Relação Causal Entre a Lealdade de Cliente e a Responsabilidade Social de Instituição Financeira: Um Estudo com Modelagem de Equações Estruturais / Causal Relationship Between Client Loyalty and Social Responsibility of Financial Institution

Carolina Corrêa Albuquerque, Jairo Machado de Oliveira, Paulo Roberto da Costa Vieira, Robson Machado Faria

Resumo


A pesquisa foi realizada com clientes de uma instituição financeira, presente em mais de 99% do território brasileiro, durante o mês de novembro de 2017, para a compreensão dos antecedentes e dos consequentes da lealdade dos usuários desta instituição. Para tanto, foi realizada pesquisa de survey, com utilização de questionário estruturado, os quais foram tratados por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE), com base em Mínimos Quadrados Parciais (MQP). Os resultados indicam que a lealdade dos clientes, em relação ao banco de varejo específico, é significativamente e positivamente impactada pela forma como os clientes percebem a RSC (Responsabilidade Social Corporativa) no que concerne a diversas partes interessadas. Além disso, na análise de cada categoria, a responsabilidade dos bancos relativamente aos seus clientes e à comunidade em que atua, podem ser enfatizadas como as dimensões mais importantes em nosso contexto de pesquisa. 

 

Palavras-chaves: Responsabilidade Social Corporativa. Lealdade do Cliente. Modelagem de Equações Estruturais. Mínimos Quadrados Parciais. Instituição Financeira.

 

ABSTRACT

 

The research was carried out with clients of the financial institution, present in more than 99% of the Brazilian territory, during the month of November 2017, for an understanding of the antecedents and consequences of the loyalty of the users of this institution. For this purpose, a survey questionnaire was carried out using a structured questionnaire, which were treated through the Modeling of Structural Equations (MEE), based on Partial Least Squares (MQP). The results indicate that the quality of customers relative to the particular retail bank is significantly and positively impacted by the way customers perceive a CSR (Corporate Social Responsibility) in relation to various stakeholders. Moreover, in the analysis of each category, the banks' responsibility towards their clients and the community in which they operate can be emphasized as being more important dimensions in our research context.

 

Key words: Corporate Social Responsibility. Customer Loyalty. Modeling of Structural Equations. Partial Least Squares. Financial Institution.


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


AZEVEDO, J. B., ENDE, M. V., WITTMANN, M. L. Responsabilidade social e a imagem corporativa: o caso de uma empresa de marca global, Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 9, n. 1, p. 95-117, 2016. Disponível em: . Acesso em: 08 nov. 2017.

BERTONCELLO, S. L. T., CHANG JUNIOR, J. A importância da responsabilidade social corporativa como fator de diferenciação. FACOM: Revista da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Bahia, v. 1, n. 17 p.70-76, 2007.

CARROLL, A. B. A three-dimensional conceptual model of corporate performance. Academy of management review, v. 4, n. 4, p. 497-505, 1979.

CARROLL, A. B. et al. Instrument Development and Application in Corporate Social Responsibility. In: Academy of management Proceedings. Academy of Management, n. 1, p. 369-373, 1983.

CAVALCANTE, R. R. A influência de stakeholders na formulação de políticas de Responsabilidade Social Corporativa. 2014. 100 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração) - Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

CHEIBUB, Z., LOCKE, R. Valores ou interesses? Reflexões sobre a responsabilidade social das empresas. In Kirschner, Gomes e Cappellin (orgs.). Empresa, empresários e globalização. Rio de Janeiro: Relume Dumará: FAPERJ, 2002.

CHEN, Y. S. The drivers of green brand equity: Green brand image, green satisfaction, and green trust. Journal of Business Ethics, v. 93, n. 2, p. 307-319, 2010.

CHOI, B. L. A. S. The impact of corporate social responsibility (CSR) and customer trust on the restoration of loyalty after service failure and recovery. Journal of Services Marketing, v. 27, n. 3, p. 223-233, 2013. Disponível em < https://doi.org/10.1108/08876041311330717>. Acesso em: 08 de nov. 2017.

