<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 4, art. 13, p. 246-262, *u*./ag*. 2018 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2018.15.*.13 </line>
</par>
<par>
<line> Avanços e Desafios para Imple*e*tação da R*de *e Aten**o Psicossocia* *m um Municíp*o de </line>
<line> Médio Po*te </line>
<line> Ad*a*ces and Ch*llenges for t** Impl*mentatio* of t*e Psyc*o*ocial A*tention Network in a* </line>
<line> Me*ium-Sized Munic***lity </line>
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<par>
<line> Sofi* Laurentino Bar*osa Perei*a </line>
<line> Doutorado *m Políticas Públ*ca* pela Universid*de Federa* do *iauí </line>
<line> Mes**a em Pol*ti*as Públicas *e** Univers*dade Federal do P*a*í </line>
<line> E-mail: so*ia_lbp@hotma*l.com </line>
<line> Juliana Barb*sa D*as Maia </line>
<line> Douto*a em *er*iço S*cial pela *ni*e*sidade Fe*era* de Pernambuco </line>
<line> *rofessora da Universidade Est*dual do Piauí, Ca*p*s *e *ic*s </line>
<line> E-ma*l: Co**ato: diasju@bol.co*.b* </line>
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<column>
<row> Ende*eço: Sofia L*urentin* *a*bosa Pereira </row>
<row> Avenida Ru* Gener*l *ages, 2316, **t*ma, T*resina, </row>
<row> P*auí, Brasil. </row>
<row> **dereço: J*liana B*rbosa Dia* Maia </row>
<row> *v. Senador *lvídio N*nes de *arros, S/N, b**rro Junco, </row>
</column>
<column>
<row> *ditor-Chefe: Dr. *onn* K*rley de Alencar </row>
<row> Rodr*g*es </row>
<row> Arti*o receb**o em 26/*3/2018. Última versão </row>
<row> r*cebid* *m 12/04/2018. Aprovado em 13/*4/2018. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Pi*os, Piauí, Brasil. </line>
<line> Avaliado *elo si*t*ma Triple *eview: Des* Rev*e* a) </line>
<line> pe*o Editor-Chef*; e b) Double Blind Revie* </line>
<line> (avaliaçã* ceg* p*r dois *valiadores da área). </line>
<line> R*visão: Gram*ti**l, Norma*iva e d* Forma*a*ão </line>
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<line> Av*nços e Desafios pa*a Im*lementação da R*de de Atenção Psi*o**oc*al em um Mu*icípio de Mé*io P*rte </line>
<line> 247 </line>
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<line> RESU*O </line>
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<line> A Rede de A*enção Psicossocial (Raps), ins*it*íd* pela Portaria nº 3088/2011, ap*esent*-se </line>
<line> c*mo um avanço para a polític* de saúde me*tal *o Brasil, n* perspectiva do fortalecimen*o </line>
<line> da Refor** Psiquiátrica na atualidade. D*s** fo*ma, este a**igo *bj*t**a analisa* os ava*ços e </line>
</par>
<par>
<line> des*fios </line>
<line> para a i*p*ementa*ão da Raps </line>
<line> em Picos, municí*i* d* médio, porte, *ocalizado no </line>
</par>
<par>
<line> in*e**o* d* *stado do Piau*. Para tal, foi reali*ad* uma p*squisa d* campo nos *isposi*ivos de </line>
</par>
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<line> assistência saúde mental que c**põem a Raps à </line>
<line> em f*ncionamento no municípi*, s*ndo </line>
</par>
<par>
<line> este*: CAPS AD, CA*S *I, *SF, Hospital Regional, NASF e SA*U, onde fo*a* feitas </line>
<line> entrevistas *emiest*u*uradas com 08 gestores e 1* téc*icos de nív*l s*perior, no a*o de 2016. </line>
</par>
<par>
<line> Ve*ificou-*e *ue * *roc*s*o ** implan*açã* </line>
<line> d* *aps *m Pi*o* teve *omo s*u eixo cent*a* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> fecham*nto do *ospita*-*i*, único resp*nsável, até então, pelo cui*ado e tratamento de </line>
<line> pessoas com tra*storno mental no município, * sua substituição pelo CAPS, bem co*o a </line>
</par>
<par>
<line> cri*ção de outros serviço* de atençã* </line>
<line> psi*ossoc*a*. No </line>
<line> en*anto, mesmo com a expans** </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> d*spositivo*, a Rede de Aten*ão Psicossocial de Picos ainda é limit**a e os serviços exi*tentes </line>
</par>
<par>
<line> têm dificuld*de de d*alogar entre si, pr*valecendo uma </line>
<line> lógica de fragm*ntação </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> des*rticulação. </line>
</par>
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<line> Palavras-c*ave: Saú*e Mental. Re*e de Atençã* Psic*ssoc*al. Ref*rma Psiquiátrica. </line>
<line> ABST*ACT </line>
<line> The Psychosoci*l A*tention Netw*rk (Raps), instituted b* Administra*ive Rule 3088/2*11, </line>
<line> presents it*elf as an advance fo* *he mental hea*th policy in B*azil in the perspecti*e *f </line>
<line> stre*g*hening the principle* of the Psy*hiatric Reform in *he p*e**nt time. Thus, thi* artic*e </line>
<line> aims to a*alyze t*e advances and challen*es *o* the *mplement*tion of Raps in Pi*os, </line>
</par>
<par>
<line> *ediu*-sized munic*pa*ity l*cated in </line>
<line> *he *nterior of the S**te of Pia**. To this end, a fi*l* </line>
</par>
<par>
<line> survey was *arr*ed **t on the mental he*l*h care devices that make u* Raps in oper*tion in the </line>
<line> ci*y. These w*re: CAPS AD, C*PS *I, ES*, Regio*al Hospital, N*SF and *AMU, where </line>
<line> semi-stru*ture* in*erv*ews were con*ucted w*th 08 *a*agers and 16 *o*-le*e* tech*icians, in </line>
</par>
<par>
<line> *he year </line>
<line> 20*6. It was *erified t*at </line>
<line> the implantation pr*cess of the *APS in Pi*os </line>
<line> had as its </line>
</par>
<par>
<line> central ax** the closing *f the Day-*ospital, the sole responsible, until *hen, for the *are an* </line>
</par>
<par>
<line> *re*tment of peopl* with me***l diso*der in th* municipality, and *ts re*l*cement </line>
<line> * y * he </line>
</par>
<par>
<line> *APS, *s wel* a* the creation of other psychosoc*al care servic**. However, even wit* the </line>
<line> expansi*n of *evice*, *h* Psychosoc*al Peak At*ention Network *f P*cos is still limited and </line>
<line> th* exi*ting se*vices have d*fficulty i* *ialogu*ng with e*ch oth*r, prevailing a logic of </line>
<line> fragmen*ation **d disarticu*ation. </line>
<line> *e***r*s: *enta* H*alth. P*ychosocial *are *et**rk. Psychia*ric Reform. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *5, n. *, ar*. 13, p. 246-262, jul./ago. 2018 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/r*vista </line>
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<line> S. L. B. Pereira, J. B. D. *a*a </line>
<line> 2*8 </line>
</par>
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<line> 1 I*TRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A *ed* de A*e**ão Psicossoci*l, *nstituída pela da Po*taria nº 3088/2011, é u* do* </line>
<line> g*andes a*anç*s da polít**a d* s*úde mental *o *rasil na atualida*e, ao *****ar a nec*ssidade </line>
<line> de estruturaç*o, expansão e articulação de uma rede de **rviços de a**n*ão aos s*jeitos </line>
<line> a*om*tid*s **m tran*t*rnos ps**uicos e/ou u*uários de substância* psicoativ**, di*e*sif*cando </line>
<line> os componen*es de cuid*do e a*sistência n* *mbito no ter*itório, prom*vendo a vid* </line>
<line> com*ni*á*ia * a autonomia des**s *ujeitos, confo*m* *s princ*pios *a Re*orma Ps*quiá**i*a. </line>
<line> Por mais q** a polí**ca de saúde mental te*ha dire*ri*es estabe*ecidas naciona*mente, </line>
<line> ela n*o se desenvo*v* de *orm* homogên*a em t*dos os Estado* * m**icípio* do país. As </line>
</par>
<par>
<line> variáve*s hist*ric*s, sociais, p*lític*s * cu**urai* repercutem </line>
<line> de forma d*ret* no processo de </line>
</par>
<par>
<line> *m*lan*ação, **ganização * execu**o da p**ítica de *a*de *e*tal que, por consegui*te, </line>
</par>
<par>
<line> influencia </line>
<line> o </line>
<line> f**m*to da *ed* </line>
<line> de </line>
<line> a*en*ão psicosso*ia*, o q*e faz </line>
