<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 15, n. 2, art. 4, *. 67-89, mar./abr. 2018
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2018.15.2.4
</line>
</par><par>
<line>
O Domínio Educativo das Ilustr*ções no *ampo da Qualificação Profissio*a*
</line>
<line>
The Educa*io*al Fie** of Illustrati**s in Scope of *rofessiona* Qual*f*cation
</line>
</par><par>
<line>
Ma*celo Caldera** Migu*l
</line>
<line>
Graduaç*o em *dmini*t*ação pe*a Universidade Fede*al *o Espírito Sant*
</line>
<line>
*-*ail: marce*ocalderari@yah*o.com.br
</line>
<line>
Ro*ério Zanon d* Silveira
</line>
<line>
Doutor *m A*ministração pe*a Univers*da*e Federa* *e Minas *er*is
</line>
<line>
Professo* d* *aculdad* Pio XII de Cariac*c*
</line>
<line>
E-mail: rog*rio.silveir*@ufes.br
</line>
<line>
Sandra Mar*a So*za de Carvalh*
</line>
<line>
Gra*ua*ão em *ibliotec*no*i* pela Univ*rsi*ade Federal do *spírito Santo
</line>
<line>
E-mail: sandramsc@*otmail.com
</line>
</par><par>
<line>
Ende*e*o: *a*ce*o Cal*era** Miguel
</line>
<line>
Editor-Ch*f*: Dr. To*ny Kerley d* Alencar
</line>
</par><par>
<line>
**i*ersidade Federal do Esp*rito S*n*o Av. Ferna**o
</line>
<line>
*odr*gues
</line>
</par><par>
<line>
Fer*ari, 514 - Goi**eiras, Vi*ória - ES, *9075-910.
</line>
</par><par>
<line>
E*dere*o: Rogério *anon da S*lveir*
</line>
<line>
Artigo re**bido em 08/*2/2017. Última
</line>
<line>
v*rsã*
</line>
</par><par>
<line>
S*cretaria de Estado d* F*zenda. A*enida J**o
</line>
<line>
rece*ida em 22/01/2018. Aprov*do em 2*/*1/2018.
</line>
</par><par>
<line>
Baptista Parra - lad* par Ense*da do Suá
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
M. C. M*gu*l, R. *. Silveira, S. M. S. Carvalho,
</line>
<line>
68
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
</par><par>
<line>
Est* art*go tem por objetivo avalia*
</line>
<line>
qualidade * amb*tude das i*ustrações circujantes ao
</line>
</par><par>
<line>
mat*rial didá**co, na disciplina Fundamentos *o **nt*ole da Qu**ida*e, d* C**so de
</line>
<line>
Espe*ializ*ção Técn*ca de Nível M*d*o (CETNM), *o Instituto Federal de Ed*c*ç*o, Ciência
</line>
</par><par>
<line>
e T*cnologia do Esp*r**o *a**o (IFES). Analis* a
</line>
<line>
qualidade dos
</line>
<line>
in*tr*ment*s didáti*os
</line>
</par><par>
<line>
inseri*os no Am*iente Virtual de Aprendizagem, assina**ndo
</line>
<line>
conteúdos, r*cursos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tecnologia de in*o*mação e c*municaçã* e*v*lvida/abordada. Por fim, debate *e ilustr*ç*es
</line>
<line>
explicitam ou com*lement*m *isualmente os textos; dia*oga *obre a educ*çã* profissio*al e
</line>
<line>
tecnol*gica, às *n*er**ces *n*r* *emanda* esp*c**ica* do m*n*o do t*abal*o e o projet*
</line>
<line>
p**agógic* do cur*o.
</line>
</par><par>
<line>
Palav**s-*have: Avali*ção. Educação a Distância. *ducação
</line>
<line>
científica e tecnológica.
</line>
</par><par>
<line>
*nálise de imagens.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
*his paper reports a case study foc*sed on *valuate the quality a*d scope of *he c*rricu*u*
</line>
<line>
illu*trations to the didact** mat*rial, in the *iscipline Fu*damentals of Quality Control, of the
</line>
</par><par>
<line>
Te**nical Course of Me*ium Level, of the Fede*al
</line>
<line>
Ins*itute of Educatio*, from the Instituto
</line>
</par><par>
<line>
Federal de *ducaçã*, Ciê*cia e Tecnologia do Esp*rito Sa*to (IFES). It a*alyzes the *uali*y
</line>
<line>
of t*e dida*tic instrument insert*d in the Virtual Lea*ni*g Environmen*, marking the content*,
</line>
<line>
resources a*d technology o* information a*d communication in**lved /utilize. *inally, we
</line>
<line>
dis*uss whether illustra*i*ns exp*i*itly or visually comp*ement the *exts; dialogues ab*ut
</line>
<line>
p*o**ssional and tec*nolog*cal educa*ion - the *nterfaces between spe*if*c *ema*ds of the
</line>
<line>
w*rld of work and th* pe*agog*cal project *f t*e cou*se.
</line>
<line>
Key wo*ds: *valuation. Dist**ce Educa**on. Scientific *n* technolog*cal *du**tion. Image
</line>
<line>
analy*i*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, ar*. 4, p. 67-89, mar./a*r. 2018
</line>
<line>
www4.fs*net.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O D*mí*io E*ucati*o das Ilustra*ões no *ampo da Qualificaç*o Pro*is*ion*l
</line>
<line>
69
</line>
</par><par>
<line>
1 INTROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
No p*esen*e *rtigo quest*o*am*s *e as i*ustraçõe* (imagens)
</line>
<line>
u*ilizad*s
</line>
<line>
no mater*al
</line>
</par><par>
<line>
didático explicita* ou complem*ntam vis*almente o texto? Se as fi**ras são adeq*adas
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
fa*xa etária dos alunos? O objetivo prin*ipal da pes*uisa é **al*ar a qualidade *as ilus***ções
</line>
<line>
(d*agramaç*o/dimensionament*, dial*g*cidade/*o*te*tua*izaç*o) *o material didático da
</line>
</par><par>
<line>
discipli*a Fundamentos ** Controle
</line>
<line>
da Qual*dade, do Curs*
</line>
<line>
de E*pecia**z*ção Técnic*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Nível M*dio (CETNM) em Ges*ão *a Qualidade em Serviço
</line>
<line>
do I*sti*uto Fed*ral de
</line>
</par><par>
<line>
Educa*ão, Ciência * *ecnolo*ia do Esp*rito S*nto (IFES), ofertada no campus Gua*apari
</line>
<line>
(**gundo semes*re de 2*1*).
</line>
<line>
**s*m *endo, *o*sider*mos que torn*r a l*it**a leve e mot*vadora através das
</line>
<line>
ilustraçõe* fa* co* que o material didático (MD) oc*pe um espaço *mportante na propost* d*
</line>
</par><par>
<line>
ef*tiv*ção da educ*çã* dis*â**ia (EaD)i. Confor*e *pregoa Belisário (20*6) o a
</line>
<line>
M D de
</line>
</par><par>
<line>
provocar ou *ar*n*ir a nec*ssá*ia intera**vi*a*e do proces*o *nsino aprendizag*m.
