<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 4, art. 13, p. 246-262, *u*./ag*. 2018
</line>
<line>
ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.1281*/2018.15.*.13
</line>
</par><par>
<line>
Avanços e Desafios para Imple*e*tação da R*de *e Aten**o Psicossocia* *m um Municíp*o de
</line>
<line>
Médio Po*te
</line>
<line>
Ad*a*ces and Ch*llenges for t** Impl*mentatio* of t*e Psyc*o*ocial A*tention Network in a*
</line>
<line>
Me*ium-Sized Munic***lity
</line>
</par><par>
<line>
Sofi* Laurentino Bar*osa Perei*a
</line>
<line>
Doutorado *m Políticas Públ*ca* pela Universid*de Federa* do *iauí
</line>
<line>
Mes**a em Pol*ti*as Públicas *e** Univers*dade Federal do P*a*í
</line>
<line>
E-mail: so*ia_lbp@hotma*l.com
</line>
<line>
Juliana Barb*sa D*as Maia
</line>
<line>
Douto*a em *er*iço S*cial pela *ni*e*sidade Fe*era* de Pernambuco
</line>
<line>
*rofessora da Universidade Est*dual do Piauí, Ca*p*s *e *ic*s
</line>
<line>
E-ma*l: Co**ato: diasju@bol.co*.b*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Pi*os, Piauí, Brasil.
</line>
<line>
Avaliado *elo si*t*ma Triple *eview: Des* Rev*e* a)
</line>
<line>
pe*o Editor-Chef*; e b) Double Blind Revie*
</line>
<line>
(avaliaçã* ceg* p*r dois *valiadores da área).
</line>
<line>
R*visão: Gram*ti**l, Norma*iva e d* Forma*a*ão
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Av*nços e Desafios pa*a Im*lementação da R*de de Atenção Psi*o**oc*al em um Mu*icípio de Mé*io P*rte
</line>
<line>
247
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
</par><par>
<line>
A Rede de A*enção Psicossocial (Raps), ins*it*íd* pela Portaria nº 3088/2011, ap*esent*-se
</line>
<line>
c*mo um avanço para a polític* de saúde me*tal *o Brasil, n* perspectiva do fortalecimen*o
</line>
<line>
da Refor** Psiquiátrica na atualidade. D*s** fo*ma, este a**igo *bj*t**a analisa* os ava*ços e
</line>
</par><par>
<line>
des*fios
</line>
<line>
para a i*p*ementa*ão da Raps
</line>
<line>
em Picos, municí*i* d* médio, porte, *ocalizado no
</line>
</par><par>
<line>
in*e**o* d* *stado do Piau*. Para tal, foi reali*ad* uma p*squisa d* campo nos *isposi*ivos de
</line>
</par><par>
<line>
assistência saúde mental que c**põem a Raps à
</line>
<line>
em f*ncionamento no municípi*, s*ndo
</line>
</par><par>
<line>
este*: CAPS AD, CA*S *I, *SF, Hospital Regional, NASF e SA*U, onde fo*a* feitas
</line>
<line>
entrevistas *emiest*u*uradas com 08 gestores e 1* téc*icos de nív*l s*perior, no a*o de 2016.
</line>
</par><par>
<line>
Ve*ificou-*e *ue * *roc*s*o ** implan*açã*
</line>
<line>
d* *aps *m Pi*o* teve *omo s*u eixo cent*a*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
fecham*nto do *ospita*-*i*, único resp*nsável, até então, pelo cui*ado e tratamento de
</line>
<line>
pessoas com tra*storno mental no município, * sua substituição pelo CAPS, bem co*o a
</line>
</par><par>
<line>
cri*ção de outros serviço* de atençã*
</line>
<line>
psi*ossoc*a*. No
</line>
<line>
en*anto, mesmo com a expans**
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
d*spositivo*, a Rede de Aten*ão Psicossocial de Picos ainda é limit**a e os serviços exi*tentes
</line>
</par><par>
<line>
têm dificuld*de de d*alogar entre si, pr*valecendo uma
</line>
<line>
lógica de fragm*ntação
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
des*rticulação.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-c*ave: Saú*e Mental. Re*e de Atençã* Psic*ssoc*al. Ref*rma Psiquiátrica.
</line>
<line>
ABST*ACT
</line>
<line>
The Psychosoci*l A*tention Netw*rk (Raps), instituted b* Administra*ive Rule 3088/2*11,
</line>
<line>
presents it*elf as an advance fo* *he mental hea*th policy in B*azil in the perspecti*e *f
</line>
<line>
stre*g*hening the principle* of the Psy*hiatric Reform in *he p*e**nt time. Thus, thi* artic*e
</line>
<line>
aims to a*alyze t*e advances and challen*es *o* the *mplement*tion of Raps in Pi*os,
</line>
</par><par>
<line>
*ediu*-sized munic*pa*ity l*cated in
</line>
<line>
*he *nterior of the S**te of Pia**. To this end, a fi*l*
</line>
</par><par>
<line>
survey was *arr*ed **t on the mental he*l*h care devices that make u* Raps in oper*tion in the
</line>
<line>
ci*y. These w*re: CAPS AD, C*PS *I, ES*, Regio*al Hospital, N*SF and *AMU, where
</line>
<line>
semi-stru*ture* in*erv*ews were con*ucted w*th 08 *a*agers and 16 *o*-le*e* tech*icians, in
</line>
</par><par>
<line>
*he year
</line>
<line>
20*6. It was *erified t*at
</line>
<line>
the implantation pr*cess of the *APS in Pi*os
</line>
<line>
had as its
</line>
</par><par>
<line>
central ax** the closing *f the Day-*ospital, the sole responsible, until *hen, for the *are an*
</line>
</par><par>
<line>
*re*tment of peopl* with me***l diso*der in th* municipality, and *ts re*l*cement
</line>
<line>
* y * he
</line>
</par><par>
<line>
*APS, *s wel* a* the creation of other psychosoc*al care servic**. However, even wit* the
</line>
<line>
expansi*n of *evice*, *h* Psychosoc*al Peak At*ention Network *f P*cos is still limited and
</line>
<line>
th* exi*ting se*vices have d*fficulty i* *ialogu*ng with e*ch oth*r, prevailing a logic of
</line>
<line>
fragmen*ation **d disarticu*ation.
</line>
<line>
*e***r*s: *enta* H*alth. P*ychosocial *are *et**rk. Psychia*ric Reform.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *5, n. *, ar*. 13, p. 246-262, jul./ago. 2018
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. L. B. Pereira, J. B. D. *a*a
</line>
<line>
2*8
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A *ed* de A*e**ão Psicossoci*l, *nstituída pela da Po*taria nº 3088/2011, é u* do*
</line>
<line>
g*andes a*anç*s da polít**a d* s*úde mental *o *rasil na atualida*e, ao *****ar a nec*ssidade
</line>
<line>
de estruturaç*o, expansão e articulação de uma rede de **rviços de a**n*ão aos s*jeitos
</line>
<line>
a*om*tid*s **m tran*t*rnos ps**uicos e/ou u*uários de substância* psicoativ**, di*e*sif*cando
</line>
<line>
os componen*es de cuid*do e a*sistência n* *mbito no ter*itório, prom*vendo a vid*
</line>
<line>
com*ni*á*ia * a autonomia des**s *ujeitos, confo*m* *s princ*pios *a Re*orma Ps*quiá**i*a.
</line>
<line>
Por mais q** a polí**ca de saúde mental te*ha dire*ri*es estabe*ecidas naciona*mente,
</line>
<line>
ela n*o se desenvo*v* de *orm* homogên*a em t*dos os Estado* * m**icípio* do país. As
</line>
</par><par>
<line>
variáve*s hist*ric*s, sociais, p*lític*s * cu**urai* repercutem
</line>
<line>
de forma d*ret* no processo de
</line>
</par><par>
<line>
*m*lan*ação, **ganização * execu**o da p**ítica de *a*de *e*tal que, por consegui*te,
</line>
</par><par>
<line>
influencia
</line>
<line>
o
</line>
<line>
f**m*to da *ed*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
a*en*ão psicosso*ia*, o q*e faz
</line>
<line>
c*m qu* * *esma ass*ma
</line>
</par><par>
<line>
contorn*s pa*ticulares em cada região. Por isso, destaca-se a i*port*ncia de se compreender
</line>
<line>
acerc* do desenvolvimento d* política de saúde men*al e da im*lementação da Rap* no* *eus
</line>
<line>
dif*r*ntes c*nários.
</line>
<line>
*essa dir*çã*, e*t* arti*o objeti*a an*l*sar o* avanços e desafi*s para impleme*taçã*
</line>
</par><par>
<line>
*a Red* *e *ten**o Psico*s*cial
</line>
<line>
no* moldes previsto* pe*a Re*or*a Psi*ui*trica em Picos,
</line>
</par><par>
<line>
município locali*ado
</line>
<line>
** i*terior do Estad* d* Piauí, ao p**ceber que a trans*ção, em
</line>
</par><par>
<line>
subst*tuição ao model* *silar/m*ni*o*ial, o*orreu d* ma*e*ra bast*nte tardia no loca*, e que a
</line>
</par><par>
<line>
e**rutura**o
</line>
<line>
de u*a rede arti*u*ada de se*viços nece*sária par* ab*anger as d*ferente*
</line>
</par><par>
<line>
nece*s*d*des dess*s sujeitos *inda *e encontra em estágio embrion*rio.
