<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 4, art. 11, p. 210-227, *u*./ag*. 2018 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2018.15.*.11 </line>
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<line> Conectivos e Aspectos Semânt*c*s: Três Que*tõ*s e uma **estão </line>
<line> Connect**es and Seman*ics Aspects: *hree *u*stions an* one Question </line>
</par>
<par>
<line> **rlos *duardo da *ilv* Ferre*r* </line>
<line> Doutor *m Linguística e Líng*a P*rtuguesa pela F***ldade de C*ências e Letras *a Unesp de *raraquara </line>
<line> E-*ail: karloseduar*oo@*ahoo.com.br </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Carlo* Ed*ardo da S**va Ferr*ir* </line>
<line> Editor-Chef*: D*. *onny Ker*ey de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Rua *a*ia, 2239, CE* 14810-247, Ar*raquara/SP, Brasil. </line>
<line> *odr*gues </line>
<line> Artigo r*ceb*do *m 07/0*/2018. Últi*a v*r*ão </line>
<line> recebi*a em *2/04/2018. Aprov*do em 03/04/2018. </line>
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<line> Avaliado pelo si*tema Triple Rev*e*: D*s* Re*iew a) </line>
<line> *elo **itor-Chefe; e b) Dou*l* Blin* Review </line>
<line> (ava*iação ce** p*r dois avaliadores da ár*a). </line>
<line> Revi*ã*: Gramatic**, N*rma*iva e de F*rmatação </line>
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<line> A**ncias de *omento: *apes - Coor*enaç*o de Aperf*içoamen*o de Pe*soal de Ní**l Superio*. </line>
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<line> Conectivos e A*pec*o* Semânticos: Três Que*t*es e uma *uestão </line>
<line> **1 </line>
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<line> RESU*O </line>
<line> Neste artigo, trazem*s à cen* * questões retiradas de pr*cessos s*letivos de ingresso ao </line>
<line> Pr*grama *e *ós-gradua*ão de Ling*íst*c* e Lí*gua Portugue*a da Unesp-Araraquara, * fim </line>
<line> de que, * par*r *elas, s*bre-elevemos reflex*es sobre a i*po**ância d* sensi*iliza*õ*s </line>
<line> sem*nticas do tema con*xão *e orações. No hor*zonte deste trab*l** te*os como im*ortante </line>
<line> int*rlo*utor o profi*sional em e*ucação que se interessa com a*su*to* ligados à produção de </line>
<line> sentid* em lín*ua. E*cerramos o movimento do te*to trazend* est* questão. </line>
<line> P*lavras-chave: Conectivos. Estu*os enunci**ivos. Semântica. Bakhtin. Culio*i. </line>
<line> **ST*ACT </line>
<line> In th** art*cl*, w* *ring to th* scene * questio*s drawn from *e*ective *rocesses for joining the </line>
<line> *n*s*-Araraquara *ostgraduate Pr*g**m *n **nguistics an* Portuguese Langu*ge *n ord*r to </line>
<line> give *ise to ref*ection* on the importance of semantic sensiti**tion of connect*on theme of </line>
<line> sentences. In t*e *orizon o* this work *e *a*e as important interlocutor t*e profes*i*nal in </line>
<line> education tha* is inte*e*ted in subjects related t* the *roduction *f m*aning in la*guage. We </line>
<line> cl*se the m*v*me** of t*e *e** with th*s qu*s**on. </line>
<line> K*ywo*d*: Conn*ctiv*s. Enunciat*v* *tudies. *emant*cs. Bakh**n. *ulioli. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 15, n. 4, art. 1*, p. 210-227, jul./ago. 2018 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
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<line> C. E. S. Ferreira </line>
<line> 212 </line>
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<line> *m começo de conversa </line>
<line> "Toda técnica/*xercí*ios de sala de aula (em q*alquer di*cip*ina) é d*r*vada *e uma </line>
<line> metodologia de tr**alh*, por sua vez, *inda derivad* de uma teoria, que é derivada </line>
</par>
<par>
<line> de uma ideo**gia, entendida </line>
<line> est* última noção, não em u* senti*o pejorativo, mas </line>
</par>
<par>
<line> e* um sentido amplo de visão de mu*do. A int*rdi*ciplinaridade, por exe*plo, só é </line>
<line> *ossível se* realizada *trav*s de t*cnica/*étodo/teoria/ideologi* semelhantes." </line>
<line> Letíc*a M*rcondes Reze*de (1992, p.151). </line>
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<line> 1 INTROD*ÇÃO </line>
<line> Na quest*o do trabalho e*colar, tem sido *ada uma importânci* * discussão fi*osófica </line>
<line> das i*ter-relações entre os *a*pos do *a*er, visto que, historic*mente, pos*uem radicais </line>
<line> sepa*açõ*s **limitativas. </line>
<line> Pa*a este *rtigo, gos*aria de *obre-elevar algumas mo*il*z*çõe* da óptica *os estudos </line>
<line> discu*si*os de *iés bakhtin*an*. Apes*r de o cam*o d* Análise do Disc**so possu** linhas de </line>
<line> anál*s*s de discur*os (b*kh**niana, foucaulti*n*, pecheutiana, mainguenea*niana, críti*a...), </line>
</par>
<par>
<line> podemos con*iderar q*e ambas os d*li*ear*s que e*as traçam tom*m que o *enômeno </line>
<line> da </line>
</par>
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<line> linguag*m hum*na, *ssa *luralidade *e </line>
<line> expre*sivi*a*es, não é tran*p*re*t*, ou se*a, há um </line>
</par>
<par>
<line> pro*esso dial*gico (e n*o diretiv*) de produções de sentid*s onde se pr*cura det*ctar, num </line>
</par>
<par>
<line> momento expre**ivo (o aconte*imento e*unciativo), como alguém significa ou *lgo </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> signi*icado, **az*ndo-se sempre o *ressup***o de re*es de rel*ções. Esta visão co*temp*a </line>
<line> * </line>
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<par>
<line> perspe*t*va </line>
<line> *e le*tura* d* materialismo histórico-dialét*co ao promover **plicitações </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> m*vimentos </line>
<line> de </line>
<line> *deo*ogias **a*izadas em p*áticas do *otidiano. Image*ic*mente, é como se </line>
</par>
<par>
<line> houvesse um *nor*e icebe*g onde o expl*cito do blo** (pequen* superfí*ie que *stá </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> conjunto com uma </line>
<line> parte im*rsa, tá**ta) represen*asse a *t***d*d* prát*c*, chama*a de </line>
</par>
<par>
<line> "concret* ime*ia**", mas </line>
<line> que não * total, </line>
<line> centrado em si, mas </line>
<line> sim exp*es*ão *nterligada </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> uma dinâmica in*er-relacion*l, podendo ser "vista" ao *a*er*os r*lações, cot*ja*ent*s. </line>
</par>
<par>
<line> ** investigarmo*, v*a marcas linguístic*s, </line>
<line> as instalações dos *en*r*os enun*iat*vos, </line>
</par>
<par>
<line> coloc**os *o *entro do co*f*onto relações sob*e an*****ens int*rpretativas que sujei*os, em </line>
<line> suas densidades sócio-histórica*, *e aportara*. *o*eremos *ncontra* vi*ões *e **ndo pr*v*as </line>
</par>
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<line> ao mo**nto </line>
<line> do </line>
<line> dize*, </line>
<line> verificando como est* trabalho </line>
<line> o**ra*ó*io d* dizer (atividade </line>
</par>
