<document>
<page>
<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 15, n. 2, art. 4, *. 67-89, mar./abr. 2018 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2018.15.2.4 </line>
</par>
<par>
<line> O Domínio Educativo das Ilustr*ções no *ampo da Qualificação Profissio*a* </line>
<line> The Educa*io*al Fie** of Illustrati**s in Scope of *rofessiona* Qual*f*cation </line>
</par>
<par>
<line> Ma*celo Caldera** Migu*l </line>
<line> Graduaç*o em *dmini*t*ação pe*a Universidade Fede*al *o Espírito Sant* </line>
<line> *-*ail: marce*ocalderari@yah*o.com.br </line>
<line> Ro*ério Zanon d* Silveira </line>
<line> Doutor *m A*ministração pe*a Univers*da*e Federa* *e Minas *er*is </line>
<line> Professo* d* *aculdad* Pio XII de Cariac*c* </line>
<line> E-mail: rog*rio.silveir*@ufes.br </line>
<line> Sandra Mar*a So*za de Carvalh* </line>
<line> Gra*ua*ão em *ibliotec*no*i* pela Univ*rsi*ade Federal do *spírito Santo </line>
<line> E-mail: sandramsc@*otmail.com </line>
</par>
<par>
<line> Ende*e*o: *a*ce*o Cal*era** Miguel </line>
<line> Editor-Ch*f*: Dr. To*ny Kerley d* Alencar </line>
</par>
<par>
<line> **i*ersidade Federal do Esp*rito S*n*o Av. Ferna**o </line>
<line> *odr*gues </line>
</par>
<par>
<line> Fer*ari, 514 - Goi**eiras, Vi*ória - ES, *9075-910. </line>
</par>
<par>
<line> E*dere*o: Rogério *anon da S*lveir* </line>
<line> Artigo re**bido em 08/*2/2017. Última </line>
<line> v*rsã* </line>
</par>
<par>
<line> S*cretaria de Estado d* F*zenda. A*enida J**o </line>
<line> rece*ida em 22/01/2018. Aprov*do em 2*/*1/2018. </line>
</par>
<par>
<line> Baptista Parra - lad* par Ense*da do Suá </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Vitória, ES - Brasi* </row>
<row> Ender*ç*: Sandra Ma*ia Souza d* Car*a*ho </row>
<row> U*iversidade F*deral do Espírito San*o Av. Ferna*do </row>
<row> F*r*ari, 51* - Goiabeiras, Vitória - *S, 29075-910. </row>
</column>
<column>
<row> *va**ado pel* siste*a Trip*e *evie*: Desk Review a) </row>
<row> pelo *dit*r-Chefe; e b) Doubl* Blind Review </row>
<row> (ava*i**ão *ega por do*s avaliador*s da *rea). </row>
<row> Revisão: *ramatical, *ormativa e de Formatação </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. C. M*gu*l, R. *. Silveira, S. M. S. Carvalho, </line>
<line> 68 </line>
</par>
<par>
<line> RES*MO </line>
</par>
<par>
<line> Est* art*go tem por objetivo avalia* </line>
<line> qualidade * amb*tude das i*ustrações circujantes ao </line>
</par>
<par>
<line> mat*rial didá**co, na disciplina Fundamentos *o **nt*ole da Qu**ida*e, d* C**so de </line>
<line> Espe*ializ*ção Técn*ca de Nível M*d*o (CETNM), *o Instituto Federal de Ed*c*ç*o, Ciência </line>
</par>
<par>
<line> e T*cnologia do Esp*r**o *a**o (IFES). Analis* a </line>
<line> qualidade dos </line>
<line> in*tr*ment*s didáti*os </line>
</par>
<par>
<line> inseri*os no Am*iente Virtual de Aprendizagem, assina**ndo </line>
<line> conteúdos, r*cursos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tecnologia de in*o*mação e c*municaçã* e*v*lvida/abordada. Por fim, debate *e ilustr*ç*es </line>
<line> explicitam ou com*lement*m *isualmente os textos; dia*oga *obre a educ*çã* profissio*al e </line>
<line> tecnol*gica, às *n*er**ces *n*r* *emanda* esp*c**ica* do m*n*o do t*abal*o e o projet* </line>
<line> p**agógic* do cur*o. </line>
</par>
<par>
<line> Palav**s-*have: Avali*ção. Educação a Distância. *ducação </line>
<line> científica e tecnológica. </line>
</par>
<par>
<line> *nálise de imagens. </line>
</par>
<par>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> *his paper reports a case study foc*sed on *valuate the quality a*d scope of *he c*rricu*u* </line>
<line> illu*trations to the didact** mat*rial, in the *iscipline Fu*damentals of Quality Control, of the </line>
</par>
<par>
<line> Te**nical Course of Me*ium Level, of the Fede*al </line>
<line> Ins*itute of Educatio*, from the Instituto </line>
</par>
<par>
<line> Federal de *ducaçã*, Ciê*cia e Tecnologia do Esp*rito Sa*to (IFES). It a*alyzes the *uali*y </line>
<line> of t*e dida*tic instrument insert*d in the Virtual Lea*ni*g Environmen*, marking the content*, </line>
<line> resources a*d technology o* information a*d communication in**lved /utilize. *inally, we </line>
<line> dis*uss whether illustra*i*ns exp*i*itly or visually comp*ement the *exts; dialogues ab*ut </line>
<line> p*o**ssional and tec*nolog*cal educa*ion - the *nterfaces between spe*if*c *ema*ds of the </line>
<line> w*rld of work and th* pe*agog*cal project *f t*e cou*se. </line>
<line> Key wo*ds: *valuation. Dist**ce Educa**on. Scientific *n* technolog*cal *du**tion. Image </line>
<line> analy*i*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, ar*. 4, p. 67-89, mar./a*r. 2018 </line>
<line> www4.fs*net.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O D*mí*io E*ucati*o das Ilustra*ões no *ampo da Qualificaç*o Pro*is*ion*l </line>
<line> 69 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTROD*ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> No p*esen*e *rtigo quest*o*am*s *e as i*ustraçõe* (imagens) </line>
<line> u*ilizad*s </line>
<line> no mater*al </line>
</par>
<par>
<line> didático explicita* ou complem*ntam vis*almente o texto? Se as fi**ras são adeq*adas </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> fa*xa etária dos alunos? O objetivo prin*ipal da pes*uisa é **al*ar a qualidade *as ilus***ções </line>
<line> (d*agramaç*o/dimensionament*, dial*g*cidade/*o*te*tua*izaç*o) *o material didático da </line>
</par>
<par>
<line> discipli*a Fundamentos ** Controle </line>
<line> da Qual*dade, do Curs* </line>
<line> de E*pecia**z*ção Técnic* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Nível M*dio (CETNM) em Ges*ão *a Qualidade em Serviço </line>
<line> do I*sti*uto Fed*ral de </line>
</par>
<par>
<line> Educa*ão, Ciência * *ecnolo*ia do Esp*rito S*nto (IFES), ofertada no campus Gua*apari </line>
<line> (**gundo semes*re de 2*1*). </line>
<line> **s*m *endo, *o*sider*mos que torn*r a l*it**a leve e mot*vadora através das </line>
<line> ilustraçõe* fa* co* que o material didático (MD) oc*pe um espaço *mportante na propost* d* </line>
</par>
<par>
<line> ef*tiv*ção da educ*çã* dis*â**ia (EaD)i. Confor*e *pregoa Belisário (20*6) o a </line>
<line> M D de </line>
</par>
<par>
<line> provocar ou *ar*n*ir a nec*ssá*ia intera**vi*a*e do proces*o *nsino aprendizag*m. </line>
</par>
<par>
<line> A p*****a image* (1999) vem do latim, do ver*o imago e significa a representação </line>
</par>
<par>
