<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 15, n. 1, art. 1*, p. 172-186, jan./fev. 2018
</line>
<line>
I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298*
</line>
<line>
http://dx.do*.org/10.*2819/2018.15.1.10
</line>
</par><par>
<line>
Uso de Ferramentas da Qual*dade na *orreção de não Conformidade em u*a *etalúrgi*a
</line>
<line>
U*e of Qu**ity Tools in th* *orrection o* Non-Complia*ce in * M*tallurgy
</line>
</par><par>
<line>
*atrícia Stef** de Ca*valho
</line>
<line>
Mes*rad* em Eng*n*aria de *rodução pela Univer*id*de Federal de Sa*** Maria
</line>
<line>
Gra*uada em Engenhe*ra de Prod*ção pela Soc*edade Educacion*l T*ês de Maio
</line>
<line>
E-mail: *atrícia_s*ef*nc@hotma**.com
</line>
<line>
Lea*dr* Cantorski d* R**a
</line>
<line>
Doutor *m Engenharia de P*o*ução pela *niversidad* Federal de Santa C*tar*na
</line>
<line>
Professor *a Un*ve*sida*e Federal *e S*n*a Maria
</line>
<line>
E-m*il: l*ski78@hotmail.*om
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Patrícia Stefan de *arvalho
</line>
<line>
Editor *i*n*í*ic*: Dr. To*ny K**ley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Un*v*rsid*de Federal *e Santa M**i* - Av.
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Roraima, 10*0, Camo*i, *EP: 97105-9**, S*nta
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
U** de Ferr*menta* da Qua*i*ade n* Correção de não Co*for*idade em uma Met*lúrgica
</line>
<line>
173
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
</par><par>
<line>
** cl*entes
</line>
<line>
est*o cada vez ma*s
</line>
<line>
ex*gentes no qu* diz respei*o à qualidade dos produtos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
s*rv*ço* e,
</line>
<line>
dessa forma, as empresas pre*isam b*sca* técnicas de gestão que gar*ntam tal
</line>
</par><par>
<line>
re*uis*to. O traba*ho tem como objetivo localiza* as causas ** problema de
</line>
<line>
itens com
</line>
</par><par>
<line>
oxidaçã* a**av*s do diag**ma d* ca*s* * efeito, e i*entif*car melh*rias a parti* d* ferram*nta
</line>
</par><par>
<line>
5W2H. A pesquisa consi*t* e* um estudo de *aso, pois se deu n* c**p*e**são
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
envolvi*ento para obter um* so*ução *o proble*a. Quanto a*s proce*imentos, desenvolveu-
</line>
</par><par>
<line>
se a pesquisa des**itiva
</line>
<line>
e, em relaç*o às técnicas para a
</line>
<line>
colet* d* dados, em*regou-se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*é*n*ca da observação e pesquisa do*umental. *o* realizada uma análi*e compl*t* de todos os
</line>
</par><par>
<line>
processos per*ine*tes às peça* ox*dadas, list*ndo as poss*veis
</line>
<line>
ca*s*s d*
</line>
<line>
*rob*e*a
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
ferram*nta *a **ali*ade
</line>
<line>
*i*gram* de
</line>
<line>
ca*sa e efeito *, p**terior*ente, u*ilizan** o *lano de
</line>
</par><par>
<line>
açã* 5W2H,
</line>
<line>
para auxiliar nas aç*es a serem tomadas para a resolução *o defeito. Foram
</line>
</par><par>
<line>
encontrada* quatro
</line>
<line>
causas principais para a o*idaçã*, e oito ações a serem to*adas, com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*im d* sanar *s*a fal*a, com resultados posit**os, q*e atendeu a* objetivo.
</line>
<line>
Pal*vras-chave: Ferramentas da Qualidade. D**grama de Causa e Ef*ito. 5W2H.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
Cl*ents a*e increasingly de*anding with to the quality of p*oducts *nd s*rvices, and therefore,
</line>
<line>
c*mpanie* need to see* managemen* tech*ique* that e*sure such a requiremen*. The objective
</line>
</par><par>
<line>
of th*s w*rk is to locat* the causes of the pro*lem of oxidi*ed items throu*h the
</line>
<line>
cause and
</line>
</par><par>
<line>
*ffect diagram and t* *dentify impr*vements from *he 5W2H tool. The resea*c* consi*t* of a
</line>
<line>
case study, becaus* it occurr*d in the understan*ing *n* *nvolvement to o*tain a *olution t*
</line>
<line>
the pro*lem. As for the procedur*s, t*e *esc*iptive re*earch was develo*ed, *nd in *elation to
</line>
</par><par>
<line>
t *e
</line>
<line>
t*chni*ues, the
</line>
<line>
t*ch*ique of observa**on and do**mentary resea*c* was used fo* dat*
</line>
</par><par>
<line>
co**ection. A complet* a*alysis of all the process*s pertainin* to the oxidiz*d pieces *as
</line>
<line>
done, lis*in* the *ossib*e causes of th* probl*m in the quality too* caus* an* eff*ct diagram,
</line>
<line>
a*d later, *sing *h* 5W2H action *l*n, t* a*sist *n the acti*ns to be ta*en for r*solution *f the
</line>
<line>
defect. Four main c*uses were f*und for o*idation, and eight acti**s to be taken, *n order t*
</line>
<line>
remedy this failure, with positive r*sults, that *et the **je*tive.
