O Domínio Educativo das Ilustrações no Campo da Qualificação Profissional / The Educational Field of Illustrations in Scope of Professional Qualification
Resumo
Este artigo tem por objetivo avaliar qualidade e ambitude das ilustrações circujantes ao material didático, na disciplina Fundamentos do Controle da Qualidade, do Curso de Especialização Técnica de Nível Médio (CETNM), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Analisa a qualidade dos instrumentos didáticos inseridos no Ambiente Virtual de Aprendizagem, assinalando conteúdos, recursos e tecnologia de informação e comunicação envolvida/abordada. Por fim, debate se ilustrações explicitam ou complementam visualmente os textos; dialoga sobre a educação profissional e tecnológica, às interfaces entre demandas específicas do mundo do trabalho e o projeto pedagógico do curso.
Palavras-Chave: Avaliação. Educação a Distância. Educação científica e tecnológica. Análise de imagens.
ABSTRACT
This paper reports a case study focused on evaluate the quality and scope of the curriculum illustrations to the didactic material, in the discipline Fundamentals of Quality Control, of the Technical Course of Medium Level, of the Federal Institute of Education, from the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). It analyzes the quality of the didactic instrument inserted in the Virtual Learning Environment, marking the contents, resources and technology of information and communication involved /utilize. Finally, we discuss whether illustrations explicitly or visually complement the texts; dialogues about professional and technological education - the interfaces between specific demands of the world of work and the pedagogical project of the course.
Key words: Evaluation. Distance Education. Scientific and technological education. Image analysis.
Referências
ALDAY, H. E. C. Contribuições para a gestão estratégica de instituições de ciência e tecnologia. 2008. 180 f. Dissertação (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Metodista de Piracicaba. 2008.
BASTOS, J. A. A educação tecnológica - conceitos, características e perspectivas. Revista Educação & Tecnologia, Curitiba, v. 1, n. 1, p.20-36. 2008. Disponível em: . Acesso em: 18 set. 2017.
BELISÁRIO, A. O material didático na educação a distância e a constituição de propostas interativas. In: SILVA, Marco (org). Educação online. São Paulo: Loyola, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Parecer n. 39, de 8 de dezembro de 2004. Aplicação do Decreto n. 5.154/2004 na Educação Profissional Técnica de nível médio e no Ensino Médio. Brasília, DF, 2004. Disponível em: . Acesso em: 7 ago. 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais para elaboração de materiais didáticos para a EaD no ensino profissional e tecnológico. Brasília, 2007. Disponível em: . Acesso em: 04 Ago. 2017.
BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Brasília: Itamaraty, 2017. Disponível em: . Acesso em: 04 Ago. 2017.
CAMARGO, L. H. Poesia infantil e ilustração: estudo sobre ou isto ou aquilo. Campinas-SP: DM; IEL/UNICAMP, 1998.
CAMPOS, V. F. TQC: controle da qualidade total (no estilo japonês). 9. ed. Nova Lima, MG: Editora Falconi, 2014. 286 p.
CASTILHO, R. Ensino a distância - EaD: Interatividade e método. São Paulo: Atlas, 2011.
CORRÊA, M. A. Os materiais didáticos como recursos fundamentais de potencialização da qualidade do ensino e aprendizagem na EAD. Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 125-140, ago. 2013. Disponível em: . Acesso em: 04 Ago. 2017.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade e novas tecnologias: formando professores. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 1999. 186 p.
GADOTTI, M. Educação e compromisso. 4. ed. -. Campinas: Papirus, 1992. 171p.
IF Sudeste MG [Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais]. Regulamento acadêmico dos cursos de educação profissional técnica de nível médio. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2017.
IFES [Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo]. Especialização Técnica de Nível Médio. 2017. Disponível em: . Acesso em: 22 maio 2017.
IFPE [Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco]. Regulamento para oferta de Cursos de Especialização. 2017. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2017.
IMAGEM. In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio século XXI: o dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. -. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
MALLMANN, E. M; CATAPAN, A. H. Materiais didáticos em educação a distância: gestão e mediação pedagógica. Linhas, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 63 n. 75, jul./dez. 2007. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2017.
MARSHALL JUNIOR, I. et al. Gestão da qualidade. 10. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010. 203 p. (Série gestão empresarial)
MARTINS, J. G; OLIVEIRA, N. F. Material didático: desconstruindo o ontem para construir o hoje e o amanhã. [S.l:s.n.], 2008. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2015.
MOREIRA, A. F. B; SILVA, T. T. Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 173 p.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2005. 118 p.
PASSOS, M. L. S. Um ambiente cooperativo para educação a distância em cursos técnicos e tecnológicos baseados na aprendizagem de competências: uma abordagem orientada a agentes. 2001. 165 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico.
RODRIGUES, R. C. Análise e tematização da imagem fotográfica. Ci. Inf., Brasília, v. 36, n. 3, p. 67-76, set./dez. 2007. Disponível em: . Acesso em: 07 jul. 2016.
SALAS, M. R. English Teachers as Materials developers. Actualidades Investigativas en Educacion. v. 4, n. 2, 2004.
SARAIVA, T. Avaliação da educação a distância: sucessos, dificuldades e exemplos. Boletim Técnico do SENAC Rio de Janeiro, v.21, n.3, p.33-45 set/dez, 1995. Disponível em: . Acesso em: 07 jul. 2016.
SCHNOTZ, W. Towards an integrated view of learning from text and visual displays. Educational Psycholog y Review, v. 14, n. 1, p. 101-120, 2002.
SCOPEL, E G. Olhares acerca do processo de construção dos projetos políticos pedagógicos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio de jovens e adultos no contexto do Ifes Campus Vitória. 2012. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação.
SILVA, M; SANTOS, E (Org.). Avaliação da aprendizagem em educação online: fundamentos, interfaces e dispositivos: relatos de experiências. São Paulo, SP: Loyola, 2006. 537 p.
SONDERMANN, D. V. C. O design educacional para a modalidade à distância em uma perspectiva inclusiva: contribuições para/na formação docente. 2014. 306 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação.
TOMLINSON, B. Materials development in language teaching. Cambridge: CUP, 2004
TORRES, M. R. L. A importância da leitura de imagens para o ensino e aprendizagem em artes visuais. 2011. 35 f. Trabalho de conclusão do curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade de Brasília, Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UNB. 2011.
TRIVINHO, E. Violência, cultura mediática, medo - ensaio de crítica sociopsicanalítica da sociedade tecnológica e da comunicação. In:
TRIVINHO, Eugênio; LOPES, Dirceu Fernandes (orgs.). Sociedade mediática - significação, mediações e exclusão. Santos (SP): Universitária Leopoldianum, 2000.
UFPR [UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ]. Biblioteca Central. Normas para apresentação de trabalhos. Curitiba: Ed. Da UFPR, 2002.
VIOLA, D. F. A. S. Gestão integrada de ativos num contexto real. 2015. 151 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Manutenção) - Instituto Superior De Engenharia De Lisboa (ISEL), 2015.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.2.4
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)