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<line> e*ilinguís*ica) d* organizaçã* *obre as </line>
<line> poss*bilidades d* estrutura*ão d*s m*n*os *, </line>
<line> neste </line>
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<line> processo, ** p*edicações são *o**cionad*s. </line>
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<line> Rev. *SA, T*resina, *. 15, n. 4, **t. *1, p. 210-227, j**./ago. 20** </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
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<line> Co*ec*ivos e Asp*ctos Semântico*: Três Quest*es e uma Ques*ã* </line>
<line> 21* </line>
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<line> Do p*nto de vi*ta da *esquisa ling**s**ca, asse*tar-se neste rumo m*todol*gic*, </line>
<line> em </line>
</par>
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<line> que marc*s ling*í*ti**s dão *istas de movimentos d* lin*uagem, orienta-*o* ver*fica* *or que </line>
<line> e com* se dá o **abal** dos suje*t*s n* e*preitada de constru*ões de cenários e**n*iati*os, </line>
<line> *e ca*in*os interpre*at*vo*. </line>
</par>
<par>
<line> A prod*ção ** *m enunci*do (um acont*cim*nto, uma materialidade expressa) </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> pode ser es*udad* ou mesmo interpretada fora d* seu contexto sócio-hi*tórico, isto porque </line>
<line> es*ão agreg*dos valores sob fo*ma* *istori*a*ente e* diálog* (correla*ão *o*f*ituo*a ou </line>
</par>
<par>
<line> harm*nio*a) *e dif*rentes </line>
<line> grupos. Ne*te sentido, </line>
<line> est*dar a* *elaç**s *ntr* *u outro * </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *romove* redes </line>
<line> de interpr*ta*ões *nu*ciat*va* sob enunciados em relações dial*gic** </line>
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<line> (B*KHTIN, 2003). O ana*i*ta contri**irá com seu exced*nte de visão *rente os coteja**ntos </line>
<line> in*er*r*tati*os que d*se*a* coloca* em cena. </line>
<line> Focalizar *s nosso* *rabalh** a par*ir do proce*s* interat*vo exige in*taurar um </line>
<line> *es*ocamento *e um lado, * ling*a*e* vista co*o repertór*o, tra*ução de pensamentos </line>
<line> prévio, po*to estável, a*ab*do, p*ra a *inguagem *ista n* conf*onto entre o \dado\ e \novo\, o </line>
</par>
<par>
<line> repetível * o *ingular. É pre*iso fazer emergi* espaç** em nó* que sustentem/i*spi*em </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> di**onibilidade estr*tur*l para a **dança, admit*ndo-se, port*nto, a historic*d*de da </line>
</par>
<par>
<line> lingua*em, c*n**ituição *ontínua dos sujei*os e o a </line>
<line> espa*o das *nt*rlo*uções discur*iva* </line>
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<line> (*ERR*IRA, 2015). </line>
</par>
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<line> 2 REFER*NCIAL T*ÓRIC* </line>
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<line> No jog* g**matical das construções formais e de senti*o, trazer o *mbate en*re fo*mal </line>
</par>
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<line> (lingu*g*m) e e*pírico (at*vidade </line>
<line> *nu*ciat**a) é i*staurar na </line>
<line> c*na da *on**rsa </line>
<line> di*l*gica </line>
</par>
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<line> (expl*ci*ação) o vivenciamento entre as experiências d** s*jeitos em *n*erlo*ução. Diálogo </line>
</par>
<par>
<line> signi*ica que temos </line>
<line> *m nós *m*gen* *o *utro (interlocu**re*), além de te**o* ta*b*m </line>
</par>
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<line> imagen* </line>
<line> que * o*tro *az de *ós e como *ós mes*os nos fazemos por nós. * </line>
<line> nesta teia de </line>
</par>
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<line> r*lações q*e a atividade *e ensino </line>
<line> e*erge. Ent*amos </line>
<line> nu* *ovimento de esp*ral </line>
<line> *u e </line>
</par>
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<line> rodopia* construções. Iní*io e fim/fina*idade ** intercruzam </line>
<line> para dar espaço ao provisório </line>
</par>
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<line> material. Es**bili*amo* e in*tabilizamos tanto formas qu*nto co*ceituação de formas. </line>
</par>
<par>
<line> Formamos uma hi*tór*a d* apr*pri*ções ind*ciárias do movim**to de ***anças q*e é </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> linguage*. </line>
</par>
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<line> *en*o a língua um* expressivi*ade, podemos ope*ar atividades q*e montem e </line>
<line> d*smon*em as possibil*dades de l*itu*a/interpret*ção que sua *aterialidade n*s oferta. *íng*a </line>
<line> é estrutura; é funçã*; é lugar *nt**ac*onal; é e*pa*o de construç*o de *entidos, de alterid**e; é </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 1*, n. 4, art. 11, p. 210-227, jul./ago. *018 ww*4.fsanet.*om.*r/revista </line>
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<line> C. E. S. F*rr*ira </line>
<line> 214 </line>
</par>
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<line> lugar de conflito, de inte*subje*ivi*a*es na **ena da* n*go*iações da si**ificação. </line>
</par>
<par>
<line> Além da conc*pç*o dialógica abordada *q*i, operamos funcional**n*e *om a Teori* </line>
<line> *as Ope*ações Predica*iv*s e Enunc*ativas (TOP*), teor*a desenvolvida por Antoine Culioli. </line>
<line> Os protocolos de tr*ba*ho de*ta sob*e *s expres*iv*dades/os textos pr*curam d** visibilidade a </line>
</par>
<par>
<line> o*e*ações *e construção *ue vão </line>
<line> do fo*mal ao *mpírico, *nvestigando as co*rel*ç*es *ntre </line>
</par>
<par>
<line> ativid*d* </line>
<line> epiling*ística (um movimento o*denador, "silencioso") e ex*li*ita*õe* da ordem </line>
</par>
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<line> li*guística * meta*inguística. </line>
</par>
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<line> A definiç*o de *inguagem, para Culi*li, *iz respei*o a *rocessos </line>
<line> operatórios </line>
</par>
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<line> con*titut*vos dos seres que, no caso do </line>
<line> ser huma*o, traz um refin*m*nt* na constituinte </line>
<line> *a </line>
</par>
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<line> e*pressivi*ad*, </line>
<line> desdobrando-s* em si **r **io de ajustes de sentidos in*erpretativos d*ntro </line>
</par>
<par>
<line> de um contexto psicossoci*bi*lógico d* interações. </line>
<line> Culioli (1990; 1999a; 1*99b) vai *omp*r seu qu**ro t*órico co* a *efiniç*o d* </line>
<line> lin*uagem como *ma ativ*d*de *eno*inada de epiling*ismo, uma "racion*lidade silenciosa", </line>
<line> que con*i*tir*a num tr*bal*o de n*tureza c*gnitivo-*u*tural. O significado de um enunci*do * </line>
</par>
<par>
<line> c*nst*uído por meio de *odulações de *en*i*o, </line>