<line> c*m qu* * *esma ass*ma </line>
</par>
<par>
<line> contorn*s pa*ticulares em cada região. Por isso, destaca-se a i*port*ncia de se compreender </line>
<line> acerc* do desenvolvimento d* política de saúde men*al e da im*lementação da Rap* no* *eus </line>
<line> dif*r*ntes c*nários. </line>
<line> *essa dir*çã*, e*t* arti*o objeti*a an*l*sar o* avanços e desafi*s para impleme*taçã* </line>
</par>
<par>
<line> *a Red* *e *ten**o Psico*s*cial </line>
<line> no* moldes previsto* pe*a Re*or*a Psi*ui*trica em Picos, </line>
</par>
<par>
<line> município locali*ado </line>
<line> ** i*terior do Estad* d* Piauí, ao p**ceber que a trans*ção, em </line>
</par>
<par>
<line> subst*tuição ao model* *silar/m*ni*o*ial, o*orreu d* ma*e*ra bast*nte tardia no loca*, e que a </line>
</par>
<par>
<line> e**rutura**o </line>
<line> de u*a rede arti*u*ada de se*viços nece*sária par* ab*anger as d*ferente* </line>
</par>
<par>
<line> nece*s*d*des dess*s sujeitos *inda *e encontra em estágio embrion*rio. </line>
<line> O estudo *no*a ao *raz*r element*s para *nali*ar a expansão e interiorização da R*p*, </line>
<line> bem como os el*mentos de region*lizaç** e ter*itorialização *a po*ítica ** saúde mental, após </line>
<line> *e ve*ificar **e a maioria d*s pesquisa* realizadas so*r* o tema tem co*o fo*o ** grandes </line>
</par>
<par>
<line> *unicípios capita*s, deixando * </line>
<line> lacu*as *m te*mos de conhec*men** sob*e as regiões de </line>
</par>
<par>
<line> m*dio e </line>
<line> pe*ueno *orte. N* P**uí não é diferente e, no geral, os estudos são r*alizados *m </line>
</par>
<par>
<line> âmbito *e Ter*sina, capi*a* do E*tado. </line>
<line> 2 MET*DOLOGI* </line>
<line> Pi*os é u* *uni*ípio de médi* port* lo**lizad* n* região ce*tr*-sul do Piauí, a 310 </line>
</par>
<par>
<line> km da capital, Teresina, cuja p**u*ação esti*a*a no a*o de 2016 era de </line>
<line> 76.74* habitantes </line>
</par>
<par>
<line> (I*GE, 20*7) *end*, *o*tanto, a terceir* *id*de mais po**l*sa *o *stado. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *e*esi*a, v. 15, *. 4, art. 13, p. *46-262, *ul./ago. 2018 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
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<page>
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<line> *vanços e *esafios para *mplement*ção da Re*e de Ate**ão Psicossocia* em u* Município *e Médio Porte </line>
<line> 249 </line>
</par>
<par>
<line> * contexto de *esqui** de campo se constituiu pelos dispositivos de assistên**a </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> sa*de m*nta* que compõem a Rede de Atenção *sicos*ocial em funcionamento em Picos, </line>
</par>
<par>
<line> sen*o es*es: *ent*o de *tenção P*icossocial (CAPS) **, CAPS **, *straté*ia Saúde </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Fa**li* (ESF), Hospita* Regional de *icos, Núcleo de A*oio a Saúde da Fa*ília (NASF) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *AMU. </line>
</par>
<par>
<line> P*rticiparam do *studo 08 g*sto*es e 16 técni*os de nível *uperior, que atu*m na </line>
<line> aten*ão p*icossocial (CAPS AD e *APS II), n* at**çã* hospit*la* (Hospital Reg*ona* Justino </line>
<line> Luz), na urgê**ia e emergência (SAMU) * na *tenção básica (ESF e NASF), *erten*entes a </line>
</par>
<par>
<line> d*fe*entes profiss*es: *ssistentes sociais, psicólogos, *édico*, </line>
<line> enf*r*eiro* * </line>
<line> nutri*i*ni*tas. </line>
</par>
<par>
<line> Toda a et**a da coleta de dados e p*sq*isa de campo foi reali*a*a no segundo semestre ** </line>
<line> a*o *e 2016. </line>
<line> Par* *eleçã* dos participa*te*, utilizo*-se como cri*ério * inclusão daqueles que </line>
</par>
<par>
<line> atuaram </line>
<line> na gestão ou na assistên*ia *m saú*e ment*l *o municí*io *os últimos 05 anos, </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> forma **e vivenciaram o p*o*esso d* implantação *a Raps em Pi*os. </line>
<line> Par* coleta d* dados, foi utiliza*o co*o *ns*rumento a en*r*vista, pa*tada em um </line>
<line> roteiro sem*estruturado, em que os de*oi*ent*s d*s sujeitos *oram grav*dos e *ranscritos para </line>
</par>
<par>
<line> post*rio* </line>
<line> análise. Ademais, fo*am *nalisado* do*umentos oficiais da gestã* munic*pal </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> estadual de saúde e saúde ment*l, para auxilia* n* bu*ca de responder </line>
<line> a* ob*etivo </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> i*ve*tigação. </line>
</par>
<par>
<line> Desta*a-se q** </line>
<line> é ** estudo de abordagem eminen*emente qualita*iva, por </line>
</par>
<par>
<line> compreender a natureza *e u* fenômen* social, seus embates e reflexos </line>
<line> e, *ontemp*ar a* </line>
</par>
<par>
<line> discus**es a*erca da r*a*idade s*ci*l a s*r diagnost*cada e c*m*re*ndi*a, mediante os </line>
<line> dep*imentos dos suj*itos que vivenciam a reali*a*e es*udada e * obs*rvaç*o do real (*LICK, </line>
<line> 200*). </line>
<line> C*m relação aos aspectos éticos, a p*sq*i*a so*ente ocorreu ap*s os particip*nt*s </line>
</par>
<par>
<line> *er*m fo*mal**nt* convidad*s, re*eberem os esclarec*mentos, aceitarem parti**par </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> pes*uisa como volu*tár***, com a ass*na*ura do Termo de Cons*ntimen*o Livre e Es*lar*cid* </line>
<line> (TC*E) e o Ter*o de A*torização Instit*cional, elaborados d* acordo *om a Re*olução </line>
<line> 510/2016, do Con*elho Nacional de Saúde (BRASI*, 2016), info*mando-lhes sobre o*jetivo, </line>
<line> impor*ânc*a e m*tod*logia do es**do, garantindo-*hes todas as medidas de p*oteção, sig**o e </line>
<line> a*onimato. *lém disso, o *ro*eto foi *ubmeti*o à análise do Comitê *e Ética em Pesqu*sa da </line>
<line> F*c**da*e de *iênc**s Médicas da Univ*rsi**de Estadual do Piauí (CEP/ UESPI), com </line>
</par>
<par>
<line> par*cer de número 17432*5. Contou tam*ém com auto*ização da Sec*e*aria a </line>
<line> de S*úde d* </line>
</par>
<par>
<line> *unicí*i* de Pic*s - PI. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *5, *. 4, ***. *3, p. 24*-262, jul./ago. 2018 </line>
<line> www*.fsanet.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. L. B. Perei*a, J. B. D. *a*a </line>
<line> 250 </line>
</par>
<par>
<line> Ressalta-se que o ref*ri*o artigo *pr**ent* os resultados parciais *a tes* d* doutorado, </line>
<line> intitulad* "A rede *ue te*os e a rede ne*e*sá**a: pot*nci*lidades e desafios para promoção do </line>
<line> di*eito * saúde das pes*oas co* sofrimento ps**ui*o em Picos", defe*dida no ano de 20*7 na </line>
<line> Universidade Federal d* Pern**buco. </line>
<line> 3 REFERENCIAL TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> A *e*orm* Psiqu*átrica busca </line>
<line> a consolid*ção de </line>
<line> um m*delo antimanicomi** de </line>
</par>
<par>
<line> assistê*cia a esses indivíduos, com inclusão s*cial e implementação de um* rede assistencial </line>
</par>
<par>
<line> de at*nção psicossocial que *upere * substitua os *o*p***is p*iqu*átricos, </line>
<line> *ntendendo </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> usuários como sujeitos de </line>
<line> direitos * de *esejos, cidadãos singu*ar*s que protagonizam seus </line>
</par>
<par>
<line> modo* *e fazer ****r * vida (B*A*IL, 2*05). </line>
<line> O grande ma**o do movim*nto de R*forma P*iq*iátrica brasi*eiro ocorreu no dia 06 </line>
<line> de *bril d* 20*1, com a aprovação *o congre*s* nacio*al da Lei 10.2016, *ue visa a proteção </line>
</par>
<par>
<line> e a garantia </line>
<line> de dire*tos a* pess*as com *ran*tornos ment*is. Essa l*i r*definiu o modelo </line>
