Aplicação de Métodos Ergonômicos para Proposição de Melhorias ao Trabalho / Application of Ergonomic Methods to Propose Improvements to Work
Resumo
Resumo: O presente artigo teve por finalidade utilizar metodologias ergonômicas para analisar
O presente artigo teve por finalidade utilizar metodologias ergonômicas para analisar as tarefas e condições de trabalho em uma empresa logística. Utilizou-se o método de Análise Ergonômica do Trabalho (AET) para a identificação das tarefas e atividades; e a ferramenta System Analysis Tool (SAT) para a identificação dos problemas e possíveis causas. Nos resultados do estudo pode-se identificar que o esforço físico se apresentou nas tarefas de manutenção do estoque; nas atividades de cuidados com plantas e manuseio manual de produtos; bem como nas atividades de carga e descarga. Já em termos de demandas mentais foram presentes ao lidar com a troca de informações entre os setores e o uso do sistema de programação; como também, as atividades de atendimento ao cliente. Dentre as melhorias ergonômicas, propôs-se disponibilizar suportes e ferramentas, utilizar procedimentos padrão, adequar à norma regulamentadora NR 17 e capacitar os funcionários. Em meio das as considerações finais podem-se identificar que os métodos aplicados se mostram relevantes em termos de levantamento de problemas ergonômicos em nível de posto de trabalho (micro) e da sistemática geral de trabalho (macro), levando a melhores alternativas para a prevenção de riscos ocupacionais.
Palavras - chave: Setor de plantas e flores. Distribuidoras. Ergonomia.
ABSTRACT
The purpose of this article was to use ergonomic methodologies to analyze tasks and working conditions in a logistics company. The Ergonomic Work Analysis (AET) method was used to identify tasks and activities; and the System Analysis Tool (SAT) to identify problems and possible causes. In the results of the study it can be identified that the physical effort was present in the maintenance tasks of the stock; with plant care activities and manual product handling; as well as in loading and unloading activities. Already in terms of mental demands were present in dealing with the exchange of information between sectors and the use of the programming system; as well as, customer service activities. Among the ergonomic improvements it was proposed to provide supports and tools, to use standard procedures, to comply with the regulatory norm NR 17 and to qualify the employees. Among the final considerations, one can identify that the applied methods are relevant in terms of ergonomic problems at work (micro) and general work (macro) level, leading to better alternatives for prevention occupational risks.
Keywords: Plant and Flower sector. Logistics. Ergonomics.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.4.10
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