<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 15, n. 1, art. 1*, p. 187-202, jan./fev. 2018
</line>
<line>
I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298*
</line>
<line>
http://dx.do*.org/10.*2819/2018.15.1.11
</line>
</par><par>
<line>
Cartas Para Que Te Quero: um* Experi*ncia de Leitura do Espaço Geográ*i*o na Geogr*fi*
</line>
<line>
Escol**
</line>
<line>
Letters For Wh** I Want: an Exp*rience of Re*ding *h* Geograph*c Space in Sch**l Geo*raphy
</line>
</par><par>
<line>
Leo*ard* Pinto *o* Santos
</line>
<line>
*estre em Geografia p*la *niversidade Fe***al do Rio G*ande do Sul
</line>
<line>
Prof*ssor da re*e estadual d* ensino do Rio Gra*de *o Sul
</line>
<line>
E-mail: leon*rdoufsm@h*tm*il.com
</line>
<line>
Ro**lane Zo*da* Costella
</line>
<line>
Do*t**a em Geog*afia pela Univer*i*ade Feder*l do Rio Gran*e do Sul
</line>
<line>
Professor* da U*iversidade F*der*l d* Rio G*ande do Su*
</line>
<line>
E-m*i*: ro.pauto@t*rra.*om.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *eonardo Pinto dos Santos
</line>
<line>
Edito* Científico: Dr. T*n*y *e*le* de Al*nca*
</line>
</par><par>
<line>
*scola Estadual d* E*sino *undamenta* Coronel **c*nte
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Freire - Ru* Tietê, *ú*ero 276, Ba**r* Iga*a. CEP
</line>
</par><par>
<line>
924*0-290, Canoa*/*S.
</line>
<line>
Artigo *ecebid* em 24/09/20*7. Últ*ma
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
*ecebida *m 16/10/*017. Aprov**o em 17/10/2*17.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Ro*ela*e *ordan Costella
</line>
</par><par>
<line>
Facu*d*de de Ed*cação d* *niver*idade Federal do Rio
</line>
<line>
A*aliad* *elo sistema Triple Revie*: Desk Rev*ew a)
</line>
</par><par>
<line>
Grande do Sul - Prédio 1*201 - Av. *a*lo Gama, s/n,
</line>
<line>
*elo Edito*-Che*e; * b) Do*ble Blind Rev*ew
</line>
</par><par>
</page><line>
Bairro Farroupilh*. CEP 90046-*00, P*r*o Aleg*e/RS
</line>
<line>
(avaliação cega p*r dois aval*ad**es da ár*a).
</line>
<line>
Revi*ão: Gra*a*ical, *ormativa e de Form*taç*o
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. Santos, R. Z. Co*tella
</line>
<line>
188
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
*s** ar*igo é part* de um trabal*o ma*or desenvol*ido no POSG*A/UFRGS no ano de 2015,
</line>
<line>
dentro d* li*ha *e pesquisa em Ensino de Geogr*fia, co* o ob*etivo de se estudar o Espaç*
</line>
</par><par>
<line>
Mentalmen*e Pr*jetado (EM*). Na parte exposta neste artigo, *amos ênfa**
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
correspondência trocada en*r* *ua* escolas, **a lo*al*z**a em Porto *legre *
</line>
<line>
outra em
</line>
</par><par>
<line>
*axinal do So*u*no, amba* localizadas no Rio Grand* d* S*l, com o objet*vo de se entende* o
</line>
</par><par>
<line>
**P * d**envolver as p*tencialidades pr*se*tes n* ato da es*rita
</line>
<line>
por p*rte de j*vens
</line>
</par><par>
<line>
estudantes, visando a uma melhor l**tura da palavra * do mundo.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-chave: E*s*no de Geo*rafia. Esp*ç* M*ntalmente Projetado. Educaçã* Básica.
</line>
<line>
C*r*as.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
This art*cle is p*r* of a larger work develope* at P*SGEA/UFRGS *n t*e year 2015, *ithin
</line>
<line>
the l*ne of re*e*rc* *n Ge*g*a**y Teach*ng, w*t* *he o*jec*i*e of s*udyi*g the Menta*l*
</line>
<line>
*roject*d Spac* (EMP). In t** p*rt exposed *n this article, we emphasi*e the correspondence
</line>
</par><par>
<line>
exchanged be*ween two schools, one locate* in Porto Alegre and
</line>
<line>
another in Fax*nal do
</line>
</par><par>
<line>
*oturno, both located i* Rio Grand* do S*l, in or*e* to un*erstand the EMP and to d**elo*
</line>
<line>
the potent*alities pres*nt in the act of writing by young studen**, aiming at a better *eading of
</line>
<line>
the word an* the wo*ld.
</line>
<line>
Key words: Geogr*phy Teaching. Mentally Design*d Space. *asi* Education. Letters.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Tere*ina, v. 15, n. 1, a*t. 11, p. 187-20*, jan./f*v. 201*
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Car*as Para Que Te Quero: *ma *xperiência d* Leitura do Espaço Ge*gráfico na G*ografia Escol*r
</line>
<line>
189
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
Em 2014 o governo **asileiro est*pulou uma seq*ência de metas e estra*é*ias de*t*o
</line>
<line>
do âmbito do Plano Na*ional de E*ucação (PNE), tendo v*gên*i* *e dez anos, com o i*tuito
</line>
<line>
*e melhora* a Educa*ão nos municípios e uni*ad*s *a fe*eração.
</line>
<line>
A m*ta número nove qu* tr*ta so*re a alfabet*za*ão e a*fabetis*o f*ncional de jove**
</line>
</par><par>
<line>
e adulto* * a que vale o
</line>
<line>
des*a*ue
</line>
<line>
nesta
</line>
<line>
pe*qui*a, q** parte de uma pesq*i*a de pós- é
</line>
</par><par>
<line>
graduação, nível *estrado (SAN*OS, 2015), desen*olvida n* programa d* pó*-gra*uação *e
</line>
<line>
Geografia d* Unive*sidade Federal do R*o Gra*de *o Su*.
</line>
<line>
Essa meta do *NE, demo*stra *u*, atualmente (*0*5), t*r*amos *2% alfabet*zados,
</line>
<line>
com *eta, até *024, se che*ar aos 100%. O número mais *larmante, e*tretant*, se mostra em
</line>
<line>
relação à t**a de analfab*tismo fu*cional, sendo atualmente (2015), 27%, com *ma meta par*
</line>
<line>
2024 d* *3,5%.
</line>
<line>
*e acordo com o P*ad/IBGE *** 13 mil*ões de br*sileiros analfab*tos c*m *ais de
</line>
<line>
q*i*ze *nos. * que e*s*s números mostram?
</line>
<line>
Primeiro, que a *ducação brasi**ira se encontra a*nda engatin*and*, mesmo **n*o
</line>
<line>
uma das pr*ncipais e*onomias do mund*, co* riquezas naturais além de *ual*uer ima*inação.
</line>
<line>
Somo* um conjunt* *e difer*ntes pov*s, que a*nda temos uma São Paulo1 de indi*íduos **e
</line>
<line>
não aprese*tam os *í***s *í*imos *a*a comp*eender aqui*o qu* es**o lendo.