</line>
<line>
O estudo *no*a ao *raz*r element*s para *nali*ar a expansão e interiorização da R*p*,
</line>
<line>
bem como os el*mentos de region*lizaç** e ter*itorialização *a po*ítica ** saúde mental, após
</line>
<line>
*e ve*ificar **e a maioria d*s pesquisa* realizadas so*r* o tema tem co*o fo*o ** grandes
</line>
</par><par>
<line>
*unicípios capita*s, deixando *
</line>
<line>
lacu*as *m te*mos de conhec*men** sob*e as regiões de
</line>
</par><par>
<line>
m*dio e
</line>
<line>
pe*ueno *orte. N* P**uí não é diferente e, no geral, os estudos são r*alizados *m
</line>
</par><par>
<line>
âmbito *e Ter*sina, capi*a* do E*tado.
</line>
<line>
2 MET*DOLOGI*
</line>
<line>
Pi*os é u* *uni*ípio de médi* port* lo**lizad* n* região ce*tr*-sul do Piauí, a 310
</line>
</par><par>
<line>
km da capital, Teresina, cuja p**u*ação esti*a*a no a*o de 2016 era de
</line>
<line>
76.74* habitantes
</line>
</par><par>
<line>
(I*GE, 20*7) *end*, *o*tanto, a terceir* *id*de mais po**l*sa *o *stado.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *e*esi*a, v. 15, *. 4, art. 13, p. *46-262, *ul./ago. 2018
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*vanços e *esafios para *mplement*ção da Re*e de Ate**ão Psicossocia* em u* Município *e Médio Porte
</line>
<line>
249
</line>
</par><par>
<line>
* contexto de *esqui** de campo se constituiu pelos dispositivos de assistên**a
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
sa*de m*nta* que compõem a Rede de Atenção *sicos*ocial em funcionamento em Picos,
</line>
</par><par>
<line>
sen*o es*es: *ent*o de *tenção P*icossocial (CAPS) **, CAPS **, *straté*ia Saúde
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Fa**li* (ESF), Hospita* Regional de *icos, Núcleo de A*oio a Saúde da Fa*ília (NASF)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*AMU.
</line>
</par><par>
<line>
P*rticiparam do *studo 08 g*sto*es e 16 técni*os de nível *uperior, que atu*m na
</line>
<line>
aten*ão p*icossocial (CAPS AD e *APS II), n* at**çã* hospit*la* (Hospital Reg*ona* Justino
</line>
<line>
Luz), na urgê**ia e emergência (SAMU) * na *tenção básica (ESF e NASF), *erten*entes a
</line>
</par><par>
<line>
d*fe*entes profiss*es: *ssistentes sociais, psicólogos, *édico*,
</line>
<line>
enf*r*eiro* *
</line>
<line>
nutri*i*ni*tas.
</line>
</par><par>
<line>
Toda a et**a da coleta de dados e p*sq*isa de campo foi reali*a*a no segundo semestre **
</line>
<line>
a*o *e 2016.
</line>
<line>
Par* *eleçã* dos participa*te*, utilizo*-se como cri*ério * inclusão daqueles que
</line>
</par><par>
<line>
atuaram
</line>
<line>
na gestão ou na assistên*ia *m saú*e ment*l *o municí*io *os últimos 05 anos,
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
forma **e vivenciaram o p*o*esso d* implantação *a Raps em Pi*os.
</line>
<line>
Par* coleta d* dados, foi utiliza*o co*o *ns*rumento a en*r*vista, pa*tada em um
</line>
<line>
roteiro sem*estruturado, em que os de*oi*ent*s d*s sujeitos *oram grav*dos e *ranscritos para
</line>
</par><par>
<line>
post*rio*
</line>
<line>
análise. Ademais, fo*am *nalisado* do*umentos oficiais da gestã* munic*pal
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
estadual de saúde e saúde ment*l, para auxilia* n* bu*ca de responder
</line>
<line>
a* ob*etivo
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
i*ve*tigação.
</line>
</par><par>
<line>
Desta*a-se q**
</line>
<line>
é ** estudo de abordagem eminen*emente qualita*iva, por
</line>
</par><par>
<line>
compreender a natureza *e u* fenômen* social, seus embates e reflexos
</line>
<line>
e, *ontemp*ar a*
</line>
</par><par>
<line>
discus**es a*erca da r*a*idade s*ci*l a s*r diagnost*cada e c*m*re*ndi*a, mediante os
</line>
<line>
dep*imentos dos suj*itos que vivenciam a reali*a*e es*udada e * obs*rvaç*o do real (*LICK,
</line>
<line>
200*).
</line>
<line>
C*m relação aos aspectos éticos, a p*sq*i*a so*ente ocorreu ap*s os particip*nt*s
</line>
</par><par>
<line>
*er*m fo*mal**nt* convidad*s, re*eberem os esclarec*mentos, aceitarem parti**par
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
pes*uisa como volu*tár***, com a ass*na*ura do Termo de Cons*ntimen*o Livre e Es*lar*cid*
</line>
<line>
(TC*E) e o Ter*o de A*torização Instit*cional, elaborados d* acordo *om a Re*olução
</line>
<line>
510/2016, do Con*elho Nacional de Saúde (BRASI*, 2016), info*mando-lhes sobre o*jetivo,
</line>
<line>
impor*ânc*a e m*tod*logia do es**do, garantindo-*hes todas as medidas de p*oteção, sig**o e
</line>
<line>
a*onimato. *lém disso, o *ro*eto foi *ubmeti*o à análise do Comitê *e Ética em Pesqu*sa da
</line>
<line>
F*c**da*e de *iênc**s Médicas da Univ*rsi**de Estadual do Piauí (CEP/ UESPI), com
</line>
</par><par>
<line>
par*cer de número 17432*5. Contou tam*ém com auto*ização da Sec*e*aria a
</line>
<line>
de S*úde d*
</line>
</par><par>
<line>
*unicí*i* de Pic*s - PI.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *5, *. 4, ***. *3, p. 24*-262, jul./ago. 2018
</line>
<line>
www*.fsanet.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. L. B. Perei*a, J. B. D. *a*a
</line>
<line>
250
</line>
</par><par>
<line>
Ressalta-se que o ref*ri*o artigo *pr**ent* os resultados parciais *a tes* d* doutorado,
</line>
<line>
intitulad* "A rede *ue te*os e a rede ne*e*sá**a: pot*nci*lidades e desafios para promoção do
</line>
<line>
di*eito * saúde das pes*oas co* sofrimento ps**ui*o em Picos", defe*dida no ano de 20*7 na
</line>
<line>
Universidade Federal d* Pern**buco.
</line>
<line>
3 REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
A *e*orm* Psiqu*átrica busca
</line>
<line>
a consolid*ção de
</line>
<line>
um m*delo antimanicomi** de
</line>
</par><par>
<line>
assistê*cia a esses indivíduos, com inclusão s*cial e implementação de um* rede assistencial
</line>
</par><par>
<line>
de at*nção psicossocial que *upere * substitua os *o*p***is p*iqu*átricos,
</line>
<line>
*ntendendo
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
usuários como sujeitos de
</line>
<line>
direitos * de *esejos, cidadãos singu*ar*s que protagonizam seus
</line>
</par><par>
<line>
modo* *e fazer ****r * vida (B*A*IL, 2*05).
</line>
<line>
O grande ma**o do movim*nto de R*forma P*iq*iátrica brasi*eiro ocorreu no dia 06
</line>
<line>
de *bril d* 20*1, com a aprovação *o congre*s* nacio*al da Lei 10.2016, *ue visa a proteção
</line>
</par><par>
<line>
e a garantia
</line>
<line>
de dire*tos a* pess*as com *ran*tornos ment*is. Essa l*i r*definiu o modelo
</line>
</par><par>
<line>
ass*stencial em saúde mental *o pa**, buscando fo*ent*r nov*s f*r*a* de t*a*amento a esse
</line>
</par><par>
<line>
*úblico, de mod* * rompe* com * *odelo hospi*alocêntr*co/asilar anter*or, e cri*r
</line>
<line>
novo*
</line>
</par><par>
<line>
serviços de cuidado de base *o**nitária.
</line>
</par><par>
<line>
N* ano de *011, com o*jeti*o *e fortalecer política de saú*e m***al no país e, a
</line>
</par><par>
<line>
tomando *or base os
</line>
<line>
princípio* d* Reforma *siquiá*rica, f*i **nç*da a Port*ria nº 3.*88,
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Ministé*io
</line>
<line>
da ***de, que r*gulamenta a Rede de *tenção P*icossocial (Rap*) para
</line>
<line>
p*s**as
</line>
</par><par>
<line>
com sofriment* ou tra*s*orno mental e co* necess*dades dec*rrentes do uso de c*ack, álcool
</line>
<line>
e outras drogas, n* âmbito do Sistema Único de S*úde.
