<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 15, n. 2, art. 9, *. 156-175, mar./abr. 2018 </line>
<line> IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983 </line>
<line> *ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2018.15.2.9 </line>
</par>
<par>
<line> Inserção Escolar, Construçã* do Diag*óstico e Direitos de Crianças e A*o*escentes *m </line>
<line> S*frime**o Psíquico sob * *tica de Seus *amiliares </line>
<line> S*hool *n*ert, Const*uction of the **agno*is and Rig*ts o* Child*e* and Ado*escents in Psychic </line>
<line> S*ff*ring Under the V*** of Their F*milies </line>
</par>
<par>
<line> Georgia *arah Seme*hini </line>
<line> Gradua*ão em Terapia Ocu*ac*onal pela Unive*sidade Fe*er*l de São C**los </line>
<line> E-ma*l: g*orgia.f.s@hot*a**.com </line>
<line> Brun* Lidia Tanõ </line>
<line> Douto*a *m Educaçã* Especial pe*a Universidade Fe*era* de São Carlos </line>
<line> *oce*te *o Dep*rtamento *e T*r*pia Ocupa*ion*l da Universid*de Federal do Espírito Santo </line>
<line> E-m*il: BrunaTano@gm*i*.c*m </line>
<line> *he*ma Si*ões **tsukura </line>
<line> Doutora *m *aúde *ental pela *niversi**d* de São Paulo </line>
<line> Professora *a Univ*r*idade Fed**a* de S*o Carlos </line>
<line> *-mail: Thelm**atsukur*@gmail.c*m </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: Geor*ia Farah S*meghini </line>
<line> *ditor-*hefe: Dr. To**y Kerley d* Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Rod. Wa*hin*t*n Luis Km 235 São Carl*s, *ep: 1356*- </line>
<line> Rodrig**s </line>
</par>
<par>
<line> 905. B*asil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Bruna L*dia Ta** </line>
<line> Artigo recebido em 08/12/2*17. Últim* </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Av. Marechal Campo* 1468, M*r*ípe Vitór*a - ES, CEP: </line>
<line> re*ebi*a *m 24/*1/2018. Aprova*o em 25/01/2018. </line>
</par>
<par>
<line> 29043-90*. Brasil. </line>
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<par>
<line> En*ere*o: </line>
<line> *helma *imões Matsukura </line>
<line> Ava*iado pelo s*st**a Tripl* Revie*: Desk R*v*ew a) </line>
</par>
<par>
<line> R*d. Washington Luis *m 23* São Carlos, Cep: 1*565- </line>
<line> pelo Editor-C*e**; e b) *ouble Bli*d Review </line>
</par>
<par>
<line> 905. *ras*l. </line>
<line> (avaliação *ega por doi* avaliadores da área). </line>
<line> Revisão: *ra*at*cal, Normativa e de Formataçã* </line>
</par>
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<line> Inser*ão E*colar, Construção do Diagn*stico e Dir*ito* de Crianç*s e Adolescentes </line>
<line> 157 </line>
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<line> RESUMO </line>
<line> Es*e estudo f**aliza famílias de crianças e a*o**sc*ntes em i**ens* so*r**ento psíq*ico qu* </line>
</par>
<par>
<line> estão vi*culadas aos *e*tros </line>
<line> de *tenção Psicossocial Inf*n*o-*uvenil (CAPS*j). Tem como </line>
</par>
<par>
<line> objet*v* *d*n**ficar como es*es percebem/ident*fi*am </line>
<line> as *nformaç*es relaci*nadas a* </line>
</par>
<par>
<line> acompanhamento de seus entes, </line>
<line> no que ta**e, especialment*, à </line>
<line> comunicação sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> dia*n*stico, e s*bre como p*r*e*em/conhecem os seus direitos c*ntrados *o *cesso </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> educação e a o*tros pr*g*amas e políticas sociais. *art*ciparam do *st*do </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> famil*ares/respo*sáveis *e*as **ian*a* e **olesce*tes *m **ten*o so*r*ment* psíq*ico, </line>
</par>
<par>
<line> usuári*s ** CAPSij. * colet* </line>
<line> de dado* *u*to aos fami*iares foi </line>
<line> realizada por m*io de </line>
</par>
<par>
<line> entrevistas semiestruturad*s, e a análise dos dados foi fe*ta por meio da técnica do Discurso </line>
</par>
<par>
<line> *o Suje*to </line>
<line> Coletivo. Como resu*tado, iden*ifi*ou-se q*e *s fam*liares têm dificuldad* </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> co*preensão a*erca do diagn*stico </line>
<line> de seus filhos, </line>
<line> e </line>
<line> discute-se sobre **mo esta realidade </line>
</par>
<par>
<line> *mpacta na construçã* compa*tilhada dos proje*os de cuidado. Observou-se, aind*, a prese*ça </line>
<line> d* defasagem de informaç*es em re*ação aos di*eitos dos u*uári*s sob*e a ins*rção escolar, o </line>
<line> estudo e*idenciou que as cri*nç*s e adolescen*es com intenso sofri*ento psíqui*o enfrentam </line>
<line> di*iculdades de p*rmanecer estudand*. </line>
<line> *alavras-chav*: Saúde Mental. *riança. Adolescente. F*m*lias. S*r*iços de Saúde Mental. </line>
<line> E*cola </line>
<line> ABST*ACT </line>
<line> This review fo*us o* f**ilies of childr*n and t*enagers i* intens* psychological distre*s w*o </line>
</par>
<par>
<line> *rev*nculated *o the Psychosoci*l C*ild C*re Centers (C*PS*j). The *im is to i*en*ify </line>
<line> how </line>
</par>
<par>
<line> they per**ive/iden**fy thein forma*i*ns related *o th* at**ndance </line>
<line> of the rel*t*ves specially in </line>
</par>
<par>
<line> referen*e of diagnos*ics communic*tion as w*ll as how th*y p*rce*ve/kno* their rights </line>
<line> *enter*d in the education a*cess *nd *the* programs an* social *olic*e*. Sixteen (16) </line>
<line> r*l*ti*e*/resp*nsible ha*e partici*ated fo* the child*en and teenagers in int*nse psycho*ogical </line>
<line> d*stress CAPSij users. Th* *ata collect*on toget*er with the relatives was performed *y means </line>
</par>
<par>
<line> of s*mi str**tu*ed interviews *nd the d*** analy*is was </line>
<line> pe*formed by Collect*ve Su*j*ct </line>
</par>
<par>
<line> Disc*u*se *eth*d. As a *e*ult, was identified that the rela*ives have it </line>
<line> di**iculties in the </line>
</par>
<par>
<line> c*mprehensio* of </line>
<line> t*eir ch**d *iagnosis d*scussing *bout </line>
<line> this reali*y i*pact on shared </line>
</par>
<par>
<line> constructi*n of </line>
<line> *are pro*ects. Also it *as observe* * gap of i*formati*n in re*ation </line>
<line> of us e r </line>
</par>
<par>
<line> rights. About scho*ar ins**tion, the stu*y has e*i***c*d *hat t*e *hildr*n and teenag*rs w*th </line>
<line> **tense psyc*ological distress have faced d*ff*cu*ties in keep studying. </line>
<line> Key wor*s: Mental Hea*th. Children. Teenager*. F*mi*ies. *ental Heal*h S*rvi*e*. *chool. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*r*sina PI, v. 15, n. 2, art. 9, p. 1*6-175, mar./abr. 2018 </line>
<line> www*.fs*n*t.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. F. Seme**in*, B. *. Tanõ, T. S. Mat*u*ura </line>
<line> 158 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇ*O </line>
</par>
<par>
<line> As *****s polít*cas e programas de saúd* mental para crianças e adolescentes, i**eridas </line>
<line> no S**t*ma Únic* de Saúde (*US) *o Br*s**, encon*r*m-se dir**ionadas pa*a as situações de </line>
<line> tran*tornos men**is * o*tra* formas de sofrime*to psíqui*o por *eio da defes* *e um cuidado </line>
<line> *ntegral e co*plexo que c*nsi*er* a* mú*tiplas singula**d*des dessas exp*r**ncias. N*sse </line>
</par>
<par>
<line> c*min*o, obser*a-se u* *i*ecionamen**, por pa**e das normativas min*steria*s, </line>
<line> p*ra que se </line>
</par>
<par>
<line> p*oduzam variada* intervenç*es voltadas * e*ta *opu*ação nos *ifer*ntes níveis d* *t**ção em </line>
<line> s*úde estabelecido* nos te*rit*rios entre *stes, a *t*nç** Bási*a representada, princ*pal*ente, </line>
<line> pelas equ*p*s de *stra**gia de Saúd* da Fam**ia (ES*) * pelos Nú*l*os *e *poio à Saúde da </line>
<line> Famíl*a (NASF), bem como pe**s *ervi*os *e at*nç*o psicossoc*al *st*atégi*os, n***es casos, </line>
<line> *s Centros d* Ate*ção Psicossocial Infanto-juvenis (CAPSij) (BRAS*L, 201*a; 2013). </line>
<line> Com relação à expressi*idade da importância *o delineamento de pol*ticas es*ecíficas </line>
</par>
<par>
<line> para cri*nç** e adole*c*ntes c*m probl*mas deco*re*t*s *e </line>
<line> sof*imento </line>
<line> p*íqu*c*, estu*os </line>
</par>
<par>
<line> formulados po* órgãos intern*cion**s na d**a*a pa**ada (OMS, *0*1; 2005) i*dicam a grande </line>
</par>
<par>
<line> in*id*nci* de </line>
<line> *come*im*ntos desta ordem e pontuam as imp*ica**e* em longo prazo q*e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> falta de p**gramas de cuidad* em saúde e em </line>