</line>
</par><par>
<line>
A p*****a image* (1999) vem do latim, do ver*o imago e significa a representação
</line>
</par><par>
<line>
vi**al de uma pe**o* ou de
</line>
<line>
um *bjeto. Ca*e a*nda *e**altar *u* na lite**tura temos
</line>
<line>
*m us o
</line>
</par><par>
<line>
significativo d* termo figu**, do *u*l de*reendemos que tod* figura é u*a ilu*tração (como
</line>
<line>
**eferimos de*ominá-la por *azões que s*rão *xp*i*it*das adiante), por** n*m toda ilustra*ã*
</line>
</par><par>
<line>
* uma fig*ra. De*te m*do, esse *ermo **r*ce constit**r um ca**o
</line>
<line>
bastante abrangen*e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
inst*ga*or - já que a* ilustrações se*vem para ex*licitar ou c*m*le*ent*r visual*ente *m
</line>
<line>
texto (UFPR, 2**2).
</line>
</par><par>
<line>
* *magem s*mpre foi um dos pri*cipai* mei*s de comuni*ação n* h*st**ia
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*umanidade, ainda que,
</line>
<line>
p*r lo*go período, a es*r*ta a *enha **brepujado, *m impo**ânci*.
</line>
</par><par>
<line>
*os dias a*u*is, *a*hou grande destaque, *m especial com o a**e*to da *nt*rne* e a *ifusão
</line>
</par><par>
<line>
da co*un*ca*ão
</line>
<line>
glo*al, e* **rtude da *ipermidia*ão, q*e
</line>
<line>
consiste na
</line>
<line>
combinação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
informação em suas *últi*las dimensões: texto, imagem e *udio (RODRIGUES, 2007).
</line>
</par><par>
<line>
N*ta-se, também,
</line>
<line>
que as ilu*trações
</line>
<line>
*acilitam a inter e *nt**textua*i*ade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
t*ansver*alidade. *la* s*o *mpor*antes el*men*o* de tr*nsição entre uni*ades e/ou texto*
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
MD. **ber l** i*age** é uma ex*g*ncia da *ociedade contem*or*nea (*AR*OSA, 1*98) * a
</line>
<line>
educação do olhar é imprescind*vel **r* o desenvolvime*t* do pensam**to crítico e refl*xivo
</line>
<line>
(TORRES, *011).
</line>
</par><par>
<line>
Schnotz (200*) *ão só re*on*e*e imp*rtânci* da *m*gem, com* salienta a
</line>
<line>
que est*
</line>
</par><par>
<line>
está a
</line>
<line>
g**har cad* *ez ma*s destaque * p*esença n* sociedade *tual e, em
</line>
<line>
p*rt*cular, nos
</line>
</par><par>
<line>
*omínios *duca*i*o*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. *5, n. 2, a*t. 4, p. 67-89, mar./abr. 2018
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. Mi*uel, *. Z. Silveir*, S. M. S. Ca*valh*,
</line>
<line>
70
</line>
</par><par>
<line>
As exibições visuais desempenh*m *m papel cada v*z mais important*, não só **
</line>
<line>
noss* vida diária, mas *amb*m no ca**o da aprendizagem * da i*struçã*, *nde os
</line>
<line>
mater*ais de educ*ção hoje inclu*m *ais imagens, *iag*a**s e gráfi*os do que
</line>
<line>
algumas d*cadas atrá* (SCHN*TZ, *002, *radução noss*).
</line>
<line>
Nes** cas*, tornar a leitur* leve e m*tiva*ora no *a**rial didático, ocupa um espaço
</line>
<line>
importante n* proposta *e efetiv*ção d* EaD. Confo*m* apr*goa Belis*rio (200*), o m*teri**
</line>
<line>
did*tico tem a fu*ção d* pr**ocar o* g*rantir a n*ce*sária interatividade do processo ensino
</line>
<line>
apr**d*zagem.
</line>
<line>
Mas, *m *ue se*tido pretendemos u*ar as palavra* "mate*i*l di**t*co" e "ilustração"?
</line>
<line>
* *er*o materia* *i*át*c* será uti*iza*o *ara *ratá-*o no sent*do amp*o, engloba a
</line>
<line>
percepção *e mídias, multi*ídia e fe*ramentas onl*ne, ou seja, *ualquer "*oisa" em**egada
</line>
<line>
por docen*es e *iscentes p*ra facilitar a ap*endizagem (S*LAS, 20**; TOMLINSON, 2004).
</line>
<line>
Já o termo ilustração será aplicado com **usão *s im*gen* e figuras, já que isso vai ao
</line>
<line>
en*ontro *as normas da Associação Brasileira *e No*ma* Téc*ica* (ABNT)ii q*e abrangem,
</line>
<line>
no rol **s "ilu***ações" o* seguintes it**s: c*arges, colag*ns, desenhos, *iagramas, esque*as,
</line>
<line>
fluxogramas, *otografia*, gráf*cos, gravura, íc*nes, image*s, ma*as, organogr*mas,
</line>
<line>
pictog*amas, plantas, qu*dros, ret*ato* e outros. E, pelos moti*os expo*to*, *re*erimos *pt*r
</line>
<line>
pelo concei*o de *lustração - que julg**os mais abrangente.
</line>
<line>
C*be *eportar que as ilustraç*es ins*ridas no *ra*alho técnico, c*en*ífico e
</line>
<line>
informacional servem pa*a expl*car *u *ompl**entar *i*ua*mente o cont**do - e signo que
</line>
<line>
são, deve* se* inseridas o mais próx*m* possível do trecho a q** s* r*ferem, con**ndas p*ra
</line>
<line>
explicar, ac*es*entar in*ormação, si*teti*ar ou, até, decorar (SONDERMANN, 2014). Muito
</line>
<line>
mais do que apen*s o*nar o* eluci*a* o texto, a *lu*tração pode:
</line>
<line>
[..] repre*entar, d**crever, narrar, si*b*lizar, *xpressar, bri*car, persua*ir,
</line>
<line>
nor*atizar, p*ntuar, além de enfa*iza* s*a p*ópria confi*u*ação, cha*ar atenção
</line>
<line>
para o seu s*porte ou para a linguage* vi*ual. * im*ortante re*saltar qu* rara*ente
</line>
<line>
a imagem desempe*ha u*a única função (CAMA*GO, *998).
</line>
<line>
Porta*to, * pesquisa foi desenvolvid* com ba*e na análise dos MD, extraídos de uma
</line>
<line>
*isciplina do C*T*M v*ltada para a Gest*o d* Qualidad*. Pa*a análise dest*s mat**i**s
</line>
</par><par>
<line>
vislumbramos
</line>
<line>
os apontame*tos sobre a qual*dade, interatividade, autonomi* e d*alogici*ade
</line>
</par><par>
<line>
em EaD apresentados nas obra* de Beli*ári* (2006), Ca**ilh* (2011), Mor*i*a e Silv* (20*1),
</line>
<line>
Pa*sos (2001), Sa*aiva (19*5), *co*el (2*12), Silva e Santos (*006), Sondermann (*014).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, *r*. 4, p. 6*-89, mar./a*r. 20*8
</line>
<line>
www*.fsanet.c*m.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Domínio Educativo das Ilustra*õe* n* Cam*o da Qualificaç*o Profission*l
</line>
<line>
7*
</line>
</par><par>
<line>
N*s c*nsi*era**es *inais, faz-*e um* análise de toda a pe*quisa realizada e respo**e-
</line>
<line>
se afirm*tivamente a pe*gun** *nicialm*nt* elaborada, ou seja, a* ilustr*ções utili*ada* no M*
</line>
<line>
ex*licita* ou co*plementam visual*ente os textos da dis*iplina, *ão ade*uadas à faixa etária
</line>
<line>
d*s discentes, amparam e realme*te agrega* valor para a apren*izagem dos co*teú*os.