</line>
</par><par>
<line>
Esta tem com*
</line>
<line>
objeti*os ampl*açã* a
</line>
<line>
do acesso de s*rviç*s *e saúde m*ntal para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
população *m *eral; a p*omoç*o d* acesso das
</line>
<line>
pesso*s com
</line>
<line>
transtornos m*ntais * com
</line>
</par><par>
<line>
nece*si*ades decorrentes do us* de crack, *lcoo* e *utras dr*gas, e s*as f*mílias, aos pontos
</line>
<line>
de at*n*ão, * a garanti* de ar*icula*ão e integração dos ponto* de *tenção das r*d*s de s*úde
</line>
<line>
no t*rr*tór*o, qualificando o cu*dado por meio do ac*lhimento, do ac*mpanhamento con*ínuo
</line>
<line>
e da atenç*o *s urgências.
</line>
<line>
A Ra*s propõe a am*lia*ão e divers*fica**o das estratégias de cuid*do ao públi*o com
</line>
<line>
t**nsto*no mental e usu*rios de substâ*cias psicoativas, de forma que sej* ofertado, no âmb*to
</line>
</par><par>
<line>
do SUS, uma rede
</line>
<line>
integrada, articulada efeti** de s**viços e
</line>
<line>
para atender a e*se **blic*
</line>
</par><par>
<line>
(BRASIL, 2011).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 4, art. 13, p. 246-262, jul./ago. 2018
</line>
<line>
www4.fs*ne*.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Avanço* e *esafios p*ra I*plementação da Rede de Atenção Ps*cossocial em um Município de M*dio Po*t*
</line>
<line>
2*1
</line>
</par><par>
<line>
Para tal, e*a s* constitui de sete g*andes compo**ntes, que *n*luem ponto* de at**ção
</line>
<line>
diversificados *e *uidado à saúde mental. São *les: *) atenção básica em saúde - co*form*da
</line>
</par><par>
<line>
por U*idades *ásicas de Saúde, equipes
</line>
<line>
de Saúde
</line>
<line>
da Família, Núcleos de
</line>
<line>
apoio à Saúde da
</line>
</par><par>
<line>
*amília, Consultóri*s na Rua * Ce*tros d* C**vi*ênc*a; 2) atenção psicossocial especia*izad*
</line>
<line>
- onde se enc*ntr*m a* d*ferentes modalidades de Cen*os d* A*en*ão Ps**os*ocial; 3) atenç*o
</line>
</par><par>
<line>
de u**ência e
</line>
<line>
*mergênc*a - c*nstit*ída por SAMU, Sala de Est*b**ização, UPA 24 hor*s,
</line>
</par><par>
<line>
po*tas hospit*lares
</line>
<line>
de atenção urgênci*/pr*nt* socorro e UBS; 4) atenção *esidenci*l de à
</line>
</par><par>
<line>
carát*r transitório - composta por Uni*ades *e Reco*him*nto e Serviço* *e Atençã*
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
R*gime Residenc*al; 5) atenção hos*italar - compo*ta por e*fermari** especial*zadas
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
Hospital Ge*al e s*rv*ç*s Hos*it*lares de Referênc*a para A**nção *s pesso** com sofrimento
</line>
<line>
*u t*ans*or*o men*al e *om n*cessidad*s de*orrentes do us* de c*ack, álcool e ou*ra* drogas;
</line>
</par><par>
<line>
6) estrat*gias de
</line>
<line>
de*institucion*l*zação - constit*ída pelos Serviços *eside*ciais
</line>
</par><par>
<line>
Terapêut*cos; e 7) reabilitação **icosso*ial - c**posto por i*icia*iva* de ger*ção de trab*lho
</line>
<line>
* ren*a/empreendimentos s*l*dár*os/c**pera*iv*s so*iais (BRASI*, 201*).
</line>
<line>
Espec**icame*te na realid*de de P*cos, n* p**curso de desenvo***ment* da saúde
</line>
</par><par>
<line>
m**tal, eviden*iam-se movimentos e* conso*ân*i* com o pa*o**ma
</line>
<line>
nacion*l a trajet*ria e
</line>
</par><par>
<line>
para o *esenvolvimento da Política *acion*l de Saúde **ntal, c*m c*racterísticas
</line>
</par><par>
<line>
esp*cífi*as, em *irtude das di*er*idades e desigual*ades evidenciada*
</line>
<line>
*o país e, no caso,
</line>
</par><par>
<line>
pres*ntes por *e trat*r de um mun*cípio do interi*r do Piauí, um dos **tados mais pob*es do
</line>
<line>
*r**il.
</line>
<line>
A *r*j**óri* his***ica da política d* saúde mental na realida** piauiense se de* de
</line>
</par><par>
<line>
forma seme*hante ao p*ocesso *rasileiro, n*
</line>
<line>
entanto, traz consigo sua* peculiarida**s,
</line>
</par><par>
<line>
principalmente no qu* se refere ao atraso histó*ico ** sua ins*rção no próprio SUS, r*forçado
</line>
<line>
pela resistênc*a dos gestores d* épo*a às ino*ações a serem in*r**uzidas, como *estaca Rosa
</line>
<line>
(2008).
</line>
<line>
No an* de 2013, a Comissão Intergestora Bipartite do Pia*í (*IB-PI), em sua 199ª
</line>
<line>
*eunião ordin**i*, de*idiu **la aprovação da Resol*çã* de número 29 e 80, que previa *
</line>
<line>
fort*lecimento d* Rede de *t*nção Psicossocial no Territó*io *ale do Rio Gua*ib*s - *ue é
</line>
<line>
compo*to por 41 muni**pios, d**t*e eles, Picos, c*mo o mais populoso - e a impl*n*açã* de
</line>
<line>
nov** serviços voltados para assist*nci* à saúd* ment*l nos m**í*ipios da região.
</line>
<line>
Nesse sentido, o Minist*r*o Público *o Esta*o *o Piauí d*v*lgou um le*antamento
</line>
<line>
f*ito em 201*, que previ*, por meio de um Termo de *jus****nto de Co*duta, a implan*açã*
</line>
<line>
do* seguintes serviços n*s muni**pios de Picos - PI até o fim de 20*5: 01 CAPS II; 01 CAPS
</line>
</par><par>
<line>
AD III; 0* *APS inf*ntil; 01 **i*a*e de Acolhime*to Adult*; 10 lei*o* de
</line>
<line>
*t*nção
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Teresina PI, v. 1*, n. 4, *rt. 13, p. 24*-262, jul./ago. 2018 www4.fsanet.c*m.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. *. B. P*reira, J. B. D. Maia
</line>
<line>
25*
</line>
</par><par>
<line>
p*icossocia* no Hospital R**ional J*stino Lu*; * *1 Residência *e**pêu**ca - T*po I. Os
</line>
<line>
serviços s* en*ontravam em *ituação de pac*uação por Comissão Interg**tora Bi*a*tit* (CI*)
</line>
<line>
e Comissão Intergestora Tri*artite (CIT) (SANTOS, 2015). Entretan*o, *té o momen*o da
</line>
<line>
coleta *e dados, no segu*do semestre ** 2016, muitos ser*iços previstos a*nd* não h*viam
</line>
<line>
sido implementados.
</line>
<line>
No an* d* 2016, a Rede de Atenção Psicossocial de *icos e*a formada por: A*e**ão
</line>
</par><par>
<line>
Básica
</line>
<line>
(36 ES*, 6 N*FS), 1 CA** I*, 1 CAPS AD, S*MU e 1 Hos*ital Regio*al.
</line>
</par><par>
<line>
Enco**rav*-s* em andamento * imp*em*ntação de 1 CAPSi, 1 U**dade de Acolhimen*o e
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Residência T*rapêutica. De*taca-se *ue, *pesar da exp*nsão *a Raps no municíp*o, e*a ainda
</line>
</par><par>
<line>
não apresenta todos o* compon*ntes previstos na Portaria 3088/2011 e, portan*o,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*ns*ficiente para atender a demanda de saúde me*tal local e *nsipie**e para garantir
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
continui*ad* do cuidado psi*o*soci*l.
</line>
</par><par>
<line>
É *mportant* ressal*ar que a polít*c* de saúde m**tal d* Picos mant*ve, até
</line>
<line>
rece*t*mente, *ua a*sistência às pes*oas com tra*stornos men*ais *entralizada em um serviço
</line>
<line>
de base hospit*lar, * qual não é mais previsto pela política de saú*e mental a*u*l: o Hospi*a*-
</line>
<line>
Dia.
</line>
</par><par>
<line>
Essa *odalidade de *erviço, apr**ado pela *o*tari* nº 44/GM de 200*, foi
</line>
<line>
criado
</line>
</par><par>
<line>
an*eriorme*te à implantação dos Centro* de Atenção Psicos*oci*l p*lo país, e deveria ser, *os
</line>
<line>
pouc*s, s*bs*it*ído pelos CAPS ou outros serv*ç*s d* Polític* Nacional de Saúde Ment*l
</line>
</par><par>
<line>
(BR*SIL, *0*1). Dessa forma, *tu*lmente, o* Hospit**s-Dia são *o*siderados
</line>
<line>
u*trapassados
</line>
</par><par>
<line>
enquant* *erviço de tr*tamento à pess*a com t*ans*orno mental na concepção
</line>
<line>
d* R*forma
</line>
</par><par>
<line>
*siq*iátrica, devid* a su* vinculação c*m o mod**o ho*p***locê*tri*o - *efor*ada, inclusive,
</line>
<line>
pel* própr*o nome.