<line> vi**al de uma pe**o* ou de </line>
<line> um *bjeto. Ca*e a*nda *e**altar *u* na lite**tura temos </line>
<line> *m us o </line>
</par>
<par>
<line> significativo d* termo figu**, do *u*l de*reendemos que tod* figura é u*a ilu*tração (como </line>
<line> **eferimos de*ominá-la por *azões que s*rão *xp*i*it*das adiante), por** n*m toda ilustra*ã* </line>
</par>
<par>
<line> * uma fig*ra. De*te m*do, esse *ermo **r*ce constit**r um ca**o </line>
<line> bastante abrangen*e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> inst*ga*or - já que a* ilustrações se*vem para ex*licitar ou c*m*le*ent*r visual*ente *m </line>
<line> texto (UFPR, 2**2). </line>
</par>
<par>
<line> * *magem s*mpre foi um dos pri*cipai* mei*s de comuni*ação n* h*st**ia </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *umanidade, ainda que, </line>
<line> p*r lo*go período, a es*r*ta a *enha **brepujado, *m impo**ânci*. </line>
</par>
<par>
<line> *os dias a*u*is, *a*hou grande destaque, *m especial com o a**e*to da *nt*rne* e a *ifusão </line>
</par>
<par>
<line> da co*un*ca*ão </line>
<line> glo*al, e* **rtude da *ipermidia*ão, q*e </line>
<line> consiste na </line>
<line> combinação </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> informação em suas *últi*las dimensões: texto, imagem e *udio (RODRIGUES, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> N*ta-se, também, </line>
<line> que as ilu*trações </line>
<line> *acilitam a inter e *nt**textua*i*ade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> t*ansver*alidade. *la* s*o *mpor*antes el*men*o* de tr*nsição entre uni*ades e/ou texto* </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> MD. **ber l** i*age** é uma ex*g*ncia da *ociedade contem*or*nea (*AR*OSA, 1*98) * a </line>
<line> educação do olhar é imprescind*vel **r* o desenvolvime*t* do pensam**to crítico e refl*xivo </line>
<line> (TORRES, *011). </line>
</par>
<par>
<line> Schnotz (200*) *ão só re*on*e*e imp*rtânci* da *m*gem, com* salienta a </line>
<line> que est* </line>
</par>
<par>
<line> está a </line>
<line> g**har cad* *ez ma*s destaque * p*esença n* sociedade *tual e, em </line>
<line> p*rt*cular, nos </line>
</par>
<par>
<line> *omínios *duca*i*o*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. *5, n. 2, a*t. 4, p. 67-89, mar./abr. 2018 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. C. Mi*uel, *. Z. Silveir*, S. M. S. Ca*valh*, </line>
<line> 70 </line>
</par>
<par>
<line> As exibições visuais desempenh*m *m papel cada v*z mais important*, não só ** </line>
<line> noss* vida diária, mas *amb*m no ca**o da aprendizagem * da i*struçã*, *nde os </line>
<line> mater*ais de educ*ção hoje inclu*m *ais imagens, *iag*a**s e gráfi*os do que </line>
<line> algumas d*cadas atrá* (SCHN*TZ, *002, *radução noss*). </line>
<line> Nes** cas*, tornar a leitur* leve e m*tiva*ora no *a**rial didático, ocupa um espaço </line>
<line> importante n* proposta *e efetiv*ção d* EaD. Confo*m* apr*goa Belis*rio (200*), o m*teri** </line>
<line> did*tico tem a fu*ção d* pr**ocar o* g*rantir a n*ce*sária interatividade do processo ensino </line>
<line> apr**d*zagem. </line>
<line> Mas, *m *ue se*tido pretendemos u*ar as palavra* "mate*i*l di**t*co" e "ilustração"? </line>
<line> * *er*o materia* *i*át*c* será uti*iza*o *ara *ratá-*o no sent*do amp*o, engloba a </line>
<line> percepção *e mídias, multi*ídia e fe*ramentas onl*ne, ou seja, *ualquer "*oisa" em**egada </line>
<line> por docen*es e *iscentes p*ra facilitar a ap*endizagem (S*LAS, 20**; TOMLINSON, 2004). </line>
<line> Já o termo ilustração será aplicado com **usão *s im*gen* e figuras, já que isso vai ao </line>
<line> en*ontro *as normas da Associação Brasileira *e No*ma* Téc*ica* (ABNT)ii q*e abrangem, </line>
<line> no rol **s "ilu***ações" o* seguintes it**s: c*arges, colag*ns, desenhos, *iagramas, esque*as, </line>
<line> fluxogramas, *otografia*, gráf*cos, gravura, íc*nes, image*s, ma*as, organogr*mas, </line>
<line> pictog*amas, plantas, qu*dros, ret*ato* e outros. E, pelos moti*os expo*to*, *re*erimos *pt*r </line>
<line> pelo concei*o de *lustração - que julg**os mais abrangente. </line>
<line> C*be *eportar que as ilustraç*es ins*ridas no *ra*alho técnico, c*en*ífico e </line>
<line> informacional servem pa*a expl*car *u *ompl**entar *i*ua*mente o cont**do - e signo que </line>
<line> são, deve* se* inseridas o mais próx*m* possível do trecho a q** s* r*ferem, con**ndas p*ra </line>
<line> explicar, ac*es*entar in*ormação, si*teti*ar ou, até, decorar (SONDERMANN, 2014). Muito </line>
<line> mais do que apen*s o*nar o* eluci*a* o texto, a *lu*tração pode: </line>
<line> [..] repre*entar, d**crever, narrar, si*b*lizar, *xpressar, bri*car, persua*ir, </line>
<line> nor*atizar, p*ntuar, além de enfa*iza* s*a p*ópria confi*u*ação, cha*ar atenção </line>
<line> para o seu s*porte ou para a linguage* vi*ual. * im*ortante re*saltar qu* rara*ente </line>
<line> a imagem desempe*ha u*a única função (CAMA*GO, *998). </line>
<line> Porta*to, * pesquisa foi desenvolvid* com ba*e na análise dos MD, extraídos de uma </line>
<line> *isciplina do C*T*M v*ltada para a Gest*o d* Qualidad*. Pa*a análise dest*s mat**i**s </line>
</par>
<par>
<line> vislumbramos </line>
<line> os apontame*tos sobre a qual*dade, interatividade, autonomi* e d*alogici*ade </line>
</par>
<par>
<line> em EaD apresentados nas obra* de Beli*ári* (2006), Ca**ilh* (2011), Mor*i*a e Silv* (20*1), </line>
<line> Pa*sos (2001), Sa*aiva (19*5), *co*el (2*12), Silva e Santos (*006), Sondermann (*014). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, *r*. 4, p. 6*-89, mar./a*r. 20*8 </line>
<line> www*.fsanet.c*m.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Domínio Educativo das Ilustra*õe* n* Cam*o da Qualificaç*o Profission*l </line>
<line> 7* </line>
</par>
<par>
<line> N*s c*nsi*era**es *inais, faz-*e um* análise de toda a pe*quisa realizada e respo**e- </line>
<line> se afirm*tivamente a pe*gun** *nicialm*nt* elaborada, ou seja, a* ilustr*ções utili*ada* no M* </line>
<line> ex*licita* ou co*plementam visual*ente os textos da dis*iplina, *ão ade*uadas à faixa etária </line>
<line> d*s discentes, amparam e realme*te agrega* valor para a apren*izagem dos co*teú*os. </line>
<line> 2 *EFE*ENCIAL TEÓ**CO </line>
<line> Belisário (2*06) chama a atenção para a*gumas frag**ida*es prese*tes na EaD, u*a </line>
<line> q*estão p*imordi*l diz respeito à qual*dade da produçã* de mat*r**l d*dát*co of**ecido, via de </line>