</par>
<par>
<line> ass*stencial em saúde mental *o pa**, buscando fo*ent*r nov*s f*r*a* de t*a*amento a esse </line>
</par>
<par>
<line> *úblico, de mod* * rompe* com * *odelo hospi*alocêntr*co/asilar anter*or, e cri*r </line>
<line> novo* </line>
</par>
<par>
<line> serviços de cuidado de base *o**nitária. </line>
</par>
<par>
<line> N* ano de *011, com o*jeti*o *e fortalecer política de saú*e m***al no país e, a </line>
</par>
<par>
<line> tomando *or base os </line>
<line> princípio* d* Reforma *siquiá*rica, f*i **nç*da a Port*ria nº 3.*88, </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Ministé*io </line>
<line> da ***de, que r*gulamenta a Rede de *tenção P*icossocial (Rap*) para </line>
<line> p*s**as </line>
</par>
<par>
<line> com sofriment* ou tra*s*orno mental e co* necess*dades dec*rrentes do uso de c*ack, álcool </line>
<line> e outras drogas, n* âmbito do Sistema Único de S*úde. </line>
</par>
<par>
<line> Esta tem com* </line>
<line> objeti*os ampl*açã* a </line>
<line> do acesso de s*rviç*s *e saúde m*ntal para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> população *m *eral; a p*omoç*o d* acesso das </line>
<line> pesso*s com </line>
<line> transtornos m*ntais * com </line>
</par>
<par>
<line> nece*si*ades decorrentes do us* de crack, *lcoo* e *utras dr*gas, e s*as f*mílias, aos pontos </line>
<line> de at*n*ão, * a garanti* de ar*icula*ão e integração dos ponto* de *tenção das r*d*s de s*úde </line>
<line> no t*rr*tór*o, qualificando o cu*dado por meio do ac*lhimento, do ac*mpanhamento con*ínuo </line>
<line> e da atenç*o *s urgências. </line>
<line> A Ra*s propõe a am*lia*ão e divers*fica**o das estratégias de cuid*do ao públi*o com </line>
<line> t**nsto*no mental e usu*rios de substâ*cias psicoativas, de forma que sej* ofertado, no âmb*to </line>
</par>
<par>
<line> do SUS, uma rede </line>
<line> integrada, articulada efeti** de s**viços e </line>
<line> para atender a e*se **blic* </line>
</par>
<par>
<line> (BRASIL, 2011). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 4, art. 13, p. 246-262, jul./ago. 2018 </line>
<line> www4.fs*ne*.c*m.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Avanço* e *esafios p*ra I*plementação da Rede de Atenção Ps*cossocial em um Município de M*dio Po*t* </line>
<line> 2*1 </line>
</par>
<par>
<line> Para tal, e*a s* constitui de sete g*andes compo**ntes, que *n*luem ponto* de at**ção </line>
<line> diversificados *e *uidado à saúde mental. São *les: *) atenção básica em saúde - co*form*da </line>
</par>
<par>
<line> por U*idades *ásicas de Saúde, equipes </line>
<line> de Saúde </line>
<line> da Família, Núcleos de </line>
<line> apoio à Saúde da </line>
</par>
<par>
<line> *amília, Consultóri*s na Rua * Ce*tros d* C**vi*ênc*a; 2) atenção psicossocial especia*izad* </line>
<line> - onde se enc*ntr*m a* d*ferentes modalidades de Cen*os d* A*en*ão Ps**os*ocial; 3) atenç*o </line>
</par>
<par>
<line> de u**ência e </line>
<line> *mergênc*a - c*nstit*ída por SAMU, Sala de Est*b**ização, UPA 24 hor*s, </line>
</par>
<par>
<line> po*tas hospit*lares </line>
<line> de atenção urgênci*/pr*nt* socorro e UBS; 4) atenção *esidenci*l de à </line>
</par>
<par>
<line> carát*r transitório - composta por Uni*ades *e Reco*him*nto e Serviço* *e Atençã* </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> R*gime Residenc*al; 5) atenção hos*italar - compo*ta por e*fermari** especial*zadas </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> Hospital Ge*al e s*rv*ç*s Hos*it*lares de Referênc*a para A**nção *s pesso** com sofrimento </line>
<line> *u t*ans*or*o men*al e *om n*cessidad*s de*orrentes do us* de c*ack, álcool e ou*ra* drogas; </line>
</par>
<par>
<line> 6) estrat*gias de </line>
<line> de*institucion*l*zação - constit*ída pelos Serviços *eside*ciais </line>
</par>
<par>
<line> Terapêut*cos; e 7) reabilitação **icosso*ial - c**posto por i*icia*iva* de ger*ção de trab*lho </line>
<line> * ren*a/empreendimentos s*l*dár*os/c**pera*iv*s so*iais (BRASI*, 201*). </line>
<line> Espec**icame*te na realid*de de P*cos, n* p**curso de desenvo***ment* da saúde </line>
</par>
<par>
<line> m**tal, eviden*iam-se movimentos e* conso*ân*i* com o pa*o**ma </line>
<line> nacion*l a trajet*ria e </line>
</par>
<par>
<line> para o *esenvolvimento da Política *acion*l de Saúde **ntal, c*m c*racterísticas </line>
</par>
<par>
<line> esp*cífi*as, em *irtude das di*er*idades e desigual*ades evidenciada* </line>
<line> *o país e, no caso, </line>
</par>
<par>
<line> pres*ntes por *e trat*r de um mun*cípio do interi*r do Piauí, um dos **tados mais pob*es do </line>
<line> *r**il. </line>
<line> A *r*j**óri* his***ica da política d* saúde mental na realida** piauiense se de* de </line>
</par>
<par>
<line> forma seme*hante ao p*ocesso *rasileiro, n* </line>
<line> entanto, traz consigo sua* peculiarida**s, </line>
</par>
<par>
<line> principalmente no qu* se refere ao atraso histó*ico ** sua ins*rção no próprio SUS, r*forçado </line>
<line> pela resistênc*a dos gestores d* épo*a às ino*ações a serem in*r**uzidas, como *estaca Rosa </line>
<line> (2008). </line>
<line> No an* de 2013, a Comissão Intergestora Bipartite do Pia*í (*IB-PI), em sua 199ª </line>
<line> *eunião ordin**i*, de*idiu **la aprovação da Resol*çã* de número 29 e 80, que previa * </line>
<line> fort*lecimento d* Rede de *t*nção Psicossocial no Territó*io *ale do Rio Gua*ib*s - *ue é </line>
<line> compo*to por 41 muni**pios, d**t*e eles, Picos, c*mo o mais populoso - e a impl*n*açã* de </line>
<line> nov** serviços voltados para assist*nci* à saúd* ment*l nos m**í*ipios da região. </line>
<line> Nesse sentido, o Minist*r*o Público *o Esta*o *o Piauí d*v*lgou um le*antamento </line>
<line> f*ito em 201*, que previ*, por meio de um Termo de *jus****nto de Co*duta, a implan*açã* </line>
<line> do* seguintes serviços n*s muni**pios de Picos - PI até o fim de 20*5: 01 CAPS II; 01 CAPS </line>
</par>
<par>
<line> AD III; 0* *APS inf*ntil; 01 **i*a*e de Acolhime*to Adult*; 10 lei*o* de </line>
<line> *t*nção </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Teresina PI, v. 1*, n. 4, *rt. 13, p. 24*-262, jul./ago. 2018 www4.fsanet.c*m.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. *. B. P*reira, J. B. D. Maia </line>
<line> 25* </line>
</par>
<par>
<line> p*icossocia* no Hospital R**ional J*stino Lu*; * *1 Residência *e**pêu**ca - T*po I. Os </line>
<line> serviços s* en*ontravam em *ituação de pac*uação por Comissão Interg**tora Bi*a*tit* (CI*) </line>
<line> e Comissão Intergestora Tri*artite (CIT) (SANTOS, 2015). Entretan*o, *té o momen*o da </line>
<line> coleta *e dados, no segu*do semestre ** 2016, muitos ser*iços previstos a*nd* não h*viam </line>
<line> sido implementados. </line>
<line> No an* d* 2016, a Rede de Atenção Psicossocial de *icos e*a formada por: A*e**ão </line>
</par>
<par>
<line> Básica </line>
<line> (36 ES*, 6 N*FS), 1 CA** I*, 1 CAPS AD, S*MU e 1 Hos*ital Regio*al. </line>
</par>
<par>
<line> Enco**rav*-s* em andamento * imp*em*ntação de 1 CAPSi, 1 U**dade de Acolhimen*o e </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Residência T*rapêutica. De*taca-se *ue, *pesar da exp*nsão *a Raps no municíp*o, e*a ainda </line>
</par>
<par>
<line> não apresenta todos o* compon*ntes previstos na Portaria 3088/2011 e, portan*o, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *ns*ficiente para atender a demanda de saúde me*tal local e *nsipie**e para garantir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> continui*ad* do cuidado psi*o*soci*l. </line>
</par>
<par>
<line> É *mportant* ressal*ar que a polít*c* de saúde m**tal d* Picos mant*ve, até </line>
