LD, 200*, grif*s d* aut*r). Por *onsequência, para ess** </line>
<line> habitantes. </line>
</par>
<par>
<line> [...] things do *ot exi*t \in </line>
<line> t*emselves\, a* *ndiffer*nt o*j**ts, bu* only as th*y *r* </line>
</par>
<par>
<line> *iven f*rm or **ani*g wi*hin systems of me*tal repre*entati*n*. Thus to *ndi*iduals </line>
<line> w*o *elong to dif**rent inte*t*on*l wo*lds, the same objects in the sa*e *hy*ic*l </line>
<line> surr*undings *ay m*an quite differe*t things. *nd when p*ople act towa*ds th*se </line>
</par>
<par>
<line> *bjects, </line>
<line> or with th*m in mind, </line>
<line> their act**ns r*spond to the ways they are al*ea** </line>
</par>
<par>
<line> appr*priated, categorised or v*lor**ed in terms of part*cular, pre-existe*t design. a </line>
</par>
<par>
<line> That *esign, tran*mitte* acros* </line>
<line> *he genera*ions in the form *f re*eived con*ept**l </line>
</par>
<par>
<line> sc**mata, and manifest*d physi*all* in the ar*ifici*l *roduct* ** *heir </line>
<line> implemen*ation, is *hat i* c*mmonly **own as \*ulture\[...] (I*GOLD, 2000, p. </line>
<line> 4 0 ). </line>
<line> Portanto, os ambientes dos se*es huma*os s*o c**t*ralmente construí*o* e, quando se </line>
</par>
<par>
<line> fala em ambiente como </line>
<line> parte da natureza, este, </line>
<line> também, tem que s*r ent*n*i*o </line>
<line> como u* </line>
</par>
<par>
<line> *r*efato cu*tu*al *e </line>
<line> *o*strução. As*im, segundo Ingold (2000) a cultura fornece o plano </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> constr*ç*o e a natureza é o edifíci*. Então, tentan*o co**t*uir uma per*epç*o voltada par* * </line>
<line> modo *o*o os habitantes p**c*b*m o am*iente que ocupam, e*se aut*r lança um olh*r on*e a </line>
<line> inten*ão não é *e fazer uma *istinç*o entre o* "mundos intencionais" dos grup*s étn*cos com </line>
<line> a visã* d** cient*stas ocidentais *umanistas, at* porque tal comparação ne* ser*a possível. A </line>
<line> prop*sta *e f*ndament* na ideia de que "[...]a*prehendi*g t*e wo*ld is not a *at*er *f </line>
<line> construction but of e*gag*ment, *ot of bu*l*ing but of dwelling, not of m*king a vi*w o* the </line>
<line> w*r*d but of taking u* a view in i*" (INGOLD, 2000, p. 4*). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 14, n. 6, art. *, p. 72-94, nov./dez. 2*17 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Contato C*ltural * Fron*eiras Ét*ic*s no L*toral do Piau*: **oblemática* e Poss*bilida*es </line>
<line> 85 </line>
</par>
<par>
<line> 3.3 Con*truindo relações en*re o a*bien** e cultura </line>
</par>
<par>
<line> *ssa p*rspectiva de Ingold nos *erm*te analis*r *sses g*upo* q*e h*bitar*m os sítios </line>
<line> arque*l*gicos do litoral d* Piauí *omo grupos que mantiver*m re*ações com * ambie*te, de </line>
<line> ta* forma que s*a vivênci* no cotidi*no com os dive*sos recursos naturais disp*níveis </line>
<line> p*op*rcionou-lhes *m determinand* tipo de relação com o meio. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sentido, voltand* à questão de como esses gru*os obtinham seus recurso* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> possível fazer alguns l*vantamentos. P*i*eiro, nas </line>
<line> áre*s </line>
<line> **jacentes </line>
<line> aos sítios d* litoral </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> Piauí existe um* </line>
<line> c*nsi**rável va*ied*de de eco*sistemas como </line>
<line> alte*nativa para u*a </line>