<line> regr*, sim**es tutoriais ou apostilas disponibi*izadas eletronica*ente ou aind*, meras </line>
<line> suge*tões de leitu*a *ara a real*zaçã* *e "prov*s". </line>
<line> *rente * essa concepção, a constr*ç*o ** **teri*l didático para um c*rso de E*D, </line>
</par>
<par>
<line> p*essupõe um grande d*safi*, q*e remonta </line>
<line> à necessidade d* um* linguag*m d**lóg*ca </line>
</par>
<par>
<line> (BELISÁRIO, 2006). Desta *orma, *o *vocarmos algumas ref*exões *obre * avaliação d*s </line>
<line> *D d* *ETNM, *isa*os dar visibilidade à questão. </line>
</par>
<par>
<line> Em linha* gera*s, esta </line>
<line> pesqui*a foca *a questão da av**ia*ão e qualidade *os </line>
<line> MD </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> EaD do en*ino pós técnico. E optamos po* apre**ntar uma revisão temática em *r*s bl*cos: no </line>
<line> *rimeiro tópico, tratare*os da Espe*ialização técnica ** nível médi*, num segundo momento </line>
</par>
<par>
<line> adentra-se na que*tão da Gestão da qualidade *m serviço e, em sequência, *borda-se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> importância *o MD co* recursos da d*s*i***na F*nda*entos do *ontrole da Qualidade. </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Especialização técnica *e n*vel médio </line>
</par>
<par>
<line> Sob o ponto de *is*a da Aplicação do Decreto n. 5.1**/2004 na ****a*ão Pro*i*sio*al </line>
<line> Técnica de **vel médio (*RASIL, 2*04), os pr*gr*mas destinado* à formação continuada </line>
</par>
<par>
<line> v*sam pr*pi*iar aos trabalha*ores o co*t*nuo e a*ticulado desen*olvimento profissional </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> consequen*e apr*veit*mento *e es*udos. O Decre*o nº 5.154/*00* reporta, no artigo 3º, *ue os </line>
<line> cursos e programas d* for**ção inicial * con*inua*a d* t*a*alh*d*res visam à ca*acitação, o </line>
<line> ap**feiço*men**, à especiali*ação e à at*alização, em tod*s os nív*is de e*colaridade - em </line>
<line> prol do desen*o**imento de *ptidõ*s para a v*da pr*d*tiva e social. </line>
<line> Grisnpun (2001) a*ri*** que a educação tecno*ógica visa à formaçã* d* indivíd*o para </line>
</par>
<par>
<line> v*ver na *r* *ec*ológica, *e </line>
<line> uma fo*ma mais críti*a e ma** *umana, e *ambém remete </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> aqui*ição de c*nhecimentos im*resci*d**eis à </line>
<line> formação pr*fissi*n*l (tanto uma form*ção </line>
</par>
<par>
<line> ger*l como esp*cífica). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 15, n. 2, art. 4, p. 67-89, mar./*br. 2018 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. C. Miguel, R. *. Silvei*a, S. M. S. Ca*val*o, </line>
<line> 72 </line>
</par>
<par>
<line> Bastos (199*) conc*r*e que a ed*cação tecnológica es*á *aseada *uma p*rc*pção </line>
<line> ampla e univ*rsal de educação, qu* trans*ende os c*nc*itos fragmentados, pon*uais ou </line>
<line> d*reci*n*dos do en*ino, ap*end*zado e formação, substi*u*nd*-os pela in*egra*ão rev*gorada </line>
<line> do saber, do fazer, d* sa*er fazer e do *e*sar e *epensa* no *abe* e no fazer, como elem*ntos </line>
<line> estáveis da a*ão e reflexão c*ítica sobre a açã*. </line>
<line> 2.2 Especializ*ç*o Gestão da Qual*dade em Serv*ços </line>
<line> *s CETNM se c*ract**izam pelo caráter global * unificado *a form**ão té*nico </line>
<line> profissi*nal, integrada *os pressupostos mais amplos da ca*acitação do tra*alhador. Em geral, </line>
<line> essas especializações têm d**açã* *e um semestre letivo e o*er**m uma *eciclagem ou um </line>
<line> aprimoramento aos técnicos, visando ao seu crescime*to *r*fis*ional. </line>
<line> Para ade*t*ar na CETN* em G*stão da Qualidade em Serviço é nec*ssário ter </line>
</par>
<par>
<line> diploma, certifica*o, ou </line>
<line> hi*t*r*co escolar *in*l </line>
<line> de curso técnico e* um </line>
<line> dos segui**es eixos </line>
</par>
<par>
<line> *e*nológicos: *estã* * Negócios; Controle e *r*cessos </line>
<line> Industriais; Segu*anç*. O site </line>
</par>
<par>
<line> institucional do If*s (IFE*, 2017) re*orta qu* os cursos de especialização técnica de nível </line>
<line> médio complementam a ha*ilitação profissi*nal, e es*ão *ntima*e**e v*ncu*ados às </line>
<line> exigências e à realidade d* mund* do trabalh*. Ess* we* p*gina apresenta poucas </line>
</par>
<par>
<line> infor*açõ*s *ob*e, mas </line>
<line> **sq*isando essa m*dali**de de ed*cação en*on*ramos *o site de </line>
</par>
<par>
<line> outros Instit*t** Federal de Educa*ão, C*ência e Tec*ologia (IF Sudeste MG, 2017; *FP*, </line>
<line> 20*7) uma apresentação mai* esclarec*dora: </line>
</par>
<par>
<line> Os Cur*os de Especialização Técnica d* Níve* Médio *ão o *profundamen** de </line>
</par>
<par>
<line> estud*s ou * complementaç*o de uma Habilit*ção Técnica d* Nível M*dio [...] </line>
<line> deve**o propici*r o domínio de novas c*mpet*nc*a* àque*es *ue já são habilita*os e </line>
<line> que **seja* especi**izar-se em um det*rm*nad* se*ment* pro*iss*onal [...] O per*il </line>
<line> p*ofissional e a *den*idade do curso *er*o estabelecido* pelo Camp*s, consideran*o </line>
<line> *s competência* profissionais com*ns do c*rso técnico ao q*al está vinculado e d* </line>
<line> *eu resp*ctiv* *ixo Tecnol*gico (*F Su*este M*, 2017). </line>
<line> O eixo *ecn*lóg*co de Gestão e Negóci*s (*7 cu*sos) **mpre*nd* tec*ologias </line>
<line> as*oci*das a i**trume*tos, técnica*, estra*égia* e **canismos de gest**. *bran*e </line>
</par>
<par>
<line> planeja**nto, avalia*ão e gestão de pesso*s e de p*oc*s*os refe*e**es a </line>
<line> negóc*os serviç*s e </line>
</par>
<par>
<line> present*s em organizações e institui*ões pú*licas ou p**vadas, *e t*dos os portes e ramo* de </line>
<line> at*ação. *omo exemplos *e C*rsos nessa área te*os: Técnico em Admi**stração, Técnico </line>
<line> em *ontabil*dade, T*cnico em L*gística, Técnic* em Recursos Hum**os, Técnico em </line>
<line> S*cret*r**do, T*c*i** em T*ans***es Imobiliárias, *ntre outros. </line>
<line> Rev. FSA, Tere**na, v. 15, n. 2, art. 4, p. 6*-89, mar./abr. 201* www4.fsan*t.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Dom*nio Educativo das Ilustr*ções no Campo ** Qualificação Profiss*onal </line>
<line> 73 </line>
</par>
<par>
<line> Controle e Proces*os i**ustria*s (23 cursos todos com *200hs) compreende </line>
</par>
<par>
<line> tecno*ogias associad*s a i*fraest*utura processo* m**ânicos, elét*icos e eletroeletrôn*cos, e </line>
</par>