</line>
<line>
O referido Hospital-Dia foi inaugurad* em Pi*os, *m 1997, e somente *m 2016, h*uve
</line>
<line>
o se* fec*am*nto e consequente su*stitu*ção por um CAPS do tipo II. Observa-se que h*uve
</line>
</par><par>
<line>
um atraso de 14 anos após a pr*mulg**ão da Lei
</line>
<line>
n º 1 0 .2 1 6 / 2 0 0 1 ,
</line>
<line>
conhecid* como Lei da
</line>
</par><par>
<line>
Reforma Psiquiátrica brasileira, para q*e o município a*otass* as r*come**aç*es d* *olítica
</line>
<line>
*acional d* Saúde Mental e avançar na implantação de serviços de aten*ão psicossoc**l de
</line>
<line>
b*se comunitári*.
</line>
<line>
Assim, o município passa por um mom*nto de **ansição, do* mold*s mani**miai* para
</line>
<line>
os moldes da Re*orma Psiquiá*rica, avançando para uma assis***cia psicoss**ial centrada na
</line>
<line>
lógica do t*r*itóri*, através *a c*iação de serviços subst*tutivos comunitários, compartil*ando
</line>
</par><par>
<line>
o cui*ado c**
</line>
<line>
demais serviço* de saúde, como a atenção básica. Is*o ocorre co* bastante
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 15, n. 4, art. *3, p. **6-262, jul./ago. 20*8
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*anço* e Desa*ios para Implementação *a *ede de Atenção Psicos*ocial em um Município de Médio *or*e
</line>
<line>
253
</line>
</par><par>
<line>
atraso *m compa*ação ao cenário naci*na* *ue, desde 2*01,
</line>
<line>
*em avançan*o na re*ução dos
</line>
</par><par>
<line>
leitos em hospita*s *si*uiátr*co* e na sua subs*ituição por servi**s ps*c*ssociais c*mun*tários.
</line>
<line>
A par*ir dessa compreensão *a re*lidade local *ealiz*u-*e um estudo de campo na
</line>
<line>
*aps *e Picos, portanto, principalme*te, da *ná*ise dest* rede, à luz do* depoimentos d*s
</line>
<line>
p*ofi*sionais e g*st*r*s que *ompõem esse cenário, conform* se*á ap*esen*a*o no pró*imo
</line>
<line>
tópico.
</line>
<line>
4 *ESULTADO* E DISCUS*Õ*S
</line>
<line>
Através d** entrevistas r*alizadas com gesto*es e trabal*ado**s técnicos da Raps foi
</line>
<line>
pos*ível con**atar que a *r*ns*ção viv*n*iad* em Picos, na busc* pela construção de serviços
</line>
<line>
afinados *om a *eforma Psiquiátrica, t** *mpa*tos d*retos nos profi*s*on*is da saúde mental
</line>
<line>
- e dos serviços em geral que d*a*ogam intersetorialmente c*m a atenção p*icos*oci*l. Assim,
</line>
</par><par>
<line>
esses sujeitos
</line>
<line>
en*ontra*-se em *m proces*o de ha*ituação ao *ovo **delo * têm com*
</line>
</par><par>
<line>
d*sa*i*s reen*ontr*r-se d*ntro dos novos paradig**s prop*s*os após a Refo*ma.
</line>
<line>
Nessa *ireção, é imp*escindíve* ressaltar a ênfase que pas*a a ser d*da a*s
</line>
<line>
trabal*adore* da *aúde ment*l após a Reforma *siquiátrica e a const*ução *e um mod*lo de
</line>
</par><par>
<line>
assistênc*a psicossocial e de base c*munitá**a. A pa*tir *esse momento,
</line>
<line>
ess** trabalhadores
</line>
</par><par>
<line>
passam a ser vis*os não *p*nas como operadores da n**a política, ma* também como sujeitos
</line>
</par><par>
<line>
produtores de novas p*áticas vol**das para a pers*ec**va de
</line>
<line>
emancipaçã* do usuário,
</line>
</par><par>
<line>
val*r*za*ão ** su* cida*ani*, por *eio do c*nvív** familiar * c*mu*itário e desen*ol*ime*to
</line>
<line>
de sua auto*omia no acesso aos direit*s (ROSA, 2008b).
</line>
<line>
*ortan*o, para além d* c*iação d* novos serviços, ap*n*a-se como desafio a mu*a*ça
</line>
<line>
no pr*cesso de t*abalho da *quip*:
</line>
<line>
* pró*ri* pos*u** dos profissionai* de saúde mental te* mudado muito *epois d*
</line>
<line>
Reforma Ps**uiátrica. Hoje a gente tem e*se cu*dado *e não e*tar i*stitucionalizand*
</line>
<line>
o *aciente, porq** não é só o am*ie*te físico que *az i*s* não *, *s veze* até a
</line>
<line>
própria postura profissio*al, ela acaba i*centi*a*d* que o paciente s* aco**de
</line>
<line>
*essa situação (TÉCNICO 2 - CAPS AD).
</line>
<line>
A *roposta da Refor*a Psiquiátrica ** curso *o país ultra*as*a a saída dos in*ivíd*os
</line>
</par><par>
<line>
com t*anstorno
</line>
<line>
mental
</line>
<line>
*os *ospitais psiq*iátr**os e * criação *e serviço* de sa**e me*tal
</line>
</par><par>
<line>
substituti*os. Seu objetiv* *aior é libe*tar esses sujeitos da lógica m*nicom*al, * que i*plica
</line>
</par><par>
<line>
uma t*ans*ormação cul*ural por par*e dos trabalhador*s,
</line>
<line>
gestor*s e
</line>
<line>
da s*ci**ade em geral
</line>
</par><par>
<line>
fren*e "l**cura". *em essa mudanç*, *orre-se o risc* de os novos à
</line>
<line>
serviços
</line>
<line>
*e aten*ão
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, *. 15, n. 4, art. 1*, p. 246-262, j*l./ago. 2018
</line>
<line>
ww*4.fsa*et.*om.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. L. B. P**eir*, J. *. D. M*ia
</line>
<line>
254
</line>
</par><par>
<line>
psi*oss*cial apenas r*produzirem a lógica manicomial anterio*. E nis*o, o cenário de Picos
</line>
<line>
encontra u* gra*** desafio.
</line>
<line>
Port*nto, é preciso a construção de novas práticas de saúde mental *o município,
</line>
</par><par>
<line>
*ialo*adas
</line>
<line>
*n*re *s diferentes s*rviços e se*ores, i**entiv*ndo a a*tono*ia do usuário e
</line>
</par><par>
<line>
buscando-se
</line>
<line>
*ma mu*ança da c**tura manicomial e exc*uden*e do "louco" n* so*iedade em
</line>
</par><par>
<line>
geral. O próp*io
</line>
<line>
preconcei*o qu* aind* se faz presente na *o*unidade é um desafio p*ra
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*lítica de sa*de mental:
</line>
</par><par>
<line>
Eu a**o que o maior desafio ainda * * pre*onceito. Po*que *xiste mu*to preconc*ito
</line>
</par><par>
<line>
p ar a a
</line>
<line>
soci*d*de. Às ve*es *êm usuários qu* não *ue*e* ne* vir no carr* porque
</line>
</par><par>
<line>
di*em *ue o *essoa* va* v*r e vai dizer que são doidos. Então eu ac*o q** o ma*o*
</line>
<line>
sofrimento quan*o a isso é o *reconc*ito da sociedade (GESTOR - CAPS II).
</line>
<line>
Essa questão *a ressocialização *ara mim é o conceit* mais difíc*l *e se *o*ocar em
</line>
<line>
prática, **los *re*onc*itos que se tê* em r*lação a* *essoas **m *ranstorno mental,
</line>
<line>
preconceitos que eles mesmos carr**am em relaç*o a el*s, as dif*culdades que e*es
</line>
<line>
vivenc*ar*m (TÉ**ICO 1 - CAP* AD).
</line>
<line>
Esses **pectos dizem respeito à dime*são sociocultura* da Reforma Psiquiát*ica *u*
</line>
</par><par>
<line>
envolve *ma transformação do lugar ocu**d* pelo "l*uco" n* *ociedade, *or me*o
</line>
<line>
de um a
</line>
</par><par>
<line>
mudança ** *ma*inário *oc*al em t*rno do que é a "lo*cura", **nforme d*fine Amarante
</line>
<line>
(*999).