</par>
<par>
<line> a*ime**açã* d*v*r***icada, juntam**te com* m*r. Na área da Pra*a de Car*aubi*ha existem </line>
</par>
<par>
<line> *u*s l**o*s próxima* que podem *e* u*iliz*das c*mo </line>
<line> *reas </line>
<line> d* pesca e *olet* *e ma*erial </line>
</par>
<par>
<line> malacológi**. É *mp**tante lembr*r q*e no* *rr**ores dessas lag*as </line>
<line> existem sí*i*s </line>
</par>
<par>
<line> a*queo*óg*cos, *omo por exemplo, * síti* da Bai*a *r*a e * Seu Bode. </line>
</par>
<par>
<line> O ma* é uma importante fonte de cap*açã* de recursos al*ment*res. Nos documentos </line>
</par>
<par>
<line> históricos </line>
<line> e*iste m*nção aos *nd*os Tremembé como </line>
<line> exími*s n*dadores. Os trabalho* de F. </line>
</par>
<par>
<line> Calippo (2*10) trazem contribuiçõ*s perti*e*tes no tocante à rela*ão dos povos q*e </line>
<line> *cupa*am o litoral br*sileir* * o mar. *ua *roposta é *e q*e ess*s *rup*s s* estabeleceram *o </line>
</par>
<par>
<line> *on** dos </line>
<line> vale* *os r**s que, com o pass*r do temp*, fo**m sendo *bstru*dos </line>
<line> co*o </line>
</par>
<par>
<line> consequência da elevação do nível do mar. No contexto do lit*ra* do P***í são i*entificadas </line>
<line> áreas *u*, *ossi*e*m*nte, tin*am c*nexões c*mo mar, mas o avanço das dun*s *b*tr*iu essas </line>
</par>
<par>
<line> pa*sagens. Se </line>
<line> as análises **nfi*m*rem e*ses p*leocan*is4, um* parte </line>
<line> do </line>
<line> contexto </line>
</par>
<par>
<line> arqueol*g*co será *scla*ecida, pois *lgu*s sí*ios *parecem disp*st*s às *argens de *agoas </line>
<line> s*zo*ais, lagoas est*s que fazem part* da continuid**e de paleocan*is que recortam o litoral </line>
<line> do Piauí. </line>
<line> Se essas áreas, no p**sado, faziam parte de áreas m*rgin*is *e paleoes*uários5, a </line>
</par>
<par>
<line> possi*ilidade de e*ses </line>
<line> grupos se *tilizarem desses espaços pa*a conseg*ir </line>
<line> se*s recursos </line>
</par>
<par>
<line> alimentare* é mais próxima. **iste, tamb*m, um* *egetação d* *estinga que pode te* servido </line>
<line> com* área *e caç* e col*ta de aliment*. M*s*o nã* sen*o muito densa n*s dias *tuais, essa* </line>
</par>
<par>
<line> áreas podem t*r tido u* papel importan*e na al**entação desses grupos, poi* </line>
<line> *oc*mentos </line>
</par>
<par>
<line> *tn*gráfi*os apontam essas área* como refúgios dos </line>
<line> grupo* ind*gena*. Portan*o, para se </line>
</par>
<par>
<line> 4 Antigos locais *e c*n*x*o das áreas de drenagem com o mar, os qu*is, ho*e, *e encont*am ob*truídos pelo </line>
<line> caminh*mento d*s dunas móveis. </line>
<line> 5 Antig*s *st**rios obs*ruídos pela a*ão das dunas móve**. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, *. 1*, n. 6, art. 4, p. 72-94, nov./dez. 2017 www4.fsanet.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. R. N. Coutinho, F. *. Calippo </line>
<line> 86 </line>
</par>
<par>
<line> abri*ar *m uma veget*ção e usá-*a como *rea estr*t**ica * necessário um con*eci*ento </line>
<line> prévio da m**ma e que esta lhes ofereça c*ndi***s para *a* atividade. </line>
<line> Então, co*o pens*r a rel*ção dos grupos indígenas que ocuparam a costa piauiense e </line>
<line> sua relação c** a paisagem? Esse qu*s*ionamento *os conduzem a ou*ra* ind*ga*ões. Dentro </line>
</par>
<par>
<line> d* realidad* que nos fo* apresenta*o na P*aia de Carnaubi*ha, o </line>