</line>
<line>
2 *EFE*ENCIAL TEÓ**CO
</line>
<line>
Belisário (2*06) chama a atenção para a*gumas frag**ida*es prese*tes na EaD, u*a
</line>
<line>
q*estão p*imordi*l diz respeito à qual*dade da produçã* de mat*r**l d*dát*co of**ecido, via de
</line>
<line>
regr*, sim**es tutoriais ou apostilas disponibi*izadas eletronica*ente ou aind*, meras
</line>
<line>
suge*tões de leitu*a *ara a real*zaçã* *e "prov*s".
</line>
<line>
*rente * essa concepção, a constr*ç*o ** **teri*l didático para um c*rso de E*D,
</line>
</par><par>
<line>
p*essupõe um grande d*safi*, q*e remonta
</line>
<line>
à necessidade d* um* linguag*m d**lóg*ca
</line>
</par><par>
<line>
(BELISÁRIO, 2006). Desta *orma, *o *vocarmos algumas ref*exões *obre * avaliação d*s
</line>
<line>
*D d* *ETNM, *isa*os dar visibilidade à questão.
</line>
</par><par>
<line>
Em linha* gera*s, esta
</line>
<line>
pesqui*a foca *a questão da av**ia*ão e qualidade *os
</line>
<line>
MD
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
EaD do en*ino pós técnico. E optamos po* apre**ntar uma revisão temática em *r*s bl*cos: no
</line>
<line>
*rimeiro tópico, tratare*os da Espe*ialização técnica ** nível médi*, num segundo momento
</line>
</par><par>
<line>
adentra-se na que*tão da Gestão da qualidade *m serviço e, em sequência, *borda-se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
importância *o MD co* recursos da d*s*i***na F*nda*entos do *ontrole da Qualidade.
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Especialização técnica *e n*vel médio
</line>
</par><par>
<line>
Sob o ponto de *is*a da Aplicação do Decreto n. 5.1**/2004 na ****a*ão Pro*i*sio*al
</line>
<line>
Técnica de **vel médio (*RASIL, 2*04), os pr*gr*mas destinado* à formação continuada
</line>
</par><par>
<line>
v*sam pr*pi*iar aos trabalha*ores o co*t*nuo e a*ticulado desen*olvimento profissional
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
consequen*e apr*veit*mento *e es*udos. O Decre*o nº 5.154/*00* reporta, no artigo 3º, *ue os
</line>
<line>
cursos e programas d* for**ção inicial * con*inua*a d* t*a*alh*d*res visam à ca*acitação, o
</line>
<line>
ap**feiço*men**, à especiali*ação e à at*alização, em tod*s os nív*is de e*colaridade - em
</line>
<line>
prol do desen*o**imento de *ptidõ*s para a v*da pr*d*tiva e social.
</line>
<line>
Grisnpun (2001) a*ri*** que a educação tecno*ógica visa à formaçã* d* indivíd*o para
</line>
</par><par>
<line>
v*ver na *r* *ec*ológica, *e
</line>
<line>
uma fo*ma mais críti*a e ma** *umana, e *ambém remete
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
aqui*ição de c*nhecimentos im*resci*d**eis à
</line>
<line>
formação pr*fissi*n*l (tanto uma form*ção
</line>
</par><par>
<line>
ger*l como esp*cífica).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 15, n. 2, art. 4, p. 67-89, mar./*br. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. C. Miguel, R. *. Silvei*a, S. M. S. Ca*val*o,
</line>
<line>
72
</line>
</par><par>
<line>
Bastos (199*) conc*r*e que a ed*cação tecnológica es*á *aseada *uma p*rc*pção
</line>
<line>
ampla e univ*rsal de educação, qu* trans*ende os c*nc*itos fragmentados, pon*uais ou
</line>
<line>
d*reci*n*dos do en*ino, ap*end*zado e formação, substi*u*nd*-os pela in*egra*ão rev*gorada
</line>
<line>
do saber, do fazer, d* sa*er fazer e do *e*sar e *epensa* no *abe* e no fazer, como elem*ntos
</line>
<line>
estáveis da a*ão e reflexão c*ítica sobre a açã*.
</line>
<line>
2.2 Especializ*ç*o Gestão da Qual*dade em Serv*ços
</line>
<line>
*s CETNM se c*ract**izam pelo caráter global * unificado *a form**ão té*nico
</line>
<line>
profissi*nal, integrada *os pressupostos mais amplos da ca*acitação do tra*alhador. Em geral,
</line>
<line>
essas especializações têm d**açã* *e um semestre letivo e o*er**m uma *eciclagem ou um
</line>
<line>
aprimoramento aos técnicos, visando ao seu crescime*to *r*fis*ional.
</line>
<line>
Para ade*t*ar na CETN* em G*stão da Qualidade em Serviço é nec*ssário ter
</line>
</par><par>
<line>
diploma, certifica*o, ou
</line>
<line>
hi*t*r*co escolar *in*l
</line>
<line>
de curso técnico e* um
</line>
<line>
dos segui**es eixos
</line>
</par><par>
<line>
*e*nológicos: *estã* * Negócios; Controle e *r*cessos
</line>
<line>
Industriais; Segu*anç*. O site
</line>
</par><par>
<line>
institucional do If*s (IFE*, 2017) re*orta qu* os cursos de especialização técnica de nível
</line>
<line>
médio complementam a ha*ilitação profissi*nal, e es*ão *ntima*e**e v*ncu*ados às
</line>
<line>
exigências e à realidade d* mund* do trabalh*. Ess* we* p*gina apresenta poucas
</line>
</par><par>
<line>
infor*açõ*s *ob*e, mas
</line>
<line>
**sq*isando essa m*dali**de de ed*cação en*on*ramos *o site de
</line>
</par><par>
<line>
outros Instit*t** Federal de Educa*ão, C*ência e Tec*ologia (IF Sudeste MG, 2017; *FP*,
</line>
<line>
20*7) uma apresentação mai* esclarec*dora:
</line>
</par><par>
<line>
Os Cur*os de Especialização Técnica d* Níve* Médio *ão o *profundamen** de
</line>
</par><par>
<line>
estud*s ou * complementaç*o de uma Habilit*ção Técnica d* Nível M*dio [...]
</line>
<line>
deve**o propici*r o domínio de novas c*mpet*nc*a* àque*es *ue já são habilita*os e
</line>
<line>
que **seja* especi**izar-se em um det*rm*nad* se*ment* pro*iss*onal [...] O per*il
</line>
<line>
p*ofissional e a *den*idade do curso *er*o estabelecido* pelo Camp*s, consideran*o
</line>
<line>
*s competência* profissionais com*ns do c*rso técnico ao q*al está vinculado e d*
</line>
<line>
*eu resp*ctiv* *ixo Tecnol*gico (*F Su*este M*, 2017).