<line> e *ssa* mod**aç*es dialog*m en*re si e com </line>
</par>
<par>
<line> um </line>
<line> determ*nado conteúdo predicat**o, o qual fo*nece a espessu*a di***gica nec*ss*ria </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> construção da *eprese*tação. </line>
<line> A enu*cia*ão, p*rt*nto, pre*supõ* a existência de um *ercurso marcado de o*eraçõe*, </line>
</par>
<par>
<line> nas qu*is um </line>
<line> sujeito enuncia*or, numa </line>
<line> situação de enunciaç*o, (por meio *e ajustamentos) </line>
</par>
<par>
<line> bu*ca, no discurs*, sig*ifi*ar e *onstituir **ntidos. </line>
<line> Os cons*ituintes do mínimo e do m*ximo, do sig**fic*nte e do s*gnificado, *a p*lavra </line>
<line> e *o texto, *a forma e do conteúdo *e inter-relacio*am em o*e**çõ*s de *rodu**o de sentidos </line>
<line> pel*s su**itos. A tradição de estudos em Morfoss*ntaxe tem investid* em suas prát*cas </line>
</par>
<par>
<line> metodo*ógicas </line>
<line> uma pe*d* de noções *os co**titui*t*s, por m*io de suas metodologias *e </line>
</par>
<par>
<line> *n****icas, *sto </line>
<line> é, o isolamento l*xical e *at*górico, típico de </line>
<line> pr*tica* m*todológicas </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> Morfossi*ta*e, </line>
<line> não faz *me**ir d* maneira potencial proc*ssos *e *tribuição </line>
<line> de sentido* de </line>
</par>
<par>
<line> ope*açõe* que os sujei*o* mo**liza* par* se expressar e compreender os jogos de *ingu*gem. </line>
</par>
<par>
<line> As formas </line>
<line> *e abor*ar língua conf**em *odos de se ver o *undo, e as relaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> estabelecidas nele/sobre *le ci**ulam entre nós, não apenas qua*d* são *xplic*tados </line>
</par>
<par>
<line> entenderes sobre *íngua e so*iedade, mas também q**ndo </line>
<line> pratic*mos </line>
<line> exercícios que </line>
</par>
<par>
<line> fundamentam um mo*us operandi que libera/ens*na/treina formas de visã* sobre as relações </line>
<line> entr* os suj*itos e os cont*ú*o* ** atu*ção *ob o mund*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 4, art. 11, p. 210-227, jul./ago. 2018 </line>
<line> *ww*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> C*ne*tivos e Aspectos Semânticos: **ês Ques**** e *ma Que*t*o </line>
<line> 21* </line>
</par>
<par>
<line> 3 QUESTÕES: </line>
</par>
<par>
<line> Pa**indo da re*olha de * enunci*do*/questões de pr*vas </line>
<line> do Processo Seletiv* de </line>
</par>
<par>
<line> ing*es*o a estudos da Pós-*raduaçã* e* Lingu*stica e Língua P*rtuguesa da Unesp- </line>
<line> Araraquara, traço l*nhas *e ref*exão q*e co*templem o te*a de cone*ti*os oracionais. O </line>
<line> dese*volvimento destes debat*s to** prosseguim*nto * se si*te*i*a *a pr*x*ma seção. </line>
<line> I. (PPG*LP - 2012) - Câmar* *r. (1972, *. 79-8*) *efine os con*ctivos do *eguinte modo: </line>
<line> "Em *ortugu*s, os co*ectivos subordinativos se *i**dem em pre*osiçõ*s e conju*ções. </line>
</par>
<par>
<line> *s *reposições subordinam </line>
<line> um vo*áb*** a outro: flor do campo, *alei de flores. As </line>
</par>
<par>
<line> con*u*ções sub*rdinam *enten*a*. (...). *s </line>
<line> c*nectivo* são em p*incípio morf*mas </line>
</par>
<par>
<line> g***aticai*. Pertencem ao mecan*smo da lí*gua sem pressup*r em si *e**os qualquer </line>
<line> elem*nto do *n*verso biossoci*l. " </line>
</par>
<par>
<line> Afirm*ções como *ssa de Câmara </line>
<line> Jr. te*dem a classificar as prepos*ções como itens </line>
</par>
<par>
<line> estritamen*e gramaticais, d*stituí*os de si*nif*cado. Discuta c*mo os *n*nciados *baixo </line>
<line> podem se contra*o* a essa v*são s*br* as preposições n* Língua Portuguesa. </line>
<line> *oão ve*o de São P*ul*. </line>
<line> João veio para São Paul*. </line>
<line> André fo* com M*r*a ao supe*merca*o. </line>
<line> An*ré foi sem Maria ao supe*m*rc*do. </line>
<line> O foco d*s con*ctivo* desta questão se orienta *ar* as preposiç*e*. No en*anto, an*es </line>
<line> *e di*corremos sobre det*rminados movimen*os semânticos *e conectivos ent*e orações, é </line>
<line> vál*d* ressaltar a crí*ica a essa vi*ão d* considera*ão, co**cada aqui por Mattoso Câm*ra Jr. </line>
<line> (1972), d* os con**tivo* serem mecanis*os puramente g*amaticais desprovidos de </line>
<line> semant*zação devido às *enas enunciativas (universo biossocial). </line>
<line> Tome**s os **guintes enunciados: </line>
<line> 1- D*sd* *ue eu *oro nesta vila, ele não veio me visitar. </line>
<line> 2- Desde que você me pague, você en*ra. </line>
<line> *á *ma h*monímia estru*u*al nas for*as e* destaque, porém cada uma destas </line>
<line> su*tenta movimentos semânticos *istin*o*: e*quanto em 1, *es*e que instaura uma m*rcação </line>
</par>
<par>
<line> temp**al; em 2, de*d* que instau*a uma **ndição, </line>
<line> uma restriçã*. D*scutir </line>
<line> os valores </line>
</par>
<par>
<line> instal*dos *os enunciados é colocar a b*sca d* produç*o de sen*idos como foco da articulação </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 15, n. 4, art. 11, p. 210-227, *ul./ago. 2018 www4.fsa*et.com.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. *. S. **rr*ira </line>
<line> *16 </line>
</par>
<par>
<line> forma-conteúdo. </line>
</par>
<par>
<line> Os mais variado* valo*es semânti*os c*te*o*iais e suas relações entre si (*efi*i*ud*, </line>
<line> inde**ni*ude, agentivi*ade, t**porali*ação, ins*ru*entaç*o, causalidade, posse, mo*a**zação </line>
<line> entre outr*s) co*põem proce*imentos da ordem da lingu*ge* qu* vão materializando, po* </line>
<line> meio de ma*cas linguí*ticas, os enunciados concretos. *m "cop* de lei*e" po*emos ter, na </line>
</par>
<par>
<line> de**ndência *a co*textualidade, *m uso ligado à id*ia de </line>
<line> "composi*ão </line>
<line> do co*teúdo" e, n** </line>
</par>
<par>
<line> obstante, * referência à ideia d* "comp*si*ã* da fo*ma": *eite é material de *opo. Em "c**o </line>
<line> de v*dro" a me**a questão. O univ*rs* bio*so*ial d* den*ida*e dos usos *as f*rmas atua </line>
<line> como *mpo*tante mecanis*o d*sambiguizante *a produçã* de sentidos. </line>
</par>
<par>
<line> S*b*e os nossos exe*plos </line>
<line> da questão da p*ova do *PGLLP, podemos c*nfigurar, </line>
</par>
<par>
<line> assim, os se**intes </line>
<line> p*sici**amentos ac*rca d* sem*ntiza*ão operada *ela* mar*as </line>
</par>
<par>
<line> linguísticas dos *o*ect*vos: </line>
<line> *- "*oão v*io *e Sã* Paulo" inst*ura-*e uma i**ia de p*ocedência/o*igem, e* que </line>
<line> h* u* *eslocamento. Des***amos, *ambém, que * *emântica d* verbo veio + </line>
<line> de nos in*icia s*br* o* lugare* f**ico-espac*ais de ond* algum suje*to fala. A </line>
</par>
<par>
<line> debreagem espacial *nstal* uma </line>
<line> monta**m de ce*a, c*jo espaço de onde </line>
</par>
<par>
<line> al*uém d*z não * "São Paulo", poi* um </line>