<line> contexto arqueológico </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ambiental dos *ít*os T*ês Marias e Comple*o de **mba*uis de Carnaub*nha n*s encaminha a </line>
</par>
<par>
<line> se*uinte *ergunta: qual a necessid**e de o*upar a*uele loca* </line>
<line> e, </line>
<line> por *ue o mat*rial </line>
</par>
<par>
<line> arqueológico some**e apar*ce sobre as dunas? </line>
</par>
<par>
<line> 3.4 T*mporal*dade *as pais*gens costeiras do Piauí </line>
</par>
<par>
<line> Em relaçã* à percepção ambiental *ess*s gru*os e sua rel*ção co* a paisagem, a </line>
</par>
<par>
<line> intenção *qui é levantar as**cto* **e nos permitam entender </line>
<line> qual a relaçã* dos </line>
<line> grupos </line>
</par>
<par>
<line> ind*genas com </line>
<line> a* duna*. Ao observar as área* adjacen*es a partir *a* dun*s fix*s </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> encontram os *ít*os da P*aia de Carnaubinhas, é *ossíve* ter um* vi*ão pan*râmica de toda a </line>
<line> *x*ensão *o litora* do Pia*í, assim como da *erra da I**apa*a. Tendo como pano de fu*do o </line>
<line> contexto da c*lonizaçã* *essa *egião, e**as d*nas *oderiam te* *uncion*do como u** espéc*e </line>
<line> de "mi**nte" por es*es grupos em u* contexto *stra**gico de auto*o*i* dess* reg*ão. Dessa </line>
</par>
<par>
<line> forma, a ocu*ação desses sítio* seria estratég*ca nesse contexto. Observando a dispersão </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *a*erial arqueológico, um *a*o que chama a atenção é </line>
<line> a existência de *ma </line>
<line> gr*n** </line>
</par>
<par>
<line> con*e*t*aç*o d* ma*erial malacológico e *e*âm*co na *rista dessas dunas, bem como nas </line>
</par>
<par>
<line> áreas i*te*-dunares abertas por deflação eóli*a6. Isso n** permite pens** </line>
<line> em uma rela*ã* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> perc*pção da áre* com* de fundamen*al estra*égia ** manutençã* desse* grupos. </line>
<line> A*sim, n*s i*tere*sa sa*er como ess*s grupos **rcebe* os aspectos *ísico* d* </line>
</par>
<par>
<line> paisagem e dentro do *eu </line>
<line> *nivers* socia*, cultural e po*í*ico, é como esses a**ec*o* às suas </line>
</par>
<par>
<line> *ec*s*idades c*tidianas. Ingold traz *lguns conceito* *e*tin**t*s pa*a essa* indaga**es. </line>
</par>
<par>
<line> O conceito de tempora*idade e paisa*em *e Tim Ingold (1993) foi utili*ado </line>
<line> nesse </line>
</par>
<par>
<line> *ra*alho para da* su*síd*os às di*cussõ*s voltadas para paisa*em e* ter*os soci*cult*rais, </line>
<line> não es*uece**o os se*s aspec*os nat*rais *u* têm influ*nc*a nas re*ações e*tabelecidas entre </line>
</par>
<par>
<line> os grupos que hab*t*ra* * l*toral *o Piauí. *ste autor *e referiu à vida humana </line>
<line> como um </line>
</par>
<par>
<line> processo *ue envolve a </line>
<line> *a*s*gem *o tempo, pr*cesso es** que está diretamente relacion*do </line>
</par>
<par>
<line> com a fo*ma*ão das pai*agens em que </line>
<line> as pes*oa* </line>
<line> v*ve*. Essa noção d* te**o*alidade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 6 </row>
</column>
<column>
<row> Ação *o vento qu* retira o s*dimento arenoso de *l*um local, **ndo *omo con*equên*ia * a**rtur* de </row>
</column>
</par>
<par>
<line> "corredores". </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter**ina, *. 14, n. 6, art. 4, p. 72-94, nov./d*z. *01* </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Contato Cultural e Fron*eiras É*nicas no Litoral do Piauí: Problemá*icas e *ossibilidades </line>