</line>
<line>
Ess* situação pode ser comparada a q*em *ia*a para um lugar ao qual não dom*na o
</line>
<line>
idioma e *s caracteres que orie*t*m s*a po*ulação. Des*a f*rma, *a**mos o quanto é c*n*uso
</line>
<line>
ser um iletrado.
</line>
<line>
I*agine um brasileiro *ue *o*ina som*nte * portuguê*, *he*a*do no Vietn* o* Japão,
</line>
</par><par>
<line>
com seus ide*gra*** * *aracte*es
</line>
<line>
que nada significam *o nosso cérebro, dificultando
</line>
</par><par>
<line>
ativida**s que para n** s*o corri*ueiras, c*mo *ega* u* *nibus *u *edir o c**ezinho de f*nal
</line>
<line>
de tarde.
</line>
<line>
Essas inc*ngruência* *az*m *om q*e a autonomia desa*areça, cri*ndo-s* muros
</line>
<line>
invis**eis que nos t*rnam excluí*os do siste*a, nã* no* r*co*hecendo como at**e* passíveis
</line>
<line>
de l*t* * transf*rmaç*o da*uilo qu* acre**t*rmos ser in**sto. Pa**amos cada vez mais a n*s
</line>
<line>
retra*r e *ceitar o q*e os outros, como * capital, no* impõem, deix*n*o o *est*no como a*go
</line>
<line>
in*xorável, alhe** a** nossos *nteresses.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
paul*/*anorama. Ac*sso em: ** de no*. *e 2017.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, T*r*sina PI, v. 15, n. 1, art. 11, p. *87-202, jan./fev. 201*
</line>
<line>
*w*4.fsa*et.*om.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. Sant*s, R. *. Co*tella
</line>
<line>
*90
</line>
</par><par>
<line>
O ***undo pon*o a destaca* é a c*ncentração de renda que perpassa de Norte a Sul *o
</line>
<line>
nos*o planeta, Sader (2003, p.63-64) af*rma que:
</line>
<line>
Os níveis de vi*a nunca foram tão desi*uais, nun*a destinos tão dif*re**iados s*
</line>
<line>
a*resen*aram pa*a setore* da *u*a*idad*. Excesso* par* u*a min*ria, carência par*
</line>
<line>
a grande maior*a. Vin** por c**t* da p**ulação *u*dial si*uada no hemisfér*o n*rte
</line>
</par><par>
<line>
*on*entr* 85% *a riqueza, enquanto 80% da populaç*o do **m*sfério sul divi*e
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
*ambém de f**ma desigual - 15% da *iqueza mund*al.
</line>
</par><par>
<line>
A mesma diver**dade qu* "mo*t*u" o po*o brasi*ei*o, *ão exis*e na hora de dividi* os
</line>
<line>
divi**ndos da **quez* que penetr* e* nossos s*los e águas, *evando a p*es*nça de ana*fabetos
</line>
<line>
*unci*n*i* em unive*sidades br*sile*ras, e analfabetos totais por d*versos rinc*es *o no*so
</line>
<line>
B*asil
</line>
<line>
Por c*ncord*rmos *om Freire (1985, p.15), é que pensamos na *r*tica pedagóg*ca
</line>
<line>
com escrita de *artas, **ndo a*to potencial pa*a se *esenv**ver a leitura do mu*do e *ambém
</line>
<line>
d* *alavra.
</line>
<line>
Toda *eitura da p*lavra pressup*e *ma leitura a*ter*o* *o mundo, e *oda leitura da
</line>
<line>
pal*vra implic* a vol*a s*bre * leitura do mu*do, d* *al m*neira que "ler mu*do" e
</line>
<line>
"ler *alav*a" se co*s**tuam um movimento em que não há ruptura, em qu* você vai
</line>
<line>
e *olta. E "le* mund*" e "ler pala*r*", no f*ndo, para m*m, impli*am "*eesc**ver" *
</line>
<line>
mundo. Reesc*ever *om **pas, qu*r *izer, tran*fo*má-lo. A leitura da palavra deve
</line>
<line>
ser inserida na **m*reensão d* t*ansf*rmação do mundo, que *rovoca a leit*ra de*e
</line>
<line>
* dev* *e*eter-nos, sempre, * *ei*ura de nov* *o *un*o.
</line>
<line>
*credita*os q*e *rab*lhar *om a escr*ta em s*la de aula favorece o p*sicionamento
</line>
<line>
*rente a t*mas controve*sos, auxil*a na leit*ra e pro**ção textual den*ro d* diferente*
</line>
<line>
componentes cur*iculares, e m*lhora * *eitura do mundo no qual habitamos e que
</line>
<line>
construímos.
</line>
<line>
A es**ita, c*mo K*erc*er (2013, p.85) traz "é um exercíci* que de*emos praticar - e
</line>
<line>
cobrar - deles", no intu*to d* se *elh*rar *íveis do* considerados an**fabe*** funcio*ais que
</line>
</par><par>
<line>
não co**tr*em estrutur*s mentais ne*essárias para a *lena interpret*ção do
</line>
<line>
que s* enco*tra
</line>
</par><par>
<line>
posto, tend* dificuld*des *ara trabalh*r com a inte*pretação de mun*o que se c*nfi*ura
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
mídia e em mate*iais es*ol**es, *omo o Li*ro *idático. Por e*sa r*zão é que defendemo* *
</line>
<line>
trabalho pedagógic* da *scrita de cartas dentro *a Geog*afia Esc*la*, buscando uma
</line>
</par><par>
<line>
s*ci*dade letrada que compreenda que *spaço *eog*á*ico é **te que * o*je*o de estudo
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*iência geográfica.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Teresina, v. 15, n. 1, art. 11, *. 1*7-202, jan./fev. 2018
</line>
<line>
www4.**a*e*.com.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Car*as Para Que Te Q*er*: uma Expe*iência de L*itur* do Espaço Geográfico na Geografia Escolar
</line>
<line>
191
</line>
</par><par>
<line>
A prátic* pe*agóg*ca de e*c*ita de ca*ta* encontra seio em t*ês pila**s principais:
</line>
<line>
Fre*n*t (1973); *idelcoff (199*); e Piaget (19*8), os qu*is se ins*rem em uma perspec*iva
</line>
</par><par>
<line>
*e*te *bjeto
</line>
<line>
com um* p*oposta d* formação reflexiva e *rítica, demonstrando as
</line>
</par><par>
<line>
*os*ibi*id*des que uma *arta adqu*re na *rática pedagógica de *rof*ssores que anseiam
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
fo*mação de l*it*res-produtores de textos c*ítico*, além
</line>
<line>
de observar nesse material um *lto
</line>
</par><par>
<line>
potencial *a*a c*mpreensão do que *os*ella (2008, *.38) *enominou de Es*aço M**t**mente
</line>
<line>
Projetado (EMP).
</line>
</par><par>
<line>
Espaço *entalmente Pro*etado é um termo utilizado pela *eo*ia que co*preende
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
forma ou a maneira como * aluno, s*jei*o da aná**se, p*de enxer*a* um espa*o q*e
</line>
<line>
es*á em sua men*e, no seu *m*gé*ico, *or meio de ações e *oordenações de *ções
</line>
<line>
diante de conceitos q*e *omp*eendem *m es*aço a*sente co*cretame*t*, mas
</line>
<line>
presente em sua capacidade d* pr*j*tar.