<line> rece*t*mente, *ua a*sistência às pes*oas com tra*stornos men*ais *entralizada em um serviço </line>
<line> de base hospit*lar, * qual não é mais previsto pela política de saú*e mental a*u*l: o Hospi*a*- </line>
<line> Dia. </line>
</par>
<par>
<line> Essa *odalidade de *erviço, apr**ado pela *o*tari* nº 44/GM de 200*, foi </line>
<line> criado </line>
</par>
<par>
<line> an*eriorme*te à implantação dos Centro* de Atenção Psicos*oci*l p*lo país, e deveria ser, *os </line>
<line> pouc*s, s*bs*it*ído pelos CAPS ou outros serv*ç*s d* Polític* Nacional de Saúde Ment*l </line>
</par>
<par>
<line> (BR*SIL, *0*1). Dessa forma, *tu*lmente, o* Hospit**s-Dia são *o*siderados </line>
<line> u*trapassados </line>
</par>
<par>
<line> enquant* *erviço de tr*tamento à pess*a com t*ans*orno mental na concepção </line>
<line> d* R*forma </line>
</par>
<par>
<line> *siq*iátrica, devid* a su* vinculação c*m o mod**o ho*p***locê*tri*o - *efor*ada, inclusive, </line>
<line> pel* própr*o nome. </line>
<line> O referido Hospital-Dia foi inaugurad* em Pi*os, *m 1997, e somente *m 2016, h*uve </line>
<line> o se* fec*am*nto e consequente su*stitu*ção por um CAPS do tipo II. Observa-se que h*uve </line>
</par>
<par>
<line> um atraso de 14 anos após a pr*mulg**ão da Lei </line>
<line> n º 1 0 .2 1 6 / 2 0 0 1 , </line>
<line> conhecid* como Lei da </line>
</par>
<par>
<line> Reforma Psiquiátrica brasileira, para q*e o município a*otass* as r*come**aç*es d* *olítica </line>
<line> *acional d* Saúde Mental e avançar na implantação de serviços de aten*ão psicossoc**l de </line>
<line> b*se comunitári*. </line>
<line> Assim, o município passa por um mom*nto de **ansição, do* mold*s mani**miai* para </line>
<line> os moldes da Re*orma Psiquiá*rica, avançando para uma assis***cia psicoss**ial centrada na </line>
<line> lógica do t*r*itóri*, através *a c*iação de serviços subst*tutivos comunitários, compartil*ando </line>
</par>
<par>
<line> o cui*ado c** </line>
<line> demais serviço* de saúde, como a atenção básica. Is*o ocorre co* bastante </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 15, n. 4, art. *3, p. **6-262, jul./ago. 20*8 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A*anço* e Desa*ios para Implementação *a *ede de Atenção Psicos*ocial em um Município de Médio *or*e </line>
<line> 253 </line>
</par>
<par>
<line> atraso *m compa*ação ao cenário naci*na* *ue, desde 2*01, </line>
<line> *em avançan*o na re*ução dos </line>
</par>
<par>
<line> leitos em hospita*s *si*uiátr*co* e na sua subs*ituição por servi**s ps*c*ssociais c*mun*tários. </line>
<line> A par*ir dessa compreensão *a re*lidade local *ealiz*u-*e um estudo de campo na </line>
<line> *aps *e Picos, portanto, principalme*te, da *ná*ise dest* rede, à luz do* depoimentos d*s </line>
<line> p*ofi*sionais e g*st*r*s que *ompõem esse cenário, conform* se*á ap*esen*a*o no pró*imo </line>
<line> tópico. </line>
<line> 4 *ESULTADO* E DISCUS*Õ*S </line>
<line> Através d** entrevistas r*alizadas com gesto*es e trabal*ado**s técnicos da Raps foi </line>
<line> pos*ível con**atar que a *r*ns*ção viv*n*iad* em Picos, na busc* pela construção de serviços </line>
<line> afinados *om a *eforma Psiquiátrica, t** *mpa*tos d*retos nos profi*s*on*is da saúde mental </line>
<line> - e dos serviços em geral que d*a*ogam intersetorialmente c*m a atenção p*icos*oci*l. Assim, </line>
</par>
<par>
<line> esses sujeitos </line>
<line> en*ontra*-se em *m proces*o de ha*ituação ao *ovo **delo * têm com* </line>
</par>
<par>
<line> d*sa*i*s reen*ontr*r-se d*ntro dos novos paradig**s prop*s*os após a Refo*ma. </line>
<line> Nessa *ireção, é imp*escindíve* ressaltar a ênfase que pas*a a ser d*da a*s </line>
<line> trabal*adore* da *aúde ment*l após a Reforma *siquiátrica e a const*ução *e um mod*lo de </line>
</par>
<par>
<line> assistênc*a psicossocial e de base c*munitá**a. A pa*tir *esse momento, </line>
<line> ess** trabalhadores </line>
</par>
<par>
<line> passam a ser vis*os não *p*nas como operadores da n**a política, ma* também como sujeitos </line>
</par>
<par>
<line> produtores de novas p*áticas vol**das para a pers*ec**va de </line>
<line> emancipaçã* do usuário, </line>
</par>
<par>
<line> val*r*za*ão ** su* cida*ani*, por *eio do c*nvív** familiar * c*mu*itário e desen*ol*ime*to </line>
<line> de sua auto*omia no acesso aos direit*s (ROSA, 2008b). </line>
<line> *ortan*o, para além d* c*iação d* novos serviços, ap*n*a-se como desafio a mu*a*ça </line>
<line> no pr*cesso de t*abalho da *quip*: </line>
<line> * pró*ri* pos*u** dos profissionai* de saúde mental te* mudado muito *epois d* </line>
<line> Reforma Ps**uiátrica. Hoje a gente tem e*se cu*dado *e não e*tar i*stitucionalizand* </line>
<line> o *aciente, porq** não é só o am*ie*te físico que *az i*s* não *, *s veze* até a </line>
<line> própria postura profissio*al, ela acaba i*centi*a*d* que o paciente s* aco**de </line>
<line> *essa situação (TÉCNICO 2 - CAPS AD). </line>
<line> A *roposta da Refor*a Psiquiátrica ** curso *o país ultra*as*a a saída dos in*ivíd*os </line>
</par>
<par>
<line> com t*anstorno </line>
<line> mental </line>
<line> *os *ospitais psiq*iátr**os e * criação *e serviço* de sa**e me*tal </line>
</par>
<par>
<line> substituti*os. Seu objetiv* *aior é libe*tar esses sujeitos da lógica m*nicom*al, * que i*plica </line>
</par>
<par>
<line> uma t*ans*ormação cul*ural por par*e dos trabalhador*s, </line>
<line> gestor*s e </line>
<line> da s*ci**ade em geral </line>
</par>
<par>
<line> fren*e "l**cura". *em essa mudanç*, *orre-se o risc* de os novos à </line>
<line> serviços </line>
<line> *e aten*ão </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, *. 15, n. 4, art. 1*, p. 246-262, j*l./ago. 2018 </line>
<line> ww*4.fsa*et.*om.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. L. B. P**eir*, J. *. D. M*ia </line>
<line> 254 </line>
</par>
<par>
<line> psi*oss*cial apenas r*produzirem a lógica manicomial anterio*. E nis*o, o cenário de Picos </line>
<line> encontra u* gra*** desafio. </line>
<line> Port*nto, é preciso a construção de novas práticas de saúde mental *o município, </line>
</par>
<par>
<line> *ialo*adas </line>
<line> *n*re *s diferentes s*rviços e se*ores, i**entiv*ndo a a*tono*ia do usuário e </line>
</par>
<par>
<line> buscando-se </line>
<line> *ma mu*ança da c**tura manicomial e exc*uden*e do "louco" n* so*iedade em </line>
</par>
<par>
<line> geral. O próp*io </line>
<line> preconcei*o qu* aind* se faz presente na *o*unidade é um desafio p*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*lítica de sa*de mental: </line>
</par>
<par>
<line> Eu a**o que o maior desafio ainda * * pre*onceito. Po*que *xiste mu*to preconc*ito </line>
</par>
<par>
<line> p ar a a </line>
<line> soci*d*de. Às ve*es *êm usuários qu* não *ue*e* ne* vir no carr* porque </line>
</par>
<par>
<line> di*em *ue o *essoa* va* v*r e vai dizer que são doidos. Então eu ac*o q** o ma*o* </line>
<line> sofrimento quan*o a isso é o *reconc*ito da sociedade (GESTOR - CAPS II). </line>
<line> Essa questão *a ressocialização *ara mim é o conceit* mais difíc*l *e se *o*ocar em </line>
<line> prática, **los *re*onc*itos que se tê* em r*lação a* *essoas **m *ranstorno mental, </line>
<line> preconceitos que eles mesmos carr**am em relaç*o a el*s, as dif*culdades que e*es </line>
<line> vivenc*ar*m (TÉ**ICO 1 - CAP* AD). </line>
<line> Esses **pectos dizem respeito à dime*são sociocultura* da Reforma Psiquiát*ica *u* </line>
</par>
<par>
<line> envolve *ma transformação do lugar ocu**d* pelo "l*uco" n* *ociedade, *or me*o </line>
<line> de um a </line>
</par>
<par>
