<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 3, art. 8, p. 162-180, m*i./*un. *018
</line>
<line>
ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/*018.15.3.*
</line>
</par><par>
<line>
Efeitos da Rede Colaborativa do *e*ueno Vare*o e* Seus R**acionamentos **m Fornecedo*es
</line>
<line>
Small Ret*il Co*l*borative *etwork Effec** on Su*pliers Re*ati*nship*
</line>
<line>
K*nyth Al*es de Freitas
</line>
<line>
Doutor*do *m Administraçã* **la Fundaç*o Getúlio Varga*
</line>
<line>
Mestre em *dministraç*o pela Universid*de *ederal de Minas *erais
</line>
<line>
E-ma*l: k*nyth.fre**as@gmai*.co*
</line>
<line>
Roberta de C*s**a Macedo
</line>
<line>
*outorado em Admi*i*tração pe*a Universid*de Federal de Mina* Ger*is
</line>
<line>
Mestra em A*min*st*ação *ela Unive*si*a*e Federal *e Mi*as Gerais
</line>
<line>
E-mai*: roberta.c.macedo@gmail.com
</line>
<line>
Brun* de Almeida Vile*a
</line>
<line>
*o*t*ra*o em A*min**tração pela Univ*r*idad* Federal de *inas Ger**s
</line>
<line>
*estre em Administração *ela Un*v*rsidade F**e*al d* Minas Ge*ais
</line>
<line>
E-mail: b**noavile*a@gmail.*om
</line>
<line>
Rui Fer*ando *orreia Fe*reira
</line>
<line>
Do*torad* em Admini**ração pel* Universidade *ede*a* de Minas Gerais
</line>
<line>
Mest*e *m Admin*straçã* *ela Un*versidade Federal de *inas G**ais
</line>
<line>
E-mail: ruifernandof@g*ail.com
</line>
<line>
R*ynaldo Maia Muniz
</line>
<line>
Doutor *m Ciên*i* Política * Administ*açã* P*bli*a pela Univer*idad Complutense de M*drid
</line>
<line>
Prof*sso* d* Unive*sidade Federal de Mi*as Gerais
</line>
<line>
E-*ai*: *eynald*.maia@u*mg.br
</line>
</par><par>
<line>
E*d*reço: *enyth Alves de Fre*tas
</line>
</par><par>
<line>
*v. Nove de Julho, 2*29 - Bela Vista, CEP: *1**3-9*2.
</line>
</par><par>
<line>
São Paul*/SP, Brasil.
</line>
<line>
Ed*tor-*hefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonn*
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
de
</line>
<line>
A*encar
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Roberta de Cá*si* Ma*edo
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Av. Antônio Car*os, 662*, Cam*us Pampulha, Pampulha,
</line>
</par><par>
<line>
CEP: 3*.270-901. Bel* Hor*zonte, MG, B*asil.
</line>
<line>
Artigo recebi em 08/02/201*. Última ve**ão
</line>
<line>
recebida
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Bruno de *l**id* Vilela
</line>
<line>
e* *7/02/*01*. A**ovado em 2*/02/201*.
</line>
</par><par>
<line>
Av. Antôn*o Carlos, 662*, C*mpus Pa*pulha, Pampulha,
</line>
</par><par>
<line>
CEP: 31.270-*0*. B*lo Horizont*, MG, Brasil.
</line>
<line>
Avali*d* *e*o **stema Triple *eview: a) Desk Revie*
</line>
</par><par>
<line>
En*ereç*:
</line>
<line>
Rui Fern*ndo Corre*a Ferre*ra
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e b) Double Blind Re**ew
</line>
</par><par>
<line>
Av. Antônio Ca*los, 6627, Campus Pampulha, *a*pulha,
</line>
<line>
(av*liação ce*a *o* dois avaliadores da área).
</line>
</par><par>
<line>
CEP: 3*.270-901. B*l* Horizonte, MG, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
*ndereç*:
</line>
<line>
R*ynaldo Maia Muniz
</line>
<line>
Revisã*:
</line>
<line>
Gra*atical, Nor*at*va e de Form*tação
</line>
</par><par>
</page><line>
Av. An*ônio Ca*l*s, 6**7, Ca*p*s **mpulha, *amp*l**,
</line>
<line>
CEP: *1.27*-9*1. Bel* Hori*onte, MG, Bra*i*.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*feitos *a Rede *olabor**i*a do Pequen* Varejo em Seus Relaciona*entos com Fornecedores
</line>
<line>
163
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
*s redes colaborativas são u*a estratégia de pequenas e médias *mpres*s do varejo para se
</line>
<line>
man*erem vige*tes *o merc*d*, resi*tindo à competição com ** gra*des redes v*rejistas. A
</line>
<line>
op*racionalização dessas redes se dá pel* *ssociação que pos*ibilita a compra con*unta d*
</line>
<line>
mercadorias, elev*ndo seu volume e, assim, alteran*o o rela*ion*mento com os fornecedo*es.
</line>
<line>
Tend* em vista o c*ntexto abo*dado, * obje*ivo de*se trabalho é analisar * aplicação dos
</line>
<line>
conc*it*s de gestão da *ede de suprimentos a *ormação de r*des colaborat*vas do pequeno
</line>
<line>
*arejo. Foi possível **entificar qu* a colaboraçã* entre os associados p*s*ui um c*r*ter
</line>
</par><par>
<line>
transacional em u* primeiro *omento, mas essa vi*ão é *m**iada
</line>
<line>
pelos bene*ícios *btidos
</line>
</par><par>
<line>
pe*a forma*ão de redes.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-ch*ve: *e*es c*laborati*as. Varejo. Fornec*do*es. Re*acionament*.
</line>
<line>
AB*TRAC*
</line>
<line>
Collabo*at*ve networks are * *trategy **r small and med*u*-sized reta*ler* to **ay current in
</line>
<line>
the *a*ket, resisting competiti*n with large *etail chains. *his asso*iation all*ws *o jo*nt
</line>
<line>
pur*hase of goods, *ncrea*ing volume and chan*ing r*la*ion*hip with sup*liers. T*e pro*o*e
</line>
<line>
of this res*a*ch *s *o ana*yze if and *ow small r*tail co*laborati*e networks alter the
</line>
<line>
re*ationship* between *ts members and their su**liers. It was *ossible *o identify that
</line>
<line>
collaboration betw*en associa*es pro**ce* positive effe*ts in th* **gisti* perform*nce
</line>
<line>
resulting in a *reat*r *evel of *o*pe*iti*enes*.
</line>
<line>
K*ywords: Collaborative networks. *etail. Supplie**. Relationship.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresin* PI, v. *5, n. 8, ar*. *, p. *62-180, mai./j*n. 2018
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. A. Freitas, R. C. Macedo, B. A. Vi*ela, *. F. C. Ferr*ira, R. M. Muniz
</line>
<line>
*64
</line>
</par><par>
<line>
1 INTROD**ÃO
</line>
</par><par>
<line>
O var*jo tem co*o uma d*s principais características *er um s**or dinâmico *
</line>
</par><par>
<line>
altam*n** *d*p*ável
</line>
<line>
*s *ecess*dades dos cl*ent*s. N* *rasil, esse
</line>
<line>
*etor é majoritariamente
</line>
</par><par>
<line>
forma*o p*r p*quenas e médias empresas, emb*ra as receit*s se concentrem em pou*a* e e*
</line>
</par><par>
<line>
gra*des
</line>
<line>
empres*s. A *ntr*d* *e novas redes v*r*jistas multinacion*is nas últimas décad*s,
</line>
</par><par>
<line>
a*i*da à pro*ife*ação de no**s f*r*atos (venda* o*line, lojas especi*liz****, *tacare*o, entre
</line>
</par><par>
<line>
outros), tornara* o setor ainda mais dinâmico e
</line>
<line>
diversif**ado (MARQUI, **1*). Nesse
</line>
</par><par>
<line>
c*nário, a c*mp*tiç*o ** acirr*, f*zendo
</line>
<line>
c** que as pequ*nas e médias empresas *ejam
</line>
</par><par>
<line>
afeta**s d* f*rma *ais profunda (LAS C*SAS, 1999; P*RENT*, 2000).
