<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 6, art. 4, *. 72-94, nov./dez. 2017
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2017.14.6.4
</line>
</par><par>
<line>
Contato Cultural e Fronteiras *tnicas *o Litoral do Piauí: Problemática* e
</line>
<line>
*ossibili*ad*s
</line>
<line>
Cult**al Contact and **hnic Border* in the Coast *f Pia*í: *roblems a*d Possibilit**s
</line>
</par><par>
<line>
Heb*rt Rogéri* do N*scime*t* Coutin*o
</line>
<line>
Mestre em Arqueolo*ia *ela Universida** *ederal do *iauí
</line>
<line>
Professor *a Univers*dade Federa* do Piauí
</line>
<line>
Email: he*er*262@hotmail.com
</line>
<line>
*lávio Riz*i C*lippo
</line>
<line>
Do**or em Ar*ue*logia pela U*i**rsidade *e São Paulo
</line>
<line>
Profe*s*r da Unive*sidade Fede*al do Piauí
</line>
<line>
Email: c*lip*o@ufpi.edu.br
</line>
</par><par>
<line>
E*der*ço: *eber* Rogério d* Na*c*mento Cou*inh*
</line>
<line>
Editor Cientí*ico: Tonny Kerley de Alencar Rod*igues
</line>
</par><par>
<line>
Campus Un*v*r*i*ár*o Min*str* *etrônio Portela - *a*rro
</line>
</par><par>
<line>
I*inga - Teres*na/PI.
</line>
<line>
Art**o *ecebido em 09/08/2017. Últ*ma
</line>
<line>
ver*ã*
</line>
</par><par>
<line>
recebida ** 1*/09/2*17. Aprov*do em 16/09/2**7.
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: Flávi* Rizzi Cal*ppo
</line>
</par><par>
<line>
C*mpus Univ*rsitári* Minis*ro Petrôn** Portela - B*irro
</line>
<line>
Avaliado *elo *i*tema Triple Review: D*s* Review *)
</line>
</par><par>
</page><line>
Ininga - **resin*/PI.
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e *) Doubl* *lind Review
</line>
<line>
(avaliação ce*a por doi* avaliadores da área).
</line>
<line>
Revi*ão: Gra*a*ical, Norm*tiva e de F*rma*a*ão
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C*ntato Cultur*l e Fronteiras Étnica* no Litora* do P*a*í: Prob*emáticas e Possibil*dades
</line>
<line>
73
</line>
</par><par>
<line>
RE*UM*
</line>
<line>
*ssa pes*uisa t*m como *b*etiv* refletir sobre os *spe*tos culturais r*sponsáveis pela *r**çã*
</line>
<line>
do contex*o arqueológ*co o*iundo das re*ações esta*elecidas entre o nativo e o co*on*za*or na
</line>
<line>
costa piauiense. Para ta*to, for*m es*abelecidos como procedim*ntos metod*lóg*cos análi*es
</line>
</par><par>
<line>
in situ de sítios arqueológ*cos prese**es na faixa
</line>
<line>
costeira do Piauí, d*d** et*o-histór**os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ev*n**mentos bi*liogr*ficos da *iteratura p*r*inente. *omo aparato teórico fora* e*e*cados
</line>
<line>
autor*s que discorrem *o**e * A**ueologia do P*uralismo (LIGHTFO*T, 1*95; DE*TZ,
</line>
<line>
1963, 1*91; DEAGAN, *985) que *rata de contextos culturais particul**es, criados atra*és de
</line>
<line>
interações multi-ét*i*as, assim *omo a Antr*p*l*gia Ambiental de Tim Ingold (20*0; 2002;
</line>
<line>
20*0). *ssa pesquisa tornou *ossíve* a *ercepção de que contexto* amb*entais esp*cí*icos
</line>
<line>
foram *cupados em *etrime*t*s d* *str*t*g**s estab*lec*d** em c*nte*t*s cul*ural*ente
</line>
<line>
const*u**os, fato *sse ob*ervado ** c*mposição e*pacial dos sítios arqueo*ógicos presentes
</line>
<line>
nessa região.
</line>
<line>
Pal*vras-chave: Litoral do Piauí. *ronteiras Étnicas no Litoral do P*auí. Ín*io na Costa
</line>
<line>
Piauiense
</line>
<line>
*BSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
T*is r*searc* a*ms to *eflect on the cultural
</line>
<line>
**pec*s responsi*le for the cre*tion of the
</line>
</par><par>
<line>
archaeological context ar**ing from the relat*ons established bet*een th* native
</line>
<line>
and the
</line>
</par><par>
<line>
col*nizer on the coast of Piauí in t*e first *ent*ries of colonization. F*r that, m*thodologi*al
</line>
<line>
procedu*es we*e est*blish*d in situ analyzes of ar*haeological sites *re*ent in the coa*tal
</line>
<line>
range of Piauí, et*no-historic*l data and bibl*ographical su*veys of the pertine** literature. A*
</line>
<line>
a theoretica* apparatus, authors wh* d*scuss *h* Archeology of Plural*sm (LIGHTF*OT,
</line>
</par><par>
<line>
1995;
</line>
<line>
DEETZ, 1963, *991; *E**AN,
</line>
<line>
1985) are addr*ssed, d*aling wit* partic*lar cultural
</line>
</par><par>
<line>
contexts *re*t*d th*ough mult*-ethnic interact*on*, as we*l as Tim's Env*ro*ment*l
</line>
</par><par>
<line>
Anthro*ol*gy Ingold (2000, 2**2, 2010). Th** research made *o*sible
</line>
<line>
the p*rce*ti** that
</line>
</par><par>
<line>
specific
</line>
<line>
en*i*onmental contexts were
</line>
<line>
o*cupied in de*riment of est*blished *trategies *n
</line>
</par><par>
<line>
c*ltu*ally c*nstructed co*texts, *act observed in the *pati*l c*mpo*ition of the *rcheol*gica*
</line>
<line>
s*tes present *n *hi* r*gion.
</line>
<line>
*eywords: P*auí Coast*ine. Eth*ic Border* on the Coast of Piauí. on *he Coast of *iauí
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 14, n. 6, ar*. *, p. 72-94, nov./de*. 2017
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. R. N. Coutinho, F. *. Calippo
</line>
<line>
74
</line>
</par><par>
<line>
* INTRO**ÇÃ*
</line>
<line>
Os questionam*ntos qu* **m send* constru*dos sobre o contex*o arq*e*lógico *o*
</line>
</par><par>
<line>
sí*ios *a cos*a *iauiense (COUTINHO, 2013, 2016), tro*xeram uma prob**mática teórica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*etodológic* qua*do ten**m*s indagar s*bre
</line>
<line>
as rel*ções
</line>
<line>
estabelec*da* entre os grupos que
</line>
</par><par>
<line>
ocupav*m o l*toral d* Piauí e o col*nizador eu**peu. Sab*-se que, ap*s o con*ato com esses
</line>
</par><par>
<line>
grupos, diversas f*rmas d* *e relaciona* (guerr*s, ***r*o*,
</line>
<line>
etc.) o*o*reram *ntre ambos.
</line>
</par><par>
<line>
P*rém, *ua**o tomamos a *ultura material como resultad* de*sa* relações, há uma distinção
</line>
<line>
na *orma de anal*sá-las.
</line>
<line>
Apesar do ainda *n*ip*ent* estudo sob*e a *ult*r* *aterial prese*t* nos sítios
</line>
</par><par>
<line>
arqueoló*icos do litoral do Pi*uí, *s *ados
</line>
<line>
et*o-hi*tóricos n** in*i*am a levant*r *lguns
</line>
</par><par>
<line>
questionam*nto*. ****eiro, sa*e-se que os europeus que *entaram colonizar a costa do Piauí,
</line>
</par><par>
<line>
tiv**am
</line>
<line>
diversa* *i*iculda*es em efe*iv*r se*s **mínio* n*ssa reg**o. Uma das pr*ncipais
</line>
</par><par>
<line>
causas para e*sa dificul**de, *e*und* Borges (2007, 2010), f*i a resist*ncia *ndígena
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
in**alação de nú*leos de ocup*ção coloni*l, al*ad* a *at*res naturais pa** d*ficultar a inv*s**
</line>
</par><par>
<line>
dos col*niza*ore*
</line>
<line>
intere*sado* *o *omínio do l**oral d* *iauí. Dessa forma, sab*ndo des*a
</line>
</par><par>
<line>
r*sistênci*, pensa-se em arti*ulações cr*adas e em pos*í*ei* alt*rações s*ciai* e políticas d**
</line>
</par><par>
<line>
g**pos cos*eiros
</line>
<line>
nativos que *ivera* que *contecer, p*ra que *o*se **ssív*l combater
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
entrada d*s in*asores nas sua* t*rra*.
</line>
</par><par>
<line>
Para * *ntendimen*o
</line>
<line>
das d**ersa* *elações *s*ab*l*cidas na costa piaui*nse, alguns
</line>
</par><par>
<line>
eleme**o* teór*co* for*a d*scutidos ao *on*o d*ssa pe*qui**. * contrib*ição da Ant*opo*ogia
</line>
</par><par>
<line>
Ambiental proposta por Tim Ingold (2000, 20*0)
</line>
<line>
res*de nas discussões sobre como
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
percepção do ambient* por parte desses grup*s influe*cia na ocupação de*sa* *reas e,
</line>
<line>
p*i*cipal*ente, co*o essa re*aç*o *n*re cu*tura e am*ien*e *e ref*ete no universo s*mbólico
</line>
</par><par>
<line>
de tai*
</line>
<line>
grup** étni**s *ue o**param a *a*xa lito*ânea do Piauí no m*me*to d* co*oniz*çã*
</line>
</par><par>
<line>
europeia.