<line> mudança ** *ma*inário *oc*al em t*rno do que é a "lo*cura", **nforme d*fine Amarante </line>
<line> (*999). </line>
<line> **esa* d*sso, * preciso reafirmar os avanços que *cor*er*m n* políti** d* *a*de </line>
<line> mental de Pico* nos últimos anos, *o *** s* r*fere à c*iação e *xpansão dos dispos*tivos da </line>
<line> Raps. *nt*etanto, permeiam inúmeros desaf*os, como a necessidad* de mudança no pr*c*ss* </line>
</par>
<par>
<line> de trabalho d*s equipes que </line>
<line> atua* na saúde men*al, e a n*cessidad* *e construção d* u*a </line>
</par>
<par>
<line> cul*ura *ntimanico**a* na comunida*e local. </line>
<line> Alé* dis*o, *s a*hados do e**udo apo*taram a d*sa*ticulação en*re os dis*osi*ivo* da </line>
<line> Raps e * necessidade do rearranj* da rede exi*tente no muni*íp*o, de mod* que o acesso ao* </line>
<line> servi*os em t*do* os *eus ní*eis de at**ção seja *arantido, ar*iculando estes pontos d* </line>
<line> at*nção ent*e si e f*rtale*end*-os, como é p*ssí*el averigu*r no* depo*m*nto* a**ix*: </line>
</par>
<par>
<line> Nós n*o **mos *ma integr**ão *ormal entre os servi*o*, cada um t** sua fu*ção, </line>
<line> ma* *alta essa integraçã*. Por essa fa*ta de conta*o, nós não temos m*ita **ferência; </line>
<line> cada serviço faz sua parte *en**o daquilo que ac*edita *er sua fu*ção e fica se*pre a </line>
</par>
<par>
<line> questão da continui**d*, nós não te*os uma formal*zação disso nã* (GESTO* </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> SAMU). </line>
</par>
<par>
<line> As dificuldade* maiore* s*o a p*ópria falta de articula*ão. C*mo qu*lquer ou*ra </line>
</par>
<par>
<line> po*íti*a, não *ó na política de s*úde mental. Uma *as pr*ncipais difi*u*dad*s é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> articula*ão *a rede (TÉCNICO 1 - *ASF). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *S*, *eresina, v. 15, n. 4, art. 1*, p. 246-262, jul./ago. 20*8 www*.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Avanço* e Des*fios para Implementaç*o da Rede de Atenç*o *sicossoci*l em *m Muni*ípi* de Médio *orte </line>
<line> 255 </line>
</par>
<par>
<line> N*s vivemos dentro d* Piauí, </line>
<line> há muitos anos, uma *ede f*rada [...]. Não </line>
<line> existe </line>
</par>
<par>
<line> a*uele feedback, aquel* comunicaçã* q*e poder*a ins*rir um </line>
<line> no*o mode*o de </line>
</par>
<par>
<line> atuação. E*tão, ess* estrutu*a, atualmente no mu*icíp*o, ela e*tá, na verdade, </line>
<line> des*struturada, de**struturada por co*ta de falta realmente d* comu*ica*ão entre os </line>
<line> pontos da Rede (TÉCNICO 1 - CAPS II). </line>
<line> Na fala dos sujeitos do e*tudo, ta*to os téc*i*os, quanto os gestores af*rm*ram exi*tir </line>
<line> uma *ógica *e *ragmen**ção e atuação *arcial na *o*ítica de *aúde mental de *icos, havendo a </line>
<line> necessi**de *rg*nte de avançar **ra que a Raps at*e de for*a in*erseto*ial e interdisciplinar. </line>
<line> A*ema*s, obs*r*ou-se *u*, no *eral, os depoime*tos apontam a prevalênci* *e u*a </line>
<line> perspec*iva de *ede * intersetoria*idade *imitad*, vis*a com* mero encami*ha*ento: </line>
<line> A gen*e t*abalha n* parte do *ncami*ham*nto. O pacien*e ch*ga aq*i *o Hospital aí </line>
<line> a gente encaminha * paciente. Quando o pac*ent* está estável, a *ente reencaminha </line>
<line> pra rede, *ar* o CAPS (TÉCNICO 2 - HOSPI*AL). </line>
<line> A redução da atua*ão em rede limitad* a* encaminhame*to, *u seja, ao "repa*se" *o </line>
<line> usuário a ou*r* se*viç* o* *ol*tica, fa* com q*e a perspectiva de fragmentaç*o e *egmentaç*o </line>
</par>
<par>
<line> d* rede permaneça, lev***o * *ma de*r*sponsa*il*zação *os pr*fissionais d** se*vi**s, e </line>
</par>
<par>
<line> *iferentemen*e </line>
<line> da p*op*sta da *eforma Psiquiátric* que defen*e compartilha*ento de o </line>
</par>
<par>
<line> responsa*ilidade *o cu*dad* à atenção psicossocial. </line>
<line> Nessa direção, *s achados da pesquisa apontam qu*, no ge*a*, a dificulda*e em </line>
<line> dia*ogar e*tre o* serviços s* *á pela resistência de *lguns profiss*onais em *rabalhar com </line>
</par>
<par>
<line> deman*as de saúde mental, vistas com* </line>
<line> respons*b*l*dade </line>
<line> exclu*iva *o CAP*, e não dos </line>
</par>
<par>
<line> dem*is dispos*t*vos da rede: </line>
</par>
<par>
<line> Enquan*o rede, eu aind* vejo a*guns desafios à *rópri* re*i*tê*cia **s **tros </line>
<line> dispositi*os de trabalhar*m com sa*de menta*, e**ão a gente tenta amadurec*r não é </line>
<line> porque o paciente * do CAP* qu* ele deixe de ser responsabilidade da Atenção </line>
<line> Básica. Não é *o*que ele es*á aq*i no *APS qu* e*e t*m Assis*ente Social que ele </line>
</par>
<par>
<line> não </line>
<line> p*de p*ocur** Assistent* Soci*l no *RAS. *ntão essa circ*lar na rede é um </line>
</par>
<par>
<line> gran*e *esafio que a gente tem (TÉCNI*O - CAPS AD). </line>
<line> A re*e de saúd* m**tal nã* func*ona na cidade de Pic*s, não **rque já n** *enha </line>
<line> tido um* art*culação, mas * porque por entrave* dos próprios profission*is que eles </line>
<line> muitas v*z*s acham que, por exemplo: o p*ciente é do CAPS *d ent*o a o*tra par*e </line>
<line> do serviço, ela *ão tem nada a ver com eles. "Pe** C*P* q*e o filho é te*!" </line>
<line> (TÉCN*** 1 - CAP* AD). </line>
<line> Verif*ca-se a u*gênci* de ul*rapa*s*r a l*gic* segmentada que leva ao pensamento ** </line>
</par>
<par>
<line> que "esse paciente não é me*", * </line>
<line> reduz sujeito em fragmentos, gerando meramente o </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> repass* d* res*onsabilidades entre profiss*onais e serv*ços. O *uidad* ao* *suário* de saúde </line>
<line> *ent*l de*e ser visto *om* de responsabi**dade de todos aq*eles que compõem a rede local. </line>
<line> Rev. *SA, Teresi*a PI, v. 15, n. 4, art. 13, p. 246-26*, jul./a*o. ***8 www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. *. B. Pereir*, J. B. D. Maia </line>
<line> 2*6 </line>
</par>
<par>
<line> É *mportan*e lem*rar que, segundo *edeiros (2015), uma das con*ições *ara que </line>
<line> *co*ra *m cuid*do in*egral *m saúde é respons*bilização *u* compreende elemen**s éticos, </line>
<line> técnicos e políticos do ato d* *uid*r da saúde p*r p**te das equipe* de dife**ntes serviços que </line>
<line> compõe a *e** territor*al, onde se *ncontra o u*u*rio. </line>
<line> Os depoimentos também apontam que * hospital público de refe*ênci* do munic***o </line>
<line> enc*ntra nítida dificuldade par* a assi*tência à pessoa com transtornos men*ais e usuários de </line>
<line> subs*âncias p**coativas, a ponto de m*itos casos *er*m encaminhados diretamente ao Hospit*l </line>
<line> **iquiátr*co Areo*i** de A*reu, locali*ado e* Teresina, capital do Piauí. </line>
<line> Ca*e destac*r q** o h*spita* geral de Picos não conta com l*itos espec**li*ados em </line>
<line> s*úde mental, con*orma p*ev*sto na Por*a*ia 3088/20*1. *a *ealidade, e*se componente </line>
<line> apresen** o "nó" *a Raps no Piauí, na medida *m q*e a quantid**e *e le**o* no Es*ado * </line>
<line> reduz*d* e insuficiente para a d*manda. </line>
</par>
<par>
<line> Os pr*ced*m*ntos util*zado* iniciam-se c*m a acolhi*a </line>
<line> no hospita* co*o um </line>
</par>
<par>
<line> atendimento geral, onde *s usuári** ficam interna*o* e, via de regra, são encam*nhados p**os </line>
<line> técnicos do S*rviço de Atendimento Móvel de Urgê*cia (SAMU). E*te, por **a vez, tam*ém </line>
<line> apre*enta *a**as e dificuldade* ness* ass*stê*cia, carrega*a *i*da de traços do aten*iment* </line>
<line> *o*pitalocêntrico. </line>