</line>
<line>
Keywords: *uality ***ls. Cau*e and Eff*ct Diagram. 5W2H.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*r*sina PI, *. 1*, n. 1, *rt. 1*, p. 172-*8*, jan./fev. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. B. Pereir*, *. B. Silva
</line>
<line>
174
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR*DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
As org*niz*ções e**ã* cada
</line>
<line>
vez ma*s preocup*das em inserir n* me*cado produtos
</line>
</par><par>
<line>
com baixo cu*to e *e melho* qualidade, f*cando em cl**ntes ca*a vez mai* exige*tes; mas
</line>
</par><par>
<line>
para isso
</line>
<line>
ocorrer é nece*sária
</line>
<line>
* *tilização
</line>
<line>
d* ferra*e***s *f*cien*e* nos pr*cessos. A
</line>
</par><par>
<line>
qua*ida*e é **sta como um *specto básico no desenvolvime*to *e p*odutos, uma vez que os
</line>
<line>
cliente* estão dispo*tos a pagar por tal que*i*o. A *ual*dade deve e*ta* pre*e**e em todas as
</line>
</par><par>
<line>
pa*t*s de
</line>
<line>
uma organização, *endo um fator fundam*nt*l *esde o p*oje*o do produ** at*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*hegada des*e *o cliente.
</line>
<line>
A qualid*de c*****te na co*formidade de produtos *u serviços com as expectativas
</line>
</par><par>
<line>
dos cli**tes. Portan**, d*ve ser e*tendida *o
</line>
<line>
p* nt o *e
</line>
<line>
**sta do *l*ente po**ue, para ele,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
qualidade de um produ*o específi** ou *e*viç* é algo que ele espe*a do produ*o (SLA*K, et
</line>
<line>
al., 2013). C** os recentes *vanços tecn*lógicos, as *mpr*sa* e*tã* cada vez mais bu**a*do
</line>
<line>
tornar seus *r**essos p*odut*vos *ficien*es. Is** o*orre princ**almen**, devido à crescente
</line>
</par><par>
<line>
c*mpetit*vi*ade impos*a pelas transfo*mações mer*adológicas, *a*en*o co* que as
</line>
</par><par>
<line>
or*aniz*ções se reest**t**em e apr*ndam lidar com as m*dança* a
</line>
<line>
co*tínuas (SAN*OS, et
</line>
</par><par>
<line>
a*., 2*16).
</line>
</par><par>
<line>
**r iss*, a busca incessante
</line>
<line>
po* qua*idade é uma car*c*erí*tica **ndamental *e uma
</line>
</par><par>
<line>
o**aniz**ão que, at*a*és *e *erramentas faz com q*e o processo ocor** d* form* ad*qua*a,
</line>
</par><par>
<line>
a*endendo às n*ce*si*ades e*pec***cações d*s seus clie*tes, *endo em vista o mercado e
</line>
<line>
competitivo. Para tant*, faz-s* necessário o uso de ferramen*as da qualidade para d*finir,
</line>
</par><par>
<line>
mensurar e anal*sar os
</line>
<line>
pr*blemas, propondo s*lu**es para *s*es, aux*liando
</line>
<line>
*a tomada *e
</line>
</par><par>
<line>
d*c*s*o com *oco no bo* des*m*enho *os processos. Fer*amentas
</line>
<line>
como 5*2H e d**gram*
</line>
</par><par>
<line>
*e *aus* * efeito, *ã* técnic*s utilizadas par* ta*s fi*al*dade*.
</line>
</par><par>
<line>
O p*esente trabalho trata da aplica*ão d** f*rramentas diag*a*a
</line>
<line>
de causa * *feito
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
5W2h em it*ns não confo*mes de uma empre** metalú*gi*a *itua*a em San*a R*s*, Rio
</line>
<line>
Gra*de do Sul. Foi encon*rado ox**ação em * *eças *e um lote de *0 *eças, sen*o necessár*o
</line>
</par><par>
<line>
realiza* um *studo
</line>
<line>
de t*dos os pr*cess*s *e*tinente* à fabricaç*o des*es itens,
</line>
<line>
para melhor
</line>
</par><par>
<line>
entendim*nto sobre o p*rq*ê
</line>
<line>
do *cor*ido, encon*rando *s cau*as disto, bem como elaborar
</line>
</par><par>
<line>
um plano *e *ção para a tom*da de ações na cor*eção d**se de*eito.
</line>
<line>
O trabalho *isa *espon**r à seguinte probl*mát*ca: quai* *s causas do p*oblema de
</line>
</par><par>
<line>
o*idação encont*a*a
</line>
<line>
em peças de *ma e*p**sa do ram* metal mecânico? Te*do como 8
</line>
</par><par>
</page><line>
ob*etiv* lo*ali*ar as causas d* pro**ema *e itens com oxid*ção atr*vés d* diagr*m* *e causa
</line>
<line>
e efeito, e identificar melhorias a p*rtir da fe*ramenta *W2H.
</line>
<line>
R*v. FSA, Tere*i*a, v. 1*, n. 1, art. 10, p. *72-186, j*n./f*v. 201* *ww4.*sanet.com.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
U** de Fer*a*entas da Q*al*dade na Correção de não Conformidade em uma Me**l*rgica
</line>
<line>
175
</line>
</par><par>
<line>
* p*inci*al contribuição de*te artigo est* nas s*g*stõ** d* melhorias prop**ta*. Foram
</line>
<line>
apo**a*as *l*ernativ*s em *e*açã* aos e*ros perc*bidos, *uscando a melhoria na *rodução,
</line>
<line>
sanan*o a não co*formidade de *xidação n*s itens e*tudado*, *ornando o proce*so m*is
</line>
<line>
produti*o e eficaz.