</line>
</par><par>
<line>
A Arqueologia do Plura*ism* *r*posta por Kent L*g*tfoot (199*) *raz
</line>
<line>
um olhar
</line>
</par><par>
<line>
inte*essante sob*e as relações es**beleci*as *n*re os *rupos n*ti*o* e o colo*izador. Esse
</line>
<line>
autor *firma q** contex**s mul*i-étnicos s*o *erados a*ravés de re*ações ent*e o* grupos qu*
</line>
<line>
habitav*m det*r*i*ada regi*o e sua conv*vênc*a com grupos colonizadores.
</line>
</par><par>
<line>
As*im, pensando * co*tin*ida*e dessas r*laçõe* em te*mos temporais, questão a
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
</page><line>
se segu* é *omo analisar *ssas relações de *ontat*, *oman*o como base os sí*ios
</line>
<line>
*rqueo**gicos, onde tais an*lis*s sofre* *ma ruptura c*nceitual e*tre história e *r*-história,
</line>
<line>
Re*. FSA, *e**sina, v. 14, *. 6, art. 4, p. 72-94, nov./de*. 2017 www4.f*anet.*om.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Contato *ult**al e *ronteiras Étni*as no Li*oral *o Piau*: P**blemáticas e Possibilidades
</line>
<line>
75
</line>
</par><par>
<line>
ruptura es*a que reme*e a um pro*lema *ais amplo, * q*al e*ige novos *sforço* te*rico* *
</line>
<line>
met*dológicos p*ra en*en**r os sí*i*s arqueol*gi*os do litoral do Piauí sem estratigrafia1 e em
</line>
<line>
**l*mpsestos.
</line>
<line>
* i*port*nte ressaltar que e*se debate epi*temo*ó*ico **o *erá o foco desse **ab*lho,
</line>
</par><par>
<line>
porém, **b*nd* d* sua exis*ênc*a * ten*o na s*a resolu*ão
</line>
<line>
uma *as alternativas para *
</line>
</par><par>
<line>
andamento de t*abalhos
</line>
<line>
*osteriores s*bre a temá*ica indí*ena na c**ta do Piauí, é de s*ma
</line>
</par><par>
<line>
i*portância *niciar uma discu*são sobre es*a prob**mática. Para que seja iniciada essa
</line>
<line>
discussão alguns co**eito* dev*m se* estabelecidos.
</line>
<line>
2 REFERENCIA* TEÓRI*O
</line>
<line>
2.1 Construindo o conceito de Front*ira *tn*ca
</line>
<line>
A*gum*s mudanç*s aconteceram ao **ngo d* **cada de *980, período e* *ue * olhar
</line>
</par><par>
<line>
dos hi*toriadores * antropólogos
</line>
<line>
s*bre o papel do ín*io nas rela*ões c*m o colonizado*
</line>
</par><par>
<line>
alterou a *orm* de inserir o *ndígena ne*sa discussão e, c*nsequen*eme*te, alterando alguns
</line>
</par><par>
<line>
*onceit*s, c**o a *oção de *ro*teira. Boccar* (200*)
</line>
<line>
aponta algumas per**ectivas que
</line>
</par><par>
<line>
sofrera* mu*anças:
</line>
</par><par>
<line>
[...] tomar en cuenta el *unto d* vista in*íg*na en la operac*ón *e reconstrucción de
</line>
</par><par>
<line>
los proceso* histó*ico*
</line>
<line>
c*loni**es; ana*i*ar *os procesos **mbinados de resistên*ia,
</line>
</par><par>
<line>
*daptacion y cambio, de*a*do atrás la
</line>
<line>
vieja dico**m*a *ntre pern**encia *e una
</line>
</par><par>
<line>
tradició* in*emorial *or un lado y *iluc*ón de la entidad india vía un mecanismo de
</line>
<line>
aculturación *mp*esta *or el o*t*o; presta* at*nción a la emergen*ia de nu**os
</line>
</par><par>
<line>
grupos e ident*d*des o d* new peoples a *ravés de lo* múlti*lesproc*sos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mestizaje y *tno*é*es*s (p.48, grifos *o *utor).
</line>
</par><par>
<line>
Des*a forma, as análises so*re o indígena em seu cont*xt* his*ór*co são cond*zidas a
</line>
<line>
ro*per c*m o conjunto de dicoto*ias *ue distorcem suas r*al*dades, ass*m c*mo, buscar
</line>
</par><par>
<line>
[...] en las reconfigu*acion*s étnicas y en las reformulaciones *ndetitarias,
</line>
<line>
l*s
</line>
</par><par>
<line>
*le*entos que permit*n d*r cuenta t*nt* de las concept*aliz**i**es nativas relativas
</line>
<line>
al tre*endo choque que *epresentaron la conquista e co*lo*izacion *e América
</line>
<line>
como de las capacidade* de adap*aci*n e refo**ula*ión de la* <<t*adicio*es>>*ue
</line>
<line>
d*sembocaro* en la fo*m*ci*n de *undos nuevos en a* Nuevo Mundo (BOC*ARA,
</line>
<line>
2002, p. 48)
</line>
</par><par>
<line>
Essas mudança* o*orr*das na a*tro*olog*a
</line>
<line>
histór*ca troux*r*m profundas mudanças
</line>
</par><par>
<line>
nos estudo* la*i*os a*ericanistas qu* estudam os fe*ôm*n*s d* des*str**ur*ção
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
propriedades, a*ributo* e paleoamb*ent*s (NO*AT*KI, 2005).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, Teresina PI, v. 14, n. 6, *rt. 4, p. 72-94, nov./dez. 201*
</line>
<line>
www4.fs*net.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. R. N. Coutin*o, F. R. Calippo
</line>
<line>
76
</line>
</par><par>
<line>
reestruturaç*o inserid*s em um contexto de *ominação col*nia*. Seg*ndo *achtel (199*
</line>
</par><par>
<line>
*pud BOCCARA, 20*5), por meio do estudo da pr*xis dos
</line>
<line>
dom**ado* é
</line>
<line>
que foi *ossível
</line>
</par><par>
<line>
re*ti*uir
</line>
<line>
par*e da age*cy das populações na*ivas demonstra*do, des*a **rm*, que *
</line>
<line>
proc**so
</line>
</par><par>
<line>
de aculturaçã* não * *inônimo
</line>
<line>
de conversão nem tão pouco fo* percebido pelos me*mos
</line>
</par><par>
<line>
agentes *ociais com* abandono das *r*dições ch*mada* *ncest*a*s. Port*nto, a resistência dos
</line>
</par><par>
<line>
po*o*
</line>
<line>
n****os nã* quer dizer
</line>
<line>
que essa *eja uma *pe*ação negativa ou co*serv*d*ra de
</line>
</par><par>
<line>
preservação tradic*on*l e dos mo*os ** org*nização pré-coloniais. A*sim,
</line>
<line>
[...] p*r* aprehender las modal*dades *el co*tacto y sus e*e*to* *obre *as s*ciedades
</line>
<line>
amerindias hace falta estud*ar la *raxis de los n*tivos, *ale decir "reco**ct*r los
</line>
<line>
aconteci*ientos a las est*ucturas y restituirle sent*do a e**as últimas reubicándolas
</line>
<line>
en *l *luj* de la h*storia (WACHTEL 1966: 93 a*ud BOCCAR*, 2005).
</line>
<line>
Um conceito es**belecido n*sse trabalho para o andamento da prob*emática
</line>
<line>
epistemológica s*pracitada é a noção de fr*nteiras étnicas. Esse c*nceit* está inserid* e*
</line>
<line>
u** *isc*ssã* mais amp*a, cujas análises etnohistóricas relativas às di*âm*cas sócio-culturais
</line>
<line>
do *ov* Mundo tratam desse conceito **mo uma f**** d* se des*e*cil*ar dos discur**s
</line>
<line>
etnocên*ricos. P*ra Guil*au*e Boccara, a obr* de Nathan Wachtel, Los Ve*cidos, * ti*a como
</line>
</par><par>
<line>
um divisor *e águas n* p*ocess* de investigaçã* dessa temática, onde a reflexão sobre
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
natu*eza d*s cont*tos *nter-étnico* e interc*lt*rais em zonas fronte*riças é tida como um dos
</line>
<line>
pi*are* *essa reconf*gur*ção.
</line>
</par><par>
<line>
A* an*l*s*r a n*ç*o de fronteir*
</line>
<line>
em algumas pr**uções, * pos**vel percebe* seu
</line>
</par><par>
<line>
carát*r etnocêntrico, *nde a hi*tória *o Novo Mundo somente distin*u** centros e *erife*ias.
</line>
</par><par>
<line>
Dess* form*, B*ccara (2005, p. 32)
</line>
<line>
coloca que a no*ão **
</line>
<line>
*ronteira aparece co*o "[...]
