MÉTRICAS DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING OFFLINE E ONLINE

Edson Crescitelli, Valéria Andrade Freundt

Resumo


Gerenciar as decisões de comunicação offline e online e escolher quais métricas adotar para a avaliação dessa variedade de investimentos tornaram-se um desafio para os pesquisadores e profissionais de comunicação de marketing do século XXI.  Dessa forma, o objetivo deste estudo é analisar as métricas em comunicação de marketing offline e online e propor um modelo de adoção de métricas para avaliação dos resultados das ações de comunicação offline e online. Este estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória dividida em duas etapas: pesquisa bibliográfica, seguida de uma pesquisa de campo, por meio de entrevista em profundidade com especialista em comunicação de marketing. Ficou clara a diversificação na utilização das ferramentas de comunicação e da consequente variedade de métricas offline e online demandadas. Contudo foi possível, a partir dos resultados da pesquisa, propor um modelo de adoção de métricas para avaliação dos resultados.



Palavras-chave


Marketing, Comunicação de marketing, Métricas e Avaliação de resultados

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