<line> O SAMU faz parte do eixo de urgência * emergênci* da R*PS, sendo um impo*t*nte </line>
</par>
<par>
<line> **mp*n*nte de*ta, </line>
<line> principalmente por ser * último nível antes da internaç*o psiq*iátrica, </line>
</par>
<par>
<line> a*a**n*o p*r *e *ornar um observatório d* *ist*ma de s*úde, luga* privilegi*do para *erceb*r </line>
<line> os pontos em q*e o fluxo da rede estanca, d*tectar p*oblem*s e desenvolver es*ratégias mai* </line>
<line> resol*t*vas (JA*DIM; ***ENSTEIN, 2007). </line>
<line> E*tretanto, em *studos rea*izados pelo país ver*fica-se u*a grande *esistência do </line>
<line> SAM* em prestar socorro, recu*and*-se a atender o* caso* de pessoa* em *of*im*nto mental </line>
</par>
<par>
<line> agudo </line>
<line> ou, mais gra*e ainda, * utilizaçã* corrent* de procedim*ntos que tra*em a marca dos </line>
</par>
<par>
<line> métodos c*ássicos empreg*dos c*stumeiram*nte pelos </line>
<line> hos*itais *siqu*átricos, </line>
<line> ba**ante </line>
</par>
<par>
<line> s*melhantes * tortura, *om* * imobil*zação me*ânica usa*a como punição </line>
<line> (J**DIM; </line>
</par>
<par>
<line> DIMENSTEIN, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> ** caso da realidade de Picos, os pro*issi*nais e g*stor do S*MU entr*vi**ados </line>
<line> d*stacaram que *ã* se *en**m parte da Rede de Aten*ão *sicosso*ial: </line>
</par>
<par>
<line> A RAP* aqui de Pi*os está es*ruturada como CAPS II, tem o NASF nos PSFs e t*m </line>
<line> o Hospi**l. O SAMU não está en*ol*ido nessa r*de. Não es*á, que eu *aiba *ão. Até </line>
<line> o momento *em e**a fal*a de *rt*cula**o (TÉCNICO 1 - SAMU). </line>
<line> Rev. FS*, *eresina, v. 15, n. 4, art. 13, p. 2*6-262, jul./a*o. 201* *ww4.f*anet.co*.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Avanços e Desafios pa** Implementação d* Red* de A*enç*o Psicossocial em um Município de Mé*io Porte </line>
<line> 25* </line>
</par>
<par>
<line> *ós não temos *m link **óx*mo ***da com os ou*ros *erviços da RAPS (GES*O* - </line>
<line> SAMU). </line>
</par>
<par>
<line> Verificou-se pe**s de*oime**os que, *uitas v*z*s, os profissionais </line>
<line> do SAMU </line>
</par>
<par>
<line> i**nti*icam o seu papel em relação à políti** de *aú*e ment*l ape*a* </line>
<line> co* * parte </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> m*di*açã*/sedaç*o d*s pacient*s * </line>
<line> o mome*to de *evá-los para os **mais serv*ços </line>
</par>
<par>
<line> especi*lizados em </line>
<line> *tenção psico*social </line>
<line> *o município. Ta* fa*o te* como </line>
<line> consequência </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pe*manência de **a lógica do cui***o em saúde mental li*itado à </line>
<line> m*dicalização </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> "*oucura" - pr*p*s*a *ssa cri*i*ada pel* R*forma *siqu*átrica. </line>
</par>
<par>
<line> Como estra*égi* *ara de*medicalizaç*o da "loucura" e construção de um* nova </line>
</par>
<par>
<line> perspectiva de cui*ad*, de base territorial * comunit**ia, </line>
<line> de**aca-se a atenç*o básica, </line>
</par>
<par>
<line> c*nsi*erada u* eixo essenci*l de *tenç** p*icossoc*al n* cern* da Raps. </line>
<line> Segund* Amarante (2013, p. 96), "em torno de *0% do* prob*emas de *aúde poderiam </line>
<line> e *everiam s*r reso*vidos no âm*ito da rede **si*a, *sto é, *om cuidad*s *ais *impl*s (mas </line>
</par>
<par>
<line> não *e*quali*ica*os), sem muitas sofistic*ções </line>
<line> de d*agnóstico </line>
<line> e tratam*nto". Por su* </line>
</par>
<par>
<line> p*oximidade com fa**lia* e co*unidades, a* equ*pes da *tenção Básica (ES* e NASF) se </line>
</par>
<par>
<line> apresentam como um rec*rso estratégico p*ra o enfrentamento de importantes problemas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> s*úde p*blica n* Brasil, como o* ag*avos </line>
<line> vinculados </line>
<line> ao *so abu*ivo de </line>
<line> álcool, drogas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> d**ersa* outras formas d* transtorno me*t*l (BRASI*, 2005). </line>
</par>
<par>
<line> Apesar da cen*ral*dade da atenção bá*ica </line>
<line> na c*nstrução de uma política de saúde </line>
</par>
<par>
<line> m*ntal pautada </line>
<line> ** </line>
<line> *ma base </line>
<line> te*rit*rial, tem-se </line>
<line> o*servado, segundo Lim* e **menste*n </line>
</par>
<par>
<line> (2016), **a resist*ncia por p*rte d** equ*pes da ate*çã* *ásica, bem como uma fra*ilid*de na </line>
<line> corresponsabil*zação do *uidado, *a ap*opriação e acompanh**en*o dos sujeitos com </line>
</par>
<par>
<line> demandas de saúde mental. Isso ocorre principa*mente por </line>
<line> essa* demandas serem </line>
</par>
<par>
<line> tradic*onalmente *onsideradas de *esp*ns*bilidade ex*lusiva dos serviços de saúde mental, </line>
</par>
<par>
<line> como CAPS o* </line>
<line> hospitais psiquiátricos, conform* *onstatado nos **poi**nt*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pro*issionais e gest*re* da Ra** do *unicípio d* Picos. </line>
<line> Fa*-*e nec*ssá*i* q*e as *qu*pes da *te*ç*o bási*a de Picos avancem mais na inclusã* </line>
<line> da saúde men*al em su*s agendas, e e*tabeleça* um maior diálogo entre os ser*iç*s da ESF e </line>
<line> NASF c*m os *APS. *e*en**-se que a e*ui*e e os serv*ços de a*enção bá*ica em Picos t*m </line>
</par>
<par>
<line> um enor*e potenc*a* para contrib*ir com a saúde me*tal do **nicípio. Pa*a tal, ta*bém </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> importante que haja u* i*c*ntivo d* gestão de *aúde municipal nes** se*tido. </line>
</par>
<par>
<line> E*fa*i*a-se que é papel do* CA*S busc** a int*gr*ção e </line>
<line> ar*iculação pe*man**te com </line>
</par>
<par>
<line> as equipes d* rede básica d* saúd* em s** território, *ealizan*o *çõ*s de acom*an*a*ento, </line>
<line> Re*. FSA, Tere*ina PI, v. *5, n. 4, *rt. 13, p. 2*6-262, jul./ago. 2018 www4.fsanet.com.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. L. B. Per*ira, J. *. D. M*i* </line>
<line> 258 </line>
</par>
<par>
<line> cap*c*ta*ão e a*oio ma*ricial para o trabalho dessas equipes com as pessoas com tra*s*ornos </line>
<line> *entais (B*ASIL, 2004). Ne*sa lógic*, verifica-se que há um esforço e* *romove* a </line>
<line> artic*lação da re** *o* parte d* alguns prof*ssion*is: </line>
<line> O CAPS II já i*iciou um m*triciamento da atenç*o básica. A *d*ia do matriciamento </line>
<line> da At*nção Básic* foi t*azer as equipes pra dentr* do CA*S in*ci*lmente, pra elas </line>
<line> conhecerem o serviço, tant* a estrut**a. A*tes do CAPS não ex*stia m*triciamen*o, </line>
</par>
<par>
<line> exis*i* aquele papelzinho *e ref*rência, e* mand* voc* </line>
<line> pra lá e você ve* *ra c*. </line>
</par>
<par>
<line> Ag*ra n*o, algu*s PSF* já *êm e *unci*nou, Enfermeiro do PSF **ga pra gente, e diz </line>
<line> que t* com um* situ*ção assim e * *ue eu faç*? O qu* e* *osso *azer? E a ge*t* </line>
<line> o**enta. T* se da**o de*aga* porque tá se apre*dendo, mas * gente j* t* fazend* o </line>
</par>
<par>
<line> ma*riciame*t* </line>
<line> da Atenção B**ica e vamo* a*or* faz*r o matriciamento da </line>
</par>
<par>
<line> emergên*i* no *os*ital R*gional J*sti*o Luz (TÉCNICO 1 - CA*S II). </line>
<line> A equ*pe do CAP* II, junto com a *tenç*o b*sica, está fazend*, pela primeira vez ** </line>
</par>
<par>
<line> Pic*s, o mapeamento de todos os us*ár**s da s*úde mental para servir </line>
<line> co*o ba** no </line>
</par>
<par>
<line> matriciamento *a Raps municipal. *al fato aprese*ta-se como u* avanç* refer**te à Polít*ca </line>