<line> *lguém quando vem d*, vem </line>
<line> de um </line>
</par>
<par>
<line> outro lug** que não o de onde se e*uncia; </line>
</par>
<par>
<line> 2- E* "João v*io para Sã* Paulo" instaura-*e uma ideia de de**ino. Diferente *e </line>
<line> vei* d* * est*u*u**ção *nun***tiva com veio + par*, em sua debreagem </line>
</par>
<par>
<line> espaci**, instala </line>
<line> na </line>
<line> cena *ma marcação q*e o sujeit* </line>
<line> que diz *stá em </line>
<line> "São </line>
</par>
<par>
<line> Pa*lo", </line>
<line> pois um alguém </line>
<line> quando v*m para, vem par* * lugar de onde se </line>
</par>
<par>
<line> enunci*; </line>
</par>
<par>
<line> 3- </line>
<line> Em "André foi com Maria ao *upe**ercado" *emos uma marcação de </line>
<line> *ompanhia; </line>
</par>
<par>
<line> 4- </line>
<line> "André foi sem *aria ao superme*cad*" temos u*a marcação de au*ê**ia de </line>
<line> compan*ia. </line>
</par>
<par>
<line> Os conectivos pode* exprimir, ainda, </line>
<line> outros valores, dentre os quais po*e*os </line>
</par>
<par>
<line> destacar os s*guintes: orig**, d*st*no, </line>
<line> po**e, matéria, assunto, com*an*ia, presença, </line>
</par>
<par>
<line> ausência, inst*umen*o, agente, lug*r, meio e *e*eficiário. Exemplos: "Calça </line>
<line> de T*ag*" </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, *. 1*, n. 4, art. 11, p. *10-227, jul./ago. **18 www*.*s*net.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Conectivos e Aspecto* S*mân*icos: T**s Questões e uma Questão </line>
<line> 217 </line>
</par>
<par>
<line> (pos*e); "Ca*xa de m*deir*" (matér**); "F*lou de Física" (assunto); "Fechou a janela c*m * </line>
</par>
<par>
<line> chave" (ins*rumen*o); "* carro fo* b*tido por e*a" (agente); "Não *ou por ess* caminho" </line>
</par>
<par>
<line> (l*gar); "Conversei com </line>
<line> ele *elo ****lar" (meio); </line>
<line> "*nviei a encom*nda *ar* o Zé" </line>
</par>
<par>
<line> (beneficiário). </line>
</par>
<par>
<line> Ref*exões **bre semânticas de conectivo* e, em específico a esta que**ão, das </line>
<line> p*eposiç**s, *o*oca-nos a comp*eender q*e a est*u*ur* d* todo de u* *entido de uma fr*se *e </line>
<line> relaci*na com as partes constituint*s. </line>
<line> É i*porta*t* re*saltar que nem se*p*e um conect*vo exprime um* *elação *emântic* </line>
<line> **tre duas pala*r** ou o**çõe*, como em "Gosto de v*cê", *m que o conec*ivo de é estrut*ra </line>
<line> que direciona o complem**to verb*l. </line>
<line> *utr* as*ecto: há casos que, mesmo não ha*endo um conectivo, podemos suben*e*der </line>
</par>
<par>
<line> uma re*ação de sen*ido entre duas *rases. Por ex**plo: "Eu te </line>
<line> amo. Com *ocê meu mundo </line>
</par>
<par>
<line> fic* co* mais *rilho". Podemos encontrar entr* e*tas duas frases uma relação semântica </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> caus* ou explicação. </line>
</par>
<par>
<line> *I- (**GLLP - 2012) </line>
</par>
<par>
<line> Resp*nd*: </line>
</par>
<par>
<line> Quais ** d*ferenças *e sentid* que você po*e depre**der, *r*gmaticament*, em </line>
</par>
<par>
<column>
<row> r*la*ão à quantidade de m**ãs, nas três frases *baixo, levando em *onta a sintax* </row>
<row> instru*en*al em relaçã* à sem*ntica? </row>
<row> (1) Pegue est* ca*xa e jogue fora as maçãs que es*ão podr*s. </row>
<row> (2) Pegue esta caixa e jogue fora as maçãs, que es*ão *od*es. </row>
<row> (3) Pegue esta caixa jogue [sic] fora as maçãs *ue estejam *odres. </row>
</column>
<column>
<row> c**o </row>
</column>
</par>
<par>
<line> A construção de sentido e*tá *trelada à disp*s*ção s*nt*tica e est* estrut*ra/combina </line>
<line> ca*i*hos inter**etat*vos dos enu*ciados. </line>
</par>
<par>
<line> Est*s *rês co*str*ções contêm o que * Gramática *ormativa (GN) *em c*amado </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> exemplos de subordinadas </line>
<line> adjet*vas * </line>
<line> as tipologiza classicamente como adjetiva* restriti*a* </line>
</par>
<par>
<line> (exemplo* 1 * 3 da perg*nta) e explica*ivas (exemp** 2). Por trá* d*sta c*tegorização *á um </line>
<line> fundamen*o lógico-*rganizacional dos enuncia*os, ou seja, a sintax* ele*ca*a aponta para </line>
<line> agrupa*entos e *re*su*os*os lógicos distintos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *e*es*na PI, v. 15, *. 4, art. 11, p. 210-227, jul./ago. *018 </line>
<line> *ww4.*s*net.com.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. E. S. Ferr*ira </line>
<line> 218 </line>
</par>
<par>
<line> **temos qu* a *onexão entr* a parte oracional sob** o <estar podr*> (a subordinada </line>
</par>
<par>
<line> *djeti*a) e o *ermo da outra oração (a de ba*e, * "princ*pal") * </line>
<line> que a predição *e re*ere </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> realiza*a pelo **nec*i** *ue. De*te m*d*, além *e ele relacionar a* duas o*ações de cada </line>
</par>
<par>
<line> enunciado (1, 2 e </line>
<line> 3), o conectivo </line>
<line> rea*iza u* pa*el semântico </line>
<line> de *etomad* refere*cia* </line>
</par>
<par>
<line> (an*fora). </line>
</par>
<par>
<line> Em 1, há um quadro *ógico *ue delimita que num grupo de maçãs haver*a maçãs </line>
<line> podres e não podres, send* a ins**ução dada para que alguém jogue *oras as maçãs podres. Em </line>
<line> 1, temos uma marca de [+certeza] e* relação à exis*ência *e ma*ãs po**es *m re**ção ao qu* </line>
</par>
<par>
<line> temos em 3, *m que a lógica da existência de maçãs </line>
<line> podres é [+hipotética]: "j*gue fora as </line>
</par>
<par>
<line> ma**s que *stejam podres". * marca do subjuntivo no verbo nos o*ienta **bre esta qu*stão *, </line>
<line> inclu**ve, po*sibilita uma compr*ensão de cond*ção: o ato de jogar maçãs fora de***derá da </line>
<line> cond**ão de elas estarem podres. </line>
<line> E* 2, * grupo *ógico mo*ta*o é que todas as maçãs est*o podres. A classificação </line>
</par>
<par>
<line> normati*a entre ad*etiv* *estritiva e adj*tiva explicativa tem a ver com ma*eiras </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> co*strução lógica. </line>
</par>
<par>
<line> Per*untemo-nos: o e qu* co**cta "Pegue esta *aixa" e "jogue fora as ma*ãs" pos*ui </line>
<line> um* semân*ica de adição de cena. Pod*r* esta conjunção e ser e*tendida também com valor </line>
<line> de ad*er*idade? </line>
</par>
<par>
<line> Este e*ercíci* nos faz, como falante* da **ngua, oper*r c*m todo um si*tema a </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> inter-relações sintátic*-s*mâ*ticas *ar* validar con*truções possívei*, *sto *, e*ta ativida*e </line>
</par>
<par>
<line> au*ilia a promo*ermos com </line>
<line> direcional*dad* a atividade </line>
<line> c*nstit*t*va aos sujeitos: o domí*io </line>
</par>
<par>
<line> d* epilinguagem, movimento psic*ssoc*ob*ológico *inonímico d* linguagem. </line>
<line> III- (*PG*LP - 2*16) </line>