</line>
<line>
*o mesmo esteio, S*ntos (2017, p.41), *en*a*do *obr* o Es**ço *entalmen*e
</line>
<line>
Pr*jetado complement*:
</line>
<line>
O Espaço Geográfico que **nsamos é a*uele que se faz *e fo*** relacio*al,
</line>
<line>
*elineado a partir d* difere*tes escala* e su*eit*s q*e de for*a con*unta o constrói a
</line>
</par><par>
<line>
p*rtir de ações que
</line>
<line>
eng*ndram o* aspec*os visíveis e invisív*is que formam este
</line>
</par><par>
<line>
espaço. Nos*a acepção * que ele pode ser co*preendido pe*o su*eit* que *esmo não
</line>
<line>
o e**erenciando co*cretamente, o concebe de *orma conce**ual, *he dando *entido e
</line>
<line>
va*or.
</line>
</par><par>
<line>
*ensand* o EMP e n* escrita de cartas en*re sujeitos em
</line>
<line>
d*feren*e* *ea*ida*es é q**
</line>
</par><par>
<line>
delineamos a nos*a
</line>
<line>
pr**ica voltada para a Geografia Escolar *qui exposta, fruto d* um
</line>
</par><par>
<line>
trabalho *aior (SANTO*, 2015) que busc*u *ompreend*r com* *e dá a a*r*ensão *este
</line>
<line>
Espaço Mentalment* P*o****do po* parte de jovens est*dantes.
</line>
<line>
* RE*ERENCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
2.* Traç*n*o Andanças: a prática peda*óg*ca das ca*ta*
</line>
</par><par>
<line>
* Geo*rafia
</line>
<line>
é uma ciência que n*sce
</line>
<line>
a*t*s mesmo de que homens e *ulher*s
</line>
</par><par>
<line>
def*nirem o que é *i*nc**, seus *abe*es essenciais surgem de uma necessida*e de c*nhecer o
</line>
<line>
ambi*nte, um *aber necessár** pa*a a nossa própr*a sobrevivênci* enquanto espécie.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esin* *I, v. 15, n. 1, art. 11, p. 187-202, jan./fev. *0*8
</line>
<line>
ww*4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. Santo*, R. Z. Costel*a
</line>
<line>
192
</line>
</par><par>
<line>
Com o passar do* *éculos, as s*ciedades se estruturaram, passando d* nômades a
</line>
<line>
sedentários - sed*ntários até demais -, a Geo*rafia se tornou ciênci* e os mé*odos present*s
</line>
<line>
*e*** ciê*cia *e divers*ficaram.
</line>
</par><par>
<line>
De um espaço absoluto, chegamos a um espaç* re*acional e, a partir daí, n*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*eografia, nem seu ensino fora* *s mesmo*. ***t*o
</line>
<line>
do pr*c*sso *e seu ensino, o **rpo
</line>
</par><par>
<line>
docen*e neces*ita enc*nt*ar meios para o *esenvolvimento de uma l*itura *om*etente
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Espaço *ue se tor*o* nosso *bjeto de estudo.
</line>
</par><par>
<line>
*m uma sociedade de relações contradi*ória* que a*abam p*r de*inir a fisio*omia do
</line>
<line>
E*pa*o Geográfico, o profe*sor necessita encontrar *eio* *ara que essa* con*radi*õe* s*j*m
</line>
<line>
ac*l*idas e enfren*adas, no intui** de con*tru** uma socieda*e mais jus*a e dialógica.
</line>
</par><par>
<line>
A i*possib*lidad* de uma leitura competente
</line>
<line>
d* q** se encont*a nave*ando por *ste
</line>
</par><par>
<line>
E*p*ço Geográfico que habitamos *ca** *or gerar ignorância * falta de conhecimen*o, * que
</line>
<line>
traz *omo con*equên*i* * ad*são, em ve* de refl*xão, gritos, em *ez de ***logo; po*tanto,
</line>
</par><par>
<line>
urge encontr*r meios p*ra se melhorar e*sa lei*u** da palavra e
</line>
<line>
do mu*do. No n*s*o caso,
</line>
</par><par>
<line>
pensamos, * partir *a escrita *e cartas, criar um a*biente de correspondência *ntre estudantes
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
duas ins*ituições escol*res loc*lizada* no e*tado do Rio Gra*de do *u*, uma na
</line>
<line>
ca*ital
</line>
</par><par>
<line>
(Porto Alegre) e ou*r* no inte*ior d* es*ado (Faxinal do So*urno).
</line>
<line>
Partimos da in*errog*ção, como *ro*essores: como posso ens*nar Espa*os Ge*g*áficos
</line>
<line>
q*e não s*o da *ivência deste meu alun*, m*s q*e permane*e no n*sso cu*rículo?
</line>
<line>
Conforme o Guia de *iv*os Didático* d* Ensi*o Funda*en*al: A*os Finais Geografi*
</line>
<line>
2017:
</line>
<line>
A Geografia, e* sua essência, f*la do não-eu. Do out*o. Do outro muni*í*io que não
</line>
</par><par>
<line>
o meu. D* outro
</line>
<line>
Estad* que *ão meu. De ou*ro pa** o
</line>
<line>
que não o meu. De outro
</line>
</par><par>
<line>
con*inente que *ão o me*. *e out*a religião, etn*a, geração, clas*e social, dentre
</line>
<line>
outras dimensões, *ue não a minha (BR*SIL, 2016, p.12).
</line>
</par><par>
<line>
Dessa forma é da nossa incumbênci*,
</line>
<line>
*omo
</line>
<line>
**ofessores de Geografi*, en**ntra*
</line>
</par><par>
<line>
formas de se falar desse não-eu, deste município, Estado, país, continen*e q*e *ão o *eu, de
</line>
<line>
uma relig*ã*, etnia, ger*ção, *lasse social que não a minha. Como f*zê-lo?
</line>
<line>
Em nosso caminho, os prime*ros pa*s*s *ara se ente*de* o pensamento do nos*o
</line>
<line>
alunado, se **icerçou *m *raduzir o t*xto v**o que é nosso Espaço G*o*ráfico para o papel, e
</line>
<line>
troc*r es*es textos, estas cartas esc*itas, *om as es*olas pa*ticipantes da pesquisa.
</line>
<line>
Instituições escolares que se centraram com* parte fundamental *a pesqu*sa, *ma vez
</line>
</par><par>
<line>
*u*, *re*isá*amos pensar em espaços destoante* e ter *m público
</line>
<line>
c*m vi*ên*i*s muito
</line>
</par><par>
<line>
distintas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sin*, v. *5, n. *, art. 1*, *. 18*-202, jan./fev. 20*8
</line>
<line>
www*.*sanet.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*artas *ara Que Te Quero: uma Exp*r**ncia de Leitura d* Esp*ço Geográf*co na Geografia Escolar
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
D*st* forma, construiu-se o re*orte da pe*quisa entr* Faxinal do Soturno e Porto
</line>
<line>
Aleg*e, ten*o uma e*col* localizada n* *eio rura* de u* pequeno munic*pio do Rio Grand*
</line>
</par><par>
<line>
do Sul, com alu*os vind*s,
</line>
<line>
em sua m**oria, de fa*ília de produtores r*rais, * ou*r*, uma
</line>
</par><par>
<line>
i*st*tuição educacion*l local**ada n* capita* *os gaúchos, freq*en*ada *or *ma cl*sse *édi*
</line>
<line>
alta, com a*to p*der de consumo * uma *ivência predo*in*ntemente urban*.