<par>
<line> em atividades produtivas. Exemplos de Curso* T*cnicos nessa ár*a: </line>
<line> Automação I**u*tr*al, </line>
</par>
<par>
<line> El**romecânica, Eletrôni*a, M*nutenção Automotiva, Mecâ*ica, M*catrônica, M*talurg*a, </line>
<line> *ntre outros. </line>
<line> O eixo Segurança a*re*enta dois cur*os (*é*nico em De*esa Civil 880** e Técn**o *m </line>
</par>
<par>
<line> Segurança d* Trabalho 1200hs); esse eix* </line>
<line> c*mpr*ende t**nologias relacionadas </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> infra*str*tura e *os pr*cesso* *e *revenção e proteção de indivíduos e pa*r*mônio. </line>
<line> A ca*ga hor*r*a mínima *o* cursos de *specializa*ão técnic* de nível m*dio é de 25% </line>
</par>
<par>
<line> (vinte e cinc* por ****o) </line>
<line> da carg* </line>
<line> horária míni*a in*ic*da no Catálogo Nacion*l de Cu**os </line>
</par>
<par>
<line> Técnicos para a habilitaç*o profissional a que se vi**ula. O CE*NM em Ge**ã* d* Qualidade </line>
<line> em *erviço, C*mpus G*a*ap*r* do Ifes, i**ere-se na modali*ad* de EaD, te*do carga horária </line>
<line> 250 horas. </line>
<line> A E*pec*aliza*ã* Té*nica - Gestão da Qu*l*dade em Ser*iço - possui se** discip*inas </line>
<line> em s** *omposição cu*r**ula**ii, a *aber (Figura 1): </line>
<line> Fig*ra * - sala virtua* do curso no moo*le 1.9 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Cefor/Ifes (2016). </line>
<line> * *ropost* m*tod*ló*ica engloba a participação e *nvolvimento dos discentes como * </line>
</par>
<par>
<line> t*rma, por me*o de </line>
<line> fóruns *e dúvidas sema*ais e um espa** para interação (*omentos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Te*esin* PI, v. 15, n. 2, art. 4, p. 67-89, mar./abr. 201* </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. C. Miguel, R. Z. Si*veira, *. M. S. Carvalho, </line>
<line> 74 </line>
</par>
<par>
<line> *n**ração e discus*õe* sobre ** c*nteúdos d* discipl*na). O curso s* inicia **m tr*s *isciplinas </line>
</par>
<par>
<line> e, </line>
<line> * med*da *ue se cumpre a carga **rária (semanas pro*ramadas), segue pa*a outra </line>
</par>
<par>
<line> disci*lina. </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 *D r*curso para e*sino * aprendizagem na *aD </line>
</par>
<par>
<line> *veriguar potencialidades e *ragili*ades das lacunas da qualidade dos MD </line>
<line> deve ser </line>
</par>
<par>
<line> l*va*a e* conta no momento de avaliar e acompanhar um *urso. Porta*to, a qua**dade para </line>
</par>
<par>
<line> projetos de curs*s d* EAD </line>
<line> solve das f*n*es di*ló*icas e soc*ointer*tivas, mas as e*r*quece, </line>
</par>
<par>
<line> int**rand* na concepç*o da EaD o co*c*ito de *est*o, o qual assume fo*ça central * singular </line>
</par>
<par>
<line> no *roc*sso de elaboração dos materiais que cont*mpl*m todas as possibilidades </line>
<line> didático- </line>
</par>
<par>
<line> pedagóg*cas do cur*o (*ALLMANN; *A*APAN, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> Martins e Oli*eira (2008, p. *) *firmam q*e * mate*ial deve ser a "*oz do profess*r" </line>
<line> perant* os alunos. Esse material nec*ssita, dessa forma, *er a*to*suficiente e deve co*templa* </line>
</par>
<par>
<line> e e*ti*ul*r a autonomia, a interação e a i*t*ra*ividade. *adas a natureza e a </line>
<line> espe*ifi*ida*e </line>
</par>
<par>
<line> *este artigo, é *mp*rtante p*nsar na **terdisc*p*inaridade - </line>
<line> a </line>
<line> *ual articula todo pro**sso de </line>
</par>
<par>
<line> ensin* e </line>
<line> de aprendiza*em, na m*did* em </line>
<line> que se produzir como ati*u*e (FAZE*DA, 1*99), </line>
</par>
<par>
<line> como modo de *ens*r (MORIN, 2005), c*mo pre**upo*t* ** arra*jo e *a *inâm*ca curricular </line>
<line> (JAP*ASSU, 1*76), como parâmetro para as opções metodológi*as do *ns*nar (GADOTTI, </line>
</par>
<par>
<line> 199*), ou, </line>
<line> aind*, como re*urs* or*entador </line>
<line> na formação *ontin*ada (aperfeiçoamento) dos </line>
</par>
<par>
<line> profissionai* da educação. </line>
<line> O MD para EaD deve se* de fá**l interpretação, com linguagem *dequada ao público </line>
<line> que pretende atender, não podend* ser fechado, ou *eja, co*sid*rado **mo *ron** e acabad*, </line>
<line> e sim, pass*vel de adaptações e atualizações (CORRÊA, 2013). O MD deve per*itir ao aluno </line>
<line> **tend*r seus conheci*entos para além do que está propos*o, reco**ndando, tal *omo, </line>
<line> b*bliog**fias *omplementares e at*vidades extr*s que ajudem o aluno a continua* **a pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> e **rendizado de forma autôno*a (*ORRÊA, *013). Port*nt*, o MD é um recurso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> comun*cação pedagógica. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Neder (2*05), O MD dev* aten**r às seguintes c*racterísticas: </line>
</par>
<par>
<line> a) </line>
<line> ser adequado ao *rupo socia* a que se destina; b) ga*antir </line>
<line> os princí*io* </line>
</par>
<par>
<line> *orteadores do *rojeto Político Peda*ógico; *) ser p*oblem*tizador, </line>
<line> impulsionando *a*a o trabalho investig*tivo que estimule habilidade* re*lexivas </line>
<line> e de *ção dos *ujeitos; d) estar cons*ru**o numa lóg*ca *ue garanta * diálo*o, a </line>
<line> contextualização do co*t*úd* e do au*or; *) assegurar u*a estética de </line>
<line> ling**gem *p*opriada ao *roc*sso de auto e*tudo, tendo claro os ob*eti*os </line>
<line> pedagógic* dos te*t*s de leitura, o encamin*ame*to das atividades e a busca de </line>
<line> r*ferê*ci* bibliog*áficas comp*ementares (NED*R, 2*05). </line>
<line> R*v. FSA, Teres*na, *. 1*, n. 2, ar*. 4, p. 67-89, mar./abr. 2018 www4.fsan*t.c*m.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Domíni* Educativo d*s Ilustra*ões no Ca*p* da Qualifi**ção Profissio*al </line>
<line> 75 </line>
</par>
<par>
<line> É importante q*e o materia* did**ico forneça explicações *laras a r**peito dos </line>
<line> *b*et*vos de c*d* uni*ade ou módulo do *urso, sendo esse aspecto essencial par* que * aluno </line>
<line> possa ter a dimen*** dos *bjet*vos que deve des*n*ol*er e atingir, e possa organizar suas </line>
<line> ações para *l*ançar estes objetivos (NEDE*, 2005). Sob est* pers*ect*va, o material didático </line>
<line> ex*rce pa*el im*ortante *a auto*omia do alu*o, fa**lita*do, ince*t*va*d* e orie*tand*. </line>
<line> 3 PRO*EDIMENTOS METODOLÓGI**S </line>