</line>
</par><par>
<line>
Simult**eamente, oco*reram alter*ções nos há*ito* do* c*ns*midores,
</line>
<line>
tornan**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*atisfação da b*s** por con*eniê*cia * das res*riçõ** d* tempo fato**s deci**vos na compra. A
</line>
<line>
dispo*ibilid*de *o produto *o tempo e no luga* certo se co*solidou com* u*a q*est*o
</line>
<line>
primor*ial (P*RENTE, 2000). Es**s **ndênci*s também foram ide*tific*das *m uma
</line>
<line>
pesqu*sa rea*i*ad* *elo i*stituto Euromonitor (*015), *ntitulado Glo*a* Con*umer **ends For
</line>
</par><par>
<line>
20*5, em qu* * valo**zação da
</line>
<line>
*o*ve*i*ncia por parte do con*umidor se mostro*
</line>
</par><par>
<line>
*e*ermi*an*e na *ec*são de compr*, re*ul*ando n* aum***o
</line>
<line>
das com*ras pela in*ern*t e na
</line>
</par><par>
<line>
volta dos consumidores ao comércio de bai*ro.
</line>
</par><par>
<line>
No *ntanto, apesar do cenário de v*lta do consumidor ao c*mércio
</line>
<line>
do bairro indi*ar
</line>
</par><par>
<line>
uma va*tagem competitiv* pa** pequen* v*rejo, a* grande* redes já *st*o *e *eslo*ando o
</line>
<line>
pa*a o c*m*rcio *ocal, por meio da c*iação de lojas *enor** ou ba**e*ras **pecífi*a* para
</line>
<line>
at*ar nesse mercado. *ss* é o c*so *a red* Ca*refour, que criou a bandeira Carr*fou* *x*ress
</line>
<line>
para opera* n*sse comér**o, com formato de l*jas com 200 m*, e cerca de 2,7 mil **ens
</line>
<line>
bás*co* e *e con*umo ráp*do (*U*OMONIT*R, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
Sobreviver *esse me**ado com**titi*o se tornou *m *esafio p*ra as peque*as
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
média* em*resas, que *êm busca*do no*a* a*ternati*as
</line>
<line>
para se m*nter*m vigentes. Assim,
</line>
</par><par>
<line>
uma das alter*ativas enco*tr*das * a fo*mação de u*a rede *olab*rativa através da associação
</line>
<line>
com o*t*as empresas d* mesmo setor de at*ação. N**sa es*ratégia, a rede d*fin* objet**os em
</line>
<line>
comum como fo*ma d* alavan**r a particip*ção no merc*do dos membros *s*ociados,
</line>
<line>
com*art*l**ndo risc*s e benefícios com *s demais me*bros (*AL*STR*N; VERSCHOORE,
</line>
<line>
*016).
</line>
</par><par>
<line>
* *niã* de pequenos var*jistas *m
</line>
<line>
uma *ede co*a**rativa pode
</line>
<line>
abrir novas
</line>
</par><par>
<line>
oportunidades, com* adquirir *ercador*as em *onjunto. D*s*a fo*ma, a rede a*rupa a c*mp*a
</line>
</par><par>
<line>
de p**uen*s volumes do* asso*ia**s obte*d*, assim, mai*r
</line>
<line>
p*der de barganha diretamente
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. *5, *. 3, art. 8, p. 16*-1*0, mai./*un. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*feit*s *a Re** C*laborativa do P**ue*o Varejo e* *e*s R*l*cioname*tos *o* For*eced*res
</line>
<line>
165
</line>
</par><par>
<line>
c*m os fa*ricantes, e excluindo *ntermediário* da cadei* de distribui*ão, como at*cadista* e
</line>
<line>
atrav**sadores (ZUCATT*, 200*).
</line>
<line>
As redes co*aborativas pode* assumir dif*rente* *ormatos, dependendo do nível de
</line>
<line>
integração definido pe**s emp*esa* par*icipantes. O mais comum é que o* membr*s da rede
</line>
</par><par>
<line>
decidam se unir apenas com a *ina*id*de
</line>
<line>
d* obt*r maior
</line>
<line>
p*der de barganha j**to ao*
</line>
</par><par>
<line>
**rneced*res, por meio d* *om*ras compart*lhadas. Ness* situação, os ass*ciados se
</line>
</par><par>
<line>
ident*ficam
</line>
<line>
para *s for*ecedores e cli*ntes como *ert*ncentes a um* rede; no ent*nto,
</line>
<line>
cada
</line>
</par><par>
<line>
vareji*ta perma*ece *om a sua individuali*ade em v*ri** at*vidade* da *mpresa (MACED* et
</line>
<line>
a*., 2017; BALESTRIN; VER**HOORE, 2016).
</line>
<line>
Dentro de*se *ontexto, o presente arti*o apre*enta uma *is*ussão temátic* ac*rca do
</line>
<line>
relacionamento na rede de *uprim*nto* e*tre f**neced*r*s e *mpresas de p**ueno e médio
</line>
<line>
porte que *st*o associadas a redes c*l*borativas. O estudo pr**õ* u*a discuss** teóri*a sobre
</line>
<line>
a aplic*çã* dos conc*itos de ges*ão da *ede de suprimentos ao fenômeno recente de formação
</line>
<line>
de r*de* cola*orati*a* de varej*.
</line>
<line>
Es*e artigo está orga*izado d* *eguinte forma: a s*ç*o 2, bus*a descrever o *enômeno
</line>
<line>
da* novas *edes de v*rejo. Aborda ainda *s co*c*it*s e teorias q*e *ormam a b*se conceitual
</line>
<line>
sobre r*lacionamentos em redes *e s*pri*en*os. A seção 3 *presenta * caso *as redes
</line>
</par><par>
<line>
colaborativ*s de *arejo.
</line>
<line>
A seção
</line>
<line>
4 apre*en*a uma disc*ss*o interpretativa de
</line>
<line>
como
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*enôme*o de redes colaborativas do varejo
</line>
<line>
*ode ser explic*d* pe*os conceitos rel*ti*os
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
gestã* e r*lacionamento* nas r**e*
</line>
<line>
*e suprimentos apresentado* no artigo. Por fi*, traz-se
</line>
</par><par>
<line>
uma breve
</line>
<line>
conclusão
</line>
<line>
sob*e o* achados
</line>
<line>
*este trabalho e direcionamento* para fu*ura*
</line>
</par><par>
<line>
pesqui**s.
</line>
</par><par>
<line>
Po*emos con*i*erar
</line>
<line>
qu* o t*ma
</line>
<line>
p*oposto sej* releva*t* pa*a a a*ademia,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
empresa*iado e a socieda*e, visto que a temática das r*d*s co*aborat*vas *inda * um assun*o
</line>
<line>
recent* s*ndo, portanto, carente de novas pe*qu*s*s qu* forneçam um con*ecimento mai*
</line>
<line>
pr*f*nd* ace*ca d* *em*.
</line>
<line>
2 REVISÃO *A LI*ERATURA
</line>
<line>
2.1 Relacio*amentos na rede de supri**ntos
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
est*atégia
</line>
<line>
compet*tiv* **oiada em *ed*s de suprimentos su*giu da n*cessidade
</line>
<line>
*as
</line>
</par><par>
<line>
e*pre*as *m reduz*r seu* custos operacion*is por meio da diminu*ção dos *íveis *e estoque
</line>
</par><par>
<line>
de produção. *ontudo, a redução
</line>
<line>
de estoque c*iou uma
</line>
<line>
si*uação de alto risc* para as
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Ter*sin* PI, v. *5, n. 8, art. 1, p. 1**-180, mai./jun. 201*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. A. Freita*, *. C. Ma*edo, B. A. Vi*ela, R. F. C. Fer*ei*a, R. M. Mun*z
</line>
<line>
166
</line>
</par><par>
<line>
em*resas, que passaram a *epender fortem*nte do* f**ne*edo*es pa** manter ativa sua *inh*
</line>
<line>
*e produção (ZINN, 2012).
