Os Quatro P’s de Marketing e seu Alinhamento com as Estratégias Genéricas de Competição / The Marketing Four P's and Their Alignment With the Generic Competition Strategies
Resumo
O objetivo desta pesquisa é avaliar a relação entre o resultado das empresas e o alinhamento entre as decisões táticas de marketing tomadas e a estratégia empresarial genérica pretendida. Para tal, valemo-nos do uso de laboratório de pesquisa e do tratamento estatístico, a partir das decisões e resultados de firmas virtuais participantes de Jogos de Empresas aplicados em turmas de MBA em Marketing. Além de lidar com o seu objetivo principal, este trabalho também testou duas hipóteses de pesquisa: a de que, ao longo das sucessivas jogadas, obtém- se uma evolução neste alinhamento avaliado para os participantes, e a hipótese de que, ao longo das jogadas, obtém- se uma evolução na correlação entre o resultado atingido no jogo e o alinhamento avaliado para aquelas empresas. Os resultados dos testes apontaram que um maior alinhamento, de fato, está correlacionado a um melhor resultado do jogo, confirmando o que é defendido pela teoria pesquisada e apresentada. Contudo, a primeira hipótese foi refutada parcialmente, uma vez que, com significância estatística, ocorre uma melhoria da primeira para a segunda rodada, mas não da segunda para a terceira. Já a segunda hipótese foi refutada em sua totalidade. Nas conclusões, tentou-se inferir a causa de tais refutações: a quantidade insuficiente de rodadas para a curva de aprendizado do complexo jogo começar a fazer efeito.
Palavras-chave: Estratégia. Marketing. Jogos Empresariais.
ABSTRACT
The objective of this research is to assess the relation between company results and the alignment between marketing tactics decisions taken and the generic business strategy intended. To this end, we used the research laboratory and statistical treatment upon the decisions and results of virtual firms within business games applied in classes of MBA in Marketing. In addition to dealing with its main objective, this study also tested two research hypotheses: (i) along the successive game rounds there is an evolution for this alignment assessed for the participants; (ii) along the rounds there is an evolution for the correlation between the game result and the alignment evaluated for the companies. The tests results showed that a greater alignment is correlated to a better game outcome, confirming the researched and presented theory. However, the first hypothesis was partially refuted, as long as there is a statistically significant improvement from first to second round, but not from second to third one. The second hypothesis was entirely refuted. The conclusions tried to infer the cause of such refutations: the insufficient amount of rounds of this complex game, not allowing its learning curve to actually work.
Keywords: Strategy. Marketing. Business Games.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.3.1
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