</line>
<line>
un
</line>
</par><par>
<line>
estado
</line>
<line>
natural, o*j*tivo, com* una noc*ón que *d**er* perfect*mente a* fenômeno uni*ersa*
</line>
</par><par>
<line>
**l conta*to entre dos entida*es polít*cas y culturalm*nte
</line>
<line>
di*e**ntes". Assim, poder*a dize*
</line>
</par><par>
<line>
q*e, em certos estu*os, a fro*teira é us*da como, literalme*te, um contato. Justamente ne*se
</line>
</par><par>
<line>
ponto reside o problema p*is, sabendo que a *oção de *rontei*a é u* espaço ideoló*ico
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
m*terialm*nte
</line>
<line>
construído, o fato *e
</line>
<line>
*onside*á-la c*mo *ma
</line>
<line>
instituição o* fenômeno social
</line>
</par><par>
<line>
im*ede
</line>
<line>
qu*stionam*nt*s sobre a percepção, ou n*o do univ*rso i*d*gena que * mesma
</line>
</par><par>
</page><line>
*mpl*ca (BOCCARA, 2005).
</line>
<line>
Boccar* t*az *ssa ideia *omo u*a nece*sidade de conquista por p*rt* do coloniza*o*
</line>
<line>
euro*eu que, a*ra*és d*s mecanismos de pod*r, os grupos indíge*as são vistos c*mo grupos
</line>
<line>
homogê*eos, inseridos *m *m marco espaço-t*mporal espe*ífi*o, funciona*do em **
</line>
<line>
equilíbrio estável, dent*o de fronte*ras ét**cas e *olíticas bem d*finidas. Assim, *odos os
</line>
<line>
grupos são tidos como dota*os de uma mesma c*ltura.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 6, art. 4, p. 72-94, nov./de*. *017 **w4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Co**ato C*ltural e Fronteiras Étnicas no Litoral do Piauí: Problemáticas e Pos*ib*l*dad*s
</line>
<line>
77
</line>
</par><par>
<line>
Para esse a*t*r é fundam*nta* pensar a fronteira não como dada a *riori, pois a mesma
</line>
<line>
é pensada e t*m func*o*a*o como espa*o t*ansicional. Portan*o, pensar e co**truir a f*o*teira
</line>
<line>
como *spaç*-*empo de transição no* c*nduz a um pensamento inic*al o*de existem diferenças
</line>
</par><par>
<line>
cul*urai* políti*as esse*ciais entre os grupos e
</line>
<line>
que vivem em ambos os lados desse limite.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, B*ccara (2005, p. 33) afir*a que an*es *e ser c*n**de*ada *omo uma fronteira,
</line>
<line>
nos
</line>
</par><par>
<line>
seus aspect*s esp*cial e tran*ici*na*, c*m a possibilidade de circula*ão p*r*an*nte
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*uj*itos, objetos * idei**, a zona d* contato *oi *deali*ada como limite.
</line>
</par><par>
<line>
Com a ad*ç** da noção dessa fr*nte*ra, algumas *onsiderações são pertin*nt*s. E*sa
</line>
</par><par>
<line>
ideia nos dá a possib*lidade
</line>
<line>
de *lhar para
</line>
<line>
o* grupos indígenas de uma outra f*rma
</line>
</par><par>
<line>
d*svenc*lha*a de um olhar e**ocêntri*o on*e, as relações e*tabelecidas no* espaços
</line>
</par><par>
<line>
fron*eiriço* incluem **tros tipo* de relações, como, por
</line>
<line>
*xemp*o, a* r*laçõ*s s*mbólicas.
</line>
</par><par>
<line>
Como afi*ma Bocc**a (200*, p. 33)
</line>
</par><par>
<line>
[...] Des** esta perspecti*a p*rec* má* pert*nen*e ha*lar de un l*mit* que tiende
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tr*nsf*rmarse en fron*er* o de una fronter* cuyo hori*onte es no ten*r *ás límite a
</line>
<line>
med*da que se van implem*ntand* los mecanismos *e inclusión e incorp**ación d*
</line>
</par><par>
<line>
la al**ridad a tra*és
</line>
<line>
de *a
</line>
<line>
co*struc*ión de otro
</line>
<line>
*ipo *e di*erencia; una diferen*i*
</line>
</par><par>
<line>
soc*al y* *o pen*ad* en c*ave civili*aci*nal pe** sí nec*saria a la re*roduc*ión d*
</line>
<line>
l** mecanismos de ex***taci*n y de extr**ción de tri*uto. Por lo tanto, la m*sión d*
</line>
</par><par>
<line>
lo*
</line>
<line>
i*termed*a**os consis*e en hacer *esaparece* ese límite con el fin de unir l*s
</line>
</par><par>
<line>
nuev*s grupos s**re una *as* sana y realmente un*vers*l [...]
</line>
<line>
2.2 A*queologia do *lu*alismo e Contexto* Multi-Étnicos: est**elecendo um olhar n*
</line>
<line>
costa pi*uiens*
</line>
<line>
Sabendo q*e a construção d* discurso sobre ** relações esta*elec*d** ent*e *s **upo*
</line>
<line>
ind***nas e o colonizad*r europeu se deu de forma **ntralizada no c*lono, e que ess* olhar
</line>
</par><par>
<line>
não *ará par*e das anális*s desenvolvidas nessa pe*quisa, noção d** consequências desse a
</line>
<line>
*ontato índio/europeu no l*tor** do Piau* será visto aqui como *ausa da criação de conte*tos
</line>
</par><par>
<line>
particular*s qu*, possiv*lmente, tenham
</line>
<line>
c*i**o dinâmicas *ulturais que resulta*am em
</line>
</par><par>
<line>
situações peculiares. Porém, essas análises *ó *oderão ser feit*s depois de pe**u*sa*
</line>
<line>
exau**ivas em torno da cultu*a m*terial presente nos sítio* do li*oral do Piau*.
</line>
<line>
Ainda n*o *emos dados suficientes para p*rt*r para esta et*pa, *n*ão vejamo* a
</line>
<line>
problemáti** segui**e: * relação temp*ral desse contato e suas c*n*equ*ncias ** surgimento
</line>
<line>
de um contexto arqu*oló*ico.
</line>
</par><par>
<line>
Co*o já s* sabe q** e*iste uma diferença epistemológica re*e*ente
</line>
<line>
aos c*nceit*s
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
histór*a *ré-histór*a em arqueol*gia, dúvid* que segue * seguinte: como analis*r es***
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
a
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. *4, n. 6, *rt. *, p. 72-94, nov./dez. 2017
</line>
<line>
www*.fsane*.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. R. N. Coutinho, F. R. *alippo
</line>
<line>
78
</line>
</par><par>
<line>
sítios sendo qu* *s relaç*es que s* *s*a*eleceram nes*as áreas, *elaçõ*s *st*s *ue foram
</line>
<line>
**sponsáveis pel* su* constru*ão, transcendem a noção de his*óri* e pré-h*s*ór*a? Existe uma
</line>
<line>
mane*r* de estudar *ssas relaçõe* *em have* uma queb** *etodológica * t**ric*?
</line>
</par><par>
<line>
*sse* questionamento* já *azem parte d* estudos desen*olvidos
</line>
<line>
por antropólogos
</line>
</par><par>
<line>
**stóric*s * etn*hi*toriadores que
</line>
<line>
estudaram as
</line>
<line>
*elações de contato cultural ent*e *s
</line>
</par><par>
<line>
socieda*es colonia*s e os europeus. *sses pesqui**dores se depara*am com contextos
</line>
</par><par>
<line>
*ar*icul*res criados partir dessas rel*ç*es, onde os grupos nativos passaram a se* a
</line>
<line>
um
</line>
<line>
do*
</line>
</par><par>
<line>
agentes
</line>
<line>
nessa* r**ações. No
</line>
<line>
caso d* Pi*uí, com* *á *e sabe da p*rticipa*ão indígen* no
</line>
</par><par>
<line>
proc**so d* r*tardamento d* ocu*aç*o do litoral leste-o**te, entender o cont*xto arqueológic*
</line>
<line>
e a importânc*a de cad* ár*a para esses *rupo* passa a ser funda*en*al na construção do
</line>
<line>
entendim*nto sob*e os grupos construtores desses sítios.
</line>
</par><par>
<line>
Kent L*gh*fo*t coloca a Arqueologia em um patamar difere*ciado quan*o trata
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
solução
</line>
<line>
para suprir a nece*si*ade de entende*
</line>
<line>
a* dinâ*ic*s cultura*s em con*extos multi-
</line>
</par><par>
<line>
é*n*cos, justa**nte p*r poder con*ar com a cul*u*a mate*ial *esultante dessa* relações. P*ra
</line>
<line>
esse auto*, mes*o na sua infância, a Arqueologia do Plural*smo *ode propor modelos teóricos
</line>
<line>
e metodológico*, na tentat*v* de reali*a* análise* diacrônicas *a cultura m**erial de*i*ada d*
</line>
<line>
contextos mu*ti-étnicos.
</line>
<line>
Li*thfoot (1*95) coloca que, na medida em qu* os trabalhos dos a*que*lo*os pré-
</line>
<line>
historiadore* e histo*ia*or*s f*ram se desenvolvendo e se dep*r*nd* com cont*xtos multi-
</line>
<line>
étnicos, a co*sci*nci* d* pluralismo f*i a*mentand*, ocorre**o vários *c*ntecimento* como
</line>
</par><par>
<line>
simpósios e even**s científic*s,
</line>
<line>
onde alguns p*squis*dor*s expandiram seus horizon*e* de
</line>
</par><par>
<line>
pes*uis* para além da cu*tur* material, com* J. Deet* (*963, *9**) * K. Dea*an (1*8*).