</line>
<line>
O conceito de red* de suprimentos sur*e como uma ev*lução do co*ceito de logí*t*ca,
</line>
<line>
incorp*rand* *s funç*e* do últ*mo e ampliando seu escop*. A *e**** da re*e de suprimentos
</line>
<line>
po*e ser de*in*da com a coordenaçã* estr*t*gica e sistemática das fu*çõ*s de negó*io* *
</line>
<line>
tát*cas no âmbito dessa rede (*ALLO*, 2*06; MENTZER et al., 2001).
</line>
</par><par>
<line>
P*ra Bal*ou (20*6, p.28), signif*c*
</line>
<line>
"co**car o* pro*utos ou serviços certos no lugar
</line>
</par><par>
<line>
certo, *o mom*nto certo e na* condi*ões desejadas, **nd*, ao mesmo tempo, * melhor
</line>
<line>
contrib*ição possível para a empres*". Assi*, * muito complicado separar a l*g*sti*a das
</line>
<line>
e*presas das atividades d* rede de su*rimentos em termos **áticos.
</line>
</par><par>
<line>
A ca*eia deve ser vista como emaranhado de *ornecedores de diversas
</line>
<line>
c*madas
</line>
</par><par>
<line>
(fornecedores de f*rnecedores) e múltiplo* clien*es (como també*, c*i***es d* cli*ntes), a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
c*nceito de
</line>
<line>
cadeia pode ser entendida com uma rede a*ra*gente (CHRISTOPHER, 200*).
</line>
</par><par>
<line>
De *cordo com Christopher (2007, p. *), * concei** ** c*deia d* s*pri*entos pode se*
</line>
</par><par>
<line>
*ntendido *omo "uma
</line>
<line>
*ede de o*ga*izações
</line>
<line>
conec*adas e interdependente*, traba*ha*do
</line>
</par><par>
<line>
conjuntament*,
</line>
<line>
em regim* d* coope*ação mútua, para
</line>
<line>
*ontrolar, gerenciar e aperfeiçoar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
f*uxo d* maté*ias-pr*mas * informação *os forne*ed*res para os clientes *inais".
</line>
<line>
A estratégia da red* de s**rimentos en*olv* não a*en*s *s *ran*a*ões comercia*s entre
</line>
<line>
as emp**sas pa*tic**antes, mas ta*bém a inte*ração de proces*os e a co*abora*ão entre as
</line>
<line>
organizações at*a**s de um flu*o de se*viços, pr*duto* e *nformações. Por isso, a import*nc**
</line>
</par><par>
<line>
*e gerenciar
</line>
<line>
os relac*onamentos dentro da *r*pria red*. O segre*o do su*e**o
</line>
<line>
d*sse
</line>
</par><par>
<line>
gere*ciamen*o é estabelec*r um r***cionam*nto duradouro entr* cliente* e fornecedores
</line>
</par><par>
<line>
(*ARLAN*,
</line>
<line>
1**6). Para isso, apena* fator*s *omo
</line>
<line>
confiança e *omprom*timento p*dem
</line>
</par><par>
<line>
não ser sufici*ntes isoladamente. De acord* com Narayandas e Rangan (200*),
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
relacionamen*o se man*ém no lo*go-p*azo apenas qua*do
</line>
<line>
as *a*tes
</line>
<line>
perc*bem que a relação
</line>
</par><par>
<line>
traz *a*hos par* amba*.
</line>
</par><par>
<line>
Ao *e abordar termo o
</line>
<line>
*ede estendida,
</line>
<line>
como *m emar*nhado de *or*ecedores
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
diversas c*madas (fo*nece*o*es de for*ecedo*es) e *últiplos clientes (com* t*mb*m, cliente*
</line>
<line>
de cl*entes), * rede pode ser entendida c*mo *brangente (C*R*STOP*ER, 2007). *e a*ord*
</line>
<line>
com Christopher (20*7, p.5), o conceito de r*de de suprimen*os pode ser enten*ido como
</line>
<line>
"uma re*e *e organizações *onectadas e *nte*dependent*s, tra**lhando conjuntamente, em
</line>
</par><par>
<line>
*egime de co*peraç** mútu*, para controla*,
</line>
<line>
gerenciar e ap*rfeiçoar fluxo de matérias- o
</line>
</par><par>
</page><line>
prim*s e informação d*s fornecedores para os clientes finais".
</line>
<line>
Rev. FS*, *ere**na, v. 15, n. 3, art. 8, p. 162-180, m*i./j**. 2018 *ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efeitos da Rede Colaborativa do Pequeno Va*ej* e* Seu* Relacionamen*o* com Forne*edo*es
</line>
<line>
167
</line>
</par><par>
<line>
Para Ambrose et al. (2010), a com*reensão do relacionamento po*e ser a*o*a*a
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
duas im*or*antes teorias, a teo*ia do custo d* *ransaçã* e * teoria da t*oca s**ial. A primeira
</line>
<line>
delas *f*rma que gerenciamento da* tro*as é correlacionado com as *spec*ficida*es de at*vos
</line>
<line>
ou do grau do investimento envolvido, e da incerteza do ambiente tr*nsacional. A teoria *revê
</line>
<line>
a a*ap*ação e *e**çã* na i*certeza, como chave para o sucesso *o rel*cionament*, red*zi*d*
</line>
<line>
a possibilidade de ocorrer a*ões *p*rt*nist** de*tro da rede.
</line>
<line>
A t*oria **s custo* de trans*çã* coloc* o problema econômico d* o**anização como o
</line>
</par><par>
<line>
f*co c*ntral
</line>
<line>
da co*tratação. Assim,
</line>
<line>
comprado*es *ó a*cançam o diferencial c*mpetitiv*
</line>
</par><par>
<line>
quando têm *m grande poder de
</line>
<line>
barganha no me*cado (*ILLIA*SON, *985; DYER;
</line>
</par><par>
<line>
SING*, *998). O con*eit* de valor trans*cional dado
</line>
<line>
por *ajac e Olsen (1*93) fort*lece as
</line>
</par><par>
<line>
b**es para a f*rmação do entendime*to da *bo*d*gem r*la*ional. Esses autor*s preco**zara*
</line>
</par><par>
<line>
que a es**atégia
</line>
<line>
das empr*sa* dev* en*atiz*r a m*xim*zação dos *alo*es gerados pel*
</line>
</par><par>
<line>
rel*cionamento, em *ez *e se empenharem *m combate* comportamen*o *portunista e o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
custo de transação.
</line>
</par><par>
<line>
* persp*ctiva do valor t*ansacional é
</line>
<line>
domina** pela hi*ótes* *e que o impa*to
</line>
</par><par>
<line>
ne*ati*o de um *omportame*to o*ort*nista pode ocasiona* p*rda*
</line>
<line>
de n**ócio* no *utu*o. O
</line>
</par><par>
<line>
valor tr*nsa*ional **rado p*la troca e pe*a inte*depe*d**cia das empresas * * *ator *nibidor d*
</line>
</par><par>
<line>
*omportame*to oportunista por *onseq*ên*i* e
</line>
<line>
do cus*o **
</line>
<line>
transaçã* (ZAJAC; OLS*N,
</line>
</par><par>
<line>
1993).
</line>
</par><par>
<line>
Part*ndo do conceito de valor tran*acion*l, Dyer e Si**h (1998) *pr*sentam os
</line>
</par><par>
<line>
pressupo*tos
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
visã* relacional q*e t*m como objetivo
</line>
<line>
ex*licar os desempen**s obtidos
</line>
</par><par>
<line>
pelas emp*esas:
</line>
<line>
1) in*estim*ntos em
</line>
<line>
at*vos relacionai* específicos: qu**do
</line>
<line>
parceiros
</line>
</par><par>
<line>
c*merc*a** inv*s*e* *m de*erm***dos ativos da cad*ia de valor, combinando o* *ecursos de
</line>
</par><par>
<line>
mane*ra única; 2) tro*a de conhe*imento (*nclui a
</line>
<line>
apre*dizagem conjunta); 3)
</line>
</par><par>
<line>
compl*mentaridade ** recursos; 4) governança *ficaz.