</line>
<line>
Portanto, *uas realidad*s *estoantes, no o*jetivo de se compre*nder c*mo essas
</line>
<line>
crianç*s apreendem realida**s que pa*a ela* * ausente, ma* que e*as p*ojeta* mentalmen*e,
</line>
<line>
co*cei*uando esses espaços *t* ent*o de**onhe*id*s de *orma exper*nci*da.
</line>
</par><par>
<line>
Ass**, nos
</line>
<line>
al*cerçarmos
</line>
<line>
n* práti*a da c*r**spondência inte***cola*, que se apo**
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
ideário *e Freinet (1973, p.71) q*e a con*id*r* o "elo ló*i** entre os m*ios difer*ntes que se
</line>
<line>
*nterpenetram e se exprimem".
</line>
<line>
A* carta*, hoje, são q**se que *bj*tos de museu, poucos *ão ai*da os *ujeitos que s*
</line>
<line>
av*nturam na escrita, *omo faziam nossos **is e avós; mesmo assi*, torna- se *viden*e sua
</line>
</par><par>
<line>
pote*cialidade no
</line>
<line>
ca*po educacional, **ja na melhora d* escr*t*, *eja *a*a * *stu*o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
***aço Geográfico.
</line>
</par><par>
<line>
U* ponto
</line>
<line>
preponderante pa** a nossa pesquis* era a escolha *e uma form*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
comu*icação. No ca*o, essa escolha pautada na* experiência* *xpostas
</line>
<line>
por Freinet (19*3)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Nidelcoff (1993), se cent*ou n* *rópria *scrita de cartas que *oram
</line>
<line>
trocadas
</line>
<line>
entre as
</line>
</par><par>
<line>
i*stituições edu*aci*nais pa*ceiras.
</line>
</par><par>
<line>
Troca es*a **e se deu por m*os do professor-pesqu*sador, que levou as cartas de uma
</line>
</par><par>
<line>
escola até a outra *n*regou, em e
</line>
<line>
mãos, p*ra os alunos, n** a*te* que h**vesse uma lida
</line>
</par><par>
<line>
atenta *o m*terial produzido e uma sel*ção d* um determin*do núme*o *e cartas.
</line>
<line>
Essa seleção se torno* ne*essária pelo *úm*r* desigual *e estudantes. **r term**
</line>
<line>
v*nte e duas car*as vindas de Porto Alegre * s*men*e sete **ucandos em Faxinal do Soturno, a
</line>
</par><par>
<line>
*ele*ão se
</line>
<line>
t*rnou *ecess**i*
</line>
<line>
para não inviabilizar o trabalho,
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
v*z *ue alguma* carta*
</line>
</par><par>
<line>
r*petiam p*r*e
</line>
<line>
das info*mações exis*entes, ach*mos
</line>
<line>
melho* realizar uma breve tr*age*,
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
*nde sele*ionamos as oi*o ca*ta* que continham mais in*ormaç**s da organização espacial de
</line>
<line>
*orto Alegre.
</line>
<line>
Das cartas vi**as de Fa*inal do **t*r*o, acabamos ut*lizando *odas a* s*te, *u* foram
</line>
<line>
di**didas entre os g*up*s da esco*a de Porto Alegre. Depois que t*dos *s estu*a*te* leram
</line>
</par><par>
<line>
suas carta* d*ntro dos se*s grupos, inte**gimos,
</line>
<line>
c*locando **
</line>
<line>
*uadro as info*m**ões
</line>
</par><par>
<line>
**ove*ientes de todas a* ca*tas.
</line>
</par><par>
<line>
Essa açã* foi realizada
</line>
<line>
*as duas instituições, uma c**versa c*m * gru*o m*ior,
</line>
</par><par>
<line>
destacando o que mais lhe* chamava atenção, e como os jovens *a*iam trazi*o
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 15, *. 1, art. 11, p. 187-**2, jan./fev. 2018 ww*4.fsanet.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. S*ntos, R. Z. Costella
</line>
<line>
194
</line>
</par><par>
<line>
informaç*e* de seus municípios nas cartas, destaca*do tud* o que havia sid* f**ado pelos
</line>
<line>
leit*re* no qua**o *ara conhe*imento d* toda a turm*.
</line>
<line>
As corr**pon*ê*cias se mostr*m um *ei* de abertura para a c**unicação entre
</line>
</par><par>
<line>
al*nos e entre eles e *
</line>
<line>
professor, po*sibili*an*o ao
</line>
<line>
profess*r, por *xemplo,
</line>
<line>
compreen*er
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
apreensão do mundo da crianç*, pois co*unicar envolve certo
</line>
<line>
entendimento do mundo e,
</line>
</par><par>
<line>
*ad* um "*omo ser pensante, comunicante, transformad*r, criador, r*alizad** de sonhos,
</line>
<line>
capaz de ter raiv* po*que capaz de am*r" (*REIR*, 20*1, p.42), é cap*z també* de
</line>
</par><par>
<line>
compreend*r *m mundo, me**o
</line>
<line>
que
</line>
<line>
*ste entend*mento seja *e *m "mund* com* fábula"
</line>
</par><par>
<line>
(SANTOS, 20*0, p.09).
</line>
</par><par>
<line>
A esco*ha por uma pr*tic* como a escrita de uma carta, em vez de uma si*ple* troca
</line>
<line>
de e-mail entre os estudantes, deu- se ent*e outros m*t*vos, por q*e*ermos te* acesso total *
</line>
<line>
este ato de **municaç*o. *ambé* foi intuito n*sso proporci*nar algo *ovo a estes estudantes
</line>
</par><par>
<line>
(o ato *a escrita e o ato do *ece*im*nto/leitura
</line>
<line>
de uma co*respon*ên*ia) *es*o que essa
</line>
</par><par>
<line>
novidade seja advi*d* de *m objeto *e "museu" como é uma carta *scr*ta à *ã*.
</line>
<line>
Consideramo* qu* a comuni*ação pe**anente é *e*essária den*ro do ambiente
</line>
</par><par>
<line>
escola*, *or professo*es e alunos
</line>
<line>
não *erem a*ess* direto às experiências e s*b*res un* dos
</line>
</par><par>
<line>
*utros, o que lev*, mui*as vezes, a que
</line>
<line>
*odos t**em
</line>
<line>
a* s*** inte*pre*a*ões p*ssoais como
</line>
</par><par>
<line>
sendo *atura*mente compartilhadas pelos outros sujeito*.
</line>
<line>
Com i*so, * por meio de atos *omunic*cionai* (com* a e*crita de cartas) que a*
</line>
<line>
discr*pâncias podem surgir e as tensões entre *s diferentes interpretações d*s suj**tos passam
</line>
</par><par>
<line>
a se transformar
</line>
<line>
em o*ortunidades de reflexão e aprendizagem para o doce*te e pelos
</line>
</par><par>
<line>
próp*ios co*ega*.