</par>
<par>
<line> Ao trata* da *n*lise *intática do período </line>
<line> compost* po* coo*dena*ã*, a gramá*ica </line>
</par>
<par>
<line> tradici*nal defin* a </line>
<line> oração *o*rdenada ad**rsativa como a*uela que </line>
<line> apresenta *ma </line>
</par>
<par>
<line> conjunç*o ad**rsativa (CUNHA; CINTRA, 200*, p. 611), com* *m (1): </line>
<line> (1) Ele é p*l*ti*o, mas é h*n*sto. </line>
<line> *onfronte a defi*ição tradicional com a abordagem ling*íst*ca da oração adversati** * </line>
<line> par*ir da* sentenças (2) e (3), b*s*an*o destacar aspectos sintáticos e semânticos *e*evantes </line>
<line> para a análise sint*tica. </line>
<line> Rev. FSA, *eres*na, v. *5, n. 4, art. 11, p. 210-227, jul./ago. *018 ww*4.fsa*et.com.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Conectivo* e As**ctos *emânti*o*: Tr*s *uestõ*s e um* Ques*ão </line>
<line> 219 </line>
</par>
<par>
<line> (2) João estudou mu**o para * c*ncurso, mas fo* reprova*o. </line>
</par>
<par>
<line> (3) João estu*ou muito pa*a o concurso e foi reprovad*. </line>
</par>
<par>
<line> Aquele *osi*ionamen*o de Ma*to*o Câmara J* de conterem os c*nectivos a função </line>
</par>
<par>
<line> est*itam*nte gra*atical, colocad* em I, prospera sobremanei*a um rum* * comp*een*ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> uma abordag** dos conectivos num foco estrut*rante *e*ligado de operações sem**ticas em </line>
<line> sua b*se. Nesta esteira, torna-se possível/plausív*l, assim, o de**aque da gramát*ca ** cunho </line>
<line> tradicion*l sobre o fato d* a*en*s u** fo*ma-es*anq*e ge*érica p*ssib**itar uma c*a*si*icação </line>
<line> que, esq*iz*fre*icamente con*rária a isto, marca uma nat*reza semânt*ca em s*a </line>
<line> tipologiz*ç*o (aditi*a, conclusiva, fina*, c*ndicional etc). </line>
<line> Antes *e *ebater *s exemplo* desta que*tão d* *PGL*P, t*aba*h**os com o seguinte </line>
<line> g*upo: </line>
<line> 3a. Loco Abreu d*iblou e fez o g*l. (Valor *e ADIÇÃO.) </line>
</par>
<par>
<line> 3b. **co Abreu driblou e não fez o *ol. (Va*or de </line>
<line> *POSIÇ*O; equ*vale a </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> mas.) </line>
</par>
<par>
<line> 3c. Loco *b*eu driblou a t**os e merece* te* ganhado. (Valo* de C*N*LUS**; </line>
<line> equiv*le a um portanto.) </line>
</par>
<par>
<line> A partir </line>
<line> destes e*emplos, podem*s </line>
<line> veri*i*a* a </line>
<line> importância d*s co**iç*es de encaixe </line>
</par>
<par>
<line> para a produção de s*ntido que a marca *onectiva e esta**lece e* cada enunci*do. </line>
<line> * relação insta*rada *elo "e" en*re "Loco Abreu dri*lo*" com "[Louco Abre*] fez o </line>
<line> **l" ma*ca uma se*uenciali*ade d* *ena*. Logo, uma ideia a*itiva de cenas. </line>
<line> * *elação ins*aurada pelo "e" entre "Loco Abreu *riblo*" co* "[Loco *breu] não fe* </line>
</par>
<par>
<line> o go*" traz uma </line>
<line> pre*suposição n* segunda parte: ao c*nseguir *ribla*, ao **nseguir efetuar </line>
</par>
<par>
<line> *od* *ma co*quista que rum* *o gol - marcaçã* de objetivo -, o ato de nã* fazer * gol, por </line>
</par>
<par>
<line> a*gum motivo, é *ma oposiç*o a este pr*ssuposto. </line>
<line> Ag*egad* a e*ta le*tura, po*emo* </line>
</par>
<par>
<line> *omp*e*nd*r que a mar*a "e" a*ui colocada t*mbém instaura uma adição de cena: a cena da </line>
</par>
<par>
<line> *ual s* tira o pressuposto. Assim, é pos*íve* **a leitura que </line>
<line> *ste "e" uma adição de é </line>
</par>
<par>
<line> oposição. Diferente </line>
<line> seria se o conectivo *osse, neste </line>
<line> c*so, "ma*": o "mas" *a*ca *ma </line>
</par>
<par>
<line> semântica d* </line>
<line> oposição, p*rém nã* </line>
<line> *ortal*ce a id*ia de *equenciação de </line>
<line> cenas, e sim </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> pre*icações **bre pressupostos. </line>
<line> Em 3*, seme*hante ao ra*io*ínio que fizemos para *b, podemos ana*isa* a con*lusão </line>
<line> como uma adi*ã* conclusiva. </line>
<line> Rev. FSA, Te*esin* PI, v. 15, n. 4, art. *1, p. 210-227, jul./**o. 2018 www4.fsanet.com.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. E. S. Ferreir* </line>
<line> 220 </line>
</par>
<par>
<line> *os dados * 3 do enunci*do 2 </line>
<line> da </line>
<line> prova do *P*LLP pod*mo* depreender qu* </line>
<line> em 2, </line>
</par>
<par>
<line> *ir*m*s o *ressupost* de que que* es*uda *uito é *pr*v*do, porém não foi suficiente: mesmo </line>
<line> est*da**o mu*t* para o curso, Joao *ora repro*ado. Há u*a quebra da direcionalidade lógico- </line>
<line> proporc*onal/lógico-consec*tiva em que estuda* muito impl*c* em p*s*ar. Em 3, o "e" indica </line>
<line> **rés*im* de c*na num aspect* adv*rsativ*. *eria es** "e" *ditivo ou adversativo? Como </line>
</par>
<par>
<line> dissemos em </line>
<line> nossas refle**es, tratamo* de co*cebê-lo *omo adição adv*rsativa, u*a </line>
</par>
<par>
<line> c*nst**ção que a*socia ad**ão e adversidade, sendo </line>
<line> esta </line>
<line> a*versidade </line>
<line> deduzi*a de um </line>
</par>
<par>
<line> pressuposto l*gic*-e*unciati*o e não semanticamente exclus**o *o cone*tivo, **ui, no caso, * </line>
<line> mas. </line>
<line> (2) *oão estudou mui** *ar* o concu*so, *as foi *eprovado. </line>
<line> (3) Joã* estu**u muito p*ra o concurso e *oi r**rov*d*. </line>
</par>
<par>
<line> 4 ME*ODOLOGIA </line>
<line> 4.1 Um olhar no trabalho p*dag*gi*o c*m conec**v** </line>
</par>
<par>
<line> O *rabalho, não só </line>
<line> co* os conectivos na *r***u*a*ão entr* estrut*ra e funcionamento </line>
</par>
<par>
<line> *ramatical-di*cu*sivo no viés dialético, nos orien*a a uma compreensão e*ucacional de qu* o* </line>
</par>
<par>
<line> ca*inhos de ensi*o-aprendizagem se *ssentam sob * deman*a de sensi**lizar </line>
<line> os sujei*o* no </line>
</par>
<par>
<line> am*ien*e escolar, e**a*o instituci*nal, aos jog*s de *n*li*e entre es**uturas * funções </line>
<line> *in*uísticas. Est* trabalh* ope*ató*io busca *romover um caminho permi*sivo que </line>
<line> ex*licite/tome o *uj*ito no â*ago dos proces*os de s*gnifi*aç*o. </line>
</par>
<par>
<line> D*rante * cadeia d* </line>
<line> *rodução *e sentidos n*ma aula, por exemplo, o </line>
<line> aco*te*imento </line>
</par>
<par>
<line> f*z emer*ir com*ara*ões das </line>
<line> ma*s </line>
<line> in*sitadas. Um *om p*xa ou*r* som. *m* *al*vra p*x* </line>
</par>
<par>
<line> *utr* palavra. U** an*lise puxa outra anál*s*. </line>
<line> Discuti* * lugar *o apar**imento e suas formas *e interaçã* ocorridas *or causa do </line>
</par>
<par>
<line> gêne*o di**ursivo ou lugar midiático é colocar *m c**a uma reflexão s*bre at*vidade a </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> linguagem *m meio às dinâmicas </line>
<line> do sei* *o*ial. Em </line>
<line> aul*s, muito se tem *ito </line>
<line> que essa </line>