</line>
</par><par>
<line>
A especificidade d* ati**s e a com*lementação de recur*os e competências podem *er
</line>
<line>
exemplifica*as c*m as ali*nças entre orga*i**ções que vêm *xpandindo a sua impor*ância
</line>
<line>
desde o início da década de 1980. Essas alian*a* são acordos vol*ntários entr* *m*re*as qu*
</line>
</par><par>
<line>
*rocam, compartilham o* in*estem
</line>
<line>
em recursos e que pra*icam * co-desenvol*imento
</line>
<line>
*u
</line>
</par><par>
<line>
*ornecimento de produtos, serv*ço* e tecnologia* (LA*I*, 2006; MIGU*L; BRITO, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
A **oca de **n*ecimentos é p*oporcionada
</line>
<line>
pelo
</line>
<line>
compar*i*ham*nto de **formação
</line>
</par><par>
<line>
entre as empresas, som*ndo * integ*ação *a roti** e
</line>
<line>
*tividades das
</line>
<line>
empresas na rede
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
supr*m*ntos. Em su*a, rela*i*namento *n*re empres*s é possível, *uando os p*rceiros o
</line>
</par><par>
<line>
*ombinam, trocam
</line>
<line>
e inve*tem ** **ivos idi*ssincrático*,
</line>
<line>
con*ec*mentos, recursos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Ter**ina PI, v. 15, n. 8, art. 1, p. 162-180, mai./*un. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. *. Freita*, *. C. *a*edo, B. A. Vilela, *. F. C. Ferre*ra, R. M. M*n*z
</line>
<line>
1*8
</line>
</par><par>
<line>
*apacita**es além de empre*ar *ficazes *ecanismos de governança. A pr*sen*a e apl*c*çã*
</line>
<line>
da governança im*l*cam a dimin*ição da práti** dos cus*os de tra***ção nas relaç*e*
</line>
<line>
*ome**iai* (DYER; SINGH, 1998; W*LL*AMSON, 1985).
</line>
</par><par>
<line>
D*er e Singh (1998)
</line>
<line>
*firmam que uma
</line>
<line>
unidade cad*
</line>
<line>
*ez
</line>
<line>
mais *o*te
</line>
<line>
p*ra *nalisar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
compreender a vant*gem competitiva está no relacio*a*ento
</line>
<line>
entr* as empresa*. Quando os
</line>
</par><par>
<line>
recu*sos e compet**cias endógenos *a empresa são com*in*dos e*tre os parceiros
</line>
<line>
comerciais, i*s* pode gerar fonte de vantagem competit*va mai*r que as empres*s **e
</line>
<line>
relutam em co*bi*á-los.
</line>
<line>
2.* *s *elaciona*entos ve*ticais e ho*izonta**
</line>
<line>
A vi*ã* relacional é *ase*da *a teoria baseada no* *ecursos, visto que * mesma prega
</line>
</par><par>
<line>
as po*sibilidades *e criaç*o d* valor atrav*s do u*o dos recursos e d* ca*acidade
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
parceiros,
</line>
<line>
não ap*nas nos *róprios recursos e na própria capacidade (CHA*DA*, 20*5).
</line>
</par><par>
<line>
Portanto, a geração de vantagens competit*vas pode es*ar além **s limites da firma.
</line>
</par><par>
<line>
De acord*
</line>
<line>
co* Dyer e Singh (19*8), *xist*m q*atro pote*cias fo*tes de vantag*n*
</line>
</par><par>
<line>
competit**as vi*das dos rel*cionament*s *ntero*gan*zacionais: ativo* específic*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
relacio*ame*to; rotinas de compartilhamento de
</line>
<line>
conhe*ime*tos; recursos e competências
</line>
</par><par>
<line>
complementare*; e governa*ç* efetiva. *s *anhos sã* concretizad*s quando oc**re reduç*o
</line>
<line>
*o cus*o de transaçã* ou combinaçã* de ativo*, conhecimento ou competênc*as.
</line>
</par><par>
<line>
O trabalho
</line>
<line>
cond*zid* po* Skjoett-Larsen et al. (*003) pod* ve*if*ca* que os aspectos
</line>
</par><par>
<line>
relevantes d* c*la*oração i*terorganizacional sã* der*vad*s *a teoria dos c*st*s de tran*ação
</line>
</par><par>
<line>
e d* *erspect*v* das redes. Os *utores chegaram a um c**junto de var*áveis avaliad*s
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
se*uin*e ordem de importância: (1) co*f*ança, (2) *eta*
</line>
<line>
em comum, (3) troc* de d*dos, (4)
</line>
</par><par>
<line>
contrat*s form**s, (5) t*a***ções *e in*o*maçã*, (6)
</line>
<line>
dependência mút*a, (7) tra*sações
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
produtos, (8) transações de pagament*s, (9) re*aç*es sociais e (10) i*vestim*ntos es*ecí*ic*s.
</line>
<line>
A rede de supriment*s cola*orativa tem sido estudada extensivame*te, dada a sua
</line>
<line>
amplitude de aplic*ção (S**ATUPANG; SRIDHARAN, 2002; BUSTAM*NTE, 2004;
</line>
<line>
MACEDO et al., 2017). Assim, é comum diferenciar * rede de suprim*ntos c*lab*rati** em
</line>
</par><par>
<line>
*erm** de sua es*rutura: a c*laboração vertical, a
</line>
<line>
colaboração horizontal e a
</line>
<line>
colabor*ção
</line>
</par><par>
<line>
lateral (S**ATUP*NG; SRIDHARAN, 2*02; BUSTAMANTE, 2004).
</line>
</par><par>
<line>
A colaboração *ertic** ocorre qua*do du*s ou ma**
</line>
<line>
orga*izações que desenv*lvem
</line>
</par><par>
<line>
ativida*es complementares (como o fabr***nte, o distri**idor, o transportador e o
</line>
<line>
va*e*ista)
</line>
</par><par>
</page><line>
c*mpartil*am *esponsabilidades, recu*sos e informação de desempenho pa*a atender * clie**e
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 15, n. 3, art. 8, p. 162-180, mai./jun. 2018 *ww4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efeit*s da Rede Colabo*at**a do Pequeno Va*ejo em Seus Relaciona*entos *om Fo*neced*res
</line>
<line>
169
</line>
</par><par>
<line>
final. Alguns exe*p*os da estrutura colab*rativa
</line>
<line>
vertical são Estoque G*re*ciado pelo
</line>
</par><par>
<line>
V*ndedor (*endor Management In*en**ry - VMI), Res*os*a Eficient* ao Cli*nte (Efficient
</line>
<line>
Consumer Re*p*ns* - ECR), e P*an*jamento e Pr*visão Colaborati** de R*a*astecimen*o
</line>
<line>
(Co*laborative *lanning, Forecasting *nd R*plenishment - *PFR) (SI*A*UPANG;
</line>
<line>
SRIDHARAN, 2002; *UND*URKAR et al., 2014).
</line>
<line>
Os objetivos r*leva*te* da colab*ração verti*al estão vincu*ad*s às *eduções: 1) d*s
</line>
<line>
c*s*os de *nformação e de comunicação; 2) *o r*sco *elac*o*ado à in*lusão de nov*s produto*
</line>
<line>
no merca*o; *) do tempo ne**ssário de tran*ferência de uma ino*ação do lab*rat**io para o
</line>
<line>
mercado (BUSTAMA*TE, 2004; D**OÇÃ; MARTI*S, *01*).
</line>
<line>
Já a col*b*raç*o horizontal oc*rre quando duas ou mais organizações, n*o
</line>
</par><par>
<line>
re*acionadas ou concorre***s, co*pera* para partilhar *n*or*ações
</line>
<line>
ou recursos particulares.
