Gamificação e o Desenvolvimento das Inteligências Múltiplas no Ensino Superior / Gamification and Development of Multiple Intelligences in Higher Education

Igor Muzeka, Eduard Marquardt

Resumo


Para acompanhar as características da geração que atualmente frequenta a universidade, as metodologias de ensino necessitam de novas abordagens. Com isso, a gamificação surge como opção, utilizando a estratégia e mecânica de jogos para motivar as pessoas. Neste cenário, o conceito de inteligências múltiplas permite que o foco do ensino seja o indivíduo e não o conteúdo, promovendo, desta maneira, uma formação mais completa, unindo o desenvolvimento profissional aos passatempos e outros interesses pessoais. O objetivo deste artigo é analisar a gamificação como uma metodologia a ser aplicada no ensino superior evitando, desta forma, a evasão. Como metodologia foi feita uma pesquisa qualitativa; em relação aos objetivos ela é exploratória, com procedimentos técnicos caracteriza-se como pesquisa bibliográfica assim como a coleta de dados. A análise é qualitativa. Como resultado mostra-se a importância de abordar métodos diferentes para ministrar os conteúdos, trabalhando diversas inteligências, focalizando o ensino no indivíduo e não apenas no conteúdo.

 

Palavras-chave: Gamificação. Metodologia de Ensino. Inteligência Múltiplas.

 

ABSTRACT

 

To follow the characteristics of the generation that currently attends the university, teaching methodologies need new approaches. With this, gamification comes as an option, using strategy and game mechanics to motivate people. In this scenario, the concept of multiple intelligences allows the focus of education to be the individual rather than the content, thus promoting a more complete formation, joining professional development with hobbies and other personal interests. The aim of this article is to analyze gamification as a methodology to be applied in higher education, thus avoiding avoidance. As a methodology was done a qualitative research, in relation to the objectives it is exploratory, with technical procedures characterized as bibliographic research as well as data collection. The analysis is qualitative. As result it is shown the importance of approaching different methods to minister the contents, working diverse intelligences, focusing on teaching in the individual and not only in the contents.

 

Keywords: Gamification. Teaching Methodologies. Multiple Intelligences.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.6.6

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