<line> A seg*i* serão explan*dos os pr*cedimentos *etodológi*os que compreendem a </line>
<line> justi*icativ* par* estraté*ias de *ol*ta de dado* empregada na ef*tivação dessa invest*gaçã*. </line>
<line> Cabe le*brar que a pesqu*sa se configura como um es*udo de c**o des*rit*vo, tendo uma </line>
<line> abor**gem qualitativa. </line>
<line> Escolhemos a d*scipl*n* Fundamentos do Control* *a Qualidade p*r ser essa o núcleo </line>
</par>
<par>
<line> duro (base) do curso. O MD foi *isponibil**ade e elaborad* po* </line>
<line> *m Professor Form*dor, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> qual estr*t*ro* o M* *m o*to te*tos (*uad*o 1). </line>
</par>
<par>
<line> QUAD*O 1 - Br**e descriç*o *os *extos que comp*em * MD. </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Os autore* (2016), dados da pesquisa. </line>
<line> 4 R*SULTADOS E D*SCUSS*O </line>
<line> Os objetiv*s *a disci*lina Fundamentos *o *ontrole da Qualidad* c*mpreen*em: a) </line>
<line> desen*olver hab*lida** par* en*end*m**to e análise de pro*essos; b) apresenta* a aplicação d* </line>
<line> cada fe*ramenta da **alidade; c) entender as vant*gens * desv*ntage*s da a*licação de cada </line>
</par>
<par>
<line> fer*a*enta da quali**de; d) aperfe*ço*r os processo* atr*v*s da **licaç*o dos métodos </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> qualidade. No que *emete à bibli*grafi*, a *i*ciplina aponta * bib**og*afia básica constituída </line>
<line> por trê* celebrados guru* da qualidade: Vi**nte Fa*coni Campos, *os*ph Juran e Fran* Gryn*. </line>
<line> A prime*ra semana aprese*ta * agenda de tare*as da **sci*linas e d*is textos *e apo**: </line>
<line> o pr*meiro sobre a Ev*lução da Quali**de no Japão * outro sobre a Administração J*pones*. </line>
</par>
<par>
<line> O t*xto I *ão apresen*a su*ário da disc*plina e cont*údo - é um </line>
<line> texto com a *ogomarc* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, **resina PI, v. 15, n. 2, a*t. 4, *. *7-89, m*r./abr. 2018 </line>
<line> www4.**anet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. C. Miguel, R. Z. Silv*ira, S. M. *. Carvalh*, </line>
<line> 76 </line>
</par>
<par>
<line> Ifes e do C*ad (antigo *entro de E*ucação a Dis*ânci*, tr*nsfo*mado em *ent** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> F*r*aç*o, Aperfei*oam*nto e Treinam*nto - Cefor) com uma indicação de autoria ou *e um </line>
</par>
<par>
<line> c*mpilador que "não tem" os direit*s au***ais desse tex*o (Figura 2). Uma </line>
<line> breve busca </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> Web seria suficiente para corri*ir essa brec*a no M* disp*n*bi*izado, uma vez q*e essas </line>
<line> fol*as que **mpõem * prime*ro te*to é parte da tese de Mestra*o de V*ola (2015) **o sendo </line>
<line> pertinente no*e apo*tado entre *ar*ntes. </line>
<line> Figura 2 - Topo do T*xto I do MD (Evo*uçã* da Qu*lidade) </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Cefo*/I*es (2016), p. 1 - texto I. </line>
<line> Cabe *qui u* alerta: a uni*ade se inicia **m texto de abertura, o que ex**ess* uma </line>
<line> fragil*dad* do MD. Já o *exto II, apr*sentado nessa *e*ma sema*a, p*ssui semelhan*e </line>
</par>
<par>
<line> pr*bl*m*ti*a: a indicaç*o de autor*a é *alh* - </line>
<line> cita o *it* E*ah (uma rede social) que não </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> reportada *as **fer*n*ias bibliográfi*as. O texto *parent* ser um resumo/compilação da tese </line>
<line> de doutoram*nto de Alday (2008), co*forme nossa inves*igação. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *S*, Ter*s*na, v. 15, n. 2, art. 4, p. 6*-*9, ma*./ab*. 201* </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * *omínio **u*ativo das Ilustrações no Campo da Qualificação Prof**sional </line>
<line> 77 </line>
</par>
<par>
<line> F*gura * - Topo da *ágina do Texto *I do MD </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: C*for/**es (2016), p. * do texto **. </line>
<line> A 2ª Semana apresenta três re*ursos didáticos: f*rum, texto (14 folhas, T*xto *I*) e um </line>
<line> ques*ionário. Esse material aprese**a * segui*te es**utura: a) In*icaç*o de ícones, b) sum***o, </line>
<line> c) *alavra *o p*ofess*r-autor, d) apres*ntaç** da disci*lina, e) referên*ias * *) cur*í*ulo *o </line>
</par>
<par>
<line> professor-autor, ou seja, </line>
<line> na últim* pág*na *o m*terial * *p**s*ntando o currícu*o (titulação </line>
</par>
<par>
<line> acad*m***, p*o*ução bi*liográ*ica e trajetória pr*fissional) do *ro*utor desse MD. </line>
<line> O texto apresenta-s* em forma de apostila, *em indicação de *i*co *cones (ilustr*ção </line>
<line> que deveria co*star no docu*ento i*trodutór**), ou seja, elemen*o* gráf*cos *tilizados **r* </line>
<line> ampliar as f*rmas de lin*uag*m * fa*ilitar a o**anizaç*o e a leit*ra *ipertextual (*igura 4). </line>
<line> F*gur* 4 - in*icação d* ícones do md (ferramentas *a qualidad* 1) </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: cefor/*fe* (2016), p. 2 *o texto iii. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Ter*sina P*, v. 1*, n. 2, *rt. 4, p. 6*-89, mar./ab*. *018 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. C. Miguel, R. Z. Silv*ir*, S. M. S. Carv*lho, </line>
<line> 78 </line>
</par>
<par>
<line> *stamo* na s*gunda sem*na e, *omente ent*o (po*que e*s* inf*r**çã*, numa *r**m </line>
<line> ló*ica dever** co*star no documento in*c*al) apres**ta-se o *rofes**r-autor e a disciplin* </line>
<line> (Figura 5). </line>
<line> Fi*ura 5 - Apres*ntação da disci*lin* *o MD (Ferramentas da Qualidade 1) </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Ce**r/Ifes (2016), p. 5 do *exto I*I. </line>
<line> No que t*nge à parte i*onográfica, Mídias Integ**d*s remete a* site Exame.co*. </line>
<line> Apenas indica * link (F*gura 6), não menciona a*toria e *e* ind*ca a temática. Além disso, * </line>
<line> lin* comp*eto não a*arec* nas *efer*ncias e, a context*alização reme*e a um *ossível </line>
<line> "indi*a*ivo *e leitura [?]". </line>
<line> Fig*ra * - Mídias integra*as no M* (*e**o III) </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Cefor/If*s (2016), p. 7 e 14 do tex*o III. </line>
<line> *ontu*o, cabe salientar que a l*cali*ação no texto está coer*nte com a propost*, m*s </line>
</par>
<par>
<line> os recurs*s il*strat*vos *ão intro*utórios (p*ra faixa etária do* alunos), a numeração dos e </line>
</par>
<par>