</line>
<line>
2 REFER*NCIAL TEÓRI*O
</line>
<line>
2.1 Qu**idade de Produtos
</line>
</par><par>
<line>
Qualidade consiste em conformidade **m as e*pec*ati*as dos consumidores,
</line>
<line>
cuja
</line>
</par><par>
<line>
pal*vra co*formidade significa
</line>
<line>
que ocorre uma *ece*si*ade *e at*nder a um* especificação
</line>
</par><par>
<line>
r**evan** * aborda*em da manufat**a, g*rantindo qu* um produto o* serviço esteja *e acordo
</line>
<line>
com as e*pecificaç*es, se*do, portanto, um* tarefa de *xtr*ma importân*ia de produ*ão
</line>
<line>
(SLACK; CHAMBE*S; JOHNST*N, 20*9).
</line>
<line>
Para muitas empres*s, a pers*na**za*ão do pr*du*o é um fator ch*ve p*ra obter
</line>
</par><par>
<line>
vantagem c**petitiva. A fabricaç*o d* produtos
</line>
<line>
personalizad*s exig* alta fle*ib*lidade e
</line>
</par><par>
<line>
efici*nc*a
</line>
<line>
para continuar a produção de tr*balho *om a*t* rent**ilida*e (*EL*NO, et al.,
</line>
</par><par>
<line>
2016).
</line>
</par><par>
<line>
**sse modo, os produtos q*e s* mantêm no mercado são *q*eles que possuem
</line>
</par><par>
<line>
qual**a*e,
</line>
<line>
*ois esse a**ecto é *ais relevante *ar* o client* até mais
</line>
<line>
qu* o pre*o, prazo,
</line>
</par><par>
<line>
cortesia no atendimento; assim a qualidade é a ún*ca *orma *e se of*r*cer plen* sa*isfação a
</line>
<line>
quem com*ra o pro**to (PALADINI, 1990).
</line>
<line>
*e*do (20*5) relatou em s*u trabalho, *ue o pr*blema bá*ico de uma organiz*ção
</line>
<line>
*r*en*ada para a qu*l*dade est* no nível de satisfaçã* das expectativas dos cl*en*es e, *e e*tas
</line>
<line>
forem d*finidas, é *eces*ário quantificar com* sat*sfazê-las.
</line>
</par><par>
<line>
É possíve* ga*antir e me*ho*ar a qualidade na fase de pr*dução, *ncluindo todos
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
métodos e ativid*des operacion*i* fo*ados em processo* de *onitoram*nt* e remoção de
</line>
</par><par>
<line>
ca*sas d*
</line>
<line>
*ã* *onformidade defeitos em to*as as etapas do c*clo de e
</line>
<line>
vi da de um
</line>
<line>
produto
</line>
</par><par>
<line>
(GEJDO, *01*).
</line>
</par><par>
<line>
Costa e G*sparotto (2016), desenvolveram um *rabalh* que *onsist** em a*ingir
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
m*l*oria co*tí*ua, d*minuindo a* não con*o*mi*ade* externas encont*adas na empresa. *este
</line>
<line>
estudo, os autores rel*t*m qu* as não c*nfo*mida*es exter*as ocorr*m *uando os requisitos
</line>
</par><par>
<line>
não são aten*id*s, *ão d*tectados após a *aída da e
</line>
<line>
prod*çã*, s*nd* enc*ntr**a n* cliente
</line>
</par><par>
<line>
f*nal.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. *5, n. 1, art. 10, p. 172-186, jan./fe*. *018
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. *ereira, I. *. Si*va
</line>
<line>
176
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Ferrament*s da Qua*idade
</line>
</par><par>
<line>
Segu*do M*gue* (20*6), as fer*amen*as da qualidade sã* frequentemente usa*as como
</line>
<line>
*uport* ao desenvolvimento d* qualidade, ou ao apoio à decis*o na análi*e de determinado
</line>
<line>
p*oblema. Mata-L*ma (1*99) c*mpl*ta, afirman** que o grande po*encial delas está quand*
</line>
<line>
são utiliz**as p*ra a iden*ificação d*s c*usas ra*zes dos *roblemas e para a sol*ção destes.
</line>
<line>
Para *arsha*l (**10), * téc*ica d* *W2H consiste no m*pea**nto e padronização de
</line>
<line>
processos, bem c*mo na elaboração de *lanos de açã*, prezando p*lo entendime*t* através d*
</line>
<line>
resp**sabil*d*des, mé*odos, prazos e objetivos. * f*r****nta 5*2H é considerada po* muitos
</line>
</par><par>
<line>
*es*uisadores
</line>
<line>
da área, c*mo se*d*
</line>
<line>
de fácil entendimento, pe*mi*indo à em*re** efe*uar seu
</line>
</par><par>
<line>
plano
</line>
<line>
de desenvo*vime*t* de modo organizado, au*ilian*o os g*stores quan*o *o q** será
</line>
</par><par>
<line>
*lan*jado e executado (SANTOS et al., 2016).
</line>
</par><par>
<line>
Segu*do Ve*gara (2006), o pl*no de a*ão
</line>
<line>
5W2H é utili**do, *rincipalment*,
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
mapeamento e *adronização de processos, n* elab**ação de planos de ação
</line>
<line>
e
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
est*b*lec*mento *e procedimentos associ*dos e indi*adores. É basicamen** gerencial * busca
</line>
</par><par>
<line>
o fácil entendimento através d* definição de responsabil*dade, métodos, prazos,
</line>
<line>
obj*tivos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
recursos assoc*ados. O *étodo é const*t*í** *e se*e pe*guntas, u*ilizadas para programar
</line>
<line>
soluções.