</line>
</par><par>
<line>
Da me*ma forma que algun* pesqu*sadores defendem um corpo teórico
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
metodol*gico *as *nálises
</line>
<line>
de síti*s arque*lógico* res*lt*ntes de contatos mul*i-étni*os,
</line>
</par><par>
<line>
existem pesquisadores que defendem *anutenção de tais contextos so*iais * *ulturias. Robert
</line>
</par><par>
<line>
Dunnel e Dobyn* argumentam que catástrofes
</line>
<line>
de epidemias podem red*zir de
</line>
<line>
maneira
</line>
</par><par>
<line>
*rásti*a po*ulaç**s i*díg**as. Assim, *opulaçõe* indígenas, antes do contato com o europeu
</line>
<line>
e a ausência de do*nças letais, a**esen*avam outros ní*eis populacionais, práticas econ*micas
</line>
<line>
* *ráticas so*iopo*ítica* *ifer*nte dos grupos rema*escentes.
</line>
<line>
Por*anto, para Dunnel (1991 apud LIG***OOT, 1995) os í**ios são muito mais um
</line>
</par><par>
<line>
fenôm*n* resul*ante do c*nt*to e derivam somente de
</line>
<line>
u*a pequena fração dos povos e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
var*abilidad* cult**al do início do s*culo XVI. Para esses autores os mé*odos da arq*eologia
</line>
<line>
pré-histór*ca são adotados *o e**udo das socied*des indígenas antes e *urant* o con*ato co* a
</line>
</par><par>
<line>
cultura europeia, desc*r*ando o uso de fontes
</line>
<line>
et*ográficas e a abordagem histó*ic*. Para
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresin*, v. 14, n. 6, art. 4, p. 72-94, nov./*ez. **17
</line>
<line>
www4.fs*ne*.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Con*ato Cultural e Fronteiras *t*ic*s no Li*or*l do Piauí: Pr*blemáticas e Poss**ili*a*es
</line>
<line>
79
</line>
</par><par>
<line>
Deaga* (198* apud LIGHTF*OT, 1995) e Beaudry (1988 *pud *IGHTFOOT, 199*)
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
arqu*o*ogia histórica deve s*r vi*ta como um campo separado
</line>
<line>
da ar*ueol*gi*
</line>
<line>
pré-hist*rica.
</line>
</par><par>
<line>
Para es*es autores as d*as *e di*erem no toc*nt* a *doçã* de documentos históricos no *st*do
</line>
<line>
d* proc*s*o de col*nização do "N*vo Mundo".
</line>
<line>
D*sta form*, e*tendendo q** as fronteiras *tnicas ultrapassa* a noção esp*cia* *nde,
</line>
</par><par>
<line>
tanto o indígena quan*o o colon**ador têm s*u *ap*l na
</line>
<line>
con*t*uçã*
</line>
<line>
desses context*s
</line>
</par><par>
<line>
particulares, nesse trabalho, as anál*ses *oram desenvolvidas a p***ir d* uma n*ção temporal
</line>
<line>
di*c*ôn*ca é, a partir dessa, não houve uma distinção ent*e *istória e pré-história enca*xada
</line>
</par><par>
<line>
nos mol*es eu*ope*s ou norte-americanos. Par*
</line>
<line>
dar su*sídi*s para an*lises *uturas,
</line>
</par><par>
<line>
ind*gar**os so*re a per*e*çã* d* ambie*te qu* circ*nda esses sítios na ten**tiva d* e*tender
</line>
<line>
como e*sas área* foram ocupa*as e para qu* foram ocupadas. É de fundam*ntal im*ort*ncia
</line>
</par><par>
<line>
dis*utir
</line>
<line>
s*br* como os oc*pantes desses s*tios compreendiam es*as ár*as e com*
</line>
<line>
obtinham
</line>
</par><par>
<line>
seus r*cursos, e ainda, porque per*anecer **quel* loc*l e ocupá-lo.
</line>
<line>
3 RESU**ADOS E DISCUSSÕES
</line>
<line>
3.1 Paisagem e *ercep*ã* Ambiental no litoral do **auí: olhares e *ossibilidades
</line>
</par><par>
<line>
Uma das intenções de nossas *nálises é i**agar sobre a fo*ma **mo os
</line>
<line>
grupos que
</line>
</par><par>
<line>
h*bitavam o síti* a*qu*ol**ic* Três *ari*s se *elacio*avam **m ambient* e * pa*sagem
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
litor*l p*aui*nse. Essas aná*ises serão uma das altern*tivas com o i*tuito *e entender c*m*
</line>
<line>
esses s*tios foram habita*o* e, consequentemente, *o*struíd*s. Pautado *a percepç*o
</line>
<line>
amb**nta* pr*pos*a **r Ingold faremos, i*icialmente, uma an*lise do ambie*te. Para *ngold
</line>
</par><par>
<line>
(2008, *. *797) a vida não se limita a um *roce*so de *cupar *m lug*r já
</line>
<line>
existente "[...]but
</line>
</par><par>
<line>
o*e *hat is inhabi**d is woven f*om *he strands of *hei* c*nti**al com*ng-into-being".
</line>
</par><par>
<line>
A Antropologia Eco*ógica de Tim I*gold t*a* c*nsigo uma discu*são **ít*ca sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
paradoxo estruturali*ta de separação e*tre
</line>
<line>
cultura e na**reza, e*tabelecend* um* relação
</line>
</par><par>
<line>
dialé*ica e*tre ess*s duas esferas, on*e u*a tem influênc*a sob** a ou*ra em uma *roca mútu*.
</line>
<line>
Ingo** (200*) analisa a cultu*a, natureza e o a**iente, a par*ir de uma perspectiva onde ess*s
</line>
<line>
três *sf*ras s*o interlig*das * complement*res. Para tan*o, esse autor suger* "[...] that hum*n
</line>
<line>
bein*s i**abit discursive *or**s of c*lturally cons**ucted signif*cance is to imply that *hey
</line>
</par><par>
<line>
ha*e alread*
</line>
<line>
taken a step *ut of the w*rld of nat*re within wh*ch th* li*es of *ll othe*
</line>
</par><par>
<line>
cre**ure* a*e c*nfined [...]" (p. 1*).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina P*, v. 14, n. 6, art. 4, p. 72-94, nov./dez. 2017
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. R. N. Coutinho, F. R. Calipp*
</line>
<line>
80
</line>
</par><par>
<line>
T***o em vista que *utros grupos estudados pelo autor sugerem o inverso, Ingold *ercebe
</line>
</par><par>
<line>
o sis*ema c*ltur*l
</line>
<line>
*om* uma cosmologi* que exige
</line>
<line>
d* obser**dor um *asso f*ra do *undo
</line>
</par><par>
<line>
cultural,
</line>
<line>
onde todos o* outr*s seres h**anos estão
</line>
<line>
confinado*. Isso *mplica
</line>
<line>
uma *ná*ise
</line>
</par><par>
<line>
totalmente fora d*s duas
</line>
<line>
esfera* (Nat*ral e *ultural) onde o ent*n*imento de uma das duas
</line>
</par><par>
<line>
*ossa *correr.
</line>
</par><par>
<line>
Em se*s textos, Tim I**old tenta substituir a dic**omi* entre cult*ra e *atureza, *ela
</line>
<line>
sinerg*a dinâmica de o*g*nismo e *mb*ente, na intenç*o de *ec*p*ra* uma verdad*ira ecolo*ia
</line>
<line>
*a vi*a. O ter*o "e*o*ogia" utilizado por esse autor é basta*te **fer*n*e do conceito uti*izado
</line>
<line>
pel* pensam*nto moderno. Está fundamentado nas discussõ*s críticas realiza*as por Gregory
</line>
</par><par>
<line>
Bat*son (1973) so*r* a vi*ã* estruturalist* *e Cl*ud* Lév*-Strauss. Ingo*d (20*0) utili**
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
termo "**o*ogia da mente" empregado por Gregory Bateson (1973) par* *niciar
</line>
<line>
um d*bate
</line>
</par><par>
<line>
*obre a d*cotomia mente * natureza. *ar* Bat**on (1973) e*istem
</line>
<line>
du** ecologias:
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
ecologia de ma*eriais e trocas de
</line>
<line>
*nergia e uma ecologi* das *d*ias, send* esta última
</line>
</par><par>
<line>
conceituada como "**o*ogia d* ment*".
</line>
<line>
*ara Lévi-S*raus* a mente é vista c*** um *rocess*do* de inf*rmações que es*á anc**ada
</line>
<line>
no fu*cionamento do *ére**o, o q*a* fun*iona a partir de padrões de conhec*men*o d* mu*do
</line>
<line>
exte**o*. *e*sa forma, o mundo a*reendido pela me*t* * *s*r*turado *or níve*s de intermédio
</line>
</par><par>
<line>
de p*rcepção sens*ri*l para altos níveis
</line>
<line>
de funcionam*nto intelectual. Ass*m,
</line>
<line>
a mente
</line>
</par><par>
<line>
proces*a
</line>
<line>
*s d*dos empírico*
</line>
<line>
que recebe
</line>
<line>
previa*ente
</line>
<line>
pelos s*ntido* e órgãos. P**tanto, para
</line>
</par><par>
<line>
Lev* S*raus*, men*e e corpo fa**m *arte de uma ú*ica e mesma *eal*d*de (*NGOLD, 200*).