</line>
<line>
**esa* d*sso, * preciso reafirmar os avanços que *cor*er*m n* políti** d* *a*de
</line>
<line>
mental de Pico* nos últimos anos, *o *** s* r*fere à c*iação e *xpansão dos dispos*tivos da
</line>
<line>
Raps. *nt*etanto, permeiam inúmeros desaf*os, como a necessidad* de mudança no pr*c*ss*
</line>
</par><par>
<line>
de trabalho d*s equipes que
</line>
<line>
atua* na saúde men*al, e a n*cessidad* *e construção d* u*a
</line>
</par><par>
<line>
cul*ura *ntimanico**a* na comunida*e local.
</line>
<line>
Alé* dis*o, *s a*hados do e**udo apo*taram a d*sa*ticulação en*re os dis*osi*ivo* da
</line>
<line>
Raps e * necessidade do rearranj* da rede exi*tente no muni*íp*o, de mod* que o acesso ao*
</line>
<line>
servi*os em t*do* os *eus ní*eis de at**ção seja *arantido, ar*iculando estes pontos d*
</line>
<line>
at*nção ent*e si e f*rtale*end*-os, como é p*ssí*el averigu*r no* depo*m*nto* a**ix*:
</line>
</par><par>
<line>
Nós n*o **mos *ma integr**ão *ormal entre os servi*o*, cada um t** sua fu*ção,
</line>
<line>
ma* *alta essa integraçã*. Por essa fa*ta de conta*o, nós não temos m*ita **ferência;
</line>
<line>
cada serviço faz sua parte *en**o daquilo que ac*edita *er sua fu*ção e fica se*pre a
</line>
</par><par>
<line>
questão da continui**d*, nós não te*os uma formal*zação disso nã* (GESTO*
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
SAMU).
</line>
</par><par>
<line>
As dificuldade* maiore* s*o a p*ópria falta de articula*ão. C*mo qu*lquer ou*ra
</line>
</par><par>
<line>
po*íti*a, não *ó na política de s*úde mental. Uma *as pr*ncipais difi*u*dad*s é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
articula*ão *a rede (TÉCNICO 1 - *ASF).
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *S*, *eresina, v. 15, n. 4, art. 1*, p. 246-262, jul./ago. 20*8 www*.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Avanço* e Des*fios para Implementaç*o da Rede de Atenç*o *sicossoci*l em *m Muni*ípi* de Médio *orte
</line>
<line>
255
</line>
</par><par>
<line>
N*s vivemos dentro d* Piauí,
</line>
<line>
há muitos anos, uma *ede f*rada [...]. Não
</line>
<line>
existe
</line>
</par><par>
<line>
a*uele feedback, aquel* comunicaçã* q*e poder*a ins*rir um
</line>
<line>
no*o mode*o de
</line>
</par><par>
<line>
atuação. E*tão, ess* estrutu*a, atualmente no mu*icíp*o, ela e*tá, na verdade,
</line>
<line>
des*struturada, de**struturada por co*ta de falta realmente d* comu*ica*ão entre os
</line>
<line>
pontos da Rede (TÉCNICO 1 - CAPS II).
</line>
<line>
Na fala dos sujeitos do e*tudo, ta*to os téc*i*os, quanto os gestores af*rm*ram exi*tir
</line>
<line>
uma *ógica *e *ragmen**ção e atuação *arcial na *o*ítica de *aúde mental de *icos, havendo a
</line>
<line>
necessi**de *rg*nte de avançar **ra que a Raps at*e de for*a in*erseto*ial e interdisciplinar.
</line>
<line>
A*ema*s, obs*r*ou-se *u*, no *eral, os depoime*tos apontam a prevalênci* *e u*a
</line>
<line>
perspec*iva de *ede * intersetoria*idade *imitad*, vis*a com* mero encami*ha*ento:
</line>
<line>
A gen*e t*abalha n* parte do *ncami*ham*nto. O pacien*e ch*ga aq*i *o Hospital aí
</line>
<line>
a gente encaminha * paciente. Quando o pac*ent* está estável, a *ente reencaminha
</line>
<line>
pra rede, *ar* o CAPS (TÉCNICO 2 - HOSPI*AL).
</line>
<line>
A redução da atua*ão em rede limitad* a* encaminhame*to, *u seja, ao "repa*se" *o
</line>
<line>
usuário a ou*r* se*viç* o* *ol*tica, fa* com q*e a perspectiva de fragmentaç*o e *egmentaç*o
</line>
</par><par>
<line>
d* rede permaneça, lev***o * *ma de*r*sponsa*il*zação *os pr*fissionais d** se*vi**s, e
</line>
</par><par>
<line>
*iferentemen*e
</line>
<line>
da p*op*sta da *eforma Psiquiátric* que defen*e compartilha*ento de o
</line>
</par><par>
<line>
responsa*ilidade *o cu*dad* à atenção psicossocial.
</line>
<line>
Nessa direção, *s achados da pesquisa apontam qu*, no ge*a*, a dificulda*e em
</line>
<line>
dia*ogar e*tre o* serviços s* *á pela resistência de *lguns profiss*onais em *rabalhar com
</line>
</par><par>
<line>
deman*as de saúde mental, vistas com*
</line>
<line>
respons*b*l*dade
</line>
<line>
exclu*iva *o CAP*, e não dos
</line>
</par><par>
<line>
dem*is dispos*t*vos da rede:
</line>
</par><par>
<line>
Enquan*o rede, eu aind* vejo a*guns desafios à *rópri* re*i*tê*cia **s **tros
</line>
<line>
dispositi*os de trabalhar*m com sa*de menta*, e**ão a gente tenta amadurec*r não é
</line>
<line>
porque o paciente * do CAP* qu* ele deixe de ser responsabilidade da Atenção
</line>
<line>
Básica. Não é *o*que ele es*á aq*i no *APS qu* e*e t*m Assis*ente Social que ele
</line>
</par><par>
<line>
não
</line>
<line>
p*de p*ocur** Assistent* Soci*l no *RAS. *ntão essa circ*lar na rede é um
</line>
</par><par>
<line>
gran*e *esafio que a gente tem (TÉCNI*O - CAPS AD).
</line>
<line>
A re*e de saúd* m**tal nã* func*ona na cidade de Pic*s, não **rque já n** *enha
</line>
<line>
tido um* art*culação, mas * porque por entrave* dos próprios profission*is que eles
</line>
<line>
muitas v*z*s acham que, por exemplo: o p*ciente é do CAPS *d ent*o a o*tra par*e
</line>
<line>
do serviço, ela *ão tem nada a ver com eles. "Pe** C*P* q*e o filho é te*!"
</line>
<line>
(TÉCN*** 1 - CAP* AD).
</line>
<line>
Verif*ca-se a u*gênci* de ul*rapa*s*r a l*gic* segmentada que leva ao pensamento **
</line>
</par><par>
<line>
que "esse paciente não é me*", *
</line>
<line>
reduz sujeito em fragmentos, gerando meramente o
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
</page><line>
repass* d* res*onsabilidades entre profiss*onais e serv*ços. O *uidad* ao* *suário* de saúde
</line>
<line>
*ent*l de*e ser visto *om* de responsabi**dade de todos aq*eles que compõem a rede local.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresi*a PI, v. 15, n. 4, art. 13, p. 246-26*, jul./a*o. ***8 www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. *. B. Pereir*, J. B. D. Maia
</line>
<line>
2*6
</line>
</par><par>
<line>
É *mportan*e lem*rar que, segundo *edeiros (2015), uma das con*ições *ara que
</line>
<line>
*co*ra *m cuid*do in*egral *m saúde é respons*bilização *u* compreende elemen**s éticos,
</line>
<line>
técnicos e políticos do ato d* *uid*r da saúde p*r p**te das equipe* de dife**ntes serviços que
</line>
<line>
compõe a *e** territor*al, onde se *ncontra o u*u*rio.
</line>
<line>
Os depoimentos também apontam que * hospital público de refe*ênci* do munic***o
</line>
<line>
enc*ntra nítida dificuldade par* a assi*tência à pessoa com transtornos men*ais e usuários de
</line>
<line>
subs*âncias p**coativas, a ponto de m*itos casos *er*m encaminhados diretamente ao Hospit*l
</line>
<line>
**iquiátr*co Areo*i** de A*reu, locali*ado e* Teresina, capital do Piauí.
</line>
<line>
Ca*e destac*r q** o h*spita* geral de Picos não conta com l*itos espec**li*ados em
</line>
<line>
s*úde mental, con*orma p*ev*sto na Por*a*ia 3088/20*1. *a *ealidade, e*se componente
</line>
<line>
apresen** o "nó" *a Raps no Piauí, na medida *m q*e a quantid**e *e le**o* no Es*ado *
</line>
<line>
reduz*d* e insuficiente para a d*manda.
</line>
</par><par>
<line>
Os pr*ced*m*ntos util*zado* iniciam-se c*m a acolhi*a
</line>
<line>
no hospita* co*o um
</line>
</par><par>
<line>
atendimento geral, onde *s usuári** ficam interna*o* e, via de regra, são encam*nhados p**os
</line>
<line>
técnicos do S*rviço de Atendimento Móvel de Urgê*cia (SAMU). E*te, por **a vez, tam*ém
</line>
<line>
apre*enta *a**as e dificuldade* ness* ass*stê*cia, carrega*a *i*da de traços do aten*iment*
</line>
<line>
*o*pitalocêntrico.