</line>
</par><par>
<line>
C om o
</line>
<line>
**m c*loc**o por Gua*eschi (201*, p.130) "o que arrisco propor é que o ser
</line>
</par><par>
<line>
humano se constrói e se *onstitui
</line>
<line>
ao s**r de s* mesmo, isto é, a p*rtir do momento em que
</line>
</par><par>
<line>
começa a se r*lacio**r, a dialoga*, a se c*munic**, a est*belecer vínculos".
</line>
<line>
N*s palavras de *iaget (1993, p.58), "nós chamamos eg***ntrismo a in**ferenciação
</line>
<line>
do ponto de vi*t* própr*o e dos ou*ro*, ou da atividade própria * das transformações do
</line>
<line>
objeto". Del*al (2002, p.4*) comp**menta ao coloca* que "a criança pode não expressar *uas
</line>
</par><par>
<line>
preocu*ações
</line>
<line>
devido ao seu *gocentrismo in*el**tual, pois imag*na que as pessoas
</line>
<line>
em to*no
</line>
</par><par>
<line>
del* comp*rtilh*m seu ponto de vista e, ass*m, *ão precisa
</line>
<line>
dar explic*ções ou fazer
</line>
</par><par>
<line>
perguntas".
</line>
</par><par>
<line>
No mom*nt* em que saímo* do noss* egocentrismo e pass*mo* * perceber * po*to de
</line>
<line>
vista *o próx*mo, percebemos as contradi*õ*s q*e são a *ss*ncia do Espa*o Geográfico que
</line>
</par><par>
<line>
h**ita*o* e, somente a *art*r deste pont* é que poderemos nos
</line>
<line>
ve*
</line>
<line>
com* agentes
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Tere*i*a, v. 15, n. 1, art. 11, p. 187-202, *an./f*v. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Car*as *ara Que T* Quero: uma Ex*eriência de Le*tu*a do *spaço Geog*áf*c* na Ge*grafia Escolar
</line>
<line>
195
</line>
</par><par>
<line>
transfor*ad*res *o mes*o, *os dese*volvendo a p*rtir do di*logo e da* c*ntradiçõe* *ue não
</line>
</par><par>
<line>
devem se* contornadas, mas ac*lhidas e en*ren**das para que, de forma
</line>
<line>
cole*iva,
</line>
<line>
poss**os
</line>
</par><par>
<line>
pensar *s*a s*ciedad* h*man* tão diversa.
</line>
</par><par>
<line>
Ao u*ar a imaginação e servir-se da emoção, os *ove*s descreveram seu mund*
</line>
<line>
**tid*ano, o *ue forneceu as i*f*rm*ções iniciais, inclusive o mundo simbólico,
</line>
<line>
di*p*nibilizando ao pesquisado* o fio condut*r par* que *e abra um canal de comunic*ção e
</line>
<line>
i*form*ção que n*s faci*itou alcan*ar o **jeti*o propo*t*.
</line>
<line>
Co*s*deram*s o at* de es*rever por parte destes **tudan*e*, um mero eleme*to de
</line>
<line>
aná*ise sobre o d*senvolvim*nto cognitivo de certa rea*idade r*pre*entada p*r ele, p*ns*ndo
</line>
<line>
que "a c*ild's spontaneo*s remark is, of course, m*re va*uable t*an all the quest*oning in the
</line>
<line>
world" (PIAGET, *997, p.11).
</line>
<line>
**m o ca*inh*r nessa fase da pe**uisa, clarificou-se que o cotidi*no exi*t* vivo na
</line>
</par><par>
<line>
fala de nossos al**os, frases, pal*vras,
</line>
<line>
desenhos, gestos, olhares, tudo são modo* peculiare*
</line>
</par><par>
<line>
*e dizer, ou melh*r, c**tar o mundo e trad*zir a vida que c*r*un*a p** to*os nó*.
</line>
<line>
Nes*e po*to conc*rdam** com Nidel*o*f (1*85, p.60): "valoriz*-lh*s su* linguagem
</line>
<line>
pr*pria, suas atitudes, suas e*pressões e s*us ges*os, enquanto *i*tintos *aqueles aos quais *
</line>
<line>
p*ofessor está acostu*a*o - mas ig*almente v*lidos".
</line>
<line>
Aos *duca**os p*ss*rem * s** instigados, ou mes*o, desequilibrado* a produzirem
</line>
</par><par>
<line>
*uas pró*rias
</line>
<line>
carta*, *ogo, a dialogarem criticam*nte c*m sua* própr*as re*lidades
</line>
</par><par>
<line>
socioespa*i*is,
</line>
<line>
eles se tra**figuram co*o s*res ativos de*te p*o*ess* *e cons*rução
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento, atores e a*tores de/em se* espaç*.
</line>
<line>
C*n*endo nas letras *ese**ad*s por eles nas folhas de papel um i*inerário eficaz *ara
</line>
<line>
compreende*, *té mes*o a escala de *al*res atribuída* pelo *ujeito *os diferentes lu*ar*s do
</line>
</par><par>
<line>
município *o
</line>
<line>
qua* *esi*em, contr*buindo co* "a tar**a pr*ncipal da educa*ão intelectua*
</line>
</par><par>
<line>
*arece, pois, *ada vez mais, de formar o a
</line>
<line>
pensa*ento n*o a *e enr*quecer a me*óri*" e
</line>
</par><par>
<line>
(PIAGET, 199*, p.15).
</line>
</par><par>
<line>
Pensand* na construção do c*nhecime*to com* pr**esso, na forma com* se **nceb* a
</line>
<line>
formação do p**samento do su*eito, é que trilhamos a*ravés *e uma Geo*rafia que se*a mais
</line>
</par><par>
<line>
do
</line>
<line>
q*e mera ilu*tração da re*lida*e, p*nsan*o nessa *iên**a co*o *ns*rumento
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
hum*nização dos s*jeitos nas suas vidas.
</line>
<line>
Torna-se imprescin*ível *ara que isso deixe de ser algo a*str***, ou mero discu*so
</line>
<line>
estéril, que exista a transposição do conteúdo pelo conte*do, essa reor*aniz*ção n*c*ss*ria é
</line>
</par><par>
<line>
ou pelo me*os deveria *er, o ce**e de qu*lquer *eta e*tipulada pelos atores pre*ente*
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
proce**o educativo, como afir*a Cos*ella (2008, p.*2):
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 15, n. *, art. 11, p. 187-20*, jan./*ev. 20*8 www4.fsanet.com.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. Santos, R. Z. Cos*ella
</line>
<line>
*96
</line>
</par><par>
<line>
O profess*r, ao transfor**r outros lugares em lugare*, *rec*sa apresen*ar d*is
</line>
<line>
press*postos fun*amentais: um de*e* é conhe*er * conteúdo da Ge*gra*ia,
</line>
<line>
*o*in*ndo sua ess*ncia e ten*o c*are*a da su* va*i*ade; um outro, é a capacidade
</line>
<line>
em transfo*ma* *sse *o*teúdo em conheci*ento no pe*sament* dos alunos.