<line> *mbito interset**ial pod*m o*a*iona*, </line>
</par>
<par>
<line> relaci*na*d*-se, incl*sive, ônus para a sa*de dura**e a vida **ulta * dificulda*e* de inser*ão </line>
</par>
<par>
<line> no merca*o de traba*ho. *egundo in*ormaçõe* da OM* (2*0*), </line>
<line> entre </line>
<line> 10 * 20% de todas *s </line>
</par>
<par>
<line> cri*nças e adolescentes do mundo n*cessitam de *co*pan*ame*to pontua* em saú*e men*al, </line>
<line> e de 3 a 4% da mesma população neces*i*ará de apoio i*tensivo em saúde *ental ** deco*rer </line>
<line> de seu desen*olv*mento. </line>
<line> **bre as proposiçõe* de a*enção o**rtadas pelo* CAPSij, ain*a que cada serv*ç* conte </line>
</par>
<par>
<line> com a p*ssi*i**dade de t*açar suas própria* estratégi*s de i*te*ven*ão, estão </line>
<line> plan*fic**os </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> campo da </line>
<line> assist*ncia a n*cess*dade d* o**recer </line>
<line> suporte </line>
<line> para crianças e </line>
<line> adolescente* em </line>
</par>
<par>
<line> condiç*es agrav*das d* sofrimen*o *síq*ico e ou tr*nstorn*s m*ntai*, *omo * autismo, </line>
</par>
<par>
<line> qua*ros d* </line>
<line> de**essão *r*ve e síndr*me* ansiosas, surtos psicóticos, esquizofrenia e **t*os </line>
</par>
<par>
<line> transt*r*os qu* comprometem a circ*lação e parti*ipaç*o *oci**, i*cluindo os dano* *au*ados </line>
</par>
<par>
<line> por u** a*us*v* de subst*nci*s *omo *rack, *lcool e o*tras d*ogas. Entre </line>
<line> as estraté*ias de </line>
</par>
<par>
<line> cuidado *reconiz*das, ressalta-*e a import*ncia </line>
<line> da a*ticula**o em rede, na pers*ect*va da </line>
</par>
<par>
<line> inter*etorialidade, in*luindo, além *e dife**ntes setores pontos de atenção, a participação ativa </line>
<line> da **muni*ade * da f*mília no planejamento, condu*ão e av*liação das dinâmicas de atenção </line>
<line> est*bel*ci*as (B*ASI*, 2005, 201*a). </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, *. 15, n. 2, ***. 9, p. 156-1*5, mar./abr. 2018 **w4.*sanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inse*ção Escolar, Con*trução do Diagn*stico e Dir*itos *e Crianças e Ad*lescente* </line>
<line> 159 </line>
</par>
<par>
<line> * partir das m*danças par*digmáticas exp*rimenta*as p*r meio do movimento d* </line>
<line> Reform* Ps**ui*trica e *a R*abilitação P*ico*social, a família as**me papel central tan*o n* </line>
<line> cuidado do sujeito adoe*ido, co*o deve ai*da *er protagonis*a n*s ações de cuidado a serem </line>
</par>
<par>
<line> constr*ídas c*let*v*ment* </line>
<line> *or tod*s *s e*volvidos (BR**IL, 2004a; MELMAN, 2001; </line>
</par>
<par>
<line> V*SC*NCELOS, 1999). A família * a *omunidade assumem, na* </line>
<line> *e*s*ectivas a**inala*as </line>
</par>
<par>
<line> como territ*ri*s fundam*ntais para *s tro*as sociais e de produção de valores (KINOSHITA, </line>
<line> 2001). </line>
<line> Espe*if*came*te no c*s* de crian*as * adolescentes em s*frimen** psíquico, a garan*i* </line>
<line> de mec*nismos de apo*o e de cuida*o com a* família* assegura um cuida*o ma*s </line>
</par>
<par>
<line> *ma*cipatório e </line>
<line> *u*ônomo pa*a todo </line>
<line> o </line>
<line> núcleo famili*r. Assume-se, </line>
<line> assim, a impor*ân*ia </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> qu* os serviço* de saúde m*ntal *ara este grupo possam *omp*r com familiares e c*mu*idade </line>
<line> no s*nt*do da oferta de espaços que *stimu*em à participação cidadã e a garant*a do acesso </line>
</par>
<par>
<line> aos </line>
<line> *i*ei*os fundamentais, *al </line>
<line> *omo propo*to *m atuais </line>
<line> polít*cas </line>
<line> d* *a**e na esfera pública </line>
</par>
<par>
<line> (BRASIL, </line>
<line> 2*13). Todavia, estu*os sobre esta temática vêm apon*an*o que os s*rviços </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pontos de atenção da re*e de ate*ção *sicoss**ial *inda enc*n*ram dif*cu*dad*s </line>
<line> para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ela*oração </line>
<line> * s*st*nta*ão de práticas </line>
<line> qu* tenham como foc* a participação, cuidado </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> e*g*jam*nto das *amí*ias (D*MENSTEI* et al., 201*; R*IS et al., 2016). </line>
<line> Tais diretrizes se c*lo*a*, por*anto, no sentido *e possibilit*r a *o*st*uçã* e/ou </line>
<line> **co*strução d* laç*s sociais, direitos * cidadania para aqueles **e estiver*m historicame*te </line>
</par>
<par>
<line> a***dos de ta*s p*ocessos, entre outr*s </line>
<line> na sup*ração da ló*ica *e as*is*encial*smo </line>
</par>
<par>
<line> t*adicionalmente o*ertada </line>
<line> para as crian*as e ado*escen*es em situação de vuln*rabilidade </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> contexto naci*nal. Nesse *entido, </line>
<line> ações </line>
<line> que g*rantam, </line>
<line> probl*mat*zem * ace*so ao pleno </line>
</par>
<par>
<line> **idado à escola*ização e a outros direit*s sociais s** que*tões rel*vantes par* o c*idado n* </line>
<line> perspe*tiva da atenção psic*ssocial (BRASIL, *005; 20*1*; *01*). </line>
</par>
<par>
<line> Em s*nton** com estas prerro*ati**s, na perspectiva de uma atenção efici*nte </line>
<line> qu e </line>
</par>
<par>
<line> oportunize *idadania e o *cesso a dir*itos fundame*t*is a </line>
<line> para c*ianç** </line>
<line> e adol*s*entes </line>
</par>
<par>
<line> *specificamente </line>
<line> os rela*i*n**** à edu*ação </line>
<line> e </line>
<line> escolarizaç*o, difer*nt*s estudos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> comunic*ções *a*ionais </line>
<line> e internacionais *po*tam sobr* </line>
<line> as </line>
<line> **fic*ldades </line>
<line> específicas </line>
<line> qu e </line>
</par>
<par>
<line> *rian*a* e adolescentes em sof*iment* psíq*ico e/ou com t*a*st**nos m*nta*s têm enfrentado </line>
</par>
<par>
<line> para a </line>
<line> inserção escol*r. Des*acam-se, subst*ncial*ente, as dificu**ad*s e desafios </line>
<line> qu * </line>
</par>
<par>
<line> professores e c*munidade escolar têm encon*rado **ra a garantia do direito ao ac*s*o à e*cola </line>
<line> p*ra estes sujeitos (BELTR*ME; BOARIN* et al., 2013). </line>
<line> Com relaç** aos proces*os educativos de crianças e adolesce*tes que se encontram em </line>
<line> sof*imento psíquico intens*, a partir de 2003, o Minis*ério d* Educação (MEC), *o* m*** da </line>
<line> R*v. FS*, Teresin* PI, v. 15, n. 2, art. 9, p. 156-175, mar./abr. 2018 www4.fsanet.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. F. Semeghini, B. L. T*nõ, *. S. Matsukura </line>
<line> 160 </line>
</par>
<par>
<line> Secretaria d* *ducaçã* ***e*ial (SE*S*), ass*miu o comprom**so de fome*tar e di*semina* </line>
<line> a p*lítica de cons*rução de sistemas educa*ionai* in*lusivos, garanti*do acess* e *erman*ncia </line>
</par>
<par>
<line> de todas as </line>
<line> *essoas </line>
<line> com necessidades educaciona*s esp*ciai* no sis*ema *egular de en*ino </line>
</par>
<par>
<line> (BRAS*L, 2*04a). A educação inclu*iva é </line>
<line> uma ação política, cu*tur** social que v*sa o * </line>
</par>
<par>
<line> dire*to *e *o*os o* a*unos de estar*m </line>
<line> juntos. Ela s**ge </line>
<line> das *ece**idades evid*nciadas n* </line>
</par>
<par>
<line> sistema de ensi*o, a fim d* supri-*as e dar suporte a todos os al*n** (BRASIL, 20*8). </line>
<line> Segu*do a Cons*itui*ã* de 1988, a educação é um direit* de ***os, e a Política </line>
</par>
<par>
<line> Nacio*al de Educação Espec*a* (2008), </line>
<line> tam*ém prez* </line>
<line> pela g*r**ti* de acess*bilida*e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aprendiza*em do ***no com d*ficiência. Essas po*íticas a*seguram que as </line>
<line> c*iança* e**ejam </line>
</par>
<par>
<line> nas </line>
<line> escolas, *ois a e*t*s não são apenas *m espaç* para apre*dizado, ela também *orma </line>
</par>
<par>
<line> cidadãos, faz parte do d*senvolvimento psicossoci*l, e é um dos mais i*portan*es espa*os d* </line>
<line> socialização. "*endo *s *ráticas *ducativas um espaço d* c*nvivên*ia de *od*s, acabam por </line>
</par>
<par>
<line> cont*ibuírem de maneira *ignif*cante na *on*iguração das </line>
<line> identida*es dos su*eito*" </line>
</par>
<par>
<line> (M*RTINS; CU*HA; SOS*, 200*, p.8). </line>