</line>
<line>
*ara Bat*son (1973) *co*ogia e mente e*tão liga*as n* rel*ção entr* o cérebro e o meio
</line>
</par><par>
<line>
circund*nte. Desse m*do, Ingold (201*, p. 1*) afirma
</line>
<line>
*ue não existia *mport*ncia
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
ag*up*mento *e dados
</line>
<line>
r**ebidos d* forma estru*urada, passo a passo,
</line>
<line>
"[...] but r*th*r as the
</line>
</par><par>
<line>
u*foldi*g of th* who*e system
</line>
<line>
o* rel*tions cons*itu*ed by *h* mul*i-**ns*ry in*o**eme*t of
</line>
</par><par>
<line>
the pe**ei*er in his or her envir*n*ent".
</line>
<line>
Dent** da abo*dagem **oposta por Tim Ingol* sobre o con*eito de "Eco*ogia", o qual
</line>
</par><par>
<line>
foi u*ili**do nesse trabalho,
</line>
<line>
um
</line>
<line>
ponto chave foi *ol**ado pelo autor
</line>
<line>
n*ssa di*cussão:
</line>
<line>
p*ra
</line>
</par><par>
<line>
Lévi-Stra*ss a mente decodifica as m**s*gens envi*das pelo ambi*nte, enquanto q*e, para
</line>
</par><par>
<line>
*regory Bateson o mun*o se abr* p*ra m*nte através do processo *
</line>
<line>
de r*vela*ão. Assim,
</line>
</par><par>
<line>
*ngol* con*trói *ua abordagem pau*ada em uma prop*sta d* não separar a *e*te d* ecologia,
</line>
<line>
pro*on*o uma discussão *oltad* *a** a relação entre for*a e processo (INGOL*, 2000).
</line>
</par><par>
<line>
*arti*do dessas indagações s*prac*tadas, essa
</line>
<line>
pesquisa co*struiu um olhar e*o*ógico
</line>
</par><par>
</page><line>
simé*ric* onde a "*col*gia de fl*xos de ene*gia e intercâmbio *e matérias", juntamente c*m
</line>
<line>
uma "*cologia da mente", *oloca que o indivídu*, ao se movime*t*r, obser*a seu *ntorno e,
</line>
<line>
*ev. FSA, *eresina, v. 14, n. *, art. 4, p. 7*-94, nov./de*. 2017 www4.fsanet.c*m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ontato Cultural * Fronteiras Ét**cas no Litoral do P*auí: Problemáticas e Po*sibi*ida*es
</line>
<line>
81
</line>
</par><par>
<line>
percebendo o ambiente circundante, este se
</line>
<line>
revela em todos
</line>
<line>
os *eus asp*ctos nat*r*is,
</line>
</par><par>
<line>
culturais e sociais. D*st*rte, foi *elinea*a uma v*s*o socio**ltural, consi*erando, ta*b*m,
</line>
<line>
todos o* seus aspectos *aturais de construção ** am*ie*te nas paisage** onde se encont*am
</line>
<line>
os sí*ios *rqueol*gicos do litoral do Piauí.
</line>
</par><par>
<line>
*ess* sent*d*, mesm* n*o t*ndo analisado o* artefatos arqueológico* *es*ltantes
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
cont*xto* sócio-cultura*s dos g*upos qu* hab*tara* os sítios ar*ue*lógicos d* li*oral do P*auí,
</line>
<line>
o olh*r lanç*do s*bre estes gr*pos * de qu* a* relações estabelecidas entre *ativo e natureza
</line>
<line>
prop*rci*naram uma ocup*ção dessas áreas de acordo *om *s necessidades polít*cas, sociais e
</line>
<line>
cultu*ais, onde o ambient* a*rescentou pa*ti*ularidades n*ss*s grupos, rela*ã* es*a qu* s*
</line>
<line>
*ef*ete no c*ntex*o arqueológico presente na co*ta *o Piauí. Em *um*, a disposição da cul***a
</line>
<line>
**teri*l *m termo* es*aciai*, vem a *orroborar co* *ss* pe**pe*tiva, pois os s*tios
</line>
<line>
*rq*eológ*cos foram vistos aqu* como área* de ocupação e n*o como "sambaquis"2, *nde
</line>
</par><par>
<line>
essa* ocu*açõ*s se deram de forma oportuna dentro das
</line>
<line>
*iversas dinâmicas políticas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c*ltur*i* concomitan*es às re*ações *stab*lecidas co* *s colonos europeus.
</line>
<line>
3.2 *ercebendo a pa*sagem do *itoral do Piauí: sít*os arqueológicos e sua inser*ão no
</line>
<line>
amb*e*t* costeiro
</line>
<line>
A *erc*pção *mbiental tr*z novas pe*s*ectivas sobre os g*upos que habi*aram e*ses
</line>
<line>
sítios, e mai* um que*ti*n*me*to s**g*: *e que forma tais *rupos compreen*iam o am*iente
</line>
</par><par>
<line>
do *i**ral do Piauí, qual sua rela*ão com os diversos
</line>
<line>
ambie*tes qu* ci*cundam os sítios
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
como tais ambientes eram percebidos po* e*es?
</line>
</par><par>
<line>
Dentro *a su* per*pecti*a *co*ômica d* relação entre o homem e a *bte*ção d**
</line>
<line>
recursos n*tura*s pa*a su* subsistência, *ngold (2000) traz uma *i*cussão voltada para um
</line>
</par><par>
<line>
olha* simétrico n*s relaçõ*s **cio-cu*tura*s estabelecidas en*re ho**m e a infl***cia o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
ambi*nte *a racionali*ade dos grupos caça*ores-coletores. Esse auto* lança um olhar sobr* a*
</line>
</par><par>
<line>
populações
</line>
<line>
caçadoras-co*etoras, onde a ra*iona*ida*e desse* grupos é tida co*o o
</line>
<line>
fator
</line>
</par><par>
<line>
diferencial. Para **g*l* a *deia do "forr*gead** *deal" *ssume um *aráter *rátic*, quan*o se
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
monticulares distribuídos por toda a costa br*s*lei*a, ocupando principalmente zo*as de tons ec*lógi*os
</line>
<line>
cam*ia**es, como *egiões l*gun*res * áreas reco*ta*as de baías e il**s". Nos últimos an*s, esses sítios vêm
</line>
<line>
sendo conside*ados como *struturas intenciona*ment* c***truídas, imbuídas d* signifi*ação sim*ólica par* se*s
</line>
</par><par>
<line>
constr*tore*. Scheel-Ybert (20*3, p. 130) afirma que Sambaq*is "era* locais *e h*bi*ação e
</line>
<line>
*e sep*ltame*to,
</line>
</par><par>
</page><line>
[...] onde teria hav*do uma espe*i*lização de alguns s**ios em locais funerários (FISH et al., 20** apu*
</line>
<line>
SCHEEL-YBE*T, 2**3)". Assim como, t*mbém, fo**m construções monumentai* e**ficadas c*m a intenç*o de
</line>
<line>
ser mar*o* paisagístico (DEBLASIS et al., 1998 apud *CHEEL-YBERT, 2003).
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resi*a PI, v. 14, n. *, **t. 4, p. 7*-94, nov./dez. 2017 www4.fsanet.co*.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. R. N. Coutinho, F. R. Calippo
</line>
<line>
82
</line>
</par><par>
<line>
pensa *a eficácia e eficiênc*a do seu t**balho. Os grupos caça*ores-colet*re* passam a ser
</line>
<line>
vistos como forrageadore* i**ais, onde * objeti*o **imo*dial é maxi*izar * balanço entre
</line>
<line>
energia de con*umo de re*ur**s c*ptura*os e custos de energias despr*ndidas (ING**D,
</line>
<line>
2*00).
</line>
<line>
Dessa *orma, a distinç*o entr* o h*mem econô*i*o e o forra*e*d*r ideal, par* Ingold
</line>
<line>
(2000, p. 29) reside ** fat* de que o
</line>
<line>
[...]Economic man, sur*ly, *xercises h** r*aso* *n *he sp*ere *f soci*l *nteraction,
</line>
<line>
and in so do*ng advance* in c*l*ure or civ*lisa*ion, against *he backgr*und of an
</line>
</par><par>
<line>
int*in*ically
</line>
<line>
resistant nature. Th* rationa**ty of the optim*l *orager, by contrast, is
</line>
</par><par>
<line>
i*stalled ** the very heart o* nature, while the specifically hum*n domain o* socie**
</line>
<line>
and cult*re is se*n as a *o**ce of external no*mati*e bi*s th*t may cause b*h*v*ourto
</line>
<line>
deviate from *he opt**u*.
</line>
<line>
Esse olhar proposto por Ingold abre um leque de poss*bilidades *ara *ue se possa
</line>
<line>
ente*d*r de **e f*r*a os gr*pos do litoral do Piauí per*ebiam o ambiente. Por exemplo, um*
</line>
<line>
das al*ernativa* é **e *at*r*s *ulturais e possibilida**s de *scolh* possam i*fluenciar *o
</line>
<line>
proce*so de o*tenção dos rec*rsos. No caso da região da P*aia de Ca*naubi*ha, na qual se
</line>
<line>
local*za o sítio Trê* Maria* e * Compl*xo d* **mbaquis de Car*aubinha, é um* região com
</line>
<line>
*unas fixas e com ótim* visibil*dade das *reas adjacentes o*de se encontram áreas de
</line>
<line>
*isp*sição de recu*sos a*imentare* (Ma*a 1).