<line> de Saúde Ment*l pi*oense, por *ons**era* * iminência do reco*hecime*to d* territó*io par* o </line>
<line> *esenvo****ento de prátic*s de saúd*. Esse *v*nço for**lece a* ações em *aúde mental no </line>
</par>
<par>
<line> município, no sentido de abe*tura </line>
<line> de *ais *er**ç*s, essenciais para a *m*lementação da </line>
</par>
<par>
<line> reforma psiquiátrica no município. </line>
</par>
<par>
<line> As ações continuada* de ma*r*c*amento **s*m levar a *m a*me*t* d* </line>
<line> responsab*lização e autonomia das equipes matriciadas, na m*dida em *u* vão incorporando, </line>
</par>
<par>
<line> em seu *ampo </line>
<line> de </line>
<line> conhe*ime**o, *abilidade* par* intervir em s**uaçõ*s *nteriormente </line>
</par>
<par>
<line> re**n*e*idas *omo </line>
<line> possíveis </line>
<line> ape*as </line>
<line> à eq*ipe de especi*lis*as, e a </line>
<line> ele* freque*temente </line>
</par>
<par>
<line> de*egadas. *ogo, o apo*o matricial tende a produzir u* efei*o reorganiza*o* *as dem*ndas de </line>
<line> saúde men*al na rede, com *elhor distribuição e ade*uaç*o dos usuários de*tro *os *ontos de </line>
</par>
<par>
<line> *ssistência pre*entes no t*rr*tór*o (LIMA; DIM*NS*EI*, 2016). Nesse quesito, a re*e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *icos </line>
<line> *em avan*a*do aos poucos, ao realizar n* último a*o, p*la </line>
<line> pr*m*ira vez, ações de </line>
</par>
<par>
<line> *atriciam*nto de saúde me*tal n* município. </line>
</par>
<par>
<line> Além dos d*safios enfren*ados pelos </line>
<line> t*abalha*ores técnicos do* serviç*s que </line>
</par>
<par>
<line> *ompõem a *ap* de, em *ua atuação, as***irem concre*ament* os prin*ípios da Re*orma </line>
<line> Psiquiátrica e *s dir*triz** nacionai* da po*ítica de saúde, verifica-*e ta*bém a nece*s*dade d* </line>
<line> uma *o*tu*a de ma*or incentivo a es*a *olítica pelos ges*ores n* município. </line>
<line> Ademais, o pro*ess* de constr*ção da *olític* de saúde me*tal em Pic*s foi marc*do </line>
</par>
<par>
<line> por consta*tes mudanças de gestores, o q*e fragme*to* as ações e imp*ctou </line>
<line> na s ua </line>
</par>
<par>
<line> con*inuidade. As tentativas de implantação da Raps n*ste território, por conta d* mudança de </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 15, n. 4, art. 13, p. 246-262, jul./*go. 2018 www4.fs*n*t.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *vanços e Desafios par* Impleme*tação da Rede de A*e*ção **icossoc*al e* um Munic*pio de Médio Porte </line>
<line> 2*9 </line>
</par>
<par>
<line> prefeitos e *ec*etá**os d* s*ú*e, ***eram uma cara**eríst*c* de recomeço, pr*teland* as aç*es </line>
<line> da rede. </line>
</par>
<par>
<line> A *e*te **v* uma polít*ca segmen*a*a *or vá*ios m*ti*os de m*danças *e pre**ito* </line>
</par>
<par>
<line> e secretários, iss* *e *er** forma inter*om*eu o </line>
<line> **oc**so, </line>
<line> pausou. Porqu* um </line>
</par>
<par>
<line> secretári* a*é d*term*na*o mo*ento, ele saía, mu*ava p*a outr* s*c*et*rio ele </line>
</par>
<par>
<line> ia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> t*nha que começar a pegar o pé da *itu*ção pra inicia* todo * processo de novo </line>
<line> (TÉCNICO 1 - CAPS I*). </line>
<line> Desta*a-se que a *oo*denação de saúde menta* de *icos foi implantada *penas em </line>
<line> outu*ro do ano de 2015, eviden*iando q*e * investimento na ate*ção a essa pol*t*ca no </line>
<line> *unicípio é rec*nte. </line>
</par>
<par>
<line> A pr**lemá*ic* da falta e/*u p*uco i*v*sti*en*o e atenção da ge*t*o d* *olítica </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> saú** mental em Pico* foi dest*qu* *m diver*os mom*ntos d*s entrevistas, com profissionais </line>
<line> de diferentes serviços: </line>
</par>
<par>
<line> As *if*cul***es na e*ecução </line>
<line> das Polític*s ** Saúd* M*n*al em Pi*os, </line>
<line> u*a das </line>
</par>
<par>
<line> pri*cipais é a gestão. E </line>
<line> também, *e* g*st*o, o finance*ro e até os Recursos a </line>
</par>
<par>
<line> H**ano* m*smo. G*stão, *or quê? P*rque a *estão ela mostra, ela monta *q*elas </line>
<line> co*sas, m*s não dá aqu*le a*oio (*ÉCN*CO 2 - SAMU). </line>
<line> Eu ac*o q*e te* dificuld*de pela *al*a dos gestores *m encarar a Polí*ica de Saúde </line>
<line> M**tal de uma for*a mais urgente, no caso, visando melhorar a saúde do mu**cípio </line>
</par>
<par>
<line> [...] dos gestores em si, </line>
<line> de </line>
<line> t*rem e*sa *isão, de tr*zerem, de terem v*rbas para </line>
</par>
<par>
<line> im*lantar os ser*iços (TÉCNICO 2 - NASF). </line>
<line> Outra crí*ica apon*ada n*s depoimentos em relaç*o à gestão, refe**-se a neces*ida** </line>
</par>
<par>
<line> de mais cap**itações e treiname*tos </line>
<line> para os p*ofis*iona*s que *tuam na Rede d* A*e*ção </line>
</par>
<par>
<line> *sic*ssocial. </line>
</par>
<par>
<line> Capac*tação *esmo, </line>
<line> aqui n* município só *eve uma, </line>
<line> *om uma psiquiat*a de </line>
</par>
<par>
<line> Te**sina e, assim, eu acho que ain** há *ma falh* mu*to gra*de na rede por conta de </line>
<line> *apacitação na área de sa*de m*ntal. *u acho q*e o município ainda está e* fa*h*. </line>
</par>
<par>
<line> E* acho que a dificuldade é </line>
<line> de gestores, *a </line>
<line> coo*d*nação ge*al, </line>
<line> co*rdenação de </line>
</par>
<par>
<line> saúde me*tal (TÉC*ICO 2 - CAPS II). </line>
</par>
<par>
<line> Foram pou*a* as **pacitaç*es, nem todos </line>
<line> t*m a especializaç** em saúde mental, </line>
</par>
<par>
<line> ma* *e*pre existe uma boa vontade por parte do* </line>
<line> profissio*ais, mas não sig*ifica </line>
</par>
<par>
<line> que isso é * su*iciente. Nã* resta dú*ida qu* com um me*h** aco*panhamento, uma </line>
</par>
<par>
<line> co*sa </line>
<line> d*recionada real**nte voltada </line>
<line> pra saúde ment*l de ***os pra *u*lificar </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> profiss*onais *eria d* suma importância (TÉCNICO 1 - CAPS AD). </line>
</par>
<par>
<line> As possibilidades para melhorar a q**lidade da Raps, </line>
<line> eu d*r*a que a qual*ficação é </line>
</par>
<par>
<line> de pro*is*ion*is. *em que exist*r a especi*lização, c*pacitaçõe*. Porq*e fica muito </line>
<line> dif*cil trabalhar em algo que realmente o profi*si*nal *ão tenha o conheci*ent* </line>
<line> *ufi*iente. Seria um* das p*ssibilidades (T*CNICO * - SAMU). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. *5, n. 4, a*t. 13, p. 2*6-262, jul./a*o. 201* www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. L. B. Pe**ira, J. B. *. Maia </line>
<line> 260 </line>
</par>
<par>
<line> As capacita*ões são *pont*das com* forma de qualificar os trabalhad*res da Raps e, </line>
</par>
<par>
<line> portanto, c*mo u*a </line>
<line> pos*ibilidade *e atua*ão, de formação e educa*ão continuada. Os </line>
</par>
<par>
<line> **had** *o estudo apontam que a educação perma*ente fora dos s*rviços esp*cial*zados em </line>
<line> saúde ment*l, como at*nção básic* e *erv*ços h*spitalares de urg*nc*a e eme*gência, ainda é </line>
<line> frágil. </line>
</par>
<par>
<line> *demais, * quest*o d* preca*ização das rela*õ*s de tr*balho ta*bém ap*rece </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> um de*afio par* * Rap* </line>
<line> de Picos, pois a realid*de do município c*nta com um **mero </line>
</par>
<par>
<line> *eduzid* *e pr*fis*ionais efe**vos, ou </line>
<line> s*ja, contr**ados m*diant* *oncursos *úblicos, </line>
</par>
<par>
<line> prev*lecendo c*ntra**s por tempo d*t*r*inad* e/ou *or indicação polít*ca. Assim, prevalec* </line>