</line>
<line>
O 5W2H utiliza-*e d*s respostas aos sete se*ui*tes questionamentos: What? (Qu**?),
</line>
<line>
Why? (Por***?), *h*re? (Ond*?), W*en? (Q*ando?), Who? (Quem?), **w? (Como) e Ho*
</line>
<line>
much? (Qu*nto cus*a?) p*dendo, através *isto, desenvolver uma es*rutur* de *ronograma para
</line>
</par><par>
<line>
a*ompanha*e*to ao l*ngo
</line>
<line>
do tempo e, as*im, ser mais controlável os procedime*tos
</line>
</par><par>
<line>
(M*RTIN*, LAUGE*I, 20*5). É utilizad* para ass*gu*ar e informar um conj*nto de planos
</line>
</par><par>
<line>
de ação, diag*ost**ando
</line>
<line>
um
</line>
<line>
prob*ema *
</line>
<line>
plan*ja*d* a*ões. *e*ta ferrament* é
</line>
<line>
utilizado u*
</line>
</par><par>
<line>
*uadro, *nde * *ossível vis*alizar a s*lução adequada *e um pro*lema, c*m possibilidades de
</line>
<line>
acompa*h**ento da ex*cução *e uma açã* (MAIC*U*; ANDRADE JÚNIOR, 2013).
</line>
<line>
O diagra*a d* **usa e efeito, consist* em uma forma gráfica *s*da como m*todolo*ia
</line>
<line>
de a*á**se *ara repr*sentar *atores de inf*uênc** (*ausas), s*bre um determinado *roblema *u
</line>
</par><par>
<line>
efeito (MIGUEL, *006). Id*n**ficam as raízes d*s prob*e*as, e também área* onde oc*rre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
nece*sidade de obtençã* de mais dados (SLACK; CHAMBER*; JOHNSTON, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
Muitos traba*hos utilizando * diagra*a de cau*a e e*eito foram pub*icad*s. *ello et
</line>
<line>
a*. (2016) desenvolveram u* e*tudo, cu*o obj*ti*o foi analisar os *rocessos logístic*s de um*
</line>
<line>
rede var*ji*ta de flores, propondo a*ões para *eduz*r * lead tim*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Ter*sina, v. 15, n. 1, art. 10, p. 172-1*6, *an./*ev. 2018
</line>
<line>
ww*4.fsa*et.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uso de Ferramen*as *a Qualidade *a *orre*ão de nã* Co*for*idade em uma Metalú*gica
</line>
<line>
177
</line>
</par><par>
<line>
Maiczuk e *ndrade Júnior (*013) aplicaram fe*ramentas da qu*l*dade em um estud*
</line>
</par><par>
<line>
de caso em
</line>
<line>
um* emp*esa de pequ*no po**e do ramo
</line>
<line>
cárneo, com auxíl*o das ferra*entas
</line>
</par><par>
<line>
**agra*a de Pareto, flu*ograma, diagra*a Ishikawa (ou diagrama de causa e e*eito), 5W2H e
</line>
<line>
folh* de verificação. Os autores afirmam que essas f**ram**tas são fundamentais p*ra
</line>
</par><par>
<line>
**enti*icar e solucionar os principais
</line>
<line>
problemas na produção, utilizando u* pl*n* de a*ão
</line>
</par><par>
<line>
eficiente, a *i* de contro*ar o* eliminar as causas potenciais do* problemas.
</line>
</par><par>
<line>
Santos et al. (2017) ut*lizar*m *e*ramentas d* ge*tão da qualidade em *rocessos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**nutençã* n*ma empresa *e tra**porte rodoviário de *a*sageiros
</line>
<line>
onde, através
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*err*menta
</line>
<line>
diagrama de causa e e*eito, *oram ma*eadas a* possíveis causas das falhas de
</line>
</par><par>
<line>
veículos, apontando
</line>
<line>
as falhas
</line>
<line>
no proce*so de manutenção e m*strand* as *portu*i**de* de
</line>
</par><par>
<line>
m*lhoria. Propuseram ações de melho*ia, id*ntificand* as v*nt*g*ns e desvantagens de cada
</line>
<line>
açã* pro*o*ta *trav** de *m plano de açã*.
</line>
<line>
3 MET**OLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
*este est*do *e caso, *oram estudados os proc*s**s pertinentes ao *tem *studado,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
f*m de contribuir com a empr*sa *m q*estão. O estudo utilizo*
</line>
<line>
como abor*agem o méto*o
</line>
</par><par>
<line>
qualitativo, presente na inte*pret*ção e e*ten*imento das fe**amentas *a qu*lidade, bem com*
</line>
<line>
na análise do pr*blema. Quanto *os proc*dimento*, *esenvolv*u-se a pesquisa descr*tiva. *m
</line>
</par><par>
<line>
r*l*ção
</line>
<line>
à* té*nicas
</line>
<line>
para a colet* de
</line>
<line>
dado* *oi us*da a téc**ca da observaçã*, te*do s*do
</line>
</par><par>
<line>
*xami*ado* os
</line>
<line>
p*ocessos p*odu*ivos da empres*, vis*ndo compreend*-lo* e
</line>
<line>
atender aos
</line>
</par><par>
<line>
ob*etivos do *rabalho; foi u*a*a, ainda, para a c*leta de dados a técn*ca
</line>
<line>
da p*squisa
</line>
</par><par>
<line>
documen*al, presente na utili**ção de d*cume**os da empre*a em q*e fo* reali*ado o estud*
</line>
</par><par>
<line>
(GIL, *010). *oram utilizadas pla*i*has *let**nica* pa*a o t*belamento *os
</line>
<line>
d*dos na*
</line>
</par><par>
<line>
*erram*ntas diagra*a de ca*sa e e*e**o e 5W2H.