</line>
<line>
*ap* 1 - Localização da área arque*lógica *a Praia de C*rnaubin*a-PI.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Co*tinho (2016).
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 14, n. 6, ar*. 4, p. 72-94, nov./dez. 2*17
</line>
<line>
ww*4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Co*tato C*ltur*l e Frontei**s Étni*as no Litor*l do Piau*: Pr**lemáti*as e Poss*bilidade*
</line>
<line>
83
</line>
</par><par>
<line>
Ingold (2010) t**z uma proposta volta** para a educação da atenção, onde
</line>
<line>
a* habi*idades *umanas s*o tidas *om* *ropri*dades emerge*t*s d* si**emas dinâmicos, onde
</line>
</par><par>
<line>
c*da
</line>
<line>
*eração a*cança e u*trapassa * sabedori*
</line>
<line>
de seus predecessores através de um proce*so
</line>
</par><par>
<line>
de hab**itação (enskilmen*) e n*o de encult*ração, de*cartan*o a
</line>
<line>
id*ia de uma transm*ssã*
</line>
</par><par>
<line>
*ultu*al b*se*da ap**as no acúmulo de repre**ntações.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, como pen*ar na cria*ão de **ntex*os part**ula*es voltados para a relação **m o
</line>
</par><par>
<line>
ambiente, cria*os a *art*r da *elação índio e colonizador? Essa res*osta é base**a
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
observ*ções r**li*ad** *n situ do co*tex*o arqueológico dos *í*ios do litoral do Pia**. Por
</line>
</par><par>
<line>
*xemp**,
</line>
<line>
na reg*ão da Pr*i* de Carnaubinha, no sítio Trê* *ari*s, têm-se áreas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
concentração de ma**ri*l m*lacol*gico* n* po**ão leste d* sí*io. E*tão, po* qu* esse mate*i*l
</line>
<line>
ocor*e em g*ande concentr**ão nessa p*rção do sít*o? Será que e*tá ligado a um* ocupaç*o
</line>
</par><par>
<line>
estratégica *el*cio*ada com períodos do ano, *nde é possív** se proteger do ***to
</line>
<line>
mais
</line>
</par><par>
<line>
intenso?
</line>
</par><par>
<line>
Foi *bservad* que durante o s**undo seme*t*e *o *no os ve*t*s sopra*
</line>
<line>
c*m
</line>
<line>
mais
</line>
</par><par>
<line>
*nten*idade. Logo, seria m*is c**venie*te ocupar a pa*te mais baixa do sítio para se p*oteger
</line>
<line>
do vento. Nos arre*or*s dos sítios existem *reas de a**game**o sazonal, pod*ndo ser fo*te d*
</line>
<line>
captaç*o de recursos *lim*ntíc**s. *ntão, qua* ser*a a re*ação estabele*ida entre esses grupos e
</line>
<line>
o amb*ent* para *elhor a*roveitamento d* área e des*es rec*rsos? Essas *rimeiras i**ag*ç*es
</line>
<line>
sã* base para *m *ues*iona*ento mai* d*stant*. Ten*o entendido qual a rela*ão desse* grupos
</line>
<line>
com o ambien*e, a questã* m*is ampla seria en**nde* com* essa relaç*o am*ienta* foi passada
</line>
<line>
para *erações posteriores contempo*âneas ao processo *e colonização do Piauí, e como essas
</line>
</par><par>
<line>
relações ambi*ntai* foram m*dificadas ao *on*o
</line>
<line>
do tempo, de acordo *om as n*cessidades
</line>
</par><par>
<line>
políticas, **ciai* e culturais e, po*que não, ambien*a*s?
</line>
<line>
Pela p*oposta de Ingold, o *equ* de possibilidade* é mais a*plo, pois essa dinâmica de
</line>
<line>
relação a*biental pode *** pensada s*m es*ar vinculad* aos moldes já pré-est*b**ecidos *ara
</line>
<line>
sí**os coste*ros, molde* esse* *m qu* foram enc*ix**os os sítios do litora* do Pi*uí. Para
</line>
</par><par>
<line>
Ingold (2010), as *tapas de*sa tran*mis*ão ocorrem da seguin** fo*ma:
</line>
<line>
quando uma
</line>
</par><par>
<line>
transmissão de informação é
</line>
<line>
efetuada cada etapa de *xternalizaçã* comportamental, etapa*
</line>
</par><par>
<line>
estas que t*ansformam a rep*ese*ta*ão mental em *epresentação pública é complementada por
</line>
<line>
mai* uma etapa de internalização perce**ual, transform**do a **pr*sentaç*o pública
</line>
<line>
novame*te *m rep**se*tação ment*l.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. *SA, *e*esina *I, v. 14, n. 6, art. 4, p. 72-94, nov./dez. 2017
</line>
<line>
www*.fsanet.com.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. R. N. Coutinh*, F. R. Calipp*
</line>
<line>
84
</line>
</par><par>
<line>
Aplicando essa abordagem * pr*posta desse tr*bal*o, é p*s*ív** pensar e* um*
</line>
</par><par>
<line>
transmis*ão de co*portame*to da seguint* forma: ex*stia
</line>
<line>
uma *e*ação desses g*upos com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ambie*te, ao l**go do tempo *ssas re*ações foram alteradas de a*o*d* com as n*cessidad*s de
</line>
</par><par>
<line>
cada geração, te**o
</line>
<line>
c*mo bas* os *n*inamentos repas*ad*s dos s**s anc*st*ais. Dur*nte
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tentat*va d* *olonização, esses *rupos altera*am se*s co**ortamentos *mbienta*s,
</line>
</par><par>
<line>
*de*uando-os *s
</line>
<line>
n*c*ssidad*s que lhe* aparec*am n* intenç*o de manter sua autonomia
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
área. E*sa p*rspectiva *os dá * po*s*bilida*e *e q*esti*nar se * contexto arqueológico
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
costa do Piauí se encaixa, ou não, no* m*ldes d*s sítios *osteiros, co*o, por exe*plo, a ideia
</line>
<line>
de "sambaquis" ou sít**s de acu*ulados *onchífero*.
</line>
<line>
**t*o, como p*nsar a relaç*o entr* o ambiente uti*izado pel*s indígenas e como tai*
</line>
<line>
grupos in*e*agiam com esse ambiente? C*mo esses gr*pos o*tinham seus recursos? Par*
</line>
<line>
Ingo*d (20*0) a *atureza é culturalmente construída. Esse *rocesso ** ba*eia na noção de qu*
</line>
<line>
os ser*s humanos s*o os ún*c*s animais que ocupa* os ch*mados "mu*dos i*ten*ionais"
</line>
<line>
(SHWEDE*, *990 *pu* ING*LD, 200*, grif*s d* aut*r). Por *onsequência, para ess**
</line>
<line>
habitantes.
</line>
</par><par>
<line>
[...] things do *ot exi*t \in
</line>
<line>
t*emselves\, a* *ndiffer*nt o*j**ts, bu* only as th*y *r*
</line>
</par><par>
<line>
*iven f*rm or **ani*g wi*hin systems of me*tal repre*entati*n*. Thus to *ndi*iduals
</line>
<line>
w*o *elong to dif**rent inte*t*on*l wo*lds, the same objects in the sa*e *hy*ic*l
</line>
<line>
surr*undings *ay m*an quite differe*t things. *nd when p*ople act towa*ds th*se
</line>
</par><par>
<line>
*bjects,
</line>
<line>
or with th*m in mind,
</line>
<line>
their act**ns r*spond to the ways they are al*ea**
</line>
</par><par>
<line>
appr*priated, categorised or v*lor**ed in terms of part*cular, pre-existe*t design. a
</line>
</par><par>
<line>
That *esign, tran*mitte* acros*
</line>
<line>
*he genera*ions in the form *f re*eived con*ept**l
</line>
</par><par>
<line>
sc**mata, and manifest*d physi*all* in the ar*ifici*l *roduct* ** *heir
</line>
<line>
implemen*ation, is *hat i* c*mmonly **own as \*ulture\[...] (I*GOLD, 2000, p.
</line>
<line>
4 0 ).