</par>
<par>
<line> Neste caminho, a educ*ç*o n* perspect*va da *ducaç*o inclusiva, tornando nec*ss*ria </line>
</par>
<par>
<line> a supera*ã* dos p*radigm*s d* "nor*al" e "anormal", </line>
<line> com a </line>
<line> in*enção de estabele*er um </line>
</par>
<par>
<line> novo </line>
<line> luga* </line>
<line> escolar que se af*rmar na defesa *a </line>
<line> *iversidade, dim*nuindo a seg*ega*ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> aluno* e o </line>
<line> di**anciamento entre famíli* escola. Ent*etant*, *inda *á uma escassez * </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> políticas p*blicas e de ações intersetoriais *ue sustentem es*as prerrogativas (SANCHES; </line>
<line> OLIVEIRA, 2011). </line>
<line> Veri**ca-s*, *ortanto, que as ações re*ac**nada* à atenção psicossocial para crianças e </line>
</par>
<par>
<line> adolescentes, especialment* </line>
<line> as *e*liz*das pelos Cent*o* de Atençã* Psi*ossocial Infanto- </line>
</par>
<par>
<line> juvenis acumul*m certa responsabilidade pel* criaç*o *e *ispositiv*s d* cuidado, bem como </line>
<line> de *rticulaçõe* *ociais q*e *ossam perm*tir, d* *erto modo, a garantia *e *ireitos de crianças </line>
<line> e ado*esc*ntes. Assim como apontam Co*to e D*lgado (2*15), cabe * estas redes produzirem </line>
<line> a abertura para enunciados, campos discursiv*s e ações que, de fato *roblem*ti*em os a*u**s </line>
<line> m*dos *e vida e projetem coletivamente p*rspe*tivas de fu*uro *ai* a*tônomas para crianças </line>
</par>
<par>
<line> e adol*sce*t*s e* sofr**en*o psíquico. De*taca-**, ainda, </line>
<line> n*ma persp*ct*va mai* ampliada </line>
</par>
<par>
<line> em relação </line>
<line> ao </line>
<line> *a**o dos direitos da* pes*oas com sof*imento </line>
<line> psíquico, sejam cr*an*as </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> adolescentes ou não, qu* este deba*e, tem sido s*lenciado durante anos (EMERICH; </line>
</par>
<par>
<line> *AMPO*; PASSO*, </line>
<line> 201*), </line>
<line> tornando-se d**initiva*ent*,e </line>
<line> necessário e*idenciar tal </line>
</par>
<par>
<line> co*juntura de mo*o que se*a possív** pautar no*as ações e articular *utro* at*r*s soc*ai*. </line>
</par>
<par>
<line> Em composição a es*es apon**ment*s sobre **esso aos direit*s f*nda*en*ais, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *rga*iza*ão Mundia* da S*úde (2014), apont* em s*u relatório </line>
<line> qu* fa*ta a </line>
<line> de recursos </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Ter*sina, v. 15, n. 2, ar*. 9, *. 156-175, mar./abr. *018 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inserção Esc*lar, Construção do Di**nóstic* e Dir**tos de Cria*ças e *dol*scent*s </line>
<line> 161 </line>
</par>
<par>
<line> human*s, o e*tig*a que persegue as cri*n*as n*s es**las, a *al*a de *ransporte, * esc*ssez d* </line>
<line> *nform*ção pública *obre s*úde m*n**l infanto-juveni*, * *obre *ireitos s** barreiras </line>
<line> *mportantes para o t*atame*to *a* incapa*i**des na inf*ncia e ado*escência. </line>
<line> A*sim, este estudo objetivou id*ntifi*ar como os **milia*es *e crianças e adoles*ente* </line>
<line> acom*anhados dos C*nt*os de Atenção Psic*ssocial percebem/**entificam as infor*ações </line>
<line> re*acion*das ao aco*panhamento de s*us entes, no que t**ge especialme*te a c*m**ica*ã* </line>
<line> s**re o *iag***tico, e sobre como *ercebem/conhecem os seu* *ireitos centra*os no acesso à </line>
<line> *ducação e * outros *rogramas e p*líticas sociais. </line>
<line> 2 MÉTODO </line>
</par>
<par>
<line> *ste estudo in**gra pesquisa mais ampl* acerca das </line>
<line> práticas de cu*dad* </line>
</par>
<par>
<line> *ealiza*as pelos CAPSij, real*zado junto ao Programa </line>
<line> d* Pós-Graduação e* 201*, com </line>
</par>
<par>
<line> apr*vação para exec*ç** </line>
<line> pelo Comitê *e Ética em Pesquisa </line>
<line> em *eres Humanos </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Universidade vinculada, sob pare*e* 192 282 de fever*iro de 2013, be* *o*o p*las </line>
<line> S**retarias Municipais *e S*úde relacionadas aos serv*ços c*ntatados pa*a o enco*t*o com as </line>
</par>
<par>
<line> famílias e, ainda, </line>
<line> de </line>
<line> aco*do *om a Resoluçã* 46*/2*12 do Cons*lho Nacional ** Saúde. </line>
</par>
<par>
<line> **é* destes proce*imentos, todos os familia*e* ent*evist**os foram previamente informad*s </line>
<line> so*re as c*ndut*s rela**o*adas ao estudo e, na oportunidade, manif*s*aram conc*rdânc*a *om </line>
<line> a part*c*pação, ass*nando també* o Termo de *onsentim*nto Livre e Esclareci*o. </line>
</par>
<par>
<line> Pa****iparam d*sta etapa do e*tud*, 16 *amiliares e/ou respon*áveis* *e crianças </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> adolescentes em *ntenso sofrimento psíqu**o acomp*nhadas ** C*P*ij. O critério *ara </line>
<line> part*cipaç*o *o e*t*do decor**u da indicação p*la *quipe do *APSij, a partir da premissa de </line>
</par>
<par>
<line> *ue o* parti*i*an*es fossem respon*á*eis por cri*nças e/ou adol**centes *m </line>
<line> intens* </line>
</par>
<par>
<line> **frimento psí*u**o em **omp*nhamento pelo se*vi*o. Pontua-se q*e este critéri* para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> inclusão das famíli**, por alg*m*s ve*es, *ão foi de consenso entre a equ*pe; a pesquisadora </line>
<line> procedeu, entã*, p*la sugest*o do maior n*mero de profis*ionais. Uma v** que a participa*ão </line>
<line> também se deu d* fo*ma es*ontânea em relação aos famili*r*s, os convites feitos pela </line>
</par>
<par>
<line> pesquisador* foram *m </line>
<line> número super*o* *os aceites. No </line>
<line> g*ra*, as fam**i*s que se re*usaram </line>
</par>
<par>
<line> p*rticipar d* estudo, * *ize*a* por motivo de *alt* de *empo. </line>
</par>
<par>
<line> 1 Em virtude da **cilitação da leit*ra, todos os parti*ipantes serã* nomead*s p*r "familiare*" das c*ianças e </line>
<line> adolesc*nt*s acompanhados, ainda que, em u*a das si*uações, a responsável pelo acompanhamento da *ri*nç* </line>
<line> era uma educadora social do Serviço de Acol*imento Ins*itucio**l para Crianças e Adolesce*te*, ao qual a </line>
<line> crian*a *stav* vi*culada. </line>
<line> Re*. FSA, Ter*sina PI, v. 15, n. 2, *r*. 9, p. 156-175, **r./abr. *018 www4.fs*net.com.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. F. *eme*hini, B. L. Tanõ, T. S. Ma*sukura </line>
<line> 162 </line>
</par>
<par>
<line> *entre os dez*sse*s participantes tem-se 12 mães, 1 avó, 1 cuid*dor* de serviço de </line>
<line> acolhimento institucional (an*igos abri*o*) e 2 pais. E* r*lação à i*ade, a faixa et*ria variou </line>
<line> ** vinte e s*t* a ses*enta e três an*s. Sobre a form*ção/esco*aridade, 9 dos participante* </line>
</par>
<par>
<line> possuíam o Ensino *édi* Co*pleto, 2 </line>
<line> o Ensino Fund*mental *om*le*o, 3 * ensino </line>
</par>
<par>
<line> Fundamental Incompl*t*, 1 n*o inform*u e outra possuía Super*or C*mpl*t*. </line>
<line> Quanto aos se*vi*os, estes *stão di**ribuído* e* quatro muni*ípios do Estado de São </line>
<line> **ulo; três, loc*lizados na reg*ão da G*and* São Paulo e um no interior d* E*tado. À *xce*ão </line>
</par>
<par>
<line> deste </line>
<line> últim* mun*cípio, os serv*ços em **la e*a* </line>
<line> ** únic*s CA*S*j de c*da localidade. </line>
</par>
<par>
<line> Imp*rta ai*da destacar que, embora em sua maioria únicos *esta *od*lidade, todas as *itadas </line>
<line> *lencad*s no *st*do possuíam a época d* colet* de dados, mais de 500mil habitantes. Esta </line>
</par>
<par>
<line> *scolha buscou abarcar as difer*nças * *imilaridades presentes nos se*viços </line>
<line> que compõem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> atual rede </line>
<line> de saúde mental do Est*do </line>
<line> de São Paulo *ituad*s em *rand** ce*tro* *rbanos. </line>
</par>
<par>
<line> A*otou-se co*o base para a seleção dos serviços a listagem de CAPS, forne*ida no sítio d* </line>
<line> *ecre*aria Estadual *e Saúde em acesso, no mês de abril de *012. </line>
<line> Co** instrumen*o par* colet* *e dad*s foi utilizado rot*iro de entrev*sta </line>
<line> semiestruturado para os f***liares, que a**rdava sobre o conheciment* d*s fami*iares ac*rc* </line>
<line> das práticas de cuidado *esenvolvidas nos CAPSij, sobre a t*ajetória *o fam**iar de chegada </line>