</line>
</par><par>
<line>
A empresa ***alúr*ica, onde f** realizado * estudo, é uma compan*ia mul*in*c*onal,
</line>
<line>
lo*a**zada em Sa*ta Rosa, re*ião Noroes*e do estado do Rio Grande do Su* e, ao to*o, possui
</line>
<line>
1* *nstal*çõ*s. A empresa é a maior *abri*ante *ndependente *e c*njuntos de tubos, s*ndo que
</line>
<line>
seus princ**ais produtos inclu*m silenc*adore*, conjunto* de tubos de esca*e EGR,
</line>
<line>
gerenciam**to térmico de t*bula*õ** par* s*s**mas *e em***ões, conjuntos de *ubos
</line>
<line>
pressurizados par* *r, hidráulicos, d* lubrificaçã* e montage*s estru*urais; os seu* principais
</line>
<line>
clientes são *mpresas mont**oras de máquinas agríc*las.
</line>
</par><par>
<line>
No local onde foi real*zad* *studo, a *mpresa possui a o
</line>
<line>
l i n*a
</line>
<line>
de itens estruturais e
</line>
</par><par>
<line>
*tens hidráulic*s. Qu*nto lin*a hidráulica, à
</line>
<line>
o* p**ncipais pro*utos são conjuntos tu*ulares
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 15, n. 1, art. 10, p. 172-186, ja*./f*v. 2018
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. Pe*eira, *. *. Silva
</line>
<line>
178
</line>
</par><par>
<line>
para aplica*õe* hidráulicas de baixa e alt* pres*ão, galvaniz*dos ou p*n*ados, com alto padrão
</line>
<line>
de limpez* in*erna. Já os ite*s e*t*uturais, s*o conjuntos t**ulare* *a*a aplicações *struturais
</line>
</par><par>
<line>
com costura, c*m *u se* pintu** eletrostática,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
que dá sustent*ção *ara as *áqui*as a
</line>
</par><par>
<line>
ag**c*las, como escadas e corrimãos.
</line>
</par><par>
<line>
O item em e*t*do é da lin*a
</line>
<line>
hidr*u*ica, send* c*nstituíd* por um tubo h*dráulico
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
199,9 mm d* comprimento, e 50,8 mm d* diâ****o, com uma *obra e um comp*nen*e f*ange
</line>
<line>
soldado em uma da* extre**dades, como mostrado na Figur* 1.
</line>
<line>
Figura 1 - Desenho do item
</line>
</par><par>
<line>
**nte: Os a*tores.
</line>
<line>
O **i*n*e detectou ox*dação em * itens *e *m l*t* de 50 peç** e, dessa forma, fo*
</line>
<line>
ne*essário *ealizar um estudo de todas as *tap*s nece*s*ri*s para sua fabric*ç*o. São: corte,
</line>
<line>
*obra, recorte, **lda, zin*agem, ved***o e expedição, *l**tra**s na *igura 2.
</line>
<line>
Figura 2 - E*ap*s de fabrica*ão da peça
</line>
<line>
TUBO* CORTADOS E DOBRADOS
</line>
<line>
Corte **m serra *i*cul*r, c*m um comprimento maior do que *
</line>
</par><par>
<line>
especificado
</line>
<line>
no desenho (199,9 mm) *a*a que post*riormente
</line>
</par><par>
<line>
*ste possa ser d*brado, de for** que a força exer*ida pela
</line>
</par><par>
<line>
dobrade*ra *ão am*sse a
</line>
<line>
extremidade do tubo. Após *s*o,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tubo é dobrado.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. *, art. 10, *. 172-186, jan./fev. *0**
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*s* de Ferram*ntas da Q*alidade na *orreçã* *e nã* C*nformidade e* uma *et*lúrgica
</line>
<line>
179
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
TUBO RE**RTADO Recorte com * auxílio de gabar*to, de acordo c*m as med*da* especifica*as no *esenho.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
ANÉIS DE S*LD* Solda brasagem por indução. N*sta eta*a, é soldado um componente flange na extremida*e m*no* do tubo, através da fundição de um anel de sol*a prata de 2* mm de di**etro, alocado entre o tubo e * co*ponente.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
PEÇA P*O*TA AN*ES *A ZINCAGE* Após a s*lda, o item vai *a*a o proces** de zi*cagem, a fim *e protegê-l* a *esma c*ntr* a corrosão.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *s autores.
</line>
</par><par>
<line>
A*ós estudo do* pro*essos
</line>
<line>
produtivos do item, foi feita uma an*lis* das causas do
</line>
</par><par>
<line>
problema através da ferrament* diagrama *e *ausa e ef*i*o. E, no que *ange ao plano *e ação
</line>
<line>
para * *orreção *a *ão co*formidade, us*u-se o 5W2H.
</line>
<line>
4 RE*ULTADOS * DISCUSSÃO
</line>
</par><par>
<line>
O cliente do prod*to detectou
</line>
<line>
oxida*ão e* 8 i*ens do lote de 50 peça*, confor*e
</line>
</par><par>
<line>
f*gu*a 3, *nde é possível analisar a fal*a *co*rida, loc*lizada na parte intern* da p*ça, e*t*e o
</line>
<line>
component* e t*bo. Dessa *orma, as **ças reto*n*ram até a emp*esa para análise e
</line>
<line>
ide**ificação da *ausa raiz do oc*rrido.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Teresina PI, v. 15, n. 1, art. 10, p. *7*-186, ja*./fev. *018
</line>
<line>
www4.fsane*.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. B. P*reira, *. *. Sil*a
</line>
<line>
***
</line>
<line>
Figu*a 3 - O*i*ação *nterna do compone*te
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Os autores.