</line>
<line>
Portanto, os ambientes dos se*es huma*os s*o c**t*ralmente construí*o* e, quando se
</line>
</par><par>
<line>
fala em ambiente como
</line>
<line>
parte da natureza, este,
</line>
<line>
também, tem que s*r ent*n*i*o
</line>
<line>
como u*
</line>
</par><par>
<line>
*r*efato cu*tu*al *e
</line>
<line>
*o*strução. As*im, segundo Ingold (2000) a cultura fornece o plano
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
constr*ç*o e a natureza é o edifíci*. Então, tentan*o co**t*uir uma per*epç*o voltada par* *
</line>
<line>
modo *o*o os habitantes p**c*b*m o am*iente que ocupam, e*se aut*r lança um olh*r on*e a
</line>
<line>
inten*ão não é *e fazer uma *istinç*o entre o* "mundos intencionais" dos grup*s étn*cos com
</line>
<line>
a visã* d** cient*stas ocidentais *umanistas, at* porque tal comparação ne* ser*a possível. A
</line>
<line>
prop*sta *e f*ndament* na ideia de que "[...]a*prehendi*g t*e wo*ld is not a *at*er *f
</line>
<line>
construction but of e*gag*ment, *ot of bu*l*ing but of dwelling, not of m*king a vi*w o* the
</line>
<line>
w*r*d but of taking u* a view in i*" (INGOLD, 2000, p. 4*).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 14, n. 6, art. *, p. 72-94, nov./dez. 2*17
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Contato C*ltural * Fron*eiras Ét*ic*s no L*toral do Piau*: **oblemática* e Poss*bilida*es
</line>
<line>
85
</line>
</par><par>
<line>
3.3 Con*truindo relações en*re o a*bien** e cultura
</line>
</par><par>
<line>
*ssa p*rspectiva de Ingold nos *erm*te analis*r *sses g*upo* q*e h*bitar*m os sítios
</line>
<line>
arque*l*gicos do litoral d* Piauí *omo grupos que mantiver*m re*ações com * ambie*te, de
</line>
<line>
ta* forma que s*a vivênci* no cotidi*no com os dive*sos recursos naturais disp*níveis
</line>
<line>
p*op*rcionou-lhes *m determinand* tipo de relação com o meio.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse sentido, voltand* à questão de como esses gru*os obtinham seus recurso*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
possível fazer alguns l*vantamentos. P*i*eiro, nas
</line>
<line>
áre*s
</line>
<line>
**jacentes
</line>
<line>
aos sítios d* litoral
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
Piauí existe um*
</line>
<line>
c*nsi**rável va*ied*de de eco*sistemas como
</line>
<line>
alte*nativa para u*a
</line>
</par><par>
<line>
a*ime**açã* d*v*r***icada, juntam**te com* m*r. Na área da Pra*a de Car*aubi*ha existem
</line>
</par><par>
<line>
*u*s l**o*s próxima* que podem *e* u*iliz*das c*mo
</line>
<line>
*reas
</line>
<line>
d* pesca e *olet* *e ma*erial
</line>
</par><par>
<line>
malacológi**. É *mp**tante lembr*r q*e no* *rr**ores dessas lag*as
</line>
<line>
existem sí*i*s
</line>
</par><par>
<line>
a*queo*óg*cos, *omo por exemplo, * síti* da Bai*a *r*a e * Seu Bode.
</line>
</par><par>
<line>
O ma* é uma importante fonte de cap*açã* de recursos al*ment*res. Nos documentos
</line>
</par><par>
<line>
históricos
</line>
<line>
e*iste m*nção aos *nd*os Tremembé como
</line>
<line>
exími*s n*dadores. Os trabalho* de F.
</line>
</par><par>
<line>
Calippo (2*10) trazem contribuiçõ*s perti*e*tes no tocante à rela*ão dos povos q*e
</line>
<line>
*cupa*am o litoral br*sileir* * o mar. *ua *roposta é *e q*e ess*s *rup*s s* estabeleceram *o
</line>
</par><par>
<line>
*on** dos
</line>
<line>
vale* *os r**s que, com o pass*r do temp*, fo**m sendo *bstru*dos
</line>
<line>
co*o
</line>
</par><par>
<line>
consequência da elevação do nível do mar. No contexto do lit*ra* do P***í são i*entificadas
</line>
<line>
áreas *u*, *ossi*e*m*nte, tin*am c*nexões c*mo mar, mas o avanço das dun*s *b*tr*iu essas
</line>
</par><par>
<line>
pa*sagens. Se
</line>
<line>
as análises **nfi*m*rem e*ses p*leocan*is4, um* parte
</line>
<line>
do
</line>
<line>
contexto
</line>
</par><par>
<line>
arqueol*g*co será *scla*ecida, pois *lgu*s sí*ios *parecem disp*st*s às *argens de *agoas
</line>
<line>
s*zo*ais, lagoas est*s que fazem part* da continuid**e de paleocan*is que recortam o litoral
</line>
<line>
do Piauí.
</line>
<line>
Se essas áreas, no p**sado, faziam parte de áreas m*rgin*is *e paleoes*uários5, a
</line>
</par><par>
<line>
possi*ilidade de e*ses
</line>
<line>
grupos se *tilizarem desses espaços pa*a conseg*ir
</line>
<line>
se*s recursos
</line>
</par><par>
<line>
alimentare* é mais próxima. **iste, tamb*m, um* *egetação d* *estinga que pode te* servido
</line>
<line>
com* área *e caç* e col*ta de aliment*. M*s*o nã* sen*o muito densa n*s dias *tuais, essa*
</line>
</par><par>
<line>
áreas podem t*r tido u* papel importan*e na al**entação desses grupos, poi*
</line>
<line>
*oc*mentos
</line>
</par><par>
<line>
*tn*gráfi*os apontam essas área* como refúgios dos
</line>
<line>
grupo* ind*gena*. Portan*o, para se
</line>
</par><par>
</page><line>
4 Antigos locais *e c*n*x*o das áreas de drenagem com o mar, os qu*is, ho*e, *e encont*am ob*truídos pelo
</line>
<line>
caminh*mento d*s dunas móveis.
</line>
<line>
5 Antig*s *st**rios obs*ruídos pela a*ão das dunas móve**.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, *. 1*, n. 6, art. 4, p. 72-94, nov./dez. 2017 www4.fsanet.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. R. N. Coutinho, F. *. Calippo
</line>
<line>
86
</line>
</par><par>
<line>
abri*ar *m uma veget*ção e usá-*a como *rea estr*t**ica * necessário um con*eci*ento
</line>
<line>
prévio da m**ma e que esta lhes ofereça c*ndi***s para *a* atividade.
</line>
<line>
Então, co*o pens*r a rel*ção dos grupos indígenas que ocuparam a costa piauiense e
</line>
<line>
sua relação c** a paisagem? Esse qu*s*ionamento *os conduzem a ou*ra* ind*ga*ões. Dentro
</line>
</par><par>
<line>
d* realidad* que nos fo* apresenta*o na P*aia de Carnaubi*ha, o
</line>
<line>
contexto arqueológico
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ambiental dos *ít*os T*ês Marias e Comple*o de **mba*uis de Carnaub*nha n*s encaminha a
</line>
</par><par>
<line>
se*uinte *ergunta: qual a necessid**e de o*upar a*uele loca*
</line>
<line>
e,
</line>
<line>
por *ue o mat*rial
</line>
</par><par>
<line>
arqueológico some**e apar*ce sobre as dunas?
</line>
</par><par>
<line>
3.4 T*mporal*dade *as pais*gens costeiras do Piauí
</line>
</par><par>
<line>
Em relaçã* à percepção ambiental *ess*s gru*os e sua rel*ção co* a paisagem, a
</line>
</par><par>
<line>
intenção *qui é levantar as**cto* **e nos permitam entender
</line>
<line>
qual a relaçã* dos
</line>
<line>
grupos
</line>
</par><par>
<line>
ind*genas com
</line>
<line>
a* duna*. Ao observar as área* adjacen*es a partir *a* dun*s fix*s
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
encontram os *ít*os da P*aia de Carnaubinhas, é *ossíve* ter um* vi*ão pan*râmica de toda a
</line>
<line>
*x*ensão *o litora* do Pia*í, assim como da *erra da I**apa*a. Tendo como pano de fu*do o
</line>
<line>
contexto da c*lonizaçã* *essa *egião, e**as d*nas *oderiam te* *uncion*do como u** espéc*e
</line>
<line>
de "mi**nte" por es*es grupos em u* contexto *stra**gico de auto*o*i* dess* reg*ão. Dessa
</line>
</par><par>
<line>
forma, a ocu*ação desses sítio* seria estratég*ca nesse contexto. Observando a dispersão
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*a*erial arqueológico, um *a*o que chama a atenção é
</line>
<line>
a existência de *ma
</line>
<line>
gr*n**
</line>
</par><par>
<line>
con*e*t*aç*o d* ma*erial malacológico e *e*âm*co na *rista dessas dunas, bem como nas
</line>
</par><par>
<line>
áreas i*te*-dunares abertas por deflação eóli*a6. Isso n** permite pens**
</line>
<line>
em uma rela*ã*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
perc*pção da áre* com* de fundamen*al estra*égia ** manutençã* desse* grupos.
</line>
<line>
A*sim, n*s i*tere*sa sa*er como ess*s grupos **rcebe* os aspectos *ísico* d*
</line>
</par><par>
<line>
paisagem e dentro do *eu
</line>
<line>
*nivers* socia*, cultural e po*í*ico, é como esses a**ec*o* às suas
</line>
</par><par>
<line>
*ec*s*idades c*tidianas. Ingold traz *lguns conceito* *e*tin**t*s pa*a essa* indaga**es.
</line>
</par><par>
<line>
O conceito de tempora*idade e paisa*em *e Tim Ingold (1993) foi utili*ado
</line>
<line>
nesse
</line>
</par><par>
<line>
*ra*alho para da* su*síd*os às di*cussõ*s voltadas para paisa*em e* ter*os soci*cult*rais,
</line>
<line>
não es*uece**o os se*s aspec*os nat*rais *u* têm influ*nc*a nas re*ações e*tabelecidas entre
</line>
</par><par>
<line>
os grupos que hab*t*ra* * l*toral *o Piauí. *ste autor *e referiu à vida humana
</line>
<line>
como um
</line>
</par><par>
<line>
processo *ue envolve a
</line>
<line>
*a*s*gem *o tempo, pr*cesso es** que está diretamente relacion*do
</line>
</par><par>
<line>
com a fo*ma*ão das pai*agens em que
</line>
<line>
as pes*oa*
</line>
<line>
v*ve*. Essa noção d* te**o*alidade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
"corredores".