</par>
<par>
<line> a*s serviços bem como sobre o percu*so </line>
<line> escolar *e cada criança/adol*scente e o refer*do </line>
</par>
<par>
<line> **nhecimento ac*rca de acesso aos dire*tos. Es*e rot*iro, an*erior à sua aplicação na *e*quisa, </line>
<line> foi submetido à *valiação por juízes especial*st*s na área con*emplad* a fim de que estivess* </line>
</par>
<par>
<line> de **ordo com </line>
<line> a* at*ais demand*s e apo*tamentos do campo. </line>
<line> As entre*i*ta* foram </line>
</par>
<par>
<line> *ea*izadas </line>
<line> no es*aço dos CAPSij e no **mic*l*o dos famil*are* </line>
<line> quando soli*itado, tiveram </line>
</par>
<par>
<line> duraçã* méd*a de 30 minuto*, seu co*t*údo foi gravado e post*rio*mente transcrito. </line>
<line> Os serviços *elac*on*dos no es*udo também f*ram caracteri*ad*s co* o objetivo *e </line>
</par>
<par>
<line> f*s*em ca*acterizadas as informações *er*is d*stes, *a*a tanto *oram elabor*das ficha* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ident*f*cação dos C**Sij. As fichas t*veram a finalidade </line>
<line> *e identifi*ar </line>
<line> o**etivamente as </line>
</par>
<par>
<line> principai* informa**es acerca *o* se*viços e* e*tud*, como também de c*racterizá-los </line>
</par>
<par>
<line> quanto a determinados a*pec*os como população adsc***a, co*posi*ão técnica, núme*o </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> u*idades de Atenção Básica de Saúde de referênc*a * </line>
<line> quantidade de prontuários *tivos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> moda*idad*s de *tenção </line>
<line> disponibilizada (*rupos, *onsu*tas, ofic*nas, es*aços </line>
<line> de </line>
<line> amb*ênc**, </line>
</par>
<par>
<line> hosp*talida*e *iu*n*, entre *utro*). </line>
<line> A aná*ise dos dados das entre**stas f*i *ealizada, uti*izando a *écnica do Di*curso do </line>
</par>
<par>
<line> Su*eito Coletivo (DSC). O DSC con*titui-s* por *er um </line>
<line> mét*do de r*pr*sentação *ocial que </line>
</par>
<par>
<line> tem po* objetivo </line>
<line> identifica* reve*ar o pen*amento da colet*vidade, permitindo e </line>
<line> obse*var </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *SA, Te*esi*a, v. 15, n. 2, art. 9, p. 156-**5, mar./abr. 2018 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I*serção Escolar, Constru**o do Diagnóst*co e Direitos de Crianças e Adolescentes </line>
<line> 16* </line>
</par>
<par>
<line> campo soci** pesquisado. Ne*sa **dalidade de anál*se, importam ta*t* os *ep**me*tos </line>
</par>
<par>
<line> n*mer*cam*nte exp*essi**s, como aqu*l*s q*e ainda aparec*m </line>
<line> n*rra*os por poucos </line>
</par>
<par>
<line> *articipantes, mas que pod*m indicar pe*samen*os, sugestõe* e *ercepç*es relevantes par* o </line>
</par>
<par>
<line> *ampo estudado, para c*m*osição *e discurs*s coletiv*s, nar**dos *m p*ime*r* *essoa a </line>
<line> (LEFÈVRE; LE*ÈVRE; MARQUES, 2009; *EFÈVRE; LEFÈV*E, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> O* DSC´s têm co** objetivo a publicização d* toda* as </line>
<line> pe*cepçõ*s, opi*iões </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> entendiment*s *resentes em d**erminada c*le*ividade a res*eit* d* um d**ermin*do assunto, </line>
</par>
<par>
<line> incluindo tanto aque*as mais pronu*ciada*, c*m* as </line>
<line> ainda incipi*nte*. *ar* tanto, efetiva-se </line>
</par>
<par>
<line> na construção d* blocos de discur*os que trazem em **a comp*sição, excer*os *e narrativas </line>
<line> d*s dif*rentes *ujeitos que se id*nt*ficam com seme*hant** opi*ões/refl*xões alme*ando, **m </line>
</par>
<par>
<line> i s * o um a </line>
<line> "escala col*tiva" de enunci**ão, em que ca*a DSC composto gerará </line>
<line> uma opin*ão </line>
</par>
<par>
<line> sob*e o *ema e* tela. O obje*ivo, *este modo </line>
<line> de *rodução de e*tudos, se direcion* para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ap*ofund*me**o no pensamento d*s c**etiv*dades, a partir ** resgate das d*ferenças </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> semelhanç*s de op*niões en*re os sujeit*s que comp*em os grup*s (LEFÈVRE; LE*ÈVRE, </line>
<line> *01*). </line>
</par>
<par>
<line> A con*trução *os b**cos *e *is*ursos col*tiv*s se </line>
<line> efetua a p*rtir de determinados </line>
</par>
<par>
<line> recursos operativ*s, del*mitados pela técnica utiliza*a. En*** </line>
<line> os principai* </line>
<line> operadores </line>
</par>
<par>
<line> instrumentais da técnica do Discurso do Sujeit* Coletivo tê*-se as *xpre*s*es-*have, as </line>
</par>
<par>
<line> Ideias *entrais e a *ncora**m, como *ompon*ntes *os discursos que darão ori*em ao* DSC. </line>
</par>
<par>
<line> Por E**ressões-Chave (ECH), ent*ndem-*e </line>
<line> pedaços, t*ec*os dos relatos, que sin*etizam </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> expl*cit*m a id*ia em tela. Por veze*, e* um mesmo relato há mai* de um* ECH. Essas EC* </line>
<line> referentes a* *esmo tema, são "recortadas" e **ser*das conjun*ame*te, a fim d* formarem o </line>
<line> *SC, sendo respo*s*veis po* re*elarem "a essên*ia d* co*t*úd* do depoime*to ou disc*rs* </line>
<line> ou t*oria s*bj*c*nte" (LEFEVRE, 2010, p.74). As Ideias Centra*s (I*) *ão a* e*pressões que </line>
<line> det*rminam ma*s sucin*amente uma ideia ou ECH, e servem como etiquet*s para o discurso a </line>
<line> s*r construído. Cada *ma das IC dá *r*gem * i*titula um DSC (ib**.) </line>
</par>
<par>
<line> 3. </line>
<line> RE*UL*ADO* E DISCUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> 3.*. Inf*rmaçõe* *ecebid** p*los familiares sobre o diagnóstico das crianças </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ad**escentes </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, *eresin* PI, v. 15, n. 2, art. 9, p. *56-175, mar./*br. *018 </line>
<line> **w4.fsane*.com.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. F. Semeghini, B. L. Tanõ, T. S. Ma*sukura </line>
<line> 164 </line>
</par>
<par>
<line> Com o ob*etivo de identifica* sob*e * inserçã* das crianças e adolescentes n** C*PSij, </line>
</par>
<par>
<line> b*m com* *obre a com*reen*ão dos familiar** </line>
<line> *ce*ca da ad*is*ão e do *companhament* </line>
</par>
<par>
<line> real**ado nos s*rviços, estes f*ram **est*o*ado* quanto ao compartilhamento das </line>
</par>
<par>
<line> i*for*aç*es </line>
<line> *obre o d**g**s*ico e tratamento *ela equipe do CAP*i*. ** p*r*icipan*es </line>
</par>
<par>
<line> desc*everam diferentes *ormas de tere* re*ebido as informações. </line>
<line> Percebe-se *ue o modo como o diagn*stico é transmi*i*o p*ra a família o*orre com </line>
<line> limitaçõ*s. Apenas doi* DCS ap*esentara* *nformações cl*r*s sob*e o d*agnóstico ** s*us </line>
<line> familiar*s, tal como a *egu*r: </line>
<line> *SC * - Sim, autis**. Ela est* aqui des*e o* 3 anos de idad* e recebe* o di*gnó*tico fec*ado depois dos 10 </line>
<line> anos. </line>
<line> DSC * - Ele tem TDA*. Pra gente era *sp*rado, el* apresentava s*ntoma* desde *s d*is *nos. Aí *s proble**s </line>
<line> se inte*sificaram, e*e foi crescendo e os prob*em*s foram c*escen*o junt*. </line>
<line> Em c*ntrapart*da, a *artir dos D*Cs a *egui* a*res*n**do*, veri*i**-se q*e os </line>
</par>
<par>
<line> famil**re* parecem não entende* o *ue sua cr**nça/ad*lesce**e apresenta, ou mesmo </line>
<line> *ão </line>
</par>
<par>
<line> sabem o q*e é: </line>
</par>
<par>
<line> DSC 3 - Olh* aqui ele tem que *u vi ** F90, F91, que eles marcam no papel. E ago*a e**á tendo esse F31. </line>
</par>
<par>
<line> *SC 4 - El*s não exp*icam. A psiqu*atra que o atendeu, eu perg**t*i pra ela: "M*s o que o U. tem?" E *í ela </line>
<line> falou ass*m, "Ele t*m transtorno disrup*ivo inf*n*il". A* a gente foi procurar na i*ter*et, e q*ase caím*s de </line>
<line> c*sta*, ente*deu? </line>
<line> Os diagnósti*os em psiquiat*ia co*umente apres*n*am c*mo base o Manu*l </line>
<line> D*agnóstico e Est*tísti** e* *aúde Mental (DSM), que *e dilatou ao longo *e sua* 5 edi*ões </line>
</par>
<par>
<line> e hoje, apresenta 30* cate*orias diagnósticas de*critas. Tal situa*ã*, não sem mot*vo, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *rient*da p*la atual *endência * medicalização e p*tologização das infânc*as e a*olescências </line>