</line>
<line>
Foi feita uma análise dos itens q*e apr*se*taram defeito, c*m apoio *o diagr*ma d*
</line>
<line>
ca*sa e efeito (Figura 4).
</line>
<line>
F*gura 4 - *iagrama de Causa e Efeito
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Os autor*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 1, art. 10, p. *72-18*, *an./fev. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uso de Ferramentas da Qualidade na Correção de *ão Conformida*e em um* Met*lúrg**a
</line>
<line>
1*1
</line>
</par><par>
<line>
Fo**m escolh*das as qua*ro possíveis causas principais: gabarito de recorte
</line>
<line>
inad*quado, folga e**re tu*o e componente, *alha no processo de solda, e utiliz*ção do **el de
</line>
<line>
prata *ncor*eto.
</line>
<line>
Qu**to à c*usa do gabarito de r*corte inadeq*ado, constatou-se que os itens
</line>
<line>
a***sentaram um **paçamento entre o tubo e o c*m*onent*, conform* fi*ura 5, permitindo
</line>
</par><par>
<line>
que líq*ido do processo da zincagem ficas*e alocado *ntre **sa folga, o que po*eria o
</line>
<line>
ter
</line>
</par><par>
<line>
ocasionado a oxidação. *sto signif*ca que o gabarito de *ecorte não aten*eu ** suas exigênci*s,
</line>
<line>
pois não prendeu o tu*o adeq*adam*nte no *rocesso de recorte e, des*a, *orma a peça foi
</line>
<line>
cortad* em grau e o componente flange n*o f*i encaixado *orreta*ente.
</line>
<line>
Figura 5 - Folga e*tr* * tubo e o co*po*ente
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *s auto*es.
</line>
<line>
A segunda causa, folga en*r* tu*o e com*on*nte, está rel*cionada com o diâm**ro d*s
</line>
<line>
*uas partes *a pe*a. Cujo diâme*ro interno do compone*te f*ange era de 51,* mm, enq*a*to
</line>
<line>
que o diâmetro do tu*o é d* 50,8 mm. Sendo assim, seria preci*o dim*nu*r o diâme*ro interno
</line>
<line>
d* componente pa*a f*car *gual o diâm*tr* d* tubo.
</line>
</par><par>
<line>
* terceira causa, falha proces*o d* sol*a, con*i*te no fa*o de
</line>
<line>
que era p*eciso
</line>
</par><par>
<line>
det*rminar q*a* dos proces**s de soldagem s* mostraria mais efi*iente para *ste **so, se seria
</line>
<line>
o processo atu*l (solda b**sagem por *n*uç*o), ou sol*a *ras*gem por oxiacet*leno.
</line>
<line>
Em relação à quarta causa, utiliza*ão d* anel de prata incorret*, **ta s* deu p*lo
</line>
</par><par>
<line>
motivo de que * a*el *e prata possuía um diâmetro de 28 mm, sendo meno* d* que o
</line>
<line>
t ubo
</line>
</par><par>
</page><line>
(50,8 mm). Isto fez com *ue faltasse *nel e* det*rminados locais, tendo em *ista q*e o an*l é
</line>
<line>
o meta* de adi*ão, isto é aq*ilo **e for*a a liga *a *ol*a * preen*he o e*paço *ntre as partes a
</line>
<line>
serem s**dadas. *e*sa forma, o pro*esso de s*ldagem foi p*ejudicado, *evido à falta de anel,
</line>
<line>
o que t*mbém co*tri*uiu para * folga *nt*e o tubo e o *omponente flan*e.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *5, n. 1, a*t. 10, p. 17*-186, jan./fev. 2018 *ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. B. Perei**, I. B. Si*va
</line>
<line>
1*2
</line>
</par><par>
<line>
Depois de encon**adas as causas principais, foi a*licad* o *lano de ação 5W2H para
</line>
<line>
de**dir as ações a *erem tomadas para a correção dos problemas (*igura 6).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Teresina, v. 15, *. 1, a**. 10, p. 172-186, jan./fe*. 2018
</line>
<line>
www4.fsan*t.*om.*r/r**is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uso *e Fe*ram*ntas da *uali**de na Corr*ç*o d* não Conformid*de *m um* Metalúrgica
</line>
<line>
*83
</line>
</par><par>
<line>
Figura 6 - 5W2H
</line>
</par><par>
<line>
Item
</line>
<line>
Ação (*hat)
</line>
<line>
Como (How)
</line>
<line>
*or quê (*hy)
</line>
<line>
Quando (Wh*n)
</line>
<line>
*nde (Whe*e)
</line>
<line>
Responsável (Who)
</line>
<line>
*u*to (How much)
</line>
<line>
Observaç*e*
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
Corri*ir erro do *abarito d* reco**e.
</line>
<line>
Re*is*o do *r**eto e realizar aju*tes no gabarito, ou *abricar um no*o se nec*ssário
</line>
<line>
Par* *vitar que recorte fique em *rau.
</line>
<line>
1*/05/20*7
</line>
<line>
Ferr*ment*ria
</line>
<line>
Ferramenteiro
</line>
<line>
*$ 8*0,00
</line>
<line>
Foi preci** fazer um di*po*itivo novo.