<line> 87 </line>
</par>
<par>
<line> paisa*e* de T*m Ingold foi aqu* utilizada, </line>
<line> por </line>
<line> per*itir tran*passar * *posição ent*e a vi*ão </line>
</par>
<par>
<line> *aturalista da p*isagem alheia às at*v*dades *umanas e à visão cultura*ista, e a pais*gem é </line>
<line> vista como s*n*o *e ordem c**nitiva ou si*bólica, particular de *spaço (INGOLD, *993). </line>
<line> *ara sub*tituir e*sas duas n*çõe* sup*a*itadas *ng*ld (1993) pr*põe uma "persp*cit*a </line>
<line> de habitaç*o", o*de, segun*o * au*or, "[...] the land*cape is con*t*tuted as an enduring reco*d </line>
<line> of - an* tes*imon* to - the lives and works o* *a*t generations who ha*e *we*t w*thin it, and </line>
</par>
<par>
<line> in so doin*, hav* left there something of t*e*selve [...]" (p. 152). Porq*a*to, a </line>
<line> ex*eriência </line>
</par>
<par>
<line> imediata passa a ser o foco d*s análi*es, p*r privilegiar a ideia d* *u* *s p*ssoas derivam da </line>
<line> duraç** do seu *nvol*imento *odos *s dia* no mu*do. </line>
<line> O conce*to de temporal*dade desenvolvido por Ing*l* (1993) não é cronolog*a e não é </line>
</par>
<par>
<line> a história. As*im, é exc*uído </line>
<line> q*alqu*r s*stema qu* </line>
<line> es*a*elece inte*va*o* de tempo, o*d* o* </line>
</par>
<par>
<line> eventos são inseridos, assim c*mo qua**uer séri* de eventos que pos**m *er datado* *o *em*o </line>
<line> conforme sua ocorrên*ia *m ou*ro intervalo *r**o*ógico. Para T** Ingold (*9*3, p. 153, </line>
<line> grifos do autor) *aisagem não é "terra", nã* é "n*tu*eza" e não * "es*aço". *ssas t*ê* noções </line>
</par>
<par>
<line> e*clue* a </line>
<line> possibilidade d* a paisag*m s*r vista como q*an*itativ* e homogên*a, anula </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> oposiç*o du*lista entre sujeito e ob*eto, como t*mbém a ideia *e que a paisagem é *m espaç* </line>
</par>
<par>
<line> r**resent*do. Em suma, "[...] the ***ds*ap* is the world </line>
<line> as *t is *no*n to those who dwell </line>
</par>
<par>
<line> th*reing, who inhabit it* places and jou*ne* along the p*ths connecti*g them </line>
<line> [...]" (ibid, </line>
</par>
<par>
<line> p.1*6). </line>
</par>
<par>
<line> O* conceitos est*be*ecidos **r *ngold sobre temporal*dade e </line>
<line> pa*sag*m **s permite </line>
</par>
<par>
<line> pensar </line>
<line> em uma relaçã* ent*e i*dígena no l*toral do Piauí e pai*agem criada em cima *as </line>
</par>
<par>
<line> relações estabelec*das no contato e, assim, s*po* que * função estratégica dos sít*os da Praia </line>
<line> de Carnaubinha se *stabeleceu dent** das experiênci** *mediatas que foram surgindo ao longo </line>
<line> *o processo de colonização. </line>
<line> Tomando a pa*sagem em seus asp*ctos sociai* e c*ltu*ais de constr*ção, como pensar </line>
<line> em um* habitação da P**ia de C*r**ubinha, consi**r*nd* *s dunas como uma ár*a </line>
</par>
<par>
<line> estratégica? Qua* s*ria * nec*s*idad* </line>
<line> de permanecer no mei* d*s dun*s? E*ses *ão </line>
</par>
<par>
<line> questi*namentos </line>
<line> ai*da </line>
<line> distant*s de serem resolvid*s, ma* que se faze* pertin*ntes para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> en*endi*e*to da </line>
<line> construçã* dess*s sítios. As dinâmicas polít*c*s, sociais e cultur*is podem </line>
</par>
<par>
<line> ter tido i*fluênc*a direta ** **ab*ração ** tais *ormas d* habitação. </line>