</par>
<par>
<line> pro*uz um sem fim </line>
<line> de categ*rias nosoló*i*as (SANC*ES; AM*RANTE, </line>
<line> 20*4) </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> o*trossim, </line>
<line> conf*ndem fa*iliares * podem também difi*ulta* a comu*icação mais clar* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> eficiente en**e as pessoas acomp*nhadas e profissionai* de sa*de. </line>
<line> D*ssa forma, pode-se questionar o fato de que, para que um diagnóstico s*ja </line>
</par>
<par>
<line> esta*elecido, *u </line>
<line> *esmo uma comunicação en*re * equipe * a famíl*a sobr* o *ue aque** </line>
</par>
<par>
<line> criança apre*enta, nece*s*ta de pou*o investiment* em recursos/tecnologi* *ar* al*m do </line>
</par>
<par>
<line> encontro c**nico, empírico (*into, 20*1). As*im, é nec*ssário problematizar so*re </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ific*l*ade d*s *er*iços/técnicos e* valorizar o encontro clí**co, * clareza e * escut*, </line>
<line> tec*ologias impor*antes *esta si*uaç*o. Nes*e sentido ai*da, * importan*e q*e se cons*dere, tal </line>
<line> *ev. FSA, *ere*ina, v. 15, n. 2, ar*. 9, p. 1*6-175, *a*./abr. 2018 www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inserção Escolar, C*nst*ução do Diagnó*tico e Direitos de Criança* e A*olescentes </line>
<line> 165 </line>
</par>
<par>
<line> como a*ontam Santos, Cintr* Junior e Faria (201*), a* múltiplas si*gu*aridades, </line>
</par>
<par>
<line> par*ic*laridades e c*m*ro*iss*s **ig*dos </line>
<line> na </line>
<line> c*ínic* em saúde </line>
<line> mental com crianças </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *do*escentes, *st*ategicamente mani***t**os na *e*icadez* e n* </line>
<line> const*nte r*visitação da* </line>
</par>
<par>
<line> *er*ez** e d*agnósticos c*nstr*íd*s. </line>
</par>
<par>
<line> Dos m*itos profissionais *pontados *omo mediadore* do processo medic*lizador </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> in*ânc*a, </line>
<line> dois se destacam </line>
<line> por serem mais </line>
<line> procu*ados devido às suas especialida*es: </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> p*i*uiatra e </line>
<line> neu*ologis*a (BRAG*INI, 2*16). Estas </line>
<line> du** especialidades esta*am presentes </line>
</par>
<par>
<line> c*mo médic*s dos serviços dos C*PSij em tela e, mesmo que os pai* confiem *a*s </line>
<line> *as </line>
</par>
<par>
<line> especia*ida*es do *ue nos médic*s general*s*as (Gomes et al, 2015), *sso não traz a *egura*ça </line>
</par>
<par>
<line> de um diagnós*ico </line>
<line> cl*ro. *o*o, n*sse **s*, * papel da equipe *eria o de ter uma *bordag*m </line>
</par>
<par>
<line> difere*c**da, e tratar o assunto de fo*ma mais profunda, propor*ionan*o q*e a família pudesse </line>
<line> compreender de forma mais concreta aq*i*o que as cr*anç*s e a*olesc*n*es *presen*am, </line>
</par>
<par>
<line> facilitando, inclusi*e, a c*ntra**alização m*is ét*ca (L*MA; e* al., 2014) de um pr*jeto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cuidado art*c*lado e relacionado aos inte*esses e nece*sidades *e **do gru*o fam*liar. Sob </line>
<line> este aspec*o, um d**curso qu* **ama a atençã*, é o D*C 4, em que os f*miliares precisar*m </line>
<line> procurar na internet o s*gnificado do diagn*s*ico atribuído ao filho, re*atando o susto g*rado. </line>
<line> *ons*derand* as atribuições * a gestão do cuidado em um CA**i*, o *i*positivo </line>
<line> Gr*po de ***ilia*es, é um do* recurs*s de am*liaç*o da a*e*ção *ue v*i ao encontro com o </line>
</par>
<par>
<line> cotidiano, por te* *omo centralidade a </line>
<line> socia**zação, e é potente </line>
<line> no sentido de </line>
<line> que poderia </line>
</par>
<par>
<line> favorecer o ente*d*men*o destes, quando do recebiment* de um diagnó*tico. *studo *ei** em </line>
<line> um CA*S por San*in e *laf*e (2011), apon*a c*mo o grupo de fa**liares é um espa*o para </line>
<line> que estes tirem dúvidas so*re o trata*ento e manejo com o usuá*io, as*i* **mo um local para </line>
<line> que * cuidado* possa de*abafar su*s a*gústias * se co*ocar também com* pessoa, não só </line>
<line> como cuida*or. </line>
<line> Ain*a que to*os *s C*PSij d* estu*o tenh*m relatado desen*olver ativ*d*des </line>
</par>
<par>
<line> direcionadas </line>
<line> p**a os familiares, principalmente cent**das *as abordag*ns **upais, fica </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> d*safio </line>
<line> d**tacado em transformar est*s **paços em p*tenciais *ncontros c*n*rados </line>
<line> na oferta </line>
</par>
<par>
<line> de informações, na cons*rução de espaços de escut* e de a*ticulaç** *o cui*ado, bem como na </line>
</par>
<par>
<line> garantia da co*tratu*lização ética da atenção, por meio de *ma </line>
<line> negociação mais </line>
</par>
<par>
<line> ho*izontal**ada tanto das inform*ções trans*it*das, como da planificação do projeto </line>
<line> te*a**utico (LI*A et al., 2*1*). </line>
</par>
<par>
<line> *om r*lação a est* temá*ica, Pontes (2009), afirma que no* </line>
<line> grupos é *om** qu* as </line>
</par>
<par>
<line> dis*ussões se centralizem em tor*o dos sinto**s e, *or isso, é *mportante que * profi*si*nal </line>
<line> que co*r*ena o grup* f*q*e atento às *ossibilidades e ao con**nto *e recursos que a família </line>
<line> *ev. *SA, Teresin* *I, *. 15, n. *, *r*. 9, p. 15*-175, *ar./abr. *0*8 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. F. Seme*hin*, B. *. Tanõ, T. S. Ma*suku*a </line>
<line> 166 </line>
</par>
<par>
<line> aprese*ta, e como c*da </line>
<line> um se apro*im* dos seus problemas. Sendo </line>
<line> as*im, o grup* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> familiares p*d*ria ofertar outras for*as de enc**tro com as class*ficações diagnósticas por </line>
</par>
<par>
<line> meio do *ompartil*ament* *os enten*imento* </line>
<line> e exp*r**ncias conjuntam*nte, n* que *e </line>
</par>
<par>
<line> ve*ificaria co*o *m* mudança nos rumos d*s atua** f*rmas de </line>
<line> comunicação entre </line>
</par>
<par>
<line> profissionais de saúde e *amiliares, *m es*ecial na saúde m*n*al, o **e c*r*ament* exige um </line>
<line> manejo adequado e *ontinente por parte da equipe t*cnica. </line>
<line> *esmo que o* d**g*ós*i*o* em saúde mental para cri**ças * adole*centes d*vam ser </line>
</par>
<par>
<line> con*iderad*s </line>
<line> com c*utela, é import*nte que </line>
<line> se criem condiçõe* nos serv*ços na *otina e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> atendim*ntos, para </line>
<line> que *s fami*i*res po*sam ***preender e até *esmo, nomear *quilo </line>
<line> qu e </line>
</par>
<par>
<line> s*us filhos apresenta* como for*a de pode*em, entre outras si*uações, organizar suas </line>
<line> e*pec*ativas, rotin*s e an*ústias. </line>
<line> As*im *om* ap*nta Taño (2014) o momento de di*cussão *cerca do co*partilh*mento </line>
<line> de inf*rmações sob*e diagnóstico entre eq*ipe e familiare*, mesm* que este se*a um momento </line>
</par>
<par>
<line> d* possí*el te*são, deve se* *onstr*ído e receb*r atençã*. Es**s momen*os são ca*azes </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> fa*orecer que a </line>
<line> fam**ia se sinta </line>
<line> particip**te e atuante </line>
<line> na construção </line>
<line> do cui*ado c*m </line>
<line> seus </line>
</par>
<par>
<line> e*tes e que *ossam t*r m**s chan*es de lidar me*h*r c*m a* *ituações que a vida tr*rá *ara o </line>
<line> rel*cioname*to. </line>
<line> 3.2. Sobr* os direit*s das crianças, adolescentes e suas famíli*s </line>
</par>
<par>
<line> Os fami**ares foram questi*na*os quanto a* </line>
<line> conheci*ento so*re os *ireitos de seus </line>
</par>
<par>
<line> *nte* *m aco*pan*am*nto n* *APSij. Os resultados p**mitiram identificar q*e as pesso*s </line>
<line> ace**am al*uns de s**s di*eitos básicos, como transp**te, medicação e ou*ros *erv*ços. *arte </line>
<line> expressiva dos participantes *efere que r**ebeu orient*ções o* *om*u c***ecimento s*bre </line>
<line> *eterminado direit* p*r intermédio de conh**ido* e col**as que *ão some*t* os profissionais </line>
<line> dos servi**s qu* os acompanham, porém, não os reconhe**m e*qu*nto di*eito*, p*is **itas </line>
</par>
<par>
