Neurociências e Compreensão Leitora: Emoção, Atenção, Memória e Funções Executivas / Neurosciences and Reading Comprehension: Emotion, Attention, Memory and Executive Functions

Horácio dos Santos Ribeiro Pires, Bianca Isabela Acampora e Silva Ferreira

Resumo


Considerando a importância de apresentar questões relevantes ao atual contexto social, este artigo apresenta uma leitura de autores que dedicaram e dedicam seus estudos à compreensão da relação existente entre memória, emoção e aprendizagem. Tal perspectiva tem contribuído com as diversas áreas do conhecimento, especialmente a da educação. O trabalho objetiva discutir a relevância da emoção na fixação da memória e sua influência na aprendizagem. É relevante a sensibilidade e mediação por parte do docente que deve saber mediar situações conflitantes, bem como estimular o aumento do repertório de conhecimentos prévios do estudante possibilitando ao mesmo uma maior qualidade da leitura realizada. Dessa forma, o estímulo à leitura e o uso de estratégias diferenciadas interferem positivamente na qualidade da compreensão leitora do estudante. Faz-se oportuno ressaltar que se empreende um primeiro esforço na análise correlacional entre memória, emoção e aprendizagem e a necessidade de futuros estudos.

 

Palavras-chave: Memória. Emoção. Aprendizagem

 

 ABSTRACT

Considering the importance of setting forth questions concerning the current social context, this article presents a reading of authors who have dedicated their studies in the comprehension of the relationship between memory, emotion and learning. Such perspective has contributed to the several areas of knowledge, especially education. This paper aims to discuss the relevance of emotion during the memory fixation and its influences in learning. It is meaningful the sensibility and mediation by the faculty who must know how to mediate conflicting situations and stimulate students previous knowledge repertoire increasing so that enable a higher reading quality as well. Therefore, reading trigger and differentiated strategies usages interfere positively with students reading comprehension quality. It should be noted that undertakes a first effort in the correlation analysis among memory, emotion and learning and the need of future studies though.

 

Keywords: memory. Emotion. learning.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.4.8

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