<line> uma situação de *nstabilidade ou mesmo precarização dos vín*u*os trabalhistas na pol*t*ca de </line>
<line> saúde mental do município. </line>
<line> Essa r*alid*d* *amb*m *m*li*a e* di*iculdades para capac*t*r u* pess*al que não se </line>
<line> sabe quanto tempo permane*er* na rede. Essa volatilidade demonst*a fragil**ades polític** </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> certam*n*e, reper*utem </line>
<line> negat*vam*nte na refer*ncia e na *uali**de do atend*mento *o </line>
</par>
<par>
<line> usuári* como *m t*do. </line>
</par>
<par>
<line> As*im, mu*tos são </line>
<line> os d*safios e**renta*os, para que a *olíti*a </line>
<line> *e saúde mental e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Red* de *tenção *sicos*ocial de Pico* e*teja alinhada à p**sp*c*iva ref*rm*s*a de cuid*do à </line>
<line> pessoa com sofrim*nto psíquico, no **t*nto, **m*ém s*o ineg*veis os **anços do município </line>
<line> nos ú*timos anos, pr*nc*palmente no ano de 2016, ano *e execuçã* da *esquisa, con*id*rad* </line>
<line> um marc* para a *aúde mental da região, *evi*o à e*pansão *os se*viços para *ompo**ção de </line>
<line> *ma Rede *e Aten*ão Ps*c*ssocial. </line>
<line> 5 *ON*IDERAÇ*ES FINA*S </line>
</par>
<par>
<line> Verificou-se que o </line>
<line> processo de impl*n*aç** d* RAPS e* Picos t*ve </line>
<line> como se* eixo </line>
</par>
<par>
<line> central o fechamento do Hospital-D*a, único resp*n*á*el, a*é então, pe*o cuidad* * tratamento </line>
</par>
<par>
<line> as pessoas com tran*torno men*al *o municíp*o e sua substituiç*o p*l* CA*S, bem como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*ia**o *e outros serviç*s de atenç*o psicoss*cial. Tal mudança é e*t*emament* *ign*ficati*a </line>
<line> para * av*n** dos p*incípios da Reforma Psiq**átr*ca na região, mas, para *a*, ex*ge uma </line>
<line> mud*nça no modu* o*erandis de trabalho em sa*de ment*l e também na gestão da política, de </line>
</par>
<par>
<line> f*rma qu* seja pautada </line>
<line> em uma lógi*a *esc*ntralizadora, r*gionalizada, no cu*dado </line>
</par>
<par>
<line> comu*itário * *a correspon*abil*da*e pelo cuidado. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 15, n. *, a*t. 13, p. 2*6-262, jul./ago. 2018 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Avanços e De*a*i*s para Im**ementação d* Rede de Atenção Psico*social em um M*nic*pio de M*dio Port* </line>
<line> 261 </line>
</par>
<par>
<line> A Raps *eve *er c*m*osta po* se*viços div*rsificados q*e de*em estar art*cu*ados </line>
</par>
<par>
<line> par* q*e o* indivíduo* </line>
<line> com transt*r*os </line>
<line> psíquicos e usuários d* subst*nci*s psi*oativas </line>
</par>
<par>
<line> possam ser ate**i*os em sua integralid*d* e t*nh*m assistência às sua* div*rsas necessidades </line>
<line> de saú*e *ental no seu ter*i*ório. N* entanto, mesmo com a expansão de dispo*itivos, * Red* </line>
<line> de Atenção Psicossoci** d* *ic*s ainda é limitada, e os s**viços *xist*ntes tê* difi*ulda*e de </line>
<line> d*alogar en*re si, prevalec*ndo uma lógica de fragment*ç*o e desarticulação. </line>
<line> *om este artigo esper*-se cont*ibuir *ara o *eg*stro his*ór*c* da realida*e l*c*l e para </line>
<line> o a*ú*u*o de conhecimentos, além de for*ecer s**sídios p*ra que os trabalha**r*s técnico* * </line>
<line> g*st*res da Raps de Picos pos*am *efl*tir sobre o se* p**c*sso de traba**o, sobre *u*s ações </line>
<line> concretas e po*sam fazer uma busca co*et*va *ara o for*al*cim*nto de *m* polític* de sa*de </line>
<line> mental pautada *os princ*pi*s da Reforma P*iq*iátric*. </line>
<line> As contri*uições *o estud* são *ambém no sentido de comp*eender ac*rca da </line>
<line> expan*ão e interioriza*ão da Ra*s ** municí*ios de porte m***o e *eq*eno, ao se </line>
<line> compr*end*r q*e a política de saúde m*ntal deve se pautar n*s princípios d* re*ionalizaç*o, </line>
<line> descentral*zação e terri*or*alização dos s*rv*ços, de f**m* a facilitar o acesso e *ossibil*tar * </line>
<line> i**egralidade da atenção. Ademai*, acr*di*a-se que os d*safios e possibili*ades encontrados </line>
</par>
<par>
<line> n* realidade de Picos pos*am ter semelhanças e/ou </line>
<line> *pr*xim*ções com </line>
<line> outros municípios *o </line>
</par>
<par>
<line> país, podendo apontar camin*os e limites para **ançar na implem***ação </line>
<line> de um a </line>
<line> Raps </line>
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<line> pautada nos princípi*s da Reforma Psiquiátrica. </line>
</par>
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<line> REFERÊNCIA* </line>
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<line> AMARANTE, P. Saúde *ental e aten*ão *sic*ssocial. 4.ed. R*o de Janeiro: Editora </line>
<line> *iocruz, 2013. </line>
<line> __________. Ma**cômio * l**cura no final ** s*cu** e do milênio. In: FER*ANDES, Maria </line>
<line> I. et al. (*r*s) Fi* do s*c*lo: ai*da manicômios? São Pa*l*: IPUS*, 19*9, p.4*-56. </line>
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<line> BRASIL. *ecretaria d* Atendimen*o à Saúde. Departame*to d* ações </line>
<line> prog*amátic*s </line>
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<line> estratégic*s. Saú*e *ental no SUS: Os C*ntro* de Atenção Psicossocial. Br*s*lia: Ministério </line>
<line> da *aúde, 2004. </line>
<line> ______. Ministé*io da Sa*de. Secre****a d* Atenç** à Saú*e. DAPE. C*ordenação G*ral de </line>
<line> Saúde Men*al. *e*orma p*iqui*t*ica e po*ítica d* s*úde men*al no Bra*il. *ocum*nt* </line>
</par>
<par>
<line> apresen*ado à Co*ferência Re*ional de Ref**m* </line>
<line> dos S*rviços </line>
<line> de Saúd* Me*t*l: 15 a*os </line>
</par>
<par>
<line> dep**s de Caraca*. OPAS. Bra*íl*a, novembro de *0*5. </line>
<line> _____. P*r*aria n.º *4/GM d* 20*1. Dispõe s*bre aprovaçã* *o ***ito do *istema Ú*i** *e </line>
<line> Saúde a modal*dade de assistê*cia - Hospital D*a. </line>
<line> Rev. *SA, Ter*sina PI, *. 15, n. 4, art. 1*, p. *4*-262, *u*./ago. 2**8 www4.fs*net.*om.br/revista </line>
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<line> S. *. *. Pereira, J. *. D. Maia </line>
<line> 262 </line>
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<line> _____. Portaria nº 3088/GM de 201*. Institui a Rede de Atenção Psic*s*ocial para pessoas </line>
<line> com s*fr**ento ou trans*o*no mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álc*ol </line>
<line> e outras d*o*as, no âmbito ** Sistem* Únic* d* *aúde (SUS). </line>
<line> IBGE. Esti*ativas *ara os munic*p*os b*asileir*s e* 01.11.2016. Dispon*vel *m: </line>
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<line> Como Refere*c*ar es*e *rtigo, conform* ABNT: </line>
<line> PER*IRA, S. L. B; *AIA, J. B. *. A*anços e Desafi*s p*r* Impl*mentação da Red* de A*enção </line>
<line> Psico*social *m *m Munic*pi* de *édio Porte. *e*. FSA, Te*e*i*a, v.15, *.4, art. *3, p. 246-*62, </line>
<line> ju*./ago. 2018. </line>
</par>
<par>
<line> Contri*uiçã* dos *utores </line>
<line> S. *. B. Pe*eira </line>
<line> J. *. D. Mai* </line>
</par>
<par>
<line> 1) co**epção e pla*e*amento. </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e inte*pretação dos **dos. </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) ela*oração do r*sc*nho ou na revis*o *ríti*a do *onteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 4) par*icipação n* a*rovaç*o da **rsã* final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, Teresina, *. 1*, n. 4, *rt. 13, p. 246-26*, jul./ago. 2018 </line>
<line> *ww*.f**net.co*.br/re*ista </line>
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