<line> veze*, qu*ndo *uesti*na*os sobre, d*z*am que *ão co*heciam e não ob**nham, aind* </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> referi*sem recebe* medicamento, *ranspo*te, e alguns out*os *isp*sitivos de direitos. </line>
</par>
<par>
<line> Em *omposição a **te tema, os part***pantes foram quest*onados a*nda sobre se fo**m </line>
<line> ou não or*e*t*d*s e busc*r*m por se*s *ireit*s, uma *ez que muitos fami*iar** afirm*ram ter </line>
<line> conhe*imento de seus direitos por in*ermédio de outras pesso*s: </line>
<line> D*C 1 - Eu acho que sim. Dir*ito a edu**ção, m**icação, escol*. O U. tem o va*e tr*nsport*, medicamento </line>
<line> *raç*s a De** e*es també* dão. </line>
<line> *ev. FS*, Teresina, v. 15, n. *, art. 9, p. 156-175, mar./abr. 2018 www*.fsa*et.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inserção Esc*lar, Const*ução d* Diagnósti*o e Direito* *e C*i*nças * Adolesce*t*s </line>
<line> 16* </line>
</par>
<par>
<line> DSC 2 - *ntão, são *u*to pou*os q*e eu sei...até gostaria de *aber mai*... eu sei poucos, muito* eu não sei, *ó </line>
<line> *eu assim alguns d**eit*s qu* eu corri at*ás, c*mo a ca*tpineirinha de ô*ibus os remédios também. Pouca c*isa </line>
<line> a gente vai apr*ndendo com os problemas. Por exemplo, um dia U. deu um *apa e* um meni*o da mesma ida*e </line>
<line> d*le, e a mãe do menino c*amou a *olícia. Ai eu fiquei sab**do qu* meu filho não po*ia ser process*d* porque </line>
<line> *té os nove anos ele * ini*putável, e a F. até me *eu um li*rinho do ECA para que eu visse os dir*itos dele. </line>
<line> Sob** *s orienta*ões, *odemos perc*ber que muitos famil*a**s não fo*am ori**tados </line>
<line> pe*a equipe d* CAPS** e si* entraram *m c**tato com seus direito* atra*és de usuários dos </line>
<line> CAP*ij, o que s* faz um p*obl*ma evidencia uma esc**se* nas informações passadas dentro </line>
<line> dos serviços, considerando que, *obremaneira, t*is equipamentos de saú*e reúnem te*nologias </line>
<line> e estr*tég*as *ue devem, a pa*tir de uma organização em rede, favorecer o aces*o aos direitos </line>
<line> sociais, especialme**e, os que garant** aut**om*a e mais *articipação soc*al (*RASI*, </line>
<line> *01*; TAÑO, 2015). T*davia, a n**rati*a ex*r*s*a no *SC *eguin*e i*d*ca que *m alguns </line>
<line> serviços as informações * orientaçõe* têm sid* transmitid*s, mesmo qu* mais singelamente. </line>
<line> DSC 4 - As pe*so*s que são atend*das *qui *e*tr*, * alguns p*of*ssionais *ambém, m* orienta*am sobre esse* </line>
<line> direito*. Fiquei s*b*ndo sobre a ca*teirinha atrav*s do pe**oal daqui e * F. que é a *rofissional daqui me deu </line>
<line> u* p*p*l pra eu *evar para *onseguir a passage*. </line>
<line> *mp*rtant*s n*r*ativas e legisla*õe* como o **tatu*o d* Crianç* e Adolescen*e </line>
<line> (BR**IL, 2005), a Política *acional de Ed*caçã* Esp**ial na Persp*ctiva da *d*ca*ão </line>
<line> Inclu*iv* (B*ASIL, 20*8), a Const*tuição *e 19*8 (BRASI*, 2012), a Linha de Cuidados </line>
<line> para a ate*ção *s pessoas c*m TEA * su*s *amília* d* re*e de a*enção *sicossocial do SUS </line>
</par>
<par>
<line> (BRASIL, 2013), entre outros, têm, no campo das *o*ítica* sociais *rasileiras, </line>
<line> *uscado </line>
</par>
<par>
<line> a*segurar direitos de crianças * *dolesc*ntes, es*ecialment* **s *riança* e adolescen*es com </line>
</par>
<par>
<line> *eficiências e *om transt*rnos mentais que, </line>
<line> para *lém de par*i*em de uma população já </line>
</par>
<par>
<line> tar*iamente in*luíd* nas políticas públicas, f*zem p*rte *am*ém de uma </line>
<line> população </line>
</par>
<par>
<line> marginalizada em rela*ão à soci**ad* atual. Por serem c*iança* e adolesce*tes, po* s* só, têm </line>
<line> que lidar com * fato *e não ter*m voz *m mu*tos locais dos **ais *ar*ici*am. Qua*do fa*am*s </line>
<line> en*ão de *dolescentes em inten** sofrimento psíquico, *ua voz * redu*ida ainda m**s. </line>
<line> A Const*tui*ã* *e 198* preconiz* e* s** artig* 196, s**ão 3, *ue a *aúde é um direito </line>
</par>
<par>
<line> *e todos e d*ver do e*t*do (BRAS*L, 20*2). Nos pre*e*tes resulta**s, aparent*m*nt*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ma*oria dos familiares se mostr* s*ti*fe*to em r*lação ao *ten*imento recebido *elos CAP*ij. </line>
<line> Outro *onto relevan*e a se* di*cutido, é a escass*z de informação qu* *s us*ários </line>
<line> recebem estando dent*o d** CAPS*j. Uma vez vinculados a est* ser**ço, poderiam conta* com </line>
</par>
<par>
<line> ele </line>
<line> para o ace*so a informaçõ*s, porém </line>
<line> obs*rvou-s* nesta **squisa qu* a pouca </line>
<line> informa*ão </line>
</par>
<par>
<line> q*e os usuár*os r**ebe*, *em sempre tem orig*ns na eq*ipe *u </line>
<line> nos ges*ores d*s *erviço*. </line>
</par>
<par>
<line> ***. FSA, Teresina P*, v. 15, n. 2, ar*. 9, p. 15*-1*5, mar./ab*. *018 </line>
<line> ww*4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. F. Semeghini, B. L. Tanõ, T. S. Matsu*ura </line>
<line> 168 </line>
</par>
<par>
<line> *mer*ch, **m*os e </line>
<line> Passos (2014), em p*s*uisa com o objetivo de analisar a perspectiva </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> usuários e gestores de *APS a*e*c* dos dir**t*s dos usu*ri*s, r*v*l*m que há pou*o diálogo </line>
<line> entre as leis, o conhecimento dela e as pe*cepçõe* d* que seriam os direitos d*s usuários po* </line>
</par>
<par>
<line> par** d*s </line>
<line> gestores. </line>
<line> *ara </line>
<line> *lém disso, nos **stra *u* os usuários reco**e*e* como *eus </line>
</par>
<par>
<line> direitos bási*os: a re*usa ao tratam*nto, * acesso à *nforma*ão e o passe *ratuit* de ônibu*. </line>
<line> entretanto, mesmo sabendo sob*e seu* direitos em r*l**ão ao a*esso a informaçã*, criticam a </line>
</par>
<par>
<line> in*isponibilidade de gesto*es e *rofissionais do* CAP* </line>
<line> de *onversa*em sobre esse as*unto </line>
</par>
<par>
<line> com e*es. </line>
</par>
<par>
<line> *ste* autores a*on*am *inda, </line>
<line> que se pode despre*ar a *nfor*ação co*o *ondição </line>
</par>
<par>
<line> básica para o exer*ício de d*re*tos, e *u*, portanto, não ba*ta apenas *nformar. Assim, </line>
<line> "* suje*to de direitos é aque*e que tem a expe*iência de se*s direi*os encarnada e é </line>
<line> r*conhec*do pe*o outro c*mo *al. (...) É n*cessário que *** seja legiti*ado co*o um </line>
<line> suj*ito de dire*tos, cuja decisão dev* ser c*nsid**ada pelos *rofi*sionais de saúde e </line>
<line> comun*dad*s" (EMERICH; *A*POS; PA*SOS, *0*4, p. *90). </line>
<line> Por*anto, além de perm*t*r o acesso às infor*ações, * dever do profissional t*mbé*, </line>
</par>
<par>
<line> explicar * </line>
<line> que de*e ser fe*to com eles, *ompendo, p*rtanto, co* a histórica </line>
</par>
<par>
<line> i*stitucionalização do sofr*mento ps*qu*co e com a frag*lidade de aces*o aos </line>
<line> direitos civis, </line>
</par>
<par>
<line> sociais humanos acompanha*os (BRASIL, 2005; 2014; EMERIC*; CAMPOS; PASSOS, e </line>
<line> 2014). </line>
<line> 3.3. In*erção das crianças e adol*scentes nas es*o*as </line>
<line> Outro tóp*c* *e investigação deste *studo, bu*cou identificar *o*re a **serção e*col*r </line>
<line> das cri*nças e adolescente* acompanhada* no* CAP**j. Ai*d* q*e ** *rate de outro **reito * </line>
</par>
<par>
<line> s*r garantido a t*das </line>
<line> as p*ssoa*, pela Const*t*iç** F*deral </line>
<line> de 1*88, dada a r*l*v*ncia </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> tem*ti*a, opto*-se por a*rese**ar e*tes resultados em **p*ra** dos resulta*os *nte**or**. </line>
<line> A escola é um loc*l potente par* q*e c*ianç*s e *dol*scentes possam *e des*nvolv*r * </line>
<line> p*rt*lhar o mundo. *este estudo, do total de 16 cri*nça* e adolescente* retr*tadas à época da </line>
<line> coleta de dados, 3 *stava* fora da e*co*a, .3 frequentavam apena* es*olas especiais, e out*as </line>
<line> 10 estavam *nseridas em escolas re*ulares, *e*do uma destas inseri*a no contratu*n* tamb*m </line>
<line> em escola esp*cial. </line>
<line> Os **sult*do* permitir*m i*enti*i*ar q*e a *edicação figur* c*mo **estão ba**ant* </line>
<line> *elacionada ao *ema da po*si**lidade *e perm*nênci* na escola, sendo entendida tanto como </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, *rt. *, p. 15*-**5, mar./a*r. 2018 www4.fsanet.c*m.**/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I*serção *sco*ar, Const*ução do Diagnóstico e Dir*i*o* de *rianças e A*olescentes </line>