<line> V*jamos a situaçã* em *u* os gru*os na*i*os se en*ontrav*m *urante *s incurs*es </line>
<line> *urop*ia* na costa *o Piauí. *sses grupos *iveram que s* *r*aniz*r de tal forma q*e f*s*e </line>
</par>
<par>
<line> man*ida su* *utonomia n* região. D*í a *mportância d* </line>
<line> e*ta* e*tre as d*nas, d* oc*par </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> áre*s mais altas, a* *r***as das *unas, com* n* **so da Praia de C*rnaubinha, onde *uas dunas </line>
<line> Rev. F*A, Ter*sina P*, v. 14, n. 6, a*t. 4, p. 72-94, n*v./*e*. 201* w*w4.fs**et.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. R. N. Coutinh*, *. R. Calippo </line>
<line> *8 </line>
</par>
<par>
<line> dão uma visibilidade privilegia*a do todo o litoral piauiense, se*d*, ainda, possível observa* o </line>
<line> e**uário do Parn*í*a, e também o estuário do Timonha/Ubatuba. Isso dá uma vantagem *ara </line>
</par>
<par>
<line> se artic*l*r contra </line>
<line> pos**veis in*esti*a* *indas pelo mar, tor*ando a o*upação da Pr*i* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> C*rnaubin*a d* extrema relevân*ia p*r* * m*nut****o de uma autono*i* desse litoral, po* </line>
<line> parte desses gru*os. </line>
<line> * CONSI*E*AÇÕES FINAIS </line>
<line> Ret*mando os conc*it** supracitados sob*e paisagem, te*poralidade, c*iação de </line>
</par>
<par>
<line> contex*os </line>
<line> particulares, *riundos de co*tato* m*ltiét*icos e sepa*ação entre pré-his*ória </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> históri*, * ag*nte s*cial ativo ganha *estaque quando se pens* *m mudanç*s histó*icas, co* a </line>
<line> possibilidade de "[...] interp*etar um epi*ód*o particular de m*danç* [...] repentina na cultura </line>
</par>
<par>
<line> mate*i*l, o*** sua com*inaç*o </line>
<line> com evidência doc*me*tal </line>
<line> pode ser *s*da para lidar com </line>
</par>
<par>
<line> questões *e estrutu*a e **rm*ç*o social [...]" (JOHNSO*, 2*10, *. 1*9). </line>
<line> Trabalhando esses conceitos de fo*ma conjunt*, é possív** interpreta* os d*dos </line>
<line> ar*ueoló*icos presentes nos sítios *o litor*l d* Piauí sob a perspec*iva de que, possív*is </line>
</par>
<par>
<line> mudanças na estrutura *ociocultural, ocorridas pel* i*teração dos nativo* c*m g*upos </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> colonos (europeus, mercad*res, corsários e pir*t*s) </line>
<line> que *a*saram pelo lit*ral piau*ense, </line>
</par>
<par>
<line> po*em ter *u*gido por meio d* in*e*cion*lidade do agent* soc*al, cuja comp*ovação </line>
<line> *u *ão </line>
</par>
<par>
<line> dess* "co*tr*buição" na e*t*utura*ã* s*cioc*ltur*l dess*s gru*os étnicos pode *er ve*ifi*ada </line>
</par>
<par>
<line> por m*io d* estud*s que *onc**iam a combi*a*ão de </line>
<line> dados arqueológic*s e fontes esc**tas </line>
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<line> H. R. N. Co*tin*o </line>
<line> F. R. Calippo </line>
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<line> 1) concepção e plane*amen*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) anál**e e *nt*rpretaç*o dos *ados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboraç** do rascun*o ou na re*isão *r*tica d* conteúdo. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) *articipação na aprovação da versão final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
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