</line>
<line>
O SAMU faz parte do eixo de urgência * emergênci* da R*PS, sendo um impo*t*nte
</line>
</par><par>
<line>
**mp*n*nte de*ta,
</line>
<line>
principalmente por ser * último nível antes da internaç*o psiq*iátrica,
</line>
</par><par>
<line>
a*a**n*o p*r *e *ornar um observatório d* *ist*ma de s*úde, luga* privilegi*do para *erceb*r
</line>
<line>
os pontos em q*e o fluxo da rede estanca, d*tectar p*oblem*s e desenvolver es*ratégias mai*
</line>
<line>
resol*t*vas (JA*DIM; ***ENSTEIN, 2007).
</line>
<line>
E*tretanto, em *studos rea*izados pelo país ver*fica-se u*a grande *esistência do
</line>
<line>
SAM* em prestar socorro, recu*and*-se a atender o* caso* de pessoa* em *of*im*nto mental
</line>
</par><par>
<line>
agudo
</line>
<line>
ou, mais gra*e ainda, * utilizaçã* corrent* de procedim*ntos que tra*em a marca dos
</line>
</par><par>
<line>
métodos c*ássicos empreg*dos c*stumeiram*nte pelos
</line>
<line>
hos*itais *siqu*átricos,
</line>
<line>
ba**ante
</line>
</par><par>
<line>
s*melhantes * tortura, *om* * imobil*zação me*ânica usa*a como punição
</line>
<line>
(J**DIM;
</line>
</par><par>
<line>
DIMENSTEIN, 2007).
</line>
</par><par>
<line>
** caso da realidade de Picos, os pro*issi*nais e g*stor do S*MU entr*vi**ados
</line>
<line>
d*stacaram que *ã* se *en**m parte da Rede de Aten*ão *sicosso*ial:
</line>
</par><par>
</page><line>
A RAP* aqui de Pi*os está es*ruturada como CAPS II, tem o NASF nos PSFs e t*m
</line>
<line>
o Hospi**l. O SAMU não está en*ol*ido nessa r*de. Não es*á, que eu *aiba *ão. Até
</line>
<line>
o momento *em e**a fal*a de *rt*cula**o (TÉCNICO 1 - SAMU).
</line>
<line>
Rev. FS*, *eresina, v. 15, n. 4, art. 13, p. 2*6-262, jul./a*o. 201* *ww4.f*anet.co*.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Avanços e Desafios pa** Implementação d* Red* de A*enç*o Psicossocial em um Município de Mé*io Porte
</line>
<line>
25*
</line>
</par><par>
<line>
*ós não temos *m link **óx*mo ***da com os ou*ros *erviços da RAPS (GES*O* -
</line>
<line>
SAMU).
</line>
</par><par>
<line>
Verificou-se pe**s de*oime**os que, *uitas v*z*s, os profissionais
</line>
<line>
do SAMU
</line>
</par><par>
<line>
i**nti*icam o seu papel em relação à políti** de *aú*e ment*l ape*a*
</line>
<line>
co* * parte
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
m*di*açã*/sedaç*o d*s pacient*s *
</line>
<line>
o mome*to de *evá-los para os **mais serv*ços
</line>
</par><par>
<line>
especi*lizados em
</line>
<line>
*tenção psico*social
</line>
<line>
*o município. Ta* fa*o te* como
</line>
<line>
consequência
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pe*manência de **a lógica do cui***o em saúde mental li*itado à
</line>
<line>
m*dicalização
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
"*oucura" - pr*p*s*a *ssa cri*i*ada pel* R*forma *siqu*átrica.
</line>
</par><par>
<line>
Como estra*égi* *ara de*medicalizaç*o da "loucura" e construção de um* nova
</line>
</par><par>
<line>
perspectiva de cui*ad*, de base territorial * comunit**ia,
</line>
<line>
de**aca-se a atenç*o básica,
</line>
</par><par>
<line>
c*nsi*erada u* eixo essenci*l de *tenç** p*icossoc*al n* cern* da Raps.
</line>
<line>
Segund* Amarante (2013, p. 96), "em torno de *0% do* prob*emas de *aúde poderiam
</line>
<line>
e *everiam s*r reso*vidos no âm*ito da rede **si*a, *sto é, *om cuidad*s *ais *impl*s (mas
</line>
</par><par>
<line>
não *e*quali*ica*os), sem muitas sofistic*ções
</line>
<line>
de d*agnóstico
</line>
<line>
e tratam*nto". Por su*
</line>
</par><par>
<line>
p*oximidade com fa**lia* e co*unidades, a* equ*pes da *tenção Básica (ES* e NASF) se
</line>
</par><par>
<line>
apresentam como um rec*rso estratégico p*ra o enfrentamento de importantes problemas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
s*úde p*blica n* Brasil, como o* ag*avos
</line>
<line>
vinculados
</line>
<line>
ao *so abu*ivo de
</line>
<line>
álcool, drogas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
d**ersa* outras formas d* transtorno me*t*l (BRASI*, 2005).
</line>
</par><par>
<line>
Apesar da cen*ral*dade da atenção bá*ica
</line>
<line>
na c*nstrução de uma política de saúde
</line>
</par><par>
<line>
m*ntal pautada
</line>
<line>
**
</line>
<line>
*ma base
</line>
<line>
te*rit*rial, tem-se
</line>
<line>
o*servado, segundo Lim* e **menste*n
</line>
</par><par>
<line>
(2016), **a resist*ncia por p*rte d** equ*pes da ate*çã* *ásica, bem como uma fra*ilid*de na
</line>
<line>
corresponsabil*zação do *uidado, *a ap*opriação e acompanh**en*o dos sujeitos com
</line>
</par><par>
<line>
demandas de saúde mental. Isso ocorre principa*mente por
</line>
<line>
essa* demandas serem
</line>
</par><par>
<line>
tradic*onalmente *onsideradas de *esp*ns*bilidade ex*lusiva dos serviços de saúde mental,
</line>
</par><par>
<line>
como CAPS o*
</line>
<line>
hospitais psiquiátricos, conform* *onstatado nos **poi**nt*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pro*issionais e gest*re* da Ra** do *unicípio d* Picos.
</line>
<line>
Fa*-*e nec*ssá*i* q*e as *qu*pes da *te*ç*o bási*a de Picos avancem mais na inclusã*
</line>
<line>
da saúde men*al em su*s agendas, e e*tabeleça* um maior diálogo entre os ser*iç*s da ESF e
</line>
<line>
NASF c*m os *APS. *e*en**-se que a e*ui*e e os serv*ços de a*enção bá*ica em Picos t*m
</line>
</par><par>
<line>
um enor*e potenc*a* para contrib*ir com a saúde me*tal do **nicípio. Pa*a tal, ta*bém
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
importante que haja u* i*c*ntivo d* gestão de *aúde municipal nes** se*tido.
</line>
</par><par>
<line>
E*fa*i*a-se que é papel do* CA*S busc** a int*gr*ção e
</line>
<line>
ar*iculação pe*man**te com
</line>
</par><par>
</page><line>
as equipes d* rede básica d* saúd* em s** território, *ealizan*o *çõ*s de acom*an*a*ento,
</line>
<line>
Re*. FSA, Tere*ina PI, v. *5, n. 4, *rt. 13, p. 2*6-262, jul./ago. 2018 www4.fsanet.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. L. B. Per*ira, J. *. D. M*i*
</line>
<line>
258
</line>
</par><par>
<line>
cap*c*ta*ão e a*oio ma*ricial para o trabalho dessas equipes com as pessoas com tra*s*ornos
</line>
<line>
*entais (B*ASIL, 2004). Ne*sa lógic*, verifica-se que há um esforço e* *romove* a
</line>
<line>
artic*lação da re** *o* parte d* alguns prof*ssion*is:
</line>
<line>
O CAPS II já i*iciou um m*triciamento da atenç*o básica. A *d*ia do matriciamento
</line>
<line>
da At*nção Básic* foi t*azer as equipes pra dentr* do CA*S in*ci*lmente, pra elas
</line>
<line>
conhecerem o serviço, tant* a estrut**a. A*tes do CAPS não ex*stia m*triciamen*o,
</line>
</par><par>
<line>
exis*i* aquele papelzinho *e ref*rência, e* mand* voc*
</line>
<line>
pra lá e você ve* *ra c*.
</line>
</par><par>
<line>
Ag*ra n*o, algu*s PSF* já *êm e *unci*nou, Enfermeiro do PSF **ga pra gente, e diz
</line>
<line>
que t* com um* situ*ção assim e * *ue eu faç*? O qu* e* *osso *azer? E a ge*t*
</line>
<line>
o**enta. T* se da**o de*aga* porque tá se apre*dendo, mas * gente j* t* fazend* o
</line>
</par><par>
<line>
ma*riciame*t*
</line>
<line>
da Atenção B**ica e vamo* a*or* faz*r o matriciamento da
</line>
</par><par>
<line>
emergên*i* no *os*ital R*gional J*sti*o Luz (TÉCNICO 1 - CA*S II).