</line>
<line>
Para realizarmos esse arranjo do* "outros lugares em l*gares" é que nós apo*amos na
</line>
<line>
cor*e*pon*ê*cia interescol**, um f*o c*ndu*or que perpas*a po* uma des**ição do **p*ço
</line>
<line>
vivenciado e o próprio modo de vida destes jovens, e**ão, foi-se in*tiga*do a que *stes
</line>
<line>
descreve*sem como s* di*ert**, o que faz*m no fina* *e semana, como se locomovem at* a
</line>
<line>
escola e pela cid*de, o que mais e menos g*sta* e* seus mun*cípios, qual o maior atrativo n*
</line>
<line>
*s*ola, co*o são ** ruas e ave*idas *o ambiente com q** *ra*am suas *el*ções.
</line>
<line>
T*mbém dialogam*s no c**inho de d*scrição de com* ser** o me*o *ura*, quais as
</line>
<line>
maiores dificuldades no *ue t*ng* a e*uipame**o* *r*anos, quais deste* equipamentos sã*
</line>
<line>
u***i*a*os por e*es e por *uas famílias.
</line>
<line>
Essa e*trutura mont*da *or nós pesquisadores no quadro d*s salas de aula não se
</line>
</par><par>
<line>
*ontorna como al*o *im*ntado, imóvel, *as sim, um norte par* termos cart*s com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*onhecime**o cotidiano do *u*eito, *spe*ançosos de **a*sformar em s*ber geográ*ico.
</line>
</par><par>
<line>
*e*do *larifica**, desde o *nício ao* jo*ens escritor*s, que ele* pod*ria* registr*r os
</line>
<line>
pontos que considera*sem primor*iais de sua vi*ên*ia quan*o do enfrentam*nto di*rio co* o
</line>
<line>
E*pa*o Geog*áfico, se* *ecessar*amente segu*r essa estrutura conceb*da *elos pro*essor*s-
</line>
<line>
pesq*isa*ores que e*tav*m diante de*es n* mome*t*.
</line>
<line>
Mai* u** ve*, nos a*p**amo* em Nidelc**f (1*93, p.67) para desobstr*i* qualque*
</line>
<line>
*escon*iança **bre a importância de *e abrir esp*ço às vozes *e nossos alunos, *ue, e* *ma
</line>
</par><par>
<line>
página de papel fazem pulsar a vid* re**
</line>
<line>
que passa ser se*tida c*m mais fo*ça do que em a
</line>
</par><par>
<line>
*uitas aulas dadas por nós **o*essores.
</line>
</par><par>
<line>
A *orrespondên*ia escolar é um* exper*ência
</line>
<line>
riquíssima. Al*m do seu *a*or s*b o
</line>
</par><par>
<line>
ponto de vista do dese*vol*imen*o da ling*agem *scr*ta (pr*picia a oportuni*ade de
</line>
<line>
dizer al*o a al*uém, o que não é *u*to f*equente na es*ol*), tem um grande va*or do
</line>
<line>
p**t* *e vista da informaç*o e da possibilida*e de l*gar-s* afetivamente a pessoa *e
</line>
<line>
out*os lugares.
</line>
<line>
Onde perman*ce a conversa, diá*o*o, liberdad* de e*press*o, pa*sa-se a te* vida,
</line>
</par><par>
</page><line>
pers*stem geograficid*des, existe um ponto de pa*tida *e chegada para a c*nstrução do e
</line>
<line>
conhec*mento.
</line>
<line>
Rev. FS*, T*resina, *. 15, n. 1, *rt. 11, p. 18*-202, ja*./fev. 2018 www4.*sanet.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cartas Para Que *e Que*o: uma E*periência de Lei*ura do Espaço G**gráfico na Geogra*ia Escolar
</line>
<line>
197
</line>
</par><par>
<line>
Com essa *ráti*a pe*samos nesse ir da transformação de espaços "sem sentido" para
</line>
<line>
os edu*andos, a* lócus de *m *onteúdo que deve ser mod*fi*ado em u* saber s*gnifi*a*ivo.
</line>
</par><par>
<line>
Na a**lise posteri*r da forma *e *oncepçã* destes lugare*
</line>
<line>
descritos nas cartas é **e
</line>
</par><par>
<line>
c*ns*guimos - pelo me**s acreditamos *isso - de *omp*eender *s nuances de se trabalhar
</line>
</par><par>
<line>
*om o *spaç* a*sent*
</line>
<line>
n* pr*cesso de ensino-*prendizagem, superando o **va*eio inócu*
</line>
</par><par>
<line>
recor*ent* nos processos *e apre*dizage* da e*ucaç*o tradicion*l.
</line>
<line>
M*ito mais d* qu* saber lo*alizar o* conce*tua*izar "os aflu*nte* da ma*g*m esquerda
</line>
</par><par>
<line>
do rio Amazonas"
</line>
<line>
ou sa*er que a capital da Aus*rál*a é Camberra e n*o Sidney, é saber
</line>
</par><par>
<line>
"apreender * te*po no seu movimento" (SA*TOS, 2012, p.84), compre*nder que "dentro de
</line>
</par><par>
<line>
*m *empo existem *em*os" (p.22), "ver"
</line>
<line>
as r*la*ões existent*s *o e*paç*
</line>
<line>
a**m
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
nível d*s
</line>
</par><par>
<line>
per*epções, é perceber o ausente al* po*to.
</line>
</par><par>
<line>
Sokolo*sk* (2012, p.25) exemplifi**, *t**izan*o * objeto *eo*étric* conh*cido como
</line>
<line>
cub*, *m p*uc* *a v*são que temos *obre *st* espaç* ausente posto nos li*ros didát*cos de
</line>
<line>
Geograf*a e/ou nas listas de *onteúdo* cur*icu*ares.
</line>
</par><par>
<line>
Considere o modo pelo qual perceb*mos um objeto material, tal como u*
</line>
<line>
cubo.
</line>
</par><par>
<line>
*e*os o cubo
</line>
<line>
des*e um âng*lo, des*e uma *erspectiv*. *ão podemos ver o cubo
</line>
</par><par>
<line>
d* todos os lados
</line>
<line>
*e uma vez. * essencial para a ex*eriência de um cubo que a
</line>
</par><par>
<line>
perc*pção sej* p*r*ial, com ape*as u*a par*e do objeto s*ndo diret*m*nte dada a
</line>
<line>
cada mom*nto. Contudo, n*o é o ca*o de que somente *xperi*nc*a*os *s la**s **e
</line>
<line>
são visíveis d*sde nosso ponto *e vista *resente. *o** vemos aqueles lados,
</line>
<line>
tamb*m intencionamos, cointe*ciona*os, *s lados que estão escondidos. Vemos
</line>
<line>
mais do que o olho alcan*a. *s lados pr*sen*eme*te vis*v*is *stão en*olvidos por
</line>
</par><par>
<line>
um halo de la*os p*tenc**lmente
</line>
<line>
vis*veis, *as r*alm*nte ausentes. E*tes outros
</line>
</par><par>
<line>
lados sã* d*dos, mas dados precisamente *omo ausente*. Eles tam*é* *ão par*e do
</line>
<line>
q*e experienciamos.