</line>
</par><par>
<line>
Esse tipo de c*l*boração pode, ainda, acontec*r entre orga*izaç*es c*m o mesmo porte, que
</line>
<line>
trabal*am em u* mesm* segment* e pode *nvolver ta*bém **stit*ições q*e *fe*e*am
</line>
<line>
sup*rte à *tivi*ade empresarial (como, p** exemp*o, *s associaçõe* empresa*iais e sindi*atos
</line>
</par><par>
<line>
entre *utros) (DEBOÇÃ; MARTINS,
</line>
<line>
2015; *IMATUP*NG; S*IDHARAN, *002;
</line>
</par><par>
<line>
BU*TA*ANTE, 2004).
</line>
</par><par>
<line>
*m exemplo de col*boração horizontal é *m cen*ro de di*tribuição únic* para dois
</line>
<line>
varejistas, e se*s princ**ais o*jet*vos são: 1) diminui* *s custos de transação; 2) desenvo*ver
</line>
<line>
es*r*tégias compartilhadas ** marketing; 3) c*mpras coletivas de matérias-primas; 4)
</line>
<line>
compa*tilhament* *e instalações, *qu**amentos e inform*ções sobre o me*c*do; *) as**ci*ção
</line>
</par><par>
<line>
n* des*nvo*viment* de
</line>
<line>
no**s produto* e/*u p*ocessos (DEBOÇ*; MA*TIN*, 2015;
</line>
</par><par>
<line>
SIMATUP*NG; SRIDHARAN, 2002; BUSTAM*NTE, 2004).
</line>
<line>
Mor*an e Hu*t (1994) exemp*i*icam si*uações de relacio*a*entos horizontais, c*t*ndo
</line>
<line>
as p*rcerias c*m os conco*rent**, com *mp*esa* s** fins lucrativos e *om o governo. Os
</line>
<line>
exe*plos de parce*ias com *oncorrent** são alianças estratégica* como *lian*as tec*ológ*cas
</line>
</par><par>
<line>
e globais. Já as p*r*erias com
</line>
<line>
emp**sas sem fin* lu*rativos, como *ind*c*tos * *ssoci*ções,
</line>
</par><par>
<line>
podem ser
</line>
<line>
evidenciadas por
</line>
<line>
*ções
</line>
<line>
pública* como p*r*i*ipação em feira*, con**es*os, entre
</line>
</par><par>
<line>
outros. As parcerias com * governo são moti*adas por pesqui** e dese*volvimento *o s*tor
</line>
<line>
ou área de a*uaçã*.
</line>
<line>
A colab*ração lateral te* co*o objetivo gan*ar ma** fle*ibilida*e por meio *a
</line>
</par><par>
<line>
com**naç*o e do compartil*amento de
</line>
<line>
recu**os
</line>
<line>
em ambos
</line>
<line>
*s modos, verticais e horizonta*s
</line>
</par><par>
</page><line>
(SIMA*UP*NG; SR*DHARAN, 200*). A in*ensidade da *olaboração *epende do horizon*e
</line>
<line>
de impa*to do d*se**enho na rede de su*ri**ntos:
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresin* *I, v. 15, n. 8, art. 1, p. *62-180, mai./jun. 2018 www*.fsane*.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. A. Frei*as, R. C. Mace*o, B. A. Vilel*, R. F. C. Ferreir*, R. M. Mu*iz
</line>
<line>
*70
</line>
</par><par>
<line>
1) A *olabor*ção ** cur*o *ra*o (efeitos *obr* a performanc* operacional dentro de um
</line>
<line>
ano) refere-se pr*ncip*lmente à cooperação entre os d*fer***es membros da *ede que visam
</line>
<line>
satisfazer as necessidades comuns e incomuns, *anto para pr*duto*, quan*o *ar* serviços;
</line>
<line>
2) A co*aboração n* médio **azo (ef*itos s*bre a *erformance operacional d* um a t*ês
</line>
</par><par>
<line>
anos) e**olve a partilha de res*onsa*ilidades p*ra *incronizar
</line>
<line>
o projeto
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
produto
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ca*aci*ade d* logística para li*a* com as ofertas e deman*as cr*scentes par* o mercado.
</line>
</par><par>
<line>
3) A c**aboração em longo prazo (ef**tos *obre a perf*rma*ce opera*ional de
</line>
<line>
do* s
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cinco anos) v*s* à criaç*o d* um serviço sup*rio*, vi* d*fi*ição de pri*ridades c*nj*nta* e a
</line>
<line>
par*il*a *e recursos (SIMATUPANG; SRIDHARAN, 200*).
</line>
<line>
2.3 **des *o*aborativas No Va*ejo
</line>
<line>
Os pri*eiros e*tabelecimentos com caráter varejista próx*mo aos moldes do var*jo
</line>
<line>
tradicional su*giram no in*c*o do *é*ulo XX no Brasil. **ena* na *egu*da metade do s*cul*
</line>
</par><par>
<line>
foi que **rejo ga**o* dinamismo, com a vinda de redes estrangeiras e o surgi**nto o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
for*atos *ais com*lexos, como loj*s especia*iz*das, **andes re*es varej**tas, o atacarejo,
</line>
<line>
entre outros (*ATTAR, 2011).
</line>
<line>
De acor*o com Couglan et al. (20*2), o c*n*eito de v*rejo pode ser definido como as
</line>
<line>
**i*idade* envo**idas na ve*da de *ens e serviços, v***nd* o seu co*su*o pess*al. Portanto,
</line>
<line>
o v*reji**a pode se* qualquer inst*tui**o qu* t*nha *or finalidade vender bens ou serv*ços *ar*
</line>
<line>
o c*nsumid** f**a*.
</line>
</par><par>
<line>
É importante ent*nder o peso econô*i** *u* o *etor va*ejista *ossui
</line>
<line>
no cenário
</line>
</par><par>
<line>
na*ional. Na últi*a d*cada, o setor cresceu apoiado no a*mento da renda da cla*se média. O
</line>
<line>
aumen*o *o v*lume de negóc*os do setor vareji*ta saltou 77,*% entre *001 a 2016, **ima do
</line>
<line>
avanço d* P*B no p*río*o, de 45,9% (IBG*, *0*6). Esse expre*sivo cresc*men*o *ef*etiu em
</line>
<line>
ge**ção de v*gas que, n*ss* mesmo períod* subiu de *,3 mi*hõe* de empre*os formais diretos
</line>
<line>
para 7,* milhões (IB*E, 2013).
</line>
<line>
As muda*ça* no vare*o nas últimas d*cadas *ão fic*ra* re*trita* apenas a* *umento
</line>
<line>
d* receita. De a*ordo com Parente (2000), o s*to* ganhou m*is din*mismo * as i*stituiçõ*s
</line>
<line>
va*ejistas di*ers*fica*a* mui*o **u f*rmat* d* *tua*ão. O setor **re*ista possui a
</line>
<line>
caract*r*stica de **r o vol*me de n**ócios concentrado e* poucas e gr*ndes empre*as.
</line>
<line>
Como dito ant*rio**ente, o setor do varejo é um dos mais im*or**ntes para o país.
</line>
</par><par>
<line>
*lém do *eu
</line>
<line>
papel *conômico e s*cial, esse setor é alvo de i**e*esse acad*mico devido à*
</line>
</par><par>
<line>
grandes
</line>
<line>
alter*ções
</line>
<line>
s*fridas nas últimas d*cadas. E*s*s al*erações são
</line>
<line>
importante *ont*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Tere*ina, v. *5, n. 3, *rt. 8, p. *62-180, mai./jun. 201*
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efeitos *a *ede *olaborativa *o P*queno Varejo em *eus Re**c**namentos com Forne*edores
</line>
<line>
171
</line>
</par><par>
<line>
inform*ções *obre * definição das estraté*ias p*ra o setor e formação de *uturas política*
</line>
<line>
p*blicas de d*sen*olvim*nto:
</line>
<line>
*o longo d*s últimas *écadas, as institu*ções varejistas vêm atr*vess*ndo um
</line>
</par><par>
<line>
intenso ri*mo de transformação. *e
</line>
<line>
viajasse
</line>
<line>
d* v*lta, pel* túne* do tempo, *
</line>
</par><par>
<line>
desem*arcasse em um* metróp*le brasi*eira da década de 6*, se fi*aria s*rpreso ao
</line>
<line>
verifi*ar que a maiori* *os atuais formato* de loja não existia naq*ela é*oca. *ão se
</line>
</par><par>
<line>
encontrariam shopping centers, ou hipermercados, ou lojas de *onveni*ncia,
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
c*u*es de compra ou autosser*iç*s
</line>
<line>
de mat*rial de *onstr*ç*o, ou lan**onetes fast-
</line>
</par><par>
<line>
f*od, ou rest*u*antes po* quilo, ou redes *e franquias ou locador** de *íd*o ou pet
</line>
</par><par>
<line>
shops, n** lojas de infor*ática, n*m em*resas
</line>
<line>
g*obalizadas como o Carref*ur,
</line>
</par><par>
<line>
C&*, Wal-M*r*. Ao lo*g* de*ses 40 anos, muit*s modelos de lojas foram c**en*o
</line>
</par><par>
<line>
lugar ao* novos *orm*tos, mais efici*ntes m*is adeq*ado* às no*as necessid*de* e
</line>
<line>
do merca*o c*nsumido* (PARENTE, *000, p. 1*).
