Cartas Para Que Te Quero: uma Experiência de Leitura do Espaço Geográfico na Geografia Escolar / Letters For What I Want: an Experience of Reading the Geographic Space in School Geography
Resumo
Esse artigo é parte de um trabalho maior desenvolvido no POSGEA/UFRGS no ano de 2015, dentro da linha de pesquisa em Ensino de Geografia, com o objetivo de se estudar o Espaço Mentalmente Projetado (EMP). Na parte exposta neste artigo, damos ênfase à correspondência trocada entre duas escolas, uma localizada em Porto Alegre e outra em Faxinal do Soturno, ambas localizadas no Rio Grande do Sul, com o objetivo de se entender o EMP e desenvolver as potencialidades presentes no ato da escrita por parte de jovens estudantes, visando a uma melhor leitura da palavra e do mundo.
Palavras-chave: Ensino de Geografia. Espaço Mentalmente Projetado. Educação Básica. Cartas.
ABSTRACT
This article is part of a larger work developed at POSGEA/UFRGS in the year 2015, within the line of research in Geography Teaching, with the objective of studying the Mentally Projected Space (EMP). In the part exposed in this article, we emphasize the correspondence exchanged between two schools, one located in Porto Alegre and another in Faxinal do Soturno, both located in Rio Grande do Sul, in order to understand the EMP and to develop the potentialities present in the act of writing by young students, aiming at a better reading of the word and the world.
Key words: Geography Teaching. Mentally Designed Space. Basic Education. Letters.
Referências
BACHELARD, G. A poética do espaço. Tradução Antônio de Pádua Danesi. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2017: geografia - Ensino fundamental anos finais/Ministério da Educação - Secretária de Educação Básica - SEB - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2016.
COSTELLA, R. Z. O significado da construção do conhecimento geográfico gerado por vivências e por representações espaciais. 2008. 202 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
DELVAL, J. Introdução à prática do método clínico: descobrindo o pensamento das crianças. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.
FREINET, C. As técnicas Freinet da escola moderna. Tradução de Silva Letra. São Paulo: Editorial Estampa, 1973.
FREIRE, P; BETTO, F. Essa escola chamada vida: depoimentos ao repórter Ricardo Kotscho. São Paulo: Editora Ática, 1985.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, P. À sombra desta Mangueira. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
GUARESCHI, P. A. Psicologia social crítica: como prática de libertação. 5. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.
KAERCHER, N. A. Já é outubro! Te amo ainda mais! Eu desejo que você deseje me ouvir! In: PEREIRA, Marcelo Garrido (Org.). La opacidade del paisaje: formas, imágenes y tempos educativos. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2013, p.77-92.
NIDELCOFF, M. T. Uma escola para o povo. Tradução João Silverio Trevisan. 30. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
NIDELCOFF, M. T. A escola e a compreensão da realidade. Tradução Marina C. Celidônio. 21. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
PIAGET, J. Para onde vai a educação? tradução de Ivette Braga. 6. ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1978.
PIAGET, J. A linguagem e o pensamento da criança. Tradução de Manuel Campos. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
PIAGET, J. Abstração reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: Artmed, 1995.
PIAGET, J. O Trabalho por équipes na escola: notas psicológicas. Tradução Luiz G. Fleury. In: Revista psicopedagogia, São Paulo: v. 15, n. 36, p. 14-20, maio. 1996.
PIAGET, J. The moral judgment of the child. tradução de Marjorie Gabain. Nova York: Free Press Paperbacks, 1997.
SADER, E. Cartas a Che Guevara: o mundo, trinta anos depois. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
SANTOS, L. P. A construção das relações do espaço ausente na geografia escolar. 2015. 196 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, UFRGS, 2015.
SANTOS, L. P. A Geografia escolar: o espaço mentalmente projetado (EMP), a criança e o pensamento formal - uma breve introdução. In: OLIVEIRA, Tarcísio Dorn de (Org.). Educação, espaço construído e tecnologias: reflexões, desafios e perspectivas. Curitiba: CRV, 2017. p.37-50.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Pauto: Record, 2000.
SANTOS, M. Por uma Geografia nova: da Crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. 6. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
SOKOLOWSKI, R. Introdução à fenomenologia. Tradução Alfredo de Oliveira Moraes. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.1.11
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)