</line>
<line>
E*te au**nte, ao pe***stir nos cur*ícu*os, precisa s*r refletido por nós *ducadores. A
</line>
<line>
ponto que, ao n*s depararmos com um *e*erminado conteúdo exist*nte no livro did*tico, *or
</line>
</par><par>
<line>
e*emplo, e*tamos nos depar*ndo com uma única faceta de** (u* ú*i*o ângulo,
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
d*term***do ol*ar), sendo *ue
</line>
<line>
exis*e por t*ás do *isív*l *ma m*sce*ânea de relações que
</line>
</par><par>
<line>
podemos inten**onar, indo além do que esta**s vendo.
</line>
</par><par>
<line>
Parte deste ponto a necessidade da abstração para o *a*po e*ucacional, seja
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
Geografia, s*ja em qualqu*r áre* do con*ec**ento.
</line>
</par><par>
<line>
Ao *ensar no *MP, e *o pe*sar na prát*ca *e correspondê**ia, pensamos em n*s
</line>
</par><par>
<line>
transformar em protagonistas *o process*
</line>
<line>
de construção do conhe*imen*o * ** espaço
</line>
</par><par>
<line>
geográfico, *sso seri* um probl*ma? Acredi*am*s que não.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, Teresina PI, v. 15, *. 1, art. 11, p. 187-202, jan./fev. 2*18
</line>
<line>
www*.fsanet.*om.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. P. San*os, R. Z. C*stella
</line>
<line>
198
</line>
</par><par>
<line>
O teor *magético é *m*ortante em
</line>
<line>
distint** fatores de nossa
</line>
<line>
vida como espécie
</line>
</par><par>
<line>
hu**na. C*mo bem ques*io** Bachelard (20*8, p.18): "co** prever sem imaginar"?
</line>
<line>
Podem*s **zer que a a*toria nos *ssusta. Cre*c*mos em um mundo onde não estamos
</line>
</par><par>
<line>
habitu*dos a ser arquitetos de no*sa
</line>
<line>
pr*pria his***ia e, a* possibilitarmos isso aos no*sos
</line>
</par><par>
<line>
co*aboradores de pesquisa, conseguimo* potencializar que "be*ezas" che**ssem até nossas
</line>
<line>
mãos *e professo*es-*esquisadores que somos.
</line>
</par><par>
<line>
Vale destacar *u* *stes jov*ns não e*t** aco*tumados a e*crev*r, a serem
</line>
<line>
autores de
</line>
</par><par>
<line>
suas próp*ias hist*ri**, pe*o meno*
</line>
<line>
não no meio analógico. Mesmo a*ocados no s**to
</line>
<line>
*u
</line>
</par><par>
<line>
sétimo *no, observa-se, e* ambas *s i*stituiçõ*s *e ensino, a*g*m*s dificuld*des latentes de
</line>
</par><par>
<line>
escrit* *xpr*ssão, até mesmo com erros *
</line>
<line>
qu* se relevam **s *oss** o*hos, m*s
</line>
<line>
na*a que
</line>
</par><par>
<line>
e*t*ague o poder de express*o contido n*sse *n*trumento *etod*lógico.
</line>
</par><par>
<line>
Assi*, além de se*
</line>
<line>
um modal
</line>
<line>
par* co*hecer o aluno, esta atividad*
</line>
<line>
se mostr* *ficaz
</line>
</par><par>
<line>
para o pr*p*io desenvolvimento da *scrita e **organização do *ensamento necessário para
</line>
<line>
coloca* nas linha* algo c**rente co* o que qu*rem c*m**icar uns aos outr*s.
</line>
<line>
Com* bem *raz *reire (2012, p.*2) "* c*municação e a inter*omuni**ç*o envolvem a
</line>
</par><par>
<line>
compreensão do mundo", por isso a necessi*ade
</line>
<line>
de se tr*bal*ar com uma dessa* f*rma*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
c*m*nicaç*o humana que é a escrita.
</line>
</par><par>
<line>
Seg*em dois trechos desta passagem *o "Espa*o Geográf*c*" *o *ap*l:
</line>
</par><par>
<line>
"*q*i tem ruas
</line>
<line>
amplas asfalt**as, c*mo tam*ém tem
</line>
<line>
ru*s mais estr*itas co*
</line>
</par><par>
<line>
paral*lepípedos, mas *s mais comuns são as aveni*as asfal*adas c*m
</line>
<line>
duas ou três pist*s
</line>
</par><par>
<line>
para cada "mã*", norma*m*nte te* can***ro no meio", "não t*m muitos cam*os, lavoura* e
</line>
<line>
fazendas, o meio rur*l é peque*o tem alg*mas árvores em um c*mpo grande e umas casas.
</line>
<line>
N*o me *embro direit* como * porque só *ui *ma *ez * passei apenas pela "frente"" (t*echo
</line>
<line>
de *ma carta de *ma aluna *e Porto Aleg*e).
</line>
</par><par>
<line>
"As ruas são *e terra e
</line>
<line>
outras de pedr*s.
</line>
<line>
O nosso meio
</line>
<line>
ru*al é c*eio de
</line>
<line>
camp*s,
</line>
</par><par>
<line>
lavouras, an*mais á*vore* e várias ou**as coi*as, e o meio u*bano tem *ár**s casas, *ancos,
</line>
</par><par>
<line>
pr*ças e supe*mercados". "O meio
</line>
<line>
**ral é muito legal,
</line>
<line>
por**e divertido de manhã cedo é
</line>
</par><par>
<line>
acord*r com * canto d*s pássar*s". "Eu ach* um **ximo m*ra aqui, não te* v*ol*nc**, não
</line>
<line>
tem muito movimen*o e *enho óti*os amigo*". "Aqui não t*m muito mo*imento, as ruas não
</line>
</par><par>
<line>
têm muito trânsito, são p*ucos hab**antes
</line>
<line>
aqui, o único *ug*r moviment*do de Fax*nal é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
a*enid*
</line>
<line>
Vicente Pigato *ue é ** lado *a pr*ça" (*rech*
</line>
<line>
*e cartas dos alunos de **xinal do
</line>
</par><par>
<line>
Soturno).
</line>
</par><par>
<line>
Em um q*adro comp*rati**, perc*bemos e* *ort* Alegre um
</line>
<line>
olhar de espaços
</line>
</par><par>
</page><line>
**vimentados, com a*eni*as l*rga* e por onde transita diariamente um c*nsideráve* *úmero
</line>
<line>
Rev. FS*, Teres**a, v. *5, n. *, **t. 11, p. 187-20*, jan./*ev. 2018 www4.fsanet.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cartas Pa** Que *e Que**: uma Ex*eriênc*a *e Leitura do Espaço Geográf**o na *eografia Escolar
</line>
<line>
199
</line>
</par><par>
<line>
de sujeitos p**a s*us *fazer*s diá*i*s. T**-se uma vis*o d* uma *ensid*de *emográfi*a *aior
</line>
<line>
d*ntro *o urbano, contr**iamente a* rural que é *ormado por *m quadro comp*sto de p*ucas
</line>
<line>
pessoas e *rv*res, * rural é quase que uma pr*jeção de um e**aço vazio, um me** *evaneio
</line>
<line>
para esses *ujeitos.
</line>
<line>
* rural parece s** um espaço *p*c*, v*zio par* n*s urban*s.