<line> *ubit*ns (tópicos e subt*picos) não se apresen*am de forma a*e*uada pa*a o av*nço </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> di*cipli*a. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 15, *. 2, art. 4, p. 6*-89, mar./abr. 2018 www*.fsan*t.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Domíni* Educativo das **ustrações no Camp* da Qualificação Profi*sion*l </line>
<line> 79 </line>
</par>
<par>
<line> *igura 7 - Tempestade de ideias na Qualidade </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Cefor/Ifes (2016), p. 6 *o texto *II. </line>
<line> O deco*r*r do texto apresenta out*as *alhas u*iliza i*agens *e* citar a **nte, utiliza </line>
<line> t*echos de t*x*o e image*s do Portal adm*nistração© <http://www.por**l-a*mi*istracao.com> </line>
<line> e **o cita o mesmo n*s refer*nci*s bibli*grafias, violando os term*s de *soiv *o *ite. </line>
<line> O* í*on*s (Atenção, saiba *ais, Glossário e Atividad** de *prendiza*em) não *ora* </line>
<line> utilizados e, a*ém dis*o, as ref*rên*ias c*tam dois aut*re* que não sã* re*ortados *esse tex*o. </line>
<line> A ter*eir* semana foi c*mpo*ta pe*o* seguintes recursos: texto III "F*rramentas da </line>
<line> Qualida*e 2" e *exto IV "MASP: Mé*odo de Análise e Solução de *ro*lemas" (Figura 8), </line>
<line> questi*nário e fórum. </line>
<line> Figur* 8 - Ilustrações dos *e*tos III e IV da *TN*. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Cefor/I*es (*016), parte sup. *l. *o t*xto *I* (*. 6) e *baixo i*. text* IV (p. 1). </line>
<line> O Texto IV apresenta nova*en*e (repete i*fo*mações) a indicação ** *c**es e p*l*vra </line>
<line> do p*of*ssor-a*tor. N* decorrer do t**to *s s**õe* são numerada*, dand* co*tinui*ade ao </line>
<line> material ante*ior (texto *II). </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 15, n. 2, art. 4, p. *7-89, mar./a*r. 20*8 ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. C. Miguel, R. Z. Sil*eira, S. M. S. Carvalho, </line>
<line> 80 </line>
</par>
<par>
<line> No MD dispon*bili*a*o está, nas re*erênci*s, o nom* de Ma*shall Juni** (2010), o </line>
<line> qual não se enco*tram citado no *exto. Log*, suspeita-se que ess*s referências sejam apenas </line>
<line> i*dicaçõe* d* l*itura, ou se*a, um *panh*do de ideias, *u uma poss*v*l compilação dos s*tes </line>
<line> indicado* nas re*erências. </line>
<line> O MD re*resen*ad* p*lo *ext* * c**stitui um retal*o de outros trec*os que e*tão nas </line>
</par>
<par>
<line> r*f**ências. Não verificamos u*a preocupação de o MD ela*orado *it*r assertivamente as </line>
</par>
<par>
<line> fontes. Outra análise reporta que os í*o*es também *ão s*o de*envol*i*os * incorp*rados no </line>
<line> MD por completo (*igu*a 9); ap**as utiliza-*e o íc*ne M*dia* Integradas pa*a indicação de </line>
<line> blog* e *ites. </line>
</par>
<par>
<line> Figura 9 - Exemplo de Míd*as Integrad*s no text* F**ramen*as da *ualidade - 2. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Ce*or/If** (2016), p. 11 ** *exto IV. </line>
</par>
<par>
<line> As il*str*ções (tabela* e quadros) são apres*ntadas sem fonte, títulos *u notas </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> quarto te*t* (Figura 10). </line>
</par>
<par>
<line> Figura 10 - Amost*a de tabelas irr*gula*es e *uadros *o texto IV </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *efor/Ifes (2016), a direita il. *. * e * e*q*erda il. da p. 8. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, **resi*a, v. 15, n. 2, a*t. 4, p. 67-8*, mar./ab*. 2018 </line>
<line> *ww4.f*a*et.c*m.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Domínio Educativo das Ilu**rações no Campo da Qualif**ação Profissional </line>
<line> 81 </line>
</par>
<par>
<line> A 4ª Semana estrutura-se com itens abo*d*dos *o MD por meio do fórum de dúvida* e </line>
<line> tarefa de p*oduç*o de te*to - **e abran*e (Figura *1) o C*ntr*le Estatís*ic* de Processo. Em </line>
<line> **ma, o material se *onstitui com um breve compilado/*panhado/m*scelânea de trechos do </line>
<line> *log D* Q***idade© <http://www.blog*aqualid*de.com.br/>. </line>
<line> *igura 11 - I*us*ração pr*sent* no MD </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Cefo*/Ifes (2016), p. 1 do texto VI. </line>
<line> A *ª Sema*a const*tu* pe*íodo d* aval*ação p*esencial, não ten*o MD adicio*a*s, </line>
<line> somente um o fórum **ra dúvidas da prova. </line>
<line> Já na 6ª semana enc**tra-*e como MD o T*xt* * e uma tarefa d* produç** de texto </line>
<line> (Figura 14), que leva * a**no/profis*ional a ob*ervar crit*c*mente a prática. </line>
<line> Figura 12 - Tarefa de pro*ução textual (VII texto) </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: fó*um discu***vo, Ce*or/Ifes (2016). </line>
<line> O MD disponibili*ado ap*esenta lacunas, o texto não está pagi*ado, figuras sem </line>
<line> refer*ncias ou **tulos. Só para exempl*ficar (Figu*a 1*), apresenta-se uma ilustração que </line>
<line> dialo*a **bre sete *ormas c*m**s de *esperdíci*, mas a *lustração apresenta oito it*ns, e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, T**es*na PI, v. *5, n. 2, art. 4, p. 67-89, mar./abr. 2018 </line>
<line> ww*4.fsanet.co*.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. C. *iguel, R. Z. Silve*ra, S. M. S. *ar*alho, </line>
<line> 82 </line>
</par>
<par>
<line> de*c*eve apena* c*n*o. Além diss*, o mesmo redimensionam**to a *lustração (em 150%) as </line>
<line> letr*s a*resentam b**r*es. </line>
</par>
<par>
<line> F**u*a 13 - I*ust*ações *o*re formas comuns de des*erdício (VI* tex*o) </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Cefo*/Ifes (*016), p. 7 do tex*o VII. </line>
</par>
<par>
<line> A 7ª e *ª semanas si*al*zam a finalização da discip*ina, e des**na-se à avaliaç*e* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> recuperação de cont*údo. </line>
</par>
<par>
<line> Um po**o a ressaltar em *elação a todo o rol de MD é que o mesmo *ão aprese*ta </line>
</par>
<par>
<line> ima**ns inter*tivas, h*perl*n**, ícones. Falta uma *ingu*gem *ien*ífica adequ*d* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ontextualizadav </line>
<line> p*ra est**t*ração da disciplina. Esse gap pode ser amenizado dia*te outros </line>
</par>
<par>
<line> r*cur*os </line>
<line> possíveis no *m*ien** Vi*t*al de A*rendizagem, na plataforma *oodle (Modular </line>
</par>
<par>
<line> Object Oriented *istan*e LEarnin*)v*, *o*o p*r *x*mplo, o uso dos fóruns ou d* *iár*o </line>
</par>
<par>
<line> refl*xivo pod*riam resga*ar e agr*gar va*or esse CETMN v*ltado para o mercado de a </line>