</line>
<line>
Emb*ra esse seto* no B*asil *e*a formado por pequenas empresa*, a receita do mesmo
</line>
<line>
é al*ame*te concentrad* em poucas e grandes organi*aç*es. Inicialmente, as ve*das eram
</line>
<line>
realizada* apenas com o varej* t*adicional, a l*ja *ísica. A criaç*o e *opularizaçã* d* no*os
</line>
<line>
m*i** de *omunic*ção e *istribuição, viabilizaram a v*nd* por meio d* te*efone, do correio e
</line>
</par><par>
<line>
d* **t**net, s*m*re cria*do *ovos f*rmat*s para melhor **en*er **
</line>
<line>
no*as necessida*es
</line>
<line>
do*
</line>
</par><par>
<line>
cl*entes *inais (LEVY; WEITZ, 200*; PARENTE, 2*00).
</line>
</par><par>
<line>
Os consumid*res brasileiros t*mbém est*o al*era*do seus hábitos de compra de
</line>
<line>
alimentos * preferindo o varejo que oferece *ais c*n*eniência e r*pidez n*s comp*as:
</line>
</par><par>
<line>
In *he largest **ties of Brazil, the tre*d of buying foo* in conve*ience
</line>
<line>
stores and
</line>
</par><par>
<line>
sm*ll grocery retailers, such as *raditio*a* n*ighborhoo* mar*ets, r*mains stron*, as
</line>
<line>
consum*r* increasingly see* convenience *nd pra*ticality. Thus, t*ey fre*ue*t
</line>
<line>
*ma*ler **o**s close to home o* work, which offe* a mix of *resh and *a**aged food
</line>
</par><par>
<line>
to meet the cons*mption needs
</line>
<line>
of one day o* week a* mo*t (EUROMONITOR,
</line>
</par><par>
<line>
2014).
</line>
</par><par>
<line>
A competição do varejo brasileiro fic*u *ais agres*iva *ntr* os vár*o* fo*matos
</line>
</par><par>
<line>
d*sponíveis no mercado. Is*o po*que, o* *rodutos es*ão di*pon*vei* ao consumidor
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
diferentes canai* d* distribuição, oferecendo a *portunidad* do consu*i**r de re*liza* suas
</line>
<line>
compras nos va*ejos **adicion***, nas lojas vi*tua*s ou na venda *ireta (NOVAES, 2007).
</line>
<line>
O *rescimento do varejo de b*irro pode ser ident*f*cado em uma série de ações
</line>
<line>
*mpreendidas po* dife*ent*s redes *arejistas. A red* Carrefour, por exemplo, já e**á *n*e*ida
</line>
</par><par>
<line>
no comér*io da ***inha*ça desde
</line>
<line>
*010, com * bande*ra Ca*refo*r *air*o. Em *014, deu-se
</line>
</par><par>
<line>
início a uma nova investi**, agora sob a bandeira Carr**our Express. Outros grupos, como o
</line>
</par><par>
<line>
Pão de Açúcar e espanhola D*a%, *á se *nseriram nesse mercado e plan*jam se expan*ir a
</line>
<line>
(E*ROMON*TO*, *015).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teres*na P*, v. 15, *. 8, art. 1, p. 162-*80, *ai./jun. 2018
</line>
<line>
www*.*sanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. A. Freitas, R. C. Macedo, B. A. Vilel*, R. F. C. Ferre*ra, R. M. Muniz
</line>
<line>
172
</line>
</par><par>
<line>
A entrad* das g*a***s redes varejistas *o comérc*o de bair*o pode ser *es*strosa p*ra
</line>
<line>
as *equenas e média* empresas, tendo em vista *ue as p*imeira* co*ta* com ma*or ef*ciênc*a
</line>
<line>
operacional e m*ior maturi*a*e no mercado. Sendo, p**tanto, a associação em uma rede
</line>
</par><par>
<line>
colabo**tiv* uma estrat*gi*
</line>
<line>
*ara se manter *igente
</line>
<line>
** mercado (MACEDO
</line>
<line>
et al., 2017;
</line>
</par><par>
<line>
B*L**TRIN; VERS*HOORE, 201*).
</line>
<line>
As redes co*a*orativas, também conhecidas pelos ter*os "sociedade de empresas" *u
</line>
<line>
"red*s associ***vas", c*nsistem em um agrupamento de *mpres*s. O principal objetivo é gerar
</line>
<line>
compe*itividade para os ass*ciados, f**talecendo as ativid*des de cada *em*ro sem,
</line>
</par><par>
<line>
necessariamente, estabelecer l*ç** finance*ros ent*e
</line>
<line>
**, ou s*ja, mantend*-os in*ependentes
</line>
</par><par>
<line>
(RIBAULT et al., 199*).
</line>
</par><par>
<line>
A rede se *on**it*i juri*icamente como uma associaçã*, possuindo **PJ (*adastro
</line>
<line>
*acional de Pes*oa Jur*di*a) próprio, *i*etoria e o*j*t*vos comuns. * tipo de objetivo de uma
</line>
<line>
**de é *efinido internamente, s*nd* que os laço* *o*em a**u*ir as*ect*s técn*c*s, bem como
</line>
<line>
mercadológi*os (BAGGIO, 2*09; R*B*ULT et al., 1*95).
</line>
<line>
De *cordo com Ba*gio (2009), p*squisas rea*iz*das com empresários sugere* com
</line>
</par><par>
<line>
quem ** redes
</line>
<line>
oportun*z*m troca de experiência*,
</line>
<line>
padroni**ção de instalaç*es, melhoria
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
marca, ações promoci*nais conj*ntas,
</line>
<line>
a**m do mark*ting co*part*l**do com
</line>
<line>
os demais
</line>
</par><par>
<line>
p*rtic*pan*es d* rede. As rede*
</line>
<line>
d* e*presas surgem por m*io do a**u*amento formal
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
empresas autônomas, com o objetivo *e
</line>
<line>
realizar *tiv*dades comuns, pe*m*tin** qu*
</line>
<line>
e*as
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
c*ncentrem
</line>
<line>
apenas
</line>
<line>
em
</line>
<line>
suas
</line>
<line>
at*vidades
</line>
<line>
principais,
</line>
<line>
core
</line>
<line>
bus i n* s s
</line>
<line>
(BAL*STRIN;
</line>
</par><par>
<line>
VER*C**O*E, 2*1*; S*BRAE, 2004).
</line>
</par><par>
<line>
Um
</line>
<line>
aspecto com** de m*itas r*des é
</line>
<line>
a cr*ação de uma *entral *e comp*as
</line>
</par><par>
<line>
compartilh*da entre as empresas part*cipante*. Apesa* de a negociação e c*mpra ocorrer*m
</line>
</par><par>
<line>
em co*j*nto,
</line>
<line>
as *erc***rias adquirid*s são entreg*es diretam*nte nas lojas de
</line>
<line>
cada *m dos
</line>
</par><par>
<line>
ass*ciados (B*GGIO, 2009). Pode-se r*ssaltar ainda, que
</line>
<line>
algun* dos
</line>
<line>
*equenos vare*ista*
</line>
</par><par>
<line>
sequer po*su*m a*es*o direto com fornecedores d* grande *orte quand* estão fo*a da rede.