</par>
<par>
<line> at*vidad* gera a um estado radi*al de ma*i*ula*ão com o empírico (uma cer*a </line>
<line> "lo*cura" </line>
</par>
<par>
<line> *etodoló*ica), t*aze*do o s*jeito a uma sensi*ilização com m*rqui*has linguíst*c*s, es*as </line>
</par>
<par>
<line> deixadas p*la *tividade const*utiva ** l**guagem. Esta intera*ão perpassa o </line>
<line> níve* das i*ter- </line>
</par>
<par>
<line> r*lações entre os sujeit*s. Com* já </line>
<line> dissemos neste text*, </line>
<line> subjacente a uma *e*ria se asse*ta </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*res*na, v. 15, n. 4, *rt. 11, p. 210-*27, jul./ago. 2018 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Co*ecti*os e Aspectos Sem*nticos: Três Questõe* e uma Questã* </line>
<line> 2*1 </line>
</par>
<par>
<line> uma me*odol*gia do tr*balho *mbebida por i*eologi*s orient*doras do tratamen*o do s*r no </line>
<line> mu*do das relações. </line>
<line> T*m sido um lugar **ito comum entre pr*fessores, educadores e *stud*oso* da </line>
<line> linguagem certas atitudes negativas em relação ao ensino e deb*te sobr* gramáti*a. *ma </line>
<line> consequência disto s* en*aminha *ara ou u*a reje*ç*o do est**o gramatical *u para prá*i*as </line>
<line> que co*tinuem aprego*ndo exercícios que con**ci*ne* visões de mund* *uito estabili*adas, </line>
<line> se *omp*eender*os que a análise gramatic*l se*uiri* p*rale*a * an*lise do mundo. </line>
<line> Ma* o que é mesmo "gramática"? Um* *ue*tão norte*dora p*ra a *elação gramát*ca e </line>
<line> en*ino é a s*gui*te: po* que e como as *xp*essões da* lí*guas nat*rais sig*ifica* aqu*lo que </line>
<line> signi*ica*? </line>
<line> É imp*r*ante reconhecer/reconstruir/r*cobrir cenários de um *odo *nunciado </line>
<line> sign*ficativo, a fim de compreen*er * formalização signif*cativa das partes. </line>
<line> N* letra-canção "Cart* d* amor"1, de Mari* Be*hânia encont*am*s: </line>
<line> \Você é o oco, d* o*o, d* oco, *o **m f*m do mun*o\ </line>
</par>
<par>
<line> No v*rso destacado por mim, a fim de e*pl*citar uma *oç*o </line>
<line> s obr e </line>
<line> um vazio sem </line>
</par>
<par>
<line> ***t**do qu* h*bita nu* in*erloc*tor, t*ama esta que v**ha *co**en*o em dizeres a*teri*re* a </line>
<line> este *estaque, há uma estru*uração mu*to interessan*e do ponto de vista *ormal. </line>
<line> An*es d* deb*termos sobre construções linguístic*s deste verso em específico, </line>
<line> vale*o-nos *e *m outro exem*lo de ca*o estr*tura* idêntico. Q**ndo temos um caso como: </line>
<line> "* filho1, do filh*2, do filh*3 dela" a marca forma* filho0 recai a sujeitos no mu*do difer*n*e*, </line>
</par>
<par>
<line> mas </line>
<line> que </line>
<line> gua*dam *ma re*ação de </line>
<line> aden*ramento e*t*e si. Podemos anali*ar, aqui, uma </line>
</par>
<par>
<line> es*ilíst*ca enunciativa *ue est*be*e*e h*era**u**s de agrupament*. Pensando em tem* centra* </line>
</par>
<par>
<line> ou polo d* a**unto, qual é filhox em ques*ão? O filhox o </line>
<line> dela? Estrut*ralme*te * filho1, o </line>
</par>
<par>
<line> primeiro do encadeamento dado, mas que se interli*a *s outras e*pec*açõ*s de fi*h*x. </line>
<line> P*nsando *m construção de um grupo *ógi*o, fil**1 é o elemen*o mai* int*rno * filho3 é o </line>
<line> mais *xterno. Podemos pen*a* na propriedade temporalid*de (entre ant*riorida*e- </line>
<line> **steri*rida*e) que a noção de <ser f*lho> i**taura. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> h***s://www.vagalu*e.co*.br/maria-bet*ania/carta-de-amor.h*ml </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 15, *. 4, art. 11, p. 210-227, jul./*g*. 2018 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. E. S. Ferrei*a </line>
<line> 222 </line>
</par>
<par>
<line> * RES*LTADOS * DISCUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> Na co*strução de nosso verso </line>
<line> em d**t*q*e, *ramar um cen*rio h***árqu*co </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> dis*osiçõe*, cuja m*rca s*mânt*c* rem*nta * traços do vazio, do ínfimo ("Você é o </line>
<line> oc*, *o </line>
</par>
<par>
<line> oco, do oco do sem fim do mu**o") torna o elemento mais interno um elemento mais intenso </line>
<line> na *r*pri*dade do vazio. O vazio possui fu*do? Ser oco de *lgo q*e já é o *co ** um oco? A </line>
</par>
<par>
<line> *emântic* do l*xic* </line>
<line> em questão *e v*le desta estru**ração para pote*cializar a propriedade </line>
</par>
<par>
<line> dimensã* (entre peq*eno-grande). </line>
<line> A tipologia *radi*i***l dos compêndios de *ramátic* possui d*ferentes *ri*érios </line>
<line> cl*ssif*catórios que se *mbricam entre si, provoc*ndo in*oerênc*as. *ri*érios *ue le*am </line>
</par>
<par>
<line> aut*res a classifica*em determi*a*os fundamentos lin**ísticos não contêm </line>
<line> uma base </line>
</par>
<par>
<line> tradicio**l de *xplicitaç*es. * *ategoria suj*ito, por **emplo, se mescla com critér*o* </line>
<line> *intático* e semânti*os. Em A port* f*chou temos um sujeito sintático a port*. O conteúdo </line>
</par>
<par>
<line> semântico pos*ui tr*ços huma***ante*. A porta </line>
<line> se fecha? Alguém fecha * porta. *uem é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> sujeito semântico da interaç*o verbal? Sendo tipolo*izado </line>
<line> co** termo essencial </line>
<line> da o*ação, </line>
</par>
<par>
<line> porta*to *ndispensável, como pode haver oração s*m **jeito? Me*clam-se, *s**m, cr*térios de </line>
<line> n*ture*a próxima, mas distinta. </line>
<line> O estu*o de rede* se**nt*cas in*tauradas nos enunciados pos*ui forte va**r </line>
</par>
<par>
<line> a*gumenta*ivo para as </line>
<line> int*rcone*õe* </line>
<line> dos nívei* d* análise. M*r*a *elena </line>
<line> de Mo*ra Neves </line>
</par>
<par>
<line> ressalta, numa **rsp*ctiva de paradigma func*on*lista, que "a **a*mát**a * </line>
<line> vist* com* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> quad*o *brangente no </line>
<line> qual a sem*ntica e a si*tax* d*vem ser </line>
<line> es*udad*s. A semântic* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> instrum*ntal em rela*ão * pragmática e a sintaxe é ins*rumenta* *m relação à sem*n*ica" </line>
</par>
<par>
<line> (NEVES, 1997, p. 46). Toma* como ins**umental na leit*ra dialética, quer dizer </line>
<line> valer-se </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *uma manei*a sine **a non par* a produ*ão de *e**os/sentidos, e não *pena* com* um m*do </line>
<line> que ora ou *u*r* os níveis de anális* podem ** i*tercomunicar. Para a produção estruturante </line>
<line> dos sen*idos, todo o *ize*/o dito é resulta*o/*esu**an*e *e uma r*de de organizações do dize*. </line>
<line> Estrutura e significações bai*am nas *perações *o**t*ut*v*s *a linguagem. </line>
<line> Ofertando a**uns *utros *xemplos *e trabalho *edagóg*co des*e viés metodol*gico de </line>