<line> t*abalho. </line>
<line> L*vando-*e em conta as parti*ularidades d* EaD e, c*n*idera*do o ***cesso de </line>
<line> ensin*-aprendizag*m, a ilustra*ão presente nessa no *D dessa d*sciplin* não zela pela </line>
<line> inte*atividade e dialogicid*de (Q*adro 2). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eres*na, v. 15, n. 2, a*t. 4, *. 67-*9, m*r./abr. 2018 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Domínio Ed*cativo d*s Ilustraçõ*s no Campo da *ualificação Profissi*nal </line>
<line> 83 </line>
</par>
<par>
<line> QUADRO 2 - P*oble*as averigu*dos do MD da di*cipli*a. </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: elaborad* *elos a*tores (2017). </line>
<line> *m suma, ou*ro* *ecurso* do Moodl* são pouco *xplorados. Cabe **ssaltar que o MD </line>
<line> apre**nta ícones, tais como saiba mais, g*ossá*io, aten*ão - que sã* soment* ap**senta*os e </line>
<line> não apare*e* no *ra**correr/sequência do M*. Co*sideran*o o refer*ncial teó*ico do cur*o, </line>
<line> os jargões técnicos, as ilustrações, os es*rangeir**mos, dentre outras *ar*icularida*es, fazem *e </line>
<line> neces*ário * recurso glossá*io. </line>
<line> O**ro li*eir* di*gnós**co reporta que o proje** gráfico é adequado à fa*xa etária *os </line>
<line> al**os, e a*resent* *ext*s e imagens que auxiliam na **rendizagem. Mas o *D es*á </line>
<line> de*ici*ário em outras esferas, tal como a dia*ramação, di**ogicidade e *ontex**al*za*** das </line>
<line> ilustr*çõe* (Figura 14). </line>
<line> Figura 14 - *x*mplos de ilustraçõe* *ue p*deri** dialo*ar com o *l*ssário </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Cefor/Ifes (201*), *ext* VII - p. 1, 4 e 7 respectivamente. </line>
<line> O MD des** di*ci*lina a*rese*t* po**a utiliza*ão *as m*ltimí*ia* diante ta*t*s outr*s </line>
<line> rec*rsos possívei* * disponív*is na web. Ou*ro aspecto *ue merece ate*ção diz *espeito a </line>
<line> frag*li*ade* detectadas nas ilustr*ções do MD da **sciplina, no qu* **nge ao </line>
<line> dimensionam*nto das i*ustrações (Fig**a 15). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*r*s*na PI, v. 1*, n. *, art. 4, p. 6*-8*, mar./ab*. 2018 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/r*vis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. C. Mig*el, R. Z. Silveir*, S. M. S. Carvalho, </line>
<line> 84 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 15 - Ilus*rações com dimensionam*nt* e nitidez problemát*ca </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: **for/I**s (2016), texto I*I e IV - a esq*erd* p. 12 e, il. *anto, direito *up p. *0, </line>
<line> a di**i*a no cent*o p. 9 * il. e n* parte inferio* direita texto IV, p. 10. </line>
<line> Para gar*nti* a pot*nciali*ade dos MD para a *aD, as figu*as pre*isam estar *rientadas </line>
<line> **r p*i*cípi*s como aut*n*mia * inte*ação (CAS*I*HO, 201*). As i*ustrações como fonte d* </line>
<line> informa*ão tornam-se meios d* objetiva*ã* e de rapidez no tr**sit* de m*ltiplos co*teú*os, </line>
<line> lem*rando Trivinho (2*00) que: </line>
<line> Apesar de discordar que u*a "imagem vale mais *ue mil palavras", reconheço a </line>
</par>
<par>
<line> preponderância da im*gem, q*ando es*a </line>
<line> é </line>
<line> comparada *s p*lavras. Isto se deve, </line>
</par>
<par>
<line> *rinci*almente, </line>
<line> pela velocida** da vi*a moderna, pela e*orme ocorrênc*a *os meio* de </line>
</par>
<par>
<line> expressão e pel* esc*ssez de tempo a que *stão to*os submetidos. Temos pressa e avide* de </line>
<line> informaçõ** *bjetivas * sim*les, já que o h*mem experimenta a ma*s **pressi*a conc**tração </line>
<line> d* imagens d* sua h**tór*a (TRIVINH*, 20**). </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FINA*S </line>
<line> Fei*o o percurso bibliogr*fico, vê-s* claram*nte *ue elaborar MD para a **D é *m </line>
<line> grande desafio, pois é preciso compreender que todo e qualquer M*, sendo ele digi*al ou não, </line>
<line> deve ser inspi*ado no hipe*texto. Esta estr*tég*a, s*gundo Silva * Santos (2006), permite que o </line>
<line> cursista teça sua aut*ria, operando em vários percursos e **ituras plurai*. </line>
<line> * jus**fi*a dessa *esquisa, conside*an*o a Le* *º 9.*94, (que esta*elece as **retr*zes * </line>
<line> b*s*s da *du*ação n*ci*n*l), e o De*reto Nº 9.057, (que regulamenta o art. *0 da Lei nº </line>
<line> 9.3*4), vislu*bra um paine* de qualid*de para a educação profissio*al * tecnológica. E* </line>
<line> Rev. *SA, T*r*si**, v. 15, n. 2, ar*. 4, p. *7-89, mar./ab*. 2018 ww*4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Domínio *ducativ* d*s Ilustraçõe* no Campo da Qual*ficaç** Profissio*al </line>
<line> 85 </line>
</par>
<par>
<line> su*a, consideramos que MD de qu*l*d*de, na fo*mação con*inuada, </line>
<line> estão no rol **s 1* </line>
</par>
<par>
<line> Objet*vo* </line>
<line> g*obais de Desenvo*vi*ento S**tent*ve* (ODS), da O*ganização d*s Na**es </line>
</par>
<par>
<line> Unidas (ONU) para *lcancar o des*nvol*ime**o sustentáv*l até 203*. O *º O*S aponta *ar* a </line>
<line> *ecessi*ade de se *ssegur*r um* educaç*o inclusiva, equitativa e de quali*ade, *ue promova </line>
<line> *port*ni*a*es de ap*e*di*agem *o long* da vida para todos (BRASIL, 2017). </line>
<line> Em linhas gerais o compromiss* c*m o pro*esso edu*acional é co*struído *a interação </line>
</par>
<par>
<line> entre múltiplos a**res </line>
<line> da E*D. Sendo *ssim, as ilu***a*ões uti*izadas no MD *m gera* </line>
</par>
<par>
<line> explicitam, ou *omplemen*am visualmente os tex*os da disc*p*ina. No exame de todas </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> il*strações a*rese*tadas no MD dessa discipl*na, co*sid*ra-*e que em geral mostram-se </line>
<line> adequado a faixa e*ária dos **sc*ntes, e agrega val*r para * aprendiza*em dos *o*teúdos. Mas </line>
<line> cabe lem*rar, q*e a diagr*maçã* e di*logicidade da* *lus*ra*ões *om o te*to (es*ru*ura*o em </line>
<line> 6* páginas e 50 figuras) a**esentam falhas. </line>
<line> O CETN* em Ges*ão da *ualidade e* *erviço a*ran*e **ês ei*os tecnol*g*c**, e isso </line>
</par>
<par>
<line> *orna * *ues*ão d* produção do MD ai*da mais de*afiado*a. *final, </line>
<line> o* </line>
<line> dis*entes po*e* ser </line>
</par>
<par>
<line> selecio**dos entre *2 *ur*os t*cnicos, e a abordagem do Contr*l* da *ua*idade *erá alvo *e </line>
</par>
<par>
<line> di*erentes profiss*onais. Po*tanto, </line>
<line> um* turma pós-téc*ico, d*ve *onsiderar múlti*las </line>