CORREIA, A. D. Relatórios de sustentabilidade no mercado de capitais: uma caixa negra. Boletim Responsabilidade Social e Ambiental do Sistema Financeiro, Banco Central do Brasil, ano 7, n. 58, 2012.

CROUCH, S., HOUSDEN, M. Marketing research for managers. London: CIM Publishing. 1998.

DONADELLI, F. et al. Responsabilidade social na mineração e o ciclo político local: o caso da alcoa em Juruti (Pará). RURIS - Revista do Centro de Estudos Rurais da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 13-141, 2016.

DUTOT, V. et al. CSR communications strategies through social media and influence on e-reputation: an exploratory study. Journal of Management History, v. 54, n. 2, p. 363-389, 2016. Disponível em < https://doi.org/10.1108/MD-01-2015-0015 >. Acesso em 10 de nov. 2017.

GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

FORNELL, C., LARCKER, D. F. Evaluating Structural Equation Models with Unobservable Variables and Measurement Error. Journal of Marketing Research, v.18, n. 1, p. 39-50, 1981

GOODE, W. J., HATT, P. K. Métodos em pesquisa social. 7.ed. São Paulo: Nacional, 1979.

HAIR, J. F. et al. Primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLSSEM). SAGE: Thousand Oaks, 2014.

HARRISON, J. S., BOSSE, D. A. How much is too much? The limits to generous treatment of stakeholders. Business Horizons, v. 56, n. 3, p. 313-322, 2013.

HENSELER, J. et al. The use of partial least squares path modeling in international marketing. Advances in International Marketing, v. 20, p. 277-319, 2009.

HIGUCHI, A. K., VIEIRA, F. D.V. Responsabilidade social corporativa e marketing social corporativo: uma proposta de fronteira entre estes dois conceitos. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v.34, n.1. p. 31-40, 2012.

KWARTENG, A. DADZIE, S.A., FARMIYEH, S. Sustainability and competitive advantage from a developing economy. Journal of Global Responsibility, v. 7, n. 1, p.110-125, 2016. Disponível em < https://doi.org/10.1108/JGR-02-2016-0003 >. Acesso em: 06 nov. 2017.

LOURENÇO, A. G., SCHRÖDER, D. S. Vale investir em responsabilidade social empresarial? Stakeholders, ganhos e perdas. Responsabilidade social das empresas: a contribuição das universidades, v. 2, p. 77-119, 2003.

LUO, X., BHATTACHARYA, C. B. Corporate social responsibility, customer satisfaction, and market value. Journal of marketing, v. 70, n. 4, p. 1-18, 2006.

MAIGNAN, I., FERRELL, O. C., HULT G. T. Corporate Citizenship: Cultural antecedents and business benefits, Journal of the Academy of Marketing Science v. 27, n. 4, p. 455-469, 1999.

MAIGNAN, I. Consumers' perceptions of corporate social responsibilities: A cross-cultural comparison. Journal of Business Ethics, v. 30, n. 1, p. 57-72, 2001.

MARTINS, G. A., THEÓPHILO, C. R. Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MELO NETO, F. P., FROES, C. Gestão da responsabilidade social corporativa: O caso brasileiro - Da filantropia tradicional à filantropia do alto rendimento e ao empreendedorismo social. 1.ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

MELEWAR, T. C. et al. Integrating identity, strategy and communications for trust, loyalty and commitment. European Journal of Marketing, v. 51, n.3, p.572-604, 2017. Disponível em < https://doi.org/10.1108/EJM-08-2015-0616 >. Acesso em 10 nov. 2017.