</line>
<line>
O eixo *ecn*lóg*co de Gestão e Negóci*s (*7 cu*sos) **mpre*nd* tec*ologias
</line>
<line>
as*oci*das a i**trume*tos, técnica*, estra*égia* e **canismos de gest**. *bran*e
</line>
</par><par>
<line>
planeja**nto, avalia*ão e gestão de pesso*s e de p*oc*s*os refe*e**es a
</line>
<line>
negóc*os serviç*s e
</line>
</par><par>
</page><line>
present*s em organizações e institui*ões pú*licas ou p**vadas, *e t*dos os portes e ramo* de
</line>
<line>
at*ação. *omo exemplos *e C*rsos nessa área te*os: Técnico em Admi**stração, Técnico
</line>
<line>
em *ontabil*dade, T*cnico em L*gística, Técnic* em Recursos Hum**os, Técnico em
</line>
<line>
S*cret*r**do, T*c*i** em T*ans***es Imobiliárias, *ntre outros.
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere**na, v. 15, n. 2, art. 4, p. 6*-89, mar./abr. 201* www4.fsan*t.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Dom*nio Educativo das Ilustr*ções no Campo ** Qualificação Profiss*onal
</line>
<line>
73
</line>
</par><par>
<line>
Controle e Proces*os i**ustria*s (23 cursos todos com *200hs) compreende
</line>
</par><par>
<line>
tecno*ogias associad*s a i*fraest*utura processo* m**ânicos, elét*icos e eletroeletrôn*cos, e
</line>
</par><par>
<line>
em atividades produtivas. Exemplos de Curso* T*cnicos nessa ár*a:
</line>
<line>
Automação I**u*tr*al,
</line>
</par><par>
<line>
El**romecânica, Eletrôni*a, M*nutenção Automotiva, Mecâ*ica, M*catrônica, M*talurg*a,
</line>
<line>
*ntre outros.
</line>
<line>
O eixo Segurança a*re*enta dois cur*os (*é*nico em De*esa Civil 880** e Técn**o *m
</line>
</par><par>
<line>
Segurança d* Trabalho 1200hs); esse eix*
</line>
<line>
c*mpr*ende t**nologias relacionadas
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
infra*str*tura e *os pr*cesso* *e *revenção e proteção de indivíduos e pa*r*mônio.
</line>
<line>
A ca*ga hor*r*a mínima *o* cursos de *specializa*ão técnic* de nível m*dio é de 25%
</line>
</par><par>
<line>
(vinte e cinc* por ****o)
</line>
<line>
da carg*
</line>
<line>
horária míni*a in*ic*da no Catálogo Nacion*l de Cu**os
</line>
</par><par>
<line>
Técnicos para a habilitaç*o profissional a que se vi**ula. O CE*NM em Ge**ã* d* Qualidade
</line>
<line>
em *erviço, C*mpus G*a*ap*r* do Ifes, i**ere-se na modali*ad* de EaD, te*do carga horária
</line>
<line>
250 horas.
</line>
<line>
A E*pec*aliza*ã* Té*nica - Gestão da Qu*l*dade em Ser*iço - possui se** discip*inas
</line>
<line>
em s** *omposição cu*r**ula**ii, a *aber (Figura 1):
</line>
<line>
Fig*ra * - sala virtua* do curso no moo*le 1.9
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Cefor/Ifes (2016).
</line>
<line>
* *ropost* m*tod*ló*ica engloba a participação e *nvolvimento dos discentes como *
</line>
</par><par>
<line>
t*rma, por me*o de
</line>
<line>
fóruns *e dúvidas sema*ais e um espa** para interação (*omentos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Te*esin* PI, v. 15, n. 2, art. 4, p. 67-89, mar./abr. 201*
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. C. Miguel, R. Z. Si*veira, *. M. S. Carvalho,
</line>
<line>
74
</line>
</par><par>
<line>
*n**ração e discus*õe* sobre ** c*nteúdos d* discipl*na). O curso s* inicia **m tr*s *isciplinas
</line>
</par><par>
<line>
e,
</line>
<line>
* med*da *ue se cumpre a carga **rária (semanas pro*ramadas), segue pa*a outra
</line>
</par><par>
<line>
disci*lina.
</line>
</par><par>
<line>
2.3 *D r*curso para e*sino * aprendizagem na *aD
</line>
</par><par>
<line>
*veriguar potencialidades e *ragili*ades das lacunas da qualidade dos MD
</line>
<line>
deve ser
</line>
</par><par>
<line>
l*va*a e* conta no momento de avaliar e acompanhar um *urso. Porta*to, a qua**dade para
</line>
</par><par>
<line>
projetos de curs*s d* EAD
</line>
<line>
solve das f*n*es di*ló*icas e soc*ointer*tivas, mas as e*r*quece,
</line>
</par><par>
<line>
int**rand* na concepç*o da EaD o co*c*ito de *est*o, o qual assume fo*ça central * singular
</line>
</par><par>
<line>
no *roc*sso de elaboração dos materiais que cont*mpl*m todas as possibilidades
</line>
<line>
didático-
</line>
</par><par>
<line>
pedagóg*cas do cur*o (*ALLMANN; *A*APAN, 200*).
</line>
</par><par>
<line>
Martins e Oli*eira (2008, p. *) *firmam q*e * mate*ial deve ser a "*oz do profess*r"
</line>
<line>
perant* os alunos. Esse material nec*ssita, dessa forma, *er a*to*suficiente e deve co*templa*
</line>
</par><par>
<line>
e e*ti*ul*r a autonomia, a interação e a i*t*ra*ividade. *adas a natureza e a
</line>
<line>
espe*ifi*ida*e
</line>
</par><par>
<line>
*este artigo, é *mp*rtante p*nsar na **terdisc*p*inaridade -
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*ual articula todo pro**sso de
</line>
</par><par>
<line>
ensin* e
</line>
<line>
de aprendiza*em, na m*did* em
</line>
<line>
que se produzir como ati*u*e (FAZE*DA, 1*99),
</line>
</par><par>
<line>
como modo de *ens*r (MORIN, 2005), c*mo pre**upo*t* ** arra*jo e *a *inâm*ca curricular
</line>
<line>
(JAP*ASSU, 1*76), como parâmetro para as opções metodológi*as do *ns*nar (GADOTTI,
</line>
</par><par>
<line>
199*), ou,
</line>
<line>
aind*, como re*urs* or*entador
</line>
<line>
na formação *ontin*ada (aperfeiçoamento) dos
</line>
</par><par>
<line>
profissionai* da educação.
</line>
<line>
O MD para EaD deve se* de fá**l interpretação, com linguagem *dequada ao público
</line>
<line>
que pretende atender, não podend* ser fechado, ou *eja, co*sid*rado **mo *ron** e acabad*,
</line>
<line>
e sim, pass*vel de adaptações e atualizações (CORRÊA, 2013). O MD deve per*itir ao aluno
</line>
<line>
**tend*r seus conheci*entos para além do que está propos*o, reco**ndando, tal *omo,
</line>
<line>
b*bliog**fias *omplementares e at*vidades extr*s que ajudem o aluno a continua* **a pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
e **rendizado de forma autôno*a (*ORRÊA, *013). Port*nt*, o MD é um recurso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
comun*cação pedagógica.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Neder (2*05), O MD dev* aten**r às seguintes c*racterísticas:
</line>
</par><par>
<line>
a)
</line>
<line>
ser adequado ao *rupo socia* a que se destina; b) ga*antir
</line>
<line>
os princí*io*
</line>
</par><par>
</page><line>
*orteadores do *rojeto Político Peda*ógico; *) ser p*oblem*tizador,
</line>
<line>
impulsionando *a*a o trabalho investig*tivo que estimule habilidade* re*lexivas
</line>
<line>
e de *ção dos *ujeitos; d) estar cons*ru**o numa lóg*ca *ue garanta * diálo*o, a
</line>
<line>
contextualização do co*t*úd* e do au*or; *) assegurar u*a estética de
</line>
<line>
ling**gem *p*opriada ao *roc*sso de auto e*tudo, tendo claro os ob*eti*os
</line>
<line>
pedagógic* dos te*t*s de leitura, o encamin*ame*to das atividades e a busca de
</line>
<line>
r*ferê*ci* bibliog*áficas comp*ementares (NED*R, 2*05).