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
R*ali*a* try **t
</line>
<line>
Pree*chendo os requisitos do documen*o RQ7.5/5
</line>
<line>
Para n*o repe*i* e*ros de operação * man**ei* do dispositivo.
</line>
<line>
18/05/2017
</line>
<line>
Setor d* corte
</line>
<line>
Cortador
</line>
<line>
R$ -
</line>
<line>
*Q7.5/5: documento **feren*e a solicita*ão *e fabricação/a*tera*ão de fe*ramental.
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
Proje*ar *omponente na f*lga e**eci*icada na *orma técn*ca.
</line>
<line>
Di**nui* diâmetro inter*o do component* *e 51,2 para 5*,8. Tolerância + 0 ,2
</line>
<line>
Para se ajusta* ao tub*, ob*endo *reenchime*to u*iforme da so*da.
</line>
<line>
18/05/2017
</line>
<line>
*ngenharia de manu*atura
</line>
<line>
Pr*jetis*a
</line>
<line>
R$ -
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
*abricar compone*te **nfor*e nova revisão ** desenho
</line>
<line>
Comp*ando componente forn*cido d* terceir*s.
</line>
<line>
Para atend*r especif*cações do *esenho
</line>
<line>
Mens*l
</line>
<line>
Met*lú*gica *ndustr*al
</line>
<line>
C**pra*
</line>
<line>
R$ *4,0*
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
5
</line>
<line>
Determi*ar a *scolha do pro*esso de solda brasagem.
</line>
<line>
Soldando amostra* na so*da brasagem por indução e por o*iac***leno
</line>
<line>
Para gar*ntir a qualidade do produto final.
</line>
<line>
29/05/2017
</line>
<line>
Setor de solda
</line>
<line>
So*dador
</line>
<line>
R$ -
</line>
<line>
Resu*tado* apre*e*ta*os com os teste* comprovou *ue o me**or pro*esso d* sold*gem para esse caso, é solda b*asag*m por ind**ão.
</line>
</par><par>
<line>
6
</line>
<line>
Comprar anel de pr*ta de *0,8x2 com 40% *e p*ata
</line>
<line>
Solicitando ao de*artamento de *omp*as lo*e mínimo de 100 ané*s.
</line>
<line>
*ara evitar o não preen*hime*to de solda
</line>
<line>
0*/06/2017
</line>
<line>
Setor ** compras
</line>
<line>
Compras
</line>
<line>
R$ 1,61
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
7
</line>
<line>
Rev**ar c*dastro de p*oce*sos prod*tivos
</line>
<line>
Desc*evendo detalh*d*mente a *pe*ação de soldag*m
</line>
<line>
Pa*a n*o *er*r dúvidas e *roblemas *ur*nte * proce*so
</line>
<line>
*5/*6/2017
</line>
<line>
Engenharia de manufatura
</line>
<line>
Técn*co ** pro*e*sos
</line>
<line>
R$ -
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
8
</line>
<line>
Gerar orde* de produç*o com as *odificações
</line>
<line>
Solicitando ao PCP a impressão *as ordens de produç*o
</line>
<line>
Para o acompanha*ento dos pr*c*sso*
</line>
<line>
C*nfirmação do pe**do d* co*pra *elo cliente
</line>
<line>
P*P
</line>
<line>
Pr*gramad** da prod**ã*
</line>
<line>
R$ -
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Os autores.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 15, n. 1, art. 10, p. 17*-*86, jan./fev. 2*18
</line>
<line>
ww*4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. Carvalh*, L. C. *osa
</line>
<line>
**4
</line>
</par><par>
<line>
Dessa f*rma, de ac**do com 5W2H, a primeira ação a s*r tomada foi corri*ir o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
gabarito de rec*rte, *e*isando o
</line>
<line>
*rojeto do mesmo e realizando a**s*es, ou f*bric**do um
</line>
</par><par>
<line>
novo, *aso f*sse necessário. ***s a*álise d* me*hor op*ão, chegou-se à c*nclu**o que ser*a
</line>
<line>
necessária a *abr**açã* d* um n*vo dispositivo (Figura 7), que não re*ort*ss* a p*ça em gr**.
</line>
<line>
F**u*a 7 - Foto do tubo no *abarito de recor*e ***o
</line>
</par><par>
<line>
*o*te: Os au*ores.
</line>
</par><par>
<line>
A s*gunda ação foi real*zar um try out, *ue *onsiste em
</line>
<line>
preencher um documen*o
</line>
</par><par>
<line>
(documento RQ7.5/5) re*erente à solici*a*ão *e fabricação *e ferramental. A te*ceira ação f*i
</line>
<line>
proj*tar o comp**ente flange co* o *esmo *iâm*tro do tubo (**m *0,8 mm), para ga*antir
</line>
<line>
um en*aix* e*at* entre as d**s parte*, uma vez q*e e*ta medida era *e 51,2 mm.
</line>
</par><par>
<line>
A *uar*a
</line>
<line>
aç*o foi fab*icar o componente flange *onforme
</line>
<line>
no*a revisão do d*se*ho,
</line>
</par><par>
<line>
soli*itando ao forn*cedor *onfor*id*de *om nov*s medida* *rojetad*s. A quinta aç*o
</line>
<line>
foi
</line>
</par><par>
<line>
determinar qual o m*lh*r proces*o de so*da, rea*iza*do testes *est*utivos nos *ois *roce*s*s
</line>
<line>
em *u**tã*, sold* b**sag*m por indu**o e *olda brasagem por ox*a*etileno, **stand* ambos
</line>
<line>
** processos quanto às *uestões de *enetração *e solda. Por fim, a *elh** opção foi manter o
</line>
<line>
atual processo, se*do * *olda brasagem p*r indu*ão, por te* apresentad* melhor desempenho.