<line> 169 </line>
</par>
<par>
<line> um fat** que *o*e apo*ar ou *inda at*apalh*r a experiência de escolar*z*ção. Os D*C´s </line>
<line> ap*esentados * seg*ir i*dic*m estas afirm*çõ*s: </line>
<line> DS* 1 - Antes da *oença e*a s*mpre foi ótima *luna, comportad*, os cadernos d**a eram muito c*prichados. Ai </line>
<line> depois do problema ela ficou bem preju**cada. Como o tipo da esquizof*enia *el* é resiste*te, ela troca mui*o </line>
<line> de medicam*nto, então ela *uvia muitas vozes e por conta *isso não *onse*uia ficar na sala de aul*. O remédio </line>
<line> está **ndo muito *ono * *gora ela re**ama que dorme todo d*a na sala de a*la. Ou *ntão *la fa* coisas errad*s, </line>
</par>
<par>
<line> *i*a </line>
<line> ag*ess*va, não se dá bem </line>
<line> *om as c*ianças, com*ça a esconder * borrac*a e não para quie*a na sa** de </line>
</par>
<par>
<line> aula. </line>
<line> Por outro lado, outr** pa*ticipa*te* citar*m a medicalização de f*rma positiva: </line>
</par>
<par>
<line> DSC 2 - Ai eu p*rce*i que *le esta*a mal na escola, falei com a *ou*o*a *aqui do CAPSij, então ela deu </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> reméd*o pra *o*ar de man*ã e ou*ro pra tomar a noite, e *gora el* está bem melhor. </line>
</par>
<par>
<line> Segun*o *st**o desenv*lvido por Bel*rame e Boarini (20**) o medicamento vem </line>
</par>
<par>
<line> **n*o uma </line>
<line> das alternativas para </line>
<line> que se mini*izem a agre*sividade e agi*ação das crianç*s, </line>
</par>
<par>
<line> c*m a crença d* que isso *eja al*ado do en*i** e ap*endizagem. </line>
<line> Com a di*ata*ão do DSM V (CRUZ; e* *l, 2016), a busca pela normali*açã* * </line>
<line> *ormat*z*ção da vida e, conseq*entem*nte, el*minação dos estigmas, vem crescendo cada dia </line>
<line> mais, tomando proporções a**ustadoras. Neste s*n*ido, tal com* apontam Collar*s e *oys*s </line>
<line> (2*13), tudo aqui*o que se co*stitui em *iferença, g*nha s*cialmente o rót*lo de transtorno. </line>
<line> O saber a respeito do apren*iz*do d* criança vem sendo *api**men*e medicalizad* </line>
<line> dest*cando-se o fraca*so esc*lar como parte do proces** de me*icali*ação; assi*, </line>
<line> A apr*ndizag*m e a não-aprendizagem se**re são *elatadas como algo i*dividu*l, </line>
<line> ine*ente ao *luno, um elemento meio mágico, ao qu*l o professor não tem ac*sso - </line>
<line> *orta*to, também n*o tem r*sponsabilidade" (COLL*RES; MOYSES, s/d). </line>
</par>
<par>
<line> Os r**ult***s deste estudo revelam a possibilida*e de que existe* dois </line>
<line> lados *m </line>
</par>
<par>
<line> rel*ção às drogas medic*mentosa*, elas podem *e*hor*r ou a*rapalhar, conform* re*istra*o </line>
<line> na primeira fala cit*da acim*, a alun* fi*a tão c*lma que chega a d*r*ir dur*nte a aul*. </line>
<line> Por me*o dos relatos e*postos a **gui*, evidencia-se também q*e a inserção esco*ar </line>
<line> não foi, ** aind* é uma tr**etó*ia f*cilmente p**corrid* para nen**m dos e*trevi**ados. A </line>
</par>
<par>
<line> exc*usão é fortem*nte marca*a e, na **ior </line>
<line> parte da* v*z*s, é re*liz*da pelos educadore* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pelas instituiç*es escolares, co*provados através da narrativa: </line>
<line> DSC 3 - Aprovei*a*am o tamanho dele nessa *s*ola nova, porque ele era muito pequeni*inho *é, ** aum*n*a*a </line>
<line> a *da*e, o *amanho e a série não. En*ã* el* fico* 3 anos no primeiro ano, um no segundo ano, *m d* terceiro e </line>
<line> um ano no quarto ano. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresi** PI, v. 15, n. 2, art. 9, *. *56-175, mar./a*r. *018 </line>
<line> www*.fsanet.com.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. F. Seme*hini, B. L. T*nõ, T. S. **tsukura </line>
<line> 17* </line>
</par>
<par>
<line> Neste *entido, o*tros *el*tos a*nda s*mam às afir*ações re**izada*: </line>
<line> DSC 4 - A escol* começ*u * reclamar da agitaçã* de *. Os remé*ios es*avam dando bi*u*ice, por exemplo, e** </line>
</par>
<par>
<line> ti*h* </line>
<line> brinca*ei*a *e borbol*ta, daí tinha hora que o *. saia da classe e **c*va i**t*ndo * brinc*deira d* </line>
</par>
<par>
<line> *orboleta lá fora sozinh*. Então a escol* co*versou comigo e falou que p*r conta da *gi*ação ele não *st*va </line>
<line> a*renden*o e est*va atrapalhando os ou*ros *lun*s. Então *le pa*ou de frequ*ntar * *lasse * por 2 me*es fic*u </line>
<line> faz*n*o aula soz*nh*. A escol* disse q*e se ele melhorasse ele voltava pra e*c*la, **n*o, terí*mos que *atalhar </line>
<line> p*r uma escola especial. Eu me senti "meio as*im". Então ele *i*a*a ne*sa sala, ma* se ele de**e trabalho ela </line>
<line> me ligava. No come*o, ele fica*a t*ês horas, d*pois foi diminuin*o, m*i* ho*a, 20 minutos, *té **e *le chegou a </line>
<line> fica* 10 minuto* só e ela já *e ligava. Ai eu vi que *ã* dava, e ti**i el* da esco*a. </line>
<line> DSC 5 - *le *s**dou a*é a sexta série, mas ai come**u a f*car agressiva e a pro*e*so*a não quis *ais ela. Ago*a </line>
<line> *az mais de 4 anos que ele nã* está ma*s. Nós demos entrada na APAE, mas ela f*i reje*tada, não a aceitaram lá </line>
<line> d*v*do a* problema dela. </line>
<line> M*smo que a exclusão *eja reali*ada por **ucadores e t*cnic*s, a *ecisão da retir*da </line>
<line> escolar cabe à fa*í*ia, que *ofre agora a exclusão di*farçada de i*clusão. A culpa po* s*r </line>
<line> *iferent* *u ter um filh* diferente se transfo*ma em culpa ge*éti*a (COLLA*ES; MOYSE*, </line>
<line> 2013), e tão *ogo, *mpo*s*vel de s*r s*perada pe*os atores env*lvi*os. </line>
<line> A Polític* Na*ional de *d*ca*ão Inclusi*a propõe a i*u*ldade do direito de todos *s </line>
<line> alun*s es*arem *untos, aprendendo e par**c*pando sem nenhum tip* d* di*cr*minação (Brasil, </line>
<line> 2008). *nfe*izmente, não é o que os rela*o* deste estudo re*e*am, ond* a evasão dos alunos é </line>
</par>
<par>
<line> marcada pela fal*a de exp*riê*cia dos </line>
<line> professores em **d**em *om questões relaciona**s </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> saú*e men*al. De mo*o ger*l e co* rela*ão às orie*tações das nor*ativas é relevante destac*r </line>
</par>
<par>
<line> *ue, ainda que </line>
<line> advogu*m sobre a inclusão un*versal, *rianç*s e ad*le*centes e* so*r*mento </line>
</par>
<par>
<line> psíq*ic* n*o são cont*m*l*dos nas ações de sustentação d* </line>
<line> perma**ncia, com* os recursos </line>
</par>
<par>
<line> Atend**e*to Educac**n*l E*pecializado, descrito* pe*a me*ma legislaçã* q** t*ata sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> e**cação e*p*cial na perspectiva d* educação inclusiva, e *ef*ne *omo públ*co-*lvo *esta a* </line>
<line> p*ssoas co* defi*iências físicas e *ensoria*s, c*m altas habil*da*es/supe*dotação e /*u com </line>
<line> tr*nstorn*s gl*bais do desenvolviment* (BRASIL, 20*1b). </line>
<line> A Constit*ição de 1988, arti*o 205 da *e**o 1, prec*niza que a edu***ão * um *ireito </line>
</par>
<par>
<line> de todo* e de*er *o Estado. No seu artigo *06, ainda na seção 1, es*abelece "igual*ad* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> condiçõ*s de acesso e </line>
<line> p*rmanência na </line>
<line> *sc*la" (Brasil, 2012). *ss* um pont* *e*icado é </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> atual conso*idação </line>
<line> d*s aç*e* *e educação tal como propõe a po*íti*a b*asileira. I*so porque, </line>
</par>
<par>
<line> nos resul*ados </line>
<line> aqui apresent*dos, algumas crianças s* encontram fora da esco*a e *uit*s </line>
</par>
<par>
<line> familiares clamam por esc*las especiais ou </line>
<line> atendiment* educacional </line>
<line> esp**ializado, assim </line>
</par>
<par>
<line> ***o auxiliares para seus filhos dentro *as salas de aula. Esses temas são aborda*os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> garantidas p*la Política *ac*ona* de Educação E*pecial (BRASIL, 2008), q*e </line>
<line> não se fazem </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, Te*e**na, v. 15, n. 2, art. 9, *. *5*-17*, *ar./abr. 2018 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *n*erç*o Es*o*ar, Co*strução do Diagnóst*c* e Dir*it*s de *rianças e *dolescente* </line>
<line> 171 </line>