</line>
<line>
R*v. FSA, Teres*na, *. 1*, n. 2, ar*. 4, p. 67-89, mar./abr. 2018 www4.fsan*t.c*m.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Domíni* Educativo d*s Ilustra*ões no Ca*p* da Qualifi**ção Profissio*al
</line>
<line>
75
</line>
</par><par>
<line>
É importante q*e o materia* did**ico forneça explicações *laras a r**peito dos
</line>
<line>
*b*et*vos de c*d* uni*ade ou módulo do *urso, sendo esse aspecto essencial par* que * aluno
</line>
<line>
possa ter a dimen*** dos *bjet*vos que deve des*n*ol*er e atingir, e possa organizar suas
</line>
<line>
ações para *l*ançar estes objetivos (NEDE*, 2005). Sob est* pers*ect*va, o material didático
</line>
<line>
ex*rce pa*el im*ortante *a auto*omia do alu*o, fa**lita*do, ince*t*va*d* e orie*tand*.
</line>
<line>
3 PRO*EDIMENTOS METODOLÓGI**S
</line>
<line>
A seg*i* serão explan*dos os pr*cedimentos *etodológi*os que compreendem a
</line>
<line>
justi*icativ* par* estraté*ias de *ol*ta de dado* empregada na ef*tivação dessa invest*gaçã*.
</line>
<line>
Cabe le*brar que a pesqu*sa se configura como um es*udo de c**o des*rit*vo, tendo uma
</line>
<line>
abor**gem qualitativa.
</line>
<line>
Escolhemos a d*scipl*n* Fundamentos do Control* *a Qualidade p*r ser essa o núcleo
</line>
</par><par>
<line>
duro (base) do curso. O MD foi *isponibil**ade e elaborad* po*
</line>
<line>
*m Professor Form*dor,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
qual estr*t*ro* o M* *m o*to te*tos (*uad*o 1).
</line>
</par><par>
<line>
QUAD*O 1 - Br**e descriç*o *os *extos que comp*em * MD.
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Os autore* (2016), dados da pesquisa.
</line>
<line>
4 R*SULTADOS E D*SCUSS*O
</line>
<line>
Os objetiv*s *a disci*lina Fundamentos *o *ontrole da Qualidad* c*mpreen*em: a)
</line>
<line>
desen*olver hab*lida** par* en*end*m**to e análise de pro*essos; b) apresenta* a aplicação d*
</line>
<line>
cada fe*ramenta da **alidade; c) entender as vant*gens * desv*ntage*s da a*licação de cada
</line>
</par><par>
<line>
fer*a*enta da quali**de; d) aperfe*ço*r os processo* atr*v*s da **licaç*o dos métodos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
qualidade. No que *emete à bibli*grafi*, a *i*ciplina aponta * bib**og*afia básica constituída
</line>
<line>
por trê* celebrados guru* da qualidade: Vi**nte Fa*coni Campos, *os*ph Juran e Fran* Gryn*.
</line>
<line>
A prime*ra semana aprese*ta * agenda de tare*as da **sci*linas e d*is textos *e apo**:
</line>
<line>
o pr*meiro sobre a Ev*lução da Quali**de no Japão * outro sobre a Administração J*pones*.
</line>
</par><par>
<line>
O t*xto I *ão apresen*a su*ário da disc*plina e cont*údo - é um
</line>
<line>
texto com a *ogomarc*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, **resina PI, v. 15, n. 2, a*t. 4, *. *7-89, m*r./abr. 2018
</line>
<line>
www4.**anet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. C. Miguel, R. Z. Silv*ira, S. M. *. Carvalh*,
</line>
<line>
76
</line>
</par><par>
<line>
Ifes e do C*ad (antigo *entro de E*ucação a Dis*ânci*, tr*nsfo*mado em *ent**
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
F*r*aç*o, Aperfei*oam*nto e Treinam*nto - Cefor) com uma indicação de autoria ou *e um
</line>
</par><par>
<line>
c*mpilador que "não tem" os direit*s au***ais desse tex*o (Figura 2). Uma
</line>
<line>
breve busca
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
Web seria suficiente para corri*ir essa brec*a no M* disp*n*bi*izado, uma vez q*e essas
</line>
<line>
fol*as que **mpõem * prime*ro te*to é parte da tese de Mestra*o de V*ola (2015) **o sendo
</line>
<line>
pertinente no*e apo*tado entre *ar*ntes.
</line>
<line>
Figura 2 - Topo do T*xto I do MD (Evo*uçã* da Qu*lidade)
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Cefo*/I*es (2016), p. 1 - texto I.
</line>
<line>
Cabe *qui u* alerta: a uni*ade se inicia **m texto de abertura, o que ex**ess* uma
</line>
<line>
fragil*dad* do MD. Já o *exto II, apr*sentado nessa *e*ma sema*a, p*ssui semelhan*e
</line>
</par><par>
<line>
pr*bl*m*ti*a: a indicaç*o de autor*a é *alh* -
</line>
<line>
cita o *it* E*ah (uma rede social) que não
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
reportada *as **fer*n*ias bibliográfi*as. O texto *parent* ser um resumo/compilação da tese
</line>
<line>
de doutoram*nto de Alday (2008), co*forme nossa inves*igação.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, Ter*s*na, v. 15, n. 2, art. 4, p. 6*-*9, ma*./ab*. 201*
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* *omínio **u*ativo das Ilustrações no Campo da Qualificação Prof**sional
</line>
<line>
77
</line>
</par><par>
<line>
F*gura * - Topo da *ágina do Texto *I do MD
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: C*for/**es (2016), p. * do texto **.
</line>
<line>
A 2ª Semana apresenta três re*ursos didáticos: f*rum, texto (14 folhas, T*xto *I*) e um
</line>
<line>
ques*ionário. Esse material aprese**a * segui*te es**utura: a) In*icaç*o de ícones, b) sum***o,
</line>
<line>
c) *alavra *o p*ofess*r-autor, d) apres*ntaç** da disci*lina, e) referên*ias * *) cur*í*ulo *o
</line>
</par><par>
<line>
professor-autor, ou seja,
</line>
<line>
na últim* pág*na *o m*terial * *p**s*ntando o currícu*o (titulação
</line>
</par><par>
<line>
acad*m***, p*o*ução bi*liográ*ica e trajetória pr*fissional) do *ro*utor desse MD.
</line>
<line>
O texto apresenta-s* em forma de apostila, *em indicação de *i*co *cones (ilustr*ção
</line>
<line>
que deveria co*star no docu*ento i*trodutór**), ou seja, elemen*o* gráf*cos *tilizados **r*
</line>
<line>
ampliar as f*rmas de lin*uag*m * fa*ilitar a o**anizaç*o e a leit*ra *ipertextual (*igura 4).