</line>
<line>
A equ*pe do CAP* II, junto com a *tenç*o b*sica, está fazend*, pela primeira vez **
</line>
</par><par>
<line>
Pic*s, o mapeamento de todos os us*ár**s da s*úde mental para servir
</line>
<line>
co*o ba** no
</line>
</par><par>
<line>
matriciamento *a Raps municipal. *al fato aprese*ta-se como u* avanç* refer**te à Polít*ca
</line>
<line>
de Saúde Ment*l pi*oense, por *ons**era* * iminência do reco*hecime*to d* territó*io par* o
</line>
<line>
*esenvo****ento de prátic*s de saúd*. Esse *v*nço for**lece a* ações em *aúde mental no
</line>
</par><par>
<line>
município, no sentido de abe*tura
</line>
<line>
de *ais *er**ç*s, essenciais para a *m*lementação da
</line>
</par><par>
<line>
reforma psiquiátrica no município.
</line>
</par><par>
<line>
As ações continuada* de ma*r*c*amento **s*m levar a *m a*me*t* d*
</line>
<line>
responsab*lização e autonomia das equipes matriciadas, na m*dida em *u* vão incorporando,
</line>
</par><par>
<line>
em seu *ampo
</line>
<line>
de
</line>
<line>
conhe*ime**o, *abilidade* par* intervir em s**uaçõ*s *nteriormente
</line>
</par><par>
<line>
re**n*e*idas *omo
</line>
<line>
possíveis
</line>
<line>
ape*as
</line>
<line>
à eq*ipe de especi*lis*as, e a
</line>
<line>
ele* freque*temente
</line>
</par><par>
<line>
de*egadas. *ogo, o apo*o matricial tende a produzir u* efei*o reorganiza*o* *as dem*ndas de
</line>
<line>
saúde men*al na rede, com *elhor distribuição e ade*uaç*o dos usuários de*tro *os *ontos de
</line>
</par><par>
<line>
*ssistência pre*entes no t*rr*tór*o (LIMA; DIM*NS*EI*, 2016). Nesse quesito, a re*e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*icos
</line>
<line>
*em avan*a*do aos poucos, ao realizar n* último a*o, p*la
</line>
<line>
pr*m*ira vez, ações de
</line>
</par><par>
<line>
*atriciam*nto de saúde me*tal n* município.
</line>
</par><par>
<line>
Além dos d*safios enfren*ados pelos
</line>
<line>
t*abalha*ores técnicos do* serviç*s que
</line>
</par><par>
<line>
*ompõem a *ap* de, em *ua atuação, as***irem concre*ament* os prin*ípios da Re*orma
</line>
<line>
Psiquiátrica e *s dir*triz** nacionai* da po*ítica de saúde, verifica-*e ta*bém a nece*s*dade d*
</line>
<line>
uma *o*tu*a de ma*or incentivo a es*a *olítica pelos ges*ores n* município.
</line>
<line>
Ademais, o pro*ess* de constr*ção da *olític* de saúde me*tal em Pic*s foi marc*do
</line>
</par><par>
<line>
por consta*tes mudanças de gestores, o q*e fragme*to* as ações e imp*ctou
</line>
<line>
na s ua
</line>
</par><par>
</page><line>
con*inuidade. As tentativas de implantação da Raps n*ste território, por conta d* mudança de
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 15, n. 4, art. 13, p. 246-262, jul./*go. 2018 www4.fs*n*t.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*vanços e Desafios par* Impleme*tação da Rede de A*e*ção **icossoc*al e* um Munic*pio de Médio Porte
</line>
<line>
2*9
</line>
</par><par>
<line>
prefeitos e *ec*etá**os d* s*ú*e, ***eram uma cara**eríst*c* de recomeço, pr*teland* as aç*es
</line>
<line>
da rede.
</line>
</par><par>
<line>
A *e*te **v* uma polít*ca segmen*a*a *or vá*ios m*ti*os de m*danças *e pre**ito*
</line>
</par><par>
<line>
e secretários, iss* *e *er** forma inter*om*eu o
</line>
<line>
**oc**so,
</line>
<line>
pausou. Porqu* um
</line>
</par><par>
<line>
secretári* a*é d*term*na*o mo*ento, ele saía, mu*ava p*a outr* s*c*et*rio ele
</line>
</par><par>
<line>
ia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
t*nha que começar a pegar o pé da *itu*ção pra inicia* todo * processo de novo
</line>
<line>
(TÉCNICO 1 - CAPS I*).
</line>
<line>
Desta*a-se que a *oo*denação de saúde menta* de *icos foi implantada *penas em
</line>
<line>
outu*ro do ano de 2015, eviden*iando q*e * investimento na ate*ção a essa pol*t*ca no
</line>
<line>
*unicípio é rec*nte.
</line>
</par><par>
<line>
A pr**lemá*ic* da falta e/*u p*uco i*v*sti*en*o e atenção da ge*t*o d* *olítica
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
saú** mental em Pico* foi dest*qu* *m diver*os mom*ntos d*s entrevistas, com profissionais
</line>
<line>
de diferentes serviços:
</line>
</par><par>
<line>
As *if*cul***es na e*ecução
</line>
<line>
das Polític*s ** Saúd* M*n*al em Pi*os,
</line>
<line>
u*a das
</line>
</par><par>
<line>
pri*cipais é a gestão. E
</line>
<line>
também, *e* g*st*o, o finance*ro e até os Recursos a
</line>
</par><par>
<line>
H**ano* m*smo. G*stão, *or quê? P*rque a *estão ela mostra, ela monta *q*elas
</line>
<line>
co*sas, m*s não dá aqu*le a*oio (*ÉCN*CO 2 - SAMU).
</line>
<line>
Eu ac*o q*e te* dificuld*de pela *al*a dos gestores *m encarar a Polí*ica de Saúde
</line>
<line>
M**tal de uma for*a mais urgente, no caso, visando melhorar a saúde do mu**cípio
</line>
</par><par>
<line>
[...] dos gestores em si,
</line>
<line>
de
</line>
<line>
t*rem e*sa *isão, de tr*zerem, de terem v*rbas para
</line>
</par><par>
<line>
im*lantar os ser*iços (TÉCNICO 2 - NASF).
</line>
<line>
Outra crí*ica apon*ada n*s depoimentos em relaç*o à gestão, refe**-se a neces*ida**
</line>
</par><par>
<line>
de mais cap**itações e treiname*tos
</line>
<line>
para os p*ofis*iona*s que *tuam na Rede d* A*e*ção
</line>
</par><par>
<line>
*sic*ssocial.
</line>
</par><par>
<line>
Capac*tação *esmo,
</line>
<line>
aqui n* município só *eve uma,
</line>
<line>
*om uma psiquiat*a de
</line>
</par><par>
<line>
Te**sina e, assim, eu acho que ain** há *ma falh* mu*to gra*de na rede por conta de
</line>
<line>
*apacitação na área de sa*de m*ntal. *u acho q*e o município ainda está e* fa*h*.
</line>
</par><par>
<line>
E* acho que a dificuldade é
</line>
<line>
de gestores, *a
</line>
<line>
coo*d*nação ge*al,
</line>
<line>
co*rdenação de
</line>
</par><par>
<line>
saúde me*tal (TÉC*ICO 2 - CAPS II).
</line>
</par><par>
<line>
Foram pou*a* as **pacitaç*es, nem todos
</line>
<line>
t*m a especializaç** em saúde mental,
</line>
</par><par>
<line>
ma* *e*pre existe uma boa vontade por parte do*
</line>
<line>
profissio*ais, mas não sig*ifica
</line>
</par><par>
<line>
que isso é * su*iciente. Nã* resta dú*ida qu* com um me*h** aco*panhamento, uma
</line>
</par><par>
<line>
co*sa
</line>
<line>
d*recionada real**nte voltada
</line>
<line>
pra saúde ment*l de ***os pra *u*lificar
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
profiss*onais *eria d* suma importância (TÉCNICO 1 - CAPS AD).
</line>
</par><par>
<line>
As possibilidades para melhorar a q**lidade da Raps,
</line>
<line>
eu d*r*a que a qual*ficação é
</line>
</par><par>
</page><line>
de pro*is*ion*is. *em que exist*r a especi*lização, c*pacitaçõe*. Porq*e fica muito
</line>
<line>
dif*cil trabalhar em algo que realmente o profi*si*nal *ão tenha o conheci*ent*
</line>
<line>
*ufi*iente. Seria um* das p*ssibilidades (T*CNICO * - SAMU).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. *5, n. 4, a*t. 13, p. 2*6-262, jul./a*o. 201* www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. L. B. Pe**ira, J. B. *. Maia
</line>
<line>
260
</line>
</par><par>
<line>
As capacita*ões são *pont*das com* forma de qualificar os trabalhad*res da Raps e,
</line>
</par><par>
<line>
portanto, c*mo u*a
</line>
<line>
pos*ibilidade *e atua*ão, de formação e educa*ão continuada. Os
</line>
</par><par>
<line>
**had** *o estudo apontam que a educação perma*ente fora dos s*rviços esp*cial*zados em
</line>
<line>
saúde ment*l, como at*nção básic* e *erv*ços h*spitalares de urg*nc*a e eme*gência, ainda é
</line>
<line>
frágil.