</line>
<line>
As r*des colabor*tivas podem suprir ele*entos que resul*am na *aixa compe*itividade
</line>
</par><par>
<line>
da* peque*as e m*dias empre**s vare*istas. Como
</line>
<line>
*xemplo t*m-s*, * reduzi*a escala
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
produçã*, desconhecimen**
</line>
<line>
do mercado de atuaçã*; *eduzido acesso
</line>
<line>
às linhas de créd*to
</line>
</par><par>
<line>
fi*anceir*; mão de ob*a pouco *sp**ializ*da, baixa ou in*x*st*nt* *estão da informação, e*tr*
</line>
<line>
outras d*ficulda*es (BALEST*IN; VERSCH*ORE, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
As dificuldades limitações das p*quenas e **dias empresas var*ji*tas de e
</line>
<line>
com*etir
</line>
</par><par>
<line>
iso*adamen*e as m*tivam integrar *s re**s col*bor*ti*as. Co** salienta Meith (2010), a **se
</line>
</par><par>
<line>
das redes, é unir esfo*ços indiv*duai* *m fun*ão da
</line>
<line>
ne**ssi*ade de operar em uma
</line>
<line>
escala
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FSA, Teresina, v. 1*, n. 3, a*t. 8, p. *62-1*0, mai./jun. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efeitos ** Rede Colabo*ativa ** Pe*ue** *arejo em Se*s Re*acionamentos com F*r*ecedores
</line>
<line>
173
</line>
</par><par>
<line>
maior, q** ofe*eça m**hores *ondiçõ*s *e negociação com os fornece**res * maior
</line>
</par><par>
<line>
capacidade inovadora, garan**nd* vi*bilid*de co*p*ti**va. Para is*o é
</line>
<line>
*ece*sária
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
co*peração.
</line>
</par><par>
<line>
A *o*peraç*o se d*fine pela capa**dade
</line>
<line>
das
</line>
<line>
e*presas par*eiras em pl*nejar,
</line>
<line>
gerir
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*xecuta* estratégias e *çõ*s
</line>
<line>
em *onjunto. Através dela, é *ossível est**elecer ajuda m***a
</line>
</par><par>
<line>
entre as organiza*ões, resu*tando em aumen** da confia*ç* e *a *redibi*i*ade. A co*p*ração
</line>
<line>
*rodu* benefícios não ap*nas **ra os s*us membros, ma* a toda a sociedade
</line>
<line>
(BÜTTENBEND*R, 2009).
</line>
<line>
A possibilidade d* ex*andir a capacidade i*dividua* * part** de uma expect*tiva
</line>
</par><par>
<line>
cole*iva * consid*rada princip*l co*trib**ç*o a
</line>
<line>
da
</line>
<line>
red*. Alé* diss*, ocorre o aumen*o do
</line>
</par><par>
<line>
poder de mercado, o que mel*ora *s con*ições d* aquisição de me*cadorias *m term*s de
</line>
<line>
valore*, prazos, con**çõ*s *e pag*mento e pr*o*ida*e de e*trega pe*a*te for*ece*ores
</line>
<line>
(ANTUNES; VERSCHOO*E; BALEST*IN, 2010).
</line>
<line>
De acordo co* Balestri* e *erschoore (2005), e**ste* nov* principai* atr*butos
</line>
</par><par>
<line>
*stratégicos da c*operação
</line>
<line>
em uma rede colaborat*va:
</line>
<line>
aprendizagem
</line>
<line>
c*letiva; fluidez;
</line>
</par><par>
<line>
economias de escala; ampliação de *erca*o; acess* a recursos; re*uç*o dos custos de
</line>
<line>
tran*ação; m*lhoria do processo de t**nsaç*o; poder de merca*o e credibilid*d*
</line>
<line>
organi*acional.
</line>
<line>
3 METODOL*GIA
</line>
</par><par>
<line>
*sta pesquisa se
</line>
<line>
ba*eou
</line>
<line>
no m*todo da revisão bibliográfica da l*teratura dos
</line>
<line>
***pos
</line>
</par><par>
<line>
de est*do d* varejo, do re*acionamento e das re*e* *olabor*tivas ** cadeia d* suprimen*os.
</line>
<line>
De**a fo*ma, foi pos*ív** estabelecer uma visã* ampl*, oferecida pelos arti*os semin*is e de
</line>
<line>
l*ter*tura recente, a respe**o d*s características do tipo de relacionamento entre fornecedore* e
</line>
</par><par>
<line>
empresas de p*queno e médio porte, no c*ntexto
</line>
<line>
das *edes colaborat*vas. *en*o assim, foi
</line>
</par><par>
<line>
p*ssível entender mais claramente este fenômen* recente.
</line>
</par><par>
<line>
De
</line>
<line>
acordo Gil (2002),
</line>
<line>
o que car**teriza uma pes**isa **bl*ográfi*a é o seu
</line>
</par><par>
<line>
desenvol*im*nto a **rt*r de trabal*os já pub**cado* sob*e * t*ma p*op*sto. Se*do *s*im, ess*
</line>
<line>
tipo de pesquisa permite relacio*ar uma exten*a série *e abordagen* utilizad*s por diversos
</line>
<line>
autores, que se*ia *nviável serem *ela*ion*d*s p** outro mé*od*. Portanto, * revisã*
</line>
<line>
bibliog*áfica da lite*atura po*e result*r *m um trabalho *otalmente orig*nal.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Teresin* PI, v. 15, n. *, art. 1, p. 162-180, mai./jun. 2018
</line>
<line>
w*w*.f*anet.co*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. A. Freitas, R. C. Maced*, *. A. V*lela, R. *. C. F*r*eira, R. M. Muniz
</line>
<line>
174
</line>
</par><par>
<line>
* RE*ULTAD** E DIS*US*ÕES
</line>
</par><par>
<line>
Por *eio das base* teó**cas e das discussõ*s levantadas *a lit*rat**a, é possível *ontar
</line>
<line>
um* r*la*ão entre *s p*e*issas q*e susten*am as te*ria* da gest*o de redes de suprimentos e o
</line>
</par><par>
<line>
novo f*nôm*no de redes *olab*ra*i*as no va*e*o. P*imei*ament*,
</line>
<line>
na
</line>
<line>
gestão das redes
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
suprimentos e nas redes colaborativa* n* varej*, pode-se i*entificar s*us membr*s como
</line>
<line>
agentes autônomos. Logo, **r se tra*ar de ag*ntes autôn***s, *as com o*jetivos com*ns
</line>
<line>
cla*amente defini*os, é possí*el verificar que a dis*osição de *a*ho individual não inviab*liza
</line>
</par><par>
<line>
a gera*ão de *alor para rede como um tod* (ANTU*ES; V*RS*HOORE; BALESTRIN, a
</line>
<line>
2010). Assim, ao participa* de uma re**, a e*presa necessita *xpand*r seu foco e *ensar *l*m
</line>
<line>
dos seus limites e*trut*rais.
</line>
</par><par>
<line>
O se*undo *ont* a ser destacad* * nec*ss*dad* de int*graç*o d* pro*esso* e a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
colaboração dos **entes da rede, seja da
</line>
<line>
r*de de s*prim*ntos ou em r**es colab*rat*v** do
</line>
</par><par>
<line>
va*ejo. Os obj*t*v** indiv*duai* *ess*s ag*ntes só podem ser *lcançado* caso ha*a *rocess*s
</line>
</par><par>
<line>
co*rdenado* e*tre eles; cas*
</line>
<line>
*ontrário, * e*tr*tég*a
</line>
<line>
da rede de suprimentos pode *e*
</line>
</par><par>
<line>
ma*su*edida. * base par* uma *aior coordenaçã* desses p*ocessos *as redes de va*ejo s*ri* a
</line>
<line>
extensão do rel*cionamento entre ** ato*es pertencentes a rede (VILE*A e* *l, 201*).