</line>
<line>
F*gur* 4 - in*icação d* ícones do md (ferramentas *a qualidad* 1)
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: cefor/*fe* (2016), p. 2 *o texto iii.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Ter*sina P*, v. 1*, n. 2, *rt. 4, p. 6*-89, mar./ab*. *018
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. C. Miguel, R. Z. Silv*ir*, S. M. S. Carv*lho,
</line>
<line>
78
</line>
</par><par>
<line>
*stamo* na s*gunda sem*na e, *omente ent*o (po*que e*s* inf*r**çã*, numa *r**m
</line>
<line>
ló*ica dever** co*star no documento in*c*al) apres**ta-se o *rofes**r-autor e a disciplin*
</line>
<line>
(Figura 5).
</line>
<line>
Fi*ura 5 - Apres*ntação da disci*lin* *o MD (Ferramentas da Qualidade 1)
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Ce**r/Ifes (2016), p. 5 do *exto I*I.
</line>
<line>
No que t*nge à parte i*onográfica, Mídias Integ**d*s remete a* site Exame.co*.
</line>
<line>
Apenas indica * link (F*gura 6), não menciona a*toria e *e* ind*ca a temática. Além disso, *
</line>
<line>
lin* comp*eto não a*arec* nas *efer*ncias e, a context*alização reme*e a um *ossível
</line>
<line>
"indi*a*ivo *e leitura [?]".
</line>
<line>
Fig*ra * - Mídias integra*as no M* (*e**o III)
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Cefor/If*s (2016), p. 7 e 14 do tex*o III.
</line>
<line>
*ontu*o, cabe salientar que a l*cali*ação no texto está coer*nte com a propost*, m*s
</line>
</par><par>
<line>
os recurs*s il*strat*vos *ão intro*utórios (p*ra faixa etária do* alunos), a numeração dos e
</line>
</par><par>
<line>
*ubit*ns (tópicos e subt*picos) não se apresen*am de forma a*e*uada pa*a o av*nço
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
di*cipli*a.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 15, *. 2, art. 4, p. 6*-89, mar./abr. 2018 www*.fsan*t.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Domíni* Educativo das **ustrações no Camp* da Qualificação Profi*sion*l
</line>
<line>
79
</line>
</par><par>
<line>
*igura 7 - Tempestade de ideias na Qualidade
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Cefor/Ifes (2016), p. 6 *o texto *II.
</line>
<line>
O deco*r*r do texto apresenta out*as *alhas u*iliza i*agens *e* citar a **nte, utiliza
</line>
<line>
t*echos de t*x*o e image*s do Portal adm*nistração© <http://www.por**l-a*mi*istracao.com>
</line>
<line>
e **o cita o mesmo n*s refer*nci*s bibli*grafias, violando os term*s de *soiv *o *ite.
</line>
<line>
O* í*on*s (Atenção, saiba *ais, Glossário e Atividad** de *prendiza*em) não *ora*
</line>
<line>
utilizados e, a*ém dis*o, as ref*rên*ias c*tam dois aut*re* que não sã* re*ortados *esse tex*o.
</line>
<line>
A ter*eir* semana foi c*mpo*ta pe*o* seguintes recursos: texto III "F*rramentas da
</line>
<line>
Qualida*e 2" e *exto IV "MASP: Mé*odo de Análise e Solução de *ro*lemas" (Figura 8),
</line>
<line>
questi*nário e fórum.
</line>
<line>
Figur* 8 - Ilustrações dos *e*tos III e IV da *TN*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: Cefor/I*es (*016), parte sup. *l. *o t*xto *I* (*. 6) e *baixo i*. text* IV (p. 1).
</line>
<line>
O Texto IV apresenta nova*en*e (repete i*fo*mações) a indicação ** *c**es e p*l*vra
</line>
<line>
do p*of*ssor-a*tor. N* decorrer do t**to *s s**õe* são numerada*, dand* co*tinui*ade ao
</line>
<line>
material ante*ior (texto *II).
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 15, n. 2, art. 4, p. *7-89, mar./a*r. 20*8 ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. C. Miguel, R. Z. Sil*eira, S. M. S. Carvalho,
</line>
<line>
80
</line>
</par><par>
<line>
No MD dispon*bili*a*o está, nas re*erênci*s, o nom* de Ma*shall Juni** (2010), o
</line>
<line>
qual não se enco*tram citado no *exto. Log*, suspeita-se que ess*s referências sejam apenas
</line>
<line>
i*dicaçõe* d* l*itura, ou se*a, um *panh*do de ideias, *u uma poss*v*l compilação dos s*tes
</line>
<line>
indicado* nas re*erências.
</line>
<line>
O MD re*resen*ad* p*lo *ext* * c**stitui um retal*o de outros trec*os que e*tão nas
</line>
</par><par>
<line>
r*f**ências. Não verificamos u*a preocupação de o MD ela*orado *it*r assertivamente as
</line>
</par><par>
<line>
fontes. Outra análise reporta que os í*o*es também *ão s*o de*envol*i*os * incorp*rados no
</line>
<line>
MD por completo (*igu*a 9); ap**as utiliza-*e o íc*ne M*dia* Integradas pa*a indicação de
</line>
<line>
blog* e *ites.
</line>
</par><par>
<line>
Figura 9 - Exemplo de Míd*as Integrad*s no text* F**ramen*as da *ualidade - 2.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Ce*or/If** (2016), p. 11 ** *exto IV.
</line>
</par><par>
<line>
As il*str*ções (tabela* e quadros) são apres*ntadas sem fonte, títulos *u notas
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
quarto te*t* (Figura 10).
</line>
</par><par>
<line>
Figura 10 - Amost*a de tabelas irr*gula*es e *uadros *o texto IV
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *efor/Ifes (2016), a direita il. *. * e * e*q*erda il. da p. 8.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, **resi*a, v. 15, n. 2, a*t. 4, p. 67-8*, mar./ab*. 2018
</line>
<line>
*ww4.f*a*et.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Domínio Educativo das Ilu**rações no Campo da Qualif**ação Profissional
</line>
<line>
81
</line>
</par><par>
<line>
A 4ª Semana estrutura-se com itens abo*d*dos *o MD por meio do fórum de dúvida* e
</line>
<line>
tarefa de p*oduç*o de te*to - **e abran*e (Figura *1) o C*ntr*le Estatís*ic* de Processo. Em
</line>
<line>
**ma, o material se *onstitui com um breve compilado/*panhado/m*scelânea de trechos do
</line>
<line>
*log D* Q***idade© <http://www.blog*aqualid*de.com.br/>.
</line>
<line>
*igura 11 - I*us*ração pr*sent* no MD
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Cefo*/Ifes (2016), p. 1 do texto VI.
</line>
<line>
A *ª Sema*a const*tu* pe*íodo d* aval*ação p*esencial, não ten*o MD adicio*a*s,
</line>
<line>
somente um o fórum **ra dúvidas da prova.
</line>
<line>
Já na 6ª semana enc**tra-*e como MD o T*xt* * e uma tarefa d* produç** de texto
</line>
<line>
(Figura 14), que leva * a**no/profis*ional a ob*ervar crit*c*mente a prática.
</line>
<line>
Figura 12 - Tarefa de pro*ução textual (VII texto)
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: fó*um discu***vo, Ce*or/Ifes (2016).