</par>
<par>
<line> valer, t*lvez pela desorien*açã* e desinfor*ação da* famílias, que, *ão sa*e*do de </line>
<line> seus </line>
</par>
<par>
<line> direi*os, nã* podem lutar por eles. </line>
</par>
<par>
<line> Em pesq*i*a realizada por So*res e colaborador*s (2014), f*ita com 3* ***fe*sores ** </line>
</par>
<par>
<line> ensi*o funda*ental e médi* de uma escola es*ad*a* do mun*cípi* d* São Pau*o, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> edu*a*ores af*rmaram q*e p*uco s*be* sobre o a*sunto d* saúde menta* e também que </line>
</par>
<par>
<line> **t*riai* informativos *s a*u*am, po*s nece**itam ter um* </line>
<line> bagagem *on*eitual. Esse </line>
</par>
<par>
<line> d*s*on*e*imento *az co* qu* acabem po* excluir, aind* *u* **tilme*te, os alu*o* ** sala de </line>
<line> aula. No *resente estudo, *bserva-se tal s*tuaç*o nos D*C´s 4 e 5 a*resentad*s *c*ma. </line>
</par>
<par>
<line> C*b* dest**ar que a </line>
<line> a*ual *olítica nacio**l de educa*ão especial (BRASIL, 2008), </line>
</par>
<par>
<line> prevê que a* crianças e adolescentes com ne*e*sidades educacionais e*pe**ais devem ser </line>
</par>
<par>
<line> *c*mpanhadas em </line>
<line> escola regular, com oferta de atendimento educ*cional espe*i*lizado </line>
</par>
<par>
<line> quan** necess*rio. D*s** forma, não são mais *reconi*adas em esfe*a *úbl*ca, escol*s </line>
</par>
<par>
<line> e*peciais separad*s. To*a**a, *al p****ica </line>
<line> não abarca *a*te da população q*e frequenta </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> CA*Si*. Essa s*t*ação pode, em gran*e medida, cont*ib**r para a estigmati*ação das cria*ças </line>
<line> e adolesc*ntes em sofrime*to psíquico e pro*uzir situaçõ*s no a*b*ente e*colar que, d* forma </line>
<line> profunda, co*tribuam para s** ev*são. </line>
<line> O *edido recorrent* para a inserção em esco** especia*, revela, *ortant*, a dificuldade </line>
<line> com que as cr*anças e ado*es*entes em grave so*rime*to psíquico têm em se mante* i*se***as </line>
<line> e res*eita*as nos espaços regu*ar*s de educaçã*. S*tuação esta, que tem raízes *rofundas *as </line>
<line> **rm*s *e cuidado e de ap*e*di*a*em segregadoras que foram produzid*s no país. </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> C*NSIDERA**ES FINAIS </line>
<line> O p*ese*te art*go tev* como objetivo identifica* a perce*çã* e opinião de famili*res de </line>
</par>
<par>
<line> crianças e </line>
<line> *dolescentes inseridos e* CAPSij acerca da garantia e a*e*so aos direitos, </line>
</par>
<par>
<line> esp*c*al*ente o* </line>
<line> centrados na inserção </line>
<line> es*olar, bem como sobre </line>
<line> * c*nhec*m*nto </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> comparti*hamento *as info*maçõe* r*lacionadas ao *co*p*nham*nto de seus ente* nes*es </line>
<line> serviços. </line>
<line> *s resul*a*os evid*nc*ar*m que parte *o* famil*a*e* desc*nhec* o diag*ósti*o de seus </line>
</par>
<par>
<line> filhos </line>
<line> *u, ain*a, qu* mantém </line>
<line> r*lev*ntes d*vida* qua**o a estes. De*e*de-se </line>
<line> neste trabalho, </line>
</par>
<par>
<line> que * acesso à hori**ntalidad* na comunic*çã* entre trabalh*d*res d* saú*e pessoas e </line>
</par>
<par>
<line> aco*panhadas r*s*de, tam*ém, n* </line>
<line> *ons*rução compartilhada sobr* *iagnósti*o*, </line>
<line> su*s </line>
</par>
<par>
<line> problemat*zações e ent*nd*m**tos. Ne*se se*tido, entende-s* </line>
<line> que, de certa forma, este </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresi*a PI, v. 15, n. 2, art. 9, p. 156-175, mar./abr. 201* </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. F. S**egh**i, B. L. Tanõ, T. S. Matsukura </line>
<line> 172 </line>
</par>
<par>
<line> desc*nhec*mento pode resultar em *i*iculdade d* circ*la*ão e perm*n*ncia em out*as </line>
<line> *olít*cas s*c**is com* * de educação. </line>
<line> Quando q*est*onados sobre o t*ma da escolarização, m*itos resultados ap*ntaram par* </line>
</par>
<par>
<line> as </line>
<line> di*icu*dade*, não nece*saria*ent* des*acadas no mom*nto d* *ntra*a da* crianças *as </line>
</par>
<par>
<line> e**olas, outrossim, para a m*nutenção d*sta *erman*nci*. A*nd* que o relata*o aponte pa*a a </line>
<line> imp*rtânc*a dos CAPSij nessa med*açã*, segue o enorme desafio pa*a a *onst*uç*o de </line>
<line> pol*ticas * açõ*s q**, de fato, contemplem as cria*ças e a*o*e*centes em so*rimento psíquico </line>
<line> c*mo públic*-alvo de pro*ramas **e faci*item * acompan*am*nto e per*ença e*co***. </line>
<line> Sobre o*tros d*reitos das c*ianças, jovens e suas f*mília*, percebe-se q*e essas </line>
</par>
<par>
<line> info*mações </line>
<line> não chegam até a famíli*, que *ão se reconhecem </line>
<line> *omo sujeit*s de direit*s, </line>
</par>
<par>
<line> ficando, ent*o, dificultada * busc* por </line>
<line> aqui*o que </line>
<line> ainda não conhec*m. Ap*nta-se qu* esta </line>
</par>
<par>
<line> dimensão, relativa ao empoderam*nto e organização </line>
<line> dos **mi*ia*es, na *erspectiva do </line>
</par>
<par>
<line> reconhecimento d* sujeit*s *e direitos, *eve estar presente nas açõ*s *e cuidado e intervenção </line>
<line> junto a e*ta p*pul*ção a se*em oportun*zadas p*los C**Sij, mas não soment*, outros*im por </line>
</par>
<par>
<line> tod* a Rede Int*r*et**ial eng**ad* na pr*moção de *idadania e de </line>
<line> qualidad* d* </line>
<line> vi da d e </line>
</par>
<par>
<line> *rianças, adolescen*es, suas famílias e comunidades. </line>
</par>
<par>
<line> *et*ma-se ainda, que as barreiras ap*ntadas </line>
<line> por rel*tórios inte*na*ionai* estiveram </line>
</par>
<par>
<line> apresentadas </line>
<line> ne*te </line>
<line> es*udo, * pod*m indicar, de*ta forma, a relevância da temática * da </line>
</par>
<par>
<line> con*truçã* de ferr*m*ntas * dispositivos so*iai* *ue o*ortu*izem acesso * di*eit*s e garantia </line>
<line> do exe*cício da cida*an*a. </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, apo*ta-s* a im*ortância de que </line>
<line> outros e*tudos *nfoque* s*br* como os </line>
</par>
<par>
<line> serviços que devem *aran*i* os d*re*tos des*a pop*lação têm trab*lhado e </line>
<line> percebido </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> deman**s e </line>
<line> nec**si*ades d* famílias com </line>
<line> crianças e adolescentes e* inten*o s*frimento </line>
</par>
<par>
<line> *síquico, espe*ialment* </line>
<line> aqueles </line>
<line> *e*tr*do* na </line>
<line> discussão ac*rca da e**olarizaçã* e ins**ção </line>
</par>
<par>
<line> educacional *e *rianç** e adolescente* em sofrime*to p*íquico n* ensino regular. </line>
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<line> d**orre*tes do uso ** </line>
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<line> da S*ú**. Secret*ri* *e </line>
<line> A*enção </line>
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<line> de </line>
<line> Ações </line>
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<line> o* centros de atenç*o psi*ossoci*l. </line>
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<line> _____. </line>
<line> M*nistério </line>
<line> da Sa*de. Secret*ria de </line>
<line> *tenç*o </line>
<line> à Saúde. De*artamen*o </line>
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<line> e Direitos *e Cr*anças e Adol*scente* *m Sofrimento Psíq*ico sob a Ótica de S*us F*mi*ia***. Rev. </line>
<line> FSA, Teresina, v. 15, n. 2, art. 9, p. 156-17*, mar./a*r. 201*. </line>
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<line> Contrib*i*ão dos Autores </line>
<line> *. F. Se*egh*ni </line>
<line> B. L. *a*õ </line>
<line> T. S. *a***kura </line>
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<line> 1) conc*pção e pl*ne*amento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> 2) anál*s* * interpret*ção dos d*do*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
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<par>
<line> 3) elaboração do rascun*o ou na revisão críti*a do c*nteú**. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) par*ici*ação na apro*aç*o da versão fina* do manuscr***. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 15, n. *, art. 9, p. 15*-*75, m*r./abr. 2018 </line>
<line> www4.fs**et.co*.br/r*v*sta </line>
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