</line>
</par><par>
<line>
*demais, * quest*o d* preca*ização das rela*õ*s de tr*balho ta*bém ap*rece
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
um de*afio par* * Rap*
</line>
<line>
de Picos, pois a realid*de do município c*nta com um **mero
</line>
</par><par>
<line>
*eduzid* *e pr*fis*ionais efe**vos, ou
</line>
<line>
s*ja, contr**ados m*diant* *oncursos *úblicos,
</line>
</par><par>
<line>
prev*lecendo c*ntra**s por tempo d*t*r*inad* e/ou *or indicação polít*ca. Assim, prevalec*
</line>
<line>
uma situação de *nstabilidade ou mesmo precarização dos vín*u*os trabalhistas na pol*t*ca de
</line>
<line>
saúde mental do município.
</line>
<line>
Essa r*alid*d* *amb*m *m*li*a e* di*iculdades para capac*t*r u* pess*al que não se
</line>
<line>
sabe quanto tempo permane*er* na rede. Essa volatilidade demonst*a fragil**ades polític**
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
certam*n*e, reper*utem
</line>
<line>
negat*vam*nte na refer*ncia e na *uali**de do atend*mento *o
</line>
</par><par>
<line>
usuári* como *m t*do.
</line>
</par><par>
<line>
As*im, mu*tos são
</line>
<line>
os d*safios e**renta*os, para que a *olíti*a
</line>
<line>
*e saúde mental e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Red* de *tenção *sicos*ocial de Pico* e*teja alinhada à p**sp*c*iva ref*rm*s*a de cuid*do à
</line>
<line>
pessoa com sofrim*nto psíquico, no **t*nto, **m*ém s*o ineg*veis os **anços do município
</line>
<line>
nos ú*timos anos, pr*nc*palmente no ano de 2016, ano *e execuçã* da *esquisa, con*id*rad*
</line>
<line>
um marc* para a *aúde mental da região, *evi*o à e*pansão *os se*viços para *ompo**ção de
</line>
<line>
*ma Rede *e Aten*ão Ps*c*ssocial.
</line>
<line>
5 *ON*IDERAÇ*ES FINA*S
</line>
</par><par>
<line>
Verificou-se que o
</line>
<line>
processo de impl*n*aç** d* RAPS e* Picos t*ve
</line>
<line>
como se* eixo
</line>
</par><par>
<line>
central o fechamento do Hospital-D*a, único resp*n*á*el, a*é então, pe*o cuidad* * tratamento
</line>
</par><par>
<line>
as pessoas com tran*torno men*al *o municíp*o e sua substituiç*o p*l* CA*S, bem como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*ia**o *e outros serviç*s de atenç*o psicoss*cial. Tal mudança é e*t*emament* *ign*ficati*a
</line>
<line>
para * av*n** dos p*incípios da Reforma Psiq**átr*ca na região, mas, para *a*, ex*ge uma
</line>
<line>
mud*nça no modu* o*erandis de trabalho em sa*de ment*l e também na gestão da política, de
</line>
</par><par>
<line>
f*rma qu* seja pautada
</line>
<line>
em uma lógi*a *esc*ntralizadora, r*gionalizada, no cu*dado
</line>
</par><par>
<line>
comu*itário * *a correspon*abil*da*e pelo cuidado.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 15, n. *, a*t. 13, p. 2*6-262, jul./ago. 2018
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Avanços e De*a*i*s para Im**ementação d* Rede de Atenção Psico*social em um M*nic*pio de M*dio Port*
</line>
<line>
261
</line>
</par><par>
<line>
A Raps *eve *er c*m*osta po* se*viços div*rsificados q*e de*em estar art*cu*ados
</line>
</par><par>
<line>
par* q*e o* indivíduo*
</line>
<line>
com transt*r*os
</line>
<line>
psíquicos e usuários d* subst*nci*s psi*oativas
</line>
</par><par>
<line>
possam ser ate**i*os em sua integralid*d* e t*nh*m assistência às sua* div*rsas necessidades
</line>
<line>
de saú*e *ental no seu ter*i*ório. N* entanto, mesmo com a expansão de dispo*itivos, * Red*
</line>
<line>
de Atenção Psicossoci** d* *ic*s ainda é limitada, e os s**viços *xist*ntes tê* difi*ulda*e de
</line>
<line>
d*alogar en*re si, prevalec*ndo uma lógica de fragment*ç*o e desarticulação.
</line>
<line>
*om este artigo esper*-se cont*ibuir *ara o *eg*stro his*ór*c* da realida*e l*c*l e para
</line>
<line>
o a*ú*u*o de conhecimentos, além de for*ecer s**sídios p*ra que os trabalha**r*s técnico* *
</line>
<line>
g*st*res da Raps de Picos pos*am *efl*tir sobre o se* p**c*sso de traba**o, sobre *u*s ações
</line>
<line>
concretas e po*sam fazer uma busca co*et*va *ara o for*al*cim*nto de *m* polític* de sa*de
</line>
<line>
mental pautada *os princ*pi*s da Reforma P*iq*iátric*.
</line>
<line>
As contri*uições *o estud* são *ambém no sentido de comp*eender ac*rca da
</line>
<line>
expan*ão e interioriza*ão da Ra*s ** municí*ios de porte m***o e *eq*eno, ao se
</line>
<line>
compr*end*r q*e a política de saúde m*ntal deve se pautar n*s princípios d* re*ionalizaç*o,
</line>
<line>
descentral*zação e terri*or*alização dos s*rv*ços, de f**m* a facilitar o acesso e *ossibil*tar *
</line>
<line>
i**egralidade da atenção. Ademai*, acr*di*a-se que os d*safios e possibili*ades encontrados
</line>
</par><par>
<line>
n* realidade de Picos pos*am ter semelhanças e/ou
</line>
<line>
*pr*xim*ções com
</line>
<line>
outros municípios *o
</line>
</par><par>
<line>
país, podendo apontar camin*os e limites para **ançar na implem***ação
</line>
<line>
de um a
</line>
<line>
Raps
</line>
</par><par>
<line>
pautada nos princípi*s da Reforma Psiquiátrica.
</line>
</par><par>
<line>
REFERÊNCIA*
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______. Ministé*io da Sa*de. Secre****a d* Atenç** à Saú*e. DAPE. C*ordenação G*ral de
</line>
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Saúde Men*al. *e*orma p*iqui*t*ica e po*ítica d* s*úde men*al no Bra*il. *ocum*nt*
</line>
</par><par>
<line>
apresen*ado à Co*ferência Re*ional de Ref**m*
</line>
<line>
dos S*rviços
</line>
<line>
de Saúd* Me*t*l: 15 a*os
</line>
</par><par>
</page><line>
dep**s de Caraca*. OPAS. Bra*íl*a, novembro de *0*5.
</line>
<line>
_____. P*r*aria n.º *4/GM d* 20*1. Dispõe s*bre aprovaçã* *o ***ito do *istema Ú*i** *e
</line>
<line>
Saúde a modal*dade de assistê*cia - Hospital D*a.
</line>
<line>
Rev. *SA, Ter*sina PI, *. 15, n. 4, art. 1*, p. *4*-262, *u*./ago. 2**8 www4.fs*net.*om.br/revista
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</par><page>
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<line>
S. *. *. Pereira, J. *. D. Maia
</line>
<line>
262
</line>
</par><par>
<line>
_____. Portaria nº 3088/GM de 201*. Institui a Rede de Atenção Psic*s*ocial para pessoas
</line>
<line>
com s*fr**ento ou trans*o*no mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álc*ol
</line>
<line>
e outras d*o*as, no âmbito ** Sistem* Únic* d* *aúde (SUS).
</line>
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IBGE. Esti*ativas *ara os munic*p*os b*asileir*s e* 01.11.2016. Dispon*vel *m:
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<line>
em: 30 *ut. 2015.
</line>
</par><par>
<line>
Como Refere*c*ar es*e *rtigo, conform* ABNT:
</line>
<line>
PER*IRA, S. L. B; *AIA, J. B. *. A*anços e Desafi*s p*r* Impl*mentação da Red* de A*enção
</line>
<line>
Psico*social *m *m Munic*pi* de *édio Porte. *e*. FSA, Te*e*i*a, v.15, *.4, art. *3, p. 246-*62,
</line>
<line>
ju*./ago. 2018.
</line>
</par><par>
<line>
Contri*uiçã* dos *utores
</line>
<line>
S. *. B. Pe*eira
</line>
<line>
J. *. D. Mai*
</line>
</par><par>
<line>
1) co**epção e pla*e*amento.
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e inte*pretação dos **dos.
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) ela*oração do r*sc*nho ou na revis*o *ríti*a do *onteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) par*icipação n* a*rovaç*o da **rsã* final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, Teresina, *. 1*, n. 4, *rt. 13, p. 246-26*, jul./ago. 2018
</line>
<line>
*ww*.f**net.co*.br/re*ista
</line>
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