</line>
<line>
O MD disponibili*ado ap*esenta lacunas, o texto não está pagi*ado, figuras sem
</line>
<line>
refer*ncias ou **tulos. Só para exempl*ficar (Figu*a 1*), apresenta-se uma ilustração que
</line>
<line>
dialo*a **bre sete *ormas c*m**s de *esperdíci*, mas a *lustração apresenta oito it*ns, e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, T**es*na PI, v. *5, n. 2, art. 4, p. 67-89, mar./abr. 2018
</line>
<line>
ww*4.fsanet.co*.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. C. *iguel, R. Z. Silve*ra, S. M. S. *ar*alho,
</line>
<line>
82
</line>
</par><par>
<line>
de*c*eve apena* c*n*o. Além diss*, o mesmo redimensionam**to a *lustração (em 150%) as
</line>
<line>
letr*s a*resentam b**r*es.
</line>
</par><par>
<line>
F**u*a 13 - I*ust*ações *o*re formas comuns de des*erdício (VI* tex*o)
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Cefo*/Ifes (*016), p. 7 do tex*o VII.
</line>
</par><par>
<line>
A 7ª e *ª semanas si*al*zam a finalização da discip*ina, e des**na-se à avaliaç*e*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
recuperação de cont*údo.
</line>
</par><par>
<line>
Um po**o a ressaltar em *elação a todo o rol de MD é que o mesmo *ão aprese*ta
</line>
</par><par>
<line>
ima**ns inter*tivas, h*perl*n**, ícones. Falta uma *ingu*gem *ien*ífica adequ*d*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ontextualizadav
</line>
<line>
p*ra est**t*ração da disciplina. Esse gap pode ser amenizado dia*te outros
</line>
</par><par>
<line>
r*cur*os
</line>
<line>
possíveis no *m*ien** Vi*t*al de A*rendizagem, na plataforma *oodle (Modular
</line>
</par><par>
<line>
Object Oriented *istan*e LEarnin*)v*, *o*o p*r *x*mplo, o uso dos fóruns ou d* *iár*o
</line>
</par><par>
<line>
refl*xivo pod*riam resga*ar e agr*gar va*or esse CETMN v*ltado para o mercado de a
</line>
<line>
t*abalho.
</line>
<line>
L*vando-*e em conta as parti*ularidades d* EaD e, c*n*idera*do o ***cesso de
</line>
<line>
ensin*-aprendizag*m, a ilustra*ão presente nessa no *D dessa d*sciplin* não zela pela
</line>
<line>
inte*atividade e dialogicid*de (Q*adro 2).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eres*na, v. 15, n. 2, a*t. 4, *. 67-*9, m*r./abr. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Domínio Ed*cativo d*s Ilustraçõ*s no Campo da *ualificação Profissi*nal
</line>
<line>
83
</line>
</par><par>
<line>
QUADRO 2 - P*oble*as averigu*dos do MD da di*cipli*a.
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: elaborad* *elos a*tores (2017).
</line>
<line>
*m suma, ou*ro* *ecurso* do Moodl* são pouco *xplorados. Cabe **ssaltar que o MD
</line>
<line>
apre**nta ícones, tais como saiba mais, g*ossá*io, aten*ão - que sã* soment* ap**senta*os e
</line>
<line>
não apare*e* no *ra**correr/sequência do M*. Co*sideran*o o refer*ncial teó*ico do cur*o,
</line>
<line>
os jargões técnicos, as ilustrações, os es*rangeir**mos, dentre outras *ar*icularida*es, fazem *e
</line>
<line>
neces*ário * recurso glossá*io.
</line>
<line>
O**ro li*eir* di*gnós**co reporta que o proje** gráfico é adequado à fa*xa etária *os
</line>
<line>
al**os, e a*resent* *ext*s e imagens que auxiliam na **rendizagem. Mas o *D es*á
</line>
<line>
de*ici*ário em outras esferas, tal como a dia*ramação, di**ogicidade e *ontex**al*za*** das
</line>
<line>
ilustr*çõe* (Figura 14).
</line>
<line>
Figura 14 - *x*mplos de ilustraçõe* *ue p*deri** dialo*ar com o *l*ssário
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Cefor/Ifes (201*), *ext* VII - p. 1, 4 e 7 respectivamente.
</line>
<line>
O MD des** di*ci*lina a*rese*t* po**a utiliza*ão *as m*ltimí*ia* diante ta*t*s outr*s
</line>
<line>
rec*rsos possívei* * disponív*is na web. Ou*ro aspecto *ue merece ate*ção diz *espeito a
</line>
<line>
frag*li*ade* detectadas nas ilustr*ções do MD da **sciplina, no qu* **nge ao
</line>
<line>
dimensionam*nto das i*ustrações (Fig**a 15).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*r*s*na PI, v. 1*, n. *, art. 4, p. 6*-8*, mar./ab*. 2018
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/r*vis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. C. Mig*el, R. Z. Silveir*, S. M. S. Carvalho,
</line>
<line>
84
</line>
</par><par>
<line>
Figura 15 - Ilus*rações com dimensionam*nt* e nitidez problemát*ca
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: **for/I**s (2016), texto I*I e IV - a esq*erd* p. 12 e, il. *anto, direito *up p. *0,
</line>
<line>
a di**i*a no cent*o p. 9 * il. e n* parte inferio* direita texto IV, p. 10.
</line>
<line>
Para gar*nti* a pot*nciali*ade dos MD para a *aD, as figu*as pre*isam estar *rientadas
</line>
<line>
**r p*i*cípi*s como aut*n*mia * inte*ação (CAS*I*HO, 201*). As i*ustrações como fonte d*
</line>
<line>
informa*ão tornam-se meios d* objetiva*ã* e de rapidez no tr**sit* de m*ltiplos co*teú*os,
</line>
<line>
lem*rando Trivinho (2*00) que:
</line>
<line>
Apesar de discordar que u*a "imagem vale mais *ue mil palavras", reconheço a
</line>
</par><par>
<line>
preponderância da im*gem, q*ando es*a
</line>
<line>
é
</line>
<line>
comparada *s p*lavras. Isto se deve,
</line>
</par><par>
<line>
*rinci*almente,
</line>
<line>
pela velocida** da vi*a moderna, pela e*orme ocorrênc*a *os meio* de
</line>
</par><par>
</page><line>
expressão e pel* esc*ssez de tempo a que *stão to*os submetidos. Temos pressa e avide* de
</line>
<line>
informaçõ** *bjetivas * sim*les, já que o h*mem experimenta a ma*s **pressi*a conc**tração
</line>
<line>
d* imagens d* sua h**tór*a (TRIVINH*, 20**).
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FINA*S
</line>
<line>
Fei*o o percurso bibliogr*fico, vê-s* claram*nte *ue elaborar MD para a **D é *m
</line>
<line>
grande desafio, pois é preciso compreender que todo e qualquer M*, sendo ele digi*al ou não,
</line>
<line>
deve ser inspi*ado no hipe*texto. Esta estr*tég*a, s*gundo Silva * Santos (2006), permite que o
</line>
<line>
cursista teça sua aut*ria, operando em vários percursos e **ituras plurai*.