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter**ina, *. 14, n. 6, art. 4, p. 72-94, nov./d*z. *01*
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Contato Cultural e Fron*eiras É*nicas no Litoral do Piauí: Problemá*icas e *ossibilidades
</line>
<line>
87
</line>
</par><par>
<line>
paisa*e* de T*m Ingold foi aqu* utilizada,
</line>
<line>
por
</line>
<line>
per*itir tran*passar * *posição ent*e a vi*ão
</line>
</par><par>
<line>
*aturalista da p*isagem alheia às at*v*dades *umanas e à visão cultura*ista, e a pais*gem é
</line>
<line>
vista como s*n*o *e ordem c**nitiva ou si*bólica, particular de *spaço (INGOLD, *993).
</line>
<line>
*ara sub*tituir e*sas duas n*çõe* sup*a*itadas *ng*ld (1993) pr*põe uma "persp*cit*a
</line>
<line>
de habitaç*o", o*de, segun*o * au*or, "[...] the land*cape is con*t*tuted as an enduring reco*d
</line>
<line>
of - an* tes*imon* to - the lives and works o* *a*t generations who ha*e *we*t w*thin it, and
</line>
</par><par>
<line>
in so doin*, hav* left there something of t*e*selve [...]" (p. 152). Porq*a*to, a
</line>
<line>
ex*eriência
</line>
</par><par>
<line>
imediata passa a ser o foco d*s análi*es, p*r privilegiar a ideia d* *u* *s p*ssoas derivam da
</line>
<line>
duraç** do seu *nvol*imento *odos *s dia* no mu*do.
</line>
<line>
O conce*to de temporal*dade desenvolvido por Ing*l* (1993) não é cronolog*a e não é
</line>
</par><par>
<line>
a história. As*im, é exc*uído
</line>
<line>
q*alqu*r s*stema qu*
</line>
<line>
es*a*elece inte*va*o* de tempo, o*d* o*
</line>
</par><par>
<line>
eventos são inseridos, assim c*mo qua**uer séri* de eventos que pos**m *er datado* *o *em*o
</line>
<line>
conforme sua ocorrên*ia *m ou*ro intervalo *r**o*ógico. Para T** Ingold (*9*3, p. 153,
</line>
<line>
grifos do autor) *aisagem não é "terra", nã* é "n*tu*eza" e não * "es*aço". *ssas t*ê* noções
</line>
</par><par>
<line>
e*clue* a
</line>
<line>
possibilidade d* a paisag*m s*r vista como q*an*itativ* e homogên*a, anula
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
oposiç*o du*lista entre sujeito e ob*eto, como t*mbém a ideia *e que a paisagem é *m espaç*
</line>
</par><par>
<line>
r**resent*do. Em suma, "[...] the ***ds*ap* is the world
</line>
<line>
as *t is *no*n to those who dwell
</line>
</par><par>
<line>
th*reing, who inhabit it* places and jou*ne* along the p*ths connecti*g them
</line>
<line>
[...]" (ibid,
</line>
</par><par>
<line>
p.1*6).
</line>
</par><par>
<line>
O* conceitos est*be*ecidos **r *ngold sobre temporal*dade e
</line>
<line>
pa*sag*m **s permite
</line>
</par><par>
<line>
pensar
</line>
<line>
em uma relaçã* ent*e i*dígena no l*toral do Piauí e pai*agem criada em cima *as
</line>
</par><par>
<line>
relações estabelec*das no contato e, assim, s*po* que * função estratégica dos sít*os da Praia
</line>
<line>
de Carnaubinha se *stabeleceu dent** das experiênci** *mediatas que foram surgindo ao longo
</line>
<line>
*o processo de colonização.
</line>
<line>
Tomando a pa*sagem em seus asp*ctos sociai* e c*ltu*ais de constr*ção, como pensar
</line>
<line>
em um* habitação da P**ia de C*r**ubinha, consi**r*nd* *s dunas como uma ár*a
</line>
</par><par>
<line>
estratégica? Qua* s*ria * nec*s*idad*
</line>
<line>
de permanecer no mei* d*s dun*s? E*ses *ão
</line>
</par><par>
<line>
questi*namentos
</line>
<line>
ai*da
</line>
<line>
distant*s de serem resolvid*s, ma* que se faze* pertin*ntes para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
en*endi*e*to da
</line>
<line>
construçã* dess*s sítios. As dinâmicas polít*c*s, sociais e cultur*is podem
</line>
</par><par>
<line>
ter tido i*fluênc*a direta ** **ab*ração ** tais *ormas d* habitação.
</line>
<line>
V*jamos a situaçã* em *u* os gru*os na*i*os se en*ontrav*m *urante *s incurs*es
</line>
<line>
*urop*ia* na costa *o Piauí. *sses grupos *iveram que s* *r*aniz*r de tal forma q*e f*s*e
</line>
</par><par>
<line>
man*ida su* *utonomia n* região. D*í a *mportância d*
</line>
<line>
e*ta* e*tre as d*nas, d* oc*par
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
</page><line>
áre*s mais altas, a* *r***as das *unas, com* n* **so da Praia de C*rnaubinha, onde *uas dunas
</line>
<line>
Rev. F*A, Ter*sina P*, v. 14, n. 6, a*t. 4, p. 72-94, n*v./*e*. 201* w*w4.fs**et.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. R. N. Coutinh*, *. R. Calippo
</line>
<line>
*8
</line>
</par><par>
<line>
dão uma visibilidade privilegia*a do todo o litoral piauiense, se*d*, ainda, possível observa* o
</line>
<line>
e**uário do Parn*í*a, e também o estuário do Timonha/Ubatuba. Isso dá uma vantagem *ara
</line>
</par><par>
<line>
se artic*l*r contra
</line>
<line>
pos**veis in*esti*a* *indas pelo mar, tor*ando a o*upação da Pr*i*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
C*rnaubin*a d* extrema relevân*ia p*r* * m*nut****o de uma autono*i* desse litoral, po*
</line>
<line>
parte desses gru*os.
</line>
<line>
* CONSI*E*AÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Ret*mando os conc*it** supracitados sob*e paisagem, te*poralidade, c*iação de
</line>
</par><par>
<line>
contex*os
</line>
<line>
particulares, *riundos de co*tato* m*ltiét*icos e sepa*ação entre pré-his*ória
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
históri*, * ag*nte s*cial ativo ganha *estaque quando se pens* *m mudanç*s histó*icas, co* a
</line>
<line>
possibilidade de "[...] interp*etar um epi*ód*o particular de m*danç* [...] repentina na cultura
</line>
</par><par>
<line>
mate*i*l, o*** sua com*inaç*o
</line>
<line>
com evidência doc*me*tal
</line>
<line>
pode ser *s*da para lidar com
</line>
</par><par>
<line>
questões *e estrutu*a e **rm*ç*o social [...]" (JOHNSO*, 2*10, *. 1*9).
</line>
<line>
Trabalhando esses conceitos de fo*ma conjunt*, é possív** interpreta* os d*dos
</line>
<line>
ar*ueoló*icos presentes nos sítios *o litor*l d* Piauí sob a perspec*iva de que, possív*is
</line>
</par><par>
<line>
mudanças na estrutura *ociocultural, ocorridas pel* i*teração dos nativo* c*m g*upos
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
colonos (europeus, mercad*res, corsários e pir*t*s)
</line>
<line>
que *a*saram pelo lit*ral piau*ense,
</line>
</par><par>
<line>
po*em ter *u*gido por meio d* in*e*cion*lidade do agent* soc*al, cuja comp*ovação
</line>
<line>
*u *ão
</line>
</par><par>
<line>
dess* "co*tr*buição" na e*t*utura*ã* s*cioc*ltur*l dess*s gru*os étnicos pode *er ve*ifi*ada
</line>
</par><par>
<line>
por m*io d* estud*s que *onc**iam a combi*a*ão de
</line>
<line>
dados arqueológic*s e fontes esc**tas
</line>
</par><par>
<line>
(JOHNS*N, 2010).
</line>
</par><par>
<line>
REFE*ÊN*IAS
</line>
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*. R. N. Coutinho, *. *. Calippo
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Como Referenciar este Arti*o, con**rme ABNT:
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COUTINHO, H. R. *; CA*IPPO, F. R. Contato Cultural e Front*iras Ét*icas no Li*oral d* P*auí:
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Problemáticas e Possibilidades. Rev. FSA, Tere*ina, v.14, n.6, art.4, p. 72-94, no*./*ez. *017.
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<line>
Co*t*ibuiç*o dos Autores
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<line>
H. R. N. Co*tin*o
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<line>
F. R. Calippo
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<line>
1) concepção e plane*amen*o.
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<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) anál**e e *nt*rpretaç*o dos *ados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboraç** do rascun*o ou na re*isão *r*tica d* conteúdo.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) *articipação na aprovação da versão final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. 14, n. 6, art. 4, *. 72-94, nov./dez. 2017
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<line>
www4.fs*net.*o*.b*/revis*a
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</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)