</line>
<line>
*á em Fa*inal *o Soturno, observa*os u* *ugar t*anquilo que e*capa do cotidiano de
</line>
</par><par>
<line>
nós
</line>
<line>
pesqu*sadores e dos estudante* da *apital. Sendo que, o mo*imento s* *once**ra
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
determi*ado ponto *a ci*ade, enq*anto os outro* per*anec** n* tranqui*ida*e que *ermite
</line>
<line>
ao meno* atento ouvido à escuta do bel* can*ar do* pássar*s.
</line>
<line>
Os temários tr*nsito, lix* e viol*ncia emerg*m como pont** ce*t*ais n*s
</line>
<line>
corresp*n*ênc*as de *orto Ale*r* e Faxi*al d* Soturno, mas seriam est*s os prob*emas
</line>
</par><par>
<line>
centrais para *stes jove*s? *ão nos parece enq**nto
</line>
<line>
*esq*isadores
</line>
<line>
i*ser*dos ne*sas duas
</line>
</par><par>
<line>
realida*es que estes temas sejam tão pro*minentes nas mesm*s realidades. O que nos resta?
</line>
<line>
Vamos à pesquisa!
</line>
<line>
Com d*scri*ões com* estas é que se *es*culta o mundo const*tuído *elos olhos destes
</line>
<line>
jove**, - o que *orrobora de for*a imensurável *a*a concr*tude de nossos ans*ios *entro da
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa - *ubjeti*idades
</line>
<line>
construídas a partir das pr*prias intera***s destes c*m os *bjetos
</line>
</par><par>
<line>
que e*tão postos por aí, com* a**oga um d*s basi**res de no*sa pesqui*a, "o po**o es*encial
</line>
<line>
de *os** teoria é o de que o conh*cime*to resulta da interaç*o entre s*jeito e *bje*o que são
</line>
<line>
mais ricas d* *ue *quilo que os objetos podem fornecer por eles" (PIAGET, 1995, p.87).
</line>
<line>
3 CON*IDERAÇÕES NÃO *ÃO FINAIS
</line>
<line>
As correspon*ências se m*stram um belo in*tru*en*o para ser ap*icado em diferentes
</line>
<line>
faixas etárias e níveis so*ioeconômico-culturais. Elas auxil**m na identific**ão d*
</line>
</par><par>
<line>
*es*nvolvi*ento cognitivo d*s a*unos
</line>
<line>
**mo *ma represe*tação do **ndo p*óxi*o *,
</line>
</par><par>
<line>
t*mbé*, le*am a co*he*e* não só *uas informações sobre os lugares, *as também se*
</line>
<line>
imagin*rio sociocu*tural.
</line>
<line>
Igu*lmente se tem confirmado a es*ol*a pelo recorte *spa*ial *a *es**isa que s*
</line>
<line>
co*figuram c*mo espa*os desto*ntes, amparan*o assim p*ra a conc*e*ude de nossos
</line>
<line>
*bjetivos. Como F*einet (**73, p.104) col*ca "apro*eito para sublinhar que nã* é *e*essári*
</line>
</par><par>
<line>
ter um
</line>
<line>
cor*espondente muito l**ge; *ntere*sa, *o*retudo, que o meio *m q*e vive **ja
</line>
</par><par>
<line>
di*er*nte".
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina *I, v. 1*, *. 1, art. 11, p. 187-202, ja*./fev. 2018
</line>
<line>
www4.*sane*.com.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. S*ntos, R. Z. C*s*el*a
</line>
<line>
200
</line>
</par><par>
<line>
Est*s c*r*as ofer*am dados *os doce*tes *obre si*uações de vida, pensamentos, medos,
</line>
</par><par>
<line>
*nse*os, sonhos. P*r mei*
</line>
<line>
da* l*tras e a*r*vé* de um *imple* lápis na mão e uma folha de
</line>
</par><par>
<line>
papel, em atividade individual
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
c*l*tiva, l*va à eros*o do diálogo *ilencio*o que
</line>
<line>
permeia
</line>
</par><par>
<line>
nosso meio educa**onal, tr*nsform*ndo-se em um "*** d* rabisc*s" que nos apr*xima d*
</line>
<line>
espaço vivenc*ado, do esp*ço concreto em que est* jovem tra*a *uas relações diárias.
</line>
<line>
Se o* sujeitos s*o úni*os, com caminhos de vida e d* apre*diz*ge* distintos, os
</line>
<line>
lugares também não são homog*neos, bem **mo *antos (2012, p.91-92) *raz: "se * espaço
</line>
<line>
não *ignif*c* a mesma coisa para t*dos, t*atá-lo co*o se e*e fo*se dotado de um*
</line>
<line>
*epr*se*taç*o comu* sign*fi*ari* uma e*pécie de violência co**ra o indivíduo".
</line>
<line>
Nesse p*nto é q*e pen*amos ganha* * nosso tr*bal*o, **nsid*rar sujei*o *u **paços
</line>
<line>
*omo a**o im*vel, *stanque é o camin*o a percor*er para * m*rte da G*ogr*fia como *i*ncia,
</line>
<line>
ao os en**ndermos c*m* "se*es" d*nâmicos e complexos em const*n*e m*vi*ento, e* um
</line>
<line>
const*nte *rocesso, já se jus*ificari*m nossos *nseios com es*e tra*al*o.
</line>
</par><par>
<line>
Além disso, a
</line>
<line>
pos*ibilidade de se ex**ess*r a partir da escrita, pode le*ar * *ma
</line>
</par><par>
<line>
me*hora no processo de escri*a in**rpretação, que vai *lém do ato de dese*har as letras e
</line>
</par><par>
<line>
*onhecidas, * perpa*sar po* *m process* de reflexão e en*end*mento de f*nôm**os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**tuações antes de s* tornar*m gr*fite e pa*el.
</line>
</par><par>
<line>
Des*a *orma, a G****afia pode/deve *uxiliar *a err*d*cação d* *nalfa*etismo
</line>
</par><par>
<line>
f*ncional,
</line>
<line>
pois não vemos como pensar em uma s*ciedad* mai* ig**l*tária, se
</line>
<line>
os nos s os
</line>
</par><par>
</page><line>
s*j*itos alunos não compreendem minimamente o Espaço Geográfico que é fru*o de t*n*a*
</line>
<line>
divers**a*es que co*xi*te*, à* v*zes de form* harmônica, às vezes de forma conflituosa.
</line>
<line>
Então, lá*is na mã* e...*ção!
</line>
<line>
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</line>
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<line>
Como R*ferenci*r este *rtigo, co*f**me A*NT:
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SANTOS, L. P; COSTE*LA, R. *. Cartas Para Que ** Quero: uma Experiência de L*itu** *o Espa*o
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*eográfico na Geogr*fia Es*olar. R*v. FSA, Teresina, v.15, n.1, art. 11, p. 187-202, jan./fev. 2018.
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Contribuição dos Autor**
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L. P. Santos
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R. Z. Coste*l*
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1) concepçã* e planejamento.
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2) *nál*se * interpreta*ão dos dad*s.
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3) elab*ração do ra*cunh* ou na revisão cr*tica do conteúdo.
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4) participação na aprov*çã* da v*rsão final do manu*cri**.
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R*v. FSA, Teresina, *. 15, n. 1, *rt. 11, p. 187-202, ja*./fev. 20*8
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www4.fsanet.com.br/revi**a
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)