</line>
<line>
* jus**fi*a dessa *esquisa, conside*an*o a Le* *º 9.*94, (que esta*elece as **retr*zes *
</line>
<line>
b*s*s da *du*ação n*ci*n*l), e o De*reto Nº 9.057, (que regulamenta o art. *0 da Lei nº
</line>
<line>
9.3*4), vislu*bra um paine* de qualid*de para a educação profissio*al * tecnológica. E*
</line>
<line>
Rev. *SA, T*r*si**, v. 15, n. 2, ar*. 4, p. *7-89, mar./ab*. 2018 ww*4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Domínio *ducativ* d*s Ilustraçõe* no Campo da Qual*ficaç** Profissio*al
</line>
<line>
85
</line>
</par><par>
<line>
su*a, consideramos que MD de qu*l*d*de, na fo*mação con*inuada,
</line>
<line>
estão no rol **s 1*
</line>
</par><par>
<line>
Objet*vo*
</line>
<line>
g*obais de Desenvo*vi*ento S**tent*ve* (ODS), da O*ganização d*s Na**es
</line>
</par><par>
<line>
Unidas (ONU) para *lcancar o des*nvol*ime**o sustentáv*l até 203*. O *º O*S aponta *ar* a
</line>
<line>
*ecessi*ade de se *ssegur*r um* educaç*o inclusiva, equitativa e de quali*ade, *ue promova
</line>
<line>
*port*ni*a*es de ap*e*di*agem *o long* da vida para todos (BRASIL, 2017).
</line>
<line>
Em linhas gerais o compromiss* c*m o pro*esso edu*acional é co*struído *a interação
</line>
</par><par>
<line>
entre múltiplos a**res
</line>
<line>
da E*D. Sendo *ssim, as ilu***a*ões uti*izadas no MD *m gera*
</line>
</par><par>
<line>
explicitam, ou *omplemen*am visualmente os tex*os da disc*p*ina. No exame de todas
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
il*strações a*rese*tadas no MD dessa discipl*na, co*sid*ra-*e que em geral mostram-se
</line>
<line>
adequado a faixa e*ária dos **sc*ntes, e agrega val*r para * aprendiza*em dos *o*teúdos. Mas
</line>
<line>
cabe lem*rar, q*e a diagr*maçã* e di*logicidade da* *lus*ra*ões *om o te*to (es*ru*ura*o em
</line>
<line>
6* páginas e 50 figuras) a**esentam falhas.
</line>
<line>
O CETN* em Ges*ão da *ualidade e* *erviço a*ran*e **ês ei*os tecnol*g*c**, e isso
</line>
</par><par>
<line>
*orna * *ues*ão d* produção do MD ai*da mais de*afiado*a. *final,
</line>
<line>
o*
</line>
<line>
dis*entes po*e* ser
</line>
</par><par>
<line>
selecio**dos entre *2 *ur*os t*cnicos, e a abordagem do Contr*l* da *ua*idade *erá alvo *e
</line>
</par><par>
<line>
di*erentes profiss*onais. Po*tanto,
</line>
<line>
um* turma pós-téc*ico, d*ve *onsiderar múlti*las
</line>
</par><par>
<line>
vicissitudes * *deq*ar o MD às exigências e reali*ad* *o mun*o do trabalho.
</line>
</par><par>
<line>
Como sugest*o de **rimoramento, send* válido para tant*s e
</line>
<line>
outras inst*tuições de
</line>
</par><par>
<line>
*aD púb*icas e **ivadas, o M* do curso deve se*
</line>
<line>
con*tituído p*r Ca**tec*, *epositório
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Ima*ens, Rep*sit*rio de Ví*eos, Ba*c* de obje*** *ducacionais.
</line>
</par><par>
<line>
E*ta pesqu*sa nã* e*gota o a**unto, m*s, sim, pro*ove a reflexão (provocação)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
instiga
</line>
<line>
os int*ressad*s ne*sa **m*tica. A produção de
</line>
<line>
n*v*s pesquisas visa preencher uma
</line>
</par><par>
<line>
carência de relatos nessa área, em que os *ETNM
</line>
<line>
*m*r*em com g**n*e potenc*al *ar*
</line>
</par><par>
<line>
q*a*ificar
</line>
<line>
div*rsos profissionais. Além disso, muitas outras ref*exões s*o *iáveis, e o tema
</line>
</par><par>
<line>
não se esg*ta aqui, sendo *oss**e*s novos est*dos *ais aprofund**os so*r* design
</line>
</par><par>
<line>
instruci**a* e *m ape*feiçoamento no MD *essa, e *m
</line>
<line>
tantas outr*s di*ciplina*, seja de*se
</line>
</par><par>
<line>
curso ou *e outro*.
</line>
</par><par>
<line>
REFERÊN*IAS
</line>
</par><par>
<line>
ALDAY, H. E. C. Contribuições p*ra a
</line>
<line>
g*stão estraté*i** de ins*ituições de ciên*ia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tecnolog*a. 2008. 180 f. Dissertação (D*uto*ado em Engenhari* de P*od*ção) - Univ*rsidade
</line>
<line>
Metodi*ta de Pira*ic*ba. 2*08.
</line>
</par><par>
<line>
BASTOS, *. A. A *du*ação tecnológica - conc*ito*, cara*teríst*c*s e
</line>
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perspectivas. Revista
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</line>
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Rev. F*A, Ter*sina PI, v. 15, n. 2, art. 4, p. 6*-89, mar./abr. 2018
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Brasília, *007. Disponív*l e*: <www.**ah.c*m.*r/*o***nt/ABAAAA23I**/refer*n*ial-
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material-d*datico-*ec# >. Ac*sso em: 04 Ag*. 2*17.
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(ODS). **a*íl**: Itamaraty, 2*17. *isp**ív** em: <http://www.itam*raty.gov.br/pt-
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CO**ÊA, M. *. *s materiais di*áticos c*mo **cursos *undam*ntais *e
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potencialização da
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qualidade do ensino e aprendizagem na *AD. *evi*** E-Tech: *ecnologias para
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Co*p**itiv*d*d*
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IF*S [Inst*tuto Feder*l De
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Educação, *iência
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* Tecnologia do E*pírit* *anto].
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<line>
Especialização
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<line>
Técn**a
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
Nível
</line>
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Como Referenc*ar *ste *rtigo, confor*e **N*:
</line>
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<line>
MIGUEL, M. C; SI**EIRA, R. Z; *A*VALHO, S. M. S; O Domínio Ed*cativo das Ilustraçõ*s n*
</line>
<line>
Ca*po da Qua*if*caç*o Prof*s*ional. Re*. FSA, T*resina, v. 15, n. 2, art. 4, *. 67-89, mar./*br. *018.
</line>
</par><par>
<line>
Contribu*çã* dos Aut*res
</line>
<line>
M. C. Mig*el
</line>
<line>
R. Z. Si*veira
</line>
<line>
S. * . S. Ca*valho
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e plan*jamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e *nterpretação do* dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) **aboraç*o do rascunho ** *a r*vi*ão crítica do c*nte*do.
</line>
<line>
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na ap*ovação da versão fin*l do manuscrit*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*n*, v. 15, *. 2, ar*. 4, *. 67-89, *ar./abr. 2018
</line>
<line>
www4.fsan*t.*om.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
* Domínio E*ucativo das *lustraçõe* no Campo da Qualifi*açã* Profissio*al
</line>
<line>
89
</line>
</par><par>
</par>
<par>
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R**. FSA, Teresin* PI, v. *5, n. 2, ar*. 4, p. 67-8*, mar./abr. 2018
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www4.fsanet.co*.br/revi*ta
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