MOISESCU, O. From CSR to customer loyalty: an empirical investigation in the retail banking industry of a developing country. Scientific Annals of Economics and Business, v.64, n.3, p. 307-323, 2017. Disponível em < https://econpapers.repec.org/article/vrsaicuec/v_3a64_3ay_3a2017_3ai_3a3_3ap_3a307-323_3an_3a3.htm>. Acesso em 26 out. 2017.

MOISESCU, O. BERÁCS, J. Exploring the Effect of Perceived CSR on Customer Loyalty in the Dairy Products Market. Romanian Journal of Marketing, v. 10, n.2, p. 46-53, 2015.

MOTA, M. D. O., NOGUEIRA, C. A. G., ALMEIDA, F. C., LIMA, P, G. N., MOURA, H. J. Uma análise dos serviços de telefonia móvel no Brasil: uma proposta de modelo empírico. Revista Eletrônica de Administração, v. 18, n. 3, p. 747-778, 2012.

OBERSEDER, M. et al. Consumers’ perceptions of corporate social responsibility: scale development and validation. Journal of Business Ethics, v. 124, n. 1, p. 101-115, 2014.

PÉREZ, A. et al. The effect of corporate associations on consumer behavior. European Journal of Marketing, v. 47, n. 1/2, p. 218-238, 2013. Disponível em < https://doi.org/10.1108/03090561311285529 >. Acesso em 08 de nov. de 2017.

RINGLE, C. M.; SILVA, D.; BIDO, D. S. Modelagem de equações estruturais com utilização do SmartPLS. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, n. 2, p. 56-73, 2014. Disponível em:< http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-.2.4/index.php/remark/article/view/2717 >. Acesso em: 11 nov. 2017.

ROCHA, A. et al. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas, 2012.

ROESCH, S M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso (2a ed.). São Paulo: Atlas, 1999.

SAEIDI, S. P. et al. How does corporate social responsibility contribute to firm financial performance? The mediating role of competitive advantage, reputation, and customer satisfaction. Journal of Business Research, v. 68, n. 2, p. 341-350, 2015. Disponível em < https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2014.06.024 >. Acesso em 10 nov. 2017.

SALMONES, M. M. G. et al. Influence of corporate social responsibility on loyalty and valuation of services. Journal of Business Ethics, v. 61, n. 4, p. 369-385, 2005.

SALMONES, M. M. G. et al. The social role of financial companies as a determinant of consumer behaviour. The International Journal of Bank Marketing, v. 27, n. 6, p. 467-485, 2009.

SANTOS, P. M. F.; PORTO, R. B. Responsabilidade ambiental e lealdade de clientes em banco de varejo. Revista de Administração de Empresas, v. 54, n. 6, p. 606-618, 2014. Disponível em . Acesso em 09 nov. 2017.

SEN, S. et al. The role of corporate social responsibility in strengthening multiple stakeholder relationships: A field experiment. Journal of the Academy of Marketing science, v. 34, n. 2, p. 158-166, 2006.

VIEIRA, P.R.C., CAMACHO, M.P.M. Caso Wise Insurance: Um Corretor de Seguro Motivado Vale por Mil. Revista ADM.MADE - Revista do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial. Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro. v.21, n.2, p.1-16, 2017. Disponível em < http://dx.doi.org/10.21714/2237-51392017v21n2p001016 >. Acesso em: 08 dez. 2017.

VLACHOS, P. A. Corporate social performance and consumer-retailer emotional attachment: The moderating role of individual traits. European Journal of Marketing, v. 46, p. 1559-1580, 2012.

VLACHOS P. A., VRECCHOPOULUS, A.P. Consumer–retailer love and attachment: Antecedents and personality moderators. Journal of Retailing and Consumer Services. v.19, p.218-228, 2012.

WALSH, G., BEATTY, S. E. Customer-based corporate reputation of a service firm: Scale development and validation. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 35, n. 1, p. 127-143, 2007.

WEBER, O. Sustainability benchmarking of European banks and financial service organizations. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, v. 12, n. 2, p. 73-87, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.2.1

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)