</line>
<line>
A teoria de custos de tran*açã*, *as redes colabora*ivas do varejo, tr*z um aporte
</line>
<line>
teó*ico import*nte qu* expli** um ponto c*ntral do benefí*io d* se associ*r em **a re**:
</line>
</par><par>
<line>
adquirir poder
</line>
<line>
de *arganh* no m*rcado. Ta* teori* p*evê que****s, como a reduçã*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
incer*ezas,
</line>
<line>
*u* ocorre* *or mei*
</line>
<line>
de compr*s coletivas com controle de um determinad* e
</line>
</par><par>
<line>
poder *e ba*ga**a. *ssim, as redes de var*j* conseguem maior previsibilidade sobre seus
</line>
</par><par>
<line>
custos com relação à
</line>
<line>
conc*rrên*i*. D*ssa for**, t*m um gran*e i*ce*t*v*
</line>
<line>
para agir
</line>
</par><par>
<line>
c*njuntamente com os outros agentes dessa rede (MIG*EL, BRIT*, 2*09).
</line>
<line>
Nesse sentido, o valor *ransacional *ela**v* à manutenç*o de*sas redes col**orat*v*s
</line>
<line>
pode ser medida ** a*o*do co* o tipo de bens envo*vidos *essas redes. A*ém d*sso, só se*á
</line>
</par><par>
<line>
bem-su*edida a
</line>
<line>
est*atégia *e rede
</line>
<line>
se *xistirem mecanismos que perm*tam q*e haja
</line>
</par><par>
<line>
conhec*m**to com*artilhado, inves*imento de rec*rsos individuais na rede * mec*nismos de
</line>
<line>
transp*rên*ia * governa*ça eficazes. A cl*reza das t*an*açõ*s realiza*as * fu*damental para o
</line>
<line>
sucess* des*as re*es (SIMA*U*ANG; SRIDHARAN, 2002).
</line>
<line>
Em term*s de clas*if*caçã* e*tre relacionam*ntos vert*cais, horizont*is e l*terais
</line>
</par><par>
<line>
destaca-se qu* essas redes
</line>
<line>
de *arejo, essen*ialmen*e possuem relaci*nament*s hor*zontais.
</line>
</par><par>
</page><line>
*od*-se di*er isso, pois o *** objetivo pr*ncipa* é o de re*ução de cus*os de transação, e tal
</line>
<line>
*arce*ia se ** entre pos*ívei* concorrentes. Ressalta-*e, po*ém, que, par* q*e estr*tég*a*
</line>
<line>
Re*. FSA, Te*esina, v. 15, n. 3, art. 8, *. 1*2-180, mai./jun. 2018 w*w4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efeito* da R*de Colabo*ativa *o Peque*o Varejo em *eus Relac*onamento* com Forneced*res
</line>
<line>
175
</line>
</par><par>
<line>
sejam duradouras, es*as mesma* re*es necessita* lançar mão de r*lacionamentos verticais, ao
</line>
<line>
mesmo tempo (SIMATU*ANG; SRIDHARAN, 2002).
</line>
<line>
Isto, po*que os relacionamentos v*rticais com seus fornece*ores desenvol*e*
</line>
<line>
atividades *o**lementares, além de co*partilh*r responsabilid*d*s, re**rsos e in*orm*ção de
</line>
</par><par>
<line>
de*empenho para atend*r o cliente fi*al. *o lo**o pr*z*, o *a*** dessa
</line>
<line>
parcer**
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
fo*n*cedores é ampl*ado com* resu*tado de um a*r*nd**a*o simultâ*eo que se r*f*e*e em u*
</line>
<line>
melh*r g*renci*mento d* conf**to e *o aumento do nível ** c*nf**nça entre as *rg*niz**õe*
</line>
<line>
(*ARTINS, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
Tal *ipo de relaci*n*me*to po*e s*r fu*damental
</line>
<line>
para a *ompe*ição n*o *ó
</line>
</par><par>
<line>
*om*ntânea com a* grandes redes de varejo, mas t*mbé* pela possibil*dade *e crescimento
</line>
</par><par>
<line>
desses novos grup*s cola*orativo*
</line>
<line>
co*postos por pequenos va*ej*stas. Essa combinaçã* de
</line>
</par><par>
<line>
relaciona*entos pode ser benéfic* para ob*e*ivos de longo
</line>
<line>
prazo, c*mo apresenta*o
</line>
<line>
*elas
</line>
</par><par>
<line>
*eorias trazid*s neste **tigo (*IG*EL, BRITO, 2*09).
</line>
</par><par>
<line>
*dici*n*lme*te *o valor transac*o*al, * *ossível **rce**r a importânci* da visão
</line>
</par><par>
<line>
*el**ional, p*is as
</line>
<line>
e*traté*ias interorganizacionais devem
</line>
<line>
prezar por benefícios rec*pr*cos
</line>
</par><par>
<line>
***re os p*rceiros. Isso signi*i** que o *o*o *straté*ico * transfe*ido do custo de transação
</line>
<line>
*a*a * va*or total ge*ado pela parceria.
</line>
<line>
5 CO**IDE*A*ÕES F*NAIS
</line>
<line>
* presen*e trab*lho trouxe uma discussão s*b*e a apli*ação *os conceit*s de *est*o da
</line>
</par><par>
<line>
*ede de suprim*nt*s à f*rma organ*zativa *as
</line>
<line>
*edes de varejo *ncontradas na a*ualidade. A
</line>
</par><par>
<line>
ge**ão das redes d* suprimentos, além
</line>
<line>
de seus conceitos subjacentes, tr** um aporte
</line>
</par><par>
<line>
consistente que n*o só d*sc*evem essa* redes, como pode* prescrever *ormas que mel*orem
</line>
<line>
seus desempenhos.
</line>
<line>
Os cus*os de tra*saçã*, que podem parecer como *oco central de **rmação da* red**
</line>
<line>
colaborat**as do varejo, podem s*r identific*dos c*mo um* peça *e um objetivo *a*o*. Ist*
</line>
<line>
por*ue as redes col*borat*vas podem s*r uma importa*te estr*tégia para empr*sas de **queno
</line>
</par><par>
<line>
porte. Como salienta **st*lls (199*),
</line>
<line>
as *rásti*as mudanças tecnológ*cas, associadas
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
global*zaç*o dos *ercado*, exigem uma constante atu*li*a*ã*
</line>
<line>
das empresas em termos de
</line>
</par><par>
<line>
informaçõ*s sob*e
</line>
<line>
*rodutos * proc*ssos. As redes, então, n*o serve* aos membros
</line>
<line>
apenas
</line>
</par><par>
<line>
pa*a *ed**ir os cus*os com as comp*as e dividir os re**rsos, mas também sã* *m* importante
</line>
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fonte de redução de riscos * incerteza* ao organizar a*ões e investime*to* de forma co*junta.
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Es*udos f*turos *evem seguir adiante com o aprofundamento dos conceitos aqui
</line>
<line>
discutid**, e verificar a inte*s*dade da inf*uência de algun* de*ses *on*eitos no des*mpenho
</line>
<line>
da* firmas. Co*o foi expos*o no e*tudo, o tema é de e*trema relevância teórica e empírica,
</line>
<line>
devid* à a*ran*ência econômica d* var**o no *rasil, e recent* fenô*eno dessas nova* forma*
</line>
<line>
associativas. No entant*, *ais e*tudos *evem volt*r-se p*ra o est*do dessas redes formada*
</line>
<line>
*or peq*enas firmas, uma vez q*e o main*trea* de pesq*isa em administração tem maior
</line>
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fo*o na gestão de grandes f*rma*.
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1) concep*ão e planejame*to.
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2) *nálise e i**er*retaç*o *os *ado*.
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3) elaboração do rascunho ou na revisã* crítica d* conte*do.
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4) pa*ti*ipação na apr*vação da *ersão final do manus*rito.
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Rev. FSA, T*res*na, v. 15, n. 3, a*t. 8, *. 162-180, mai./jun. 2018
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www*.fsanet.com.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)