Princípios da Reflexão no Processo de Formação Continuada de Professores / Principles of Reflection in the Process of Continued Teacher Training

Fernando Corrêa, Claudia Cristine Souza Appel Gonçalves, Daniele Saheb, Joana Paulin Romanowski

Resumo


O presente artigo visa apresentar um estudo sobre formação continuada de professores, de acordo com a prática reflexiva proposta por Zeichner. Objetiva analisar a reflexão como conceito estruturante no processo de formação continuada de professores fundamentado na prática docente. Toma como ponto de partida pesquisa aplicada de cunho qualitativo, considerando investigação empírica que possibilitou aos 12 pesquisadores envolvidos tecer análises sobre o objeto, das discussões dentro de uma problemática social e acadêmica, analisando-a e anunciando seu objetivo de forma a mobilizar os participantes, construindo novos saberes. Teve como aporte teórico Franco (2005) para a metodologia de pesquisa; Zeichner (2008), André e Pontin (2010), Gariglio e Burnier (2012), Schön (2000), Alarcão (2001) acerca do professor reflexivo, Tardif (2014) sobre a constituição dos saberes na prática. Concluímos, a partir das contribuições dos grupos constituídos no seminário, que os princípios relevantes para a reflexão priorizam um processo de construção coletiva a partir da prática do professor, superando a reflexão imediata e individual. 

 

Palavras-chave: Experiência. Reflexão. Teoria e Prática Docente. Formação Continuada.

 

ABSTRACT

 

The present article aims to present a study on the continuous formation of teachers according to the reflexive practice proposed by Zeichner. It aims to analyze the reflection as a structuring concept in the process of continuous teacher training from the teaching practice. It takes as a starting point qualitative applied research considering empirical research that enabled the 12 researchers involved to analyze the object of the discussions within a social and academic problematic, analyzing it and announcing its objective in order to mobilize the participants, constructing new knowledge. It had as theoretical contribution Franco (2005) for the methodology of research; Zeichner (2008), Andre and Pontin (2010), Gariglio and Burnier (2012), Schön (2000), Alarcão (2001) on reflective teacher, Tardif (2014) on the constitution of knowledge in practice. We conclude from the contributions of the groups constituted in the seminar that the principles relevant to reflection prioritize a process of collective construction based on the teacher's practice, surpassing immediate and individual reflection.

 

Kew words: Experience. Reflection. Teaching Theory and Practice. Training.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.1.8

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