</line>
<line>
A sext* *ç*o foi a com*ra de outro an*l de solda, com m*ior po*centagem de prata do
</line>
</par><par>
<line>
*ue o atu*l *a su*
</line>
<line>
composição, e do mesmo di*met*o do t*bo, 50,8 mm, *ara e*ita* o não
</line>
</par><par>
<line>
*reenchimento de *olda. A sétima e *itav* ações foram, r*s*ect*vamente, revi*ar * cadastro
</line>
<line>
dos pr*cesso* *r**utivos, descrevend* detalhadamente a *pera*ão de *oldagem para que não
</line>
</par><par>
<line>
ha*a dúv*das
</line>
<line>
durante a operação, * gerar nova ordem *
</line>
<line>
d* produção c*m
</line>
<line>
as *odifi*açõ*s
</line>
</par><par>
<line>
feitas.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Ter*sina, v. 15, n. 1, art. 11, p. *3-24, jan./fev. 2018
</line>
<line>
www4.fsa*et.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma An*lise Sobre a Consagr*ção Tardia d*s *ovos Ba*anos *o Campo d* Músic* Popular Bras*leira
</line>
<line>
1*5
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSI*ERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
O o*jeti*o do tr*balho foi locali*ar
</line>
<line>
as causas do **oblema de itens co* oxidação
</line>
</par><par>
<line>
através do di*gram* de c*usa e efeito, e identificar melhorias a partir da ferramenta 5W2H.
</line>
<line>
O* result*dos obti*o* com o estudo foram signi*ic*tivos p*is, devi*o às aç*e* tomada* *ode-
</line>
<line>
se atingi* melhor qu*l*dade nos *rodutos, ataca*do as falhas e corrigin**-as.
</line>
<line>
* ge*tão da qualida** é um aspecto fu*dament*l qu* deve es*ar presente em todas as
</line>
<line>
em*res*s que *l*ejam *a*te* a competitivid*de e desenvolver novas op**tu*idades. O p*nto
</line>
</par><par>
<line>
de *art*da para a melho*ia é re*onhece* a ne*essi*ade, isso vem *o r*conhecim*nt* do e
</line>
</par><par>
<line>
prob*ema. Como *rimei*o po*to de import*nci* para *s*egurar sucesso de um o
</line>
<line>
projeto
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
processo, é absolutam*nte *ecessário o co*prometimento e conhecime*to *e todos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
organizaçã*.
</line>
</par><par>
<line>
No que diz respeito, *specificamente, à* f*rramentas da *ua*idade, estas, q*an*o
</line>
<line>
utilizadas *o *ia * dia *a **pr*sa, poss*bili*am um processo mais produtivo * ef*ciente. A
</line>
</par><par>
<line>
q*al*dade tem como maior ***e**vo
</line>
<line>
sa*i*fazer s*us *lient*s e, at*avés
</line>
<line>
da inser**o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
fe**am*ntas adequad*s no p*oc*sso, fo* possível corrigir a* falhas do* itens não conf*rmes.
</line>
<line>
A aplicação d*s duas fe*ram*nta* da qualidade, diagrama de causa e efeit* e 5W2H,
</line>
</par><par>
<line>
possibilitou maior
</line>
<line>
perce*ção d*s *rocessos qu* necess*tam de *perf*içoamento, **rantindo
</line>
</par><par>
<line>
melhores re*ultados para a *mpresa e *eus clientes finai*. As sugestões descritas nest*
</line>
<line>
trabalh* a*o*tam altern*tiv*s par* os erros per*ebidos, bu*c*ndo, assim, a melhor*a na
</line>
<line>
produção * racio*alização dos pr*cesso* co* i*pa*to n* *e**ltado final, tor*ando-o mais
</line>
<line>
prod*tivo e e*icaz.
</line>
<line>
Por *l**mo, é importante frisar a i*portância da Engenhari* de Pro*uç*o na esfera
</line>
</par><par>
<line>
empresarial, onde imprescindível o uso de arti*í*ios e ferr*men*as, v*sando * m*lh*ria é
</line>
</par><par>
<line>
co*tínua dos sistemas
</line>
<line>
prod*tiv*s, ate**ando-se par* os pr*ces*os, p*ssoas, materia*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
máquinas, buscan*o *empre o aperfeiçoamento de *écnicas par* alcança* o* *bjeti*os.
</line>
<line>
RE*ERÊNCIAS
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Tec*oló*ica, v. 13, n. 1, p. 107-118, 2016.
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Rev. FSA, Tere**na PI, v. 15, n. 1, art. 11, p. 03-24, ja*./*ev. 2018 www4.fsanet.com.br/revista
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**mo Referenciar *ste Artigo, conforme ABNT:
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CARVALHO, *. S; ROSA, L. C. U*o de Fe**amentas *a Quali*ade n* C**reção de não
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<line>
Conf*rmid*de e* uma *etalúrgica. *e*. F*A, Teresina, v.15, n.1, ar*. 10, p. 17*-*8*, jan./fev. 2018.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos Autores
</line>
<line>
P. S . Carvalho
</line>
<line>
L. *. Rosa
</line>
</par><par>
<line>
1) conc*pçã* e planejamento.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) *nál**e e *n*erpre*ação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elabora*ão do rascunho ou na revisão crí*ica do *onteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
4) **r*ic*p*ç*o na aprovação da versão **nal *o manu*crito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere*ina, v. 15, *. 1, art. 1*, p. 03-24, jan./fev. 2*18
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
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