O Domínio Educativo das Ilustrações no Campo da Qualificação Profissional / The Educational Field of Illustrations in Scope of Professional Qualification

Marcelo Calderari Miguel, Rogério Zanon da Silveira, Sandra Maria Souza de Carvalho

Resumo


Este artigo tem por objetivo avaliar qualidade e ambitude das ilustrações circujantes ao material didático, na disciplina Fundamentos do Controle da Qualidade, do Curso de Especialização Técnica de Nível Médio (CETNM), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Analisa a qualidade dos instrumentos didáticos inseridos no Ambiente Virtual de Aprendizagem, assinalando conteúdos, recursos e tecnologia de informação e comunicação envolvida/abordada. Por fim, debate se ilustrações explicitam ou complementam visualmente os textos; dialoga sobre a educação profissional e tecnológica, às interfaces entre demandas específicas do mundo do trabalho e o projeto pedagógico do curso.

 

Palavras-Chave: Avaliação. Educação a Distância. Educação científica e tecnológica. Análise de imagens.

 

ABSTRACT

 

This paper reports a case study focused on evaluate the quality and scope of the curriculum illustrations to the didactic material, in the discipline Fundamentals of Quality Control, of the Technical Course of Medium Level, of the Federal Institute of Education, from the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). It analyzes the quality of the didactic instrument inserted in the Virtual Learning Environment, marking the contents, resources and technology of information and communication involved /utilize. Finally, we discuss whether illustrations explicitly or visually complement the texts; dialogues about professional and technological education - the interfaces between specific demands of the world of work and the pedagogical project of the course.

 

Key words: Evaluation. Distance Education. Scientific and technological education. Image analysis.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.2.4

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