</par>
<par>
<line> confluência entr* os nívei* de aná*ise e de diálogo co* a tradição, </line>
<line> tr*balhe*o* </line>
<line> com al*uns </line>
</par>
<par>
<line> ***mplos: </line>
</par>
<par>
<line> 4a. [Foi pa*a a balada], ma* [não conver*ou com ninguém]. </line>
<line> 4b. [Foi *ara a bal*da], porém [*ão conversou com n*nguém]. </line>
<line> 4c. Embora [tenha id* par* a balada], [não c*nver*ou com nin*ué*]. </line>
<line> Re*. FS*, Teresina, v. 15, n. 4, art. 11, p. 210-2*7, jul./ag*. 2018 www4.f*anet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Co*ectivos e As*ectos Semânticos: Três *uestões e uma Qu*stão </line>
<line> *23 </line>
</par>
<par>
<line> 4d. Apesa* de [ter ido par* balad*], [não c*nversou co* *ingué*]. </line>
</par>
<par>
<line> Temos, aqui, *m grupo d* ex**plos co*posto po* conectiv*s que instauram **lores </line>
</par>
<par>
<line> de oposição en**e a semântica das orações, que lig*m enu*ciados *om </line>
<line> orien*ação </line>
</par>
<par>
<line> ar*um**tativ* contrária. No*e*os </line>
<line> *ue **tes quatro </line>
<line> conectore* </line>
<line> qu* possuem *alores </line>
</par>
<par>
<line> s*mânticos </line>
<line> *e oposiçã* estão posicionados em lugares distintos *a </line>
<line> estrut**ação dos </line>
</par>
<par>
<line> enunciad*s. </line>
<line> F*rmam os </line>
<line> tip*s estrut*rais: ca*o 1: [a], c [*] e caso 2: c [a], [b], em qu* o </line>
</par>
<par>
<line> es**po (lu*ar a*in*ido) d* *onectivo pode se dar e* *e a ou de b. Em 4a e 4b, temos *ue mas </line>
<line> e po*ém es**o ao l*do de b (c**o 1) e *s dois últimos exemplos, 4c * *d, temos que embor* e </line>
</par>
<par>
<line> ap*sar *e </line>
<line> es*ão encabeçando o enunciado e, assim, p*óximos de a (**so 2). </line>
</par>
<par>
<line> Pergunt*mo-nos: **r q*e e***ra e apesar *e en*abeçam a primeira o*a*ão e não </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> segunda ora**o co*o o ma* * o poré*? Respon*a*os: porque, se saírem da estru**raç*o do </line>
<line> caso 2 para serem caso 1, o sentid* *e a*te*a, ou se*a, se e*b*ra * *pesar de e*ca*eça*em a </line>
<line> me*ma *ração que * m*s e o po*ém en*abeçam, o senti** do enunci*do é outro. P*ra discuti* </line>
<line> sobre isto, co*tinuem*s este nosso de*at*. </line>
<line> Com* já colocamos anterior*ente sobre p**ssupostos ins***ados em adversativ*s, </line>
<line> podemo* elencar um con**nto de tra*o* t*r*dos na r*l*ção ent*e *uas or*ções *om conectivo </line>
<line> indi*and* *ontra*iedade: </line>
<line> 5a. Que*o ficar com ela, mas [ela tem namo*ada]. </line>
<line> <Ter namorada> faz eme*gi* um pressuposto do re*heio cul**ral q** determinado </line>
</par>
<par>
<line> *ujeito co*oca: </line>
<line> *uem tem *amorada não </line>
<line> p*de s* rela**o*ar </line>
<line> com ou*ras *esso*s; não posso </line>
</par>
<par>
<line> ten*ar me relacionar com quem ten*a na*orad*. <Ter nam*rada> ganha valo* de oposiç*o à </line>
<line> ide*a de "ficar c*m ela". O mas e * *or*m *ão ad*ersativo* e *ort*lece* a oração * q*e se </line>
<line> li*am. </line>
<line> 5*. Quero ficar com ela, emb*ra [ela te*ha namorada]. </line>
<line> Ao colo*armos o em*o*a na mesma posiçã* *o ma*, ou s*ja, na estru*ura *e caso *, o </line>
<line> sentido será ou*ro. O pressuposto do recheio cul*ural, também prese*te aqui, não será, para o </line>
<line> sujeito, a oposição que barr*rá se* desejo. * fato de ela te* na*orada não é conside*ado um </line>
<line> *roblema, sendo este diz** marc*do com o embora u*a ressalva que *ã* anula o *rgumento </line>
<line> Rev. FSA, T*res*na PI, v. 15, n. 4, art. 11, p. *10-227, j*l./ago. 2018 www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. E. S. Ferreira </line>
<line> *** </line>
</par>
<par>
<line> principa*. Est* marcação in*taura o que a tradiçã* c**ma de co*cessi**dade, poi* a há uma </line>
<line> co*trad**ão e*plicitan*e. </line>
<line> 5*. *mbora [eu queira ficar *om el*], ela tem namorado. </line>
<line> Colo*ando o em*ora na o*tra *ração, ela se alia ao s**ti*o de 5a (= Quero ficar com </line>
<line> ela, mas ela tem namorada). Assim, como conecto*es de apresent*ção de oposições, mas e </line>
</par>
<par>
<line> p*rém fortal*cem a oração que *e li*am, *nquanto emb*ra e apesar de enfraquecem a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> oração a que se lig*m e, consequentemente, fortalecem a **ação a que não s* *iga*. </line>
</par>
<par>
<line> *rê* consid*rações: </line>
</par>
<par>
<line> 1- Para uma *ão *uebr* *o p*essuposto, * mas acom**nha a *raç*o *e *ue s* ti*a o </line>
</par>
<par>
<line> pre*su*o*to e o e*bora </line>
<line> não acompanha. Para uma quebr* do pressupo*to, o mas *ão </line>
</par>
<par>
<line> acompanh* a oração d* que se tira o pressuposto e o e*bo*a acompanha. </line>
<line> Te*os: </line>
<line> [p*ess*p*st*] </line>
<line> *uero fic*r c*m ela, mas [e*a tem na*orada]. </line>
<line> Em*ora queira fi*ar com el*, [ela tem n*m*rada]. </line>
<line> [Ela tem n*morada], mas quer* ficar **m ela. </line>
<line> Quero *icar co* ela, embora [ela tenha namor*d*]. </line>
<line> D*scursi*amente, qu*brar pressupostos, ** nã*, marca *ma *e*ação do sujeito c*m a* </line>
<line> ideol**ias c*rc*lantes *as sociedad*s. As **nstruções sintát*cas apontam p*ra in*est**ações </line>
<line> sobre *elações *n*re *onstitu*iv*d*de dos s*jeitos, i*eologi*s e i*agens d* alteridade. </line>
<line> 2- A estruturação dos c*sos, *uando alte*ada d* po*i*ioname*t* na* conc*ssiva*, não perdem </line>
<line> o alinhamento do sentido. Já nas adversativas, sim. </line>
<line> [*m*ora el* tenha na*orada] [quero *icar com *la]. </line>
</par>
<par>
<line> [Quero ficar com ela] [embora e** tenha n*morada]. </line>
<line> * possível m***p*lar est*uturalment* os cas*s 1 e 2 como a, c b = c *, a tendo os </line>
<line> *onectivos embora e ap*sar de. Ist* n*o se mostra, numa questão d* marcação f*rmal, *om os </line>
<line> conectivos adversa*ivos *as e *or*m. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 4, art. 11, p. 210-227, jul./*go. 2018 w**4.f*anet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> Cone*tivos e Asp*ctos S*m*nticos: Três Questõ*s e um* Questão </row>
<row> * váli*o re*saltar que nem **mpr* a p*rtí*ula ma* inst*ur* adv*rsid*de, como em: </row>
<row> - Mas escuta s*: *asme! Ele não vem janta*! </row>
<row> - Mas qu* grac*nha, heim?! </row>
<row> - Ma* *ocê vai p*a fe*t*? </row>
</column>
<column>
<row> *25 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Es*es mas enc*b*ç** a sent*nça, p**ém p*dem*s compreender qu* eles, no en*anto, </line>
<line> nã* f*nciona* com* adversa*i*as entre ora**es formai*. E* I, t*mos *m operador </line>
<line> enunciativo de to*a*a d* tu*no de f*la; em II t*mos *m recurso enfáti*o irônic*; em III te*os </line>
<line> uma interr*gati*a n* dimensão do ling*ístico que se comp**men*a adversativamente no plan* </line>