</par>
<par>
<line> vicissitudes * *deq*ar o MD às exigências e reali*ad* *o mun*o do trabalho. </line>
</par>
<par>
<line> Como sugest*o de **rimoramento, send* válido para tant*s e </line>
<line> outras inst*tuições de </line>
</par>
<par>
<line> *aD púb*icas e **ivadas, o M* do curso deve se* </line>
<line> con*tituído p*r Ca**tec*, *epositório </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Ima*ens, Rep*sit*rio de Ví*eos, Ba*c* de obje*** *ducacionais. </line>
</par>
<par>
<line> E*ta pesqu*sa nã* e*gota o a**unto, m*s, sim, pro*ove a reflexão (provocação) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> instiga </line>
<line> os int*ressad*s ne*sa **m*tica. A produção de </line>
<line> n*v*s pesquisas visa preencher uma </line>
</par>
<par>
<line> carência de relatos nessa área, em que os *ETNM </line>
<line> *m*r*em com g**n*e potenc*al *ar* </line>
</par>
<par>
<line> q*a*ificar </line>
<line> div*rsos profissionais. Além disso, muitas outras ref*exões s*o *iáveis, e o tema </line>
</par>
<par>
<line> não se esg*ta aqui, sendo *oss**e*s novos est*dos *ais aprofund**os so*r* design </line>
</par>
<par>
<line> instruci**a* e *m ape*feiçoamento no MD *essa, e *m </line>
<line> tantas outr*s di*ciplina*, seja de*se </line>
</par>
<par>
<line> curso ou *e outro*. </line>
</par>
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<line> REFERÊN*IAS </line>
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<line> *edagó*icos do* curso* técn*c*s </line>
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<line> contexto do Ifes *a*pu* *i*ória. 2*12. 148 f. *issertaç*o (Mestrado em Educação) - </line>
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<line> **v. FSA, Teresina PI, v. 15, n. 2, art. 4, p. 67-*9, mar./abr. 2*18 *ww4.fsane*.com.br/revista </line>
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<line> - Universid*de *e Brasíl*a, *ep*rtamento d* Artes Visu*i* do Instituto de Artes da U*B. </line>
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<line> (Mestrado em Engenharia *e Manu**nção) - </line>
<line> Ins*ituto Superior De **g*nharia De **s*oa </line>
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<line> (*SEL), 2015. </line>
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<line> Como Referenc*ar *ste *rtigo, confor*e **N*: </line>
</par>
<par>
<line> MIGUEL, M. C; SI**EIRA, R. Z; *A*VALHO, S. M. S; O Domínio Ed*cativo das Ilustraçõ*s n* </line>
<line> Ca*po da Qua*if*caç*o Prof*s*ional. Re*. FSA, T*resina, v. 15, n. 2, art. 4, *. 67-89, mar./*br. *018. </line>
</par>
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<line> Contribu*çã* dos Aut*res </line>
<line> M. C. Mig*el </line>
<line> R. Z. Si*veira </line>
<line> S. * . S. Ca*valho </line>
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<line> 1) concepção e plan*jamento. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> 2) análise e *nterpretação do* dados. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) **aboraç*o do rascunho ** *a r*vi*ão crítica do c*nte*do. </line>
<line> </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na ap*ovação da versão fin*l do manuscrit*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<column>
<row> i </row>
<row> ii </row>
</column>
<column>
<row> De acor*o com Decreto *º 9.057, de 25 de *ai* de 2017, a EaD é u*a m*dalida** e*ucacional na qual a me*iação </row>
<row> di*áti*o-**dagógica nos processos de ens*no e *pr*ndizagem o*orre com a utilizaç*o de meios e tecnolo*ias de </row>
<row> informação e com*nicação (TIC), com pessoa* qu*lif*cado, com políticas de acess*, com acompanhamento e avalia*ão </row>
<row> compatíveis, d**envolvendo ati***ades educativas por estudantes e pro*issionais da educação que estejam em l*gares e </row>
<row> tempos di*ersos (BRASI*, 20*7a). </row>
<row> S*gundo a UFPR (2*00) uma ilustração ex*licita ou comp**menta *i**almente um te**o, * mu**o mais ornar ou elu*idar </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*n*, v. 15, *. 2, ar*. 4, *. 67-89, *ar./abr. 2018 </line>
<line> www4.fsan*t.*om.br/*ev*sta </line>
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<line> * Domínio E*ucativo das *lustraçõe* no Campo da Qualifi*açã* Profissio*al </line>
<line> 89 </line>
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<column>
<row> ii* </row>
<row> iv </row>
<row> v </row>
<row> vi </row>
</column>
<column>
<row> o texto, * ilus*r*ção pode, assim, r*pres*ntar, descrever, narrar, simb*l*zar, expressar, bri*car, persuadir, nor*atizar, </row>
<row> *ontuar, a*** *e e*fatiz** sua p*ópria c*nfiguração, *hamar atenção p*ra * s*u supo*te ou *a*a a ling*agem vi*u*l. </row>
<row> Ambie*tação em *du*ação * Di*tância (d*ra 5 sem*nas, 20h); Inte*venção empr**a*ial (d*senvolvida em * se*a*as, </row>
<row> 25*); Gestã* *e custos pa*a qualid*de (*uração de 7 se*a*as, *0*); Fundam*ntos *o c*ntrole da *ualidade (8 se**n**, </row>
<row> *5h); Int*odução à *e***o da qualidade (*esenvolvida em * semanas, 25h); Op*raçõ*s e nor*as para *ualidade (*u*a*ão </row>
<row> d* 8 *eman**, 35h); e Qua*ida*e na prestação ** serviço (d*ração de 8 semanas, 35h) </row>
<row> o referido si*e reporta que é proibida a repro*u*ão total ou parcial dos a*ti**s e, que soment* r*mos permitir algum uso </row>
<row> dos materiais em casos de extrema exc*ção. Para uti*i*ação, o solic**ante de*e ent*a* *m contato antes de *epubli*ar </row>
<row> qualquer *a*te d*s artigo*, e s*tes de republica*ão d*v* *e* rel**** com o tema do ar*i*o e; é proibida qua*quer alteração </row>
<row> n* te*to ori*i*al, sendo aceitos *penas comple*en**s ao artigo (PORTAL *DMINISTRAÇÃ*, 2017). </row>
<row> É recome*dável um cuidad* como pontos elem*ntares, tal co*o o os *i*eitos *utorais, as *nterações/intera*ividades </row>
<row> seja* *pr*ciad*s na construção d* uma aprendizagem sign**icativa (*OREIRA; *ILVA, 20*1). </row>
<row> Software livre de apoio à *prendizag*m, u*ilizado para o ge*enci*mento de cursos e executad* n*m a***ente vi*tual. * </row>
<row> parti do segundo se*es*re de 2017, o I*E* migrou para a um Novo Ambie*te Virtua* de **re*d*zagem - versão Mo*d*e </row>
<row> 3.* (a*terior, do curso em análise foi desen*olvida no M*odle 1.9). </row>
</column>
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<par>
<line> R**. FSA, Teresin* PI, v. *5, n. 2, ar*. 4, p. 67-8*, mar./abr. 2018 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revi*ta </line>
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