Estigma e Prestígio nos Discursos de Promoção do Consumo em Brechós / Stigma and Prestige in Discourses to Promote Consumption in Thrift Stores
Resumo
Neste artigo analisamos os discursos que promovem o consumo em brechós, fenômeno em ascensão, mediante um contexto predominantemente orientado pela moda e o desejo pelo novo. Para além de uma reflexão que simplesmente opõe as duas práticas, buscamos problematizar o potencial investimento político e ideológico nos discursos de uma reportagem do Portal Tudo BH e das descrições institucionais da loja virtual Brechó Online. Para tanto, adotamos a vertente de análise de discurso crítica de Norman Fairclough. Contrária à noção de polarização, a análise apontou que o consumo nos brechós possui relação próxima com a moda, e que o apelo sustentável não se revela protagonista nos discursos. O processo de reconstrução da imagem e percepção sobre os brechós possui viés de classe e encerra em privilégio para um segmento específico, além de inibir uma problematização mais abrangente e inclusiva.
Palavras-chave: Brechós. Consumo. Moda. Sustentabilidade. Vestuário de segunda mão.
ABSTRACT
This article analyses the discourses that promote the crescent phenomenon of consumption in thrift stores, in a context with predominantly orientation to fashion and the desire for the new. More than simply oppose the two practices, we seek to problematize the political and ideological potential investment in the discourses of report on the Portal Tudo BH and the institutional descriptions of the virtual store Brechó Online. For this, we adopted Norman Fairclough's critical discourse analysis. Contrary to the notion of polarization, the analysis pointed that the consumption in the thrift stores is intimately related to fashion and that the sustainable appeal is not a protagonist on the discourse. The process of image reconstruction and perception about the thrift stores has class bias and holds the privilege for a specific segment, in addition to inhibiting a more comprehensive and inclusive problematization.
Keywords: Thrift stores. Consumption. Fashion. Sustainability. Second-hand clothing.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.3.4
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