<line> do **agmá*ico (contexto - não se esper* que **cê fosse para a fes*a). </line>
<line> 3- Da não equival*ncia usual, ent*e mas e poré*: perce*amos q** há certas *estrições form*is </line>
<line> p*ra o apare*ime**o de **s e porém, como nos e*emplos * seg*ir: </line>
<line> Ele pr*meteu *i*ar 1 ano ****. Passado um mês, *orém, ele *etor*o*. </line>
<line> Ele pro**teu fi*ar 1 ano f*ra, mas, passados um mês, ele retornou. </line>
<line> Um últi*o caso q*e tr*ze**s *obre estas nossas l*n*as reflexivas é um exemplo que </line>
<line> retoma as concessivas. Vejamos que, ao tra*alha*m*s *earran**s *om o exem*lo *íb*i*o *e </line>
<line> Salmos 23.*, podemos refletir sobre as formas de montagens de *enário*: </line>
<line> "A*nda que eu passasse pelo *ale da sombra *a mo**e, *ão temeria *al a*gum... " </line>
<line> Se eu pass**se/pa*s*r pelo vale da som**a *a *orte, *al algum temeria/t*merei. </line>
<line> *assando pelo *ale *a sombra *a morte, *al algum te*o/temer*i. </line>
<line> Ao pass*r pelo vale da sombra da morte, m*l alg*m temerei. </line>
<line> Pod*m** ir des*obrando múltipl*s paráfrases *ue possuem sutilezas int*rpr*tativas. </line>
<line> Nestes n*sso* ex*mplos, os *entidos instau*ados pelo* co*ect*vos são or*en*ad*s de acordo </line>
</par>
<par>
<line> com </line>
<line> o acabam*nto *nter*retati*o *o conjunto global, isto é, as *elações *e c*nces*ã*, </line>
</par>
<par>
<line> condição, hipót*se, conseq*ência, por exem*lo, sã* noções operadas no i*terior de uma </line>
<line> s*mântica glo*al de in*erpretações. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Tere*ina P*, v. 15, n. 4, ar*. 11, *. 210-2*7, jul./ago. 2018 </line>
<line> ***4.fsanet.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. E. S. F*rreira </line>
<line> 226 </line>
</par>
<par>
<line> * CONCLUSÕES </line>
</par>
<par>
<line> A produç*o de u* enun**ado (um aco*teci*ento, uma materialidade *xpr*ssa) não </line>
<line> po*e *er est*dad* o* me*mo int*rpretada fora de *e* contexto sócio-hi*tóric*, isto porque </line>
<line> estão agreg*dos *alores so* forma* histor*camente em *iálogo (co*relação c*nflituosa ou </line>
</par>
<par>
<line> *armoniosa) de diferentes gr*pos. Nest* se*tido, estudar *s relações ent*e eu e outro </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> promover redes de interpretações e*unciativas sob </line>
<line> enunciado* em relações dialógicas. O </line>
</par>
<par>
<line> *nalista contribuirá </line>
<line> com *eu excedente d* v*são frente o* c**ejamentos interpret*tivos </line>
<line> qu* </line>
</par>
<par>
<line> desejar colocar *m *ena. </line>
<line> * *nunciaç*o, po*tanto, pr*ssupõe a existênci* de um percurs* ma*cad* *e op*r*ç*e*, </line>
</par>
<par>
<line> **s quais um suj**to enu*c*ador, numa situ*ção </line>
<line> de e*unci*ção (por mei* d* aj**t*mentos) </line>
</par>
<par>
<line> bu*ca, no disc*r*o, *igni*icar * co*stitu*r senti*os. </line>
</par>
<par>
<line> A G* *e cu*ho tradicional po**u*, co** instrument* li*guí**ic*-*ocial, uma </line>
</par>
<par>
<line> densi*ade históric* p*ec*sa, de*sa * com*acta. Sendo assi*, ao </line>
<line> tr*balha*m*s *om </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> inúmeros c*mpêndios que ilustram esta t*adi*ão de trabalho *edag*gico, podemos verificar </line>
</par>
<par>
<line> linhas q*e nos d*reciona* si*temas ântropo-cultura*s (d* a </line>
<line> visões de mundo e de *elações </line>
</par>
<par>
<line> soci*is) que se materializam *o cunho *r*scritivo de seus diz*res. No entant*, p*demo* </line>
</par>
<par>
<line> considerar a G* pré-cie**ífic*, co*posta por *ná*ises </line>
<line> *u* res*al*m inter-relaçõe* e*tr*, *or </line>
</par>
<par>
<line> exemp**, os d**ínios morfoló*icos, sin*át**o, semân*ico, fi*osófi*o no estudo das línguas. </line>
</par>
<par>
<line> É possível, na questão didática, explo*ar *oss***lidad*s de construção </line>
<line> de s*n**dos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *a*t*r dos co*ect*vos, </line>
<line> refl*tindo que estes são eleme*t*s *on*titutivos *a língua pelos quais </line>
</par>
<par>
<line> c**ári*s *nunc*ativ*s são re*obert*s. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
</par>
<par>
<line> BAKHTIN, M. M. E*t*tica da *riaç*o verbal. Sã* Pau*o: Ma*tin* Fontes, 2003. </line>
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</par>
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<line> CULIOLI, A. **ur une lingui*tique de l'énonciation. Opérations et </line>
<line> représentati**s </line>
<line> (t1). </line>
</par>
<par>
<line> Paris: Ophrys, 1990. </line>
</par>
<par>
<line> _____. Pour u*e lin*ui*tique de l'*nonciation. For*alisation e* opérations d* repérage (t2). </line>
<line> Paris: Ophrys, 199*a. </line>
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<line> _____. Pour un* ling*istique de l'énonciati*n. Domaine noti**nel </line>
<line> (t3). Par*s: Op**ys, </line>
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<line> 1999b. </line>
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<line> Re*. *SA, Teresina, v. 15, n. 4, a*t. 11, p. 210-227, *ul./ag*. 2018 </line>
<line> *ww4.f*anet.com.br/re*i*t* </line>
</par>
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<page>
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<line> Con*cti*os e Aspectos S*mânti*os: Três Que*tões e uma Que*tão </line>
<line> 227 </line>
</par>
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<line> *ERREIRA, C. E. S. O di*curso **bre a aula de matemática: ar**cu*ando vo*es *a revi*ta </line>
<line> Nova Escola. Disser*ação (Mestrado em Linguí*tic* e Lín*ua Port*guesa) - Unesp, </line>
<line> Araraquara-S*. 20*5. </line>
<line> *E*ES, M. H. M. A gramática funcional. São Pau*o: Mar*i*s Fontes, *997. </line>
<line> R*ZENDE, L. M. "Educação e s*ciedad*: o ensino de línguas". Di*á*ic*, *. 28, 151-17*. </line>
<line> São Paulo. 199*. </line>
</par>
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<line> Como Referencia* *ste Artigo, confor** A*NT: </line>
<line> FERREIRA, C. E. S. Conectivos e Aspectos *emânticos: *rês Questões e *ma Questão. Rev. F*A, </line>
<line> T*resina, v.15, *.4, art. 11, p. *10-227, *ul./ago. 20*8. </line>
</par>
<par>
<line> **ntr*buição dos Autore* </line>
<line> C. E. S. *erreira </line>
</par>
<par>
<line> 1) conce**ão e planejamento. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análi*e e i***rpret*ç*o dos dados. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabo*ação d* rascu*ho ou na revisão crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na aprovação da ve**ão final do manusc*i*o. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 15, n. 4, *rt. *1, p. 2*0-2*7, jul./ago. 201* </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
</document>

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